BRPI0712069A2 - estabilizante para produtos lácteos - Google Patents

estabilizante para produtos lácteos Download PDF

Info

Publication number
BRPI0712069A2
BRPI0712069A2 BRPI0712069-9A BRPI0712069A BRPI0712069A2 BR PI0712069 A2 BRPI0712069 A2 BR PI0712069A2 BR PI0712069 A BRPI0712069 A BR PI0712069A BR PI0712069 A2 BRPI0712069 A2 BR PI0712069A2
Authority
BR
Brazil
Prior art keywords
carrageenan
food product
addition
food
weight
Prior art date
Application number
BRPI0712069-9A
Other languages
English (en)
Inventor
Consuelo Cerdena
Original Assignee
Pepsico Inc
Priority date (The priority date is an assumption and is not a legal conclusion. Google has not performed a legal analysis and makes no representation as to the accuracy of the date listed.)
Filing date
Publication date
Application filed by Pepsico Inc filed Critical Pepsico Inc
Publication of BRPI0712069A2 publication Critical patent/BRPI0712069A2/pt

Links

Classifications

    • AHUMAN NECESSITIES
    • A23FOODS OR FOODSTUFFS; TREATMENT THEREOF, NOT COVERED BY OTHER CLASSES
    • A23CDAIRY PRODUCTS, e.g. MILK, BUTTER OR CHEESE; MILK OR CHEESE SUBSTITUTES; MAKING THEREOF
    • A23C9/00Milk preparations; Milk powder or milk powder preparations
    • A23C9/152Milk preparations; Milk powder or milk powder preparations containing additives
    • A23C9/154Milk preparations; Milk powder or milk powder preparations containing additives containing thickening substances, eggs or cereal preparations; Milk gels
    • A23C9/1544Non-acidified gels, e.g. custards, creams, desserts, puddings, shakes or foams, containing eggs or thickening or gelling agents other than sugar; Milk products containing natural or microbial polysaccharides, e.g. cellulose or cellulose derivatives; Milk products containing nutrient fibres

Abstract

ESTABILIZANTE PARA PRODUTOS LáCTEOS. A presente invenção refere-se a um estabilizante alimentício formado de componentes naturais usado em produtos alimentícios, Os componentes naturais incluem celulose microcristalina/alginato, amido nativo ou carragenina. Quantidades eficazes dos componentes naturais são fornecidas ao produto alimentício para manter a estabilidade física durante sua vida útil, enquanto confere boa sensação na boca. O estabilizante alimentício pode ser incorporado em bebidas baseadas em leite, tais como milk-shakes.

Description

Relatório Descritivo da Patente de Invenção para "ESTABILI- ZANTE PARA PRODUTOS LÁCTEOS".
Campo da Invenção
A presente invenção refere-se, de modo geral, a produtos ali- mentícios e, mais particularmente, a estabilizantes para produtos lácteos. Antecedentes da Invenção
Produtos lácteos ou baseados em leite têm vários benefícios para a saúde, tal como fornecimento de cálcio para promover ossos saudá- veis, bem como várias vitaminas. Um problema com produtos lácteos é que eles são suscetíveis à instabilidade física, diminuindo sua vida útil. Para promover vida útil mais longa, estabilizantes são adicionados aos produtos lácteos. Estabilizantes também são usados para desenvolver textura em produtos lácteos.
Convencionalmente, estabilizantes artificiais são usados em produtos lácteos. Tais estabilizantes incluem carboximetil celulose (CMC) e amidos modificados. O uso de estabilizantes artificiais, embora servindo para prolongar a vida útil, é indesejável, uma vez que os consumidores estão se tornando mais conscientes da saúde, demandando ingredientes naturais.
Além disso, estabilizantes naturais podem ser usados para obter sensação mais espessa na boca, especialmente quando usado com produtos lácteos com baixo teor ou sem gordura. Conseqüentemente, é desejável proporcio- nar um estabilizante aperfeiçoado para produtos alimentícios.
Sumário da Invenção
A presente invenção se refere a estabilizantes naturais usados em produtos alimentícios, tais como produtos lácteos, incluindo bebidas ou produtos alimentícios não baseados em leite. O estabilizante natural pode incluir celulose microcristalina ("MCC")/alginato, uma combinação de MCC/alginato e amido nativo, uma combinação de MCC/alginato e carrage- nina, uma combinação de MCC/alginato, amido nativo e carragenina ou uma combinação de amido nativo e carragenina. A carragenina pode incluir lambda carragenina, kappa carragenina ou iota carragenina ou uma combi- nação das mesmas. Quantidades eficazes de MCC/alginato ou combinações de MCC/alginato, amido nativo ou carragenina, conforme descrito acima, são adicionadas ao produto alimentício para obter a vida útil e sensação na boca ou textura desejadas.
Outra modalidade da invenção se refere à formação de um pro- duto alimentício, tal como uma bebida baseada em leite, com uma mistura de estabilizante natural. Formação do produto alimentício inclui adição e dis- solução de um estabilizante natural compreendendo MCC/alginato ou com- binações de MCC/alginato, amido nativo ou carragenina, em um líquido. A solução líquida é processada para formar o produto alimentício. Quantidades eficazes de MCC/alginato ou combinações de MCC/alginato, amido nativo ou carragenina, conforme descrito acima, são adicionadas ao produto ali- mentício para manter sua estabilidade física através de sua vida útil. Em uma modalidade, uma mistura de estabilizante pode incluir uma combinação de carragenina em quantidades de cerca de 0,0010-0,05 por cento em peso de lambda carragenina, cerca de 0,0010 - 0,05 por cento em peso de kappa carragenina e 0,1 - 5,0 por cento em peso de amido nativo, adicionada ao produto alimentício.
Esses e outros objetivos, junto com vantagens e características da presente invenção aqui descrita, se tornarão evidentes através de refe- rência à descrição a seguir, aos desenhos em anexo e às reivindicações. Além disso, deve ser entendido que as características das várias modalida- des descritas aqui não são mutuamente exclusivas e podem existir em vá- rias combinações e permutações.
Breve Descrição dos Desenhos
O desenho não está em escala, ênfase, antes, sendo colocada em geral sobre a ilustração dos princípios da invenção. Na descrição a se- guir, várias modalidades da presente invenção são descritas com referência ao desenho a seguir, no qual:
A figura 1 mostra processos para a formação de bebidas basea- das em leite de acordo com diferentes modalidades da invenção.
Descrição Detalhada da Invenção
A presente invenção se refere a estabilizantes naturais usados em produtos alimentícios. Em uma modalidade, o estabilizante natural é u- sado para produtos lácteos, tais como bebidas baseadas em leite. A bebida baseada em leite pode incluir leite ou ingredientes derivados de leite, tais como leite, leite condensado, creme de leite e leite em pó. O leite ou ingredi- entes derivados de leite podem ser, por exemplo, leite integral, reduzido, com elevado teor de gordura, baixo teor de gordura ou sem gordura ou des- natado. Outros tipos de leite ou ingredientes derivados de leite são também úteis. Edulcorantes1 tais como sacarose ou xarope de milho com elevado teor de frutose (HFCS), corantes e flavorizantes, tal como pó de cacau, po- dem ser adicionados à bebida. Outros tipos de ingredientes também podem ser adicionados, conforme desejado.
Os estabilizantes naturais também podem ser usados com ou- tros tipos de produtos alimentícios lácteos, tais como pudins de leite, iogurte e bebidas com iogurte. Fornecimento do estabilizante natural em produtos não baseados em leite também é útil. Por exemplo, o estabilizante natural pode ser incorporado em molhos para salada, xaropes e condimentos.
De acordo com uma modalidade da invenção, uma mistura de estabilizante natural para produtos alimentícios compreende MCC/alginato.
De acordo com outra modalidade da invenção, uma mistura de estabilizante natural para produtos alimentícios compreende uma combinação de MCC/alginato e amido nativo. De acordo com ainda outra modalidade da invenção, uma mistura de estabilizante natural para produtos alimentícios compreende uma combinação de MCC/alginato e carragenina. De acordo com ainda outra modalidade da invenção, uma mistura de estabilizante natu- ral para produtos alimentícios compreende uma combinação de MCC/alginato, amido nativo e carragenina. De acordo com ainda outra mo- dalidade da invenção, uma mistura de estabilizante natural para produtos alimentícios compreende uma combinação de amido nativo e carragenina. A carragenina pode incluir Iambda carragenina, kappa carragenina ou iota car- ragenina ou uma combinação das mesmas. A Tabela 1 mostra exemplos de MCC/alginato, amido nativo e carragenina comercialmente disponíveis. Tabela 1
<table>table see original document page 5</column></row><table>
Quantidades eficazes de MCC/alginato ou combinações de MCC/alginato, amido nativo ou carragenina são fornecidas à bebida baseada em leite para obter a vida útil e sensação na boca ou textura desejadas. Em uma modalidade, quantidades eficazes de Iambda carragenina, kappa carra- genina e amido nativo são fornecidas para obter a vida útil e sensação na boca ou textura desejadas.
Tipicamente, a vida útil desejada do produto é pelo menos cerca de 6 meses em temperatura ambiente, por exemplo, 6-12 meses, enquanto proporciona à bebida uma textura mais espessa do que o leite integral con- vencional, tal como uma consistência de milk-shake. A viscosidade da bebi- da, por exemplo, pode ser cerca de 100-800 centipoise. Outras durações de vida útil e/ou texturas também são úteis. Durante sua vida útil, o produto ali- mentício manterá sua estabilidade física.
Em uma modalidade, a bebida compreende cerca de 0,0010- 0,05% em peso de Iambda carragenina, cerca de 0,0010 - 0,05% em peso de kappa carragenina e cerca de 0,1 - 5,00% em peso de amido nativo. De preferência, a bebida compreende cerca de 0,0025 - 0,01 % em peso de lambda carragenina, cerca de 0,0025 - 0,02 % em peso de kappa carrageni- na, e cerca de 1,00 - 3,00 % em peso de amido nativo. Todos os percentuais usados aqui são baseados sobre o peso total da bebida. O estabilizante na- tural é fornecido na forma seca, tal como forma em pó. Fornecimento do es- tabilizante natural em outras formas podem também ser úteis.
A figura 1 mostra um processo para produção de um produto alimentício de acordo com modalidades da invenção. Em uma modalidade, um processo baseado em leite é formado. De preferência, o produto basea- do em leite é uma bebida pronta para beber em circulação. A bebida basea- da em leite, por exemplo, pode ser um produto de leite flavorizado feito a partir de leite com alto teor de gordura, baixo teor, integral, reduzido ou sem gordura ou desnatado. Em uma modalidade, o produto baseado em leite compreende um milk-shake. Outros tipos de produto baseados em leite, tais como pudins de leite, iogurte e bebidas de iogurte também são úteis.
Inicialmente, na etapa 110, uma solução líquida é fornecida ou formada. O líquido, por exemplo, compreende água. De preferência, a água é tratada. Tratamento de água inclui, por exemplo, osmose reversa.
O líquido fornecido é cerca de 40-45% da quantidade total de líquido usada para produção da bebida. Outras quantidades de líquido tam- bém podem ser úteis. A quantidade de líquido depende da quantidade dese- jada de bebida a ser feita. Por exemplo, a concentração de líquido é cerca de 75-90% em peso do peso total da bebida. Outros percentuais também são úteis. Todos os percentuais usados aqui são baseados em peso total da bebida.
De acordo com a invenção, uma quantidade eficaz da mistura de estabilizante é adicionada à solução líquida para formar uma solução líquida pré-mistura. A mistura de estabilizante, em uma modalidade, compreende cerca de 0,0010 - 0,05 % em peso de Iambda carragenina, cerca de 0,0010 - 0,05 % em peso
de kappa carragenina e cerca de 0,1-5,00 % em peso de amido nativo. Em uma modalidade, a mistura de estabilizante é fornecida como uma mistura seca. Por exemplo, a mistura de estabilizante pode ser fornecida na forma em pó.
Edulcorantes, tais como sacarose ou HFCS, podem ser adicio- nados ao líquido. Outros tipos de açúcar, tais como glicose, frutose, dextrose ou maltose, também podem ser úteis. Tipicamente, cerca de 5-20% em peso de adoçante são adicionados à solução líquida. Outras quantidades de ado- çante podem ser adicionadas de forma a obter a doçura e/ou teor de calorias desejado na bebida. A quantidade de adoçante usado pode depender tam- bém do aroma da bebida. Por exemplo, uma maior quantidade de adoçante pode ser desejada para uma bebida flavorizada com chocolate do que para alguns outros aromas. Outros ingredientes também podem ser adicionados. Por exemplo, sal pode ser adicionado para intensificação do sabor ou para atuar como uma fonte de eletrólito. Carbonato de potássio (K2CO3) também pode ser adicionado para ajuste do pH inicial. Adicionalmente, purês/sucos de fruta podem ser adicionados para flavorização. Outros ingredientes de flavorização podem também ser adicionados.
Em uma modalidade, os vários componentes adicionados ao líquido são dissolvidos em um liqüidificador ou misturador de cisalhamento elevado. Para facilitar dissolução dos componentes no líquido, ele é aqueci- do para uma temperatura de 54,44-60,00°C(130-140°F). Outras temperatu- ras também podem ser úteis.
Em uma modalidade, uma solução baseada em leite é propor- cionada. A solução baseada em leite compreende, por exemplo, leite desna- tado condensado e creme de leite. Outros tipos de produto ou derivados de leite também são úteis. Tipicamente, a solução baseada em leite é armaze- nada em torno de 1,67-4,44°C(35-40°F) com ligeira agitação. Em uma mo- dalidade, a solução baseada em leite proporciona a quantidade restante de líquido necessária para produzir a bebida baseada em leite. Em uma moda- lidade, a solução baseada em leite proporciona cerca de 55-60% restantes do líquido total requerido para produzir a bebida baseada em leite. Outros percentuais também são úteis.
Em uma modalidade, uma solução de manteiga de cacau é pre- parada. A solução de cacau é usada para produzir uma bebida flavorizada baseada em cacau ou chocolate. Para preparar a solução de cacau, pó de cacau é adicionado a um líquido em uma quantidade desejada.
Em uma modalidade, a solução compreende cerca de 10% de pó de cacau. Outros percentuais também são úteis. A solução é aquecida para dissolver o pó de cacau. Em uma modalidade, a solução é aquecida para cerca de 85,00°C (185°F) durante cerca de 45 minutos. Após o pó de cacau ser dissolvido, a solução é esfriada para cerca de 37,78°C (100°F). Preparo da solução de cacau usando outras técnicas ou parâmetros de pro- cesso é também útil.
Em uma modalidade, as soluções pré-mistura e baseadas em leite são misturadas na etapa 125. As soluções são misturadas, por exem- plo, em um tanque de mistura. Dependendo da aplicação, a solução de ca- cau é adicionada à solução. Por exemplo, a solução de cacau é adicionada para produzir uma bebida ou produto alimentício flavorizado com chocolate ou cacau. A mistura é realizada em uma temperatura de cerca de 54,44- 60,00°C (130-140°F). Para preparar para mistura, a solução baseada em leite pode ser pré-aquecida para a temperatura de mistura. As soluções são misturadas durante cerca de 10-20 minutos e, de preferência, durante cerca de 15 minutos. Outras durações e temperaturas de mistura também podem ser úteis.
Alternativamente, o líquido da solução líquida inicial pode ser fornecido pela solução baseada em leite. Em tal caso, os flavorizantes ou outros ingredientes podem ser adicionados também e misturados conse- qüentemente.
O processo continua através de processamento da solução mis- turada na etapa 130. O processamento inclui ajuste da concentração de só- lidos lácteos. Em uma modalidade, a concentração de sólidos é ajustada para cerca de 34-37% em peso. De preferência, a concentração de sólidos é ajustada para cerca de 35%. Outras concentrações também podem ser ú- teis. A concentração de sólidos é ajustada, por exemplo, através da adição de líquido, tal como água. Durante esse processo, a solução é aquecida pa- ra cerca de 73,89-76,67°C (165-170°F).
Em uma modalidade, a solução é pasteurizada através de aque- cimento da solução suficientemente. Em uma modalidade, um processo com curto tempo e alta temperatura (HTST) é usado para pasteurizar a solução. HTST inclui, por exemplo, aquecimento da solução de produto para cerca de 73,89-76,67°C (165-170°F). Outras temperaturas e durações de tempo tam- bém podem ser úteis para o processo de pasteurização.
A solução é homogeneizada. Em uma modalidade, a solução de produto é homogeneizada a 24,13 mPa/3,45 mPa(3500 psi/500 psi). Pres- sões alternativas podem também ser úteis para homogeneização. Após ho- mogeneização, a solução é esfriada para cerca de 4,44°C (40°F).
Processamento adicional é continuado através da adição de fla- vorizantes e/ou agentes de cor, conforme desejado. Adicionalmente, a solu- ção pode ser ajustada para o nível de pH e concentração de sólidos deseja- dos. O nível de pH será objetivado para proporcionar uma solução estável. Em uma modalidade, o pH da solução é cerca de 6,5-7,4. De preferência, o pH é de 7,0. Outros níveis de pH também podem ser úteis.
Vários ajustadores de pH podem ser usados para ajustar o nível de pH da solução. Em uma modalidade, K2CO3 é usado. Em uma modalida- de, K2CO3 a cerca de 20% é adicionado à solução. Outros ajustadores de pH também podem ser úteis, por exemplo, ortofosfato alcalino, hidróxido de potássio, citrato de sódio ou uma combinação dos mesmos é fornecida. Uma vez que processamento subseqüente pode ter um impacto sobre o nível de pH final, esses efeitos deverão ser levados em consideração. Por exemplo, o pH deverá ser ajustado em um nível maior se processamento subseqüente causar uma diminuição no pH.
A concentração de sólidos na solução pode ser ajustada con- forme desejado. Em uma modalidade, a concentração de sólidos é ajustada através da adição de líquido. Em uma modalidade, a concentração de sóli- dos é ajustada para obter a faixa de concentração desejada. Por exemplo, a bebida final pode conter uma concentração de cerca de 5-40% em peso de sólidos totais, dos quais cerca de 2-10% em peso são compreendidos de sólidos de gordura de leite. Outras concentrações também podem ser úteis. A faixa pode ser selecionada baseado no valor nutricional, sabor e/ou textura desejada. Outras considerações podem incluir requisitos regulatórios e de rotulação. Contudo, esse ajuste pode afetar o peso total do produto final. Para acomodar essa alteração no volume, pode ser necessário adicionar mais estabilizantes, bem como outros ingredientes.
De acordo com uma modalidade da invenção, a solução é acon- dicionada na etapa 140. Acondicionamento inclui enchimento da solução em recipientes apropriados antes de vedação hermética dos recipientes. Os re- cipientes, por exemplo, compreendem garrafas de vidro com tamanho de 236,59 ml (8 fl oz). Outros tipos e tamanhos de recipientes também são Ci- teis. A solução nos recipientes é, então, esterilizada na etapa 150. Esteriliza- ção pode ser realizada em um processo em batelada em retortas ou auto- claves através de sujeição dos recipientes ao calor, por exemplo, em uma câmara de vapor. Em uma modalidade, os recipientes são aquecidos para cerca de 123,89°C (255°F) para obter um valor Fo de pelo menos cerca de 4,0.
Após esterilização, processamento final é conduzido na etapa 160. Em uma modalidade, processamento final inclui resfriamento das bebi- das e realização de acondicionamento final, tal como rotulação e colocação em caixas.
Em outra modalidade da invenção, após o pH e concentração de sólidos te- rem sido ajustados para o nível desejado, o líquido é esterilizado na etapa 145. O processo de esterilização compreende tratamento em temperatura ultra-elevada (UHT). Em uma modalidade, tratamento UHT inclui sujeição do líquido a altas temperaturas, tal como através de injeção direta de vapor ou infusão de vapor ou através de aquecimento indireto em um permutador de calor. A esterilização é, tipicamente, conduzida em um sistema fechado.
Após o que, o líquido esterilizado é esfriado para cerca de 204,44°C (400°F) e assepticamente enchido em recipientes apropriados na etapa 155. Processamento final é, então, realizado, tal como rotulação e co- locação em caixas, na etapa 160.
Exemplos
Várias bebidas baseadas em leite foram preparadas de acordo com o processo descrito. Ingredientes para diferentes bebidas baseadas em leite são mostrados nas Tabelas 1-5, como segue:
Tabela 1 <table>table see original document page 11</column></row><table>
*lnclui umidade de todos os ingredientes Tabela 3
<table>table see original document page 12</column></row><table> * Inclui umidade de todos os ingredientes
Tabela 5
<table>table see original document page 13</column></row><table>
* Inclui umidade de todos os ingredientes
Embora a invenção tenha sido particularmente mostrada e descrita com referência a várias modalidades, deve ser reconhecido por aqueles ver- sados na técnica que modificações e alterações podem ser feitas na presen- te invenção sem se desviar do espírito e escopo da mesma. O escopo d an- tígeno deverá, portanto, ser determinado não com referência à descrição acima, mas com referência às reivindicações em anexo junto com seu esco- po total de equivalentes.

Claims (92)

1. Produto alimentício compreendendo: um componente alimentício de base; e uma mistura de estabilizante alimentício natural compreendendo carragenina e amido nativo.
2. Produto alimentício de acordo com a reivindicação 1, em que o componente alimentício de base compreende um componente alimentício baseado em leite.
3. Produto alimentício de acordo com a reivindicação 2, em que o componente alimentício baseado em leite compreende uma bebida basea- da em leite, incluindo um milk-shake.
4. Produto alimentício de acordo com a reivindicação 1, em que o componente alimentício de base compreende um componente alimentício não baseado em leite.
5. Produto alimentício de acordo com a reivindicação 1, em que a carragenina e amido nativo são fornecidos em quantidades eficazes para manter a estabilidade física do componente alimentício de base durante vida útil.
6. Produto alimentício de acordo com a reivindicação 5, em que a carragenina compreende Iambda carragenina, kappa carragenina ou iota carragenina ou uma combinação dos mesmos.
7. Produto alimentício de acordo com a reivindicação 5, em que a carragenina compreende Iambda carragenina ou kappa carragenina ou uma combinação dos mesmos.
8. Produto alimentício de acordo com a reivindicação 5, em que o estabilizante natural compreende cerca de 0,0010 - 0,05 por cento em pe- so de Iambda carragenina, cerca de 0,0010 - 0,05 por cento em peso de kappa carragenina e 0,1 - 5,0% por cento em peso de amido nativo.
9. Produto alimentício de acordo com a reivindicação 1 em que o produto alimentício compreende um pH de cerca de 6,5-7,4.
10. Produto alimentício compreendendo: um componente alimentício de base; e uma mistura de estabilizante alimentício natural compreendendo celulose microcristalina/alginato.
11. Produto alimentício de acordo com a reivindicação 10, em que o componente alimentício de base compreende um componente alimen- tício baseado em leite.
12. Produto alimentício de acordo com a reivindicação 11, em que o componente alimentício baseado em leite compreende uma bebida baseada em leite, incluindo um milk-shake.
13. Produto alimentício de acordo com a reivindicação 10, em que o componente alimentício de base compreende um componente alimen- tício não baseado em leite.
14. Produto alimentício de acordo com a reivindicação 10, em que a celulose microcristalina/alginato são fornecidos em quantidades efica- zes para manter a estabilidade física do componente alimentício de base durante vida útil.
15. Produto alimentício de acordo com a reivindicação 14, em que o estabilizante natural compreende cerca de 0,10 -1,50 por cento em peso de celulose microcristalina/alginato.
16. Produto alimentício de acordo com a reivindicação 10, em que o produto alimentício compreende um pH de cerca de 6,5-7,4.
17. Produto alimentício compreendendo: um componente alimentício de base; e uma mistura de estabilizante alimentício natural compreendendo celulose microcristalina/alginato e amido nativo.
18. Produto alimentício de acordo com a reivindicação 17, em que o componente alimentício de base compreende um componente alimen- tício baseado em leite.
19. Produto alimentício de acordo com a reivindicação 17, em que o componente alimentício baseado em leite compreende uma bebida baseada em leite, incluindo um milk-shake.
20. Produto alimentício de acordo com a reivindicação 10, em que o componente alimentício de base compreende um componente alimen- tício não baseado em leite.
21. Produto alimentício de acordo com a reivindicação 17, em que a celulose microcristalina/alginato e amido nativo são fornecidos em quantidades eficazes para manter a estabilidade física do componente ali- mentício de base durante vida útil.
22. Produto alimentício de acordo com a reivindicação 21, em que o estabilizante natural compreende cerca de 0,10 -1,50 por cento em peso de celulose microcristalina/alginato e cerca de 0,1-5,00 por cento em peso de amido nativo.
23. Produto alimentício de acordo com a reivindicação 17, em que o produto alimentício compreende um pH de cerca de 6,5-7,4.
24. Produto alimentício compreendendo: um componente alimentício de base; e uma mistura de estabilizante alimentício natural compreendendo celulose microcristalina/alginato e carragenina.
25. Produto alimentício de acordo com a reivindicação 24, em que o componente alimentício de base compreende um componente alimen- tício baseado em leite.
26. Produto alimentício de acordo com a reivindicação 25, em que o componente alimentício baseado em leite compreende uma bebida baseada em leite, incluindo um milk-shake.
27. Produto alimentício de acordo com a reivindicação 24, em que o componente alimentício de base compreende um componente alimen- tício não baseado em leite.
28. Produto alimentício de acordo com a reivindicação 24, em que a celulose microcristalina/alginato e carragenina são fornecidos em quantidades eficazes para manter a estabilidade física do componente ali- mentício de base durante vida útil.
29. Produto alimentício de acordo com a reivindicação 28, em que a carragenina compreende Iambda carragenina, kappa carragenina ou iota carragenina ou uma combinação das mesmas.
30. Produto alimentício de acordo com a reivindicação 28, em que a carragenina compreende Iambda carragenina ou kappa carragenina ou uma combinação dos mesmos.
31. Produto alimentício de acordo com a reivindicação 28, em que o estabilizante natural compreende cerca de 0,0010 -0,05 por cento em peso de Iambda carragenina, cerca de 0,0010 - 0,05 por cento em peso de kappa carragenina e 0,1 -1,50% por cento em peso de celulose microcristali- na/alginato.
32. Produto alimentício de acordo com a reivindicação 17, em que o produto alimentício compreende um pH de cerca de 6,5-7,4.
33. Produto alimentício compreendendo: um componente alimentício de base; e uma mistura de estabilizante alimentício natural compreendendo celulose microcristalina/alginato, amido nativo e carragenina.
34. Produto alimentício de acordo com a reivindicação 33, em que o componente alimentício de base compreende um componente alimen- tício baseado em leite.
35. Produto alimentício de acordo com a reivindicação 34, em que o componente alimentício baseado em leite compreende uma bebida baseada em leite, incluindo um milk-shake.
36. Produto alimentício de acordo com a reivindicação 33, em que o componente alimentício de base compreende um componente alimen- tício não baseado em leite.
37. Produto alimentício de acordo com a reivindicação 33, em que a celulose microcristalina/alginato, amido nativo e carragenina são for- necidos em quantidades eficazes para manter a estabilidade física do com- ponente alimentício de base durante vida útil.
38. Produto alimentício de acordo com a reivindicação 37, em que a carragenina compreende Iambda carragenina, kappa carragenina ou iota carragenina ou uma combinação das mesmas.
39. Produto alimentício de acordo com a reivindicação 37, em que a carragenina compreende Iambda carragenina ou kappa carragenina ou uma combinação dos mesmos.
40. Produto alimentício de acordo com a reivindicação 37, em que o estabilizante natural compreende cerca de 0,10 -1,50 por cento em peso de celulose microcristalina/alginato, cerca de 0,0010 - 0,05 por cento em peso de Iambda carragenina, cerca de 0,0010 - 0,05 por cento em peso de kappa carragenina e 0,1 - 5,0% por cento em peso de amido nativo.
41. Produto alimentício de acordo com a reivindicação 17, em que o produto alimentício compreende um pH de cerca de 6,5-7,4.
42. Método para processamento de um produto alimentício com- preendendo: adição de um estabilizante natural a um líquido, a mistura de estabilizante natural compreende carragenina e amido nativo; dissolução da mistura estabilizante natural ao líquido para formar uma solução líquida pré-mistura; e processamento da solução líquida pré-mistura para formar um produto alimentício.
43. Método de acordo com a reivindicação 42, compreendendo processamento de uma bebida baseada em leite.
44. Método de acordo com a reivindicação 43, em que a adição da mistura de estabilizante natural compreende adição de quantidades efi- cazes de carragenina e amido nativo para manter a estabilidade física do componente alimentício de base durante sua vida útil.
45. Método de acordo com a reivindicação 43, em que a adição da mistura de estabilizante natural compreende adição de Iambda carrageni- na, kappa carragenina ou iota carragenina ou uma combinação das mes- mas.
46. Método de acordo com a reivindicação 43, em que a adição da mistura de estabilizante natural compreende a adição de cerca de 0,0010 - 0,05 por cento em peso de Iambda carragenina, cerca de 0,0010 - 0,05 por cento em peso de kappa carragenina e 0,1 - 5,0% por cento em peso de a- mido nativo.
47. Método de acordo com a reivindicação 42, em que a adição da mistura de estabilizante natural compreende a adição de quantidades eficazes de carragenina e amido nativo para manter a estabilidade física do componente alimentício de base durante sua vida útil.
48. Método de acordo com a reivindicação 42, em que a adição da mistura de estabilizante natural compreende adição de Iambda carrageni- na, kappa carragenina ou iota carragenina ou uma combinação das mesmas.
49. Método de acordo com a reivindicação 42, em que a adição da mistura de estabilizante natural compreende a adição de cerca de 0,0010 - 0,05 por cento em peso de Iambda carragenina, cerca de 0,0010 - 0,05 por cento em peso de kappa carragenina e 0,1 - 5,0% por cento em peso de a- mido nativo.
50. Método de acordo com a reivindicação 42, em que proces- samento do líquido pré-mistura compreende: adição da solução pré-mistura a uma solução baseada em leite; e mistura da solução pré-mistura e baseada em leite em uma tem- peratura elevada; e esterilização das soluções.
51. Método de acordo com a reivindicação 50, em que o líquido da solução pré-mistura compreende cerca de 0-80 por cento em peso do peso total do líquido da bebida e a solução baseada em leite compreende cerca de 20-100 por cento em peso do peso total do líquido da bebida.
52. Método de acordo com a reivindicação 50, ainda compreen- dendo: ajuste dos sólidos das soluções para um nível alvo de sólidos; e ajuste do pH do produto alimentício para um nível alvo de pH.
53. Método para processamento de um produto alimentício com- preendendo: adição de um estabilizante natural a um líquido, a mistura de estabilizante natural compreendendo celulose microcristalina/alginato; processamento da solução líquida pré-mistura para formar um produto alimentício.
54. Método de acordo com a reivindicação 53, compreendendo processamento de uma bebida baseada em leite.
55. Método de acordo com a reivindicação 54, em que a adição da mistura de estabilizante natural compreende adição de uma quantidade eficaz de celulose microcristalina/alginato para manter a estabilidade física do componente alimentício de base durante sua vida útil.
56. Método de acordo com a reivindicação 54, em que a adição da mistura de estabilizante natural compreende a adição de cerca de 0,10 - -1,50 por cento em peso de celulose microcristalina/alginato.
57. Método de acordo com a reivindicação 53, em que a adição da mistura de estabilizante natural compreende a adição de uma quantidade eficaz de celulose microcristalina/alginato para manter a estabilidade física do componente alimentício de base durante sua vida útil.
58. Método de acordo com a reivindicação 53, em que a adição da mistura de estabilizante natural compreende a adição de cerca de 0,1 Ο- Ι ,50 por cento em peso de celulose microcristalina/alginato.
59. Método de acordo com a reivindicação 53, em que proces- samento do líquido pré-mistura compreende: adição da solução pré-mistura a uma solução baseada em leite; e mistura das soluções pré-mistura e baseada em leite em uma temperatura elevada; e esterilização das soluções.
60. Método de acordo com a reivindicação 59, em que o líquido da solução pré-mistura compreende cerca de 0-80 por cento em peso do peso total do líquido da bebida e a solução baseada em leite compreende cerca de 20-100 por cento em peso do peso total do líquido da bebida.
61. Método de acordo com a reivindicação 59, ainda compreen- de: ajuste dos sólidos das soluções para um nível alvo de sólidos; e ajuste do pH do produto alimentício para um nível alvo de pH.
62. Método para processamento de um produto alimentício com- preendendo: adição de um estabilizante natural a um líquido, a mistura de estabilizante natural compreendendo celulose microcristalina/alginato e ami- do nativo; dissolução da mistura de estabilizante natural no líquido para formar uma solução líquida pré-mistura; e processamento da solução líquida pré-mistura para formar um produto alimentício.
63. Método de acordo com a reivindicação 62, compreendendo processamento de uma bebida baseada em leite.
64. Método de acordo com a reivindicação 63, em que a adição da mistura de estabilizante natural compreende adição de quantidades efi- cazes de celulose microcristalina/alginato e amido nativo para manter a es- tabilidade física do componente alimentício de base durante sua vida útil.
65. Método de acordo com a reivindicação 64, em que a adição da mistura de estabilizante natural compreende a adição de cerca de 0,1 Ο- -1,50 por cento em peso de celulose microcristalina/alginato e cerca de 0,1 - -5,00 por cento em peso de amido nativo.
66. Método de acordo com a reivindicação 62, em que a adição da mistura de estabilizante natural compreende a adição de quantidades eficazes de celulose microcristalina/alginato e amido nativo para manter a estabilidade física do componente alimentício de base durante sua vida útil.
67. Método de acordo com a reivindicação 62, em que a adição da mistura de estabilizante natural compreende a adição de cerca de 0,10 - -1,50 por cento em peso de celulose microcristalina/alginato e cerca de 0,1 - -5,00 por cento em peso de amido nativo.
68. Método de acordo com a reivindicação 62, em que proces- samento do líquido pré-mistura compreende: adição da solução pré-mistura a uma solução baseada em leite; e mistura das soluções pré-mistura e baseada em leite em uma temperatura elevada; e esterilização das soluções.
69. Método de acordo com a reivindicação 68, em que o líquido da solução pré-mistura compreende cerca de 0-80 por cento em peso do peso total do líquido da bebida e a solução baseada em leite compreende cerca de 20-100 por cento em peso do peso total do líquido da bebida.
70. Método de acordo com a reivindicação 68, ainda compreen- dendo: ajuste dos sólidos das soluções para um alvo nível de sólidos; e ajuste do pH do produto alimentício para um nível alvo de pH.
71. Método para processamento de um produto alimentício com- preendendo: adição de um estabilizante natural a um líquido, a mistura de estabilizante natural compreendendo celulose microcristalina/alginato e car- ragenina; dissolução da mistura de estabilizante natural no líquido para formar uma solução líquida pré-mistura; e processamento da solução líquida pré-mistura para formar um produto alimentício.
72. Método de acordo com a reivindicação 71, compreendendo processamento de uma bebida baseada em leite.
73. Método de acordo com a reivindicação 72, em que a adição da mistura de estabilizante natural compreende a adição de quantidades eficazes de celulose microcristalina/alginato, amido nativo, e carragenina para manter a estabilidade física do componente alimentício de base durante sua vida útil.
74. Método de acordo com a reivindicação 72, em que a adição da mistura de estabilizante natural compreende a adição de Iambda carra- genina, kappa carragenina ou iota carragenina ou uma combinação das mesmas.
75. Método de acordo com a reivindicação 72, em que a adição de uma mistura de estabilizante natural compreende a adição de cerca de -0,0010 - 0,05 por cento em peso de Iambda carragenina, cerca de 0,0010 - -0,05 por cento em peso de kappa carragenina, 0,1 - 5,0 por cento em peso de amido nativo, e 0,10 - 1.50 por cento em peso de celulose microcristali- na/alginato.
76. Método de acordo com a reivindicação 71, em que a adição da mistura de estabilizante natural compreende a adição de quantidades eficazes de celulose microcristalina/alginato, amido nativo e carragenina pa- ra manter a estabilidade física do componente alimentício de base durante sua vida útil.
77. Método de acordo com a reivindicação 71, em que a adição da mistura de estabilizante natural compreende a adição de Iambda carra- genina, kappa carragenina ou iota carragenina ou uma combinação das mesmas.
78. Método de acordo com a reivindicação 71, em que a adição da mistura de estabilizante natural compreende a adição de cerca de 0,0010 - 0,05 por cento em peso de Iambda carragenina, cerca de 0,0010 - 0,05 por cento em peso de kappa carragenina, 0,1 - 5,0 por cento em peso de amido nativo e 0,10-1,50 por cento em peso de celulose microcristalina/alginato.
79. Método de acordo com a reivindicação 71, em que proces- samento do líquido pré-mistura compreende: adição da solução pré-mistura a uma solução baseada em leite; e mistura das soluções pré-mistura e baseada em leite em uma temperatura elevada; e esterilização das soluções.
80. Método de acordo com a reivindicação 79, em que o líquido da solução pré-mistura compreende cerca de 0-80 por cento em peso do peso total do líquido da bebida e a solução baseada em leite compreende cerca de 20-100 por cento em peso do peso total do líquido da bebida.
81. Método de acordo com a reivindicação 79, ainda compreen- dendo: ajuste dos sólidos das soluções para um nível alvo de sólidos; e ajuste do pH do produto alimentício para um nível alvo de pH.
82. Método para processamento de um produto alimentício com- preendendo: adição de um estabilizante natural a um líquido, a mistura de estabilizante natural compreendendo celulose microcristalina/alginato e car- ragenina; dissolução da mistura de estabilizante natural no líquido para formar uma solução líquida pré-mistura; e processamento da solução líquida pré-mistura para formar um produto alimentício.
83. Método de acordo com a reivindicação 82, compreendendo processamento de uma bebida baseada em leite.
84. Método de acordo com a reivindicação 83, em que a adição da mistura de estabilizante natural compreende a adição de quantidades eficazes de celulose microcristalina/alginato, amido nativo e carragenina pa- ra manter a estabilidade física do componente alimentício de base durante sua vida útil.
85. Método de acordo com a reivindicação 83, em que a adição da mistura de estabilizante natural compreende a adição de Iambda carra- genina, kappa carragenina ou iota carragenina ou uma combinação dos mesmos.
86. Método de acordo com a reivindicação 83, em que a adição da mistura de estabilizante natural compreende a adição de cerca de 0,0010 - 0,05 por cento em peso de Iambda carragenina, cerca de 0,0010 - 0,05 por cento em peso de kappa carragenina, 0,1 - 5,0 por cento em peso de amido nativo, e 0,10 -1,50 por cento em peso de celulose microcristalina/alginato.
87. Método de acordo com a reivindicação 82, em que a adição da mistura de estabilizante compreende a adição de quantidades eficazes de celulose microcristalina/alginato, amido nativo e carragenina para manter a estabilidade física do componente alimentício de base durante sua vida útil.
88. Método de acordo com a reivindicação 82, em que a adição da mistura de estabilizante natural compreende a adição de Iambda carra- genina, kappa carragenina ou iota carragenina ou uma combinação dos mesmos.
89. Método de acordo com a reivindicação 82, em que a adição da mistura de estabilizante natural compreende a adição de cerca de 0,0010 - 0,05 por cento em peso de Iambda carragenina, cerca de 0,0010 - 0,05 por cento em peso de kappa carragenina, 0,1 - 5,0 por cento em peso de amido nativo e 0,10 -1,50 por cento em peso de celulose microcristalina/alginato.
90. Método de acordo com a reivindicação 82, em que proces- samento do líquido pré-mistura compreende: adição da solução pré-mistura a uma solução baseada em leite; e mistura das soluções pré-mistura e baseada em leite em uma temperatura elevada; e esterilização das soluções
91. Método de acordo com a reivindicação 90, em que o líquido da solução pré-mistura compreende cerca de 0-80 por cento em peso do peso total do líquido da bebida e a solução baseada em leite compreende cerca de 20-100 por cento em peso do peso total do líquido da bebida.
92. Método de acordo com a reivindicação 90, ainda compreen- dendo: ajuste dos sólidos das soluções para um nível alvo de sólidos; e ajuste do pH do produto alimentício para um nível alvo de pH.
BRPI0712069-9A 2006-05-15 2007-05-14 estabilizante para produtos lácteos BRPI0712069A2 (pt)

Applications Claiming Priority (3)

Application Number Priority Date Filing Date Title
US11/434,554 2006-05-15
US11/434,554 US20070264407A1 (en) 2006-05-15 2006-05-15 Stabilizer for dairy products
PCT/US2007/068868 WO2007134283A2 (en) 2006-05-15 2007-05-14 Stabilizer for dairy products

Publications (1)

Publication Number Publication Date
BRPI0712069A2 true BRPI0712069A2 (pt) 2012-01-17

Family

ID=38474083

Family Applications (1)

Application Number Title Priority Date Filing Date
BRPI0712069-9A BRPI0712069A2 (pt) 2006-05-15 2007-05-14 estabilizante para produtos lácteos

Country Status (6)

Country Link
US (2) US20070264407A1 (pt)
CN (1) CN101478883A (pt)
BR (1) BRPI0712069A2 (pt)
GT (1) GT200800245A (pt)
MX (1) MX2008014377A (pt)
WO (1) WO2007134283A2 (pt)

Families Citing this family (11)

* Cited by examiner, † Cited by third party
Publication number Priority date Publication date Assignee Title
US20100189866A1 (en) * 2009-01-29 2010-07-29 Degner Brian M Retortable dairy base
CN106307472B (zh) * 2009-10-26 2019-10-08 雀巢产品有限公司 稳定的增稠剂制品
MX2012009539A (es) * 2010-02-18 2012-10-01 Hershey Co Bebidas para la recuperacion del ejercicio a base de cacao.
JP6158191B2 (ja) 2011-10-05 2017-07-05 エフ エム シー コーポレーションFmc Corporation 共摩耗型の微結晶セルロースおよびカルボキシメチルセルロースの安定化剤組成物、該組成物の製造方法および用途
EP2787836A4 (en) * 2011-12-09 2015-05-27 Fmc Corp Inc TOGETHER DECOMMINATED STABILIZER COMPOSITION WITH INCREASED STRENGTH
EP2999348A4 (en) * 2013-08-07 2017-01-18 Enodis Corporation Methods and compositions for milkshake preparation
US20170105435A1 (en) * 2014-05-22 2017-04-20 Nestec S.A. Low-sugar dairy beverages
US20160295899A1 (en) * 2015-04-10 2016-10-13 Crisp Sensation Holding S.A. Stabilization of heated food substrates
EP3679096A1 (en) * 2017-09-08 2020-07-15 DuPont Nutrition USA, Inc. Colloidal compositions of microcrystalline cellulose and alginate, their preparation and products obtained therefrom
US20230074038A1 (en) * 2020-02-20 2023-03-09 Dupont Nutrition Biosciences Aps Composition for fermented or acidified milk products, its use, products containing the same and process for the production of these products
CN115399372A (zh) * 2021-05-28 2022-11-29 宜兰食品工业股份有限公司 一种乳脂粉末及其制备方法以及应用

Family Cites Families (29)

* Cited by examiner, † Cited by third party
Publication number Priority date Publication date Assignee Title
BE555209A (pt) * 1956-02-23
JPS6019452A (ja) * 1983-07-13 1985-01-31 Morinaga Milk Ind Co Ltd シエイク・ドリンクの製造法
US4684533A (en) * 1984-10-09 1987-08-04 Kraft, Inc. Imitation cheese products
US4701329A (en) * 1986-02-10 1987-10-20 Borden, Inc. Calcium-fortified milk
US4851243A (en) * 1987-10-08 1989-07-25 Borden, Inc. Calcium fortified aseptically packaged milk
US4910035A (en) * 1989-03-08 1990-03-20 Consolidated Flavor Corporation Process and product for making flavored milk
US4980182A (en) * 1989-06-21 1990-12-25 Nestec S.A. Beverages containing a beverage base and milk protein
NL8902822A (nl) * 1989-11-15 1991-06-03 Ver Coop Melkind Werkwijze voor de batchgewijze bereiding van een vloeistof met verhoogde viscositeit op basis van melk.
US5063074A (en) * 1990-01-30 1991-11-05 Rich Products Corporation Low fat low cholesterol milk products
US5290582A (en) * 1991-07-22 1994-03-01 Consolidated Flavor Corporation Homogenous, stable flavored milk and process
US5366751A (en) * 1992-06-01 1994-11-22 Pordy William T Low fat, low cholesterol, and low calorie dairy creamer
US5366742A (en) * 1993-05-03 1994-11-22 Fmc Corporation Colloidal microcrystalline cellulose and barrier dispersant composition and method for manufacture
US5458904A (en) * 1993-10-22 1995-10-17 Zolper; John T. Fat substitutes based on carrageenan gels, processes for producing the same and food products containing the fat substitutes
US5486372A (en) * 1994-03-08 1996-01-23 Kraft Foods, Inc. Frozen dairy product containing polyol polyesters
US5429830A (en) * 1994-07-08 1995-07-04 Fmc Corporation Marshmallow-type confections
US5906856A (en) * 1995-07-24 1999-05-25 Conagra, Inc. Process for the preparation of a low-calorie, liquid butter substitute
US5853785A (en) * 1996-08-28 1998-12-29 Kraft Foods Inc. Dry mix for producing a slush beverage
US5789004A (en) * 1995-12-15 1998-08-04 Fmc Corporation Coprocessed microcrystalline cellulose stabilizer compositions, foods containing the same and stabilization method
US6017388A (en) * 1996-01-16 2000-01-25 Opta Food Ingredients, Inc. Starch-emulsifier composition and methods of making
US5894027A (en) * 1996-10-09 1999-04-13 Mjm Technologies, L.L.P. Milk and protein powder-coated cereal products
US5955136A (en) * 1998-05-15 1999-09-21 Pepsico, Inc. Low fat, shelf-stable, ready-to-drink milk shake beverages having the mouth feel of high fat milk shake beverages
US6020017A (en) * 1998-06-25 2000-02-01 Mingione; Armand Non-dairy drink mixture
US6468546B1 (en) * 1998-12-17 2002-10-22 Corixa Corporation Compositions and methods for therapy and diagnosis of ovarian cancer
NZ507104A (en) * 2000-09-22 2001-11-30 New Zealand Dairy Board Dairy product and process for making cheese containing gum
FR2817261A1 (fr) * 2000-11-29 2002-05-31 Rhodia Chimie Sa Cogranules de proteines et de polysaccharides, leur procede d'obtention et leurs utilisations
WO2002049451A2 (en) * 2000-12-18 2002-06-27 Societe Des Produits Nestle S.A. Stabilizer based on microcrystalline cellulose for drink and dressing formulations
US20020182296A1 (en) * 2001-01-11 2002-12-05 Jeffrey Kaplan Shelf stable carbonated milk beverage
EP1369041A1 (en) * 2002-06-07 2003-12-10 Campina B.V. Gelatine free dairy dessert
GB2395413A (en) * 2002-11-21 2004-05-26 Danisco Stabilised fluid composition comprising suspended particulates

Also Published As

Publication number Publication date
WO2007134283A3 (en) 2008-01-10
GT200800245A (es) 2009-04-01
WO2007134283A2 (en) 2007-11-22
MX2008014377A (es) 2008-12-18
CN101478883A (zh) 2009-07-08
US20100247732A1 (en) 2010-09-30
US20070264407A1 (en) 2007-11-15

Similar Documents

Publication Publication Date Title
BRPI0712069A2 (pt) estabilizante para produtos lácteos
RU2445777C2 (ru) Стойкие в хранении молочные концентраты для приготовления подкисленных напитков на молочной основе
US20180220667A1 (en) Ready-to-drink beverages with improved texture by controlled protein aggregation
EP3236761B1 (en) Ready-to-drink milk beverages with improved texture/mouthfeel by controlled protein aggregation, and method of making thereof
NO824300L (no) Proteinholdig fruktdrikk og fremgangsmaate ved fremstilling av denne.
US11116234B2 (en) Ready-to-drink milk based beverages with improved texture and stability
BRPI0712779A2 (pt) concentrados de leite estáveis na prateleira para preparar bebidas baseadas em leite acidificado
US6458402B1 (en) Process for making milkshake beverage compositions having improved consistency, flavor and physical stability
US20180220668A1 (en) Fat-free ready-to-drink beverages with improved texture by controlled protein aggregation
BR112019016758A2 (pt) bebidas à base de leite prontas para o consumo com textura e estabilidade aprimoradas
WO2022148871A1 (en) Dairy dessert product and method of preparation thereof
US20190239531A1 (en) Shelf stable rtd cocoa milk beverage with improved texture/mouthfeel and method of making same
JP2006174785A (ja) 多構造飲料
KR20140070666A (ko) 산성화된 우유 기재 음료를 제조하기 위한 저장-안정성 우유 농축액

Legal Events

Date Code Title Description
B08F Application dismissed because of non-payment of annual fees [chapter 8.6 patent gazette]

Free format text: REFERENTE A 7A ANUIDADE.

B08K Patent lapsed as no evidence of payment of the annual fee has been furnished to inpi [chapter 8.11 patent gazette]

Free format text: REFERENTE AO DESPACHO 8.6 PUBLICADO NA RPI 2261 DE 06/05/2014.