BRPI0710713A2 - congelador resistente o congelamento, e, método de controle de acúmulo de congelamento em um congelador - Google Patents

congelador resistente o congelamento, e, método de controle de acúmulo de congelamento em um congelador Download PDF

Info

Publication number
BRPI0710713A2
BRPI0710713A2 BRPI0710713-7A BRPI0710713A BRPI0710713A2 BR PI0710713 A2 BRPI0710713 A2 BR PI0710713A2 BR PI0710713 A BRPI0710713 A BR PI0710713A BR PI0710713 A2 BRPI0710713 A2 BR PI0710713A2
Authority
BR
Brazil
Prior art keywords
freezer
desiccant
chamber
freeze
resistant
Prior art date
Application number
BRPI0710713-7A
Other languages
English (en)
Inventor
Thomas H Powers
John W Crump
Original Assignee
Multisorb Tech Inc
Priority date (The priority date is an assumption and is not a legal conclusion. Google has not performed a legal analysis and makes no representation as to the accuracy of the date listed.)
Filing date
Publication date
Application filed by Multisorb Tech Inc filed Critical Multisorb Tech Inc
Publication of BRPI0710713A2 publication Critical patent/BRPI0710713A2/pt

Links

Classifications

    • FMECHANICAL ENGINEERING; LIGHTING; HEATING; WEAPONS; BLASTING
    • F25REFRIGERATION OR COOLING; COMBINED HEATING AND REFRIGERATION SYSTEMS; HEAT PUMP SYSTEMS; MANUFACTURE OR STORAGE OF ICE; LIQUEFACTION SOLIDIFICATION OF GASES
    • F25DREFRIGERATORS; COLD ROOMS; ICE-BOXES; COOLING OR FREEZING APPARATUS NOT OTHERWISE PROVIDED FOR
    • F25D21/00Defrosting; Preventing frosting; Removing condensed or defrost water
    • F25D21/04Preventing the formation of frost or condensate
    • FMECHANICAL ENGINEERING; LIGHTING; HEATING; WEAPONS; BLASTING
    • F25REFRIGERATION OR COOLING; COMBINED HEATING AND REFRIGERATION SYSTEMS; HEAT PUMP SYSTEMS; MANUFACTURE OR STORAGE OF ICE; LIQUEFACTION SOLIDIFICATION OF GASES
    • F25DREFRIGERATORS; COLD ROOMS; ICE-BOXES; COOLING OR FREEZING APPARATUS NOT OTHERWISE PROVIDED FOR
    • F25D17/00Arrangements for circulating cooling fluids; Arrangements for circulating gas, e.g. air, within refrigerated spaces
    • F25D17/04Arrangements for circulating cooling fluids; Arrangements for circulating gas, e.g. air, within refrigerated spaces for circulating air, e.g. by convection
    • F25D17/042Air treating means within refrigerated spaces
    • FMECHANICAL ENGINEERING; LIGHTING; HEATING; WEAPONS; BLASTING
    • F25REFRIGERATION OR COOLING; COMBINED HEATING AND REFRIGERATION SYSTEMS; HEAT PUMP SYSTEMS; MANUFACTURE OR STORAGE OF ICE; LIQUEFACTION SOLIDIFICATION OF GASES
    • F25DREFRIGERATORS; COLD ROOMS; ICE-BOXES; COOLING OR FREEZING APPARATUS NOT OTHERWISE PROVIDED FOR
    • F25D2317/00Details or arrangements for circulating cooling fluids; Details or arrangements for circulating gas, e.g. air, within refrigerated spaces, not provided for in other groups of this subclass
    • F25D2317/04Treating air flowing to refrigeration compartments
    • F25D2317/041Treating air flowing to refrigeration compartments by purification
    • F25D2317/0411Treating air flowing to refrigeration compartments by purification by dehumidification

Landscapes

  • Engineering & Computer Science (AREA)
  • Chemical & Material Sciences (AREA)
  • Combustion & Propulsion (AREA)
  • Physics & Mathematics (AREA)
  • Mechanical Engineering (AREA)
  • Thermal Sciences (AREA)
  • General Engineering & Computer Science (AREA)
  • Cold Air Circulating Systems And Constructional Details In Refrigerators (AREA)
  • Drying Of Gases (AREA)

Abstract

CONGELADOR RESISTENTE O CONGELAMENTO, E, MéTODO DE CONTROLE DE ACúMULO DE CONGELAMENTO EM UM CONGELADOR. Um congelador resistente o congelamento inclui uma câmara de congelador, uma porta, um refrigerador e um dessecante. A câmara do congelador possui um volume. A porta provê o acesso à câmara do congelador. O congelador resfria o ar no interior da câmara do congelador, a partir de um a primeira temperatura no interior da câmara, imediatamente seguindo-se ao fechamento da porta a uma segunda temperatura quiescente durante um período de resfriamento. O dessecante é disposto no interior da câmara do congelador e é selecionado para absorver a umidade a partir da câmara do congelador, em uma taxa suficiente para reduzir a umidade relativa no interior da câmara do congelador e um valor suficientemente baixo, para evitar a formação de congelamento no interior da câmara do congelador na temperatura quiescente.

Description

"CONGELADOR RESISTENTE O CONGELAMENTO, E, MÉTODO DECONTROLE DE ACÚMULO DE CONGELAMENTO EM UMCONGELADOR"
REFERÊNCIA CRUZADA A PEDIDOS RELACIONADOS
Este pedido reivindica a prioridade do Pedido de PatenteProvisório US N0 60/ 795. 638, intitulado Freezer Frost Abatement Device.
FUNDAMENTOS DA INVENÇÃO
A presente invenção refere-se à redução de umidade em umespaço fechado. De modo mais específico, a invenção refere-se a um métodoe a um aparelho para reduzir, de um modo significativo, a formação decongelamento na superfície interna e nos conteúdos contidos dentro de umcongelador, e para a remoção do congelamento que este deveria formar.
O acúmulo de congelamento no congelador ao longo do tempoé um malefício conhecido. A medida em que o tempo passa, mais e maiscongelamento é acumulada sobre as superfícies internas do congelador e deseus conteúdos, reduzindo, de um modo substancial, o espaço a ser usado nointerior do congelador. Além disso, o congelamento no congelador apresentatambém uma tendência para causar a perda do aromatizante no alimento epode ainda causar a descoloração de alguns itens alimentícios. Deste modo, osusuários estão prontamente dispostos a remover o congelamento a partir dointerior do congelador, usando técnicas, tais que a colocação de itens quentesno congelador, picar o gelo com um picador de gelo, e os similares. Uma vezque o congelamento é removida, no entanto, o problema não está solucionado,porque, ao longo do tempo, o congelamento será novamente acumulada e oprocesso de remoção do congelamento precisará ser repetido.
Em adição aos malefícios acima descritos, a presença decongelamento no congelador pode ainda apresentar efeitos adicionais, maisprejudiciais, sobre o congelador. Ao longo do tempo, à medida em que ocongelamento é acumulada, as ventilações para o ingresso de ar podem vir aser bloqueadas, o que causa uma solicitação excessiva no compressor e namecânica do congelador como um todo. Isto conduz ao uso de energiaexcessivo, à falta de eficiência, e a falhas potenciais. Se o congelamento fordeixada acumular ainda mais, ocorre então um risco de que o congelamentopossa efetivamente penetrar nos componentes mecânicos do congelador, oque pode, eventualmente, conduzir a falhas. Em cada um destes cenários, oresultado final consiste em, pelo menos, contas de energia excessivas, reparoscustosos, ou a substituição da totalidade do congelador.
O congelamento no congelador é criada no interior docongelador principalmente de dois modos gerais. O primeiro modo, pelo qualo congelamento no congelador é formada, é causado pela abertura docongelador. Quando aberto, o ar úmido, relativamente quente, a partir doambiente externo, inunda o interior do congelador. Dada à diferença detemperatura drástica entre o interior do congelador e o ar ambiente, a umidadepresente no ar externo é rapidamente condensada, sob a forma de uma névoa,à medida em que o ar é resfriado. Quando o congelador é fechado, a névoanão tem para onde ir, e é lentamente depositada, em si mesma, sobre qualquersuperfície disponível, eventualmente causando um acúmulo e criando umacamada de gelo, ou de congelamento .
A segunda fonte de congelamento do congelador é asublimação. De um modo típico, quando os artigos são colocados nocongelador, incluindo os cubos de gelo e os similares, a umidade pode sersublimada a partir destes artigos, e novamente congelada como congelamentosobre outras superfícies de conteúdos no interior do congelador.
O congelamento nos congeladores é um problema conhecido eexistem correntemente dois métodos convencionais para eliminar ocongelamento no congelador. No entanto, nenhum dos dois é, de um modoparticular, eficiente.
O primeiro método para a remoção do congelamento a partirdo congelador é o método tradicional, que inclui a remoção da totalidade doconteúdo do congelador, desligamento do motor, e deixar com que o gelo sejaderretido. Neste método, a fusão do gelo pode ser adicionalmente facilitadapelo uso de um agente de aquecimento, por exemplo, água quente, umapanela de fritar elétrica , ou os similares. Este método, naturalmente, não é oideal, porque ele requer a remoção do conteúdo do congelador e uma novaalocação deste conteúdo, para que não descongele. Além disso, este métodotambém requer um período de tempo prolongado.
O outro método para a remoção do congelamento a partir docongelador é, de um modo usual, construído no interior dos congeladores, quesão conhecidos como congeladores de "descongelamento automático". Nométodo empregado por tais congeladores, a temperatura no interior docongelador é efetivamente elevada em algum intervalo de tempopredeterminado, para tornar líquido ou a sublimar o gelo acumulado nocongelador. Embora este método seja algo eficaz, ele requer com quecomponentes mecânicos complexos adicionais sejam construídos no interiordo congelador. Isto pode aumentar o custo total da aquisição e do reparo docongelador. Este método também requer energia adicional, devido aos ciclosde aquecimento requeridos.
A partir do precedente, deve estar evidente que existe umanecessidade na arte quanto a um método e um aparelho para a diminuição daformação de congelamento no congelador. O método e o aparelho devemrequerer uma interação do usuário mínima. Existe também a necessidade naarte quanto a um método e um aparelho para diminuir a formação decongelamento no congelador, sem o consumo de energia adicional e os custosassociados com isto.
SUMÁRIO DA INVENÇÃO
A presente invenção é dirigida às necessidades precedentes naarte através do provimento de um dispositivo para a diminuição decongelamento no congelador e a um método para a diminuição decongelamento no congelador, usando um dessecante.
Em um aspecto da presente invenção, um congelador resistenteo congelamento inclui uma câmara de congelador, uma porta, um refrigerador e um dessecante. A câmara do congelador possui um volume. A porta provê oacesso à câmara do congelador. O refrigerador resfria o ar no interior dacâmara do congelador a partir de uma primeira temperatura no interior dacâmara seguindo-se imediatamente ao fechamento da porta em uma segundatemperatura quiescente, durante um período de resfriamento. O dessecante é disposto no interior da câmara do congelador e é selecionado para absorver aumidade a partir da câmara do congelador, em uma taxa suficiente parareduzir a umidade relativa no interior da câmara do congelador, em uma taxasuficiente para reduzir a umidade relativa no interior da câmara do congeladora um valor suficientemente baixo, para evitar a formação de congelamento no interior da câmara do congelador em temperatura quiescente.
Em um outro aspecto da presente invenção, um método paracontrolar o acúmulo de congelamento em um congelador tendo uma câmarade congelador e um refrigerador para refrigerar o ar no interior da câmara docongelador a uma temperatura quiescente, inclui o resfriamento do ar no interior da câmara do congelador a uma temperatura quiescente, em umaprimeira umidade relativa, admitir ar quente e umidade ao interior da câmarado congelador, e novamente resfriar o ar no interior da câmara do congeladorà temperatura quiescente, ao mesmo tempo em que, de um modo simultâneo,a umidade relativa do ar é reduzida no interior da câmara do congelador.
Um entendimento destas e de outras características dainvenção pode ser obtido com referência às figuras anexas e à descrição quese segue, nas quais a presente invenção é ilustrada e descrita.
BREVE DESCRIÇÃO DAS FIGURAS DE DESENHO
A Figura 1 é uma vista em perspectiva de uma modalidadepreferida da presente invenção;
A Figura 2 é um gráfico que ilustra a umidade adsorvida aolongo do tempo para vários materiais dessecantes, de acordo com asmodalidades preferidas da invenção; e
A Figura 3 é um gráfico, que ilustra a umidade adsorvida aolongo do tempo para materiais dessecantes adicionais, de acordo commodalidades preferidas adicionais da invenção.
DESCRIÇÃO DETALHADA DA INVENÇÃO
As modalidades preferidas da invenção serão agora descritascom referência às figuras anexas, conforme necessário.
Como descrito em mais detalhes acima, o acúmulo decongelamento em congeladores é problemático. Conforme ilustrado na Figura1, um congelador 2 inclui, de um modo geral, uma cavidade 4, na qual osgêneros alimentícios e os similares são armazenados, e um mecanismorefrigerador 6 em comunicação com a cavidade 4, para reduzir e a manter atemperatura da cavidade do congelador 4 em uma temperatura quiescente,substancialmente na ou baixo daquela de congelamento. Normalmente, acavidade é substancialmente vedada ao exterior. No entanto, quando acavidade é acessada, por exemplo, através da abertura de uma porta 8 docongelador 2, a vedação é rompida e o ar relativamente quente, úmido,penetra ao interior da cavidade, deslocando uma porção daquele quepreviamente enchia a cavidade. Este ar relativamente mais quente causa umanévoa e simultaneamente eleva a temperatura na cavidade 4, de tal modo queo mecanismo refrigerador 6 precisa reduzir a temperatura da cavidade quandode nova vedação. A medida em que a temperatura no interior do congelador 2é assim reduzida, a umidade relativa do ar é elevada, e se o ar se tornarsaturado, o congelamento é formada sobre as superfícies internas e/ ou artigoscontidos no interior do congelador 2.
Os inventores desenvolveram um modo de diminuir aformação de congelamento do congelador. De um modo específico, osinventores verificaram que, pela colocação de uma embalagem de dessecanteno interior de um congelador, a umidade no interior do congelador podeser adsorvida e/ ou absorvida, antes de seu depósito sob a forma decongelamento. De um modo específico, o material dessecante mantém, de ummodo preferido, a umidade relativa no congelador abaixo de 100%, durante operíodo requerido para que o mecanismo refrigerador retorne a temperatura nacavidade à temperatura quiescente. Um dessecante selecionado de um modoapropriado pode também reduzir a umidade relativa no interior do congelador,para promover a sublimação do congelamento já existente no congelador. Asublimação do gelo é causada, de um modo geral, quando o congelador éfechado durante um curto período de tempo. Uma vez sublimada, a umidaderesultante é adsorvida/ absorvida pela composição dessecante.
Em uma modalidade preferida da invenção, o dessecante écolocado em uma embalagem, por exemplo, um saco ou uma bolsa. Aembalagem é permeável à umidade, de tal modo que a temperatura ambienteno congelador possa passar através da embalagem e ser retida pelodessecante.
De um modo preferido, a embalagem de dessecante de acordocom a presente invenção inclui um adsorvente, que pode ser qualquer um deuma quantidade de adsorventes, incluindo argila, argila ativada, sílica gel detamanho de poro convencional ou de poro largo, um sal, ou uma peneiramolecular.
As Tabelas 1 e 2 apresentam as taxas de absorção de váriascomposições ao longo do tempo, conforme testadas pelos inventores. NaTabela 1, a formulação 1 é argila, e 1 (A) e I(B) designam duas embalagensdiferentes daquela formulação; a formulação 2 é sílica gel, e 2 (A) e 2 (B)designam duas embalagens diferentes daquela formulação; a formulação 3 éTransorb®, e 3 (A) e 3 (B) designam duas diferentes embalagens daquelaformulação; e a formulação 4 é uma peneira molecular, e 4 (A) e 4 (B)designam duas embalagens diferentes daquela formulação. A Tabela 2 éusada para ilustrar uma quinta formulação, que compreende sílica gel de poroamplo com 16 unidades. 5(A) naquela tabela é a quinta formulação, enquantoque 5 (B) é sílica gel com 16 unidades, provida para a comparação.
Nestes testes, um congelador de unidade de topo convencionalfoi usado, tendo uma temperatura média de 0o F (- 17,8°C). O ambienteexterno possuía uma temperatura média de 77°F (25°C) e 50% de umidaderelativa. Para cada um destes testes ilustrados, os dessecantes foraminicialmente pesados e colocados no congelador. Eles foram então pesadosperiodicamente, para determinar quanta umidade havia sido absorvida pelodessecante. Nos " dias de pesagem", isto é, nos dias em que os pacotes dedessecante foram pesados, a porta do congelador foi aberta oito vezes, durantetrês segundos a cada vez. Em dias de não- pesagem, alternados, a porta foiaberta três vezes, durante três segundos a cada vez. Os inventores estimamque aproximadamente 500 mg de umidade sejam introduzidos a cada vez queo congelador é aberto.
Tabela 1:
<table>table see original document page 8</column></row><table><table>table see original document page 9</column></row><table>
Tabela 2
<table>table see original document page 9</column></row><table><table>table see original document page 10</column></row><table>
A Figura 1 é uma representação gráfica dos dados contidos naTabela 1, e a Figura 2 é uma representação gráfica dos dados contidos naTabela 2. Na Figura 1, a representação gráfica para cada uma das formulações1 a 4 são as médias das amostras (A) e (B) da respectiva formulação.
Conforme ilustrado nas Tabelas 1 e 2 e nas Figuras 1 e 2, o gelcom vermiculita parece ser o mais eficaz em absorver a umidade sobcondições de congelador (isto é, entre aproximadamente 9°F (-12,8 °C) e - 5°F(- 20,6°C). Além disso, o gel com vermiculita durou, isto é, continuou aadsorver a umidade, durante um período de tempo mais longo. Dentre assílica géis de poro padrão e de poro amplo, a de poro padrão parece possuirmais capacidade de absorção, durante pelo menos o período de teste de 77dias, representado na Tabela e na Figura 2.
A Tabela 3 é similar à Tabela 2, mas ilustra a absorção deumidade por uma sexta formulação, que compreende sílica gel de poro amplocom 8 unidades, sobre cloreto de potássio. A formulação é representada por 6(A) na Tabela 3, enquanto que 6 (B) representa uma sílica gel com 8unidades, provida a título comparativo.
Tabela 3:
<table>table see original document page 11</column></row><table>
Outras formulações para o uso na diminuição de formação decongelamento no congelador podem ser também usadas de acordo com apresente invenção. Tais formulações alternativas podem incluir saisumectantes, por exemplo, cloreto de cálcio. O adsorvente pode ser misturadoou impregnado com um tal sal. Estabilizadores, tais que vermiculita oumateriais de celulose, podem ser também adicionados ao material adsorvente,de acordo com as modalidades da invenção. Tais estabilizadores deveriammanter qualquer material em excesso, que tivessem sido convertidos a umasolução estável. Qualquer e todas as combinações de sal e estabilizadorespodem ser usadas.Aditivos adicionais podem ser também usados para que sejamalcançados resultados variados. Por exemplo, o aglutinante e as resinas podemser adicionados, para propiciar a facilidade de moldagem, fusão, ou de outromodo formação do material em uma determinada forma. Sorventes queabsorvem odor ou que emitem aroma podem ser também usados. Em adição,se o ambiente precisar ser controlado, absorvedores de oxigênio ouabsorvedores ou emissores de dióxido de carbono podem ser tambémadicionados e não interferem, com a eficácia da invenção.
Os inventores também testaram outras formulações, algumasque incluem aditivos múltiplos, tal como acima descrito. A Tabela 4 contémuma lista das formulações testadas (incluindo as formulações 1- 5, já descritasacima):
Tabela 4:
<table>table see original document page 12</column></row><table>
As Tabelas 5 e 6 apresentam os resultados de testes executadosusando as formulações expostas na Tabela 4. De um modo específico, aquelastabelas mostra um peso inicial (em gramas) de um material dessecante e ospesos subseqüentes do mesmo dessecante. A partir destes pesos, aquele dehabilidade ordinária na arte poderia prontamente obter a taxa de absorção decada formulação. Em cada um dos exemplos das Tabelas 5 e 6, umcongelador de unidade de topo convencional foi usado, tendo umatemperatura média de O0F (-17,8°C) (entre -5°F (-20,6°C) e 9°F (-12,8 °C). Oambiente externo possuía uma temperatura média de 77°F (25°C) e 50% deumidade relativa. Nos dias em que a embalagem de dessecante foi medida, ocongelador foi aberto oito vezes, durante três segundos a cada vez. Em dias denão- pesagem alternados, a porta foi aberta três vezes, durante três segundos acada vez. Os inventores estimam que aproximadamente 500 mg de umidadesejam introduzidos, a cada vez que o congelador é aberto.
Tabela 5:
<table>table see original document page 13</column></row><table>Tabela 6:
<table>table see original document page 14</column></row><table>
Conforme ilustrado nas tabelas, diferentes formulações irãoresultar em quantidade variadas de adsorção de umidade no mesmocongelador. Uma formulação presentemente preferida para o dessecante é aFormulação 19, que consiste de 80% de sílica gel de poro amplo e 20% decloreto de cálcio.
De um modo preferido, os dessecantes de acordo com ainvenção irão continuar a adsorver umidade durante um período de entrecerca de 30 dias e cerca de 180 dias. Quando da terminação da vida operativa,o que pode ser indicado na embalagem ou o similar, o dessecante é descartadoe substituído por uma nova embalagem. A vida do dessecante está, de ummodo preferido, em alguns múltiplos de meses, de tal modo que o usuáriopode facilmente lembrar de quando efetuar a substituição do dessecante.
O dessecante preferido irá também adsorver, de um modopreferido, entre cerca de 20% e cerca de 50% de seu peso de umidade , emuma umidade relativa de entre cerca de 45% e 55%, em uma temperatura deentre -5o F (-20,6°C) e 9°F (-12,8°C). Conforme ilustrado nas tabelas acima,algumas das formulações testadas se encaixam dentro desta faixa.Os constituintes do dessecante estão contidos, de um modopreferido, em uma embalagem. O material que compõe a embalagem deve serfacilmente permeado por vapor d'água ambiente. Alguns materiais adequadosdevem ser quaisquer materiais permeáveis, semi- permeáveis, microporosos,ou não- tecidos porosos, ou um outro filme aceitável. O materialpresentemente preferido é um não- tecido poroso, tal que TYVEK®. Em cadaum dos testes acima descritos, a formulação foi colocada em um sacoTYVEK®. Como deve ser prontamente entendido, a porosidade daembalagem irá influenciar a capacidade de absorção da composiçãodessecante. De modo particular, a umidade será mais lentamente adsorvidaquando os poros da embalagem forem relativamente menores do que quandoos porosos forem relativamente maiores. O uso sem embalagem iráproporcionar uma taxa de absorção maior.
A embalagem de dessecante da invenção opera, de um modopreferido, em uma faixa de temperaturas de cerca de - 20 0F (- 28°C) a cercade 20°F (6°C), embora as embalagens acima descritas possam também operarem uma faixa de temperaturas de cerca de - 40 0F (-40°C) a cerca de 3 O0F(-1,1 0C). As embalagens podem ser também operáveis em ambientes, queapresentam uma umidade relativa variada, na faixa de cerca de 20% a cercade 99%, mas são preferivelmente usados entre cerca de 45% e cerca de 55%de umidade relativa. Dependendo da formulação usada para o materialdessecante, a embalagem pode adsorver umidade durante de cerca de 30 diasa cerca de 270 dias. No entanto, a vida operacional preferível do dessecante éde cerca de 60 dias a cerca de 180 dias. A vida do dessecante irá tambémvariar, dependendo pelo menos do tipo de adsorvente ou mistura usada, dosmateriais usados, da umidade relativa, e da temperatura.
Em um método preferido de uso da embalagem de dessecantede acordo com a invenção, um usuário obtém uma embalagem e utiliza aembalagem em um congelador. A embalagem mantém o ambiente isento decongelamento em um congelador, durante um período de vida útil sugerido, eé descartada e substituída no final da vida operacional.
Várias formulações de dessecante diferentes são descritasacima. Como será apreciado, diferentes formulações podem ser usadas,dependendo dos resultados desejados. Por exemplo, uma formulação diferentepode ser útil dependendo da taxa de absorção desejada ou da vida útildesejada da embalagem de dessecante. As características, que incluem aumidade relativa de equilíbrio do dessecante, a temperatura no interior e forado congelador, e a umidade relativa dentro e fora do congelador podem serconsiderações no projeto da embalagem de dessecante efetiva de acordo coma invenção. Por exemplo, em algumas modalidades, pode ser desejável usaruma embalagem de dessecante, que mantém a umidade relativa no interior docongelador justo abaixo de 100%, por exemplo entre 90% e 99% de umidaderelativa. Nesta modalidade, o dessecante não adsorve qualquer umidadesuperior à necessária, para manter o ambiente isento de congelamento. Outrasmodalidades são também contempladas, nas quais é desejado que a umidaderelativa no congelador seja reduzida de um modo substancial, por exemploentre 40% e 50%, para permitir uma sublimação mais rápida e/ ou maisefetiva e a adsorção de vapor d'água. Além disso, como acima descrito, acomposição da embalagem irá também possuir algumas das características daembalagem de dessecante total.
Embora a invenção tenha sido descrita até aqui como sendoutilizável em um ambiente de congelador, a invenção pode ser também usadaem qualquer ambiente, para auxiliar a diminuir a formação de condensação oude congelamento sobre as superfícies. Por exemplo, o dispositivo pode sertambém usado em dutos de ar condicionado, e os similares.
O material adsorvente pode estar em uma forma pulverizadaem uma embalagem, ou pode estar em alguma outra forma. Por exemplo, omaterial poderia ser formado como uma estrutura em grade, colocado em umestojo, formado como um bloco sólido por meio de um aglutinante, resina, oucompressão; formado em folha por meio de um aglutinante, resina oucompressão, comprimido em qualquer forma, sinterizado em qualquer forma,moldado em qualquer forma, revestido sobre um outro substrato, ou formadocomo uma folha corrugada. Como será entendido, um material dessecanteformado de acordo com alguns destes métodos não irá requerer umaembalagem, saco ou sachê.
Os inventores também contemplam que um congeladorpoderia ser produzido com um suporte especial ou um receptáculo para umaembalagem de dessecante. Deste modo, a embalagem de dessecante de acordocom a invenção pode ser moldada ou formada para a colocação no suporte oureceptáculo.
Em uma modalidade alternativa da invenção, o materialdessecante é formado como uma pluralidade de folhas empilhadas. Cada folhapossui, de um modo preferido, uma superfície de topo tendo o dessecanteexposto e uma superfície de fundo, disposta próximo à superfície de topo dapróxima folha na pilha. Quando uma folha de topo alcança o final de sua vidaútil, a folha é removida, revelando a próxima folha na pilha, de um modoparticular, as próximas folhas de dessecante. A folha removida é, de um modopreferido, descartada. Nesta modalidade, um agente de identificação, tal queum agente de alteração de cor, pode ser também incorporado em cada folha,para indicar a um usuário que a folha exposta alcançou o térmico de sua vidaútil, por exemplo, porque o dessecante está saturado. Além disso, nestamodalidade, uma camada de barreira pode ser provida entre as folhas e/ousobre a folha de topo, a camada de barreira sendo removível, para expor eativar o dessecante subjacente. A porção de fundo da folha mais fundatambém possui, de modo preferido, um adesivo que pode ser liberado, ou umsimilar, para que a embalagem de dessecante possa ser afixada a umasuperfície interior do congelador.As modalidades precedentes da invenção são modalidadesrepresentativas, e são providas para propósitos ilustrativos. As modalidadesnão têm a intenção de limitar o escopo da invenção. Variações e modificaçõessão evidentes a partir da leitura da descrição precedente e estão incluídasdentro do escopo da invenção. A invenção tem a intenção de ser limitadaapenas pelo escopo das reivindicações apensas.

Claims (22)

1. Congelador resistente o congelamento, caracterizado pelofato de que compreende :uma câmara de congelador tendo um primeiro volume;uma porta, que provê acesso à câmara do congelador;um congelador para resfriar ar no interior da câmara docongelador a partir de uma primeira temperatura no interior da câmara,seguindo-se imediatamente ao fechado da porta em uma segunda temperaturaquiescente durante um período de resfriamento; eum dessecante disposto no interior da câmara do congelador,selecionado para absorver a umidade a partir da câmara do congelador, emuma taxa suficiente para reduzir a umidade relativa no interior da câmara docongelador, a um valor suficientemente baixo, para evitar a formação decongelamento no interior da câmara do congelador em temperaturaquiescente.
2. Congelador resistente o congelamento de acordo com areivindicação 1, caracterizado pelo fato de que o dessecante é selecionadopara manter a umidade relativa no interior da câmara do congelador, natemperatura quiescente, mas abaixo de 100%.
3. Congelador resistente o congelamento de acordo com areivindicação 1, caracterizado pelo fato de que o dessecante é selecionadopara reduzir a umidade relativa no interior do congelador a abaixo de 100%durante o período de tempo que for necessário para que o congelador reduza atemperatura dentro daquela câmara do congelador à temperatura quiescente.
4. Congelador resistente o congelamento de acordo com areivindicação 2, caracterizado pelo fato de que o dessecante é selecionadopara reduzir a umidade relativa dentro do congelador na temperaturaquiescente, a um valor que cause a sublimação do congelamento no interiordo congelador para a área de ocorrência.
5. Congelador resistente o congelamento de acordo com areivindicação 1, caracterizado pelo fato de que o dessecante é selecionadopara possuir uma capacidade de absorção de umidade, suficiente para permitirque a umidade continue a ser absorvida em quantidades suficientes para evitara formação de congelamento durante um período de pelo menos 60 dias.
6. Congelador resistente o congelamento de acordo com areivindicação 1, caracterizado pelo fato de que o dessecante é selecionadopara possuir uma capacidade de absorção de umidade, suficiente para permitirque a umidade continue a ser absorvida em quantidades suficientes para evitara formação de congelamento durante um período de pelo menos 60 dias.
7. Congelador resistente o congelamento de acordo com areivindicação 1, caracterizado pelo fato de que o dessecante é selecionadopara possuir uma capacidade de absorção de umidade, suficiente para permitirque a umidade continue a ser absorvida em quantidades suficientes para evitara formação de congelamento durante um período de pelo menos 90 dias.
8. Congelador resistente o congelamento de acordo com areivindicação 1, caracterizado pelo fato de que o dessecante é selecionadopara possuir uma capacidade de absorção de umidade, suficiente para permitirque a umidade continue a ser absorvida em quantidades suficientes para evitara formação de congelamento durante um período de pelo menos 120 dias.
9. Congelador resistente o congelamento de acordo com areivindicação 1, caracterizado pelo fato de que o dessecante é selecionadopara possuir uma capacidade de absorção de umidade, suficiente para permitirque a umidade continue a ser absorvida em quantidades suficientes para evitara formação de congelamento durante um período de pelo menos 180 dias.
10. Congelador resistente o congelamento de acordo com areivindicação um, caracterizado pelo fato de que o dessecante é selecionadopara absorver entre cerca de 20% e cerca de 47% de seu peso de umidade, emuma umidade relativa de entre cerca de 45 e cerca de 55%, em umatemperatura de entre cerca de - 5°F (- 20,6°C) e mais do que 9o F (-12,8°C).
11. Congelador resistente o congelamento de acordo com areivindicação 10, caracterizado pelo fato de que o dessecante é selecionadopara prover características de absorção durante entre cerca de 60 e 180 dias.
12. Congelador resistente o congelamento de acordo com areivindicação 10, caracterizado pelo fato de que o dessecante compreendesílica gel.
13.Congelador resistente o congelamento de acordo com areivindicação 11, caracterizado pelo fato de que o dessecante compreendeuma embalagem de poliéster não- tecido.
14. Congelador resistente o congelamento de acordo com areivindicação 13, caracterizado pelo fato de que o dessecante compreendeaproximadamente 448 g de sílica gel.
15. Congelador resistente o congelamento de acordo com areivindicação 14, caracterizado pelo fato de que o dessecante é selecionadopara que possua uma capacidade de absorção de pelo menos 125 g deumidade em cerca de 234 dias.
16. Congelador resistente o congelamento de acordo com areivindicação 1, caracterizado pelo fato de que o dessecante é distinguido poruma umidade relativa efetiva de não mais do que 50 %.
17. Congelador resistente o congelamento de acordo com areivindicação 1, caracterizado pelo fato de que o dessecante é distinguido poruma umidade relativa efetiva de mais do que 75%.
18. Congelador resistente o congelamento de acordo com areivindicação 1, caracterizado pelo fato de que o dessecante é distinguido poruma umidade relativa efetiva de mais do que 85%.
19. Método de controle de acúmulo de congelamento em umcongelador tendo uma câmara de congelador e um refrigerador para resfriar oar no interior da câmara do congelador a uma temperatura quiescente,caracterizado pelo fato de que compreende os estágios de :resfriar o ar no interior da câmara do congelador à temperaturaquiescente em uma primeira umidade relativa;admitir ar quente e umidade ao interior da câmara decongelamento; ere-resfriar o ar no interior da câmara de congelamento àtemperatura quiescente, ao mesmo tempo em que é reduzida a umidaderelativa do ar no interior da câmara do congelador.
20. Método de acordo com a reivindicação 19, caracterizadopelo fato de que o estágio de reduzir a umidade relativa do ar no interior dacâmara de congelamento compreende reduzir a umidade relativa a um nívelsuficiente para evitar a formação de congelamento no interior de uma câmarade congelador.
21. Método de acordo com a reivindicação 19, caracterizadopelo fato de que o estágio de reduzir a umidade relativa do ar no interior dacâmara do congelador compreende reduzir a umidade relativa a um nívelsuficiente para promover a sublimação no interior da câmara do congelador.
22. Método de acordo com a reivindicação 19, caracterizadopelo fato de que o estágio de reduzir a umidade relativa do ar no interior dacâmara do congelador compreender dispor um material dessecante no interiorda câmara.
BRPI0710713-7A 2006-04-27 2007-04-27 congelador resistente o congelamento, e, método de controle de acúmulo de congelamento em um congelador BRPI0710713A2 (pt)

Applications Claiming Priority (3)

Application Number Priority Date Filing Date Title
US79563806P 2006-04-27 2006-04-27
US60/795638 2006-04-27
PCT/US2007/067705 WO2007127961A2 (en) 2006-04-27 2007-04-27 Freezer frost abatement device

Publications (1)

Publication Number Publication Date
BRPI0710713A2 true BRPI0710713A2 (pt) 2011-08-16

Family

ID=38656436

Family Applications (1)

Application Number Title Priority Date Filing Date
BRPI0710713-7A BRPI0710713A2 (pt) 2006-04-27 2007-04-27 congelador resistente o congelamento, e, método de controle de acúmulo de congelamento em um congelador

Country Status (6)

Country Link
EP (1) EP2013555A4 (pt)
CN (1) CN101479543A (pt)
BR (1) BRPI0710713A2 (pt)
MX (1) MX2008013817A (pt)
RU (1) RU2426959C2 (pt)
WO (1) WO2007127961A2 (pt)

Families Citing this family (4)

* Cited by examiner, † Cited by third party
Publication number Priority date Publication date Assignee Title
DE202008000765U1 (de) * 2007-12-28 2009-04-30 Liebherr-Hausgeräte Ochsenhausen GmbH Kühl- und/oder Gefriergerät
CN104815632B (zh) * 2015-04-03 2019-05-03 青岛海尔股份有限公司 冰箱用干燥装置的干燥剂恢复方法
CN106091519A (zh) * 2016-05-31 2016-11-09 青岛海尔股份有限公司 冰箱
CN110617672B (zh) * 2019-10-08 2021-04-02 项仁肖 一种智能控湿冰箱

Family Cites Families (11)

* Cited by examiner, † Cited by third party
Publication number Priority date Publication date Assignee Title
US3455119A (en) * 1968-02-16 1969-07-15 Gen Motors Corp Plural compartment high humidity domestic refrigerator
SE7909844L (sv) * 1979-11-29 1981-05-30 Electrolux Ab Sett och anordning for att halla ett frysskap frostfritt
GB2165341A (en) * 1984-08-29 1986-04-09 Christopher Denham Wall Refrigerators
US5203161A (en) * 1990-10-30 1993-04-20 Lehto John M Method and arrangement for cooling air to gas turbine inlet
US5322161A (en) * 1992-11-30 1994-06-21 United States Surgical Corporation Clear package for bioabsorbable articles
US5743942A (en) * 1996-09-19 1998-04-28 United Catalysts Inc. Desiccant container
US6135273A (en) * 1999-03-31 2000-10-24 Cuen; Joseph Anthony Thermal bag
US6351958B1 (en) * 2000-01-12 2002-03-05 Whirlpool Corporation Optic level sensing system for use in a refrigerator
US6558528B1 (en) * 2000-12-20 2003-05-06 Lifescan, Inc. Electrochemical test strip cards that include an integral dessicant
US6588345B1 (en) * 2002-04-18 2003-07-08 United States Sugar Corporation System for improving the flowability of hygroscopic materials from a hopper
EP1845321B1 (en) * 2006-01-30 2017-07-26 Whirlpool Corporation Refrigerator with moisture adsorbing device

Also Published As

Publication number Publication date
WO2007127961A3 (en) 2008-02-14
WO2007127961A2 (en) 2007-11-08
CN101479543A (zh) 2009-07-08
MX2008013817A (es) 2009-01-26
RU2008146736A (ru) 2010-06-10
EP2013555A2 (en) 2009-01-14
RU2426959C2 (ru) 2011-08-20
EP2013555A4 (en) 2013-10-16

Similar Documents

Publication Publication Date Title
US6584797B1 (en) Temperature-controlled shipping container and method for using same
US7797963B2 (en) Refrigerator with moisture adsorbing device
JP4619379B2 (ja) 冷蔵庫
CN203642591U (zh) 冰箱
BRPI0710713A2 (pt) congelador resistente o congelamento, e, método de controle de acúmulo de congelamento em um congelador
JP5787955B2 (ja) 冷蔵庫
JP2006308232A (ja) 冷蔵庫
JP2647735B2 (ja) 庫内のエチレン濃度を制御でき且つ一定湿度を保持できる二重室構造の低温貯蔵庫及び低温貯蔵方法
JP2003148861A (ja) 冷蔵庫
WO2002012089A1 (en) Gel for moisture control and device
JPH0310636A (ja) 床下野菜保存庫
JPH05141850A (ja) 冷凍冷蔵庫
WO2012102234A1 (ja) 保冷容器とその運転方法
JPH08303936A (ja) 冷凍冷蔵庫
JP4178156B2 (ja) 冷凍冷蔵庫
JP2769213B2 (ja) 冷蔵庫
JPH0271078A (ja) 冷蔵庫
JPS62284168A (ja) 冷蔵庫
JP2002028433A (ja) 除湿器
JPH0310620A (ja) 野菜保存庫
JPH01142381A (ja) 低湿度容器付き電気冷蔵庫
JPS6396469A (ja) 湿度調整器とこれを利用した冷蔵庫および冷却貯蔵容器
JPS63207972A (ja) 冷蔵庫
JP2001233386A (ja) 保存容器及び保存方法
JPH05203334A (ja) 高湿室付冷蔵庫

Legal Events

Date Code Title Description
B08F Application dismissed because of non-payment of annual fees [chapter 8.6 patent gazette]

Free format text: REFERENTE A 4A ANUIDADE.

B08H Application fees: decision cancelled [chapter 8.8 patent gazette]

Free format text: REFERENTE AO DESPACHO 8.6 NA RPI 2343 DE 01/12/2015

B08F Application dismissed because of non-payment of annual fees [chapter 8.6 patent gazette]
B08K Patent lapsed as no evidence of payment of the annual fee has been furnished to inpi [chapter 8.11 patent gazette]

Free format text: REFERENTE AO DESPACHO 8.6 PUBLICADO NA RPI 2475 DE 12/06/2018.