BRPI0711351A2 - acondicionamento de sensor de teste - Google Patents

acondicionamento de sensor de teste Download PDF

Info

Publication number
BRPI0711351A2
BRPI0711351A2 BRPI0711351-0A BRPI0711351A BRPI0711351A2 BR PI0711351 A2 BRPI0711351 A2 BR PI0711351A2 BR PI0711351 A BRPI0711351 A BR PI0711351A BR PI0711351 A2 BRPI0711351 A2 BR PI0711351A2
Authority
BR
Brazil
Prior art keywords
cartridge
sensor
test
dispensing instrument
aperture
Prior art date
Application number
BRPI0711351-0A
Other languages
English (en)
Inventor
Steven C Charlton
Original Assignee
Bayer Healthcare Llc
Priority date (The priority date is an assumption and is not a legal conclusion. Google has not performed a legal analysis and makes no representation as to the accuracy of the date listed.)
Filing date
Publication date
Application filed by Bayer Healthcare Llc filed Critical Bayer Healthcare Llc
Publication of BRPI0711351A2 publication Critical patent/BRPI0711351A2/pt

Links

Classifications

    • GPHYSICS
    • G01MEASURING; TESTING
    • G01NINVESTIGATING OR ANALYSING MATERIALS BY DETERMINING THEIR CHEMICAL OR PHYSICAL PROPERTIES
    • G01N33/00Investigating or analysing materials by specific methods not covered by groups G01N1/00 - G01N31/00
    • G01N33/48Biological material, e.g. blood, urine; Haemocytometers
    • G01N33/483Physical analysis of biological material
    • G01N33/487Physical analysis of biological material of liquid biological material
    • GPHYSICS
    • G01MEASURING; TESTING
    • G01NINVESTIGATING OR ANALYSING MATERIALS BY DETERMINING THEIR CHEMICAL OR PHYSICAL PROPERTIES
    • G01N33/00Investigating or analysing materials by specific methods not covered by groups G01N1/00 - G01N31/00
    • G01N33/48Biological material, e.g. blood, urine; Haemocytometers
    • G01N33/483Physical analysis of biological material
    • G01N33/487Physical analysis of biological material of liquid biological material
    • G01N33/4875Details of handling test elements, e.g. dispensing or storage, not specific to a particular test method
    • GPHYSICS
    • G01MEASURING; TESTING
    • G01NINVESTIGATING OR ANALYSING MATERIALS BY DETERMINING THEIR CHEMICAL OR PHYSICAL PROPERTIES
    • G01N33/00Investigating or analysing materials by specific methods not covered by groups G01N1/00 - G01N31/00
    • G01N33/48Biological material, e.g. blood, urine; Haemocytometers

Abstract

ACONDICIONAMENTO DE SENSOR DE TESTE. Um cartucho de sensor de teste é descrito. O cartucho de sensor de teste com preende uma pluralidade de sensores de teste adaptados para auxiliar na determinação de uma concentração de analisado de uma amostra de fluido. O cartucho de sensor de teste compreende ainda uma pluralidade de paredes formando pelo menos uma cavidade nele, a pelo menos uma cavidade sendo adaptada para conter a pluralidade de sensores de teste. O cartucho de sensor de teste compreende ainda pelo menos uma abertura formada em uma superfície do cartucho. A pelo menos uma abertura é adaptada para receber cada de pelo menos uma projeção de um primeiro instrumento de dispensação de sensor, com o qual o cartucho é compatível. A pelo menos uma abertura é adaptada para receber pelo menos um, mas menos de todos, de pelo menos uma projeção de um segundo instrumento de dispensação de sensor, com o qual o cartucho é incompatível.

Description

"ACONDICIONAMENTO DE SENSOR DE TESTE" CAMPO DA INVENÇÃO
A presente invenção se refere, de uma maneira geral, a instrumentos de dispensa- ção de sensores e, mais particularmente, a acondicionamento de sensor de teste para Iimi- tar a intercambialidade dos sensores de teste entre diferentes tipos e/ou gerações de ins- trumentos (por exemplo, medidores) de teste de analisados.
ANTECEDENTES DA INVENÇÃO
A determinação quantitativa de analisados em fluidos corpóreos é de grande impor- tância na diagnose e manutenção de certas anormalidades fisiológicas. Por exemplo, Iacta- to, colesterol e bilirubina devem ser monitorados em certos indivíduos. Em particular, a de- terminação de glicose em fluidos corpóreos é importante para indivíduos diabéticos que de- vem freqüentemente checar o nível de glicose nos seus fluidos corpóreos, para regular a admissão de glicose nas suas dietas. Os resultados desses testes podem ser usados para determinar que, se alguma, a insulina e/ou outro medicamento precisam ser administrados. Em um tipo de sistema de teste, os sensores de teste são usados para testar um fluido, tal como uma amostra de sangue.
Um processo de monitorar um nível de glicose em sangue de indivíduo é com um dispositivo de teste de glicose no sangue, portátil (por exemplo, um medidor). Para determi- nar o nível de glicose no sangue com o medidor, um dispositivo de lanceta pode ser usado com uma lanceta de agulha, que perfura o tecido da pele e permite que uma amostra de sangue integral seja formada na superfície da pele. Uma vez que a quantidade necessária de sangue se forma na superfície da pele, a amostra de sangue é transferida para um sen- sor de teste. O sensor de teste é geralmente colocado em uma abertura no corpo do medi- dor.
Os cartuchos de sensores de teste são comumente usados para dispensar, indivi- dualmente, sensores de teste, que vão ser usados para teste de um analisado em um fluido. Os cartuchos podem ser incorporados diretamente em, por exemplo, medidores de glicose, para dispensar sensores de teste para uso com o medidor. Os cartuchos são usados para armazenar múltiplos sensores e permitem que os usuários conduzam aos seus redores sen- sores múltiplos dentro de um único recinto. Os cartuchos de sensores de teste podem incluir itens projetados para união com os itens correspondentes de um medidor, para auxiliar na indexação e/ou excisão dos sensores de teste localizados dentro dos cartuchos. Os cartu- chos também auxiliam na prevenção ou inibição dos sensores de serem expostos ao meio ambiente, até que sejam requisitados para uso. Durante o teste, uma amostra de sangue ou fluido corpóreo pode ser colocada no sensor e analisada com o medidor ou instrumento para determinar a concentração do analisado em exame.
Em virtude dos diferentes tipos de sensores de teste ou versões de sensores de teste poderem ter diferenças significativas associadas a eles, um problema ocorre quando um sensor de teste é usado com um medidor, que não foi projetado para ser usado com o sensor de teste. Isso pode ocorrer, por exemplo, quando um usuário coloca um cartucho de sensor de teste em um medidor, que é incompatível com os sensores de teste localizados dentro do cartucho de sensor de teste. Diferentes tipos de sensores de teste podem incluir diferentes tipos de reagente de sensor, que podem influenciar itens, tal como a quantidade de amostra de fluido necessária e o período de tempo necessário para reagir com o analisa- do, para determinar a concentração de analisado. Além do mais, diferentes sensores de teste podem corresponder a diferentes protocolos ou programas de ensaios incluindo se- qüências de teste, tempos de teste, algoritmos, voltagem, informações de calibração, ou assemelhados.
Pode ser difícil que um usuário determine quando um cartucho de sensor de teste é compatível com um determinado medidor. Essa dificuldade é amplificada pelo fato de que muitos cartuchos são de um tamanho e uma configuração geralmente universais, e, desse modo, se encaixam em vários tipos e/ou gerações de medidores. Além do mais, os medido- res são geralmente projetados para executar protocolos e executam os programas associa- dos com certos sensores de teste. Desse modo, a combinação dos cartuchos de sensores de teste e medidores geralmente produz resultados dos testes imprecisos e pode resultar em teste extra, que pode ser inconveniente e caro para um usuário.
Seria desejável proporcionar acondicionamento de sensores de teste para limitar a intercambialidade dos sensores de teste com diferentes tipos e/ou gerações de instrumentos dispensação de sensores.
RESUMO DA INVENÇÃO
De acordo com uma modalidade da presente invenção, um cartucho de sensor de teste é descrito. O cartucho de sensor de teste compreende uma pluralidade de sensores de teste adaptados para auxiliar na determinação de uma concentração de analisado de uma amostra de fluido. O cartucho de sensor de teste compreende ainda uma pluralidade de pa- redes formando pelo menos uma cavidade nele, a pelo menos uma cavidade sendo adapta- da para conter a pluralidade de sensores de teste. O cartucho de sensor de teste compre- ende ainda pelo menos uma abertura formada em uma superfície do cartucho. A pelo me- nos uma abertura é adaptada para receber cada de pelo menos uma projeção de um primei- ro instrumento de dispensação de sensor, com o qual o cartucho é compatível. A pelo me- nos uma abertura é adaptada para receber pelo menos um, mas menos de todos, de pelo menos uma projeção de um segundo instrumento de dispensação de sensor, com o qual o cartucho é incompatível.
De acordo com uma outra modalidade da presente invenção, um cartucho de sen- sor de teste é descrito. O cartucho de sensor de teste compreende uma pluralidade de sen- sores de teste adaptados para auxiliar na determinação de uma concentração de analisado de uma amostra de fluido. O cartucho de sensor de teste compreende ainda uma pluralidade de paredes formando pelo menos uma cavidade nela, a pelo menos uma cavidade sendo adaptada para conter a pluralidade de sensores de teste. O cartucho de sensor de teste compreende ainda pelo menos uma projeção formada em uma superfície do cartucho. Cada um de pelo menos uma projeção é adaptada para ser recebido por pelo menos uma abertu- ra de um primeiro instrumento de dispensação de sensor, com o qual o cartucho é compatí- vel. Pelo menos uma, mas menos de todas, da pelo menos uma projeção é adaptada para ser recebida por pelo menos uma abertura de um segundo instrumento de dispensação de sensor, com o qual o cartucho é incompatível.
De acordo com outra modalidade da presente invenção, um processo de determi- nação se um cartucho de sensor de teste é compatível com um instrumento de dispensação de sensor é descrito. O processo compreende o ato de proporcionar um cartucho de sensor de teste incluindo uma pluralidade de paredes formando pelo menos uma cavidade nele. A pelo menos uma cavidade é adaptada para conter uma pluralidade de sensores de teste. A pluralidade de sensores de teste é adaptada para auxiliar na determinação de uma concen- tração de um analisado em uma amostra de fluido. O cartucho de sensor de teste tem pelo menos uma abertura formada em pelo menos uma da pluralidade de paredes. O processo compreende ainda proporcionar um instrumento de dispensação de sensor tendo pelo me- nos uma projeção localizada nele. O processo compreende ainda a inserção do cartucho de sensor de teste no instrumento de dispensação de sensor. O processo compreende ainda a determinação se o cartucho de sensor de teste é compatível com o instrumento de dispen- sação de sensor, com base em se a pelo menos uma abertura é adaptada para receber ca- da da pelo menos uma projeção.
De acordo com outra modalidade da presente invenção, um processo de determi- nação se um cartucho de sensor de teste é compatível com um instrumento de dispensação de um instrumento de dispensação de sensor é descrito. O processo compreende os atos de proporcionar um cartucho de sensor de teste, incluindo uma pluralidade de paredes for- mando pelo menos uma cavidade nele. A pelo menos uma cavidade é adaptada para conter uma pluralidade de sensores de teste. A pluralidade de sensores de teste é adaptada para auxiliar na determinação de uma concentração de um analisado em uma amostra de fluido. O cartucho de sensor de teste tem pelo menos uma projeção formada em pelo menos uma da pluralidade de paredes. O processo compreende ainda proporcionar um instrumento de dispensação de sensor tendo pelo menos uma abertura localizada nele. O processo com- preende ainda inserir o cartucho de sensor de teste no instrumento de dispensação de sen- sor. O processo compreende ainda a determinação se o cartucho de sensor de teste é com- patível com o instrumento de dispensação de sensor, com base em se a pelo menos uma abertura é adaptada para receber cada da pelo menos uma projeção.
De acordo com uma outra modalidade da presente invenção, um cartucho de sen- sor de teste é descrito. O cartucho de sensor de teste compreende uma pluralidade de pa- redes formando pelo menos uma cavidade nele. A pelo menos uma cavidade é adaptada para conter uma pluralidade de sensores de teste. A pluralidade de sensores de teste é a- daptada para auxiliar na determinação de uma concentração de um analisado em uma a- mostra de fluido. O cartucho de sensor de teste compreende ainda pelo menos uma abertu- ra formada em uma superfície do cartucho. A pelo menos uma abertura auxilia na indexação do cartucho de sensor de teste. Quando o cartucho de sensor de teste é indexado dentro de um primeiro instrumento de dispensação de sensor, com o qual o cartucho é compatível, uma cavidade de sensor de teste é alinhada com um mecanismo de ejeção. Quando o car- tucho de sensor de teste é indexado dentro de um segundo instrumento de dispensação de sensor, com o qual o cartucho é incompatível, uma cavidade do sensor de teste não é ali- nhada com um mecanismo de ejeção.
O resumo apresentado acima da presente invenção não é intencionado para repre- sentar cada modalidade ou cada aspecto da presente invenção. Aspectos e benefícios adi- cionais da presente invenção são evidentes da descrição detalhada e das figuras apresen- tadas abaixo.
BREVE DESCRIÇÃO DOS DESENHOS
A Figura 1 é uma vista de topo de um sensor de teste de acordo com uma modali- dade.
A Figura 2 é uma vista em perspectiva de um instrumento de dispensação de sen- sor ou medidor em uma posição aberta mostrando um cartucho de sensor de teste sendo inserido, de acordo com uma modalidade.
As Figuras 3a - d ilustram vistas representativas de topo de mecanismos de indexa- ção tendo várias disposições de colunas.
A Figura 4a ilustra uma vista representativa de topo de um cartucho de sensor de teste de acordo com uma modalidade.
As Figuras 4b - e ilustram vistas representativas de topo do cartucho de sensor de teste da Figura 4a sendo usado em conjunto com os mecanismos de indexação das Figuras 3a - c.
A Figura 5a ilustra uma vista representativa de topo de um cartucho de sensor de teste de acordo com uma outra modalidade.
As Figuras 5b - e ilustram vistas representativas de topo do cartucho de sensor de teste da Figura 5a sendo usado em conjunto com os mecanismos de indexação das Figuras 3a - c.
A Figura 6 é uma vista em perspectiva de um instrumento de dispensação de sen- sor ou medidor em uma posição aberta, mostrando um cartucho de sensor de teste sendo inserido, de acordo com outra modalidade.
A Figura 7a é uma vista interna em perspectiva de um cartucho de sensor de teste empilhado e um mecanismo de ejeção, de acordo com uma modalidade.
A Figura 7b é uma vista em perspectiva de um medidor, ao qual o mecanismo de ejeção da Figura 7a é preso internamente e sendo usado com o cartucho de sensor de teste empilhado da Figura 7a.
A Figura 8 é uma vista em perspectiva de um instrumento de dispensação de sen- sor ou medidor em uma posição aberta mostrando um cartucho de sensor de teste sendo inserido, de acordo com uma outra modalidade.
DESCRIÇÃO DAS MODALIDADES ILUSTRADAS
A presente invenção é dirigida a limitação de intercambialidade de um cartucho de sensor de teste entre os vários tipos e/ou gerações de instrumentos de dispensação de sen- sores (por exemplo, medidores). Os sensores de teste (por exemplo, biossensores) retirados do cartucho podem ser usados para auxiliar na determinação de uma concentração de ana- lisado em uma amostra de fluido. Alguns exemplos dos tipos de analisados, que podem ser coletados e analisados, incluem glicose, perfis de lipídios (por exemplo, colesterol, triglicerí- dios, LDL e HDL), microalbumina, frutose, Iactato ou bilirubina. A presente invenção não é limitada, no entanto, a esses analisados específicos, e considera-se que outras concentra- ções de analisados podem ser determinadas. Os analisados podem estar, por exemplo, em uma amostra de sangue integral, uma amostra de soro de sangue, uma amostra de plasma de sangue, ou outros fluidos corpóreos como ISF(fluido intersticial) e/ou urina. Um exemplo não Iimitante de um uso do cartucho de sensor de teste e medidor é para determinar a con- centração de glicose em sangue, plasma ou ISF de usuário.
Os sensores de teste usados na determinação de concentrações de analisados são tipicamente proporcionados com um canal capilar, que se estende da extremidade frontal ou de teste do sensor de teste para o material de biossensibilização ou reagente disposto no sensor de teste. O reagente inclui, de uma maneira geral, uma enzima selecionada adequa- damente para reagir com o analisado ou analisados desejados a serem testados. O reagen- te pode ser armazenado dentro do sensor de teste, em uma forma de tinta seca, para pro- mover uma vida útil estendida do sensor de teste. Quando a extremidade de teste do sensor de teste é colocada no fluido (por exemplo, sangue que fica acumulado em um dedo de pessoa, após o dedo ter sido picado), uma parte do fluido é retirada para o canal capilar por ação capilar. O fluido então se mistura com o material reagente no sensor de teste e reage quimicamente com o material reagente de modo que um sinal elétrico indicativo do nível de analisado (por exemplo, glicose) no fluido sendo testado é fornecido e transmitido subse- qüentemente a um instrumento de dispensação de sensor ou medidor. Um tipo de sensor de teste, que pode ser usado, é um sensor de teste eletroquími- co. Um exemplo não Iimitante de um sensor de teste eletroquímico é mostrado na Figura 1.
A Figura 1 ilustra um sensor de teste 70, que inclui um canal capilar 72, uma área para con- tatos do medidor 86, e uma pluralidade de eletrodos 76, 80, 84. O canal capilar 72 contém reagente. A pluralidade de eletrodos inclui um eletrodo operacional (de medida) 80, um con- tra-eletrodo 76, e um eletrodo disparador 84 opcional. O eletrodo disparador 84 pode auxiliar na determinação se uma amostra de sangue suficiente ter sido colocada no sensor 70. O sensor de teste eletroquímico também pode conter outras quantidades e/ou tipos de eletro- dos. Os exemplos de sensores de teste eletroquímicos, incluindo a operação deles, podem ser encontrados, por exemplo, na patente U.S. 6.531.040, cedida à Bayer Corporation. Con- sidera-se que outros sensores de teste eletroquímicos podem ser empregados. Considera- se também que outros tipos de sensores de teste podem ser usados, incluindo, mas não limitados a, sensores de teste ópticos.
Uma pluralidade de sensores de teste é tipicamente armazenada em um cartucho de sensor de teste descartável. Por exemplo, a pluralidade de sensores de teste pode ser armazenada em um cartucho, no qual os sensores de teste são geralmente alinhados e em- balados individualmente nas cavidades dos sensores (por exemplo, uma embalagem do tipo bolha). Um exemplo de um cartucho descartável 100, que é colocado em um instrumento de dispensação de sensor ou medidor 102 é ilustrado na Figura 2. O cartucho descartável 100 é um exemplo de embalagem do tipo bolha. O cartucho 100 inclui uma superfície geralmen- te plana 103 tendo uma pluralidade de paredes formando uma pluralidade de cavidades de sensores de teste 114 nele. Uma pluralidade sensores de teste 112 é armazenada individu- almente em uma das respectivas da pluralidade de cavidades de sensores 114. O cartucho 100 inclui ainda pelo menos um componente dessecante 116 para manter os sensores de teste 112 em níveis de umidade adequados, de modo que um teste preciso pode ser obtido.
O cartucho descartável 100 da Figura 2 é descrito ainda na publicação do pedido de patente U.S. 2003/0032190, publicada em 13 de fevereiro de 2003 e é intitulada "Mechanical Me- chanism for a Blood Glucose Sensor-Dispensing Instrument". Considera-se que outros tipos de embalagens do tipo bolha e outros tipos de cartuchos podem ser também usados.
O cartucho 100 da Figura 2 inclui ainda uma pluralidade de aberturas. Embora nas modalidades ilustradas, as aberturas incluam entalhes posicionados ao longo da periferia da superfície geralmente plana 103, considera-se que outros tipos de aberturas, localizadas ao longo de outras partes adequadas do cartucho 100, também possam ser usados com a pre- sente invenção. Considera-se também que as aberturas possam ter formas distintas daque- las das modalidades ilustradas. Por exemplo, as aberturas podem ser na forma de um ou mais entalhes formados ao longo da periferia do cartucho 100, uma ou mais aberturas for- madas a uma certa distância da periferia, ou assemelhados. Considera-se ainda que os en- talhes referidos no presente relatório descritivo podem ter qualquer forma, incluindo, mas não limitada a, forma em V das modalidades ilustradas.
Com referência de novo à modalidade da Figura 2, a pluralidade de aberturas inclui uma pluralidade de entalhes 118, adaptada para receber uma de uma pluralidade de proje- ções, ou colunas, 120, posicionada em um mecanismo de indexação 121 dentro do medidor 102. Considera-se que as projeções diferentes de colunas 120, mostradas nas modalidades ilustradas, também podem ser usadas com a presente invenção. Na modalidade da Figura 2, o mecanismo de indexação 121 é na forma de uma roda e as colunas 120 são dispostas ao longo da periferia da roda. Considera-se, no entanto, que outros tipos de mecanismos de indexação podem ser usados com a presente invenção. O número de entalhes 118 na mo- dalidade ilustrada corresponde ao número de colunas 120 (isto é, dez). Para inserir o cartu- cho 100 no medidor 102, cada um dos entalhes 118 é geralmente alinhado com uma coluna 120 correspondente. As colunas 120 e os entalhes 118 geralmente auxiliam na retenção do cartucho 100 no lugar sobre o mecanismo de indexação 121, de modo que o cartucho 100 possa ser girado e indexado antes do teste. As colunas 120 e os entalhes 118 também auxi- liam no alinhamento de uma cavidade de sensor de teste 114, com um mecanismo de eje- ção e um orifício de dispensação de sensor de teste 122, de modo que um sensor de teste 112 pode ser ejetado para teste.
Uma vez que o sensor de teste 112 é alinhado com o orifício de dispensação de sensor de teste 122 antes do teste, um mecanismo de ejeção, que pode incluir uma faca ou uma lâmina, pode ser movimentado em uma direção lateral (isto é, na direção da Seta A) e pode furar um selo em uma primeira extremidade da cavidade do sensor de teste 114. O mecanismo de ejeção então acopla o sensor de teste 112, empurrando o sensor de teste 112 na direção da Seta A. O sensor de teste 112 pode então furar e romper um selo na ex- tremidade oposta da cavidade de sensor de teste 114. O sensor de teste 112 pode depois retirado do orifício de dispensação de sensor de teste 112 em uma posição de leitura, na qual o sensor de teste 112 é alinhado com os contatos elétricos do medidor 102 e um teste de analisado pode ser conduzido.
Vários tipos de medidores e/ou gerações de medidores podem incluir diferentes quantidades e/ou configurações de colunas. As Figuras 3a - d ilustram vistas representativas de exemplos não Iimitantes dos mecanismos de indexação 200, 220, 240, 260. Cada meca- nismo de indexação 200, 220, 240, 260 tem um número diferente de colunas 202, 222, 242, 262, respectivamente. O mecanismo de indexação 200 da Figura 3a inclui cinco colunas 202 espaçadas uniformemente. O mecanismo de indexação 220 da Figura 3b inclui dez colunas 222 espaçadas uniformemente. O mecanismo de indexação 240 da Figura 3c inclui duas colunas 242 espaçadas uniformemente. O mecanismo de indexação 260 da Figura 3d inclui cinco entalhes 362, que são espaçados uniformemente por uma parte (por exemplo, cerca da metade) da periferia do mecanismo de indexação 260. Considera-se que um mecanismo de indexação pode incluir um número diferentes de colunas do que aquelas das modalida- des das Figuras 3a - c. Considera-se ainda que as colunas podem ser posicionadas ao lon- go do mecanismo de indexação em modos diferentes daqueles mostrados nas modalidades ilustradas. Por exemplo, as colunas podem ser espaçadas não uniformemente ao longo da periferia ou outras partes do mecanismo de indexação, ou de uma parte dele.
De acordo com a presente invenção, o uso de um cartucho de sensor de teste in- compatível é inibido ou impedido por variação da quantidade e/ou da posição das aberturas no cartucho de sensor de teste. A quantidade e/ou posição das aberturas podem ser deter- minadas com base em: (1) na quantidade e nas posições das projeções de um ou mais me- didores, com os quais os sensores de teste; e (2) na quantidade e nas posições das proje- ções de um ou mais medidores, com os quais os sensores de teste não são compatíveis. Desse modo, as aberturas de um cartucho de sensor de teste são adaptadas para receber todas as projeções de um ou mais medidores compatíveis, enquanto que pelo menos uma projeção de um ou mais medidores incompatíveis não se encaixa dentro das aberturas do cartucho de sensor de teste. Por variação do número e/ou da posição das aberturas de um cartucho de sensor de teste, de modo que a pelo menos uma projeção do medidor não se encaixa dentro das aberturas de um medidor incompatível, o cartucho é inibido ou impedido de se encaixar dentro do medidor. Desse modo, um usuário pode facilmente determinar que um cartucho de sensor de teste particular não deve ser usado com aquele medidor particu- lar.
Com referência à Figura 4a, por exemplo, uma vista representativa de um cartucho 300 tendo dez entalhes 302 espaçados uniformemente é mostrado. As Figuras 4b - e ilus- tram o cartucho 300 sendo usado em conjunto com os mecanismos de indexação 200, 220, 240, 260 das Figuras 3a - d, respectivamente. O número e a configuração dos entalhes 302 do cartucho 300 são tais que todas as colunas 202, 222, 242, 262 dos vários mecanismos de indexação 200, 220, 240, 260 se encaixam dentro de um dos entalhes 302 correspon- dentes. Desse modo, o cartucho 300 vai se encaixar dentro de um medidor tendo os meca- nismos de indexação 200, 220, 240, 260 das Figuras 3a - c, indicando desse modo que os sensores de teste do cartucho 300 são compatíveis com cada um dos medidores corres- pondentes.
Com referência agora à Figura 5a, uma vista representativa de um cartucho 400, tendo cinco entalhes 402 espaçados uniformemente é mostrado. As Figuras 5b - e ilustram o cartucho 400 sendo usado em conjunto com os mecanismos de indexação 200, 220, 240, 260 das Figuras 3a - d, respectivamente. Com referência à Figura 5b, o cartucho 400 se encaixa dentro do mecanismo de indexação 220, que inclui cinco colunas 202 correspon- dentes, posicionadas uniformemente na periferia do mecanismo de indexação 200. Como mostrado nas Figuras 5c - e, no entanto, o cartucho 400 não se encaixa dentro dos meca- nismos de indexação 220, 240 e 260 das Figuras 3b - d, respectivamente. Com referência à Figura 5c, o mecanismo de indexação 220 inclui mais colunas 222 (dez) do que há entalhes 402 (cinco) no cartucho 400. Desse modo, cinco das dez colunas 222 (isto é, cada coluna 222a diferente) colidem com a superfície 103 do cartucho 400, indicando, desse modo, a um usuário que o cartucho 400 não é compatível com um medidor, incluindo o mecanismo de indexação 220. Como mostrado na Figura 5d, uma das duas colunas 242 do mecanismo de indexação 240 da Figura 3c não se encaixa dentro dos entalhes 402 do cartucho 402. De modo similar, como ilustrado na Figura 5e, um máximo de três das cinco colunas 262 do mecanismo de indexação 260 se encaixam dentro dos entalhes 402. Embora nas Figuras 5d - e, o número de entalhes 402 é igual ou maior do que o número de colunas 242, 262, res- pectivamente, pelo menos uma das colunas 242, 262 não é alinhada com pelo menos um dos entalhes 402, indicando, desse modo, para o usuário que o cartucho 400 é incompatível com um medidor tendo mecanismo de indexação 240, 260 correspondente.
Embora os entalhes 302, 402 das modalidades ilustradas sejam uniformemente es- paçados ao longo da periferia dos respectivos cartuchos 300, 400, considera-se que um cartucho da presente invenção pode ter entalhes ou outras aberturas dispostos em outras posições. Por exemplo, os entalhes ou outras aberturas podem ser posicionados ao longo de apenas uma parte da periferia do cartucho, posicionados não uniformemente pela perife- ria do cartucho, posicionados uniformemente ou não na superfície plana do cartucho (por exemplo, não na periferia), suas combinações, ou assemelhados. Além do mais, considera- se que um número diferente de aberturas e/ou projeções pode ser usado, incluindo, por e- xemplo, uma única abertura e/ou projeção.
Os conceitos da presente invenção também podem ser aplicados a um conjunto medidor / cartucho, em que um componente do medidor (por exemplo, um mecanismo de indexação dentro do medidor) inclui aberturas e o cartucho de sensor de teste inclui proje- ções adaptadas para união com pelo menos uma das aberturas. Um exemplo desse conjun- to medidor / cartucho 450 é ilustrado na Figura 6. O conjunto medidor / cartucho 450 inclui um cartucho de sensor de teste 454 tendo projeções 458. Considera-se que as projeções 458 pode ter outros locais, formas, suas combinações, ou assemelhados. O conjunto medi- dor / cartucho 450 também inclui um medidor 462, tendo aberturas 468 posicionadas em um mecanismo de indexação 472. Considera-se que as aberturas 468 possa ter outras localiza- ções, formas, combinações delas, ou assemelhados. As projeções do cartucho 458 são dis- postas de modo que as aberturas de um medidor compatível sejam adaptadas para receber todas as projeções 458 do cartucho 454. As aberturas de um medidor incompatível são a- daptadas para receber pelo menos, mas não menos do que todas as projeções 458 do car- tucho 454, indicando, desse modo, a um usuário que o cartucho 454 é incompatível com o medidor.
A presente invenção pode ser também aplicada para impedir ou evitar que um car- tucho de sensor de teste empilhado seja usado com um instrumento de dispensação de sensor incompatível. Com referência às Figuras 7a, b, por exemplo, um cartucho de sensor de teste empilhado 474 inclui uma base 478, uma parede frontal 480, uma parede traseira 482, paredes laterais opostas 484a, 484b, e uma cobertura (não mostrada). O cartucho 474 é adaptado para receber uma pluralidade de sensores de teste empilhados 486 dentro de uma cavidade central 488, criada pelas paredes laterais 484a, 484b, parede frontal 480 e parede traseira 478, e entre a base 478 e a cobertura de topo. O cartucho de sensor de tes- te 474 inclui ainda um mecanismo de retenção de sensor de teste 490 (por exemplo, uma mola), para garantir que os sensores de teste 486 se mantêm em contato entre si e nivela- dos com uma face interna da parede frontal 480. A parede frontal 480 inclui, geralmente, uma abertura 492, adaptada para permitir que pelo menos uma projeção 493 de um meca- nismo de ejeção 494 do medidor 476 seja inserida pela abertura 492. O mecanismo de eje- ção 494 pode então acoplar um sensor de teste 486, de modo que o sensor de teste 486 possa ser ejetado por uma ranhura 496 no cartucho 474 e por uma ranhura 498 do medidor 476, que é geralmente alinhada com a ranhura 496 do cartucho 474.
De acordo com a presente invenção, a abertura 492 é posicionada e/ou dimensio- nada para receber um mecanismo de ejeção 494 de um medidor, que é compatível com o cartucho de sensor de teste 474. A abertura 492 é também posicionada e/ou dimensionada de modo que um mecanismo de ejeção 494, de um medidor incompatível, não possa se encaixar dentro da abertura 492. Desse modo, quando um usuário tenta ejetar um sensor de teste 486 de um cartucho, que é incompatível com o medidor, o mecanismo de ejeção de um medidor incompatível não vai acoplar o sensor de teste. O sensor de teste, portanto, não vai ser ejetado, indicando, desse modo, ao usuário que o cartucho de sensor de teste 474 não é compatível com o medidor particular.
Considera-se que outros itens do cartucho de sensor de teste empilhado podem ser também posicionados, dimensionados, moldados, em combinações deles, ou assemelha- dos, para limitar a intercambialidade do cartucho entre os vários tipos e/ou gerações de me- didores. Por exemplo, as dimensões e/ou a forma da base 478, parede frontal 480, parede traseira 482, paredes laterais 484a, 484b, cobertura, ou combinações delas, podem ser di- mensionadas e/ou moldadas de modo que o cartucho 474 possa apenas se encaixar dentro de um ou mais medidores compatíveis. Alternativa ou adicionalmente, a ranhura 496 pode ser dimensionada, moldada e/ou posicionada para limitar o uso do cartucho 474 com medi- dores incompatíveis. Por exemplo, a ranhura 496 pode ser posicionada de modo que não se alinhe com uma ranhura (por exemplo, a ranhura 498 da Figura 7b) de um medidor incom- patível. Considera-se que o tamanho, a forma, a posição, suas combinações, ou asseme- Ihados dos outros componentes do cartucho 474 também podem ser conseqüentemente variados. Considera-se também que outros cartuchos de sensores de teste empilhados também podem ser usados com a presente invenção.
Como uma alternativa ou além da união do número e/ou posição das aberturas de um cartucho de sensor de teste, a localização das aberturas relativas aos sensores de teste e às cavidades dos sensores de teste correspondentes pode ser alterada. Em virtude das aberturas auxiliarem no posicionamento e alinhamento de um sensor de teste e de uma ca- vidade de sensor de teste correspondente com um mecanismo de ejeção e o orifício de dis- pensação de sensor de um medidor, o deslocamento das aberturas torna improvável que o mecanismo de ejeção vá acoplar e ejetar um sensor de teste. Isso pode servir como uma indicação adicional ou alternativa para um usuário que o cartucho de sensor de teste é in- compatível com o medidor.
Um exemplo de deslocamento do local de um cartucho de sensor de teste, relativo ao local dos sensores de teste e das cavidades dos sensores de teste do cartucho, é ilustra- do na Figura 8. A Figura 8 mostra o medidor 102 da Figura 2 sendo usado em conjunto com um cartucho 500. O cartucho 500 inclui uma pluralidade de entalhes 518 e é geralmente similar ao cartucho 100 da Figura 2. Os locais dos entalhes 518 do cartucho 500 foram, no entanto, deslocados ligeiramente dos locais dos entalhes 118 do cartucho 100 da Figura 2. Em virtude do medidor 102 ser configurado para uso com um cartucho (por exemplo, o car- tucho 100) tendo entalhes posicionados a uma certa distância relativa aos sensores de teste e às cavidades dos sensores de teste, o deslocamento dos entalhes em relação aos senso- res de teste e às cavidades dos sensores de teste torna improvável que mecanismo de eje- ção vá acoplar e ejetar um sensor de teste. Desse modo, a aplicação desse conceito aos cartuchos das Figuras 5c - e, ainda que o cartucho 400 seja relativamente forçado em um medidor, tendo os mecanismos de indexação 220, 240, 260, o mecanismo de ejeção dos medidores correspondentes vai ser improvável de acoplar e ejetar um sensor de teste. MODALIDADE ALTERNATIVA A Um cartucho de sensor de teste compreendendo:
uma pluralidade de sensores de teste adaptados para auxiliar na determinação de uma concentração de analisado de uma amostra de fluido;
uma pluralidade de paredes formando pelo menos uma cavidade nele, a pelo me- nos uma cavidade sendo adaptada para conter a pluralidade de sensores de teste; e pelo menos uma abertura formada em uma superfície do cartucho, em que a pelo menos uma abertura é adaptada para receber cada de pelo menos uma projeção de um primeiro instrumento de díspensação de sensor, com o qual o cartucho é compatível, e em que a pelo menos uma abertura é adaptada para receber pelo menos, mas menos de todos, da pelo menos uma projeção de um segundo instrumento de dispen- sação de sensor, com o qual o cartucho é incompatível.
MODALIDADE ALTERNATIVA B
O cartucho da modalidade alternativa A, em que a pluralidade de sensores de teste é sensores de teste eletroquímicos.
MODALIDADE ALTERNATIVA C
O cartucho da modalidade alternativa A, em que o cartucho de sensor de teste é um cartucho do tipo de acondicionamento de bolha.
MODALIDADE ALTERNATIVA D
O cartucho da modalidade alternativa C1 em que a pelo menos uma abertura é uma pluralidade de aberturas.
MODALIDADE ALTERNATIVA E
O cartucho da modalidade alternativa D, em que a pluralidade de aberturas é uma pluralidade de entalhes.
MODALIDADE ALTERNATIVA F
O cartucho da modalidade alternativa D, em que a pluralidade de aberturas é espa- çada uniformemente.
MODALIDADE ALTERNATIVA G
O cartucho da modalidade alternativa D, em que a pluralidade de aberturas não é espaçada uniformemente.
MODALIDADE ALTERNATIVA H
O cartucho da modalidade alternativa C1 em que a grandeza da pelo menos uma projeção do primeiro instrumento de dispensação de sensor é igual ou inferior à grandeza da pelo menos uma abertura.
MODALIDADE ALTERNATIVA I
O cartucho da modalidade alternativa C1 em que a grandeza da pelo menos uma projeção do segundo instrumento de dispensação de sensor é superior à grandeza da pelo menos uma abertura.
MODALIDADE ALTERNATIVA J
O cartucho da modalidade alternativa C, em que a pelo menos uma abertura é po- sicionada de modo que pelo menos uma cavidade não se alinhe com um mecanismo de ejeção do segundo instrumento de dispensação de sensor, quando o cartucho está em uma posição indexada no segundo instrumento de dispensação de sensor.
MODALIDADE ALTERNATIVA K
O cartucho da modalidade alternativa C, em que a pelo menos uma abertura é po- sicionada de modo que a pelo menos uma cavidade não se alinhe com um orifício de dis- pensação de sensor do segundo instrumento de dispensação de sensor, quando o cartucho está em uma posição indexada no instrumento de dispensação de sensor. MODALIDADE ALTERNATIVA L
O cartucho da modalidade alternativa A1 em que cada da pelo menos uma projeção do primeiro instrumento de dispensação de sensor geralmente se alinha com pelo menos uma abertura correspondente.
MODALIDADE ALTERNATIVA M
O cartucho da modalidade alternativa A, em que pelo menos, mas menos de todas, da pelo menos uma projeção do segundo instrumento de dispensação de sensor geralmente se alinha com pelo menos uma abertura correspondente.
MODALIDADE ALTERNATIVA N
O cartucho da modalidade alternativa A, em que o cartucho de sensor de teste é um cartucho de sensor de teste empilhado.
MODALIDADE ALTERNATIVA O
O cartucho da modalidade alternativa N, em que a projeção é posicionada em um mecanismo de ejeção.
MODALIDADE ALTERNATIVA P
Um cartucho de sensor de teste compreendendo:
uma pluralidade de sensores de teste adaptados para auxiliar na determinação de uma concentração de analisado de uma amostra de fluido;
uma pluralidade de paredes formando pelo menos uma cavidade nele, a pelo me- nos uma cavidade sendo adaptada para conter a pluralidade de sensores de teste; e pelo menos uma projeção formada em uma superfície do cartucho, em que a pelo menos uma projeção é adaptada para ser recebida por pelo menos uma abertura de um primeiro instrumento de dispensação de sensor, com o qual o cartucho é compatível, e em que pelo menos, mas menos de todas, da pelo menos uma projeção é adaptada para ser recebida por pelo menos uma abertura de um segundo instrumento de dispensação de sensor, com o qual o cartucho é incompatível.
MODALIDADE ALTERNATIVA Q
O cartucho da modalidade alternativa P, em que a pluralidade de sensores de teste é sensores de teste eletroquímicos.
MODALIDADE ALTERNATIVA R
O cartucho da modalidade alternativa P, em que o cartucho de sensor de teste é um cartucho do tipo de acondicionamento de bolha.
MODALIDADE ALTERNATIVA S
O cartucho da modalidade alternativa R, em que a pelo menos uma abertura é uma pluralidade de aberturas.
MODALIDADE ALTERNATIVA T
O cartucho da modalidade alternativa S1 em que a pluralidade de aberturas é uma pluralidade de entalhes.
MODALIDADE ALTERNATIVA U
O cartucho da modalidade alternativa S1 em que a pluralidade de aberturas é espa- çada uniformemente.
MODALIDADE ALTERNATIVA V
O cartucho da modalidade alternativa S1 em que a pluralidade de aberturas não é espaçada uniformemente.
MODALIDADE ALTERNATIVA W
O cartucho da modalidade alternativa R1 em que a grandeza da pelo menos uma abertura do primeiro instrumento de dispensação de sensor é igual ou inferior à grandeza da pelo menos uma projeção.
MODALIDADE ALTERNATIVA X
O cartucho da modalidade alternativa R, em que a grandeza da pelo menos uma abertura do segundo instrumento de dispensação de sensor é superior à grandeza da pelo menos uma abertura.
MODALIDADE ALTERNATIVA Y
O cartucho da modalidade alternativa R, em que a pelo menos uma projeção é po- sicionada de modo que pelo menos uma cavidade não se alinhe com um mecanismo de ejeção do segundo instrumento de dispensação de sensor, quando o cartucho está em uma posição indexada no segundo instrumento de dispensação de sensor.
MODALIDADE ALTERNATIVA Z
O cartucho da modalidade alternativa R, em que a pelo menos uma projeção é po- sicionada de modo que a pelo menos uma cavidade não se alinhe com um orifício de dis- pensação de sensor do segundo instrumento de dispensação de sensor, quando o cartucho está em uma posição indexada no instrumento de dispensação de sensor.
MODALIDADE ALTERNATIVA AA
O cartucho da modalidade alternativa P, em que a pelo menos uma projeção ge- ralmente se alinha com pelo menos uma abertura correspondente do primeiro instrumento de dispensação de sensor.
MODALIDADE ALTERNATIVA AB
O cartucho da modalidade alternativa P, em que a pelo menos uma projeção se ali- nha geralmente com pelo menos, mas menos de todas, da pelo menos uma abertura do segundo instrumento de dispensação de sensor.
MODALIDADE ALTERNATIVA AC
Um processo de determinação se um cartucho de sensor de teste é compatível com um instrumento de dispensação de sensor, o processo compreendendo os atos de: proporcionar um cartucho de sensor de teste incluindo uma pluralidade de paredes formando pelo menos uma cavidade nele, a pelo menos uma cavidade sendo adaptada para conter uma pluralidade de sensores de teste, a pluralidade de sensores de teste sendo a- daptada para auxiliar na determinação de uma concentração de um analisado em uma a- mostra de fluido, o cartucho de sensor de teste tendo pelo menos uma abertura formada em pelo menos uma da pluralidade de paredes;
proporcionar um instrumento de dispensação de sensor tendo pelo menos uma pro- jeção localizada nele;
inserir o cartucho de sensor de teste no instrumento de dispensação de sensor; e determinar se o cartucho de sensor de teste é compatível com o instrumento de dispensação de sensor, com base em se a pelo menos uma abertura é adaptada para rece- ber cada da pelo menos uma projeção.
MODALIDADE ALTERNATIVA AD
O processo da modalidade alternativa AC, em que a pluralidade de sensores de teste é sensores de teste eletroquímicos.
MODALIDADE ALTERNATIVA AE
O processo da modalidade alternativa AC, em que o cartucho de sensor de teste é um cartucho do tipo de acondicionamento de bolha.
MODALIDADE ALTERNATIVA AF
O processo da modalidade alternativa AE1 em que a pelo menos uma abertura é pelo menos um entalhe.
MODALIDADE ALTERNATIVA AG
O processo da modalidade alternativa AE, em que a pelo menos uma abertura é uma pluralidade de aberturas.
MODALIDADE ALTERNATIVA AH
O processo da modalidade alternativa AG, em que a pluralidade de aberturas é es- paçada uniformemente.
MODALIDADE ALTERNATIVA Al
O processo da modalidade alternativa AG, em que a pluralidade de aberturas não é espaçada uniformemente.
MODALIDADE ALTERNATIVA AJ
O processo da modalidade alternativa AE, em que a pelo menos uma projeção é uma pluralidade de projeções.
MODALIDADE ALTERNATIVA AK
O processo da modalidade alternativa AJ, em que a pluralidade de projeções é es- paçada uniformemente ao longo de uma periferia de um mecanismo de indexação.
MODALIDADE ALTERNATIVA AL
O processo da modalidade alternativa AC, em que se a grandeza da pelo menos uma abertura do primeiro instrumento de dispensação de sensor for inferior à grandeza da pelo menos uma projeção, o instrumento de dispensação de sensor é incompatível com o cartucho de sensor de teste.
MODALIDADE ALTERNATIVA AM
O processo da modalidade alternativa AC, em que o cartucho de sensor de teste é um cartucho de sensor de teste empilhado. MODALIDADE ALTERNATIVA AN
O processo da modalidade alternativa AM1 em que a pelo menos uma projeção é posicionada em um mecanismo de ejeção.
MODALIDADE ALTERNATIVA AO
O processo da modalidade alternativa AC, em que, se cada da pelo menos uma projeção pode ser recebida por pelo menos uma abertura correspondente, o instrumento de dispensação de sensor é compatível com o cartucho de sensor de teste, e em que, se pelo menos uma projeção pode não ser recebida pela pelo menos uma abertura, o instrumento de dispensação de sensor é incompatível com o cartucho de sensor de teste. MODALIDADE ALTERNATIVA AP
Um processo de determinação se um cartucho de sensor de teste é compatível com um instrumento de dispensação de sensor, o processo compreendendo os atos de:
proporcionar um cartucho de sensor de teste incluindo uma pluralidade de paredes formando pelo menos uma cavidade nele, a pelo menos uma cavidade sendo adaptada para conter uma pluralidade de sensores de teste, a pluralidade de sensores de teste sendo a- daptada para auxiliar na determinação de uma concentração de um analisado em uma a- mostra de fluido, o cartucho de sensor de teste tendo pelo menos uma projeção formada em pelo menos uma da pluralidade de paredes; proporcionar um instrumento de dispensação de sensor tendo pelo menos uma a- bertura localizada nele; e
inserir o cartucho de sensor de teste no instrumento de dispensação de sensor; e determinar se o cartucho de sensor de teste é compatível com o instrumento de dispensação de sensor, com base em se a pelo menos uma abertura é adaptada para rece- ber cada da pelo menos uma projeção.
MODALIDADE ALTERNATIVA AQ
O processo da modalidade alternativa AP, em que a pluralidade de sensores de teste é sensores de teste eletroquímicos.
MODALIDADE ALTERNATIVA AR
O processo da modalidade alternativa AP, em que o cartucho de sensor de teste é um cartucho do tipo de acondicionamento de bolha. MODALIDADE ALTERNATIVA AS O processo da modalidade alternativa AR, em que a pelo menos uma abertura é pelo menos um entalhe.
MODALIDADE ALTERNATIVA AT
O processo da modalidade alternativa AR1 em que a pelo menos uma abertura é uma pluralidade de aberturas.
MODALIDADE ALTERNATIVA AU
O processo da modalidade alternativa AT, em que a pluralidade de aberturas é es- paçada uniformemente.
MODALIDADE ALTERNATIVA AV
O processo da modalidade alternativa AT, em que a pluralidade de aberturas não é espaçada uniformemente.
MODALIDADE ALTERNATIVA AW
O processo da modalidade alternativa AR, em que a pelo menos uma projeção é uma pluralidade de projeções.
MODALIDADE ALTERNATIVA AX
O processo da modalidade alternativa AW, em que a pluralidade de aberturas é es- paçada uniformemente ao longo de uma periferia da pelo menos uma parede.
MODALIDADE ALTERNATIVA AY
O processo da modalidade alternativa AQ, em que se a grandeza da pelo menos uma abertura do primeiro instrumento de dispensação de sensor for inferior à grandeza da pelo menos uma projeção, o instrumento de dispensação de sensor é incompatível com o cartucho de sensor de teste.
MODALIDADE ALTERNATIVA AZ
O processo da modalidade alternativa AQ, em que, se cada da pelo menos uma projeção pode ser recebida por pelo menos uma abertura correspondente, o instrumento de dispensação de sensor é compatível com o cartucho de sensor de teste, e em que, se pelo menos uma projeção pode não ser recebida pela pelo menos uma abertura, o instrumento de dispensação de sensor é incompatível com o cartucho de sensor de teste.
MODALIDADE ALTERNATIVA BA
Um cartucho de sensor de teste compreendendo:
uma pluralidade de paredes formando pelo menos uma cavidade nele, a pelo me- nos uma cavidade sendo adaptada para conter uma pluralidade de sensores de teste, a plu- ralidade dos sensores de teste sendo adaptada para auxiliar na determinação de uma con- centração de um analisado em uma amostra de fluido; e
pelo menos uma abertura formada em uma superfície do cartucho, a pelo menos uma abertura auxiliando na indexação do cartucho de sensor de teste,
em que quando o cartucho de sensor de teste é indexado dentro de um primeiro instrumento de dispensação de sensor, com o qual o cartucho é compatível, uma cavidade do sensor de teste é alinhada com um mecanismo de ejeção, e em que quando o cartucho de sensor de teste é indexado dentro de um segundo instrumento de dispensação de sen- sor, com o qual o cartucho é incompatível, uma cavidade do sensor de teste não é alinhada com um mecanismo de ejeção.
MODALIDADE ALTERNATIVA BB
O cartucho da modalidade alternativa BA, em que a pluralidade de sensores de tes- te é sensores de teste eletroquímicos.
MODALIDADE ALTERNATIVA BC
O cartucho da modalidade alternativa BA, em que o cartucho de sensor de teste é um cartucho do tipo de acondicionamento de bolha.
MODALIDADE ALTERNATIVA BD
O cartucho da modalidade alternativa BC, em que a pelo menos uma abertura é uma pluralidade de aberturas.
MODALIDADE ALTERNATIVA BE
O cartucho da modalidade alternativa BD, em que a pluralidade de aberturas é uma pluralidade de entalhes.
MODALIDADE ALTERNATIVA BF
O cartucho da modalidade alternativa BD, em que a pluralidade de aberturas é es- paçada uniformemente ao longo de uma periferia da superfície do cartucho.
MODALIDADE ALTERNATIVA BG
O cartucho da modalidade alternativa BC, em que a grandeza da pelo menos uma projeção do primeiro instrumento de dispensação de sensor é igual ou inferior à grandeza da pelo menos uma abertura.
MODALIDADE ALTERNATIVA BH
O cartucho da modalidade alternativa BC, em que a pelo menos uma abertura é posicionada de modo que pelo menos uma cavidade não se alinhe com um mecanismo de ejeção do segundo instrumento de dispensação de sensor, quando o cartucho está em uma posição indexada no segundo instrumento de dispensação de sensor.
MODALIDADE ALTERNATIVA BI
O cartucho da modalidade alternativa BC, em que a pelo menos uma abertura é posicionada de modo que a pelo menos uma cavidade não se alinhe com um orifício de dis- pensação de sensor do segundo instrumento de dispensação de sensor, quando o cartucho está em uma posição indexada no instrumento de dispensação de sensor.
MODALIDADE ALTERNATIVA BJ
O cartucho da modalidade alternativa BA, em que a pelo menos uma abertura ge- ralmente se alinha com pelo menos uma abertura correspondente do primeiro instrumento de dispensação de sensor.
Ainda que a invenção seja suscetível a várias modificações e formas alternativas, as modalidades específicas e os seus processos foram mostrados por meio de exemplo nos desenhos e são descritos em detalhes no presente relatório descritivo. Deve-se entender, no entanto, que não se tem intenção de limitar a invenção às formas ou processos particulares descritos, mas, ao contrário, a intenção é cobrir todas as modificações, equivalentes e alter- nativas que se encaixam dentro do espírito e do âmbito da invenção, como definidos pelas reivindicações em anexo.

Claims (62)

1. Cartucho de sensor de teste, CARACTERIZADO pelo fato de que compreende: uma pluralidade de sensores de teste adaptados para auxiliar na determinação de uma concentração de analisado de uma amostra de fluido; uma pluralidade de paredes formando pelo menos uma cavidade nele, a pelo me- nos uma cavidade sendo adaptada para conter a pluralidade de sensores de teste; e pelo menos uma abertura formada em uma superfície do cartucho, em que a pelo menos uma abertura é adaptada para receber cada de pelo menos uma projeção de um primeiro instrumento de dispensação de sensor, com o qual o cartucho é compatível, e em que a pelo menos uma abertura é adaptada para receber pelo menos, mas menos de todos, da pelo menos uma projeção de um segundo instrumento de dispen- sação de sensor, com o qual o cartucho é incompatível.
2. Cartucho, de acordo com a reivindicação 1, CARACTERIZADO pelo fato de que a pluralidade de sensores de teste é sensores de teste eletroquímicos.
3. Cartucho, de acordo com a reivindicação 1, CARACTERIZADO pelo fato de que o cartucho de sensor de teste é um cartucho do tipo de acondicionamento de bolha.
4. Cartucho, de acordo com a reivindicação 3, CARACTERIZADO pelo fato de a pelo menos uma abertura é uma pluralidade de aberturas.
5. Cartucho, de acordo com a reivindicação 4, CARACTERIZADO pelo fato de que a pluralidade de aberturas é uma pluralidade de entalhes.
6. Cartucho, de acordo com a reivindicação 4, CARACTERIZADO pelo fato de que a pluralidade de aberturas é espaçada uniformemente.
7. Cartucho, de acordo com a reivindicação 4, CARACTERIZADO pelo fato de que a pluralidade de aberturas não é espaçada uniformemente.
8. Cartucho, de acordo com a reivindicação 1, CARACTERIZADO pelo fato de que a grandeza da pelo menos uma projeção do primeiro instrumento de dispensação de sensor é igual ou inferior à grandeza da pelo menos uma abertura.
9. Cartucho, de acordo com a reivindicação 1, CARACTERIZADO pelo fato de que a grandeza da pelo menos uma projeção do segundo instrumento de dispensação de sensor é superior à grandeza da pelo menos uma abertura.
10. Cartucho, de acordo com a reivindicação 1, CARACTERIZADO pelo fato de que a pelo menos uma abertura é posicionada de modo que pelo menos uma cavidade não se alinhe com um mecanismo de ejeção do segundo instrumento de dispensação de sensor, quando o cartucho está em uma posição indexada no segundo instrumento de dispensação de sensor.
11. Cartucho, de acordo com a reivindicação 1, CARACTERIZADO pelo fato de que a pelo menos uma abertura é posicionada de modo que a pelo menos uma cavidade não se alinhe com um orifício de dispensação de sensor do segundo instrumento de dispen- sação de sensor, quando o cartucho está em uma posição indexada no instrumento de dis- pensação de sensor.
12. Cartucho, de acordo com a reivindicação 1, CARACTERIZADO pelo fato de que cada da pelo menos uma projeção do primeiro instrumento de dispensação de sensor geralmente se alinha com pelo menos uma abertura correspondente.
13. Cartucho, de acordo com a reivindicação 1, CARACTERIZADO pelo fato de que pelo menos, mas menos de todas, da pelo menos uma projeção do segundo instrumen- to de dispensação de sensor geralmente se alinha com pelo menos uma abertura corres- pondente.
14. Cartucho, de acordo com a reivindicação 1, CARACTERIZADO pelo fato de que o cartucho de sensor de teste é um cartucho de sensor de teste empilhado.
15. Cartucho, de acordo com a reivindicação 14 , CARACTERIZADO pelo fato de que a projeção é posicionada em um mecanismo de ejeção.
16. Cartucho de sensor de teste, CARACTERIZADO pelo fato de que compreende: uma pluralidade de sensores de teste adaptados para auxiliar na determinação de uma concentração de analisado de uma amostra de fluido; uma pluralidade de paredes formando pelo menos uma cavidade nele, a pelo me- nos uma cavidade sendo adaptada para conter a pluralidade de sensores de teste; e pelo menos uma projeção formada em uma superfície do cartucho, em que a pelo menos uma projeção é adaptada para ser recebida por pelo menos uma abertura de um primeiro instrumento de dispensação de sensor, com o qual o cartucho é compatível, e em que pelo menos, mas menos de todas, da pelo menos uma projeção é adaptada para ser recebida por pelo menos uma abertura de um segundo instrumento de dispensação de sensor, com o qual o cartucho é incompatível.
17. Cartucho, de acordo com a reivindicação 16, CARACTERIZADO pelo fato de que a pluralidade de sensores de teste é sensores de teste eletroquímicos.
18. Cartucho, de acordo com a reivindicação 16, CARACTERIZADO pelo fato de que o cartucho de sensor de teste é um cartucho do tipo de acondicionamento de bolha.
19. Cartucho, de acordo com a reivindicação 16, CARACTERIZADO pelo fato de que a pelo menos uma abertura é uma pluralidade de aberturas.
20. Cartucho, de acordo com a reivindicação 19, CARACTERIZADO pelo fato de que a pluralidade de aberturas é uma pluralidade de entalhes.
21. Cartucho, de acordo com a reivindicação 19, CARACTERIZADO pelo fato de que a pluralidade de aberturas é espaçada uniformemente.
22. Cartucho, de acordo com a reivindicação 19, CARACTERIZADO pelo fato de que a pluralidade de aberturas não é espaçada uniformemente.
23. Cartucho, de acordo com a reivindicação 16, CARACTERIZADO pelo fato de que a grandeza da pelo menos uma abertura do primeiro instrumento de dispensação de sensor é igual ou inferior à grandeza da pelo menos uma projeção.
24. Cartucho, de acordo com a reivindicação 16, CARACTERIZADO pelo fato de que a grandeza da pelo menos uma abertura do segundo instrumento de dispensação de sensor é superior à grandeza da pelo menos uma abertura.
25. Cartucho, de acordo com a reivindicação 16, CARACTERIZADO pelo fato de que a pelo menos uma projeção é posicionada de modo que pelo menos uma cavidade não se alinhe com um mecanismo de ejeção do segundo instrumento de dispensação de sensor, quando o cartucho está em uma posição indexada no segundo instrumento de dispensação de sensor.
26. Cartucho, de acordo com a reivindicação 16, CARACTERIZADO pelo fato de que a pelo menos uma projeção é posicionada de modo que a pelo menos uma cavidade não se alinhe com um orifício de dispensação de sensor do segundo instrumento de dispen- sação de sensor, quando o cartucho está em uma posição indexada no instrumento de dis- pensação de sensor.
27. Cartucho, de acordo com a reivindicação 16, CARACTERIZADO pelo fato de que a pelo menos uma projeção geralmente se alinha com pelo menos uma abertura cor- respondente do primeiro instrumento de dispensação de sensor.
28. Cartucho, de acordo com a reivindicação 16, CARACTERIZADO pelo fato de que a pelo menos uma projeção se alinha geralmente com pelo menos, mas menos de to- das, da pelo menos uma abertura do segundo instrumento de dispensação de sensor.
29. Processo de determinação se um cartucho de sensor de teste é compatível com um instrumento de dispensação de sensor, o processo CARACTERIZADO pelo fato de que compreende os atos de: proporcionar um cartucho de sensor de teste incluindo uma pluralidade de paredes formando pelo menos uma cavidade nele, a pelo menos uma cavidade sendo adaptada para conter uma pluralidade de sensores de teste, a pluralidade de sensores de teste sendo a- daptada para auxiliar na determinação de uma concentração de um analisado em uma a- mostra de fluido, o cartucho de sensor de teste tendo pelo menos uma abertura formada em pelo menos uma da pluralidade de paredes; proporcionar um instrumento de dispensação de sensor tendo pelo menos uma pro- jeção localizada nele; inserir o cartucho de sensor de teste no instrumento de dispensação de sensor; e determinar se o cartucho de sensor de teste é compatível com o instrumento de dispensação de sensor, com base em se a pelo menos uma abertura é adaptada para rece- ber cada da pelo menos uma projeção.
30. Processo, de acordo com a reivindicação 29, CARACTERIZADO pelo fato de que a pluralidade de sensores de teste é sensores de teste eletroquímicos.
31. Processo, de acordo com a reivindicação 29, CARACTERIZADO pelo fato de que o cartucho de sensor de teste é um cartucho do tipo de acondicionamento de bolha.
32. Processo, de acordo com a reivindicação 29, CARACTERIZADO pelo fato de que a pelo menos uma abertura é pelo menos um entalhe.
33. Processo, de acordo com a reivindicação 29, CARACTERIZADO pelo fato de que a pelo menos uma abertura é uma pluralidade de aberturas.
34. Processo, de acordo com a reivindicação 33, CARACTERIZADO pelo fato de que a pluralidade de aberturas é espaçada uniformemente.
35. Processo, de acordo com a reivindicação 33, CARACTERIZADO pelo fato de que a pluralidade de aberturas não é espaçada uniformemente.
36. Processo, de acordo com a reivindicação 29, CARACTERIZADO pelo fato de que a pelo menos uma projeção é uma pluralidade de projeções.
37. Processo, de acordo com a reivindicação 36, CARACTERIZADO pelo fato de que a pluralidade de projeções é espaçada uniformemente ao longo de uma periferia de um mecanismo de indexação.
38. Processo, de acordo com a reivindicação 29, CARACTERIZADO pelo fato de que se a grandeza da pelo menos uma abertura do primeiro instrumento de dispensação de sensor for inferior à grandeza da pelo menos uma projeção, o instrumento de dispensação de sensor é incompatível com o cartucho de sensor de teste.
39. Processo, de acordo com a reivindicação 29, CARACTERIZADO pelo fato de que o cartucho de sensor de teste é um cartucho de sensor de teste empilhado.
40. Processo, de acordo com a reivindicação 39, CARACTERIZADO pelo fato de que a pelo menos uma projeção é posicionada em um mecanismo de ejeção.
41. Processo, de acordo com a reivindicação 29, CARACTERIZADO pelo fato de que, se cada da pelo menos uma projeção pode ser recebida por pelo menos uma abertura correspondente, o instrumento de dispensação de sensor é compatível com o cartucho de sensor de teste, e em que, se pelo menos uma projeção pode não ser recebida pela pelo menos uma abertura, o instrumento de dispensação de sensor é incompatível com o cartu- cho de sensor de teste.
42. Processo de determinação se um cartucho de sensor de teste é compatível com um instrumento de dispensação de sensor, o processo CARACTERIZADO pelo fato de que compreende os atos de: proporcionar um cartucho de sensor de teste incluindo uma pluralidade de paredes formando pelo menos uma cavidade nele, a pelo menos uma cavidade sendo adaptada para conter uma pluralidade de sensores de teste, a pluralidade de sensores de teste sendo a- daptada para auxiliar na determinação de uma concentração de um analisado em uma a- mostra de fluido, o cartucho de sensor de teste tendo pelo menos uma projeção formada em pelo menos uma da pluralidade de paredes; proporcionar um instrumento de dispensação de sensor tendo pelo menos uma a- bertura localizada nele; e inserir o cartucho de sensor de teste no instrumento de dispensação de sensor; e determinar se o cartucho de sensor de teste é compatível com o instrumento de dispensação de sensor, com base em se a pelo menos uma abertura é adaptada para rece- ber cada da pelo menos uma projeção.
43. Processo, de acordo com a reivindicação 42, CARACTERIZADO pelo fato de que a pluralidade de sensores de teste é sensores de teste eletroquímicos.
44. Processo, de acordo com a reivindicação 42, CARACTERIZADO pelo fato de que o cartucho de sensor de teste é um cartucho do tipo de acondicionamento de bolha.
45. Processo, de acordo com a reivindicação 42, CARACTERIZADO pelo fato de que a pelo menos uma abertura é pelo menos um entalhe.
46. Processo, de acordo com a reivindicação 44, CARACTERIZADO pelo fato de que a pelo menos uma abertura é uma pluralidade de aberturas.
47. Processo, de acordo com a reivindicação 46, CARACTERIZADO pelo fato de que a pluralidade de aberturas é espaçada uniformemente.
48. Processo, de acordo com a reivindicação 46, CARACTERIZADO pelo fato de que a pluralidade de aberturas não é espaçada uniformemente.
49. Processo, de acordo com a reivindicação 42, CARACTERIZADO pelo fato de que a pelo menos uma projeção é uma pluralidade de projeções.
50. Processo, de acordo com a reivindicação 49, CARACTERIZADO pelo fato de que a pluralidade de aberturas é espaçada uniformemente ao longo de uma periferia da pelo menos uma parede.
51. Processo, de acordo com a reivindicação 42, CARACTERIZADO pelo fato de que se a grandeza da pelo menos uma abertura do primeiro instrumento de dispensação de sensor for inferior à grandeza da pelo menos uma projeção, o instrumento de dispensação de sensor é incompatível com o cartucho de sensor de teste.
52. Processo, de acordo com a reivindicação 42, CARACTERIZADO pelo fato de que, se cada da pelo menos uma projeção pode ser recebida por pelo menos uma abertura correspondente, o instrumento de dispensação de sensor é compatível com o cartucho de sensor de teste, e em que, se pelo menos uma projeção pode não ser recebida pela pelo menos uma abertura, o instrumento de dispensação de sensor é incompatível com o cartu- cho de sensor de teste.
53. Cartucho de sensor de teste, CARACTERIZADO pelo fato de que compreende: uma pluralidade de paredes formando pelo menos uma cavidade nele, a pelo me- nos uma cavidade sendo adaptada para conter uma pluralidade de sensores de teste, a plu- ralidade dos sensores de teste sendo adaptada para auxiliar na determinação de uma con- centração de um analisado em uma amostra de fluido; e pelo menos uma abertura formada em uma superfície do cartucho, a pelo menos uma abertura auxiliando na indexação do cartucho de sensor de teste, em que quando o cartucho de sensor de teste é indexado dentro de um primeiro instrumento de dispensação de sensor, com o qual o cartucho é compatível, uma cavidade do sensor de teste é alinhada com um mecanismo de ejeção, e em que quando o cartucho de sensor de teste é indexado dentro de um segundo instrumento de dispensação de sen- sor, com o qual o cartucho é incompatível, uma cavidade do sensor de teste não é alinhada com um mecanismo de ejeção.
54. Cartucho, de acordo com a reivindicação 53, CARACTERIZADO pelo fato de que a pluralidade de sensores de teste é sensores de teste eletroquímicos.
55. Cartucho, de acordo com a reivindicação 53, CARACTERIZADO pelo fato de que o cartucho de sensor de teste é um cartucho do tipo de acondicionamento de bolha.
56. Cartucho, de acordo com a reivindicação 53, CARACTERIZADO pelo fato de que a pelo menos uma abertura é uma pluralidade de aberturas.
57. Cartucho, de acordo com a reivindicação 56, CARACTERIZADO pelo fato de que a pluralidade de aberturas é uma pluralidade de entalhes.
58. Cartucho, de acordo com a reivindicação 56, CARACTERIZADO pelo fato de que a pluralidade de aberturas é espaçada uniformemente ao longo de uma periferia da su- perfície do cartucho.
59. Cartucho, de acordo com a reivindicação 53, CARACTERIZADO pelo fato de que a grandeza da pelo menos uma projeção do primeiro instrumento de dispensação de sensor é igual ou inferior à grandeza da pelo menos uma abertura.
60. Cartucho, de acordo com a reivindicação 53, CARACTERIZADO pelo fato de que a pelo menos uma abertura é posicionada de modo que pelo menos uma cavidade não se alinhe com um mecanismo de ejeção do segundo instrumento de dispensação de sensor, quando o cartucho está em uma posição indexada no segundo instrumento de dispensação de sensor.
61. Cartucho, de acordo com a reivindicação 53, CARACTERIZADO pelo fato de que a pelo menos uma abertura é posicionada de modo que a pelo menos uma cavidade não se alinhe com um orifício de dispensação de sensor do segundo instrumento de dispen- sação de sensor, quando o cartucho está em uma posição indexada no instrumento de dis- pensação de sensor.
62. Cartucho, de acordo com a reivindicação 53, CARACTERIZADO pelo fato de que a pelo menos uma abertura geralmente se alinha com pelo menos uma abertura corres- pondente do primeiro instrumento de dispensação de sensor.
BRPI0711351-0A 2006-05-08 2007-05-03 acondicionamento de sensor de teste BRPI0711351A2 (pt)

Applications Claiming Priority (3)

Application Number Priority Date Filing Date Title
US79853806P 2006-05-08 2006-05-08
US60/798.538 2006-05-08
PCT/US2007/010606 WO2007133455A2 (en) 2006-05-08 2007-05-03 Test-sensor packaging

Publications (1)

Publication Number Publication Date
BRPI0711351A2 true BRPI0711351A2 (pt) 2011-09-27

Family

ID=38694392

Family Applications (1)

Application Number Title Priority Date Filing Date
BRPI0711351-0A BRPI0711351A2 (pt) 2006-05-08 2007-05-03 acondicionamento de sensor de teste

Country Status (14)

Country Link
US (1) US8191396B2 (pt)
EP (1) EP2018557A2 (pt)
JP (1) JP2009536551A (pt)
KR (1) KR20090013227A (pt)
CN (1) CN101484804A (pt)
AU (1) AU2007250084A1 (pt)
BR (1) BRPI0711351A2 (pt)
CA (1) CA2652324A1 (pt)
CO (1) CO6141491A2 (pt)
MX (1) MX2008014252A (pt)
NO (1) NO20085093L (pt)
RU (1) RU2008148138A (pt)
TW (1) TW200801512A (pt)
WO (1) WO2007133455A2 (pt)

Families Citing this family (1)

* Cited by examiner, † Cited by third party
Publication number Priority date Publication date Assignee Title
US7263501B2 (en) * 2003-03-11 2007-08-28 I-Stat Corporation Point-of-care inventory management system and method

Family Cites Families (9)

* Cited by examiner, † Cited by third party
Publication number Priority date Publication date Assignee Title
US5108889A (en) 1988-10-12 1992-04-28 Thorne, Smith, Astill Technologies, Inc. Assay for determining analyte using mercury release followed by detection via interaction with aluminum
DE4427363A1 (de) * 1993-08-03 1995-03-09 A & D Co Ltd Chemischer Einmalsensor
JPH0749332A (ja) * 1993-08-03 1995-02-21 A & D Co Ltd 酵素電極の電圧印加方法
US5575403A (en) 1995-01-13 1996-11-19 Bayer Corporation Dispensing instrument for fluid monitoring sensors
US5630986A (en) * 1995-01-13 1997-05-20 Bayer Corporation Dispensing instrument for fluid monitoring sensors
CA2305922C (en) 1999-08-02 2005-09-20 Bayer Corporation Improved electrochemical sensor design
US6495104B1 (en) * 1999-08-19 2002-12-17 Caliper Technologies Corp. Indicator components for microfluidic systems
AU2002300223B2 (en) 2001-08-13 2008-12-11 Bayer Corporation Mechanical Mechanism for a Blood Glucose Sensor Dispensing Instrument
MXPA06014780A (es) * 2004-06-24 2007-03-23 Bayer Healthcare Llc Cartucho e instrumento de distribucion de sensor.

Also Published As

Publication number Publication date
US8191396B2 (en) 2012-06-05
CN101484804A (zh) 2009-07-15
WO2007133455A3 (en) 2008-11-06
KR20090013227A (ko) 2009-02-04
RU2008148138A (ru) 2010-06-20
AU2007250084A1 (en) 2007-11-22
US20090178470A1 (en) 2009-07-16
TW200801512A (en) 2008-01-01
WO2007133455A2 (en) 2007-11-22
CO6141491A2 (es) 2010-03-19
CA2652324A1 (en) 2007-11-22
WO2007133455A9 (en) 2008-12-18
MX2008014252A (es) 2008-11-26
EP2018557A2 (en) 2009-01-28
JP2009536551A (ja) 2009-10-15
NO20085093L (no) 2009-02-09

Similar Documents

Publication Publication Date Title
US9766225B2 (en) Indexer for test-sensor cartridge
US8257258B2 (en) Integrated lancet and blood glucose meter system
US8016154B2 (en) Sensor dispenser device and method of use
WO2003079901A1 (fr) Adaptateur pour mesure de fluide corporel et unite de mesure de fluide corporel
JP2004163411A (ja) 全血試料中のグルコース濃度を測定する方法
JP2010510517A (ja) 試験センサカートリッジ
WO2006023810A1 (en) Contact connector assembly for a sensor-dispensing instrument
US8496801B2 (en) Method and system for checking an electromechanical biosensor
BRPI0711351A2 (pt) acondicionamento de sensor de teste
JP2005526953A (ja) エンボス加工されたテストストリップシステム
US20100047918A1 (en) Test-sensor cartridge
US20100099192A1 (en) Test-sensor cartridge
CN107957416B (zh) 用于样品的分析检验的测试元件分析系统
JP2010503857A (ja) コードエラーを減らすためのシステムを含む着脱可能な検査センサ容器
TW201340943A (zh) 測試構件匣
JP2009276253A (ja) 手持ち式体液測定計

Legal Events

Date Code Title Description
B06F Objections, documents and/or translations needed after an examination request according [chapter 6.6 patent gazette]
B08F Application dismissed because of non-payment of annual fees [chapter 8.6 patent gazette]

Free format text: REFERENTE A 7A ANUIDADE.

B08K Patent lapsed as no evidence of payment of the annual fee has been furnished to inpi [chapter 8.11 patent gazette]

Free format text: REFERENTE AO DESPACHO 8.6 PUBLICADO NA RPI 2261 DE 06/05/2014.