BRPI0811888B1 - composição para lavagem de tecidos compreendendo pigmentos de trifenilmetano e xanteno, e método doméstico de tratamento de produto têxtil - Google Patents

composição para lavagem de tecidos compreendendo pigmentos de trifenilmetano e xanteno, e método doméstico de tratamento de produto têxtil Download PDF

Info

Publication number
BRPI0811888B1
BRPI0811888B1 BRPI0811888A BRPI0811888A BRPI0811888B1 BR PI0811888 B1 BRPI0811888 B1 BR PI0811888B1 BR PI0811888 A BRPI0811888 A BR PI0811888A BR PI0811888 A BRPI0811888 A BR PI0811888A BR PI0811888 B1 BRPI0811888 B1 BR PI0811888B1
Authority
BR
Brazil
Prior art keywords
pigment
hydrogen
violet
alkyl
blue
Prior art date
Application number
BRPI0811888A
Other languages
English (en)
Inventor
Michelle Bird Jayne
Norman Batchelor Stephen
Original Assignee
Unilever Nv
Priority date (The priority date is an assumption and is not a legal conclusion. Google has not performed a legal analysis and makes no representation as to the accuracy of the date listed.)
Filing date
Publication date
Application filed by Unilever Nv filed Critical Unilever Nv
Publication of BRPI0811888A2 publication Critical patent/BRPI0811888A2/pt
Publication of BRPI0811888B1 publication Critical patent/BRPI0811888B1/pt

Links

Classifications

    • CCHEMISTRY; METALLURGY
    • C11ANIMAL OR VEGETABLE OILS, FATS, FATTY SUBSTANCES OR WAXES; FATTY ACIDS THEREFROM; DETERGENTS; CANDLES
    • C11DDETERGENT COMPOSITIONS; USE OF SINGLE SUBSTANCES AS DETERGENTS; SOAP OR SOAP-MAKING; RESIN SOAPS; RECOVERY OF GLYCEROL
    • C11D3/00Other compounding ingredients of detergent compositions covered in group C11D1/00
    • C11D3/40Dyes ; Pigments

Landscapes

  • Chemical & Material Sciences (AREA)
  • Life Sciences & Earth Sciences (AREA)
  • Engineering & Computer Science (AREA)
  • Chemical Kinetics & Catalysis (AREA)
  • Oil, Petroleum & Natural Gas (AREA)
  • Wood Science & Technology (AREA)
  • Organic Chemistry (AREA)
  • Detergent Compositions (AREA)

Description

Relatório Descritivo de Patente de Invenção Composição para Lavagem de Tecidos Compreendendo Pigmentos de Trifenilmetano e Xanteno, e Método Doméstico de Tratamento de Produto Têxtil Campo da Invenção A presente invenção refere-se ao uso de pigmentos orgânicos em composições de lavanderia.
Antecedentes da Invenção Várias vestimentas tornam-se amareladas depois de múltiplos ciclos de lavagem e uso, reduzindo o valor estético da vestimenta. A fim de manter a aparência branca, corantes de sombreamento podem ser usados.
Agentes corantes, quando substantivos a um tecido, normalmente são específicos a um tipo de fibra, por exemplo, algodão ou poliéster. O documento WO 2006/032397 revela o uso de diferentes tipos de corantes para vestimentas de tecidos diferentes e o sombreamento de fibras mistas para vestimentas.
Sumário da Invenção É sabido que os pigmentos azuis e violetas com base em cromóforos de trifenilmetano e xanteno com heteropoliácidos inorgânicos se depositam de forma eficaz sobre o algodão, poliéster e o náilon. Uma conseqüência é que os pigmentos da presente invenção podem ser usados como cromóforos único, isto é, sem outros agentes de sombreamento azul/violeta. É um aspecto da presente invenção fornecer uma composição para lavagem de tecidos compreendendo de 0,0001 a 0,01% por peso de um pigmento orgânico e de 2 a 70% por peso de um tensoativo, em que o pigmento orgânico é um sal inorgânico de heteropoliácido de um trifenilmetano ou de uma parcela de xanteno. É outro aspecto da presente invenção fornecer um método doméstico de tratamento de produto têxtil, compreendendo as seguintes etapas: (i) tratar o produto têxtil com uma solução aquosa de um pigmento como definido na descrição abaixo, em que a solução aquosa compreende de 1 ppb a 1 ppm do pigmento, e de 0,2 g/L a 3g/L de um tensoativo; e (ii) enxaguar e secar o produto têxtil.
Descrição Detalhada da Invenção Pigmentos orgânicos são descritos em “Industrial Organic Pigments”, Wiley VCH 2004 por W. Herbst e K. Hunger. Corantes são químicas orgânicas que são solúveis em seu meio de aplicação. Pigmentos são partículas orgânicas ou inorgânicas que são insolúveis em seu meio de aplicação. A presente invenção refere-se a pigmentos de estrutura: em que o ânion A' é um heteropoliácido inorgânico. O heteropoliácido é preferencialmente selecionado a partir de ácido fosfomolíbdico, ácido fosfotúngstico e ácido fosfotungsticomolíbdico e ácido silicomolíbdico.
Nas estruturas abaixo a seta indica a posição de ligação para a o núcleo da estrutura do pigmento.
Pigmentos preferenciais são trifenilmetano, quando O está ausente, ou uma parcela de xanteno, quando O está presente e ligado em linhas tracejadas, da seguinte maneira: em que A' é um heteropoliácido inorgânico;
Ri e R2 são selecionados independentemente de: hidrogênio, alquila de C1-C6 e fenila; X é selecionado independentemente de um grupo consistindo de: hidrogênio, C1-C6-alquila e benzila;
Ar é selecionado de em que Y é hidrogênio, C1-C6-alquila ou benzila; , em que Ri e R2 são como definidos acima; R3 é um hidrogênio, C1-C6-alquila, ou fenila; R4 é hidrogênio, C1-C6-alquila, ou fenila.
Os grupos Ri e R2 são selecionados independentemente de grupos de hidrogênio, metila e etila, preferencialmente metila e etila. Preferencialmente os grupos Ri são os mesmos. Preferencialmente os grupos R1 são os mesmo e os grupos R2 são os mesmos. X é selecionado de hidrogênio e metila, preferencialmente hidrogênio. O oxigênio central mostrado com ligações tracejadas é opcional; os pigmentos de trifenilmetano são os mais preferidos.
Quando o átomo de oxigênio central está presente, então o grupo Ar é preferencialmente: em que Y é selecionado a partir de grupos de hidrogênio, metila e etila.
Na ausência do oxigênio central o grupo Ar é preferencialmente selecionado a partir de: em que o R3 é selecionado a partir de hidrogênio, metila ou etila, preferencialmente hidrogênio e R4 é selecionado a partir de metila, etila ou fenila. O grupo fenila substituído por amina é preferido ao invés de por naftila.
Pigmentos preferenciais são: pigmento violeta 3, pigmento violeta 27, pigmento violeta 39, pigmento violeta 1, pigmento violeta 1:1, pigmento violeta 1:2, pigmento azul 1, pigmento azul 1:2, pigmento azul 1:3, pigmento azul 2, pigmento azul 10, pigmento azul 10:1, pigmento azul 11, pigmento azul 14 e pigmento azul 62.
Mais preferencial o pigmento violeta 3, pigmento violeta 27, pigmento violeta 39 e pigmento azul 14. É preferencial que os pigmentos sejam usados sozinhos e não em uma combinação com outros corantes de sombreamento azul ou violeta. A este respeito, a composição para lavagem de tecidos contêm menos que 0,00004% por peso de um corante de sombreamento azul ou violeta e é preferencial que seja desprovida dos mesmos.
Tensoativo A composição compreende entre 2 a 70% por peso de um tensoativo, mais preferencialmente de 10 a 30% por peso. Em geral, os tensoativos aniônicos e não-iônicos de um sistema de tensoativo podem ser escolhidos a partir dos tensoativos descritos no Vol. 1 de “Surface Active Agents”, por Scwartz & Perry, Interscience 1949, no Vol.2 por Scwartz, Perry & Berch, Interscience 1958, na atual edição de “McCutcheon's Emulsifiers and Detergents” publicado por Manufacturing Confectioners Company ou em “Tenside-Taschenbuch”, H. Stach 2a edição, Carl Hauser Verlag, 1981. Preferencialmente os tensoativos usados são saturados.
Compostos detergentes não-iônicos adequados que podem ser usados incluem, em particular, os produtos de reação de compostos que tem um grupo hidrofóbico e um átomo reativo de hidrogênio, por exemplo, alcoóis alifáticos, ácidos, amidos ou fenol de alquila com óxidos de alquileno, especialmente óxidos de etileno sozinho ou com óxido de propileno. Compostos de detergentes não-iônicos específicos são condensados de óxido de fenol-etileno de alquila de C6 a C22, geralmente de 5 a 25 EO, isto é, de 5 a 25 unidades de óxido etileno por molécula, e o produtos de condensação de alcoóis alifáticos primário ou secundário lineares de Cs a C-is ou alcoóis ramificados com óxido de etileno, geralmente de 5 a 40 EO.
Compostos adequados de detergente aniônicos que podem ser usados são geralmente sais de metais álcali solúveis em água de sulfatos orgânicos e sulfonatos que tem radicas de alquila contendo cerca de 8 a cerca de 22 átomos de carbono, sendo que o termo alquila é usado para incluir a porção de alquila dos radicais de acila elevados. Exemplos adequados de compostos sintéticos de detergente aniônicos são sulfatos de sódio e de potássio de alquila, especialmente aqueles obtidos por sulfatar alcoóis superiores de C8 a Cie, produzidos por exemplo de sebo ou óleo de coco, sulfonatos de sódio e benzeno de alquila de potássio de Cg a C22, particularmente sulfonatos de sódio de benzeno de alquila linear secundário de C10 a C15; e sulfatos de sódio de alquila de éter gliceril, especialmente os éteres dos elevados alcoóis derivados de sebo ou óleo de coco e alcoóis sintéticos derivados de petróleo. Os compostos preferidos de detergente aniônicos são sulfonato de sódio de benzeno de alquila de Cn a C15 e sulfatos de sódio de alquila de C12 a Ci8. Também aplicáveis são os tensoativos tais como aqueles descritos no documento EP-A-328 177 (Unilever), que mostram resistência a precipitação por sais (salting-out), os tensoativos de poliglicósidos de alquila descritos no documento EP-A-070 074, e monoglicosídeos de alquila.
Os sistemas de tensoativos preferidos são misturas de materiais ativos de detergente não-iônico com aniônico, em particular os grupos e exemplos de tensoativos aniônicos e não-iônicos ressaltados no documento EP-A-346 995 (Unilever). Especialmente preferencial é um sistema de tensoativo que é uma mistura de um sal de metal álcali de um sulfato de álcool primário de C16 a Ci8 junto com um etoxilato de 3 a 7 EO de um álcool primário de C12 a C15. O detergente não-iônico está preferencialmente presente em quantidades acima de 10%, por exemplo, 25 a 90 % por peso de um sistema de tensoativo. Tensoativos aniônicos podem estar presentes, por exemplo, em quantidades na faixa de cerca de 5% a cerca de 40% por peso de um sistema de tensoativo.
Em outro aspecto que também é preferencial, o tensoativo pode ser um catiônico tal que a formulação seja um condicionador de tecido.
Composto Catiônico Quando a presente invenção é usada como condicionador de tecido é preciso que contenha um composto catiônico.
Os mais preferenciais são os compostos de amônio quaternário. É vantajoso se o composto de amônio quaternário for um composto de amônio quaternário que possua ao menos uma cadeia alquila de C12 a C22· É preferencial que 0 composto de amônio quaternário tenha a seguinte formula: em que R1 é uma cadeia de alquila ou alquenila de C^a C22; R2, R3 e R4 são selecionados independentemente de cadeias de alquila de C1 a C4 e X" é um ânion compatível. Um composto preferencial desse tipo é 0 composto de amônio quaternário de brometo de cetil trimetil amônio quaternário.
Uma segunda classe de materiais para uso com a presente invenção é 0 amônio quaternário da estrutura acima em que R1 e R2 são selecionados independentemente de uma cadeia de alquila ou alquenila de Ci2a C22; R3 e R4 são selecionados independentemente de cadeias de alquila de C1 a C4 e X‘ é um ânion compatível.
Uma composição detergente de acordo com a reivindicação 1 na qual a proporção de material catiônico (ii) para a de tensoativo aniônico (iv) seja de pelo menos 2:1 Outros compostos de amônio quaternário são retratados no documento EP 0 239 910 (Procter and Gamble). É preferencial que a proporção de tensoativo catiônico para a de não-iônico seja de 1:100 a 50:50, mais preferencialmente de 1:50 a 20:50. · 0 composto catiônico pode estar presente de 1,5% a 50% do peso total da composição. Preferencialmente o composto catiônico pode estar presente de 2% a 25% por peso, uma faixa de composição mais preferencial é a de 5% a 20% por peso. O material amaciante está presente, preferencialmente, em uma quantidade de 2 a 60% por peso da composição total, preferivelmente de 2 a 40%, prioritariamente de 3 a 30% por peso. A composição opcionalmente compreende um silicone.
Agente Fluorescente A composição preferencialmente compreende um agente fluorescente (clareador óptico). Agentes fluorescentes são bem conhecidos e muitos desses agentes fluorescentes estão disponíveis comercialmente. Geralmente, esses agentes fluorescentes são fornecidos e usados na forma de seus sais de metal álcali, por exemplo, os sais de sódio. A quantidade total do agente ou agentes fluorescentes usado na composição é geralmente de 0,005 a 2% por peso, mais preferencial de 0,01 a 0,1% por peso. Classes preferenciais de fluorescência são: compostos de Di-estirila bifenila, por exemplo, Tinopal (Marca Registrada) CBS-X, compostos de ácido di-sulfônico de estilbeno di-amina, por exemplo, Tinopal DMS puro Xtra e Blankophor (Marca Registrada) HRH,e compostos de pirazolina, por exemplo, Blankophor SN. Fluorescências preferenciais são: sódio 2 (4-estirila-3-sulfofenil)- 2H-naftol[1,2-d]triazole, disódio 4,4’- bis{[4-anilino-6-(N metila-N-2 hidroxietila), amino 1,3,5-triazina-2-ila)]amino} estilbeno-2-2’ disulfonato de dissódio 4,4'-bis {4-anilino-6-morfolino-1,3,5-triazin-2-ila)]amino} estilbeno-2-2', e bifenila de dissódio 4,4’-bis(2-sulfosilirila).
Perfume Preferencialmente a composição compreende um perfume. O perfume fica preferencialmente na faixa de 0,001 a 3% por peso, preferivelmente de 0,1 a 1% por peso. Vários exemplos adequados de perfume são fornecidos no International Buyers Guide de 1992 da CTFA (Cosmetic, Toiletry and Fragrance Association), publicado por CFTA publications e 80° edição anual do Chemicals Buyers Directory, publicado por Schnell Publishing Co. Exemplos Pigmento Azul 1 Sal de ácido fosfotungstomolíbdico de: O Pigmento violeta 14 é um pigmento inorgânico com base em (Co)3(P04)2 Exemplo 1 Os pigmentos foram testados quanto ao benefício de sombreamento através da lavagem de algodão, algodão-poliéster, poliéster, tecido de náilon-elastano juntos em temperatura ambiente, em 2,0 g/L de um pó de lavagem base contendo: 18% NaLAS, 73% de sais (silicato, tri-poli-fosfato de sódio, sulfato, carbonato), 3% de secundários incluindo fluorescentes e enzimas, impurezas remanescentes e água. Um líquido para tecido de 30:1 foi usado, a lavagem durou por 30 minutos e foi conduzida com e sem a adição de 500 partes por bilhão do pigmento. Pigmentos foram adicionados de 0,005% por peso de solução em etanol. Todos os pigmentos foram usados como recebidos. Seguido da lavagem, os tecidos foram enxaguados e depois secos. A cor do tecido foi avaliada então usando um refletômetro (UV excluído para todas as medições) e expressa como o valor ΔΕ relativo aos tecidos lavados sem pigmento. Os pigmentos testados e os valores ΔΕ são dados na tabela 1 abaixo: Todos os pigmentos a base de trifenilmetano e xanteno mostraram boa deposição sobre a diversidade de tecidos. Em contrapartida, o pigmento inorgânico violeta 14 mostrou deposição muito baixo nesses tecidos.
Tabela T. Pigmentos testados e valores ΔΕ. Códigos dos tecidos: WC = algodão tecido KC = algodão tricotado WP = poliéster tecido WPC = 65/35 algodão poliéster tecido NE = 90/10 elastano de náilon. Método A presente invenção fornece ainda um método doméstico de tratamento de produto têxtil, que compreende as seguintes etapas: (i) tratar o produto têxtil com uma solução aquosa de um pigmento como definido na presente invenção, em que a solução aquosa compreende de 1 ppb a 1 ppm do pigmento, e de 0,2 g/L a 3g/L de um tensoativo; e (ii) enxaguar e secar o produto têxtil.
No método da presente invenção o pigmento está presente, preferencialmente, na faixa de 10 ppb a 200 ppb.
Reivindicações Composição para Lavagem de Tecidos Compreendendo Pigmentos de Trifenilmetano e Xanteno, e Método Doméstico de Tratamento de Produto Têxtil

Claims (10)

1. Composição para lavagem de tecidos, caracterizada por compreender entre 0,00001 a 0,1% por peso de um pigmento orgânico e 2 a 70% por peso de um tensoativo, em que o pigmento orgânico é um sal inorgânico de heteropoliácido de um trifenilmetano ou de uma parcela de xanteno.
2. Composição de acordo com a reivindicação 1, caracterizada pelo trifenilmetano, quando O está ausente, ou uma parcela de xanteno, quando O está presente e ligado por linhas tracejadas, ser da seguinte forma: em que A' é um heteropoliácido inorgânico; R1 e R2 são selecionados independentemente de: hidrogênio, C1-C6-alquila e fenila; X é selecionado independentemente de um grupo consistindo de: hidrogênio, C1-C6-alqui!a e benzila; Ar é selecionado de em que Y é hidrogênio, C1-C6-alquila ou benzila; em que R1 e R2 são como definidos acima; R3 é um hidrogênio, C1-C6-alquila, ou fenila; R4 é hidrogênio, C1- C6-alquila, ou fenila.
3. Composição de acordo com a reivindicação 2, caracterizada por R1 e R2 serem selecionados independentemente a partir de: hidrogênio, metila e etila; X é selecionado independentemente de um grupo que consiste em: hidrogênio e metila; Ar, quando o pigmento orgânico for uma parcela de xanteno é: em que Y é selecionado a partir de grupos de hidrogênio, metila e etila. Ar, quando o pigmento orgânico é uma parcela de trifenilmetano, é selecionado a partir de grupos de: em que R1 e R2 são como definidos acima; R3 é selecionado de: hidrogênio, metila ou etila, e, R4 é selecionado de metila, etila ou fenila.
4. Composição de acordo com a reivindicação 1, 2 ou 3, caracterizada pelos substituintes R1 serem os mesmos e os substituintes R2 serem os mesmos.
5. Composição de acordo com a reivindicação 1, 2, 3 ou 4, caracterizada pelo pigmento orgânico ser um pigmento trifenilmetano.
6. Composição de acordo com a reivindicação 1, caracterizada pelo pigmento orgânico ser selecionado de um grupo que consiste em: pigmento violeta 3, pigmento violeta 27, pigmento violeta 39, pigmento violeta 1, pigmento violeta 1:1, pigmento violeta 1:2, pigmento azul 1, pigmento azul 1:2, pigmento azul 1:3, pigmento azul 2, pigmento azul 10, pigmento azul 10:1, pigmento azul 11, pigmento azul 14, e pigmento azul 62.
7. Composição de acordo com a reivindicação 6, caracterizada pelo pigmento orgânico ser selecionado de um grupo que consiste em: pigmento violeta 3, pigmento violeta 27, pigmento violeta 39 e pigmento azul 14.
8. Composição de acordo com uma das reivindicações de 1 a 8, caracterizada pelo heteropoliácido inorgânico ser selecionado de um grupo que consiste em: ácido fosfomolíbdico, acido fosfotúngstico, ácido fosfotungstomolíbdico e acido silicomolíbdico.
9. Método doméstico de tratamento de produto têxtil, caracterizado por compreender etapas de: (i) tratar o produto têxtil com uma solução aquosa de um pigmento como definido em qualquer reivindicação de 1 a 8, em que a solução aquosa compreende de 1 ppb a 1 ppm do pigmento, e de 0,2 g/L a 3g/L de um tensoativo; e (ii) enxaguar e secar o produto têxtil.
10. Método de acordo com a reivindicação 9, caracterizado pelo pigmento estar presente de 10 ppb a 200 ppb.
BRPI0811888A 2007-05-18 2008-02-28 composição para lavagem de tecidos compreendendo pigmentos de trifenilmetano e xanteno, e método doméstico de tratamento de produto têxtil BRPI0811888B1 (pt)

Applications Claiming Priority (2)

Application Number Priority Date Filing Date Title
EP07108443 2007-05-18
PCT/EP2008/052446 WO2008141847A1 (en) 2007-05-18 2008-02-28 Triphenyl methane and xanthene pigments

Publications (2)

Publication Number Publication Date
BRPI0811888A2 BRPI0811888A2 (pt) 2014-11-18
BRPI0811888B1 true BRPI0811888B1 (pt) 2017-02-14

Family

ID=38512618

Family Applications (1)

Application Number Title Priority Date Filing Date
BRPI0811888A BRPI0811888B1 (pt) 2007-05-18 2008-02-28 composição para lavagem de tecidos compreendendo pigmentos de trifenilmetano e xanteno, e método doméstico de tratamento de produto têxtil

Country Status (10)

Country Link
EP (1) EP2147090B1 (pt)
CN (1) CN101679918B (pt)
AR (1) AR066575A1 (pt)
AT (1) ATE492624T1 (pt)
BR (1) BRPI0811888B1 (pt)
CL (1) CL2008001403A1 (pt)
DE (1) DE602008004135D1 (pt)
ES (1) ES2358465T3 (pt)
MY (1) MY147261A (pt)
WO (1) WO2008141847A1 (pt)

Families Citing this family (1)

* Cited by examiner, † Cited by third party
Publication number Priority date Publication date Assignee Title
CN103483861A (zh) * 2013-09-11 2014-01-01 吴江市冰心文教用品有限公司 一种蓝色耐光纺织纤维颜料

Family Cites Families (8)

* Cited by examiner, † Cited by third party
Publication number Priority date Publication date Assignee Title
US3650831A (en) * 1969-03-10 1972-03-21 Armour Dial Inc Method of cleaning surfaces
NL134221C (pt) * 1969-08-29 Unilever Nv
GB1313180A (en) * 1970-09-23 1973-04-11 Unilever Ltd Surface active liquids
US4444592A (en) * 1981-06-02 1984-04-24 The Sherwin-Williams Company Pigment compositions and processes therefor
GB8431256D0 (en) * 1984-12-11 1985-01-23 Unilever Plc Coloured bleaching compositions
US4863620A (en) * 1988-10-18 1989-09-05 The Procter & Gamble Company Acidic liquid fabric softener with yellow color that changes to blue upon dilution
US5929004A (en) * 1997-10-10 1999-07-27 No Touch North America Detergent for cleaning tire wheels and cleaning method
ATE430188T1 (de) * 2004-10-04 2009-05-15 Procter & Gamble Zusammensetzung mit metallkomplexierendem farbstoff und tensid

Also Published As

Publication number Publication date
BRPI0811888A2 (pt) 2014-11-18
ATE492624T1 (de) 2011-01-15
CL2008001403A1 (es) 2009-01-16
EP2147090B1 (en) 2010-12-22
MY147261A (en) 2012-11-30
WO2008141847A1 (en) 2008-11-27
ES2358465T3 (es) 2011-05-10
DE602008004135D1 (en) 2011-02-03
EP2147090A1 (en) 2010-01-27
AR066575A1 (es) 2009-08-26
CN101679918A (zh) 2010-03-24
CN101679918B (zh) 2012-03-28

Similar Documents

Publication Publication Date Title
ES2333994T3 (es) Composicion de oscurecimiento.
ES2356168T3 (es) Composiciones detergentes para el lavado de ropa con un tinte matizador eficaz.
ES2443822T3 (es) Composición de matizado
ES2387142T3 (es) Colorantes de trifenodioxazina
BRPI0807362A2 (pt) Composição detergente para lavagem de roupas e étodo doméstico para tratamento de um artigo têxtil
ES2326901T3 (es) Composiciones de tratamiento de la colada.
US7208459B2 (en) Laundry detergent compositions with efficient hueing dye
BRPI0515037B1 (pt) Composição de tratamento para a lavagem de roupas, e, método de tratamento de um têxtil
ES2602176T3 (es) Partículas de detergente para lavado de ropa
JP2009518493A (ja) 向上した増白剤の安定性を備える液体洗濯洗剤
BRPI0616917A2 (pt) uso de uma composição
CA2667135C (en) Fabric treatment composition with a fabric substantive dye
BR112014030855B1 (pt) Composição detergente líquida de lavagem de roupa
EP1984485B1 (en) Laundry treatment compositions
ES2368976T3 (es) Composición oscurecedora.
BRPI0811888B1 (pt) composição para lavagem de tecidos compreendendo pigmentos de trifenilmetano e xanteno, e método doméstico de tratamento de produto têxtil
CN102159698B (zh) 阳离子型吡啶和哒嗪染料
CN113166687A (zh) 用于去除织物上的污渍的组合物和方法
BR112018073598B1 (pt) Composição líquida para lavagem de roupas e uso de uma composição líquida detergente para lavagem de roupas
BR112015000468B1 (pt) composição detergente
EP2331670B1 (en) Cationic isothiazolium dyes

Legal Events

Date Code Title Description
B06F Objections, documents and/or translations needed after an examination request according [chapter 6.6 patent gazette]
B09A Decision: intention to grant [chapter 9.1 patent gazette]
B16A Patent or certificate of addition of invention granted [chapter 16.1 patent gazette]
B25A Requested transfer of rights approved
B21F Lapse acc. art. 78, item iv - on non-payment of the annual fees in time

Free format text: REFERENTE A 16A ANUIDADE.

B24J Lapse because of non-payment of annual fees (definitively: art 78 iv lpi, resolution 113/2013 art. 12)

Free format text: EM VIRTUDE DA EXTINCAO PUBLICADA NA RPI 2763 DE 19-12-2023 E CONSIDERANDO AUSENCIA DE MANIFESTACAO DENTRO DOS PRAZOS LEGAIS, INFORMO QUE CABE SER MANTIDA A EXTINCAO DA PATENTE E SEUS CERTIFICADOS, CONFORME O DISPOSTO NO ARTIGO 12, DA RESOLUCAO 113/2013.