BRPI0804078A2 - caneta marcadora recarregável, com acoplamento para tampa traseira, em sistema de movimentação por rampas - Google Patents
caneta marcadora recarregável, com acoplamento para tampa traseira, em sistema de movimentação por rampas Download PDFInfo
- Publication number
- BRPI0804078A2 BRPI0804078A2 BRPI0804078-8A BRPI0804078A BRPI0804078A2 BR PI0804078 A2 BRPI0804078 A2 BR PI0804078A2 BR PI0804078 A BRPI0804078 A BR PI0804078A BR PI0804078 A2 BRPI0804078 A2 BR PI0804078A2
- Authority
- BR
- Brazil
- Prior art keywords
- recesses
- pen
- tops
- rear edge
- edge
- Prior art date
Links
Classifications
-
- B—PERFORMING OPERATIONS; TRANSPORTING
- B43—WRITING OR DRAWING IMPLEMENTS; BUREAU ACCESSORIES
- B43K—IMPLEMENTS FOR WRITING OR DRAWING
- B43K8/00—Pens with writing-points other than nibs or balls
- B43K8/02—Pens with writing-points other than nibs or balls with writing-points comprising fibres, felt, or similar porous or capillary material
-
- B—PERFORMING OPERATIONS; TRANSPORTING
- B43—WRITING OR DRAWING IMPLEMENTS; BUREAU ACCESSORIES
- B43K—IMPLEMENTS FOR WRITING OR DRAWING
- B43K11/00—Filling devices
- B43K11/005—Filling devices for refilling capillary reservoirs
Landscapes
- Pens And Brushes (AREA)
- Mechanical Pencils And Projecting And Retracting Systems Therefor, And Multi-System Writing Instruments (AREA)
Abstract
A qual vem proporcionar um sistema de retirada e introdução da tampa traseira (13) por meio de movimentação deslizante, em sistema de rampa, adaptando-se, para isso, um degrau sinuoso (9) na borda traseira do corpo cilíndrico da caneta, formado por duas reentrâncias (7) em arqueamento, concordantes com topos opostos (8) abaulados, sendo essa conformação idêntica à da borda inferior de uma saia anelar (15) intermediária incorporada na tampa traseira (13), a qual é dotada ainda, em sua parede de fechamento, de uma fenda (22) em forma de cruzeta. Para o recarregamento, o usuário, de posse de uma simples moeda ou lâmina (O), acopla-a à fenda (22), fazendo girar a tampa traseira (13) que, através dos seus recortes sinuosos (17) e (18) combinados aos recortes sinuosos (7) e (8) da borda traseira, efetua movimentação em giro simultaneamente a uma força em sentido axial, deslizando e afastando-se, de modo a ser facilmente retirada do corpo cilíndrico (3) da caneta (1) para o acesso à carga de tinta, que pode assim ser realimentada. Após o recarregamento, a tampa traseira (13) pode ser reinserida por pressão, axialmente ou girada através da cruzeta, deslizando novamente e reacoplando-se com a combinação de recortes sinuosos.
Description
"CANETA MARCADORA RECARREGÁVEL, COM ACOPLAMENTO PARATAMPA TRASEIRA, EM SISTEMA DE MOVIMENTAÇÃO POR RAMPAS"Refere-se o presente relatório descritivo, a um pedido de patente deinvenção para uma caneta marcadora, recarregável, cuja borda traseira de seucorpo cilíndrico, conjuntamente à tampa traseira, possuem construção tal queirá propiciar a esta peça de fechamento uma movimentação em sistema derampa, facilitando o manuseio quando de aberturas e fechamentos sucessivospara o recarregamento e, ainda, mantendo o acoplamento eficaz, para apreservação da tinta.
ESTADO DA TÉCNICA
São conhecidas as canetas marcadoras, elementos utilizados geralmenteem quadros brancos para anotações ou para marcar trechos de textos emlivros, apostilas e outras superfícies. Com essas canetas o usuário podetambém escrever e fazer sinais gráficos em filmes para retro-projetores porexemplo, além de dispor de várias outras utilizações.
Conforme é visto no estado da técnica, grande parte das canetasmarcadoras possui corpo cilíndrico contendo carga de tinta para a alimentaçãoda ponteira que, por sua vez, é protegida por uma tampa frontal. A tampafrontal é fixada através de uma nervura gerando um som de "click",indicando o travamento contra o corpo cilíndrico da caneta, necessário paraproteger a ponteira, que é formada por um material poroso e que deve sermantida umedecida pela tinta. A tinta provém de um canal interno entre aponteira e a porção posterior ou porção de pega do corpo cilíndrico da caneta,onde é alojada internamente a carga, igualmente formada por um materialesponjoso que pode ser retirado ou recarregado mediante gotejamento.
A borda traseira do corpo cilíndrico da caneta pode ser aberta para queseja efetuado o recarregamento, sendo, no entanto, protegida por uma tampatraseira. Nesse caso, a tampa traseira deve ser retirada para o acesso à cargade tinta e, após o recarregamento, novamente acoplada e, assim,sucessivamente, quantas vezes forem necessárias, conforme o uso da caneta.
Os sistemas conhecidos mostram que as tampas traseiras para essascanetas possuem, em geral, duas formas mais usadas de acoplamento, sendouma delas o rosqueamento e a outra forma, o encaixe por pressão contra a abatraseira.
Nos sistemas de rosqueamento, com o tempo de uso, ou seja, com aabertura e fechamento sucessivos para o recarregamento, ocorre o desgaste dosfios de rosca tanto da borda traseira do corpo cilíndrico quanto da tampatraseira. Esse desgaste prejudica a vedação, permitindo a entrada de ar nocorpo cilíndrico, atingindo a carga esponjosa de tinta, ressecando-a.
No caso das tampas traseiras instaladas sob pressão, pode haverdificuldade de sua retirada pois não há pega adequada para a aderência dosdedos do usuário, quando da etapa de abertura para o recarregamento. Outroproblema é que tanto a borda traseira do corpo cilíndrico da caneta quanto doterminal de encaixe da tampa traseira sofrem deformações, com a abertura efechamento sucessivos, relaxando a pressão e prejudicando, depois de certotempo, o acoplamento entre ambos, também favorecendo a entrada de ar nointerior do corpo da caneta e ressecando a tinta.
OBJETIVO DA PATENTEÉ nesse sentido que a caneta marcadora em questão, motivo dessepedido de patente, vem possibilitar um sistema de retirada e introdução datampa traseira, por meio de sua movimentação deslizante, em sistema derampa.
Para tanto, a borda traseira do corpo cilíndrico da caneta recebe umaadaptação em forma de degrau sinuoso, formado por duas reentrâncias emarqueamento, concordantes com topos opostos abaulados, sendo essaconformação idêntica à da borda inferior de uma saia anelar intermediáriaincorporada na tampa traseira, a qual é dotada ainda, em sua parede defechamento, de uma fenda em forma de cruzeta.
Para o recarregamento da caneta, o usuário, de posse por exemplo deuma simples moeda ou lâmina, acopla-a à fenda, fazendo girar a tampatraseira que, através dos seus recortes sinuosos combinados aos recortessinuosos da borda traseira, efetua movimentação em giro simultaneamente auma força em sentido axial. Com tais movimentos combinados, a tampatraseira afasta-se deslizando pela borda traseira, de modo a ser facilmenteretirada do corpo cilíndrico da caneta para o acesso à carga de tinta, que podeassim ser realimentada. Após o recarregamento, pelo seu pescoço a tampatraseira pode ser inserida por pressão, axialmente ou girada através da cruzeta,deslizando novamente e reacoplando-se com o recorte sinuoso de sua saiaassentado de forma coincidente ao recorte sinuoso da borda traseira,embutindo-a e vedando eficazmente o corpo cilíndrico da caneta.
Tal sistema, como será visto, irá facilitar o manuseio e preservar oacoplamento entre tampa e borda traseiras da caneta marcadora, mesmo apóssucessivas retiradas para o recarregamento de tinta.
Explicados superficialmente, passam tampa e borda traseiras, bem comoo sistema que as envolvem, a ser melhor detalhado, através dos desenhosanexos, pelos quais se vêem:
Figura 1 - Vista em perspectiva explodida da caneta, tomadaposteriormente;
Figura 2 - Vista em perspectiva da caneta montada, tomadaposteriormente;
Figura 3 - Detalhe A ampliado, segundo figura anterior, mostrando aborda traseira do corpo cilíndrico da caneta com a tampa traseira aplicada;
Figura 4 - Detalhe ampliado, segundo figura anterior, mostrando a tampatraseira em início de giro, quando começa, pelos topos da borda inferiorsinuosa de sua saia, a deslizar pelas reentrâncias do degrau sinuoso da bordatraseira do corpo cilíndrico da caneta;
Figura 5 - Detalhe ampliado, segundo figura anterior, mostrando a tampatraseira após o giro, quando os topos da borda inferior sinuosa de sua saia,deslizaram até os topos do degrau sinuoso da borda traseira do corpo cilíndricoda caneta;
Figura 6 - Detalhe ampliado, segundo figura anterior, mostrando a tampatraseira já retirada borda traseira do corpo cilíndrico da caneta;
Figura 7 - Corte B-B ampliado, mostrando o acoplamento da tampatraseira à borda traseira do corpo cilíndrico da caneta, evidenciando os pontosde acoplamento das reentrâncias;
Figura 8 - Corte C-C ampliado, mostrando o acoplamento da tampatraseira à borda traseira do corpo cilíndrico da caneta, evidenciando os pontosde acoplamento dos topos.
Em conformidade com os desenhos anexos, a "CANETA MARCADORARECARREGAVEL, COM ACOPLAMENTO PARA TAMPA TRASEIRA EMSISTEMA DE MOVIMENTAÇÃO POR RAMPAS", objeto desse presentepedido de patente de invenção, constitui-se de uma caneta (1) contendo cargade tinta recarregável (2) em seu corpo cilíndrico (3), o qual é dotado de umaponteira (4) protegida por tampa frontal (5) com prendedor (6).
No extremo posterior, o corpo cilíndrico (3) recebe, em pontosdiametralmente opostos, a conformação de duas reentrâncias (7) em suavearqueamento, as quais são concordantes com topos (8) opostos, suavementeabaulados, formando um degrau sinuoso (9) delimitado por uma redução dediâmetro da borda traseira (10) anelar, aberta.
Assim adaptada, pelo seu diâmetro interno a borda traseira (10) do corpocilíndrico (3) da caneta (1) recebe a tampa traseira (11). Esta é formada porum pescoço (12) de extremo livre (13) com diâmetro reduzido em relação aodiâmetro interno da borda traseira (10), sofrendo, porém, acentuadoabaulamento (14) reentrante em uma saia anelar intermediária (15). A saiaanelar (15) da tampa traseira (11) possui borda inferior (16) tambémconformada por duas reentrâncias (17) em suave arqueamento, concordantescom topos (18) opostos, suavemente abaulados, com idêntica conformaçãosinuosa do degrau sinuoso (9) da borda traseira (10) do corpo cilíndrico (3) dacaneta (1).
Já a borda superior (19) da saia anelar intermediária (15) delimita acabeça (20) da tampa traseira (11), cuja parede de fechamento (21) recebe, emsua superfície plana, uma fenda (22) em forma de cruzeta.
Quando acoplada, a tampa traseira (11) tem o abaulamento (14) do seupescoço (12) pressionado contra o diâmetro da borda traseira (10). Já a saiaanelar intermediária (15) da tampa traseira (11) embute a borda traseira (10),cujas reentrâncias (7) e topos (8) recebem o assentamento dos respectivostopos (18) e reentrâncias (17), formando eficaz fechamento e vedação no corpocilíndrico (3) da caneta (1).
Para a retirada, quando do recarregamento da caneta (1), a tampa traseira(11) poderá ser girada, ao receber, pela sua fenda (22), o encaixe de umalâmina, moeda ou outro objeto (O) de largura compatível, como mostra afigura 3.
Com o giro, o pescoço (12) da tampa traseira (11), pelo seu abaulamento(14), exerce pressão inicial contra o diâmetro interno da borda traseira (10),sendo que, simultaneamente à pressão, ocorre o movimento de percursodeslizante dos topos (18) da borda inferior da saia (15) pelas reentrâncias (7)do degrau sinuoso (9) da borda traseira (10), como mostra a figura 4.
A medida em que é feito o movimento giratório, o percurso deslizante,por sistema de rampa, provoca uma força em sentido axial contra a tampatraseira (11), dando-se o seu afastamento gradual da borda traseira (10). Taismovimentos combinados culminam com a coincidência de seus respectivostopos (18) e (8), quando há o afastamento máximo e não há mais a pressãoinicial imposta pelo abaulamento (14) do pescoço (12) contra o diâmetrointerno da borda traseira (10), como mostra a figura 5.Nessa condição é provocado um "alívio" com o escape de ar contido nointerior do corpo cilíndrico (3) da caneta (1), bem como é oferecida umaranhura, formada entre as reentrâncias (7) e (17), favorecendo a pega para quea tampa (11) seja puxada e assim retirada facilmente, como mostra a figura 6.
Após o recarregamento da carga de tinta (2), a tampa traseira (11) podeser reacoplada, pressionada axialmente com suas reentrâncias (17) e topos (18)alinhadas às reentrâncias (7) e topos (8) da borda traseira (10), ou novamentegirada através de sua fenda (22) pelo objeto (O), seguindo-se o sistema dedeslizamento por rampa, fechando o corpo cilíndrico (3) da caneta (1) evedando-o eficazmente, sendo que esse sistema deslizante preserva oacoplamento mesmo sujeito à sucessivas etapas de abertura e fechamento pararecarregamento de tinta.
Claims (5)
1.) "CANETA MARCADORA REC ARREGÁVEL", constituída por uma caneta(1) de carga de tinta recarregável (2) em seu corpo cilíndrico (3), dotado deponteira (4) protegida por tampa frontal (5) com prendedor (6), caracterizadopor, em seu extremo posterior, o corpo cilíndrico (3) receber, em pontosdiametralmente opostos, a conformação de duas reentrâncias (7) em suavearqueamento, concordantes com topos (8) opostos suavemente abaulados,formando um degrau sinuoso (9) delimitado por redução de diâmetro da bordatraseira (10) anelar, aberta.
2.) "CANETA MARCADORA RECARREGÁVEL", de acordo comreivindicação 1, a borda traseira (10) ser adaptada para receber, em seudiâmetro interno, o extremo livre (13) de menor diâmetro do pescoço (12) deuma tampa traseira (13), caracterizada por acentuado abaulamento (14) de seupescoço (12), reentrante em sua saia anelar intermediária (15), a qual é dotadade borda inferior (16) conformada por duas reentrâncias (17) em suavearqueamento, concordantes com topos (18) opostos, suavemente abaulados,dita saia anelar intermediária (15) delimitando, pela sua borda (19), a cabeça(20) da tampa traseira (11), com parede de fechamento (21) incorporando, emsua superfície plana, uma fenda (22) em forma de cruzeta.
3.) "ACOPLAMENTO PARA TAMPA TRASEIRA", de acordo comreivindicações 1 e 2, caracterizado pelo acoplamento da tampa traseira (11)pelo pescoço (12), pressionado pelo seu abaulamento (14) contra o diâmetrointerno da borda traseira (10), a qual, por sua vez, é embutida pela saia anelarintermediária (15), estando os seus topos (18) e reentrâncias (17) ajustados àsreentrâncias (7) e topos (8), respectivamente.
4.) "SISTEMA DE MOVIMENTAÇÃO POR RAMPA", de acordo comreivindicações 1, 2 e 3, o qual, após introdução de objeto laminar (O) nafenda (22), seguido de giro, é caracterizado pela tampa traseira (11), empressão exercida pelo abaulamento (14), deslizar por seus topos (18) pelasreentrâncias (7) da borda traseira (10), provocando simultaneamente, força emsentido axial para o afastamento gradual da tampa traseira (11) da bordatraseira (10), fazendo coincidir seus respectivos topos (18) e (8), desfazendo apressão imposta pelo abaulamento (14), com alívio de ar interno e ranhura depega entre as reentrâncias (7) e (17), para a abertura do corpo cilíndrico (3)da caneta (1).
5.) "SISTEMA DE MOVIMENTAÇÃO POR RAMPA", de acordo comreivindicação 4, o qual, após o recarregamento da carga de tinta (2), écaracterizado pelo reacoplamento da tampa traseira (11), pressionadaaxialmente com suas reentrâncias (17) e topos (18) alinhadas às reentrâncias(7) e topos (8) da borda traseira (10) ou novamente girada através de sua fenda(22), pelo objeto (O).
Priority Applications (1)
| Application Number | Priority Date | Filing Date | Title |
|---|---|---|---|
| BRPI0804078A BRPI0804078B1 (pt) | 2008-09-15 | 2008-09-15 | caneta marcadora recarregável, com acoplamento para tampa traseira em sistema de movimentacão por rampas |
Applications Claiming Priority (1)
| Application Number | Priority Date | Filing Date | Title |
|---|---|---|---|
| BRPI0804078A BRPI0804078B1 (pt) | 2008-09-15 | 2008-09-15 | caneta marcadora recarregável, com acoplamento para tampa traseira em sistema de movimentacão por rampas |
Publications (2)
| Publication Number | Publication Date |
|---|---|
| BRPI0804078A2 true BRPI0804078A2 (pt) | 2010-07-06 |
| BRPI0804078B1 BRPI0804078B1 (pt) | 2020-04-07 |
Family
ID=42308388
Family Applications (1)
| Application Number | Title | Priority Date | Filing Date |
|---|---|---|---|
| BRPI0804078A BRPI0804078B1 (pt) | 2008-09-15 | 2008-09-15 | caneta marcadora recarregável, com acoplamento para tampa traseira em sistema de movimentacão por rampas |
Country Status (1)
| Country | Link |
|---|---|
| BR (1) | BRPI0804078B1 (pt) |
-
2008
- 2008-09-15 BR BRPI0804078A patent/BRPI0804078B1/pt not_active IP Right Cessation
Also Published As
| Publication number | Publication date |
|---|---|
| BRPI0804078B1 (pt) | 2020-04-07 |
Similar Documents
| Publication | Publication Date | Title |
|---|---|---|
| AU2003230963B2 (en) | Self-sealing retractable writing instrument | |
| US7350996B2 (en) | Retractable writing utensil | |
| KR101814319B1 (ko) | 열 변색성 필기도구 및 볼펜 리필 | |
| CN1771137B (zh) | 可伸缩书写工具 | |
| US7334954B1 (en) | Retractable felt tip pen with air seal system | |
| BRPI0710799A2 (pt) | instrumentos de escrever tipo cursor possuindo dispositivo para prevenir secagem | |
| BRPI0601026B1 (pt) | Conditioning and application device | |
| JP2005516830A (ja) | 前方室を備えたキャップなしの引込可能な密封された筆記具 | |
| EP2189296A2 (en) | Retractable instrument comprising a one-piece valve door actuating assembly | |
| KR20060105515A (ko) | 다심 필기구 | |
| US7252449B2 (en) | Retractable writing tool and self sealing valve | |
| US6409403B1 (en) | Glue stick | |
| BRPI0804078A2 (pt) | caneta marcadora recarregável, com acoplamento para tampa traseira, em sistema de movimentação por rampas | |
| JP5610775B2 (ja) | 液体塗布具 | |
| JP4778324B2 (ja) | エアタイト式筆記具 | |
| KR20230000715U (ko) | 리필이 가능한 휴대용 휴지 케이스 | |
| JPH0745354Y2 (ja) | 筆記具 | |
| JP4165748B2 (ja) | ノック式ボールペン | |
| JP3653700B2 (ja) | 筆記具 | |
| JP4666799B2 (ja) | キャップレス筆記具 | |
| CN219462286U (zh) | 一种电子口喷 | |
| JP5340010B2 (ja) | 筆記具及びその製造方法 | |
| JPH07214972A (ja) | 繰出式筆記具 | |
| JPH08324176A (ja) | ワンタッチ式マーカーホルダー | |
| JP2000015983A (ja) | ボールペン |
Legal Events
| Date | Code | Title | Description |
|---|---|---|---|
| B03A | Publication of a patent application or of a certificate of addition of invention [chapter 3.1 patent gazette] | ||
| B06F | Objections, documents and/or translations needed after an examination request according [chapter 6.6 patent gazette] | ||
| B15K | Others concerning applications: alteration of classification |
Free format text: A CLASSIFICACAO ANTERIOR ERA: B43K 8/02 Ipc: B43K 8/02 (1974.07), B43K 11/00 (1968.09) |
|
| B06A | Patent application procedure suspended [chapter 6.1 patent gazette] | ||
| B09A | Decision: intention to grant [chapter 9.1 patent gazette] | ||
| B16A | Patent or certificate of addition of invention granted [chapter 16.1 patent gazette] |
Free format text: PRAZO DE VALIDADE: 10 (DEZ) ANOS CONTADOS A PARTIR DE 07/04/2020, OBSERVADAS AS CONDICOES LEGAIS. |
|
| B21F | Lapse acc. art. 78, item iv - on non-payment of the annual fees in time |
Free format text: REFERENTE A 14A ANUIDADE. |
|
| B24J | Lapse because of non-payment of annual fees (definitively: art 78 iv lpi, resolution 113/2013 art. 12) |
Free format text: EM VIRTUDE DA EXTINCAO PUBLICADA NA RPI 2688 DE 12-07-2022 E CONSIDERANDO AUSENCIA DE MANIFESTACAO DENTRO DOS PRAZOS LEGAIS, INFORMO QUE CABE SER MANTIDA A EXTINCAO DA PATENTE E SEUS CERTIFICADOS, CONFORME O DISPOSTO NO ARTIGO 12, DA RESOLUCAO 113/2013. |