BRPI0718377B1 - Método de moldagem de lente oftálmica - Google Patents

Método de moldagem de lente oftálmica Download PDF

Info

Publication number
BRPI0718377B1
BRPI0718377B1 BRPI0718377-1A BRPI0718377A BRPI0718377B1 BR PI0718377 B1 BRPI0718377 B1 BR PI0718377B1 BR PI0718377 A BRPI0718377 A BR PI0718377A BR PI0718377 B1 BRPI0718377 B1 BR PI0718377B1
Authority
BR
Brazil
Prior art keywords
mold
mold part
lens
static charge
parts
Prior art date
Application number
BRPI0718377-1A
Other languages
English (en)
Inventor
F. Ansell Scott
Yin Changhong
Original Assignee
Johnson & Johnson Vision Care, Inc.
Priority date (The priority date is an assumption and is not a legal conclusion. Google has not performed a legal analysis and makes no representation as to the accuracy of the date listed.)
Filing date
Publication date
Application filed by Johnson & Johnson Vision Care, Inc. filed Critical Johnson & Johnson Vision Care, Inc.
Publication of BRPI0718377A2 publication Critical patent/BRPI0718377A2/pt
Publication of BRPI0718377B1 publication Critical patent/BRPI0718377B1/pt

Links

Classifications

    • BPERFORMING OPERATIONS; TRANSPORTING
    • B29WORKING OF PLASTICS; WORKING OF SUBSTANCES IN A PLASTIC STATE IN GENERAL
    • B29DPRODUCING PARTICULAR ARTICLES FROM PLASTICS OR FROM SUBSTANCES IN A PLASTIC STATE
    • B29D11/00Producing optical elements, e.g. lenses or prisms
    • YGENERAL TAGGING OF NEW TECHNOLOGICAL DEVELOPMENTS; GENERAL TAGGING OF CROSS-SECTIONAL TECHNOLOGIES SPANNING OVER SEVERAL SECTIONS OF THE IPC; TECHNICAL SUBJECTS COVERED BY FORMER USPC CROSS-REFERENCE ART COLLECTIONS [XRACs] AND DIGESTS
    • Y10TECHNICAL SUBJECTS COVERED BY FORMER USPC
    • Y10STECHNICAL SUBJECTS COVERED BY FORMER USPC CROSS-REFERENCE ART COLLECTIONS [XRACs] AND DIGESTS
    • Y10S425/00Plastic article or earthenware shaping or treating: apparatus
    • Y10S425/808Lens mold

Landscapes

  • Engineering & Computer Science (AREA)
  • Health & Medical Sciences (AREA)
  • Manufacturing & Machinery (AREA)
  • Ophthalmology & Optometry (AREA)
  • Mechanical Engineering (AREA)
  • Moulds For Moulding Plastics Or The Like (AREA)
  • Casting Or Compression Moulding Of Plastics Or The Like (AREA)
  • Eyeglasses (AREA)

Description

(54) Título: MÉTODO DE MOLDAGEM DE LENTE OFTÁLMICA (73) Titular: JOHNSON & JOHNSON VISION CARE, INC., Sociedade Norte-Americana. Endereço: 7500 Centrurion Parkway, Suite 100, Jacksonville, FL 32256, ESTADOS UNIDOS DA AMÉRICA(US) (72) Inventor: SCOTT F. ANSELL; CHANGHONG YIN
Prazo de Validade: 10 (dez) anos contados a partir de 02/05/2018, observadas as condições legais
Expedida em: 02/05/2018
Assinado digitalmente por:
Júlio César Castelo Branco Reis Moreira
Diretor de Patente
1/20
Relatório Descritivo da Patente de Invenção para MÉTODO DE MOLDAGEM DE LENTE OFTÁLMICA.
CAMPO DA INVENÇÃO [001] A presente invenção refere-se a moldes para formar uma lente oftálmica. Mais especificamente, a presente invenção refere-se a aparelhos e métodos para fabricar uma lente oftálmica com um diferencial de carga eletrostática aplicado em duas ou mais partes de molde resultando em menos defeitos de excesso de anel de polímero durante a fabricação.
ANTECEDENTE DA INVENÇÃO [002] É bem-conhecido que lentes de contato podem ser usadas para melhorar a visão. Várias lentes de contato têm sido produzidas comercial mente há muitos anos. Os primeiros projetos de lentes de contado fabricavam lentes a partir de materiais rígidos. Apesar de essas lentes ainda sejam utilizadas atualmente em algumas aplicações, elas não são adequadas para todos os pacientes devido ao pouco conforto fornecido e baixa permeabilidade relativamente ao oxigênio. Desenvolvimentos posteriores no campo fizeram surgir lentes de contato permeáveis, à base de hidrogéis.
[003] Lentes de contato de hidrogel são muito populares atualmente. Estas lentes são com frequência mais confortáveis de usar do que as lentes de contato feitas de materiais rígidos. Lentes de contato flexíveis podem ser fabricadas pela formação de uma lente em um molde de multiparte onde as partes combinadas formam uma topografia consistente com a lente final desejada.
[004] Lentes oftálmicas são com frequência feitas por moldagem porfundição, na qual um material de monômero é depositado em uma cavidade definida entre as superfícies óticas das partes opostas do molde.
[005] Moldes de multiparte usados para fabricar hidrogéis em um
Petição 870180005337, de 22/01/2018, pág. 6/33
2/20 artigo útil, tal como uma lente oftálmica, podem incluir, por exemplo, uma primeira parte de molde com uma porção convexa que corresponde a uma curva traseira de uma lente oftálmica e uma segunda parte de molde com uma porção côncava que correspondente a uma curva frontal da lente oftálmica.
[006] Deve ser entendido que a não ser que seja indicado especificamente de outra forma, uma primeira parte de molde pode também incluir uma parte de molde de curva frontal em que a segunda parte de molde compreenderá assim uma parte de molde de curva traseira.
[007] Para preparar a lente utilizando estas partes de molde, uma formulação de hidrogel não-curado de lente é posicionada entre as superfícies côncava e convexa das porções de molde e subsequentemente curadas. A formulação de lente de hidrogel pode ser curada, por exemplo, pela exposição ao calor ou à luz, ou a ambos. O hidrogel curado forma uma lente de acordo com as dimensões das porções de molde.
[008] Após a cura, a prática tradicional dita que as porções de molde são separadas e a lente continua aderida a uma das porções de molde. Um processo de liberação destaca a lente da parte de molde restante.
[009] Além disso, novos desenvolvimentos no campo levaram às lentes de contato feitas de hidrogel e hidrogel de silicone que são cobertas com polímeros para melhorar o conforto das lentes. As lentes, com frequência, são revestidas pelo tratamento de lentes curadas com um polímero. Recentemente, as lentes revestidas de polímero têm sido produzidas pelo revestimento das superfícies de um molde de duas partes com um polímero, adicionando-se uma formulação não-curada ao molde da lente revestida, curando as lentes, e subsequentemente liberando a lente curada do molde onde a superfície da dita lente curada é revestida com o polímero que foi originalmente aderido à superfíPetição 870180005337, de 22/01/2018, pág. 7/33
3/20 cie do molde.
[0010] Contudo, um problema em especial é que o monômero ou mistura de reação é fornecido em excesso à peça de molde côncava. Ao unir os moldes, definindo assim as lentes, o excesso de monômero ou mistura de monômero é expelido da cavidade do molde e permanece sobre ou entre o flange de uma ou ambas as peças de molde formando um anel ou rebarba em torno da lente formada.
[0011] Depois de separar as duas peças de molde, a rebarba do material agora polimerizado em excesso, normalmente continua com a peça de molde fêmea, a mesma peça que suporta a lente. Para processar ainda mais as lentes por meio de hidratação, inspeção, embalagem, esterilização, etc., é necessário remover a rebarba do material polimerizado da peça de molde fêmea. Quando a rebarba continua com a peça de molde fêmea com a lente, ela é retirada manualmente com os dedos.
[0012] Portanto, seria útil ter um método e aparelho aperfeiçoado para remover a lente oftálmica do molde no qual é mantida, e também remover qualquer rebarba em torno da lente.
SUMÁRIO DA INVENÇÃO [0013] Consequentemente, a presente invenção fornece métodos e aparelhos para separar uma lente oftálmica de uma rebarba quando as peças de molde são separadas.
[0014] De acordo com a presente invenção, múltiplos conjuntos de molde podem ser formados, com cada conjunto de molde incluindo um jogo correspondente de uma primeira parte de molde e uma segunda parte de molde. Um diferencial de carga estática é concedido entre cada jogo de partes de primeiro e segundo molde e uma mistura de reação é dosada dentro da primeira parte de molde. Cada segunda parte de molde de cada jogo é acoplada a cada primeira parte de molde para formar uma cavidade na mesma. A mistura de reação é, porPetição 870180005337, de 22/01/2018, pág. 8/33
4/20 tanto formada em uma forma da cavidade. A mistura de reação é exposta à radiação actínica formando dessa forma, múltiplas lentes oftálmicas. As múltiplas lentes formadas são inspecionadas em busca de defeitos de excesso de anel de polímero para determinar se estão abaixo da incidência de excesso de defeitos de anel em múltiplas lentes formadas.
[0015] O aparelho pode ser usado para implementar vários aspectos da presente invenção, pode incluir, por exemplo, um conjunto de molde com uma energia de superfície que pode ser indicativa de se os materiais irão aderir à superfície do molde. O conjunto de molde pode incluir uma primeira parte de molde e uma segunda parte de molde, em que cada parte de molde inclui uma superfície formadora de lente. Uma lente pode ser moldada entre as partes de molde pela inserção de um material formador de lente entre a superfície formadora de lente da primeira parte de molde e a superfície formadora de lente da segunda parte de molde, e curando o material formador de lente. Um aparelho de carga estática é operado para conceder um diferencial de carga estática entre a superfície do flange da primeira parte de molde e a superfície de formação de lente da segunda parte de molde. O diferencial de carga estática entre a primeira parte de molde e a segunda parte de molde pode estar de uma faixa de cerca de 30kV.
[0016] A presente invenção aperfeiçoa esta porção de um processo de fazer uma lente reduzindo custo, aumentando o rendimento e permitindo automação.
DESCRIÇÃO DOS DESENHOS [0017] A figura 1 ilustra um diagrama de partes de molde de lentes oftálmicas com barras de carga estática próximas às partes de molde. [0018] A figura 2 ilustra um diagrama de bloco de etapas de método que podem ser usadas para implementar a presente invenção. [0019] A figura 3 ilustra um diagrama de bloco de um aparelho que
Petição 870180005337, de 22/01/2018, pág. 9/33
5/20 pode ser usado para implementar a presente invenção.
DESCRIÇÃO DETALHADA DA INVENÇÃO [0020] Foi descrito separadamente o uso de um diferencial de carga estática entre as partes de molde utilizadas para formar lentes oftálmicas para diminuir a incidência de defeitos de buraco (hole defects). Contudo, de acordo com a presente invenção, o uso de carga estática positiva na peça de molde de curva frontal pode ter um efeito benéfico de diminuir a incidência de defeitos de buraco, mas também pode ter um aumento indesejado na incidência de excesso de defeitos de anel de polímero presos à parte de molde da curva frontal. Portanto, de acordo com a presente invenção, uma carga relativa de estática positiva é aplicada a uma porção de curva traseira de um conjunto de molde (em relação à curva frontal), a qual fornece um efeito benéfico de minimizar tanto os defeitos de buraco quanto excesso de defeitos de anel.
[0021] É conhecido que a adesão de material monômero polimerizado ao molde no qual é formado e polimerizado é relacionado à energia da superfície do material de molde. A energia de superfície é referida aqui como uma propriedade de material análoga à tensão de superfície de um líquido, a mesma determina a umidade do material e pode ser medido em dina por centímetro. A energia da superfície de um material pode ser determinada por uma medição de ângulo de contato. A energia da superfície pode ser determinada ao medir o ângulo de contato de uma gotícula de líquido em uma superfície sólida usando um goniômetro. Geralmente, sob condições similares, quanto menor o ângulo de contato medido, maior a umidade da superfície. Esta relação é descrita na patente U.S. 5.326.505.
[0022] A presente invenção refere-se geralmente a aparelhos e métodos para moldar lentes oftálmicas através de duas ou mais partes de molde, em que um delta em carga estática através das partes de
Petição 870180005337, de 22/01/2018, pág. 10/33
6/20 molde é utilizado para gerar energia de superfície diferente em cada parte de molde. Em especial, em algumas modalidades, a presente invenção refere-se ao uso de duas partes de molde, tais como uma parte de molde de curva base e uma parte de molde de curva frontal, em que a carga estática em uma área de flange da curva base que é negativa em referência à curva frontal resulta em uma remoção aperfeiçoada de excesso de polímero resultante de um processo de fabricação de lente.
[0023] De acordo com a presente invenção, pelo menos as porções de flange das partes de injeção moldadas são tratadas com estática antes da reunião, mudando deste modo as características de superfície de materiais brutos usados no processo de formação da parte de molde de plástico. Em várias modalidades, a carga estática pode ser utilizada em carga absoluta, a qual pode ser carga absoluta positiva ou negativa, ou por conceder um diferencial estático entre as duas partes de molde.
[0024] Em algumas modalidades, cargas estáticas de mais ou menos 30kV podem ser aplicadas para alcançar a redução em defeitos de excesso de anel de polímero. Algumas modalidades preferidas, tais como, por exemplo, ao utilizar material de polipropileno como uma parte de molde de curva traseira 101, inclui uma faixa preferida de -1kV até -10kV. Uma faixa mais preferida, tal como, por exemplo, ao utilizar partes de molde de polipropileno, inclui uma carga estática de cerca de + ou - 0,2kV até -6kV diferenciais entre as partes de molde incluídas no conjunto de molde.
[0025] Usar os diferenciais de carga estática através das partes de molde reduziu a ocorrência de excesso de anel de polímero de mais de 30% das lentes com excesso de defeitos de anel de polímero para menos do que 10% das lentes com excesso de defeitos de anel de polímero. Em algumas modalidades, um diferencial de carga estática rePetição 870180005337, de 22/01/2018, pág. 11/33
7/20 sultou em excesso de defeitos de anel de polímero de menos do que 1%.
[0026] Em outro aspecto, a aplicação de um diferencial de estática através de parte do molde da curva frontal e parte do molde da curva traseira possibilita velocidades de umidecimento durante o depósito de monômero em uma parte do molde.
[0027] Várias modalidades podem incluir uma carga estática que é concedida durante a moldagem por injeção até o conjunto final, com uma etapa preferida em uma sequência de processamento para conceder carga estática estando localizada um pouco antes conjunto de molde (como descrito em detalhes abaixo).
Termos Definidos [0028] Como utilizado no presente, um defeito de polímero em excesso é um defeito em uma lente oftálmica compreendendo inclusão de excesso de monômero polimerizado afixado à lente.
[0029] Como utilizado no presente, um defeito de buraco é um defeito em uma lente oftálmica que compreende uma região vazia de material de lente na superfície da mesma.
[0030] Como utilizado no presente, lente ou lentes oftálmicas referem-se a qualquer dispositivo oftálmico que reside dentro ou sobre o olho. Estes dispositivos podem fornecer correção ótica ou podem ser de uso cosmético. Por exemplo, o termo lente pode se referir a uma lente de contato, lente intraocular, lente de sobreposição, enxerto ocular, enxerto ótico ou outro dispositivo similar através do qual a visão é corrigida ou modificada, ou através do qual a fisiologia do olho é aperfeiçoada cosmeticamente (por exemplo, a cor da íris) sem prejudicar a visão.
[0031] Conforme aqui utilizado, o termo mistura de formação de lente (às vezes também referido como uma Mistura de Reação) refere-se a um material de monômero ou pré-polímero o qual pode ser
Petição 870180005337, de 22/01/2018, pág. 12/33
8/20 curado, para formar uma lente oftálmica. Várias modalidades podem incluir misturas com um ou mais aditivos, tais como: bloqueadores de UV, tinturas, fotoiniciadores ou catalisadores, e outros aditivos que se deseje em uma lente oftálmica, tal como, lente de contato ou intraocular. As misturas formadoras de lente são descritas em mais detalhes abaixo.
[0032] Como aqui utilizado, o termo parte de molde refere-se a um objeto de plástico, rígido ou semirrígido, que pode ser utilizado para formar lentes de formulações não-curadas.
[0033] Como aqui utilizado, o termo não-curado refere-se ao estado físico de uma mistura de reação (por vezes referido como formulação da lente), antes da cura final para formar uma lente. Algumas misturas de reação contêm misturas de monômeros os quais são curados somente uma vez. Outras misturas de reação contêm monômeros, monômeros parcialmente curados, macrômeros e outros componentes.
[0034] O termo como aqui utilizado, superfície formadora de lente significa uma superfície 103-104 que é usada para moldar uma lente. Em algumas modalidades, qualquer superfície 103-104 pode ter um acabamento de superfície de qualidade ótica a qual indica que é suficientemente lisa e formada de modo que uma superfície de lente feita por polimerização de um material formador de lente em contato com a superfície de molde é oticamente aceitável. Além disso, em algumas modalidades, a superfície formadora de lente 103-104 pode ter uma geometria que é necessária para conceder à superfície de lente as características óticas desejadas, incluindo, sem limitação, correção de aberração de frente de onda esférica, não esférica e cilíndrica de energia, correção de topografia da córnea e similares, assim como quaisquer combinações destas.
Moldes Carregados com Carga Estática
Petição 870180005337, de 22/01/2018, pág. 13/33
9/20 [0035] Na formação de moldes de plástico que podem ser usados para formar lentes a partir de formulações não curadas, os moldes preferidos incluem duas partes onde ou a curva frontal ou a parte da curva traseira é formada em ferramental de moldagem que foi resfriado a uma temperatura ambiente para o ferramental de moldagem ou menos, antes da injeção de material fundido usado para dar forma à parte de molde de plástico.
[0036] Ao consultar a Figura 1, um diagrama de exemplo de partes de molde 101-102 e dispositivos de carga estática 109-110 para uso em fabricação de lentes oftálmicas é ilustrado. O conjunto de molde pode incluir uma forma 100 tendo uma cavidade 105 para dentro da qual a mistura de formação da lente pode ser distribuída de tal forma que sob a reação ou cura da mistura de formação da lente, uma lente oftálmica 108 de uma forma desejada seja produzida. Os moldes e conjuntos de molde 100 desta invenção são feitos de duas ou mais partes de molde ou peças de molde 101-102.
[0037] Pelo menos uma parte de molde 101-102 é projetada para ter pelo menos uma porção de sua superfície 104-105 em contato com a mistura de formação de lente tal que sob reação ou cura da mistura de formação de lente aquela superfície 104-105 forneça uma forma desejada para a porção da lente com a qual está em contato (superfície formadora de lente). O mesmo é verdade de pelo menos uma outra parte de molde 101-102. A porção da superfície côncava 104 a qual faz contato com a mistura de reação tem a curvatura da curva frontal de uma lente oftálmica a ser produzida no conjunto de molde 100 e é suficientemente lisa e formada de modo que a superfície de uma lente oftálmica formada por polimerização da mistura de reação a qual está em contato com a superfície côncava 104 é oticamente aceitável. [0038] Da mesma forma, a parte de molde de curva traseira 101 possui uma superfície convexa 105 que entra em contato com a mistuPetição 870180005337, de 22/01/2018, pág. 14/33
10/20 ra formadora de lente e tem a curvatura da curva traseira de uma lente oftálmica a ser produzida no conjunto de molde 100. A superfície convexa 105 é suficientemente lisa e formada de modo que a superfície de uma lente oftálmica formada por reação ou cura de mistura formadora de lente em contato com a superfície traseira 105 é oticamente aceitável. Da mesma forma, a superfície côncava 104 da parte de molde de curva frontal 102 define a superfície externa da lente oftálmica, enquanto a superfície convexa externa 105 da peça de molde traseiro 101 define a superfície interna da lente oftálmica.
[0039] As partes de molde 101-102 podem ser unidas, ou acopladas de modo que uma cavidade é formada por combinação das partes de molde 101-102 e uma lente 108 pode ser feita na cavidade 105. Esta combinação de partes de molde 101-102 é de preferência temporária. Quando da formação das lentes, as partes de molde 101-102 podem ser separadas novamente para remoção de uma lente fabricada. A Figura 1 ilustra uma parte de molde de curva traseira 101 separada de uma parte de molde de curva frontal 102.
[0040] De acordo com a presente invenção, uma carga estática 103A-103B é concedida para uma ou ambas as partes de molde de curva frontal 102 e parte de molde de curva traseira 101, e em especial a uma área de flange 107A-107B a qual é próxima ao excesso de polímero 106. A carga estática pode ser concedida, por exemplo através de uma ou mais barras estáticas 109-110 localizadas próximas à respectiva ou mais partes de molde 101-102. Em algumas modalidades preferidas, as barras estáticas são posicionadas próximas a uma ou ambas das superfícies de formação de lente convexa 105 e de formação de lente côncava 104. Apesar de as cargas estáticas serem indicadas como 103Aou 103B +, aqueles versados na técnica entenderão que estas representações são somente exemplos e que as modalidades podem incluir um diferencial com uma curva traseira em
Petição 870180005337, de 22/01/2018, pág. 15/33
11/20 um estado positivo relativo a uma curva frontal que é alcançado com um delta de tensão e não-contingente em uma carga positiva ou negativa.
[0041] De acordo com a presente invenção, uma carga estática aplicada fornecerá um diferencial de carga estática entre as áreas de flange 107A-107B suficiente para fazer qualquer excesso de anel de polímero 106 aderir a uma parte de molde desejado 101-102. Em algumas modalidades preferidas, uma carga positiva é aplicada a uma parte de molde de curva frontal 102 e uma carga negativa é aplicada a uma parte de molde de curva traseira 101 que é suficiente para causar excesso de anel de polímero 106 para permanecer com a parte de molde de curva traseira 101 depois da operação de desmolde. Algumas modalidades preferidas podem, portanto, incluir uma carga negativa entre cerca de -1kV até cerca de -30kV concedida em uma curva traseira e uma carga positiva entre cerca de +0kV até cerca de +10kV concedida a uma curva frontal correspondente.
[0042] Em algumas modalidades preferidas, materiais de molde podem incluir ExxonMobil PP9544MED® Polipropileno (9544) como curva base e NOVA Chemicals Polistireno VEREX 1300® composto com aditivo de Estearato de Zinco como curva frontal.
[0043] Materiais alternativos, tais como Zeonor e Zeonex fabricados pela Zeon Chemical Corporation e misturas de polipropileno em uma variedade de taxas de misturas também podem ser utilizadas, tais como poliolefinas, olefinas cíclicas e copolímeros de olefina cíclica, incluindo, em algumas modalidades poliolefinas e compostos de COCs com aditivos. Em algumas modalidades especificas, podem ser incluídos exemplos, mas não são limitados a eles: PP9544 e polistireno, 55% Zeonor e 45% polipropileno ou poliestireno, 75% Zeonor e 25% polipropileno ou poliestireno, 25% Zeonor e 75% polipropileno ou poliestireno, 10% Zeonor e 90% polipropileno ou poliestireno, 90% Zeonor
Petição 870180005337, de 22/01/2018, pág. 16/33
12/20 e 10% polipropileno ou poliestireno, 50% Zeonor e 50% polipropileno ou poliestireno, e ExxonMobil PP 1654 E com as mesmas taxas acima. [0044] Estas resinas misturas podem ser obtidas usando diferentes métodos de composto, incluindo mistura manual, composto hélice única, hélices duplas e/ou compostos de hélices múltiplas.
[0045] Modalidades preferidas podem também incluir um ou mais do seguinte: COCs, copolímeros alicíclicos e um polipropileno como um material de parte de molde primário. Além disso, em algumas modalidades, os moldes da invenção podem conter aditivos que facilitam a separação das superfícies formadoras de lente, reduzem a adesão de lentes curadas à superfície de molde, ou ambos.
[0046] Por exemplo, aditivos tais como metal ou sais de amônia de ácido esteárico, ceras de amida, ceras de polietileno ou polipropileno, ésteres de fosfato orgânico, ésteres de glicerol ou ésteres de álcool podem ser acrescentados a copolímeros alicíclicos antes de curar os ditos polímeros para formar um molde.
[0047] Exemplos destes aditivos podem incluir, mas não estão limitados a, Dow Siloxane MB50-001 ou 321 (uma dispersão de silicone), Nurcrel 535 & 932 (resina de copolímero ácido etileno-metacrílico Registro N° 25053-53-6), Erucamida (amida de ácido graxo Registro N° 112-84-5), Oleamida (amida de ácido graxo Registro N° 301-02-0), Mica (Registro N° 12001-26-2), Atmer 163 (alquila graxa de dietanolamina Registro N° 107043-84-5), Plurônico (copolímero bloqueador de polioxipropileno-polioxietileno Registro N2 106392-12-5), Tetronic (amina alquioxilado 110617-70-4), Flura (Registro N2 7681-49-4), estereato de cálcio, estearato de zinco, antibloqueador Super-Floss (agente de deslizamento/antibloqueador, Registro N° 61790-53-2), Zeospheres (deslizamento/antibloqueador); Ampacet 40604 (amida de ácido graxo), Kemamide (amida de ácido graxo), Licowax amida de ácido graxo, Hypermer B246SF, XNAP, monolaurato de polietileno glicol
Petição 870180005337, de 22/01/2018, pág. 17/33
13/20 (anti-stat) óleo de soja com epóxi, talco (silicato de magnésio hidratado), carbonato de cálcio, ácido behênico, tetraestearato de pentaeritritol, ácido succínico, epolene E43-Wax, metil celulose, cocamida (agente antibloqueador Registro N° 61789-19-3), polivinil pirrolidinona (360,000 MW) e os aditivos aqui divulgados na Patente U.S. N° 5.690.865 a qual é aqui incorporada como referência em sua totalidade. Os aditivos preferidos são polivinil pirrolidinona, estearato de zinco e monoestearato de glicerol, onde um peso percentual de aditivos com base no peso total dos polímeros é de cerca de 0,05 até cerca de 10,0 em peso percentual, de preferência cerca de 0,05 até cerca de 3,0, mais de preferência cerca de 2,0 em peso percentual.
[0048] Em algumas modalidades, além dos aditivos, a separação da lente de uma superfície formadora de lente pode ser facilitada pela aplicação de tensoativos às superfícies de formação de lente. Exemplos de tensoativos adequados incluem tensoativos Tween, especialmente Tween 80 como descrito na Patente U.S. N° 5.837,314 a qual é aqui incorporada por referencia em sua totalidade e Span 80. Outros exemplos de tensoativos são divulgados na Patente U.S. N° 5.264.161 a qual é aqui incorporada como referência em sua totalidade.
[0049] Além disso, em algumas modalidades, os moldes da invenção podem conter outros polímeros tais como polipropileno, polietileno, poliestireno, metacrilato de polimetial, poliolefinas modificadas contendo uma porção alicíclica na cadeia principal e poliolefinas cíclicas, tais como, por exemplo, Zeonor e EOD 00-11 pela empresa Atofina Corporation. Por exemplo, uma mistura de copolímeros alicíclicos e polipropileno (processo de catalisador metaloceno com nucleação, tal como ATOFINA EOD 00-11®) pode ser usado, onde a razão por peso percentual de copolímero alicíclico para polipropileno varia de cerca de 99:1, até cerca de 20:80 respectivamente. Esta mistura pode ser usada em qualquer uma das metades de molde ou ambas, contudo, em
Petição 870180005337, de 22/01/2018, pág. 18/33
14/20 algumas modalidades, é preferível que esta mistura seja usada na curva traseira e a curva frontal consista de copolímeros alicíclicos. [0050] Em algumas modalidades, uma ou ambas das primeira parte do molde 102 e segunda parte de molde 101 pode(m) também incluir múltiplas camadas, e cada camada pode ter estruturas químicas diferentes. Por exemplo, uma parte de molde de curva frontal 102 pode incluir uma camada de superfície e uma camada núcleo (não ilustrado) de modo que a camada núcleo inclui o primeiro material e o segundo material e é essencialmente coberta pela primeira camada. Em qualquer dada seção transversal, uma concentração do primeiro material presente na camada de superfície é maior do que a concentração do primeiro material presente na camada núcleo. Para continuar com o exemplo, de acordo com a presente invenção, a camada de superfície e também a camada núcleo são resfriados por uma estrutura molde mantida em uma temperatura inferior à temperatura ambiente.
Etapas do Método [0051] Ao consultar agora a figura 2, um diagrama de fluxo ilustra os exemplos de etapas que podem ser implementadas em algumas modalidades da presente invenção. Deve ser entendido que algumas ou todas as etapas a seguir podem ser implementadas em várias modalidades da presente invenção.
[0052] Em 200, uma primeira parte de molde com uma superfície de flange e incluindo uma primeira carga estática é moldada por injeção.
[0053] Em 201, uma segunda parte de molde com uma segunda superfície de flange e incluindo uma segunda carga estática é moldada por injeção.
[0054] Em 202, uma etapa que pode ser implementada em algumas modalidades pode incluir descarga de uma carga estática de uma ou ambas das primeira parte de molde e segunda parte de molde.
Petição 870180005337, de 22/01/2018, pág. 19/33
15/20 [0055] Em 203, uma ou ambas das partes de molde podem ser transportadas e ainda processadas. Mais processamento inclui, por exemplo, aplicação de um colorante ou outra modificação em uma ou ambas as partes de molde de lente.
[0056] Em 204, uma carga estática pode ser aplicada a uma ou ambas, da primeira parte do molde e da segunda parte do molde para criar um diferencial de carga estática entre a primeira parte de molde de lente e segunda parte de molde de lente. A carga pode ser aplicada, por exemplo, através de barra estática posicionada próxima a uma parte de molde, tal como, por exemplo, dentro de 5mm até uma superfície formadora de curva de lente traseira ou superfície formadora de curva de lente frontal. Algumas modalidades preferidas podem incluir uma barra estática dentro de 2mm de uma superfície formadora de lente de curva traseira ou superfície formadora de lente de curva frontal. Outras modalidades podem posicionar uma barra estática ou outro dispositivo indutor de carga estática em qualquer que seja a distância apropriada para o projeto do dispositivo e para a carga que deve ser aplicada.
[0057] Em 205, uma mistura formadora de lente é depositada na cavidade de molde utilizando procedimentos bem-conhecidos.
[0058] Em 206 a primeira parte de molde é combinada com a segunda parte de molde. Deposição de mistura formadora de lente e reunião da parte do primeiro molde com a segunda parte de molde causará a formação de um anel de excesso de mistura formadora de lente o qual está em contato com a porção de flange de uma ou ambas partes de molde. Em 207 a mistura formadora de lente é curada para formar uma lente oftálmica e também forma um excesso de anel de polímero. Em 208, a primeira parte de molde e a segunda parte de molde podem ser separadas, utilizando práticas bem-conhecidas na técnica. Durante a separação, o excesso de anel de polímero irá aderir
Petição 870180005337, de 22/01/2018, pág. 20/33
16/20 a uma parte de molde com uma carga estática negativa relativa à parte de molde correspondente.
[0059] Em 209, um equipamento de inspeção de lente automática (algumas vezes referido como, ALI) pode ser usado para inspecionar a lente e determinar se a lente tem defeito. De acordo com a presente invenção, o equipamento ALI irá determinar se um defeito de excesso de anel de polímero ocorreu. A incidência de defeitos de excesso de anel de polímero pode, portanto ser determinada e pode adicionalmente ser determinado se uma incidência predeterminada, tal como, por exemplo, menos que 1% ou menos que 5% ou menos que 20% foi alcançada.
[0060] O ALI pode incluir, por exemplo, uma câmera a qual alimenta imagens de lentes e partes de molde no computador. O computador pode ser operativo através de software executável para analisar imagens de lentes 108 e partes de molde 101-102 para determinar se um defeito de excesso de anel de polímero está presente na lente. O computador pode também ser operativo através de um software executável para determinar um nível de incidência de defeito de excesso de anel de polímero em um conjunto de múltiplas lentes formadas. Em algumas modalidades, o computador pode também ser também operativo para determinar se um nível de incidência de defeito de excesso de anel de polímero em um conjunto de múltiplas lentes formadas alcança ou excede uma quantidade limite predeterminada. O limite pode incluir, por exemplo, um percentual de lentes processadas, tal como, por exemplo, 1%, 10% ou 20%.
Aparelho [0061] Ao consultar agora a Figura 3, um diagrama de bloco é ilustrado do aparelho contido nas estações 301-304 que pode ser utilizado em implementações da presente invenção. Em algumas modalidades preferidas, estações de processamento 301-309 podem estar acessíPetição 870180005337, de 22/01/2018, pág. 21/33
17/20 veis às lentes oftálmicas 100 através de mecanismo de transporte 311. O mecanismo de transporte 311 pode incluir, por exemplo, um ou mais do seguinte: um robô, um transportador e um sistema de trilho em conjunto com um meio de locomoção que pode incluir, uma esteira rolante, corrente, cabo ou mecanismo hidráulico movido por um motor de velocidade variável ou outro mecanismo de acionamento conhecido (não mostrado).
[0062] Algumas modalidades podem incluir partes de molde de superfície traseira 101 posicionadas em paletes (não mostrado). As paletes podem ser movidas por mecanismo de transporte 311 entre duas ou mais estações de processamento 301-309. Um computador ou outro controlador 310 pode ser conectado operativamente às estações de processamento 301-309 para monitorar e controlar processos em cada estação 301-309 e também monitorar e controlar o mecanismo de transporte 311 para coordenar o movimento das lentes entre as estações de processo 301-309.
[0063] Estações de processamento 301-309 podem incluir, por exemplo, uma estação de molde de injeção 301 usado para formar uma parte de molde plástico 101-102 no qual a lente oftálmica pode ser formada. Uma vez formada, em algumas modalidades, uma ou mais partes de molde 101-102 usadas para fabricar a lente oftálmica 108 pode ter uma carga de estática descarregada. A parte de molde plástico pode ser transportada através de mecanismo de transporte 311. Um aparelho de carga estática 303, tal como, por exemplo, uma barra estática pode ser usado para conceder uma carga estática em uma ou mais partes de molde usadas para fabricar a lente e criar um diferencial de carga estática entre as partes de molde, e com uma carga positiva em uma peça de molde à qual qualquer excesso de anel de polímero deve permanecer aderido.
[0064] Em algumas modalidades, uma carga concedida pode criar
Petição 870180005337, de 22/01/2018, pág. 22/33
18/20 um diferencial de carga estática de cerca de 60kV, o qual pode ser realizado em qualquer local na faixa de + ou - 30 kV. A carga estática pode ser concedida em qualquer local, da formação de molde até o conjunto final, com um local preferido sendo imediatamente anterior a uma estação de deposição 304. A estação de deposição 304 irá depositar uma dosagem de Mistura de Reação dentro de uma parte de molde e uma estação de montagem 305 pode ser funcional para montar as duas ou mais partes através das quais um diferencial de carga estática foi concedido.
[0065] Em algumas modalidades, a polimerização de Mistura de Reação pode ser realizada em uma atmosfera com exposição controlada a oxigênio, incluindo, em algumas modalidades, um ambiente livre de oxigênio, porque o oxigênio pode entrar em reações laterais que podem afetar uma qualidade ótica desejada, assim como a clareza de lentes polimerizadas.
[0066] Uma estação de cura 306 pode incluir aparelho para polimerização de Mistura de Reação. A polimerização é de preferência realizada pela exposição de Mistura de Reação a uma fonte de iniciação a qual pode incluir, por exemplo, um ou mais do seguinte: radiação actínica e calor. A estação de cura 302, portanto inclui aparelho que fornece uma fonte de iniciação da Mistura de Reação depositada na parte de molde. Em algumas modalidades, radiação actínica pode ser suprida a partir de bulbos sob os quais os conjuntos de molde se movimentam. Os bulbos podem fornecer uma intensidade radiação actínica em um dado plano paralelo ao eixo do bulbo que é suficiente para iniciar a polimerização.
[0067] Em algumas modalidades, uma estação de cura 302 de fonte de calor pode ser eficaz para levantar a temperatura da Mistura Reativa até uma temperatura suficiente para auxiliar a propagação da polimerização e neutralizar a tendência da Mistura de Reação de enPetição 870180005337, de 22/01/2018, pág. 23/33
19/20 colher durante o período em que é exposta à radiação actínica e, portanto promover polimerização aperfeiçoada. Algumas modalidades podem, portanto incluir uma fonte de calor que pode manter a temperatura da Mistura de Reação (pela qual entende-se aquela da resina antes de começar a polimerizar, e quando está polimerizando) acima da temperatura de transição de vidro do produto polimerizado ou acima de sua temperatura de amolecimento conforme é polimerizado. Esta temperatura pode variar com a identidade e quantidade de componentes na Mistura de Reação. Em geral, algumas modalidades incluem aparelho capaz de estabelecer e manter temperaturas da ordem de 40°C até 75°C.
[0068] Em algumas modalidades, uma fonte de calor pode incluir um duto, o qual sopra gás aquecido, tal como, por exemplo, N2 ou ar, através ou em torno do conjunto de molde conforme passa sob bulbos de radiação actínica. A extremidade do duto pode ser ajustada com uma variedade de furos através dos quais o gás aquecido passa. A distribuição de gás desta maneira, auxiliar alcançar uniformidade de temperatura através da área sob o alojamento. Temperaturas uniformes através das regiões em torno dos conjuntos de molde podem facilitar polimerização mais uniforme.
[0069] A estação de separação de molde 307 pode incluir aparelho para separar a parte de molde de curva traseira 101 da parte de molde de curva frontal 102. A separação pode ser obtida, por exemplo, com dedos mecânicos e alta velocidade de movimento robótico que alavancam separando as peças.
[0070] Uma estação de inspeção de lente automática 308 pode ser utilizada para determinar se uma lente possui um defeito de excesso de anel de polímero. A estação de inspeção de lente automática pode incluir, por exemplo, uma câmera a qual alimenta imagem das lentes e partes de molde associadas em um computador 306 para análise. A
Petição 870180005337, de 22/01/2018, pág. 24/33
20/20 estação de embalagem 309 pode embalar uma lente para distribuição. Materiais de Lente [0071] Em algumas modalidades, através de exemplos nãolimitantes, lentes preferidas da invenção são lentes de contato gelatinosas que podem ser feitas de elastômeros de silicone ou hidrogéis, os quais incluem, mas não estão limitados a hidrogéis de silicone, e hidrogéis de flúor. Formulações de lentes de contato gelatinosas são divulgadas nas Patentes U.S. N° 5.710.302, EP 406161, JP 2000016905, Patente U.S. N° 5.998.498, Patente U.S. N° 6.087.415. Patente U.S. N° 5.760.100, Patente U.S. N° 5.776. 999, Patente U.S. N° 5.789.461, Patente U.S. N° 5.849.811, e Patente U.S. N° 5.965.631. Outros polímeros que podem ser usados para formar lentes de contato gelatinosas são divulgados nas Patentes U.S. N°s 6.419.858; 6.308.314; e 6.416.690.
[0072] Outras modalidades preferidas da presente invenção podem incluir lentes de etafilcon A, genfilcon A, lenefilcon A, polymacon, acquafilcon A, balafilcon A, lotrafilcon A, galyfilcon A, senofilcon A, hidrogéis de silicone, incluindo, por exemplo, lentes descritas na Patente U.S. N° 6.087.415, Patente U.S. N° 5.760.100, Patente U.S. N° 5.776.999, Patente U.S. N° 5.789.461, Patente U.S. N° 5.849.811, e Patente U.S. N° 5.965.631. Outras modalidades podem incluir lentes oftálmicas feitas de prepolímeros. Estas patentes, assim como todas as outras patentes divulgadas neste pedido, são aqui incorporadas como referência em sua totalidade.
[0073] Enquanto a presente invenção foi descrita especialmente acima e desenhos, será entendido por aqueles versados na técnica que o anteriormente mencionado e outras mudanças na forma e detalhes podem aí ser feitos sem sair do espírito e escopo da invenção, a qual deve ser limitada somente pelo escopo das reivindicações apensas.
Petição 870180005337, de 22/01/2018, pág. 25/33
1/3

Claims (7)

  1. REIVINDICAÇÕES
    1. Método de moldagem de lente oftálmica caracterizado pelo fato de que compreende as etapas de:
    formar múltiplos conjuntos de molde (100), cada conjunto de molde compreendendo um uma primeira parte de molde (101) e uma segunda parte de molde (102) e cada parte de molde compreendendo uma porção de superfície ótica;
    conceder um diferencial de carga estática entre múltiplos jogos de primeiras partes de molde (101) e segundas partes de molde (102), em que pelo menos a segunda parte de molde (102) compreende um flange e o diferencial de carga estática compreende uma carga negativa concedida às respectivas segundas partes de molde (102) ao longo de uma superfície de formação de lente (103,104) relativa à primeira parte de molde (101) e a carga estática é concedida a través de uma barra estática (109,110);
    dosar uma mistura de reação nas primeiras partes de molde (101);
    acoplar as respectivas segundas partes de molde (102) às primeiras partes de molde (101) formando assim uma cavidade (105) no meio, com a mistura de reação formada para um formato da cavidade (105) e a mistura de reação também formada dentro do anel em contato com a superfície de flange (107A,107B) das segundas partes de molde (102);
    expor a mistura de reação à radiação actínica formando portanto uma lente oftálmica nos respectivos múltiplos conjuntos de molde (100) e também formando um anel de polímero em excesso (106) em pelo menos alguns dos múltiplos conjuntos de molde (100);
    desacoplar a segunda parte de molde (102) da primeira parte de molde (101);
    designar uma incidência de fixação do anel polimérico para
    Petição 870180005337, de 22/01/2018, pág. 26/33
  2. 2/3 uma ou ambas dentre: lentes oftálmicas formadas (108) e respectivas primeiras partes de molde (101) contendo a lente oftálmica formada (108) sem carga estática aplicada; e determinar uma diminuição da incidência de anéis de polímero em excesso (106) ligados a uma ou ambas dentre: as múltiplas lentes oftálmicas (108) formadas e as primeiras partes de molde correspondentes (101) com a concessão de um diferencial de carga estática entre cada conjunto de primeiras partes de molde (101) e segundas partes de molde (102), em comparação com partes de molde semelhantes sem um diferencial de carga estática.
    2. Método, de acordo com a reivindicação 1, caracterizado pelo fato de que o diferencial de carga estática concedido entre a primeira parte de molde (101) e a segunda parte de molde (102) é 30 kV.
  3. 3. Método, de acordo com a reivindicação 1, caracterizado pelo fato de que o diferencial de carga estática concedido entre a primeira parte de molde (101) e a segunda parte de molde (102) está dentro da faixa entre 0,5 kV e 5,0 kV.
  4. 4. Método, de acordo com a reivindicação 1, caracterizado pelo fato de que o diferencial de carga estática concedido entre a primeira parte de molde (101) e a segunda parte de molde (102) está dentro da faixa entre 0,5 kV e 0,05 kV.
  5. 5. Método, de acordo com a reivindicação 1, caracterizado pelo fato de que ainda compreende as etapas de:
    descarregar carga estática a partir de pelo menos uma dentre a primeira parte de molde (101) e a segunda parte de molde (102); e transportar pelo menos uma dentre a primeira parte de molde (101) e a segunda parte de molde (102) da qual a estática foi descarregada em um aparelho de transporte.
    Petição 870180005337, de 22/01/2018, pág. 27/33
    3/3
  6. 6. Método, de acordo com a reivindicação 1, caracterizado pelo fato de que pelo menos uma dentre a primeira parte de molde (101) e segunda parte de molde (102) compreende álcool polivinílico.
  7. 7. Método, de acordo com a reivindicação 1, caracterizado pelo fato de que pelo menos uma dentre a primeira parte de molde (101) e segunda parte de molde (102) compreende polipropileno.
    Petição 870180005337, de 22/01/2018, pág. 28/33
    1/3
BRPI0718377-1A 2006-09-29 2007-09-28 Método de moldagem de lente oftálmica BRPI0718377B1 (pt)

Applications Claiming Priority (5)

Application Number Priority Date Filing Date Title
US82752706P 2006-09-29 2006-09-29
US60/827,527 2006-09-29
US11/672,308 US7875217B2 (en) 2006-09-29 2007-02-07 Excess polymer ring removal during ophthalmic lens manufacture
US11/672,308 2007-02-07
PCT/US2007/021084 WO2008054596A2 (en) 2006-09-29 2007-09-28 Excess polymer ring removal during ophthalmic lens manufacture

Publications (2)

Publication Number Publication Date
BRPI0718377A2 BRPI0718377A2 (pt) 2014-04-15
BRPI0718377B1 true BRPI0718377B1 (pt) 2018-05-02

Family

ID=39260351

Family Applications (1)

Application Number Title Priority Date Filing Date
BRPI0718377-1A BRPI0718377B1 (pt) 2006-09-29 2007-09-28 Método de moldagem de lente oftálmica

Country Status (14)

Country Link
US (2) US7875217B2 (pt)
EP (1) EP2081756B1 (pt)
JP (1) JP5236653B2 (pt)
KR (1) KR101057314B1 (pt)
AR (1) AR063080A1 (pt)
AU (1) AU2007314512A1 (pt)
BR (1) BRPI0718377B1 (pt)
CA (1) CA2664859C (pt)
ES (1) ES2408162T3 (pt)
HK (1) HK1134802A1 (pt)
PT (1) PT2081756E (pt)
RU (1) RU2441757C2 (pt)
TW (1) TWI433767B (pt)
WO (1) WO2008054596A2 (pt)

Families Citing this family (15)

* Cited by examiner, † Cited by third party
Publication number Priority date Publication date Assignee Title
US7875217B2 (en) * 2006-09-29 2011-01-25 Johnson & Johnson Vision Care, Inc. Excess polymer ring removal during ophthalmic lens manufacture
US8313828B2 (en) * 2008-08-20 2012-11-20 Johnson & Johnson Vision Care, Inc. Ophthalmic lens precursor and lens
US8317505B2 (en) 2007-08-21 2012-11-27 Johnson & Johnson Vision Care, Inc. Apparatus for formation of an ophthalmic lens precursor and lens
US8318055B2 (en) 2007-08-21 2012-11-27 Johnson & Johnson Vision Care, Inc. Methods for formation of an ophthalmic lens precursor and lens
US7905594B2 (en) * 2007-08-21 2011-03-15 Johnson & Johnson Vision Care, Inc. Free form ophthalmic lens
US9417464B2 (en) 2008-08-20 2016-08-16 Johnson & Johnson Vision Care, Inc. Method and apparatus of forming a translating multifocal contact lens having a lower-lid contact surface
KR101612308B1 (ko) * 2009-03-03 2016-04-14 엘지전자 주식회사 영상기기 생산시스템, 영상기기 검사시스템, 및 영상기기 검사방법
US8240849B2 (en) * 2009-03-31 2012-08-14 Johnson & Johnson Vision Care, Inc. Free form lens with refractive index variations
US8807076B2 (en) 2010-03-12 2014-08-19 Johnson & Johnson Vision Care, Inc. Apparatus for vapor phase processing ophthalmic devices
WO2015091585A1 (en) * 2013-12-19 2015-06-25 Novartis Ag Method for avoiding entrapment of air bubbles in a lens forming material and apparatus for carrying out the method
US9645412B2 (en) 2014-11-05 2017-05-09 Johnson & Johnson Vision Care Inc. Customized lens device and method
US9851385B2 (en) * 2015-12-11 2017-12-26 Novartis Ag Method and apparatus for determining the presence of an electrical charge on the surface of a lens mold
US10359643B2 (en) 2015-12-18 2019-07-23 Johnson & Johnson Vision Care, Inc. Methods for incorporating lens features and lenses having such features
US11274478B2 (en) 2018-09-28 2022-03-15 Inteva Products, Llc Two-pull, automatic reset, latch system
US11364696B2 (en) 2020-09-18 2022-06-21 Johnson & Johnson Vision Care, Inc Apparatus for forming an ophthalmic lens

Family Cites Families (25)

* Cited by examiner, † Cited by third party
Publication number Priority date Publication date Assignee Title
JPS4833248B1 (pt) 1968-03-18 1973-10-12
GR1002072B (en) * 1992-12-21 1995-11-30 Johnson & Johnson Vision Prod Illumination system for opthalmic lens inspection.
TW325744U (en) * 1993-07-21 1998-01-21 Ciba Geigy Ag Two-sided contact lens mold
US5894002A (en) * 1993-12-13 1999-04-13 Ciba Vision Corporation Process and apparatus for the manufacture of a contact lens
DE59408513D1 (de) * 1993-12-13 1999-08-26 Novartis Ag Verfahren und Vorrichtung zur Herstellung einer Kontaktlinse
US5578331A (en) * 1994-06-10 1996-11-26 Vision Products, Inc. Automated apparatus for preparing contact lenses for inspection and packaging
US5760100B1 (en) 1994-09-06 2000-11-14 Ciba Vision Corp Extended wear ophthalmic lens
US6001299A (en) * 1995-02-21 1999-12-14 Japan Vilene Company, Ltd. Process and apparatus for manufacturing an electret article
JP3262977B2 (ja) * 1995-09-19 2002-03-04 キヤノン株式会社 光学部材の製造方法
US5635000A (en) * 1995-12-22 1997-06-03 International Business Machines Corporation Method for screening using electrostatic adhesion
FR2782077B1 (fr) * 1998-08-04 2001-11-30 Cerdec France Sa Procede de reduction de collage a chaud dans des processus de moulage, et dispositif pour la mise en oeuvre de ce procede
US6022943A (en) * 1999-04-07 2000-02-08 General Electric Company Optical quality polycarbonates with reduced static charge and method for making same
JP4269411B2 (ja) * 1999-06-22 2009-05-27 ソニー株式会社 レンズ成形方法
JP4634629B2 (ja) * 2000-03-16 2011-02-16 ノバルティス アーゲー コンタクトレンズ取り出し装置
US6774178B2 (en) 2001-01-05 2004-08-10 Novartis Ag Tinted, high Dk ophthalmic molding and a method for making same
US6832361B2 (en) * 2001-05-21 2004-12-14 International Business Machines Corporation System and method for analyzing power distribution using static timing analysis
US6569985B2 (en) * 2001-08-08 2003-05-27 General Electric Company Method for making polycarbonate
DE10393129T5 (de) * 2002-08-16 2005-09-01 Johnson & Johnson Vision Care, Inc., Jacksonville Formen für die Herstellung von Kontaktlinsen
EP1660309A4 (en) * 2003-05-06 2009-11-11 Gentex Optics Inc MANUFACTURE OF LENTILS ONLINE
US20060051454A1 (en) 2004-08-26 2006-03-09 Ansell Scott F Molds for producing ophthalmic lenses
US7433027B2 (en) * 2004-12-22 2008-10-07 Novartis Ag Apparatus and method for detecting lens thickness
JP2006240906A (ja) * 2005-03-02 2006-09-14 Canon Inc 光学素子の成形方法、光学素子の製造方法、光学素子の成形装置
US7906587B2 (en) * 2005-09-16 2011-03-15 Dow Global Technologies Llc Polymer blends from interpolymer of ethylene/α olefin with improved compatibility
US7875217B2 (en) * 2006-09-29 2011-01-25 Johnson & Johnson Vision Care, Inc. Excess polymer ring removal during ophthalmic lens manufacture
US20080290535A1 (en) * 2007-05-24 2008-11-27 Molock Jr Frank F Reduction of excess polymeric flash ring

Also Published As

Publication number Publication date
TW200821120A (en) 2008-05-16
CA2664859C (en) 2012-06-05
WO2008054596A3 (en) 2008-08-14
AU2007314512A1 (en) 2008-05-08
US7875217B2 (en) 2011-01-25
BRPI0718377A2 (pt) 2014-04-15
JP5236653B2 (ja) 2013-07-17
KR20090073213A (ko) 2009-07-02
US20110081439A1 (en) 2011-04-07
EP2081756B1 (en) 2013-05-01
PT2081756E (pt) 2013-06-24
ES2408162T3 (es) 2013-06-18
AR063080A1 (es) 2008-12-23
EP2081756A2 (en) 2009-07-29
RU2009116252A (ru) 2010-11-10
WO2008054596A2 (en) 2008-05-08
KR101057314B1 (ko) 2011-08-18
JP2010504871A (ja) 2010-02-18
TWI433767B (zh) 2014-04-11
RU2441757C2 (ru) 2012-02-10
US20080079184A1 (en) 2008-04-03
CA2664859A1 (en) 2008-05-08
HK1134802A1 (en) 2010-05-14

Similar Documents

Publication Publication Date Title
BRPI0718377B1 (pt) Método de moldagem de lente oftálmica
US20070284770A1 (en) Decreased lens delamination during ophthalmic lens manufacture
US20080001317A1 (en) Water soluble biomedical device mold
US20070267765A1 (en) Biomedical device mold
US7143990B2 (en) Apparatus and method for the production of ophthalmic lenses
JP2006076295A (ja) 眼用レンズを製造するための型枠
US20040119176A1 (en) Method for manufacturing lenses
US20080290535A1 (en) Reduction of excess polymeric flash ring
EP2969497B1 (en) Silicone hydrogel contact lenses
WO2008042277A1 (en) Electrostatic charge during ophthalmic lens manufacture
AU2009217415B2 (en) Method and apparatus for facilitating release of an ophthalmic lens
KR20090034362A (ko) 과다 중합체성 플래쉬 환을 감소시키는 방법
US20090032988A1 (en) Ophthalmic lens processing to decrease dynamic contact angle

Legal Events

Date Code Title Description
B07A Application suspended after technical examination (opinion) [chapter 7.1 patent gazette]
B09A Decision: intention to grant [chapter 9.1 patent gazette]
B09W Correction of the decision to grant [chapter 9.1.4 patent gazette]
B16A Patent or certificate of addition of invention granted [chapter 16.1 patent gazette]