BRPI0718690A2 - Composição para tratamento de tecidos com um corante aderente a tecido. - Google Patents
Composição para tratamento de tecidos com um corante aderente a tecido. Download PDFInfo
- Publication number
- BRPI0718690A2 BRPI0718690A2 BRPI0718690-8A BRPI0718690A BRPI0718690A2 BR PI0718690 A2 BRPI0718690 A2 BR PI0718690A2 BR PI0718690 A BRPI0718690 A BR PI0718690A BR PI0718690 A2 BRPI0718690 A2 BR PI0718690A2
- Authority
- BR
- Brazil
- Prior art keywords
- tissue
- dye
- treatment composition
- fabric
- adherent
- Prior art date
Links
Classifications
-
- C—CHEMISTRY; METALLURGY
- C11—ANIMAL OR VEGETABLE OILS, FATS, FATTY SUBSTANCES OR WAXES; FATTY ACIDS THEREFROM; DETERGENTS; CANDLES
- C11D—DETERGENT COMPOSITIONS; USE OF SINGLE SUBSTANCES AS DETERGENTS; SOAP OR SOAP-MAKING; RESIN SOAPS; RECOVERY OF GLYCEROL
- C11D3/00—Other compounding ingredients of detergent compositions covered in group C11D1/00
- C11D3/40—Dyes ; Pigments
-
- C—CHEMISTRY; METALLURGY
- C11—ANIMAL OR VEGETABLE OILS, FATS, FATTY SUBSTANCES OR WAXES; FATTY ACIDS THEREFROM; DETERGENTS; CANDLES
- C11D—DETERGENT COMPOSITIONS; USE OF SINGLE SUBSTANCES AS DETERGENTS; SOAP OR SOAP-MAKING; RESIN SOAPS; RECOVERY OF GLYCEROL
- C11D17/00—Detergent materials or soaps characterised by their shape or physical properties
- C11D17/0034—Fixed on a solid conventional detergent ingredient
Landscapes
- Chemical & Material Sciences (AREA)
- Life Sciences & Earth Sciences (AREA)
- Engineering & Computer Science (AREA)
- Chemical Kinetics & Catalysis (AREA)
- Oil, Petroleum & Natural Gas (AREA)
- Wood Science & Technology (AREA)
- Organic Chemistry (AREA)
- Detergent Compositions (AREA)
- Coloring (AREA)
Description
Relatório Descritivo da Patente de Invenção para "COMPOSI- ÇÃO PARA TRATAMENTO DE TECIDOS COM UM CORANTE ADERENTE A TECIDO".
CAMPO DA INVENÇÃO 5 A presente invenção refere-se a uma composição para trata-
mento de tecidos que compreende um corante aderente a tecido. Especifi- camente, a presente invenção refere-se a uma composição para tratamento de tecidos que compreende um corante aderente a tecido que confere uma tonalidade desejável aos tecidos tratados sem manchá-los.
ANTECEDENTES DA INVENÇÃO
O uso e a lavagem de artigos de tecido podem resultar em uma descoloração de sua cor original. Por exemplo, tecidos brancos que são la- vados com frequência podem exibir uma aparência amarelada que faz o te- cido parecer velho e gasto. Para contornar o indesejável amarelecimento de 15 tecidos brancos, bem como a ocorrência de descoloração similar em outros tecidos de cor clara, é desejável formular um corante aderente a tecido em uma composição para tratamento de tecidos para conferir uma tonalidade desejável aos tecidos tratados.
Entretanto, um problema associado à formulação de um corante aderente a tecido em uma composição para tratamento de tecidos é o risco de manchar o tecido devido à natureza aderente da tintura ao tecido. Sem ater-se à teoria, acredita-se que os problemas de produção de manchas se- jam causados pela alta concentração da tintura em um determinado ponto na composição para tratamento de tecidos, que tipicamente ocorre quando o corante aderente a tecido é formulado em uma composição para tratamento de tecidos sob a forma de salpicos. Além disso, outro problema associado à formulação de um corante aderente a tecido é que o produto final da com- posição para tratamento de tecidos é colorido pela tintura no nível necessá- rio para fornecer o efeito de tonalização, que é às vezes indesejável do pon- to de vista estético do produto.
Consequentemente, existe a necessidade de uma composição para tratamento de tecidos que confira uma tonalidade desejável a tecidos sem manchar tais tecidos. Além disso, existe a necessidade de uma compo- sição para tratamento de tecidos que confira uma tonalidade desejável a tecidos sem causar colorações nas composições finais para tratamento de tecidos.
5 SUMÁRIO DA INVENÇÃO
A presente invenção fornece uma composição para tratamento de tecidos contendo de cerca de 0,0001% a cerca de 0,005%, em peso, de um corante aderente a tecido, caracterizada pelo fato de que o corante ade- rente a tecido é carregado em um veículo de partículas com um tamanho 10 médio de partícula menor que cerca de 100 μιη, e sendo que a composição para tratamento de tecidos corresponde de cerca de 0,01% a cerca de 12%, em peso, do veículo carregado com corante aderente a tecido. Descobriu- se, surpreendentemente, que carregando-se o corante aderente a tecido no veículo de partículas finas com o tamanho médio de partícula especificado, 15 e, então, adicionando-se os veículos de partículas carregadas com tintura em uma composição para tratamento de tecidos na quantidade especifica- da, pode ser conferida uma tonalidade desejável a tecidos tratados com tal composição sem causar manchas em tais tecidos. Sem ater-se à teoria, a- credita-se que o pequeno tamanho de partícula dos veículos de partículas 20 garante que o corante aderente a tecido neles carregados seja distribuído uniformemente por toda a composição para tratamento de tecidos e evita a concentração da tintura em um único ponto da composição para tratamento de tecidos. Como resultado, fica resolvido o problema de produção de man- chas associado à formulação de corante aderente a tecido em uma compo- 25 sição para tratamento de tecidos. Além disso, a distribuição uniforme do co- rante aderente a tecido em toda a composição para tratamento de tecidos garante que a tintura não fique concentrada e não produza coloração na composição para tratamento de tecidos por si mesma.
Em outro aspecto da presente invenção, é descrito um processo para produzir uma composição para tratamento de tecidos que compreende um corante aderente a tecido. O processo inclui as etapas de aspersão de um corante líquido aderente a tecido ou sua solução em um veículo de par- tículas, e de misturação para produzir uma partícula carregada de corante aderente a tecido que será então adicionada em um tensoativo contendo o pó-base de uma composição para tratamento de tecidos.
Em mais um outro aspecto da presente invenção, é fornecido 5 um veículo de partículas carregadas com corante aderente a tecido com um tamanho médio de partícula menor que 100 pm e que compreende de cerca de 0,001% a cerca de 1%, em peso, de um corante aderente a tecido. O veículo de partículas carregadas com corante aderente a tecido é útil como um aditivo da composição para tratamento de tecidos para conferir uma to- 10 nalidade desejável ao tecido.
DESCRICÃQ DETALHADA DA INVENÇÃO
A menos que especificado de outro modo, todas as porcenta- gens, razões ou partes da presente invenção são indicadas em função do peso.
O tensoativo contendo o pó-base da composição para tratamen-
to de tecidos é usado na presente invenção para descrever todos os produ- tos intermediários da composição para tratamento de tecidos antes do veí- culo de partículas carregadas com corante aderente a tecido ser adicionado na composição para tratamento de tecidos.
As composições para tratamento de tecidos da presente inven-
ção são usadas para tratar itens de lavanderia. Tais composições podem ser uma composição detergente para lavagem de roupas usada para lavar tecidos e um amaciante de tecidos usado para amaciar ou condicionar teci- dos. As composições podem estar sob a forma de um sólido, como um ta- 25 blete ou grânulos. De preferência, as composições para tratamento de teci- dos da presente invenção são composições detergentes granulares para lavagem de roupas.
Corante aderente a tecido
Para uso na presente invenção, "corante aderente a tecido" in- clui um corante reativo, um corante direto e um corante ácido. O corante aderente a tecido é adicionado na composição para tratamento de tecidos em uma quantidade suficiente para fornecer uma tonalidade desejável a te- cidos tratados em uma solução que contém a composição para tratamento de tecidos. Por outro lado, devido ao fato de a tintura ser aderente a tecidos, apenas uma pequena quantidade é necessária para conferir uma tonalidade desejável aos tecidos. Em uma modalidade, a composição para tratamento 5 de tecidos corresponde de cerca de 0,0001% a cerca de 0,005%, ou de cer- ca de 0,0002% a cerca de 0,001 %, em peso, de um corante aderente a teci- do.
É preferível que os corantes aderentes a tecido da presente in- venção tenham uma tonalidade azul, violeta e/ou rosa. Isto significa que a 10 frequência de absorção máxima do corante absorvido na roupa fica entre a faixa de 500 nm a 700 nm, ou de 540 nm a 640 nm. Também é possível que o mesmo efeito possa ser obtido através de uma combinação de corantes, cada um dos quais não apresentando necessariamente uma absorção má- xima dentro dessas faixas preferenciais mas que em conjunto possam pro- 15 duzir um efeito sobre o olho humano que seja equivalente a um único coran- te com uma absorção máxima dentro de uma das faixas preferenciais.
Os corantes são convencionalmente definidos como sendo co- rantes ácidos, básicos, reativos, dispersos, diretos, de imersão, de enxofre ou solventes, entre outros. Para os propósitos da presente invenção, são 20 preferenciais os corantes diretos, corantes ácidos e corantes reativos, sendo que os corantes diretos são da máxima preferência. O corante direto consis- te em um grupo de corantes solúveis em água, absorvidos diretamente pe- las fibras a partir de uma solução aquosa contendo um eletrólito, presumi- velmente devido à adsorção seletiva. No sistema do índice de Cores, o ter- 25 mo "corante direto" refere-se a várias estruturas moleculares planas, alta- mente conjugadas, que contêm um ou mais grupos sulfonato aniônicos. O corante ácido consiste em um grupo de corantes aniônicos solúveis em á- gua, aplicados a partir de uma solução ácida. O corante reativo consiste em um grupo de corantes contendo grupos reativos capazes de formar ligações 30 covalentes com determinadas porções das moléculas de fibras naturais ou sintéticas. Do ponto de vista da estrutura química, os corantes aderentes a tecido adequados, úteis à presente invenção, podem ser um composto azo, estilbenos, oxazinas e ftalocianinas.
Os corantes aderentes a tecido adequados ao uso na presente invenção incluem aqueles mencionados no índice de cor como corantes Vio- leta Direto, Azul Direto, Violeta Ácido e Azul Ácido.
Em uma modalidade específica, o corante aderente a tecido é um violeta direto azo 99, também conhecido como corante DV99 que tem a seguinte fórmula:
NaOoS
,.SOoNa
NaO3S
O corante aderente a tecido é borrifado sobre os veículos de partículas descritos a seguir como um corante líquido ou uma solução de 10 corante em um solvente selecionado do grupo que consiste em água, álco- ois, éteres de glicol, glicóis e glicerol. De acordo com uma modalidade da presente invenção, o corante aderente a tecido é borrifado sobre os veículos de partículas sob a forma de uma solução aquosa que compreende de cerca de 5% a cerca de 99,9%, ou de cerca de 10% a cerca de 50%, em peso, do 15 corante aderente a tecido. Em uma modalidade, o veículo de partículas car- regadas com corante aderente a tecido corresponde de cerca de 0,001% a cerca de 1%, de preferência de cerca de 0,01% a cerca de 0,2%, em peso, do corante aderente a tecido.
Veículo de partículas O corante aderente a tecido da presente invenção é carregado
em um veículo de partículas que é então adicionado ao tensoativo contendo o pó-base da composição para tratamento de tecidos. O veículo de partícu- las aqui utilizável tem um tamanho médio de partícula menor que 100 pm, ou de cerca de 1 μιτι a cerca de 50 μιη, conforme medido pelo método de 25 difração de laser. Essa faixa de tamanho médio de partícula do veículo de partículas garante uma distribuição uniforme do corante aderente a tecido em toda a composição para tratamento de tecidos e impede a ocorrência de concentração do corante aderente a tecido e, dessa forma, evita o problema de produção de manchas nos tecidos.
Os veículos de partículas aqui utilizáveis são materiais sólidos granulares geralmente encontrados em composições detergentes para lava- gem de roupas que incluem mas não se limitam a zeólito, carbonato, sulfato, silicato, argila, fosfato, sílica, citrato e misturas dos mesmos.
Em uma modalidade da presente invenção, o veículo de partícu- las é um zeólito selecionado a partir de zeólito A1 zeólito X, zeólito Y, zeólito 10 MAP e misturas dos mesmos. O termo "zeólito", para uso na presente in- venção refere-se a um material de aluminossilicato cristalino. A fórmula es- trutural de um zeólito tem por base a célula de unidade cristalina, a menor unidade da estrutura, e é representada por
Mm/n[(AI02)m(Si02)y].xH20 15 onde n é a valência do cátion M, x é o número de moléculas de água por célula de unidade, m e y são o número total de tetraedros por célula de uni- dade, e y/m é a razão 1 para 100. Com a máxima preferência, y/m varia de 1 a 5. O cátion M pode ser elementos do grupo IA e do grupo IIA1 como sódio, potássio, magnésio e cálcio.
Os materiais de zeólito de aluminossilicato aqui utilizáveis en-
contram-se disponíveis comercialmente. Os métodos de produção de zeóli- tos são bem-conhecídos e encontram-se disponíveis em textos padrão. Os materiais de aluminossilicato cristalino sintético preferenciais aqui utilizáveis estão disponíveis sob a designação de Tipo A1 Tipo X ou Tipo Y.
Em ainda outra modalidade, a classe de zeólitos conhecida co-
mo "zeólito MAP" pode, também, ser utilizada na presente invenção. Tais zeólitos são apresentados e descritos no pedido de patente U.S. n9 de série 08/716,147 depositado em 16 de setembro de 1996 e intitulado, "Zeolite MAP and Alcalase for Improved Fabric Care."
Depois de o corante aderente a tecido ser borrifado sobre o veí-
culo de partículas, o veículo de partículas carregadas com corante aderente a tecido é adicionado ao tensoativo contendo o pó-base da composição para tratamento de tecidos em uma quantidade que fornece uma composição para tratamento de tecidos que compreende de cerca de 0,01% a cerca de 12%, ou de cerca de 0,05% a cerca de 3%, em peso, do veículo de partícu- las carregadas com corante aderente a tecido.
Outros componentes
A composição para tratamento de tecidos da presente invenção pode compreender uma variedade de outros componentes tipicamente úteis em detergentes para lavagem de roupas e/ou amaciantes de tecidos.
Em uma modalidade, a composição para tratamento de tecidos 10 compreende, em peso, de cerca de 5% a cerca de 90%, ou de cerca de 5% a cerca de 70%, ou de cerca de 5% a cerca de 40% de um tensoativo sele- cionado do grupo que consiste em um aniônico, um não-iônico, um catiôni- co, um zwiteriônico, um tensoativo anfotérico e uma mistura desses itens. Em uma modalidade mais específica, a composição detergente compreende 15 um tensoativo aniônico, um tensoativo não-iônico, ou misturas dos mesmos.
Os tensoativos aniônicos adequados aqui utilizáveis podem compreender qualquer um dos tipos de tensoativos aniônicos convencionais tipicamente usados em produtos detergentes líquidos e/ou sólidos. Estes incluem os ácidos alquil benzeno sulfônicos e seus sais, bem como materi- ais de sulfato de alquila alcoxilado ou não-alcoxilado. Tensoativos aniônicos exemplificadores são os sais de metais alcalinos dos ácidos alquil benzeno sulfônicos C10-16. De preferência, o grupo alquila é linear, e estes sulfona- tos de alquil benzeno linear são conhecidos como "LAS". Os sulfonatos de alquil benzeno e, particularmente, os LAS, são bem-conhecidos na técnica. Estes tensoativos e sua preparação são descritos, por exemplo, nas paten- tes U.S. NQs 2.220.099 e 2.477.383. São especialmente preferenciais os alquil benzeno sulfonatos de sódio e potássio com cadeia linear, em que o número médio de átomos de carbono no grupo alquila é de cerca de 11 a 14. O sódio C11-C14, por exemplo, C12, LAS é um exemplo específico de tais tensoativos.
Outro tipo exemplar de tensoativo aniônico compreende tensoa- tivos à base de sulfato de alquila etoxilado. Estes materiais, também conhe- cidos como alquil éter sulfatos ou sulfatos de alquil polietoxilato, são os que correspondem à fórmula: R'-0-(C2H40)n-S03M em que R1 é um grupo alqui- la C8-C20, n varia de 1 a 20, e M é um cátion formador de sais.
Os tensoativos não-iônicos adequados, úteis à presente inven- ção, podem compreender qualquer dos tipos convencionais de tensoativo não-iônico tipicamente usados em produtos detergentes líquidos e/ou sóli- dos. Estes incluem álcoois graxos alcoxilados e tensoativos de óxido de a- mina. Os tensoativos não-iônicos adequados de alcoxilato de álcool aqui utilizáveis podem corresponder à fórmula geral: RI(CmH2mO)nOH, em que R1 é um grupo alquila C8 - C16, m varia de 2 a 4, e n fica na faixa de cerca de 2 a 12. Outro tipo adequado de tensoativo não-iônico aqui utilizável com- preende os tensoativos de óxido de amina. Os óxidos de amina são materi- ais frequentemente mencionados na técnica como não-iônicos "semipola- res". Os óxidos de amina têm a fórmula: R(E0)x(P0)y(B0)zN(0)(CH2R')2.qH20. Nessa fórmula, R é uma porção hidrocarbila de cadeia relativamente longa que pode ser saturada ou insatu- rada, linear ou ramificada, e pode conter de 8 a 20, ou de 10 a 16 átomos de carbono. R1 é uma porção de cadeia curta selecionada, de preferência, de hidrogênio, metila e -CH2OH. Quando x+y+z for diferente de 0, EO é etileno- óxi, PO é propileno-oxi e BO é butileno-oxi. Os tensoativos de óxido de ami- na são ilustrados pelo óxido alquil dimetil amina C12-14.
Os tensoativos catiônicos são bem-conhecidos na técnica e al- guns exemplos não-limitadores destes incluem tensoativos de amônio qua- ternário que podem ter até 26 átomos de carbono. Exemplos adicionais in- 25 cluem a) tensoativos de alcoxilato de amônio quaternário (AQA) conforme discutido em US ngs 6.136.769; b) dimetil hidróxi etil amônio quaternário conforme discutido em 6.004.922; c) tensoativos catiônicos de poliamina conforme discutido em WO 98/35002, WO 98/35003, WO 98/35004, WO 98/35005 e WO 98/35006; d) tensoativos de éster catiônico conforme discu- 30 tido nas patentes US nQ 4.228.042, 4.239.660, 4.260.529 e US n9 6.022.844; e e) tensoativos de amino conforme discutido em US ns 6.221.825 e WO 00/47708, especificamente dimetil amido propilamina (APA). Alguns exemplos não-limitadores de tensoativos zwiteriônicos incluem: derivados de aminas secundárias e terciárias, derivados de aminas heterocíclicas secundárias e terciárias, ou derivados de compostos de amô- nio quaternário, fosfônio quaternário ou sulfônio terciário. Vide a patente US 5 nQ 3.929.678 concedida a Laughlin et al., em 30 de dezembro de 1975, na coluna 19, linha 38 até a coluna 22, linha 48, para exemplos de tensoativos zwiteriônicos; betaína, incluindo alquil dimetil betaína e cocodimetil amido propila betaína, C8 a C18 (de preferência C12 a C18) óxidos de amina e sulfo- e hidróxi- betaínas como N-alquil-N,N-dimetilamino-1-propanossulfo- 10 nato onde o grupo alquila pode ser C8 a C18, de preferência C10 a C14.
Em outra modalidade, a composição para tratamento de tecidos é uma composição amaciante de tecidos contendo uma quantidade eficaz de agente amaciante convencional ou não-convencional. Os teores típicos do agente amaciante de tecido na composição para tratamento de tecidos 15 da presente invenção variam de cerca de 1% a cerca de 90%, ou de cerca de 5% a cerca de 40%, ou de cerca de 12% a cerca de 20% em peso da composição.
Em uma modalidade, o ativo amaciante de tecido é um compos- to de amônio quaternário diéster (DEAQ). Um DEAQ adequado inclui com- postos com a seguinte fórmula:
{R4-m-N+-[(CH2)n-Y-R1U * sendo que cada substituinte R é hidrogênio, um C1-C6 de cadeia curta, de preferência C1-C3 do grupo de alquila ou hidróxi alquila, por exemplo, metila (da máxima preferência), etila, propila, hidróxi etila, e similares, poli (C2-3 25 alcóxi), de preferência polietóxi, grupo, benzila, ou misturas dos mesmos; cada m é 2 ou 3; cada n é de 1 a cerca de 4, de preferência, 2; cada Y é -O- (O)C-, -C(O)-O-, -NR-C(O)-, ou -C(O)-NR- e é aceitável que cada Y seja i- gual ou diferente; a soma dos carbonos em cada R1, mais um quando Y é -
O-(O)C- ou -NR-C(O) -, é C12-C22, de preferência C14-C20, em que cada R1 é uma hidrocarbila, ou grupo de hidrocarbila substituída; é aceitável que R1 seja insaturado ou saturado e ramificado ou linear e de preferência é li- near; é aceitável que cada R1 seja igual ou diferente e de preferência estes são iguais; e X- pode ser qualquer ânion compatível com o amaciante, de preferência, cloreto, brometo, metilsulfato, etilsulfato, sulfato, fosfato e nitra- to, com mais preferência cloreto ou metilsulfato.
Em outra modalidade, o ativo amaciantes de tecido é escolhido 5 de ao menos um dos seguintes: cloreto de disseboil oxietil dimetil amônio, cloreto de seboil oxietil dimetil amônio di-hidrogenado, cloreto de dimetil a- mônio dicanola-oiloxietila, cloreto de dissebo dimetil amônio, cloreto de tris- sebo metilamônio, metilsulfato de metil bis(amido etila de sebo)2-hidróxi eti- lamônio, metilsulfato de metil bis(sebo hidrogenado amido etila)-2-hidróxi etil 10 amônio, metilsulfato metil bis(oleilamidoetil)-2-hidróxi etilamônio, metilsulfato de disseboil oxietil dimetil amônio, cloreto de seboil oxietil dimetil amônio di- hidrogenado, cloreto de dimetil amônio dicanola-oiloxietila, N-sseboil oxietil- N-seboil aminopropil metilamina, 1,2-bis(sseboil óxi endurecido)-3-cloreto de trimetil amônio propano, e misturas dos mesmos.
As composições para tratamento de tecidos da presente inven-
ção podem, também, compreender qualquer número de ingredientes opcio- nais adicionais. Esses incluem componentes convencionais de composições detergentes para lavagem de roupas como builders detersivos, enzimas, estabiiizantes de enzimas (como propileno glicol, ácido bórico e/ou bórax), 20 supressores de espuma, agentes de suspensão de sujeiras, agentes de libe- ração de sujeiras, outros agentes de benefício para tratamento de tecidos, agentes de ajuste de pH, agentes quelantes, argilas esmectitas, solventes, hidrótropos e estabiiizantes de fase, agentes estruturantes, alvejantes ópti- cos e perfumes. Os diversos ingredientes opcionais da composição deter- 25 gente, caso estejam presentes nas composições da presente invenção, pre- cisam ser utilizados em concentrações convencionalmente empregadas pa- ra causar o efeito desejado à composição ou à operação de lavagem. Fre- quentemente, a quantidade total de tais ingredientes opcionais da composi- ção detergente pode situar-se na faixa de cerca de 0,01% a cerca de 50%, 30 com mais preferência de cerca de 1% a cerca de 30%, em peso da compo- sição.
Processo Como observado anteriormente, a composição para tratamento de tecidos da presente invenção pode ser fornecida em uma forma sólida. Formas sólidas adequadas incluem tabletes e particulados, por exemplo, partículas granulares ou flocos. De acordo com uma modalidade da presen- 5 te invenção, o corante aderente a tecido é carregado em um veículo de par- tículas para produzir um veículo de partículas carregadas com corante ade- rente a tecido que é então adicionado no tensoativo contendo o pó-base jun- tamente com outros materiais adicionados a seco e/ou quaisquer outros ma- teriais a serem borrifados em um misturador para produzir a composição 10 final para tratamento de tecidos. O tensoativo contendo o pó-base pode ser produzido por qualquer processo adequado conhecido na técnica, como um processo padrão de secagem por atomização ou processo de aglomeração.
Quando o corante aderente a tecido é um líquido na temperatura ambiente, o corante aderente a tecido pode ser borrifado sobre os veículos 15 de partículas tal como é. Alternativamente, o corante aderente a tecido pode ser diluído com um solvente apropriado, como água e, então, a solução de corante pode ser borrifada sobre os veículos. Em uma modalidade da pre- sente invenção, o corante aderente a tecido é diluído em água para produzir uma solução de corante aquosa que compreende de cerca de 5% a cerca 20 de 99,9%, ou de cerca de 10% a cerca de 50%, em peso, do corante ade- rente a tecido. A solução de corante aquosa é então borrifada sobre os veí- culos de partículas em um misturador. Não há limitação específica sobre o tipo de misturador usado na presente invenção; um exemplo de misturador é um misturador mecânico, de preferência um misturador de relha funcionan- 25 do em uma rotação de cerca de 20 a cerca de 200 rpm, ou de cerca de 50 a cerca de 150 e o tempo de misturação varia de cerca de 1 minuto a cerca de 60 minutos, ou de cerca de 10 minutos a cerca de 30 minutos. Os parâme- tros de operação acima são necessários para garantir a carga uniforme do corante aderente a tecido nos veículos de partículas.
Em uma modalidade da presente invenção, o tensoativo conten-
do o pó-base é preparado em uma torre de aspersão a seco ou processo de aglomeração. A torre de aspersão a seco ou o processo de aglomeração típico conhecido na técnica pode ser usado na preparação do tensoativo contendo o pó-base. A título de exemplo, consulte os processos descritos na patente US ne 5.133.924, concedida em 28 de julho de 1992; patente US ne 4.637.891, concedida em 20 de janeiro de 1987; patente US n9 4.726.908, 5 concedida em 23 de fevereiro de 1988; patente US n9 5.160.657, concedida em 3 de novembro de 1992; patente US n9 5.164.108, concedida em 17 de novembro de 1992; patente US n9 5.569.645, concedida em 29 de outubro de 1996.
O tensoativo contendo o pó-base é então carregado em um mis- 10 turador. Os veículos de partículas carregadas com corante aderente a tecido e quaisquer outros materiais adicionados a seco bem como materiais borri- fados são adicionados no misturador por um processo conhecido. Um mistu- rador adequado útil para esse processo pode ser um tambor cilíndrico contí- nuo ou equipamento disponível sob o nome comercial FORBERG® e o mis- 15 turador pode ser operado da maneira normal.
As composições para tratamento de tecidos desta invenção, preparadas como descrito acima, podem ser usadas para formar soluções aquosas para lavagem para uso na lavagem de tecidos. Geralmente, uma quantidade eficaz dessas composições é adicionada à água, de preferência 20 em uma máquina de lavar roupas automática convencional, para formar es- sas soluções aquosas para lavanderia. A solução aquosa para lavagem as- sim formada é, então, colocada em contato, de preferência sob agitação, com os tecidos a serem lavados. Descobriu-se que as presentes composi- ções para tratamento de tecidos que compreendem um corante aderente a 25 tecido carregado em um veículo de partículas apresentam boa eficiência de tonalização durante um ciclo de lavagem de tecidos sem apresentar proble- mas indesejáveis de produção de manchas.
Método de teste
Teste de produção de manchas em tecidos causadas pelo corante aderente a tecido
Colocar uma esponja de celulose em um reservatório de água, manter a esponja saturada com água em todo o período do teste. Colocar amostras (10x10cm) de tecido testado (por exemplo algodão grosso) sobre a esponja, assegurando que o tecido seja mantido molhado durante todo o teste. Espalhar uniformemente 20g de uma composição para tratamento de tecidos contendo um corante aderente a tecido em todas as amostras mo- 5 Ihadas e deixar que a composição para tratamento de tecidos repouse sobre as amostras molhadas durante 2 horas. Após 2 horas, remover as amostras da esponja de celulose, mergulhá-las em água limpa e, então, enxaguar uma vez. Se manchas de coloração causadas pelo corante aderente a teci- do forem visíveis sobre as amostras, esfregar manualmente 25 vezes as 10 amostras e, então, secá-las em varal. Depois de secas as amostras, verificar se existem manchas de coloração causadas pelo corante aderente a tecido sobre as amostras através de um observador.
Teste de tinaimento do corante aderente a tecido na composicão final para tratamento de tecidos Medir a escala Hunter L, a, b de um produto que não contenha
corante aderente a tecido e de um produto de composição similar mas que contenha corante aderente a tecido utilizando um colorímetro (modelo: Hun- ter LabscanXE, Iluminante = C, Observador = 2 graus). As escalas Hunter L,
a, b do produto que não contém o corante aderente a tecido são anotadas 20 como padrão e as escalas Hunter L, a, b do produto contendo um corante aderente a tecido são anotadas como amostra. A diferença entre as escalas L, a, b padrão e as escalas L, a, b da amostra é anotada como AL, Aa e Ab. A diferença ΔΕ entre os produtos de amostra e padrão é calculada de acor- do com a seguinte equação:
ΔΕ = \/AL2 + Aa2 + Ab2
Um valor de ΔΕ menor que 4,6, ou de preferência menor que 3,5 é uma alteração de cor aceitável da composição para tratamento de tecidos para os consumidores.
Exemplos
Os exemplos a seguir ilustram a presente invenção mas não
visam necessariamente limitar ou, de outro modo, definir o escopo da pre- sente invenção. É preparada uma solução de corante aquosa que compreende 14%, em peso, de corante aderente a tecido Violeta Direto 99 (DV99). Um veículo tingido com corante é preparado borrifando-se a solução de corante aquosa em um misturador KM100 carregado com Zeólito A com um tama- 5 nho médio de partícula de cerca de 2 a 6 μιτι. O misturador KM100 funciona a 176 rpm e o tempo de misturação é de 30 minutos. As composições de veículo tingido com corante obtidas são mostradas na tabela 1.
Tabela 1 - Composição de Veículo Tingido com Corante
Exemplo 1 2 DV99 0,12% 0,03% Água 0,74% 0,18% Zeólito A 99,14% 99,79% O veículo tingido com corante é adicionado ao tensoativo con-
tendo o pó-base obtido através de um processo padrão de secagem por a- tomização. O tensoativo contendo o pó-base é um detergente granular para lavagem de roupas que tem a seguinte composição mostrada como exemplo comparativo 1.
Exemplo comparativo 1 NaLAS 20,5 Sulfato de sódio 44,31 Carbonato de sódio 9,4 Silicato de sódio 8,3 Tripolifosfato de sódio 3 savinase 0,36 polímero 1 carbóxi metil celulose 0,13 Perfume 0,19 Poliacrilato de sódio 0,51 DTPA 0,2 Agente branqueador fluorescente 0,1 Foto-alvejante 0,001 Zeólito tipo A 8 Água e diversos qsp 100 0,83 g de veículo tingido com corante 1 e 6,64 g de veículo tingi- do com corante 2 são adicionados a 500g da composição detergente granu- Iar para lavagem de roupas do exemplo comparativo 1 separadamente para fornecer composições detergentes granulares para lavagem de roupas com os seguintes níveis de veículo carregado com DV99 e DV99:
Exemplo 1 2 DV99 0,0002% 0,0004% Veículo carregado com DV99 0,17% 1,33% 5 Os testes de produção de manchas em tecidos causadas pelo
corante aderente a tecido são realizados utilizando-se as composições de- tergentes granulares para lavagem de roupas dos exemplos 1 e 2 acima de acordo com o método de teste anteriormente descritos neste documento. Não foram observadas manchas de coloração causadas pelo DV99 nas a- mostras de algodão grosso testadas.
Os testes de tingimento do corante aderente a tecido na compo- sição final para tratamento de tecidos são realizados utilizando-se as com- posições detergentes granulares para lavagem de roupas dos exemplos 1 e 2 acima como amostras e a composição detergente granular para lavagem 15 de roupas do exemplo comparativo 1 acima como padrão de acordo com o método de teste anteriormente descrito neste documento. Os resultados são mostrados na tabela 2 abaixo:
Tabela 2
L a b Delta E Exemplo 93,82 0,33 1,95 Não se comparativo 1 aplica Exemplo 1 92,45 1,99 1,44 2,2 Exemplo 2 91,63 1,88 0,12 3,2 As dimensões e valores apresentados na presente invenção não
devem ser compreendidos como estando estritamente limitados aos exatos valores numéricos mencionados. Em vez disso, exceto onde especificado em contrário, cada uma dessas dimensões se destina a significar tanto o valor declarado como uma faixa de valores funcionalmente equivalentes em torno daquele valor. Por exemplo, uma dimensão apresentada como "40 25 mm" destina-se a significar "cerca de 40 mm". Todos os documentos citados na seção descrição detalhada da invenção estão, em sua parte relevante, aqui incorporados, a título de refe- rência. A citação de qualquer documento não deve ser interpretada como admissão de que este represente técnica anterior com respeito à presente 5 invenção. Se houver conflito entre qualquer significado ou definição de um termo mencionado neste documento e o significado ou definição do mesmo termo em um documento incorporado a título de referência, o significado ou definição atribuído ao termo mencionado neste documento terá precedência.
Embora modalidades específicas da presente invenção tenham 10 sido ilustradas e descritas, deve ficar óbvio aos versados na técnica que vá- rias outras alterações e modificações podem ser feitas sem que se desvie do caráter e âmbito da invenção. Portanto, pretende-se cobrir nas reivindi- cações anexas todas essas alterações e modificações que se enquadram no escopo da presente invenção.
Claims (11)
1. Composição para tratamento de tecidos, compreendendo de cerca de 0,0001% a cerca de 0,005%, em peso, de um corante aderente a tecido, em que o corante aderente a tecido é carregado em um veículo de partículas com um tamanho médio de partícula menor que 100 μιη, e sendo que a composição para tratamento de tecidos corresponde de cerca de 0,01% a cerca de 12%, em peso, do veículo de partículas carregadas com corante aderente a tecido.
2. Composição para tratamento de tecidos, de acordo com a reivindicação 1, em que o corante aderente a tecido é selecionado do grupo que consiste em um corante direto, um corante ácido, um corante reativo e uma mistura dos mesmos.
3. Composição para tratamento de tecidos, de acordo com a reivindicação 1, em que o veículo de partículas é selecionado do grupo que consiste em um zeólito, um carbonato, um sulfato, um silicato, uma argila, um fosfato, uma sílica, um citrato e misturas dos mesmos.
4. Composição para tratamento de tecidos, de acordo com a reivindicação 3, em que o veículo de partículas é zeólito com um tamanho médio de partícula de cerca de 1 μηη a cerca de 50 pm.
5. Composição para tratamento de tecidos, de acordo com a reivindicação 1, em que a dita composição para tratamento de tecidos é uma composição detergente granular para lavagem de roupas que compre- ende de cerca de 0,0001% a cerca de 0,001%, em peso, do dito corante aderente a tecido e de cerca de 0,05% a cerca de 3%, em peso, do dito veí- culo de partículas carregadas com corante aderente a tecido.
6. Composição para tratamento de tecidos, de acordo com a reivindicação 5, em que a dita composição detergente granular para lava- gem de roupas tem uma alteração de cor de ΔΕ menor que cerca de 4,6 comparada com uma composição detergente para lavagem de roupas que não contém o veículo de partículas carregadas com corante aderente a teci- do.
7. Processo para produzir a composição para tratamento de te- cidos, como definida na reivindicação 1, que compreende as etapas de as- persão de uma solução do dito corante aderente a tecido no dito veículo de partículas e de misturação para fornecer um veículo de partículas carrega- das com corante aderente a tecido, e adição do veículo de partículas carre- gadas de corante aderente a tecido em um tensoativo contendo o pó-base da composição para tratamento de tecidos.
8. Processo, de acordo com a reivindicação 7, em que a dita solução do corante aderente a tecido é borrifada no veículo de partículas em um misturador de relha.
9. Processo, de acordo com a reivindicação 7, em que o dito misturador de relha é operado a uma rotação de cerca de 20 a cerca de 200 rpm e o tempo de misturação varia de cerca de 1 minuto a cerca de 60 mi- nutos.
10. Método para conferir uma tonalidade desejável a um tecido, compreendendo a etapa de contato entre o tecido e uma solução aquosa da composição para tratamento de tecidos como definida nas reivindicações 1 a 6.
11. Veículo de partículas carregadas com corante aderente a tecido, tendo um tamanho médio de partícula menor que 100 pm e compre- endendo de cerca de 0,001% a cerca de 1%, em peso, de um corante ade- rente a tecido.
Applications Claiming Priority (3)
Application Number | Priority Date | Filing Date | Title |
---|---|---|---|
US85809906P | 2006-11-10 | 2006-11-10 | |
US60/858,099 | 2006-11-10 | ||
PCT/IB2007/054508 WO2008056324A1 (en) | 2006-11-10 | 2007-11-06 | Fabric treatment composition with a fabric substantive dye |
Publications (2)
Publication Number | Publication Date |
---|---|
BRPI0718690A2 true BRPI0718690A2 (pt) | 2013-12-31 |
BRPI0718690B1 BRPI0718690B1 (pt) | 2017-12-05 |
Family
ID=39156065
Family Applications (1)
Application Number | Title | Priority Date | Filing Date |
---|---|---|---|
BRPI0718690-8A BRPI0718690B1 (pt) | 2006-11-10 | 2007-11-06 | A granular detergent composition for washing clothes, a process for their production and method for confering a designed tone to a fabric |
Country Status (12)
Country | Link |
---|---|
US (1) | US7531494B2 (pt) |
EP (2) | EP2316915B1 (pt) |
JP (1) | JP2010509513A (pt) |
CN (1) | CN101535465B (pt) |
AR (1) | AR063642A1 (pt) |
BR (1) | BRPI0718690B1 (pt) |
CA (1) | CA2667135C (pt) |
ES (2) | ES2446524T5 (pt) |
HU (1) | HUE030121T2 (pt) |
MX (1) | MX2009004958A (pt) |
PL (2) | PL2316915T3 (pt) |
WO (1) | WO2008056324A1 (pt) |
Families Citing this family (8)
Publication number | Priority date | Publication date | Assignee | Title |
---|---|---|---|---|
ES2406948T5 (es) † | 2007-03-20 | 2019-10-15 | Procter & Gamble | Composición tratante líquida |
EP2228429A1 (en) | 2009-03-13 | 2010-09-15 | Unilever PLC | Shading dye and catalyst combination |
EP2302025B1 (en) * | 2009-09-08 | 2016-04-13 | The Procter & Gamble Company | A laundry detergent composition comprising a highly water-soluble carboxmethyl cellulose particle |
JP2013506054A (ja) * | 2009-09-28 | 2013-02-21 | ハンツマン アドバンスト マテリアルズ (スイッツァランド) ゲーエムベーハー | 染色助剤 |
US20120108488A1 (en) * | 2010-10-29 | 2012-05-03 | Neil Joseph Lant | Cleaning And/Or Treatment Compositions |
WO2012115656A1 (en) * | 2011-02-25 | 2012-08-30 | Empire Technology Development Llc | Dye-charged particles |
US9540599B2 (en) * | 2012-05-09 | 2017-01-10 | Milliken & Company | Laundry detergent composition comprising a particle having hueing agent and clay |
CN110846140B (zh) * | 2019-11-14 | 2020-12-15 | 上海和黄白猫有限公司 | 一种彩色洗衣粉及其制备方法 |
Family Cites Families (19)
Publication number | Priority date | Publication date | Assignee | Title |
---|---|---|---|---|
US3755201A (en) † | 1971-07-26 | 1973-08-28 | Colgate Palmolive Co | Laundry product containing mixed dye bluing agents |
US4097418A (en) † | 1975-10-06 | 1978-06-27 | The Procter & Gamble Company | Granular colored speckles |
GB2220446B (en) † | 1988-04-06 | 1992-05-27 | Champion Spark Plug Europ | Glow plug for internal combustion engine |
US5366510A (en) * | 1992-06-09 | 1994-11-22 | Eric Wasinger | Process for desizing and color fading garments |
DE69427137T2 (de) * | 1993-07-19 | 2001-08-16 | Unilever N.V., Rotterdam | Flüssige Reinigungsprodukte |
US5411802A (en) * | 1993-10-29 | 1995-05-02 | Minnesota Mining And Manufacturing Company | Colorant compositions and processes |
US6025319A (en) † | 1996-09-18 | 2000-02-15 | Procter & Gamble Company | Laundry additive particle having multiple surface coatings |
WO1998016615A1 (en) † | 1996-10-15 | 1998-04-23 | The Procter & Gamble Company | Colored particulate compositions |
JP2000509757A (ja) * | 1997-08-05 | 2000-08-02 | ザ、プロクター、エンド、ギャンブル、カンパニー | 脱色組成物 |
WO1999064558A1 (en) † | 1998-06-12 | 1999-12-16 | The Procter & Gamble Company | Cleaning compositions containing speckle particles |
DE19855676A1 (de) † | 1998-12-02 | 2000-06-08 | Henkel Kgaa | Wasch- und Reinigungsmitteladditiv und Verfahren zu dessen Herstellung |
US20030045446A1 (en) † | 2001-02-12 | 2003-03-06 | Dihora Jiten Odhavji | Delivery system having encapsulated porous carrier loaded with additives |
ATE407194T1 (de) * | 2002-08-07 | 2008-09-15 | Procter & Gamble | Waschmittelzusammensetzung |
JP4170079B2 (ja) * | 2002-11-26 | 2008-10-22 | 花王株式会社 | 粉末洗浄剤組成物 |
GB0314210D0 (en) * | 2003-06-18 | 2003-07-23 | Unilever Plc | Laundry treatment compositions |
DE10360842A1 (de) * | 2003-12-20 | 2004-12-16 | Henkel Kgaa | Waschmittelsystem mit verzögerter Färbemittelwirkung |
US20050148486A1 (en) † | 2004-01-06 | 2005-07-07 | Schramm Charles J.Jr. | Laundry detergent composition containing a violet colorant |
CN101068914A (zh) * | 2004-11-22 | 2007-11-07 | 荷兰联合利华有限公司 | 洗衣处理组合物 |
WO2007096052A1 (en) * | 2006-02-25 | 2007-08-30 | Unilever Plc | Shading dye granule its use in a detergent formulation and process to make it |
-
2007
- 2007-11-06 ES ES07826996.6T patent/ES2446524T5/es active Active
- 2007-11-06 ES ES10191571.8T patent/ES2583256T3/es active Active
- 2007-11-06 HU HUE10191571A patent/HUE030121T2/en unknown
- 2007-11-06 BR BRPI0718690-8A patent/BRPI0718690B1/pt active IP Right Grant
- 2007-11-06 CA CA2667135A patent/CA2667135C/en not_active Expired - Fee Related
- 2007-11-06 PL PL10191571T patent/PL2316915T3/pl unknown
- 2007-11-06 WO PCT/IB2007/054508 patent/WO2008056324A1/en active Application Filing
- 2007-11-06 PL PL07826996T patent/PL2084256T5/pl unknown
- 2007-11-06 CN CN2007800418383A patent/CN101535465B/zh active Active
- 2007-11-06 EP EP10191571.8A patent/EP2316915B1/en active Active
- 2007-11-06 EP EP07826996.6A patent/EP2084256B2/en active Active
- 2007-11-06 JP JP2009535854A patent/JP2010509513A/ja active Pending
- 2007-11-06 MX MX2009004958A patent/MX2009004958A/es active IP Right Grant
- 2007-11-08 US US11/983,555 patent/US7531494B2/en not_active Expired - Fee Related
- 2007-11-09 AR ARP070105008A patent/AR063642A1/es unknown
Also Published As
Publication number | Publication date |
---|---|
EP2084256B2 (en) | 2017-03-29 |
JP2010509513A (ja) | 2010-03-25 |
US20080109968A1 (en) | 2008-05-15 |
EP2316915A1 (en) | 2011-05-04 |
PL2084256T5 (pl) | 2017-10-31 |
ES2446524T5 (es) | 2017-07-28 |
ES2446524T3 (es) | 2014-03-10 |
PL2316915T3 (pl) | 2017-01-31 |
CN101535465A (zh) | 2009-09-16 |
MX2009004958A (es) | 2009-05-19 |
WO2008056324A1 (en) | 2008-05-15 |
CA2667135C (en) | 2010-04-13 |
PL2084256T3 (pl) | 2014-05-30 |
US7531494B2 (en) | 2009-05-12 |
AR063642A1 (es) | 2009-02-04 |
EP2084256B1 (en) | 2013-12-18 |
BRPI0718690B1 (pt) | 2017-12-05 |
CA2667135A1 (en) | 2008-05-15 |
EP2316915B1 (en) | 2016-04-27 |
ES2583256T3 (es) | 2016-09-20 |
HUE030121T2 (en) | 2017-04-28 |
CN101535465B (zh) | 2013-07-17 |
EP2084256A1 (en) | 2009-08-05 |
Similar Documents
Publication | Publication Date | Title |
---|---|---|
BRPI0718690A2 (pt) | Composição para tratamento de tecidos com um corante aderente a tecido. | |
ES2443822T3 (es) | Composición de matizado | |
KR100554479B1 (ko) | 염착 얼룩 방지 세탁용 착염 | |
ES2372328T3 (es) | Composición de matizado. | |
BR112019008620B1 (pt) | Métodos de uso de corantes leuco como agentes de azulamento em composições de tratamento de roupas a serem lavadas | |
BRPI0418401B1 (pt) | composição de tratamento na lavagem de roupa. | |
BRPI0706277B1 (pt) | composição de tratamento para lavagem de roupa, e, método doméstico de tratamento de produto têxtil | |
JP2014534279A (ja) | 特定のブレンド比のイソプレノイド系界面活性剤を含む洗剤組成物 | |
BRPI0720944A2 (pt) | composiÇço para tratamento na lavagem de roupas compreendendo um agente branqueador de substratos celulàsicos | |
MXPA06015085A (es) | Composiciones detergentes para lavado con colorante tonalizador eficiente. | |
BRPI0808648A2 (pt) | Composição detergente para lavagem de roupas com um corante reativo. | |
BRPI0708269A2 (pt) | gránulos de corante tonalizante, sua utilização na formulação de detergentes e processo para sua fabricação | |
JP2014526603A (ja) | 高度に分枝したイソプレノイド系及び他の界面活性剤を含む主要な界面活性剤系を含む洗剤 | |
BR112019006035A2 (pt) | polímeros leuco como agentes para tingir roupa de cor azul em composições para os cuidados de cuidados com a roupa | |
BR112020006946A2 (pt) | compostos leuco e composições compreendendo os mesmos | |
CA2284422A1 (en) | Fabric softeners with improved color-retaining action | |
BRPI0708080A2 (pt) | composições para o tratamento de roupas | |
BR112020006954A2 (pt) | compostos leuco | |
BR112019006503A2 (pt) | polímeros leuco como agentes de azulamento em composições de cuidados de lavanderia | |
BRPI0407426B1 (pt) | Método de foto-branqueamento de um artigo têxtil | |
BR112020019253A2 (pt) | Grânulo corante detergente, composição detergente de lavanderia granular, processo para prover uma composição detergente de lavanderia granular e método de tratamento de um tecido | |
BR112021000745B1 (pt) | Colorantes leucos como agentes de azulamento em composições para cuidado na lavagem de roupas | |
BRPI0811888B1 (pt) | composição para lavagem de tecidos compreendendo pigmentos de trifenilmetano e xanteno, e método doméstico de tratamento de produto têxtil | |
BR112020006948A2 (pt) | corantes leuco com conjugação estendida |
Legal Events
Date | Code | Title | Description |
---|---|---|---|
B07A | Application suspended after technical examination (opinion) [chapter 7.1 patent gazette] | ||
B06F | Objections, documents and/or translations needed after an examination request according [chapter 6.6 patent gazette] | ||
B09A | Decision: intention to grant [chapter 9.1 patent gazette] | ||
B16A | Patent or certificate of addition of invention granted [chapter 16.1 patent gazette] |