BRPI0802688A2 - processo de obtenção de ácido rosmarìnico (ar) e de derivados semi-sintéticos a partir da espécie vegetal origanum vulgare e formulações para o tratamento de diabetes contendo tais substáncias - Google Patents

processo de obtenção de ácido rosmarìnico (ar) e de derivados semi-sintéticos a partir da espécie vegetal origanum vulgare e formulações para o tratamento de diabetes contendo tais substáncias Download PDF

Info

Publication number
BRPI0802688A2
BRPI0802688A2 BRPI0802688-2A BRPI0802688A BRPI0802688A2 BR PI0802688 A2 BRPI0802688 A2 BR PI0802688A2 BR PI0802688 A BRPI0802688 A BR PI0802688A BR PI0802688 A2 BRPI0802688 A2 BR PI0802688A2
Authority
BR
Brazil
Prior art keywords
diabetes
treatment
rosmarinic acid
formulations
water
Prior art date
Application number
BRPI0802688-2A
Other languages
English (en)
Inventor
Wilson Roberto Cunha
Rodrigo Lucarini
Maria Jose Silvino
Marcio Luis Andrade E Silva
Silva Ademar Alves Da Jr
Andrea Carla Celotto
Carlos Henrique Gomes Martins
Original Assignee
Acef S A
Priority date (The priority date is an assumption and is not a legal conclusion. Google has not performed a legal analysis and makes no representation as to the accuracy of the date listed.)
Filing date
Publication date
Application filed by Acef S A filed Critical Acef S A
Priority to BRPI0802688A priority Critical patent/BRPI0802688C1/pt
Priority to US13/000,777 priority patent/US20110166226A1/en
Priority to PCT/BR2009/000183 priority patent/WO2009155676A1/en
Priority to EP09768649A priority patent/EP2303257A4/en
Publication of BRPI0802688A2 publication Critical patent/BRPI0802688A2/pt
Publication of BRPI0802688B1 publication Critical patent/BRPI0802688B1/pt
Publication of BRPI0802688B8 publication Critical patent/BRPI0802688B8/pt
Publication of BRPI0802688C1 publication Critical patent/BRPI0802688C1/pt

Links

Classifications

    • AHUMAN NECESSITIES
    • A61MEDICAL OR VETERINARY SCIENCE; HYGIENE
    • A61KPREPARATIONS FOR MEDICAL, DENTAL OR TOILETRY PURPOSES
    • A61K31/00Medicinal preparations containing organic active ingredients
    • A61K31/21Esters, e.g. nitroglycerine, selenocyanates
    • A61K31/215Esters, e.g. nitroglycerine, selenocyanates of carboxylic acids
    • A61K31/216Esters, e.g. nitroglycerine, selenocyanates of carboxylic acids of acids having aromatic rings, e.g. benactizyne, clofibrate
    • AHUMAN NECESSITIES
    • A61MEDICAL OR VETERINARY SCIENCE; HYGIENE
    • A61PSPECIFIC THERAPEUTIC ACTIVITY OF CHEMICAL COMPOUNDS OR MEDICINAL PREPARATIONS
    • A61P3/00Drugs for disorders of the metabolism
    • A61P3/08Drugs for disorders of the metabolism for glucose homeostasis
    • A61P3/10Drugs for disorders of the metabolism for glucose homeostasis for hyperglycaemia, e.g. antidiabetics

Landscapes

  • Health & Medical Sciences (AREA)
  • Diabetes (AREA)
  • Emergency Medicine (AREA)
  • Chemical & Material Sciences (AREA)
  • Medicinal Chemistry (AREA)
  • Pharmacology & Pharmacy (AREA)
  • Life Sciences & Earth Sciences (AREA)
  • Animal Behavior & Ethology (AREA)
  • General Health & Medical Sciences (AREA)
  • Public Health (AREA)
  • Veterinary Medicine (AREA)
  • Epidemiology (AREA)
  • Endocrinology (AREA)
  • Engineering & Computer Science (AREA)
  • Bioinformatics & Cheminformatics (AREA)
  • Hematology (AREA)
  • Obesity (AREA)
  • Chemical Kinetics & Catalysis (AREA)
  • General Chemical & Material Sciences (AREA)
  • Nuclear Medicine, Radiotherapy & Molecular Imaging (AREA)
  • Organic Chemistry (AREA)
  • Medicines Containing Plant Substances (AREA)
  • Acyclic And Carbocyclic Compounds In Medicinal Compositions (AREA)

Abstract

Processo de obtenção de ácido rosmarunico (AR) e de derivados semi-sintéticos a partir da espécie vegetal Origanum vul gare e formulações para o tratamento de diabetes contendo tais substâncias. O valor científico está nas extraordinárias descobertas sobre as plantas, contribuindo efetivamente para purificar as aplicações empíricas, fazendo com que a fitoterapia se torne digna de maior crédito popular. O diabetes é considerada como uma síndrome quanto a etiologia e patogênese, caracterizada por alterar a homeostase do organismo, por distúrbios metabólicos complexos e primários dos carboidratos, que envolvem secundariamente, porém de forma importante, lipídeos e proteínas. Tem sido constatado que muitas substâncias extraidas de plantas reduzem o nível de glicose no sangue. A grande diversidade de classes químicas indica que uma variedade de mecanismos de ação deve estar envolvida na redução do nível de glicose no sangue. Assim, a presente investigação buscou avaliar a atividade hipoglicemiante da infusão, extrato hidroalcoálico da espécie vegetal Origanum vulgare, bem como dasubstância isolada - ácido rosmarínico frente ratos diabéticos induzidos por aloxana. Apesar dos antidiabéticos orais e a insulina apresentarem efeitos eficazes na terapêutica do diabetes, estes possuem efeitos colaterais que dificultam seu uso, além de seu elevado custo. Portanto, a busca por plantas ou compostos naturais que apresentam atividade hipoglicemiante vem suprir a necessidade com novos compostos ativos, menos tóxicos e possivelmente mais acessíveis à população.

Description

Processo de obtenção de ácido rosmarínico (AR) e de derivados semi-sintéticos apartir da espécie vegetal Origanum vulgare e formulações para o tratamento dediabetes contendo tais substâncias.
Refere-se o presente invento a um processo de obtençãode ácido rosmarínico (AR) e de derivados semi-sintéticos a partir da espécie vegetalOriganum vulgare e a utilização destes no tratamento de diabéticos induzido por aloxana,para uma investigação funcional de sua bioatividade como um hipoglicemiante oral.
Estado da técnica
O diabetes constitui-se em um problema de saúde públicamundial, com altos índices de morbidade e mortalidade prematura, que afeta milhões depessoas em países de todos os níveis de desenvolvimento.
Estima-se que existam mais de 150 milhões de pessoascom diabetes no mundo, sendo que projeções da Organização Mundial da Saúde (OMS)para 2025 esse número possa chegar a 300 milhões.
Nos Estados Unidos, a doença atinge cerca de 16 milhõesde americanos, aproximadamente 2 a 4% da população, com mais de 700.000 novoscasos diagnosticados todos os anos. Neste país, o diabetes é a terceira causa demortalidade e morbidade, com uma média de 40.000 mortes e de 20.000 amputações porano. Estima-se que mais de 100 bilhões de dólares são gastos, anualmente, pelogoverno americano no tratamento do diabetes e de suas complicações.
O Brasil apresenta uma prevalência de indivíduos diabéticossemelhante aos países mais desenvolvidos, com o agravante de que 46% dos enfermosnão são diagnosticados precocemente e 22% não possuem qualquer tipo de tratamento.
O diabetes é uma síndrome metabólica hereditária deetiologia múltipla, caracterizada por um estado de hiperglicemia persistente, o qualresulta de uma deficiência na produção de insulina ou da resistência dos tecidos à açãodeste hormônio. Foi evidenciado que fatores ambientais estimulam a expressão gênicade forma variável, o que justifica as diferentes faixas etárias de manifestação dasintomatologia da doença. A interação de tais fatores parece também estar envolvida napotencialização da expressão patológica da doença.
A insulina é um hormônio polipeptídico produzido pelascélulas β das ilhotas de Langerhans no pâncreas. Sua principal função é controlar ometabolismo intermediário, exercendo ações sobre o fígado, músculo e tecido adiposo. Oefeito global da insulina consiste em conservar os combustíveis energéticos ao facilitar acaptação, utilização e o armazenamento da glicose, dos lipídios e das proteínas. Apesardo conhecimento das várias complicações que os indivíduos diabéticos apresentam,pouco se sabe sobre a etiologia dessa doença e isto se deve a vários fatores tais como: aidade com que a doença manifesta-se e a incidência nos diferentes grupos étnicos.Contudo, várias tentativas têm sido realizadas para elucidar como, quando, porque equais os efeitos deletérios nos sistemas orgânicos e se esses podem ser revertidosatravés de tratamentos ou dietas.
Os principais grupos de agentes hipoglicemiantes quereduzem a glicemia são as sulfoniluréias, as biguanidas e os inibidores como a a-glicosidase. As sulfoniluréias exercem a principal ação sobre as células β estimulando asecreção de insulina e reduzindo assim a concentração plasmática de glicose. Mas paraexercerem esta função exigem a presença de células β funcionais. É indicado parapacientes magros que possuem deficiência de insulina em maior grau. Seus efeitoscolaterais são hipoglicemia e ganho de peso corporal.
Os principais fármacos encontrados no mercado são:tolbutamide, glibenclamida, clorpropamida. O grupo das biguanidas não necessita dascélulas β funcionais. Sua ação é complexa e ainda não foi totalmente esclarecida. Sabe-se que elas aumentam a sensibilidade à insulina, reduzem a absorção intestinal deglicose, diminuem a gliconeogênese e aumentam a captação de glicose pelos tecidosperiféricos. O principal efeito indesejável consiste em distúrbio gastrintestinal transitório.Os inibidores da α-glicosidase intestinal atuam no retardamento da absorção decarboidratos, reduzindo o aumento pós-prandial da glicemia. Os efeitos colaterais maiscomuns são flatulência, fezes moles, diarréias, dores e distensões abdominais. Tanto asbiguanidas como os inibidores da α-glicosidase intestinal são indicados para pacientescom diabetes do tipo 2 que são obesos e não respondem ao tratamento apenas com adieta.
Vários processos patogênicos estão envolvidos nodesenvolvimento do diabetes e suas complicações. Como conseqüência da hiperglicemiae dos distúrbios que esta condição ocasiona no metabolismo de carboidratos, proteínas elipídeos a maioria dos pacientes com diabetes manifesta a curto-prazo quadro deglicosúria, cetose e cetonúria, polifagia, polidipsia e poliúria. Estes sintomas freqüentesna população diabética são conhecidos como clássicos na história da doença. Noentanto, a ausência dos mesmos é comum em muitos pacientes com diabetes e nãodescarta a possibilidade de que exista um grau de hiperglicemia suficiente para causaralterações funcionais ou patológicas antes que o diagnóstico seja estabelecido.
No entanto conseqüências do diabetes a longo-prazoincluem disfunção e falência de vários órgãos, especialmente rins, olhos, nervos, coraçãoe vasos sangüíneos. Entre estas, o desenvolvimento de doenças cardiovasculares têmsido considerado a principal causa da redução da sobrevida e da mortalidade dospacientes diabéticos.
A terapia convencional do diabetes, realizada comaplicações repetidas de insulina, dieta e o freqüente monitoramento dos níveis de glicoseno sangue e na urina, restaura consideravelmente o controle metabólico, porém métodosalternativos, empregando produtos de origem natural vêm sendo investigados.
A busca por alívio e cura de doenças pela ingestão de ervase folhas talvez tenha sido uma das primeiras formas de utilização dos produtos naturais.A história do desenvolvimento das civilizações oriental e ocidental é rica em exemplos dautilização de recursos naturais na medicina. O profundo conhecimento do arsenalquímico da natureza, pelos povos primitivos e pelos indígenas pode ser considerado fatorfundamental para descobrimento de substâncias tóxicas e medicamentosas ao longo dotempo. A bioprospecção de novos princípios ativos a partir de plantas superiores paraserem utilizados como protótipos no desenvolvimento de novos medicamentos tem sidouma prática constante dos pesquisadores nas últimas décadas.
O Origanuri vulgare (orégano) é uma planta conhecida peloseu valor medicinal, sendo aceita oficialmente em inúmeros países. Suas flores e folhassão usadas extensivamente em homeopatia. Seu óleo essencial é usado na tradicionalmedicina indiana como um aroma estimulador e fortificante. Entretanto, tem uso limitadoem perfumaria e cosméticos.
Embora os antigos agrupassem espécies diferentes sobesse mesmo nome, o orégano é considerado uma planta aromática essencial para o usomédico e culinário desde a antigüidade. Teofrasto, Aristóteles e Hipócrates elogiavamsua ação benéfica nas doenças respiratórias, úlceras, queimaduras e digestão fraca.
A literatura etnofarmacológica atribui a esta plantapropriedades do sistema nervoso, forte ação analgésica, espasmolítica, sudorífera,estimulante da digestão, da atividade uterina, bem como expectorante brando.
O óleo essencial do orégano possui um amplo espectro invivo e in vitro, como potencial antimicrobiano, antifúngico, inseticida, antioxidante e comatividade anticarcinogênica. Sendo os maiores constituintes responsáveis por tais açõesbiológicas os monoterpenos fenólicos. Estudos evidenciaram a atividade antioxidante eação antiinflamatória do extrato preparado com orégano. Geralmente as substânciasbiologicamente ativas extraídas das plantas são os chamados metabólitos secundários,os quais desempenham papel importante no mecanismo de defesa química e que ganhadestaque na presente investigação é o ácido rosmarínico um dos componentesmajoritários presente na espécie Origanum vulgare.
O ácido rosmarínico é um metabólito secundário, ligado aum grupo de substâncias ésteres e heterosídeos de ácidos fenólicos e do ácido cinâmico.Estas substâncias apresentam ampla distribuição no reino vegetal, sendo encontradas naforma de ésteres, glicosídeos e amidas. Nesse grupo destacam-se os derivados do ácidocaféico. Este metabólito secundário é comumente encontrado nas famílias Lamiaceae eBoraginaceae.O ácido rosmarínico é um éster do ácido caféico e do ácidoláctico (3,4 diidroxifenil), sendo isolado pela primeira vez da espécie Rosmarinusofficinalis por dois químicos italianos. Várias atividades biológicas vêm sendo descritaspara o ácido rosmarínico, sendo as principais: antimicrobiana, antiviral e antioxidante.Além de apresentar ações contra reumatismo, ação antiinflamatória, açãoanticarcinogênica, ação antialérgica, antioxidantes, antiinflamatórios, antiveneno(antídoto), antidepressivo e supressor. Em estudos recentes, ressalta o ácido rosmarínicocom propriedade de ação anti-HIV. No entanto, na literatura científica não há nenhumrelato que relaciona a atividade hipoglicemiante do ácido rosmarínico, fato este quemotivou a investigação sobre o seu potencial como um hipoglicemiante.
Muitas espécies de plantas têm sido usadasetnofarmacologicamente ou experimentalmente para tratar dos sintomas do diabetes(Oliveira, 1989; Ivorra et ai, 1989; Rahman, Zaman, 1989; Handa, Chawla, 1989; Neefefai, 1995; Johns, Chapman, 1995; Marles1 Farnsworth1 1995; Ernst, 1997; Pereira, 1997;Kar et ai, 1999, 2003; Lamba et a/., 2000; Novaes et ai, 2001; Mccune1 Jonhns1 2002;Said et ai, 2002; Volpato et ai, 2002; Grover et ai, 2002b; Syem et ai, 2002; Huo et ai,2003; Elder1 2004; Saxena1 Vikram1 2004). Estas plantas representam mais de 725gêneros em 183 famílias, estendendo-se fisiologicamente das algas marinhas e fungospara plantas. A distância filogenética entre este grupo de famílias é forte indicação danatureza variada de seus constituintes ativos. A maioria das plantas que são utilizadascomo antidiabéticas ao serem avaliadas farmacologicamente demonstraram ter atividadehipoglicemiante e possuir constituintes químicos que podem ser utilizados como modelospara novos agentes hipoglicemiantes. Entretanto, as análises posteriores revelaramgrande variedade de mecanismos de ação que podem levar ao efeito hipoglicemiante.
O mecanismo de ação pelos quais as plantas diminuem ataxa de glicose do sangue pode ser atribuído aos seguintes fatores: aumento da liberaçãode insulina através da estimulação das células β-pancreáticas; resistência aos hormôniosque aumentam a taxa de glicose; aumento do número e da sensibilidade do sítio receptorde insulina; diminuição da perda de glicogênio; aumento do consumo de glicose nostecidos e órgãos; eliminação de radicais livres; resistência à peroxidação de lipideos;correção da desordem metabólica causada em lipideos e proteínas e estímulo aoaumento da microcirculação do sangue no organismo. Embora diversas drogas sejamutilizadas para controlar o diabetes, o controle glicêmico perfeito é raramente atingido.Então, novas alternativas de terapêutica mais seguras e mais eficientes é de extremaimportância para superar os problemas hoje existentes.
Neste contexto, esta investigação teve como objetivo aavaliação da atividade hipoglicemiante da infusão, extrato hidroalcólico de Origanumvulgare, bem como da substância isolada - ácido rosmarínico (AR) em ratos diabéticosinduzido por aloxana e a investigação de sua bioatividade. Ao final do experimento,obteve-se dados importantes, que possam vir a fornecer subsídios para a realização deterapias convencionais e alternativas do diabetes, incluindo o desenvolvimento de umhipoglicemiante oral.
Descrição Resumida da Invenção
A invenção caracteriza-se pelo processo de obtenção eutilização da infusão, extrato bruto hidroalcoólico da espécie vegetal Origanum vulgare,substância isolada - ácido rosmarínico (AR) e de seus derivados semi-sintéticos.
O extrato bruto, a infusão e principalmente a substânciaisolada, o ácido rosmarínico (AR), possuem a propriedade de reduzir o nível glicêmicoplasmático de ratos diabéticos e não reduzir o nível glicêmico em ratos normais. Deacordo com o modelo experimental utilizado, os resultados indicam uma aplicação do usoda substância AR e/ou extratos de O. vulgare no tratamento de diabetes do tipo 1 e 2.
Atualmente com o grande índice de portadores de diabetesa busca por alternativas eficientes, com poucos efeitos colaterais e baixo custo é umarealidade ainda distante. No entanto, o reino vegetal vem mostrando um enormepotencial como alternativa para tratamento desta patologia, principalmente do tipo 2.Descrição dos Desenhos
A presente invenção será melhor entendida, à luz dasfiguras em anexo, dadas a título meramente exemplificativo, mas não limitativo, nasquais:
- Figura 1 - Fluxograma geral do procedimento de obtençãodos extratos brutos hidroalcoólico de O vulgare\
- Figura 2 - FIuxograma geral do procedimento de extraçãodo ácido de O. vulgare;
- Figura 3 - Fluxograma geral do procedimento de induçãoexperimental de diabetes por aloxana tratamento do modelo experimental;
- Figura 4 - Gráfico da variação dos níveis plasmáticos daglicemia (mg/dL), observados nos diferentes grupos experimentais: Controle Diabético(CD), Diabético Tratado com extrato hidrolacoólico (DTE, 250 mg/Kg, v.o.) e ControleNormoglicêmico (CN);
- Figura 5 - Gráfico da variação dos níveis plasmáticos daglicemia (mg/dL), observados nos diferentes grupos experimentais: Controle Diabético(CD), Diabético Tratado com Ácido Rosmarínico (DTAR, 25 mg/kg, v.o.) e ControleNormoglicêmico (CN);
- Figura 6 - Gráfico da variação dos níveis plasmáticos daglicemia (mg/dL), observados nos diferentes grupos experimentais: Controle Diabético(CD), Diabético Tratado com infusão (DTC, 55 mL/rato, v.o.) e Controle Normoglicêmico(CN);
- Figura 7 - Gráfico da variação dos níveis plasmáticos daglicemia (mg/dL), observados nos diferentes grupos experimentais: Controle Diabético(CD), Diabético Tratado com infusão (DTC, 55 mL/rato, v.o.), Diabético Tratado comExtrato hidroalcoólico (DTE, 250 mg/kg, v.o.) e Diabético Tratado com Ácido Rosmarinico(DTAR, 25 mg/kg, v.o.), e
- Figura 8 - Gráfico da variação dos níveis plasmáticos daglicemia (mg/dL), observados nos diferentes grupos experimentais: Diabético Tratadocom extrato hidroalcoólico (DTE, 250 mg/kg, v.o.), Diabético Tratado com ÁcidoRosmarínico (DTAR, 25 mg/kg, v.o.), Diabético Tratado com fármaco do mercado(Clorpropamida, 40 mg/kg), Controle Diabético (CD) e Controle Normoglicêmico (CN).
Descrição detalhada da invenção
Conforme pode ser observado através das figuras, o extratofoi preparado a partir das folhas e ramos de O.vulgare. O vegetal foi seco e estabilizadoem estufa de ar circulante com temperatura aproximada de 40°C. Em seguida, foitriturado até a forma de pó em moinho de facas. O pó resultante do vegetal passou peloprocesso de extração exaustiva por mâceração com etanol/água (95:5 v/v) à temperaturaambiente. Foram realizadas três extrações sucessivas com intervalo de uma semanaentre elas. Todo o material resultante do processo de maceração foi filtrado econcentrado sob pressão reduzida à temperatura de 60°C utilizando-se um evaporadorrotativo até a eliminação completa do solvente. O extrato vegetal seco foi acondicionadoem frasco âmbar com tampa e mantidos em geladeira até o momento da realização dosensaios.
Para o preparo da infusão utilizou-se 20g de folhas deO.vulgare para 1 litro de água a 100°C. A água fervente foi despejada sobre as folhas, orecipiente foi tampado, permanecendo assim por 30 minutos de forma que as substânciasativas das folhas fossem extraídas. Após este período, a infusão foi filtrada em filtro depapel, e então fornecida aos animais, sendo preparada todos os dias do tratamento.
Para o isolamento do ácido de rosmarínico (AR) utilizou-se200g de pó das folhas do vegetal O.vulgare. Este foi submetido a processo de extraçãopor maceração (temperatura ambiente) durante sete dias utilizando água/ácido acético(Merck) (85:15 v/v). O produto da maceração foi filtrado e o pH ajustado para 10,adicionando-se uma solução de hidróxido de cálcio. Formou-se então, um precipitado quefoi identificado através da comparação padrão autêntico ser o AR (Figura 2/ Tanaka et al,2001). A identificação final foi realizada por Ressonância Magnética Nuclear deHidrogênio e Carbono. (RMN -1He 13C) do composto.
Embora vários modelos experimentais de promoção dediabetes estejam disponíveis, o mais freqüentemente utilizado é a indução de diabetesquímico pela administração de agentes tóxicos como a Aloxana em roedores.
A atividade diabetogênica da Aloxana foi notada inicialmentepor DUNN et ai (1943), quando estudava os efeitos do ácido úrico e seus derivados naprodução da lesão renal em coelhos. A Aloxana é um agente citotóxico beta pancreático,e tem contribuído para a maioria das informações pertinentes ao diabetes humano. Adroga diabetogênica provoca resposta trifásica nos níveis glicêmicos durante as primeirashoras de sua administração e, em 24 horas, estabelece diabetes permanente.
Sendo assim, optou-se por este método químico desupressão endócrina do pâncreas, o qual exibe todos os eventos bioquímicos, hormonaise morfológicos que ocorrem durante e após a indução do estado diabetogênico. Aaloxana é um agente químico, com citotoxicidade específica para as células beta, maisestudados.
A indução de diabetes nos animais foi realizada medianteutilização de aloxana. Os animais permaneceram em jejum durante 24 horas antes dereceberam injeções de aloxana, para que os animais fiquem mais susceptíveis aodiabetes. Após um estudo piloto a dose de aloxana utilizada foi de 40mg/kg injetado porvia intravenosa na veia caudal. A aloxana foi diluída em citrato de sódio 0,05M pH 4,5 e ovolume injetado foi de 50μΙ. Durante as quatro horas após a injeção os animaisreceberam solução de glicose 5% via oral (ac/ Iibidum) para prevenir convulsões e morte,o que é comum na hipoglicemia. Nos dois primeiros dias após a indução de diabetes, osanimais receberam uma injeção de insulina (100 μΙ — diluída 1/10) a cada 24hs viasubcutânea (Figura 3). Esse procedimento garante a sobrevivência dos animais durante afase aguda da doença viabilizando o estudo. No quinto dia após a injeção de aloxana aglicemia dos animais foi avaliada e somente foram utilizados no estudo os animais queapresentaram glicemia superior ou igual a 250 mg/dl.
Para utilização nos animais, foram empregadas dosescorrespondentes, considerando-se a massa corpórea dos animais, a qual eqüivaleaproximadamente a 250mg/kg de extrato hidroalcólico, 55 mL da infusão/rato e 25mg/ kgde AR . Os animais receberam o tratamento por via oral (v.o.), sendo mantidos duranteum período de 40 dias. Sendo os 15 primeiros dias avaliados recebendo o tratamento eos dias subseqüentes sem tratamento, para que possivelmente avaliasse o potencial demanter o nível glicêmico. Os resultados obtidos estão representados nos gráficos dasfiguras 4 a 7.
Conforme pode ser observado na figura 4, os níveisglicêmicos foram monitorados durante 15 dias alternados. Após os 15 dias, o tratamentofoi suspenso (ST) e avaliou-se durante 5, 10,15 e 40 dias. Os dados representam amédia ± EPM1 P<0,0001, quando comparado com a resposta obtida para os grupos DTEversus OD e CD versus CN (Anova seguido do teste de Turkey - Kramer).Na figura 5, os níveis glicêmicos foram monitorados durante15 dias alternados. Após os 15 dias, o tratamento foi suspenso (ST) e avaliou-se durante5, 10,15 e 40 dias. Os dados representam a média ± EPM1 P<0,0001, quando comparadocom a resposta obtida para os grupos DTAR versus CD e CD versus CN (Anova seguidodo teste de Turkey - Kramer).
Na figura 6, os níveis glicêmicos foram monitorados durante15 dias alternados. Após os 15 dias, o tratamento foi suspenso (ST) e avaliou-se durante5, 10,15 e 40 dias. Os dados representam a média ± EPM1 P<0,0001, quando comparadocom a resposta obtida para os grupos DTC versus CD e CD versus CN (Anova seguidodo teste de Turkey - Kramer).
Na figura 7, os níveis glicêmicos foram monitorados durante15 dias alternados. Após os 15 dias, o tratamento foi suspenso (ST) e avaliou-se durante5, 10,15 e 40 dias. Os dados representam a média ± EPM, P<0,0001, quando comparadocom a resposta obtida para os grupos tratados versus CD. (Anova seguido do teste deTurkey - Kramer).
Na figura 8, os níveis glicêmicos foram monitorados após60, 120 e 240 minutos. Os dados representam a média ± EPM, P<0,0001, quandocomparado com a resposta obtida para os grupos tratados (DTE, DTAR1 DTDM) econtrole (CD e CN) - Anova seguido do teste de Turkey - Kramer.
O ácido rosmarínico (Esquema 1 - estrutura química 1) foi ocomposto ativo que apresentou melhores resultados (gráfico da figura 5), além dediminuir, manteve o nível glicêmico até o final do experimento. No entanto, acredita-seque seus derivados semi-sintéticos (Esquema 1 - estruturas químicas 2, 3 e 4)apresentem-se também potencialmente ativos como hipoglicemiantes. No experimentoonde se monitorou a glicemia por 4 h, utilizando clorpropamida como controle positivo,verificou-se a efetividade da substância isolada ácido rormarínico (gráfico da figura 8). Natabela 1 estão elencados todos os resultados dos gráficos das figuras 4-7.
<figure>figure see original document page 9</figure>Esquema 1 - Estruturas do ácido rosmarínico (1) e semi-sintéticos (2, 3 e 4).
Os resultados obtidos podem ser observados na tabelaabaixo:
TABELA 1 - Resultados da atividade hipoglicemiante em ratos diabéticos induzidos pelaaloxana, tratados com infusão, extrato da espécie vegetal O.vulgare e substância isolada-AR
<table>table see original document page 10</column></row><table>
*AR - ácido rosmarínico; **ST - sem tratamento
Não há no mercado medicamentos, sejam eles fitoterápicosou não, que sejam eficientes em diminuir ó nível glicêmico e mantê-lo. Assim, osprodutos da presente invenção propiciarão o desenvolvimento de um hipoglicemiante oralinédito.

Claims (7)

1. Processo de obtenção de extratos, infusões e substânciaisolada - ácido rosmarínico e derivados semi-sintéticos de espécies de Origanum vulgareno tratamento do diabetes em animais e seres humanos caracterizado pelo fato decompreender as seguintes etapas:a) secagem das partes aéreas, folhas e ramos de espécies de Origanum em estufa de arquente é circulante a 40°C,b) moagem do material seco em moinho de facas,c) extração do material vegetal por: infusão em água, maceração em etano/água (95:5v/v) e solução água/ácido acético (85:15 v/v),d) liofilização do extrato aquoso,e) tratamento da solução água/ácido acético (85:15 v/v) com hidróxido de cálcio paraprecipitação do ácido rosmarínico (AR) ef) purificação do ácido rosmarínico através de coluna cromatográfica utilizando sílica gelcomo fase estacionária.
2. Formulações para o tratamento dó diabetescaracterizadas por conterem ácido rosmarínico obtido a partir do processo dareivindicação 1.
3. Formulações para o tratamento do diabetes, de acordocom a reivindicação 2, caracterizadas por conterem derivados semi-sintéticos do ácidorosmarínico obtido a partir do processo da reivindicação 1.
4. Utilização do extrato hidroalcoólico obtido pelo processoda reivindicação 1, caracterizado por ser na forma bruta, em tratamentos de períodovariável, para os quais são utilizadas doses diárias dos extratos, que correspondem a 250mg/kg.
5. Utilização do extrato obtido por infusão obtido peloprocesso da reivindicação 1, e rico no principio ativo (AR) caracterizado por ser emdoses que correspondam 55 mL de infusão diária/por rato, extrato obtido por maceraçãoetanol/água (95:5) nas doses de 250 mg/Kg.
6. Utilização da substância isolada ácido rosmarínicocaracterizado por ser em doses que correspondam a 25 mg/kg.
7. Ácido rosmarínico obtido pelo processo da reivindicação 1, caracterizado por ser utilizado em formulações para o tratamento do diabetes, comoum hipoglicemiante oral.
BRPI0802688A 2008-06-25 2008-06-25 processo de obtenção de extrato rico em ácido rosmarínico (ar) obtido da espécie vegetal origanum vulgare e uso do extrato obtido BRPI0802688C1 (pt)

Priority Applications (4)

Application Number Priority Date Filing Date Title
BRPI0802688A BRPI0802688C1 (pt) 2008-06-25 2008-06-25 processo de obtenção de extrato rico em ácido rosmarínico (ar) obtido da espécie vegetal origanum vulgare e uso do extrato obtido
US13/000,777 US20110166226A1 (en) 2008-06-25 2009-06-25 Process for obtaining an extract rich in rosmarinic acid (ra) from the plant origanum vulgare and its use for the treatment of diabetes
PCT/BR2009/000183 WO2009155676A1 (en) 2008-06-25 2009-06-25 Rosmarinic acid from origanum vulgare for treatment of diabetes
EP09768649A EP2303257A4 (en) 2008-06-25 2009-06-25 ROSMARINIC ACID FROM ORIGANUM VULGARE FOR THE TREATMENT OF DIABETES

Applications Claiming Priority (1)

Application Number Priority Date Filing Date Title
BRPI0802688A BRPI0802688C1 (pt) 2008-06-25 2008-06-25 processo de obtenção de extrato rico em ácido rosmarínico (ar) obtido da espécie vegetal origanum vulgare e uso do extrato obtido

Publications (4)

Publication Number Publication Date
BRPI0802688A2 true BRPI0802688A2 (pt) 2011-03-22
BRPI0802688B1 BRPI0802688B1 (pt) 2020-06-02
BRPI0802688B8 BRPI0802688B8 (pt) 2020-06-23
BRPI0802688C1 BRPI0802688C1 (pt) 2021-05-25

Family

ID=41443927

Family Applications (1)

Application Number Title Priority Date Filing Date
BRPI0802688A BRPI0802688C1 (pt) 2008-06-25 2008-06-25 processo de obtenção de extrato rico em ácido rosmarínico (ar) obtido da espécie vegetal origanum vulgare e uso do extrato obtido

Country Status (4)

Country Link
US (1) US20110166226A1 (pt)
EP (1) EP2303257A4 (pt)
BR (1) BRPI0802688C1 (pt)
WO (1) WO2009155676A1 (pt)

Families Citing this family (5)

* Cited by examiner, † Cited by third party
Publication number Priority date Publication date Assignee Title
FR2951085B1 (fr) * 2009-10-09 2012-05-18 Inst Substances Vegetales Utilisation de composes phenoliques pour la deglycation des proteines
WO2011153209A2 (en) * 2010-06-01 2011-12-08 Cornell University Cd36 inhibition to control obesity and insulin sensitivity
CA3037331A1 (en) * 2018-03-20 2019-09-20 Power Seed Comercio E Representacoes Ltda Compositions comprising acai berry seed extract, method of preparing the same and use thereof for treating metabolic syndrome
WO2019224393A1 (en) * 2018-05-25 2019-11-28 University Of Copenhagen Fenofibrate for reducing hypoglycemia in type 1 diabetes/lada
CN111574376B (zh) * 2020-06-11 2023-03-24 湖南绿蔓生物科技股份有限公司 一种牛至的综合提取方法

Family Cites Families (5)

* Cited by examiner, † Cited by third party
Publication number Priority date Publication date Assignee Title
JP3827948B2 (ja) * 1998-05-16 2006-09-27 モガン バイオテクノロジー リサーチ インスティチュート ロスマリン酸及びその誘導体の免疫抑制剤及びsh2−仲介プロセスの阻害剤としての用途
JP2005053891A (ja) * 2003-07-18 2005-03-03 Seresu Corporation:Kk リパーゼ阻害剤
JP4581064B2 (ja) * 2003-11-07 2010-11-17 独立行政法人産業技術総合研究所 インスリン分泌促進剤
JP2006151838A (ja) * 2004-11-26 2006-06-15 Seresu Corporation:Kk 糖質消化酵素阻害剤
JP2006273741A (ja) * 2005-03-29 2006-10-12 Meiji Seika Kaisha Ltd PPARγリガンド活性を有する組成物

Also Published As

Publication number Publication date
BRPI0802688C1 (pt) 2021-05-25
EP2303257A4 (en) 2011-07-20
US20110166226A1 (en) 2011-07-07
BRPI0802688B1 (pt) 2020-06-02
BRPI0802688B8 (pt) 2020-06-23
WO2009155676A1 (en) 2009-12-30
EP2303257A1 (en) 2011-04-06

Similar Documents

Publication Publication Date Title
Jouad et al. Hypoglycaemic effect of Rubus fructicosis L. and Globularia alypum L. in normal and streptozotocin-induced diabetic rats
BRPI0822169A2 (pt) uma composição e um processo da mesma
Naim et al. Comparative study of antidiabetic activity of hexane-extract of lemon peel (Limon citrus) and glimepiride in alloxan-induced diabetic rats
Sheikh et al. Hypoglycemic, anti-inflammatory and analgesic activity of Peperomia pellucida (L.) HBK (piperaceae)
WO2005117922A1 (fr) Utilisation d&#39;une plante du genre ampelopsis et d&#39;extraits de cette plante pour la fabrication d&#39;un medicament et d&#39;un aliment fonctionnel
CN104587087A (zh) 一种治疗心脑血管疾病的药物组合物
BRPI0802688A2 (pt) processo de obtenção de ácido rosmarìnico (ar) e de derivados semi-sintéticos a partir da espécie vegetal origanum vulgare e formulações para o tratamento de diabetes contendo tais substáncias
El-Hilaly et al. Acute hypoglycemic, hypocholesterolemic and hypotriglyceridemic effects of continuous intravenous infusion of a lyophilised aqueous extract of Ajuga iva L. Schreber whole plant in streptozotocin-induced diabetic rats
CN1985917B (zh) 用于降血糖、降血脂、控制糖尿病并发症的组合物
CN105012826A (zh) 一种益智叶提取物及其制备方法、应用
JP2021512997A (ja) 分離された防風多糖及びその用途
US20140127333A1 (en) Preparation, process and a regenerative method and technique for prevention, treatment and glycemic control of diabetes mellitus
CN101147749A (zh) 治疗糖尿病的白背三七药物制剂
WO2013138964A1 (zh) 异瑞香新素化合物在制备抗糖尿病药物中的应用
Su et al. DMC (2′, 4′‐dihydroxy‐6′‐methoxy‐3′, 5′‐dimethylchalcone) enhances exercise tolerance via the AMPK‐SIRT1‐PGC‐1α pathway in mice fed a high‐fat diet
Sudipta et al. Evaluation of antidiabetic activity and histological study of Cyperus kyllinga Endl. roots
KR100653460B1 (ko) 뽕잎 추출물과 호로파 추출물을 함유한 항당뇨 조성물
RU2171113C1 (ru) Эликсир, обладающий общеукрепляющим и адаптогенным действием
Long et al. Hypoglycemic and lipid-lowering effects of extracted from the aerial part of Urtica cannabina L. on alloxan-induced hypergl-ycemic mice
CN103721074B (zh) 一种药物组合物及其制备方法和用途
Ahmad et al. Effect of Artemisia herb on induced hyperglycemia in wistar rats
Samuel et al. Antidiabetic activity of Tephrosia tinctoria in alloxan induced diabetic rats: A preliminary study
CN108078973A (zh) 4-羟基异亮氨酸的新用途
CN114736182B (zh) 一种抗心肌缺血再灌注损伤的化合物和傣药组合物及其应用
Imran et al. Crocin: A Mechanistic Treatise

Legal Events

Date Code Title Description
B03A Publication of a patent application or of a certificate of addition of invention [chapter 3.1 patent gazette]
B06F Objections, documents and/or translations needed after an examination request according [chapter 6.6 patent gazette]
B07D Technical examination (opinion) related to article 229 of industrial property law [chapter 7.4 patent gazette]

Free format text: DE ACORDO COM O ARTIGO 229-C DA LEI NO 10196/2001, QUE MODIFICOU A LEI NO 9279/96, A CONCESSAO DA PATENTE ESTA CONDICIONADA A ANUENCIA PREVIA DA ANVISA. CONSIDERANDO A APROVACAO DOS TERMOS DO PARECER NO 337/PGF/EA/2010, BEM COMO A PORTARIA INTERMINISTERIAL NO 1065 DE 24/05/2012, ENCAMINHA-SE O PRESENTE PEDIDO PARA AS PROVIDENCIAS CABIVEIS.

B07E Notification of approval relating to section 229 industrial property law [chapter 7.5 patent gazette]

Free format text: NOTIFICACAO DE ANUENCIA RELACIONADA COM O ART 229 DA LPI

B06V Preliminary requirement: patent application procedure suspended [chapter 6.22 patent gazette]
B09A Decision: intention to grant [chapter 9.1 patent gazette]
B16A Patent or certificate of addition of invention granted [chapter 16.1 patent gazette]

Free format text: PRAZO DE VALIDADE: 10 (DEZ) ANOS CONTADOS A PARTIR DE 02/06/2020, OBSERVADAS AS CONDICOES LEGAIS.

B16C Correction of notification of the grant [chapter 16.3 patent gazette]

Free format text: REF. RPI 2578 DE 02/06/2020 QUANTO AO TITULO E AO INVENTOR.

B16C Correction of notification of the grant [chapter 16.3 patent gazette]

Free format text: PRAZO DE VALIDADE: 20 (VINTE) ANOS CONTADOS A PARTIR DE 25/06/2008 OBSERVADAS AS CONDICOES LEGAIS. PATENTE CONCEDIDA CONFORME ADI 5.529/DF