BRPI0714139A2 - controle de dispositivo màveis de software baseado em localizaÇço - Google Patents

controle de dispositivo màveis de software baseado em localizaÇço Download PDF

Info

Publication number
BRPI0714139A2
BRPI0714139A2 BRPI0714139-4A BRPI0714139A BRPI0714139A2 BR PI0714139 A2 BRPI0714139 A2 BR PI0714139A2 BR PI0714139 A BRPI0714139 A BR PI0714139A BR PI0714139 A2 BRPI0714139 A2 BR PI0714139A2
Authority
BR
Brazil
Prior art keywords
mobile computing
computing device
location
handlers
zone
Prior art date
Application number
BRPI0714139-4A
Other languages
English (en)
Inventor
Vivekanand Vellanki
Durga Devi
Original Assignee
Microsoft Corp
Priority date (The priority date is an assumption and is not a legal conclusion. Google has not performed a legal analysis and makes no representation as to the accuracy of the date listed.)
Filing date
Publication date
Application filed by Microsoft Corp filed Critical Microsoft Corp
Publication of BRPI0714139A2 publication Critical patent/BRPI0714139A2/pt

Links

Classifications

    • HELECTRICITY
    • H04ELECTRIC COMMUNICATION TECHNIQUE
    • H04WWIRELESS COMMUNICATION NETWORKS
    • H04W4/00Services specially adapted for wireless communication networks; Facilities therefor
    • H04W4/02Services making use of location information
    • H04W4/025Services making use of location information using location based information parameters
    • HELECTRICITY
    • H04ELECTRIC COMMUNICATION TECHNIQUE
    • H04MTELEPHONIC COMMUNICATION
    • H04M1/00Substation equipment, e.g. for use by subscribers
    • H04M1/72Mobile telephones; Cordless telephones, i.e. devices for establishing wireless links to base stations without route selection
    • H04M1/724User interfaces specially adapted for cordless or mobile telephones
    • H04M1/72448User interfaces specially adapted for cordless or mobile telephones with means for adapting the functionality of the device according to specific conditions
    • H04M1/72457User interfaces specially adapted for cordless or mobile telephones with means for adapting the functionality of the device according to specific conditions according to geographic location
    • HELECTRICITY
    • H04ELECTRIC COMMUNICATION TECHNIQUE
    • H04WWIRELESS COMMUNICATION NETWORKS
    • H04W8/00Network data management
    • H04W8/22Processing or transfer of terminal data, e.g. status or physical capabilities

Abstract

CONTROLE DE DISPOSITIVOS MàVEIS DE SOFTWARE BASEADO EM LOCALIZAÇçO. São revelados métodos para controlar dispositivos de computação móveis como laptops, PDAs e telefones celulares, com base em sua localização. Um dispositivo de computação móvel pode incluir um mapa renderizado por software de regiões geográficas definidas, tratadores de localização para definir comportamento de um dispositivo móvel em uma dada região geográfica, e um motor de tratar localização para determinar quando uma nova zona geográfica foi entrada e saída, e para executar e terminar tratadores de localização de acordo.

Description

"CONTROLE DE DISPOSITIVOS MÓVEIS DE SOFTWARE BASEADO EM LOCALIZAÇÃO"
Fundamentos
Dispositivos de computação foram miniaturizados e mobilizados até o ponto onde muitos indivíduos têm um ou mais de um laptop, assistente pessoal digital (PDA) e/ou um telefone inteligente com eles durante todo o tempo. A natureza ubíqua de dispositivos de computação móveis originou várias regras e restrições com relação a onde e como tais dis- positivos podem ser utilizados. Por exemplo, as capacidades de ligação em rede sem fio e transmissão por rádio de um dispositivo móvel podem ser limitadas a certas freqüências ou proibidas totalmente em certas áreas a fim de cumprir leis locais. Como outro exemplo, cer- tos locais exigem tirar o som do volume do dispositivo, desabilitar as capacidades de captu- ra de imagem do dispositivo e/ou desligar totalmente o dispositivo. É portanto necessário ou desejável configurar hardware de um dispositivo de computação móvel para cumprir quais- quer restrições que possam se aplicar na localização geográfica na qual o dispositivo de computação móvel está localizado.
Além disso, várias redes sem fio foram desenvolvidas as quais permitem que indi- víduos utilizem seus dispositivos móveis para ficarem conectados a uma rede quase em qualquer lugar em que eles possam ser encontrar. Tais redes sem fio incluem, por exemplo, redes de área pessoal sem fio (WPANs)1 redes de área local sem fio (WLANs), redes de área metropolitana sem fio (WiMax ou WMANs), e redes de área remota sem fio (WWANs). Cada uma dessas redes pode operar de acordo com diferentes protocolos, e podem empre- gar hardware diferente em um dispositivo de computação para conectividade. À medida que um indivíduo se desloca entre áreas geográficas diferentes, o usuário pode desejar ou ne- cessitar conectar-se a diferentes redes. Por exemplo, o usuário pode conectar-se a uma WWAN enquanto em viagem, porém pode se conectar a uma WLAN mais rápida e mais segura em casa ou no trabalho. Dispositivos móveis aumentaram em sofisticação de modo a incluir o hardware capaz de acessar redes diferentes em diferentes áreas geográficas. En- tretanto, a configuração de hardware é necessária para mudar entre diferentes redes.
É bem sabido que dispositivos podem estar cientes de localização. Sistemas de po- sicionamento global de hardware e software e similares são bem conhecidos para fornecer informações de localização a um dispositivo de computação móvel. Também é conhecida a configuração automática de certas aplicações de software que rodam em um dispositivo de computação móvel com base na posição identificável de um dispositivo de computação mó- vel. Por exemplo, a patente US número 6.944.679 intitulada "Context-aware systems and methods, location-aware systems and methods, context-aware vehicles and methods of ope- rating the same, and location-aware vehicles and methods of operating the same," cedida à proprietária do presente pedido, revela um sistema capaz de determinar a posição de um dispositivo de computação móvel, e então modificar o comportamento de uma ou mais apli- cações de software que rodam no dispositivo com base nas informações de localização.
SUMÁRIO
Modalidades do presente sistema em geral referem-se a métodos para controlar dispositivos móveis, como laptops, PDAs e telefones celulares, com base em sua localiza- ção. Um dispositivo de computação móvel pode incluir um mapa renderizado por software de regiões geográficas definidas, tratadores de localização para definir comportamento de um dispositivo móvel em uma dada região geográfica, e um motor de tratar localização para determinar quando uma nova zona geográfica foi entrada e saída, e para executar e termi- nar tratadores de localização de acordo.
O mapa geográfico inclui uma ou mais regiões geográficas, ou zonas, nas quais o comportamento do dispositivo de computação móvel deve ser controlado. Em uma modali- dade, as zonas geográficas podem ser polígonos definidos por vértices de coordenada em um plano bidimensional, onde linhas entre os vértices de coordenada definem o formato da zona. Qualquer número de vértices para uma dada zona geográfica pode ser selecionado e armazenado em memória para definir a zona em qualquer de uma variedade de formatos de polígono diferentes. Pode haver também qualquer número de tais zonas geográficas defini- das no mapa geográfico. Duas ou mais zonas geográficas definidas podem ter porções que se sobrepõem, incluindo uma sobreposição parcial ou uma sobreposição completa, onde uma primeira zona geográfica pode ser totalmente abrangida em uma segunda zona geo- gráfica.
Uma ou mais instruções de software para controlar o comportamento de um dado dispositivo de computação móvel pode ser criada e armazenada para cada zona geográfica no mapa geográfico. As instruções de software, mencionadas aqui como tratadores de loca- lização, podem ser associadas em memória a cada zona geográfica definida no mapa de modo que quando um dispositivo de computação móvel atravessa para uma zona geográfi- ca, os tratadores de localização para aquela zona geográfica específica podem ser executa- dos. Os tratadores de localização para um dado dispositivo de computação móvel interagem com o sistema operacional do dispositivo para iniciar, terminar e/ou alterar qualquer de uma variedade de ajustes do sistema no dispositivo.
Por exemplo, em uma modalidade tratadores de localização podem ser fornecidos para controlar conexões de rede sem fio para um dispositivo de computação móvel com ba- se em uma localização do dispositivo. Tratadores de localização podem ser fornecidos para estabelecer uma conexão com qualquer de uma variedade de redes sem fio, como por e- xemplo uma WWAN, WLAN, WiMax e WPAN. Um dispositivo de computação móvel pode incluir tratadores de localização que fazem com que o dispositivo conecte a uma primeira rede quando em uma primeira zona geográfica, conecte a uma segunda rede quando em uma segunda zona geográfica, conecte a uma terceira rede quando em uma terceira zona geográfica, etc.
Os tratadores de localização também podem ser utilizados para alterar outros ajus- tes do sistema. Pode haver ocorrências onde a transmissão por rádio em uma freqüência específica em uma dada área geográfica seja proibida. Por conseguinte, zonas geográficas onde tais restrições existem podem ser definidas no mapa, e tratadores de localização defi- nidos para desligar a transmissão por rádio nas freqüências designadas, ou desligar total- mente a transmissão por rádio. Em um aspecto adicional do presente sistema, zonas geo- gráficas e tratadores de localização associados podem ser definidos para controlar as pro- priedades de multimeios de um dispositivo de computação móvel, como por exemplo volu- me, captura de vídeo e foto e meio de exibição do dispositivo. Tratadores de localização podem ser fornecidos também em um dispositivo que desliga totalmente o dispositivo após entrada em uma zona geográfica definida.
O mapa geográfico e tratadores de localização podem ser armazenados em memó- ria em um dispositivo de computação móvel. Alternativamente, o mapa geográfico e/ou tra- tadores de localização podem ser armazenados centralmente em um servidor ao qual dis- positivos móveis podem ser conectados em rede. Em uma tal modalidade, após entrada em uma zona geográfica, o dispositivo pode acessar o servidor, e então download e executar os tratadores de localização para aquela zona. Por exemplo, em dispositivos de sistema opera- cional Windows®, os tratadores de localização podem ser associados a um plano de grupo. Uma tal modalidade tem uma vantagem de gerenciamento centralizado de dispositivos, em que um administrador de rede pode rápida e facilmente acrescentar, deletar e/ou modificar um ou mais tratadores de localização para uma pluralidade de dispositivos de computação móveis. Planos podem ser configurados de modo que usuários diferentes de um dado dis- positivo recebam tratadores de localização diferentes, com base em qualquer número de critérios.
O motor de tratar localização pode ser fornecido para determinar quando uma nova zona geográfica foi entrada e saída, e para executar e terminar tratadores de localização de acordo. O motor de tratar localização pode ser armazenado na memória do dispositivo de computação móvel. Após uma determinação pelo motor de tratar localização de que um dis- positivo de computação móvel atravessou uma fronteira em uma zona geográfica, os trata- dores de localização para aquela zona podem ser executados. Similarmente, após uma de- terminação pelo motor de tratar localização de que um dispositivo de computação móvel atravessou uma fronteira para fora de uma zona geográfica, os tratadores de localização para aquela zona podem ser parados ou invertidos.
DESCRIÇÃO DOS DESENHOS
A figura 1 é um diagrama de blocos de um dispositivo de computação móvel inclu- indo um sistema para controlar o dispositivo baseado em localização. A figura 2 é uma representação esquemática de um mapa geográfico de acordo com o presente sistema.
A figura 3 é uma representação esquemática de um mapa geográfico alternativo de acordo com o presente sistema.
A figura 4 é uma representação esquemática de um mapa geográfico alternativo de acordo com o presente sistema.
A figura 5 é um fluxograma para determinar quando uma zona geográfica foi entra- da e saída, e para executar e terminar tratadores de localização de acordo.
DESCRIÇÃO DETALHADA
Modalidades do presente sistema serão descritas agora com referência às figuras 1-5 que, em geral, se referem a métodos para controlar dispositivos móveis com base em sua localização. Como explicado a seguir, a presente invenção pode operar com uma varie- dade de dispositivos de computação móveis. A figura 1 é uma ilustração de um ambiente de computação configurado como laptop, computador portátil ou computador que pode ser in- corporado em um veículo móvel como um carro, bicicleta, trem, avião, barco ou outra estru- tura móvel. O dispositivo de computação móvel, mostrado na figura 1, é somente um exem- plo de um ambiente operacional apropriado e não pretende sugerir nenhuma limitação com relação ao escopo de uso ou funcionalidade da invenção. Outros sistemas, ambientes e/ou configurações de computação móveis, conhecidos que podem ser apropriados para uso com o presente sistema incluem, porém não são limitados a, PDAs, telefones celulares, sis- temas multiprocessadores, sistemas baseados em microprocessador, meios eletrônicos programáveis por consumidor, minicomputadores, ambientes de computação distribuídos que incluem qualquer um dos sistemas ou dispositivos acima, e similares.
Com referência à figura 1, um sistema exemplar para implementar a invenção inclui um dispositivo de computação móvel, como dispositivo de computação móvel 100. Em uma configuração básica, o dispositivo de computação móvel 100 pode incluir pelo menos uma unidade de processamento 102 e memória 104. Dependendo da configuração exata e tipo de dispositivo de computação, a memória 104 pode ser volátil (como RAM), não volátil (co- mo ROM, memória flash, etc.) ou alguma combinação das duas. Adicionalmente, o dispositi- vo 100 pode ter também funcionalidade/características adicionais. Por exemplo, o dispositi- vo 100 pode incluir também armazenagem adicional (removível e/ou não removível) incluin- do, porém não limitado a, fita ou discos magnéticos ou ópticos. Tal armazenagem adicional é ilustrada na figura 1 por armazenagem removível 108 e armazenagem não removível 110.
Meios de armazenagem de computador incluem meios voláteis e não voláteis, re- movíveis e não removíveis implementados em qualquer método ou tecnologia para armaze- nagem de informações como instruções legíveis por computador, estruturas de dados, mó- dulos de programa ou outros dados. A memória 104, armazenagem removível 108 e arma- zenagem não removível 110 são todos exemplos de meios de armazenagem de computa- dor. Meios de armazenagem de computador incluem, porém não são limitados a, RAM, ROM, EEPROM, memória flash ou outra tecnologia de memória, CD-ROM, digital versatile disks (DVD) ou outra armazenagem óptica, cassetes magnéticos, fita magnética, armazena- gem de disco magnético ou outros dispositivos de armazenagem magnética, ou qualquer outro meio que possa ser utilizado para armazenar as informações desejadas e que possa ser acessado pelo dispositivo 100. Qualquer meio de armazenagem de computador pode fazer parte do dispositivo 100. Um sistema operacional 120 pode ser residente na memória 104 e executa no pro-
cessador 102. O sistema operacional pode, por exemplo, ser o sistema operacional Win- dows® a partir da Microsoft Corporation ou outro sistema operacional. Um ou mais progra- mas de aplicação 122 podem ser carregados na memória 104 e rodar no sistema operacio- nal 120. Os exemplos de aplicações incluem programas de e-mail, programas de fixação de horário, Programas PIM (gerenciamento de informações pessoais), programas de proces- samento de texto, programas de planilha, programas de navegador de Internet, e assim por diante.
Além disso, a memória 104 pode incluir ainda um sistema para controlar o dispositi- vo de computação móvel baseado em sua localização como explicado a seguir. O presente sistema pode incluir um mapa renderizado por software 124 de regiões geográficas defini- das, tratadores de localização 126 para definir comportamento de um dispositivo móvel em uma dada região geográfica, e um motor de tratar localização 128 para determinar quando uma nova região geográfica foi entrada e saída, e para executar e terminar tratadores de localização de acordo. Embora o mapa 124, tratadores de localização 126 e motor de tratar localização 128 sejam mostrados como módulos separados, entende-se que dois ou mais desses módulos podem ser combinados juntos. Por exemplo, os tratadores de localização 126 podem ser combinados como parte de motor de tratar localização 128. Cada um do mapa 124, tratadores de localização 126 e motor de tratar localização 128, de acordo com o presente sistema, são explicados em maior detalhe a seguir. O dispositivo de computação móvel 100 pode conter também conexão(ões) de co-
municação 112 que permitem que o dispositivo se comunique com outros dispositivos. Co- nexão(ões) de comunicação 112 é/são um exemplo de meios de comunicação. Os meios de comunicação incorporam, tipicamente, instruções legíveis por computador, estruturas de dados, módulos de programa ou outros dados em um sinal de dados modulado como uma onda portadora ou outro mecanismo de transporte e inclui qualquer meio de distribuição de informação. O termo "sinal de dados modulados" significa um sinal que tem uma ou mais de suas características definidas ou alteradas de tal modo a codificar informações no sinal. Como exemplo, e não limitação, o meio de comunicação inclui meio sem fio como meio a- cústico, RF1 infravermelho e outros meios sem fio. O termo meio legível por computador, como utilizado aqui, inclui tanto meio de armazenagem como meio de comunicação.
O dispositivo 100 também pode ter dispositivo(s) de entrada 114 como teclado, mouse, caneta, dispositivo de entrada de voz, dispositivo de entrada de toque, etc. Disposi- tivo(s) de saída 116 como um meio de exibição, alto-falantes, impressora, etc., também po- dem ser incluídos. Todos esses dispositivos são bem conhecidos na técnica e não necessi- tam ser discutidos extensamente aqui. Como explicado a seguir, o dispositivo de computa- ção móvel 100 pode incluir ainda um sistema de identificação de localização, como chipset de sistema de posicionamento global 118.
Aqueles versados na técnica reconhecerão que muitas modificações, substituições e/ou adições podem ser feitas no dispositivo de computação móvel 100 mostrado na figura 1.
O presente sistema trabalha em combinação com um sistema de identificação de localização de construção conhecida para identificar uma localização do dispositivo móvel. Por exemplo, dispositivos de computação móveis como laptops, PDAs, telefones celulares e computadores em veículos podem incluir um chipset de sistema de posicionamento global (GPS) 118 como mostrado na figura 1. O chipset inclui um receptor para receber sinais de temporização a partir de uma rede de satélites GPS que fazem a órbita da Terra os quais permitem que o chipset determine de forma precisa, a sua posição (longitude, latitude e alti- tude).
Entende-se que outros sistemas de identificação de localização conhecidos podem ser utilizados em combinação com o presente sistema. Outra classe de tecnologia de locali- zação de área remota é fornecida por companhias de serviço de telefone sem fio, e utiliza observações de torre de célula de telefones celulares e outros dispositivos móveis para es- timar a localização do dispositivo. Há também vários sistemas de identificação de localiza- ção adaptados para uso em áreas menores, como por exemplo, sistema RADAR da Micro- soft Research. O RADAR da Microsoft utiliza tecnologia de ligação em rede sem fio LAN 802.11, que permite que dispositivos móveis habilitados (LAN) sem fio computem localiza- ções com base em intensidades de sinal de pontos de acesso de infra-estrutura conhecidos (APs). Outras tecnologias de identificação de localização são consideradas. Entende-se que em modalidades do presente sistema, o sistema de identificação de localização não neces- sita ter a capacidade de identificar precisamente a posição do dispositivo móvel. Por exem- plo, em modalidades a localização compreendida nos 30,48 metros mais próximos pode ser suficiente. A precisão do dispositivo de identificação de localização pode ser maior do que aquela ou menor do que aquela em modalidades alternativas.
Um aspecto do presente sistema envolve a criação e armazenagem em memória de um mapa geográfico 124. 0 mapa 124 inclui uma ou mais regiões geográficas, ou zonas, nas quais o comportamento do dispositivo de computação móvel deve ser controlado. Em uma modalidade, as zonas geográficas podem ser polígonos definidos por vértices de coor- denada em um plano bidimensional, onde linhas entre os vértices de coordenada definem o formato da zona. Por exemplo, a figura 2 mostra um mapa geográfico 124 que inclui um par de zonas geográficas 132 e 134. Como mostrado na figura 2, cada zona pode ser definida por uma pluralidade de vértices (x,, y,), com cada vértice representando um ponto geográfico específico no mapa 124. Um primeiro conjunto dos vértices, por exemplo, (X1l Y1) até (X4,y4) pode ser designado na memória como definindo primeira zona geográfica 132, e um segun- do conjunto de vértices, por exemplo (x5,y5) até (x^.y™) pode ser designado em memória como definindo segunda zona geográfica 134. Pode haver qualquer número de tais zonas geográficas definidas no mapa geográfico de acordo com modalidades do presente sistema.
Os vértices de cada zona de polígono podem ser armazenados na memória como valores simbólicos em um plano cartesiano. Por exemplo, as coordenadas (X^y1) até (X4,y4) podem ser armazenadas como (0,0), (0,1), (1,1) e (1,0), respectivamente. Cada vértice sim- bólico poderia ser então mapeado para um ponto geográfico no mundo real efetivo na Terra utilizando uma tabela de consulta armazenada em associação aos vértices. Alternativamen- te, os vértices podem ter valores de longitude e latitude efetivos.
A ordem com a qual as coordenadas são armazenadas pode definir o formato de cada zona geográfica dada. Por exemplo, o conjunto de vértices (0,0), (1,0), (1,1), (0,1), (0,0) representaria uma área com linhas a partir de:
■ (0,0) a (1,0)
. (1,0) a (1,1)
. (1,1) a (0,1)
.(0,1) a (0,0)
Uma tal zona geográfica seria um quadrado como mostrado na figura 2. Por outro lado, o conjunto de vértices (0,0), (1,0), (0,1), (1,1), (0,0) representaria uma área com linhas a partir de:
■ (0,0) a (1,0) .(1,0)a(0,1)
. (0,1)a (1,1)
.(1,1)a(0,0)
Uma tal zona geográfica seria um par de triângulos unidos em seus ápices respec- tivos.
Entende-se que qualquer número de vértices para uma dada zona geográfica pode
ser selecionado e armazenado para definir a zona em qualquer de uma variedade de forma- tos de polígono diferentes. Além disso, considera-se que duas ou mais zonas geográficas definidas podem ter porções que se sobrepõem. A sobreposição pode ser parcial, como mostrado na figura 3, ou a sobreposição pode ser completa, como mostrado na figura 4.
Um mapa geográfico 124 pode ser exclusivamente criado para cada dispositivo de computação móvel. Alternativamente, dois ou mais dispositivos de computação móveis po- dem compartilhar o mesmo mapa geográfico. O mapa geográfico 124 incluindo uma ou mais zonas geográficas pode ser gerado, por exemplo, por um usuário ou um administrador IT, e então armazenado na memória em um dispositivo de computação móvel, alternativamente, um mapa geográfico 124 pode ser armazenado remotamente a partir de um dispositivo de computação móvel, e downloaded para o dispositivo de computação móvel através de uma memória portátil, ou através de uma conexão de rede como, por exemplo, a Internet.
Um mapa 124 pode ser configurado através da interface de usuário no dispositivo de computação móvel, ou por um administrador utilizando um dispositivo de computação diferente. Em uma modalidade para configurar o mapa 124, um ou mais mapas geográficos de mundo real pode ser apresentado ao usuário/administrador, e o usuário/administrador pode utilizar um mouse para selecionar pontos no mapa de mundo real. Esses pontos po- dem ser então traduzidos em coordenadas simbólicas e armazenados com uma associação às coordenadas de mundo real como descrito acima, ou podem ser armazenados como as coordenadas de mundo real (longitude e latitude) como descrito acima.
Entende-se que a descrição acima se refere a uma modalidade para gerar um ma- pa geográfico 124. Entende-se que uma ou mais zonas geográficas para as quais o compor- tamento do dispositivo de computação móvel é controlado, podem ser geradas por uma va- riedade de outros métodos conhecidos em modalidades alternativas do presente sistema.
De acordo com um aspecto adicional do presente sistema, uma ou mais instruções de software para controlar o comportamento de um dado dispositivo de computação móvel 100 pode ser criado e armazenado para cada zona geográfica no mapa 124. Uma ou mais instruções de software, mencionadas aqui como tratadores de localização 126, podem ser associadas em memória com cada zona geográfica definida no mapa 124. Quando um dis- positivo de computação móvel atravessa para uma zona geográfica, os tratadores de locali- zação para aquela zona geográfica específica podem ser executados. Cada dispositivo de computação móvel 100 pode ter tratadores de localização 126 que são customizados para aquele dispositivo de computação específico. Entretanto, dois ou mais dispositivos de com- putação móveis podem ter os mesmos tratadores de localização em modalidades do pre- sente sistema. Onde dois dispositivos de computação móveis compartilham o mesmo mapa geográfico, os tratadores de localização para aqueles dois dispositivos podem ser iguais entre si ou diferentes entre si.
Os tratadores de localização 126 para um dado dispositivo de computação móvel 100 especificam o comportamento do dispositivo móvel após entrada em uma dada zona geográfica designada no mapa 124. 0 método, de acordo com o presente sistema para de- terminar quando um dispositivo de computação móvel entra ou sai de uma zona geográfica específica será explicado a seguir em maior detalhe. As interfaces de programação de apli- cação (APIs) do sistema operacional permitem que os tratadores de localização 126 intera- jam com o sistema operacional de um dispositivo para iniciar, terminar e/ou alterar qualquer de uma variedade de configurações do sistema no dispositivo.
Por exemplo, em uma modalidade, tratadores de localização 126 podem ser forne- cidos para controlar conexões de rede sem fio para um dispositivo de computação móvel 100 com base em uma localização do dispositivo. Como indicado na seção Fundamentos, dispositivos de computação móveis têm, atualmente, a sofisticação de conectar-se a várias redes sem fio diferentes, incluindo, por exemplo, WWAN, WLAN, WiMax e WPAN. Um dis- positivo de computação móvel 100 pode incluir tratadores de localização 126 que fazem com que o dispositivo conecte-se a uma primeira rede, por exemplo, uma WWAN, quando em uma primeira zona geográfica, e conecte-se a uma segunda rede, por exemplo, uma WLAN, quando em uma segunda zona geográfica. Qualquer número de conexões de rede diferentes pode ser definido para diferentes zonas geográficas.
A sintaxe efetiva de um tratador de localização 126 para conectar-se a uma rede sem fio específica após entrada em uma zona geográfica específica variará dependendo do tipo de dispositivo de comutação móvel que executa o tratador de localização. Por exemplo, em um computador Iaptop (ou computador em um veículo), uma ou mais opções de ligação em rede sem fio podem existir. Um usuário pode configurar uma conexão a um WLAN em um modo conhecido, por exemplo, especificando um SSID e opções de segurança. Um u- suário pode configurar também uma conexão a uma WWAN via um provedor de serviço sem fio. Um usuário pode configurar também uma conexão a uma WPAN utilizando, por exem- plo, a especificação Bluetooth®. Quando uma ou mais dessas opções de ligação em rede sem fio foram configuradas em um laptop, um tratador de localização pode ser fornecido o qual, quando executado, faz com que o laptop busque uma conexão para a rede especifica- da, e conecte-se àquela rede após a conexão de rede ser encontrada. Uma conexão de rede pode exigir autenticação de logon. O usuário pode ser prompted através da interface de usuário de dispositivo a entrar as informações de logon. Alternativamente, as informa- ções de logon podem ser incluídas como parte do tratador de localização para completar automaticamente o logon para a rede especificada após execução do tratador de localiza- ção.
No exemplo de um laptop (ou dispositivo de computação em um veículo), a sintaxe do tratador de localização 126 para conectar-se a cada tipo de rede sem fio (por exemplo, WWAN, WiMax, WLAN, WPAN, etc.) é conhecida. O tratador de localização 126 interage com o sistema operacional Windows® (ou qualquer sistema operacional que esteja rodando no laptop) para realizar o mesmo efeito caso o usuário tivesse conectado manualmente com a rede especificada utilizando a interface de usuário de dispositivo.
Outros tipos de dispositivos de computação móveis, como PDAs e telefones celula- res, podem incluir similarmente tratadores de localização 126 que executam após entrada em uma zona geográfica especificada para fazer com que esses dispositivos conectem-se a uma rede sem fio com base na localização do dispositivo. A sintaxe efetiva dos tratadores de localização para conectar tais dispositivos a cada tipo de rede sem fio é conhecida, e obteria o mesmo efeito caso o usuário conectasse manualmente à rede específica utilizando a interface de usuário de dispositivo. Em cada modalidade descrita acima, o tratador de localização 126 pode conectar-
se automaticamente à rede especificada após entrada em uma zona geográfica nova. Alter- nativamente, o tratador de localização pode fornecer um alerta através do dispositivo móvel, fornecendo ao usuário a opção de conectar-se à rede especificada. Pode acontecer que uma rede desejada especificada por um tratador de localização pode não estar disponível após uma tentativa de conexão. Em um tal evento, o tratador de localização pode especifi- car outras redes sem fio para conectar-se no caso da rede principal não estar disponível.
O uso de tratadores de localização 126 para conectar-se a uma rede sem fio espe- cífica com base na localização como descrito acima pode ter vários usos e benefícios. Por exemplo, uma zona geográfica definida no mapa 124 pode ser aquele do escritório de um usuário. Em uma tal modalidade, tratadores de localização podem ser fornecidas que comu- tam automaticamente de utilizar uma WWAN para utilizar uma WLAN quando um laptop se move do exterior da área de rede do escritório do usuário para a área de rede do escritório do usuário (e vice versa). Uma zona geográfica similar e tratadores de localização podem ser definidos para a rede WLAN da casa (ou outro) do usuário. Em uma modalidade adicional, em vez de comutar entre dois tipos diferentes de re-
des sem fio (por exemplo, WWAN para WLAN, WLAN para WPAN1 etc.), o presente sistema pode ser utilizado para comutar automaticamente entre duas redes sem fio diferentes do mesmo tipo (por exemplo, uma primeira WWAN para uma segunda WWAN, uma primeira WLAN para uma segunda WLAN, etc.). Por exemplo, pode haver um par de operadores de provedor de serviço sem fio, XeY, cada um fornecendo serviço WWAN. O operador X pode oferecer uma conexão de largura de banda elevada, como HSDPA, em uma primeira zona geográfica e baixa largura de banda, como GPRS, fora daquela primeira zona geográfica. Inversamente, o operador Y pode oferecer elevada largura de banda na segunda zona geo- gráfica e baixa largura de banda fora daquela segunda zona geográfica. Nesse caso, as primeira e segunda zonas geográficas podem ser definidas no mapa 124, e tratadores de localização podem ser fornecidos de modo que o dispositivo de computação móvel 100, do usuário, detecte quando o usuário está passando da primeira para a segunda zona, e então comuta automaticamente do operador X para o operador Y, ou fornece ao usuário uma op- ção para comutar operadores e utilizar a conexão de largura de banda mais elevada.
Pode haver casos onde a transmissão por rádio em uma freqüência específica em uma dada área geográfica é proibida. Por conseguinte, em modalidades adicionais do pre- sente sistema, zonas geográficas onde tais restrições existem podem ser definidas no mapa 124, e tratadores de localização 126 definidos e associados àquelas áreas geográficas. A- pós entrada em tais áreas, os tratadores de localização para aquelas áreas podem executar e interagir com o sistema operacional do dispositivo de computação em um modo conhecido para desligar transmissão por rádio nas freqüências designadas, ou desligar totalmente a transmissão por rádio. O tratador de localização pode ou não especificar que a transmissão por rádio seja recuperada após sair daquela zona geográfica.
Em um aspecto adicional do presente sistema, zonas geográficas e tratadores de localização associados 126 podem ser definidos para controlar as propriedades de multi- meios de um dispositivo de computação móvel 100. Por exemplo, tratadores de localização podem ser fornecidos em um dispositivo de computação móvel que aumenta o volume, di- minui o volume, desliga ou liga o dispositivo após entrada em uma zona geográfica definida. Tratadores de localização podem ser fornecidos em um dispositivo que desabilita ou habilita as capacidades de captura de foto ou vídeo do dispositivo para zonas geográficas definidas. Tratadores de localização 126 podem ser fornecidos em um dispositivo que desabilitam ou habilitam o meio de exibição do dispositivo para zonas geográficas definidas. Os tratadores de localização acima descritos podem ou não especificar a ação inversa após sair de uma zona geográfica. Tratadores de localização 126 podem ser também fornecidos em um dis- positivo 100 que desliga totalmente o dispositivo após entrada em uma zona geográfica de- finida.
Em modalidade adicional do presente sistema, zonas geográficas e tratadores de localização associados 126 podem ser definidos para alterar configurações regionais em um dispositivo de computação móvel após se mover para uma nova região. Por exemplo, trata- dores de localização podem ser fornecidos em um dispositivo para definir o horário, data, economia de luz diurna, etc., no dispositivo para diferentes zonas geográficas definidas.
Como indicado acima, cada dispositivo pode ser customizado com suas próprias zonas geográficas definidas e seus próprios tratadores de localização associados às zonas geográficas. Em modalidades, uma pluralidade de dispositivos móveis pode compartilhar uma ou mais, ou exatamente as mesmas zonas geográficas e tratadores de localização. Em modalidades, uma pluralidade de dispositivos móveis pode ter a mesma zona geográfica, porém os tratadores de localização em um primeiro dispositivo móvel (por exemplo, um pri- meiro laptop) para aquela zona podem ser diferentes dos tratadores de localização em um segundo dispositivo móvel (por exemplo, um segundo laptop) para aquela zona. Similarmen- te, uma pluralidade de dispositivos móveis pode ter a mesma zona geográfica, porém os tratadores de localização em um primeiro tipo de dispositivo móvel (por exemplo, um laptop) para aquela zona podem ser diferentes dos tratadores de localização em um segundo tipo de dispositivo móvel (por exemplo, um telefone celular) para aquela zona.
Como indicado na figura 3, zonas geográficas definidas diferentes no mapa 124 po- dem parcialmente sobrepor, e como indicado na figura 4, uma primeira zona pode sobrepor totalmente de modo que uma primeira zona seja totalmente incluída ou abrangida em uma segunda zona. Pode acontecer que os tratadores de localização 126 para zonas de sobre- posição ou abrangidas não estejam em conflito entre si. Nessa situação, os tratadores de localização para as duas zonas podem ter sido executados e estão em vigor enquanto na área de sobreposição/abrangida. Entretanto, pode acontecer que conflitos surjam entre tra- tadores de localização para zonas de sobreposição ou abrangidas. Por exemplo, com refe- rência à figura 3, um dispositivo pode incluir tratadores de localização associados à zona 132 que conectam o dispositivo a uma primeira rede quando na zona 132, e o dispositivo pode incluir tratadores de localização associados à zona 134 que conectam o dispositivo a uma segunda rede quando na zona 134. Um conflito pode existir, portanto, na área de so- breposição de zonas 132 e 134.
O presente sistema pode tratar conflitos de diversas maneiras. Em uma modalida- de, uma prioridade pode ser expressa nos tratadores de localização de zonas de sobreposi- ção que indica qual tratador de localização tem prioridade em áreas de conflito. A prioridade pode ser definida por usuário, ou pode ser baseada em uma ponderação hierárquica das várias redes sem fio. Em uma modalidade adicional, o sistema pode prompt o usuário atra- vés da interface de dispositivo no evento de um conflito, e pedir ao usuário para selecionar um tratador de localização para execução. Em uma modalidade adicional, quando há dois tratadores de localização em conflito, a prioridade pode ser definida por um administrador utilizando plano de grupo. Ainda em uma modalidade adicional, onde duas ou mais zonas se sobrepõem, a área de sobreposição pode ser tratada como outra zona independente tendo seus próprios tratadores de localização. Por exemplo, na figura 3, a área de sobreposição pode ser separada das zonas 132 e 134 de modo que haja três zonas geográficas indepen- dentes e não sobrepostas: zona 132, zona 134 e a terceira zona definida pela interseção entre zonas 132 e 134. Em tais modalidades, cada uma das três zonas pode incluir seu pró- prio conjunto de tratadores de localização, nenhum dos quais estando em conflito com os outros visto que não há áreas em sobreposição.
Como com o mapa geográfico 124, tratadores de localização 126 podem ser arma- zenados em memória em um dispositivo de computação móvel. Alternativamente, o mapa geográfico e/ou tratadores de localização podem ser armazenados centralmente em um ser- vidor ao qual dispositivos móveis podem estar conectados em rede. Em uma tal modalidade, após entrada em uma zona geográfica, o dispositivo pode acessar o servidor, e então down- load e executar os tratadores de localização para aquela zona. Por exemplo, em dispositivos de sistema operacional Windows®, os tratadores de localização podem ser associados a um plano de grupo. Uma tal modalidade tem uma vantagem de gerenciamento centralizado de dispositivos, em que um administrador de rede pode rápida e facilmente adicionar, deletar e/ou modificar um ou mais tratadores de localização para uma pluralidade de dispositivos de computação móveis. Planos podem ser configurados de modo que usuários diferentes de um dado dispositivo (por exemplo, laptops) recebem tratadores de localização diferentes, com base em qualquer número de critérios (antigüidade, liberação de segurança, grupo jurí- dico na companhia, etc.). Planos também podem ser configurados de modo que tipos dife- rentes de dispositivos (por exemplo, laptops e PDAs) recebem tratadores de localização diferentes.
Tratadores de localização 126 podem ser configurados através da interface de usu- ário no dispositivo de computação móvel, ou por um administrador que utiliza um dispositivo de computação diferente. Em uma modalidade para definir tratadores de localização, o usu- ário/administrador pode ser apresentado com uma interface gráfica de usuário que permite que o usuário/administrador rode manualmente através das etapas a serem executadas por um tratador de localização, e tenha então as instruções para realizar aquelas etapas manu- ais codificadas no tratador de localização.
Um aspecto adicional do presente sistema envolve um motor de tratar localização 128 para determinar quando uma nova zona geográfica foi entrada e saída, e para executar e terminar tratadores de localização de acordo. O motor de tratar localização 128 pode ser armazenado na memória do dispositivo de computação móvel. Um fluxograma da operação de uma modalidade do motor de tratar localização 128 do presente sistema em um dispositi- vo de computação móvel será explicado agora com referência à figura 5.
Tipicamente, o motor de tratar localização inicia a execução de um ou mais tratado- res de localização após atravessar uma fronteira para dentro ou para fora de uma zona geo- gráfica. Entretanto, pode acontecer que um usuário está ligando primeiramente seu disposi- tivo de computação móvel. Portanto, em uma etapa 190, o motor de tratar localização 128 primeiramente checa se o dispositivo está sendo inicialmente ligado. Caso positivo, o motor 128 consulta a unidade GPS para determinar a posição atual do dispositivo 100 na etapa 192. O motor 128 então compara aquela posição contra o mapa geográfico na etapa 194 para determinar se o dispositivo 100 está atualmente compreendido em uma zona geográfi- ca definida. Caso negativo, o motor continua para a etapa 200 para obter uma nova locali- zação do dispositivo como explicado a seguir com relação à etapa 200. Por outro lado, se for determinado na etapa 194 que o dispositivo está atualmente compreendido em uma zona geográfica definida, o motor Ioops para a etapa 208 para executar tratadores de localização para aquela zona como explicado a seguir com relação à etapa 208.
Se o dispositivo móvel não acabou de ser ligado na etapa 190, o motor 128 executa uma etapa 200 de receber periodicamente uma nova localização do dispositivo de computa- ção móvel (por exemplo uma vez a cada segundo, embora o período possa ser mais curto ou mais longo do que aquele em modalidades alternativas). APIs podem ser fornecidas para comunicação entre o motor de tratar localização 128 e o chipset de GPS, ou outro sistema de identificação de localização incluído em ou associado ao dispositivo de computação mó- vel.
Na etapa 202, o motor 128 mapeia a nova localização, Lnew, do dispositivo para as zonas geográficas no mapa 124. Na etapa 204, o percurso de vetor de deslocamento do dispositivo é determinado utilizando a presente localização do dispositivo e a localização do dispositivo no ponto em tempo anterior, L0|d, quando a localização foi medida pela última vez. Por exemplo, onde a posição L0|d é expressa como uma coordenada bidimensional (a, b), e Lnew = (c, d), então a linha L, entre as localizações antiga e nova podem ser determina- das pela equação:
L = (x - a)*(b - d) + (y - b) * (c - a) = 0 (1)
Um sistema de coordenada bidimensional é utilizado para ilustração. Entretanto, aqueles versados reconhecerão que o acima pode ser expandido para abranger sistemas de coordena de dimensão mais elevada. A distância a partir de L0Id para Lnew pode ser obtida pela equação sqrt((a-c)A2 + (b-d)A2), utilizando os valores de Low e Lnew utilizados acima. Outros métodos podem ser empregados para determinar o vetor de deslocamento do dispo- sitivo 100 a partir do Loki para Lnew-
Na etapa 206, o motor 128 determina se o percurso de deslocamento do dispositivo a partir de Loki para Lnew atravessou uma fronteira de uma zona geográfica. Em particular, os vértices das zonas geográficas descritas acima definem uma pluralidade de bordas para cada zona geográfica. Por exemplo, onde duas coordenadas adjacentes (X1, yi) e (x2, y2) definem uma borda, E, de uma zona geográfica, a borda E pode ser expressa em uma for- ma similar à equação (1) a partir do parágrafo anterior: E = (x - X1Hy1 - y2) + (y - y,)* (X2-Xi) 0 O motor 128 pode determinar então se o percurso de deslocamento do dispositivo
atravessou (intersectou com) qualquer uma das bordas das zonas geográficas. Em particu- lar, a linha L, que representa o percurso de deslocamento do dispositivo pode intersectar e atravessar a borda, E, de uma zona geográfica em um ponto de interseção P = (px, py), da- do por:
(px - a)*(b - d) + (py - b)*(c - a) = 0; e
(px - X1^y1 - y2) + (py - yi)* (X2-X1) = 0
Um tal ponto de interseção P da linha L e borda E existe (não existirá onde PeE são paralelos entre si), as seguintes condições forem verdadeiras: A distância (Lnew, L0id) = distância (LnewiP) + distância (P,Loid);e a distância (E1, E2) = distância (E1, P) + distância (Ρ, E2),
onde E1 e E2 são os pontos finais (X1, Y1) e (x2, y2) da borda E. Entende-se que há outros métodos para determinar se um dispositivo de computação móvel 100 atravessa uma borda de uma zona geográfica.
Se for determinado na etapa 206 que nenhuma fronteira foi cruzada, o motor 128 retorna para a etapa 200 para recuperar uma nova localização do dispositivo. Por outro lado, se for determinado na etapa 206 que uma fronteira foi atravessada, o motor 128 identifica a zona na qual o dispositivo atravessou na etapa 208, e o motor 128 identifica o conjunto de tratadores de localização Snew para aquela zona. Na etapa 210, o motor 128 executa os tra- tadores de localização em Snew. Como explicado acima, os tratadores de localização podem interagir com o sistema operacional de um dispositivo para iniciar, terminar e/ou alterar qualquer de uma variedade de configurações do sistema no dispositivo.
Na etapa 212, o motor 128 pode identificar o conjunto de tratadores de localização S0Id a partir de L0|d que pode necessitar ser terminado. Como indicado acima, zonas geográ- ficas podem sobrepor e, em modalidades, entrada em uma nova zona não necessariamente indica que uma zona antiga foi deixada. Desse modo, em modalidades, além de verificar se o limite de uma nova zona foi atravessado como descrito acima, o motor 128 pode verificar também se um limite de uma zona antiga foi atravessado em um modo similar. Em modali- dades onde todas as zonas de sobreposição são redefinidas em um grupo de zonas de não sobreposição como descrito acima, o cruzamento de um limite significaria, na realidade, que se saiu de uma zona antiga. Onde é determinado que se saiu de uma zona antiga, os trata- dores de localização para aquela zona antiga podem ser parados ou invertidos na etapa 214.
Como indicado acima, o motor de tratar localização 128 pode ser localizado na memória do dispositivo de computação móvel 100. Em uma modalidade alternativa, o motor de tratar de localização pode ser armazenado remotamente do dispositivo 100, como por exemplo, em um servidor central. Esse servidor central também pode armazenar os tratado- res de localização 126. Em uma tal modalidade, o dispositivo de computação móvel 100 pode determinar periodicamente sua localização como explicado acima, e então enviar as informações de localização para o servidor central. O servidor central consultaria então um mapa (no servidor central ou em outro lugar) e determinaria se quaisquer tratadores de loca- lização para o dispositivo de computação móvel que consulta necessitam ser invocados. Se quaisquer tratadores necessitam ser invocados, o servidor central pode enviar aqueles tra- tadores de localização para o dispositivo de comutação móvel para execução.
A descrição detalhada acima do sistema inventivo foi apresentada para fins de ilus- tração e descrição. Não pretende ser exaustiva ou limitar o sistema inventivo à forma preci- sa revelada. Muitas modificações e variações são possíveis à luz do ensinamento acima. As modalidades descritas foram escolhidas para explicar melhor os princípios do sistema inven- tivo e sua aplicação prática para desse modo permitir que outros versados na técnica utili- zem melhor o sistema inventivo em várias modalidades e com várias modificações como adequadas para o uso específico considerado. Pretende-se que o escopo do sistema inven- tivo seja definido pelas reivindicações apensas ao presente.

Claims (20)

REIVINDICAÇÕES
1. Método implementado por computador de controlar um comportamento de um dispositivo de computação móvel baseado em uma localização do dispositivo, CARACTERIZADO pelo fato de que compreende as etapas de: (a) receber uma ou mais zonas geográficas definidas; (b) determinar quando o dispositivo de computação móvel atravessa uma fronteira de uma zona geográfica recebida na etapa (a); e (c) alterar um ajuste de sistema do dispositivo de computação móvel após atraves- sar a fronteira da zona geográfica na etapa (b).
2. Método, de acordo com a reivindicação 1, CARACTERIZADO pelo fato de que a etapa (a) de receber uma ou mais zonas geográficas definidas compreende a etapa de re- ceber uma pluralidade de coordenadas, as coordenadas definindo um formato de uma ou mais zonas geográficas.
3. Método, de acordo com a reivindicação 1, CARACTERIZADO pelo fato de que a etapa (c) de alterar um ajuste de sistema do dispositivo de computação móvel compreende a etapa de conectar-se à rede sem fio.
4. Método, de acordo com a reivindicação 3, CARACTERIZADO pelo fato de que a etapa de conectar-se a uma rede sem fio compreende a etapa de conectar-se a um entre uma WWAN, uma rede WiMax, uma WLAN e uma WPAN.
5. Método, de acordo com a reivindicação 1, CARACTERIZADO pelo fato de que a etapa (c) de alterar um ajuste de sistema do dispositivo de comutação móvel compreende a etapa de alterar a transmissão por rádio do dispositivo de computação móvel.
6. Método, de acordo com a reivindicação 1, CARACTERIZADO pelo fato de que a etapa (c) de alterar um ajuste de sistema do dispositivo de computação móvel compreende a etapa de alterar uma propriedade de multimeio do dispositivo.
7. Método, de acordo com a reivindicação 1, CARACTERIZADO pelo fato de que a etapa (c) de alterar um ajuste de sistema do dispositivo de computação móvel compreende a etapa de desligar o dispositivo.
8. Método, de acordo com a reivindicação 1, CARACTERIZADO pelo fato de que compreende ainda a etapa de armazenar a instrução na memória do dispositivo de compu- tação móvel antes da etapa (b) de determinar quando o dispositivo de computação móvel atravessa uma fronteira de uma zona geográfica.
9. Método, de acordo com a reivindicação 1, CARACTERIZADO pelo fato de que compreende ainda a etapa de receber a instrução na memória do dispositivo de computação móvel após a etapa (b) de determinar quando o dispositivo de computação móvel atravessa uma fronteira de uma zona geográfica.
10. Método implementado por computador de controlar um comportamento de uma pluralidade de dispositivos de computação móveis baseados em uma localização dos dispo- sitivos, CARACTERIZADO pelo fato de que compreende as etapas de: (a) definir um ou mais tratadores de localização, associados a uma zona geográfica, para alterar um ou mais ajustes de sistema da pluralidade de dispositivos de computação móveis; (b) armazenar um ou mais tratadores de localização definidos na etapa (a) em uma localização de memória acessível pela pluralidade de dispositivos de computação móveis; (c) receber uma solicitação para receber um ou mais tratadores de localização a partir de um dispositivo de computação móvel da pluralidade de dispositivos de computação móveis após o dispositivo de computação móvel cruzar uma fronteira da zona geográfica com a qual um ou mais tratadores de localização está associado; e (d) enviar um ou mais tratadores de localização solicitados na etapa (c) para alterar um ou mais ajuste de sistema do dispositivo de computação móvel solicitante.
11. Método, de acordo com a reivindicação 10, CARACTERIZADO pelo fato de que compreende ainda a etapa de categorizar um ou mais tratadores de localização de modo que um primeiro conjunto de dispositivos de computação móveis receba um primeiro conjun- to de tratadores de localização após uma solicitação na etapa (c),e segundo conjunto de dispositivos de computação móveis receba um segundo conjunto de tratadores de localiza- ção após uma solicitação na etapa (c).
12. Método, de acordo com a reivindicação 11, CARACTERIZADO pelo fato de que a etapa de categorizar um ou mais tratadores de localização compreende a etapa de cate- gorizar um ou mais tratadores de acordo com um plano de grupo configurado para a plurali- dade de dispositivos de computação móveis.
13. Método, de acordo com a reivindicação 11, CARACTERIZADO pelo fato de que o primeiro conjunto de dispositivos de computação móveis são Iaptops e o segundo conjunto de dispositivos de computação móveis são laptops.
14. Método, de acordo com a reivindicação 11, CARACTERIZADO pelo fato de que os primeiro e segundo conjuntos de dispositivos de computação móveis são dois tipos dife- rentes de dispositivos de computação móveis a partir de um grupo de dispositivos de com- putação móveis incluindo laptops, assistentes pessoais digitais, telefones celulares e dispo- sitivos de computação incorporados em veículos.
15. Método, de acordo com a reivindicação 10, CARACTERIZADO pelo fato de que a etapa (a) de definir um ou mais tratadores de localização para alterar um ou mais ajustes de sistema da pluralidade de dispositivos de computação móveis compreende a etapa de definir uma instrução de software para interagir com um sistema operacional de um disposi- tivo de computação móvel para fazer com que o dispositivo de computação móvel desco- necte de uma primeira rede sem fio e conecte a uma segunda rede sem fio.
16. Método, de acordo com a reivindicação 10, CARACTERIZADO pelo fato de que a etapa (a) de definir um ou mais tratadores de localização para alterar um ou mais ajustes de sistema da pluralidade de dispositivos de computação móveis compreende a etapa de definir uma instrução de software para interagir com um sistema operacional de um disposi- tivo de computação móvel para causar uma alteração em um ajuste de multimeio do disposi- tivo de computação móvel.
17. Meio legível por computador tendo instruções executáveis por computador para programar um processador para executar um método de controlar um comportamento de um dispositivo de computação móvel com base em uma localização do dispositivo, o método CARACTERIZADO pelo fato de que compreende as etapas de: (a) receber uma ou mais zonas geográficas definidas; (b) determinar quando o dispositivo de computação móvel atravessa uma fronteira de uma zona geográfica recebida na etapa (a); e (c) executar uma ou mais instruções, associadas a uma ou mais zonas geográficas, para interagir com um sistema operacional de um dispositivo de computação móvel para alterar um ou mais ajustes de sistema do dispositivo de computação móvel após atravessar a fronteira da zona geográfica na etapa (b).
18. Meio legível por computador, de acordo com a reivindicação 17, CARACTERIZADO pelo fato de que a etapa (c) de executar uma ou mais instruções para alterar um ou mais ajustes de sistema do dispositivo de computação móvel compreende a etapa de alterar uma rede sem fio à qual o dispositivo de computação móvel está conectado.
19. Meio legível por computador, de acordo com a reivindicação 17, CARACTERIZADO pelo fato de que a etapa (c) de executar uma ou mais instruções para alterar um ou mais ajustes de sistema do dispositivo de computação móvel compreende a etapa de alterar uma propriedade de multimeio do dispositivo de computação móvel.
20. Meio legível por computador, de acordo com a reivindicação 17, CARACTERIZADO pelo fato de que a etapa (a) de receber uma ou mais zonas geográficas definidas compreende a etapa de receber um par de zonas geográficas de sobreposição, e em que a etapa (c) de executar uma ou mais instruções compreende a etapa de executar uma primeira instrução associada à primeira zona geográfica e uma segunda instrução as- sociada à segunda zona geográfica, o método compreendendo ainda a etapa de resolver qualquer conflito entre as primeira e segunda instruções.
BRPI0714139-4A 2006-07-21 2007-07-23 controle de dispositivo màveis de software baseado em localizaÇço BRPI0714139A2 (pt)

Applications Claiming Priority (3)

Application Number Priority Date Filing Date Title
US11459132 2006-07-21
US11/459,132 US8374623B2 (en) 2006-07-21 2006-07-21 Location based, software control of mobile devices
PCT/US2007/074143 WO2008011637A1 (en) 2006-07-21 2007-07-23 Location based, software control of mobile devices

Publications (1)

Publication Number Publication Date
BRPI0714139A2 true BRPI0714139A2 (pt) 2012-12-25

Family

ID=38957116

Family Applications (1)

Application Number Title Priority Date Filing Date
BRPI0714139-4A BRPI0714139A2 (pt) 2006-07-21 2007-07-23 controle de dispositivo màveis de software baseado em localizaÇço

Country Status (9)

Country Link
US (2) US8374623B2 (pt)
EP (1) EP2044794B1 (pt)
JP (1) JP2009545213A (pt)
KR (1) KR20090031910A (pt)
CN (1) CN101491126A (pt)
BR (1) BRPI0714139A2 (pt)
MX (1) MX2009000586A (pt)
RU (1) RU2009101768A (pt)
WO (1) WO2008011637A1 (pt)

Families Citing this family (48)

* Cited by examiner, † Cited by third party
Publication number Priority date Publication date Assignee Title
US7454608B2 (en) * 2003-10-31 2008-11-18 International Business Machines Corporation Resource configuration in multi-modal distributed computing systems
US8339990B1 (en) * 2006-09-23 2012-12-25 Dash Navigation, Inc. System and method for matching capabilities of access points with those required by an application
US8254902B2 (en) * 2008-06-26 2012-08-28 Apple Inc. Apparatus and methods for enforcement of policies upon a wireless device
US10237679B2 (en) * 2008-06-27 2019-03-19 Here Global B.V. Method, apparatus, and computer program product for location sharing
JP4695168B2 (ja) * 2008-07-22 2011-06-08 ユーピーアール株式会社 通信端末および通信処理方法、記録媒体、並びにプログラム
US20100255858A1 (en) * 2008-10-02 2010-10-07 Juhasz Paul R Dead Zone for Wireless Communication Device
KR20100054278A (ko) * 2008-11-14 2010-05-25 삼성전자주식회사 이동단말의 네트워크 검색 방법 및 시스템
US8521123B2 (en) * 2009-03-05 2013-08-27 Centurylink Intellectual Property Llc System and method for authoritative validation of mobile service permissions
US8583924B2 (en) * 2009-07-01 2013-11-12 Hand Held Products, Inc. Location-based feature enablement for mobile terminals
KR101609140B1 (ko) * 2009-09-07 2016-04-05 엘지전자 주식회사 휴대 단말기 및 휴대 단말기 동작방법
US20110252328A1 (en) * 2010-04-12 2011-10-13 Jeyhan Karaoguz System and method in a network controller for remotely monitoring and/or controlling devices
US8204503B1 (en) 2010-08-25 2012-06-19 Sprint Communications Company L.P. Base station identification to indicate mobility of a wireless communication device
CN101951549A (zh) * 2010-09-15 2011-01-19 中兴通讯股份有限公司 实现动态处理应用的方法、移动终端及应用服务器
US9002859B1 (en) 2010-12-17 2015-04-07 Moonshadow Mobile, Inc. Systems and methods for high-speed searching and filtering of large datasets
WO2012097009A2 (en) 2011-01-10 2012-07-19 Ward Roy W Systems and methods for high-speed searching and filtering of large datasets
EP2689397A2 (en) * 2011-03-21 2014-01-29 Trucktrax, LLC Tracking and management system
US8903414B2 (en) 2011-06-03 2014-12-02 Apple Inc. Location estimation using a probability density function
US8958823B2 (en) * 2011-10-27 2015-02-17 Verizon Patent And Licensing Inc. Location-based network switching
US8947238B2 (en) * 2011-11-17 2015-02-03 Disney Enterprises, Inc. System and method for multi-media experience capture and data transfer
US9171054B1 (en) 2012-01-04 2015-10-27 Moonshadow Mobile, Inc. Systems and methods for high-speed searching and filtering of large datasets
US8990204B1 (en) * 2012-01-17 2015-03-24 Roy W. Ward Processing and storage of spatial data
WO2013152319A2 (en) 2012-04-06 2013-10-10 Apple Inc. Methods and apparatus for location-based parametric control
CN102707994B (zh) * 2012-04-27 2014-08-20 西安电子科技大学 局域网络中手持移动设备控制电脑的方法
US8837733B2 (en) * 2012-05-16 2014-09-16 Intel Corporation System for protection and authentication of location services with distributed security
US10657768B2 (en) 2012-06-22 2020-05-19 Zonal Systems, Llc System and method for placing virtual geographic zone markers
US9786176B2 (en) 2012-06-22 2017-10-10 Zonal Systems, Llc System and method for placing virtual geographic zone markers
US9317996B2 (en) * 2012-06-22 2016-04-19 II Robert L. Pierce Method for authenticating a wager using a system and method for interacting with virtual geographic zones
US10360760B2 (en) 2012-06-22 2019-07-23 Zonal Systems, Llc System and method for placing virtual geographic zone markers
US9398404B2 (en) * 2012-06-22 2016-07-19 II Robert L. Pierce System and method for user interaction with virtual geographic zones
WO2014080453A1 (ja) * 2012-11-20 2014-05-30 株式会社日立製作所 情報システム、管理サーバの制御プログラム及び携帯装置の制御プログラム
US9408178B2 (en) 2013-01-22 2016-08-02 Apple Inc. Detecting mobile access points
WO2014143028A1 (en) 2013-03-15 2014-09-18 Intel Corporation Budgeting and quota management system for data consumption
US9400321B2 (en) 2013-06-05 2016-07-26 Apple Inc. Utilizing mobile wireless access gateways for location and context purposes
CN104754557A (zh) * 2013-12-27 2015-07-01 三亚中兴软件有限责任公司 终端行为模式的控制方法、装置及系统
US9325836B2 (en) 2014-05-02 2016-04-26 Anthony Cerda Learning guard system
US9791572B2 (en) 2014-05-16 2017-10-17 Apple Inc. Batch processing for improved georeferencing
US20160116960A1 (en) * 2014-10-24 2016-04-28 Ati Technologies Ulc Power management using external sensors and data
EP3675530A1 (en) * 2014-12-03 2020-07-01 Bluedot Innovations Pty Ltd. Retrospective path analysis
US9775095B2 (en) 2015-06-18 2017-09-26 Carrier Corporation Aircraft proximity sensor system for radio frequency transmission device
US10853089B2 (en) * 2016-03-30 2020-12-01 Lenovo Enterprise Solutions (Singapore) Pte. Ltd Dynamically loading firmware based on geographic location
US10521411B2 (en) 2016-08-10 2019-12-31 Moonshadow Mobile, Inc. Systems, methods, and data structures for high-speed searching or filtering of large datasets
US9628962B1 (en) 2016-09-16 2017-04-18 International Business Machines Corporation Using computed travel times to intelligently attenuate beacon transmission
US11934374B2 (en) * 2017-05-26 2024-03-19 David Young Network-based content submission and contest management
JP7055607B2 (ja) * 2017-09-25 2022-04-18 株式会社日立国際電気 デジタル移動無線通信システム及び移動局無線装置
CN108260086B (zh) * 2018-01-19 2021-03-16 北京指掌易科技有限公司 基于围栏的终端管控方法
CN111275922A (zh) * 2020-01-10 2020-06-12 深圳市麦谷科技有限公司 一种行政区域告警方法及系统
US10904376B1 (en) 2020-02-18 2021-01-26 International Business Machines Corporation Location specific container based management of mobile devices
US20220113394A1 (en) * 2020-10-13 2022-04-14 Google Llc Smart-Device-Based Radar System Performing Location Tagging

Family Cites Families (39)

* Cited by examiner, † Cited by third party
Publication number Priority date Publication date Assignee Title
US5442805A (en) 1988-10-05 1995-08-15 Motorola, Inc. Location-based adaptive radio control
WO1997037503A1 (en) * 1996-03-29 1997-10-09 British Telecommunications Public Limited Company Charging systems for services in communications
US5857155A (en) 1996-07-10 1999-01-05 Motorola, Inc. Method and apparatus for geographic based control in a communication system
US6011973A (en) 1996-12-05 2000-01-04 Ericsson Inc. Method and apparatus for restricting operation of cellular telephones to well delineated geographical areas
FI982363A (fi) * 1998-10-30 2000-05-01 Nokia Mobile Phones Ltd Menetelmä ja järjestelmä radiolaitteen toiminnan rajoittamiseksi tietyllä alueella
FR2803162B1 (fr) 1999-12-22 2004-07-16 Sagem Telephone mobile a comportement geographique variable
GB9930305D0 (en) * 1999-12-22 2000-02-09 Koninkl Philips Electronics Nv Mobile unit having a positional alarm
US6327535B1 (en) 2000-04-05 2001-12-04 Microsoft Corporation Location beaconing methods and systems
US7213048B1 (en) 2000-04-05 2007-05-01 Microsoft Corporation Context aware computing devices and methods
US6975874B1 (en) * 2000-06-09 2005-12-13 International Business Machines Corporation Portable phone that changes function according to its self-detected geographical position
DE60135891D1 (de) * 2000-07-18 2008-11-06 Hewlett Packard Co Verbreitung der Positionsdaten und Positionsentdeckung
US6909903B2 (en) 2000-07-20 2005-06-21 3E Technologies International, Inc. Method and system for location-aware wireless mobile devices including mobile user network message interfaces and protocol
US6944679B2 (en) 2000-12-22 2005-09-13 Microsoft Corp. Context-aware systems and methods, location-aware systems and methods, context-aware vehicles and methods of operating the same, and location-aware vehicles and methods of operating the same
US7308263B2 (en) * 2001-02-26 2007-12-11 Kineto Wireless, Inc. Apparatus for supporting the handover of a telecommunication session between a licensed wireless system and an unlicensed wireless system
US6701144B2 (en) 2001-03-05 2004-03-02 Qualcomm Incorporated System for automatically configuring features on a mobile telephone based on geographic location
US20030013449A1 (en) * 2001-07-11 2003-01-16 Hose David A. Monitoring boundary crossings in a wireless network
US20030040314A1 (en) * 2001-08-21 2003-02-27 Telefonaktiebolaget Lm Ericsson Method and apparatus for location area updating in cellular communications
US6785539B2 (en) * 2001-12-05 2004-08-31 Disney Enterprises, Inc. System and method of wirelessly triggering portable devices
US20040203667A1 (en) * 2002-03-14 2004-10-14 Thaddeus Schroeder System for locally restricting use of cellphones and other electronic devices
JP3796200B2 (ja) 2002-06-20 2006-07-12 インターナショナル・ビジネス・マシーンズ・コーポレーション 無線通信システム及び切替方法
FR2843514B1 (fr) 2002-08-08 2005-01-14 Cit Alcatel Dispositif et procede de traitement de donnees de localisation, par detection de parametre(s) de geolocalisation de zone(s) d'un reseau, pour un dispositif de telephonie mobile
US7881261B2 (en) * 2002-09-26 2011-02-01 Telefonaktiebolaget Lm Ericsson (Publ) Method and apparatus for efficient dormant handoff of mobile stations having multiple packet data service instances
JP3984922B2 (ja) * 2003-03-20 2007-10-03 株式会社エヌ・ティ・ティ・ドコモ 移動機、サーバ装置、及び情報提供方法
US7991406B2 (en) * 2003-05-23 2011-08-02 Nokia Corporation Changing settings of a mobile terminal
US7551928B2 (en) * 2003-06-27 2009-06-23 Nokia Corporation Location dependent control of a mobile cellular telephone
RU2227373C1 (ru) 2003-08-12 2004-04-20 Громаков Юрий Алексеевич Способ сотовой связи
US7228135B2 (en) * 2003-08-12 2007-06-05 Yury Alexeevich Gromakov Method for cellular communications
US7769378B2 (en) * 2003-08-26 2010-08-03 Motorola, Inc. System and method to improve WLAN handover behavior at entry/exit points
US7245917B2 (en) 2003-09-08 2007-07-17 Research Foundation Of The State University Of New York System and method for IP handoff
US7352733B2 (en) 2004-03-03 2008-04-01 Atheros Communications, Inc. Implementing location awareness in WLAN devices
US20050197768A1 (en) 2004-03-04 2005-09-08 Nokia Corporation Adjustment of the operation of an application based on a geographically varying parameter value
US20050239479A1 (en) 2004-04-22 2005-10-27 Bednasz Kenneth M Hands-free reminder for a wireless communications terminal
US20060068777A1 (en) 2004-06-30 2006-03-30 Sadowsky John S Air interface cooperation between WWAN and WLAN
JP4801069B2 (ja) 2004-08-12 2011-10-26 テルコーディア テクノロジーズ インコーポレイテッド 異種環境での透過的なサービス適合
US7676223B2 (en) * 2004-09-13 2010-03-09 Alcatel-Lucent Usa Inc. Method for controlling a flow of information between secondary agents and a mobile device in a wireless communications system
US7167463B2 (en) 2004-10-07 2007-01-23 Meshnetworks, Inc. System and method for creating a spectrum agile wireless multi-hopping network
JP2006115291A (ja) * 2004-10-15 2006-04-27 Fujitsu Ltd 移動体通信システムにおける無線リソース共有制御方法
US20060135067A1 (en) * 2004-12-20 2006-06-22 Dunko Gregory A Method and apparatus for configuring a WLAN
US20060154674A1 (en) * 2005-01-11 2006-07-13 Agere Systems Incorporated Mobile communication device having geographical device setting control and method of operation thereof

Also Published As

Publication number Publication date
RU2009101768A (ru) 2010-07-27
JP2009545213A (ja) 2009-12-17
US9071938B2 (en) 2015-06-30
EP2044794A1 (en) 2009-04-08
KR20090031910A (ko) 2009-03-30
MX2009000586A (es) 2009-01-27
EP2044794A4 (en) 2014-02-12
WO2008011637A1 (en) 2008-01-24
EP2044794B1 (en) 2021-08-04
US8374623B2 (en) 2013-02-12
CN101491126A (zh) 2009-07-22
US20130150083A1 (en) 2013-06-13
US20080019317A1 (en) 2008-01-24

Similar Documents

Publication Publication Date Title
BRPI0714139A2 (pt) controle de dispositivo màveis de software baseado em localizaÇço
KR102267367B1 (ko) 오버래핑 지오펜스들의 감소
US10616722B2 (en) Localization in machine-to-machine systems
WO2020078015A1 (zh) 基于道路匹配的定位方法、芯片子系统及电子设备
JP2022527299A (ja) 車両クラウドスライシング
US9811395B1 (en) Multi-platform mapping API
JP7299858B2 (ja) ビークルマイクロクラウドによる協調パーキングスペースサーチ
US20230164241A1 (en) Federated mec framework for automotive services
US20220014946A1 (en) Methods and apparatus for digital twin aided resiliency
US10332395B1 (en) System and method for translating roadside device position data according to differential position data
Furfari et al. Discovering location based services: A unified approach for heterogeneous indoor localization systems
US20220329499A1 (en) Opportunistic placement of compute in an edge network
US20210117134A1 (en) Technologies for storage and processing for distributed file systems
CN102752854B (zh) 一种更新地理位置信息的方法和服务器
CN111510857B (zh) 一种用于实现用户间协同移动的方法与设备
KR20120129316A (ko) 레이어 데이터 단위의 실시간 지도데이터 업데이트 시스템 및 방법
US20230045110A1 (en) Import of deployable containers and source code in cloud development environment
CN109000672A (zh) 基于开源pgRounting的最优路径规划方法
Abenza et al. 10 GatcomSUMO: A Graphical Tool for VANET Simulations Using SUMO and OMNeT+
KR20190124056A (ko) 지능형 교통 시스템에서 데이터 송수신 방법 및 장치
Van Dung et al. A vehicle positioning and navigation system design using Mini2440 ARM and Linux
JP6095713B2 (ja) 位置デバイスを搭載する携帯端末装置の動作を制御する方法、携帯端末装置およびコンピュータ・プログラム
Fernandes Large-scale simulation of vehicular ad hoc networks
US20230056744A1 (en) Roadside edge node central management
KR20120079241A (ko) 차량 항법 시스템, 이를 위한 경로 재탐색 방법 및 경로 안내 방법

Legal Events

Date Code Title Description
B08F Application dismissed because of non-payment of annual fees [chapter 8.6 patent gazette]

Free format text: REFERENTE 4A., 5A., E 6A. ANUIDADE(S).

B08K Patent lapsed as no evidence of payment of the annual fee has been furnished to inpi [chapter 8.11 patent gazette]

Free format text: REFERENTE AO DESPACHO 8.6 PUBLICADO NA RPI 2230 DE 01/10/2013.