BRPI0804803B1 - Vidro balístico para veículo automotivo - Google Patents
Vidro balístico para veículo automotivo Download PDFInfo
- Publication number
- BRPI0804803B1 BRPI0804803B1 BRPI0804803-7A BRPI0804803A BRPI0804803B1 BR PI0804803 B1 BRPI0804803 B1 BR PI0804803B1 BR PI0804803 A BRPI0804803 A BR PI0804803A BR PI0804803 B1 BRPI0804803 B1 BR PI0804803B1
- Authority
- BR
- Brazil
- Prior art keywords
- glass
- vehicle
- ballistic
- chamfer
- plastic
- Prior art date
Links
Landscapes
- Aiming, Guidance, Guns With A Light Source, Armor, Camouflage, And Targets (AREA)
- Joining Of Glass To Other Materials (AREA)
Abstract
vidro balístico para veículo automotivo. a presente invenção refere-se a um vidro balístico (1), em especial para veículos automotivos, que compreende um primeiro lado voltado para a parte externa (5) do veículo, um segundo lado voltado para a parte interna (6) do veículo, uma combinação de pelo menos dois materiais distintos (3) e (4), apresentando em pelo menos parte de seu perímetro mais externo, um chanfro (7) em forma de cunha voltado para a parte externa do veículo definindo um ângulo (8). o chanfro (7) permite uma precisa vedação do conjunto vidro e alojamento do vidro com a porta, que além de evitar problemas como trepidação e passagem de ar e água, guia ainda o vidro balístico (1) para dentro do seu alojamento, diminuindo o atrito com as partes fixas, evitando um eventual desgaste e evitando que o desprendimento de elementos de vedação travem ou bloqueiem seu deslocamento.
Description
Campo da Invenção
A presente invenção refere-se a um vidro balístico em especial para veículos automotivos.
Descrição do Estado da Técnica
Como os índices de violência, principalmente nas grandes cidades, têm atingido níveis cada vez maiores, a sociedade tem procurado encontrar soluções alternativas que lhes proporcione segurança, ou no mínimo, uma sensação dela.
Como se pode constatar através dos meios de comunicação, os criminosos estão cada vez mais ousados e se utilizando de novos subterfúgios para cometerem delitos. Particularmente, tem-se percebido um crescimento nos delitos conhecidos como seqüestros relâmpagos, uma vez que o assaltante pode utilizar o carro da própria vítima para efetuar saques em caixas eletrônicos, efetuar compras e ainda utilizar o carro na fuga.
Visando combater principalmente esse tipo de crime, a sociedade encontrou na blindagem veicular uma ferramenta capaz de reduzir a insegurança causada por este tipo de violência. Criada para a guerra, essa inovação em pouco tempo alcançou centros urbanos de países com altos índices de violência, como por exemplo o Brasil.
No Brasil, a blindagem pode ser feita em seis níveis diferentes dependendo do tipo de proteção que deseja-se alcançar. A blindagem de nível três é a mais utilizada no país e suporta armas de baixa velocidade e curto alcance, como as pistolas Magnum e 9 mm.
O processo de blindagem envolve duas partes distintas: a opaca e a transparente, sendo que a parte opaca consiste na proteção da parte metálica da blindagem.
Já a parte transparente consiste na proteção dos vidros, utilizando películas plásticas e materiais plásticos, além do vidro. Este trabalho tem de ser feito de modo a preservar o grau necessário de transparência do vidro para que as condições e o conforto ao dirigir não sejam afetados.
O vidro balístico deve compreender duas funções essenciais: proteger a célula interna do veículo e manter a transparência sem distorções. Para fabricação de um vidro blindado ou balístico podem ser usadas diversas configurações, como por exemplo, através da união de várias lâminas de cristal laminado (vidro) intercaladas com camadas plásticas ultraresistentes ou ainda através da união de uma camada de cristal laminado (vidro) com uma camada plástica unindo o cristal a pelo menos um material plástico.
O documento brasileiro PI0604061-6 revela um vidro blindado que compreende uma camada de vidro, uma chapa de aço balístico, duas camadas de vidro e uma camada de policarbonato.
O produto revelado nesse documento apresenta deficiências do ponto de vista funcional, uma vez que, em uso, por exemplo, no momento em que o usuário do veículo fecha o vidro, percebe-se que o encaixe do vidro blindado com o alojamento do vidro não apresenta uma vedação apropriada, causando passagem de ar (vento), infiltrações de água e ainda a trepidação do vidro.
O documento alemão DE 4006711 descreve um vidro balísticos móvel para veículos, o qual é guiado para o alojamento do vidro na porta, através de um degrau voltado para o lado externo do veículo, formado da sobreposição de camadas de laminação, e por um chanfro voltado para a parte interna do veículo, chanfro este formado por uma diferença de comprimentos de cada camada, formando degraus que são preenchidos por um material.
Do ponto de vista funcional, nota-se que a referida solução apresenta uma série de complicações construtivas, como por exemplo, os diferentes níveis das camadas para formar o degrau, que é voltado para a parte externa, e ainda os diferentes níveis nas camadas para formar degraus, que são voltados para a parte interna do veículo, que devem ser preenchidos por um material a fim de formar o chanfro. Ademais, a porta necessita de uma configuração específica para o alojamento do vidro.
O produto da presente invenção alcança, além da solução para os problemas acima descritos, uma simplicidade construtiva, uma diminuição do atrito com as partes fixas ou guias de aplicação evitando um eventual desgaste, evita que elementos de vedação travem ou bloqueiem a passagem ou deslocamento do vidro e decompõe a força de impacto do projétil, alterando sua trajetória.
Objetivos da Invenção
É, portanto, o objetivo desta invenção prover um vidro balístico para veículos que compreende um chanfro na camada de vidro, voltado para a porção externa, o qual permite uma vedação do vidro balístico com o alojamento do vidro na porta, evitando com isso, infiltrações de água, passagens de ar (vento) e trepidações. Tal configuração possibilita ainda, uma diminuição do atrito do vidro com os guias e um eventual travamento ou bloqueio dos guias
Breve Descrição da Invenção
A presente invenção refere-se a um vidro balístico para veículo automotivo, que compreende um primeiro lado voltado para a parte externa do veículo, um segundo lado voltado para a parte interna do veículo, uma combinação de pelo menos dois materiais distintos, apresentando em pelo menos parte de seu perímetro mais externo, um chanfro em forma de cunha voltado para a parte externa do veículo definindo um ângulo.
As características acima mencionadas, além de outros aspectos da presente invenção, serão melhor compreendidas através dos exemplos e da descrição detalhada das figuras que se seguem.
Breve Descrição dos Desenhos
A presente invenção será, a seguir, mais detalhadamente descrita com base em um exemplo de execução representado nos desenhos. As figuras mostram:
figura 1 - uma vista esquemática da lateral externa do vidro balístico;
figura 2 - uma vista do corte transversal A-A para uma primeira concretização;
figura 3 - uma vista do corte transversal A-A para uma segunda
-Goncretiz-açãOT-------------------------------4
Descrição Detalhada das Figuras
Os vidros balísticos para veículos automotivos são constituídos basicamente por uma camada de vidro, um material plástico transparente e por um plástico, e podem apresentar ainda outras diferentes combinações que variam de acordo com o nível de blindagem que se deseja atingir.
Essas diferentes combinações ou justaposições de materiais resultam em diferentes camadas de espessuras, classes de resistência e pesos específicos entre outros, onde se exemplificam duas variações construtivas através das figuras 2 e 3.
Os vidros balísticos atualmente disponíveis no mercado apresentam alguns problemas construtivos que só são percebidos no momento em que o usuário do veículo fecha o vidro com o carro em movimento, é neste momento que se percebe que o encaixe do vidro blindado com o alojamento do vidro não apresenta uma vedação apropriada, ocasionando a passagem de ar (vento), infiltrações de água e ainda a trepidação do vidro.
A presente invenção alcança através das concretizações ilustradas na figuras 1, 2 e 3 a solução para o problema de vedação da célula de sobrevivência, que os vidros do estado da técnica apresentam .
Como pode ser visto através das figuras 2 e 3, o vidro balístico 1 compreende uma ou mais lâminas externas 2, uma ou mais camadas de material plástico transparente 3, por um ou mais plásticos 4 e ainda por um outro material metálico 9.
A figura 2 ilustra preferencialmente um vidro balístico 1 que apresenta uma lâmina externa 2, composta de uma face externa 5 e uma face interna 6, uma primeira 3 e uma segunda 4 camadas plásticas e ainda um chanfro 7 que forma um ângulo 8 na face externa 5 da lâmina de externa 2.
A face externa 5 do vidro é considerada como a superfície de ataque e a face interna 6 é considerada como a superfície que provê a adesão dos demais materiais que formam o vidro balístico 1.
Além da característica acima descrita, a face interna 6 é capaz de prover, em um vidro fixo, a fixação no alojamento ou na superfície, e em um vidro-móvelrde-auxiliar-na-fixação-dos-devidos-suportes-e-de-prover e facultar um bom deslizamento do vidro balístico 1 por meio das superfícies laterais da lâmina externa 2 em contato com o alojamento do vidro.
A fim de propiciar uma melhor funcionalidade do vidro balístico 1, a lâmina externa 2 possui um chanfro 7 adjacente a face externa 5, na borda da lâmina externa 2.
O chanfro 7 consiste em um ângulo 8, formando um tipo de cunha cuja superfície é voltada para a face externa 5 da lâmina externa 2. A superfície ou hipotenusa do chanfro 7 pode variar em função da espessura da lâmina externa 2.
O ângulo 8 deve ser tal que não comprometa a resistência da lâmina externa 2, devendo a superfície ou hipotenusa do chanfro 7 prover um perfeito encaixe com o alojamento ou cajado de aplicação da porta.
O perfeito encaixe do chanfro 7 possibilita uma melhor vedação da célula interna, evitando com isso a entrada de vento, infiltrações de água e evitando trepidações, efeitos estes resultantes da má vedação do vidro balístico 1 com o alojamento do vidro.
Como se pode verificar através da figura 1, o chanfro 7 abrange pelo menos parte do perímetro mais externo do vidro balístico 1, e para atingir esta configuração o chanfro 7 é aplicado nas regiões I, II e III, áreas estas que se encaixarão no alojamento do vidro, promovendo a vedação do vidro com a borracha, evitando os problemas anteriormente citados.
Através da configuração do chanfro 7 é possível aumentar a vida útil dos mecanismos que movimentam o vidro balístico 1, uma vez que o chanfro 7 passa a guiar o vidro 1 para dentro do seu alojamento, diminuindo o atrito com as partes fixas, evitando um eventual desgaste e evitando que o desprendimento de elementos de vedação travem ou bloqueiem o deslocamento do vidro 1 impedindo seu perfeito fechamento.
O chanfro 7 possui ainda funções balísticas, uma vez que pode decompor a força de impacto do projétil, quando este incide sobre a superfície do chanfro 7 em dois vetores, fazendo com que altere sua trajetória desviando da cabine de sobrevivência e conseqüentemente do próprio vidro ba-lístico 1-.----6
Uma outra importante característica desta concretização é que diferentemente dos vidros blindados já conhecidos, este vidro balístico 1 não necessita de grandes alterações nas partes internas do veículo, uma vez que a espessura necessária para dar resistência ao vidro 1 fica posicionada para a face externa 5 do veículo. O vidro balístico é ainda de fácil montagem, além de preservar as características originais de acabamento interno, enquanto os vidros blindados convencionais necessitam de grande retrabaIho das partes internas de acabamentos.
A figura 3 descreve preferencialmente uma outra concretização para o vidro balístico 1 que apresenta, uma lâmina externa 2 composta de uma face externa 5 e uma face interna 6, uma primeira camada plástica 3, uma segunda camada plástica 3’, uma camada de aço 9, uma terceira 3” e uma quarta 4 camadas plásticas e ainda um chanfro 7 na face externa 5 da lâmina de externa 2.
A concretização ilustrada na figura 3 apresenta todas as características já mencionadas para o vidro balístico 1 descrito na figura 2, concretização esta utilizada para um nível maior de blindagem.
É importante salientar que, a lâmina externa 2 a que se refere o texto é preferencialmente fabricada de vidro e juntamente com as camadas plásticas 3 e 4 tem por finalidade destruir a ponta do projétil, fazendo com que ele aumente sua superfície, tirando seu poder de penetração uma vez que além de perder energia, o projétil tem sua área frontal aumentada, garantindo deste modo a resistência balística do conjunto.
Já em relação as camadas plásticas utilizadas na blindagem, utilizam-se diversos tipos de plástico, tais como, o PVB (polivinil butiral), o PU (poliuretano) ou o PC (policarbonato). Os aços utilizados na blindagem são, o aço inox, o aço carbono tratado termicamente ou ainda um aço balístico.
Tendo sido descritos exemplos de concretizações preferidas, deve ser entendido que o escopo de proteção da presente invenção abrange outras possíveis variações, sendo limitado tão somente pelo teor das reivindicações, aí incluídos os possíveis equivalentes.
Claims (3)
- REIVINDICAÇÕES1. Vidro balístico (1) para veículo automotivo, definindo um primeiro lado voltado para a parte externa (5) do veículo e um segundo lado voltado para a parte interna (6) do veículo, o vidro (1) sendo composto pela5 combinação de pelo menos dois materiais distintos, caracterizado pelo fato de que o vidro (1) apresenta em pelo menos parte de seu perímetro mais externo, um chanfro (7) em forma de cunha voltado para a parte externa (5) do veículo, o chanfro (7) definindo um ângulo (8).
- 2. Vidro balístico (1) para veículo automotivo, de acordo com a 10 reivindicação 1, caracterizado pelo fato de compreender uma primeira (3) e uma segunda (4) camadas plásticas associadas ao vidro.
- 3. Vidro balístico (1) para veículo automotivo, de acordo com a reivindicação 1, caracterizado pelo fato de compreender uma série de camadas de material plástico associadas ao vidro, sendo uma primeira camada15 plástica (3), uma segunda camada plástica (3’), uma camada de aço (9), uma terceira camada plástica (3”) e ainda uma quarta camada plástica (4).
Priority Applications (1)
Application Number | Priority Date | Filing Date | Title |
---|---|---|---|
BRPI0804803-7A BRPI0804803B1 (pt) | 2008-11-05 | 2008-11-05 | Vidro balístico para veículo automotivo |
Applications Claiming Priority (1)
Application Number | Priority Date | Filing Date | Title |
---|---|---|---|
BRPI0804803-7A BRPI0804803B1 (pt) | 2008-11-05 | 2008-11-05 | Vidro balístico para veículo automotivo |
Publications (2)
Publication Number | Publication Date |
---|---|
BRPI0804803A2 BRPI0804803A2 (pt) | 2010-07-27 |
BRPI0804803B1 true BRPI0804803B1 (pt) | 2019-03-26 |
Family
ID=42352787
Family Applications (1)
Application Number | Title | Priority Date | Filing Date |
---|---|---|---|
BRPI0804803-7A BRPI0804803B1 (pt) | 2008-11-05 | 2008-11-05 | Vidro balístico para veículo automotivo |
Country Status (1)
Country | Link |
---|---|
BR (1) | BRPI0804803B1 (pt) |
Families Citing this family (1)
Publication number | Priority date | Publication date | Assignee | Title |
---|---|---|---|---|
BR102019005976B1 (pt) * | 2019-03-26 | 2024-02-27 | PG Products Ind. Com. de Vidros Ltda | Envidraçamento balístico para aplicação veicular |
-
2008
- 2008-11-05 BR BRPI0804803-7A patent/BRPI0804803B1/pt active IP Right Grant
Also Published As
Publication number | Publication date |
---|---|
BRPI0804803A2 (pt) | 2010-07-27 |
Similar Documents
Publication | Publication Date | Title |
---|---|---|
US6334382B2 (en) | Armored glazing, in particular for vehicle fixed or mobile side glazing | |
RU2412918C2 (ru) | Слоистая пуленепробиваемая структура | |
BRPI0516956B1 (pt) | composição de vidro blindado com reforço de perímetro | |
EP2738512B1 (en) | Armoured window construction | |
CN209079398U (zh) | 一种装甲车观察窗用轻薄电加热电磁屏蔽一体防弹玻璃 | |
WO2006073478A3 (en) | One way bullet-resistant transparent panel meeting nij level iii standards and armor piercing bullet-resistant transparent panel | |
CN108237743A (zh) | 一种可调光防弹玻璃 | |
PL177319B1 (pl) | Szyba pancerna i kuloodporna | |
BR112016025947B1 (pt) | aparelho à prova de balas resistente à explosão | |
US20100300276A1 (en) | High-performance bulletproof glazing | |
BRPI0804803B1 (pt) | Vidro balístico para veículo automotivo | |
US9925742B1 (en) | Shatter-resistant, optically-transparent panels and methods of use of the panels for on-site retrofitting and reinforcing of passageways | |
US20110177310A1 (en) | Projectile Resistant Transparent Laminate | |
US20200282707A1 (en) | Bulletproof Panel | |
US20140069268A1 (en) | Projectile resistant transparent laminate | |
CN202116448U (zh) | 一种防砸复合玻璃 | |
CN212765147U (zh) | 一种可防弹防爆的功能性玻璃 | |
CN108457550B (zh) | 一种防弹玻璃系统及汽车 | |
CN108237744A (zh) | 一种防火防弹玻璃 | |
CN206536919U (zh) | 一种小孔单向透视玻璃 | |
RU93143U1 (ru) | Скрытное броневое остекление специального транспортного средства (варианты) | |
KR20180107530A (ko) | 투명 방탄소재 | |
CN220548782U (zh) | 一种大尺寸复合防弹玻璃 | |
BR102018013566A2 (pt) | aperfeiçoamentos introduzidos em blindagem automotiva ou correlato | |
KR200430890Y1 (ko) | 방탄유리 |
Legal Events
Date | Code | Title | Description |
---|---|---|---|
B03A | Publication of an application: publication of a patent application or of a certificate of addition of invention | ||
B06A | Notification to applicant to reply to the report for non-patentability or inadequacy of the application according art. 36 industrial patent law | ||
B09A | Decision: intention to grant | ||
B16A | Patent or certificate of addition of invention granted |
Free format text: PRAZO DE VALIDADE: 10 (DEZ) ANOS CONTADOS A PARTIR DE 26/03/2019, OBSERVADAS AS CONDICOES LEGAIS. (CO) 10 (DEZ) ANOS CONTADOS A PARTIR DE 26/03/2019, OBSERVADAS AS CONDICOES LEGAIS |