BRPI1003406B1 - Aperfeiçoamento em barra central para pulverização e/ou distribuição de produtos - Google Patents
Aperfeiçoamento em barra central para pulverização e/ou distribuição de produtos Download PDFInfo
- Publication number
- BRPI1003406B1 BRPI1003406B1 BRPI1003406-4A BRPI1003406A BRPI1003406B1 BR PI1003406 B1 BRPI1003406 B1 BR PI1003406B1 BR PI1003406 A BRPI1003406 A BR PI1003406A BR PI1003406 B1 BRPI1003406 B1 BR PI1003406B1
- Authority
- BR
- Brazil
- Prior art keywords
- bars
- central
- frame
- vehicle
- spraying
- Prior art date
Links
Images
Classifications
-
- A—HUMAN NECESSITIES
- A01—AGRICULTURE; FORESTRY; ANIMAL HUSBANDRY; HUNTING; TRAPPING; FISHING
- A01M—CATCHING, TRAPPING OR SCARING OF ANIMALS; APPARATUS FOR THE DESTRUCTION OF NOXIOUS ANIMALS OR NOXIOUS PLANTS
- A01M7/00—Special adaptations or arrangements of liquid-spraying apparatus for purposes covered by this subclass
- A01M7/005—Special arrangements or adaptations of the spraying or distributing parts, e.g. adaptations or mounting of the spray booms, mounting of the nozzles, protection shields
- A01M7/0053—Mounting of the spraybooms
Landscapes
- Life Sciences & Earth Sciences (AREA)
- Engineering & Computer Science (AREA)
- Insects & Arthropods (AREA)
- Pest Control & Pesticides (AREA)
- Wood Science & Technology (AREA)
- Zoology (AREA)
- Environmental Sciences (AREA)
- Catching Or Destruction (AREA)
- Fertilizing (AREA)
- Soil Working Implements (AREA)
- Vibration Prevention Devices (AREA)
Abstract
aperfeiçoamento em barra central para pulverização e/ou distribuição de produtos em que o conjunto da barra (1) é composto por um quadro central (2) que se destina à fixação no chassi do veículo propulsor por meio das travessas do quadro (3) e visa minimizar e suavizar os efeitos das vibrações e trancos que ocorrem durante o trabalho das barras laterais (4), sendo para tanto dotado de um ponto de giro (5) que suaviza os trancos e trepidações longitudinais que ditas barras (4) sofrem durante os deslocamentos no trabalho e nas voltas que o veículo executa.
Description
[001] A presente invenção pertence, de uma maneira geral, ao setor tecnológico de máquinas e implementos agrícolas e se refere, mais especificamente, a uma nova concepção aplicada a uma barra central para pulverização e/ou distribuição de produtos em formulações de pó, líquidos e granulados, que tem a finalidade de suavizar os movimentos horizontais das barras em relação ao veículo propulsor ao transitar sobre as irregularidades do terreno.
[002] Particularmente, nos movimentos bruscos sua função é realizar o movimento horizontal das barras laterais simultaneamente e de modo suave, através de um ponto de giro que tem como objetivo tornar o movimento das barras independente do veículo propulsor.
[003] A presente invenção compreende um conjunto de barra composto por um quadro central, que propicia a fixação no chassi do veículo propulsor e minimiza e suaviza os efeitos das vibrações e trancos que ocorrem durante o trabalho das barras laterais, para tanto, este quadro central fixo no chassi do veículo propulsor possui um ponto de giro, que proporciona um movimento de giro horizontal das barras laterais e suaviza as trepidações longitudinais sofridas pelas barras laterais durante os deslocamentos no trabalho e nas voltas que o veículo executa.
[004] Tal movimento horizontal das barras laterais possui amortecimento manual, mecânico, automático, hidráulico e/ou pneumático.
[005] O estado da técnica deste setor tecnológico é constituído por barras de pulverização para pulverizadores agrícolas e aplicadores de fertilizantes, corretivos agrícolas pós, líquidos ou granulados que apresentam deficiências no amortecimento dos movimentos efetuados pelo veículo propulsor ao transitar sobre as irregularidades do terreno.
[006] Este trânsito gera movimentos bruscos em todas as direções, com diferentes intensidades e diferentes dimensões de deslocamentos, que são transmitidos para todos os componentes mecânicos do implemento, provocando com o tempo o surgimento de trincas e/ou deformações devidos à fadiga nos mesmos.
[007] Nos equipamentos mais antigos os sistemas de quadro de fixação das barras laterais não possuem independência dos movimentos do veículo em relação às barras, transferindo aos sistemas de aplicação impactos elevados que ocasionam o surgimento de trincas nos mecanismos envolvidos.
[008] Em alguns equipamentos posteriores, os sistemas de quadro são independentes dos movimentos do veículo, porém, os cursos nos mecanismos para a absorção dos impactos são de pequena ordem e, apesar de propiciar maior eficiência no amortecimento, ainda não resolvem o problema por completo. Os choques frequentes e repetidos das barras nos fins de curso ocasionam rupturas por fadiga com o decorrer do tempo de uso.
[009] Adicionalmente, estes mecanismos convencionais são sempre posicionados atrás ou à frente do veículo propulsor, ou seja, além do eixo dos rodados. Considerando que, quanto maior o afastamento do ponto intermediário dos eixos do veículo, maiores são as oscilações e maiores são os riscos de danos às barras.
[010] Uma solução para os problemas e deficiências citadas anteriormente é revelado no PI 07 03229-3, que revela um sistema de barras posicionado entre os rodados dianteiro e traseiro do veículo propulsor, preferencialmente em posição central, que através de elementos de amortecimento e estabilização (coxins de borracha, acumuladores, molas e amortecedores hidráulicos) faz com que o efeito das solicitações decorrentes do movimento seja reduzido.
[011] Esta invenção compreende um inédito conjunto de rótulas e/ou cruzetas nos componentes que fazem a união entre as barras laterais e o quadro central, a fim de possibilitar os movimentos das barras laterais sem perda de alinhamento horizontal e vertical, quando os movimentos do sistema ocorrem simultaneamente, mantendo a aplicação uniforme dos produtos sobre o alvo. O quadro central é projetado para possibilitar a independência dos movimentos das barras laterais em relação aos movimentos do veículo propulsor, por meio da ação de um conjunto pantográfico horizontal que une as barras laterais nas suas bases inferiores, permitindo rotacionar de forma vertical, simultânea e inversa as ditas barras, criando um estado de equilíbrio entre as mesmas. A barra central pode ter qualquer um de seus braços laterais rotacionado de forma independente, através de atuadores hidráulicos na direção vertical, ocorrendo a participação também do pantógrafo horizontal, que gera equilíbrio entre as barras laterais, atuando com sistema de contrapeso. Para a absorção de impactos, tanto na frenagem como nas arrancadas e mudanças de direção, a barra central possui um conjunto de tirantes articulados com rótulas e cruzetas, coxins e suportes, que mantém uma posição específica para as barras laterais, porém deixa total liberdade para absorver as oscilações horizontais provocadas pelo veículo propulsor.
[012] Este equipamento, porém, contempla apenas o movimento de giro vertical, podendo ainda ser aperfeiçoado e ter sua eficiência aumentada ainda mais.
[013] No sentido de atender a legislação vigente, no respeitante à apresentação de documentos patentários pertencentes ao estado da técnica pertinente, que podem ser de valia à compreensão da matéria, são citados os documentos EP 0223170 A1, US 5222614 A, EP 0572091 A1, EP 1407664 A1, EP 1525795 A1, EP 2064948 A2 e FR 2758434 A1.
[014] O documento EP 0223170 A1, de Dreyer, publicado em 27/05/1987, revela um distribuidor pneumático de fertilizante granular, fixado em um trator, sendo provida de um reservatório central e um coleto, sendo que o reservatório, dispõe-se transversal mente na direção de deslocamento do implemento, sendo que a largura do reservatório supera lateralmente a largura do trator, sendo provido de elementos de fixação no trator, sendo que a máquina em relação aos elementos de fixação em torno de um eixo vertical está suspenso no balanço.
[015] O documento US 5222614 A, de Baliu, publicado em 29/06/1993, revela uma máquina para tratamento de solo ou vegetação, compreendendo um veículo transportador equipado com uma estrutura de suporte estacionária, sendo provido de uma lança m.o. p.r. .... o ......... ppp.,— .. POP . p.pp.n.pp.ppp.n,. . «ppp. «. ,P «P « UIPP ......... PPLCPd. .. .. . ..npp . a estrutura de suporte estacionaria e compreendendo meios de compensação capazes de compensar movimentos angulares rápidos do veículo em torno de um eixo longitudinal que é paralelo à referida direção de deslocamento, a fim de trazer a lança de volta para uma posição média e fixa-la em posição média; a suspensão compreende uma estrutura de suporte móvel colocada entre os referidos meios de compensação e a estrutura de suporte estacionária, sendo esta estrutura de suporte móvel conectado à estrutura de suporte estacionária através de meios que permitem o movimento de rotação em torno de um eixo transversal e do centro de gravidade do conjunto constituído pela estrutura de suporte móvel, os meios de compensação e a lança estão localizados, do referido eixo transversal.
[016] O documento EP 0572091 A1, de Beijaard, publicado em 01/12/1993, revela um pulverizador de herbicidas, substâncias reguladoras do crescimento e/ou desinfetantes, etc., que compreende uma lança com bicos de pulverização, dispostos transversal mente a direção de deslocamento, sendo que esta lança é suspensa para girar no centro ou perto dele em uma estrutura de suporte móvel, em que o ponto de suspensão é um pivô universal que está situado próximo ao centro de gravidade da lança, em que pelo menos um par de membros de retorno dispostos em ambos os lados e a uma distância igual do ponto de suspensão, pelo que a estabilização da lança é otimizada apesar das rotações da estrutura de suporte móvel.
[017] O documento EP 1407664 A1, de Oberheide, publicado em 14/04/2004, revela a montagem da barra de pulverização de um sistema de pulverização, que compreende uma estrutura suporte na qual a barra é montada por pivôs, todos os quais permitem que ela gire em torno de um eixo paralelo à direção de deslocamento e em torno de um segundo eixo vertical, sendo que juntas adicionais permitem que a estrutura deslize para dentro e contra a direção do deslocamento em relação à barra.
[018] O documento EP 1525795 A1, de Oberheide, publicado em 27/04/2005, revela uma máquina de distribuição agrícola com uma estrutura, reservatório e articulação de distribuição, que se estende transversalmente a direção de deslocamento do implemento, quando na posição de trabalho, e dobrada quando na posição de transporte, ocupando uma altura ajustável e disposta na parte central da estrutura e, deste modo, disposta em ambos os lados por meio de juntas e braços laterais dobráveis, entre o subquadro central e cada braço lateral, cada um de preferência projetado com um atuador do cilindro hidráulico para dobrar e desdobrar os braços laterais, que estão dispostos na estrutura da parte central com uma junta esférica.
[019] O documento EP 2064948 A2, de Theeuwen et al., publicado em 03/06/2009, revela um engate de pulverização para um pulverizador agrícola que compreende um suporte e uma armação central fixada pivotável com o suporte, a armação central sendo pivotável em ambos os lados em relação ao suporte a partir de uma posição neutra em torno de um eixo de oscilação alinhado substancialmente vertical, e pelo menos um cilindro hidráulico é conectado de modo articulado ao suporte e a armação central; para amortecimento do engate de pulverização durante os movimentos de oscilação está previsto que pelo menos o primeiro cilindro hidráulico tenha uma primeira e uma segunda câmaras hidráulicas; uma primeira linha hidráulica é provida, a qual descarrega dentro da primeira câmara hidráulica e uma segunda linha hidráulica é provida, a qual descarrega dentro da segunda câmara hidráulica; sendo que meios são providos, através dos quais um fluxo hidráulico a partir das câmaras hidráulicas é estrangulado, enquanto que um fluxo hidráulico para dentro das câmaras hidráulicas, tem lugar em uma maneira substancialmente não estrangulada.
[020] Os documentos citados, no respeitante aos objetivos a serem atingidos pela presente invenção, não são considerados de particular relevância, tendo sido citados apenas como documentos que definem o estado geral da técnica.
[021] O documento FR 2758434 A1, de Jensen et al., publicado em 24/07/1998, revela um dispositivo de suspensão para uma barra de pulverização agrícola equipado com um veículo que compreende uma estrutura vertical e uma barra de pulverização em que um elemento central é integrado ao chassi e está montado de modo articulado em relação ao mesmo, incluindo uma barra transversal fixada ao chassi por um eixo horizontal de articulação; dois meios de amortecimento sendo cada um deles montado entre a estrutura e a extremidade livre do braço distribuidor; uma haste horizontal solidária com o elemento central da barra de pulverização, sendo capaz de acompanhar os deslocamentos angulares deste último em relação a um eixo vertical; e um braço de ligação entre o espalhador e a haste horizontal que tem uma primeira extremidade fixa no espalhador e uma segunda extremidade fixada à haste horizontal, por um sistema do tipo esfera, a direção geral o braço de ligação que passa através do eixo horizontal de articulação tirante.
[022] Este termo francês, no respeitante aos objetivos a serem atingidos pela presente invenção, tem a função de prover amortecimento das oscilações laterais no sentido horizontal das lanças ou braços de distribuição de fertilizantes, segundo um eixo de giro vertical e amortecimento das oscilações verticais, segundo um eixo de giro horizontal.
[023] Contudo, a estrutura do dispositivo de suspensão francês apresenta uma estrutura extremamente complexa, com inúmeros componentes, o que torna onerosa sua implantação num implemento agrícola desta natureza.
[024] A presente invenção se refere a um aperfeiçoamento em barra central para pulverização e/ou distribuição de produtos em formulações de pó, líquidos e granulados, em que o quadro central de fixação ao veículo propulsor é provido de uma articulação, que atua como ponto de giro para as barras laterais e pelo movimento de giro horizontal suaviza os trancos e trepidações longitudinais sofridos por ditas barras laterais durante o deslocamento do equipamento ao longo do terreno, obtendo ainda maior eficiência na minimização e suavização dos efeitos das vibrações nos componentes mecânicos do implemento agrícola.
[025] Em relação aos dispositivos anteriores, a grande vantagem da invenção está em suavizar os movimentos horizontais das barras em relação ao veículo propulsor ao transitar sobre as irregularidades do terreno e nos movimentos bruscos, sua função é fazer o movimento horizontal das barras laterais ao mesmo tempo e suavemente, este objetivo será atingido por meio de amortecimento manual, mecânico, automático, hidráulico e/ou pneumático.
[026] A fim de que a presente invenção seja plenamente compreendida e levada à prática por qualquer técnico deste setor tecnológico, a mesma será explicada de forma clara, concisa e suficiente para permitir sua reprodução, tendo como base os desenhos anexos abaixo listados, que a ilustram e subsidiam:
[027] FIGURA 01 um desenho em perspectiva de um conjunto da barra completo, no caso um equipamento de pulverização;
[028] FIGURA 02 um desenho em perspectiva da parte central do conjunto da barra;
[029] FIGURA 03 um desenho em perspectiva do quadro central, com detalhamento em vista ampliada, em que é representado o sentido de movimento do conjunto em relação ao ponto de giro;
[030] FIGURA 04 um desenho em vista frontal do conjunto da barra, mostrando o posicionamento no quadro central.
[031] A presente invenção se refere a um aperfeiçoamento em barra central para pulverização e/ou distribuição de produtos em que o conjunto da barra (1) é composto por um quadro central (2) que se destina à fixação no chassi do veículo propulsor (não representado) por meio das travessas do quadro (3) e visa minimizar e suavizar os efeitos das vibrações e trancos que ocorrem durante o trabalho das barras laterais (4), sendo para tanto dotado de um ponto de giro (5) que suaviza os trancos e trepidações longitudinais que ditas barras (4) sofrem durante os deslocamentos no trabalho e nas voltas que o veículo executa.
[032] Na concretização preferencial da invenção, o ponto de giro (5) associa suportes (6) fixos ao quadro central (2) e as travessas do quadro (3) de fixação do veículo propulsor. O movimento horizontal das barras laterais (4) fica livre, para que as mesmas rotacionem em torno do ponto de giro (5), onde o mesmo pode ser provido de amortecimento manual, mecânico, automático, hidráulico e/ou pneumático.
[033] Assim sendo, tem-se que o aperfeiçoamento em barra central para pulverização e/ou distribuição de produtos, compreende um conjunto de barras pulverizadoras (1) composto por um quadro central (2) no qual são estruturadas as barras laterais pulverizadoras (4) e que se destina à fixação do conjunto (1) no chassi do veículo propulsor, sendo caracterizado por introduzir um ponto de giro vertical (5) ancorado em suportes (6) fixos ao quadro central (2), sendo que neste ponto de giro (5) é instalada a travessa (3) de fixação ao chassi do veículo propulsor, viabilizando movimentos oscilatórios horizontais deste quadro (2) e das barras (4) nele ancoradas, no entorno deste ponto de giro (5), os quais serão amortecidos mecânica, hidráulica e/ou pneumaticamente.
[034] Tratou-se no presente relatório descritivo de uma invenção com efeito técnico peculiar e original, dotada de aplicação industrial e atividade inventiva, sendo revestida de todos os requisitos para receber a concessão do privilégio pleiteado.
Claims (1)
- 01. APERFEIÇOAMENTO EM BARRA CENTRAL PARA PULVERIZAÇÃO E/OU DISTRIBUIÇÃO DE PRODUTOS, compreendendo um conjunto de barras pulverizadoras (1) composto por um quadro central (2) no qual são estruturadas as barras laterais pulverizadoras (4) e que se destina à fixação do conjunto (1) no chassi do veículo propulsor, caracterizado por introduzir um ponto de giro vertical (5) ancorado em suportes (6) fixos ao quadro central (2), sendo que neste ponto de giro (5) é instalada a travessa (3) de fixação ao chassi do veículo propulsor, viabilizando movimentos oscilatórios horizontais deste quadro (2) e das barras (4) nele ancoradas, no entorno deste ponto de giro (5), os quais serão amortecidos mecânica, hidráulica e/ou pneumaticamente.
Priority Applications (3)
Application Number | Priority Date | Filing Date | Title |
---|---|---|---|
BRPI1003406-4A BRPI1003406B1 (pt) | 2010-09-01 | 2010-09-01 | Aperfeiçoamento em barra central para pulverização e/ou distribuição de produtos |
ARP110103035A AR083436A1 (es) | 2010-09-01 | 2011-08-19 | Perfeccionamiento en barra central para pulverizacion y/o distribucion de productos |
PCT/BR2011/000310 WO2012027810A1 (pt) | 2010-09-01 | 2011-08-29 | Aperfeiçoamento em barra central para pulverização e/ou distribuição de produtos |
Applications Claiming Priority (1)
Application Number | Priority Date | Filing Date | Title |
---|---|---|---|
BRPI1003406-4A BRPI1003406B1 (pt) | 2010-09-01 | 2010-09-01 | Aperfeiçoamento em barra central para pulverização e/ou distribuição de produtos |
Publications (2)
Publication Number | Publication Date |
---|---|
BRPI1003406A2 BRPI1003406A2 (pt) | 2012-05-29 |
BRPI1003406B1 true BRPI1003406B1 (pt) | 2020-07-14 |
Family
ID=45772026
Family Applications (1)
Application Number | Title | Priority Date | Filing Date |
---|---|---|---|
BRPI1003406-4A BRPI1003406B1 (pt) | 2010-09-01 | 2010-09-01 | Aperfeiçoamento em barra central para pulverização e/ou distribuição de produtos |
Country Status (3)
Country | Link |
---|---|
AR (1) | AR083436A1 (pt) |
BR (1) | BRPI1003406B1 (pt) |
WO (1) | WO2012027810A1 (pt) |
Family Cites Families (7)
Publication number | Priority date | Publication date | Assignee | Title |
---|---|---|---|---|
DE3540226A1 (de) * | 1985-11-13 | 1987-05-14 | Amazonen Werke Dreyer H | Verteilmaschine, insbesondere pneumatikduengerstreuer |
FR2671261B1 (fr) * | 1991-01-04 | 1993-04-02 | Tecnoma | Appareillage de traitement du sol ou de la vegetation, comprenant une rampe pouvant pivoter par rapport a des axes longitudinal et transversal. |
NL9200936A (nl) * | 1992-05-27 | 1993-12-16 | Greenland Nieuw Vennep Bv | Inrichting voor het verspuiten of sproeien van een vloeistof over het land. |
FR2758434B1 (fr) * | 1997-01-17 | 1999-04-09 | Hardi Evrard Sa | Dispositif de suspension pour rampe de pulverisation agricole |
DK1407664T3 (da) * | 2002-09-28 | 2007-03-26 | Amazonen Werke Dreyer H | Påbygningsindretning til spröjtebommen på en markspröjte |
DE10349319A1 (de) * | 2003-10-23 | 2005-05-25 | Amazonen-Werke H. Dreyer Gmbh & Co. Kg | Landwirtschaftliche Verteilmaschine |
DE102007047886A1 (de) * | 2007-11-28 | 2009-06-04 | John Deere Fabriek Horst B.V. | Spritzengestänge |
-
2010
- 2010-09-01 BR BRPI1003406-4A patent/BRPI1003406B1/pt active IP Right Grant
-
2011
- 2011-08-19 AR ARP110103035A patent/AR083436A1/es active IP Right Grant
- 2011-08-29 WO PCT/BR2011/000310 patent/WO2012027810A1/pt active Application Filing
Also Published As
Publication number | Publication date |
---|---|
BRPI1003406A2 (pt) | 2012-05-29 |
AR083436A1 (es) | 2013-02-27 |
WO2012027810A1 (pt) | 2012-03-08 |
Similar Documents
Publication | Publication Date | Title |
---|---|---|
US20220194499A1 (en) | Track assembly for farm implement | |
US6406043B1 (en) | Suspension and steering system for a vehicle | |
US8186449B2 (en) | Agricultural implement walking beam assembly | |
US9945443B2 (en) | Boom mounting assembly for an agricultural application machine | |
EP3595961B1 (en) | Suspension device for tracked vehicles | |
BR112016010883B1 (pt) | pulverizador agrícola | |
WO2010020607A1 (en) | Suspension for an agricultural machine | |
BR112019010968A2 (pt) | conjunto de suspensão da lança do pulverizador | |
WO2019105651A1 (en) | Tractor-mounted agricultural crop sprayer | |
BRPI1003406B1 (pt) | Aperfeiçoamento em barra central para pulverização e/ou distribuição de produtos | |
US6869025B2 (en) | Chassis for an agricultural sprayer | |
WO2019105652A1 (en) | Tractor-mounted agricultural crop sprayer | |
BRPI0707595B1 (pt) | barra de distribuição de produtos e aparelho agrícola de distribuição de produtos | |
US9078388B2 (en) | Semi-mounted reversible plow with rotary amplifier | |
BRPI0703229B1 (pt) | barra central para pulverização e/ou distribuição de produtos em formulações pó, líquidos e granulados | |
GB2102661A (en) | Support for crop spraying boom | |
CN210502869U (zh) | 一种自动调宽减震底盘结构 | |
EP1511371B1 (en) | An agricultural machine | |
CN215380018U (zh) | 一种新型搂草机 | |
EP4140271A1 (de) | Landwirtschaftliche bodenbearbeitungsmaschine mit transportfahrwerk | |
BRPI1105561A2 (pt) | Aperfeiçoamento de barra central para pulverização e/ou distribuição de produtos | |
ES2380291T3 (es) | Máquina agrícola con un carro perfeccionado | |
BR102021003701A2 (pt) | Sistema para acoplar uma estrutura de viga suspensa a uma estrutura fixa, e, estrutura de viga suspensa. | |
BR102016014469B1 (pt) | Aperfeiçoamento em pulverizador tandem articulado pneumático frontal | |
RU2001121825A (ru) | Машина для ухода за растениями, устройство для складирования и раскладывания секций машины, подвеска центральной секции машины к навесному устройству, и узел крепления средства подачи жидкости и узел крепления колес на раме шасси машины |
Legal Events
Date | Code | Title | Description |
---|---|---|---|
B03A | Publication of an application: publication of a patent application or of a certificate of addition of invention | ||
B06F | Objections, documents and/or translations needed after an examination request according art. 34 industrial property law | ||
B09A | Decision: intention to grant | ||
B16A | Patent or certificate of addition of invention granted |
Free format text: PRAZO DE VALIDADE: 20 (VINTE) ANOS CONTADOS A PARTIR DE 01/09/2010, OBSERVADAS AS CONDICOES LEGAIS. |