BRPI0709117A2 - aprelho agrìcola de aplicação de produtos equipado com um dispositivo antichoque - Google Patents

aprelho agrìcola de aplicação de produtos equipado com um dispositivo antichoque Download PDF

Info

Publication number
BRPI0709117A2
BRPI0709117A2 BRPI0709117-6A BRPI0709117A BRPI0709117A2 BR PI0709117 A2 BRPI0709117 A2 BR PI0709117A2 BR PI0709117 A BRPI0709117 A BR PI0709117A BR PI0709117 A2 BRPI0709117 A2 BR PI0709117A2
Authority
BR
Brazil
Prior art keywords
ramp
agricultural
support
frame
shock device
Prior art date
Application number
BRPI0709117-6A
Other languages
English (en)
Inventor
Carvalho Sergio De
Original Assignee
Kuhn Sa
Priority date (The priority date is an assumption and is not a legal conclusion. Google has not performed a legal analysis and makes no representation as to the accuracy of the date listed.)
Filing date
Publication date
Application filed by Kuhn Sa filed Critical Kuhn Sa
Publication of BRPI0709117A2 publication Critical patent/BRPI0709117A2/pt
Publication of BRPI0709117B1 publication Critical patent/BRPI0709117B1/pt
Publication of BRPI0709117B8 publication Critical patent/BRPI0709117B8/pt

Links

Classifications

    • AHUMAN NECESSITIES
    • A01AGRICULTURE; FORESTRY; ANIMAL HUSBANDRY; HUNTING; TRAPPING; FISHING
    • A01MCATCHING, TRAPPING OR SCARING OF ANIMALS; APPARATUS FOR THE DESTRUCTION OF NOXIOUS ANIMALS OR NOXIOUS PLANTS
    • A01M7/00Special adaptations or arrangements of liquid-spraying apparatus for purposes covered by this subclass
    • A01M7/005Special arrangements or adaptations of the spraying or distributing parts, e.g. adaptations or mounting of the spray booms, mounting of the nozzles, protection shields
    • A01M7/0071Construction of the spray booms
    • A01M7/0075Construction of the spray booms including folding means
    • AHUMAN NECESSITIES
    • A01AGRICULTURE; FORESTRY; ANIMAL HUSBANDRY; HUNTING; TRAPPING; FISHING
    • A01MCATCHING, TRAPPING OR SCARING OF ANIMALS; APPARATUS FOR THE DESTRUCTION OF NOXIOUS ANIMALS OR NOXIOUS PLANTS
    • A01M7/00Special adaptations or arrangements of liquid-spraying apparatus for purposes covered by this subclass
    • A01M7/005Special arrangements or adaptations of the spraying or distributing parts, e.g. adaptations or mounting of the spray booms, mounting of the nozzles, protection shields
    • A01M7/0053Mounting of the spraybooms

Landscapes

  • Life Sciences & Earth Sciences (AREA)
  • Engineering & Computer Science (AREA)
  • Insects & Arthropods (AREA)
  • Pest Control & Pesticides (AREA)
  • Wood Science & Technology (AREA)
  • Zoology (AREA)
  • Environmental Sciences (AREA)
  • Agricultural Machines (AREA)
  • Catching Or Destruction (AREA)
  • Soil Working Implements (AREA)

Abstract

APARELHO AGRìCOLA DE APLICAçãO DE PRODUTOS EQUIPADO COM UM DISPOSITIVO ANTICHOQUE. A presente invenção refere-se a um aparelho agrícola de aplicação de produtos (1) comportando uma estrutura (2) e uma rampa de aplicação de produtos (3) constituída por um segmento central (6) e dois braços laterais (5A, 5B) se estendendo de um lado ao outro do referido segmento central (6). O referido aparelho agrícola é impressionante pelo fato que um dispositivo antichoque (16) é disposto entre a referida estrutura (2) e a referida rampa (3) , a referida rampa (3) é ligada à referida estrutura (2) por meio de um apoio (19) e o referido apoio (19) é ligado a referida estrutura (2) por meio de pelo menos uma articulação (18A,18B) de eixo sensivelmente horizontal e perpendicular a direção de avanço (A).

Description

APARELHO AGRÍCOLA DE APLICAÇÃO DE PRODUTOS EQUIPADO COM UM
DISPOSITIVO ANTICHOQUE
A presente invenção refere-se ao domínio técnico geralda aplicação de produtos e especialmente ao domínio dapulverização de produtos de tratamento.
A invenção refere-se a um aparelho agrícola deaplicação de produtos que comportam uma estrutura e umarampa de aplicação de produtos constituídos por um segmentocentral e dois braços laterais se estendendo de um lado aooutro do referido segmento central.
Na seqüência da descrição a rampa de aplicação deprodutos será chamada simplesmente de rampa e o aparelhoagrícola de aplicação de produtos será intitulado aparelhoagrícola.
É conhecido no estado da técnica um pulverizadormunido com uma estrutura e uma rampa de aplicaçãoconstituída de um segmento central e de dois braçoslaterais se estendendo de um lado ao outro do referidosegmento central. Estes braços laterais são expandidosdurante do trabalho e são dobrados para o alto a fim dereduzir a obstrução das referidas rampas durante otransporte. Ao transporte, cada braço lateral é mantidopelo intermédio de um suporte de manutenção respectivo e ébloqueado pelo intermédio de uma trava respectiva. Paraproteger a posição dos braços laterais, a trava é engatadano suporte de manutenção respectivo, assim a rampa é presaà estrutura.
Durante um deslocamento sobre terrenos acidentadosdurante o trabalho, assim como durante o transporte, opulverizador sofre os choques que são provocados pelapassagem das rodas do trator sobre os relevos e/ou nosburacos. A rampa estando ligada à estrutura sofreigualmente estes choques. De parte esta ligação da rampasobre a estrutura, o impacto sobre a rampa é aumentado e arampa deve satisfazer solicitações importantes. Choquesrepetidos provocam uma fatiga geral que pode provocar aruptura da rampa e dos equipamentos delicados colocadossobre a estrutura do pulverizador. Com a velocidade, aviolência dos choques é ainda aumentada. Por conseguinte, ousuário é obrigado a reduzir consideravelmente suavelocidade de avanço do transporte como o trabalho paraatenuar estes choques e preservar especialmente a rampa.
A presente invenção tem por objetivo propor umdispositivo para um aparelho agrícola de aplicação deprodutos que permitem prevenir este inconveniente do estadoda técnica.
Para esse efeito, uma importante característica dainvenção consiste em que um dispositivo antichoque édisposto entre a referida estrutura e a referida rampa, quea referida rampa está ligada à referida estrutura atravésde um apoio e que o referido apoio é ligado à referidaestrutura através de pelo menos uma articulação de eixosensivelmente horizontal e perpendicular à direção deavanço.
Graças a este dispositivo antichoque, os choquesdevidos à passagem de relevos tanto pelas rodas do tratorno caso de um aparelho agrícola munido ou automotor quepelos quais o aparelho agrícola no caso de um aparelhorebocado pode eficazmente ser absorvido durante do trabalhoassim como durante o transporte. O conjunto do aparelhoagrícola e mais precisamente a rampa são então menossolicitados e por conseguinte, a duração de vida doaparelho bem como da rampa é prolongado. Além disso, ousuário não é mais obrigado a reduzir sua velocidade deavanço durante os deslocamentos sobre estradas ou noscampos.
Outras características e vantagens da invençãopartirão das reivindicações e da descrição que se segue deum exemplo de realização não limitativo da invenção comreferência aos desenhos anexados nos quais:
- a figura 1 representa uma vista geral de um aparelhoagrícola na posição de transporte que comporta umdispositivo antichoque de acordo com a invenção,
a figura 2 é uma vista frontal do dispositivoantichoque da figura 1,
a figura 3 é uma vista lateral do referidodispositivo antichoque da figura 1,
- a figura 4 representa um dispositivo antichoque deacordo com um segundo exemplo de realização.
A figura 1 representa um primeiro exemplo derealização de um aparelho agrícola de aplicação de produtos(1) que comporta uma estrutura (2) e uma rampa de aplicaçãode produtos (3) . A estrutura (2) suporta especialmente arampa (3) e um tanque (4) . A rampa (3) é destinada aespalhar, o mais uniformemente possível, os adubos, osprodutos de tratamento do tipo fitossanitários, ou outrostipos de produtos para espalhar os conteúdos no tanque (4)sobre o solo ou sobre culturas. Para isto, o aparelhoagrícola (1) é deslocado seguindo uma direção e um sentidode avanço indicado pela flecha (A) por intermédio de umtrator. A rampa (1) é mostrada apenas parcialmente sobre asfiguras.
Na seqüência da descrição, as noções "frontal" e"traseira", "para frente" e "para trás" são definidos emrelação ao sentido de avanço (A) e as noções "direita" e"esquerda" são definidas olhando o aparelho agrícola (1) daparte traseira no referido sentido de avanço (A) .
De maneira conhecida, a rampa (3) é constituída pordois braços laterais (5A, 5B) e um segmento central (6) . Umbraço lateral (5A, 5B) é disposto de um lado ao outro dosegmento central (6) . Cada braço lateral (5A, 5B) pode serrealizado em um ou vários segmentos. Estes segmentosestando, de maneira conhecida, ligados respectivamente unsaos outro através de articulações. Só os segmentosintermediários (7A, 7B) são representados sobre as figuras.Cada segmento (7A, 7B) é destinado a levar os meios deaplicação para espalhar os produtos sobre o solo ou sobreas culturas. Os meios de aplicação são, por exemplo, bocaisde pulverização no caso de um pulverizador agrícola. Estesmeios de aplicação não são representados sobre as figuras.De uma maneira geralmente conhecida, a rampa (3) é centradaem relação à estrutura (2) . Os segmentos intermediários(7A, 7B) e os segmentos externos são dispostossensivelmente simetricamente em relação ao plano verticalmediano (8) da estrutura (2) do aparelho de aplicação (1).
Durante os trabalhos de aplicação de produtos, osbraços laterais (5A, 5B) da rampa (3) são estendidos demaneira a cobrir uma larga faixa de terreno: a rampa (3) seestende assim transversalmente à direção de avanço (A) esensivelmente paralelamente ao solo. A rampa (3) é, demaneira conhecida, suspensa à estrutura (2) por intermédiode um dispositivo de suspensão (9) . 0 dispositivo desuspensão (9) tem por função absorver e atenuar osmovimentos do trator para evitar a sua transmissão direta eintegral à rampa (3) , de modo que esta possa ter umcomportamento ótimo no campo. 0 dispositivo de suspensão(9) tem por função suspender a rampa (3) , à estrutura (2)do aparelho agrícola (1) permitindo especialmente umaorientação correta da rampa (3) em função da configuraçãodo terreno sobre o qual evolui o aparelho agrícola (1).
Além disso, a rampa (3) é ligada à estrutura (2) doaparelho de aplicação (1) de maneira ajustável para adaptara altura de aplicação à natureza das plantas a seremtratadas e o seu nível de desenvolvimento. É necessário narealidade, para a melhor eficácia do tratamento, que osmeios de aplicação encontrem-se a uma certa altura emrelação às plantas. Este ajuste na altura se faz de umamaneira conhecida, pelo posicionamento da rampa (3) sobre aestrutura (2) por intermédio de um meio acionador (10). Sob a ação do meio acionador de tal como um guincho manual, ummacaco hidráulico, etc., a rampa (3) desloca-se emtranslação sobre a estrutura (2) por meio de um carro (11).Para esse efeito, a estrutura (2) comporta ,dois trilhos(13) sobre os quais desloca-se o carro (11) que leva arampa (3) . Os dois trilhos (13) são dispostossimetricamente em relação ao plano vertical mediano (8) econstituem uma guia corrediça para o carro (11). Os trilhos(13) se estendem sensivelmente verticalmente e de um ladoao outro do plano vertical mediano (8). A rampa (3) atravésdo referido carro (11) é ligada ao meio acionador (10) porintermédio de um elemento de tração (12) . Assim, a rampa(3) é elevada ou abaixada depois de mantida a uma alturadeterminada em relação ao solo. Face às figuras, o meioacionador (10) é vantajosamente um macaco hidráulico e oelemento de tração (12) é vantajosamente um cabo.
Para o transporte, os braços laterais (5A, 5B)dobrados de maneira conhecida a fim de reduzir a obstruçãoda rampa (3) e especialmente de forma a respeitar o espaçoautorizado para circular sobre a via pública. O segmentoexterno e o(s) segmento(s) intermediário(s) (7A, 7B) decada braço (5A, 5B) da rampa (3) são dobrados para cima,respectivamente desdobrados sensivelmente ã horizontal parao trabalho, por intermédio de pelo menos um acionador e depelo menos um sistema elástico respectivo, ao redor dasarticulações que ligam uns aos outro. Os acionadores são,por exemplo os macacos hidráulicos. Cada acionador seestende entre o segmento central (6) e o segmentointermediário (7A, 7B) adjacente respectivo. 0 segmentoexterno correspondente e, se for caso, o(s) segmento(s)intermediário(s) (7A, 7B) suplementar(es) são, quanto aeles, dobrados, respectivamente desdobrados graças aosistema elástico correspondente.
Quando os dois braços laterais (5A, 5B) são dobradospara o transporte, cada braço lateral (5A, 5B) é mantidopor intermédio de um suporte de manutenção (14A, 14B) e deuma trava (15A, 15B) respectivos. Cada braço lateral (5A,5B) comporta um trava (15A, 15B) respectiva. A estrutura(2) é equipada de um suporte de manutenção (14A, 14B) dolado e do outro do plano vertical mediano (8). O suporte demanutenção (14A, 14B) é configurado de maneira a guiar omovimento do braço lateral (5A, 5B) respectivo durante adobra. Apresenta, para esse efeito, uma forma de U que guiae limita os movimentos para frente e para trás em relação àdireção de avanço (A) de cada braço lateral (5A, 5B)durante a dobra. As travas (15A, 15B) são, de sua parte,destinadas a impedir uma desdobra acidental dos braçoslaterais (5A, 5B) durante o transporte. Quando os braçoslaterais são dobrados para o transporte, a posição de cadabraço lateral (5A, 5B) é travada em relação à estrutura (2)por uma trava (15A, 15B) respectiva. 0 dispositivo debloqueio se faz pelo engate da trava (15A, 15B) no referidosuporte de manutenção (14A, 14B) correspondente. Cada umdos braços laterais (5A, 5B) é equipado de tal trava (15A, 15B).
Para a dobra dos braços laterais (5A, 5B) para chegarà posição de transporte, a rampa (3) é posicionada a umaaltura média sobre os trilhos (13) da estrutura (2) porintermédio do macaco hidráulico (10). Em seguida, ossegmentos intermediários (7A, 7B) e respectivamente ossegmentos externos são dobrados para cima através doacionador e do sistema elástico respectivos. Quando ossegmentos intermediários (7A, 7B) e os segmentos externossão completamente dobrados, a rampa (3) é abaixada por meiodo macaco hidráulico (10) a um nível mais baixo. Duranteesta translação para baixo, as travas (15A, 15B) se engatamno suporte de manutenção (14A, 14B) respectivo e assim osbraços laterais (5A, 5B) são bloqueados sobre a estrutura(2). A rampa (3) é então presa à estrutura (2).
A partir da posição de transporte, para colocar arampa (3) na sua posição de trabalho, as diferentes etapasdescritas acima são realizadas no sentido oposto:destravamento e desdobra dos braços laterais (5A, 5B) efinalmente ajuste da altura de aplicação.
De acordo com uma importante característica dainvenção, o aparelho agrícola (1) comporta um dispositivoantichoque (16) que é disposto entre a referida estrutura(2) e a referida rampa (3), a referida rampa (3) é ligada àreferida estrutura (2) por meio de um apoio (19) e oreferido apoio (19) é ligado à referida estrutura (2) pormeio de pelo menos uma articulação (18A, 18B) de eixosensivelmente horizontal e perpendicular à direção deavanço (A). 0 referido dispositivo antichoque (16) permiteevitar parcialmente pelo menos a transmissão dos choques darampa (3) para a referida estrutura (2) . Assim, os choquesdevido à passagem de relevos tanto pelas rodas do trator nocaso de um aparelho agrícola portado ou automotor que poristo, o aparelho agrícola no caso de um aparelho rebocadopode eficazmente ser absorvido. 0 usuário, portanto não émais obrigado a reduzir sua velocidade de avanço (A)durante os deslocamentos sobre as estradas ou campos. 0conjunto do aparelho agrícola (1) e a rampa (3) são, entãomenos solicitados pelas irregularidades do solo e, porconseguinte a duração de vida da rampa (3) especialmente éprolongada.
o dispositivo antichoque (16) é disposto entre areferida estrutura (2) e o referido apoio (19). A rampa (3)é ligada ao referido apoio (19) por meio de um elemento detração (12) . 0 dispositivo antichoque (16) é destinado aagir entre a estrutura (2) e a rampa (3) . Ele absorve eatenua os choques entre a rampa (3) e a estrutura (2) einversamente. O impacto dos terrenos irregulares ou osobstáculos na rampa (3) é, por conseguinte limitado duranteo transporte quando os braços laterais (5A, 5B) sãodobrados como durante o trabalho, quando os braços laterais(5A, 5B) são estendidos. Durante o trabalho, a rampa (3) éentão suspensa pelo elemento de tração (12) com o apoio(19) . o dispositivo antichoque (16) previsto entre a rampa(3) e a estrutura (2) ou o apoio (19) absorve os choquesverticais quando as rodas do trator encontram obstáculos.
No exemplo de realização representado, o referidoaparelho agrícola (1) é do tipo pulverizador levado por umtrator. Assim, a integralidade do peso do pulverizador, como tanque (4) destinado a conter um líquido de tratamento, élevado pelo trator. De uma maneira conhecida, opulverizador comporta ainda meios de bombeamento (nãorepresentados) do líquido de tratamento contido no referidotanque (4) para enviar sob pressão até aos referidos bocaisde pulverização. O referido líquido de tratamento é assimdepositado em finas gotinhas sobre as plantas ou sobre osolo a tratar. Tais bocais amplamente conhecidos, não foramrepresentados sobre as figuras e não serão mais descritos.
Durante os trajetos da exploração agrícola ao campo oude um campo a outro campo, o pulverizador é conduzido a serdeslocado sobre estradas e caminhos por meio de um trator.Assim, deve respeitar os regulamentos em vigor para acirculação sobre as vias públicas, especialmente no que dizrespeito á sua largura. Para isto, os braços laterais (5A,5B) da rampa (3), dispostos atrás do tanque (4), sãodobrados para cima, como descrito anteriormente. No caso deum pulverizador levado, são as rodas do trator que passamsobre os relevos, nos buracos ou trilhas, etc.... durante otransporte. Estas irregularidades provocam os choquesdevidos a um deslocamento vertical brutal de uma das rodaspara baixo, quando a roda cai em um buraco ou para cimaquando a roda passa sobre um relevo. O dispositivoantichoque (16) é destinado a absorver estes choques paraque não sejam transmitidos à rampa (3). Para esse efeito, odispositivo antichoque (16) comporta pelo menos uma mola(17) de compressão destinado a agir entre a estrutura (2) ea rampa (3). Esta mola (17) se estende essencialmenteverticalmente de maneira a absorver os choques verticais. Amola (17) absorve e restitui a energia devida ao choque, dáum movimento de oscilação com o apoio (19). Esta mola (17)poderia ser substituída por qualquer meio elásticoequivalente.
O apoio (19) estende-se sensivelmente horizontal eperpendicularmente à direção de avanço (A) . Ele estende-sesensivelmente acima os trilhos (13A, 13B) da referidaestrutura (2) . O apoio (19) apresenta vantajosamente umaforma de U disposto ao comprido, cujos pés são ligados àreferida estrutura (2) por meio das articulações (18A,18B). De maneira particularmente vantajosa, o apoio (19)leva os dois suportes de manutenção (14A, 14B) . Um suportede manutenção (14A, 14B) é montado sobre cada pé do apoio(19) na forma de U. Para o transporte, a trava (15A, 15B)permite manter o referido braço lateral (5A, 5B) respectivosobre a referida estrutura (2) por meio do suporte demanutenção (14A, 14B) respectivo.
De acordo com o exemplo de realização representadosobre as figuras, o dispositivo antichoque (16) compreendevantajosamente duas molas (17A, 17B) . Uma mola (17A, 17B)estando disposta de cada lado da plano vertical mediano (8)da estrutura (2) . As molas (17A, 17B) se estendem navizinhança de um suporte de manutenção (14A, 14B)correspondente. As molas (17A, 17B) se estendem,preferivelmente, no plano vertical, perpendicular à direçãode avanço (A) , contendo os suportes de manutenção (14A,14B) correspondentes. A referida mola (17A, 17B) é dispostadiretamente entre a estrutura (2) e o suporte de manutenção(14A, 14B) correspondente.
Face à figura 3, pode-se ver que os suportes demanutenção (14A, 14B) com o apoio (19) são ligados àestrutura (2) por meio das articulações (18A, 18B)respectivas dispostas simetricamente de um lado ao outro doplano vertical mediano (8) da estrutura (2) . Cadaarticulação (18A, 18B) apresenta um eixo sensivelmentehorizontal e perpendicular à direção de avanço (A) . Assim,durante um choque, as molas (17A, 17B) comprimem-se e ossuportes de manutenção (14A, 14B) e o apoio (19) pivotam aoredor da sua articulação (18A, 18B) respectiva. Asarticulações (18A, 18B) são dispostas atrás do dispositivode manutenção (14A, 14B) tendo em conta a direção de avanço(A) . Graças a este dispositivo antichoque (16) , os choquesda rampa (3) sobre a estrutura (2) a nível dos suportes demanutenção (14A, 14B), durante o transporte com os braçoslaterais (5A, 5B) dobrados, são eficazmente e diretamenteabsorvidos pelas molas (17A, 17B) . As travas (15A, 15B) decada braço lateral (5A, 5B) são assim preservadas.
De acordo com um outro exemplo de realizaçãorepresentado sobre a figura 4, o dispositivo antichoque(16) comporta, além disso, pelo menos um amortecedor (20)disposto entre a estrutura (2) e o suporte de manutenção(14A, 14B) . Vantajosamente, o dispositivo antichoque (16)compreende dois amortecedores (20A, 20B) configurados paraagir em paralelo com duas molas (17A, 17B) . Um amortecedor(2 0A, 2 OB) é disposto de cada lado do plano verticalmediano (8) da estrutura (2) . Cada amortecedor (20A, 20B) édestinado a agir entre a estrutura (2) e o apoio (19)levando os suportes de manutenção (14A, 14B) . Osamortecedores (20A, 20B) se estendem sensivelmenteverticalmente e amortecem os movimentos de pivotamento doapoio (19) ao redor da articulação (18A, 18B)correspondente. Cada amortecedor (20A, 20B) é ligado de umaparte a um dos trilhos (13A, 13B) da estrutura (2) e deoutra parte a um pé do apoio (19) . Pela presença destesamortecedores (20A, 20B) , melhora-se o funcionamento dodispositivo antichoque (16) com as molas (17A, 17B) pois,as acelerações verticais imediatamente são absorvidas. Odispositivo antichoque (16) estabiliza-se mais rapidamente,pois o amortecedor (20A, 20B) tem por função travar asoscilações devidas a presença das molas (17A, 17B) . Umamortecedor dissipa a energia e suprime o movimento deoscilação dado para uma mola. O dispositivo antichoque (16)permite isolar os movimentos da rampa (3) no trator.Observa-se face à figura 4, que a mola (17A, 17B) édisposta vantajosamente entre a articulação (18A, 18B)correspondente e o amortecedor (20A, 20B) correspondente.
De acordo com um outro exemplo de realização nãorepresentado, o dispositivo antichoque (16) comporta só umamola (17) disposta sensivelmente no plano vertical mediano(8) da estrutura (2) . A mola (17) pode ser associada a umamortecedor (20).
De acordo com ainda um outro exemplo de realização nãorepresentado, o dispositivo antichoque (16) é colocadosobre a rampa (3) a nível dos braços laterais (5A, 5B).Mais precisamente, as molas (17A, 17B) do dispositivoantichoque (16) são dispostas entre a trava (15A, 15B) e osegmento intermediário (7A, 7B).
A invenção refere-se igualmente a um aparelho agrícolade aplicação de produtos do tipo rebocado ou automotor quecomporta uma rampa de aplicação de produtos (3) conformecom a invenção.
A invenção se aplica mais particularmente aospulverizadores agrícolas, mas pode igualmente ser aplicávelaos espalhadores de adubos ou outros.
É bem evidente que a invenção não é limitada pelo modode realização descrito acima e representada sobre osdesenhos anexos. As modificações continuam a ser possíveis,especialmente no que diz respeito à constituição ou onúmero de diversos elementos ou por substituição deequivalentes técnicos, sem, no entanto, sair do domínio deproteção como é definido pelas reivindicações seguintes.

Claims (9)

1. Aparelho agrícola de aplicação de produtos (1) quecomporta uma estrutura (2) e uma rampa de aplicação deprodutos (3) constituído por um segmento central (6) e doisbraços laterais (5A, 5B) se estendendo de um lado ao outrodo referido segmento central (6), durante o transporte dosreferidos braços laterais (5A, 5B) são dobrados para cimaao redor de uma articulação horizontal respectiva de eixosensivelmente horizontal e paralelo à direção de avanço(A) , cada braço lateral (5A, 5B) apresenta uma trava (15A,15B) que permite manter o referido braço lateral (5A, 5B)respectivo sobre a referida estrutura (2) por meio de umsuporte de manutenção (14A, 14B) respectivo, caracterizadopelo fato de que um dispositivo antichoque (16) é dispostoentre a referida estrutura (2) e a referida rampa (3), quea referida rampa (3) é ligada à referida estrutura (2) pormeio de um apoio (19) e que o referido apoio (19) é ligadoà referida estrutura (2) por meio de pelo menos umaarticulação (18A, 18B) de eixo sensivelmente horizontal eperpendicular à direção de avanço (A).
2. Aparelho agrícola, de acordo com a reivindicação 1,caracterizado pelo fato de que o referido dispositivoantichoque (16) é disposto entre a referida estrutura (2) eo referido apoio (19).
3. Aparelho agrícola, de acordo com a reivindicação 1ou 2, caracterizado pelo fato de que o referido dispositivoantichoque (16) comporta pelo menos uma mola (17A, 17B) seestendendo essencialmente verticalmente.
4. Aparelho agrícola, de acordo com qualquer uma dasreivindicações 1, 2 ou 3, caracterizado pelo fato de que oreferido dispositivo antichoque (16) comporta, além disso,pelo menos um amortecedor (20A, 20B).
5. Aparelho agrícola, de acordo com qualquer uma dasreivindicações 1, 2, 3 ou 4, caracterizado pelo fato de quea referida rampa (3) é ligada ao referida apoio (19) porintermédio de um elemento de tração (12).
6. Aparelho agrícola, de acordo com qualquer uma dasreivindicações 1, 2, 3, 4 ou 5, caracterizado pelo fato deque a referida estrutura (2) apresenta dois suportes demanutenção (14A, 14B) que são montados sobre o referidoapoio (19).
7. Aparelho agrícola, de acordo com qualquer uma dasreivindicações 1, 2, 3, 4, 5 ou 6, caracterizado pelo fatode que o referido dispositivo antichoque (16) compreendeduas molas (17A, 17B) e que uma mola (17A, 17B) é dispostana vizinhança de um suporte de manutenção (14A, 14B).
8. Aparelho agrícola, de acordo com qualquer uma dasreivindicações 1, 2, 3, 4, 5, 6 ou 7, caracterizado pelofato de que o referido dispositivo antichoque (16) émontado sobre a referida rampa (3).
9. Aparelho agrícola de aplicação de produtos (1), deacordo com qualquer uma das reivindicações 1, 2, 3, 4, 5,- 6, 7 ou 8, caracterizado pelo fato de que é do tipo levadoou rebocado por um trator agrícola, ou do tipo automotor.
BRPI0709117A 2006-03-23 2007-03-21 aparelho agrícola de aplicação de produtos equipado com um dispositivo antichoque BRPI0709117B8 (pt)

Applications Claiming Priority (3)

Application Number Priority Date Filing Date Title
FR0650997 2006-03-23
FR0650997A FR2898765B1 (fr) 2006-03-23 2006-03-23 Appareil agricole d'epandage de produits equipe d'un dispositif antichoc
PCT/FR2007/050975 WO2007107676A2 (fr) 2006-03-23 2007-03-21 Appareil agricole d'epandage de produits equipe d'un dispositif antichoc

Publications (3)

Publication Number Publication Date
BRPI0709117A2 true BRPI0709117A2 (pt) 2011-06-28
BRPI0709117B1 BRPI0709117B1 (pt) 2016-03-01
BRPI0709117B8 BRPI0709117B8 (pt) 2016-10-11

Family

ID=37401616

Family Applications (1)

Application Number Title Priority Date Filing Date
BRPI0709117A BRPI0709117B8 (pt) 2006-03-23 2007-03-21 aparelho agrícola de aplicação de produtos equipado com um dispositivo antichoque

Country Status (7)

Country Link
EP (1) EP2001287B1 (pt)
CN (1) CN101404878B (pt)
BR (1) BRPI0709117B8 (pt)
FR (1) FR2898765B1 (pt)
MX (1) MX2008012075A (pt)
PL (1) PL2001287T3 (pt)
WO (1) WO2007107676A2 (pt)

Families Citing this family (2)

* Cited by examiner, † Cited by third party
Publication number Priority date Publication date Assignee Title
CN101637152B (zh) * 2009-09-08 2011-03-09 王艳利 高架跨垄式农用喷雾机
GB201719768D0 (en) * 2017-11-28 2018-01-10 Agco Int Gmbh Tractor-mounted agricultural crop sprayer

Family Cites Families (8)

* Cited by examiner, † Cited by third party
Publication number Priority date Publication date Assignee Title
FR2270774A1 (en) * 1974-05-15 1975-12-12 Berthoud Sa Suspension for agricultural spray boom - has lifting jack pivotal by shock absorbing side jacks
FR2450035A1 (fr) * 1979-02-28 1980-09-26 Mahe Jean Traceur et appareil de traitement en localise pour travaux de grandes largeurs en agriculture
DK159242C (da) * 1983-04-14 1991-02-18 Amazonen Werke Dreyer H Maskine til pneumatisk spredning af isaer kornet materiale
EP0388995B1 (de) * 1986-11-05 1993-05-12 Amazonen-Werke H. Dreyer GmbH & Co. KG Verteilmaschine, insbesondere Grossflächenstreuer
FR2630301B1 (fr) * 1988-04-25 1992-01-17 Evrard Sa Ets Dispositif de suspension pour une rampe de pulverisation agricole
NL9200936A (nl) * 1992-05-27 1993-12-16 Greenland Nieuw Vennep Bv Inrichting voor het verspuiten of sproeien van een vloeistof over het land.
CN2472468Y (zh) * 2001-04-22 2002-01-23 安丰弟 水稻秧床纵向播种机
IES20010637A2 (en) * 2001-07-09 2003-01-08 Richard Murphy An agricultural cutting apparatus

Also Published As

Publication number Publication date
WO2007107676A2 (fr) 2007-09-27
PL2001287T3 (pl) 2013-12-31
CN101404878B (zh) 2011-06-15
FR2898765B1 (fr) 2010-06-04
BRPI0709117B1 (pt) 2016-03-01
WO2007107676A3 (fr) 2007-11-08
CN101404878A (zh) 2009-04-08
MX2008012075A (es) 2008-10-07
WO2007107676B1 (fr) 2007-12-27
EP2001287B1 (fr) 2013-07-17
BRPI0709117B8 (pt) 2016-10-11
FR2898765A1 (fr) 2007-09-28
EP2001287A2 (fr) 2008-12-17

Similar Documents

Publication Publication Date Title
US11780514B2 (en) Track assembly for farm implement
CA2523355C (en) Spray boom suspension lock assembly
BRPI1009560B1 (pt) "conjunto de montagem de braço móvel para uma máquina de aplicação agrícola."
CA2561781C (en) Suspension arrangement for a boom lift assembly of an agricultural sprayer
US8297634B2 (en) Suspension system for an agricultural vehicle
US4372492A (en) Sprayer boom structure
ES2404144T3 (es) Vehículo agrícola
US8534412B2 (en) Multipurpose utility vehicle
ES2752049T3 (es) Soporte de batería de esparcido para pulverizador agrícola
US4379522A (en) Folding spray boom assembly
BR102018005731A2 (pt) sistema de suspensão, aplicador de produto agrícola autopropulsionado e método para controlar a altura de uma armação de um aplicador de produto agrícola autopropulsionado acima de uma superfície de solo
BRPI0709117A2 (pt) aprelho agrìcola de aplicação de produtos equipado com um dispositivo antichoque
BR112019010968A2 (pt) conjunto de suspensão da lança do pulverizador
BRPI0707595B1 (pt) barra de distribuição de produtos e aparelho agrícola de distribuição de produtos
WO2019105652A1 (en) Tractor-mounted agricultural crop sprayer
US3127940A (en) Cultivator assembly
ES2478715B1 (es) Equipo para desbrozado de plantas
CA2834543C (en) Transport trailer with four wheel steering
CA3087459A1 (en) Boom roll linkage
EP0092951A1 (en) Self-propelled crop spraying vehicle
CA2428930C (en) Agricultural machine
RU2220573C1 (ru) Штанга штангового опрыскивателя
EA200400915A2 (ru) Жатка прицепная
BRPI1003406B1 (pt) Aperfeiçoamento em barra central para pulverização e/ou distribuição de produtos

Legal Events

Date Code Title Description
B09A Decision: intention to grant [chapter 9.1 patent gazette]
B16A Patent or certificate of addition of invention granted [chapter 16.1 patent gazette]

Free format text: PRAZO DE VALIDADE: 20 (VINTE) ANOS CONTADOS A PARTIR DE 21/03/2007, OBSERVADAS AS CONDICOES LEGAIS.

B16C Correction of notification of the grant [chapter 16.3 patent gazette]

Free format text: REFERENTE A RPI 2356 DE 01/03/2016, QUANTO AO TITULO DA PATENTE

B21F Lapse acc. art. 78, item iv - on non-payment of the annual fees in time

Free format text: REFERENTE A 15A ANUIDADE.

B24J Lapse because of non-payment of annual fees (definitively: art 78 iv lpi, resolution 113/2013 art. 12)

Free format text: EM VIRTUDE DA EXTINCAO PUBLICADA NA RPI 2662 DE 11-01-2022 E CONSIDERANDO AUSENCIA DE MANIFESTACAO DENTRO DOS PRAZOS LEGAIS, INFORMO QUE CABE SER MANTIDA A EXTINCAO DA PATENTE E SEUS CERTIFICADOS, CONFORME O DISPOSTO NO ARTIGO 12, DA RESOLUCAO 113/2013.