BRPI0711057A2 - aparelho transmissor, aparelho receptor, e processo de recepção de informações de paginação - Google Patents

aparelho transmissor, aparelho receptor, e processo de recepção de informações de paginação Download PDF

Info

Publication number
BRPI0711057A2
BRPI0711057A2 BRPI0711057-0A BRPI0711057A BRPI0711057A2 BR PI0711057 A2 BRPI0711057 A2 BR PI0711057A2 BR PI0711057 A BRPI0711057 A BR PI0711057A BR PI0711057 A2 BRPI0711057 A2 BR PI0711057A2
Authority
BR
Brazil
Prior art keywords
paging
channel
information
receiving
indicative
Prior art date
Application number
BRPI0711057-0A
Other languages
English (en)
Inventor
Kenichi Higuchi
Mamoru Sawahashi
Original Assignee
Ntt Docomo Inc
Priority date (The priority date is an assumption and is not a legal conclusion. Google has not performed a legal analysis and makes no representation as to the accuracy of the date listed.)
Filing date
Publication date
Application filed by Ntt Docomo Inc filed Critical Ntt Docomo Inc
Publication of BRPI0711057A2 publication Critical patent/BRPI0711057A2/pt

Links

Classifications

    • HELECTRICITY
    • H04ELECTRIC COMMUNICATION TECHNIQUE
    • H04WWIRELESS COMMUNICATION NETWORKS
    • H04W84/00Network topologies
    • H04W84/02Hierarchically pre-organised networks, e.g. paging networks, cellular networks, WLAN [Wireless Local Area Network] or WLL [Wireless Local Loop]
    • HELECTRICITY
    • H04ELECTRIC COMMUNICATION TECHNIQUE
    • H04WWIRELESS COMMUNICATION NETWORKS
    • H04W68/00User notification, e.g. alerting and paging, for incoming communication, change of service or the like
    • H04W68/02Arrangements for increasing efficiency of notification or paging channel
    • H04W68/025Indirect paging
    • HELECTRICITY
    • H04ELECTRIC COMMUNICATION TECHNIQUE
    • H04WWIRELESS COMMUNICATION NETWORKS
    • H04W68/00User notification, e.g. alerting and paging, for incoming communication, change of service or the like
    • H04W68/02Arrangements for increasing efficiency of notification or paging channel
    • HELECTRICITY
    • H04ELECTRIC COMMUNICATION TECHNIQUE
    • H04WWIRELESS COMMUNICATION NETWORKS
    • H04W72/00Local resource management
    • H04W72/04Wireless resource allocation
    • HELECTRICITY
    • H04ELECTRIC COMMUNICATION TECHNIQUE
    • H04WWIRELESS COMMUNICATION NETWORKS
    • H04W72/00Local resource management
    • H04W72/04Wireless resource allocation
    • H04W72/044Wireless resource allocation based on the type of the allocated resource
    • H04W72/0453Resources in frequency domain, e.g. a carrier in FDMA
    • HELECTRICITY
    • H04ELECTRIC COMMUNICATION TECHNIQUE
    • H04WWIRELESS COMMUNICATION NETWORKS
    • H04W84/00Network topologies
    • H04W84/02Hierarchically pre-organised networks, e.g. paging networks, cellular networks, WLAN [Wireless Local Area Network] or WLL [Wireless Local Loop]
    • H04W84/022One-way selective calling networks, e.g. wide area paging
    • H04W84/027One-way selective calling networks, e.g. wide area paging providing paging services

Landscapes

  • Engineering & Computer Science (AREA)
  • Computer Networks & Wireless Communication (AREA)
  • Signal Processing (AREA)
  • Mobile Radio Communication Systems (AREA)

Abstract

APARELHO TRANSMISSOR, APARELHO RECEPTOR, E PROCESSO DE RECEPçãO DE INFORMAçõES DE PAGINAçãO. A presente invenção refere-se a um aparelho transmissor descrito que inclui uma unidade geradora de informações indicativas de paginação gerando informações indicativas de paginação, incluindo um ID de grupo de usuários, que vão receber um canal de paginação e informações indicando uma fonte de rádio na qual o canal de paginação é transmitido; e uma unidade de multiplexação multiplexando as informações indicativas de paginação.

Description

Relatório Descritivo da Patente de Invenção para "APARELHOTRANSMISSOR, APARELHO RECEPTOR, E PROCESSO DE RECEPÇÃODE INFORMAÇÕES DE PAGINAÇÃO".
CAMPO TÉCNICO
A presente invenção refere-se a um aparelho transmissor, umaparelho receptor e um processo de recepção de informações de paginação.
ANTECEDENTES
Em um sistema de comunicações móvel, quando uma chamadaa um terminal chega, é necessário informar o terminal da chegada da cha-mada. Uma rede do sistema de comunicações móvel controla as informa-ções de localização do terminal, usando uma área de registro de local, e umIdentificador de Área de Local (LAI) é atribuído a cada área de registro delocal. Na rede, a mensagem indicando a chegada da chamada no terminal éradiodifundida a cada um dos terminais na área de registro de local, na qualo local do terminal é registrado. Esse processo é chamado "paginação"(consultar, por exemplo, o documento diferente de patente 1).
Um processo de recebimento das informações de paginação emum sistema W-CDMA é descrito com referência à Figura 1.
Primeiro, um aparelho receptor recebe um canal indicativo depaginação (PICH) (etapa S2). O PICH inclui um grupo de IDs (identificado-res) de usuários que vão receber um canal de paginação (PCH). Por exem-plo, como mostrado na Figura 2, um sinalizador para cada ID de grupo éproporcionado. Quando, por exemplo, o número de grupos de usuários é 72,setenta e dois bits (sinalizadores) são proporcionados. Por uso do PICH,mais de um ID de grupo pode ser chamado por vez.
A seguir, o aparelho receptor recebe o PCH (etapa S4). O PCHvai ser recebido por um usuário, cujo ID de grupo é designado pelo PICH. OPCH inclui o ID de usuário de um usuário que está sendo chamado. Por e-xemplo, o ID de usuário é chamado "TMSI (Identidade de Assinante MóvelTemporário)" e é expresso por 32 bits. Em um sistema W-CDMA, um únicoPCH pode chamar até cinco IDs de usuários. Além disso, um "ID de motivo"indicando a razão da chamada é adicionado. O "ID de motivo" pode indicaros tipos de comunicação, tal como voz, e tem aproximadamente 2 ou 3 bits.
A seguir, o aparelho receptor recebe um canal de radiodifusão(BCH). O usuário que é chamado pelas restrições vigentes de cheques dePCH e recebe as últimas informações de graus de interferência, antes datransmissão de um canal de acesso aleatório (RACH), para executar um A-cesso Inicial (etapa S6).
Documento diferente de patente 1: "W-CDMA mobile communi-cation system" por Keiji TACHIKAWA, Maruzen K.K., pp. 255 - 256.
DESCRIÇÃO DA INVENÇÃOPROBLEMAS A SEREM RESOLVIDOS PELA INVENÇÃO
Não obstante, a técnica anterior mencionada acima tem a defici-ência apresentada a seguir.
O grau de transmissão é desvantajosamente grande, uma vezque as informações de paginação de todos os IDs de grupos são transmiti-das por vez.
A presente invenção é feita à luz das circunstâncias e pode pro-porcionar um aparelho transmissor, um apareino receptor, e um processo derecepção de informações de paginação, capazes de reduzir o número de bitsde controle com relação à paginação.
MEIO PARA RESOLVER OS PROBLEMAS
Para superar a deficiência, de acordo com um aspecto da pre-sente invenção, proporciona-se um aparelho transmissor, incluindo uma uni-dade geradora de informações de paginação, que gera informações de pagi-nação, incluindo um ID de grupo de usuário que vão receber um canal depaginação e informações indicativas de uma fonte de rádio, na qual o canalde paginação é transmitido; e uma unidade de multiplexação que multiplexaas informações indicativas de paginação.
Com base na configuração, o número de bits com relação àsinformações indicativas de paginação pode ser reduzido.
De acordo com outro aspecto da presente invenção, proporcio-na-se um aparelho receptor, que inclui uma unidade receptora de informa-ções de radiodifusão, que recebe um canal de radiodifusão, incluindo umnúmero de IDs de grupos de usuário que vão receber um canal de pagina-ção e informações indicativas de uma correspondência entre um número eas localizações dos blocos de freqüência atribuídos ao canal de paginação;uma unidade receptora de informações indicativas de paginação recebendo, com base nas informações indicativas do número dos IDs de grupos, as in-formações indicativas de paginação incluindo o ID de grupo dos usuários,que vão receber o canal e as informações de paginação indicativas de umafonte de rádio para o canal de paginação; e uma unidade receptora de in-formações de paginação recebendo, com base no ID de grupo, um canal de paginação incluindo informações indicativas de um ID de usuário a ser cha-mado.
Com base na configuração, o ID de grupo, transmitido pelo canalde paginação (BCH), dos usuários que vão receber o canal de paginação(PCH), pode ser especificado com base no número dos IDs de grupos dos usuários que vão receber o canal de paginação (PCH).
De acordo com mais um outro aspecto da presente invenção,proporciona-se um processo de recepção de informações de paginação, in-cluindo uma etapa de recepção de informações de difusão de recebimentode um canal de difusão incluindo o número dos IDs de grupos de usuáriosque vão receber um canal de paginação e de informações indicativas deuma correspondência entre um número e os locais de blocos de freqüênciaatribuídos ao canal de paginação; uma etapa de recepção de informaçõesindicativas de paginação de recebimento, com base nas informações indica-tivas do número dos IDs de grupos, informações indicativas de paginação incluindo o ID de grupo dos usuários que vão receber o canal de paginaçãoe informações indicativas de uma fonte de rádio para o canal de paginação;e uma etapa de recepção de informações de paginação de recebimento,com base no ID de grupo, de canal de paginação incluindo as informaçõesindicativas de um ID de usuário a ser chamado.
Fazendo-se isso, o ID de grupo, transmitido pelo canal de radio-difusão (BCH), dos usuários que vão receber o canal de paginação (PCH),pode ser especificado com base no número de IDs de grupos de usuáriosque vão receber o canal de paginação (PCH).EFEITO VANTAJOSO DA INVENÇÃO
De acordo com uma concretização da presente invenção, umaparelho receptor e um processo de recepção de informações de paginação,capazes de reduzir o número de bits de controle com relação à paginação,podem ser proporcionados.BREVE DESCRIÇÃO DOS DESENHOS
A Figura 1 é um fluxograma mostrando um processo de recebi-mento de informações de paginação.
A Figura 2 é um desenho mostrando os IDs de grupos.
A Figura 3 é um diagrama de blocos mostrando um aparelhotransmissor, de acordo com uma concretização da presente invenção.
A Figura 4 é um fluxograma mostrando um processo de recebi-mento de informações de paginação, de acordo com uma concretização dapresente invenção.
A Figura 5A é um desenho mostrando um exemplo de um ma-peamento das informações de paginação, de acordo com uma concretizaçãoda presente invenção.
A Figura 5B é um desenho mostrando outro exemplo do mape-amento das informações de paginação, de acordo com uma concretizaçãoda presente invenção.
A Figura 6 é um desenho mostrando os IDs de grupos em umcanal indicativo de paginação (PICH)1 de acordo com uma concretização dapresente invenção.
A Figura 7 é um desenho mostrando um formato do canal indica-tivo de paginação (PICH).
A Figura 8A é um desenho mostrando um exemplo de um índicede bloco de recursos no canal indicativo de paginação (PICH), de acordocom uma concretização da presente invenção.
A Figura 8B é um desenho mostrando outro exemplo do índicede bloco de recursos no canal indicativo de paginação (PICH), de acordocom uma concretização da presente invenção.A Figura 8C é um desenho mostrando mais um outro exemplode um índice de bloco de recursos no canal indicativo de paginação (PICH),de acordo com uma concretização da presente invenção.
A Figura 9A é um desenho mostrando um processo de transmis-são do canal indicativo de paginação (PICH) e de um canal de paginação(PCH), de acordo com uma concretização da presente invenção.
A Figura 9B é um outro desenho mostrando um processo detransmissão do canal indicativo de paginação (PICH) e de um canal de pagi-nação (PCH), de acordo com uma concretização da presente invenção.
A Figura 10 é um diagrama de blocos parcial mostrando um apa-relho transmissor, de acordo com uma concretização da presente invenção.
A Figura 11 é um diagrama de blocos parcial mostrando um apa-relho receptor, de acordo com uma concretização da presente invenção.
A Figura 12 é um outro diagrama de blocos parcial mostrandoum aparelho receptor, de acordo com uma concretização da presente inven-ção.
A Figura 13 é um fluxograma mostrando as operações de umaparelho receptor, de acordo com uma concretização da presente invenção.
A Figura 14 é um desenho mostrando as operações de um apa-relho receptor, de acordo com uma concretização da presente invenção.
A Figura 15 é um outro desenho mostrando as operações de umaparelho receptor, de acordo com uma concretização da presente invenção.
A Figura 16 é mais um outro desenho mostrando as operaçõesde um aparelho receptor, de acordo com uma concretização da presenteinvenção.
EXPLICAÇÃO DAS REFERÊNCIAS10 - APARELHO TRANSMISSOR20 - APARELHO RECEPTOR
MELHOR MODO PARA REALIZAR A INVENÇÃO
A seguir, uma concretização da presente invenção é descritacom referência aos desenhos em anexo.
Deve-se notar que em todos os desenhos, os mesmos númerosde referência são comumente usados para os elementos tendo a mesmafunção, e a descrição repetida dos mesmos elementos é eliminada no pre-sente relatório descritivo.
Um sistema de radiocomunicações, de acordo com uma concre-tização da presente invenção, é descrito.
Um sistema de radiocomunicações, de acordo com uma concre-tização da presente invenção, inclui uma estação de base e uma estaçãomóvel. A estação de base inclui um aparelho transmissor 10, e a estaçãomóvel inclui um aparelho receptor 20.
A seguir, o aparelho transmissor 10, de acordo com uma concre-tização da presente invenção, é descrito com referência à Figura 3.
O aparelho transmissor 10 transmite um canal de radiodifusão(BCH), um canal indicativo de paginação (PICH) e um canal de paginação(PCH). Por uso do canal de radiodifusão, a estação móvel, incluindo o apa-relho receptor 10, executa uma busca de célula. Além disso, a estação mó-vel, incluindo o aparelho receptor 20, determina se um ID de grupo da esta-ção móvel está sendo chamado, com base em um canal indicativo de pagi-nação recebido, como mostrado na Figura 4. Por determinação de que o IDde grupo da estação móvel está sendo chamado, a estação móvel adquireas informações do índice de bloco de recursos (índice RB) do canal de pagi-nação (etapa S402). Além disso, a estação móvel, incluindo o aparelho re-ceptor 20, determina se o ID de usuário (Identidade de Assinante MóvelTemporário - TMSI) da estação móvel está sendo chamado por recebimentodo canal de paginação. Por determinação de que o ID de usuário (TMSI)está sendo chamado, a estação móvel recebe um "ID de motivo", indicando,por exemplo, um tipo de comunicação e mostrando uma razão porque o IDde usuário está sendo chamado (etapa S204). Após checar o canal de pagi-nação (BCH), a estação móvel executa um acesso inicial por um canal deacesso aleatório (RACH) (etapa S406).
Como mostrado na Figura 3, o aparelho transmissor 10 incluiuma seção geradora de canal de paginação 102, uma seção geradora deinformações do sistema 104, uma seção geradora de canal indicativo de pa-ginação 106, seções moduladoras de codificação de canais 1081 a 1083, se-ções multiplicadoras 1101 da 1103, uma seção multiplicadora 112, um gera-dor de código de embaralhamento 114, e uma seção de controle 116. A se-ção geradora de canal de paginação 102 introduz um sinal de chamada deuma rede. As seções moduladoras de codificação de canais 1083 introduzemum sinal de saída da seção geradora de canal de paginação 102. A seçãogeradora de canal indicativo de paginação 106 é proporcionada como o meiogerador de canal indicativo de paginação. As seções moduladoras de codifi-cação de canais 1082 introduzem um sinal de saída da seção geradora decanal indicativo de paginação 106. . As seções moduladoras de codificaçãode canais 1081 introduzem um sinal de saída da seção geradora de informa-ções do sistema 104. As seções multiplicadoras 1101, HO2 e HO3 introdu-zem os sinais de saída das seções moduladoras de codificação de canais1081, 1082 e 1083, respectivamente. A seção multiplicadora 112 introduz to-dos os sinais de saída das seções multiplicadoras 110i, HO2 e 1103. O ge-rador de código de embaralhamento 114 gera um código de embaralhamen-to, que é introduzido em todas as seções multiplicadoras 11O1, HO2 e 1103.A seção controladora 116 controla a entrada de código de embaralhamentopara as seções multiplicadoras 1101, 1102 e 1103.
Pelo menos um dos itens de informações do sistema, transmiti-dos da seção geradora de informações do sistema 104, é codificado e modu-lado nas seções moduladoras de codificação de canais IO81, os itens de in-formações do sistema, incluindo uma sincronização de recepção do PICH,um intervalo de recepção intermitente, um Esquema de Modulação e Codifi-cação (MCS) do PICH, o número máximo de chamadas do PICH, e a cor-respondência entre os blocos de recursos do PCH e os locais corresponden-tes.
Além disso, as informações de paginação geradas na seção ge-radora de canal de paginação 102, com base na entrada de sinal de chama-da da rede, são codificadas e moduladas nas seções moduladoras de codifi-cação de canais 1083.
Além disso, a seção geradora de canal de paginação 102 infor-ma à seção geradora de canal indicativo de paginação 106 da chegada dasinformações de chamada. A seção geradora de canal indicativo de pagina-ção 106 gera um canal indicativo de paginação, com base nas informaçõesde chamada da seção geradora de canal de paginação 102.
O canal indicativo de paginação gerado pela seção geradora decanal indicativo de paginação 106 é codificado e modulado nas seções mo-duladoras de codificação de canais IO82.
Depois, as informações do sistema moduladas, o canal indicati-vo de paginação e o canal de paginação são multiplicados nas seções multi-plicadoras 110i a 1103, respectivamente, por um código de embaralhamentoespecífico de célula e um código de embaralhamento específico de setor. Oscódigos de embaralhamento, sob o controle da seção de controle 116, sãointroduzidos do gerador de código de embaralhamento 114 a cada uma dasseções multiplicadoras 110i, 1102 e 1103-
Todas as informações do sistema, o canal indicativo de pagina-ção e o canal de paginação são multiplicados pelo código de embaralhamen-to, e são multiplexados com o canal de radiodifusão, o canal indicativo depaginação e o canal de paginação, respectivamente, na seção multiplexado-ra 112.
Por exemplo, na seção multiplexadora 112, como mostrado naFigura 5A, um mapeamento é feito de modo que o PICH é transmitido pelomenos um subquadro antes que o PCH seja transmitido. Isto é, a seção mul-tiplexadora 112 executa um mapeamento, de modo que o canal indicativo depaginação é separado do canal de paginação por pelo menos um intervalode subquadro. Fazendo-se isso, o processo de recepção do aparelho recep-tor 20 pode ser simplificado. Isto é, o aparelho receptor 20 pode determinarse o PCH vai ser recebido com base no PICH. Portanto, de preferência, oPICH é separado do PCH por pelo menos aproximadamente um intervalo desubquadro. Deve-se notar que na Figura 5A, outros canais, tal como um ca-nal piloto, são omitidos.
Além disso, quando o PICH e o PCH são transmitidos, a seçãomultiplexadora 112 pode multiplexar os canais piloto. Mais especificamente,como mostrado na Figura 5B, quando os PICH e PCH são transmitidos, umcanal piloto de setor comum, para desmodular os PCH e PICH, é multiplexa-do com um canal piloto de setor específico, para desmodular um canal decontrole L1/L2. Além disso, ambos o canal piloto de setor comum e o canalpiloto de setor específico podem ser transmitidos em pelo menos um dosmesmos símbolos OFDM.
A seguir, o processo de geração do canal de radiodifusão, canalindicativo de paginação e canal de paginação é descrito.
A seção geradora de informações do sistema 104 gera as infor-mações do sistema transmitidas pelo canal de radiodifusão. A seção gerado-ra de informações do sistema 104 gera as informações indicativas pelo me-nos da sincronização de recepção do canal indicativo de paginação (PICH),intervalo de recepção intermitente, MCS do PICH, número máximo de cha-madas do PICH, e correspondência entre as informações indicativas de blo-cos de recursos do canal de paginação e os locais correspondentes.
De acordo com o "3GPP Evolved UTRA" e o "UTRAN", a largurade faixa do sistema pode ser em uma faixa de 1,25 MHz a 20 MHz. No en-tanto, de acordo com um aparelho transmissor 10, de acordo com uma con-cretização da presente invenção, a largura de faixa de transmissão do canalde radiodifusão é 1,25 MHz, ou 1,25 MHz ou 5 MHz. Por determinação dalargura de faixa do canal de radiodifusão de antemão, a estação móvel podereceber o canal de radiodifusão, mesmo quando a largura de faixa do siste-ma é desconhecida para a estação móvel, e a estação móvel pode reconhe-cer a largura de faixa do sistema, por recebimento do canal de radiodifusão.
Além disso, quando o canal de radiodifusão é transmitido pelamesma freqüência central que aquela do canal de sincronização, a estaçãomóvel pode receber o canal de radiodifusão imediatamente após uma buscade célula, sem alterar necessariamente a freqüência central. Por conseguin-te, a estação móvel pode adquirir as informações do sistema minimamentenecessárias em um tempo curto. Além disso, por disposição da transmissãode modo que a freqüência central do canal de radiodifusão seja igual ao cen-tro da largura de faixa do sistema, o processo de recepção da estação móvelpode ser simplificado.
Além disso, por disposição da transmissão de modo que a largu-ra de faixa do canal de radiodifusão é mais estreita do que a largura de faixamínima necessária para todas as estações móveis para receber o canal, to-das as estações móveis podendo receber o canal de radiodifusão.
A seção geradora de canal indicativo de paginação 106 gera asinformações indicativas de paginação, com base no sinal de chamada darede. Como as informações indicativas de paginação, a seção geradora decanal indicativo de paginação 106 gera um ID de grupo dos usuários quevão receber o canal de radiodifusão e ais informações indicativas do índicede bloco de recursos (índice RB), que indicam as informações de recursosde rádio do canal de radiodifusão. Por exemplo, como o ID de grupo, a se-ção geradora de canal indicativo de paginação 106 gera informações desig-nando diretamente o ID de grupo. Por exemplo, como mostrado na Figura 6,um ID de grupo de chamada tendo um número de bits prescrito, tais comoseis bits, pode ser gerado. Deve-se notar que a Figura 6 mostra um caso noqual quatro IDs de grupos de chamada, tendo todos seis bits, são gerados.No entanto, o número dos IDs de grupos de chamada pode ser superior ouinferior a quatro.
Nesse caso, até quatro grupos podem ser chamados por vez. Onúmero de IDs de grupos, que são chamados por vez, pode ser transmitidopelo canal de radiodifusão ou similares. Nesse caso, o número de bits ne-cessários para os IDs de grupos no PICH é 4 x 6 = 24 bits. Uma vez que ca-da ID de grupo de chamada tem seis bits, até 128 IDs de grupos podem serindicados. Nesse caso, quando o número de IDs de grupos é inferior a qua-tro, zero dado pode ser introduzido. Como descrito acima, por especificaçãodireta do ID de grupo, o número de bits usados para o ID de grupo dos usuá-rio, que vão receber o PCH, pode ser reduzido. Quando um processo é em-pregado no qual o ID de grupo é diretamente especificado, o número de IDsde grupos, que podem ser chamados por vez, pode ser limitado. No entanto,essa limitação pode ser superada por uso de um processo que propicia oaumento do número de IDs de grupos que são chamados por vez.Convencionalmente, os IDs de grupos são especificados por usode sinalizadores. No processo usando sinalizadores, como mostrado na Fi-gura 7, o mesmo número de sinalizadores que aqueles dos grupos de usuá-rios dos usuários que vão receber o PCH é necessário, porque os grupos aser chamados são especificados por uso de um valor prescrito dos sinaliza-dores. Por exemplo, como mostrado na Figura 7, um sinalizador é propor-cionado para todos os IDs de grupos, e por ajuste do valor do sinalizador"+",os grupos a ser chamados são designados.
Além disso, a seção geradora de canal indicativo de paginação106 gera as informações indicativas do número de RBs atribuídos ao PCH,como as informações indicativas do índice RB. Nesse caso, a localizaçãodos RBs no PCH correspondente para as informações indicativas do númerode RBs é determinada pelo sistema de antemão. No presente relatório des-critivo, o termo "bloco de recursos" se refere aos blocos de freqüências divi-dindo a largura de faixa do sistema de uma maneira de modo que a largurade faixa do sistema seja dividida em blocos de freqüências subportadorascontínuas.
Por exemplo, como mostrado na Figura 8A, como mostrado naFigura 8A, quando um número "1" é gerado, como as informações indicati-vas do número dos RBs, um bloco de recursos prescrito entre os vários blo-cos de recursos é atribuído ao PCH de antemão. Por exemplo, quando onúmero total dos blocos de recursos é 12, o primeiro bloco de recursos éatribuído ao PCH.
Além disso, por exemplo, como mostrado na Figura 8B, quandoum número "2" é gerado como as informações indicativas do número dosRBs, dois blocos de recursos prescritos entre os vários blocos de recursossão atribuídos ao PCH de antemão. Por exemplo, quando o número total dosblocos de recursos é 12, os primeiro e sétimos blocos de recursos são atri-buídos aos PCHs.
Além disso, por exemplo, como mostrado na Figura 8C, quandoum número "3" é gerado como as informações indicativas do número dosRBs, três blocos de recursos prescritos entre os vários blocos de recursossão atribuídos ao PCH de antemão. Por exemplo, quando o número total dosblocos de recursos é 12, os primeiro, quinto e nono blocos de recursos sãoatribuídos aos PCHs.
A seção geradora de canal de paginação 102 gera informaçõesde paginação. Como as informações de paginação, a seção geradora decanal de paginação 102 gera o ID de usuários e as informações indicativasdo ID de motivo. Como descrito abaixo, quando as informações indicativasde paginação e as informações de paginação são transmitidas, o mesmocódigo de embaralhamento entre os setores da mesma estação de base émultiplicado de modo que uma recepção de combinação de programa possaser aplicada a um receptor.
Além disso, o canal indicativo de paginação e os canais de pagi-nação podem ser transmitidos por uso da mesma freqüência central que a -quela usada para a transmissão do canal de radiodifusão. Fazendo-se isso,o processo de recepção na estação móvel pode ser simplificado.
Além disso, o canal indicativo de paginação e os canais de pagi-nação podem ser transmitidos por uso da mesma freqüência central que a-quela da largura de faixa do sistema. Fazendo-se isso, o processo de recep-ção na estação móvel pode ser simplificado.
Além disso, a largura de faixa de transmissão do canal de pagi-nação pode ser mais estreita do que a largura mínima necessária para todasas estações móveis, para receber o canal. Fazendo-se isso, todas as esta-ções móveis podem receber um sinal de paginação.
Além disso, o canal de paginação pode ser transmitido por usode um ou de uma parte de um bloco de recursos de rádio. Fazendo-se isso,o processo de recepção na estação móvel pode ser simplificado.
A seguir, o processo da seção de controle 116 é descrito.
Em um sistema CDMA, quando sinais similares são transmitidosem várias estações de base e vários setores, uma estação móvel, localizadaem um limite de setor, pode receber ambos os sinais. Isto é, a estação mó-vel pode receber sinais de ambos os setores. Nesse caso, no entanto, recur-sos de rádio duplos podem ser necessariamente usados na estação de ba-se, e sinais de ambos os setores podem interferir entre si na estação móvel,desse modo, aumentando desvantajosamente o desperdício dos recursos ereduzindo a eficiência do sistema.
Em um sistema OFDMA, por outro lado, quando o código deembaralhamento comum é usado entre os setores e as sincronizações detransmissão são sincronizadas, os sinais dos setores adjacentes podem nãointerferir entre si e podem ser combinados entre si por recebimento dos si-nais (mecanismo de combinação de programa).
Mais especificamente, a seção de controle 116 controla de modoque o mesmo código de embaralhamento é aplicado a todas as informaçõesindicativas de paginação e informações de paginação transmitidas pelo ca-nal indicativo de paginação e canal de paginação, respectivamente, e as sin-cronizações de transmissão dos canais são sincronizadas. Por exemplo, aestação de base transmite as informações indicativas de paginação e as in-formações de paginação, todas multiplicadas com o código de embaralha-mento comum de ambos os setores, nas mesmas sincronizações, pela coor-denação de um escalonador entre os setores. Fazendo-se isso, o receptorpode receber as informações indicativas de paginação com as informaçõesde paginação.
Além disso, a seção de controle 116 pode usar códigos ortogo-nais específicos de setor em todos os setores com relação às informaçõesindicativas de paginação e às informações de paginação transmitidas pelocanal indicativo de paginação e pelo canal de paginação, respectivamente.Por conseguinte, o código ortogonal específico para cada setor é multiplica-do com o canal indicativo de paginação e o canal de paginação no domíniode freqüências.
Fazendo-se isso, em um receptor, a ortogonalidade do canalindicativo de paginação e do canal de paginação entre os setores, na mes-ma estação de base, pode ser mantida. Por conseguinte, o canal indicativode paginação e o canal de paginação em cada setor podem ser recebidos,sem serem interferidos por aqueles dos outros setores.
Como um exemplo, um caso é descrito com referência às Figu-ras 9Α e 9Β, nas quais diferentes códigos ortogonais "C1" e "C2" são usadosnos setores 1 e 2, respectivamente.
Do setor 1, o canal indicativo de paginação e o canal de pagina-ção, ambos multiplicados com o código de embaralhamento "C1", sãotransmitidos. Da mesma maneira, do setor 2, o canal indicativo de paginaçãoe o canal de paginação, ambos multiplicados com o código de embaralha-mento "C2", são transmitidos. Por exemplo, como mostrado na Figura 9B, ocódigo 1 pode ter uma corrente de dados "p1, p1, p1, p1, p1 ,p1, p1, p1, p1,...", e o código 2 pode ter uma corrente de dados "p1, p2, p3, p1, p2, p3, p1,p2, p3, ..." (esse é o caso no qual o "fator de espalhamento" = 3). Nesse ca-so, quando, por exemplo, p1 = 1, p2 = exp {j(2/3)II}, e p3 = exp {-j(2/3)II} sãodados, os códigos 1 e 2 ficam ortogonais entre si. Por conseguinte, uma vezque os códigos "C1" e "C2" são ortogonais entre si, o canal indicativo de pa-ginação e o canal de paginação podem ser recebidos sem que sejam interfe-ridos por aqueles do outro setor.
Além do mais, as informações indicativas de paginação podemser transmitidas pelo canal de controle L1/L2. Para atingir a configuração,como mostrado na Figura 10, o aparelho transmissor 10 inclui uma seçãogeradora de sinalização L1/L2 107, uma seção moduladora de dados de co-dificação de canais IO84, e uma seção multiplicadora 11O4. A seção gerado-ra de sinalização L1/L2 107 introduz o sinal de saída da seção geradora decanal de paginação 102. A seção moduladora de dados de codificação decanais 1084 introduz o sinal de saída da seção geradora de sinalizaçãoL1/L2 107. A seção multiplicadora 1104 introduz o sinal de saída da seçãomoduladora de dados de codificação de canais 1084. O sinal de saída daseção multiplicadora 1104 é introduzido na seção multiplicadora 112. Umcódigo de embaralhamento gerado pelo gerador de códigos de embaralha-mento 114 é introduzido na seção multiplicadora 1104.
A seção geradora de sinalização L1/L2 107 gera o ID de grupo eas informações indicativas do índice RB. O ID de grupo e as informaçõesindicativas do índice RB são codificados e modulados pela seção modulado-ra de dados de codificação de canais IO84.Além disso, um sinal servindo como um disparador pode sertransmitido pelo canal indicativo de paginação, e as informações indicativasde paginação podem ser transmitidas pelo canal de controle L1/L2. Nessecaso, o aparelho transmissor 10 tem a mesma configuração que aquela doaparelho transmissor, como mostrado na Figura 10. A seção geradora decanal indicativo de paginação 106 gera o sinal servindo como o disparador.
A seção geradora de sinalização L1/L2 107 gera o ID de grupo e as informa-ções indicativas do índice RB.
Além disso, o ID de grupo e as informações indicativas do índiceRB, nas canal de paginação, podem ser transmitidos pelo canal indicativo depaginação e pelo canal de controle L1/L2, respectivamente. Nesse caso, oaparelho transmissor 10 tem a mesma configuração que aquela do aparelhotransmissor mostrado na Figura 10. A seção geradora de canal indicativo depaginação 106 gera o ID de grupo, e a seção geradora de sinalização L1/L2107 gera as informações indicativas do índice RB.
A estação móvel é informada de ser paginada por uma funçãoPI, com base em um ciclo DRX.
A estação de base pode mudar a DRX (Recepção Descontínua)e anunciar o ciclo alterado.
Quando o ciclo (ciclo DRX) entre as sincronizações, quando umaestação móvel é informada de ser paginada pela função PI, ficam mais lon-go, o intervalo de recepção intermitente da estação móvel fica conseqüen-temente mais longo, e o consumo da energia da bateria pode ser reduzido.No entanto, nesse caso, o retardo de paginação é aumentado. Por variaçãodo ciclo DRX, a flexibilidade operacional pode ser aperfeiçoada.
Nesse caso, o ciclo DRX variado pode ser anunciado como asinformações do sistema. Além disso, o ciclo DRX pode ser também variadopara cada uma das células.
Além disso, o aparelho transmissor 10 pode usar uma diversida-de de transmissão, adotada para conduzir uma operação de paginação comrelação a um canal tendo a função PI, tal como o PICH e o canal de controleL1/L2, ou o canal de paginação transmitindo as informações de paginação.Por uso da diversidade de transmissão, fica possível transmitir efetivamenteas informações de controle de paginação. Mais especificamente, fica possí-vel conduzir a transmissão de recursos de rádio em um período de tempomais curto, com menos freqüências, e com menor consumo de energia.
Além disso, a seção de controle 116 pode ser disposta de modoque um código de embaralhamento comum e sincronizações de transmissãosejam aplicadas ao canal de radiodifusão.
Em um processo de paginação, diferentemente da transmissãotípica de um canal de dados, nenhum Ioop de controle entre a estação debase e a estação móvel é estabelecido. Portanto, diversidade de transmis-são de Ioop aberto pode ser usada adequadamente. Para diversidade detransmissão, qualquer de STBC (Código de Bloco de Tempo Espacial),SFBC (Código de Bloco de Freqüência Espacial), TSTD (Diversidade deTransmissão Comutada de Tempo) na qual as antenas de transmissão sãotrocadas a cada período de tempo predeterminado, e FSTD (Diversidade deTransmissão Comutada de Freqüência) na qual cada antena de transmissãoé usada para a faixa de freqüências correspondente, pode ser usada.
Além disso, no aparelho transmissor 10, a diversidade de tempopode ser aplicada a um canal tendo função PI, como o PICH ou o canal decontrole L1/L2, ou o canal de paginação transmitindo as informações de pa-ginação.
Por uso da diversidade de tempo, fica possível transmitir efeti-vamente as informações de controle de paginação. Mais especificamente,fica possível conduzir uma transmissão de recursos de rádio em um tempomais curto, com menos freqüências, e com menor consumo de energia. Porexemplo, como a diversidade de tempo, pode-se usar uma transmissão re-petitiva. Fazendo-se isso, fica possível tornar o transmissor mais simples eusar combinação Chase simples no receptor, propiciando, desse modo, umarecepção de dados de alta qualidade.
Além disso, quando várias transmissões são conduzidas como adiversidade de tempo, uma técnica de salto de freqüência pode ser usadadentro de blocos de freqüências predeterminados. Fazendo-se isso, o efeitode diversidade de freqüência, bem como o efeito de diversidade de tempo,podem ser obtidos, permitindo, desse modo, uma paginação de alta qualidade.
Além disso, os blocos de recursos de rádio atribuídos ao canalde paginação podem ser alterados a cada período de tempo predetermina-do. Fazendo-se isso, a carga do canal pode ser distribuída, propiciando,desse modo, o uso efetivo dos recursos de rádio.
Além disso, como o processo de transmissão para obter o efeitode diversidade de freqüência, o processo de transmissão distribuída ou oprocesso de transmissão localizada pode ser usado.
Além disso, a diversidade de freqüência pode ser feita por repe-tição no eixo de freqüência ou por uso de codificação de canal. Fazendo-seisso, um efeito de diversidade de freqüência pode ser obtido, propiciando,desse modo, uma paginação de alta qualidade.
A seguir, o aparelho receptor 20, de acordo com uma concreti-zação da presente invenção, é descrito com referência à Figura 11.
O aparelho receptor 20, de acordo com uma concretização dapresente invenção, inclui uma seção receptora de canal de radiodifusão 202,como o meio receptor de informações de radiodifusão, para introduzir umsinal receptor, uma seção receptora de canal indicativo de paginação (PICH)204, como meio receptor de informações indicativas de paginação, e umaseção receptora de canal de paginação (PCH) 206, como o meio receptor deinformações de paginação.
A seção receptora de canal de radiodifusão 202 recebe as in-formações de radiodifusão (BCH). As informações de radiodifusão incluem asincronização de recepção do PICH, o intervalo de recepção intermitente, oMCS do PICH, o número máximo de chamadas do PICH, e a correspondên-cia entre as informações indicativas de blocos de recursos do PCH e os lo-cais correspondentes.
A seção receptora de canal de radiodifusão 202 transmite asinformações de radiodifusão recebidas para a seção receptora de canal indi-cativo de paginação (PICH) 204, as informações de radiodifusão recebidasincluindo a sincronização de recepção do PICH, o intervalo de recepção in-termitente, o MCS do PICH, o número máximo de chamadas do PICH, e acorrespondência entre as informações indicativas de blocos de recursos doPCH e os locais correspondentes.
A seção receptora de canal indicativo de paginação 204 recebeas informações indicativas de paginação, com base no MCS do PICH e nonúmero máximo ("N") de chamadas do PICH nas informações indicativas depaginação de entrada. A seção receptora de PICH 204 recebe as informa-ções indicativas de paginação, refere-se ao ID de grupo dos usuários nascanal de paginação, e determina se o ID de grupo da estação móvel estáincluído. Por exemplo, a seção receptora de canal indicativo de paginação204 se refere ao ID de grupo de chamada nas informações indicativas depaginação de entrada e determina se o ID de grupo da estação móvel estáincluído. Quando se determina que o ID de grupo da estação móvel está in-cluído, a seção receptora de canal indicativo de paginação 204 transmite oID de grupo da estação móvel e o índice RB para a seção receptora de canalde paginação 206.
A seção receptora de canal de paginação 206 recebe o canal depaginação, com base no ID de grupo e no índice RB de entrada.
Além disso, a seção receptora de canal indicativo de paginação204 recebe o canal indicativo de página usando a combinação de programa.
Quando o ID de grupo da estação móvel e o índice de recursossão introduzidos, a seção receptora de canal de paginação 206 recebe ocanal de paginação, refere-se às informações indicativas do ID de grupo nocanal de paginação, e determina se o ID de grupo da estação móvel estáincluído. Quando se determina que o ID de grupo da estação móvel está in-cluído, a estação móvel transmite o RACH, executa o acesso inicial, e iniciaa comunicação.
Além disso, a seção receptora de canal de paginação 206 rece-be o canal de paginação usando a combinação de programa.
Para conduzir a combinação de programa pelos setores, um va-lor de estimativa de canal de um sinal de recepção com relação a cada setore necessário.
No aparelho receptor 20, todas da seção receptora de canal deradiodifusão 202, seção receptora de canal indicativo de paginação 204, eseção receptora de canal de paginação 206 adquirem o valor de estimativade canal para cada setor, por uso dos canais piloto específicos de setor. De-pois, o valor de estimativa de canal para a combinação de programa podeser obtido do total dos valores de estimativa de canal adquiridos para cadasetor. Quando esse processo é usado, uma vez que o canal piloto específicode setor já é necessário para receber um canal de dados comum e similares,não é necessário adicionar um canal piloto extra.
Além disso, no aparelho receptor 20, por recebimento do canalpiloto de setor comum do aparelho transmissor 10 separadamente, o valorde estimativa de canal para a combinação de programa pode ser diretamen-te adquirido em todas da seção receptora de canal de radiodifusão 202, se-ção receptora de canal indicativo de paginação 204, e seção receptora decanal de paginação 206. Fazendo-se isso, o valor de estimativa de canalpode ser facilmente adquirido no processo de combinação de programa.
Além disso, como mostrado na Figura 12, quando o ID de grupoe o índice de blocos de recursos são transmitidos pelo canal de controleL1/L2, o aparelho receptor inclui uma seção receptora de sinalização L1/L2208, além da configuração do aparelho receptor na Figura 11.0 sinal desaída da seção receptora de sinalização L1/L2 208 é introduzido na seçãoreceptora de canal de paginação 206.
A seguir, as operações do aparelho receptor 20, de acordo comuma concretização da presente invenção, são descritas com referência àFigura 13.
A seção receptora de canal de radiodifusão 202 recebe o canalde radiodifusão (BCH) (etapa S1202). Por exemplo, a seção receptora decanal de radiodifusão 202 adquire a sincronização de recepção do PICH, ointervalo de recepção intermitente, o MCS do PICH, o número máximo dechamadas do PICH, e a correspondência entre as informações indicativasdos blocos de recursos do PCH e os locais correspondentes.A seguir, a seção receptora de canal indicativo de paginação204 recebe o canal indicativo de paginação (etapa S1204).
A seguir, com base nas informações indicativas de paginaçãorecebidas, a seção receptora de canal indicativo de paginação 204 determi-na se o ID de grupo da estação móvel está incluído (etapa S1206).
Quando se determina que o ID de grupo da estação móvel estáincluído (SIM na etapa S1206), a seção receptora de canal indicativo de pa-ginação 204 transmite o ID de grupo e o índice de blocos de recursos (índiceRB) à seção receptora de canal de paginação 206. Por conseguinte, a seçãoreceptora de canal de paginação 206 recebe o canal de paginação (etapaS1208).
Por outro lado, quando se determina que o ID de grupo da esta-ção móvel não está incluído (NÃO na etapa S1206), o processo volta para aetapa S1204.
A seguir, com base no canal de paginação recebido, a seçãoreceptora de canal de paginação 206 determina se o ID de usuário da esta-ção móvel está incluído (etapa S1210).
Quando se determina que o ID de usuário da estação móvel estáincluído (SIM na etapa S1210), a estação móvel transmite o canal de acessoaleatório e executa o acesso inicial (etapa S1212).
Por outro lado, quando se determina que o ID de usuário da es-tação móvel não está incluído (NÃO na etapa S1210), o processo volta paraa etapa S1204.
Por outro lado, um caso é descrito no qual o ID de grupo e o ín-dice RB nas informações indicativas de paginação são transmitidos pelo ca-nal de controle L1/L2, com referência à Figura 14.
Nesse caso, a seção receptora de sinalização L1/L2 208 recebeo canal de controle L1/L2 transmitido do aparelho transmissor 10 e transmiteo ID de grupo e o índice de blocos de recursos para a seção receptora decanal de paginação 206. Depois, o processo da etapa S1206, descrito comreferência à Figura 13, é conduzido.
Além disso, um caso é descrito no qual um sinal servindo comoum disparador é transmitido pelo canal indicativo de paginação, e o ID degrupo e o índice RB nas informações indicativas de paginação são transmiti-dos pelo canal de controle L1/L2, com referência à Figura 15.
Nesse caso, quando o sinal de disparo, transmitido do aparelhotransmissor 10 pelo canal indicativo de paginação, é recebido pela seçãoreceptora de canal indicativo de paginação 204, como um disparador, a se-ção receptora de sinalização L1/L2 208 recebe o canal de controle L1/L2 etransmite o ID de grupo e o índice RB para a seção receptora de canal depaginação 206. Depois, o processo da etapa S1206, descrito com referênciaà Figura 13, é conduzido.
A seguir, um caso é descrito no qual o ID de grupo nas informa-ções indicativas de paginação é transmitido pelo canal indicativo de pagina-ção, e as informações indicativas do índice RB das informações indicativasde paginação são transmitidas pelo canal de controle L1/L2, com referênciaà Figura 16.
Nesse caso, a seção receptora de canal indicativo de paginação204 recebe o canal indicativo de paginação transmitido do aparelho trans-missor 10 e adquire o ID de grupo. Depois, a seção receptora de sinalizaçãoL1/L2 208 recebe o canal de controle L1/L2, adquire do índice de blocos derecursos, e transmite o índice de blocos de recursos adquirido para a seçãoreceptora de canal de paginação 206. Depois, o processo da etapa S1206,descrito com referência à Figura 13, é conduzido.
O presente pedido de patente internacional reivindica a priorida-de do pedido de patente japonesa Ne 2006-127995, depositado em 1e demaio de 2006, cujo conteúdo é incorporado na sua totalidade por referênciano presente relatório descritivo.
APLICABILIDADE INDUSTRIAL
Um aparelho transmissor, um aparelho receptor e um processode recepção de informações de paginação, de acordo com uma concretiza-ção da presente invenção, podem ser aplicados a um sistema de radioco-municações.

Claims (17)

1. Aparelho transmissor compreendendo:uma unidade geradora de informações indicativas de paginaçãogerando informações indicativas de paginação, incluindo um ID (identifica-dor) de grupo de usuários, que vão receber um canal de paginação e infor-mações indicando uma fonte de rádio na qual o canal de paginação é trans-mitido; euma unidade de multiplexação multiplexando as informaçõesindicativas de paginação.
2. Aparelho transmissor, de acordo com a reivindicação 1, emque a unidade geradora de informações indicativas de paginação gera o IDde grupo tendo um número prescrito de bits.
3. Aparelho transmissor, de acordo com a reivindicação 1, emque a unidade geradora de informações indicativas de paginação gera in-formações indicativas de um bloco de freqüência atribuído ao canal de pagi-nação, entre os blocos de freqüência dividindo uma largura de banda de sis-tema em uma maneira de modo que a largura de banda de sistema é dividi-da em blocos de subfreqüências portadoras contínuas.
4. Aparelho transmissor, de acordo com a reivindicação 3, emque:um número e uma localização dos blocos de freqüência atribuí-dos ao canal de paginação são associados de antemão; ea unidade geradora de informações indicativas de paginaçãogera informações indicativas do número de blocos de freqüência atribuídosao canal de paginação.
5. Aparelho transmissor, de acordo com a reivindicação 1, emque a unidade de multiplexação multiplexa o ID de grupo e as informaçõesindicativas da fonte de rádio com um canal de controle L1/L2.
6. Aparelho transmissor, de acordo com a reivindicação 5, emque:a unidade geradora de informações indicativas de paginaçãogera informações servindo como um disparo; ea unidade de multiplexação multiplexa o disparo com um canalindicativo de paginação.
7. Aparelho transmissor, de acordo com a reivindicação 1, emque a unidade de multiplexação multiplexa o ID de grupo com um canal indi-cativo de paginação e multiplexa as informações indicativas da fonte de rá-dio com um canal de controle L1/L2.
8. Aparelho transmissor, de acordo com a reivindicação 1, emque a unidade de multiplexação multiplexa o ID de grupo e as informaçõesindicativas da fonte de rádio com um canal indicativo de paginação.
9. Aparelho transmissor, de acordo com a reivindicação 8, emque a unidade de multiplexação conduz uma operação de mapeamento comrelação ao canal indicativo de paginação e o canal de paginação, de um ma-neira na qual o canal indicativo de paginação é separado do canal de pagi-nação por pelo menos substancialmente um intervalo de sub-quadro.
10. Aparelho transmissor, de acordo com a reivindicação 8, emque a unidade de multiplexação multiplexa um canal piloto de setor comum,para desmodular o canal de paginação, e o canal indicativo de paginaçãocom um canal piloto de setor específico, para desmodular um canal de con-trole L1/L2.
11. Aparelho transmissor, de acordo com a reivindicação 10, emque a unidade de multiplexação multiplexa o canal piloto de setor comum e ocanal piloto de setor específico com pelo menos um dos mesmos símbolosOFDM.
12. Aparelho transmissor, de acordo com a reivindicação 8, com-preendendo ainda uma unidade de controle que controla de modo que umcódigo de embaralhamento comum e uma sincronização de transmissãocomum sejam aplicados aos canais indicativos de paginação e aos canaisde paginação entre os setores.
13. Aparelho transmissor, de acordo com a reivindicação 8, com-preendendo ainda uma unidade de controle que controla de modo que umcódigo específico de setor seja multiplicado com o canal indicativo de pagi-nação e com o canal de paginação em um domínio de freqüência.
14. Aparelho transmissor, de acordo com a reivindicação 1, com-preendendo ainda uma unidade geradora de informações de sistema quegera itens de informações de sistema, incluindo um número de IDs de gru-pos e uma correspondência entre um número e os locais de blocos de fre-qüência atribuídos ao canal de paginação, em que a unidade de multiplexa-ção multiplexa o item de informações de sistema com um canal de difusão.
15. Aparelho receptor, compreendendo:uma unidade receptora de informações de difusão recebendoum canal de difusão, incluindo um número de IDs de grupos de usuários quevão receber um canal de paginação e as informações indicativas de umacorrespondência entre um número e os locais de blocos de freqüência atri-buídos ao canal de paginação;uma unidade receptora de informações indicativas de paginaçãorecebendo, com base nas informações indicativas do número dos IDs degrupos, as informações indicativas de paginação incluindo o ID de grupo dosusuários que vão receber o canal de paginação e as informações indicativasde uma fonte de rádio para o canal de paginação; euma unidade receptora de informações de paginação receben-do, com base no ID de grupo, um canal de paginação incluindo a indicaçãode um ID de usuário a ser chamado.
16. Aparelho receptor, de acordo com a reivindicação 15, emque a unidade receptora de informações indicativas de paginação e a unida-de receptora de informações de paginação recebem as informações indicati-vas de paginação e as informações de paginação usando uma combinaçãode programa.
17. Processo de recepção de informações de paginação, com-preendendouma etapa de recepção de informações de difusão de recebi-mento de um canal de difusão incluindo o número dos IDs de grupos de u-suários que vão receber um canal de paginação e de informações indicativasde uma correspondência entre um número e os locais de blocos de freqüên-cia atribuídos ao canal de paginação;uma etapa de recepção de informações indicativas de paginaçãode recebimento, com base nas informações indicativas o número dos IDs degrupos, informações indicativas de paginação incluindo o ID de grupo dosusuários que vão receber o canal de paginação e informações indicativas deuma fonte de rádio para o canal de paginação; euma etapa de recepção de informações de paginação de rece-bimento, com base no ID de grupo, de canal de paginação incluindo a indi-cação de um ID de usuário a ser chamado.
BRPI0711057-0A 2006-05-01 2007-04-19 aparelho transmissor, aparelho receptor, e processo de recepção de informações de paginação BRPI0711057A2 (pt)

Applications Claiming Priority (3)

Application Number Priority Date Filing Date Title
JP2006-127995 2006-05-01
JP2006127995A JP4790484B2 (ja) 2006-05-01 2006-05-01 送信装置、受信装置およびページング情報受信方法
PCT/JP2007/058540 WO2007129541A1 (ja) 2006-05-01 2007-04-19 送信装置、受信装置およびページング情報受信方法

Publications (1)

Publication Number Publication Date
BRPI0711057A2 true BRPI0711057A2 (pt) 2011-08-23

Family

ID=38667650

Family Applications (1)

Application Number Title Priority Date Filing Date
BRPI0711057-0A BRPI0711057A2 (pt) 2006-05-01 2007-04-19 aparelho transmissor, aparelho receptor, e processo de recepção de informações de paginação

Country Status (9)

Country Link
US (2) US8054792B2 (pt)
EP (2) EP2779764B1 (pt)
JP (1) JP4790484B2 (pt)
KR (1) KR101392408B1 (pt)
CN (1) CN101467478B (pt)
BR (1) BRPI0711057A2 (pt)
RU (1) RU2445753C2 (pt)
TW (1) TW200803249A (pt)
WO (1) WO2007129541A1 (pt)

Families Citing this family (26)

* Cited by examiner, † Cited by third party
Publication number Priority date Publication date Assignee Title
JP4440895B2 (ja) * 2006-01-18 2010-03-24 株式会社エヌ・ティ・ティ・ドコモ 送信装置および送信方法
US8279801B2 (en) 2006-10-31 2012-10-02 Kddi Corporation Radio base station apparatus and radio terminal apparatus
JP2009177774A (ja) * 2007-12-27 2009-08-06 Kyocera Corp 信号処理装置、携帯通信端末装置及び無線通信システム
US8538464B2 (en) * 2008-05-06 2013-09-17 Telefonaktiebolaget L M Ericsson (Publ) Code word assignment methods for quick paging in telecommunication systems
JP5198145B2 (ja) * 2008-05-19 2013-05-15 株式会社エヌ・ティ・ティ・ドコモ 基地局装置及び端末装置並びに方法
EP3169007B1 (en) * 2009-06-15 2018-03-28 Fujitsu Limited Radio communication system
WO2011013200A1 (ja) * 2009-07-28 2011-02-03 富士通株式会社 通信システム、基地局、移動端末および通信方法
US20110053617A1 (en) * 2009-08-26 2011-03-03 Electronics And Telecommunications Research Institute Paging method in communication system
US8903433B2 (en) 2009-11-04 2014-12-02 Electronics And Telecommunications Research Institute Paging method and apparatus considering carrier aggregation environment in mobile communication system
KR101656530B1 (ko) * 2010-06-04 2016-09-23 삼성전자주식회사 무선 통신 시스템에서 밴드 정보를 이용한 페이징 송수신 방법 및 장치
WO2011152669A2 (en) * 2010-06-04 2011-12-08 Samsung Electronics Co., Ltd. Method and apparatus for transmitting and receiving paging message using band information in wireless communication system
US8560708B2 (en) * 2010-06-29 2013-10-15 Alcatel Lucent Method and apparatus for allocating bundles of sessions in a network element
WO2012043524A1 (ja) * 2010-10-01 2012-04-05 三菱電機株式会社 通信システム
US8611952B2 (en) * 2011-05-11 2013-12-17 Intel Mobile Communications GmbH Mobile communications radio receiver for multiple network operation
US9560630B2 (en) 2011-08-12 2017-01-31 Qualcomm Incorporated Devices for reduced overhead paging
US9560632B2 (en) * 2011-08-12 2017-01-31 Qualcomm Incorporated Devices for title of invention reduced overhead paging
US8737280B2 (en) 2011-09-13 2014-05-27 Apple Inc. Adaptive receive diversity during discontinuous reception in mobile wireless device
US8768385B2 (en) * 2011-11-07 2014-07-01 Nokia Siemens Networks Oy Radio impacts due to group triggering and paging and solutions for group triggering and paging
EP2784948B1 (en) 2011-11-24 2016-11-09 LG Electronics Inc. Grouping-based data transceiving method in wireless lan system and apparatus for supporting same
WO2014015464A1 (zh) * 2012-07-23 2014-01-30 华为技术有限公司 一种数据传输方法、系统及其设备
JP5555760B2 (ja) * 2012-12-07 2014-07-23 株式会社Nttドコモ 基地局装置、及び方法
US9749986B2 (en) * 2014-08-28 2017-08-29 Apple Inc. Paging mechanisms for link-budget-limited user devices
CN105813199A (zh) * 2014-12-30 2016-07-27 夏普株式会社 针对寻呼消息的资源分配方法及网络节点和用户设备
KR20180010076A (ko) * 2016-07-20 2018-01-30 한국전자통신연구원 무선 통신 시스템의 랜덤액세스 방법 및 장치
CN109600832B (zh) * 2017-09-30 2023-10-24 华为技术有限公司 寻呼消息的传输方法及装置
CN114391281B (zh) * 2021-05-21 2023-11-21 北京小米移动软件有限公司 一种省电方法、省电装置及存储介质

Family Cites Families (14)

* Cited by examiner, † Cited by third party
Publication number Priority date Publication date Assignee Title
US4644351A (en) * 1984-05-08 1987-02-17 Motorola, Inc. Two way personal message system with extended coverage
JP3112187B2 (ja) 1991-10-21 2000-11-27 日本電信電話株式会社 着信制御方式
EP1806946B1 (en) * 1997-05-30 2008-08-06 QUALCOMM Incorporated Indirect paging for wireless terminal .
FI105874B (fi) * 1997-08-12 2000-10-13 Nokia Mobile Phones Ltd Monipistematkaviestinlähetys
DE19931130A1 (de) * 1999-07-06 2001-01-18 Siemens Ag Verfahren zum Rufen von Teilnehmerstationen in einem Funk-Kommunikationssystem
US6650912B2 (en) * 2000-09-18 2003-11-18 Qualcomm, Incorporated Selecting paging channel mode
EP1202483A1 (en) * 2000-10-27 2002-05-02 Alcatel Correlated spreading sequences for high rate non-coherent communication systems
EP1283648A1 (de) * 2001-08-07 2003-02-12 Siemens Aktiengesellschaft Verfahren,Teilnehmergerät sowie Funkkommunikationssystem zur Übertragung von Gruppennachrichten
US7463599B2 (en) * 2002-05-17 2008-12-09 Telefonaktiebolaget L M Ericsson (Publ) Method and apparatus for minimizing time of reception during paging
ES2345195T3 (es) * 2002-08-01 2010-09-17 Interdigital Technology Corporation Metodo para coordinar ocasiones de radiobusqueda en un canal de radiobusqueda comun.
JP2004221759A (ja) * 2003-01-10 2004-08-05 Nec Corp 移動通信システム及びそれに用いる無線端末並びに無線制御装置及びその動作制御方法
DE602004013294T2 (de) * 2004-06-18 2009-06-18 Panasonic Corp., Kadoma Zyklishe Übertragung von Benachrichtigungskoordinaten in einem Kommunikationssystem
EP1608196A1 (en) 2004-06-18 2005-12-21 Matsushita Electric Industrial Co., Ltd. Detection of notifications in a communication system
JP4562029B2 (ja) 2004-10-29 2010-10-13 日本特殊陶業株式会社 セラミックヒータ及びその製造方法並びにグロープラグ

Also Published As

Publication number Publication date
RU2445753C2 (ru) 2012-03-20
CN101467478A (zh) 2009-06-24
US20090219861A1 (en) 2009-09-03
TW200803249A (en) 2008-01-01
EP2015598B1 (en) 2014-07-30
JP2007300506A (ja) 2007-11-15
EP2779764B1 (en) 2015-08-05
EP2779764A1 (en) 2014-09-17
US20110256898A1 (en) 2011-10-20
KR20090009907A (ko) 2009-01-23
JP4790484B2 (ja) 2011-10-12
EP2015598A1 (en) 2009-01-14
EP2015598A4 (en) 2012-12-19
US8233459B2 (en) 2012-07-31
US8054792B2 (en) 2011-11-08
KR101392408B1 (ko) 2014-05-08
WO2007129541A1 (ja) 2007-11-15
CN101467478B (zh) 2012-08-29
TWI343726B (pt) 2011-06-11
RU2008146104A (ru) 2010-06-10

Similar Documents

Publication Publication Date Title
BRPI0711057A2 (pt) aparelho transmissor, aparelho receptor, e processo de recepção de informações de paginação
CN101779504B (zh) 基站装置和移动台装置以及同步信道发送方法
CN1328869C (zh) 在多载波通信系统中发送同步信道消息的方法和装置
KR101116975B1 (ko) 무선 자원 할당 방법 및 장치
KR101307980B1 (ko) 송신장치, 수신장치 및 통신방법
CA2650708C (en) Base station and communication method
BRPI0617757A2 (pt) método e equipamento para autocarregar informação em um sistema de comunicação
UA72442C2 (uk) Спосіб і пристрій для пейджерного виклику радіотерміналу у системі радіозв'язку
KR20000002504A (ko) 이동통신 시스템의 선택적 송신 다이버시티 장치 및 방법
US8189558B2 (en) Method and apparatus for creating common physical channel
JP5085619B2 (ja) 送信装置、受信装置および通信方法
JP2001078267A (ja) 無線移動通信システムのページング方式
JPH10285138A (ja) 通信システム、送信装置及び受信装置
CA2382537C (en) Method and system to synchronize mobile units to a base transceiver station
JP4972132B2 (ja) 送信装置、受信装置およびページング情報受信方法
US7305012B1 (en) Method and system to synchronize mobile units to a base transceiver station
CN101480085B (zh) 基站以及通信方法
TW546974B (en) Process for detecting at least one broadcast channel and a radio communication system concerned
KR100292952B1 (ko) 이동통신 시스템에서 통화 권역 확장장치
WO2008054126A1 (en) Method and apparauts for creating common physical channel
KR20050070177A (ko) 광대역 코드분할 다중접속 시스템에서 노드 동기화 방법

Legal Events

Date Code Title Description
B08F Application fees: application dismissed [chapter 8.6 patent gazette]
B08K Patent lapsed as no evidence of payment of the annual fee has been furnished to inpi [chapter 8.11 patent gazette]
B15K Others concerning applications: alteration of classification

Ipc: H04W 68/02 (2009.01)