BRPI0708292B1 - Dispositivo prendedor - Google Patents

Dispositivo prendedor Download PDF

Info

Publication number
BRPI0708292B1
BRPI0708292B1 BRPI0708292-4A BRPI0708292A BRPI0708292B1 BR PI0708292 B1 BRPI0708292 B1 BR PI0708292B1 BR PI0708292 A BRPI0708292 A BR PI0708292A BR PI0708292 B1 BRPI0708292 B1 BR PI0708292B1
Authority
BR
Brazil
Prior art keywords
cover
annular space
receptacle
annular groove
tool
Prior art date
Application number
BRPI0708292-4A
Other languages
English (en)
Inventor
Ralph Peter
Original Assignee
Schunk Gmbh & Co. Kg Spann-Und Greiftechnik
Priority date (The priority date is an assumption and is not a legal conclusion. Google has not performed a legal analysis and makes no representation as to the accuracy of the date listed.)
Filing date
Publication date
Application filed by Schunk Gmbh & Co. Kg Spann-Und Greiftechnik filed Critical Schunk Gmbh & Co. Kg Spann-Und Greiftechnik
Publication of BRPI0708292A2 publication Critical patent/BRPI0708292A2/pt
Publication of BRPI0708292B1 publication Critical patent/BRPI0708292B1/pt

Links

Classifications

    • BPERFORMING OPERATIONS; TRANSPORTING
    • B23MACHINE TOOLS; METAL-WORKING NOT OTHERWISE PROVIDED FOR
    • B23BTURNING; BORING
    • B23B31/00Chucks; Expansion mandrels; Adaptations thereof for remote control
    • B23B31/001Protection against entering of chips or dust
    • BPERFORMING OPERATIONS; TRANSPORTING
    • B23MACHINE TOOLS; METAL-WORKING NOT OTHERWISE PROVIDED FOR
    • B23BTURNING; BORING
    • B23B2226/00Materials of tools or workpieces not comprising a metal
    • B23B2226/33Elastomers, e.g. rubber
    • BPERFORMING OPERATIONS; TRANSPORTING
    • B23MACHINE TOOLS; METAL-WORKING NOT OTHERWISE PROVIDED FOR
    • B23BTURNING; BORING
    • B23B2231/00Details of chucks, toolholder shanks or tool shanks
    • B23B2231/24Cooling or lubrication means
    • BPERFORMING OPERATIONS; TRANSPORTING
    • B23MACHINE TOOLS; METAL-WORKING NOT OTHERWISE PROVIDED FOR
    • B23BTURNING; BORING
    • B23B2250/00Compensating adverse effects during turning, boring or drilling
    • B23B2250/16Damping of vibrations
    • BPERFORMING OPERATIONS; TRANSPORTING
    • B23MACHINE TOOLS; METAL-WORKING NOT OTHERWISE PROVIDED FOR
    • B23BTURNING; BORING
    • B23B2260/00Details of constructional elements
    • B23B2260/126Seals
    • YGENERAL TAGGING OF NEW TECHNOLOGICAL DEVELOPMENTS; GENERAL TAGGING OF CROSS-SECTIONAL TECHNOLOGIES SPANNING OVER SEVERAL SECTIONS OF THE IPC; TECHNICAL SUBJECTS COVERED BY FORMER USPC CROSS-REFERENCE ART COLLECTIONS [XRACs] AND DIGESTS
    • Y10TECHNICAL SUBJECTS COVERED BY FORMER USPC
    • Y10TTECHNICAL SUBJECTS COVERED BY FORMER US CLASSIFICATION
    • Y10T279/00Chucks or sockets
    • Y10T279/17Socket type
    • Y10T279/17615Obliquely guided reciprocating jaws

Landscapes

  • Engineering & Computer Science (AREA)
  • Mechanical Engineering (AREA)
  • Gripping On Spindles (AREA)
  • Pressure Vessels And Lids Thereof (AREA)
  • Gasket Seals (AREA)
  • Spinning Or Twisting Of Yarns (AREA)
  • Tension Adjustment In Filamentary Materials (AREA)
  • Electrical Discharge Machining, Electrochemical Machining, And Combined Machining (AREA)
  • Container, Conveyance, Adherence, Positioning, Of Wafer (AREA)

Abstract

dispositivo prendedor. a presente invenção refere-se a um dispositivo prendedor para ferramentas prendedoras, tendo um receptáculo (2) que é circundado por um espaço anular (3). o espaço anular (3) é aberto para a superfície da extremidade lateral da peça de trabalho (la) do corpo de mandril (1) e para o receptáculo (2), e é fechado por uma coberta (5). configurado na parede interna lateral do receptáculo da coberta (5) está um sulco anular 13 no qual um anel de vedação 12 é disposto; um líquido pode ser enviado ao sulco anular (13) a fim de pressionar para dentro do anel de vedação (12) que é inserido no sulco anular (13) e assim ativamente vedar uma folga formada entre a coberta (5) e uma ferramenta w inserida no receptáculo (2).

Description

Relatório Descritivo da Patente de Invenção para DISPOSITIVO PRENDEDOR.
A presente invenção refere-se a um dispositivo prendedor para prender ferramentas tendo um corpo básico, no qual é configurado um receptáculo central para o eixo de uma ferramenta a ser presa, bem como um espaço anular circundando o receptáculo, o espaço anular sendo aberto para a superfície da extremidade lateral da peça de trabalho do corpo de mandril e para o receptáculo.
Os dispositivos prendedores deste tipo são conhecidos, por exemplo da WO 00/76703 e servem para imobilizar um eixo de ferramenta tal como,por exemplo, uma broca ou um eixo fresagem-cortador, no fuso mestre de trabalho de uma correspondente máquina - ferramenta. Eles são usados em particular para prender pequenas ferramentas.
No contexto dos dispositivos prendedores conhecidos da WO 00/76703, as ferramentas são presas por meio de ajuste embutido. Para este propósito, eles são usualmente feitos de um corpo básico feito de metal, que compreende um receptáculo central para o eixo da ferramenta a ser presa. O diâmetro do receptáculo é dimensionado de modo que seja algo menor que o diâmetro do eixo de ferramenta. Para prender a ferramenta, o corpo básico é aquecido, pelo menos na região do receptáculo, até o último ter termalmente expandido de modo suficiente que o eixo de ferramenta possa ser inserido nele. No resfriamento subseqüente, o receptáculo contraise novamente de modo que o eixo da ferramenta é imobilizado no receptáculo com uma prensagem ou ajuste embutido.
Alternativamente, outros mecanismos podem ser usados. As possibilidades são, por exemplo, os mecanismos prendedores dos mandris prendedores chamados Tribos da Requerente,que são descritos na Patente Alemã DE 198 27 101 C1 e Patente Alemã DE 198 34 739 A1.
Os dispositivos prendedores deste tipo têm provado inteiro êxito no uso prático. Devido a sujeição dura do eixo, todavia, os efeitos de flexão podem ocorrer durante o uso que pode por final causar o rompimento do eixo de carbeto todo da ferramenta. WO 00/76703 propõe, por tal razão, prover um espaço amortecedor em tomo do receptáculo. Esta configuração toma a sujeição do eixo da ferramenta mais macia, com a consequência que os efeitos do eixo propulsor que, como resultado da sujeição dura do eixo pode conduzir ao rompimento da ferramenta, podem ser impedidos ou largamente prevenidos.
O fato que chips etc podem reunir-se nas cavidades amortecedores é, todavia, considerado como desvantajoso. Uma vez que os aumentos de tal chip ocorrem na maneira irregular nas cavidades amortecedores, inevitavelmente resulta em um desequilíbrio, o que é desvantajoso no contexto das velocidades de rotação ocasionalmente muito altas das máquinasferramentas.
Também visto como desvantajoso é o fato que, quando as ferramentas tendo distribuição de refrigerante interno são usadas, em particular com os mecanismos prendedores que operam de acordo com a tecnologia de Tribos da Requerente, o líquido refrigerante pode deslocar-se através das folgas que se formam entre o receptáculo e a ferramenta presa na superfície da extremidade lateral da ferramenta do dispositivo prendedor e ser descarregado.
É, portanto, o objetivo da presente invenção configurar um dispositivo prendedor do tipo acima citado em tal modo que os desequilíbrios sejam substancialmente evitados e uma descarga do líquido refrigerantes seja ainda mais prevenida.
Este objetivo é atingido, de acordo com a presente invenção, em que a extremidade aberta do espaço anular é fechada por uma coberta anular que é inserida no espaço anular a partir da face da extremidade aberta do último e é imobilizada no espaço anular; e que há configurado na parede interna do lado do receptáculo da coberta um sulco anular em que um anel de vedação é disposto, o sulco anular sendo conectado a um conduíte de distribuição de líquido através do qual um líquido pode ser enviado para o sulco anular, a fim de pressionar para dentro o anel de vedação que é inserido no sulco anular e assim vedar ativamente uma folga formada entre a coberta e uma ferramenta inserida no receptáculo.
A invenção é assim baseada na idéia de pelo menos fechar parcialmente o espaço anular e assim contra-atuar a entrada dos chips etc.
A coberta inserida para este propósito no espaço anular adicionalmente compreende o meio de vedação na forma pelo menos de um anel de vedação inserido no sulco anular da coberta, cujo anel pode ser ativamente comprimido em tal modo que se topeje contra a periferia de um eixo de ferramenta inserido no receptáculo e em tal forma que vede a folga anular do lado de receptáculo pelo fato que o sulco anular é atuado por um líquido. Quando a pressão do líquido é reduzida novamente, o anel de vedação é reimpulsionado para sua posição inicial por causa da sua força de retorno elástica. Esta configuração torna possível prevenir de modo eficaz qualquer descarga do refrigerante na superfície da extremidade lateral da ferramenta do dispositivo prendedor durante a operação, especialmente quando as ferramentas com distribuição de refrigerante interna são usadas. As ferramentas podem ser inseridas no receptáculo sem danificar o anel de vedação porque o diâmetro interno do anel de vedação pode ser maior que o diâmetro do eixo da ferramenta.
Em uma concretização da invenção, a provisão pode ser feita em que o sulco anular configurado na parede interna lateral do receptáculo da coberta seja suprido, via o conduíte de distribuição de líquido, com um líquido refrigerante que é enviado ao dispositivo prendedor a fim de resfriar a ferramenta. Esta concretização é particularmente apropriada quando o dispositivo prendedor é projetado para o uso de ferramentas tendo distribuição de refrigerante interna e é correspondentemente equipado com dutos de fornecimento de refrigerante internos.
De acordo com uma concretização da invenção, a provisão é feita em que o conduíte de distribuição de líquido compreende uma porção de conduítes configurada no corpo básico e que se abrem aberturas para a superfície da extremidade lateral do corpo básico da coberta e uma porção de conduítes adjacentes à mesma e configurada na coberta, cuja porção última é aberta para o espaço anular e pode ser concretizada, por exemplo, como um furo cego. Os múltiplos conduítes de distribuição de líquido podem também ser providos a fim de fornecer o líquido ao sulco anular configurado na parede interna do lado do receptáculo da coberta. Neste caso, os conduítes de distribuição de líquido são usualmente dispostos com uma distribuição regular na direção circunferencial da coberta.
De acordo com uma concretização preferida da invenção, a provisão é feita neste contexto em que a coberta é configurada e imobilizada no espaço anular, em tal modo que a tenacidade estática do dispositivo prendedor não seja substancialmente influenciada.
Em uma outra concretização da invenção,a provisão é feita em que a coberta seja concretizada como um elemento amortecedor e de preferência seja suspensa na maneira livremente oscilante no espaço anular. É possível, por exemplo, reter a coberta na maneira livremente oscilante no espaço anular por meio de um anel em O ou múltiplos anéis. Esta concretização da invenção é baseada na idéia de efetuar o amortecimento especificamente na região mais externa do sistema prendedor da ferramenta onde as velocidades de oscilação altíssimas ocorrem durante a operação, especificamente acima da coberta, que é montada no espaço anular em maneira oscilante, isto é, com uma folga e com molejo elástico, de modo que um movimento relativo pode ocorrer entre a coberta e o corpo básico. O dispositivo prendedor de acordo com a presente invenção constitui assim um oscilador de massa múltiplo, cujas propriedades amortecedores podem ser modificadas pelo uso de cobertas diferentemente configuradas, com a conseqüência que o amortecimento pode ser conseguido por uma ampla variedade de freqüências, e a freqüência ressonante do dispositivo prendedor pode assim ser ajustada. O amortecimento pode ser preajustado pela variação da extensão L da coberta (quando visto na direção axial do dispositivo prendedor).
Uma extensão curta L produz menos amortecimento, enquanto uma extensão mais longa L produz amortecimento maior. Ainda, as capacidades de influenciar resultam da densidade de material da coberta. Experiências têm mostrado que bons resultados podem ser conseguidos mesmo com pequenas massas amortecedores. As pequenas massas são importantes para o sistema de rotação, uma vez que as forças de inércia durante a aceleração e desaceleração podem ser mantidas baixas.
Quando os anéis em O são usados para imobilizar a coberta no espaço anular, os sulcos para receber os anéis em O podem ser providos na parede externa da coberta e/ou na parede interna do espaço anular. Em adição é útil prender a tampa no espaço anular por meio das conexões engatadas fricionalmente de modo positivo e/ou friccional, para prevenir quedas.
De acordo com uma concretização preferida, a provisão é feita em que a coberta é presa no espaço anular por um anel de fixação que se engata nos correspondentes sulcos anulares na parede externa da coberta e na parede interna do espaço anular.
Com relação a outras concretizações vantajosas da invenção, a referência é feita às reivindicações dependentes e à descrição que se segue, com referência aos desenhos anexos em que:
a figura 1 é uma vista frontal parcialmente seccionada de uma concretização de um dispositivo prendedor de acordo com a presente invenção;
a figura 2 é uma vista frontal ampliada de uma coberta para fechar o espaço anular do dispositivo prendedor de acordo com a figura 1; e a figura 3 mostra a coberta em seção tomada ao longo da linha A -A na figura 2.
A figura 1 representa uma concretização de um dispositivo prendedor de acordo com a presente invenção para ferramentas prendedoras, que é concretizada aqui como um mandril prendedor, porém pode também, por exemplo, ser integrado diretamente no fuso mestre de trabalho de uma máquina-ferramenta. O mandril prendedor inclui um corpo básico 1 feito de um material dimensionalmente estável tal como, por exemplo, aço, cujo corpo compreende em uma região da extremidade um receptáculo central 2 para o eixo cilíndrico de uma ferramentas W (neste caso uma broca) a ser presa. Na sua outra região da extremidade, um corpo básico 1 compreende, em uma maneira conhecida por si, uma interface 4 para prender no fuso mestre de trabalho de uma máquina-ferramenta.
Provido em um corpo básico 1 encontra-se um espaço anular 3 que circunda a região frontal do receptáculo 2 e fica aberto para a superfície da extremidade lateral da ferramenta 1a do corpo básico e para o receptáculo 2. Uma coberta anular 5 é inserida em um espaço anular 3 e é axialmente imobilizada por um anel de fixação 6 que se engata nos correspondentes sulcos anulares 7, 8 na parede externa da coberta 5 e na parede interna do espaço anular 3. A folga anular formada entre a parede externa da coberta 5 e parede interna do espaço anular 3 é vedada por um anel em O 10 que é retido em um outro sulco anular 11 na parede externa da coberta 5.
Adicionalmente configurada na parede interna da coberta 5 fica um espaço anular 13 no qual é inserido um anel de vedação que é concretizado aqui como anel em O 12. O anel em O 12 possui um diâmetro interno que é algo maior do que o diâmetro do receptáculo 2 e do eixo de ferramenta a ser ajustado. O anel em O pode, todavia, ser elasticamente comprimido pela aplicação de uma pressão hidráulica e desta maneira comprimido contra o eixo de uma ferramenta presa W a fim de vedar a folga formada entre a parede da coberta interna e ferramenta W. O Sulco anular 13 é conectado para este propósito, via três conduítes de distribuição de refrigerante 9 a um conduíte de distribuição de refrigerante central (não representado em detalhes) através do qual o dispositivo prendedor é conectado a uma fonte de refrigerante externa a fim de fornecer o refrigerante ao dispositivo prendedor, quando as ferramentas com distribuição de refrigerante interna são usadas. Como é claramente evidenciado nas figuras, os três conduítes de distribuição de líquido 9 são dispostos em torno do sulco anular 13 com uma distribuição regular, isto é, com um desvio de aproximadamente de 120° um do outro, e estendem-se substancialmente de modo axial através do dispositivo prendedor. Eles, cada qual possui uma porção de conduíte 9a provida na coberta 5, cuja porção é concretizada na forma de um furo cego introduzido na face da extremidade da coberta 5 e intersectando com sulco anular 13 na sua região circunferencial externa; e uma porção de conduíte 9a, adjacente a mesma, que é configurada no corpo básico 1 e abre-se para o conduíte de fornecimento de refrigerante central do dispositivo prendedor.
Quando uma ferramenta W é imobilizada no dispositivo prende7 dor durante a operação e a distribuição do refrigerante ao dispositivo prendedor é ativada, uma pressão forma-se em um sulco anular 13 com a conseqüência que o anel em O 12 é pressionado elasticamente contra o eixo de ferramenta preso e, nesta maneira, a folga anular entre a coberta 5 e ferra5 menta é vedada.
No contexto do dispositivo prendedor descrito, a coberta 5 constitui um elemento amortecedor que pode realizar movimentos relativos com respeito ao corpo básico 1. O dispositivo prendedor 1 de acordo com a presente invenção assim constitui um oscilador de massa cujas propriedades 10 amortecedoras podem ser modificadas pelo uso de diferentes cobertas 5, com as conseqüências que o amortecimento pode ocorrer nas diferentes freqüências e a freqüência ressonante do dispositivo prendedor pode assim ser ajustada . As possibilidades para variação existe em termos da extensão L, densidade e dureza da coberta 5. O amortecimento é efetuado especifi15 camente na região externa do sistema prendedor de ferramenta, em que as velocidades de oscilação altíssimas ocorrem durante a operação.

Claims (10)

1. Dispositivo prendedor para ferramentas prendedoras, tendo um corpo básico (1) no qual são configurados um receptáculo central (2) para o eixo de uma ferramenta W a ser presa, bem como um espaço anular (3) circundando o receptáculo (2), o espaço anular (3) sendo aberto para a superfície da extremidade lateral da peça de trabalho (1a) do corpo de mandril (1) e para o receptáculo (2), caracterizado pelo fato de que um espaço anular (3) é fechado por uma coberta (5) que é inserida no espaço anular (3) da face da extremidade aberta (1a) e é imobilizada no espaço anular (3); e há configurado na parede interna do lado do receptáculo da coberta (5) um sulco anular (13) no qual um anel de vedação (12) é disposto, o sulco anular (13) sendo conectado a um conduíte de distribuição de líquido (9a, 9b) através do qual o líquido pode ser enviado ao sulco anular (13) a fim de pressionar contra o anel de vedação (12) que é inserido no sulco anular (13) e assim vedar ativamente uma folga formada entre a coberta (5) e uma ferramenta (W) inserida no receptáculo (2).
2. Dispositivo prendedor de acordo com a reivindicação 1, caracterizado pelo fato de que o sulco anular (13) configurado na parede interna do lado do receptáculo da coberta (5) é suprido via o conduíte de distribuição de líquido (9a, 9b) com um líquido refrigerante que é enviado ao dispositivo prendedor a fim de resfriar a ferramenta (W).
3. Dispositivo prendedor de acordo com a reivindicação 1 ou 2, caracterizado pelo fato de que o conduíte de distribuição de líquido (9a, 9b) compreende uma porção de conduíte (9b) configurada no corpo básico (1) e que se abre para a superfície da extremidade lateral do corpo básico da coberta (5) e uma porção de conduítes (9a) adjacentes à mesma e configurada na coberta (5).
4. Dispositivo prendedor de acordo com uma das reivindicações precedentes, caracterizado pelo fato de que os múltiplos conduítes de distribuição de líquido (9a, 9b) são providos a fim de fornecer o líquido ao sulco anular (13) configurado na parede interna lateral do receptáculo da coberta
Petição 870180166298, de 21/12/2018, pág. 4/9 (5).
5. Dispositivo prendedor de acordo com a reivindicação 4, caracterizado pelo fato de que os conduítes de distribuição de líquido (9a, 9b) são dispostos com uma distribuição regular na direção circunferencial da coberta (5).
6. Dispositivo prendedor de acordo com a reivindicação 5, caracterizado pelo fato de que a coberta (5) é configurada e imobilizada no espaço anular (3), em tal modo que a tenacidade estática do corpo básico é substancialmente não prejudicada.
7. Dispositivo prendedor de acordo com a reivindicação 5 ou 6, caracterizado pelo fato de que a coberta (5) é concretizada como um elemento amortecedor e é suspensa na maneira livremente oscilante no espaço anular (3).
8. Dispositivo prendedor de acordo com a reivindicação 7, caracterizado pelo fato de que a coberta (5) é retida na maneira livremente oscilante no espaço anular (3) por meio pelo menos de um anel em O (10).
9. Dispositivo prendedor de acordo com a reivindicação 8, caracterizado pelo fato de que um sulco (13) para receber pelo menos um anel em O (10) é provido na parede externa da coberta (5) e/ou na parede do espaço anular (3).
10. Dispositivo prendedor de acordo com uma das reivindicações precedentes, caracterizado pelo fato de que a coberta (5) é presa no espaço anular (3) por um anel de fixação (6).
BRPI0708292-4A 2006-04-13 2007-04-10 Dispositivo prendedor BRPI0708292B1 (pt)

Applications Claiming Priority (3)

Application Number Priority Date Filing Date Title
EP06007873A EP1844886B1 (de) 2006-04-13 2006-04-13 Spanneinrichtung
EP06007873.0 2006-04-13
PCT/EP2007/003173 WO2007118635A1 (de) 2006-04-13 2007-04-10 Spanneinrichtung

Publications (2)

Publication Number Publication Date
BRPI0708292A2 BRPI0708292A2 (pt) 2011-05-24
BRPI0708292B1 true BRPI0708292B1 (pt) 2019-03-26

Family

ID=36869944

Family Applications (1)

Application Number Title Priority Date Filing Date
BRPI0708292-4A BRPI0708292B1 (pt) 2006-04-13 2007-04-10 Dispositivo prendedor

Country Status (10)

Country Link
US (1) US20080277886A1 (pt)
EP (1) EP1844886B1 (pt)
JP (1) JP2009513374A (pt)
KR (1) KR101032267B1 (pt)
CN (1) CN101356032B (pt)
AT (1) ATE439930T1 (pt)
BR (1) BRPI0708292B1 (pt)
DE (1) DE502006004584D1 (pt)
RU (1) RU2008102983A (pt)
WO (1) WO2007118635A1 (pt)

Families Citing this family (10)

* Cited by examiner, † Cited by third party
Publication number Priority date Publication date Assignee Title
IL198377A (en) * 2009-04-26 2013-07-31 Iscar Ltd Holder with rotary locking mechanism
US8549965B2 (en) * 2010-01-14 2013-10-08 Kennametal Inc. Toolholder assembly
US9782835B2 (en) 2010-03-11 2017-10-10 Edison Industrial Innovation, Llc Tool attachment and through spindle coolant systems for use with ultrasonic machining modules
DE102014200582A1 (de) * 2014-01-15 2015-07-16 Helmut Diebold Gmbh & Co. Goldring-Werkzeugfabrik Werkzeugaufnahme mit einem Düsenring
FR3019480B1 (fr) * 2014-04-08 2017-01-13 Snecma Dispositif anti-vibreur pour l'usinage d'arbre
WO2016037046A1 (en) * 2014-09-05 2016-03-10 Edison Welding Institute, Inc. Tool attachment and through spindle coolant systems for use with ultrasonic machining modules
JP6616581B2 (ja) * 2015-03-30 2019-12-04 株式会社アルプスツール クランプ装置
SE540809C2 (en) * 2015-09-23 2018-11-20 Etp Trans Ab Hydraulic clamping device, system including such device and method of interconnecting a hub and a shaft
US10179367B1 (en) * 2018-02-07 2019-01-15 Kun-Chi Lo Damping arbor
RU2694426C1 (ru) * 2018-05-07 2019-07-12 Федеральное государственное унитарное предприятие "Центральный ордена Трудового Красного Знамени научно-исследовательский автомобильный и автомоторный институт "НАМИ" (ФГУП "НАМИ") Двойная фрикционная муфта сцепления с гидравлическим управлением

Family Cites Families (23)

* Cited by examiner, † Cited by third party
Publication number Priority date Publication date Assignee Title
US904692A (en) * 1907-12-28 1908-11-24 Cleveland Pneumatic Tool Co Stone-working tool.
US1009302A (en) * 1909-01-20 1911-11-21 Ingersoll Rand Co Drill-steel chuck for stoneworking-machines.
US964416A (en) * 1909-06-19 1910-07-12 Noah Haydon Drill-chuck.
US2534527A (en) * 1948-05-04 1950-12-19 Herman A Myers Work holder
US2826420A (en) * 1954-01-08 1958-03-11 Karl A Klingler Hydraulic holding means for chucks and the like
US3791660A (en) * 1973-01-09 1974-02-12 Bendix Corp Device for gripping, driving and supplying coolant to a cutting tool having coolant passages therein
US4624184A (en) * 1984-03-27 1986-11-25 Sidney Katz Annular expansible heads for a printing cylinder assembly
CN1012716B (zh) * 1987-01-22 1991-06-05 黄岩机床附件厂 一种复合卡盘
DE3823349A1 (de) * 1988-07-09 1990-01-11 Simon Nann Kg Fabrik Fuer Span Spannfutter fuer werkzeuge mit innerer kuehlmittelzufuhr
CN2057608U (zh) * 1989-03-27 1990-05-30 赵元吉 可调式快速夹紧卡盘
DE4140597C1 (en) * 1991-12-10 1993-05-19 Zollmann Gmbh, 7419 Sonnenbuehl, De Tool chuck with inner coolant feed duct - has tool abutting seal exchangeable from outside in tool surrounding recess in clamping nut
US5286042A (en) * 1993-03-24 1994-02-15 Hydra-Lock Corporation Tool holder with centering adjustment
JPH0717407U (ja) * 1993-08-30 1995-03-28 大昭和精機株式会社 工具チャック用コレット
DE29704245U1 (de) * 1997-03-06 1997-06-26 Rinne Erkki Hydraulische Preßanordnungen
JP3258626B2 (ja) * 1997-07-29 2002-02-18 株式会社エムエスティコーポレーション 工具ホルダ
DE19827101A1 (de) * 1998-06-18 1999-12-23 Artemis Kautschuk Kunststoff Nach dem Moineau-Prinzip arbeitende Maschine für den Einsatz in Tiefbohrungen
DE19834739C1 (de) * 1998-08-01 2000-03-30 Schunk Fritz Gmbh Verfahren zur Herstellung einer lösbaren Verbindung zwischen zwei Bauteilen und Bauteilesystem zur Durchführung des Verfahrens
DE19926209C1 (de) * 1999-06-09 2001-02-08 Schunk Gmbh & Co Kg Spannfutter zum Spannen von Werkzeugen
US20050184472A1 (en) * 2001-02-14 2005-08-25 Huijbers Johannes W. Hydraulically actuated holder
US6601857B1 (en) * 2001-08-21 2003-08-05 Daryl E. Richmond Tool holder clamp seal for fluid cooled tool
CN2520969Y (zh) * 2001-08-26 2002-11-20 李耀群 仪表车床用的液压自动夹紧装置
US7134812B2 (en) * 2002-07-17 2006-11-14 Kevin Beckington Tool coolant application and direction assembly
EP1669147B1 (de) * 2004-12-13 2009-03-25 Schunk GmbH & Co. KG Spann- und Greiftechnik Spanneinrichtung

Also Published As

Publication number Publication date
WO2007118635A8 (de) 2008-03-20
RU2008102983A (ru) 2009-07-27
KR101032267B1 (ko) 2011-05-06
ATE439930T1 (de) 2009-09-15
EP1844886B1 (de) 2009-08-19
KR20080097996A (ko) 2008-11-06
WO2007118635A1 (de) 2007-10-25
CN101356032B (zh) 2010-08-25
US20080277886A1 (en) 2008-11-13
DE502006004584D1 (de) 2009-10-01
JP2009513374A (ja) 2009-04-02
EP1844886A1 (de) 2007-10-17
BRPI0708292A2 (pt) 2011-05-24
CN101356032A (zh) 2009-01-28

Similar Documents

Publication Publication Date Title
BRPI0708292B1 (pt) Dispositivo prendedor
US5904451A (en) Clamping device for machine tools
CN100522426C (zh) 用于减缓振动的减振装置
ES2418984T3 (es) Dispositivo portaherramientas
ES2363867T3 (es) Portaherramientas provisto de un elemento de amortiguación.
ES2761552T3 (es) Portaherramientas
JP4961350B2 (ja) 締付装置
JP4115112B2 (ja) キャップ付きコレット及びコレット用キャップ
JP4951522B2 (ja) 締付装置
WO2011052421A1 (ja) 工具保持体
ES2623930T3 (es) Portaherramientas térmico con ranuras de expansión
JP2007531637A (ja) ひろげチャック装置
ITTO960283A1 (it) Testa portamandrino
ES2925565T3 (es) Dispositivo de husillo principal
BR0115619A (pt) Montagem de cabeça de poço para injeção de um fluido
JP4108828B2 (ja) 切削油供給型工具ホルダ
JP2003501278A (ja) 工具を締め付けるためのチャック
KR102420467B1 (ko) 진동-감쇠된 고속 공구 홀더
JP4608241B2 (ja) 穴加工工具
JPH10128635A (ja) 防振ツールホルダ
BR9900853A (pt) Método de fabricação de câmara de ar contendo vedante e aparelho de vulcanização para a mesma.
US20230035681A1 (en) Shrink-fit chuck with novel damping, method of using the chuck and tool-clamping system
JP2005074558A (ja) 工具ホルダ
JP2007015038A (ja) ダイヤフラム型エアーチャック
KR200171645Y1 (ko) 인서트 드릴

Legal Events

Date Code Title Description
B06A Patent application procedure suspended [chapter 6.1 patent gazette]
B09A Decision: intention to grant [chapter 9.1 patent gazette]
B16A Patent or certificate of addition of invention granted [chapter 16.1 patent gazette]

Free format text: PRAZO DE VALIDADE: 10 (DEZ) ANOS CONTADOS A PARTIR DE 26/03/2019, OBSERVADAS AS CONDICOES LEGAIS. (CO) 10 (DEZ) ANOS CONTADOS A PARTIR DE 26/03/2019, OBSERVADAS AS CONDICOES LEGAIS

B21F Lapse acc. art. 78, item iv - on non-payment of the annual fees in time

Free format text: REFERENTE A 14A ANUIDADE.

B24J Lapse because of non-payment of annual fees (definitively: art 78 iv lpi, resolution 113/2013 art. 12)

Free format text: EM VIRTUDE DA EXTINCAO PUBLICADA NA RPI 2622 DE 06-04-2021 E CONSIDERANDO AUSENCIA DE MANIFESTACAO DENTRO DOS PRAZOS LEGAIS, INFORMO QUE CABE SER MANTIDA A EXTINCAO DA PATENTE E SEUS CERTIFICADOS, CONFORME O DISPOSTO NO ARTIGO 12, DA RESOLUCAO 113/2013.