BRPI0721015B1 - aparelho de estação base - Google Patents

aparelho de estação base Download PDF

Info

Publication number
BRPI0721015B1
BRPI0721015B1 BRPI0721015A BRPI0721015A BRPI0721015B1 BR PI0721015 B1 BRPI0721015 B1 BR PI0721015B1 BR PI0721015 A BRPI0721015 A BR PI0721015A BR PI0721015 A BRPI0721015 A BR PI0721015A BR PI0721015 B1 BRPI0721015 B1 BR PI0721015B1
Authority
BR
Brazil
Prior art keywords
mobile stations
mobile
base station
data
communications
Prior art date
Application number
BRPI0721015A
Other languages
English (en)
Inventor
Ishii Hiroyuki
Nakamura Takehiro
Original Assignee
Ntt Docomo Inc
Priority date (The priority date is an assumption and is not a legal conclusion. Google has not performed a legal analysis and makes no representation as to the accuracy of the date listed.)
Filing date
Publication date
Application filed by Ntt Docomo Inc filed Critical Ntt Docomo Inc
Publication of BRPI0721015A2 publication Critical patent/BRPI0721015A2/pt
Publication of BRPI0721015B1 publication Critical patent/BRPI0721015B1/pt

Links

Classifications

    • HELECTRICITY
    • H04ELECTRIC COMMUNICATION TECHNIQUE
    • H04WWIRELESS COMMUNICATION NETWORKS
    • H04W24/00Supervisory, monitoring or testing arrangements
    • H04W24/02Arrangements for optimising operational condition
    • HELECTRICITY
    • H04ELECTRIC COMMUNICATION TECHNIQUE
    • H04WWIRELESS COMMUNICATION NETWORKS
    • H04W28/00Network traffic management; Network resource management
    • H04W28/16Central resource management; Negotiation of resources or communication parameters, e.g. negotiating bandwidth or QoS [Quality of Service]
    • HELECTRICITY
    • H04ELECTRIC COMMUNICATION TECHNIQUE
    • H04WWIRELESS COMMUNICATION NETWORKS
    • H04W48/00Access restriction; Network selection; Access point selection
    • H04W48/02Access restriction performed under specific conditions

Landscapes

  • Engineering & Computer Science (AREA)
  • Computer Networks & Wireless Communication (AREA)
  • Signal Processing (AREA)
  • Quality & Reliability (AREA)
  • Computer Security & Cryptography (AREA)
  • Mobile Radio Communication Systems (AREA)

Abstract

aparelho de estação base a presente invenção refere-se ao aparelho de estação base que calcula o número das estações móveis associadas a uma quantidade de consumo de recursos de rádio, e executa controle de admissão de chamada de acordo com o número da estação móvel. o aparelho de estação base inclui uma seção de cálculo que calcula o número das estações móveis tendo dados a ser transmitidos em um armazenamento temporário de transmissão, e uma seção de admissão de chamada que executa admissão de nova chamada de acordo com o número das estações móveis.

Description

Relatório Descritivo da Patente de Invenção para APARELHO DE ESTAÇÃO BASE.
Campo Técnico [001] A presente invenção refere-se a um sistema de Evolução de Longo Prazo (LTE), e especificamente a um aparelho de estação base e um método de controle de comunicações.
Técnica Anterior [002] Um método de comunicações como um sucessor do WCDMA e HSDPA, isto é, Evolução de Longo Prazo (LTE) tem sido considerado por uma organização de normalização W-CDMA 3GPP. Como um método de acesso via rádio, Multiplexação por Divisão de Frequências Ortogonais (OFDM) está sob consideração para enlace de descida e Acesso Múltiplo por Divisão de Frequências de Portadora Única (SC-FDMA) está sob consideração para enlace de subida (ver a Publicação não-patenteada 1, por exemplo).
[003] Em OFDM, uma banda de frequência é dividida em várias bandas de frequência estreitas (subportadoras) e dados são colocados nas respectivas bandas de frequência divididas para executar transmissão. As subportadoras são arranjadas densamente em uma direção de frequência, permitindo que as subportadoras sejam parcialmente sobrepostas sem causar interferência, realizando assim transmissão de alta velocidade e aperfeiçoando eficiência de uso de frequência.
[004] Em SC-FDMA, uma banda de frequência é dividida em várias bandas estreitas e diferentes bandas estreitas são usadas por diferentes dispositivos terminais, de maneira que interferência entre os terminais de usuário pode ser reduzida. De acordo com o SC-FDMA, o qual é caracterizado pelo fato de que variações na potência elétrica de transmissão são reduzidas, uma grande área de cobertura e baixo consumo de energia podem ser concretizados.
[005] Um sistema de comunicações móveis utiliza recursos de
Petição 870190090136, de 11/09/2019, pág. 4/85
2/76 rádio indefinidos (frequência, potência) para executar comunicações, e existe um limite superior de capacidade de comunicações. Portanto, o número de estações móveis em uma célula tem que ser limitado dependendo da capacidade de comunicações. Por exemplo, quando uma estação móvel tenta iniciar comunicações de novo na célula, se um grande número de estações móveis estiver executando comunicações na célula e a capacidade de comunicações chegar perto do limite superior, a nova estação móvel tem que ser controlada de maneira que as novas comunicações não sejam permitidas. Mais especificamente, controle de admissão de chamada pode ser pensado de modo a não permitir que a nova estação móvel inicie comunicações de novo quando o número das estações móveis executando comunicações na célula é contado e o número exceder a um valor limiar predeterminado, e permitir que a nova estação móvel inicie comunicações de novo quando o número é igual ou menor que o valor limiar predeterminado. A partir de um ponto de vista de tal controle de admissão de chamada, o número das estações móveis executando comunicações tem que ser o número das estações móveis que estão consumindo os recursos de rádio.
[006] Além do mais, existem de uma maneira geral várias portadoras em um sistema de comunicações. Por exemplo, quando um sistema de comunicações tem uma largura de banda de frequência de 20 MHz e fornece um serviço de comunicação usando W-CDMA na largura de banda de frequência de 20 MHz, existem quatro portadoras WCDMA porque uma largura de banda de frequência de uma portadora em W-CDMA é 5 MHz. Neste caso, é preferível a partir de um ponto de vista de uso eficiente dos recursos de frequência que o número de estações móveis seja igual em cada uma das quatro portadoras WCDMA.
[007] Explicação adicional é feita a respeito do número das estaPetição 870190090136, de 11/09/2019, pág. 5/85
3/76 ções móveis.
[008] Por exemplo, W-CDMA utiliza um canal dedicado estabelecido individualmente entre a estação móvel e o aparelho de estação base, e um recurso de potência e um recurso de código, os quais são recursos de rádio consumidos, são proporcionais ao número dos canais dedicados. Portanto, o número das estações móveis executando comunicações na célula é pensado ser igual ao número de estações móveis para as quais o canal dedicado é estabelecido. Além do mais, o número de estações móveis para as quais uma conexão entre a estação móvel e o aparelho de estação base é estabelecida e o número de estações móveis para as quais um canal dedicado é estabelecido são de uma maneira geral os mesmos.
[009] Por outro lado, LTE utiliza canais compartilhados em enlace de subida e em enlace de descida, e o recurso de potência e o recurso de código, os quais são recursos de rádio consumidos, são compartilhados por várias estações móveis. Isto significa que nenhum recurso de rádio é assegurado para a estação móvel individual. Como resultado, torna-se difícil que o número das estações móveis tendo conexão estabelecida com o aparelho de estação base corresponda uma a uma com os recursos de rádio a ser consumidos. Além do mais, porque LTE pretende principalmente transmissão de pacote de dados, pode existir uma estação móvel que não consuma quaisquer recursos de rádio mesmo quando a conexão é estabelecida entre o aparelho de estação base e a estação móvel, dependendo de um padrão de ocorrência dos dados de pacote. Por exemplo, pode ser imaginado que uma estação móvel pode transferir conteúdos de rede em um sistema LTE somente por três minutos fora dos 20 minutos durante os quais a conexão entre a estação móvel e o aparelho de estação base é estabelecida. Mesmo neste caso, torna-se difícil que as estações móveis tendo conexão estabelecida com o aparelho de estação base corres
Petição 870190090136, de 11/09/2019, pág. 6/85
4/76 pondam uma a uma com os recursos de rádio a ser consumidos. Em LTE, um estado onde a conexão entre a estação móvel e o aparelho de estação base é estabelecida é chamado de estado ativo LTE ou de estado conectado RRC.
[0010] Além disso, está sob consideração que o estado ativo LTE seja dividido em um estado onde dados de enlace de descida sejam recebidos continuamente e um estado onde dados de enlace de descida sejam recebidos descontinuamente (ver o Documento Não de Patente 2, por exemplo). Um estado que satisfaz o estado ativo LTE e no qual dados de enlace de descida são recebidos descontinuamente é chamado de estado de Recepção Descontínua (DRX). Por causa de uma estação móvel no estado DRX consumir menos recursos de rádio, torna-se difícil para as estações móveis tendo conexões estabelecidas com o aparelho de estação base corresponderem uma a uma com os recursos de rádio a ser consumidos.
[0011] Documento Não de Patente 1: 3GPP TR 25.814 (V7.0.0), “Physical Layer Aspects for Evolved UTRA”, junho de 2006.
[0012] Documento Não de Patente 2: 3GPP TR 36.300 (V0.3.1), “Evolved Universal Terrestrial Radio Access (E-UTRA) and Evolved Universal Terrestrial Radio Access Network (E-UTRAN); Overall description; Stage 2”, setembro de 2006.
Sumário da Invenção
Problemas a Ser Resolvidos Pela Invenção [0013] Entretanto, a técnica anterior exposta tem os problemas indicados a seguir.
[0014] Tal como descrito anteriormente, é difícil no sistema LTE para o número das estações móveis tendo conexão estabelecida com o aparelho de estação base corresponder uma a uma com os recursos a ser consumidos. Isto é, o número das estações móveis tendo conexão estabelecida com o aparelho de estação base nem sempre conPetição 870190090136, de 11/09/2019, pág. 7/85
5/76 corda com o número de estações móveis executando realmente comunicações usando o recurso de rádio. Como resultado, um problema é provocado em que o controle de admissão de chamada indicado anteriormente usando o número das estações móveis tendo conexão estabelecida com o aparelho de estação base não pode ser executado. [0015] Um objetivo da presente invenção é fornecer um aparelho de estação base e um método de controle de comunicações que sejam capazes de calcular o número de estações móveis que realmente consomem um recurso de rádio entre estações móveis tendo conexão estabelecida com o aparelho de estação base.
[0016] Um outro objetivo da presente invenção é fornecer um aparelho de estação base e um método de controle de comunicações que sejam capazes de executar controle de admissão de chamada e seleção de bandas de frequência para executar comunicações, de acordo com o número das estações móveis que realmente consomem um recurso de rádio entre estações móveis tendo conexão estabelecida com o aparelho de estação base.
Dispositivo Para Resolver o Problema [0017] A fim de resolver o problema citado anteriormente, um aparelho de estação base de acordo com uma modalidade da presente invenção executa comunicações com várias estações móveis usando um canal compartilhado e inclui como uma das características uma seção de cálculo que calcula o número das estações móveis tendo dados a ser transmitidos através do canal compartilhado em um armazenamento temporário de transmissão de enlace de descida entre as várias estações móveis ou o número dos canais lógicos das ditas estações móveis entre os canais lógicos das estações móveis.
[0018] Ao configurar de tal maneira, o número das estações móveis que realmente consomem um recurso de rádio em enlace de descida pode ser calculado.
Petição 870190090136, de 11/09/2019, pág. 8/85
6/76 [0019] Um outro aparelho de estação base de acordo com uma modalidade da presente invenção executa comunicações com várias estações móveis usando um canal compartilhado, e inclui como uma das características uma seção de cálculo que calcula pelo menos um de o número das estações móveis tendo dados a ser transmitidos através do canal compartilhado em um armazenamento temporário de transmissão de enlace de subida entre as várias estações móveis e o número dos canais lógicos das ditas estações móveis entre os canais lógicos das estações móveis.
[0020] Ao configurar de tal maneira, o número das estações móveis que realmente consomem um recurso de rádio em enlace de subida pode ser calculado.
[0021] Um outro aparelho de estação base de acordo com uma modalidade da presente invenção executa comunicações com várias estações móveis usando um canal compartilhado, e inclui como uma das características uma seção de cálculo que calcula pelo menos um de o número das estações móveis que executam muito frequentemente comunicações através do canal compartilhado e o número das estações móveis que executam menos frequentemente comunicações através do canal compartilhado.
[0022] Ao configurar de tal maneira, o número das estações móveis que realmente consomem um recurso de rádio pode ser calculado.
[0023] Um outro aparelho de estação base de acordo com uma modalidade da presente invenção executa comunicações com várias estações móveis usando um canal compartilhado, e inclui como uma das características uma seção de cálculo que calcula pelo menos um de o número de estações móveis tendo uma taxa de transmissão menor do que um valor limiar predeterminado entre as várias estações móveis e o número de canais lógicos das ditas estações móveis entre
Petição 870190090136, de 11/09/2019, pág. 9/85
7/76 os canais lógicos das várias estações móveis.
[0024] Ao configurar de tal maneira, o número das estações móveis que realmente consomem um recurso de rádio pode ser calculado.
[0025] Um outro aparelho de estação base de acordo com uma modalidade da presente invenção executa comunicações com várias estações móveis usando um canal compartilhado, e inclui como uma das características uma primeira seção de cálculo que calcula pelo menos um de o número das estações móveis tendo dados a ser transmitidos através do canal compartilhado em um armazenamento temporário de transmissão de enlace de descida entre as várias estações móveis e o número dos canais lógicos das ditas estações móveis entre os canais lógicos das estações móveis (referido em seguida como o número das primeiras estações móveis);
[0026] uma segunda seção de cálculo que calcula pelo menos um de o número das estações móveis tendo dados a ser transmitidos através do canal compartilhado em um armazenamento temporário de transmissão de enlace de subida entre as várias estações móveis e o número dos canais lógicos dos ditos canais lógicos entre os canais lógicos das estações móveis (referido em seguida como o número das segundas estações móveis);
[0027] uma terceira seção de cálculo que calcula o número de estações móveis que executam muito frequentemente comunicações através do canal compartilhado (referido em seguida como o número das terceiras estações móveis);
[0028] uma quarta seção de cálculo que calcula o número de estações móveis que executam menos frequentemente comunicações através do canal compartilhado (referido em seguida como o número das quartas estações móveis);
[0029] uma quinta seção de cálculo que calcula o número das vá
Petição 870190090136, de 11/09/2019, pág. 10/85
8/76 rias estações móveis (referido em seguida como o número das quintas estações móveis);
[0030] uma sexta seção de cálculo que calcula pelo menos um de o número das estações móveis tendo uma taxa de transmissão menor do que um valor limiar predeterminado entre as várias estações móveis e o número dos canais lógicos das ditas estações móveis entre os canais lógicos das estações móveis (referido em seguida como o número das sextas estações móveis);
[0031] uma sétima seção de cálculo que calcula pelo menos um de o número das estações móveis tendo um tempo de dados armazenados temporariamente maior do que um valor limiar predeterminado e o número dos canais lógicos das ditas estações móveis entre os canais lógicos das estações móveis (referido em seguida como o número das sétimas estações móveis);
[0032] uma oitava seção de cálculo que calcula pelo menos um de o número das estações móveis tendo dados descartados por causa de atraso e o número dos canais lógicos das ditas estações móveis entre o número dos canais lógicos das estações móveis (referido em seguida como o número das oitavas estações móveis); e [0033] uma seção de controle de admissão de chamada que controla admissão de uma nova comunicação das estações móveis de acordo com pelo menos um de o número das primeiras estações móveis, o número das segundas estações móveis, o número das terceiras estações móveis, o número das quintas estações móveis, o número das sextas estações móveis, o número das sétimas estações móveis e o número das oitavas estações móveis.
[0034] Ao configurar de tal maneira, controle de admissão de uma chamada recém-gerada pode ser executado de acordo com o número das estações móveis que realmente consomem um recurso de rádio.
[0035] Um outro aparelho de estação base de acordo com uma
Petição 870190090136, de 11/09/2019, pág. 11/85
9/76 modalidade da presente invenção executa comunicações com várias estações móveis usando um canal compartilhado, e inclui como uma das características uma primeira seção de cálculo que calcula pelo menos um de o número das estações móveis tendo dados a ser transmitidos através do canal compartilhado em um armazenamento temporário de transmissão de enlace de descida entre as várias estações móveis e o número dos canais lógicos das ditas estações móveis entre os canais lógicos das estações móveis (referido em seguida como o número das primeiras estações móveis);
[0036] uma segunda seção de cálculo que calcula pelo menos um de o número das estações móveis tendo dados a ser transmitidos através do canal compartilhado em um armazenamento temporário de transmissão de enlace de subida entre as várias estações móveis e o número dos canais lógicos dos ditos canais lógicos entre os canais lógicos das estações móveis (referido em seguida como o número das segundas estações móveis);
[0037] uma terceira seção de cálculo que calcula o número de estações móveis que executam muito frequentemente comunicações através do canal compartilhado (referido em seguida como o número das terceiras estações móveis);
[0038] uma quarta seção de cálculo que calcula o número de estações móveis que executam menos frequentemente comunicações através do canal compartilhado (referido em seguida como o número das quartas estações móveis);
[0039] uma quinta seção de cálculo que calcula o número das várias estações móveis (referido em seguida como o número das quintas estações móveis);
[0040] uma sexta seção de cálculo que calcula pelo menos um de o número das estações móveis tendo uma taxa de transmissão menor do que um valor limiar predeterminado entre as várias estações mó
Petição 870190090136, de 11/09/2019, pág. 12/85
10/76 veis e o número dos canais lógicos das ditas estações móveis entre os canais lógicos das estações móveis (referido em seguida como o número das sextas estações móveis);
[0041] uma sétima seção de cálculo que calcula pelo menos um de o número das estações móveis tendo um tempo de dados armazenados temporariamente maior do que um valor limiar predeterminado e o número dos canais lógicos das ditas estações móveis entre os canais lógicos das estações móveis entre o número dos canais lógicos das estações móveis (referido em seguida como o número das sétimas estações móveis);
[0042] uma oitava seção de cálculo que calcula um de o número das estações móveis tendo dados descartados por causa de atraso e o número dos canais lógicos das ditas estações móveis entre o número dos canais lógicos das estações móveis (referido em seguida como o número das oitavas estações móveis); e [0043] uma seção de seleção de frequência que seleciona uma banda de frequência com a qual uma estação móvel executa comunicações de novo de acordo com pelo menos um de o número das primeiras estações móveis, o número das segundas estações móveis, o número das terceiras estações móveis, o número das quintas estações móveis, o número das sextas estações móveis, o número das sétimas estações móveis e o número das oitavas estações móveis, e a carga de processamento com relação a cada banda de frequência.
[0044] Ao configurar de tal maneira, uma banda de frequência que uma estação móvel usa para executar comunicações de novo pode ser selecionada de acordo com o número das estações móveis que realmente consomem um recurso de rádio.
[0045] Um outro aparelho de estação base de acordo com uma modalidade da presente invenção executa comunicações com várias estações móveis usando um canal compartilhado, e inclui como uma
Petição 870190090136, de 11/09/2019, pág. 13/85
11/76 das características uma primeira seção de cálculo que calcula pelo menos um de o número das estações móveis tendo dados a ser transmitidos através do canal compartilhado em um armazenamento temporário de transmissão de enlace de descida entre as várias estações móveis e o número dos canais lógicos das ditas estações móveis entre os canais lógicos das estações móveis (referido em seguida como o número das primeiras estações móveis);
[0046] uma segunda seção de cálculo que calcula pelo menos um de o número das estações móveis tendo dados a ser transmitidos através do canal compartilhado em um armazenamento temporário de transmissão de enlace de subida entre as várias estações móveis e o número dos canais lógicos dos ditos canais lógicos entre os canais lógicos das estações móveis (referido em seguida como o número das segundas estações móveis);
[0047] uma terceira seção de cálculo que calcula o número de estações móveis que executam muito frequentemente comunicações através do canal compartilhado (referido em seguida como o número das terceiras estações móveis);
[0048] uma quarta seção de cálculo que calcula o número de estações móveis que executam menos frequentemente comunicações através do canal compartilhado (referido em seguida como o número das quartas estações móveis);
[0049] uma quinta seção de cálculo que calcula o número das várias estações móveis (referido em seguida como o número das quintas estações móveis);
[0050] uma sexta seção de cálculo que calcula pelo menos um de o número das estações móveis tendo uma taxa de transmissão menor do que um valor limiar predeterminado entre as várias estações móveis e o número dos canais lógicos das ditas estações móveis entre os canais lógicos das estações móveis (referido em seguida como o núPetição 870190090136, de 11/09/2019, pág. 14/85
12/76 mero das sextas estações móveis);
[0051] uma sétima seção de cálculo que calcula pelo menos um de o número das estações móveis tendo um tempo de dados armazenados temporariamente maior do que um valor limiar predeterminado e o número dos canais lógicos das ditas estações móveis entre os canais lógicos das estações móveis entre o número dos canais lógicos das estações móveis (referido em seguida como o número das sétimas estações móveis);
[0052] uma oitava seção de cálculo que calcula um de o número das estações móveis tendo dados descartados por causa de atraso e o número dos canais lógicos das ditas estações móveis entre o número dos canais lógicos das estações móveis (referido em seguida como o número das oitavas estações móveis);
[0053] uma seção de medição de carga de processamento que mede uma carga de processamento com relação a cada banda de frequência; e [0054] uma seção de seleção de frequência que seleciona uma banda de frequência na qual uma estação móvel permanece em uma área após conclusão de comunicações de acordo com pelo menos um de o número das primeiras estações móveis, o número das segundas estações móveis, o número das terceiras estações móveis, o número das quintas estações móveis, o número das sextas estações móveis, o número das sétimas estações móveis, o número das oitavas estações móveis, e a carga de processamento com relação a cada banda de frequência.
[0055] Um método de controle de comunicações, de acordo com uma modalidade da presente invenção, em um aparelho de estação base executa comunicações com várias estações móveis usando um canal compartilhado, e inclui como uma das características uma primeira etapa, na qual pelo menos um de o número das estações mó
Petição 870190090136, de 11/09/2019, pág. 15/85
13/76 veis tendo dados a ser transmitidos através do canal compartilhado em um armazenamento temporário de transmissão de enlace de descida entre as várias estações móveis e o número dos canais lógicos das ditas estações móveis entre os canais lógicos das estações móveis (referido em seguida como o número das primeiras estações móveis) é calculado;
[0056] uma segunda etapa, na qual pelo menos um de o número das estações móveis tendo dados a ser transmitidos através do canal compartilhado em um armazenamento temporário de transmissão de enlace de subida entre as várias estações móveis e o número dos canais lógicos dos ditos canais lógicos entre os canais lógicos das estações móveis (referido em seguida como o número das segundas estações móveis) é calculado;
[0057] uma terceira etapa, na qual o número de estações móveis que executam muito frequentemente comunicações através do canal compartilhado (referido em seguida como o número das terceiras estações móveis) é calculado;
[0058] uma quarta etapa, na qual o número de estações móveis que executam menos frequentemente comunicações através do canal compartilhado (referido em seguida como o número das quartas estações móveis) é calculado;
[0059] uma quinta etapa, na qual o número das várias estações móveis (referido em seguida como o número das quintas estações móveis) é calculado;
[0060] uma sexta etapa, na qual pelo menos um de o número das estações móveis tendo uma taxa de transmissão menor do que um valor limiar predeterminado entre as várias estações móveis e o número dos canais lógicos das ditas estações móveis entre os canais lógicos das estações móveis (referido em seguida como o número das sextas estações móveis) é calculado;
Petição 870190090136, de 11/09/2019, pág. 16/85
14/76 [0061] uma sétima etapa, na qual pelo menos um de o número das estações móveis tendo um tempo de dados armazenados temporariamente maior do que um valor limiar predeterminado e o número dos canais lógicos das ditas estações móveis entre os canais lógicos das estações móveis (referido em seguida como o número das sétimas estações móveis) é calculado;
[0062] uma oitava etapa, na qual pelo menos um de o número das estações móveis tendo dados descartados por causa de atraso entre as várias estações móveis e o número dos canais lógicos das ditas estações móveis entre o número dos canais lógicos das estações móveis (referido em seguida como o número das oitavas estações móveis) é calculado; e [0063] uma nona etapa, na qual admissão de uma nova estação móvel é controlada de acordo com pelo menos um de o número das primeiras estações móveis, o número das segundas estações móveis, o número das terceiras estações móveis, o número das quartas estações móveis, o número das quintas estações móveis, o número das sextas estações móveis, o número das sétimas estações móveis e o número das oitavas estações móveis.
[0064] Ao configurar de tal maneira, controle de admissão de uma chamada recém-gerada pode ser executado de acordo com o número das estações móveis que realmente consomem um recurso de rádio.
[0065] Um sistema de comunicações móveis, de acordo com uma modalidade da presente invenção, inclui um aparelho de estação base que executa comunicações com várias estações móveis usando um canal compartilhado;
[0066] um servidor de dados que armazena dados a ser transmitidos pelo aparelho de estação base; e [0067] um dispositivo de terminal de monitor que fornece como saída os dados armazenados no servidor de dados,
Petição 870190090136, de 11/09/2019, pág. 17/85
15/76 [0068] em que o aparelho de estação base compreende [0069] uma primeira seção de cálculo que calcula pelo menos um de o número das estações móveis tendo dados a ser transmitidos através do canal compartilhado em um armazenamento temporário de transmissão de enlace de descida entre as várias estações móveis e o número dos canais lógicos das ditas estações móveis entre os canais lógicos das estações móveis (referido em seguida como o número das primeiras estações móveis);
[0070] uma segunda seção de cálculo que calcula pelo menos um de o número das estações móveis tendo dados a ser transmitidos através do canal compartilhado em um armazenamento temporário de transmissão de enlace de subida entre as várias estações móveis e o número dos canais lógicos dos ditos canais lógicos entre os canais lógicos das estações móveis (referido em seguida como o número das segundas estações móveis);
[0071] uma terceira seção de cálculo que calcula o número de estações móveis que executam muito frequentemente comunicações através do canal compartilhado (referido em seguida como o número das terceiras estações móveis);
[0072] uma quarta seção de cálculo que calcula o número de estações móveis que executam menos frequentemente comunicações através do canal compartilhado (referido em seguida como o número das quartas estações móveis);
[0073] uma quinta seção de cálculo que calcula o número das várias estações móveis (referido em seguida como o número das quintas estações móveis);
[0074] uma sexta seção de cálculo que calcula pelo menos um de o número das estações móveis tendo uma taxa de transmissão menor do que um valor limiar predeterminado entre as várias estações móveis e o número dos canais lógicos das ditas estações móveis entre os
Petição 870190090136, de 11/09/2019, pág. 18/85
16/76 canais lógicos das estações móveis (referido em seguida como o número das sextas estações móveis);
[0075] uma sétima seção de cálculo que calcula pelo menos um de o número das estações móveis tendo um tempo de dados armazenados temporariamente maior do que um valor limiar predeterminado entre as várias estações móveis e o número dos canais lógicos das ditas estações móveis entre os canais lógicos das estações móveis (referido em seguida como o número das sétimas estações móveis);
[0076] uma oitava seção de cálculo que calcula pelo menos um de o número das estações móveis tendo dados descartados por causa de atraso entre as várias estações móveis e o número dos canais lógicos das ditas estações móveis entre o número dos canais lógicos das estações móveis (referido em seguida como o número das oitavas estações móveis);
[0077] uma seção de medição de carga de processamento que mede carga de processamento;
[0078] uma seção de cálculo que calcula uma taxa de transmissão com relação a um de as várias estações móveis e o canal lógico da estação móvel;
[0079] uma outra seção de cálculo que calcula um de uma quantidade de dados armazenados temporariamente e um tempo de dados armazenados temporariamente com relação às várias estações móveis e ao canal lógico das estações móveis; e [0080] uma seção de reportação que reporta pelo menos um de o número das primeiras estações móveis, o número das segundas estações móveis, o número das terceiras estações móveis, o número das quartas estações móveis, o número das quintas estações móveis, o número das sextas estações móveis, o número das sétimas estações móveis, o número das oitavas estações móveis, a carga de processamento, a taxa de transmissão, a quantidade de dados armazenados
Petição 870190090136, de 11/09/2019, pág. 19/85
17/76 temporariamente e o tempo de dados armazenados temporariamente, e [0081] em que o servidor de dados compreende [0082] uma seção de armazenamento que armazena como um valor estatístico pelo menos um de o número das primeiras estações móveis, o número das segundas estações móveis, o número das terceiras estações móveis, o número das quartas estações móveis, o número das quintas estações móveis, o número das sextas estações móveis, o número das sétimas estações móveis, o número das oitavas estações móveis, a carga de processamento, a taxa de transmissão, a quantidade de dados armazenados temporariamente e o tempo de dados armazenados temporariamente; e [0083] uma seção de saída que fornece como saída para o dispositivo de terminal de monitor pelo menos um de o número das primeiras estações móveis, o número das segundas estações móveis, o número das terceiras estações móveis, o número das quartas estações móveis, o número das quintas estações móveis, o número das sextas estações móveis, o número das sétimas estações móveis, o número das oitavas estações móveis, a carga de processamento, a taxa de transmissão, a quantidade de dados armazenados temporariamente e o tempo de dados armazenados temporariamente como um valor estatístico.
Vantagem da Invenção [0084] De acordo com um exemplo da presente invenção, um aparelho de estação base e um método de controle de comunicações que são capazes de calcular o número de estações móveis que realmente consomem um recurso de rádio entre estações móveis tendo conexão estabelecida com o aparelho de estação base são fornecidos.
[0085] Além do mais, de acordo com um exemplo da presente invenção, um aparelho de estação base e um método de controle de
Petição 870190090136, de 11/09/2019, pág. 20/85
18/76 comunicações são fornecidos que são capazes de executar controle de admissão de chamada e seleção de banda de frequência para executar comunicações, de acordo com o número das estações móveis que realmente consomem um recurso de rádio entre estações móveis tendo conexão estabelecida com o aparelho de estação base. Descrição Resumida dos Desenhos [0086] A figura 1 é um diagrama de blocos ilustrando uma configuração de um sistema de radiocomunicações de acordo com um exemplo da presente invenção.
[0087] A figura 2 é um diagrama de blocos parcial ilustrando um aparelho de estação base de acordo com um exemplo da presente invenção.
[0088] A figura 3A é uma vista explanativa ilustrando oito discriminantes de acordo com um exemplo da presente invenção.
[0089] A figura 3B é uma vista explanativa ilustrando dez discriminantes de acordo com um exemplo da presente invenção.
[0090] A figura 4 é um diagrama de blocos parcial ilustrando uma seção de processamento de sinal de banda base de um aparelho de estação base de acordo com um exemplo da presente invenção.
[0091] A figura 5 é um fluxograma ilustrando um método de controle de comunicações de acordo com um exemplo da presente invenção. [0092] A figura 6 é um fluxograma ilustrando um método de controle de comunicações de acordo com um exemplo da presente invenção. [0093] A figura 7 é uma vista explanativa ilustrando um período de cálculo de média para calcular média de taxa de transmissão, de acordo com um exemplo da presente invenção.
[0094] A figura 8 exemplifica uma relação entre um canal lógico e uma classe de prioridade.
[0095] A figura 9 é um diagrama de blocos ilustrando uma configuração de um sistema de radiocomunicações de acordo com um exemPetição 870190090136, de 11/09/2019, pág. 21/85
19/76 plo da presente invenção.
[0096] A figura 10 é um fluxograma ilustrando um método de controle de comunicações de acordo com um exemplo da presente invenção.
Lista de Símbolos de Referência
50: célula
1001, 1002, 1003, 100n:estação móvel
200: aparelho de estação base
202: antena de recepção de transmissão
204: seção de amplificação
206: seção de recepção de transmissão
208: seção de processamento de banda base
210: seção de processamento de chamada
212: interface de caminho de transmissão
2081: seção de processamento de camada1
2082: seção de processamentoMAC
2083: seção de processamentoRLC
2084: seção de determinação de potência de transmissão DL
300: aparelho de porta de comunicação de acesso
400: rede principal
402: servidor de agregação de tráfego
404: terminal de monitor
Melhor Modo para Execução da Invenção [0097] Melhores modos para executar a presente invenção são explicados com base nos exemplos a seguir referindo-se aos desenhos.
[0098] Em todos os desenhos para explicar os exemplos, os mesmos símbolos de referência são usados para elementos tendo a mesma função, e explicações repetitivas são omitidas.
[0099] Referindo-se à figura 1, um sistema de radiocomunicações
Petição 870190090136, de 11/09/2019, pág. 22/85
20/76 é explicado ao qual um aparelho de estação base de acordo com um exemplo da presente invenção é aplicado.
[00100] Um sistema de radiocomunicações 1000, ao qual UTRA e UTRAN Evoluídos (um outro nome: Evolução de Longo Prazo ou Super 3G) é aplicado, inclui um aparelho de estação base (eNB: eNóB) 200 e várias estações móveis (UE: Equipamento de Usuário) 100n (1001, 1002, 1003, ..., 100n, n: um número inteiro maior que zero), e 110. Aparelho de estação base 200 é conectado a uma estação de camada superior, por exemplo, um aparelho de porta de comunicação de acesso 300, e o aparelho de porta de comunicação de acesso 300 é conectado a uma rede principal 400. O móvel 100n executa comunicações com o aparelho de estação base 200 em uma célula 50 de acordo com UTRA e UTRAN Evoluídos. Isto é, uma conexão entre a estação móvel 100n e o aparelho de estação base 200 é estabelecida e a estação móvel 100n fica no estado ativo LTE. Por outro lado, a estação móvel 110 também não tem conexão estabelecida com o aparelho de estação base 200 na célula 50, e está próxima de iniciar comunicações de novo com o aparelho de estação base 200 usando UTRA e UTRAN Evoluídos.
[00101] Na descrição a seguir, os aparelhos de estação móvel 1001, 1002, 1003, ..., 100n são referidos como a estação móvel 100n, a não ser que indicado de outro modo, porque eles têm as mesmas configuração, função e condições. Além do mais, a estação móvel 110 é usada como um exemplo de uma estação móvel que está próxima de iniciar comunicações de novo com o aparelho de estação base 200 usando UTRA e UTRAN Evoluídos na célula 50. Embora exista somente uma estação móvel 110 que está próxima de iniciar comunicações de novo com o aparelho de estação base 200 usando UTRA e UTRAN Evoluídos na célula 50 na figura 1, podem existir duas ou mais estações móveis 110.
Petição 870190090136, de 11/09/2019, pág. 23/85
21/76 [00102] O sistema de radiocomunicações 1000 emprega Multiplexação por Divisão de Frequências Ortogonais (OFDM) para enlace de descida, e Acesso Múltiplo por Divisão de Frequências de Portadora Única (SC-FDMA) para enlace de subida como métodos de acesso via rádio. Tal como exposto anteriormente, em OFDM, uma banda de frequência é dividida em várias bandas de frequência estreitas (subportadoras), e dados são colocados nas respectivas bandas de frequência divididas para executar transmissão. Em SC-FDMA, uma banda de frequência é dividida e diferentes bandas de frequência são usadas por diferentes dispositivos terminais para executar transmissão, de maneira que interferência entre os dispositivos terminais pode ser reduzida.
[00103] Canais de comunicações em UTRA e UTRAN Evoluídos são explicados a seguir.
[00104] No enlace de descida, um Canal Físico Compartilhado de Enlace de Descida (PDSCH) para ser usado em uma maneira compartilhada pelas estações móveis 100n e um canal de controle de enlace de descida para LTE são usados. No enlace de descida, informação de formato de transporte e identificação de um usuário para o qual o PDSCH é transmitido, informação de formato de transporte e identificação de um usuário para o qual um Canal Físico Compartilhado de Enlace de Subida (PUSCH) é transmitido, informação de reconhecimento do PUSCH e outras mais são fornecidas através do canal de controle de enlace de descida para LTE, e dados de usuário são transmitidos através do PDSCH.
[00105] No enlace de subida, o PUSCH para ser usado em uma maneira compartilhada pelas estações móveis 100n e um canal de controle de enlace de subida para LTE são usados. O canal de controle de enlace de subida inclui dois tipos, isto é, um canal para ser multiplexado no tempo no PUSCH e um canal para ser multiplexado em
Petição 870190090136, de 11/09/2019, pág. 24/85
22/76 frequência no PUSCH.
[00106] No enlace de subida, informação de qualidade de enlace de descida (Indicador de Qualidade de Canal (CQI)) para ser usada para escalonamento de canal físico compartilhado em enlace de descida e Esquema de Codificação de Modulação Adaptativa (AMCS), e informação de acusar recebimento (informação HARQ ACK) do PDSCH são transmitidas através do canal de controle de enlace de subida para LTE. Além do mais, dados de usuário são transmitidos através do PUSCH.
[00107] A seguir o aparelho de estação base 200 de acordo com um exemplo da presente invenção será explicado com referência à figura 2.
[00108] O aparelho de estação base 200 de acordo com este exemplo inclui uma antena de transmissão/recepção 202, uma seção de amplificação 204, uma seção de transmissão/recepção 206, uma seção de processamento de sinal de banda base 208, uma seção de processamento de chamada 210 e uma interface de caminho de transmissão 212.
[00109] Dados de pacote transmitidos pelo aparelho de estação base 200 para a estação móvel 100n em enlace de descida são fornecidos como entrada para a seção de processamento de sinal de banda base 208 pela estação superior posicionada em uma camada superior do aparelho de estação base 200, por exemplo, o aparelho de porta de comunicação de acesso 300, através da interface de caminho de transmissão 212.
[00110] Na seção de processamento de sinal de banda base 208, os dados de pacote passam por segmentação/concatenação; processamento de transmissão de camada de controle de enlace de rádio (RLC) tal como controle de retransmissão RLC e controle de retransmissão MAC; processamento de transmissão de, por exemplo, Solici
Petição 870190090136, de 11/09/2019, pág. 25/85
23/76 tação de Repetição Automática Híbrida (HARQ), escalonamento, seleção de formato de transmissão, codificação de canal, e processamento de Transformada Rápida Inversa de Fourier (IFFT); e são enviados para a seção de transmissão/recepção 206. Além do mais, processamento de camada PDCP pode ser executado na seção de processamento de sinal de banda base 208.
[00111] Na seção de transmissão/recepção 206, o sinal de banda base recebido da seção de processamento de sinal de banda base 208 passa por processamento de conversão de frequência para conversão em uma banda de radiofrequência, é amplificado pela seção de amplificação 204 e é transmitido pela antena de transmissão/recepção 202.
[00112] Por outro lado, com relação aos dados transmitidos pela estação móvel 100n para o aparelho de estação base 200 em enlace de subida, os sinais de banda de radiofrequência recebidos pela antena de transmissão/recepção 202 são amplificados pela seção de amplificação 204, convertidos em frequência em um sinal de banda base pela seção de transmissão/recepção 206, e fornecidos como entrada para a seção de processamento de sinal de banda base 208.
[00113] Na seção de processamento de sinal de banda base 208, o sinal de banda base de entrada passa por processamento FFT, processamento IDFT, decodificação de correção de erro, processamento de recepção do controle de retransmissão MAC, processamento de recepção de camada RLC e outros mais, e é enviado para o aparelho de porta de comunicação de acesso 300 através da interface de caminho de transmissão 212.
[00114] Além do mais, a seção de processamento de sinal de banda base 208 calcula o número de estações móveis tendo dados a ser transmitidos através do PDSCH em um armazenamento temporário de transmissão de enlace de descida; o número de estações móveis ten
Petição 870190090136, de 11/09/2019, pág. 26/85
24/76 do dados a ser transmitidos através do PUSCH em um armazenamento temporário de transmissão de enlace de subida; o número de estações móveis que executam muito frequentemente comunicações através do PDSCH e do PUSCH, os quais são canais compartilhados; o número de estações móveis que executam menos frequentemente comunicações através do PDSCH e do PUSCH, os quais são canais compartilhados; o número de estações móveis no estado ativo LTE; e o número de estações móveis que não satisfazem uma taxa de transmissão predeterminada entre as estações móveis no estado ativo LTE. Na explicação a seguir, o número das estações móveis tendo dados a ser transmitidos através do PDSCH no armazenamento temporário de transmissão de enlace de descida é chamado de “número das primeiras estações móveis”; o número de estações móveis tendo dados a ser transmitidos através do PUSCH no armazenamento temporário de transmissão de enlace de subida é chamado de “número das segundas estações móveis”; o número de estações móveis que executam muito frequentemente comunicações através do PDSCH e do PUSCH, os quais são canais compartilhados, é chamado de “número das terceiras estações móveis”; o número de estações móveis que executam menos frequentemente comunicações através do PDSCH e do PUSCH, os quais são canais compartilhados, é chamado de “número das quartas estações móveis”; o número de estações móveis no estado ativo LTE é chamado de “número das quintas estações móveis”; e o número de estações móveis que não satisfazem uma taxa de transmissão predeterminada entre as estações móveis no estado ativo LTE é chamado de “número das sextas estações móveis”.
[00115] Além disso, a seção de processamento de sinal de banda base 208 pode calcular o número de estações móveis cujo atraso de dados médio em enlace de subida ou enlace de descida excede um atraso admissível, ou o número de estações móveis que sofrem des
Petição 870190090136, de 11/09/2019, pág. 27/85
25/76 carte de dados por causa de atraso em enlace de descida acontecendo tal como descrito mais tarde, além do número das primeiras estações móveis, o número das segundas estações móveis, o número das terceiras estações móveis, o número das quartas estações móveis, o número das quintas estações móveis e o número das sextas estações móveis. O número de estações móveis cujo atraso de dados médio em enlace de subida ou enlace de descida excede um atraso admissível, e o número de estações móveis que sofrem descarte de dados por causa de atraso em enlace de descida acontecendo são chamados de “número das sétimas estações móveis” e de “número das oitavas estações móveis”, respectivamente.
[00116] A seção de processamento de chamada 210 executa processamento de chamada tal como estabelecimento, liberação ou coisa parecida de canais de comunicações; designação de recurso; e gerenciamento de estado da estação de rádio 200.
[00117] A seção de processamento de chamada 210 recebe o número das primeiras estações móveis, o número das segundas estações móveis, o número das terceiras estações móveis, o número das quartas estações móveis, o número das quintas estações móveis e o número das sextas estações móveis de uma seção de cálculo de número de estações móveis 2084 em uma seção de processamento de sinal de banda base 208 descrita mais tarde. Além do mais, a seção de processamento de chamada 210 pode receber o número das sétimas estações móveis e o número das oitavas estações móveis, além do número das primeiras estações móveis, do número das segundas estações móveis, do número das terceiras estações móveis, do número das quartas estações móveis, do número das quintas estações móveis e do número das sextas estações móveis.
[00118] A seção de processamento de chamada 210 obtém uma taxa de uso de um armazenamento temporário, uma taxa de uso de
Petição 870190090136, de 11/09/2019, pág. 28/85
26/76 uma memória, uma taxa de uso de uma unidade central de processamento (CPU) do próprio aparelho de estação base 200 e outras mais como uma carga de processamento do próprio aparelho de estação base. Aqui, o armazenamento temporário pode ser, por exemplo, um armazenamento temporário para dados em uma camada PDCP, um armazenamento temporário para dados em uma camada RLC, ou um armazenamento temporário para dados em uma camada MAC. Além do mais, a carga de processamento do próprio aparelho de estação base, isto é, a taxa de uso do armazenamento temporário, a taxa de uso da memória, a taxa de uso da unidade central de processamento do próprio aparelho de estação base e outras mais, podem ser obtidas após totalizar valores de várias portadoras, ou obtidas com relação a cada portadora. Além disso, quando o aparelho de estação base 200 tem vários setores, a carga de processamento do próprio aparelho de estação base pode ser obtida com relação a cada célula.
[00119] Além disso, a seção de processamento de chamada 210 pode obter uma carga de processamento de um outro nó tal como um nó na rede principal 400 e também de um outro nó do aparelho de porta de comunicação de acesso 300 e de outros mais. A carga de processamento é, por exemplo, a taxa de uso da CPU e a taxa de uso da memória.
[00120] Além do mais, a seção de processamento de chamada 210 executa um processo de determinação de admissão de chamada com relação à estação móvel 110 de acordo com pelo menos um de o número das primeiras estações móveis, o número das segundas estações móveis, o número das terceiras estações móveis, o número das quartas estações móveis, o número das quintas estações móveis, o número das sextas estações móveis, a carga de processamento do próprio aparelho de estação base e a carga de processamento de um outro nó.
Petição 870190090136, de 11/09/2019, pág. 29/85
27/76 [00121] Por exemplo, um primeiro valor limiar TH1, um segundo valor limiar TH2, um terceiro valor limiar TH3, um quarto valor limiar TH4, um quinto valor limiar TH5, um sexto valor limiar TH6, um sétimo valor limiar TH7 e um oitavo valor limiar TH8 podem ser definidos, e pode ser determinado se a estação móvel 110 pode iniciar comunicações de novo com o aparelho de estação base 200 na célula 50 usando UTRA e UTRAN Evoluídos a partir de uma relação do número das primeiras estações móveis, do número das segundas estações móveis, do número das terceiras estações móveis, do número das quartas estações móveis, do número das quintas estações móveis, do número das sextas estações móveis, da carga de processamento do próprio aparelho de estação base e da carga de processamento de um outro nó com relação ao primeiro valor limiar TH1, ao segundo valor limiar TH2, ao terceiro valor limiar TH3, ao quarto valor limiar TH4, ao quinto valor limiar TH5, ao sexto valor limiar TH6, ao sétimo valor limiar TH7 e ao oitavo valor limiar TH8, respectivamente.
[00122] Por exemplo, quando pelo menos um dos oito discriminantes mostrados na figura 3A é verdadeiro, pode ser determinado que a estação móvel 110 não pode iniciar comunicações de novo com o aparelho de estação base 200 usando UTRA e UTRAN Evoluídos na célula 50; e quando todos os oito discriminantes mostrados na figura 3A são falsos, pode ser determinado que a estação móvel 110 pode iniciar comunicações de novo com o aparelho de estação base 200 usando UTRA e UTRAN Evoluídos na célula 50.
[00123] Alternativamente, quando todos os oito discriminantes mostrados na figura 3A são verdadeiros, pode ser determinado que a estação móvel 110 não pode iniciar comunicações de novo com o aparelho de estação base 200 usando UTRA e UTRAN Evoluídos na célula 50, e quando pelo menos um dos oito discriminantes mostrados na figura 3A é falso, pode ser determinado que a estação móvel 110 pode iniciar
Petição 870190090136, de 11/09/2019, pág. 30/85
28/76 comunicações de novo com o aparelho de estação base 200 usando UTRA e UTRAN Evoluídos na célula 50.
[00124] Embora todos os oito discriminantes tenham sido usados no exemplo anterior, parte dos oito discriminantes pode ser usada para executar uma determinação similar.
[00125] Além disso, a seção de processamento de chamada 210 pode executar o processo de determinação de admissão de chamada com relação à estação móvel 110 de acordo com o número das sétimas estações móveis e o número das oitavas estações móveis além do número das primeiras estações móveis, do número das segundas estações móveis, do número das terceiras estações móveis, do número das quartas estações móveis, do número das quintas estações móveis e do número das sextas estações móveis. Isto é, a seção de processamento de chamada 210 executa o processo de determinação de admissão de chamada com relação à estação móvel 110 de acordo com pelo menos um de o número das primeiras estações móveis, o número das segundas estações móveis, o número das terceiras estações móveis, o número das quartas estações móveis, o número das quintas estações móveis, o número das sextas estações móveis, o número das sétimas estações móveis e o número das oitavas estações móveis, a carga de processo do próprio aparelho de estação base e a carga de processo de um outro nó.
[00126] Por exemplo, um nono valor limiar TH9 e um décimo valor limiar TH10 podem ser definidos adicionalmente, e pode ser determinado se a estação móvel 110 pode iniciar comunicações de novo com o aparelho de estação base 200 na célula 50 usando UTRA e UTRAN Evoluídos a partir de uma relação do número das primeiras estações móveis, do número das segundas estações móveis, do número das terceiras estações móveis, do número das quartas estações móveis, do número das quintas estações móveis, do número das sextas esta
Petição 870190090136, de 11/09/2019, pág. 31/85
29/76 ções móveis, da carga de processamento do próprio aparelho de estação base, da carga de processamento de um outro nó, do número das sétimas estações móveis e do número das oitavas estações móveis com relação ao primeiro valor limiar TH1, ao segundo valor limiar TH2, ao terceiro valor limiar TH3, ao quarto valor limiar TH4, ao quinto valor limiar TH5, ao sexto valor limiar TH6, ao sétimo valor limiar TH7, ao oitavo valor limiar TH8, ao nono valor limiar TH9 e ao décimo valor limiar TH10, respectivamente.
[00127] Por exemplo, quando pelo menos um dos dez discriminantes mostrados na figura 3B é verdadeiro, pode ser determinado que a estação móvel 110 não pode iniciar comunicações de novo com o aparelho de estação base 200 usando UTRA e UTRAN Evoluídos na célula 50, e quando todos os dez discriminantes mostrados na figura 3B são falsos, pode ser determinado que a estação móvel 110 pode iniciar comunicações de novo com o aparelho de estação base 200 usando UTRA e UTRAN Evoluídos na célula 50.
[00128] Alternativamente, quando todos os dez discriminantes mostrados na figura 3B são verdadeiros, pode ser determinado que a estação móvel 110 não pode iniciar comunicações de novo com o aparelho de estação base 200 usando UTRA e UTRAN Evoluídos na célula 50, e quando pelo menos um dos dez discriminantes mostrados na figura 3B é falso, pode ser determinado que a estação móvel 110 pode iniciar comunicações de novo com o aparelho de estação base 200 usando UTRA e UTRAN Evoluídos na célula 50.
[00129] Alternativamente, embora todos os dez discriminantes tenham sido usados no exemplo anterior, uma parte dos dez discriminantes pode ser usada para executar a determinação similar.
[00130] Com relação ao número das sextas estações móveis, ao número das sétimas estações móveis e ao número das oitavas estações móveis, os números de estações móveis podem ser calculados
Petição 870190090136, de 11/09/2019, pág. 32/85
30/76 com relação a cada um de o enlace de subida e o enlace de descida. Neste caso, um valor com relação ao enlace de subida e um valor com relação ao enlace de descida podem ser calculados com relação a cada um de o número das sextas estações móveis, o número das sétimas estações móveis e o número das oitavas estações móveis, e a determinação usando os discriminantes mostrados na figura 3A ou na figura 3B pode ser executada com relação a cada um dos valores. No caso da figura 3A, existem dois discriminantes com relação ao número das sextas estações móveis, o que resulta em um total de nove discriminantes. No caso da figura 3B, existem dois discriminantes adicionais com relação ao número das sextas estações móveis, ao número das sétimas estações móveis e ao número das oitavas estações móveis, o que resulta em um total de treze discriminantes.
[00131] Além do mais, pode ser determinado se a estação móvel 110 indicada anteriormente pode iniciar comunicações de novo com o aparelho de estação base 200 usando UTRA e UTRAN Evoluídos na célula 50, com relação a cada tipo de serviço, ou cada tipo de contrato, ou cada tipo de dispositivo terminal, cada portadora de rádio, cada canal lógico, cada classe de prioridade. Neste caso, o número das primeiras estações móveis ao número das sextas estações móveis são calculados com relação a cada tipo de serviço, ou cada tipo de contrato, ou cada tipo de dispositivo terminal, ou cada portadora de rádio, ou cada canal lógico, ou cada classe de prioridade, e o primeiro ao sexto valores limiares TH1 a TH6 são definidos com relação a cada tipo de serviço, ou cada tipo de contrato, ou cada tipo de dispositivo terminal, ou cada portadora de rádio, ou cada canal lógico, ou cada classe de prioridade, e assim tal determinação descrita anteriormente é executada. Com relação ao número das sétimas estações móveis e ao número das oitavas estações móveis, o número das sétimas estações móveis e o número das oitavas estações móveis são calculados com re
Petição 870190090136, de 11/09/2019, pág. 33/85
31/76 lação a cada tipo de serviço, ou cada tipo de contrato, ou cada tipo de terminal, ou cada portadora de rádio, ou cada canal lógico; o nono valor limiar TH9 e o décimo valor limiar TH10 indicados anteriormente são definidos com relação a cada tipo de serviço, ou cada tipo de contrato, ou cada tipo de terminal, ou cada portadora de rádio, ou cada canal lógico; e tal determinação descrita anteriormente é executada. [00132] Quando a determinação descrita anteriormente é executada ao calcular o número das primeiras estações móveis ao número das sextas estações móveis com relação a cada canal lógico e definindo o primeiro ao sexto valores limiares TH1 a TH6, se a estação móvel 110 tiver um canal lógico com relação ao qual a determinação resultante baseada na figura 3A não é boa (NG), pode ser determinado que a estação móvel 110 não pode iniciar comunicações de novo com o aparelho de estação base 200 usando UTRA e UTRAN Evoluídos na célula 50. Alternativamente, pode ser determinado que a estação móvel 110 não pode iniciar comunicações de novo com o aparelho de estação base 200 usando UTRA e UTRAN Evoluídos na célula 50, independente de a estação móvel 110 ter ou não um canal lógico com relação ao qual a determinação resultante baseada na figura 3A não é boa (NG).
[00133] Alternativamente, quando a determinação indicada anteriormente é executada com relação a cada canal lógico de acordo com o número das sétimas estações móveis ou o número das oitavas estações móveis além do número das primeiras estações móveis ao número das sextas estações móveis, se a estação móvel 110 tiver um canal lógico com relação ao qual a determinação resultante baseada na figura 3B não é boa (NG), pode ser determinado que a estação móvel 110 não pode iniciar comunicações de novo com o aparelho de estação base 200 usando UTRA e UTRAN Evoluídos na célula 50. Alternativamente, pode ser determinado que a estação móvel 110 não pode
Petição 870190090136, de 11/09/2019, pág. 34/85
32/76 iniciar comunicações de novo com o aparelho de estação base 200 usando UTRA e UTRAN Evoluídos na célula 50, independente de a estação móvel 110 ter ou não um canal lógico com relação ao qual a determinação resultante baseada na figura 3B não é boa (NG).
[00134] Quando a seção de processamento de chamada 210 determina que a estação móvel 110 pode iniciar comunicações de novo com o aparelho de estação base 200 usando UTRA e UTRAN Evoluídos na célula 50, a seção de processamento de chamada 210 executa um processo para permitir que a estação móvel 110 inicie comunicações de novo com o aparelho de estação base 200 usando UTRA e UTRAN Evoluídos na célula 50. Isto é, a seção de processamento de chamada 210 fornece à estação móvel 110 um sinal de controle para permitir que a estação móvel 110 inicie comunicações, e executa configuração de comunicações entre a estação móvel 110 e o aparelho de estação base 200. Por outro lado, quando a seção de processamento de chamada 210 determina que a estação móvel 110 não pode iniciar comunicações de novo com o aparelho de estação base 200 usando UTRA e UTRAN Evoluídos na célula 50, a seção de processamento de chamada 210 não executa o processo para permitir que a estação móvel 110 inicie comunicações de novo com o aparelho de estação base 200 usando UTRA e UTRAN Evoluídos na célula 50. Neste caso, a seção de processamento de chamada 210 pode fornecer à estação móvel 110 informação indicando que as comunicações com o aparelho de estação base 200 usando UTRA e UTRAN Evoluídos na célula 50 não podem ser executadas, em vez de executar o processo que permite à estação móvel 110 iniciar comunicações de novo com o aparelho de estação base 200 usando UTRA e UTRAN Evoluídos na célula 50. Neste caso, a chamada que a estação móvel 110 tenta iniciar resulta em uma perda de chamada.
[00135] Além do mais, quando a seção de processamento de chaPetição 870190090136, de 11/09/2019, pág. 35/85
33/76 mada 210 determina que o sistema de radiocomunicações 1000 tem várias portadoras e que a estação móvel 110 pode iniciar comunicações de novo com o aparelho de estação base 200 usando UTRA e UTRAN Evoluídos na célula 50, e executa a configuração indicada anteriormente das comunicações entre a estação móvel 110 e o aparelho de estação base 200, a seção de processamento de chamada 210 pode especificar uma portadora através da qual a estação móvel 110 executa comunicações, de acordo com pelo menos um de o número das primeiras estações móveis, o número das segundas estações móveis, o número das terceiras estações móveis, o número das quartas estações móveis, o número das quintas estações móveis, o número das sextas estações móveis, o número das sétimas estações móveis, o número das oitavas estações móveis e a carga de processamento indicada anteriormente com relação a cada portadora do próprio aparelho de estação base.
[00136] Por exemplo, é considerado que o sistema de radiocomunicações 1000 tem duas portadoras, isto é, uma portadora #1 e uma portadora #2. Quando a seção de processamento de chamada 210 determina que a estação móvel 110 pode iniciar comunicações de novo com o aparelho de estação base 200 usando UTRA e UTRAN Evoluídos na célula 50, a seção de processamento de chamada 210 pode determinar que a estação móvel 110 pode iniciar comunicações de novo com o aparelho de estação base 200 usando UTRA e UTRAN Evoluídos na célula 50 por meio de uma portadora que tenha um menor número das primeiras estações móveis do que a outra. Por exemplo, quando o número das primeiras estações móveis da portadora #1 é 50 e o número das primeiras estações móveis da portadora #2 é 100, pode ser determinado que a estação móvel 110 executa comunicações por meio da portadora #1 com a estação base 200 usando UTRA e UTRAN Evoluídos na célula 50.
Petição 870190090136, de 11/09/2019, pág. 36/85
34/76 [00137] Embora o número das primeiras estações móveis da portadora #1 e o número das primeiras estações móveis da portadora #2 tenham sido comparados no exemplo anterior, a mesma determinação pode ser feita usando o número das segundas estações móveis, o número das terceiras estações móveis, o número das quartas estações móveis, o número das quintas estações móveis, o número das sextas estações móveis, o número das sétimas estações móveis, o número das oitavas estações móveis, ou a carga de processo com relação a cada portadora do próprio aparelho de estação base. Alternativamente, uma determinação similar tal como indicado anteriormente pode ser feita usando vários números do número das primeiras estações móveis ao número das oitavas estações móveis. Ao controlar de tal maneira, o número de estações móveis na portadora #1 e na portadora #2 podem ser tornados iguais.
[00138] Além do mais, qual portadora é usada pela estação móvel 110 durante a execução de comunicações com o aparelho de estação base 200 usando UTRA e UTRAN Evoluídos na célula 50 pode ser determinado com relação a cada tipo de serviço, ou cada tipo de contrato, ou cada tipo de dispositivo terminal, cada portadora de rádio, cada canal lógico, ou cada classe de prioridade. Neste caso, o número das primeiras estações móveis ao número das oitavas estações móveis são calculados com relação a cada tipo de serviço, ou cada tipo de contrato, ou cada tipo de dispositivo terminal, cada portadora de rádio, cada canal lógico, ou cada classe de prioridade, e a determinação descrita anteriormente é executada.
[00139] Embora esteja mostrado que a estação móvel 110 inicia comunicações de novo com o aparelho de estação base 200 usando UTRA e UTRAN Evoluídos na célula 50 no exemplo anterior, uma portadora em que a estação móvel 110 se aloja provisoriamente (permanece em uma área de espera) em estado ocioso após comunicações
Petição 870190090136, de 11/09/2019, pág. 37/85
35/76 serem completadas pode ser especificada quando a estação móvel 110 completa as comunicações com o aparelho de estação base 200 usando UTRA e UTRAN Evoluídos na célula 50, de acordo com pelo menos um de o número das primeiras estações móveis, o número das segundas estações móveis, o número das terceiras estações móveis, o número das quartas estações móveis, o número das quintas estações móveis, o número das sextas estações móveis, o número das sétimas estações móveis, o número das oitavas estações móveis, e a carga de processamento indicada anteriormente com relação a cada portadora do próprio aparelho de estação base.
[00140] Por exemplo, é considerado que o sistema de radiocomunicações 1000 tem duas portadoras, isto é, a portadora #1 e a portadora #2. Quando a seção de processamento de chamada 210 determina que a estação móvel 110 completa comunicações que tenham sido executadas com o aparelho de estação base 200 usando UTRA e UTRAN Evoluídos na célula, a seção de processamento de chamada 210 determina que a estação móvel 110 em um estado ocioso após as comunicações se aloje provisoriamente (permaneça na área) em uma portadora com um menor número das primeiras estações móveis do que a outra. Por exemplo, quando o número das primeiras estações móveis da portadora #1 é 50 e o número das primeiras estações móveis da portadora #2 é 100, pode ser determinado que a estação móvel 110 no estado ocioso após as comunicações se aloje provisoriamente (permaneça na área) na portadora #1.
[00141] Mais especificamente, quando o aparelho de estação base 200 completa comunicações com a estação móvel 110, o aparelho de estação base 200 especifica uma portadora na qual a estação móvel 110 se aloja provisoriamente ao prover a estação móvel 110 com uma frequência e um ID de célula nos quais a estação móvel 110 deve se alojar provisoriamente. A frequência e o ID de célula nos quais a esta
Petição 870190090136, de 11/09/2019, pág. 38/85
36/76 ção móvel 110 deve se alojar provisoriamente podem ser incluídos em uma mensagem para indicar a conclusão das comunicações, por exemplo.
[00142] Embora o número das primeiras estações móveis da portadora #1 e o número das primeiras estações móveis da portadora #2 tenham sido comparados no exemplo anterior, uma determinação similar pode ser feita usando o número das segundas estações móveis, o número das terceiras estações móveis, o número das quartas estações móveis, o número das quintas estações móveis, o número das sextas estações móveis, o número das sétimas estações móveis, o número das oitavas estações móveis, ou a carga de processo com relação a cada portadora do próprio aparelho de estação base. Alternativamente, uma determinação similar tal como indicado anteriormente pode ser feita usando vários números do número das primeiras estações móveis ao número das oitavas estações móveis e a carga de processamento com relação a cada portadora do próprio aparelho de estação base. Ao controlar de tal maneira, o número de estações móveis na portadora #1 e na portadora #2 podem ser tornados iguais.
[00143] Além do mais, em qual portadora a estação móvel 110 se aloja provisoriamente (permanece na área) após conclusão das comunicações pode ser determinado com relação a cada tipo de serviço, ou cada tipo de contrato, ou cada tipo de dispositivo terminal, cada portadora de rádio, cada canal lógico, ou cada classe de prioridade. Neste caso, o número das primeiras estações móveis ao número das oitavas estações móveis são calculados com relação a cada tipo de serviço, ou cada tipo de contrato, ou cada tipo de dispositivo terminal, cada portadora de rádio, cada canal lógico, ou cada classe de prioridade, e a determinação descrita anteriormente é executada.
[00144] Operações para determinar a portadora na qual se alojar provisoriamente quando existem várias portadoras serão explicadas
Petição 870190090136, de 11/09/2019, pág. 39/85
37/76 mais tarde com referência à figura 10.
[00145] A seção de processamento de chamada 210 pode agregar o número das primeiras estações móveis, o número das segundas estações móveis, o número das terceiras estações móveis, o número das quartas estações móveis, o número das quintas estações móveis, o número das sextas estações móveis, o número das sétimas estações móveis, o número das oitavas estações móveis e a carga de processamento do próprio aparelho de estação base, os quais são recebidos da seção de cálculo de número de estações móveis 2084 na seção de processamento de sinal de banda base 208, e reportar o resultado para um servidor de agregação de tráfego 402 na rede principal 400 através da interface de caminho de transmissão 212. Desta vez, um valor espontâneo pode ser reportado ou um valor determinado pela média em um período de cálculo de média predeterminado pode ser reportado como o número das primeiras estações móveis, o número das segundas estações móveis, o número das terceiras estações móveis, o número das quartas estações móveis, o número das quintas estações móveis, o número das sextas estações móveis, o número das sétimas estações móveis, o número das oitavas estações móveis e a carga de processamento com relação a cada portadora do próprio aparelho de estação base. Por exemplo, quando um valor determinado pela média durante três minutos é reportado, um valor é obtido ao calcular a média do número das primeiras estações móveis, do número das segundas estações móveis, do número das terceiras estações móveis, do número das quartas estações móveis, o número das quintas estações móveis, do número das sextas estações móveis, do número das sétimas estações móveis, do número das oitavas estações móveis e da carga de processamento com relação a cada portadora do próprio aparelho de estação base durante três minutos, respectivamente, e é reportado para o servidor de agregação de tráfego 402.
Petição 870190090136, de 11/09/2019, pág. 40/85
38/76 [00146] O servidor de agregação de tráfego 402 pode ser acessado por meio de um terminal de monitor remoto 404, e um operador de rede pode monitorar o grau de congestionamento na célula 50 ao monitorar o número das primeiras estações móveis, o número das segundas estações móveis, o número das terceiras estações móveis, o número das quartas estações móveis, o número das quintas estações móveis, o número das sextas estações móveis, o número das sétimas estações móveis, o número das oitavas estações móveis e a carga de processamento com relação a cada portadora do próprio aparelho de estação base. Por exemplo, quando é determinado a partir do resultado de monitoramento do grau de congestionamento na célula que o grau de congestionamento na célula 50 está permanentemente alto ou que o maior grau de congestionamento na célula em um dia excede a capacidade de célula, aperfeiçoamento de estrutura tal como um aumento do número de portadoras na célula, um aumento do número de células, ou ampliação de uma largura de banda de portadora da célula pode ser feita.
[00147] Além do mais, a seção de processamento de chamada 210 pode receber a taxa de transmissão na camada PDCP, na camada RLC ou na camada MAC com relação ao enlace de subida ou ao enlace de descida da estação móvel 100n da parte de cálculo de número de móveis 2084, agregar a taxa de transmissão na camada PDCP, na camada RLC ou na camada MAC com relação ao enlace de subida ou ao enlace de descida da estação móvel 100n, e reportar o resultado para o servidor de agregação de tráfego 402 na rede principal 400 por meio da interface de transmissão 212. Desta vez, um valor espontâneo pode ser reportado, ou um valor determinado pela média em um período de cálculo de média predeterminado pode ser reportado como a taxa de transmissão na camada PDCP, na camada RLC ou na camada MAC com relação ao enlace de subida ou ao enlace de descida da
Petição 870190090136, de 11/09/2019, pág. 41/85
39/76 estação móvel 100n. Por exemplo, quando um valor determinado pela média durante três minutos é reportado, um valor obtido ao calcular a média da taxa de transmissão na camada PDCP, na camada RLC ou na camada MAC com relação ao enlace de subida ou ao enlace de descida da estação móvel 100n durante três minutos, respectivamente, é reportado para o servidor de agregação de tráfego 402. Alternativamente, uma taxa de transmissão determinada pela média na camada PDCP, na camada RLC ou na camada MAC com relação ao enlace de subida ou ao enlace de descida com relação a todas as estações móveis na célula pode ser reportado, ou um valor total das taxas de transmissão na camada PDCP, na camada RLC ou na camada MAC com relação ao enlace de subida ou enlace de descida com relação a todas as estações móveis na célula 50. Ao reportar o valor determinado pela média ou o valor total com relação a todas as estações móveis, torna-se possível monitorar qualidade de comunicação ou um grau de congestionamento na célula total.
[00148] Além do mais, a seção de processamento de chamada 210 pode receber um tempo de armazenamento temporário de dados de pacote de enlace de descida da seção de cálculo de número de estações móveis 2084, agregar uma quantidade armazenada temporariamente ou o tempo de armazenamento temporário dos dados de pacote de enlace de descida da estação móvel 100n, e reportar o resultado para o servidor de agregação de tráfego 402 na rede principal 400 por meio da interface de transmissão 212. Desta vez, um valor espontâneo pode ser reportado, ou um valor determinado pela média em um período de cálculo de média predeterminado pode ser reportado como a quantidade armazenada temporariamente ou o tempo de armazenamento temporário dos dados de pacote de enlace de descida da estação móvel 100n. Por exemplo, quando um valor determinado pela média durante três minutos é reportado, um valor obtido ao calcular a
Petição 870190090136, de 11/09/2019, pág. 42/85
40/76 média da quantidade armazenada temporariamente ou do tempo de armazenamento temporário dos dados de pacote de enlace de descida da estação móvel 100n durante três minutos, respectivamente, é reportado para o servidor de agregação de tráfego 402. Alternativamente, um valor determinado pela média da quantidade armazenada temporariamente ou do tempo de armazenamento temporário dos dados de pacote de enlace de descida com relação a todas as estações móveis na célula pode ser reportado. Ao reportar o valor determinado pela média com relação a todas as estações móveis, torna-se possível monitorar qualidade de comunicação ou um grau de congestionamento na célula total.
[00149] O servidor de agregação de tráfego 402 pode ser acessado por meio de um terminal de monitor remoto 404, e um operador de rede pode monitorar a qualidade de comunicações ou o grau de congestionamento na célula ao monitorar a taxa de transmissão na camada PDCP, na camada RLC ou na camada MAC com relação ao enlace de subida ou ao enlace de descida armazenada no servidor de agregação de tráfego 402 pelo terminal de monitor remoto 404. Por exemplo, quando é determinado a partir do resultado de monitoramento do grau de congestionamento na célula que o grau de congestionamento na célula 50 está permanentemente alto ou que o mais alto grau de congestionamento na célula em um dia excede uma capacidade de célula, aperfeiçoamento de estrutura tal como um aumento do número de portadoras na célula, um aumento do número de células, ou ampliação de uma largura de banda de portadora da célula pode ser feita.
[00150] A seguir, uma configuração da seção de processamento de sinal de banda base 208 será explicada com referência à figura 4.
[00151] A seção de processamento de sinal de banda base 208 inclui uma seção de processamento de camada 1 2081, uma seção de processamento de Controle de Acesso de Mídia (MAC) 2082, uma se
Petição 870190090136, de 11/09/2019, pág. 43/85
41/76 ção de processamento RLC 2083 e a seção de cálculo de número de estações móveis 2084.
[00152] A seção de processamento de camada 1 2081, a seção de processamento MAC 2082, a seção de processamento RLC 2083 e a seção de cálculo de número de estações móveis 2084 na seção de processamento de sinal de banda base 208, e a seção de processamento de chamada 210 são conectadas umas com as outras.
[00153] A seção de processamento de camada 1 2081 executa processamento IFFT e codificação de canal dos dados transmitidos em enlace de descida, e processamento FFT e decodificação de canal dos dados transmitidos em enlace de subida e outros mais.
[00154] A seção de processamento MAC 2082 executa o controle de retransmissão MAC de dados de enlace de descida, processamento de transmissão, por exemplo, da solicitação de repetição automática híbrida (HARQ), escalonamento, seleção de formato de transmissão e outros mais. Além do mais, a seção de processamento MAC 2082 executa processamento de recepção e outros mais do controle de retransmissão MAC de enlace de subida.
[00155] Além disso, a seção de processamento MAC 2082 obtém informação que indica um status de armazenamento temporário de transmissão de enlace de subida na estação móvel 100n e que é reportado pela estação móvel 100n, e reporta o estado de armazenamento temporário de transmissão de enlace de subida na estação móvel 100n para a seção de cálculo de estação móvel 2084. Aqui, a informação que indica um estado de armazenamento temporário de transmissão de enlace de subida na estação móvel 100n e que é reportado pela estação móvel 100n é chamada, por exemplo, de Relatório de Status de Armazenamento Temporário, e inclui como um elemento de informação um valor absoluto de uma quantidade de dados armazenados temporariamente no armazenamento temporário de
Petição 870190090136, de 11/09/2019, pág. 44/85
42/76 transmissão de enlace de subida na estação móvel 100n, ou um valor relativo com relação a um valor predeterminado. Além do mais, o status de armazenamento temporário de transmissão de enlace de subida na estação móvel 100n, o qual é reportado pela seção de processamento MAC 2082 para a seção de cálculo de número de estações móveis 2084, significa o valor absoluto da quantidade de dados armazenados temporariamente no armazenamento temporário de transmissão de enlace de subida na estação móvel 100n, ou o valor relativo com relação a um valor predeterminado.
[00156] Além do mais, o Relatório de Status de Armazenamento Temporário pode incluir valores absolutos da quantidade de dados armazenados temporariamente para dois ou mais grupos priorizados, ou um valor relativo com relação a um valor predeterminado. Alternativamente, o Relatório de Status de Armazenamento Temporário pode incluir um valor absoluto da quantidade de dados armazenados temporariamente para um ou mais grupos priorizados, ou um valor relativo com relação a um valor predeterminado, ou um valor absoluto da quantidade de dados armazenados temporariamente com relação a todos os dados, ou um valor relativo com relação a um valor predeterminado. Além disso, o Relatório de Status de Armazenamento Temporário é reportado, por exemplo, pela estação móvel 110n para o aparelho de estação base 200 como informação de controle na camada MAC.
[00157] Além do mais, a seção de processamento MAC 2082 mede a taxa de transmissão da camada MAC em enlace de subida e enlace de descida com relação à estação móvel 100n, e fornece à seção de cálculo de número de estações móveis 2084 a taxa de transmissão da camada MAC em enlace de subida e enlace de descida com relação à estação móvel 100n.
[00158] A taxa de transmissão da camada MAC em enlace de subi
Petição 870190090136, de 11/09/2019, pág. 45/85
43/76 da e enlace de descida com relação à estação móvel 100n pode ser um valor espontâneo no momento de medição, ou um valor determinado pela média em um período de cálculo de média predeterminado antes do momento de medição. Além do mais, um método de cálculo de média pode ser um cálculo de média aritmética simples, ou um cálculo de média usando um coeficiente de esquecimento. Além disso, a taxa de transmissão da camada MAC em enlace de subida e enlace de descida com relação à estação móvel 100n pode ser um valor espontâneo amostrado em períodos de amostragem predeterminados, ou um valor determinado pela média dos valores espontâneos amostrados.
[00159] Mais especificamente, um valor determinado pela média ou um valor total em um período de tempo predeterminado, por exemplo, 100 ms pode ser calculado, e um valor após filtragem do valor determinado pela média ou o valor total indicado anteriormente usando a expressão seguinte pode ser medido como a taxa de transmissão da camada MAC.
Expressão: Fn = (1-a)*Fn-1 + a*Mn
Fn: um valor atualizado após filtragem Fn-1: um valor antigo após filtragem a: coeficiente de filtragem
Mn: o valor determinado pela média ou o valor total em um período de tempo predeterminado, por exemplo, 100 ms.
[00160] Um valor de “a” pode ser estabelecido, por exemplo, para
1/2(k/2) (k = 0, 1, 2, ...). Além do mais, o período de tempo predeterminado indicado acima pode ser um valor a não ser 100 ms, por exemplo, 200 ms, ou 80 ms, e configurado para ser vários outros valores. [00161] De uma maneira geral, vários canais lógicos são usados nas comunicações entre a estação móvel 100n e o aparelho de estação base 200. Além do mais, uma classe de prioridade é definida para
Petição 870190090136, de 11/09/2019, pág. 46/85
44/76 os vários canais lógicos. A figura 8 ilustra um exemplo de uma relação entre os canais lógicos e a classe de prioridade. Na figura, M canais lógicos e L classe de prioridades são definidos no enlace de descida. A mesma definição é possível no enlace de subida.
[00162] Aqui, a seção de processamento MAC 2082 pode medir uma taxa de transmissão do canal lógico a ser usado nas comunicações com a estação móvel 100n na camada MAC, ou um valor obtido ao calcular a média ou totalizar no canal lógico tendo a mesma classe de prioridade da taxa de transmissão do canal lógico a ser usado nas comunicações com a estação móvel 100n na camada MAC. A taxa de transmissão do canal lógico ou o valor obtido ao calcular a média ou totalizar a taxa de transmissão do canal lógico é fornecido para a seção de cálculo de número de estações móveis 2084. O valor indicado acima é medido tanto no enlace de subida quanto no enlace de descida.
[00163] Além do mais, a seção de processamento MAC 2082 gerencia se a estação móvel 100n está no estado DRX, e fornece à seção de cálculo de número de estações móveis 2084 a informação se a estação móvel 100n está no estado DRX.
[00164] Além disso, a seção de processamento MAC 2082 recebe da seção de processamento RLC 2083 um momento de chegada dos dados de pacote de enlace de descida enviados pela estação de camada superior para o aparelho de estação base 200. A seção de processamento MAC 2082 mede o tempo de armazenamento temporário dos dados de pacote de enlace de descida com relação à estação móvel 100n. Aqui, o tempo de armazenamento temporário dos dados de pacote de enlace de descida significa, por exemplo, um tempo de armazenamento temporário de dados no aparelho de estação base 200, e mais especificamente, um tempo a partir do momento de chegada dos dados de pacote de enlace de descida até quando o aparelho de
Petição 870190090136, de 11/09/2019, pág. 47/85
45/76 estação base 200 transmite os dados de pacote de enlace de descida para a estação móvel 100n usando o canal compartilhado de enlace de descida. Alternativamente, o tempo de armazenamento temporário dos dados de pacote de enlace de descida pode ser definido como um tempo a partir do momento de chegada dos dados de pacote de enlace de descida até quando o aparelho de estação base 200 transmite os dados de pacote de enlace de descida para a estação móvel 100n usando o canal compartilhado de enlace de descida e aviso de recebimento adicional como informação de reconhecimento é recebido, a fim de medir um tempo até o fato em que é confirmado que a estação móvel 100n recebeu de forma apropriada os dados de pacote. A informação de reconhecimento pode ser para a camada MAC, ou para a camada RLC. Alternativamente, a informação de reconhecimento pode ser para a camada PDCP. A seção de processamento MAC 2082 pode calcular um valor obtido ao calcular o tempo médio de armazenamento temporário com relação a cada dado de pacote como o tempo de armazenamento temporário de dados de pacote de enlace de descida. A seção de processamento MAC 2082 fornece à seção de cálculo de número de estações móveis 2084 o tempo de armazenamento temporário de dados de pacote de enlace de descida com relação à estação móvel 100n.
[00165] Além do mais, a seção de processamento MAC 2082 mede o tempo de armazenamento temporário dos dados de pacote de enlace de subida da estação móvel 100n. Aqui, o tempo de armazenamento temporário dos dados de pacote de enlace de subida da estação móvel 100n é um tempo de armazenamento temporário de dados na estação móvel 100n. A seção de processamento MAC 2082 pode definir o tempo de armazenamento temporário dos dados, por exemplo, como um tempo a partir de quando a seção de processamento MAC 2082 recebe o Relatório de Status de Armazenamento Temporário da
Petição 870190090136, de 11/09/2019, pág. 48/85
46/76 estação móvel 100n até quando a seção de processamento MAC 2082 realmente dirige a transmissão do canal compartilhado de enlace de subida através da Concessão de Escalonamento UL para a estação móvel 100n, porque é difícil averiguar exatamente o estado de armazenamento temporário na estação móvel 100n. Alternativamente, o tempo de armazenamento temporário dos dados de pacote de enlace de subida pode ser definido como um tempo a partir de quando o Relatório de Status de Armazenamento Temporário é recebido da estação móvel 100n até a transmissão do canal compartilhado de enlace de subida ser dirigida para a estação móvel 100n através da Concessão de Escalonamento UL e o canal compartilhado de enlace de subida ser recebido de forma apropriada, a fim de medir um tempo até o fato em que é garantido que o aparelho de estação base 200 recebeu de forma apropriada os dados de pacote. A seção de processamento MAC 2082 pode calcular um valor obtido ao calcular o tempo médio de armazenamento temporário com relação a cada pacote de dados como o tempo de armazenamento temporário dos dados de pacote de enlace de subida. A seção de processamento MAC 2082 fornece à seção de cálculo de número de estações móveis 2084 o tempo de armazenamento temporário dos dados de pacote de enlace de subida.
[00166] A seção de processamento RLC 2083 executa processamento de transmissão de camada RLC com relação aos dados de pacote de enlace de descida tal como segmentação/concatenação, processamento de transmissão do controle de retransmissão RLC e outros mais, e processamento de recepção de camada RLC com relação aos dados de enlace de subida tal como segmentação/concatenação, o controle de retransmissão RLC e outros mais.
[00167] A seção de processamento RLC 2083 mede a taxa de transmissão da camada RLC em enlace de descida e enlace de subida com relação à estação móvel 100n, e fornece à seção de cálculo de
Petição 870190090136, de 11/09/2019, pág. 49/85
47/76 número de estações móveis 2084 a taxa de transmissão da camada RLC em enlace de descida e enlace de subida com relação à estação móvel 100n.
[00168] A taxa de transmissão da camada RLC em enlace de subida e enlace de descida com relação à estação móvel 100n pode ser um valor espontâneo no momento de medição, ou um valor determinado pela média em um período de cálculo de média predeterminado antes do momento de medição. Além do mais, um método de cálculo de média pode ser um cálculo de média aritmética simples, ou um cálculo de média usando um coeficiente de esquecimento. Além disso, a taxa de transmissão da camada MAC em enlace de subida e enlace de descida com relação à estação móvel 100n pode ser um valor espontâneo amostrado em períodos de amostragem predeterminados, ou um valor determinado pela média dos valores espontâneos amostrados.
[00169] Mais especificamente, o valor médio ou o valor total pode ser medido em um período de tempo predeterminado, por exemplo, 100 ms, e um valor (Fn) após filtragem usando a expressão seguinte pode ser medido como a taxa de transmissão de camada RLC.
Expressão Fn = (1-a)*Fn-1 + a*Mn
Fn: um valor atualizado após filtragem
Fn-1: um valor após filtragem antiga a: coeficiente de filtragem
Mn: o valor médio ou o valor total em um período de tempo predeterminado, por exemplo, 100 ms.
[00170] Um valor de “a” pode ser estabelecido, por exemplo, para 1/2(k/2) (k = 0, 1, 2, ...). Além do mais, o período de tempo predeterminado indicado acima pode ser de 200 ms, 80 ms, ou outros vários valores em vez de 100 ms.
[00171] A seção de processamento RLC 2083 pode medir o valor
Petição 870190090136, de 11/09/2019, pág. 50/85
48/76 médio ou o valor total obtido ao calcular a média ou totalizar as taxas de transmissão na camada RLC do canal lógico a ser usado para executar comunicação com a estação móvel 100n dentro dos canais lógicos tendo a mesma classe de prioridade, em vez de medir a taxa de transmissão na camada RLC da estação móvel 100n. Além do mais, a taxa de transmissão do canal lógico, ou o valor determinado pela média ou o valor total obtido ao calcular a média ou totalizar as taxas de transmissão de canal lógico dentro dos canais lógicos tendo a mesma classe de prioridade é fornecido para a seção de cálculo de número de estações móveis 2084. Este valor é medido tanto no enlace de subida quanto no enlace de descida.
[00172] Além disso, a seção de processamento RLC 2083 fornece um estado de armazenamento temporário de transmissão na camada RLC de enlace de descida com relação à estação móvel 100n para a seção de cálculo de número de estações móveis 2084. O estado de armazenamento temporário de transmissão na camada RLC de enlace de descida com relação à estação móvel 100n é o tempo de armazenamento temporário ou a quantidade armazenada temporariamente dos dados de pacote na camada RLC.
[00173] Quando a seção de processamento RLC 2083 fornece o estado de armazenamento temporário de transmissão na camada RLC de enlace de descida com relação à estação móvel 100n, a seção de processamento RLC 2083 pode fornecer o estado de armazenamento temporário de transmissão na camada RLC com relação a cada canal lógico a ser usado para comunicações com a estação móvel 100n.
[00174] Além disso, a seção de processamento RLC 2083 monitora o momento de chegada dos dados de pacote de enlace de descida com relação à estação móvel 100n, os dados sendo enviados para o aparelho de estação base 200 pela estação superior, e fornece o momento de chegada de cada pacote de dados para a seção de procesPetição 870190090136, de 11/09/2019, pág. 51/85
49/76 samento MAC 2082.
[00175] Além do mais, a seção de processamento RLC 2083 pode ter uma função de descartar os dados de pacote de enlace de descida que estejam armazenados temporariamente por mais do que um tempo de atraso admissível predeterminado no armazenamento temporário de transmissão de camada RLC. Neste caso, o processamento RLC 2083 pode descartar os dados de pacote de enlace de descida que estejam armazenados temporariamente por mais do que um tempo de atraso admissível predeterminado no armazenamento temporário de transmissão de camada RLC, e fornecer à seção de cálculo de número de estações móveis 2084 informação a respeito da estação móvel de destino dos dados de pacote descartados.
[00176] Embora a seção de processamento RLC 2083 execute o processamento de camada RLC no exemplo anterior, a seção de processamento RLC 2083 pode executar o processamento de camada PDCP além do processamento de camada RLC ou em vez dele.
[00177] Neste caso, a seção de processamento RLC 2083 pode medir a taxa de transmissão da camada PDCP e fornecer à seção de cálculo de número de estações móveis 2084 a taxa de transmissão, além da taxa de transmissão de camada RLC com relação à estação móvel 100n ou com relação ao canal lógico a ser usado para comunicações com a estação móvel 100n.
[00178] Alternativamente, a seção de processamento RLC 2083 pode fornecer à seção de cálculo de número de estações móveis 2084 o estado de armazenamento temporário de transmissão da camada PDCP de enlace de descida, além do estado de armazenamento temporário de transmissão da camada RLC de enlace de descida com relação à estação móvel 100n ou ao canal lógico a ser usado para comunicações com a estação móvel 100n.
[00179] Alternativamente, a seção de processamento RLC 2083
Petição 870190090136, de 11/09/2019, pág. 52/85
50/76 pode descartar os dados de pacote de enlace de descida que estejam armazenados temporariamente por mais do que um atraso admissível predeterminado no armazenamento temporário de transmissão da camada PDCP, em vez de descartar os dados de pacote de enlace de descida que estejam armazenados temporariamente por mais do que um atraso admissível predeterminado no armazenamento temporário de transmissão da camada RLC. Neste caso, a seção de processamento RLC 2083 pode descartar os dados de pacote de enlace de descida que estejam armazenados temporariamente por mais do que um atraso admissível predeterminado no armazenamento temporário de transmissão da camada PDCP, e fornecer à seção de cálculo de número de estações móveis 2084 informação a respeito da estação móvel de destino dos dados de pacote descartados.
[00180] A seção de processamento RLC 2083 pode monitorar um número de sequência da camada PDCP de enlace de subida, e fornecer à seção de cálculo de número de estações móveis 2084 número de sequência não de continuidade quando o número de sequência não de continuidade acontece.
[00181] A seção de cálculo de número de estações móveis 2084 recebe o estado de armazenamento temporário de transmissão de enlace de subida na estação móvel 100n, a taxa de transmissão da camada MAC em enlace de subida e enlace de descida com relação à estação móvel 100n e a informação a respeito de se a estação móvel 100n está no estado DRX da seção de processamento MAC 2082; e a taxa de transmissão da camada PDCP ou a taxa de transmissão da camada RLC em enlace de subida e enlace de descida com relação à estação móvel 100n; e o estado de armazenamento temporário de transmissão da camada PDCP ou da camada RLC em enlace de descida com relação à estação móvel 100n da seção de processamento RLC 2083.
Petição 870190090136, de 11/09/2019, pág. 53/85
51/76 [00182] Além do mais, a seção de cálculo de número de estações móveis 2084 recebe o tempo de armazenamento temporário dos dados de pacote de enlace de subida e enlace de descida com relação à estação móvel 100n da seção de processamento MAC 2082. Além disso, a seção de cálculo de número de estações móveis 2084 recebe da seção de processamento RLC 2083 a informação a respeito da estação móvel de destino dos dados de pacote descartados no armazenamento temporário de transmissão da camada RLC ou da camada PDCP.
[00183] A seção de cálculo de número de estações móveis 2084 calcula o número das primeiras estações móveis, o número das segundas estações móveis, o número das terceiras estações móveis, o número das quartas estações móveis, o número das quintas estações móveis, e o número das sextas estações móveis de acordo com o estado de armazenamento temporário de transmissão de enlace de subida na estação móvel 100n, a taxa de transmissão da camada MAC em enlace de subida e enlace de descida com relação à estação móvel 100n, a informação a respeito de se a estação móvel 100n está no estado DRX, a taxa de transmissão da camada PDCP ou a taxa de transmissão da camada RLC em enlace de subida e enlace de descida com relação à estação móvel 100n, e o estado de armazenamento temporário de transmissão da camada PDCP ou da camada RLC em enlace de descida com relação à estação móvel 100n. Além do mais, a seção de cálculo de número de estações móveis 2084 calcula o número das sétimas estações móveis de acordo com o tempo de dados de pacote armazenados temporariamente do enlace de descida e do enlace de subida com relação à estação móvel 100n. Além disso, a seção de cálculo de número de estações móveis 2084 calcula o número das oitavas estações móveis de acordo com a informação a respeito da estação móvel de destino dos dados de pacote descartados no ar
Petição 870190090136, de 11/09/2019, pág. 54/85
52/76 mazenamento temporário de transmissão da camada RLC ou da camada PDCP.
[00184] Por exemplo, a seção de cálculo de número de estações móveis 2084 pode calcular o número de estações móveis nas quais quantidade de dados armazenados temporariamente na camada RLC ou na camada PDCP é igual ou maior do que um valor limiar predeterminado como o número de estações móveis tendo dados a ser transmitidos através do PDSCH no armazenamento temporário de transmissão de enlace de descida, o qual é o número das primeiras estações móveis, de acordo com o estado de armazenamento temporário de transmissão da camada PDCP ou da camada RLC em enlace de descida com relação à estação móvel 100n. O valor limiar predeterminado pode ser 0 KB, ou um valor a não ser 0 tal como 10 KB. Além do mais, a quantidade de dados armazenados temporariamente pode ser um valor espontâneo no momento de medição, ou um valor determinado pela média em um período de cálculo de média predeterminado antes do momento de medição. Além disso, o método de cálculo de média pode ser um cálculo de média aritmética simples, ou um cálculo de média usando um coeficiente de esquecimento. Além disso, a quantidade de dados armazenados temporariamente pode ser um valor espontâneo amostrado em períodos de amostragem predeterminados, ou um valor determinado pela média dos valores espontâneos amostrados.
[00185] Mais especificamente, o valor médio ou o valor total pode ser medido em um período de tempo predeterminado, por exemplo, 100 ms, e um valor (Fn) após filtragem usando a expressão seguinte pode ser medido como a quantidade armazenada temporariamente.
Expressão Fn = (1-a)*Fn-1 + a*Mn
Fn: um valor atualizado após filtragem
Fn-1: um valor após filtragem antiga
Petição 870190090136, de 11/09/2019, pág. 55/85
53/76 a: coeficiente de filtragem
Mn: o valor médio ou o valor total em um período de tempo predeterminado, por exemplo, 100 ms.
[00186] Um valor de “a” pode ser estabelecido, por exemplo, para
1/2(k/2) (k = 0, 1, 2, ...). Além do mais, o período de tempo predeterminado indicado acima pode ser de 200 ms, 80 ms, ou outros vários valores em vez de 100 ms.
[00187] Alternativamente, a seção de cálculo de número de estações móveis 2084 pode calcular o número de estações móveis cujo tempo de dados armazenados temporariamente na camada RLC ou na camada PDCP é igual ou maior do que um valor limiar predeterminado como o número de estações móveis tendo dados a ser transmitidos através do PDSCH no armazenamento temporário de transmissão de enlace de descida, o qual é o número das primeiras estações móveis, de acordo com estado de armazenamento temporário de transmissão da camada PDCP ou da camada RLC em enlace de descida com relação à estação móvel 100n. O valor limiar predeterminado pode ser 0 ms, ou um valor a não ser 0 tal como 10 ms. Além do mais, o tempo de armazenamento temporário pode ser um valor espontâneo no momento de medição, ou um valor determinado pela média em um período de cálculo de média predeterminado antes do momento de medição. Além disso, um método de cálculo de média pode ser um cálculo de média aritmética simples, ou um cálculo de média usando um coeficiente de esquecimento. Além disso, o tempo de dados armazenados temporariamente pode ser um valor espontâneo amostrado em períodos de amostragem predeterminados, ou um valor determinado pela média dos valores espontâneos amostrados.
[00188] Mais especificamente, o valor médio ou o valor total pode ser medido em um período de tempo predeterminado, por exemplo, 100 ms, e um valor (Fn) após filtragem usando a expressão seguinte
Petição 870190090136, de 11/09/2019, pág. 56/85
54/76 pode ser medido como o tempo de dados armazenados temporariamente.
Expressão Fn = (1-a)*Fn-i + a*Mn
Fn: um valor atualizado após filtragem
Fn-1: um valor após filtragem antiga a: coeficiente de filtragem
Mn: o valor médio ou o valor total em um período de tempo predeterminado, por exemplo, 100 ms.
[00189] Um valor de “a” pode ser estabelecido, por exemplo, para
1/2(k/2) (k = 0, 1, 2, ...). Além do mais, o período de tempo predeterminado indicado acima pode ser de 200 ms, 80 ms, ou outros vários valores em vez de 100 ms.
[00190] Além do mais, o coeficiente de esquecimento e o período de cálculo de média para calcular a média, o valor limiar e outros mais podem ser configurados como parâmetros.
[00191] Além disso, a seção de cálculo de número de estações móveis 2084 pode calcular o número de estações móveis tendo dados a ser transmitidos através do PDSCH no armazenamento temporário de transmissão de enlace de descida, de acordo com uma soma da quantidade de dados armazenados temporariamente na camada RLC e da quantidade de dados armazenados temporariamente na camada MAC. Alternativamente, a seção de cálculo de número de estações móveis 2084 pode calcular o número de estações móveis tendo dados a ser transmitidos através do PDSCH no armazenamento temporário de transmissão de enlace de descida, de acordo com uma soma da quantidade de dados armazenados temporariamente na camada PDCP, da quantidade de dados armazenados temporariamente na camada RLC e da quantidade armazenada temporariamente na camada MAC. A quantidade de dados armazenados temporariamente na camada MAC significa, por exemplo, dados esperando para serem retransmitidos por
Petição 870190090136, de 11/09/2019, pág. 57/85
55/76
HARQ na camada MAC.
[00192] Além do mais, o número de estações móveis submetidas à seleção de usuário no processo de escalonamento na seção de processamento MAC 2082 pode ser calculado como o número de estações móveis tendo dados a ser transmitidos através do PDSCH no armazenamento temporário de transmissão de enlace de descida, o qual é o número das primeiras estações móveis.
[00193] Aqui, uma estação móvel que satisfaz todas as exigências seguintes é a estação móvel submetida à seleção de usuário no processo de escalonamento.
[00194] Exigência 1: existem dados a ser transmitidos através do PDSCH.
[00195] Exigência 2: um quadro de tempo quando o canal compartilhado de enlace de descida é transmitido ou um quadro de tempo quando informação de reconhecimento com relação ao canal compartilhado é recebida não é sobreposto com o período de tempo quando medições para células de diferentes frequências são executadas na estação móvel.
[00196] Exigência 3: não em uma condição de espera de DRX.
[00197] Exigência 4: a janela de transmissão da camada RLC não está no estado de paralisação.
[00198] Entretanto, mesmo quando as exigências indicadas anteriormente 1 a 4 são satisfeitas, um processo pode ser executado que não considera uma estação móvel que se desloca exatamente para dentro da célula 50 por meio de transferência entre células tal como a estação móvel submetida à seleção de usuário no escalonamento até que dados enviados pela estação base original e o Relatório de Status da camada PDCP sejam recebidos.
[00199] Alternativamente, quando determinando se a exigência 1 indicada acima está satisfeita, se a estação móvel está ou está sendo
Petição 870190090136, de 11/09/2019, pág. 58/85
56/76 dirigida para transferência entre células para estações base diferentes, um processo pode ser executado que considera somente um sinal de controle (DCCH) como dados a ser transmitidos, e não considera os outros sinais, por exemplo, dados de usuário (DTCH) como dados a ser transmitidos.
[00200] Alternativamente, quando determinando se a exigência 1 indicada acima está satisfeita, se a sincronização de enlace de subida da estação móvel não for estabelecida, um processo pode ser executado que considera o sinal de controle (DCCH) como dados a ser transmitidos, e não considera os outros sinais, por exemplo, os dados de usuário (DTCH) como dados a ser transmitidos.
[00201] Além do mais, a seção de cálculo de número de estações móveis 2084 pode calcular o número das primeiras estações móveis com relação a cada canal lógico, tal como descrito mais tarde. Neste caso, o cálculo do número das estações móveis é executado com relação ao canal lógico. Isto é, a seção de cálculo de número de estações móveis 2084 calcula o número dos canais lógicos.
[00202] Alternativamente, a seção de cálculo de número de estações móveis 2084 pode calcular o número das primeiras estações móveis com relação a cada classe de prioridade, tal como descrito mais tarde. Neste caso, o cálculo do número de estações móveis é executado com relação aos canais lógicos pertencendo à classe de prioridades correspondente. Isto é, a seção de cálculo de número de estações móveis 2084 calcula o número dos canais lógicos pertencendo às classes de prioridade correspondentes.
[00203] Por exemplo, a seção de cálculo de número de estações móveis 2084 pode calcular o número de estações móveis cuja quantidade de dados armazenados temporariamente no armazenamento temporário de transmissão de enlace de subida é igual ou maior do que um valor limiar predeterminado como o número de estações mó
Petição 870190090136, de 11/09/2019, pág. 59/85
57/76 veis tendo dados a ser transmitidos através do PUSCH no armazenamento temporário de transmissão de enlace de subida, o qual é o número das segundas estações móveis, de acordo com o estado de armazenamento temporário de transmissão de enlace de subida na estação móvel 100n. O valor limiar predeterminado pode ser 0 KB, ou um valor a não ser 0 tal como 10 KB. Além do mais, a quantidade de dados armazenados temporariamente pode ser um valor espontâneo no momento de medição, ou um valor determinado pela média em um período de cálculo de média predeterminado antes do momento de medição. Além disso, um método de cálculo de média pode ser um cálculo de média aritmética simples, ou um cálculo de média usando um coeficiente de esquecimento. Além disso, a quantidade de dados armazenados temporariamente pode ser um valor espontâneo amostrado em períodos de amostragem predeterminados, ou um valor determinado pela média dos valores espontâneos amostrados.
[00204] Mais especificamente, o valor determinado pela média ou o valor total em um período de tempo predeterminado, por exemplo, 100 ms é calculado, e um valor após filtragem do valor determinado pela média indicado acima ou o valor total usando a expressão seguinte pode ser medido como a quantidade de dados armazenados temporariamente.
Expressão: Fn = (1-a)*Fn-1 + a*Mn
Fn: um valor atualizado após filtragem Fn-1: um valor antigo após filtragem a: coeficiente de filtragem
Mn: o valor determinado pela média ou o valor total em um período de tempo predeterminado, por exemplo, 100 ms.
[00205] Um valor de “a” pode ser estabelecido, por exemplo, para 1/2(k/2) (k = 0, 1, 2, ...). Além do mais, o período de tempo predeterminado indicado acima pode ser um valor a não ser 100 ms, por exem
Petição 870190090136, de 11/09/2019, pág. 60/85
58/76 plo, 200 ms, ou 80 ms, e configurado para ser vários outros valores. [00206] Além do mais, o coeficiente de esquecimento e o período de cálculo de média para calcular a média, o valor limiar e outros mais podem ser configurados como parâmetros.
[00207] Além do mais, por causa de a quantidade de dados armazenados temporariamente ser um valor reportado descontinuamente pela estação móvel, entre o momento de reportação e um momento real, quando transmissão é executada pela estação móvel o valor é diferente de um valor real. Portanto, a seção de cálculo de número de estações móveis 2084 pode calcular a quantidade de dados armazenados temporariamente de acordo com o valor reportado pela estação móvel e quantidade de dados de PUSCH da estação móvel recebidos entre o momento de reportação e o momento real.
[00208] Além do mais, o número de estações móveis submetidas à seleção de usuário no processo de escalonamento na seção de processamento MAC 2082 pode ser calculado como o número de estações móveis tendo dados a ser transmitidos através do PUSCH no armazenamento temporário de transmissão de enlace de subida, o qual é o número das segundas estações móveis.
[00209] Aqui, uma estação móvel que satisfaz todas as exigências seguintes é a estação móvel submetida à seleção de usuário no processamento de escalonamento.
[00210] Exigência 1: “existem dados a ser transmitidos através do PUSCH (a existência de dados a ser transmitidos no armazenamento temporário da estação móvel é reportada através da Solicitação de Escalonamento ou Relatório de Status de Armazenamento Temporário)”.
[00211] Exigência 2: “um quadro de tempo quando o canal de controle de enlace de descida (Concessão de Escalonamento UL) é transmitido ou um quadro de tempo quando o canal compartilhado de
Petição 870190090136, de 11/09/2019, pág. 61/85
59/76 enlace de subida é recebido ou um quadro de tempo quando informação de reconhecimento com relação ao canal compartilhado é recebida não é sobreposto com o período de tempo quando medições para células de diferentes frequências são executadas na estação móvel”. [00212] Exigência 3: não em uma condição DRX.
[00213] Exigência 4: sincronização de enlace de subida é estabelecida.
[00214] Exigência 5: transferência entre células entre estações base não é dirigida.
[00215] Além disso, a seção de cálculo de número de estações móveis 2084 pode calcular o número das segundas estações móveis com relação a cada canal lógico, tal como descrito mais tarde. Neste caso, o cálculo do número das estações móveis é executado com relação aos canais lógicos. Isto é, a seção de cálculo de número de estações móveis 2084 calcula o número dos canais lógicos. Alternativamente, a seção de cálculo de número de estações móveis 2084 pode calcular o número das segundas estações móveis com relação a cada classe de prioridade. Neste caso, o cálculo do número das estações móveis é executado com relação aos canais lógicos pertencendo às classes de prioridade correspondentes. Isto é, a seção de cálculo de número de estações móveis 2084 calcula o número dos canais lógicos pertencendo às classes de prioridade correspondentes.
[00216] Por causa de a estação móvel ter dados a ser transmitidos no armazenamento temporário de transmissão do enlace de subida ou do enlace de descida é pensado estar executando comunicações ao consumir recursos de rádio, o número de estações móveis associadas com o consumo dos recursos de rádio pode ser medido ao medir o número.
[00217] Por exemplo, a seção de cálculo de número de estações móveis 2084 pode calcular o número das estações móveis que estão
Petição 870190090136, de 11/09/2019, pág. 62/85
60/76 ativas LTE e não no estado DRX como o número das estações móveis que executam muito frequentemente comunicações através do PDSCH ou PUSCH, o qual é um canal compartilhado, o número sendo o número das terceiras estações móveis, de acordo com informação a respeito de se a estação móvel 100n está no estado DRX.
[00218] Por causa de a estação móvel não estar no estado DRX é pensado estar executando comunicações ao consumir os recursos de rádio, o número de estações móveis associadas com a quantidade de consumo dos recursos de rádio pode ser medido ao medir o número.
[00219] Por exemplo, a seção de cálculo de número de estações móveis 2084 pode calcular o número de estações móveis que estão ativas LTE e no estado DRX como o número de estações móveis que executam menos frequentemente comunicações através do PDSCH ou PUSCH, o qual é um canal compartilhado, o número sendo o número das quartas estações móveis, de acordo com informação a respeito de se a estação móvel 100n está no estado DRX.
[00220] Embora seja pensado que uma quantidade dos recursos de rádio que a estação móvel no estado DRX consome é pequena, tornase possível estimar exatamente a quantidade de consumo dos recursos de rádio ao calcular o número.
[00221] Por exemplo, a seção de cálculo de número de estações móveis 2084 estabelece o número das estações móveis que estão ativas LTE como o número das quintas estações móveis. O número das estações móveis que estão ativas LTE é o número das estações móveis que estabelecem conexões com o aparelho de estação base 200, e a estação base pode reconhecer facilmente o número.
[00222] Por exemplo, a seção de cálculo de número de estações móveis 2084 pode calcular o número de estações móveis que não satisfazem uma taxa de transmissão predeterminada entre as estações móveis que estão ativas LTE, o número sendo o número das sextas
Petição 870190090136, de 11/09/2019, pág. 63/85
61/76 estações móveis, de acordo com a taxa de transmissão na camada MAC, ou na camada RLC, ou na camada PDCP com relação ao enlace de subida ou enlace de descida da estação móvel 100n. Por exemplo, o número de estações móveis cuja taxa de transmissão na camada RLC com relação ao enlace de subida ou enlace de descida é 64 kbps ou menos pode ser o número das estações móveis que não satisfazem a taxa de transmissão predeterminada entre as estações móveis que estão ativas LTE, o número sendo o número das sextas estações móveis.
[00223] Aqui, a taxa de transmissão na camada MAC ou na camada RLC ou na camada PDCP com relação ao enlace de subida ou enlace de descida da estação móvel 100n pode ser calculada ao estabelecer o período de cálculo de média como um período de tempo quando dados a ser transmitidos estão presente no armazenamento temporário de transmissão de enlace de subida ou de enlace de descida. Por exemplo, quando existem dados somente em um período de 300 ms no período de medição de 500 ms, a taxa de transmissão é calculada ao calcular a média no período de 300 ms, e cálculo de média da taxa de transmissão não é executado nos períodos restantes, tal como mostrado na figura 7.
[00224] Alternativamente, a taxa de transmissão na camada MAC ou na camada RLC ou na camada PDCP com relação ao enlace de subida ou enlace de descida da estação móvel 100n pode ser calculada em todo o período de medição independente da presença/ausência dos dados a ser transmitidos no armazenamento temporário de transmissão de enlace de subida ou de enlace de descida.
[00225] Além do mais, a seção de cálculo de número de estações móveis 2084 fornece à seção de processamento de chamada 210 a taxa de transmissão na camada MAC ou na camada RLC ou na camada PDCP com relação ao enlace de subida ou enlace de descida
Petição 870190090136, de 11/09/2019, pág. 64/85
62/76 da estação móvel 100n.
[00226] Além disso, a seção de cálculo de número de estações móveis 2084 pode calcular o número das sextas estações móveis com relação a cada canal lógico, tal como descrito mais tarde. Neste caso, o cálculo do número das estações móveis é executado com relação aos canais lógicos. Além do mais, a taxa de transmissão é uma taxa de transmissão do canal lógico envolvido. Isto é, a seção de cálculo de número de estações móveis 2084 calcula o número dos canais lógicos que não satisfazem uma taxa de transmissão predeterminada.
[00227] Alternativamente, a seção de cálculo de número de estações móveis 2084 pode calcular o número das sextas estações móveis com relação a cada classe de prioridade. Neste caso, o cálculo do número das estações móveis é executado com relação aos canais lógicos pertencendo às classes de prioridade correspondentes. Além do mais, a taxa de transmissão é o valor médio ou o valor total das taxas de transmissão dos canais lógicos pertencendo à classe de prioridade envolvida. Isto é, a seção de cálculo de número de estações móveis 2084 calcula o número dos canais lógicos que pertencem a cada classe de prioridade e não satisfazem a taxa de transmissão predeterminada.
[00228] Por exemplo, a seção de cálculo de número de estações móveis 2084 pode calcular o número das estações móveis cujo atraso de dados médio excede um atraso admissível, o número sendo o número das sétimas estações móveis, de acordo com um tempo de armazenamento temporário dos dados de pacote do enlace de descida e do enlace de subida com relação à estação móvel 100n. Por exemplo, um valor limiar do tempo de armazenamento temporário dos dados de pacote pode ser definido como 200 ms, e quando o número de estações móveis cujo tempo de armazenamento temporário dos dados de pacote do enlace de subida e do enlace de descida com relação à es
Petição 870190090136, de 11/09/2019, pág. 65/85
63/76 tação móvel 100n é igual ou maior que 200 ms pode ser definido como o número de estações móveis cujo atraso de dados médio excede o atraso admissível, o qual é o número das sétimas estações móveis.
[00229] Por exemplo, um modelo de um método de cálculo do atraso de dados médio está mostrado a seguir. Primeiro, o tempo de armazenamento temporário de um pacote é definido como “um tempo a partir de quando um pacote de camada RLC é armazenado no armazenamento temporário de camada RLC até que o pacote seja eliminado”. Aqui, o evento de eliminação do pacote do armazenamento temporário pode incluir todos os casos tais como descartar o pacote após o reconhecimento ser recebido e descartar o pacote com base em um controlador de tempo. O atraso de dados médio do um pacote pode ser calculado ao calcular o tempo médio de armazenamento temporário de todos os pacotes no armazenamento temporário no período de cálculo de média. O pacote é, por exemplo, RLC SDU. Além do mais, embora o processo indicado acima seja executado com relação ao pacote na camada RLC, o processo pode ser executado com relação ao pacote na camada PDCP.
[00230] Além do mais, a seção de cálculo de número de estações móveis 2084 pode calcular o número das sétimas estações móveis com relação a cada canal lógico, tal como descrito mais tarde. Neste caso, o cálculo do número das estações móveis é executado com relação ao canal lógico. Isto é, a seção de cálculo de número de estações móveis 2084 calcula o número dos canais lógicos cujo atraso médio excede o atraso admissível.
[00231] Alternativamente, a seção de cálculo de número de estações móveis 2084 pode calcular o número das sétimas estações móveis com relação a cada classe de prioridade, tal como descrito mais tarde. Neste caso, o cálculo do número das estações móveis é executado com relação aos canais lógicos pertencendo às classes de priori
Petição 870190090136, de 11/09/2019, pág. 66/85
64/76 dade correspondentes. Isto é, a seção de cálculo de número de estações móveis 2084 calcula o número dos canais lógicos que pertencem às classes de prioridade correspondentes e cujo atraso médio excede o atraso admissível.
[00232] Por exemplo, a seção de cálculo de número de estações móveis 2084 pode calcular o número de estações móveis nas quais acontece descarte de dados por causa de atraso, o número sendo o número das oitavas estações móveis, de acordo com informação em uma estação móvel de destino na qual acontece o descarte de dados no armazenamento temporário de transmissão da camada RLC por causa de atraso. Por exemplo, o número das estações móveis que sofreram o descarte de dados no armazenamento temporário de transmissão da camada RLC pode ser medido em um período de monitoração predeterminado, e o número das estações móveis pode ser estabelecido como o número das oitavas estações móveis.
[00233] Alternativamente, a seção de cálculo de número de estações móveis 2084 mede o número de estações móveis que sofreram o descarte de dados em um número de vezes igual ou maior do que um valor limiar predeterminado no armazenamento temporário de transmissão da camada RLC em um período de monitoração predeterminado, e o número das estações móveis pode ser estabelecido como o número das oitavas estações móveis.
[00234] Alternativamente, a seção de cálculo de número de estações móveis 2084 pode medir o número de estações móveis cuja quantidade de dados dos dados de pacote descartados no armazenamento temporário de transmissão da camada RLC é igual ou maior do que um valor limiar predeterminado em um período de monitoração predeterminado, e o número das estações móveis pode ser estabelecido como o número das oitavas estações móveis.
[00235] Alternativamente, a seção de cálculo de número de estaPetição 870190090136, de 11/09/2019, pág. 67/85
65/76 ções móveis 2084 pode medir o número de estações móveis cuja razão de uma quantidade de dados dos dados de pacote descartados no armazenamento temporário de transmissão da camada RLC com relação a uma quantidade de dados total é igual ou maior do que um valor limiar predeterminado em um período de monitoração predeterminado, e o número das estações móveis pode ser estabelecido como o número das oitavas estações móveis.
[00236] Quando a informação a respeito da estação móvel de destino dos dados descartados no armazenamento temporário de transmissão da camada PDCP é recebida da seção de processamento RLC
2083 em vez de a informação a respeito da estação móvel de destino dos dados descartados no armazenamento temporário de transmissão da camada RLC, a seção de cálculo de número de estações móveis
2084 pode calcular o número de estações móveis nas quais acontece o descarte de dados por causa de atraso, o qual é o número das oitavas estações móveis, de acordo com a informação a respeito da estação móvel de destino dos dados descartados no armazenamento temporário de transmissão da camada PDCP. Por exemplo, o número das estações móveis nas quais os dados de pacote foram descartados no armazenamento temporário de transmissão da camada PDCP pode ser medido em um período de monitoração predeterminado, e o número das estações móveis pode ser estabelecido como o número das oitavas estações móveis.
[00237] Alternativamente, a seção de cálculo de número de estações móveis 2084 pode calcular o número de estações móveis nas quais acontece o descarte de dados por causa de atraso, o número sendo o número das oitavas estações móveis, de acordo com a informação a respeito da estação móvel de destino na qual acontece o descarte de dados no armazenamento temporário de transmissão da camada PDCP ou da camada RLC por causa de atraso. Por exemplo,
Petição 870190090136, de 11/09/2019, pág. 68/85
66/76 o número de estações móveis nas quais acontece o descarte de dados de pacote no armazenamento temporário de transmissão da camada RLC ou da camada PDCP por causa de atraso pode ser medido em um período de monitoração predeterminado, e o número das estações móveis pode ser estabelecido como o número das oitavas estações móveis.
[00238] Além do mais, a seção de cálculo de número de estações móveis 2084 pode calcular o número das oitavas estações móveis com relação a cada canal lógico, tal como descrito mais tarde. Neste caso, o cálculo do número das estações móveis é executado com relação ao canal lógico. Isto é, a seção de cálculo de número de estações móveis 2084 calcula o número dos canais lógicos nos quais acontece o descarte de dados por causa de atraso.
[00239] Alternativamente, a seção de cálculo de número de estações móveis 2084 pode calcular o número das oitavas estações móveis com relação a cada classe de prioridade, tal como descrito mais tarde. Neste caso, o cálculo das estações móveis é executado com relação aos canais lógicos pertencendo às classes de prioridade correspondentes. Isto é, a seção de cálculo de número de estações móveis 2084 calcula o número dos canais lógicos nos quais acontece o descarte de dados por causa de atraso.
[00240] O exemplo anterior mostra um caso onde o número de estações móveis nas quais acontece o descarte de dados por causa de atraso em enlace de descida é calculado, o número sendo o número das oitavas estações móveis. Entretanto, o número de estações móveis nas quais acontece o descarte de dados por causa de atraso, o número sendo o número das oitavas estações móveis, pode ser calculado com relação ao enlace de subida de uma maneira similar.
[00241] Por exemplo, a seção de cálculo de número de estações móveis 2084 pode receber a informação a respeito da descontinuidade
Petição 870190090136, de 11/09/2019, pág. 69/85
67/76 do número de sequência da camada PDCP de enlace de subida da seção de processamento RLC 2083, e calcular o número das estações móveis nas quais acontece o descarte de dados por causa de atraso em enlace de subida de acordo com a descontinuidade do número de sequência da camada PDCP de enlace de subida. Isto é, a seção de cálculo de número de estações móveis 2084 estima que a descontinuidade do número de sequência acontece por causa de descarte de dados por causa de atraso na estação móvel, e calcula o número das estações móveis nas quais acontece o descarte de dados por causa de atraso de acordo com a descontinuidade do número de sequência. [00242] Mais especificamente, a seção de cálculo de número de estações móveis 2084 pode medir o número de estações móveis nas quais a descontinuidade do número de sequência da camada PDCP de enlace de subida é igual ou maior do que um valor limiar predeterminado em um período de monitoração predeterminado, e o número das estações móveis pode ser estabelecido como o número das oitavas estações móveis.
[00243] Alternativamente, a seção de cálculo de número de estações móveis 2084 pode medir o número de estações móveis cuja quantidade de dados dos dados descartados que é estimada a partir da descontinuidade do número de sequência da camada PDCP de enlace de subida é igual ou maior do que um valor limiar predeterminado em um período de monitoração predeterminado, e o número das estações móveis pode ser estabelecido como o número das oitavas estações móveis.
[00244] Alternativamente, a seção de cálculo de número de estações móveis 2084 pode medir o número de estações móveis cuja razão da quantidade de dados dos dados descartados que é estimada a partir da descontinuidade do número de sequência da camada PDCP de enlace de subida em um período de monitoração predeterminado, e
Petição 870190090136, de 11/09/2019, pág. 70/85
68/76 o número das estações móveis pode ser estabelecido como o número das oitavas estações móveis.
[00245] Além do mais, a seção de cálculo de número de estações móveis 2084 pode calcular o número das oitavas estações móveis em enlace de subida com relação a cada canal lógico. Neste caso, o cálculo do número das estações móveis descrito anteriormente é executado com relação ao canal lógico. Isto é, a seção de cálculo de número de estações móveis 2084 calcula o número dos canais lógicos nos quais acontece o descarte de dados por causa de atraso.
[00246] Além do mais, a seção de cálculo de número de estações móveis 2084 pode fornecer à seção de processamento de chamada 210 o estado de armazenamento temporário de transmissão da camada RLC fornecido pela seção de processamento RLC, isto é, a quantidade armazenada temporariamente ou o tempo de armazenamento temporário dos dados de pacote de enlace de descida da estação móvel 100n.
[00247] O número das primeiras estações móveis ao número das oitavas estações móveis pode ser calculado com relação a cada TTI (ou referido como um “subquadro”), ou pode ser um valor amostrado em intervalos de tempo predeterminados. Além do mais, o número das primeiras estações móveis ao número das oitavas estações móveis pode ser um valor obtido ao calcular a média dos valores com relação a cada TTI em um período de cálculo de média predeterminado, ou um valor obtido ao calcular a média dos valores amostrados nos intervalos de tempo predeterminados em um período de cálculo de média predeterminado. Além do mais, o período de cálculo de média ou o período de amostragem pode ser configurado como parâmetros.
[00248] Mais especificamente, o valor determinado pela média ou o valor total em um período de tempo predeterminado, por exemplo, 100 ms é calculado, e um valor após filtragem do valor determinado pela
Petição 870190090136, de 11/09/2019, pág. 71/85
69/76 média indicado acima ou o valor total usando a expressão seguinte pode ser medido como o número das primeiras estações móveis ao número das oitavas estações móveis.
Expressão: Fn = (1-a)*Fn-1 + a*Mn
Fn: um valor atualizado após filtragem
Fn-1: um valor antigo após filtragem a: coeficiente de filtragem
Mn: o valor determinado pela média ou o valor total em um período de tempo predeterminado, por exemplo, 100 ms.
[00249] Um valor de “a” pode ser estabelecido, por exemplo, para 1/2(k/2) (k = 0, 1, 2, ...). Além do mais, o período de tempo predeterminado indicado acima pode ser um valor a não ser 100 ms, por exemplo, 200 ms, ou 80 ms, e configurado para ser vários outros valores.
[00250] A seguir, um método de controle de transmissão no aparelho de estação base 200, de acordo com este exemplo, é explicado com referência à figura 5.
[00251] A seção de cálculo de número de estações móveis 2084 na seção de processamento de sinal de banda base 208 obtém o número das primeiras estações móveis ao número das oitavas estações móveis (etapa S502).
[00252] O processamento de chamada 210 obtém ou confirma a carga de processamento do próprio aparelho de estação base e a carga de processo de um outro nó (etapa S504). A seção de processamento de chamada 210 determina se pelo menos um dos dez discriminantes mostrados na figura 3B é verdadeiro (etapa S506).
[00253] Quando todos os dez discriminantes mostrados na figura 3B são falsos (etapa S506: NÃO), a seção de processamento de chamada 210 determina que a estação móvel 110 inicia comunicações de novo com o aparelho de estação base 200 na célula 50 usando UTRA e UTRAN Evoluídos (etapa S508). Desta vez, a seção de processa
Petição 870190090136, de 11/09/2019, pág. 72/85
70/76 mento de chamada 210 executa um processo que permite à estação móvel 110 iniciar as comunicações de novo com o aparelho de estação base 200 na célula 50 usando UTRA e UTRAN Evoluídos.
[00254] Por outro lado, quando pelo menos um dos dez discriminantes mostrados na figura 3B é verdadeiro (etapa S506: SIM), a seção de processamento de chamada 210 determina que a estação móvel 110 não pode iniciar as comunicações de novo com a estação base 200 na célula 50 usando UTRA e UTRAN Evoluídos. Neste caso, a seção de processamento de chamada 210 não executa o processo que permite à estação móvel 110 iniciar as comunicações com a estação base 200 na célula 50 usando UTRA e UTRAN Evoluídos.
[00255] No exemplo anterior, todos os dez discriminantes mostrados na figura 3B são usados para executar a determinação. Entretanto, alguns dos dez discriminantes podem ser usados para executar a determinação.
[00256] A seguir, um método de controle de transmissão no aparelho de estação base 200, de acordo com este exemplo, é explicado com referência à figura 6.
[00257] A seção de cálculo de número de estações móveis 2084 obtém o número das primeiras estações móveis da portadora #1 e o número das primeiras estações móveis da portadora #2 (etapa S602). A seção de processamento de chamada 210 determina se o número das primeiras estações móveis da portadora #1 é maior do que o número das primeiras estações móveis da portadora #2 (etapa S604).
[00258] Quando o número das primeiras estações móveis da portadora #1 não é maior do que o número das primeiras estações móveis da portadora #2 (etapa S604: NÃO), a seção de processamento de chamada 210 determina que a estação móvel 110 inicia comunicações de novo usando UTRA e UTRAN Evoluídos (etapa S606) através da portadora #1. Isto é, a seção de processamento de chamada 210 es
Petição 870190090136, de 11/09/2019, pág. 73/85
71/76 tabelece a portadora #1 para ser a portadora com a qual as comunicações são executadas quando estabelecendo as comunicações entre a estação móvel 110 e o aparelho de estação base 200.
[00259] Por outro lado, quando o número das primeiras estações móveis da portadora #1 é maior do que o número das primeiras estações móveis da portadora #2 (etapa S604: SIM), a seção de processamento de chamada 210 determina que a estação móvel 110 inicia comunicações usando UTRA e UTRAN Evoluídos através da portadora #2 (etapa S608). Isto é, a seção de processamento de chamada 210 estabelece a portadora #2 para ser a portadora com a qual as comunicações são executadas quando estabelecendo as comunicações entre a estação móvel 110 e o aparelho de estação base 200.
[00260] No exemplo anterior, o número das primeiras estações móveis da portadora #1 e o número das primeiras estações móveis da portadora #2 são comparados. Entretanto, uma determinação similar pode ser feita ao usar o número das segundas estações móveis, o número das terceiras estações móveis, o número das quartas estações móveis, o número das quintas estações móveis, o número das sextas estações móveis, o número das sétimas estações móveis, o número das oitavas estações móveis, ou a carga de processamento dos próprios aparelhos de estação base com relação a cada portadora. Alternativamente, a determinação similar pode ser feita ao usar vários números do número das primeiras estações móveis ao número das oitavas estações móveis e a carga de processamento do próprio aparelho de estação base com relação a cada portadora. Ao controlar de tal maneira, o número das estações móveis pode ser igual entre as portadoras #1 e #2.
[00261] O exemplo anterior mostra um caso onde a estação móvel 110 inicia comunicações de novo com o aparelho de estação base 200 usando UTRA e UTRAN Evoluídos na célula 50. Este pode incluir um
Petição 870190090136, de 11/09/2019, pág. 74/85
72/76 caso onde comunicações são iniciadas com uma estação base 200 em uma célula 50 por meio de mudanças de célula e outros mais.
[00262] Alternativamente, o exemplo anterior mostra um caso onde a estação móvel 110 inicia comunicações de novo com o aparelho de estação base 200 na célula 50 usando UTRA e UTRAN Evoluídos. Além disto, ou em vez disto, uma portadora na qual a estação móvel 110 se aloja provisoriamente (permanece na área) após as comunicações serem completadas pode ser especificada de acordo com pelo menos um de o número das primeiras estações móveis, o número das segundas estações móveis, o número das terceiras estações móveis, o número das quartas estações móveis, o número das quintas estações móveis, o número das sextas estações móveis, o número das sétimas estações móveis e o número das oitavas estações móveis quando a estação móvel 110 completa as comunicações com o aparelho de estação base 200 na célula 50 usando UTRA e UTRAN Evoluídos. Isto é explicado a seguir com referência à figura 10.
[00263] A seção de processamento de chamada 210 determina que a estação móvel 110 executando comunicações com o aparelho de estação base 200 na célula 50 usando UTRA e UTRAN Evoluídos completa as comunicações (etapa S1002). Aqui, a conclusão das comunicações pode ser descoberta quando a estação móvel 110 dispara ou quando a outra extremidade das comunicações com a estação móvel 110 dispara. Em qualquer caso, quando as comunicações são completadas, uma mensagem predeterminada é trocada e assim a seção de processamento de chamada 210 pode determinar a conclusão das comunicações.
[00264] A seção de cálculo de número de estações móveis 2084 na seção de processamento de sinal de banda base 208 obtém o número das primeiras estações móveis da portadora #1 e o número das primeiras estações móveis da portadora #2 (etapa S1004). A seção de
Petição 870190090136, de 11/09/2019, pág. 75/85
73/76 processamento de chamada 210 determina se o número das primeiras estações móveis da portadora #1 é maior do que o número das primeiras estações móveis da portadora #2 (etapa S1006).
[00265] Quando o número das primeiras estações móveis da portadora #1 não é maior do que o número das primeiras estações móveis da portadora #2 (etapa S1006: NÃO), a seção de processamento de chamada 210 determina que a estação móvel 110 se aloje provisoriamente (permaneça na área) na portadora #1 em um estado ocioso após a conclusão das comunicações (etapa S1008). Isto é, a seção de processamento de chamada 210 dirige a estação móvel 110 para se alojar provisoriamente na portadora #1.
[00266] Por outro lado, quando o número das primeiras estações móveis da portadora #1 é maior do que o número das primeiras estações móveis da portadora #2 (etapa S1006: SIM), o processamento de chamada 210 determina que a estação móvel 110 se aloje provisoriamente (permaneça na área) na portadora #2 em um estado ocioso após a conclusão das comunicações (etapa S1010). Isto é, a seção de processamento de chamada 210 dirige a estação móvel 110 para se alojar provisoriamente na portadora #2.
[00267] No exemplo anterior, o número das primeiras estações móveis da portadora #1 e o número das primeiras estações móveis da portadora #2 são comparados. Entretanto, a determinação similar pode ser feita ao usar o número das segundas estações móveis, o número das terceiras estações móveis, o número das quartas estações móveis, o número das quintas estações móveis, o número das sextas estações móveis, o número das sétimas estações móveis, o número das oitavas estações móveis, ou a carga de processamento dos próprios aparelhos de estação base com relação a cada portadora. Alternativamente, a determinação similar pode ser feito ao usar vários números do número das primeiras estações móveis ao número das oitavas es
Petição 870190090136, de 11/09/2019, pág. 76/85
74/76 tações móveis e a carga de processamento do próprio aparelho de estação base com relação a cada portadora. Ao controlar de tal maneira, o número das estações móveis pode ser igual entre a portadoras #1 e #2.
[00268] Nas etapas expostas anteriormente S1008 e S1010, o aparelho de estação base 200 especifica a portadora na qual a estação móvel 110 deve se alojar provisoriamente ao fornecer à estação móvel 110 um ID de célula e frequência na qual a estação móvel 110 é para se alojar provisoriamente quando as comunicações com a estação móvel 110 são completadas. O ID de célula e a frequência podem ser incluídos, por exemplo, na mensagem de conclusão indicando a conclusão das comunicações.
[00269] Embora o número das estações móveis seja usado no exemplo anterior, uma fração ou razão com relação a um valor predeterminado pode ser usada em vez de executar um controle similar. Por exemplo, quando o número máximo das estações móveis conectáveis na célula é definido, o número das primeiras estações móveis ao número das oitavas estações móveis pode ser definido com uma razão (porcentagem) com relação ao número máximo. Alternativamente, o número das primeiras estações móveis ao número das oitavas estações móveis pode ser definido com uma razão (porcentagem) com relação ao número das estações móveis conectadas na célula no momento. O número das estações móveis conectadas na célula é o número das estações móveis em um estado conectado RRC na célula.
[00270] O cálculo indicado acima do número das estações móveis pode ser executado com relação a cada tipo de serviço, ou cada tipo de contrato, ou cada tipo de dispositivo terminal, cada tipo de portadora de rádio, cada canal lógico, ou cada tipo de classe de prioridade.
[00271] No cálculo exposto anteriormente do número das estações móveis, um valor espontâneo tal como 1 TTI (ou, referido como um
Petição 870190090136, de 11/09/2019, pág. 77/85
75/76 subquadro), um valor obtido ao medir e calcular a média em um período mais longo, ou um valor obtido ao amostrar o valor espontâneo em períodos de amostragem predeterminados e calcular média dos valores amostrados. Durante a execução de cálculo de média, o cálculo de média pode ser um cálculo de média normal, ou um cálculo de média usando um coeficiente de esquecimento. Além do mais, o período de cálculo de média, o coeficiente de esquecimento, e outros mais para calcular a média podem ser configurados como parâmetros.
[00272] De acordo com um exemplo da presente invenção, o número das estações móveis associadas com uma quantidade de consumo dos recursos de rádio pode ser calculado, e controle de admissão de chamada usando o número das estações móveis é desempenhado para executar a seleção de portadora, fornecendo assim comunicações mais eficientes.
[00273] Além do mais, um exemplo de um sistema ao qual UTRA e UTRAN Evoluídos (um outro nome: Evolução de Longo Prazo ou Super 3G) é aplicado está descrito nos exemplos anteriores. Entretanto, o aparelho de estação base e o método de controle de comunicações de acordo com uma modalidade da presente invenção são aplicáveis a todos os sistemas que executam comunicações usando um canal compartilhado.
[00274] Além do mais, o número dos canais lógicos é calculado no exemplo anterior. Entretanto, vários canais lógicos são agrupados (referidos mais tarde como um grupo de canais lógicos) e o número dos grupos de canais lógicos pode ser calculado.
[00275] Embora a presente invenção tenha sido explicada com referência a exemplos específicos, os exemplos são meramente ilustrativos e uma pessoa tendo habilidade usual na técnica entenderá várias alterações, modificações, substituições, reposições e outras mais. Embora a presente invenção tenha sido explicada ao usar valores es
Petição 870190090136, de 11/09/2019, pág. 78/85
76/76 pecíficos a fim de facilitar o entendimento da presente invenção, esses valores são meramente exemplos e vários valores podem ser usados a não ser que indicado de outro modo. Embora os aparelhos de acordo com os exemplos da presente invenção sejam explicados na forma dos diagramas de blocos operacionais para simplicidade de explicação, tais aparelhos podem ser concretizados por meio de hardware, software ou uma combinação dos mesmos. A presente invenção não está limitada aos exemplos anteriores, mas inclui várias alterações, modificações, substituições, reposições e outras mais sem fugir do escopo da presente invenção.
[00276] Este pedido internacional reivindica o benefício da data de prioridade do Pedido de Patente Japonês No. 2007-010858 depositado em 19 de janeiro de 2007, cujo conteúdo total do pedido está incorporado neste documento pela referência.
[00277] Este pedido internacional reivindica o benefício da data de prioridade do Pedido de Patente Japonês No. 2007-150934 depositado em 6 de junho de 2007, cujo conteúdo total do pedido está incorporado neste documento pela referência.
[00278] Este pedido internacional reivindica o benefício da data de prioridade do Pedido de Patente Japonês No. 2007-313963 depositado em 4 de dezembro de 2007, cujo conteúdo total do pedido está incorporado neste documento pela referência.
[00279] Este pedido internacional reivindica o benefício da data de prioridade do Pedido de Patente Japonês No. 2007-329026 depositado em 20 de dezembro de 2007, cujo conteúdo total do pedido está incorporado neste documento pela referência.

Claims (7)

1. Aparelho de estação base (200) configurado para ser usado em um sistema de comunicação de Long Term Evolution (LTE) e configurado para realizar comunicações com a pluralidade de estações móveis (100n), o aparelho de estação base (200) caracterizado pelo fato de que compreende:
uma seção de cálculo (2084) que é configurada para calcular o número de estações móveis tendo dados a serem transmitidos através de um Canal Compartilhado de Downlink Físico (PDSCH) para LTE em um armazenamento temporário de downlink dentre a pluralidade de estações móveis (100n) com relação a cada classe de prioridade atribuída aos canais lógicos, em que:
o armazenamento temporário de transmissão de downlink é um de um armazenamento temporário de camada MAC, um armazenamento temporário de camada RLC e um armazenamento temporário de camada PDCP no aparelho de estação base, e o número de estações móveis é um valor obtido por valores médios amostrados em intervalos de tempo predeterminados durante um período médio predeterminado.
2. Aparelho de estação base, de acordo com a reivindicação 1, caracterizado pelo fato de que a seção de cálculo (2084) é configurada para calcular um valor médio do número de estações móveis (100n) em relação a cada classe de prioridade.
3. Aparelho de estação base, de acordo com a reivindicação 2, caracterizado pelo fato de que a seção de cálculo (2084) é configurada para emitir o valor calculado.
4. Aparelho de estação base que executa comunicações com uma pluralidade de estações móveis usando canal compartilhado de uplink físico (PUSCH) caracterizado pelo fato de que compreende:
Petição 870190090136, de 11/09/2019, pág. 80/85
2/2 uma seção de cálculo que calcula o número das estações móveis tendo dados a serem transmitidos através de um canal compartilhado de uplink físico (PUSCH) em um armazenamento temporário de transmissão de uplink dentre a pluralidade de estações móveis em relação a cada classe de prioridade.
5. Aparelho de estação base, de acordo com a reivindicação 4, caracterizado pelo fato de que a seção de cálculo calcula um dentre o número de estações móveis que têm dados a serem transmitidos através do canal compartilhado de uplink físico (PUSCH) e o número dos canais lógicos das estações móveis, de acordo com um estado de armazenamento temporário relatado a partir da pluralidade de estações móveis.
6. Aparelho de estação base, de acordo com a reivindicação 4, caracterizado pelo fato de que a seção de cálculo calcula um valor médio do número de estações móveis em relação a cada classe de prioridade.
7. Aparelho de estação base, de acordo com a reivindicação 4, caracterizado pelo fato de que a seção de cálculo emite o valor calculado.
BRPI0721015A 2007-01-19 2007-12-27 aparelho de estação base BRPI0721015B1 (pt)

Applications Claiming Priority (9)

Application Number Priority Date Filing Date Title
JP2007010858 2007-01-19
JP2007-010858 2007-01-19
JP2007-150934 2007-06-06
JP2007150934 2007-06-06
JP2007-313963 2007-12-04
JP2007313963 2007-12-04
JP2007-329026 2007-12-20
JP2007329026 2007-12-20
PCT/JP2007/075168 WO2008087846A1 (ja) 2007-01-19 2007-12-27 基地局装置及び通信制御方法

Publications (2)

Publication Number Publication Date
BRPI0721015A2 BRPI0721015A2 (pt) 2014-07-29
BRPI0721015B1 true BRPI0721015B1 (pt) 2020-01-21

Family

ID=39635851

Family Applications (1)

Application Number Title Priority Date Filing Date
BRPI0721015A BRPI0721015B1 (pt) 2007-01-19 2007-12-27 aparelho de estação base

Country Status (12)

Country Link
US (1) US8310948B2 (pt)
EP (2) EP2731376B1 (pt)
JP (3) JP4698742B2 (pt)
KR (1) KR101257316B1 (pt)
CN (2) CN102223686A (pt)
AU (1) AU2007344053B2 (pt)
BR (1) BRPI0721015B1 (pt)
CA (1) CA2675301C (pt)
MX (1) MX2009007710A (pt)
PL (1) PL2731376T3 (pt)
SG (1) SG177138A1 (pt)
WO (1) WO2008087846A1 (pt)

Families Citing this family (20)

* Cited by examiner, † Cited by third party
Publication number Priority date Publication date Assignee Title
US8218509B2 (en) * 2008-01-15 2012-07-10 Apple Inc. Dynamic allocation of communication resources in a wireless system
KR101104249B1 (ko) * 2008-12-11 2012-01-11 한국전자통신연구원 단말기의 캐리어 선택 방법 및 그것의 호 접속 방법
JP2010193080A (ja) * 2009-02-17 2010-09-02 Ntt Docomo Inc 無線通信システム、無線基地局及び無線通信方法
US20120224553A1 (en) * 2009-10-29 2012-09-06 Dong Cheol Kim Apparatus and method for transceiving uplink transmission power control information in a multi-carrier communication system
WO2011102770A1 (en) * 2010-02-16 2011-08-25 Telefonaktiebolaget L M Ericsson (Publ) Methods and devices which enable considering a number of active user stations linked via relays when allocating radio resources
US9161371B2 (en) * 2011-07-21 2015-10-13 Qualcomm Incorporated Power optimization using scheduling request delay
US9736045B2 (en) 2011-09-16 2017-08-15 Qualcomm Incorporated Systems and methods for network quality estimation, connectivity detection, and load management
US20130336136A1 (en) * 2011-09-16 2013-12-19 Qualcomm Incorporated Systems and methods for network quality estimation, connectivity detection, and load management
JP5297512B2 (ja) * 2011-10-06 2013-09-25 株式会社エヌ・ティ・ティ・ドコモ 基地局及び通信制御方法
JP5416820B1 (ja) * 2012-10-05 2014-02-12 株式会社Nttドコモ 無線通信システム、無線基地局および無線通信方法
JP5950859B2 (ja) * 2013-03-29 2016-07-13 Kddi株式会社 通信品質推定方法、通信品質推定装置、通信品質推定用プログラム及び無線通信システム
JP2015026960A (ja) * 2013-07-25 2015-02-05 Kddi株式会社 基地局装置、通信装置、制御方法及びプログラム
US9635655B2 (en) * 2014-02-24 2017-04-25 Intel Corporation Enhancement to the buffer status report for coordinated uplink grant allocation in dual connectivity in an LTE network
JP6358042B2 (ja) * 2014-10-21 2018-07-18 富士通株式会社 情報処理システム、制御装置および情報処理システムの制御方法
US10412619B2 (en) * 2014-11-14 2019-09-10 Qualcomm Incorporated Buffer status report for eDCS
US20160143025A1 (en) * 2014-11-17 2016-05-19 Mediatek Inc. Apparatuses and methods for logic channel prioritization
JP6531512B2 (ja) 2015-06-19 2019-06-19 富士通株式会社 情報処理装置、通信パケット滞留通知方法、および通信パケット滞留通知プログラム
CN111757548B (zh) * 2019-03-29 2022-05-24 华为技术有限公司 通信方法和通信装置
KR102293213B1 (ko) * 2020-07-24 2021-08-25 인천대학교 산학협력단 5g 네트워크 에너지 고효율 콜 승인 제어 방법
CN112203359B (zh) * 2020-09-29 2022-06-21 广东云纱供应链管理有限公司 用于区块链系统的上游供应链信息传输方法及系统

Family Cites Families (31)

* Cited by examiner, † Cited by third party
Publication number Priority date Publication date Assignee Title
JPH08154097A (ja) 1994-11-25 1996-06-11 Nippon Telegr & Teleph Corp <Ntt> 無線パケットアクセス方法
JP3737353B2 (ja) * 2000-09-28 2006-01-18 株式会社エヌ・ティ・ティ・ドコモ 通信装置及び通信回線割当方法
JP3788908B2 (ja) * 2000-12-28 2006-06-21 株式会社エヌ・ティ・ティ・ドコモ 受付制御装置及びその新規接続受付制御方法
JP3681336B2 (ja) * 2001-01-16 2005-08-10 株式会社エヌ・ティ・ティ・ドコモ 呼受付制御方法、移動通信システム、及び基地局装置
JP2003173880A (ja) * 2001-12-05 2003-06-20 Matsushita Electric Ind Co Ltd El素子及びこれを用いた照光装置
JP3927027B2 (ja) * 2001-12-21 2007-06-06 株式会社エヌ・ティ・ティ・ドコモ リソース制御システム、リソース制御方法、及びこれらに用いて好適な基地局
SE0202845D0 (sv) * 2002-05-13 2002-09-23 Ericsson Telefon Ab L M Measurements for radio resource management for high-speed downlink shared channel (HS-DSCH)
US7187690B2 (en) * 2002-05-20 2007-03-06 The Boeing Company Method of maximizing use of bandwidth for communicating with mobile platforms
JP4022744B2 (ja) 2002-08-01 2007-12-19 日本電気株式会社 移動通信システム及びベストセル変更方法並びにそれに用いる基地局制御装置
JP4058326B2 (ja) * 2002-10-17 2008-03-05 株式会社エヌ・ティ・ティ・ドコモ 無線基地局、制御装置、無線通信システム及び通信方法
KR20040092830A (ko) * 2003-04-29 2004-11-04 삼성전자주식회사 광대역 무선 접속 통신 시스템에서 슬립 구간 설정 방법
JP4349050B2 (ja) * 2003-09-24 2009-10-21 日本電気株式会社 移動通信システム、無線基地局、スケジューリング装置及びそれに用いるスケジューリング方法
DE10345220B4 (de) * 2003-09-29 2012-02-16 Infineon Technologies Ag Verfahren zur Übertragung von Daten
JP4506139B2 (ja) * 2003-10-01 2010-07-21 日本電気株式会社 移動通信システム、無線基地局、スケジューリング装置及びそれに用いるスケジューリング方法
GB0323245D0 (en) * 2003-10-03 2003-11-05 Fujitsu Ltd Soft handover techniques
GB0323246D0 (en) * 2003-10-03 2003-11-05 Fujitsu Ltd Virtually centralized uplink scheduling
GB0323199D0 (en) * 2003-10-03 2003-11-05 Fujitsu Ltd Soft handover
JP4054878B2 (ja) * 2004-03-08 2008-03-05 独立行政法人情報通信研究機構 通信システム、通信方法、および基地局
BRPI0509486A (pt) * 2004-03-30 2007-09-11 Matsushita Electric Ind Co Ltd dispositivo de estação de base, dispositivo de estação móvel e método de alocação de canal de dados
JP4510006B2 (ja) * 2004-04-30 2010-07-21 三菱電機株式会社 移動局、基地局、通信システム、データ量情報送信方法、送信制御情報通知方法及び無線通信方法
EP1608194B1 (en) * 2004-06-15 2008-01-02 Matsushita Electric Industrial Co., Ltd. Priority-handling for data transmissions
EP1892901A3 (en) 2004-10-01 2011-07-13 Panasonic Corporation Quality-of-service (qos)-aware scheduling for uplink transmission on dedicated channels
JPWO2006082616A1 (ja) * 2005-01-31 2008-06-26 富士通株式会社 無線通信システム並びに同システムに用いられる基地局及び端末
CN1819668A (zh) * 2005-02-09 2006-08-16 株式会社Ntt都科摩 无线资源管理方法、无线网络控制器和无线基站
JP2007010858A (ja) 2005-06-29 2007-01-18 Konica Minolta Business Technologies Inc 画像形成装置、および画像形成装置の制御方法
JP4894247B2 (ja) 2005-11-30 2012-03-14 富士ゼロックス株式会社 画像読取装置
KR20070099201A (ko) * 2006-04-03 2007-10-09 삼성전자주식회사 휴대형 무선 기기의 보안 관리 방법 및 이를 이용한 보안관리 장치
JP2007313963A (ja) 2006-05-24 2007-12-06 Toyota Motor Corp ルーフサイド構造
JP4827623B2 (ja) 2006-06-08 2011-11-30 新電元工業株式会社 圧入端子
US8467822B2 (en) * 2008-01-11 2013-06-18 Unwired Planet, Llc Method of transmitting data block information in a cellular radio system
US8897252B2 (en) * 2009-06-17 2014-11-25 Htc Corporation Method for transmitting data in a wireless communication system and system thereof

Also Published As

Publication number Publication date
JP4694644B2 (ja) 2011-06-08
EP2124468A4 (en) 2013-10-16
CN101627648B (zh) 2012-11-28
EP2731376B1 (en) 2017-06-28
CA2675301A1 (en) 2008-07-24
US20100087200A1 (en) 2010-04-08
EP2731376A3 (en) 2014-08-06
WO2008087846A1 (ja) 2008-07-24
SG177138A1 (en) 2012-01-30
PL2731376T3 (pl) 2017-09-29
US8310948B2 (en) 2012-11-13
EP2124468B1 (en) 2019-03-13
EP2731376A2 (en) 2014-05-14
JP4698742B2 (ja) 2011-06-08
JPWO2008087846A1 (ja) 2010-05-06
JP2011147160A (ja) 2011-07-28
KR20090110344A (ko) 2009-10-21
AU2007344053A1 (en) 2008-07-24
AU2007344053B2 (en) 2013-03-14
CN102223686A (zh) 2011-10-19
JP2010148148A (ja) 2010-07-01
CN101627648A (zh) 2010-01-13
KR101257316B1 (ko) 2013-04-24
MX2009007710A (es) 2009-07-30
CA2675301C (en) 2017-04-11
BRPI0721015A2 (pt) 2014-07-29
EP2124468A1 (en) 2009-11-25

Similar Documents

Publication Publication Date Title
BRPI0721015B1 (pt) aparelho de estação base
KR101734812B1 (ko) 이동통신시스템 및 그 이동 통신 시스템에서 캐리어 메저먼트 방법
US8477628B2 (en) Base station and communication control method
EP2234432B1 (en) Mobile station, base station device, communication control method, and mobile communication system
US10944664B2 (en) Estimating bandwidth in a heterogeneous wireless communication system
EP3673596B1 (en) Method and apparatus for improving resource efficiency in a wireless communication system
CN110719137B (zh) 一种信道质量通知方法、接收方法和装置
JP6177860B2 (ja) 動的リソース適応
BR112021010650A2 (pt) métodos, aparelho e sistemas para indicar falhas de transmissão em uma comunicação sem uso de fios
US20220053561A1 (en) Approaches for clear channel assessment
US20160119801A1 (en) Network based determination of whether to add a device to a system using CSMA
RU2460239C2 (ru) Базовая станция и способ управления связью
EP2901745B1 (en) Evaluation of radio network feature
US20140010106A1 (en) Mobile station, communication control method, and communication control system
WO2023102791A1 (zh) 资源排除方法、装置、终端、存储介质及程序产品
JP2018007019A (ja) データ流量制御方法、無線基地局装置、サーバ装置、中継装置、通信システム、プログラム
CN114698070A (zh) 用户设备功耗的降低方法、装置、设备及存储介质
BRPI0510491B1 (pt) processo, estação de assinante e equipamento de rede para comunicação via rádio, especialmente no âmbito do serviço hsdpa

Legal Events

Date Code Title Description
B15K Others concerning applications: alteration of classification

Free format text: PROCEDIMENTO AUTOMATICO DE RECLASSIFICACAO. AS CLASSIFICACOES IPC ANTERIORES ERAM: H04L 12/56; H04W 28/16.

Ipc: H04W 28/16 (2009.01)

Ipc: H04W 28/16 (2009.01)

B06F Objections, documents and/or translations needed after an examination request according [chapter 6.6 patent gazette]
B06T Formal requirements before examination [chapter 6.20 patent gazette]
B09A Decision: intention to grant [chapter 9.1 patent gazette]
B16A Patent or certificate of addition of invention granted [chapter 16.1 patent gazette]

Free format text: PRAZO DE VALIDADE: 10 (DEZ) ANOS CONTADOS A PARTIR DE 21/01/2020, OBSERVADAS AS CONDICOES LEGAIS.