BRPI0717615B1 - métodos, dispositivo de comunicação, elemento de rede e sistema - Google Patents

métodos, dispositivo de comunicação, elemento de rede e sistema Download PDF

Info

Publication number
BRPI0717615B1
BRPI0717615B1 BRPI0717615-5A BRPI0717615A BRPI0717615B1 BR PI0717615 B1 BRPI0717615 B1 BR PI0717615B1 BR PI0717615 A BRPI0717615 A BR PI0717615A BR PI0717615 B1 BRPI0717615 B1 BR PI0717615B1
Authority
BR
Brazil
Prior art keywords
service
list
user
email
account
Prior art date
Application number
BRPI0717615-5A
Other languages
English (en)
Inventor
Esa Erola
Ville Warsta
Original Assignee
Nokia Technologies Oy
Priority date (The priority date is an assumption and is not a legal conclusion. Google has not performed a legal analysis and makes no representation as to the accuracy of the date listed.)
Filing date
Publication date
Application filed by Nokia Technologies Oy filed Critical Nokia Technologies Oy
Publication of BRPI0717615A2 publication Critical patent/BRPI0717615A2/pt
Publication of BRPI0717615A8 publication Critical patent/BRPI0717615A8/pt
Publication of BRPI0717615B1 publication Critical patent/BRPI0717615B1/pt

Links

Images

Classifications

    • HELECTRICITY
    • H04ELECTRIC COMMUNICATION TECHNIQUE
    • H04LTRANSMISSION OF DIGITAL INFORMATION, e.g. TELEGRAPHIC COMMUNICATION
    • H04L51/00User-to-user messaging in packet-switching networks, transmitted according to store-and-forward or real-time protocols, e.g. e-mail
    • H04L51/58Message adaptation for wireless communication
    • H04L51/38
    • HELECTRICITY
    • H04ELECTRIC COMMUNICATION TECHNIQUE
    • H04LTRANSMISSION OF DIGITAL INFORMATION, e.g. TELEGRAPHIC COMMUNICATION
    • H04L67/00Network arrangements or protocols for supporting network services or applications
    • H04L67/34Network arrangements or protocols for supporting network services or applications involving the movement of software or configuration parameters 
    • HELECTRICITY
    • H04ELECTRIC COMMUNICATION TECHNIQUE
    • H04MTELEPHONIC COMMUNICATION
    • H04M3/00Automatic or semi-automatic exchanges
    • H04M3/42Systems providing special services or facilities to subscribers
    • H04M3/42136Administration or customisation of services
    • H04M3/42153Administration or customisation of services by subscriber

Abstract

MÉTODOS, DISPOSITIVO DE COMUNICAÇÃO, ELEMENTO DE REDE E MÍDIA LEGÍVEL EM COMPUTADOR. Sistemas e métodos para facilitar a criação das contas do provedor de serviço e configuração dos dispositivos associados e esses.Os parâmetros do dispositivo (306) são transmitidos (700) a partir de um dispositivo (302) .Em resposta, um servidor de ativação de serviço (206) fornece (308) uma lista de provedores de serviços disponíveis para aquele dispositivo (302), onde a lista é derivada (702) usando os parâmetros do dispositivo para identificar os provedores de serviços disponíveis apropriados. O dispositivo (302) permite que o usuário (300) selecione (704) um provedor de serviço listado, e uma comunicação é redirecionada (706) entre o dispositivo (302) e o provedor de serviço selecionado (208) para permitir a criação da conta de serviço. O conta de serviço estabelecida. Onde uma conta de serviço já existir para o usuário (300), o usuário (300) pode fornecer um identificador relacionado ao serviço (506) a partir do qual o servidor de ativação do serviço (206) pode identificar uma conta de serviço apropriada a ser configurada para o uso no dispositivo (302).

Description

CAMPO DA INVENÇÃO
A presente invenção refere-se em geral a comunicações móveis e, mais especificamente, a sistemas, aparelhos e métodos para facilitar a criação de contas de provedor de serviço e configuração de dispositivos a elas associadas.
FUNDAMENTOS DA INVENÇÃO
Os avanços em infra-estruturas e dispositivos de comunicação tornaram os dispositivos de comunicação padrão em versáteis ferramentas de comunicação. As pessoas comunicam-se umas com as outras, e com outros dispositivos eletrônicos, através de redes que vão desde redes locais (LANs) até as Redes de Área Global (GANs) de amplo alcance, como a internet. Dispositivos de comunicação sem fio, como telefones celulares, assistentes pessoais digitais (PDAs) e similares são frequentemente concebidos para interagir com essas redes, bem como com o seu entorno usando tecnologias sem fio de curto alcance.
Atualmente, esses dispositivos sem fio vêm sendo utilizados para uma variedade de tipos diferentes de comunicação. Por exemplo, as tecnologias móveis atuais e esperadas têm transformado os dispositivos sem fio em poderosas ferramentas capazes de captar e transmitir voz, dados, imagens, video e outros conteúdos multimidia. Os telefones celulares, outrora apenas uma ferramenta de comunicação de voz, passou a incluir agora recursos de transmissão de dados, como mensagens de texto, tais como o serviço de mensagens curtas (SMS), mensagens multimidia, mensagens instantâneas, e-mail, protocolo de voz sobre internet (VoIP), etc.
No entanto, estes recursos de mensagem exigem frequentemente contas de mensagens correspondentes. Por exemplo, um usuário de telefone celular que deseje enviar e/ou receber e-mails através do seu aparelho precisa estabelecer alguma conta de e-mail, a fim de participar da comunicação por e-mail. No entanto, há um grande número de pessoas sem conta de e-mail anterior, ou que não possuem um computador onde uma conta/um endereço de e-mail seria provável. Isto é particularmente verdade nos mercados em desenvolvimento. Além disso, há pessoas que podem já ter uma conta de e-mail estabelecido, mas não pretendem usá-la em um dispositivo móvel e, portanto, querem ter outra caixa de e- mail com o dispositivo móvel. Assim, estas pessoas têm de tomar medidas para determinar com quem uma conta pode ser criada, e como configurar qualquer conta. Há também preocupações de segurança com as atuais metodologias de configuração, como um pacote de configuração mal- intencionado que pode chegar até o aparelho, fazendo com que o usuário enfrente um risco potencialmente grave.
Outro problema a afetar principalmente os usuários de dispositivos móveis é quando os mecanismos de interface de usuário podem ser mais dificeis de manipular. Por exemplo, muitos telefones celulares não possuem teclado padrão (por exemplo, teclado QWERTY), mas um teclado numérico com recursos para caracteres de letra. Pode ser dificil e demorado inserir as informações necessárias para criar uma nova conta de serviço ou configurar uma conta por meio de um dispositivo IU limitado. Estas limitações também podem complicar a ativação de uma conta de e-mail existente nesse tipo de dispositivo.
Assim, há uma necessidade na indústria de uma maneira eficiente e fácil de estabelecer e/ou configurar contas de serviço em dispositivos de comunicação. A presente invenção atende a estas e outras necessidades, além de oferecer outras vantagens em relação ao estado da técnica.
SUMÁRIO DA INVENÇÃO
A fim de superar as limitações do estado da técnica descrito acima, bem como outras limitações que se tornarão evidentes após a leitura e a compreensão do presente relatório descritivo, a presente invenção divulga sistemas, aparelhos e métodos para facilitar a criação de contas de provedor de serviços e configuração dos dispositivos a elas associados.
Um método de acordo com uma modalidade da invenção envolve a transmissão de um ou mais parâmetros associados a um dispositivo e, em resposta, recebe uma lista de provedores de serviços. A lista é derivada, utilizando os parâmetros transmitidos, a partir de um conjunto de provedores de serviços. A seleção de um provedor de serviços é ativada e a comunicação com o provedor de serviços selecionado é então facilitada, a fim de criar uma conta de serviço com o provedor de serviços selecionado.
Em uma modalidade mais especifica desse método, uma opção selecionável é apresentada para criar uma nova conta de serviço ou contornar a criação de uma nova conta de serviço e configurar uma conta de serviço existente para a utilização do dispositivo. Em uma modalidade, a seleção da opção de configurar uma conta de serviço existente é reconhecida e, em resposta, um identificador de conta de serviço é fornecido que é indicativo de um provedor de serviço já existente da conta de serviço existente. A configuração de dados associados ao provedor de serviços existente é recebida, e o dispositivo é configurado para operar com o provedor de serviços existente utilizando a configuração de dados recebida. Em outra modalidade especifica, a conta de serviço existente é uma conta de e- mail existente. Neste caso, fornecer um identificador de conta de serviço indicativo de um provedor de serviço já existente da conta de serviço envolve o fornecimento de um endereço de e-mail associado à conta de e-mail existente. Em ainda outra modalidade, a comunicação é redirecionada para o provedor de serviço existente para autenticar um usuário do dispositivo existente para a conta de serviço existente. Neste caso, o recebimento das informações de configuração associadas ao provedor de serviços existente envolve o recebimento das informações de configuração se o usuário do dispositivo for autenticado para a conta de service existente.
Em outras modalidades especificas do método, um endereço de rede é associado a cada um dos provedores de serviços na lista, onde a facilidade de comunicação com o provedor de serviços selecionado envolve a comunicação com o provedor de serviços selecionado no endereço de rede do provedor de serviços selecionado. Em outra modalidade, facilitar a comunicação com o provedor de serviços selecionado envolve direcionar uma aplicação de navegador do dispositivo para um endereço de rede do provedor de serviços selecionado, no intuito de criar a conta de serviço com o provedor de serviços selecionado. Em outra modalidade, facilitar a comunicação com o provedor de serviços selecionado envolve apresentar uma página da rede fornecida pelo provedor de serviços selecionado, permitindo a entrada de dados associados ao usuário/dispositivo, e comunicar os dados da conta para o provedor de serviços selecionado para facilitar a criação da conta de serviço.
Ainda outras modalidades do método envolvem a transmissão automática de parâmetros associados ao dispositivo com um pedido para criar a conta do serviço em resposta a uma tentativa de chamar um cliente ainda não configurado para uso com o provedor de serviços selecionado. Outra modalidade envolve ainda a configuração do dispositivo com os dados de configuração obtidos em resposta à criação da nova conta de serviço.
Uma modalidade do método inclui o recebimento de um registro de contato que inclui pelo menos um identificador de usuário de serviço (por exemplo, endereço de e-mail, endereço VoIP, endereço SIP, etc) para identificar um usuário do dispositivo para a conta de serviço criada, e o armazenamento do registro de contato recebido em um banco de dados de contatos. Em uma modalidade alternativa, esse registro de contato é criado no dispositivo, quando o identificador de serviço de usuário é recebido. Outra modalidade envolve o recebimento de um registro de contato que inclui pelos menos informações de identificação resultantes da criação da conta de serviço e a modificação de pelo menos um registro de contato local existente com as informações recebidas a partir do registro de contato. Desta forma, um registro de contato existente no dispositivo pode ser atualizado em vez de, ou além de, criar um novo registro de contato no dispositivo. Outra modalidade envolve o recebimento de um registro de contato que inclui pelo menos informações de identificação resultantes da criação da conta de serviço, bem como a criação de um novo registro de contato local do registro de contato recebido.
De acordo com outra modalidade da invenção, é fornecido um método que envolve o recebimento de primeiros parâmetros associados a um dispositivo, e, em resposta, obter uma lista de provedores de serviços a partir de um conjunto de provedores de serviços. A lista é fornecida para o dispositivo. Segundos parâmetros são recebidos, os quais são associados a uma conta de serviço estabelecida entre o dispositivo e uma selecionada pelo dispositivo dos provedores de serviços da lista. Os dados de configuração são criados com base no primeiro e no segundo parâmetros e fornecidos ao dispositivo.
Em uma modalidade mais especifica, o método envolve ainda a habilitação de uma opção selecionável para o dispositivo criar uma nova conta de serviço ou contornar a criação de uma nova conta de serviço e configurar uma conta de serviço existente para uso no dispositivo. Em resposta à seleção de uma opção para configurar uma conta de serviço já existente, é recebido um identificador de conta de serviço. Um provedor de mensagens correspondente ao identificador da conta de serviço é identificado. Os dados de configuração capazes de configurar o dispositivo para uso com a conta de serviço existente são criados e transmitidos para o dispositivo.
Uma modalidade mais especifica desse método envolve ainda destinar o dispositivo para comunicação com o provedor de serviços correspondente ao identificador de conta de serviço, a fim de autenticar um usuário do dispositivo para a conta de serviço existente. Em mais outra modalidade, o identificador de conta de serviço inclui um endereço de mensagens, a conta de serviço existente inclui uma conta de mensagem e o provedor de serviços inclui um provedor de mensagens.
Em outras modalidades desse método, obter uma lista de provedores de serviços envolve a comparação dos primeiros parâmetros com o conjunto de provedores de serviços, e a criação da lista com base nos provedores de serviços que correspondam aos primeiros parâmetros. Outra modalidade envolve ainda a associação de endereços de rede para cada provedor de serviços respectivo na lista. Outra modalidade ainda envolve a assinatura dos dados de configuração antes de fornecer os dados de configuração do dispositivo. Outra modalidade do método envolve a criação de um registro de contato que inclui pelo menos um identificador de serviço de usuário correspondente à conta de serviço estabelecida, e proporcionar o registro de contato para o dispositivo. Em outra modalidade, um modo de teste pode ser chamado em resposta ao recebimento de um identificador de teste, durante cujo teste o provedor de serviço a ser testado é ocultado da lista derivada, e o devido estabelecimento de serviço é, então, testado. Outra modalidade inclui fornecer ao dispositivo pelo menos um módulo de software relacionado ao serviço associado à conta de serviço estabelecida.
De acordo com outra modalidade da invenção, é fornecido um dispositivo de comunicação. O dispositivo inclui um transmissor para transmitir parâmetros associados ao dispositivo, além de um receptor para receber uma lista de provedores de serviços derivados utilizando os parâmetros de parâmetros. Uma interface de usuário é configurada para permitir que um usuário escolha um provedor de serviços na lista. Um processador está configurado para reconhecer a seleção de pelo menos um dos provedores de serviços da lista e facilitar a criação de uma conta de serviço junto ao provedor de serviços selecionado.
Em modalidades mais especificas, o processador está configurado ainda para iniciar um módulo de navegador direcionado para um endereço de rede do provedor de serviços selecionado para permitir a interação do usuário com o mesmo e criar a conta de serviço junto ao provedor de serviços selecionado. Em outra modalidade, o processador está configurado para reconhecer uma tentativa de chamar um módulo de cliente não configurado e, em resposta, direcionar o transmissor para transmitir automaticamente um ou mais parâmetros associados ao dispositivo. Outra modalidade envolve a configuração do processador para ativar o dispositivo com os dados de configuração obtidos em resposta à criação da nova conta de serviço. O dispositivo de comunicação pode ser qualquer tipo de dispositivo capaz de se comunicar, tal como um telefone celular, assistente pessoal digital, dispositivo de computação, etc.
De acordo com outra modalidade da invenção, um elemento de rede é fornecido. O elemento de rede, tal como um servidor, inclui um receptor para receber primeiros parâmetros associados a um dispositivo. Um processador é configurado para obter uma lista de provedores de serviços a partir de um conjunto de provedores de serviços utilizando os primeiros parâmetros. Um transmissor é usado para fornecer a lista para o dispositivo. O receptor ainda recebe segundos parâmetros associados a uma conta de serviço estabelecida entre o dispositivo e uma conta selecionada dos provedores de serviços da lista. O processador é configurado ainda para criar dados de configuração para o dispositivo com base no primeiro e no segundo parâmetros. Em uma modalidade especifica desse elemento de rede, o processador é configurado também para criar um registro de contato que inclui pelo menos um identificador de serviço de usuário para identificar um usuário do dispositivo para a conta de serviço estabelecida.
De acordo com outra modalidade da invenção, é fornecido um dispositivo de comunicação que inclui um transmissor, para transmitir um identificador relacionado a serviço associado a uma conta de serviço já existente, e um receptor, para receber dados de configuração associados a um provedor de serviços identificado pelo identificador relacionado a serviço. Um processador configura o dispositivo de comunicação para operar com o provedor de serviços utilizando a os dados de configuração recebidos.
De acordo com outra modalidade da invenção, uma midia legivel em computador é fornecida, a qual contém instruções armazenadas que são executáveis por um sistema de computador para criar uma conta de serviço capaz de ser utilizada por um dispositivo de comunicação. As instruções executáveis no computador permitem a identificação de um ou mais parâmetros de dispositivo a transmitir, e a apresentação de uma lista de provedores de serviços, lista esta derivada de um conjunto de provedores de serviços, sendo esta proveniência realizada com o uso de um ou mais desses parâmetros. As instruções permitem ainda que o usuário escolha um ou mais provedores de serviços na lista, e facilitam a comunicação com o provedor de serviços selecionado para criar uma conta de serviço junto ao provedor de serviços selecionado.
O sumário da invenção acima não tem por fim descrever toda modalidade ou implementação da presente invenção. Pelo contrário, chama-se a atenção para as figuras e descrição a seguir, que apresentam modalidades representativas da invenção.
BREVE DESCRIÇÃO DOS DESENHOS
A invenção é descrita em relação com as modalidades ilustradas nos seguintes diagramas.
A FIG. 1 é um diagrama de bloco que ilustra, em termos gerais, um ambiente de rede representativo em que os principios da presente invenção podem ser aplicados;
A FIG. 2 é um diagrama de bloco que ilustra, em termos gerais, um ambiente de rede representativo em que os principios da presente invenção podem ser aplicados para iniciar uma aplicação de e-mail em um dispositivo móvel;
A FIG. 3A é um fluxograma de mensagem exemplificativo de uma forma em que uma conta de serviço pode ser criada e ativada;
A FIG. 3B é um fluxograma de mensagem exemplificativo que ilustra modalidades representativas alternativas nas quais um registro de contato resultante pode ser disponibilizado para o usuário;
A FIG. 4, incluindo as figuras 4A-4I, ilustra uma progressão exemplificativa e representativa de apresentações de tela/display de dispositivo durante a criação e configuração automática de uma conta de e-mail;
A FIG. 5 é um fluxograma de mensagem exemplificativo de uma forma em que uma conta de serviço pode ser configurada ou não ativada para uso em um dispositivo;
A FIG. 6, incluindo as figuras 6A-6G, ilustra uma progressão exemplificativa e representativa de tela/display de apresentações de dispositivo durante a criação e configuração automática de uma conta de e-mail existente;
A FIG. 7 é um fluxograma que ilustra, em termos gerais, uma maneira exemplificativa pela qual um dispositivo pode criar uma conta de serviço para qualquer tipo de serviço;
A FIG. 8 ilustra uma modalidade exemplificativa para obter uma lista filtrada de provedores de serviços com base em parâmetros fornecidos pelo dispositivo;
A FIG. 9 é um fluxograma geral que ilustra uma maneira exemplif icativa pela qual um elemento de rede pode direcionar a criação de uma conta de serviço e, opcionalmente, configurar o dispositivo para uso com a conta de serviço;
A FIG. 10 é um fluxograma que ilustra uma maneira representativa na qual um dispositivo pode efetuar a sua configuração para uso com uma conta de e-mail existente;
A FIG. 11 é um fluxograma que ilustra uma maneira representativa na qual um servidor ou outro elemento de rede pode contribuir para a configuração de um dispositivo em que uma conta de e-mail já existe para o usuário do dispositivo;
A FIG. 12 é um diagrama que ilustra várias modalidades de métodos que envolvem uma escolha do usuário quanto a se uma nova conta de serviço é ou não desejada, ou se um serviço já existente deve ou não ser utilizado, e
A FIG. 13 ilustra um sistema representativo em que a presente invenção pode ser executada ou utilizada de outra forma.
DESCRIÇÃO DETALHADA DAS MODALIDADES DA INVENÇÃO
Uma parte da divulgação deste documento de patente contém material sujeito a proteção por direitos autorais. O proprietário dos direitos autorais não tem qualquer objeção à reprodução fac-simile, por qualquer pessoa, do documento de patente ou da divulgação da mesma, tal como consta no depósito de patente ou nos arquivos do Escritório Americano de Marcas e Patentes, porém reserva a si todos e quaisquer direitos autorais.
Na seguinte descrição da modalidade exemplificativa, faz-se referência aos desenhos em anexo que representam uma parte da mesma e nos quais são apresentadas, a titulo de ilustração, várias maneiras em que a invenção pode ser praticada. Cabe entender que outras modalidades podem ser utilizadas, já que mudanças estruturais e operacionais podem ser efetuadas sem se afastarem do âmbito da presente invenção.
Em termos gerais, a presente invenção fornece sistemas, aparelhos e métodos para facilitar a criação de contas de provedor de serviços e configuração de dispositivos a elas associados. Por exemplo, a invenção facilita a criação de uma nova conta para serviços como, por exemplo, e-mail, voice-over-Internet-Protocol (VoIP), rede de área local sem fios (WLAN), compartilhamento de fotos, etc. Como indicado acima, o novo serviço de e-mail é um serviço em que a invenção pode ser utilizada, a fim de tornar mais fácil e conveniente para os usuários a criação de mensagens de correio eletrônico em seus dispositivos móveis. Além de criar novas contas de e-mails e outras contas de serviço, uma modalidade inclui um mecanismo de serviço de ativação para ativar uma conta de e-mail existente em tais dispositivos. Isso também proporciona aos provedores de serviços uma forma direta de adquirir usuários novos e ativos.
Embora a descrição a seguir se concentre em uma modalidade de e-mail como aplicação representativa a que a presente invenção é aplicável, isto é apenas para fins de explicação. A presente invenção aplica-se igualmente a outros serviços como, por exemplo, e-mail, voice-over- Internet-Protocol (VoIP), rede de área local sem fios (WLAN), compartilhamento de fotos, etc. Os versados na técnica poderão determinar, a partir da descrição fornecida aqui, que as modalidades voltadas para aplicações de e-mail são igualmente aplicáveis a outros aplicações e serviços que também envolvam a ativação inicial. A invenção, portanto, não se limita às modalidades especificas e representativas descritas adiante.
A FIG. 1 é um diagrama de bloco que ilustra, em termos gerais, um ambiente de rede representativo em que os principios da presente invenção podem ser aplicados. O dispositivo que pode estar buscando a criação e/ou configuração de uma conta de serviço pode ser qualquer dispositivo capaz de comunicar-se (ou seja, enviar e/ou receber) informações por rede fixa e/ou sem fio. Na modalidade de FIG. 1, o dispositivo representativo que está buscando a criação e/ou configuração de uma conta de serviço é um dispositivo móvel 100, como um telefone celular 100A, um assistente digital pessoal 100B, um laptop 100C, ou outro dispositivo de computação 100-D. A rede sem fio 102 representativa representa qualquer rede sem fio e/ou fixa adequada que possa facilitar a comunicação de informações de e para o dispositivo 100 com uma aplicação, tal como um cliente e-mail, cliente VoIP, captura de fotos e cliente de edição, etc. A titulo de exemplo, a rede 102 pode representar uma rede GSM/GPRS, que também se comunica com a internet e/ou outras redes fixas para, em última instância, conectar dispositivos sem fio 100 com servidores e outros recursos disponíveis através da internet. Como outro exemplo representativo, a rede 102 pode incluir uma infra-estrutura de rede de área local sem fio. Estes são apenas exemplos representativos, já que a rede 102 pode representar qualquer uma ou mais redes capazes de operar uma com a outra a fim de transmitir informações para e/ou do dispositivo 100.
Um exemplo de uso envolve o fato de o usuário do dispositivo 100 chamar um aplicativo local, como por exemplo, um cliente 104, que ainda não está configurado para uso. Por exemplo, o cliente 104 pode representar um cliente de e-mail, onde, de acordo com a invenção, o usuário tenta abrir este programa e é notificado de que a conta de e-mail ainda não está configurada. De acordo com a invenção, outro cliente 105 (que pode ou não ser parte integrante do cliente 104) pode automaticamente tomar ciência do local de um servidor de ativação 106 a que uma lista de provedores de e- mail (ou outro serviço pertinente) possa ser obtida com base em determinados parâmetros associados ao dispositivo 100. O servidor de ativação 106 poderá ele mesmo armazenar a lista de provedores de e-mail, ou obtê-la de outro local, como de um banco de dados associado 108, servidor de backend 110, etc. Dependendo do provedor selecionado pelo usuário, o navegador do dispositivo 100 ou outra aplicação de acesso é dirigido ao servidor do provedor 112 (por exemplo, site ou outro local de rede endereçável) selecionado. A ativação do serviço permite que o cliente de e-mail se comunique com os servidores apropriados, tais como os servidores 113 e 114. Esses servidores 113 e 114 representam servidores, como, por exemplo, um servidor IMAP, servidor POP, servidor SMTP, ou outros servidores relevantes que possam ser utilizados quando o servidor de aplicação representa um servidor de "e-mail".
Convém notar que alguns desses servidores 113 e 114 podem ser os servidores do provedor de e-mail, ou a rede do operadora de servidores. Por exemplo, um servidor SMTP pode ser o servidor do provedor de e-mail ou o da operadora móvel ou do provedor de serviços de internet (ISP) . Nos casos em que um dispositivo móvel capaz de se comunicar através de uma infra-estrutura celular não possui uma interface WLAN ou outra interface de rede além de uma interface de rede celular, pode ser preferivel configurar o endereço SMTP da operadora.
Quando direcionado ao provedor selecionado, o usuário terá a possibilidade de criar uma conta (caso não haja uma) junto ao provedor selecionado. Em uma modalidade, o dispositivo de usuário 100 poderá então receber uma ligação ou outra opção automática ou selecionável para fazer com que o dispositivo seja configurado automaticamente para a nova conta. Em uma modalidade, o usuário é apresentado com um menu principal, nova caixa de e-mail e/ou outro ponto de partida relevante para o cliente de mensagens 104. Desta forma, o dispositivo 100 pode facilmente criar uma nova conta de serviço e ser configurado automaticamente para uso com essa nova conta de serviço.
A FIG. 2 é um diagrama de bloco que ilustra, em termos gerais, um ambiente de rede representativo em que os principios da presente invenção podem ser aplicados para iniciar uma aplicação de e-mail em um dispositivo móvel. Conforme descrito anteriormente, a obtenção das configurações de e-mail direito para dispositivos de comunicação e, especialmente, dispositivos sem fio/móveis, é muitas vezes um estorvo para os usuários finais. Pode tornar-se particularmente complicado se o usuário final não possuir quaisquer contas de e-mail existentes, ou pretenda criar uma nova conta de e-mail especificamente para uso no dispositivo móvel. Este pode ser o caso, por exemplo, nos mercados emergentes. Além de ajudar no estabelecimento de um novo provedor de serviços, a invenção fornece suporte a usuários finais que desejem escolher dentre vários provedores de serviços de e-mail.
A modalidade da FIG. 2 envolve, entre outras coisas, a distribuição de novas contas de e-mail (ou outras contas de aplicação) em nome dos provedores de e-mail (ou outros provedores de serviços), através de um dispositivo de comunicação, como um telefone celular, PDA ou outro aparelho portátil. Como indicado acima, a invenção se aplica a numerosos serviços e contas associadas, tais como e-mail, VoIP, compartilhamento de fotos, etc. Por exemplo, em uma situação de VoIP, o usuário pode obter uma conta VoIP a partir de um provedor de serviços, e o cliente de do dispositivo é automaticamente configurado. Alternativamente, o usuário poderá obter primeiro credenciais para uma rede WLAN e, em seguida, uma conta VoIP onde VoIP é uma aplicação acima da WLAN. Em outra modalidade, o usuário poderá criar uma conta para uma aplicação de compartilhamento de fotos pela qual a aplicação de câmera pergunta se o usuário pretende obter uma conta para a Empresa de Foto "A" nos Estados Unidos, para a Empresa de Foto "B" na Finlândia, etc.
Um caso de uso geral, ou seja, obter uma conta de e- mail em um dispositivo móvel, é descrito em relação com a FIG. 2. Na modalidade representante da FIG. 2, em que o provedor de serviços é um provedor de e-mail, numerosos elementos da rede estão envolvidos, incluindo dispositivos de comunicação que possuem clientes de mensagens (não mostrados) e clientes de ativação de serviço 200, 202. Cada tipo de cliente 200, 202 pode representar um cliente de ativação de serviço diferente para dispositivos diferentes. Por exemplo, um cliente do tipo A-200 pode ser utilizado para um primeiro telefone celular, ao passo que um cliente do tipo N-202 pode ser utilizado para um determinado assistente digital pessoal. Em outro exemplo representativo, o cliente tipo A-200 pode ser utilizado em um determinado modelo de telefone celular e o tipo cliente N-202 em outro modelo de telefone celular. Estes módulos de cliente 200, 202 podem ser implementados como aplicativos nativos embutidos nos dispositivos como aplicativos do tipo add-on.
Os dispositivos associados aos módulos de cliente 200, 202 têm uma interface de usuário (UI), tal como um aplicativo e um display de navegador para fornecer uma UI de rede 204A, 204B a elementos de rede, tais como o servidor de ativação de serviço 206 e a interface de criação de conta para usuários 208. Um servidor de assinatura 210 pode ser usado para assinar o documento de configuração, como descrito em mais detalhes abaixo. Uma modalidade envolve um banco de dados de configurações 212, onde o servidor de ativação de serviço 206 importa dados do banco de dados de configurações 212. Em uma modalidade, o banco de dados de configurações 212 é editável através de uma interface que, em uma modalidade, é implementada como uma interface de rede 214. O banco de dados de configurações 212 pode ser utilizado para armazenar os dados de configuração, podendo armazenar os parâmetros em um esquema flexivel que pode ser estendido a outras necessidades de fornecimento de serviços (por exemplo, IM, VoIP, etc.). O servidor de ativação de serviço 206 e/ou o servidor de assinatura 210 podem ser controlados através de um administrador de UI 216. Um módulo de monitoramento 218 também pode ser usado para monitorar a funcionalidade do sistema.
Conforme indicado anteriormente, a administração das configurações do provedor de serviço pode ser realizada através da UI 216 de administrador por um administrador. O administrador pode inserir novas informações de provedor de serviços manualmente, como por exemplo, inserir manualmente os parâmetros de configuração por meio da UI 216 de administrador. Alternativamente, as os parâmetros/informações de configuração podem ser recebidos por meio de documentos ou outros blocos de dados fornecidos à UI 216 de administrador. Em ainda outra modalidade representativa, os dados de bancos de dados mestres externos (não mostrados) podem ser atualizados automaticamente, como em atualizações automáticas periódicas, programadas ou acionada por evento para o banco de dados de configurações 212. Um administrador superior, tal como um "super- administrador", pode criar contas de pessoas em determinadas regiões ou paises como tendo direitos administrativos para administrar a nova oferta de conta em uma determinada região, pais, grupo de paises, etc.
A gestão do servidor de ativação de serviço 206 e/ou de outros elementos relacionados ao servidor de ativação de serviço 206 pode também incluir testes de novas informações relacionadas ao servidor 206. Por exemplo, o servidor de ativação de serviço 206 pode incluir testes de funcionalidade quando os dados, tais como novas informações de provedor de serviços, podem ser testados, sendo que, durante esse tempo, eles podem ficar ocultos de outros dispositivos 200-202.
Uma forma representativa de realizar esses testes é o administrador ou outro usuário designado inserir uma determinada senha ou outro identificador de teste por um equipamento de mão quando o servidor de 206 solicitar, por exemplo, um nome de usuário ou outro identificador para a conta do serviço. Mais especificamente, ao testar uma nova entrada de servidor de e-mail no servidor, a entrada de provedor de e-mail pode estar ativa no servidor apenas para fins de teste, e não estar visivel a outros usuários. O testador pode primeiro escolher usar uma conta existente quando o assistente for iniciado. Quando o servidor 206 solicitar uma conta de e-mail (por exemplo, inserir endereço de e-mail e/ou outras informações sobre contas de e-mail), o testador pode entrar ou inserir a senha. Esta senha notifica o servidor 206 de que está sendo realizado um teste, e o servidor 206 permite a configuração com uma entrada de provedor de serviços no servidor, a qual está ativa apenas para testes. O testador agora insere o endereço de e-mail para a nova entrada de provedor de serviços, e testa se o e- mail funciona corretamente com o dispositivo configurado com as configurações do servidor para o novo provedor de serviços. Desta forma, o administrador ou outro testador designado pode determinar se a entrada de provedor de serviços está funcionalmente operante antes de fazer a nova entrada de provedor de serviços disponivel para todos os usuários.
Os elementos representativos da FIG. 2 permitem, coletivamente, que várias coisas aconteçam. Por exemplo, um usuário pode criar uma nova conta de e-mail e tê-la configurada para o dispositivo. Alternativamente, um usuário pode configurar o cliente de e-mail no celular para usar uma conta de e-mail existente. Pessoal de manutenção autorizado contam com permissão para criar, atualizar e modificar detalhes de operadora, tais como um endereço de servidor de saida SMTP. O pessoal de manutenção também pode contar com permissão para criar, atualizar e modificar detalhes do provedor de e-mail, tais como um endereço de servidor de entrada POP ou IMAP. O pessoal de manutenção pode também contar com permissão para importar dados de bancos de dado de configuração 212, importar e exportar dados, criar relatórios de utilização do sistema, monitorar a funcionalidade do sistema, etc.
Um caso de uso exemplificative para o sistema representativo da FIG. 2 é descrito agora. Quando um usuário abre um cliente de e-mail/aplicativo não configurado (não mostrado), uma modalidade envolve a apresentação ao usuário da opção de ativar o aplicativo. Por exemplo, isto pode ser apresentado quando da primeira tentativa de chamar o cliente de mensagens (por exemplo, aplicativo de e-mail). Alternativamente, pode haver um item de menu do tipo "criar e-mail" no cliente de mensagens. Como outro exemplo, uma UI separada pode residir no dispositivo para acessar as configurações, incluindo uma opção de "criar nova conta e- mail", "ativar cliente de e-mail" e/ou "configurar e-mail".
Ainda outro exemplo, um link em uma página da web pode apontar para o servidor de ativação de serviço para iniciar uma ativação de serviço. Os exemplos mencionados acima são apenas representativos, havendo inúmeras alternativas disponiveis para iniciar a criação de uma nova conta.
No caso em que o usuário tiver optado por criar uma nova conta, ele é apresentado (visualmente e/ou outro meio) a uma lista de provedores de e-mail, tais como quando o navegador do telefone celular recupera essa lista de um servidor de ativação de serviço 206 e/ou de um banco de dados de configuração 212. Em uma modalidade, a lista especifica apresentada depende de um ou mais parâmetros associados ao telefone celular ou usuário, tais como o pais do dispositivo, a operadora do dispositivo, o modelo do dispositivo, o idioma do dispositivo, etc. Em uma modalidade, uma pessoa no pais especifico administra a lista através de uma interface de usuário administrador (UI) 216 do servidor de ativação de serviço; por exemplo, uma conta de ativação de serviço para essa combinação de pais/operadora/idioma/dispositivo foi atribuida a esse usuário por um administrador. Uma empresa pode celebrar acordos específicos para o pais com os provedores de serviços que têm, em certos dispositivos, um canal de distribuição para as suas contas. O usuário clica em uma das opções de provedor de serviço que o leva até as páginas da web do provedor 208 para a criação de contas. Em uma modalidade, o usuário recebe uma confirmação de página da web do provedor de serviço 208 em que a conta foi criada, pelo quê o usuário pode obter um endereço de e-mail, nome de usuário e/ou outras informações apresentadas ao usuário.
De acordo com uma modalidade da invenção, um link ou outro item selecionável é fornecido ao usuário para iniciar a configuração da nova conta. Isto pode ser executado automaticamente após a seleção de um provedor de serviços. Em outra modalidade, a confirmação de página web (ou documento eletrônico similar) a partir do provedor de serviços oferece um link, como um link "Continuar". Em uma modalidade, clicar em um link faz com que tal dispositivo seja configurado automaticamente para a nova conta e, ao final deste processo de configuração, o usuário poderá ser apresentado com o menu principal do cliente de mensagens com a nova caixa de e-mail que aparece no menu. Esse link "continuar" ou outro link semelhante pode incluir todos os parâmetros necessários para configurar corretamente a conta para o dispositivo. O link aponta para o servidor de ativação de serviço, o que, em uma modalidade, é o mesmo servidor que o telefone celular acessou no inicio da sessão de ativação de serviço, a fim de obter a lista de provedores de e-mail com base nos parâmetros recebidos pelo servidor a partir do dispositivo. Em uma modalidade, o servidor de ativação de serviço 206 pode já ter recebido pelo aparelho alguns parâmetros para garantir a segurança quando o dispositivo inicialmente solicitou a lista de provedores de serviços.
Usando parâmetros do dispositivo e possivelmente do provedor de e-mail 208, o servidor de ativação de serviço cria um arquivo de configuração. Em uma modalidade, o servidor de ativação de serviço 208 solicita a que um servidor de assinatura 210 para assinar o documento. O documento assinado é recebido pelo dispositivo, a assinatura é verificada, e a configuração é concluida.
Em uma modalidade, a implementação pode ser efetuada utilizando um assistente/cliente de ativação de e-mail 200, 202 fornecido no dispositivo, servidores de e-mail (por exemplo, IMAP, POP, SMTP) e servidores web (por exemplo, fornecendo páginas da web para a criação de contas) de qualquer provedor de e-mail ao consumidor, juntamente com a fácil criação de conta e ativação de serviços. Isto torna as mensagens de e-mail simples para o usuário. Após a ativação do serviço, o cliente de e-mail do dispositivo possui os parâmetros de configuração no lugar para receber e enviar e- mails. O usuário não precisa saber nada sobre configuração, apenas precisa fornecer alguns dados de fácil compreensão, tais como nomes, senhas, etc. Para o provedor de serviços, o método é simples e fácil de implantar, já que a única coisa necessária é que algumas páginas da web permitam a ativação de serviços e atinjam potencialmente um grande número de novos clientes.
A FIG. 3A é um fluxograma de mensagens exemplificativo de uma forma em que uma conta de e-mail (ou outro serviço) pode ser criada e ativada. Visto que alguns elementos de rede da FIG. 3A correspondem aos da FIG. 2, números de referência similares foram utilizados para o cliente de ativação de serviço 200, o servidor de ativação de serviço 206, o provedor de e-mail 208 e o servidor de assinatura 210 em FIG. 3A. O exemplo da FIG. 3A pressupõe que o usuário 300 tenha tentado ativar lançar um cliente de e-mail não configurado associado ao telefone celular 302 do usuário. Ao utilizar o dispositivo móvel 302, o usuário pode criar uma nova conta e ter o dispositivo 302 configurado para usar a nova conta. Na modalidade exemplificativa da FIG. 3A, o servidor de ativação de serviço 206 e o provedor de e-mail 208 oferecem páginas HTML ao usuário 300. Como será demonstrado a seguir, a modalidade da FIG. 3A envolve o fato de o primeiro usuário interagir com o servidor de ativação de serviço 206, e depois com o provedor de e-mail 208 e depois, novamente, com o servidor de ativação de serviço 206. O usuário 300 primeiro escolhe criar uma nova conta de e-mail através do telefone 302, como demonstrado pela linha de interação 304. Em uma modalidade, o usuário ativa o assistente de ativação de serviço de e-mail (ou seja, o cliente 200) no telefone celular e inicia o processo de criação de conta. Isto pode ser ativado em qualquer forma de UI, incluindo, sem limitação, selecionar um link, selecionar um item do menu, digitar texto, etc. Um navegador da web no celular é aberto, no qual a URL inicial aponta para o servidor de ativação de serviço de e-mail 206.
Em uma modalidade, o telefone celular 302 envia um protocolo de transferência de hipertexto (HTTP) ou outra solicitação análoga 306 com vários parâmetros, tais como, por exemplo, a localização e a rede do usuário (por exemplo, MCC, MNC), o tipo do telefone celular, idioma, informações- chave, nonce, etc. Estes parâmetros são utilizados nas mensagens entre os componentes do sistema ou, em outras palavras, estes parâmetros fazem parte do espaço de nome para as interações. Entre outras coisas, alguns destes parâmetros de telefone celular (por exemplo, MCC, MNC, tipo de telefone celular, idioma) permitem que um conjunto de provedores de e-mail se restrinja a um subconjunto relevante de provedores de e-mail. Outros parâmetros (por exemplo, "keyinfo", "nonce") permitem o estabelecimento de uma confiança entre o cliente e o servidor. Em uma modalidade, o cliente 200 e/ou outro cliente de ativação de serviço adiciona os parâmetros ao URL. A Tabela 1 ilustra um parâmetro representativo estabelecido que pode ser transmitido do telefone celular 302 ao servidor de ativação de serviço 206 com a nova solicitação de serviço.
Figure img0001
Figure img0002
Figure img0003
A título de exemplo, o URL (ou outro identificador URI de recurso uniforme) chamado pode parecer com o seguinte: https://<servername>/settings/getProviderList.do?MNC=123& 5 MCC=123&Nonce=abcdefgh&keyinfo=nokl2345&deviceinfo=N90- l&action=create&sType=l O idioma do usuário pode ser determinado pelo cabeçalho "accept-language HTTP". Em resposta ao recebimento dos parâmetros, o servidor de ativação de serviço 206 identificado pelo URL (ou outros URI) obtém uma lista dos provedores de e-mail disponíveis para o usuário com base nos parâmetros. Esta lista é devolvida 308 ao telefone celular 302, onde pode ser exibida ou, de outro modo, apresentada ao usuário 300.
O conjunto de provedores de serviços a partir da qual o subgrupo/lista de provedores de serviços é obtido pode ser mantido por uma ou mais entidades. Em uma modalidade, o provedor de serviços é adicionado ao conjunto ou grupo de potenciais provedores de serviços através de uma UI administrativa, se a empresa associada assim decidir. Por exemplo, uma empresa atuando como provedor de serviços pode concluir testes, verificação, etc. do serviço e, posteriormente, notificar um administrador do grupo para adicionar o provedor de serviço ao conjunto de provedores de serviços. Em outra modalidade, uma UI da web pode ser fornecida para os provedores de serviços para que se adicionem a esse grupo de provedores de serviços. Neste caso, é dada maior responsabilidade ao provedor de serviços para garantir um funcionamento correto. Além disso, a ordem dos provedores de serviços no conjunto e/ou subconjunto/lista de provedores de serviços resultante pode ser gerida pelo administrador. Alternativamente, a ordem pode ser aleatória, por ordem alfabética, vista de rotação, etc.
Da lista apresentada de provedores de e-mail, o usuário pode então selecionar o provedor de e-mail desejado, como ilustrado na linha de interação 310. Em uma modalidade, a lista de provedores de e-mail apresentada pelo navegador do telefone 302 inclui links para a página de criação de conta de cada provedor de e-mail. Nessa modalidade, o usuário seleciona um dos links correspondentes ao provedor de e-mail 208 desejado. O URL associado a o link selecionado é enviado 312 ao provedor de e-mail 208 identificado pelo URL e inclui ainda os parâmetros de conta de e-mail. A Tabela 2 abaixo ilustra um parâmetro de conta de e-mail representativo estabelecido que pode ser transmitido a partir do telefone 302 ao provedor de e-mail 208, como ser anexado ao URL do provedor de e-mail selecionado. A solicitação pode ser efetuada de qualquer forma conhecida, tais como por meio de um pedido GET ou POST, que inclui parâmetros como os da Tabela 2 abaixo. O provedor de e-mail 208 deve armazenar os parâmetros pelo tempo que durar o processo de inscrição.
Figure img0004
Em resposta, o provedor de e-mail 208 pode fornecer um formulário web 314 do tipo "fill-in" para obter detalhes de usuário. Por conveniência, esses formulários web devem ser 15 formatados para o telefone 302 do usuário. O usuário pode fornecer detalhes 316 para criar a conta de e-mail junto ao provedor de e-mail 208. Em uma modalidade, o provedor de e- mail 208 toma as medidas adequadas para evitar a criação automática de uma conta de e-mail, como fazer o usuário reconhecer texto em uma imagem. 0 provedor de e-mail 208 também pode exigir pagamento do usuário. Estas e outras/adicionais interações 318, 320 podem ser efetuadas. Em uma modalidade, o provedor de e-mail 208 acaba criando a nova conta e fornece um link 322 ou outro item selecionável para as configurações/serviços de configuração. Em uma modalidade, o que se fornece é um link em uma página fornecida ao navegador do telefone celular 302. Para fins de discussão, presume-se que esse link seja intitulado "Ativar", o que aponta para o servidor de ativação de serviço 206. O usuário clica no link "Ativar" como demonstrado pela linha de interação 324, que, por sua vez, faz com que uma solicitação 326 seja enviada do telefone celular 302 para o servidor de ativação do serviço 206. Esta "solicitação" de URL inclui o endereço do servidor de ativação do serviço 206 e vários parâmetros. Os parâmetros podem incluir, por exemplo, os fornecidos anteriormente pelo dispositivo (por exemplo, MCC, MNC, keyinfo, Nonce, etc.). Os parâmetros podem incluir também detalhes da conta de e- mail, tais como endereço de e-mail, nome de usuário, endereço e tipo de servidor IMAP, endereço do servidor SMTP, etc. Alguns destes parâmetros poderão ser fornecidos pelo back-enddo provedor de e-mail 208, tais como o endereço de e-mail e nome de usuário. Outros destes parâmetros poderão ser fornecidos pelo telefone 302, no inicio da sessão de ativação de serviço. Em qualquer caso, parâmetros suficientes são fornecidos para o servidor de ativação de serviço 206 para permitir que o servidor de ativação de serviço 206 crie 328 o documento de configuração, também denominado documento de configuração ou documento de aprovisionamento. A Tabela 3 abaixo ilustra um conjunto de parâmetros representativo e exemplificativo que pode ser fornecido pelo provedor de e-mail 208 ao servidor de ativação do serviço 206.
Figure img0005
Figure img0006
Figure img0007
Figure img0008
Figure img0009
*"obrigatório" apenas para fins desta modalidade exemplificativa. TABELA 3
Em uma modalidade, após a criação 328 do documento de configuração, o servidor de ativação de serviço 206 o assina 330. Em uma modalidade, ele é assinado com uma chave privada no servidor de assinatura 210, e os servidor de ativação de serviço de e-mail 206 recebe 332 o documento assinado e o cliente verifica a assinatura com uma chave pública. Assim, o servidor de ativação de serviço 206 pode assinar o documento de configuração com uma chave privada, e o cliente pode verificar a assinatura com a respectiva chave pública. Isto aborda as preocupações com segurança para o usuário do dispositivo, de tal forma que o usuário não precisa ser incomodado com um potencial risco de segurança de um pacote de configuração possivelmente malicioso que chegue até o dispositivo. Por exemplo, se um pacote de configuração é hoje enviado através de SMS, o usuário deve decidir se quer salvar os dados de configuração. A modalidade do presente invenção envolvendo a assinatura do documento configuração alivia este tipo de problema para o usuário final.
Após a conclusão da verificação de assinatura opcional, as configurações são instaladas no telefone celular 302 fornecendo 334 o documento de configuração ao telefone celular 302. Quando este processo estiver concluido, a caixa de e-mail pode ser acessada imediatamente pelo telefone celular 302 acessando-se o software de cliente de e-mail. Em outra modalidade, o cliente de ativação de serviço 200 pode iniciar o cliente de e-mail com as recém-configuradas definições.
Embora o documento de configuração ou "definições" possa ser fornecido em qualquer forma desejada e fornecer qualquer informação desejada para configurar adequadamente o telefone 302 para uso com o serviço, um exemplo representativo de um documento de definições é fornecido abaixo. Este exemplo é fornecido apenas para ilustrar os parâmetros de definições e o exemplo de programação. Por exemplo, em uma modalidade, antes do fornecimento sem fio de um dispositivo móvel, o documento de configuração é convertido em um formulário binário WBXML (WAP binário XML) e um headwrapperespecial pode ser aplicada. O seguinte exemplo (Exemplo 1) representa um exemplo de código para configurar definições de acordo com uma determinada plataforma de desenvolvimento: -characteristic type="APPLICATION"> <parm name="APPID" value="143"/> <parm name="PROVIDER-ID" value="MyMail"/><parm name="NAME"value="IMAP box"/> <parm name="TO-NAPID" value="Browsing_GPRS"/> characteristic type="APPADDR"> <parm name="ADDR" value="imap.mail.com"/> <characteristic type="PORT"> <parm name="PORTNBR" value="143"/><parm name="SERVICE" value="STARTTLS"/></characteristic> characteristic type="APPAUTH"> <parm name="AAUTHNAME" value="username"/><parm name="AAUTHSECRET" value="password"/></characteristic></characteristic> EXEMPLO 1
Em uma modalidade, se o provedor de e-mail não possuir uma interface IMPA ou POP para os usuários, mas apenas uma interface web, um favorito para a página de autenticação de caixa de correspondência do servidor de e-mail pode ser configurado no navegador, em vez de se configurarem as interfaces IMAP ou POP para o cliente de e-mail.
Além de entregar o documento de configuração assinado 334 ou outro arquivo de configuração para o dispositivo, o servidor de ativação de serviço 206 pode ser usado para administrar o download do software (por exemplo, Java MIDlet) para o dispositivo. Supondo que, para efeitos de exemplo, o software é um Java MIDlet, o MIDlet pode ser descarregado a partir de outro servidor (não mostrado), o que é acionado pelo servidor de ativação de serviço 206. Isso proporciona mais comodidade para o usuário final, já que os programas informáticos relevantes podem ser obtidos em relação à configuração (e possivelmente criação) da conta de serviço.
Um exemplo de trabalho representativo envolve chamar um cliente, tais como um assistente, no dispositivo. O cliente/assistente pode ser chamado em qualquer forma desejada. Uma maneira é selecionar o assistente a partir de um menu, ou utilizar gráficos e/ou designação textual do assistente. Outra forma representativa é ter o assistente acionado automaticamente após o inicio ou a utilização de outra aplicação no dispositivo (por exemplo, aplicação de câmera, aplicação VoIP, etc.) No caso de o assistente ser acionado por um evento, o usuário pode receber uma opção para ativar a respectiva funcionalidade. O usuário pode iniciar o assistente, e gerar e/ou criar uma conta de serviço, na forma descrita aqui. Agora, com referência aas figs. 2 e 3A, os dados associados ao servidor de 206 podem incluir dados e informações relativos às definições do software necessário para permitir um trabalho de serviço através do dispositivo e para ser transferido para o dispositivo. Quando a conta foi criada e/ou configurada, o documento de configuração ou outro arquivo de configuração é criado a partir de parâmetros do servidor recebidos 206 recebidos do provedor de serviços 208 e parâmetros residentes no banco de dados 212 associado ao servidor 206. Conforme indicado anteriormente, este arquivo de configuração ou "documento de configurações" é assinado e enviado 334 ao dispositivo 302, pelo quê o dispositivo verifica a assinatura do arquivo de configuração e configura o dispositivo. Em uma modalidade, um download do software pertinente a partir de outro servidor (não mostrado) é acionado. Quando o arquivo de configuração e o software estão devidamente armazenados e processados no dispositivo 302, o usuário pode usar o serviço. 0 software pertinente pode ser administrado para o servidor de download (não mostrado) através do seu administrador de UI, podendo o endereço para o download servidor ser administrado pelo servidor de ativação de serviço, através do seu administrador 206 UI 216.
Como descrito acima, em algum momento o provedor 208 cria a conta de e-mail em resposta aos detalhes de usuário 316. Em uma modalidade, continuando ou não o usuário, em última análise, a ativar a conta, ao usuário pode ser fornecido o recurso de armazenar informações de e-mail, como o seu novo endereço de e-mail que resultou da criação da nova conta de e-mail. As informações também podem ser fornecidas desta maneira quando uma conta de e-mail existente está configurada no dispositivo, o que é descrito relativamente às figs. 5 e 6. Em qualquer caso, o endereço de e-mail do usuário e/ou outras informações associadas à criação e/ou configuração do telefone celular 302 ou outro dispositivo podem ser armazenados. As informações podem ser armazenadas localmente no telefone 302 ou em qualquer outro dispositivo, e/ou podem ser armazenadas remotamente, como com o provedor de e-mail 208.
Em um exemplo especifico, quando uma nova conta de e- mail foi criada e/ou configurado, algumas informações resultantes da criação/configuração podem ser importantes para o usuário saber. No contexto dos serviços de e-mail, a criação de uma conta de e-mail para um usuário resulta em um novo endereço de e-mail para esse usuário, que o usuário não sabe previamente. Esta informação pode ser armazenada, localmente no dispositivo do usuário, no servidor do provedor de serviços, etc.
Assim, um aspecto da invenção permite que um usuário recém-criado armazene informações de serviço localmente em seu celular ou outro dispositivo. Uma modalidade envolve armazenar essas informações no banco de dados onde as informações de contato são armazenadas de outro modo, como em um registro do banco de dados de contatos locais (por exemplo, cartão de contato, vCard, etc.) O usuário tem então uma forma conveniente de encontrar o seu próprio endereço de e-mail ou outro serviço número/endereço, além de ter uma forma conveniente para fornecer o seu endereço de e-mail para familiares, amigos, negócios colegas, conhecidos, etc. Isto é igualmente aplicável a outros serviços além de serviços de e-mail. Por exemplo, o usuário pode criar uma nova conta VoIP de uma maneira descrita anteriormente. O VoIP pode abordar igualmente ser armazenado para os contatos ou outros dados relevantes. 0 usuário pode então encaminhar o item Contatos para outros, que depois têm as informações necessárias para entrar em contato com o usuário através do seu número VoIP ou outro endereço. Assim, as informações de qualquer serviço de criação e/ou configuração podem ser localmente e/ou remotamente armazenadas para a conveniência de ambos os usuários, e outros que possam querer entrar em contato com o usuário.
A FIG. 3A ilustra uma forma em que tal registro de contato é disponibilizado para o usuário 300. Neste exemplo ilustrado, o servidor de ativação de serviço 206 cria um registro de contato 336A. Este registro de contato pode ser em uma forma conhecida compatível com um cliente de contato (não mostrado), o telefone 302 ou outro dispositivo. Por exemplo, quando são fornecidos detalhes de usuário 316, esta informação pode incluir a identificação do tipo de cliente de e-mail operável no telefone celular 302. Usando esta informação, o servidor de ativação de serviço 206 pode fornecer um registro de contato de cliente 338 específico utilizável através desse e-mail cliente. Em outras modalidades, o servidor de ativação de serviço 206 pode proporcionar um registro de contato 338 compatível com vários ou todos os clientes de e-mail (ou outro serviço). Um exemplo é um vCard, que é amplamente suportado pelos clientes de e-mail. O contato pode ser então gravar automaticamente armazenados no dispositivo 302, ou, alternativamente, uma consulta pode ser apresentada ao usuário através do dispositivo 300 a 302 para permitir ao usuário optar por guardar o registro de contato. O registro de contato pode incluir, entre outras coisas, qualquer identificador de serviço de usuário que relacione o usuário e o serviço, tais como um endereço de e-mail, número/endereço VoIP, endereço SIP, endereço de mensagens instantâneas, URL da Web, etc.
Um alternativa representativa para fornecer um registro de banco de dados totalmente novo (por exemplo, vCard) é que o registro de contato fornecido ao dispositivo 302 atualiza um registro de contato existente do banco de dados do dispositivo 302. Por exemplo, o registro de contato 338 fornecido pelo servidor de ativação de serviço 206 pode incluir informações como, por exemplo, um novo endereço de e-mail, para substituir ou aumentar um registro de contato existente para o usuário. As informações fornecidas podem ser criadas em um novo campo do registro de contato de usuário existente, ou pode substituir ou não um dominio existente de registro de contato de usuário existente. Em uma modalidade, o cliente 200 ou um cliente de contato no dispositivo 302 pode determinar se deve adicionar o registro de contato recebido como um novo registro de contato no banco de dados de contatos, ou mudar para um registro de contato existente.
A FIG. 3B é um fluxograma de mensagem exemplificativo correspondente ao da FIG. 3A em que uma conta de serviço é criada e que ilustra modalidades alternativas e representativas na qual o registro de contato pode ser criado e/ou fornecido ao usuário. Para facilidade de consulta, os números de referência utilizados na FIG. 3A são mantidos na FIG. 3B.
No exemplo da FIG. 3B, o registro de contato pode ser criado 336B no provedor de e-mail 208, ou noutro local. O provedor de e-mail 208 fica oculto para os detalhes de usuário 316 e o novo e-mail do usuário ou qualquer outro endereço de serviço e, consequentemente, pode criar o registro de contato (ou atualizar um registro de contato existente já no banco de dados de contatos do usuário). O registro de contato pode ser fornecido separadamente ao telefone 302, ou pode ser fornecido com outras informações, tais como o link para os serviços de configuração, como demonstrado na linha 322A.
Em outra modalidade representativa, o próprio telefone celular 302 pode criar o registro de contato 336C. Após receber o endereço de e-mail, um cliente local 200 (ou outro cliente) pode criar um novo registro de contato 336C e introduzir o novo endereço de e-mail. O cliente 200 pode, alternativamente ou, adicionalmente, modificar qualquer registro de contato existente que já possa estar presente no banco de dados de contato local. 0 mesmo se aplica a outros serviços, tais como contas VoIP, contas de compartilhamento de fotos, etc.
A FIG. 4, incluindo as figs. 4A-4I, ilustra uma progressão exemplificativa e representativa de tela de dispositivo/apresentações de display durante a criação e configuração de uma conta de e-mail. Como observado anteriormente, a seguinte descrição geral também pode ser aplicada à criação/configuração de outras contas. Os displays ou telas mostrados na FIG. 4 referem-se a um display/tela de um dispositivo móvel (por exemplo, telefones celulares, PDA, etc), mas a invenção é igualmente aplicável a outros tamanhos e configurações de tela.
A FIG. 4A ilustra uma tela 400A, que apresenta um menu de itens selecionáveis. Na modalidade ilustrada, um desses itens selecionáveis é o item 402 de e-mail fornecido através de um menu de mensagem representativo. Clicando ou, de outro modo, usando funções de UI para selecionar o item de e-mail 402 normalmente chama um cliente/aplicação de e-mail no dispositivo móvel. Se nenhuma conta de e-mail foi criada, a aplicação de e-mail não será capaz de comunicar mensagens de e-mail. Assim, se o cliente de e-mail não pode localizar as configurações adequadas, o usuário pode iniciar a criação e/ou configuração de uma conta de e-mail. Em uma modalidade da invenção, um cliente de ativação de serviço para estabelecer uma conta de e-mail é chamado automaticamente quando o usuário tenta chamar o cliente de e-mail a partir do item de e-mail 402. Em outras modalidades, o cliente poderá utilizar outras funções de UI (por exemplo, entrada de texto, menus, ativação por voz, etc.) para iniciar o processo de criação de uma conta de e-mail.
As sessões de ativação de serviço podem ser iniciadas de outras maneiras além da seleção de um item de menu 402. Por exemplo, uma sessão de ativação de serviço pode ser iniciada na UI do dispositivo fora do cliente de e-mail, ou através de um link em uma página web, ou de outra forma. No entanto, se a sessão de ativação de serviço é iniciada através de um link apontando para o servidor de ativação de serviço, o servidor pode não obter os parâmetros exigidos (por exemplo, keyinfo, nonce, MCC, MNC), dentro da solicitação vinda do dispositivo. Nesse caso, o servidor pode fazer uma primeira solicitação para o dispositivo para que obtenha os parâmetros necessários (por exemplo, PAOS; solicitação de SOAP inverso). O mecanismo no cliente de ativação de serviço para criar os parâmetros é, por exemplo, acionado pela solicitação do servidor. O usuário pode ter a opção de ativar ou não o cliente de e-mail no dispositivo, conforme mostrado na FIG. 4B, onde a tela 400B apresenta o usuário com a questão de querer ou não a ativação do e-mail. Se o usuário seleciona "não", não ocorre nenhuma ativação de e-mail. Se o usuário seleciona "sim", a tela do 400C da FIG. 4C é apresentada como, por exemplo, através de um programa de navegação. Isso permite ao usuário criar uma nova conta de e-mail ou ativar o cliente de e-mail com uma conta de e-mail existente. A modalidade da FIG. 4C oferece esta seleção por meio de links 404, 406. Na modalidade da FIG. 4, presume-se que nenhuma conta de e-mail tenha sido estabelecida e, portanto, que o usuário seleciona o link 404 para criar uma nova conta de e- mail. Conforme descrito anteriormente, isso resulta em uma solicitação a ser enviada a um servidor de ativação de serviços em conformidade com a invenção, onde uma lista de provedores de e-mail é fornecida de volta para o dispositivo, de onde ela pode ser apresentada conforme mostrado na tela 400D da FIG. 4D. Na modalidade ilustrada, cada um dos possivel itens da lista é apresentado sob a forma de um link selecionável. O usuário seleciona um dos provedores de e-mail (por exemplo, Provedor-3 408), que direciona o navegador do dispositivo para uma página de criação de conta do site do provedor de e-mail mostrado nas figs. 4E e 4F. Como demonstrado nestes displays 400E e 400F, o usuário poderá ser solicitado a inserir informações 410, por exemplo, através de um número de campos em uma ou mais páginas da web que o provedor de e-mail usará para criar a conta de e-mail. Em outra modalidade, o usuário poderá ser solicitado diretamente na interface do usuário a criar uma nova conta. Neste caso, 4C não seria mostrada.
Quando o usuário tiver enviado esta informação, a conta de e-mail pode ser criada, através do que o usuário pode receber uma caixa de e-mail e/ou outras funcionalidades de e-mail acessiveis através do cliente de e-mail. A tela 400G da FIG. 4G ilustra uma tela indicando a conclusão com êxito da criação de uma conta de e-mail. Em uma modalidade, o dispositivo pode neste momento ser submetido à configuração automática da conta de e-mail, tal como ao receber, via e- mail, as configurações para o cliente de e-mail do usuário. Outras modalidades também são possiveis, como a ilustrada na FIG. 4G, onde o usuário está equipado com um link selecionável 412. O provedor de e-mail pode exibir em uma página, tal como na Figura 4G, algumas informações especificas para a nova conta. Estas informações podem incluir, por exemplo, novo endereço, nome de usuário e similares, bem como aconselhamento ou outras orientações para o usuário, tais como anotar cuidadosamente ou, de outro modo, gravar o nome de usuário e o endereço de e-mail. A seleção do link 412 pelo usuário, ou atividade análoga, tal como estabelecido acima, dará inicio à ativação (ou seja, configuração) do cliente de e-mail no dispositivo do usuário. O servidor de ativação de serviço pode apresentar uma tela 400H da FIG. 4H, enquanto o dispositivo é configurado com as configurações adequadas. Uma tela (não apresentada) pode ser apresentada como, por exemplo, através de um navegador, para notificar o usuário do sucesso da ativação/configuração. Em última análise, o cliente de e- mail pode atualizar a caixa de correio, devido às novas configurações, como mostrado através da tela 4001 da FIG. 41. A FIG. 5 é um fluxograma de mensagem exemplificativo de uma forma em que uma conta de e-mail (ou outro serviço) já existente pode ser configurada ou, de outro modo, ativada para uso em um dispositivo. Como alguns elementos de rede FIG. 5 correspondem aos das Figs. 2 e 3, e para fins de coerênciaO e comparação, números de referência similares foram utilizados para o usuário 300, telefone 302, cliente de ativação de serviço 200, servidor de ativação de serviço 206, provedor de e-mail 208 e servidor de assinatura 210 na FIG. 5. O exemplo da FIG. 5 pressupõe que o usuário 300 tenha tentado abrir um cliente de e-mail (não mostrado) associado ao telefone 302 do usuário. Uma modalidade da invenção permite que o telefone 302 ou outros terminais sejam configurados para uma conta de e-mail (ou outro serviço) já existente. Na modalidade exemplificativa da FIG. 3A, o servidor de ativação de serviço 206 e o provedor de e-mail 208 servem páginas HTML para o usuário 300. Como será demonstrado a seguir, a modalidade da FIG. 5 envolve o fato de o usuário interagir com o primeiro servidor de ativação de serviço 206 e depois com o provedor de e-mail 208, e, em seguida, com o servidor de ativação de serviço 206. O usuário 300 primeiro escolhe ativar uma conta existente, como demonstrado pela linha de interação 500. O cliente de ativação de serviço de e-mail 200 ou "assistente" no telefone celular 302 inicia o processo de ativação. Um navegador da web ou outro programa de acesso do telefone celular 302 é aberto. A URL inicial aponta para o servidor de ativação de e-mail 206, e inclui vários parâmetros. Em uma modalidade, uma solicitação HTTP "GET"502 é emitida pelo cliente 200. Pelo fato de o usuário já possuir uma conta de e-mail e não precisar criar uma nova, o servidor de ativação de serviço 206 não responde com uma lista de provedores de e-mail, como no exemplo anterior. Pelo contrário, sempre que uma conta existente estiver para ser utilizada no telefone 302, o servidor de ativação de serviço 206 responde 504 com instruções e/ou uma interface de usuário para entrar no usuário do endereço de e-mail existente, que corresponde à conta de e-mail atual. Em uma modalidade, um preenchimento de formulário é fornecido pelo servidor de ativação de serviço 206 à aplicação de navegação do telefone celular 302, permitindo assim que o usuário digite 505 e transmita 506 o seu endereço de e-mail e/ou outras informações. Uma modalidade envolve fornecer um link ou outra função de UI para permitir que o usuário inicie a transferência de informações ao servidor de ativação de serviço 206, onde o link aponta para o servidor de ativação de serviço 206. O servidor de ativação de serviço 206 recebe o endereço de e-mail e reconhece 508 o provedor de e-mail do usuário com base no endereço de e-mail. Em resposta, o servidor de ativação de serviço 206 pode redirecionar 510 o usuário para a URI de ativação do provedor. Por exemplo, o servidor de ativação de serviço 206 pode emitir um comando para redirecionar HTTP para a URL de ativação do provedor de e- mail 208 associada ao endereço de e-mail existente do usuário. Parâmetros como o idioma preferido do usuário, endereço de e-mail e/ou outras informações podem ser enviados 512 ao provedor de e-mail 208. Este processo de redirecionamento do usuário para o site do provedor de e- mail 208 é transparente para o usuário. Se o reconhecimento do e-mail falhar, várias respostas podem ser efetuadas, sendo pelo menos uma delas descrita mais detalhadamente na descrição a seguir. Pressupondo que o redirecionamento para o site do provedor de e-mail de 208 foi bem-sucedido, o usuário pode opcionalmente ser autenticado no site do provedor de e-mail 208. Nessa modalidade, uma página de autenticação é fornecida a partir do provedor de e-mail para o navegador 302 do telefone 208, como demonstrado pela linha de interação 514. A página de autenticação pode incluir, por exemplo, um pedido para que o usuário digite 516 um nome de usuário, senha e/ou outras informações de autenticação. Essas informações são enviadas 518 de volta para o servidor do provedor de e-mail 208. Se o usuário 300 é autenticado, um link (ou outras informações relevantes para orientar o usuário) para as serviço de definições ou configuração é fornecido 520. Por exemplo, um link ou outro recurso de UI para ativar o e-mail no telefone 302 é apresentado ao usuário através do navegador do telefone celular. Se o usuário seleciona este recurso de link/UI como demonstrado na linha de interação 522, uma solicitação para ativar o e-mail no telefone celular 302 é feita automaticamente conforme representado na linha de interação 524. Este link inclui vários parâmetros, tais como os anteriormente fornecidos pelo dispositivo (por exemplo, com o pedido 502), bem como informações da conta de e-mail (e- mail, nome de usuário, endereço e tipo de servidor IMAP, endereço do servidor SMTP, etc.). O link solicita ao servidor de ativação do serviço 206 que configure o dispositivo com estes parâmetros. Em uma modalidade, o endereço de e-mail e o nome de usuário vêm automaticamente do back-end do provedor de e-mail 208. Isto permite uma fácil experiência para o usuário. O envio da senha é opcional, pois pode ser solicitado ao usuário, quando necessário, pela primeira vez e gravado no dispositivo de memória. Em uma modalidade, um pedido HTTP POST é utilizado em resposta ao fato de o usuário clicar no link. O navegador do telefone 302 é essencialmente transmitido de volta para o servidor de ativação serviço 206, que acaba por criar 526 o documento de aprovisionamento ou "configuração". Em uma modalidade, o servidor de ativação de serviço 206 solicita 528 a um servidor de assinatura 210 que assine o documento usando as definições, por exemplo, uma chave privada de assinatura do servidor 210. O documento assinado é devolvido 530 para o servidor de ativação de serviço 206, e, em última instância, fornecido 532 ao cliente 200, onde a assinatura pode ser verificada, utilizando, por exemplo, uma chave pública. As definições são, então, instaladas no telefone 302, e uma caixa de e- mail ou outros recursos podem ser acessados imediatamente no telefone celular 302. Estas funcionalidades de e-mail são acessadas pelo usuário 300 ao abrir o software do cliente de e-mail. Em outra modalidade, o software do cliente de e-mail é aberto automaticamente pelo cliente 200, quando tiver concluido o processo de ativação.
A FIG. 6, incluindo as figs. 6A-6G, ilustra uma progressão exemplificativa e representativa de tela de dispositivo tela/apresentações de display durante a configuração de uma conta de e-mail existente. A descrição geral seguinte também pode ser aplicada à configuração de outras contas. Os displays ou telas mostrados na FIG. 6 referem-se a um display/tela de um dispositivo móvel (por exemplo, telefones celulares, PDA, etc), mas a invenção é igualmente aplicável a outros tamanhos e configurações de tela.
Convém notar que a invenção não se limita a uma determinada seqüência mostrada na tela FIG. 6, que apenas apresenta um exemplo representativo. Por exemplo, a interface do usuário do dispositivo pode permitir contornar a página da web descrita na Figura 6C, e proceder diretamente a uma página descrita na Figura 6D. Assim, a invenção claramente não está limitada às modalidades especificas mostradas, e as telas 600A-600G representam apenas uma modalidade para facilitar a compreensão deste aspecto da invenção.
A FIG. 6A ilustra a tela 600A, que apresenta um menu de itens selecionáveis. Na modalidade ilustrada, tal item selecionado é o item de e-mail 602 fornecido através de um menu de mensagem representativo. Ao se clicar ou, de outra forma, usar funções de UI para selecionar o item de e-mail 602, em geral se chama um cliente de e-mail/aplicação no dispositivo móvel. Se o e-mail ainda não tiver sido configurado, o usuário pode optar quanto a ativar ou não o cliente de e-mail no dispositivo, como é mostrado na FIG. 6B, onde a tela 600B apresenta o usuário com a questão de saber se quer ou não ativar um e-mail. Se o usuário seleciona "não", nenhuma ativação de e-mail ocorrerá. Se o usuário seleciona "sim", a tela 600C da FIG. 6C é apresentada como, por exemplo, através de um programa de navegação. Isso permite ao usuário criar uma nova conta de e-mail ou ativar o cliente de e-mail com uma conta de e-mail existente. A modalidade da FIG. 6C prevê esta seleção por meio de ligações 604, 606. Na modalidade de FIG. 6, presume- se que uma conta de e-mail já existe, e, portanto, que o usuário selecione 606 para ativar uma ligação existente conta de e-mail.
A seleção do link 606 resulta em um pedido sendo enviado a um servidor de ativação de serviços em conformidade com a invenção, segundo o qual o servidor de ativação de serviço responde de certa maneira com que o usuário possa digitar o seu endereço de e-mail. Um exemplo é mostrado na FIG. 6D, onde a tela 600D apresenta uma forma para que o usuário possa identificar o seu endereço de e- mail para a conta de e-mail em questão. Na modalidade ilustrada, isto é realizado através de um campo de entrada de texto 608. Quando o usuário tiver a sua entrada no endereço de e-mail, o usuário pode selecionar o link "avançar" 610 (ou não enviar o endereço de e-mail inscrito), que aponta para o servidor de ativação de serviço. Conforme descrito anteriormente, o servidor de ativação de serviço reconhece o endereço de e-mail, identifica o provedor de e- mail e direciona o navegador do celular para o provedor de e-mail local.
Por motivos de privacidade, o processo pode ser concebido especialmente para omitir partes do endereço de e- mail, tais como a parte "pessoal" anterior ao caractere Neste caso, apenas a parte após o caractere "@" seria enviado ao servidor para reconhecer o provedor de serviços. Isto pode ser realizado, por exemplo, com a aplicação de elementos de UI da web do servidor de ativação de serviço como elementos de UI incorporados no dispositivo. Uma parte adequada das páginas mostradas para o usuário vem do dispositivo. Neste caso, pode-se conceber a omissão lógica de uma parte do endereço de e-mail. O provedor de serviços reconhece o usuário, por exemplo, com o nome de usuário, que é de entrada em uma página da web.
Em uma modalidade, é necessária a autenticação e o provedor de e-mail fornece uma página 600E mostrada na FIG. 6E para que o usuário digite a informação de autenticação apropriada, como um nome de usuário, senha, etc. Na modalidade ilustrada, o dispositivo é neste momento objeto de configuração automática da conta de e-mail, como o que recebe por e-mail as definições para o usuário do cliente de e-mail. O servidor de ativação de serviço pode apresentar um tela 600F da FIG. 6F, enquanto o dispositivo é configurado com as configurações adequadas. Uma tela (não apresentada) pode ser apresentada (por exemplo, através do browser) para notificar o usuário do sucesso da ativação/configuração. Em última análise, o cliente de e-mail pode atualizar a caixa de correio, devido às novas configurações, como mostrado através da tela de 600g FIG. 6G. Alternativamente, o menu ou outra interface do cliente de mensagens do usuário pode ser exibida.
Existem inúmeras variantes que podem ocorrer em ligação com a criação da conta e/ou processos de configuração. Para ativações de contas de e-mail existentes, essa variante é um e-mail quando o provedor não pode ser reconhecido com base no endereço de e-mail do usuário (vide, por exemplo, reconhecimento de provedor 508 da FIG. 5) . Se o servidor de ativação de serviço 206 não puder identificar o usuário de provedor de e-mail, uma variante é a de fornecer, em seguida, ao usuário uma interface onde o usuário possa escolher o seu provedor de e-mail, por exemplo, a partir de uma lista, inserir o seu provedor de e-mail, ou notificar o servidor de ativação de serviço 206 do provedor de e-mail do usuário. Outra variante associada à ativação de contas de e-mail existentes é a detecção de endereços de e-mail com grafia incorreta. O reconhecimento do provedor 508 pode aplicar heurísticas ou, de outra forma, determinar o provável provedor de e-mail a partir de um endereço de e-mail recebido do usuário que possa estar grafado ou ter sido digitado incorretamente. Por exemplo, se um dominio de e- mail é "abcde.com"e o usuário digitar o seu endereço de e- mail como "abcd.com,"o módulo de reconhecimento de provedor 508 pode localizar um provável termo equivalente. Nesse caso, o usuário poderá ser apresentado a uma pergunta de confirmação (por exemplo, "o seu provedor de e-mail é abcde?"). Outra variante associada à ativação de contas de e-mail existentes é quando o provedor e-mail não fornece uma página para o usuário ativar uma conta de e-mail existente (vide, por exemplo, interações de 514 FIG. 5) . Um provedor de e- mail não precisa fazer isso, e quando isso não ocorrer, o usuário só pode interagir com o serviço servidor de ativação, utilizando qualquer nome de usuário ou senha. Mais especificamente, o servidor de ativação de serviço detecta o usuário de provedor de e-mail, porque o servidor de ativação de serviço de e-mail tem a configuração do provedor de dados no local banco de dados. O servidor de ativação de serviço pode então criar uma configuração (aprovisionamento) documento e enviá-lo para o usuário. Uma vez que o nome de usuário e a senha (ou outra autenticação de dados) são desconhecidos, neste ponto, eles não estão incluidos nas documento de configuração. Nesse caso, o cliente de e-mail pode solicitar entrada do usuário e senha quando o primeiro usuário se conecta à sua caixa de correio com o cliente de e-mail. Alternativamente, o usuário pode adicionar os dados manualmente através da UI definições para o cliente e-mail.
Ainda outra variante associada à ativação de contas de e-mail existentes é o lugar onde o usuário de provedor de e- mail é desconhecido para o servidor de ativação de serviço. Isto é abordado em uma modalidade por instruir o usuário a entrar detalhes do provedor de e-mail manualmente utilizando a interface gráfica do cliente de e-mail do usuário no aparelho. O servidor de ativação de serviço administradores pode visualizar os relatórios dos provedores de e-mail desconhecido, de modo que a falta de dados podem ser adicionados à base de dados. Outra variante envolve dispositivos que incluem rede local sem fios (WLAN) ou rádios análogos. As operadoras de rede podem prestar serviço SMTP em suas redes para o envio de e-mails. A operadora pode reconhecer o envio dispositivo ligado à sua rede, por exemplo, celular ou ADSL. A autenticação não é necessária para evitar a utilização indevida do mecanismo SMTP quando o dispositivo é reconhecido dentro da rede. Mas, se o dispositivo é conectado através de uma rede em que a operadora não reconhece o remetente, por exemplo, WLAN, o envio de e-mail pode não ser possivel através do serviço SMTP, porque a rede da operadora considera que o pedido proveniente de fora da rede da operadora, como, por exemplo, a rede celular, e não é capaz de reconhecer o dispositivo que solicita o envio da mensagem. O provedor de serviços do endereço SMTP pode ser configurado para o dispositivo. Neste caso, uma autenticação, por exemplo, com um nome de usuário e senha é necessária. Se desejado, o nome de usuário e a senha podem ser as mesmas que para o acesso através da caixa de entrada IMAP ou POP. Em alguns das operadoras de redes celulares uma externos serviço SMTP pode não funcionar. Por isso, nas redes de telefones celulares estas operadoras podem ser configurados com os endereço SMTP das operadoras, em que tais dispositivos podem não funcionar para o envio de e-mail sobre a WLAN. Uma modalidade da invenção implica dotar múltiplos (por exemplo, duas) configurações para o dispositivo, como uma configuração de GPRS e um para WLAN. As múltiplas configurações SMTP, por exemplo, podem ser associados ao acesso a múltiplos pontos (por exemplo, celulares GPRS APN, ou WLAN) podem utilizar o e-mail, por exemplo, SMTP para uma configuração ponto de acesso GPRS e outra para uma WLAN APN. A aplicação de e-mail usa um desses, dependendo do tráfego de rede ocorre. Alternativamente, o operadora SMTP pode utilizar um nome de usuário e senha para autenticar o usuário, quando fora do operadora rede GPRS.
Acima, alguns elementos de UI foram descritos com base em páginas da web no servidor de ativação de serviço como um exemplo. Alternativamente, os elementos da interface do usuário descritos como páginas da rede no servidor de Ativação de Serviço podem ser implementados para serem elementos de UI no dispositivo móvel. Por exemplo, o servidor de ativação de serviço pode não conter quaisquer elementos da interface do usuário para ser localizado e mantido. Nesse caso, o cliente e o servidor se comunicam com a lógica descrita, mas o dispositivo móvel cuida de todos os elementos da interface do usuário.
Entre outras coisas, a invenção liberta o usuário da outra tarefa tediosa de obter e-mail ou qualquer outro serviço de definições corretas quando se inicia um novo serviço de e-mail ou configura um serviço de e-mail existente para um novo dispositivo. Por exemplo, se um usuário final não possui qualquer conta de e-mail criada que possa usar no novo dispositivo (por exemplo, telefones celulares), é muitas vezes confuso e complexo para os usuários saber quais serviços estão disponíveis, como estabelecer uma conta com um provedor de serviços desejados e como configurar o dispositivo para utilizar o serviço. Isto é verdade para os vários tipos de serviços, como provedores e-mail, aplicações voice-over-internet Protocol (VoIP), meios de comunicação e compartilhamento de aplicações multimidia, etc. A presente invenção resolve estas e outras deficiências da técnica anterior.
As referidas modalidades geralmente se referem ao estabelecimento e/ou configuração de uma conta de e-mail em um dispositivo. Conforme indicado anteriormente, a presente invenção é igualmente aplicável a outros tipos de serviço. A FIG. 7 é um fluxograma geral ilustrando uma maneira exemplificativa pela qual um dispositivo (por exemplo, telefones celulares, PDA, etc) pode estabelecer uma conta de serviço para qualquer tipo de serviço. Parâmetros associados ao dispositivo são transmitidos 700. FIG. 8, item 800 descreve alguns exemplos representativos de tais parâmetros, que podem incluir o pais de origem de funcionamento do dispositivo, a operadora de rede do dispositivo, a linguagem do dispositivo, o dispositivo modelo e/ou outros parâmetros. Conforme descrito anteriormente, estes parâmetros podem ser transmitidos 700 do dispositivo para o serviço de servidor de ativação através de um comando, mensagem ou qualquer outra forma. Em uma modalidade, o pedido é transmitido através de uma solicitação HTTP 700. O dispositivo recebe uma lista de 702 provedores de serviços, quando esta lista é derivada de um conjunto de provedores de serviços utilizando os parâmetros. Referindo- se novamente à FIG. 8, os parâmetros de entrada do 800 são aplicados a um conjunto de 802 provedores de serviços, tais como, por comparação com os parâmetros 800 atributos de cada um dos provedores associados ao provedor conjunto 802. Os provedores que correspondem ou não aos parâmetros formam o grupo de provedores de serviços disponíveis para o dispositivo específico. Este subconjunto de provedores de serviços é apresentado como o provedor lista 804. Note-se que o termo "lista" não pretende sugerir qualquer forma especifica ou ordem dos provedores, mas é amplamente utilizado para sugerir identificação de cada um dos provedores que correspondem aos parâmetros de entrada do 800. O dispositivo facilita ao usuário selecionar o provedor de serviços da lista, como mostrado no bloco 704. Este seleção pelo usuário pode estar disponivel em qualquer uma ou várias formas, tais como uma interface gráfica do usuário (GUI), o entrada de texto, comando de voz, etc. A comunicação com o provedor de serviços selecionado é então facilitada 706, a fim de criar uma conta de serviço junto ao provedor de selecionado. Por exemplo, o servidor de ativação de serviço pode fornecer um link ou, de outro modo, notificar o dispositivo da rede do endereço do provedor de serviços selecionado, permitindo assim que o dispositivo seja automaticamente direcionado para o provedor de serviços selecionado para o site de criação da conta.
A FIG. 7 também ilustra a possibilidade de o dispositivo receber um registro de contato 708. Conforme descrito anteriormente, uma modalidade envolve criar um registro de contato (por exemplo, vCard ou análogos), utilizando, pelo menos, informações obtidas pelo processo de criação de serviços. Por exemplo, o registro de contato pode incluir o nome do usuário e o endereço de e-mail no caso de o provedor de serviços de e-mail ser um provedor de serviços que criou uma nova conta de e-mail. Diversas modalidades implicam automaticamente armazenar o registro de contato no dispositivo, e desde que o usuário com uma opção para armazenar um registro de contato (e/ou atualizar um ou mais registros de contato existentes) através da interface de usuário do dispositivo. Outras informações podem ser incluídas com o registro de contato, o que pode basear-se nos parâmetros associados ao dispositivo e/ou outras informações transmitidas para o provedor de serviços. Por exemplo, se o usuário incluiu informações de residência ou endereço comercial em conexão com a criação da conta, essas informações podem também ser incluídas no registro de contato. Além disso, o registro de contato pode ser obtido a partir do servidor de ativação de serviço ou provedor de serviços, ou, alternativamente, podem ser criados por um cliente residente no dispositivo do usuário em resposta a receber o novo serviço de informação.
A FIG. 9 é um diagrama que, de modo geral, ilustra uma maneira exemplificativa pela qual um servidor (por exemplo, servidor de ativação de serviço) ou outros elementos de rede podem direcionar a criação de uma conta de serviço e, opcionalmente, configurar o dispositivo para uso com a conta de serviço. Os primeiros parâmetros associados ao dispositivo que são recebidos 900 no servidor de ativação de serviço. Estes primeiros parâmetros podem incluir, por exemplo, os identificados no item 800 da FIG. 8. Usando um ou mais dos primeiros parâmetros, o servidor obtém uma lista 902 de provedores de serviços de um conjunto de provedores de serviços, e esta lista é colocada à disposição do dispositivo, tal como mostrado no bloco 904. Por exemplo, a lista pode ser transmitida a partir do servidor para o serviço de ativação do dispositivo, a lista pode ser disponibilizada em uma página web acessível do servidor de ativação de serviço, etc. Segundos parâmetros são recebidos 906 no servidor de ativação de serviço. Estes segundos parâmetros são associados a uma conta de serviço estabelecida entre o dispositivo e uma selecionada e listada pelo dispositivo dos provedores de serviços. Em outras palavras, é criada uma conta de serviço para o dispositivo junto ao provedor de serviços selecionado a partir da lista, e pelo menos alguns do segundo parâmetros são associados a esse serviço de conta recém-criado. Usando o primeiro e o segundo parâmetros, o servidor de ativação de serviço pode criar 908 configuração de dados, e tornar essa configuração de dados disponivel para o dispositivo. Desta forma, o dispositivo pode armazenar dados de configuração ou não ser configurado pela configuração de dados para uso com o serviço particular conta. Outra opção para o servidor é a de criar um registro de contato a partir de informações resultantes da criação da conta de serviço, e fazer com que este registro de contato à disposição do dispositivo, tal como mostrado no bloco 910.
Como anteriormente observado, algumas modalidades da invenção não envolvem a criação de uma nova conta de serviço, mas sim a criação de um documento de configuração para configurar um dispositivo para funcionar com uma conta de serviço existente. As Figs. 10 e 11 são fluxogramas ilustrando modalidades representativas para configurar um dispositivo para funcionar com uma conta de serviço existente. Deve ser reconhecido que as figs. 10 e 11 também se aplicam ao serviço de outras contas além de contas de e- mail.
Mais especificamente, a FIG. 10 é um diagrama que ilustra uma maneira representativa em que um dispositivo (por exemplo, telefones celulares, PDA, etc) pode afetar a sua configuração para uso com uma conta de e-mail existente. Um endereço de e-mail associado a uma conta de e-mail existente é fornecido 1000. Por exemplo, um telefone celular pode transmitir um endereço de e-mail para servidor de ativação de serviço, ou digitar um endereço de e-mail através de um site do servidor de ativação de serviço, etc. O endereço de e-mail fornecido representa um endereço de e- mail já existente, a partir de uma conta de e-mail. Em resposta a fornecer essas informações, o dispositivo recebe finalmente 1002 os dados de configuração associados a um provedor de e-mail identificado pelo endereço de e-mail. O dispositivo está configurado 1004 para operar com o e-mail recebido configuração usando o provedor de dados.
Importa igualmente notar que o dispositivo pode ainda receber um contato a partir do servidor de registro relativamente ao usuário e o endereço de e-mail correspondente. Em uma modalidade, o usuário pode ou não ser perguntado se, de fato, quer guardar um registro de contato novo criado utilizando o endereço e-mail (ou outro serviço) existente do usuário. Em alguns casos, o usuário já terá um registro de contato pessoal e pode não precisar armazenar esse registro de contato. O usuário pode, por meio de sua interface do usuário no dispositivo, escolher ignorar a recepção de qualquer registro de contato para modalidades em que um registro de contato é disponibilizado para o usuário.
A FIG. 11 é um diagrama que ilustra um maneira representativa na qual um servidor (por exemplo, servidor de ativação de serviço) ou outros elementos de rede pode ajudar na configuração de um dispositivo em que uma conta de e-mail já existe para o dispositivo do usuário. Um endereço de e- mail associado a uma conta de e-mail existente é recebido pelo servidor 1100. Um provedor de e-mail correspondente ao endereço de e-mail é identificado 1102. Um documento de configuração capaz de configurar o dispositivo para uso com a atual conta de e-mail é criado 1104, e o documento de configuração 1106 é então transmitido para o dispositivo, de modo que o dispositivo possa efetuar a configuração. Mais uma vez, em algumas modalidades, o servidor pode também fornecer um registro de contato que inclui, pelo menos, algumas informações relacionadas à conta existente do usuário. Em uma modalidade, o servidor fornece ao usuário uma opção de o mesmo querer ou não guardar um registro de contato.
Inúmeras variações e opções resultam em numerosas modalidades da invenção. Uma modalidade envolve a capacidade do usuário de escolher se uma nova conta de serviço é desejada, ou se um serviço já existente deve ser utilizado. A FIG. 12 é um diagrama que ilustra outra modalidade de um método que envolve esta escolha por parte do usuário. Mais uma vez, embora a FIG. 12 seja descrita em termos de uma conta de e-mail, é igualmente aplicável ao serviço de outras contas. O usuário tenta abrir/ativar 1200 uma aplicação de e- mail não configurada no dispositivo. Se a aplicação de e- mail já estiver configurada como determinado no bloco de decisão 1202, o dispositivo pode acessar a sua caixa de e- mail (por exemplo, Caixa de entrada), como mostrado no bloco 1232. Se o aplicativo ainda não estiver configurado, o usuário poderá então receber um prompt ou outra sugestão para ativar e-mail como se constata no bloco 1204. Se o usuário optar por ativar a conta de e-mail não configurada, novas medidas dependem de uma conta de e-mail existente ser ou não utilizada, ou se uma nova conta de e-mail deve ser criada. Se não houver nenhuma conta existente, uma lista dos possiveis provedores de e-mail é apresentada 1208, a qual se baseia em parâmetros fornecidos pelo dispositivo para o servidor de ativação de serviço. O usuário seleciona 1210 o provedor desejado dessa lista. Em uma modalidade, cada um dos provedores da lista está associado a um URL ou outras endereços respectivos, e a seleção de um provedor de serviços da lista que pode fazer com que o dispositivo siga para a criação da conta para o site de seleção do provedor, como mostrado no bloco 1212. A conta é criada 1214 no servidor de ativação de serviço, que, por sua vez, fornece um link para 1220 o dispositivo que aponta para o servidor de ativação de serviço. Parâmetros adicionais são fornecidos para o servidor de ativação de serviço 1222, que, em última instância, gera o documento de configuração 1224, fornecendo-o ao dispositivo. Em uma modalidade, o documento de configuração é assinado 1226 antes de ser fornecido para o dispositivo. O dispositivo é então configurado 1228 usando o documento de configuração. Se o documento for assinado, a assinatura é verificada 1230 antes de configurar o dispositivo. O dispositivo pode apresentar a sua caixa de e- mail ou executar outras funções associadas ao cliente de e- mail recém-configurado.
Se houver uma conta existente, conforme determinado na bloco de decisão 1206, o usuário fornece 1216 o seu endereço de e-mail através do servidor de ativação de serviço. Em resposta, o servidor de ativação de serviço identifica 1218 o e-mail fornecido com baseado no endereço de e-mail, e as funções associadas aos itens 1220-1232 podem então ser realizadas.
Um sistema representativo em que a presente invenção pode ser executada ou, de outra forma, utilizada, é ilustrado na FIG. 13. O dispositivo de comunicação 1300A representa qualquer dispositivo de comunicação capaz de executar as funções de dispositivo/telefone celular anteriormente descritas. Na modalidade ilustrada, o dispositivo 1300A representa um dispositivo móvel capaz de comunicar através do ar (OTA) com redes sem fios e/ou capaz de comunicar através de redes com fio. A titulo de exemplo, sem limitação, o dispositivo inclui 1300A telefones celulares (incluindo smartphones)1302, assistentes digitais pessoais 1304, dispositivos computacionais 1306, rede e outros terminais 1308.
O terminal representativo 1300A utiliza sistemas de computação para controlar e gerenciar a atividade do dispositivo convencional, bem como a funcionalidade do dispositivo fornecida pela presente invenção. Por exemplo, o terminal sem fio representativo 1300B inclui um uma unidade de processamento/controle 1310, como um microprocessador, computador com conjunto reduzido de instruções (RISC), ou outro módulo central de processamento. A unidade de processamento 1310 não precisa ser um único dispositivo, e pode incluir um ou mais processadores. Por exemplo, o a unidade de processamento pode incluir um processador mestre e um ou mais processadores escravo acoplado acoplados para se comunicarem com o processador mestre.
A unidade de processamento 1310 controla as funções básicas do terminal 1300B como ditado por programas disponíveis no armazenamento/memória de programa 1312. O armazenamento/memória 1312 pode incluir um sistema operacional e vários módulos de dados e programa associados à presente invenção. Em uma modalidade da invenção, os programas são armazenados em Memória Somente de Leitura Programável Apagável Eletricamente Não Volátil (EEPROM), flash ROM, etc, para que os programas não sejam perdidos após o terminal ser desligado. O armazenamento 1312 também pode incluir um ou mais dos outros tipos de memória só de leitura (ROM) e programável e/ou apagáveis ROM, memória de acesso aleatório (RAM), módulo de interface de assinante (SIM), módulo de interface sem fio (WIM), smart card,ou outro dispositivo/mídia de memória fixa ou removível. Os programas também podem ser fornecidos através de outros meios de comunicação 1313, tais como disquetes, CD-ROM, DVD, ou similares, que são lidos pelas interfaces adequadas e/ou unidade de mídia 1314. O software adequado para a realização de operações em terminais de acordo com a presente invenção também pode ser transmitido ao terminal 1300B via sinais dados, tais como ser transferido eletronicamente através de uma ou mais redes, como a rede de informação 1315 ou outros dados de redes, e uma rede sem fio intermediária 1316 no caso de o terminal 1300A/1300B ser um dispositivo sem fio, como um telefone celular.
Para executar outras funções de terminal padrão, o processador de 1310 também está acoplado à entrada da interface de usuário 1318 associada ao terminal 1300B. A entrada de interface de usuário 1318 pode incluir, por exemplo, um teclado, função botões, joystick, mecanismo deslizante (por exemplo, o mouse com trackball), touch pad/tela sensível, ou outro mecanismo de entrada do usuário (não mostrados).
Uma interface de usuário (UI) 1320 pode ser fornecida, o que permite que o usuário do terminal 1300A/B perceba as informações pela visão, pela audição, pelo tato, etc. Por exemplo, um ou mais dispositivos de visualização 1320A podem ser associados ao terminal 1300B. 0 display 1320A pode exibir páginas da web, imagens, video, texto, links e outras informações. Um alto-falante 1320B pode ser fornecido para as instruções sonoras ou outras informações. Outros mecanismos de interface de usuário (UI) também podem ser fornecidos, como tátil 1320C ou outro feedback. As informações relacionadas à presente invenção podem ser fornecidas por qualquer tipo de apresentação perceptível pelo usuário.
O dispositivo móvel exemplificativo 1300B da FIG. 13 também inclui circuitos convencionais para a realização de transmissões sem fio pela rede sem fio 1316. O DSP 1322 pode ser empregado para executar uma variedade de funções, incluindo conversão analógico-para-digital (A/D), conversão digital-para-analógico (D/A), codificação de fala/decodificação, criptografia/descriptografia, detecção de erro e correção, tradução de bit stream, filtragem, etc. O transceptor 1324 inclui pelo menos um transmissor e receptor, transmitindo e recebendo, assim, sinais de rádio de entrada e de saida, geralmente por meio de uma antena 1326. Quando o dispositivo 1300B é um dispositivo não-móvel ou móvel, pode incluir um transceptor (T) 1327 para permitir que outros tipos de comunicação sem fio ou fixas com redes como a internet. Por exemplo, o dispositivo 1300B pode comunicar-se através de uma rede de proximidade (por exemplo, IEEE 802.11 ou outras redes locais sem fio), que é então acoplado a uma rede fixa 1315 como a internet. As redes peer-to-peer também podem ser empregadas. Além disso, uma conexão fisica pode incluir, por exemplo, uma conexão ethernet para uma rede como a internet. Estas e outras formas de comunicação, em última instância, entre o dispositivo 1300A/B e 1350 o servidor podem ser executadas.
Em uma modalidade, o armazenamento/memória 1312 armazena os vários programas de cliente e os dados utilizados em conexão com a presente invenção. Por exemplo, o armazenamento/memória 1312 inclui armazenamento para armazenar os clientes/aplicações como o navegador 1330, e o cliente de serviço 1331, como um cliente de e-mail, cliente de compartilhamento de fotos, cliente VoIP, etc. Também é incluido o cliente de ativação de serviço 1332, também referidos aqui como o assistente de ativação de serviço, que geralmente corresponde ao cliente 200 dos números anteriores. O armazenamento 1312 podem também incluir outros módulos, como um módulo de geração de nonce 1333 e um módulo de verificação de assinatura 1334. Um módulo de instalação de configurações 1335, que pode ser integral ou distinto do cliente de ativação de serviço 1332, é fornecido para permitir que o dispositivo 1300B seja configurado com o documento de configuração recebido.
Deve ser reconhecido que os módulos 1330-1335 podem ser módulos separados acionáveis em ligação com o processador 1310, ser um módulo único que realiza cada uma destas funções, ou pode incluir uma pluralidade de tais módulos desempenhando diversas funções. Em outras palavras, embora os módulos sejam apresentados como módulos de múltiplo software/firmware, eles podem ou não residir no mesmo software/firmware. Também deveria ser reconhecido que uma ou mais destas funções pode ser realizada utilizando hardware. Por exemplo, uma função 'comparar' pode ser realizada através da comparação do conteúdo dos registros de hardware ou outros locais de memória utilizando funções de comparação de hardware. Estes módulos de cliente e dados são representativos dos tipos de dados e módulos funcionais que podem ser associados a um terminal de acordo com a invenção, e não se destinam a representar uma lista exaustiva. Além disso, outras funções não especificamente mostradas podem ser executadas pelo processador 1310.
A FIG. 13 também descreve um sistema de computação 1350 representativo acionável na rede. Um ou mais desses sistemas 1350 podem estar disponíveis através de uma rede, como rede celular 1316 e/ou fixa 1315. Em uma modalidade, o sistema de computação 1350 representa o servidor de ativação de serviço como descrito anteriormente. O sistema servidor 1350 pode ser um único sistema ou um sistema distribuído. O sistema/servidor de computação 1350 ilustrado inclui um dispositivo de processamento 1352, que pode ser acoplado ao armazenamento/memória 1354. O processador 1352 realiza uma variedade de funções computacionais padrão, como se conhecem na técnica, como ditado pelas instruções do software e/ou firmware. O armazenamento/memória 1354 pode representar firmware, midia de armazenamento e/ou memória. O processador 1352 pode se comunicar com outros componentes internos e externos através de circuitos de entrada/saida (1/0) 1356. 0 sistema de computação 1350 pode também incluir drives de midia 1358, tais como unidades de disco rigido e disquetes, CD-ROM, DVD, 1360 e outros meios de comunicação capazes de ler e/ou armazenar informações. Em uma modalidade, o software para a realização das operações do sistema de computação 1350, em conformidade com a presente invenção, pode ser armazenado e distribuído em CD-ROM, disquete, suporte magnético, memória removível, ou outra forma de midia capaz de armazenar informação de maneira portátil, representada pelos dispositivos de midia 1360. Esse software também pode ser transmitido ao sistema de 1350, através de sinais de dados, tais como ser transferido eletronicamente através de uma rede como a rede de informação 1315, LAN (Local Area Network.) (não mostrada), rede wireless 1316 e/ou qualquer combinação dos mesmos.
De acordo com uma modalidade da invenção, o armazenamento/memória 1354 e/ou os dispositivos de midia 1360 armazenam os vários programas e os dados utilizados em conexão com a presente invenção. Por exemplo, o servidor de ativação de serviço único ou distribuído 1350 inclui um servidor de aplicação ou cliente mostrado como módulo de geração de lista do provedor de serviço 1380 que gera a lista de provedores de serviços disponíveis a partir do conjunto de provedores de serviços, com base nos parâmetros fornecidos pelo dispositivo 1300B. O módulo de criação de documento de configuração 1381 cria o documento de configuração com base nos parâmetros fornecidos pelo dispositivo 1300B e pelo provedor de serviços (não mostrados) ou por apenas um deles. O módulo de identificação de provedor de serviços 1382 é usado para identificar um provedor de serviços (por exemplo, provedor de e-mail), dadas algumas informações, tais como um endereço de e-mail. O módulo de criação de registro de contato 1384 pode ser usado para criar um registro de contato, como um vCard, com base em um serviço de identificador de usuário resultante da criação de um novo serviço ou conhecido como um resultado de gerar informações de configuração para o dispositivo 1300A. O sistema de computação 1350 ilustrado também inclui circuito DSP 1366 e pelo menos um transceptor 1368 (que se destina a referir-se também a componentes transmissores/receptores discretos). Embora o servidor de 1350 possa se comunicar com a rede de dados através de conexões fixas 1315, o servidor pode ser também/em vez disso equipado com transceptores 1368 para se comunicar com redes sem fio 1316 em que uma antena 1370 pode ser utilizada.
Hardware, firmware, software ou uma combinação destes produtos podem ser utilizados para executar as funções e operações em conformidade com a invenção. Usando a especificação precedente, algumas modalidades da invenção podem ser implementadas como uma máquina, processo, ou artigo de fabricação, utilizando padrões de programação e/ou técnicas de engenharia para a produção de software de programação, firmware, hardware ou qualquer combinação dos mesmos. Qualquer programa resultante, tendo código de programa que podem ser lidos em computador, pode ser incorporado dentro de uma ou mais midias utilizáveis em computador, como dispositivos de memória ou dispositivos transmissores, fazendo assim uma midia de produto de programa de computador legivel no mesmo, ou outros artigos de fabrico de acordo com a invenção. Como tal, os termos "midia de leitura em computador", "produto de programa de computador", ou outros termos análogos são destinadas a abranger um programa de computador existente de forma permanente ou temporariamente, ou em qualquer midia de computador utilizável transitoriamente, como em qualquer dispositivo de memória ou na transmissão de qualquer dispositivo. Por exemplo, uma modalidade da invenção inclui uma midia de leitura em computador com instruções nela armazenadas que são executáveis por um sistema de computação para criar uma conta de serviço capaz de ser utilizada por uma dispositivo de comunicação. As instruções permitem a identificação de um ou mais parâmetros de dispositivo que devem ser transmitidos, e facilitam a apresentação de uma lista de um ou mais provedores de serviços, onde a lista é derivada, utilizando um ou mais dos parâmetros, a partir de um conjunto de provedores de serviços. As instruções facilitam ainda a escolha pelo usuário de ao menos um dos provedores de serviços da lista, e permitem a comunicação com o provedor de serviços selecionado para criar uma conta de serviço junto ao provedor de serviços selecionado a partir da descrição fornecida aqui.
A partir da descrição acima, aqueles versados na técnica são facilmente capazes de combinar o software criado da maneira descrita com hardware de computador apropriado de finalidade geral ou especial, a fim de criar um sistema de computação e/ou subcomponentes de computação que contemplem a invenção, além de criar um sistema de computação e/ou subcomponentes de computação para a realização do método da invenção.
A descrição anterior da modalidade exemplificativa da invenção foi apresentada para ilustração e descrição. Não pretende ser exaustiva ou limitar a invenção à forma exata divulgada. Muitas modificações e variações são possiveis em função do ensinamento exposto. O âmbito de aplicação da invenção não se limita a esta descrição pormenorizada, mas, é determinado pelas reivindicações em anexo.

Claims (11)

1. Método, caracterizado pelo fato de compreender: transmissão (700) de um ou mais parâmetros associados a um dispositivo (100); recepção (702) de uma lista de um ou mais provedores de serviço no dispositivo, em que a lista é derivada através do uso de um ou mais dos parâmetros, a partir de um conjunto de provedores de serviço; facilitação (704) da seleção do usuário de pelo menos um dos provedores de serviço na lista; e facilitação (706) da comunicação entre o dispositivo e o provedor de serviço selecionado para criar uma conta de serviço no provedor de serviço selecionado,
2. Método, de acordo com a reivindicação 1, caracterizado pelo fato de ainda compreender a apresentação de uma opção selecionável para criar uma nova conta de serviço.
3. Método, de acordo com qualquer uma das reivindicações 1 ou 2, caracterizado pelo fato de que a transmissão de um ou mais parâmetros associados ao dispositivo compreende a transmissão automática dos parâmetros com uma solicitação para criar a conta de serviço em resposta a uma tentativa de invocar um cliente ainda não configurado para uso com um provedor de serviço.
4. Método, caracterizado pelo fato de compreender: recepção (900) de um ou mais primeiros parâmetros associados a um dispositivo (100); derivação (902) de uma lista de um ou mais provedores de serviço a partir de um conjunto de provedores de serviço através do uso de um ou mais dos primeiros parâmetros; fornecimento (904) da lista ao dispositivo; recepção (906) de segundos parâmetros associados a uma conta de serviço estabelecida entre o dispositivo (100) e um dos provedores de serviço da lista selecionados por dispositivo; e criação (908) de dados de configuração com base nos primeiros e segundos parâmetros e fornecimento dos dados de configuração ao dispositivo.
5. Método, de acordo com a reivindicação 4, caracterizado pelo fato de a derivação de uma lista de um ou mais provedores de serviço compreender a comparação dos primeiros parâmetros ao conjunto de provedores de serviço e a criação da lista com base nesses provedores de serviço que correspondem aos primeiros parâmetros.
6. Método, de acordo com a reivindicação 4 ou 5, caracterizado pelo fato de ainda compreender a criação de um registro de contato que inclui pelo menos um identificador de serviço de usuário que corresponde à conta de serviço estabelecida e o fornecimento (910) do registro de contato ao dispositivo.
7. Método, de acordo com qualquer uma das reivindicações 4, 5 ou 6, caracterizado pelo fato de ainda compreender a invocação de um modo de teste em resposta à recepção de um identificador de teste, a ocultação do provedor de serviço que é testado da lista derivada e o teste para o estabelecimento de serviço apropriado.
8. Dispositivo de comunicação (100), caracterizado pelo fato de compreender: um transmissor configurado para transmitir (700) um ou mais parâmetros associados ao dispositivo em que o um ou mais parâmetros habilitam uma lista de provedores de serviço a ser derivada; um receptor configurado (702) para receber uma lista de provedores de serviço derivada através do uso do um ou mais parâmetros transmitidos; uma interface de usuário configurada para facilitar (704) a seleção do usuário de pelo menos um dos provedores de serviço na lista; e um processador configurado para reconhecer a seleção de pelo menos um dos provedores de serviço na lista, e para facilitar (706) a criação de uma conta de serviço no provedor de serviço selecionado.
9. Dispositivo de comunicação (100), de acordo com a reivindicação 8, caracterizado pelo fato de o processador ser configurado para reconhecer uma tentativa de invocar um módulo de cliente não configurado, e em resposta isso, direcionar o transmissor para transmitir para transmitir automaticamente o um ou mais parâmetros associados ao dispositivo (100).
10. Elemento de rede, caracterizado pelo fato de compreender: um receptor configurado para receber (900) um ou mais primeiros parâmetros associados a um dispositivo (100); um processador configurado para derivar (902) uma lista de um ou mais provedores de serviço a partir de um conjunto de provedores de serviço por meio do uso de um ou mais dos primeiros parâmetros; um transmissor configurado para fornecer (904) a lista ao dispositivo (100); em que o receptor é configurado ainda para receber (906) segundos parâmetros associados a uma conta de serviço estabelecida entre o dispositivo e um dos provedores de serviço selecionados a partir da lista, e em que o processador é configurado ainda para criar (908) dados de configuração para o dispositivo com base nos primeiros e segundos parâmetros.
11. Sistema, caracterizado pelo fato de compreender: um dispositivo de comunicação (100) e um elemento de rede em que o dispositivo de comunicação (100) compreende: um transmissor configurado para transmitir (700) um ou mais parâmetros associados ao dispositivo em que os parâmetros habilitam uma lista de provedores de serviço a ser derivada; um receptor configurado para receber (702) uma lista de provedores de serviço derivados através do uso do um ou mais parâmetros transmitidos; uma interface de usuário configurada para facilitar (704) a seleção do usuário de pelo menos um dos provedores de serviço na lista; e um processador configurado para reconhecer a seleção de pelo menos um dos provedores de serviço na lista, e para facilitar (706) a criação de uma conta de serviço no provedor de serviço selecionado e o elemento de rede compreende: um receptor configurado para receber (900) um ou mais primeiros parâmetros associados a um dispositivo; um processador configurado para derivar (902) uma lista de um ou mais provedores de serviço de um conjunto de provedores de serviço através do uso de um ou mais dos primeiros parâmetros; um transmissor configurado para fornecer (904) a lista ao dispositivo; em que o receptor é configurado ainda para receber (906) segundos parâmetros associados a uma conta de serviço estabelecida entre o dispositivo e um dos provedores de serviço selecionados a partir da lista, e em que o processador é configurado ainda para criar (908) dados de configuração para o dispositivo com base nos primeiros e segundos parâmetros.
BRPI0717615-5A 2006-10-24 2007-10-24 métodos, dispositivo de comunicação, elemento de rede e sistema BRPI0717615B1 (pt)

Applications Claiming Priority (3)

Application Number Priority Date Filing Date Title
US11/585,780 US20080096507A1 (en) 2006-10-24 2006-10-24 System, apparatus and method for creating service accounts and configuring devices for use therewith
US11/585.780 2006-10-24
PCT/IB2007/054311 WO2008050296A2 (en) 2006-10-24 2007-10-24 Apparatus and method for creating service accounts and configuring devices

Publications (3)

Publication Number Publication Date
BRPI0717615A2 BRPI0717615A2 (pt) 2014-01-21
BRPI0717615A8 BRPI0717615A8 (pt) 2016-04-19
BRPI0717615B1 true BRPI0717615B1 (pt) 2020-11-17

Family

ID=39259640

Family Applications (1)

Application Number Title Priority Date Filing Date
BRPI0717615-5A BRPI0717615B1 (pt) 2006-10-24 2007-10-24 métodos, dispositivo de comunicação, elemento de rede e sistema

Country Status (13)

Country Link
US (2) US20080096507A1 (pt)
EP (1) EP2077013B1 (pt)
JP (1) JP4984097B2 (pt)
KR (1) KR101081297B1 (pt)
CN (2) CN101529832A (pt)
BR (1) BRPI0717615B1 (pt)
CA (1) CA2665020C (pt)
ES (1) ES2392887T3 (pt)
IL (1) IL198337A0 (pt)
PL (1) PL2077013T3 (pt)
RU (1) RU2426252C2 (pt)
TW (1) TWI445387B (pt)
WO (1) WO2008050296A2 (pt)

Families Citing this family (63)

* Cited by examiner, † Cited by third party
Publication number Priority date Publication date Assignee Title
US20080096507A1 (en) * 2006-10-24 2008-04-24 Esa Erola System, apparatus and method for creating service accounts and configuring devices for use therewith
US8856224B2 (en) * 2007-03-05 2014-10-07 Core Wireless Licensing S.A.R.L. Implementing a multi-user communications service
US20080294728A1 (en) * 2007-05-22 2008-11-27 Microsoft Corporation Service Discovery for Electronic Messaging Clients
FI120857B (fi) * 2007-12-19 2010-03-31 Teliasonera Ab Päätelaite, tallennusmedia, palvelukeskus ja menetelmä
US8413138B2 (en) * 2008-02-06 2013-04-02 Mformation Software Technologies, Inc. System and method to securely load a management client from a stub client to facilitate remote device management
CA2729867A1 (en) * 2008-07-01 2010-01-07 Talisma Corporation Private Ltd. A method to provide an option to the customer relationship management (crm) user to select from a list of short message service (sms) gateways from the graphical user interface (gui) before sending out an sms message
US8949956B1 (en) * 2008-07-28 2015-02-03 Google Inc. Multi-account messaging management
US8959188B2 (en) * 2008-10-01 2015-02-17 Nokia Corporation Method, system, and apparatus for configuring network accounts on devices for use therewith
US8275703B1 (en) 2008-10-13 2012-09-25 United Services Automobile Association (Usaa) Systems and methods for processing bank account deposits
US8170931B2 (en) * 2008-10-28 2012-05-01 Dell Products L.P. Configuring user-customized services for networked devices
TWI396989B (zh) * 2008-12-31 2013-05-21 Inventec Appliances Corp 網路服務方法及其裝置
CN101815264A (zh) * 2009-02-24 2010-08-25 深圳富泰宏精密工业有限公司 手机共享服务管理系统及方法
TWI462563B (zh) * 2009-03-06 2014-11-21 Chi Mei Comm Systems Inc 手機共用服務管理系統及方法
US9299075B2 (en) * 2009-11-19 2016-03-29 Adobe Systems Incorporated Method and system for activating a software application while provisioning services for the application
US8646057B2 (en) * 2010-03-10 2014-02-04 Verizon Patent And Licensing Inc. Authentication and authorization of user and access to network resources using openid
US9225552B2 (en) * 2010-05-24 2015-12-29 Microsoft Technology Licensing, Llc Mail service management system
US9397861B1 (en) 2010-07-16 2016-07-19 Shoretel, Inc. Unified communication
US9455946B1 (en) 2010-07-16 2016-09-27 Shoretel, Inc. Server for providing unified communications
US9088489B2 (en) * 2010-08-10 2015-07-21 Sony Corporation Simplified activation and management of wireless wide area network (WWAN) account
JP5392627B2 (ja) * 2010-09-30 2014-01-22 日本電気株式会社 情報処理方法、情報処理装置、その制御方法及び制御プログラム
US8458486B2 (en) 2010-10-13 2013-06-04 International Business Machines Corporation Problem-based account generation
US8898761B2 (en) 2011-01-13 2014-11-25 International Business Machines Corporation Systems and methods for generating and validating configuration files for computing devices
US8914408B2 (en) * 2011-02-04 2014-12-16 Microsoft Corporation Detecting mobile operator networks
US9037977B1 (en) 2011-03-22 2015-05-19 Shoretel, Inc. Simulated communication
US8688545B1 (en) * 2011-03-24 2014-04-01 Amazon Technologies, Inc. Fail-safe ordering
US8782412B2 (en) 2011-08-31 2014-07-15 AstherPal Inc. Secured privileged access to an embedded client on a mobile device
KR20130025301A (ko) * 2011-09-01 2013-03-11 삼성전자주식회사 디스플레이 장치 및 그 ui 제공 방법
US9069973B2 (en) 2012-03-30 2015-06-30 Aetherpal Inc. Password protect feature for application in mobile device during a remote session
US9015246B2 (en) 2012-03-30 2015-04-21 Aetherpal Inc. Session collaboration
US9141509B2 (en) 2012-03-30 2015-09-22 Aetherpal Inc. Mobile device remote control session activity pattern recognition
US9224001B2 (en) 2012-03-30 2015-12-29 Aetherpal Inc. Access control list for applications on mobile devices during a remote control session
US9473953B2 (en) 2012-03-30 2016-10-18 Aetherpal Inc. Roaming detection and session recovery during VMM-RC
WO2013180703A1 (en) * 2012-05-30 2013-12-05 Hewlett-Packard Development Company, L.P. Server profile templates
KR101943988B1 (ko) 2012-07-27 2019-01-31 삼성전자주식회사 컨텐트 전송 방법 및 시스템, 기기와 그 기록 매체
EP4358426A2 (en) * 2012-07-30 2024-04-24 NEC Corporation Method and system for configuring a user equipment
EP2713324A1 (en) * 2012-09-28 2014-04-02 BlackBerry Limited Device, method and system for staging account setup
US9860222B2 (en) 2012-09-28 2018-01-02 Blackberry Limited Device, method, and system for staging account setup
US9294293B2 (en) * 2012-11-28 2016-03-22 Paypal, Inc. Virtual contact cards
CN103034925A (zh) * 2012-12-06 2013-04-10 徐州赫思曼电子有限公司 一种移动机械多用户管理系统的管理方法
KR101534153B1 (ko) * 2013-08-23 2015-07-06 주식회사 엘지씨엔에스 비즈니스 로직 설계 방법, 이를 수행하는 비즈니스 로직 설계 서버 및 이를 저장하는 기록매체
US9674042B2 (en) * 2013-11-25 2017-06-06 Amazon Technologies, Inc. Centralized resource usage visualization service for large-scale network topologies
KR102297784B1 (ko) * 2013-11-25 2021-09-03 (주)원더피플 사용자계정 생성 및 이용방법, 서비스서버 그리고 이를 위한 시스템
KR101699215B1 (ko) * 2014-03-12 2017-01-23 텐센트 테크놀로지(센젠) 컴퍼니 리미티드 소셜 네트워킹 플랫폼을 통해 주변 디바이스들을 제어하기 위한 방법 및 디바이스
US9888379B2 (en) 2014-04-16 2018-02-06 Verizon Patent And Licensing Inc. Affiliation and disaffiliation of computing devices
US9311811B1 (en) 2014-10-08 2016-04-12 Google Inc. Alarm profile for a fabric network
TWI582634B (zh) * 2014-12-22 2017-05-11 華碩電腦股份有限公司 跨帳戶通知方法與電子裝置
CN104539613B (zh) * 2014-12-27 2019-03-05 北京奇虎科技有限公司 邮件账号的登录方法和邮件客户端
US10749985B2 (en) * 2015-05-19 2020-08-18 Amazon Technologies, Inc. Custom communication channels for application deployment
TWI571764B (zh) * 2015-10-02 2017-02-21 李孝忠 多線型行動通訊裝置
US9699655B1 (en) * 2016-02-23 2017-07-04 T-Mobile Usa, Inc. Cellular device authentication
CN106102021B (zh) * 2016-08-12 2020-06-19 北京佰才邦技术有限公司 一种生成广播信息的方法和装置
US10437928B2 (en) * 2016-12-30 2019-10-08 Google Llc Device identifier dependent operation processing of packet based data communication
US10645053B2 (en) * 2017-04-07 2020-05-05 Microsoft Technology Licensing, Llc Generating a new user base using attractive e-mail addresses
US10361858B2 (en) * 2017-04-07 2019-07-23 Hushmesh Inc. Residence-based digital identity and strong authentication system
US10977359B2 (en) * 2017-05-15 2021-04-13 Microsoft Technology Licensing, Llc Automatic takeover of applications installed on client devices in an enterprise network
US10674409B2 (en) 2017-06-09 2020-06-02 At&T Intellectual Property I, L.P. System and method for fine grained service management using SDN-NFV networks
RU2693325C2 (ru) * 2017-07-26 2019-07-02 Общество С Ограниченной Ответственностью "Яндекс" Способ и система для обнаружения действий, потенциально связанных с рассылкой спама, при регистрации учетной записи
US11233647B1 (en) 2018-04-13 2022-01-25 Hushmesh Inc. Digital identity authentication system
DE102018220993A1 (de) * 2018-12-05 2020-06-10 Volkswagen Aktiengesellschaft Verfahren und System zum Bereitstellen von Daten für mindestens einen Datenempfänger
US10698701B1 (en) * 2019-06-01 2020-06-30 Apple Inc. User interface for accessing an account
US11431654B2 (en) * 2019-06-17 2022-08-30 Cyxtera Data Centers, Inc. Network service integration into a network fabric of a data center
US11601419B2 (en) 2020-06-21 2023-03-07 Apple Inc. User interfaces for accessing an account
US11870801B2 (en) * 2021-01-27 2024-01-09 Paypal, Inc. Protecting computer system end-points using activators

Family Cites Families (43)

* Cited by examiner, † Cited by third party
Publication number Priority date Publication date Assignee Title
US5719926A (en) * 1994-06-10 1998-02-17 Communications Product Development, Inc. Prepaid long-distance telephone service system with flexible operating parameters
US5915214A (en) * 1995-02-23 1999-06-22 Reece; Richard W. Mobile communication service provider selection system
US6512525B1 (en) * 1995-08-07 2003-01-28 Apple Computer, Inc. Multiple personas for mobile devices
JP3723296B2 (ja) * 1996-10-28 2005-12-07 富士通株式会社 ナビゲーション装置
US6067568A (en) * 1996-12-10 2000-05-23 International Business Machines Corporation Automatic setup of services for computer system users
US6510515B1 (en) * 1998-06-15 2003-01-21 Telefonaktlebolaget Lm Ericsson Broadcast service access control
US6779042B1 (en) * 1999-09-10 2004-08-17 Ianywhere Solutions, Inc. System, method, and computer program product for enabling on-device servers, offline forms, and dynamic ad tracking on mobile devices
EP1133132B1 (en) * 2000-03-10 2007-07-25 Alcatel Lucent Method to perfom end-to-end authentication, and related customer premises network termination and access network server
JP2001325176A (ja) * 2000-05-17 2001-11-22 Nec Shizuoka Ltd インターネット接続情報の提供・受取通信方法及びその通信システム並びに情報記録媒体
JP4572461B2 (ja) * 2000-10-10 2010-11-04 ソニー株式会社 端末機器設定方法
SE518162C2 (sv) 2000-12-15 2002-09-03 Ericsson Telefon Ab L M Sätt och anordning för konfigurering av en mobiltelefon
US20040015405A1 (en) * 2001-02-16 2004-01-22 Gemini Networks, Inc. System, method, and computer program product for end-user service provider selection
US20030093678A1 (en) * 2001-04-23 2003-05-15 Bowe John J. Server-side digital signature system
US8107937B2 (en) * 2001-07-31 2012-01-31 Nokia Corporation System and method for automatic provisioning detection and notification
US20030069967A1 (en) * 2001-10-10 2003-04-10 International Business Machines Corporation Shared authorization data authentication method for transaction delegation in service-based computing environments
US7450927B1 (en) * 2002-01-23 2008-11-11 At&T Corp. Interactive communication service account management system
JP2003296473A (ja) * 2002-03-29 2003-10-17 Fujitsu Social Science Laboratory Ltd プロバイダ体験方法、プロバイダ体験プログラムおよびプロバイダ体験システム
US20040006623A1 (en) * 2002-07-05 2004-01-08 Telefonaktiebolaget L M Ericsson (Publ) Service providing mechanism
US7734289B2 (en) * 2002-10-25 2010-06-08 At&T Mobility Ii Llc Delivery of network services
US20040127204A1 (en) * 2002-12-30 2004-07-01 Belmont Brian V. Method and apparatus to establish communication
US20040181580A1 (en) * 2003-03-11 2004-09-16 Etienne Baranshamaje Method, computer useable medium, and system for portable email messaging
EP1482702B1 (en) * 2003-05-30 2007-06-27 Research In Motion Limited System and methods for provisioning a service for a communication device
US8767931B2 (en) * 2003-07-14 2014-07-01 Orative Corporation Provisioning in communications systems
US6959325B2 (en) * 2003-08-11 2005-10-25 Teamon Systems, Inc. System and method for generating configurations used for accessing electronic mailboxes
US7565141B2 (en) * 2003-10-08 2009-07-21 Macaluso Anthony G Over the air provisioning of mobile device settings
FI116592B (fi) * 2003-11-24 2005-12-30 Nokia Corp Päätelaitteen konfigurointi
JP4551093B2 (ja) * 2004-01-14 2010-09-22 シャープ株式会社 サービス提供用サーバコンピュータ
US7606918B2 (en) * 2004-04-27 2009-10-20 Microsoft Corporation Account creation via a mobile device
DE102004045147A1 (de) * 2004-09-17 2006-03-23 Fujitsu Ltd., Kawasaki Einstellungsinformations-Verteilungsvorrichtung, Verfahren, Programm und Medium, Authentifizierungseinstellungs-Transfervorrichtung, Verfahren, Programm und Medium und Einstellungsinformations-Empfangsprogramm
US7260382B1 (en) * 2004-09-21 2007-08-21 Sprint Spectrum L.P. Method and system for customizing a wireless device's user-interface based on which vendor distributed the wireless device
JP2008522463A (ja) * 2004-11-29 2008-06-26 リサーチ イン モーション リミテッド モバイルネットワーク請求書発行におけるサービス起動のシステムおよび方法
US7562382B2 (en) * 2004-12-16 2009-07-14 International Business Machines Corporation Specializing support for a federation relationship
DE602006011125D1 (de) * 2005-01-31 2010-01-28 British Telecomm Steuerung eines datenflusses in einem netzwerk
CN1863095A (zh) * 2005-03-21 2006-11-15 奔峰电子(北京)有限公司 一种电子设备及其管理系统
US7690026B2 (en) * 2005-08-22 2010-03-30 Microsoft Corporation Distributed single sign-on service
US20070078934A1 (en) * 2005-09-30 2007-04-05 Teamon Systems, Inc. System and method for provisioning an email account hosted on an assured email service provider
US8156564B2 (en) * 2005-10-14 2012-04-10 Whaleback Systems Corporation Discovering network services
EP1777978A1 (en) * 2005-10-18 2007-04-25 Hewlett-Packard Development Company, L.P. Service provider selection in a communication network
US7725927B2 (en) * 2005-10-28 2010-05-25 Yahoo! Inc. Low code-footprint security solution
US7689664B2 (en) * 2006-08-10 2010-03-30 Sony Ericsson Mobile Communications Ab System and method for installing and configuring software applications on a mobile networked terminal
US20080046349A1 (en) * 2006-08-17 2008-02-21 Verizon Data Services Inc. Method and systems for providing online banking and account aggregation services
US20080096507A1 (en) * 2006-10-24 2008-04-24 Esa Erola System, apparatus and method for creating service accounts and configuring devices for use therewith
US8544068B2 (en) * 2010-11-10 2013-09-24 International Business Machines Corporation Business pre-permissioning in delegated third party authorization

Also Published As

Publication number Publication date
US9917921B2 (en) 2018-03-13
ES2392887T3 (es) 2012-12-14
JP2010507959A (ja) 2010-03-11
BRPI0717615A8 (pt) 2016-04-19
JP4984097B2 (ja) 2012-07-25
TWI445387B (zh) 2014-07-11
CA2665020A1 (en) 2008-05-02
IL198337A0 (en) 2010-02-17
WO2008050296A3 (en) 2008-06-19
EP2077013A2 (en) 2009-07-08
RU2009117687A (ru) 2010-11-27
CN107070768A (zh) 2017-08-18
KR101081297B1 (ko) 2011-11-08
RU2426252C2 (ru) 2011-08-10
BRPI0717615A2 (pt) 2014-01-21
US20100217780A1 (en) 2010-08-26
EP2077013B1 (en) 2012-10-24
US20080096507A1 (en) 2008-04-24
TW200828971A (en) 2008-07-01
PL2077013T3 (pl) 2013-03-29
CN101529832A (zh) 2009-09-09
CA2665020C (en) 2014-12-30
WO2008050296A2 (en) 2008-05-02
KR20090077830A (ko) 2009-07-15

Similar Documents

Publication Publication Date Title
BRPI0717615B1 (pt) métodos, dispositivo de comunicação, elemento de rede e sistema
JP6552519B2 (ja) ポータル認証
US8140650B2 (en) Use of configurations in device with multiple configurations
JP5335810B2 (ja) Wwan装置の自動プロビジョニング
US20090172077A1 (en) Apparatus for and a Method of Delivering a Message to a User
US20050153683A1 (en) Plug and play mobile services
US20080098463A1 (en) Access control for a mobile server in a communication system
WO2006018707A1 (en) Methods and apparatus to integrate mobile communications device management with web browsing
WO2009076052A1 (en) Visual voicemail provisioning and notification
WO2008107819A1 (en) Systems and methods for facilitating information control of a device by proxy
FI116022B (fi) Matkaviestinlaitteen ominaisuustietojen tuottaminen palveluita varten
CA2655052C (en) System and method for enabling instant messages to be exchanged between mobile devices
Cisco Cisco SIP IP Phone 7960 Version 2.1 Release Note
Cisco Release Notes for Cisco Aironet Client Utilities
US20230208986A1 (en) Mediation server and non-transitory computer-readable medium storing computer-readable instructions for mediation server
WO2023241198A1 (zh) 通信方法、装置以及系统
KR100620565B1 (ko) 이동 단말기로 무선 인터넷에 가입하기 위한 방법 및 그장치
WO2009024099A1 (fr) Procédé servant à mettre en place des requêtes de répertoire de réseau et un serveur de requêtes de répertoire de réseau

Legal Events

Date Code Title Description
B25A Requested transfer of rights approved

Owner name: NOKIA TECHNOLOGIES OY (FI)

B15K Others concerning applications: alteration of classification

Ipc: H04L 29/08 (2006.01), H04L 12/58 (2006.01), H04M 3

B06F Objections, documents and/or translations needed after an examination request according [chapter 6.6 patent gazette]
B06T Formal requirements before examination [chapter 6.20 patent gazette]
B06A Patent application procedure suspended [chapter 6.1 patent gazette]
B09A Decision: intention to grant [chapter 9.1 patent gazette]
B16A Patent or certificate of addition of invention granted [chapter 16.1 patent gazette]

Free format text: PRAZO DE VALIDADE: 10 (DEZ) ANOS CONTADOS A PARTIR DE 17/11/2020, OBSERVADAS AS CONDICOES LEGAIS.