BRPI0803914A2 - composição para inativação microbiana em instrumental cirúrgico - Google Patents

composição para inativação microbiana em instrumental cirúrgico Download PDF

Info

Publication number
BRPI0803914A2
BRPI0803914A2 BRPI0803914A BRPI0803914A2 BR PI0803914 A2 BRPI0803914 A2 BR PI0803914A2 BR PI0803914 A BRPI0803914 A BR PI0803914A BR PI0803914 A2 BRPI0803914 A2 BR PI0803914A2
Authority
BR
Brazil
Prior art keywords
composition
surgical
inactivation
surgical instruments
microbial inactivation
Prior art date
Application number
Other languages
English (en)
Inventor
Jose Rosito Jr
Original Assignee
Lebon Produtos Quimicos Farmac
Priority date (The priority date is an assumption and is not a legal conclusion. Google has not performed a legal analysis and makes no representation as to the accuracy of the date listed.)
Filing date
Publication date
Application filed by Lebon Produtos Quimicos Farmac filed Critical Lebon Produtos Quimicos Farmac
Priority to BRPI0803914 priority Critical patent/BRPI0803914A2/pt
Publication of BRPI0803914A2 publication Critical patent/BRPI0803914A2/pt

Links

Landscapes

  • Agricultural Chemicals And Associated Chemicals (AREA)

Abstract

• descrita uma composição para inativação microbiana em instrumental cirúrgico que compreende entre 0,50 a 9,0% de peso/volume da composição de citrato trissódico, entre 0,01 a 0,50% em p/v da composição de biguanidas poliméricas, entre 0,10 a 3,0% de um biosurfactante, entre 0,50 a 9,0% em p/v de edetato dissódico e água purificada em q.s.p.

Description

COMPOSIÇÃO PARA IN ATIVAÇÃO MICROBIANA EMINSTRUMENTAL CIRÚRGICO
CAMPO DA INVENÇÃO
A presente invenção diz respeito a uma composição parainativação microbiana em instrumental cirúrgico. Mais especificamentecompreende uma composição para inativação microbiana em artigose instrumentos médicos permanentes e passíveis de reutilização,preferentemente naqueles que não podem ser esterilizados por calorou agentes químicos corrosivos, dita composição com ação virucida,bactericida, fungicida, micobactericida e esporocida.
ANTECEDENTES DA INVENÇÃO
A esterilização é o processo em que são utilizados agentesquímicos ou físicos para destruir todas as formas de vida microbianaviável.
O desenvolvimento contínuo de métodos diagnósticos eterapêuticos por via endoscópica criou uma verdadeira revolução noscuidados com pacientes submetidos a procedimentos cirúrgicos. Porsua vez, os instrumentais altamente tecnológicos, como endoscópiosrígidos, flexíveis, descartáveis e reutilizáveis, apresentam formatosdiversos, sendo finos, longos, delicados, criando dificuldades com alimpeza, incompatibilidade com altas temperaturas para aesterilização e, ultimamente, a proliferação de infecção hospitalar.
No caso dos artigos de uso médico, o Ministério de Saúde doBrasil adota três classes:
a) críticos - instrumentos que penetrem em tecidos estéreis ou nosistema vascular. Devem estar estéreis, ou seja, devem sereliminados todos os microorganismos e esporos bacterianos. Nestacategoria incluem-se as pinças de biópsia, agulhas de esclerose,ansas de polipectomia e acessórios utilizados na C.P.R.E..
b) semi-críticos - instrumentos que entram em contacto pom asmucosas ou pele não intacta. Devem ser submetidos à desinfecção denível elevado, isto é, eliminação de microorganismos com exceção dealguns esporos bacterianos. A esta categoria pertencem osendoscópios flexíveis.
c) não-críticos - instrumentos que contatam com a pele intacta,mas não com as mucosas, devendo ser submetidos à desinfecção debaixo grau.
As combinações de processos físicos e químicos permitemampliar o raio de ação, como a combinação de efeitos químicos eadição de temperatura para desinfecção de endoscópios com fibraóptica e outros instrumentos, irradiação (gama, microondas), plasma,peróxido de hidrogênio, ácido peracético, gás oxido de etileno, entreoutros, este último utilizado com restrições, pois pode desencadearriscos ocupacionais, além de gastos com novas instalações, pois ogás oxido de etileno utilizado puro é mais caro e extremamenteexplosivo.
No caso dos instrumentos de vídeo-cirurgia, convencionalmente éfeita a limpeza imediatamente após o uso e desinfecção com ácidoperacético a 0,2% por cerca de dez minutos, com posterior enxágüeem água abundante. Apesar de ser um excelente agente químicodesinfetante para os endoscópios, é desaconselhável o uso emmateriais que tenham componentes metálicos que não sejam de açoinoxidável, pois do contrário ele promove a oxidação e danifica omaterial. Também é arriscado submeter endoscópios ao ácidoperacético quando estes foram previamente processados peloglutaraldeído a 2%, pois podem ocorrer danos nos sistemas devedação das lentes, danificando o equipamento.
Dessa forma, o estado da técnica descreve diversosprocedimentos químicos e físicos para a inativação microbiana eminstrumentais cirúrgicos, tendo cada método suas vantagens edesvantagens, como os riscos ocupacionais, no caso da esterilizaçãoa oxido de etileno ou vapor a baixa temperatura e formaldeído, ondehá comprovações de serem carcinogênicos e mutagênicos; aesterilização gasosa automatizada, por meio de oxido de etileno,plasma de peróxido de hidrogênio ou vapor a baixa temperatura como gás formaldeído são métodos manuais, sujeitos a errosoperacionais, além dos riscos tóxicos para o paciente, para osprofissionais e para o ecossistema e, no caso da esterilização física,as máquinas lavadoras dotadas de jatos de água ou ultra-somautomatizam a limpeza, mas nos artigos de conformação complexa,não é eficaz na remoção das sujidades dispostas nas reentrâncias,principalmente naqueles com lumens estreitos (ex: esfincterótomosj;instrumentos com pontas com ganchos ou serrilhas que não tenhamabertura para limpeza interna (ex.: instrumentos de vídeo); cateterescom balões (ex.: cateteres cardíacos); materiais não desmontáveis,entre outros.
Portanto, a literatura técnica não descreve nem sugere umacomposição para inativação microbiana em artigos e instrumentosmédicos permanentes e passíveis de reutilização, de ação virucida,bactericida, fungicida, micobactericida e esporocida, tal composiçãopara inativação microbiana em instrumental cirúrgico sendo descrita ereivindicada no presente pedido
SUMÁRIO
De um modo geral, a presente invenção diz respeito a umacomposição para inativação microbiana em instrumental cirúrgico que"compreende entre 0,50 a 9,0% de peso/volume da composição decitrato trissódico, entre 0,01 a 0,50% em p/v da composição deBiguanidas poliméricas, entre 0,10 a 3,0% de um biosurfactante, entre0,50 a 9,0% em p/v de edetato dissódico e água purificada em q.s.p.
É característica da invenção uma composição para inativaçãomicrobiana em instrumental cirúrgico de tríplice ação ao reunir umcomponente quelante associado a um biocida e a um biosurfactante.
É característica da invenção uma composição para inativaçãomicrobiana em instrumental cirúrgico aplicada em artigos einstrumentos reutilizáveis, preferentemente naqueles que não podemser esterilizados pelo calor devido a sua termo-instabilidade.
É característica da invenção uma composição para inativaçãomicrobiana em instrumental cirúrgico de caráter atóxico, eficaz, nãocorrosivo, que age em ampla faixa de pH e não é antibiótico, evijaa^a resistência bacteriana.
É característica da invenção uma composição para inativaçãomicrobiana em instrumental cirúrgico que pode ser utilizada émequipamentos de lavagem com ultra-som.
É característica da invenção uma composição para inativaçãomicrobiana em instrumental cirúrgico que previne a formação debiofilmes e o crescimento de bactérias e fungos que colonizam asuperfície interna e externa do artigo ou instrumento por processos decontaminações em conseqüência do uso ou manipulação.
É característica da invenção uma composição para inativaçãomicrobiana em instrumental cirúrgico com amplo espectro de ação ebaixa toxicidade para o homem e o meio ambiente, além de atenderàs legislações vigentes em diferentes partes do mundo.DESCRIÇÃO DETALHADA DA INVENÇÃO
A composição para inativação microbiana em instrumentalcirúrgico, objeto da presente invenção, compreende a ação sinérgicade um componente quelante, um componente biocida e umbiosurfactante, provendo uma composição com ação virucida,bactericida, fungicida, micobactericida e esporocida, com potencialefeito em biofilmes.
O biofilme inclui células, microrganismos e polissacarídeosextracelu lares, se formando em torno de artigos inseridos no corpohumano. As estratégias para remoção de biofilmes incluem açõesmecânicas pela produção de ultra-som através de escovas querealizam o tratamento mecânico; detergentes ativos sobre a superfície(surfactantes), que tendem a mudar a tensão superficial do biofilme,facilitando a sua remoção; enzimas; oxidantes e quelantes, sendo queos componentes quelantes podem seqüestrar cálcio e magnésio,desestabilizando o meio e favorecendo a remoção; agentesantimicrobianos; bacteriófagos; entre outros.
A composição para inativação microbiana em instrumentalcirúrgico compreende entre 0,50 a 9,0% de peso/volume dacomposição de citrato trissódico, entre 0,01 a 0,50% em p/v dacomposição de biguanidas poliméricas, entre 0,10 a 3,0% de umbiosurfactante, entre 0,50 a 9,0% em p/v de edetato dissódico e águapurificada em q.s.p.
Em uma modalidade preferencial, a composição para inativaçãomicrobiana em instrumental cirúrgico compreende entre 1,00 a 6,0%de peso/volume da composição de citrato trissódico, entre 0,01 a0,04% em p/v da composição de biguanidas poliméricas, entre 0,10 a2,0% de um biosurfactante, entre 1,0 a 5,0% em p/v de edetatodissódico e água purificada em q.s.p.
As biguanidas poliméricas são preferentemente cloridrato depolihexametileno biguanida (PHMB).
O bisurfactante é preferentemente éter alquil do polietilenglicol.De forma opcional, é adicionado entre 5,0 a 70,0 em p/v dacomposição de álcool 96°C, preferentemente entre 10,0 a 40,0 em p/vda composição, a fim de potencializar o efeito microbiocida.
Testes realizados evidenciam a eficácia antimicrobiana eesporicida.
Foram preparados os inóculos microbianos das cepasEscherichia coli, Staphylococcus aureus, Pseudomonas aeruginosa,Salmonella typhimurium, Acinetobacter baumannh, Bacillus subtilis,Geobacillus stearothermophilus nas concentrações de 106UFC/mL eCândida albicans na concentração de 105UFC/mL.
Testes de eficácia anti-microbiológica "in vitro":
Adição de 1ml_ da composição objeto da presente invenção em2ml_ das suspensões microbianas separadamente para que osvolumes mantivessem a concentração inicial de cada microorganismo.Foram inoculados 1ml_ desta preparação em meios específicos paracada microorganismo para a sua quantificação, após 48 horas deincubação a 35°C.
Os resultados obtidos, apresentados na Tabela 1, demonstrammelhor efeito microbicida após a exposição de 10 e 60 minutos.TABELA 1: resultado de eficácia anti-microbiológica "in vitro"utilizando a composição objeto da presente invenção em relação aotempo de exposição.
<table>table see original document page 8</column></row><table>
Ação esporicida:
Após o teste de eficácia anti-microbiológica, 1 mL da composiçãoobjeto da presente invenção foi adicionado em 2mL das suspensõesmicrobianas separadamente para que os volumes mantivessem aconcentração inicial de cada microorganismo. Foram inoculados 1ml_desta preparação em meios específicos para cada microorganismopara a sua quantificação, após 48 horas de incubação a 35°C.
Os resultados obtidos, apresentados na Tabela 2, demonstrammelhor efeito esporicida após a exposição de 10 e 60 minutos.
TABELA 1: resultado de eficácia esporicida utilizando acomposição objeto da presente invenção em relação ao tempo deexposição.
<table>table see original document page 8</column></row><table>

Claims (5)

1. COMPOSIÇÃO PARA INATIVAÇÃO MICROBIANA EMINSTRUMENTAL CIRÚRGICO caracterizado por compreenderentre 0,50 a 9,0% de peso/volume da composição de citratotrissódico, entre 0,01 a 0,50% em p/v da composição debiguanidas poliméricas, entre 0,10 a 3,0% de um biosurfactante,entre 0,50 a 9,0% em p/v de edetato dissódico e água purificadaem q.s.p.
2. COMPOSIÇÃO PARA INATIVAÇÃO MICROBIANA EMINSTRUMENTAL CIRÚRGICO, de acordo com a reivindicação 1,caracterizado por compreender entre 1,00 a 6,0% de peso/volumeda composição de citrato trissódico, entre 0,01 a 0,04% em p/v dacomposição de biguanidas poliméricas, entre 0,10 a 2,0% de umbiosurfactante, entre 1,0 a 5,0% em p/v de edetato dissódico eágua purificada em q.s.p.
3. COMPOSIÇÃO PARA INATIVAÇÃO MICROBIANA EMINSTRUMENTAL CIRÚRGICO, de acordo com as reivindicações 1 e 2, caracterizado pelo fato das biguanidas poliméricas serempreferentemente cloridrato de polihexametileno biguanicfèr,(PHMB).
4. COMPOSIÇÃO PARA INATIVAÇÃO MICROBIANA EMINSTRUMENTAL CIRÚRGICO, de acordo com as reivindicações 1 e 2, caracterizado pelo fato do bisurfactante serpreferentemente éter alquil do polietilenglicol.
5. COMPOSIÇÃO PARA INATIVAÇÃO MICROBIANA EMINSTRUMENTAL CIRÚRGICO, de acordo com as reivindicações 1 e 2, caracterizado pelo fato de opcionalmente ser adicionadoentre 5,0 a 70,0 em p/v da composição de álcool 96°C.
BRPI0803914 2008-09-29 2008-09-29 composição para inativação microbiana em instrumental cirúrgico BRPI0803914A2 (pt)

Priority Applications (1)

Application Number Priority Date Filing Date Title
BRPI0803914 BRPI0803914A2 (pt) 2008-09-29 2008-09-29 composição para inativação microbiana em instrumental cirúrgico

Applications Claiming Priority (1)

Application Number Priority Date Filing Date Title
BRPI0803914 BRPI0803914A2 (pt) 2008-09-29 2008-09-29 composição para inativação microbiana em instrumental cirúrgico

Publications (1)

Publication Number Publication Date
BRPI0803914A2 true BRPI0803914A2 (pt) 2010-06-22

Family

ID=42262530

Family Applications (1)

Application Number Title Priority Date Filing Date
BRPI0803914 BRPI0803914A2 (pt) 2008-09-29 2008-09-29 composição para inativação microbiana em instrumental cirúrgico

Country Status (1)

Country Link
BR (1) BRPI0803914A2 (pt)

Similar Documents

Publication Publication Date Title
Rutala et al. Disinfection, sterilization, and antisepsis: an overview
Alvarado et al. APIC guideline for infection prevention and control in flexible endoscopy
JP3334055B2 (ja) 速効性化学滅菌剤
Rutala et al. Disinfection of endoscopes: review of new chemical sterilants used for high-level disinfection
DK2293668T3 (en) ANTIMICROBIAL COMPOSITIONS AND METHODS FOR USE
EP1266571A1 (en) New desinfectant and antiseptic composition
Rutala et al. Draft guideline for disinfection and sterilization in healthcare facilities
KR20080032064A (ko) 조성물 및 사용 방법
Bradley et al. Evaluation of the Steris System 1 peracetic acid endoscope processor
Malchesky Peracetic acid and its application to medical instrument sterilization
WO2017027418A1 (en) Antimicrobial composition having efficacy against endospores
BRPI0803914A2 (pt) composição para inativação microbiana em instrumental cirúrgico
JP2001070412A (ja) 過酢酸および過酸化水素からなる組成物の水溶液を用いる医療用、外科用および歯科用器具を手により滅菌する方法
WO2011143726A1 (en) Composition for microbial inactivation used in chirurgical apparatus
Hoh et al. Decontamination and sterilization
de Miguel Garcia et al. Equipment Cleaning and Sterilization
Sˇuljagic A Pragmatic Approach to Judicious Selection and Proper Use of Disinfectant and Antiseptic Agents in Healthcare Settings
Milestone 1. 1683 Antonie van Leeuwenhoek (Fig. 1.1) developed the microscope and proved the existence of microorganisms 2. 1847 Ignaz Semmelweis, an Hungarian obstetrician, advocated handwashing and fingernail scrubbing for infection prevention
Verwilghen SURGICAL METHODS SECTION
RU2251435C1 (ru) Дезинфицирующее средство и способ обработки предметов, в том числе медицинского назначения
US20090111895A1 (en) Enhanced dialdehyde disinfectant and sterilization formulations
WO1994028722A1 (en) Sodium hypochlorite based disinfectant and sterilizer for medical-surgical instruments
McDonnell et al. Amsco® V-PRO™ 1: A new low temperature sterilisation system
JP2003073208A (ja) 殺菌剤
Terry Postoperative Cleaning

Legal Events

Date Code Title Description
B03A Publication of an application: publication of a patent application or of a certificate of addition of invention
B06F Objections, documents and/or translations needed after an examination request according art. 34 industrial property law
B07A Technical examination (opinion): publication of technical examination (opinion)
B09B Decision: refusal

Free format text: INDEFIRO O PEDIDO DE ACORDO COM O(S) ARTIGO(S) 8O C/C 11 E 8O C/C 13 DA LPI.

B09B Decision: refusal

Free format text: MANTIDO O INDEFERIMENTO UMA VEZ QUE NAO FOI APRESENTADO RECURSO DENTRO DO PRAZO LEGAL.