BRPI0711259B1 - Reuso de recurso ortogonal com feixes de sdma - Google Patents

Reuso de recurso ortogonal com feixes de sdma Download PDF

Info

Publication number
BRPI0711259B1
BRPI0711259B1 BRPI0711259-9A BRPI0711259A BRPI0711259B1 BR PI0711259 B1 BRPI0711259 B1 BR PI0711259B1 BR PI0711259 A BRPI0711259 A BR PI0711259A BR PI0711259 B1 BRPI0711259 B1 BR PI0711259B1
Authority
BR
Brazil
Prior art keywords
bundles
beams
bundle
resources
subset
Prior art date
Application number
BRPI0711259-9A
Other languages
English (en)
Inventor
Min Dong
Alexei Gorokhov
Tingfang JI
Original Assignee
Qualcomm Incorporated
Priority date (The priority date is an assumption and is not a legal conclusion. Google has not performed a legal analysis and makes no representation as to the accuracy of the date listed.)
Filing date
Publication date
Application filed by Qualcomm Incorporated filed Critical Qualcomm Incorporated
Publication of BRPI0711259A2 publication Critical patent/BRPI0711259A2/pt
Publication of BRPI0711259B1 publication Critical patent/BRPI0711259B1/pt

Links

Classifications

    • HELECTRICITY
    • H04ELECTRIC COMMUNICATION TECHNIQUE
    • H04WWIRELESS COMMUNICATION NETWORKS
    • H04W16/00Network planning, e.g. coverage or traffic planning tools; Network deployment, e.g. resource partitioning or cells structures
    • H04W16/02Resource partitioning among network components, e.g. reuse partitioning
    • HELECTRICITY
    • H04ELECTRIC COMMUNICATION TECHNIQUE
    • H04WWIRELESS COMMUNICATION NETWORKS
    • H04W16/00Network planning, e.g. coverage or traffic planning tools; Network deployment, e.g. resource partitioning or cells structures
    • HELECTRICITY
    • H04ELECTRIC COMMUNICATION TECHNIQUE
    • H04BTRANSMISSION
    • H04B7/00Radio transmission systems, i.e. using radiation field
    • H04B7/02Diversity systems; Multi-antenna system, i.e. transmission or reception using multiple antennas
    • H04B7/04Diversity systems; Multi-antenna system, i.e. transmission or reception using multiple antennas using two or more spaced independent antennas
    • H04B7/0408Diversity systems; Multi-antenna system, i.e. transmission or reception using multiple antennas using two or more spaced independent antennas using two or more beams, i.e. beam diversity
    • HELECTRICITY
    • H04ELECTRIC COMMUNICATION TECHNIQUE
    • H04WWIRELESS COMMUNICATION NETWORKS
    • H04W16/00Network planning, e.g. coverage or traffic planning tools; Network deployment, e.g. resource partitioning or cells structures
    • H04W16/24Cell structures
    • H04W16/28Cell structures using beam steering

Abstract

reuso de recurso ortogonal com feixes de sdma. um sistema de comunicação sem fio pode implementar formação de feixes através de múltiplas antenas onidirecionais para criar feixes em diferentes direções espaciais. o sistema de comunicação pode dispor os feixes em conjuntos, com cada conjunto disposto para fornecer cobertura substancialmente completa através de uma área de cobertura predeterminada, o sistema de comunicação pode organizar os múltiplos conjuntos de feixes de sdma para suportar áreas de cobertura substancialmente complementares, tal que um feixe principal de um primeiro conjunto provê cobertura para uma área de cobertura fraca do segundo conjunto de feixes. o sistema de comunicação sem fio atribui ou de outro modo aloca recursos substancialmente ortogonais para cada um dos conjuntos de feixes. o sistema de comunicação sem fio aloca recursos para um enlace de comunicação utilizando uma combinação de con]untos de feixes e recursos substancialmente ortogonais para prover cobertura aperfeiçoada sem um aumento correspondente na interferência.

Description

REUSO DE RECURSO ORTOGONAL COM FEIXES DE SDMA.
Campo da Invenção
O presente documento refere-se geralmente à comunicação sem fio e mais especificamente a alocação de recursos em sistemas de comunicação sem fio de acesso múltiplo por divisão de espaço (SDMA).
Descrição da Técnica Anterior
Sistemas de comunicação sem fio se tornaram um meio prevalente pelo qual a maioria das pessoas no mundo inteiro se comunica. Os dispositivos de comunicação sem fio se tornaram menores e mais potentes para atender às necessidades do consumidor e aperfeiçoar a portabilidade e conveniência. Os consumidores encontraram muitos usos para os dispositivos de comunicação sem fio, tais como telefones celulares, assistentes pessoais digitais (PDAs) e similares, demandando áreas de cobertura expandida e serviço confiável.
A capacidade do sistema é uma limitação típica que limita a capacidade de um sistema para fornecer serviço confiável para dispositivos de comunicação em uma dada área de cobertura. Sistemas de comunicação sem fio utilizam várias técnicas que contribuem para aumentar a capacidade do sistema.
O Acesso Múltiplo por Divisão de Espaço (SDMA Space Division Multiple Access) é uma técnica que pode ser implementada em um sistema de comunicação de múltiplas antenas. SDMA utiliza a dimensão espacial para suportar mais terminais para transmissões de dados ou informações. O SDMA utiliza as assinaturas espaciais dos terminais e programa múltiplas transmissões de dados em cada enlace que têm (idealmente) assinaturas espaciais ortogonais entre si.
Um sistema de comunicação sem fio pode implementar SDMA de várias formas. Um método é utilizar
2/44 formação de feixes ou, por outro lado, padrões de antenas direcionais. Entretanto, sistemas SDMA utilizando antena de feixe formado ou de outro modo direcional podem sofrer de áreas de cobertura fraca entre feixes ou interferência aumentada devido a feixes em sobreposição.
Resumo da Invenção
De acordo com a presente invenção, um método para reuso de recursos em um sistema de comunicação sem fio como definido na reivindicação 1, um aparelho configurado para suportar reuso de recursos em um sistema de comunicação sem fio definido na reivindicação 11 e um meio legível por computador incluindo instruções neste que podem ser executadas por um ou mais processadores como definido na reivindicação 15 são providos. Modalidades da invenção são reivindicadas nas reivindicações dependentes.
Um sistema de comunicação sem fio pode implementar formação de feixe através de múltiplas antenas onidirecionais para criar feixes em diferentes direções espaciais. O sistema de comunicação pode dispor os feixes em conjuntos, com cada conjunto disposto para fornecer cobertura substancialmente completa através de uma área de cobertura predeterminada. O sistema de comunicação pode dispor os múltiplos conjuntos de feixe SDMA para suportar áreas de cobertura substancialmente complementares, de tal modo que um feixe principal a partir de um primeiro conjunto forneça cobertura para uma área de cobertura fraca do segundo conjunto de feixes.
O sistema de comunicação sem fio atribui ou de outro modo aloca recursos substancialmente ortogonais a cada um dos conjuntos de feixes. Os recursos substancialmente ortogonais podem ser, por exemplo, tempo, frequência, código, e similares ou alguma combinação destes.
3/44
O sistema de comunicação sem fio aloca recursos a um enlace de comunicação utilizando uma combinação de conjuntos de feixes e recursos substancialmente ortogonais para fornecer cobertura aperfeiçoada sem um aumento correspondente em interferência. Por exemplo, o sistema de comunicação sem fio pode atribuir um feixe a partir de um conjunto de feixes e a frequência ou outro recurso ortogonal correspondendo ao conjunto de feixes para um enlace de comunicação especifico.
Os aspectos da invenção incluem um método de reuso de recursos em um sistema de comunicação sem fio. O método inclui determinar informação de terminal, determinar um primeiro feixe em um primeiro conjunto de feixes a partir de uma pluralidade de conjuntos de feixes com base na informação do terminal, cada feixe no primeiro conjunto de feixes associado com um subconjunto de recursos de uma pluralidade de recursos, e transmitir sinais utilizando o primeiro feixe no primeiro conjunto de feixes em pelo menos alguns dos subconjuntos de recursos.
Os aspectos da invenção incluem um método de reuso de recursos em um sistema de comunicação sem fio. O método inclui receber uma pluralidade de sinais que são transmitidos através de pelo menos alguns de uma pluralidade de recursos substancialmente ortogonais, determinar pelo menos uma métrica de qualidade com base na pluralidade de sinais, transmitir uma comunicação para uma estação base com base em pelo menos uma métrica de qualidade, e receber um sinal associado a um feixe de um conjunto de feixes com um subconjunto da pluralidade de recursos ortogonais associados ao conjunto de feixes.
Os aspectos da invenção incluem um método de reuso de recursos em um sistema de comunicação sem fio. 0 método inclui determinar um feixe no primeiro conjunto de
4/44 feixes que suporta um enlace de comunicação, cada feixe no primeiro conjunto de feixes associado a um recurso, transmitir sinais dentro do feixe no primeiro conjunto de feixes, e transitar os sinais do feixe no primeiro conjunto de feixes para um feixe em um segundo conjunto de feixes, cada feixe no segundo conjunto de feixes associado a um recurso que é substancialmente ortogonal a um recurso associado ao primeiro conjunto de feixes.
Os aspectos da invenção incluem um método de reuso de recursos em um sistema de comunicação sem fio. O método inclui receber sinais através de múltiplos recursos substancialmente ortogonais, determinar uma métrica de qualidade para cada um dos recursos substancialmente ortogonais, transmitir uma comunicação para uma estação base com base nas métricas de qualidade, e receber um sinal de feixe formado utilizando pelo menos um dos múltiplos recursos ortogonais com base na comunicação.
Os aspectos da invenção incluem um equipamento configurado para suportar reuso de recursos em um sistema de comunicação sem fio que inclui um transmissor configurado para gerar um sinal de transmissão utilizando pelo menos um de uma pluralidade de recursos com base em um ou mais sinais de controle, um controlador de recursos configurado para gerar um ou mais sinais de controle para o transmissor controlando uma seleção de pelo menos um de uma pluralidade de recursos, um codificador acoplado ao transmissor e o controlador de recursos e configurado para codificar o sinal de transmissão para um primeiro feixe a partir de um primeiro conjunto de feixes associado à pelo menos um de uma pluralidade de recursos, e uma pluralidade de antenas acoplada ao codificador e configurada para difundir o sinal de transmissão codificado no primeiro feixe.
5/44
Os aspectos da invenção incluem um equipamento configurado para suportar reuso de recursos em um sistema de comunicação sem fio que inclui um receptor configurado para receber uma pluralidade de sinais correspondendo a uma pluralidade de sinais de feixe formado, a pluralidade de sinais associados com pelo menos dois recursos distintos, um processador de banda base configurado para processar pelo menos uma parte da pluralidade de sinais com base em um recurso correspondente, e configurado para gerar pelo menos uma métrica de qualidade para os sinais recebidos de cada recurso, e um controlador de recurso configurado para controlar o receptor e o processador de banda base para suportar um recurso específico.
Os aspectos da invenção incluem um equipamento configurado para suportar reuso de recursos em um sistema de comunicação sem fio que inclui dispositivos para determinar informações de terminal, dispositivos para determinar um primeiro feixe em um primeiro conjunto de feixes de uma pluralidade de conjuntos de feixe com base na informação de terminal, cada feixe no primeiro conjunto de feixes associado com um subconjunto de recursos de uma pluralidade de recursos, e dispositivos para transmitir sinais utilizando o primeiro feixe no primeiro conjunto de feixes pelo menos em alguns dos subconjuntos de recursos.
Os aspectos da invenção incluem um equipamento configurado para suportar reuso de recursos em um sistema de comunicação sem fio que inclui dispositivos para receber uma pluralidade de sinais que são transmitidos através de pelo menos alguns de uma pluralidade de recursos substancialmente ortogonais, dispositivos para determinar pelo menos uma métrica de qualidade com base na pluralidade de sinais, dispositivos para transmitir uma comunicação para uma estação base com base em pelo menos uma métrica de
6/44 qualidade, e dispositivos para receber um sinal associado com um feixe de um conjunto de feixes com um subconjunto da pluralidade de recursos ortogonais associados ao conjunto de feixes.
Breve Descrição das Figuras
As características, objetos e vantagens das modalidades da invenção tornar-se-ão mais evidentes a partir da descrição detalhada exposta abaixo quando lida em combinação com os desenhos, nos quais os mesmos elementos contêm os mesmos números de referência.
Figura 1 - é um diagrama em blocos funcional simplificado de uma modalidade de um sistema de comunicação sem fio.
Figura 2 - é um diagrama em blocos funcional simplificado de uma modalidade de um transmissor e receptor em um sistema de comunicação sem fio de acesso múltiplo.
Figura 3 - é um diagrama em blocos funcional simplificado de uma modalidade de um sistema transmissor que suporta reuso de recursos em feixes SDMA.
Figura 4 - é um diagrama simplificado de uma modalidade de padrões de feixe para conjuntos de feixe SDMA.
Figura 5 - é um diagrama simplificado de uma modalidade de padrões de feixe para conjuntos de feixes SDMA setorizados.
Figura 6 - é um gráfico de geometria de usuário para várias modalidades específicas de SDMA de reuso de frequência.
Figura 7 - é um diagrama em blocos funcional simplificado de uma modalidade de um sistema receptor que suporta reuso de recursos em feixes SDMA.
Figuras 8A-8C - são fluxogramas simplificados de modalidades de métodos de reuso de recursos em um sistema
7/44
SDMA.
Figura 9 - é um diagrama em blocos funcional simplificado de uma modalidade de um sistema transmissor que suporta reuso de recursos em feixes SDMA.
Figura 10 - é um diagrama em blocos funcional simplificado de uma modalidade de um receptor suportando reuso de recursos em feixes SDMA.
Descrição Detalhada da Invenção
Um sistema de comunicação sem fio pode implementar SDMA ao prover feixes de múltiplas antenas posicionados para suportar uma área de cobertura predeterminada. 0 sistema de comunicação pode implementar os feixes de antenas como múltiplas antenas direcionais, antenas de feixe formado ou guiadas em feixes, e similares, ou uma combinação destas. Os feixes de antenas múltiplas podem ser configurados para suportar uma área de cobertura predeterminada. A área de cobertura predeterminada pode ser substancialmente onidirecional, ou pode ser limitada, tal como um setor de uma área de cobertura que é modelado como sendo circular ou hexagonal.
Cada um dos múltiplos feixes pode suportar uma área substancialmente independente dentro da área de cobertura predeterminada. Além disso, os feixes podem ser associados a conjuntos de feixes, onde cada conjunto de feixes suporta a área de cobertura predeterminada. Os feixes de um conjunto de feixes são substancialmente nãosobrepostos, de tal modo que transmissões em um feixe não contribuam substancialmente para interferência em um feixe adjacente do mesmo conjunto de feixes. Os conjuntos de feixes podem ser configurados de tal modo que um feixe maior de um primeiro conjunto ocorre em um limite de um ou mais feixes adjacentes de um segundo conjunto. Desse modo, o primeiro conjunto de feixes provê cobertura de feixe
8/44 forte em áreas de cobertura de feixe fraca do segundo conjunto de feixes. Um conjunto de feixes não necessita ser uma pluralidade de feixes independentes, porém pode ser uma pluralidade de eixos de feixes diferentes à qual um feixe pode ser guiado utilizando, por exemplo, ponderação de sinal de transmissão para guiar em feixe o sinal de difusão.
O sistema de comunicação sem fio pode associar também um recurso a cada conjunto de feixes. De forma ideal, os recursos associados a cada conjunto de feixes são substancialmente ortogonais a um recurso similar associado a qualquer outro conjunto de feixes. Exemplos de recursos ortogonais incluem, porém não são limitados a, freqüência, tempo, codificação, entrelaçamento, e similares, ou alguma combinação destes.
O sistema de comunicação sem fio pode determinar um feixe em serviço, um conjunto de feixes associado e recurso ortogonal para cada enlace de comunicação. O sistema de comunicação sem fio pode determinar que um dispositivo de comunicação esteja transitando em direção a uma extremidade do feixe. Por exemplo, o dispositivo de comunicação pode fornecer uma realimentação ou mensagem de overhead reportando uma ou mais métricas, mensagens, ou outras informações que são relacionadas à posição em um feixe de um conjunto de feixes.
sistema de comunicação sem fio pode transitar do enlace de comunicação de uma extremidade de um feixe em um conjunto de feixes tendo um recurso ortogonal associado para um segundo conjunto de feixes tendo um feixe com um lóbulo maior sobrepondo a presente extremidade de feixe. O feixe no segundo conjunto de feixes tem um recurso ortogonal associado diferente. O sistema de comunicação transita do enlace de comunicação de um feixe no primeiro
9/44 conjunto de feixes e no primeiro recurso ortogonal para um feixe em um segundo conjunto de feixes com um segundo recurso ortogonal.
Em uma modalidade, um sistema de comunicação sem fio celular pode implementar SDMA em uma ou mais estações base utilizando antenas onidirecionais de feixe formado. Ao utilizar a técnica de formação de feixe, antenas onidirecionais podem ser utilizadas com uma técnica de acesso múltiplo por divisão de espaço (SDMA) para criar feixes em diferente direção espacial para obter setorização virtual de um sistema celular. Por exemplo, uma estação base pode gerar feixes utilizando múltiplas antenas onidirecionais para obter ganhos de feixe de pico a 0o, 60°, e 120° e sua resposta de espelho 180°, 240° e 300° para formar sistema SDMA de 3 feixes em uma célula.
É desejável ter cobertura de feixe uniforme através da área de cobertura da célula. Entretanto, dispositivos de comunicação situados em uma área de sobreposição de dois feixes experimentarão relação de sinal/interferência (SINR) muito baixa devido à interferência não separável de outros feixes que tem potência comparável com a potência de sinal desejada. Portanto, tal cobertura de feixe fixo não é ideal para dispositivos sem fio posicionados próximo a um limite de feixes.
O sistema de comunicação sem fio celular pode implementar um ou mais conjuntos de feixe complementares tendo ganhos de feixe de pico posicionados na sobreposição de feixes adjacentes de um conjunto distinto de feixes, e substancialmente na metade do caminho entre os eixos principais de feixes adjacentes. Os conjuntos de feixes complementares são cada qual associado a um recurso distinto, onde cada recurso é substancialmente ortogonal ao
10/44 recurso associado a outro conjunto de feixes.
A Figura 1 é um diagrama em blocos funcional simplificado de uma modalidade de um sistema de comunicação sem fio de acesso múltiplo 100. Um sistema de comunicação sem fio de acesso múltiplo 100 inclui múltiplas células, por exemplo, células 102, 104 e 106. Na modalidade da Figura 1, cada célula 102, 104, e 106 pode incluir um ponto de acesso 142, 144, 146 que inclui múltiplos setores.
Os múltiplos setores são formados por grupos de antenas cada uma responsável pela comunicação com terminais de acesso em uma parte da célula. Na célula 102, grupos de antenas 112, 114 e 116 correspondem cada qual a um setor diferente. Por exemplo, a célula 102 é dividida em três setores. Uma primeira antena 112 serve a um primeiro setor, uma segunda antena 114 serve a um segundo setor, e uma terceira antena 116 serve a um terceiro setor. Na célula 104, grupos de antenas 118, 120 e 122 correspondem cada qual a um setor diferente. Na célula 106, grupos de antenas 124, 126, e 128 correspondem cada qual a um setor diferente.
Utilizando técnicas de formação de feixe ou guia de feixe, antenas onidirecionais podem ser utilizadas com técnicas SDMA para criar feixes em uma direção espacial diferente para obter setorização virtual de um sistema celular. Por exemplo, uma estação base pode gerar feixes utilizando múltiplas antenas onidirecionais para obter ganhos de feixe de pico a 0o, 60° e 120° e sua resposta espelho 180°, 240° e 300° para formar sistema SDMA de 3 feixes em uma célula.
Cada célula é configurada para suportar ou de outro modo servir a vários terminais de acesso que estão em comunicação com um ou mais setores do ponto de acesso correspondente. Por exemplo, terminais de acesso 130 e 132
11/44 estão em comunicação com o ponto de acesso 142, terminais de acesso 134 e 136 estão em comunicação com o ponto de acesso 144, e terminais de acesso 138 e 140 estão em comunicação com o ponto de acesso 146. Embora cada um dos pontos de acesso 142, 144 e 146 seja mostrado como estando em comunicação com dois terminais de acesso, cada ponto de acesso 142, 144 e 146 não é limitado para comunicar com dois terminais de acesso e pode suportar qualquer número de terminais de acesso até algum limite que possa ser um limite físico, ou um limite imposto por um padrão de comunicação.
Como utilizado aqui, um ponto de acesso pode ser uma estação fixa utilizada para comunicar com os terminais e pode também ser referenciada como, e incluir alguma ou toda a funcionalidade de, uma estação base, um Nó B ou alguma outra terminologia. Um terminal de acesso (AT) pode ser também referenciado como, e incluir alguma ou toda a funcionalidade de, um equipamento de usuário (UE), um terminal de usuário, um dispositivo de comunicação sem fio, um terminal, um terminal móvel, uma estação móvel ou alguma outra terminologia.
As modalidades acima podem ser implementadas utilizando processador MIMO 220 ou 260, processador 230 ou 270, e memória 232 ou 272, como mostrado na Figura 2. Os processos podem ser executados em qualquer processador, controlador, ou outro dispositivo de processamento e podem ser armazenados como instruções legíveis por computador em um meio legível por computador como código de fonte, código de objeto, ou de outro modo.
A Figura 2 é um diagrama em blocos funcional simplificado de uma modalidade de um transmissor e receptor em um sistema de comunicação sem fio de acesso múltiplo 200. No sistema transmissor 210, dados de tráfego para um
12/44 número de fluxos de dados são fornecidos a partir de uma fonte de dados 212 para um processador de dados de transmissão (TX) 214. Em uma modalidade, cada fluxo de dados é transmitido através de uma respectiva antena de transmissão. O processador de dados TX 214 formata, codifica, e intercala os dados de tráfego para cada fluxo de dados com base em um esquema de codificação específico selecionado para este fluxo de dados para fornecer dados codificados.
O processador de dados TX 214 pode ser configurado para aplicar ponderações de formação de feixe aos símbolos dos fluxos de dados com base na localização do usuário para o qual os símbolos estão sendo transmitidos e as antenas das quais o símbolo está sendo transmitido. Em algumas modalidades, as ponderações de formação de feixe podem ser geradas com base na informação de resposta de canal que é indicativa da condição dos percursos de transmissão entre o ponto de acesso e o terminal de acesso. A informação de resposta de canal pode ser gerada utilizando informação CQI ou estimativas de canal fornecidas pelo usuário. Além disso, nos casos de transmissões programadas, o processador de dados TX 214 pode selecionar o formato de pacote com base na informação de classificação que é transmitida do usuário.
Os dados codificados para cada fluxo de dados podem ser multiplexados com dados piloto utilizando técnicas OFDM. Os dados piloto são tipicamente um padrão de dados conhecido que é processado em um modo conhecido e podem ser utilizados no sistema receptor para estimar a resposta de canal. Os dados codificados e piloto multiplexados para cada fluxo de dados são então modulados (isto é, mapeado em símbolos) com base em um esquema de modulação específico (por exemplo, BPSK, QPSK, M-PSK, ou M
13/44
QAM) selecionado para este fluxo de dados para fornecer símbolos de modulação. A taxa de dados, codificação, e modulação para cada fluxo de dados podem ser determinados por instruções fornecidas pelo processador 230. Em algumas modalidades, o número de fluxos espaciais paralelos pode ser variado de acordo com a informação de classificação que é transmitida do usuário.
Os símbolos de modulação para todos os fluxos de dados são então fornecidos para um processador MIMO TX 220, que pode também processar os símbolos de modulação (por exemplo, para OFDM). O processador MIMO TX 220 então provê fluxos de símbolos NT para transmissores NT (TMTR) 222a até 222t. Em certas modalidades, o processador MIMO TX 220 aplica ponderações de formação de feixe para os símbolos dos fluxos de dados com base no usuário para o qual os símbolos estão sendo transmitidos e a antena da qual o símbolo está sendo transmitido a partir da informação de resposta de canal de usuário.
Cada transmissor 222a até 222t recebe e processa um fluxo de símbolos respectivo para prover um ou mais sinais analógicos, e também condiciona (por exemplo, amplifica, filtra e converte ascendentemente) os sinais analógicos para fornecer um sinal modulado apropriado para transmissão através do canal MIMO. Sinais modulados NT a partir dos transmissores 222a até 222t são então transmitidos a partir das antenas NT 224a até 224t, respectivamente.
No sistema receptor 250, os sinais modulados transmitidos são recebidos por NR antenas 252a até 252r e o sinal recebido a partir de cada antena 252 é fornecido para um receptor respectivo (RCVR) 254. Cada receptor 254 condiciona (por exemplo, filtra, amplifica e converte descendentemente) um respectivo sinal recebido, digitaliza
14/44 o sinal condicionado para prover amostras, e também processa as amostras para fornecer um fluxo de símbolo recebido correspondente.
Um processador de dados RX 260 então recebe e processa os fluxos de símbolos recebidos NR a partir de receptores NR 254 baseado em uma técnica de processamento de receptor específico para fornecer o número de classificação de fluxos de símbolos detectados. O processamento pelo processador de dados RX 260 é descrito em detalhes adicionais abaixo. Cada fluxo de símbolos detectado inclui símbolos que são estimativas dos símbolos de modulação transmitidos para o fluxo de dados correspondente. 0 processador de dados RX 260 então demodula, desintercala, e decodifica cada fluxo de símbolos detectado para recuperar os dados de tráfego para o fluxo de dados. O processamento pelo processador de dados RX 260 é complementar a este executado pelo processador MIMO TX 220 e o processador de dados TX 214 no sistema transmissor 210.
No sistema transmissor 210, os sinais modulados a partir do sistema receptor 250 são recebidos pelas antenas 224, condicionados pelos receptores 222, demodulados por um demodulador 240, e processados por um processador de dados RX 242 para recuperar o CQI reportado pelo sistema receptor. O CQI reportado é então fornecido ao processador 230 e utilizado para (1) determinar as taxas de dados e esquemas de codificação e modulação a serem utilizados para os fluxos de dados e (2) gerar vários controles para o processador de dados TX e o processador MIMO TX 220.
A Figura 3 é um diagrama em blocos funcional simplificado de uma modalidade de um sistema transmissor 300 suportando reuso de recursos em feixes SDMA. 0 sistema transmissor 300 da Figura 3 pode ser uma modalidade, por
15/44 exemplo, do sistema transmissor da Figura 2 ou um sistema transmissor dentro de uma estação base ou estação assinante do sistema de comunicação sem fio da Figura 1.
O sistema transmissor 300 inclui um transmissor 310 configurado para gerar um ou mais fluxos de sinais RF com base nos dados ou informações. O transmissor 310 pode ser configurado para receber um ou mais fluxos de sinal de banda base e processar um ou mais fluxos de sinal de banda base para um ou mais fluxos de sinal RF. Por exemplo, o transmissor 310 pode ser configurado para gerar um ou mais símbolos OFDM com base em um ou mais fluxos de sinais de banda base, e pelo menos uma subportadora OFDM em um símbolo pode ser configurada para suportar um enlace de comunicação específico. 0 transmissor 310 converte em frequência um ou mais símbolos OFDM em bandas operacionais RF associadas.
transmissor 310 inclui suporte para um ou mais recursos substancialmente ortogonais. O transmissor 310 pode ser configurado para processar o fluxo de sinais que suporta um enlace de comunicação específico para seletivamente utilizar um ou mais dos recursos substancialmente ortogonais com base em um ou mais sinais fornecidos a uma entrada de controle.
transmissor 310 acopla os sinais RF de saída a um codificador de formação de feixe 320 configurado para formação de feixe do sinal RF utilizando múltiplas antenas 340i~340n. As múltiplas antenas 340!-340N podem ser um conjunto de antenas substancialmente similares ou podem incluir múltiplos tipos de antenas diferentes, onde cada tipo de antena provê um padrão de antena distinto. Por exemplo, as antenas 340i~340n podem ser um arranjo de múltiplas antenas onidirecionais. Em outro exemplo, as antenas 340i~340n podem ser um arranjo de antenas
16/44 direcionais, ou uma combinação de uma ou mais antenas direcionais com uma ou mais antenas onidirecionais.
Um módulo de temporização e sincronização 350 é configurado para fornecer sinais de temporização para controlar temporização de evento no sistema transmissor 300. O módulo de temporização e sincronização 350 pode incluir, por exemplo, uma fonte de relógio e um circuito de controle que sincroniza a fonte de relógio com uma referência de tempo externa. Por exemplo, o módulo de temporização e sincronização 350 pode ser configurado para sincronizar símbolos OFDM gerados pelo sistema transmissor 310 para um tempo de sistema. Adicionalmente, os símbolos OFDM gerados pelo sistema transmissor 300 podem ser dispostos em conjuntos de partições, quadros, ou algum outro arranjo e, o módulo de temporização e sincronização 350 pode manter a sincronização para cada arranjo de símbolos.
Um controlador de recursos 360 pode ser configurado para gerar um ou mais sinais de controle que controlam o conjunto de feixes e recursos associados para cada enlace de comunicação. 0 controlador de recursos 360 pode incluir um livro-código de formação de feixe 362 que mantêm os valores de vetor utilizados para formação de feixe do fluxo de sinais utilizando as antenas múltiplas 340!-340n. Por exemplo, o livro-código de formação de feixe 362 pode incluir um vetor de ponderações complexas, onde cada ponderação complexa em um vetor pondera um sinal para uma antena correspondente. Como exemplo, o livro-código de formação de feixe 362 pode incluir um ou mais dispositivos de armazenagem, tal como memória de estado sólido.
O codificador de formação de feixes 320 pondera cada amostra no fluxo de sinais com um vetor de ponderação apropriado a partir do livro-código de formação de feixe
17/44
362. O codificador de formação de feixe 320 pode incluir, por exemplo, um divisor de sinais que é configurado para dividir o sinal do transmissor 310 para N cópias para N percursos de sinal paralelo, onde N representa o número de antenas 340i-340N- O codificador de formação de feixe 320 pode incluir um multiplicador ou escalonador em cada percurso de sinal de antena que opera para multiplicar o sinal transmissor por uma ponderação a partir de um vetor de livro-código de formação de feixe 362.
O codificador de formação de feixe 320 pode aplicar as ponderações de formação de feixe a uma representação de sinal no domínio do tempo ou a uma representação no domínio da frequência. Adicionalmente, embora o codificador de formação de feixe 320 da Figura 3 opere na saída do transmissor 310, em outras modalidades, o codificador de formação de feixe 320 pode ser integrado ao transmissor 310 e pode operar nos sinais de banda base, antes da conversão de frequência em RF,
O controlador de recursos 360 determina qual vetor do livro-código de formação de feixe 362 deve aplicar em uma amostra específica, e fornece o vetor para o codificador de formação de feixe 320. O controlador de recursos 360 ou o codificador de formação de feixes 320 pode utilizar um sinal de referência do módulo de temporização e sincronização 350 para alinhar a temporização do vetor com a amostra de sinal apropriado.
O controlador de recurso 360 pode organizar ou de outro modo rastrear os vetores de formação de feixe no livro-código de formação de feixe 362, de acordo com conjuntos de feixe predeterminados. Cada conjunto de feixe pode incluir um número suficiente de feixes para suportar uma área de cobertura predeterminada, e corresponde aos vetores de formação de feixe utilizados para configurar
18/44 feixes no conjunto de feixes. Cada conjunto de feixes pode ser configurado para ser substancialmente complementar a outro dos conjuntos de feixes, de tal modo que os conjuntos de feixes não forneçam substancialmente a mesma cobertura dentro da área de cobertura.
Em uma modalidade, o eixo maior de um feixe a partir de um primeiro conjunto de feixes situa-se substancialmente na metade do caminho entre os eixos maiores de feixes adjacentes a partir de pelo menos um outro conjunto de feixes. Por exemplo, em uma modalidade tendo dois conjuntos de feixes, um eixo maior de um feixe a partir do primeiro conjunto de feixes é posicionado substancialmente na metade do caminho entre os eixos maiores dos dois feixes adjacentes a partir do segundo conjunto de feixes. Similarmente, em modalidades tendo três conjuntos de feixes, o eixo maior de um feixe a partir de um primeiro conjunto de feixes situa-se substancialmente na metade do caminho entre os eixos maiores de feixes adjacentes, onde um dos feixes adjacentes é a partir de um segundo conjunto de feixes e outro dos feixes adjacentes é a partir de um terceiro conjunto de feixes. A localização dos feixes nos vários conjuntos de feixes pode ser similarmente determinada por qualquer número de conjuntos de feixes.
Cada conjunto de feixes é associado a um ou mais recursos ortogonais, onde o termo ortogonal, no contexto de recursos associados com os conjuntos de feixes, inclui substancialmente ortogonal e quase ortogonal. Os recursos ortogonais podem incluir, porém não são limitados a, freqüência, tempo, código e similar, ou alguma combinação destes.
Como descrito acima, o eixo maior de um feixe a partir de um conjunto de feixes é tipicamente posicionado
19/44 para situar-se em um nulo ou de outro modo em uma área de cobertura fraca de outro conjunto de feixes. O número de feixes que ocupa um nulo entre feixes adjacentes de um conjunto de feixes é igual a um menor do que o número de conjuntos de feixes, e se refere diretamente à taxa de reuso de recursos. Em geral, a taxa de reuso é o inverso do número de conjuntos de feixes distintos e é igual a 1/K, onde K representa o número de conjuntos de feixes.
A Figura 4 é um diagrama simplificado de uma modalidade de padrões de antena para múltiplos conjuntos de feixes SDMA 400. Os múltiplos conjuntos de feixes SDMA 400 incluem dois conjuntos de feixes complementares, com cada conjunto de feixes tendo seis eixos de feixe maiores para sustentar uma área de cobertura substancialmente redonda.
Um primeiro conjunto de feixes inclui feixes 420χ-4β07 tendo eixo maior aproximadamente em 0, 60, 120, 180, 240 e 300 graus. Um segundo conjunto de feixes inclui feixes 4101-4106 tendo eixo maior em aproximadamente 30, 90, 150, 210, 270 e 330 graus. Cada conjunto de feixes é associado a um recurso substancialmente ortogonal. Os dois conjuntos de feixes fornecem um reuso de recursos de Por exemplo, o primeiro conjunto de feixes é ilustrado como associado a uma primeira freqüência, Fl, enquanto o segundo conjunto de feixes é ilustrado como associado a uma segunda freqüência, F2. As freqüências, Fl e F2, podem representar uma freqüência ou banda de freqüência. Por exemplo, as freqüências Fl e F2 podem representar conjuntos distintos de freqüências de subportadora que são substancialmente ortogonais através de uma taxa de amostragem e período de integração.
Os feixes e conjuntos de feixe podem ser configurados para suportar virtualmente qualquer área de cobertura, e a área de cobertura não necessita coincidir
20/44 com toda a área de cobertura suportada por uma estação base. A Figura 5 é um diagrama simplificado 500 de uma modalidade de padrões de feixe para conjuntos de feixe SDMA setorizados.
Na modalidade da Figura 5, dois conjuntos de feixe, SI e S2, são configurados para suportar uma área de cobertura que pode ser um setor de toda uma área de cobertura suportada por uma estação base. O setor é aproximadamente limitado por um primeiro limite de setor 502 e um segundo limite de setor 504. Em uma área de cobertura setorizada típica, o primeiro limite de setor 502 e o segundo limite de setor 504 cobrem uma área de cobertura de aproximadamente 120 graus.
primeiro conjunto de feixes, Sl, inclui primeiro e segundo feixes 5101 e 5102 que suportam o setor. O segundo conjunto de feixes, S2, inclui primeiro e segundo feixes 5201 e 5202 que suportam o setor e que são posicionados para complementar os feixes do primeiro conjunto de feixes.
O controlador de recursos 360 inclui um controlador de conjunto de feixes 364 que é configurado para rastrear o conjunto de feixes e feixe associado a um enlace de comunicação específico. O controlador de conjunto de feixes 364 assegura que os vetores de livro-código apropriados correspondendo a um conjunto de feixes ativo sejam utilizados para um enlace de comunicação específico, adicionalmente, o controlador de conjunto de feixes 360 controla um ou mais parâmetros relacionados a um ou mais recursos ortogonais associados aos conjuntos de feixes.
Em uma modalidade, o recurso ortogonal associado aos conjuntos de feixes é a frequência. O transmissor 310 pode ser configurado para gerar símbolos OFDM com um primeiro conjunto de subportadoras ao suportar um primeiro
21/44 conjunto de feixes e pode ser configurado para gerar símbolos OFDM utilizando um segundo conjunto de subportadoras que é substancialmente ortogonal ao primeiro conjunto de subportadoras, com base no tempo de símbolo e taxa de dados. O controlador de conjunto de feixes 364 pode ser configurado para controlar o transmissor 310 para converter em frequência o símbolo OFDM em uma frequência RF que depende pelo menos em parte do conjunto de feixes ativos para o enlace de comunicação. Alternativamente, o transmissor 310 pode ser configurado para gerar dois símbolos OFDM ortogonais, cada um correspondendo a um conjunto de feixes distintos, e o controlador de conjunto de feixes 364 pode ser configurado para controlar o transmissor para seletivamente povoar um dos símbolos OFDM com base no conjunto de feixes ativos associado ao enlace de comunicação.
Onde o recurso ortogonal é tempo, o controlador de conjunto de feixes 364 pode ser configurado para controlar o tempo no qual o transmissor 310 gera um sinal de saída para uma amostra de dados, dependendo do conjunto de feixes ativos associado à amostra de dados. Similarmente, se o recurso ortogonal é código, o controlador de conjunto de feixes 364 pode controlar qual código de uma pluralidade de códigos ortogonais o transmissor 310 utiliza para codificar uma amostra de dados específica, com base no conjunto de feixes ativos alocado para a amostra de dados.
O transmissor 310 pode ser configurado para gerar sinais pilotos distintos para cada um dos feixes em cada um dos conjuntos de feixes. Em outra modalidade, o transmissor pode ser configurado para gerar um sinal piloto que é compartilhado entre múltiplos feixes em um conjunto de feixes específico. O livro-código de formação de feixe 362
22/44 pode ser configurado para fornecer ou de outro modo tornar acessível ao transmissor 310 vetores de formação de feixe que são utilizados para formar feixe dos sinais pilotos para os feixes apropriados. Os vetores de formação de feixe também podem aplicar ponderações adicionais aos sinais pilotos para identificar qual dos feixes o sinal piloto ocupa. As ponderações adicionais podem ser, por exemplo, uma ponderação complexa distinta associada a cada feixe. Em outra modalidade, o controlador de conjunto de feixes 364 pode controlar o transmissor 310 para introduzir processamento adicional de sinais pilotos para permitir identificação do feixe a partir do qual o sinal piloto origina. O processamento adicional pode ser, por exemplo, uma rotação, retardo de tempo, conjugação, ou algum outro processamento ou combinação de processamento. Em outra modalidade, cada antena pode ser configurada para gerar um sinal piloto distinto.
sistema transmissor 300 também inclui um receptor 330 configurado para receber informações espaciais a partir de um dispositivo de destino, tal como uma estação de assinante. 0 receptor 330 é representado como sendo acoplado a uma antena de recepção distinta 332. Entretanto, em outras modalidades, o receptor 330 pode utilizar algumas ou todas as antenas 340χ-340Ν utilizadas em formação de feixe dos sinais de transmissão.
O receptor 330 pode receber uma comunicação a partir de cada dispositivo suportado dentro de uma área de cobertura do sistema transmissor 300. A comunicação indica o feixe no qual o dispositivo reside, e pode fornecer alguma indicação da posição no feixe. A comunicação não necessita fornecer a informação diretamente, porém pode fornecer mensagens, métrica, ou parâmetros que o receptor 330 utiliza para determinar o feixe e a localização no
23/44 feixe. Por exemplo, o dispositivo pode comunicar uma indicação da identidade de feixe com base nos sinais pilotos recebidos, e pode fornecer uma métrica de qualidade de sinal que é genericamente indicativa de uma proximidade a uma extremidade de feixe.
O receptor 330 pode processar a comunicação recebida para determinar se deve iniciar um handoff de conjunto de feixes. Alternativamente, o receptor 330 pode acoplar a comunicação recebida ao controlador de recursos 360 e o controlador de recursos pode determinar se deve iniciar handoff de conjunto de feixes para o dispositivo.
A Figura 6 é um gráfico 600 de geometria de usuário para modalidades específicas de SDMA de reuso de frequência. O gráfico 600 ilustra geometria de usuário aperfeiçoada (SINR de longo prazo) em casos SDMA de 1/2 reuso 620 e 1/3 reuso 630 em comparação com não reuso 610 SDMA de feixe fixo. Dependendo dos elementos de antena, um ganho da ordem de 3-5 dB pode ser visto. Para melhorar ainda mais a geometria de usuário, a ordem de mapeamento de conjunto de feixes para conjunto de reuso de frequência, isto é {Si} -> {Fi} pode ser girada para célula diferente, assim para duas células adjacentes, dois conjuntos de feixe diferentes em orientações diferentes serão utilizados no mesmo conjunto de frequência Fi. Esse arranjo pode evitar interferência de cabeça com cabeça a partir de feixes de uma célula vizinha, e podem melhorar a geometria de usuário pior.
Uma modalidade de reuso utilizando tempo ou código como o recurso ortogonal associado aos conjuntos de feixes pode implementar uma rotação dos conjuntos de feixes de células vizinhas ou áreas de cobertura de tal modo que os intervalos de tempo ou códigos de células adjacentes ou áreas de cobertura de estação base são também
24/44 ortogonalizadas nas dimensões apropriadas em relação mútua. Similarmente, as modalidades de reuso utilizando uma combinação de recursos de ortogonalização podem limitar a sobreposição de recursos similares em áreas de cobertura adj acentes.
Como um exemplo da operação de handoffs de feixes em um sistema de reuso de frequência, o sistema transmissor 300 da Figura 3 pode ser implementado em uma estação base do sistema de comunicação sem fio da Figura 1. 0 sistema transmissor 300 pode ser configurado para gerar sinais em dois conjuntos de feixe distinto e complementar. 0 sistema transmissor 300 pode implementar frequência como o recurso ortogonal para os conjuntos de feixes. Adicionalmente, o sistema transmissor 300 pode transmitir pelo menos um sinal piloto em cada feixe de um conjunto de feixes, e o sinal piloto em um feixe pode identificar o feixe ao qual corresponde.
Um dispositivo de destino, como uma estação de assinante dentro de uma área de cobertura do sistema transmissor 300, recebe os sinais pilotos e determina em qual dos feixes e conjuntos de feixes correspondentes reside. A operação de um sistema receptor em um dispositivo de destino é descrita em detalhes adicionais com relação à Figura 7.
dispositivo de destino pode gerar e transmitir para o sistema transmissor 300 uma comunicação indicativa do conjunto de feixes, feixe, e qualidade de sinal no feixe. O dispositivo de destino pode, por exemplo, transmitir uma métrica de qualidade de sinal na comunicação para um ou mais feixes e conjuntos de feixes associados. O receptor 330 do sistema transmissor 300 recebe a comunicação a partir do dispositivo de destino e determina um feixe preferido e conjunto de feixes associados no qual
25/44 o dispositivo de destino é posicionado. O feixe preferido pode ser, por exemplo, o feixe e o conjunto de feixes associado para o qual o dispositivo de destino experimenta a melhor qualidade de sinal recebida.
O receptor 330 reporta as informações de feixe e conjunto de feixes ao controlador de recursos 360. O controlador de conjunto de feixes 364 determina os sinais de controle de recursos apropriados para fornecer ao transmissor 310 para configurar o transmissor para o conjunto de feixes apropriado. 0 controlador de recursos 360 seleciona o vetor ou outra entrada de livro-código apropriada a partir do livro-código de formação de feixe 362 para codificar sinais direcionados ao dispositivo de destino.
codificador de formação de feixe 320 codifica os sinais direcionados ao dispositivo de destino utilizando a entrada de livro-código apropriada para formar em feixe a comunicação utilizando as múltiplas antenas 340i~340n.
O receptor 330 monitora comunicação a partir do dispositivo de destino para determinar se handoff as comunicações para o dispositivo de destino para outro feixe e conjunto de feixes associado. O receptor 330 pode, por exemplo, comparar as métricas de qualidade de sinal correspondendo a um ou mais feixes. O receptor 330 pode determinar se deve iniciar um handoff de feixe com base na comparação. Por exemplo, o receptor 330 pode iniciar um handoff de feixe se a métrica de qualidade de sinal para um feixe adjacente exceder a métrica de qualidade de sinal do presente feixe em serviço por uma quantidade maior ou igual a um limite de handoff predeterminado. A configuração complementar dos vários conjuntos de feixes resulta tipicamente em um handoff de conjunto de feixes quando ocorre um handoff de feixe.
26/44
O controlador de recursos 360 pode iniciar um handoff de feixe ao comunicar um handoff de feixe iminente para o transmissor 310, de tal modo que o transmissor 310 possa programar o handoff de feixe e comunicar detalhes referentes ao handoff de feixe para o dispositivo de destino. 0 transmissor 310 pode comunicar, por exemplo, os recursos de temporização e feixe para o handoff de feixe. Como exemplo, o transmissor 310 pode implementar handoffs de feixes em limites de temporização predeterminados, como um limite de quadro. 0 transmissor 310 comunica o limite de quadro que o handoff de feixe ocorrerá e comunica a frequência, temporização, código, ou outro recurso associado ao conjunto de feixes para o qual as comunicações estão sendo controladas.
A Figura 7 é um diagrama em blocos funcional simplificado de uma modalidade de um sistema receptor 700 que suporta reuso de recursos em feixes SDMA. O sistema receptor 700 pode ser implementado, por exemplo, dentro de uma estação de assinante da Figura 1. O sistema receptor 700 é configurado para monitorar um ou mais conjuntos de feixes em uma área de cobertura suportada por múltiplos conjuntos de feixes. 0 sistema receptor 700 é configurado para transmitir uma comunicação para um sistema transmissor
que é indicativo de um ou mais feixes em um ou mais
conjuntos de feixes que podem suportar um enlace de
comunicação com o sistema receptor 700.
0 sistema receptor 700 inclui um receptor 710
configurado para receber um ou mais sinais formados em
feixe através de uma antena 702 . 0 receptor 710 filtra,
amplifica, e converte em frequência os sinais recebidos para sinais de banda base.
receptor 710 pode receber um ou mais sinais de temporização e sincronização a partir de um módulo de
27/44 temporização e sincronização 730 para auxiliar a sincronizar o receptor 710 com o sinal recebido. Por exemplo, comunicações entre o sistema receptor 700 e um sistema transmissor correspondente podem ser implementadas como comunicações Duplex por Divisão de Tempo (TDD) ou Multiplex por Divisão de Tempo, e o módulo de temporização e sincronização 730 pode operar para manter a temporização do sistema receptor 300 em relação a um tempo de sistema.
O receptor 710 também pode ser configurado para receber e processar sinais a partir de múltiplos feixes, correspondendo a múltiplos conjuntos de feixes. 0 receptor 710 pode processar todos os sinais recebidos de tal modo que o sistema receptor 700 possa reportar métricas de sinal ou alguma outra informação de qualidade de sinal para um feixe ativo bem como um ou mais feixes candidatos, que podem ser associados a um ou mais conjuntos de feixes alternativos.
sistema receptor 700 inclui um controlador de recursos/conjunto de feixes 740 que é configurado para controlar o receptor 710 para permitir que o receptor 710 receba e processe os sinais nos múltiplos conjuntos de feixes. Por exemplo, o controlador de recurso/conjunto de feixes 740 pode rastrear uma freqüência, temporização ou algum outro recurso ou combinação de recursos associados aos múltiplos conjuntos de feixes. O controlador de recursos/conjunto de feixes 740 configura o receptor 710 para processar os sinais recebidos de acordo com cada um dos recursos de conjunto de feixes. O controlador de recursos/conjunto de feixes 740 pode ser configurado para controlar o receptor 710 para processar os diferentes conjuntos de feixes correspondendo a diferentes recursos seqüencial ou simultaneamente, dependendo dos recursos que diferenciam conjuntos de feixes. Por exemplo, o controlador
28/44 de recursos/conjunto de feixes 740 pode controlar o receptor 710 para processar sinais recebidos a partir de conjuntos de feixes distintos seqüencialmente onde o recurso associado aos conjuntos de feixes é um tempo distinto. O controlador de recursos/conjunto de feixes 740 pode controlar o receptor 710 para processar sinais recebidos a partir de conjuntos de feixes distintos simultaneamente, onde o recurso associado aos conjuntos de feixes é freqüência ou código. Evidentemente, o controlador de recursos/conjunto de feixes 740 pode controlar o receptor 710 para processar sinais recebidos de conjuntos de feixes distintos seqüencialmente, mesmo se os sinais a partir dos diferentes conjuntos de feixes puderem ser processados simultaneamente.
O receptor 710 acopla os sinais de banda base resultantes do processamento dos sinais recebidos a um processador de banda base 720 para processamento adicional. O processador de banda base 720 pode ser configurado para processar os sinais recebidos a partir de um enlace de comunicação ativo para recuperar informações ou dados subjacentes. O processador de banda base 720 pode ser configurado para acoplar os dados e informações a uma porta de saída de dispositivo de destino apropriado (não mostrado).
O processador de banda base 720 também pode ser configurado para gerar a comunicação para o sistema transmissor tendo a avaliação de qualidade ou métrica dos vários feixes e conjuntos de feixes. O processador de banda base 720 pode incluir, por exemplo, um processador piloto 722 e um módulo de qualidade de feixe 724.
O processador piloto 722 pode ser configurado para processar os sinais pilotos nos múltiplos feixes que correspondem a múltiplos conjuntos de feixes. O processador
29/44 piloto 722 pode ser configurado para gerar uma métrica de qualidade com base nos sinais pilotos processados, ou pode acoplar informações pilotos ao módulo de qualidade de feixe 724 onde uma métrica de qualidade de feixe é gerada para o feixe ativo e um ou mais feixes candidatos. Um feixe candidato pode ser, por exemplo, um feixe adjacente ao feixe ativo para o qual o sistema receptor 700 monitora a possibilidade de handoff.
O processador piloto 722 pode determinar também uma estimativa do canal que corresponde a cada um dos feixes, e pode gerar uma mensagem para o sistema transmissor indicativo do canal para cada feixe. O processador piloto 722 também pode ser configurado para processar sinais pilotos substancialmente sem conhecimento do feixe de origem, e reportar uma métrica referente aos sinais pilotos recebidos de volta para o sistema transmissor. O sistema transmissor pode determinar o feixe apropriado com base na métrica piloto reportada e pode selecionar o conjunto de feixes e feixe apropriados.
módulo de qualidade de feixe 724 pode determinar uma métrica de qualidade de feixe com base, por exemplo, nos resultados do processamento piloto. O módulo de qualidade de feixe 724 pode alternativa ou adicionalmente determinar uma métrica de qualidade de feixe com base em uma qualidade de sinal em cada um dos múltiplos feixes recebidos. As várias métricas de qualidade de sinal podem, por exemplo, corresponder a múltiplos conjuntos de feixes, cada conjunto de feixe associado à pelo menos um recurso distinto. A métrica de qualidade de sinal pode incluir, por exemplo, uma indicação de intensidade de sinal recebida, uma relação sinal/ruido, uma taxa de erro de símbolo, e similar, ou alguma outra métrica de qualidade de sinal ou combinação de métrica de qualidade de sinal.
30/44
O processador de banda base 720 pode utilizar a informação a partir do processador piloto 722 e o módulo de qualidade de feixe 724 para gerar uma comunicação para o sistema transmissor indicativo de qualidade de feixe. Em uma modalidade, o processador de banda base 720 pode gerar uma comunicação incluindo todas as informações recebidas a partir do processador piloto 722 e módulo de qualidade de feixe 724. Em outra modalidade, o processador de banda base 720 pode gerar uma comunicação identificando um feixe e conjunto de feixes preferido. Em outra modalidade, o processador de banda base 720 pode gerar uma comunicação identificando uma entrada de livro-código preferido ou ponderações de feixe preferidas.
processador de banda base 720 acopla a comunicação a um transmissor 750. O transmissor 750 processa a comunicação para transmissão ao sistema transmissor. O transmissor 750 pode, por exemplo, converter ascendentemente a comunicação para uma banda RF e processar a comunicação para o formato de interface de ar apropriado.
As Figuras 8A-8C são fluxogramas simplificados de modalidades de métodos de reuso de recurso em um sistema SDMA. As Figuras 8A e 8B ilustram métodos de reuso de recurso que podem ser implementados em um sistema transmissor, e a Figura 8C ilustra um método de reuso de recurso que pode ser implementado em um sistema receptor.
A Figura 8A é um fluxograma de uma modalidade de um método 800 para atribuir um dispositivo de usuário a um feixe em um ambiente de comunicação sem fio de acordo com uma ou mais modalidades apresentadas aqui. A relação espacial entre o dispositivo de usuário e a estação base ou alguma outra informação de terminal é determinada (bloco 810). A localização do dispositivo de usuário pode ser determinada com base no sinal espacial do par de
31/44 dispositivo de usuário-estação base. Alternativamente, o dispositivo de usuário pode incluir um sistema de posicionamento global (GPS) capaz de determinar a localização do dispositivo de usuário. O feixe apropriado para o usuário é então selecionado ou de outro modo determinado com base na informação de terminal, que pode incluir a posição ou localização do terminal (bloco 812).
Em certos aspectos, o feixe apropriado é selecionado com base no posicionamento de usuário. Em outros aspectos, os dois blocos 810 e 812 podem ser executados por um único bloco responsivo à informação a partir de um usuário indicando o feixe a utilizar. Isso pode ser executado, por exemplo, ao selecionar um feixe associado a uma entrada de livro-código especifica.
O feixe é então associado ao recurso ortogonal adicional atribuído ao feixe (bloco 814). Cada feixe em um conjunto de feixes pode ser associado a um subconjunto dos recursos ortogonais. O recurso ortogonal adicional pode ser, por exemplo, um período de tempo não utilizado para transmissão em feixes adjacentes, um código ortogonal ou quase ortogonal não utilizado para transmissão em feixes adjacentes, ou um conjunto de subportadoras associadas ao feixe. O recurso ortogonal associado pode variar em relação ao tempo devido a condições de canal para um dado feixe, o número de usuários atribuídos ao feixe, combinações dos mesmos ou alguns outros parâmetros. Além disso, em alguns casos, a quantidade de recursos ortogonais atribuídos a um dado feixe pode variar em relação ao tempo. Isto é, o número de subportadoras por subconjunto ou o comprimento ou número de períodos de tempo pode variar.
feixe com o recurso ortogonal associado pode ser transmitido ou de outro modo difundido para o dispositivo de usuário. À medida que a informação de
32/44 terminal muda, a estação base pode realizar transição da transmissão de sinais a partir de um primeiro feixe de um primeiro conjunto de feixes para um feixe de outro conjunto de feixes distinto a partir do primeiro conjunto de feixes. Os conjuntos de feixe diferentes podem ser associados a diferentes subconjuntos de recursos ortogonais.
A Figura 8B é um fluxograma de uma modalidade de um método 802 de reuso de recurso que pode ser implementado em um sistema transmissor, como o sistema transmissor da Figura 3 ou um sistema transmissor em uma estação base da Figura 1.
O método 802 inicia no bloco 820. O sistema transmissor já é configurado para suportar comunicação com um sistema receptor através de um enlace de comunicação em um feixe de um conjunto de feixes. No bloco 820, o sistema transmissor recebe a comunicação tendo uma ou mais métricas de qualidade de sinal ou informação associada a partir do sistema receptor.
sistema transmissor prossegue para o bloco 822 e determina, com base pelo menos em parte na comunicação recebida, o feixe preferido e conjunto de feixes associados. 0 sistema transmissor prossegue para o bloco de decisão 830 e determina se deve atualizar o feixe e conjunto de feixes que atendem o sistema receptor.
O sistema transmissor pode, por exemplo, iniciar um handoff de feixes imediatamente após sentir que um feixe preferido é diferente de um feixe atual que serve o sistema receptor. Em outra modalidade, o sistema transmissor pode utilizar algum limite ou histerese na decisão para iniciar um handoff de feixes, para reduzir a possibilidade de rapidamente alternar entre atribuições de feixes. Por exemplo, o sistema transmissor pode iniciar um handoff de feixes quando a qualidade do sinal de um feixe proposto
33/44 excede a qualidade de sinal do feixe em serviço por algum limite predeterminado. Em outro exemplo, o sistema transmissor pode iniciar um handoff de feixe quando a qualidade de sinal de um feixe proposto excede a qualidade de sinal do feixe em serviço em excesso de um período de tempo de histerese.
Após o sistema transmissor determinar que um handoff de feixe deve ter início, o sistema transmissor determina se o handoff de feixe requer um handoff associado do conjunto de feixes em serviço.
Se nenhum handoff de conjunto de feixes for necessário, como quando nenhum handoff de feixe é programado ou quando um handoff de feixe para um conjunto de feixes em serviço é programado, o sistema transmissor prossegue a partir do bloco de decisão 830 para o bloco 832 e continua a suportar a presente alocação de recursos. Isto é, como um handoff de conjunto de feixes não é programado, o sistema transmissor não necessita mudar os recursos associados. O sistema transmissor pode atualizar as ponderações de feixe a partir do livro-código, se um handoff de feixe dentro do mesmo conjunto de feixes for desejado. 0 sistema transmissor retorna ao bloco 820 para continuar a monitorar as comunicações a partir do sistema receptor.
Se o sistema transmissor determinar no bloco de decisão 830 que um handoff de conjunto de feixes é desejado, o sistema transmissor prossegue para o bloco 840. No bloco 840, o sistema transmissor inicia um handover de conjunto de feixes. O sistema transmissor pode comunicar a temporização do handoff de conjunto de feixes e os recursos associados ao conjunto de feixes atualizados para o sistema receptor. 0 sistema transmissor pode comunicar a informação para o sistema receptor utilizando um canal de overhead no
34/44 recurso atual e alocação de conjunto de feixes.
O sistema transmissor prossegue para o bloco 842 e atualiza as ponderações de formação de feixe ao selecionar a entrada de livro-código apropriada. A aplicação das ponderações de formação de feixe atualizadas para o sinal resulta no sinal sendo formado em feixe pelas múltiplas antenas de transmissão.
O sistema transmissor prossegue para o bloco 844 e revisa os recursos utilizados no enlace de comunicação para corresponder aos recursos associados ao conjunto de feixes. Em um limite de handover, por exemplo um limite de quadro, o sistema transmissor orienta um handover de comunicações com o sistema receptor para o novo feixe no novo conjunto de feixes. O sistema transmissor atualiza o conjunto de feixes e os recursos associados correspondendo ao enlace de comunicação específico. O sistema transmissor pode atualizar, por exemplo, a frequência, partição de tempo, código, ou algum outro recurso associado ao conjunto de feixes. O sistema transmissor retorna ao bloco 820 para monitorar comunicações a partir do sistema receptor.
A Figura 8C é um fluxograma de uma modalidade de um método 804 de reuso de recursos. O método 804 pode ser implementado, por exemplo, pelo sistema receptor da Figura 7 e pode ser implementado em um sistema de assinantes do sistema de comunicação sem fio da Figura 1.
O método 804 começa no bloco 850 onde o sistema receptor recebe sinais através de múltiplos recursos. Os múltiplos recursos correspondem aos recursos associados a cada um dos diferentes conjuntos de feixes suportados pelo sistema transmissor. O sistema receptor pode receber os sinais com os diferentes recursos simultaneamente, seqüencialmente, ou de acordo com um programa ou algoritmo predeterminado.
35/44
O sistema receptor prossegue para o bloco 852 e determina uma métrica de qualidade para cada um dos sinais recebidos com base nos recursos de conjunto de feixe. Por exemplo, o sistema receptor pode determinar uma métrica de qualidade com base nos sinais recebidos específicos utilizando os recursos para um conjunto de feixes, e pode não associar uma métrica de qualidade com qualquer feixe específico de um conjunto de feixes. Alternativamente, o sistema receptor pode ter a capacidade de discernir um feixe e conjunto de feixes correspondentes para os sinais recebidos, e pode ser configurado para gerar uma métrica de qualidade para múltiplos feixes e conjuntos de feixes. Por exemplo, o sistema receptor pode receber múltiplos sinais pilotos, e pode ser capaz de determinar um feixe específico de um conjunto de feixes com base nos sinais pilotos recebidos. Em tal modalidade, o sistema receptor pode gerar uma métrica de qualidade para múltiplos feixes e pares de conjuntos de feixes. A métrica de qualidade pode ser virtualmente qualquer informação a partir da qual o sistema transmissor pode correlacionar desempenho de enlace de comunicação. Por exemplo, a métrica de qualidade pode ser uma relação de sinal/ruído em um feixe de um conjunto de feixes, uma intensidade de sinal recebida, uma estimativa de canal, ou alguma outra informação.
sistema receptor prossegue para o bloco 854 e transmite uma ou mais métricas de qualidade para o sistema transmissor, que pode incluir a estação base servindo a área de cobertura na qual o sistema receptor reside. Alternativa ou adicionalmente, o sistema receptor pode comunicar um feixe desejado e conjunto de feixes para o sistema transmissor.
O sistema receptor prossegue para o bloco de decisão 860 e determina se um feixe e handoff de conjunto
36/44 de feixes foi iniciado. O handoff de conjunto de feixes e feixe podem ser iniciados como resultado da comunicação mais recente de métrica de qualidade ou pode ser baseado em uma ou mais comunicações passadas. O sistema transmissor pode comunicar uma mensagem, comando ou instrução para o sistema receptor iniciando um feixe e handoff de conjunto de feixes e um tempo, limite ou evento associado ao handoff.
Se o sistema receptor determinar que nenhum handoff de conjunto de feixe é programado, o sistema receptor prossegue a partir do bloco de decisão 860 de volta para o bloco 850 e continua a monitorar os sinais recebidos. Em algumas modalidades, o receptor não necessita ter nenhum conhecimento do feixe específico no qual está operando. Somente necessita operar com os recursos associados ao conjunto de feixe ativo. Desse modo, o sistema receptor não necessita alterar nenhum processamento de sinais quando nenhum handoff de conjunto de feixes ocorre.
Se o sistema receptor determinar no bloco de decisão 860 que um handoff de conjunto de feixes é programado, o sistema receptor prossegue para o bloco 870. No bloco 870, o sistema receptor determina a temporização e recursos associados ao handover de conjunto de feixes. O sistema receptor pode, por exemplo, receber o conjunto de feixes e informações de temporização de handover. O sistema receptor pode receber uma mensagem controlando os recursos associados a um conjunto de feixes ou pode incluir uma tabela de consulta na memória que associa os recursos aos conjuntos de feixes. 0 sistema receptor pode sincronizar a atualização de recursos com a temporização do handover.
O receptor prossegue para o bloco 880. No bloco 880 o sistema receptor controla a parte apropriada do
37/44 sistema receptor para realizar transição para o recurso associado ao conjunto de feixes atualizados na ocorrência de handover. Por exemplo, onde o recurso distinto associado aos conjuntos de feixes inclui uma alocação de tempo, o sistema receptor pode sincronizar novamente na partição de tempo apropriada. Similarmente, onde o recurso distinto associado aos conjuntos de feixes é freqüência, o sistema receptor pode atualizar uma freqüência de oscilador local que é utilizada para converter em freqüência o sinal recebido a partir da freqüência atualizada para a banda base. O sistema receptor então retorna para o bloco 850 para receber e processar sinais com o novo conjunto de feixes e alocação de recursos.
A Figura 9 é um diagrama em blocos funcional simplificado de uma modalidade de um sistema transmissor 1100 suportando reuso de recursos em feixes de SDMA. O sistema transmissor 1100 inclui dispositivos para transmitir um sinal 1110 que incluem dispositivos para gerar um sinal de transmissão.
Dispositivos de recepção 1130 podem ser configurados para receber, via uma antena de recepção 1132, um ou mais sinais a partir de uma fonte de sinais, como um terminal de usuário, e pode determinar informações de terminal com base nos sinais recebidos. A informação de terminal pode incluir, por exemplo, uma localização de um terminal em uma área de cobertura ou pode incluir uma posição angular de um terminal em uma área de cobertura.
O sistema transmissor 1100 também inclui dispositivos para temporização e sincronização 1150 acoplado aos dispositivos para transmissão e configurados para fornecer um ou mais sinais de temporização para sincronizar ou de outro modo controlar a temporização de operações no dispositivo para transmitir um sinal. O
38/44 dispositivo para temporização e sincronização 1150 pode operar em combinação com o dispositivo de recepção 1130 para determinar a informação de terminal.
Um dispositivo para controlar uma alocação de recursos 1160 inclui dispositivo para formação de feixes 1162 que pode incluir um dispositivo para armazenar pelo menos um livro-código de formação de feixes definindo múltiplos vetores de formação de feixe em cada um dos múltiplos conjuntos de feixes. O dispositivo para controlar uma alocação de recursos 1160 inclui um dispositivo para controlar um conjunto de feixes que inclui um dispositivo para determinar um primeiro feixe de um primeiro conjunto de feixes para suportar um enlace de comunicação, cada feixe do primeiro conjunto de feixes associado a um primeiro recurso. O primeiro conjunto de feixes pode fazer parte de uma pluralidade de conjuntos de feixes, onde cada feixe no primeiro conjunto de feixes é associado a um subconjunto de recursos de uma pluralidade de recursos.
O dispositivo para controlar uma alocação de recursos 1160 pode incluir também um dispositivo para determinar um primeiro feixe de um segundo conjunto de feixes para suportar o enlace de comunicação, cada feixe do segundo conjunto de feixes associado a um segundo recurso que é distinto do primeiro recurso, quando um sinal recebido indica que um handover de conjunto de feixes deve ocorrer.
Um dispositivo para formar em feixe sinais 1120 pode ser configurado para gerar uma pluralidade de cópias de um sinal de transmissão a partir do dispositivo de transmissão, e pode incluir um dispositivo para aplicar uma ponderação de formação de feixe distinto a partir de um vetor de formação de feixe associado ao feixe para cada da pluralidade de cópias de sinal de transmissão para gerar
39/44 sinais ponderados. O dispositivo para formar em feixe sinais 1120 acopla os sinais ponderados às múltiplas antenas 1140i-1140n para transmitir para um dispositivo de destino em uma área de cobertura.
Um dispositivo para receber uma comunicação 1130 pode receber a comunicação a partir de uma antena de recepção 1132 e pode determinar um evento de transição de conjunto de feixes com base na comunicação. O dispositivo para receber uma comunicação 1130 pode iniciar um handover de conjunto de feixes em resposta à comunicação. Por exemplo, o dispositivo para receber uma comunicação 1130 pode controlar o dispositivo para controlar alocação de recursos 1160 para controlar o dispositivo para transmissão 1110 e dispositivo para formação de feixes 1120 para formar em feixes ou de outro modo guiar feixes dos sinais de transmissão para um feixe a partir de um segundo conjunto de feixes utilizando um segundo recurso no lugar de usar o primeiro conjunto de feixes e primeiro recurso associado.
A Figura 10 é um diagrama em blocos funcional simplificado de uma modalidade de um sistema receptor 1200 suportando reuso de recurso em feixes de SDMA. O sistema receptor 1200 inclui um dispositivo para receber sinais 1210 através de múltiplos recursos substancialmente ortogonais, onde os sinais são transmitidos através de pelo menos uma parte dos múltiplos recursos substancialmente ortogonais. O dispositivo para receber sinais 1210 pode incluir um dispositivo para receber um sinal formado em feixe utilizando pelo menos um dos múltiplos recursos ortogonais com base em uma comunicação recebida a partir de uma fonte de sinal, como um sistema transmissor ou estação base.
dispositivo para receber sinais 1210 pode ser controlado para suportar cada um dos múltiplos recursos
40/44 substancialmente ortogonais com base em um ou mais sinais de controle a partir de um dispositivo para controlar um conjunto de feixes/recurso 1240. 0 dispositivo para controlar conjunto de feixes/recurso 1240 pode incluir uma tabela de consulta ou registros listando cada um dos múltiplos recursos substancialmente ortogonais, e os sinais de controle correspondentes necessários para controlar o sistema receptor 1200 para suportar a comunicação utilizando o recurso.
Um dispositivo para temporização e sincronização 1230 pode ser configurado para manter referência de temporização ou sincronização que é utilizada pelo dispositivo para receber sinais 1210 ao processar os sinais recebidos. Um dispositivo para processamento 1220 é configurado para processar adicionalmente os sinais a partir do dispositivo para receber sinais 1210. O dispositivo para processamento 1220 pode incluir um dispositivo para medir ou de outro modo determinar pelo menos uma métrica de qualidade 1224 que determina uma métrica de qualidade de sinal para cada um dos recursos substancialmente ortogonais. O dispositivo de processamento 1220 pode incluir também um dispositivo de processamento piloto 1222 que é configurado para processar sinais pilotos recebidos para auxiliar na geração de métricas de qualidade de sinal.
O sistema receptor 1200 inclui um dispositivo para transmitir uma comunicação 1250 configurada para receber as métricas de qualidade de sinal e gerar uma comunicação que é transmitida para uma estação base. A comunicação pode ser a métrica efetiva de qualidade de sinal ou pode ser baseada na métrica de qualidade. Por exemplo, o dispositivo para transmitir uma comunicação 1250 pode ser configurado para transmitir uma indicação de
41/44 seleção de conjunto de feixes em vez de um valor de métrica de qualidade.
Métodos e equipamentos para suportar reuso de recursos em um sistema SDMA foram descritos aqui. O sistema pode suportar múltiplos conjuntos de feixes, com cada conjunto de feixe tendo múltiplos feixes suportando uma área de cobertura predeterminada. Cada conjunto de feixes pode ser substancialmente complementar a um conjunto de feixes distinto, de tal modo que os eixos de feixe principal para um primeiro conjunto de feixes situam-se aproximadamente na metade do caminho entre os eixos de feixes principais dos feixes adjacentes mais próximos. Os feixes adjacentes mais próximos são tipicamente a partir de conjuntos de feixes distintos, porém não necessitam ser do mesmo conjunto de feixes.
Cada conjunto de feixes é associado a um recurso específico, e os recursos associados aos conjuntos de feixes podem ser ortogonais ou substancialmente ortogonais. O número de conjuntos de feixes distintos e número correspondente de recursos substancialmente ortogonais definem um conjunto de reuso ou taxa de reuso.
A colocação complementar dos feixes nos conjuntos de feixe distintos reduz a quantidade de interferência experimentada em cada feixe, enquanto fornece suporte substancialmente uniforme sobre toda a área de cobertura.
Como utilizado aqui, o termo acoplado ou conectado é utilizado para significar um acoplamento indireto bem como um acoplamento ou conexão direta. Onde dois ou mais blocos, módulos, dispositivos, ou equipamentos são acoplados, pode haver um ou mais blocos intermediários entre os dois blocos acoplados.
Os vários blocos, módulos e circuitos lógicos ilustrativos descritos com relação às modalidades descritas
42/44 aqui podem ser implementados ou executados com um processador de propósito geral, um processador de sinal digital (DSP), um processador de Computador de Conjunto de Instruções reduzido (RISC), um circuito integrado de aplicação específica (ASIC), um conjunto de portas programáveis em campo (FPGA) ou outro dispositivo lógico programável, porta discreta ou lógica de transistor, componentes de hardware discretos, ou qualquer combinação destes projetados para executar as funções descritas aqui. Um processador de propósito geral pode ser um microprocessador, porém na alternativa, o processador pode ser qualquer processador, controlador, microcontrolador ou máquina de estado. Um processador também pode ser implementado como uma combinação de dispositivos de computação, por exemplo, uma combinação de um DSP e um microprocessador, uma pluralidade de microprocessadores, um ou mais microprocessadores em combinação com um núcleo DSP ou qualquer outra tal configuração.
Para uma implementação de firmware e/ou software, as técnicas descritas aqui podem ser implementadas como instruções (por exemplo, procedimentos, funções, e assim por diante) que executam as funções descritas aqui. Os códigos de firmware e/ou software podem ser armazenados em uma memória e executados por um processador ou processadores. Se implementado em software, as funções podem ser armazenadas em ou transmitidas como uma ou mais instruções ou código em um meio legível por computador. Meios legíveis por computador incluem tanto meios de armazenagem de computador como meios de comunicação incluindo qualquer meio que facilite a transferência de um programa de computador a partir de um lugar para outro. Um meio de armazenagem pode ser qualquer meio disponível que possa ser acessado por um computador. Como exemplo, e não
43/44 limitação, tais meios legíveis por computador podem compreender RAM, ROM, EEPROM, CD-ROM ou outra armazenagem de disco óptico, armazenagem de disco magnético ou outros dispositivos de armazenagem magnética, ou qualquer outro meio que possa ser utilizado para transportar ou armazenar código de programa desejado na forma de instruções ou estruturas de dados e que possa ser acessado por um computador. Também, qualquer conexão é adequadamente denominada de meio legível por computador. Por exemplo, se o software for transmitido a partir de um website, servidor ou outra fonte remota utilizando um cabo coaxial, cabo de fibra óptica, par trançado, linha digital de assinante (DSL) ou tecnologias sem fio como infravermelho, rádio e microondas, então o cabo coaxial, cabo de fibra óptica, par trançado, DSL, ou tecnologias sem fio como infravermelho, rádio e microonda são incluídas na definição de meio. Disco (disk) e disco (disc), como utilizado aqui, incluem disco compacto (CD), disco laser, disco óptico, disco versátil digital(DVD), disco flexível e disco blu-ray onde disks normalmente reproduzem dados magneticamente, enquanto discs reproduzem dados opticamente com lasers. As combinações do acima também devem ser incluídas no escopo de meios legíveis por computador.
As etapas de um método, processo ou algoritmo descrito com relação às modalidades descritas aqui podem ser incorporadas diretamente em hardware, em um módulo de software executado por um processador ou em uma combinação dos dois. As várias etapas ou atos em um método ou processo podem ser executadas na ordem mostrada, ou podem ser executadas em outra ordem. Adicionalmente, uma ou mais etapas de processo ou método podem ser omitidas ou uma ou mais etapas de processo ou método podem ser adicionadas aos métodos e processos. Uma etapa, bloco ou ação adicional
44/44 pode ser acrescentado no inicio, fim, ou existentes intermediários dos métodos e elementos processos.

Claims (13)

  1. REIVINDICAÇÕES
    1. Método para reuso de recursos em um sistema de comunicação sem fio (100), o método caracterizado pelo fato de que compreende:
    - determinar informações de terminal, incluindo uma localização do terminal (130, 132, 134, 136, 138, 140) dentro de uma área de cobertura;
    - determinar um primeiro feixe (4201) em um primeiro conjunto de feixes (4201-4206) a partir de uma pluralidade de conjuntos de feixes com base na localização do terminal (130, 132, 134, 136, 138, 140), cada feixe no primeiro conjunto de feixes (4201-4206) associado a um subconjunto de recursos de uma pluralidade de recursos; e
    - transmitir sinais utilizando o primeiro feixe (4201) no primeiro conjunto de feixes (4201-4206) em pelo menos alguns do subconjunto de recursos, e em que determinar o primeiro feixe (4201) inclui selecionar um vetor de livro-código correspondendo ao primeiro feixe (4201) do primeiro conjunto de feixes (4201-4206) e em que transmitir compreende ponderar os sinais usando o vetor de livro-código para gerar sinais ponderados; e transitar a transmissão de sinais do primeiro feixe (4201) para um segundo feixe (4101) de um segundo conjunto de feixes (4101-4106) diferente do primeiro conjunto de feixes (4201-4206), e em outro subconjunto dos recursos ortogonais com relação a um subconjunto de recursos associado ao primeiro conjunto de feixes (42014206), o outro subconjunto sendo associado ao segundo conjunto de feixes (4101-4106), em que as posições dos feixes no primeiro conjunto de feixes (4201-4206) são complementares às posições dos feixes no segundo conjunto de feixes (4101-4106), de modo que um feixe do primeiro conjunto de feixes (4201-4206) fornece forte cobertura para
    Petição 870190065611, de 12/07/2019, pág. 6/11
  2. 2/5 uma área de cobertura fraca do segundo conjunto de feixes (4101-4106), em que cada conjunto de feixes é arranjado
    para fornecer cobertura completa sobre uma mesma área de cobertura pré- determinada. 2. Método, de acordo com a reivindicação 1, caracterizado pelo fato de que um eixo maior de um feixe no
    segundo conjunto de feixes (4101-4106) está substancialmente na metade do caminho entre eixos maiores de feixes adjacentes dos conjuntos de feixes distintos.
  3. 3. Método, de acordo com a reivindicação 1, caracterizado pelo fato de que a pluralidade de recursos compreende partições de tempo e cada subconjunto de partições de tempo associado a cada conjunto de feixes é ortogonal a cada subconjunto de partições de tempo associado a cada outro conjunto de feixes.
  4. 4. Método, de acordo com a reivindicação 1, caracterizado pelo fato de que determinar informações de terminal compreende determinar pelo menos uma métrica de qualidade.
  5. 5. Método, de acordo com a reivindicação 4, caracterizado pelo fato de que determinar pelo menos uma métrica de qualidade compreende determinar uma entrada de um livro-código recebido do terminal (130, 132, 134, 136, 138, 140).
  6. 6. Método, de acordo com a reivindicação 4, caracterizado pelo fato de que determinar pelo menos uma métrica de qualidade compreende determinar uma entrada de um livro-código baseado nos sinais pilotos recebidos do terminal (130, 132, 134, 136, 138, 140).
  7. 7. Método, de acordo com a reivindicação 4, caracterizado pelo fato de que determinar pelo menos uma métrica de qualidade compreende determinar informação de qualidade de canal.
    Petição 870190065611, de 12/07/2019, pág. 7/11
    3/5
  8. 8. Método, de acordo com a reivindicação 4, caracterizado pelo fato de que determinar pelo menos uma métrica de qualidade compreende determinar informação de qualidade de canal com base nos sinais recebidos do terminal (130, 132, 134, 136, 138, 140).
  9. 9. Equipamento (200) configurado para suportar reuso de recursos em um sistema de comunicação sem fio (100), o equipamento (200) caracterizado pelo fato de que compreende:
    - dispositivos para determinar informações de terminal, incluindo uma localização do terminal (130, 132, 134, 136, 138, 140) dentro de uma área de cobertura;
    - dispositivos para determinar um primeiro feixe (4201) em um primeiro conjunto de feixes (4201-4206) a partir de uma pluralidade de conjuntos de feixes com base na localização do terminal (130, 132, 134, 136, 138, 140), cada feixe no primeiro conjunto de feixes (4201-4206) associado a um subconjunto de recursos de uma pluralidade de recursos; e
    - dispositivos para transmitir sinais utilizando o primeiro feixe (4201) no primeiro conjunto de feixes (4201-4206) em pelo menos alguns do subconjunto de recursos, e em que os dispositivos para determinar o primeiro feixe (4201) inclui dispositivos para selecionar um vetor de livro-código correspondendo ao primeiro feixe (4201) do primeiro conjunto de feixes (4201-4206) e em que os dispositivos para transmitir compreendem dispositivos para ponderar os sinais usando o vetor de livro-código para gerar sinais ponderados; e dispositivos para transitar a transmissão de sinais do primeiro feixe (4201) para um segundo feixe (4101) de um segundo conjunto de feixes (4101-4106) diferente do primeiro conjunto de feixes (4201-4206), e em
    Petição 870190065611, de 12/07/2019, pág. 8/11
    4/5 outro subconjunto dos recursos ortogonais com relação a um subconjunto de recursos associado ao primeiro conjunto de feixes (4201-4206), o outro subconjunto sendo associado ao segundo conjunto de feixes (4101-4106), em que as posições dos feixes no primeiro conjunto de feixes (4201-4206) são complementares às posições dos feixes no segundo conjunto de feixes (4101-4106), de modo que um feixe do primeiro conjunto de feixes (4201-4206) fornece forte cobertura para uma área de cobertura fraca do segundo conjunto de feixes (4101-4106), em que cada conjunto de feixes é arranjado para fornecer cobertura completa sobre uma mesma área de cobertura pré-determinada.
  10. 10. Equipamento (200), de acordo com a reivindicação 9, caracterizado pelo fato de que os dispositivos para determinar a informação de terminal e os dispositivos para determinar o primeiro feixe compreendem um processador, uma memória, e instruções armazenadas na memória.
  11. 11. Equipamento (200), de acordo com a reivindicação 10, caracterizado pelo fato de que o primeiro subconjunto de recursos compreende um subconjunto de subportadoras em um sistema de acesso múltiplo por divisão de freqüência ortogonal, OFDMA.
  12. 12. Equipamento (200), de acordo com a reivindicação 10, caracterizado pelo fato de que o primeiro subconjunto de recursos compreende um subconjunto de partições de tempo e cada subconjunto de partições de tempo associado a cada conjunto de feixes é ortogonal a cada subconjunto de partições de tempo associado a cada outro conjunto de feixes.
  13. 13. Memória caracterizada pelo fato de que compreende instruções armazenadas na mesma, as instruções sendo executadas por um computador para realizar o método
    Petição 870190065611, de 12/07/2019, pág. 9/11
    5/5 conforme definido em qualquer uma das reivindicações 1 a 8.
BRPI0711259-9A 2006-04-20 2007-04-20 Reuso de recurso ortogonal com feixes de sdma BRPI0711259B1 (pt)

Applications Claiming Priority (3)

Application Number Priority Date Filing Date Title
US79400106P 2006-04-20 2006-04-20
US60/794,001 2006-04-20
PCT/US2007/067149 WO2007124460A1 (en) 2006-04-20 2007-04-20 Orthogonal resource reuse with sdma beams

Publications (2)

Publication Number Publication Date
BRPI0711259A2 BRPI0711259A2 (pt) 2011-08-30
BRPI0711259B1 true BRPI0711259B1 (pt) 2019-10-01

Family

ID=38468894

Family Applications (1)

Application Number Title Priority Date Filing Date
BRPI0711259-9A BRPI0711259B1 (pt) 2006-04-20 2007-04-20 Reuso de recurso ortogonal com feixes de sdma

Country Status (12)

Country Link
US (2) US8036669B2 (pt)
EP (2) EP2008484B1 (pt)
JP (3) JP2009534954A (pt)
KR (1) KR101105012B1 (pt)
CN (1) CN101427595B (pt)
AT (1) ATE551854T1 (pt)
BR (1) BRPI0711259B1 (pt)
CA (2) CA2780755C (pt)
ES (2) ES2398898T3 (pt)
RU (1) RU2406263C2 (pt)
TW (1) TWI364928B (pt)
WO (1) WO2007124460A1 (pt)

Families Citing this family (101)

* Cited by examiner, † Cited by third party
Publication number Priority date Publication date Assignee Title
WO1998056196A1 (fr) 1997-06-04 1998-12-10 Ntt Mobile Communications Network Inc. Systeme de radiocommunication mobile, station mobile et procede de commande des voies de passage de diversite
US7742444B2 (en) 2005-03-15 2010-06-22 Qualcomm Incorporated Multiple other sector information combining for power control in a wireless communication system
US9055552B2 (en) 2005-06-16 2015-06-09 Qualcomm Incorporated Quick paging channel with reduced probability of missed page
US8750908B2 (en) 2005-06-16 2014-06-10 Qualcomm Incorporated Quick paging channel with reduced probability of missed page
US20090207790A1 (en) 2005-10-27 2009-08-20 Qualcomm Incorporated Method and apparatus for settingtuneawaystatus in an open state in wireless communication system
EP1941681A1 (en) 2005-10-27 2008-07-09 QUALCOMM Incorporated A method and apparatus for processing simultaneous assignment in wireless communication systems
EP1791377A1 (en) * 2005-11-23 2007-05-30 Mitsubishi Electric Information Technology Centre Europe B.V. Method for managing at least an area covered by a base station
US8036669B2 (en) 2006-04-20 2011-10-11 Qualcomm Incorporated Orthogonal resource reuse with SDMA beams
US20080181180A1 (en) 2007-01-31 2008-07-31 Jeyhan Karaoguz Efficient network hand-off utilizing stored beam-forming information
EP2175573B1 (en) * 2007-07-05 2017-06-14 Sun Patent Trust Radio communication device, radio communication system, radio communication method
US8462716B1 (en) * 2007-07-11 2013-06-11 Marvell International Ltd. Method and apparatus for using multiple codebooks for wireless transmission to a plurality of users in a cell
US7995528B1 (en) * 2007-07-18 2011-08-09 Marvell International Ltd. Precoding with multi-user codebooks
CN101884174B (zh) * 2007-10-04 2016-06-29 苹果公司 在小区区段内形成空间波束
WO2009051748A2 (en) 2007-10-15 2009-04-23 Marvell World Trade Ltd. Beamforming using predefined spatial mapping matrices
US8116792B2 (en) * 2007-11-20 2012-02-14 At&T Intellectual Property I, Lp Methods, systems, and computer-readable media for mitigating a temporary interference condition
US8165595B2 (en) * 2008-01-25 2012-04-24 Samsung Electronics Co., Ltd. System and method for multi-stage antenna training of beamforming vectors
US8280445B2 (en) 2008-02-13 2012-10-02 Samsung Electronics Co., Ltd. System and method for antenna training of beamforming vectors by selective use of beam level training
EP2093958B1 (en) * 2008-02-19 2013-10-16 Alcatel Lucent Multicarrier mobile measuring signals from neighbouring base stations to calculate its position for interference coordination
KR101381465B1 (ko) * 2008-02-20 2014-04-04 삼성전자주식회사 채널 상태 정보를 피드백하는 공간 다중 접속 방식의 통신시스템 및 이를 지원하는 방법
KR101728834B1 (ko) 2008-04-29 2017-04-20 애플 인크. 다중 안테나 빔 형성 셀룰러 네트워크의 성능 향상
US8140098B2 (en) * 2008-05-15 2012-03-20 Qualcomm Incorporated Spatial interference mitigation for wireless communication
ATE517526T1 (de) 2008-05-30 2011-08-15 Alcatel Lucent Verfahren und basisstation zur steuerung einer strahlbildung in einem mobilen zellularen netzwerk
FR2933497B1 (fr) * 2008-07-03 2012-06-01 Claude Goutelard Procedes et systemes d'emission codee et de reception antennaires notamment pour radar
EP2314094B1 (en) * 2008-07-25 2014-09-03 Telefonaktiebolaget L M Ericsson (publ) Systems and methods for reducing interference between a macro base station and a femto base station
EP2161855B1 (en) * 2008-09-04 2011-01-05 Alcatel Lucent Systems and method for providing inflight broadband mobile communication services
ATE511737T1 (de) * 2008-09-19 2011-06-15 Alcatel Lucent Verfahren zur satzbildung von mobilen stationen in mimo-systemen, entsprechende mobilstation, basisstation, betrieb und wartungszentrum und funkkommunikationsnetzwerk
DE602008003815D1 (de) * 2008-09-19 2011-01-13 Alcatel Lucent Verfahren zur Satzbildung von mobilen Stationen in SDMA-Systemen, entsprechende Mobilstation, Basisstationen und Funkkommunikationsnetzwerk
CN101729115A (zh) * 2008-10-29 2010-06-09 华为技术有限公司 一种多天线发射方法、装置及系统
KR101578083B1 (ko) * 2009-03-03 2015-12-16 엘지전자 주식회사 다중안테나를 갖는 무선 통신 시스템에서 하향링크 기준 신호 전송 및 수신 방법
US8422541B2 (en) * 2009-05-29 2013-04-16 Alcatel Lucent Channel estimation in a multi-channel communication system using pilot signals having quasi-orthogonal subpilots
US8634296B2 (en) * 2009-06-16 2014-01-21 Viasat, Inc. Dynamic bandwidth resource allocation for satellite downlinks
US9647741B2 (en) * 2009-07-31 2017-05-09 Qualcomm Incorporated Physical uplink control channel (PUCCH) resource mapping with transmit diversity
CN101646175B (zh) * 2009-08-07 2012-05-30 重庆邮电大学 多址系统中抑制波束之间交叠干扰的方法和系统
US8842525B2 (en) * 2009-10-08 2014-09-23 Clearwire Ip Holdings Llc System and method for extending a wireless communication coverage area of a cellular base transceiver station (BTS)
JP5388074B2 (ja) * 2009-10-09 2014-01-15 京セラ株式会社 通信システム、無線基地局及び通信制御方法
WO2011161300A1 (en) * 2010-06-23 2011-12-29 Nokia Corporation Avoiding interference in cognitive radio communications
JP5073021B2 (ja) * 2010-07-28 2012-11-14 株式会社エヌ・ティ・ティ・ドコモ クラスタ内協調及びクラスタ間干渉回避方法、無線通信システム、集約局及び無線基地局
WO2012060748A1 (en) * 2010-11-03 2012-05-10 Telefonaktiebolaget Lm Eriksson (Publ) A radio base station and a method therein
US9161360B2 (en) 2011-04-07 2015-10-13 Blue Danube Systems, Inc. Techniques for achieving high average spectrum efficiency in a wireless system
US20120287797A1 (en) * 2011-05-12 2012-11-15 Wilocity, Ltd. Techniques for minimizing the beam forming time in wireless local area networks
CN103733540B (zh) * 2011-08-16 2018-01-16 三星电子株式会社 用于在波束成形的无线通信系统中支持多天线传输的装置和方法
US9504047B2 (en) * 2011-09-09 2016-11-22 Samsung Electronics Co., Ltd Method and apparatus for opportunistic user scheduling of two-cell multiple user MIMO
US9094977B2 (en) 2011-11-11 2015-07-28 Samsung Electronics Co., Ltd. Apparatus and method for supporting mobility management in communication systems with large number of antennas
KR101971466B1 (ko) * 2011-11-11 2019-04-23 삼성전자 주식회사 다수의 안테나들을 이용하는 통신 시스템에서 이동성 관리를 지원하기 위한 장치 및 방법
CA2858171C (en) * 2011-12-15 2017-12-05 Intel Corporation Use of location information in multi-radio devices for mmwave beamforming
CN103999377B (zh) 2011-12-15 2018-02-23 英特尔公司 在异构无线通信系统中的毫米波技术的智能集成
KR101922597B1 (ko) * 2011-12-27 2019-02-21 삼성전자주식회사 Fdd 모드로 동작하는 거대 mimo 시스템에서 채널상태정보 기준신호를 전송하고 수신하기 위한 송수신 장치 및 방법
US9380582B2 (en) * 2012-04-16 2016-06-28 Samsung Electronics Co., Ltd. Methods and apparatus for flexible beam communications in random access in system with large number of antennas
US9397742B2 (en) * 2012-08-21 2016-07-19 Intel Deutschland Gmbh Receiver circuit and method performed by such receiver circuit
KR101877775B1 (ko) 2012-11-26 2018-07-13 삼성전자주식회사 무선통신 시스템에서 기지국 간 협업 통신을 위한 간섭 제거 코드를 할당하는 방법 및 장치
CN103249159B (zh) * 2013-05-28 2015-07-29 东南大学 一种多波束卫星移动通信系统中的无线资源分配方法
US9648504B2 (en) * 2013-12-10 2017-05-09 Qualcomm Incorporated Using subarrays of a beamformer for transmissions in a forward link
US10256882B2 (en) 2013-12-12 2019-04-09 Telefonaktiebolaget Lm Ericsson (Publ) Method and network node for broadcasting
EP3080924B1 (en) * 2013-12-12 2020-06-24 Telefonaktiebolaget LM Ericsson (publ) Method and network node for broadcasting
US10284373B2 (en) 2013-12-13 2019-05-07 University Of North Dakota Smart grid secure communications method and apparatus
TWI521907B (zh) * 2013-12-24 2016-02-11 瑞昱半導體股份有限公司 波束成型傳送裝置及其無線通訊方法
CN104796185A (zh) * 2014-01-21 2015-07-22 中兴通讯股份有限公司 波束信息获取方法、导频波束发送方法、通信节点及系统
EP2897305A1 (en) * 2014-01-21 2015-07-22 Alcatel Lucent Apparatuses, Methods and Computer Programs for a Base Station Transceiver and a Mobile Transceiver
KR102172442B1 (ko) * 2014-02-19 2020-10-30 삼성전자주식회사 우선 순위를 갖는 송신 빔 인덱스 선택 및 할당 방법 및 장치
PT3123802T (pt) 2014-03-25 2018-11-16 Ericsson Telefon Ab L M Sistema e método para acesso aleatório físico baseado em feixe
KR102177553B1 (ko) * 2014-03-27 2020-11-11 삼성전자주식회사 다중 사용자 지원을 위한 빔포밍 방법 및 장치
WO2016023227A1 (zh) * 2014-08-15 2016-02-18 富士通株式会社 资源配置方法、装置以及通信系统
CN105490719B (zh) 2014-09-17 2020-11-24 中兴通讯股份有限公司 一种上行同步方法、装置和系统
CN105517108B (zh) * 2014-09-26 2019-03-22 电信科学技术研究院 一种小区接入方法及装置
KR102027268B1 (ko) * 2014-10-02 2019-10-01 노키아 솔루션스 앤드 네트웍스 오와이 시간― 및/또는 주파수―도메인 협력형 스케줄링 & 빔포밍
WO2016055102A1 (en) 2014-10-08 2016-04-14 Telefonaktiebolaget L M Ericsson (Publ) Mobility synchronization measurements
US10028153B2 (en) * 2014-11-03 2018-07-17 Telefonaktiebolaget L M Ericsson (Publ) Efficient beam scanning for high-frequency wireless networks
US10090905B2 (en) * 2014-12-29 2018-10-02 Electronics And Telecommunications Research Institute Method and apparatus for transmitting pilot in multi-antenna communication system, and method and apparatus for allocating pilot in multi-antenna communication system
EP3308578B1 (en) * 2015-06-12 2020-05-13 Telefonaktiebolaget LM Ericsson (publ) Mobility for beam-forming systems
DE102015111638B4 (de) * 2015-07-17 2023-01-05 Apple Inc. Strahlformungsvorrichtung
WO2017034606A1 (en) * 2015-08-27 2017-03-02 Intel IP Corporation Beam acquisition with receiving beamforming
EP3375107B1 (en) * 2015-11-11 2020-08-05 Telefonaktiebolaget LM Ericsson (PUBL) Network node, wireless device, and methods for beam management
WO2017092803A1 (en) * 2015-12-02 2017-06-08 Nokia Solutions And Networks Oy Improving communication efficiency
US10615862B2 (en) 2016-04-13 2020-04-07 Qualcomm Incorporated System and method for beam adjustment request
US10425200B2 (en) 2016-04-13 2019-09-24 Qualcomm Incorporated System and method for beam adjustment request
US11791882B2 (en) 2016-04-13 2023-10-17 Qualcomm Incorporated System and method for beam management
CN107547115A (zh) * 2016-06-29 2018-01-05 中兴通讯股份有限公司 一种窄波束平滑切换的方法及装置
AR109501A1 (es) * 2016-08-11 2018-12-19 Ericsson Telefon Ab L M Método y aparato para la sincronización de dispositivos inalámbricos en un sistema de comunicaciones basado en haces
CN113163412A (zh) * 2016-09-28 2021-07-23 Oppo广东移动通信有限公司 信号传输方法、网络设备、终端设备和通信系统
MY193284A (en) * 2016-09-30 2022-09-30 Guangdong Oppo Mobile Telecommunications Corp Ltd Method for managing wave beam, terminal device and network device
WO2018060974A1 (en) 2016-09-30 2018-04-05 Telefonaktiebolaget Lm Ericsson (Publ) Cdm8 based csi-rs designs for mimo
RU2715739C1 (ru) * 2016-11-03 2020-03-03 Гуандун Оппо Мобайл Телекоммьюникейшнз Корп., Лтд. Способ передачи данных, абонентское оборудование и сетевое устройство
US11082176B2 (en) 2016-11-04 2021-08-03 Futurewei Technologies, Inc. System and method for transmitting a sub-space selection
WO2018098969A1 (zh) * 2016-11-30 2018-06-07 华为技术有限公司 一种波束管理方法、装置及系统
MX2019006619A (es) * 2016-12-08 2019-08-01 Guangdong Oppo Mobile Telecommunications Corp Ltd Metodo y aparato para comunicacion inalambrica.
US10249948B2 (en) 2016-12-09 2019-04-02 The Boeing Company Phased array antennas for high altitude platforms
JP6920058B2 (ja) * 2016-12-26 2021-08-18 株式会社日立国際電気 無線通信システム及びビーム制御方法
CN110100470A (zh) * 2016-12-28 2019-08-06 三菱电机株式会社 通信系统
WO2018120102A1 (zh) 2016-12-30 2018-07-05 广东欧珀移动通信有限公司 波束选择方法、装置及系统
JP2017163585A (ja) * 2017-05-01 2017-09-14 株式会社Nttドコモ 無線基地局、ユーザ端末及び無線通信方法
EP3619988B1 (en) * 2017-05-03 2021-07-07 IDAC Holdings, Inc. Method and apparatus for paging procedures in new radio (nr)
EP3642969B1 (en) * 2017-06-20 2021-10-27 Telefonaktiebolaget LM Ericsson (PUBL) Obscuration of the expected beam in a wireless communication
JP7182570B2 (ja) 2017-06-27 2022-12-02 テレフオンアクチーボラゲット エルエム エリクソン(パブル) Nrにおけるネットワーク制御されたビームベースハンドオーバのための無線通信デバイスおよび方法
US10855363B2 (en) * 2018-05-07 2020-12-01 Wilson Electronics, Llc Multiple-input multiple-output (MIMO) repeater system
WO2020111597A1 (ko) * 2018-11-26 2020-06-04 엘지전자 주식회사 무선 통신 시스템에서 안테나 어레이 기반으로 기지국이 신호를 전송하기 위한 방법 및 그 장치
CN111436053B (zh) * 2019-02-28 2022-07-08 维沃移动通信有限公司 一种覆盖范围调整方法和无线接入网节点
US11395154B2 (en) * 2019-04-18 2022-07-19 Qualcomm Incorporated Methods and apparatuses for determining sensing beam for an LBT procure
CN112243242B (zh) * 2019-07-17 2022-04-05 大唐移动通信设备有限公司 大规模天线波束配置方法和装置
CN114503639B (zh) * 2019-07-19 2024-03-12 株式会社Ntt都科摩 终端以及无线通信方法
TWI715247B (zh) 2019-10-16 2021-01-01 國立清華大學 天線陣列的波束調準方法、多波束傳輸系統及裝置
US11252731B1 (en) * 2020-09-01 2022-02-15 Qualcomm Incorporated Beam management based on location and sensor data

Family Cites Families (33)

* Cited by examiner, † Cited by third party
Publication number Priority date Publication date Assignee Title
US5061924B1 (en) * 1991-01-25 1996-04-30 American Telephone & Telegraph Efficient vector codebook
DE69705356T2 (de) * 1996-05-17 2002-05-02 Motorola Ltd Verfahren und Vorrichtung zur Gewichtung eines Uebertragungsweges
DE19643774C1 (de) 1996-10-23 1998-04-30 Siemens Ag Verfahren und Telekommunikationsschnittstelle zum Übertragen kontinuierlicher und/oder diskontinuierlicher Datenströme in einem hybriden Telekommunikationssystem, insbesondere einem "ISDN-DECT-spezifischen RLL/WLL"-System
US6094165A (en) 1997-07-31 2000-07-25 Nortel Networks Corporation Combined multi-beam and sector coverage antenna array
US6724748B1 (en) 1998-05-21 2004-04-20 Telefonaktiebolaget Lm Ericsson (Publ) Intelligent network and packet data network interoperability
GB2347019A (en) * 1999-02-08 2000-08-23 Motorola Ltd An antenna array system
JP3554240B2 (ja) 1999-12-28 2004-08-18 株式会社エヌ・ティ・ティ・ドコモ 移動通信システムのパスタイミング検出方法および基地局装置
US6640104B1 (en) * 1999-12-28 2003-10-28 Lucent Technologies Inc. Dynamic channel assignment for intelligent antennas
AU2001226986A1 (en) * 2000-01-18 2001-07-31 Nortel Networks Limited Multi-beam antenna system for high speed data
US6751206B1 (en) * 2000-06-29 2004-06-15 Qualcomm Incorporated Method and apparatus for beam switching in a wireless communication system
US7324782B1 (en) * 2000-08-14 2008-01-29 Lucent Technologies Inc. Location based adaptive antenna scheme for wireless data applications
JP3910349B2 (ja) * 2000-09-19 2007-04-25 株式会社日立コミュニケーションテクノロジー 指向性アンテナの制御方法および装置
DE60141717D1 (de) 2001-05-04 2010-05-12 Nokia Corp Zulassungssteuerung durch richtantenne
JP2003018058A (ja) * 2001-06-29 2003-01-17 Sony Corp 送信機、その送信方法及び通信システム
TW595857U (en) * 2001-11-29 2004-06-21 Us 091219345
US6973287B2 (en) * 2002-01-11 2005-12-06 Northrop Grumman Corporation Apparatus and method to implement a flexible hub-spoke satellite communications network
JP2003244054A (ja) * 2002-02-21 2003-08-29 Ntt Docomo Inc 送信制御装置及び送信制御方法
JP4107494B2 (ja) * 2002-09-20 2008-06-25 三菱電機株式会社 無線通信システム
AU2003287484A1 (en) * 2002-11-04 2004-06-07 Vivato, Inc. Complementary beamforming methods and apparatuses
US7512404B2 (en) * 2002-11-21 2009-03-31 Bandspeed, Inc. Method and apparatus for sector channelization and polarization for reduced interference in wireless networks
US20040242272A1 (en) * 2003-05-29 2004-12-02 Aiken Richard T. Antenna system for adjustable sectorization of a wireless cell
EP1507427A1 (en) * 2003-08-11 2005-02-16 Alcatel Beam selection in a wireless cellular telecommunication system
US7257167B2 (en) * 2003-08-19 2007-08-14 The University Of Hong Kong System and method for multi-access MIMO channels with feedback capacity constraint
JP4143011B2 (ja) * 2003-09-17 2008-09-03 松下電器産業株式会社 キャリアセンス多重アクセス方法、無線基地局装置及び無線端末装置
WO2005034406A2 (en) * 2003-09-25 2005-04-14 Interdigital Technology Corporation Method and system for enhancing reception of wireless communication signals
US7236476B2 (en) * 2003-10-02 2007-06-26 International Business Machines Corporation mSCTP based handover of a mobile device between non-intersecting networks
EP1562306A1 (en) * 2004-02-09 2005-08-10 Alcatel Fast beam selection with macrodiversity
US7336727B2 (en) * 2004-08-19 2008-02-26 Nokia Corporation Generalized m-rank beamformers for MIMO systems using successive quantization
US7620019B1 (en) * 2004-08-27 2009-11-17 Nortel Networks Limited Space division multiple access scheduling
US7139328B2 (en) * 2004-11-04 2006-11-21 Motorola, Inc. Method and apparatus for closed loop data transmission
US7684761B2 (en) * 2004-11-04 2010-03-23 Nokia Corporation Closed-loop signalling method for controlling multiple transmit beams and correspondingly adapted transceiver devices
US7702353B2 (en) * 2005-12-27 2010-04-20 Nortel Networks Limited Transmit power allocation in a distributed MIMO system
US8036669B2 (en) 2006-04-20 2011-10-11 Qualcomm Incorporated Orthogonal resource reuse with SDMA beams

Also Published As

Publication number Publication date
KR101105012B1 (ko) 2012-01-16
WO2007124460A1 (en) 2007-11-01
CA2780755C (en) 2014-01-21
US20120020316A1 (en) 2012-01-26
JP2009534954A (ja) 2009-09-24
CA2780755A1 (en) 2007-11-01
EP2334112B1 (en) 2013-01-09
RU2008145743A (ru) 2010-05-27
BRPI0711259A2 (pt) 2011-08-30
CN101427595B (zh) 2012-10-31
CA2648568A1 (en) 2007-11-01
EP2008484A1 (en) 2008-12-31
EP2008484B1 (en) 2012-03-28
CA2648568C (en) 2012-09-25
ATE551854T1 (de) 2012-04-15
US8036669B2 (en) 2011-10-11
TW200803235A (en) 2008-01-01
JP6133389B2 (ja) 2017-05-24
CN101427595A (zh) 2009-05-06
EP2334112A1 (en) 2011-06-15
RU2406263C2 (ru) 2010-12-10
ES2381286T3 (es) 2012-05-24
JP2014057316A (ja) 2014-03-27
KR20090008373A (ko) 2009-01-21
TWI364928B (en) 2012-05-21
US8320339B2 (en) 2012-11-27
JP2016076968A (ja) 2016-05-12
JP5917469B2 (ja) 2016-05-18
US20070249402A1 (en) 2007-10-25
ES2398898T3 (es) 2013-03-22

Similar Documents

Publication Publication Date Title
BRPI0711259B1 (pt) Reuso de recurso ortogonal com feixes de sdma
US11251858B2 (en) Apparatus and method for performing measurement
US10355839B2 (en) System and method for transmitting beamformed reference/control signals
US8982779B2 (en) Providing space division multiple access in a wireless network
KR20140034509A (ko) 무선 통신 시스템에서 핸드오버를 위한 장치 및 방법
US10432330B2 (en) Base station wireless channel sounding
US10638340B2 (en) Base station wireless channel sounding
US20210058880A1 (en) Base station wireless channel sounding
WO2020196279A1 (ja) 通信装置、基地局装置、通信方法、及び基地局装置の制御方法
JP6516914B2 (ja) モビリティ参照信号割り当て
US20210320824A9 (en) Base station wireless channel sounding
KR20110049638A (ko) 무선통신 시스템에서 위치추적을 위한 기준신호 송수신 방법 및 장치
JP2021083108A (ja) 方法、システムおよび装置

Legal Events

Date Code Title Description
B15K Others concerning applications: alteration of classification

Ipc: H04W 16/00 (2009.01), H04B 7/0408 (2017.01), H04W

B06F Objections, documents and/or translations needed after an examination request according [chapter 6.6 patent gazette]
B06T Formal requirements before examination [chapter 6.20 patent gazette]
B15K Others concerning applications: alteration of classification

Free format text: AS CLASSIFICACOES ANTERIORES ERAM: H04W 16/00 , H04B 7/0408 , H04W 16/28

Ipc: H04B 7/0408 (2017.01), H04W 16/28 (2009.01)

B09A Decision: intention to grant [chapter 9.1 patent gazette]
B16A Patent or certificate of addition of invention granted [chapter 16.1 patent gazette]

Free format text: PRAZO DE VALIDADE: 10 (DEZ) ANOS CONTADOS A PARTIR DE 01/10/2019, OBSERVADAS AS CONDICOES LEGAIS. (CO) 10 (DEZ) ANOS CONTADOS A PARTIR DE 01/10/2019, OBSERVADAS AS CONDICOES LEGAIS