BRPI0715220A2 - composiÇço aquosa, composiÇço agroquÍmica pesticida aquosa - Google Patents

composiÇço aquosa, composiÇço agroquÍmica pesticida aquosa Download PDF

Info

Publication number
BRPI0715220A2
BRPI0715220A2 BRPI0715220-5A BRPI0715220A BRPI0715220A2 BR PI0715220 A2 BRPI0715220 A2 BR PI0715220A2 BR PI0715220 A BRPI0715220 A BR PI0715220A BR PI0715220 A2 BRPI0715220 A2 BR PI0715220A2
Authority
BR
Brazil
Prior art keywords
aqueous
mol
acrylic
methacrylic acid
polymer
Prior art date
Application number
BRPI0715220-5A
Other languages
English (en)
Inventor
Franco Federici
Peter Bohus
Gianfranco Paganini
Giuseppe Li Bassi
Original Assignee
Lamberti Spa
Priority date (The priority date is an assumption and is not a legal conclusion. Google has not performed a legal analysis and makes no representation as to the accuracy of the date listed.)
Filing date
Publication date
Family has litigation
First worldwide family litigation filed litigation Critical https://patents.darts-ip.com/?family=38611022&utm_source=google_patent&utm_medium=platform_link&utm_campaign=public_patent_search&patent=BRPI0715220(A2) "Global patent litigation dataset” by Darts-ip is licensed under a Creative Commons Attribution 4.0 International License.
Application filed by Lamberti Spa filed Critical Lamberti Spa
Publication of BRPI0715220A2 publication Critical patent/BRPI0715220A2/pt

Links

Classifications

    • AHUMAN NECESSITIES
    • A01AGRICULTURE; FORESTRY; ANIMAL HUSBANDRY; HUNTING; TRAPPING; FISHING
    • A01NPRESERVATION OF BODIES OF HUMANS OR ANIMALS OR PLANTS OR PARTS THEREOF; BIOCIDES, e.g. AS DISINFECTANTS, AS PESTICIDES OR AS HERBICIDES; PEST REPELLANTS OR ATTRACTANTS; PLANT GROWTH REGULATORS
    • A01N25/00Biocides, pest repellants or attractants, or plant growth regulators, characterised by their forms, or by their non-active ingredients or by their methods of application, e.g. seed treatment or sequential application; Substances for reducing the noxious effect of the active ingredients to organisms other than pests
    • A01N25/30Biocides, pest repellants or attractants, or plant growth regulators, characterised by their forms, or by their non-active ingredients or by their methods of application, e.g. seed treatment or sequential application; Substances for reducing the noxious effect of the active ingredients to organisms other than pests characterised by the surfactants

Landscapes

  • Life Sciences & Earth Sciences (AREA)
  • General Health & Medical Sciences (AREA)
  • Health & Medical Sciences (AREA)
  • Toxicology (AREA)
  • Pest Control & Pesticides (AREA)
  • Plant Pathology (AREA)
  • Agronomy & Crop Science (AREA)
  • Engineering & Computer Science (AREA)
  • Dentistry (AREA)
  • Wood Science & Technology (AREA)
  • Zoology (AREA)
  • Environmental Sciences (AREA)
  • Agricultural Chemicals And Associated Chemicals (AREA)
  • Emulsifying, Dispersing, Foam-Producing Or Wetting Agents (AREA)

Abstract

COMPOSIÇçO AQUOSA, COMPOSIÇçO AGROQUÍMICA PESTICIDA AQUOSA. Composição aquosa contendo de 30 a 60% em peso de um polímero tendo peso molecular médio numérico compreendido entre 1.000 e 10.000 daltons, e obtida por polimerização: a) de 60 a 90% de ácido acrílico ou ácido metacrílico e/ou ácido 2-acrilamido-2-metilpropanossulfônico; b) de 10 a 40% molar de um éster de ácido acrílico ou metacrílico de álcoois C ~8~-C ~18~, é útil como agente dispersante e estabilizante nas formulações agroquímicas pesticidas.

Description

"COMPOSIÇÃO AQUOSA, COMPOSIÇÃO AGROQUÍMICA PESTICIDA AQUOSA"
A presente invenção diz respeito a composições agroquímicas pesticidas (fitofarmacêuticos) contendo um tensoativo polimérico com base em a) ácido acrílico ou ácido metacrílico e/ou ácido 2-acrilamido-2- metilpropanossulfônico, e b) um éster acrílico ou metacrílico de um álcool C8- C18, como agente dispersante e estabilizante.
Os pesticidas, dependendo das características da substância
ativa que eles contenham e de seu uso, podem ser formulados como pós
secos, pós umectáveis, grânulos dispersáveis, suspensões, emulsões e
soluções concentradas, e sua aplicação sobre o solo, as sementes e a folhagem
das plantas geralmente ocorre na forma de solução, suspensão ou emulsão aquosas.
De modo a dispersar e colocar em suspensão as substâncias pesticidas sólidas ou a emulsificar líquidos oleosos em água, para preparar suspensões ou emulsões estáveis, tensoativos são normalmente empregados; além de auxiliarem na formação das misturas de água e materiais insolúveis em água, os tensoativos reduzem a tensão interfacial entre a água e o substrato tratado e melhoram a distribuição e penetração da substância ativa.
Entre os tensoativos usados para este escopo, os tensoativos poliméricos, particularmente aqueles que são obtidos pela copolimerização de monômeros contendo grupos fortemente acídicos, tais como os grupos sulfônicos, são conhecidos vêem sendo observados por um longo tempo.
A U.S. 5.693.716 (Dow Chem. Co.), por exemplo, descreve composições substancialmente não aquosas contendo um pesticida e polímeros de enxertia contendo uma porção hidrofóbica e pelo menos um monômero hidrofílico (como o ácido 2-acrilamido-2-metilpropanossulfônico).
A EP 1 007 598 (Lubrizol) descreve composições agroquímicas de pulverização contendo até 1000 ppm (0,1% de uma composição aquosa contendo um polímero obtido copolimerizando-se um monômero hidrofílico.
O pedido de patente U.S. 2006/0142159 (Clariant) reivindica o uso de polímeros obtidos por polimerização radical de A) ácido 2-acrilamido- 2-metilpropanossulfônico e/ou seu sal; B) um ou mais macromonômeros etoxilados ou propoxilados; C) opcionalmente, um ou mais monômeros etilenicamente mono- ou poli-insaturados, como estabilizantes para suspensões concentradas.
Os tensoativos poliméricos são usados também em outros campos industriais, tais como nos campos de cosméticos, tintas e vernizes e têxteis.
A U.S. 5.422.176 (BASF) descreve copolímeros contendo de a 90% em peso de ácido 2-acrilamido-2-metilpropanossulfônico e de 0,1 a 10% em peso de estireno ou ésteres C4-Ci8 de ácido acrílico ou metacrílico, e outros monômeros, junto com seu uso como protetores coloidais na preparação de microcápsulas.
A EP 750899 (Shiseido) descreve composições cosméticas na forma de emulsões ou soluções contendo tensoativos poliméricos com base no ácido 2-acrilamido-2-metilpropanossulfônico e ésteres (met)acrílicos.
Foi agora observado que o uso de um polímero obtido pela polimerização de a) de 60 a 90% molar de ácido acrílico ou metacrílico e/ou ácido 2-acrilamido-2-metilpropanossulfônico; b) de 10 a 40% molar de um éster de ácido acrílico ou metacrílico de um álcool Cs-Ci8 tendo peso molecular médio numérico entre 1.000 a 10.000 daltons, como agente dispersante e estabilizante, provê vantagens inesperadas na preparação de composições agroquímicas compreendendo pelo menos uma substância ativa pesticida e de 0,5 a 10% em peso do referido polímero.
Em particular, o polímero de acordo com a invenção se comporta como um agente dispersante muito bom na moagem; além disso, o polímero é muito eficaz em promover a formação de sistemas aquosos estáveis compreendendo materiais tanto orgânicos quanto inorgânicos.
Para uso na preparação de composição agroquímica, o tensoativo polimérico da presente invenção se acha na forma de composição concentrada aquosa estável e homogênea.
r
E, portanto, um objeto da presente invenção uma composição aquosa contendo de 30 a 60% em peso de polímero obtido por polimerização: a) de 60 a 90% molar de ácido acrílico ou metacrílico e/ou ácido 2- acrilamido-2-metilpropanossulfônico; b) de IOa 40% molar de um éster de ácido acrílico ou metacrílico de álcoois C8-Ci8 e tendo peso molecular médio numérico entre 1.000 a 10.000 daltons, e de 20 a 80% em peso de água.
r
E ainda um objeto da invenção uma composição agroquímica pesticida, caracterizada pelo fato de que compreende de 0,5 a 10% em peso de um polímero obtido por polimerização: a) de 60 a 90% molar de ácido acrílico ou metacrílico e/ou ácido 2-acrilamido-2-metilpropanossulfônico; b) de 10 a 40% molar de um éster de ácido acrílico ou metacrílico de um álcool C8-Cj8 tendo peso molecular médio numérico entre 1.000 a 10.000 daltons, pelo menos uma substância ativa pesticida, e um portador.
O uso das composições aquosas descritas acima na preparação das composições agroquímicas pesticidas e o uso na agricultura destas composições para o tratamento de sementes, plantas, campos etc., são outros objetos da invenção.
As características e vantagens de usar o polímero de acordo com a presente invenção são ilustradas em detalhes na seguinte descrição. Foi agora observado que o uso de um polímero obtido pela
polimerização de a) de 60 a 90% molar de ácido acrílico ou metacrílico e/ou ácido 2-acrilamido-2-metilpropanossulfônico; b) de 10 a 40% molar de um éster de ácido acrílico ou metacrílico de um álcool C8-Ci8 tendo peso molecular médio numérico de 1.000 a 10.000 daltons como agente de dispersão e estabilizante, proporciona vantagens inesperadas na preparação de composições agroquímicas compreendendo pelo menos uma substância ativa pesticida e de 0,5 a 10% em peso do referido polímero.
Em particular, o polímero de acordo com a invenção é muito eficaz em promover a formação de sistemas aquosos estáveis contendo materiais tanto orgânicos quanto inorgânicos.
Quanto ao uso na preparação da composição agroquímica, o tensoativo polimérico da presente invenção se acha na forma de composição concentrada aquosa estável e homogênea.
É, portanto, um objeto da presente invenção uma composição aquosa contendo de 30 a 60% em peso do polímero obtido por polimerização: a) de 60 a 90% molar de ácido acrílico ou metacrílico e/ou ácido 2- acrilamido-2-metilpropanossulfônico; b) de 10 a 40% molar de um éster de ácido acrílico ou metacrílico de álcoois C8-Ci8 e tendo peso molecular médio numérico compreendido de 1.000 a 10.000 daltons, e de 20 a 80% em peso de água.
É um outro objeto da invenção uma composição agroquímica pesticida, caracterizada pelo fato de que compreende de 0,5 a 10% em peso de um polímero obtido por polimerização: a) de 60 a 90% molar de ácido acrílico ou metacrílico e/ou ácido 2-acrilamido-2-metilpropanossulfônico; b) de 10 a 40% molar de um éster de ácido acrílico ou metacrílico de um álcool C8-Ci8 tendo peso molecular médio numérico compreendido de 1.000 a 10.000 daltons, pelo menos uma substância ativa pesticida, e um portador.
O uso das composições aquosas acima descritas na preparação das composições agroquímicas pesticidas, e o uso na agricultura destas composições para o tratamento das sementes, das plantas, dos campos etc., são outros objetos da invenção.
As características e vantagens de se usar o polímero de acordo com a presente invenção são ilustradas em detalhes na seguinte descrição. DESCRIÇÃO DETALHADA Os copolímeros obtidos pela polimerização radical de ácido 2- acrilamido-2-metilpropanossulfônico e éster de álcoois Cg-Cis de ácido acrílico ou metacrílico, são conhecidos.
Um exemplo da preparação dos copolímeros de ácido 2- acrilamido-2-metilpropanossulfônico e do metacrilato de laurila mediante polimerização radical em solvente (dimetil formamida), do isolamento por precipitação, é relatado em Macromolecules, 1999, 32, 4631-4640.
Foi agora observado que é possível preparar os polímeros que são úteis para a realização da invenção, mediante polimerização radical dos monômeros nas misturas hidroalcoólicas, preferivelmente em uma mistura de água-isopropanol, e obtê-los na forma de uma composição aquosa estável e homogênea tendo uma concentração compreendida entre 30 e 60%.
As composições aquosas do polímero são vantajosamente usadas como tais, como agente dispersante e estabilizantes de pesticidas e revelaram ser particularmente adequadas para a preparação de suspensões aquosas concentradas.
Para esta espécie de uso, é particularmente vantajoso usar uma composição de acordo com a invenção, em que o polímero seja obtido por polimerização: a) de 60 a 90% em moles de uma mistura compreendendo a') de 0 a 70% em moles de ácido acrílico e metacrílico e a") de 30 a 100% molar de ácido 2-acrilamido-2-metilpropanossulfônico; b) de 10 a 40% molar de um éster de ácido acrílico ou metacrílico de um álcool Cg-C jg.
Quando usadas na preparação de suspensão aquosa, estas composições aquosas ainda impedem a floculação dos pesticidas diluídos para uso.
Além disso, uma composição aquosa em que o polímero seja obtido por polimerização a) de 60 a 90% molar de ácido 2-acrilamido-2- metilpropanossulfônico; b) de 10 a 40% molar de um éster de ácido acrílico ou metacrílico de um álcool C8-Cj8 são vantajosos como adjuvante de moagem na preparação das suspensões concentradas.
O acrilato de laurila e o metacrilato de laurila são particularmente preferidos para a realização da presente invenção.
O tensoativo polimérico útil para a realização da invenção não
contém agentes de reticulação, nem monômeros etoxilados ou propoxilados, a estabilidade de suas composições aquosas e seu comportamento reológico sendo determinados pela proporção molar de grupos carboxílicos e/ou sulfônicos e grupos hidrofóbicos C8-Ci8. Na preparação da composição aquosa de acordo com a
invenção, o uso de uma mistura de água e isopropanol é vantajoso, porque o isopropanol atua como transferência de cadeia na reação de polimerização e possibilita a regulação do peso molecular médio numérico de 1.000 a 10.000 daltons; o peso molecular médio numérico é uma característica do polímero da invenção.
Melhores resultados são obtidos com polímeros que têm um peso molecular médio numérico de 1.000 a 5.000.
A composição aquosa de acordo com a invenção pode ser usada para formular substâncias ativas na forma de suspensão concentrada, grânulos dispersáveis, emulsão concentrada, assim obtendo-se uma composição que pode ser aplicada como tal sobre o substrato, ou pode ser diluída, quando necessário, com água ou outro solvente apropriado, logo antes do uso.
As composições agroquímicas da invenção são caracterizadas pelo fato de que se acham em uma forma escolhida entre: suspensão concentrada, grânulos dispersáveis, emulsão concentrada; preferivelmente, graças ao pó de alta dispersão do tensoativo polimérico que elas contêm, elas se acham na forma de suspensão concentrada.
Para a preparação das suspensões aquosas concentradas, a composição aquosa do tensoativo polimérico é diluída com água para se obter uma concentração polimérica de 0,5 a 5% em peso; a substância ativa sólida é adicionada à composição diluída, enquanto se mistura; a dispersão obtida é moída até que o tamanho de partícula da substância ativa possibilite estabilidade de dispersão e biodisponibilidade da própria substância ativa. A reologia pode ser regulada com um agente de espessamento.
De acordo com uma forma de realização particular da invenção, as composições agroquímicas na forma de suspensões aquosas compreendem pelo menos uma substância ativa tendo atividade pesticida, e água ou misturas de água e glicol e/ou glicerina como portador; preferivelmente, a quantidade de substância ativa se situa entre 5 a 50%, e a quantidade de portador é o equilíbrio até 100.
As composições agroquímicas da invenção podem ainda conter um ou mais aditivos com diferentes funções, tais como:
Fertilizantes ou micronutrientes;
Outros tensoativos, além daqueles da composição de acordo com a invenção;
Outros produtos, tais como os agentes anti-espuma, os agentes anticongelamento, colorantes, estabilizantes e tampões;
Os aditivos normalmente usados na composição agroquímica.
As composições agroquímicas compreendem uma ou mais substâncias ativas tendo atividade pesticida (ou pesticidas).
O termo "pesticida" (ou fitossanitário, ou agrofarmacêutico ou parasiticida) refere-se a uma categoria de especialidades usadas para tratar de doenças das plantas ou para regular seu ciclo de vida (com exceção dos fertilizantes).
Estas especialidades são diversificadas de acordo com sua
função:
• Fungicidas, se elas atuam sobre os fungos
• Inseticidas e acaricidas, se elas atual sobre insetos • Herbicidas ou preparado para matar ervas daninhas
• Nematicidas ou fumigadores, se eles forem úteis para o controle das pragas do solo
• Reguladores do crescimento das plantas
Os pesticidas utilizáveis nas composições agroquímicas da invenção são, por exemplo: Alphacypermethrin, Atrazine, Bromacil, Captan, Carbaryl, Carbendazim, Carbofiiran, Carboxin, Chloridazon, Chlorthalonl, Chlortoluron, oxicloreto de cobre, oxiquinolato de cobre, hidróxido de cobre, trissulfato básico de cobre, Deltamethrin, Dicofol, Diuron, Dodine, Endosulfan, Ethofumesato, Hidróxido de Fentina, Fluometuron, Folpet, Lindane, Linuron, Mancozeb, Metalaxyl, Metobromuron, Oxadiazon, Pendimethalin, Permethrin, Phenmedipham, Propachlor, Propanil, Propiconazol, Propoxur, Simazine, Enxofre, Tetramethrin, Tiofanato metílico, Thiram, Triadimefon, Triadimenol, Trifluralin, Vinclozolin, Zineb e Ziram, e mistura dos mesmos.
A composição aquosa de acordo com a invenção particularmente é útil para a preparação de suspensões concentradas de mistura Bordeaux, uma mistura de sulfato de cobre e cal hidratada em água, a qual é amplamente usada como fungicida.
A mistura Bordeaux é comumente preparada pela adição dos componentes sólidos em água (a dosagem típica da mistura para aplicação à folhagem é de cerca de 1 kg de sulfato de cobre para cada 0,8 kg de cal hidratada em 100 litros de água). A suspensão concentrada dos componentes sólidos em água é cada vez mais apreciada pelos usuários, pela facilidade de dosagem e porque ela ajuda a obter misturas homogêneas. EXEMPLOS EXEMPLO 1
PREPARAÇÃO DE UMA COMPOSIÇÃO AOUOSA DA INVENÇÃO COMPOSIÇÃO 1
Uma solução de monômeros é preparada com os seguintes ingredientes: Metacrilato de laurila (PM 254,42) 55,3 g Ácido 2-acrilamido-2-metilpropanossulfônico (PM 207,2) 224,9 g Água 224,9 g Isopropanol 146,4 g
0 ácido 2-acrilamido-2-metilpropanossulfônico é dissolvido em água e isopropanol, e metacrilato de laurila é adicionado após dissolução e mantido agitado.
A seguinte solução de perssulfato é preparada: Perssulfato de amônio 9,7 g Água 65,1 g
Um reator é carregado com: água 56,5 g isopropanol 225,8 g
e aquecido com um banho externo a 90 0C até que a ebulição se inicie (cerca de 78 °C)
As duas soluções são adicionadas em cerca de 1 hora. Quando a alimentação termina, a temperatura é mantida por 10 minutos.
O aparelho para a destilação com coluna de destilação e frasco de coleta é preparado, 85,5 g de NaOH a 50% são adicionados em gotas explorando o calor da reação para destilar, vácuo é aplicado e o isopropanol é removido.
Quando a destilação fica completa, a temperatura é reduzida a °C, o pH é regulado entre 7 e 9 com NaOH a 50%, e a matéria seca é levada a 40% com água (Composição 1).
O peso molecular numérico do polímero obtido é de 1.712.
EXEMPLO 2
PREPARAÇÃO DE UMA COMPOSIÇÃO AQUOSA DA INVENÇÃO (COMPOSIÇÃO 2)
Uma composição aquosa é preparada com o mesmo procedimento do Exemplo 1, mas os 224,9 g de ácido 2-acrilamido-2- metilpropanossulfônico são substituídos por 165,9 g de ácido 2-acrilamido-2- metilpropanossulfônico e 110,6 g de ácido acrílico. EXEMPLO 3
PREPARAÇÃO DF, TTMA COMPOSIÇÃO AOTTOSA COMPARATIVA (COMPOSIÇÃO^
Uma composição aquosa é preparada com o mesmo
procedimento do Exemplo 1, porém os 224,9 g de ácido 2-acrilamido-2-
metilpropanossulfônico são substituídos por 276,5 g de ácido 2-acrilamido-2-
metilpropanossulfônico e 22,12 g de metacrilato de metoxipolietilenoglicol (1000).
EXEMPLO 4
PREPARAÇÃO DF, TTMA COMPOSTCÃQ COMPARATIVA AOTTOSA (COMPOSIÇÃO 4^
Uma composição aquosa é preparada com o mesmo
procedimento do Exemplo 1, porém os 224,9 g de ácido 2-acrilamido-2-
metilpropanossulfônico são substituídos por 276,5 g de ácido 2-acrilamido-2-
metilpropanossulfônico e 22,12 g de metacrilato de metoxipolietilenoglicol (1000).
EXEMPLO 5
PREPARAÇÃO DF STTSPENSÔRS CONCENTRADAS
As composições 1 a 4 são usadas para preparar 4 suspensões
concentradas de Diuron (respectivamente denominadas SCI, SC2, SC3 e
SC4), na concentração de 500 g/litro de substância ativa; as Composições
foram diluídas com água, os outros ingredientes líquidos são acrescentados,
depois Diuron foi adicionado e moído em um moinho Dyno Mill KDL (Willy
Bachofen, CH) em 3200 rpm por 2 horas (volume das bolas de 250 ml).
A composição percentual das suspensões concentradas é relatada na Tabela 1. TABELA 1
COMPOSIÇÕES 1 A 4
% SCl SC2 SC32) SC42) Diuron 42 42 42 42 Monopropileno glicol 13 13 13 13 EMULSON AG/TRST 0,5 0,5 0,5 0,5 Composição 1 3,0 - - - Composição 2 - 3,0 - - Composição 32) - - 3,0 - Composição 42) - - - 3,0 Rodopol 23 (2%) 6 6 6 6 Anti-espumante 0,5 0,5 0,5 0,5 Água destilada Até 100 Até 100 Até 100 Até 100
l} tensoativo vendido pela Cesalpinia Chemicals SpA 2) comparativo
A distribuição do tamanho de partículas (G) e o percentual de
suspensibilidade (DS%) de SC1-SC4 foram medidos de acordo com os Métodos MT 187 e MT 161 de CIPAC, respectivamente; a viscosidade Brookfield foi medida e os resultados são relatados na Tabela 2. TABELA 2
SCl SC2 SC32) SC42) Glj 0,567 0,719 0,738 0,775 DS% 94 95 93 89 Viscosidade s 3-100 rpm 62 179 140 56 Viscosidade s 2-50 rpm 58 30 229 60 Viscosidade s 3-10 rpm 64 44 480 92
tamanho médio de partículas em mícrons 2) comparativo

Claims (9)

1. Composição aquosa, caracterizada pelo fato de que contém de 30 a 60% em peso do polímero obtido pela polimerização: a) de 60 a 90% molar de uma mistura compreendendo a') de 0 a 70% em moles de ácido acrílico ou ácido metacrílico e a") de 30 a 100% molar de ácido 2- acrilamindo-2-metilpropanossulfônico; b) de 10 a 40% molar de um éster de ácido acrílico ou metacrílico de álcoois Cg-Ci8, e tendo peso molecular médio numérico entre 1.000 e 10.000 daltons, e de 20 a 80% em peso de água.
2. Composição aquosa de acordo com a reivindicação 1, caracterizada pelo fato de que o polímero tem um peso molecular médio numérico de 1.000 a 5.000 daltons.
3. Composição aquosa de acordo com a reivindicação 2, caracterizada pelo fato de que o polímero é obtido pela polimerização a) de 60 a 90% molar de ácido 2-acrilamido-2-metilpropanossulfônico; b) de 10 a 40% molar de um éster de ácido acrílico ou metacrílico de um álcool Cg-Cis-
4. Composição agroquímica pesticida aquosa na forma de suspensão, caracterizada pelo fato de que compreende de 0,5 a 10% em peso de um polímero obtido pela polimerização: a) de 60 a 90% molar de mistura compreendendo a') de 0 a 70% em moles de ácido acrílico ou ácido metacrílico e a") de 30 a 100% molar de ácido 2-acrilamindo-2- metilpropanossulfônico; b) de 10 a 40% molar de um éster de ácido acrílico ou metacrílico de um álcool C8-Ci8, tendo peso molecular médio numérico de 1.000 a 10.000 daltons, pelo menos uma substância ativa pesticida, e um portador.
5. Composição agroquímica pesticida aquosa de acordo com a reivindicação 4, caracterizada pelo fato de que o polímero tem um peso molecular médio numérico de 1.000 a 5.000 daltons.
6. Composição agroquímica pesticida aquosa de acordo com a reivindicação 5, caracterizada pelo fato de que se acha na forma de suspensão concentrada, grânulos dispersáveis ou emulsão concentrada.
7. Composição agroquímica pesticida aquosa de acordo com a reivindicação 6, caracterizada pelo fato de que se acha na forma de uma suspensão concentrada, e o polímero é obtido pela polimerização: a) de 60 a 90% em moles de uma mistura compreendendo a') de 0 a 70% em moles de ácido acrílico ou metacrílico e a") de 30 a 100% molar de ácido 2-acrilamido- 2-metilpropanossulfônico; b) de 10 a 40% molar de um éster de ácido acrílico ou metacrílico de um álcool C8-Cig.
8. Composição agroquímica pesticida aquosa de acordo com as reivindicações 6 ou 7, caracterizada pelo fato de que a substância ativa é selecionada do grupo consistindo de: Alphacypermethrin, Atrazine, Bromacil, Captan, Carbaryl, Carbendazim, Carbofuran, Carboxin, Chloridazon, Chlorthalonl, Chlortoluron, oxicloreto de cobre, oxiquinolato de cobre, hidróxido de cobre, trissulfato básico de cobre, Deltamethrin, Dicofol, Diuron, Dodine, Endosulfan, Ethofumesato, Hidróxido de Fentina, Fluometuron, Folpet, Lindane, Linuron, Mancozeb, Metalaxyl, Metobromuron, Oxadiazon, Pendimethalin, Permethrin, Phenmedipham, Propachlor, Propanil, Propiconazol, Propoxur, Simazine, Enxofre, Tetramethrin, Tiofanato metílico, Thiram, Triadimefon, Triadimenol, Trifluralin, Vinclozolin, Zineb e Ziram, e mistura dos mesmos.
9. Composição agroquímica pesticida aquosa de acordo com as reivindicações 6 ou 7, caracterizada pelo fato de que a substância ativa é uma mistura de sulfato de cobre e cal hidratada.
BRPI0715220-5A 2006-08-03 2007-07-30 composiÇço aquosa, composiÇço agroquÍmica pesticida aquosa BRPI0715220A2 (pt)

Applications Claiming Priority (3)

Application Number Priority Date Filing Date Title
ITVA/2006/A/0050 2006-08-03
IT000050A ITVA20060050A1 (it) 2006-08-03 2006-08-03 Tensioattivo polimerico utile nella preparazione di composizioni agrochimiche con attivita' pesticida
PCT/EP2007/057823 WO2008015185A2 (en) 2006-08-03 2007-07-30 Polymeric surfactant useful for the preparation of pesticidal agrochemical compositions

Publications (1)

Publication Number Publication Date
BRPI0715220A2 true BRPI0715220A2 (pt) 2013-06-11

Family

ID=38611022

Family Applications (1)

Application Number Title Priority Date Filing Date
BRPI0715220-5A BRPI0715220A2 (pt) 2006-08-03 2007-07-30 composiÇço aquosa, composiÇço agroquÍmica pesticida aquosa

Country Status (8)

Country Link
EP (1) EP2059124B1 (pt)
CN (1) CN101494975B (pt)
BR (1) BRPI0715220A2 (pt)
ES (1) ES2603217T3 (pt)
HU (1) HUE030732T2 (pt)
IT (1) ITVA20060050A1 (pt)
PL (1) PL2059124T3 (pt)
WO (1) WO2008015185A2 (pt)

Families Citing this family (8)

* Cited by examiner, † Cited by third party
Publication number Priority date Publication date Assignee Title
ITVA20060050A1 (it) 2006-08-03 2008-02-04 Lamberti Spa Tensioattivo polimerico utile nella preparazione di composizioni agrochimiche con attivita' pesticida
PE20090529A1 (es) * 2007-07-06 2009-06-04 Basf Se Uso de homo y copolimeros para la estabilizacion de formulaciones de principios activos
BRPI1013091A2 (pt) * 2009-06-12 2015-09-15 Basf Se Composição de suspensão, e, método para preparar uma composição de suspensão
EP2308297A1 (en) * 2009-10-07 2011-04-13 Syngenta Participations AG Pesticidal composition for coating seed with a herbicide
DE102011014354A1 (de) 2011-03-17 2012-09-20 Clariant International Ltd. Suspensionskonzentrate
WO2013072778A2 (en) * 2011-10-27 2013-05-23 Basf Se Water dispersible granules
ITVA20130029A1 (it) 2013-05-27 2014-11-28 Lamberti Spa Polimeri idrosolubili per formulazioni agrochimiche
DE102015213635A1 (de) 2015-07-20 2017-01-26 Clariant International Ltd Pflanzennährstoff-Suspensionen und deren Verwendung zum Düngen von Pflanzen

Family Cites Families (16)

* Cited by examiner, † Cited by third party
Publication number Priority date Publication date Assignee Title
NL7708006A (nl) * 1976-08-02 1978-02-06 Goodrich Co B F Werkwijze voor de bereiding van nieuwe oplos- bare polymere oppervlakaktieve middelen.
EP0099179A3 (en) * 1982-06-22 1987-01-21 Imperial Chemical Industries Plc Particulate dispersions
US4992194A (en) * 1989-06-12 1991-02-12 Lever Brothers Company, Division Of Conopco Inc. Stably suspended organic peroxy bleach in a structured aqueous liquid
GB9108660D0 (en) * 1991-04-23 1991-06-12 Unilever Plc Polymers & their preparation
GB9108665D0 (en) * 1991-04-23 1991-06-12 Unilever Plc Liquid cleaning products
DE4209632A1 (de) 1992-03-25 1993-09-30 Basf Ag Sulfogruppenhaltige Polymere
US5693716A (en) 1993-07-02 1997-12-02 The Dow Chemical Company Amphipathic graft copolymers and copolymer compositions and methods of making
EP0750899A3 (en) 1995-06-30 1998-05-20 Shiseido Company Limited An emulsifier or solubilizer which consists of a water soluble amphiphilic polyelectrolyte, and an emulsified composition or a solubilized composition and an emulsified cosmetic or a solubilized cosmetic containing it
US6663860B1 (en) 1998-01-08 2003-12-16 Stephen L. Tvedten Biological pesticide
BR9906524A (pt) 1998-06-15 2000-07-25 Lubrizol Corp Composição compreendendo uma composição ou dispersão aquosa contendo polìmero sintético solúvel ou dispersìvel em água, as composições resultantes da mesma e métodos para sua utilização
DE10163901A1 (de) * 2001-12-22 2003-07-03 Clariant Gmbh Feste Pflanzenschutzformulierungen
DE10163887A1 (de) * 2001-12-22 2003-07-10 Clariant Gmbh Wässrige Pflanzenschutzformulierungen
DE10163888A1 (de) * 2001-12-22 2003-07-10 Clariant Gmbh Pflanzenschutzformulierungen in Form von Suspensionen
DE10351004A1 (de) 2003-10-30 2005-05-25 Basf Ag Nanopartikuläre Wirkstoffformulierungen
EA026063B1 (ru) 2005-04-18 2017-02-28 Басф Се Сополимер, синтезированный из по меньшей мере трех различных моноэтиленненасыщенных мономеров
ITVA20060050A1 (it) 2006-08-03 2008-02-04 Lamberti Spa Tensioattivo polimerico utile nella preparazione di composizioni agrochimiche con attivita' pesticida

Also Published As

Publication number Publication date
PL2059124T3 (pl) 2017-01-31
EP2059124B1 (en) 2016-06-15
CN101494975B (zh) 2013-07-03
ITVA20060050A1 (it) 2008-02-04
EP2059124A2 (en) 2009-05-20
HUE030732T2 (en) 2017-05-29
WO2008015185A2 (en) 2008-02-07
ES2603217T3 (es) 2017-02-24
WO2008015185A3 (en) 2008-10-02
CN101494975A (zh) 2009-07-29

Similar Documents

Publication Publication Date Title
BRPI0715220A2 (pt) composiÇço aquosa, composiÇço agroquÍmica pesticida aquosa
JP2788522B2 (ja) 改善された殺虫剤放出性流動性組成物及び水生系環境における虫群の調製方法
EP0444042B1 (en) Herbicidal delivery compositions and methods for controlling plant populations in aquatic and wetland environments
SG185647A1 (en) Stabilized chemical composition
US6329324B1 (en) Active substance-containing composition, its production and its use
BR112018072090B1 (pt) Composição agrícola aquosa, e, métodos para formar a composição agrícola aquosa e para aplicar a um alvo agrícola a composição agrícola aquosa
CN112105262B (zh) 稳定的化学组合物
DE10138382A1 (de) Mischungen von Pflanzenschutzmitteln mit Wasser-in-Öl Polymerdispersion
RU2801250C2 (ru) Стабилизированная химическая композиция
RU2820174C2 (ru) Стабилизированная химическая композиция
WO2006080917A1 (en) Surface-active polymers - agricultural applications
DE10148570A1 (de) Mikroorganismen und eine Wasser-in-Öl-Polymerdispersion enthaltende Zusammensetzung und deren Verwendung
CN1311998A (zh) 粟类作物和高粱田除草剂组合物
WO2024126624A1 (en) Stabilized agrochemical composition
WO2023061902A1 (en) Cellulose nanocrystal stabilized chemical composition
UA112631C2 (uk) Стабілізована хімічна композиція

Legal Events

Date Code Title Description
B07A Technical examination (opinion): publication of technical examination (opinion)
B09B Decision: refusal

Free format text: INDEFIRO O PEDIDO DE ACORDO COM OS ARTIGOS 8O E 13 DA LPI.

B09B Decision: refusal

Free format text: MANTIDO O INDEFERIMENTO UMA VEZ QUE NAO FOI APRESENTADO RECURSO DENTRO DO PRAZO LEGAL.