BRPI0707375A2 - dispositivo de navegação e método para receber e reproduzir amostras de som - Google Patents

dispositivo de navegação e método para receber e reproduzir amostras de som Download PDF

Info

Publication number
BRPI0707375A2
BRPI0707375A2 BRPI0707375-5A BRPI0707375A BRPI0707375A2 BR PI0707375 A2 BRPI0707375 A2 BR PI0707375A2 BR PI0707375 A BRPI0707375 A BR PI0707375A BR PI0707375 A2 BRPI0707375 A2 BR PI0707375A2
Authority
BR
Brazil
Prior art keywords
sample
navigation
navigation device
sound
profile
Prior art date
Application number
BRPI0707375-5A
Other languages
English (en)
Inventor
Pieter Andreas Geelen
Original Assignee
Tomtom Int Bv
Priority date (The priority date is an assumption and is not a legal conclusion. Google has not performed a legal analysis and makes no representation as to the accuracy of the date listed.)
Filing date
Publication date
Application filed by Tomtom Int Bv filed Critical Tomtom Int Bv
Publication of BRPI0707375A2 publication Critical patent/BRPI0707375A2/pt

Links

Classifications

    • GPHYSICS
    • G01MEASURING; TESTING
    • G01CMEASURING DISTANCES, LEVELS OR BEARINGS; SURVEYING; NAVIGATION; GYROSCOPIC INSTRUMENTS; PHOTOGRAMMETRY OR VIDEOGRAMMETRY
    • G01C21/00Navigation; Navigational instruments not provided for in groups G01C1/00 - G01C19/00
    • G01C21/26Navigation; Navigational instruments not provided for in groups G01C1/00 - G01C19/00 specially adapted for navigation in a road network
    • G01C21/34Route searching; Route guidance
    • G01C21/36Input/output arrangements for on-board computers
    • G01C21/3605Destination input or retrieval
    • G01C21/3608Destination input or retrieval using speech input, e.g. using speech recognition
    • GPHYSICS
    • G01MEASURING; TESTING
    • G01CMEASURING DISTANCES, LEVELS OR BEARINGS; SURVEYING; NAVIGATION; GYROSCOPIC INSTRUMENTS; PHOTOGRAMMETRY OR VIDEOGRAMMETRY
    • G01C21/00Navigation; Navigational instruments not provided for in groups G01C1/00 - G01C19/00
    • G01C21/26Navigation; Navigational instruments not provided for in groups G01C1/00 - G01C19/00 specially adapted for navigation in a road network
    • G01C21/34Route searching; Route guidance
    • G01C21/36Input/output arrangements for on-board computers
    • G01C21/3626Details of the output of route guidance instructions
    • G01C21/3629Guidance using speech or audio output, e.g. text-to-speech

Landscapes

  • Engineering & Computer Science (AREA)
  • Radar, Positioning & Navigation (AREA)
  • Remote Sensing (AREA)
  • Automation & Control Theory (AREA)
  • Physics & Mathematics (AREA)
  • General Physics & Mathematics (AREA)
  • Audiology, Speech & Language Pathology (AREA)
  • General Health & Medical Sciences (AREA)
  • Health & Medical Sciences (AREA)
  • Multimedia (AREA)
  • Acoustics & Sound (AREA)
  • Artificial Intelligence (AREA)
  • Human Computer Interaction (AREA)
  • Navigation (AREA)
  • Medicines Containing Antibodies Or Antigens For Use As Internal Diagnostic Agents (AREA)
  • Micro-Organisms Or Cultivation Processes Thereof (AREA)
  • Instructional Devices (AREA)

Abstract

DISPOSITIVO DE NAVEGAçãO E MéTODO PARA RECEBER E REPRODUZIR AMOSTRAS DE SOM. A invenção diz respeito a um dispositivo de navegação (10) compreendendo uma unidade de processamento (11), dispositivo de memória (12, 13, 14, 15) e um alto-falante (29) . O dispositivo de memória (12, 13, 14, 15) compreende uma pluralidade de amostras de som. O dispositivo de navegação (10) é arranjado para reproduzir uma seleção das amostras de som através de alto-falante (29) para fornecer instruções de navegação. O dispositivo de navegação (10) compreende adicionalmente um dispositivo de entrada (24, 25) para receber amostras de som e é arranjado para armazenar as amostras de som recebidas no dispositivo de memória (12, 13, 14, 15) para subseqúente reprodução através de alto-falante (29) para fornecer instruções de navegação.

Description

"DISPOSITIVO DE NAVEGAÇÃO E MÉTODO PARA RECEBER EREPRODUZIR AMOSTRAS DE SOM"
CAMPO TÉCNICO
A presente invenção diz respeito a um dispositivode navegação compreendendo uma unidade de processamento,dispositivo de memória e um alto-falante, o dispositivo dememória compreendendo uma pluralidade de amostras de som, odispositivo de navegação sendo arranjado para reproduzir umaseleção das amostras de som através do alto-falante parafornecer instruções de navegação.
Também, a presente invenção diz respeito a um vei-culo, compreendendo um dispositivo de navegação como este,um método para gravar um conjunto de amostras de som, métodopara fornecer instruções de navegação, um programa de compu-tador e uma portadora de dados.
ESTADO DA TÉCNICA
Dispositivos de navegação de técnica anterior ba-seados em GPS (Sistema de Posicionamento Global) são bem co-nhecidos e são amplamente empregados como sistemas de nave-gação em carro. Um dispositivo de navegação baseado em GPScomo este diz respeito a um dispositivo de computação que emuma conexão funcional com um receptor GPS externo (ou inter-no) é capaz de determinar sua posição global. Além disso, odispositivo de computação é capaz de determinar uma rota en-tre endereços de inicio e de destino, os quais podem serfornecidos como entrada por um usuário do dispositivo decomputação. Tipicamente, o dispositivo de computação é capa-citado pelo software para computar uma rota "melhor" ou "i-deal" entre as localizações de endereço de inicio e de des-tino a partir de uma base de dados de mapa. Uma rota "me-lhor" ou "ideal" é determinada com base em critérios prede-terminados e não necessita necessariamente ser a rota maisrápida ou mais curta.
O dispositivo de navegação tipicamente pode sermontado no painel de instrumentos de um veiculo, mas tambémpode ser formado como parte de um computador de bordo do ve-iculo ou rádio de carro. O dispositivo de navegação tambémpode ser (parte de) um sistema portátil, tal como um PDA.
Por usar informação posicionai derivada do recep-tor GPS, o dispositivo de computação pode determinar em in-tervalos regulares sua posição e pode exibir a posição atualdo veiculo para o usuário. 0 dispositivo de navegação tambémpode compreender dispositivos de memória para armazenar da-dos de mapa e um mostrador para exibir uma parte selecionadados dados de mapa.
Também, ele pode fornecer instruções como navegarna rota determinada por meio de instruções de navegação ouinstruções de direção apropriadas exibidas no mostrador e/ougeradas como sinais audíveis a partir de um alto-falante(por exemplo 'virar à esquerda a 100 m'). Gráficos represen-tando as ações a ser realizadas (por exemplo, uma seta paraa esquerda indicando uma curva para a esquerda à frente) po-dem ser exibidos em uma barra de status e também serem so-brepostos aos cruzamentos/esquinas aplicáveis, etc. no mapapropriamente dito.
É conhecido capacitar sistemas de navegação emcarro para permitir ao motorista, embora dirigindo um carroao longo de uma rota calculada pelo sistema de navegação,iniciar um recálculo de rota. Isto é útil onde o veiculo éconfrontado com trabalho de construção ou congestionamentopesado.
Também é conhecido capacitar um usuário para esco-lher o tipo de algoritmo de cálculo de rota empregado pelodispositivo de navegação, selecionando, por exemplo, a par-tir de um modo 'Normal' e de um modo 'Rápido' (o qual calcu-Ia a rota no menor tempo, mas não explora as muitas rotasalternativas como o modo Normal).
Também é conhecido permitir que uma rota seja cal-culada com critérios definidos por usuário, por exemplo, ousuário pode preferir uma rota pitoresca para ser calculadapelo dispositivo. 0 software de dispositivo (software de na-vegação) calcularia então várias rotas e avaliaria aquelasmais favoráveis que incluíssem ao longo de seus caminhos onúmero mais alto de pontos de interesse (conhecidos comoPOIs) rotulados como sendo, por exemplo, de beleza pitoresca.
É conhecido guiar o usuário por meio de instruçõesde voz. Instruções de voz podem ser frases pré-gravadas como'virar à esquerda' ou podem ser geradas dinamicamente combase em informação de mapa e/ou de rota usando um dispositi-vo de texto para fala. No caso de texto para fala, a instru-ção de voz é criada usando uma base de dados de texto parafala com dados fonéticos. Esta base de dados pode contertambém pequenos fragmentos de voz predefinidos, sons, etc.O objetivo é fornecer um dispositivo de navegaçãocom funcionalidade adicional e prover o usuário com a opçãopara modificar o dispositivo de navegação de acordo com assuas preferências.
DESCRIÇÃO RESUMIDA
De acordo com um aspecto a invenção fornece umdispositivo de navegação compreendendo uma unidade de pro-cessamento, dispositivo de memória e um alto-falante, o dis-positivo de memória compreendendo uma pluralidade de amos-tras de som, o dispositivo de navegação sendo arranjado parareproduzir uma seleção das amostras de som através do alto-falante para fornecer instruções de navegação, CARACTERIZADOem que o dispositivo de navegação compreende adicionalmenteum dispositivo de entrada para receber amostras de som e éarranjado para armazenar as amostras de som recebidas nodispositivo de memória para subseqüente reprodução atravésdo alto-falante para fornecer instruções de navegação. Istofornece a um usuário a opção para modificar o dispositivo denavegação de acordo com as suas preferências.
De acordo com uma modalidade o dispositivo de en-trada compreende um microfone. Isto fornece um modo fácilpara um usuário entrar com novas amostras de som, tal comoamostras de voz, as quais são fáceis para entendimento porum usuário.
De acordo com uma modalidade a seleção de amostrasde som é reproduzida através de alto-falante usando geraçãode voz de texto para fala e em que as instruções de navega-ção são geradas a partir das amostras de som recebidas usan-do geração de voz de texto para fala.
De acordo com uma modalidade nenhuma sentença in-teira necessita ser gravada, mas somente diversos sons, etc.Isto fornece um modo flexível de reproduzir instruções denavegação, permitindo também reproduzir novas instruções denavegação não conhecidas na hora da gravação.
De acordo com uma modalidade o dispositivo de en-trada compreende um dispositivo de entrada/saída, arranjadopara trocar amostras de som com outros dispositivos, taiscomo outros dispositivos de navegação. Isto permite trocaramostras de som entre dispositivos diferentes.
De acordo com uma modalidade a pluralidade de a-mostras de som é organizada em dois ou mais perfis, onde ca-da perfil compreende diversas amostras de som, e cada amos-tra de som tem uma identificação de amostra designada paraela, onde cada identificação de amostra representa uma ins-trução de navegação ou parte de uma instrução de navegação.
De acordo com uma modalidade o dispositivo de na-vegação é arranjado para armazenar uma amostra de som rece-bida do dispositivo de entrada em um perfil no dispositivode memória e designar uma identificação de amostra para aamostra de som.
De acordo com uma modalidade o dispositivo de na-vegação é arranjado para criar um novo perfil e armazenaruma amostra de som recebida do dispositivo de entrada no no-vo perfil no dispositivo de memória e designar uma identifi-cação de amostra para a amostra de som.
De acordo com uma modalidade, o dispositivo de na-vegação sendo arranjado para reproduzir uma seleção das a-mostras de som através do alto-falante para fornecer instru-ções de navegação de um primeiro perfil, e quando uma amos-tra de som da seleção tendo uma identificação de amostra nãoestá disponível em um primeiro perfil, o dispositivo de na-vegação reproduz uma amostra de som similar de um segundoperfil. Isto permite ao dispositivo de navegação usar umperfil que não esteja completo, sem o risco de fornecer ins-truções de navegação incompletas. A amostra de som similarpode ser, por exemplo, uma amostra de som tendo uma mesmaidentificação de amostra.
De acordo com uma modalidade o dispositivo de na-vegação é arranjado para reproduzir uma seleção das amostrasde som através do alto-falante para fornecer instruções denavegação de um primeiro perfil, e quando pelo menos uma a-mostra de som da seleção tendo identificações de amostra nãoestá disponível em um primeiro perfil o dispositivo de nave-gação reproduz todas as amostras de som da seleção de um se-gundo perfil tendo as mesmas identificações de amostra. Istoimpede que instrução de navegação seja falada por duas oumais vozes diferentes. As amostras de som podem ser, por e-xemplo, umas amostras de som tendo identificações de amostrasimilares.
De acordo com uma modalidade o primeiro e o segun-do perfil estão em uma ordem hierárquica um em relação aooutro. Isto torna possível ao dispositivo de navegação comu-tar efetivamente entre perfis.
De acordo com um aspecto a invenção diz respeito aum veiculo compreendendo um dispositivo de navegação de a-cordo com qualquer uma das reivindicações anteriores.
De acordo com um aspecto a invenção diz respeito aum método compreendendo:
- gravar uma amostra de som usando um dispositivode entrada para receber amostras de som;
- armazenar a amostra de som gravada no dispositi-vo de memória para subseqüente reprodução para fornecer ins-truções de navegação.
De acordo com uma modalidade, onde identificaçõesde amostra são designadas para amostras de som, as identifi-cações de amostra representando instruções de navegação ouparte de instruções de navegação, o método compreende antesde gravar a amostra de som usando um dispositivo de entradapara receber amostras de som:
- fornecer um exemplo para uma amostra de som ten-do uma identificação de amostra para um usuário e, durante aarmazenagem da amostra de som gravada,
- designar um código de identificação exclusivopara ela, compreendendo pelo menos a identificação de amostra.
De acordo com uma modalidade, o exemplo é forneci-do por meio de pelo menos um de: exibição, um alto-falante.Este é um modo fácil e direto para fornecer ao usuário umexemplo.
De acordo com um aspecto a invenção diz respeito aum método para fornecer instruções de navegação pela repro-dução de uma seleção de amostras de som de um primeiro per-fil através de um alto-falante, o método compreendendo:
- recuperar amostras de som a partir de dispositi-vo de memória de acordo com a seleção de amostras de som e,se uma ou mais da seleção de amostras de som não estiveremdisponíveis no primeiro perfil,
- recuperar a uma ou mais amostras de som não dis-poníveis no primeiro perfil de um segundo perfil armazenadono dispositivo de memória.
De acordo com uma modalidade, se pelo menos uma daseleção de amostras de som não estiver disponível no primei-ro perfil, o método compreende:
- recuperar todas as amostras de som da seleção dosegundo perfil armazenado no dispositivo de memória.
De acordo com um aspecto, a invenção diz respeitoa um programa de computador, quando carregado em um arranjode computador, arranjado para executar o método de acordocom o exposto anteriormente.
De acordo com um aspecto a invenção diz respeito auma portadora de dados compreendendo um programa de computa-dor de acordo com o exposto anteriormente.
DESCRIÇÃO RESUMIDA DOS DESENHOS
Modalidades da invenção serão agora descritas, so-mente a título de exemplo, com referência aos desenhos es-quemáticos anexos nos quais símbolos de referência corres-pondentes indicam partes correspondentes, e nos quais:
- A figura 1 representa esquematicamente um dia-grama de blocos esquemático de um dispositivo de navegação;
- A figura 2 representa esquematicamente uma vistaesquemática de um dispositivo de navegação;
- A figura 3 representa esquematicamente diferen-tes perfis armazenados nos dispositivos de memória de acordocom a técnica anterior;
-As figuras 4a, 4b e 4c representam esquematica-
mente imagens tal como exibidas por um dispositivo de nave-gação de acordo com uma modalidade;
- A figura 5 representa esquematicamente um fluxo-grama de acordo com uma modalidade;
- As figuras 6a e 6b representam esquematicamente
diferentes perfis armazenados nos dispositivos de memória deacordo com uma modalidade;
- A figura 7 representa esquematicamente um fluxo-grama de acordo com uma modalidade.
DESCRIÇÃO DETALHADA
A figura 1 mostra um diagrama de blocos esquemáti-co de uma modalidade de um dispositivo de navegação 10, com-preendendo uma unidade de processamento 11 para executar o-perações aritméticas. A unidade de processamento 11 é arran-jada para se comunicar com unidades de memória que armazenaminstruções e dados, tais como um disco rígido 12, uma Memó-ria Somente de Leitura (ROM) 13, a Memória Somente de Leitu-ra Programável e Apagável Eletricamente (EEPROM) 14 e umaMemória de Acesso Aleatório (RAM) 15. As unidades de memóriapodem compreender os dados de mapa 22. Estes dados de mapapodem ser dados de mapa bidimensionais (latitude e longitu-de) , mas também podem compreender uma terceira dimensão (al-tura) . Os dados de mapa podem compreender adicionalmente in—formação extra tal como informação a respeito de postos degasolina/gás e pontos de interesse. Os dados de mapa tambémpodem compreender informação a respeito da forma dos edifí-cios e objetos ao longo da estrada.
A unidade de processamento 11 também pode ser ar-ranjada para se comunicar com um ou mais dispositivos de en-trada, tais como um teclado 16 e um mouse 17. 0 teclado 16pode ser, por exemplo, um teclado virtual fornecido em ummostrador 18, sendo uma tela sensível ao toque. A unidade deprocessamento 11 pode ser arranjada adicionalmente para secomunicar com um ou mais dispositivos de saída, tais como ummostrador 18, um alto-falante 29 e uma ou mais unidades deleitura 19 para ler, por exemplo, os discos flexíveis 20 ouos CD ROM's 21. 0 mostrador 18 pode ser um mostrador de com-putador convencional (por exemplo, LCD) ou pode ser um exi-bidor do tipo projeção, tal como tipo mostrador ao nível dosolhos usado para projetar dados de instrumentação sobre umquebra-vento ou pára-brisa de carro. 0 mostrador 18 tambémpode ser um mostrador arranjado para funcionar como uma telasensível ao toque, o que permite ao usuário entrar com ins-truções e/ou informação ao tocar no mostrador 18 com seu dedo.
0 alto-falante 29 pode ser formado como parte dodispositivo de navegação 10. No caso de o dispositivo de na-vegação 10 ser usado como um dispositivo de navegação emcarro, o dispositivo de navegação 10 pode usar alto-falantesdo rádio de carro, o computador de bordo e outros mais. 0dispositivo de navegação 10 pode ser conectado ao alto-falante 29, por exemplo, por meio de uma estação de encaixe,um vinculo com fio ou um vinculo sem fio.
A unidade de processamento 11 pode ser arranjadaadicionalmente para se comunicar com um dispositivo de posi-cionamento 23, tal como um receptor GPS, que forneça infor-mação a respeito da posição do dispositivo de navegação 10.De acordo com esta modalidade, o dispositivo de posiciona-mento 23 é um dispositivo de posicionamento baseado em GPS23. Entretanto, deve ser entendido que o dispositivo de na-vegação 10 pode implementar qualquer tipo de tecnologia desensoreamento de posicionamento e não está limitado ao GPS.Ele pode conseqüentemente ser implementado usando outros ti-pos de GNSS (sistema global de navegação por satélite), talcomo o Sistema Galileo europeu. Igualmente, ele não está Ii-mitado aos sistemas de localização/velocidade baseados emsatélite, mas pode igualmente ser implementado usando orien-tações com base no solo ou qualquer outro tipo de sistemaque capacite o dispositivo para determinar a sua localizaçãogeográfica.
Entretanto, deve ser entendido que pode ser forne-cido mais e/ou outras unidades de memória, dispositivos deentrada e dispositivos de leitura conhecidos para os versa-dos na técnica. Além disso, um ou mais deles podem estar fi-sicamente localizados distantes da unidade de processamento11, se exigido. A unidade de processamento 11 está mostradacomo uma caixa, entretanto, ela pode compreender diversasunidades de processamento funcionando em paralelo ou contro-ladas por um processador principal que pode estar localizadodistante um do outro, como é conhecido para os versados natécnica.
0 dispositivo de navegação 10 está mostrado comoum sistema de computador, mas pode ser qualquer sistema deprocessamento de sinal com tecnologia de software analógicae/ou digital e/ou arranjada para executar as funções discu-tidas aqui. Será entendido que embora o dispositivo de nave-gação 10 esteja mostrado na figura 1 como uma pluralidade decomponentes, o dispositivo de navegação 10 pode ser formadocomo um único dispositivo.
O dispositivo de navegação 10 pode usar softwarede navegação, tal como software de navegação da TomTom B.V.chamado Navigator. 0 software de navegação pode executar emum dispositivo PDA energizado de PC de bolso de tela sensí-vel ao toque (isto é, apontador controlado), tal como o Com-paq iPaq, assim como em dispositivos que tenham um receptorGPS integral 23. 0 sistema PDA e receptor GPS combinado éprojetado para ser usado como um sistema de navegação em ve-ículo. As modalidades também podem ser implementadas emqualquer outro arranjo de dispositivo de navegação 10, talcomo em um com um receptor GPS/computador/mostrador inte-gral, ou um dispositivo projetado para uso não em veículo(por exemplo, para pedestres) ou veículos a não ser carros(por exemplo, avião).
A figura 2 representa um dispositivo de navegaçãotal como descrito anteriormente.
0 software de navegação, durante a execução nodispositivo de navegação 10, faz com que um dispositivo denavegação 10 exiba uma tela de modo de navegação normal nomostrador 18, tal como mostrado na figura 2. Esta vista podefornecer instruções de navegação usando uma combinação detexto, símbolos, orientação por voz e um mapa de deslocamen-to. Os elementos chaves de interface de usuário são o se-guinte: um mapa 3-D ocupa a maior parte da tela. Nota-se queo mapa também pode ser mostrado como um mapa 2-D.
0 mapa mostra a posição do dispositivo de navega-ção 10 e o seu ambiente instantâneo, girado de uma tal ma-neira que a direção na qual o dispositivo de navegação 10está se deslocando é sempre "para cima". Executando atravésda quarta parte inferior da tela pode estar uma barra destatus 2. A localização atual do dispositivo de navegação 10(à medida que o próprio dispositivo de navegação 10 determi-na usando descoberta de localização por GPS convencional) ea sua orientação (tal como deduzida da sua direção de deslo-camento) estão representadas por uma seta de posição 3. Umarota 4 calculada pelo dispositivo (usando algoritmos de cál-culo de rota armazenados nos dispositivos de memória 12, 13,14, 15, tal como aplicado aos dados de mapa armazenados emuma base de dados de mapa nos dispositivos de memória 12,13, 14, 15) está mostrada como caminho escurecido. Na rota4, todas as principais ações (por exemplo, curvas, cruzamen-tos, desvios etc.) são representadas esquematicamente pelaseta 5 se sobrepondo à rota 4. A barra de status 2 tambéminclui no seu lado esquerdo um ícone esquemático represen-tando a próxima ação 6 (aqui, uma curva para a direita) . Abarra de status 2 também mostra a distância até a próximaação (isto é, a curva para a direita - aqui a distância é de190 metros) tal como extraído de uma base de dados da rotatotal calculada pelo dispositivo (isto é, uma lista de todasas estradas e ações relacionadas definindo a rota a ser to-mada). A barra de status 2 também mostra o nome da estradaatual 8, o tempo estimado antes da chegada 9 (aqui 35 minu-tos), o horário de chegada estimado real 29 (4:50 pm) , e adistância até o destino 26 (31,6 km) . A barra de status 2pode mostrar adicionalmente informação extra, tal como in-tensidade de sinal de GPS em um indicador de intensidade desinal estilo telefone móvel.
Tal como descrito anteriormente, o dispositivo denavegação 10 pode usar orientação por voz para guiar um usu-ário ao longo da rota. Portanto, um conjunto de, por exem-pio, 50 amostras de voz pode ser armazenado nos dispositivosde memória 12, 13, 14, 15. Estas amostras de voz podem ser,por exemplo:
1) virar à esquerda,
2) virar à direita,
3) depois de 50 metros,
4) depois de 100 metros,
50) ......
Também, diferentes conjuntos de amostras de vozpodem ser armazenados nos dispositivos de memória 12, 13,14, 15. Um primeiro conjunto pode compreender, por exemplo,amostras de voz de uma voz feminina. Um segundo conjunto po-de compreender, por exemplo, amostras de uma voz masculina.Um terceiro conjunto pode compreender, por exemplo, amostrasde voz de uma celebridade. Diferentes conjuntos de amostrasde voz podem ser indicados com diferentes perfis, por exem-plo, "feminino", "masculino" e "celebridade".
A figura 3 representa como diferentes perfis podemser armazenados nos dispositivos de memória 12, 13, 14, 15,compreendendo dois perfis: feminino e masculino. Cada amos-tra de voz pertence ao perfil feminino ou ao perfil masculi-no. Também, cada amostra de voz tem um número designado paraela, o qual representa o significado da amostra de voz. Porexemplo, todas as amostras de voz tendo identificação de a-mostra 1 designada para elas podem compreender a frase: "vi-rar à esquerda", e todas as amostras de voz tendo identifi^cação de amostra 2 designada para elas podem compreender afrase "virar à direita".
Com base nestes parâmetros, a cada amostra de vozpode ser dado um código de identificação exclusivo: per-fil, número, por exemplo, masculino.2.
Quando uma próxima direção navegacional necessitaser comunicada ao usuário, o dispositivo de navegação 10 éarranjado para recuperar a amostra de voz apropriada ou apluralidade de amostras de voz a partir dos dispositivos dememória 12, 13, 14, 15, com base em um perfil selecionado(por exemplo, masculino) e uma ou mais identificações de a-mostra (por exemplo, 4 e 1) tal como determinado pelo soft-ware de navegação e as reproduzir através do alto-falante29. O dispositivo de navegação 10 é arranjado para reprodu-zir mais de uma amostra de voz sucessivamente, neste exem-pio: masculino.4 e masculino.1. No exemplo dado, isto resul-ta em reproduzir a frase: "depois de 100 metros, virar à es-querda" .
De acordo com uma alternativa, em vez de recuperaramostras de voz do dispositivo de memória 12, 13, 14, 15,técnicas de texto para fala podem ser usadas. No caso detexto para fala, as instruções de navegação que são para serreproduzidas através do alto-falante 29 são criadas usando-se uma base de dados de texto para fala com dados fonéticos.Esta base de dados pode conter dados fonéticos, tais comopequenas amostras de som predefinidas (fragmentos de voz,sons, etc.). Com base no texto de uma determinada instruçãode navegação, essas amostras de som correspondentes são re-cuperadas do dispositivo de memória 12, 13, 14, 15 e a ins-trução de navegação é compilada pela colocação conjuntamentedas amostras de som correspondentes.
Será entendido que o dispositivo de memória 12,13, 14, 15 pode compreender instruções de programação legí-veis e executáveis pela unidade de processamento 11 para e-xecutar operações de texto para fala, tal como conhecido pa-ra os versados na técnica. 0 dispositivo de navegação 10também pode compreender um gerador de fala.
Também, uma combinação das duas possibilidadesmencionadas anteriormente para gerar e reproduzir instruçõesde navegação através do alto-falante 29 pode ser usada, istoé, armazenamento de amostras de voz e uso de técnicas detexto para fala. Assim, parte da instrução de navegação podeser recuperada diretamente da memória, enquanto que outraparte da instrução de navegação é gerada usando técnicas detexto para fala.
Tal como já mencionado anteriormente, o dispositi-vo de navegação pode compreender dispositivos de entradatais como uma tela sensível ao toque, os quais permitem aosusuários chamar um menu de navegação (não mostrado) . A par-tir deste menu, outras funções de navegação podem ser inici-adas ou controladas. Permitir que funções de navegação sejamselecionadas de uma tela de menu, a qual é chamada muitoprontamente (por exemplo, uma etapa distante da exibição demapa para a tela de menu), simplifica de maneira excepcionala interação de usuário e a torna mais rápida e mais fácil. 0menu de navegação inclui a opção para o usuário entrar comum destino.
A estrutura física real do dispositivo de navega-ção 10 propriamente dita pode ser fundamentalmente sem dife-renças em relação a qualquer computador portátil convencio-nal, a não ser o receptor GPS integral 23 ou uma alimentaçãode dados de GPS provenientes de um receptor GPS externo.Conseqüentemente, os dispositivos de memória 12, 13, 14, 15armazenam os algoritmos de cálculo de rota, base de dados demapa e software de interface de usuário; uma unidade de pro-cessamento 12 interpreta e processa entrada de usuário (porexemplo, usando uma tela sensível ao toque para entrada dosendereços de início e de destino e de todas as outras entra-das de controle) e emprega os algoritmos de cálculo de rotapara calcular a rota ideal. ''Ideal' pode se referir a crité-rios tais como menor tempo ou menor distância, ou a algunsoutros fatores relacionados com usuário.
Mais especificamente, o usuário entra com a suaposição de inicio e destino exigido no software de navegaçãoexecutando no dispositivo de navegação 10 usando os disposi-tivos de entrada fornecidos, tais como uma tela sensível aotoque 18, o teclado 16, etc. O usuário então seleciona a ma-neira na qual uma rota de deslocamento é calculada: váriosmodos são oferecidos, tais como um modo 'rápido' que calculaa rota muito rapidamente, mas a rota pode não ser a menor,um modo 'completo' que examina todas as possíveis rotas elocaliza a menor, mas gasta mais tempo para calcular, etc.Outras opções são possíveis, com um usuário definindo umarota que seja pitoresca - por exemplo, que passe pela maio-ria dos POIs (pontos de interesse) marcados como vistas deconsiderável beleza, ou passe pela maioria dos POIs de pos-sível interesse para crianças ou use o menor número de cru-zamentos, etc.
0 dispositivo de navegação 10 pode compreender a-dicionalmente um dispositivo de entrada-saída 25 que permiteao dispositivo de navegação se comunicar com sistemas remo-tos, tais como outros dispositivos de navegação 10, computa-dores pessoais, servidores, etc., através da rede 27. A rede27 pode ser qualquer tipo de rede 27, tal como uma LAN, WAN,Bluetooth, Internet, Intranet e outras mais. A comunicaçãopode ser com fio ou sem fio. Um vínculo de comunicação semfio pode usar, por exemplo, sinais RF (radiofreqüência) euma rede RF.
As estradas propriamente ditas estão descritas nabase de dados de mapa que é parte do software de navegação(ou é acessado por ele de outro modo) executando no disposi-tivo de navegação 10 como linhas - isto é, vetores (por e-xemplo, ponto de partida, ponto final, direção para uma es-trada, com uma estrada total sendo elaborada de muitas cen-tenas de tais seções, cada uma definida exclusivamente pelosparâmetros de ponto de partida/ponto final direção). Um mapaé então um conjunto de tais vetores de estrada, mais pontosde interesse (POIs), mais nomes de estrada, mais outros re-cursos geográficos como contornos de parque, contornos derio, etc., todos os quais são definidos em termos de veto-res. Todos os recursos de mapa (por exemplo, vetores de es-trada, POIs etc.) são definidos em um sistema de coordenadasque corresponde ou se relaciona ao sistema de coordenadasGPS, capacitando uma posição do dispositivo tal como deter-minada por meio de um sistema GPS para ser localizada sobrea estrada relevante mostrada em um mapa.
0 cálculo de rota usa algoritmos complexos que sãoparte do software de navegação. Os algoritmos são aplicadospara alcançar uma grande quantidade de potenciais rotas di-ferentes. 0 software de navegação as avalia então contra oscritérios definidos por usuário (ou padrões de dispositivo) ,tais como uma varredura de modo completo, com rota pitores-ca, passar por museus e nenhuma câmera de velocidade. A rotaque melhor satisfaz aos critérios definidos é então calcula-da pela unidade de processamento 11 e então armazenada emuma base de dados nos dispositivos de memória 12, 13, 14, 15como uma seqüência de vetores, nomes de estrada e ações aser feitas em pontos finais de vetor (por exemplo, corres-pondentes às distâncias predeterminadas ao longo de cada es-trada da rota, tal como depois de 100 metros virar à esquer-da na avenida x).
De acordo com uma modalidade o dispositivo de na-vegação 10 compreende adicionalmente um microfone 24, talcomo está representado esquematicamente na figura 1. 0 mi-crofone 24 pode ser arranjado para registrar som (ondas a-cústicas), por exemplo, uma voz de um usuário, e transferiro som registrado na forma de um sinal sonoro elétrico. O mi-crofone produz este sinal sonoro elétrico na forma de um si-nal sonoro elétrico analógico ou digital. Este sinal sonoroelétrico pode ser processado pela unidade de processamento11 e armazenado nos dispositivos de memória 12, 13, 14, 15.
O microfone 24 pode transformar diretamente o somregistrado em um sinal sonoro elétrico digital. Entretanto,no caso de o microfone 24 produzir um sinal sonoro elétricoanalógico, o dispositivo de navegação 10 pode ser arranjadopara transformar o sinal sonoro elétrico analógico em um si-nal sonoro elétrico digital.
Será entendido que o microfone 24 pode ser formadocomo uma parte do dispositivo de navegação 10, mas tambémpode ser um microfone externo 24 que pode ser conectado aodispositivo de navegação 10 por meio de uma conexão apropri-ada (cabo, plugue e soquete). O dispositivo de navegação 10também pode ser conectado ao microfone por meio de uma esta-ção de encaixe.
O microfone 24 e o alto-falante 29 também podemser formados como um único dispositivo que pode funcionarcomo um microfone e alto-falante, tal como será entendidopelos versados na técnica. 0 microfone 24 e o alto-falante29 também podem ser um microfone 24 e o alto-falante 29 deum telefone, o telefone sendo arranjado para ser conectadoao dispositivo de navegação por meio de um vinculo com fioou sem fio (Bluetooth).
De acordo com uma modalidade, o dispositivo de na-vegação 10 é arranjado para gravar um novo conjunto de amos-tras de voz usando o microfone 24 para subseqüente reprodu-ção através do alto-falante 29 para fornecer instruções denavegação. A fim de fazer isto, o dispositivo de navegação10 pode ser arranjado para fornecer ao usuário uma opção pa-ra gravar um novo conjunto de amostras de voz usando o mi-crofone 24, por exemplo, pela exibição de um icone de "Gra-var sua própria voz" no mostrador 18. Quando um usuário se-leciona esta opção, o usuário é guiado através de um proces-so interativo que o capacita para acrescentar um novo con-junto de amostras de voz. 0 usuário pode dar instruções aodispositivo de navegação 10 por meio de um dos dispositivosde entrada, tais como um teclado 16 e um mouse 17. 0 teclado16 pode ser, por exemplo, um teclado virtual fornecido em ummostrador 18, sendo uma tela sensível ao toque. No caso de omostrador ser uma tela sensível ao toque o dispositivo denavegação 10 pode mostrar teclas virtuais na tela e o usuá-rio pode selecionar ao pressionar o mostrador 18 na posiçãoapropriada.
0 processo interativo resulta em um novo conjuntoautogravado de amostras de voz que pode ser usado pelo dis-positivo de navegação 10 para fornecer instruções de navega-ção e para usar orientação por voz para guiar um usuário aolongo da rota.
Depois de o usuário ter selecionado a opção paragravar um novo conjunto de amostras de voz, o dispositivo denavegação 10 pode guiar o usuário através de um programa ouprocesso interativo. Como uma primeira tela, o dispositivode navegação 10 pode exibir por meio do mostrador 18 e/oureproduzir através do alto-falante 29 a seguinte mensagem deintrodução:
"Você está indo gravar suas amostras de voz.
Existem cerca de 50 amostras de palavra a ser gra-vadas.
O processo normalmente leva cerca de 15 minutos.
Recomendamos que você vá para um local silenciosoa fim de fazer gravações 'limpas'.
Favor notar: não é necessário gravar cada amostrade voz. Amostras de voz que você não gravou serão expressa-das (quando exigido) por uma de uma amostra de voz já exis-tente".
O dispositivo de navegação 10 fornece adicional-mente ao usuário a opção para parar ou continuar com o pro-cesso interativo para gravar um novo conjunto de amostras .devoz.
De acordo com uma modalidade, o dispositivo de na-vegação 10 pode pedir ao usuário para entrar com um nome deperfil para o novo conjunto de amostras de voz que é paraser gravado. 0 usuário pode entrar com um nome de perfil co-mo este usando o teclado 16 ou selecionar um nome de perfilde uma lista de nomes de perfil que o dispositivo de navega-ção 10 tem armazenado nos dispositivos de memória 12, 13,14, 15.
De acordo com uma modalidade adicional, o nome deperfil para o novo conjunto de amostras de voz pode ser ge-rado automaticamente pelo dispositivo de navegação 10, e po-de ser denominado, por exemplo: "perfil próprio gravado" ou"novo perfil".
Depois dito, o dispositivo de navegação 10 guia ousuário através de uma seqüência de telas que informam o u-suário do que fazer e/ou exprimir. Um exemplo da amostra devoz é apresentado no mostrador 18 e/ou é reproduzido atravésdo alto-falante 29. No caso de o dispositivo de navegação 10tanto exibir a amostra de voz quanto reproduzir a amostra devoz através do alto-falante, o dispositivo de navegação 10pode mostrar uma tela tal como representada na figura 4a.
Quando a tecla 100 é pressionada, o dispositivo denavegação 10 pára de reproduzir o exemplo da amostra de vozatravés do alto-falante 29.
Durante o processo interativo para gravar um novoconjunto de amostras de voz é dado ao usuário a oportunidadepara gravar um novo conjunto de amostras de voz. Durante es-te processo interativo é dado ao usuário a opção para voltarpara uma amostra de voz anterior ao pressionar a tecla deanterior 101. No caso de não existir amostra de voz anterior(no caso em que ela é a primeira amostra de voz) a tecla deanterior 101 pode ser ofuscada.
Adicionalmente, é dado ao usuário a opção parasaltar a gravação de uma amostra de voz e prosseguir com agravação da próxima amostra de voz ao pressionar a tecla depróxima 103. No caso de não existir a próxima amostra de voz(no caso em que ela é a última amostra de voz) a tecla depróxima 101 pode ser ofuscada.
O usuário também pode parar o processo interativoao pressionar a tecla de parar 102. Pressionar a tecla deparar 102 pode fazer com que o dispositivo de navegação 10exiba uma consulta de verificação: "você deseja parar degravar a sua voz?" incluindo uma tecla de sim e de não.
Depois de um tempo predeterminado, ou no caso de aamostra de voz ser reproduzida através do alto-falante 29,depois de a revelação estar terminada, o dispositivo de na-vegação 10 pode mostrar uma tela tal como representada es-quematicamente na figura 4b.
Quando o usuário pressiona a tecla de gravação 105o dispositivo de navegação 10 inicia gravação do som tal co-mo registrado pelo microfone 24, ao armazenar o sinal sonoroelétrico tal como produzido pelo microfone 24 nos dispositi-vos de memória 12, 13, 14, 15. O dispositivo de navegação 10pode gravar o som tal como registrado pelo microfone 24 umavez que a tecla de gravação 105 seja pressionada.
De acordo com uma modalidade, o dispositivo de na-vegação 10 pode primeiro processar o sinal sonoro elétricotal como recebido do microfone 24 antes de armazenar o sinalsonoro elétrico nos dispositivos de memória 12, 13, 14, 15.O processamento do sinal sonoro elétrico pode compreender,por exemplo, filtragem, transformação de analógico para di-gital ou vice-versa, um filtro de redução de ruído, um fil-tro passa baixa, um filtro de impulsionar alta freqüência, etc.
Depois de uma nova amostra de voz ser gravada earmazenada nos dispositivos de memória 12, 13, 14, 15, o u-suário pode desejar ouvir a amostra de voz gravada. Isto po-de ser feito pelo pressionamento da tecla 104: reproduzirgravação atual. Quando o usuário pressiona a tecla 104, odispositivo de navegação 10 recupera a amostra de voz grava-da a partir dos dispositivos de memória 12, 13, 14, 15 e areproduz através do alto-falante 29. Durante isto o disposi-tivo de navegação 10 pode exibir uma tela de acordo com afigura 4c. Também, no caso de nenhuma gravação ter sido ar-mazenada a tecla 104 pode ser ofuscada.
Finalmente, o dispositivo de navegação 10 podefornecer ao usuário a opção para escutar a frase de exemplode novo pelo pressionamento da tecla 106.
A figura 5 representa esquematicamente um fluxo-grama das ações tal como podem ser executadas pelo disposi-tivo de navegação 10 quando o processo interativo de grava-ção de um novo conjunto de amostras de voz está sendo execu-tado. Estas ações podem ser executadas pela unidade de pro-cessamento 11 do dispositivo de navegação 10. Os dispositi-vos de memória 12, 13, 14, 15 podem compreender instruçõesde programa que fazem o dispositivo de navegação 10 executaro processo interativo de gravação de um novo conjunto de a-mostras de voz ou as ações do fluxograma representado na figura 5.
Depois de o usuário ter indicado que ele desejagravar um novo conjunto de amostras de voz, o processo inte-rativo é iniciado (ação de inicio 200). 0 dispositivo de na-vegação 10 pode mostrar a mensagem de introdução tal comodescrito anteriormente.
Na ação 201 um novo perfil é criado e armazenadonos dispositivos de memória 12, 13, 14, 15. Na figura 5, asdiferentes colunas da tabela representam diferentes perfis.Ao perfil é dado um nome de perfil (por exemplo, novoperfil)o qual pode ser determinado tal como descrito anteriormente.
Em uma próxima ação 202, uma amostra de voz de e-xemplo i é recuperada do dispositivo de memória 12, 13, 14,15 e exibida usando-se o mostrador 18 e/ou reproduzida usan-do-se o alto-falante 29. O valor de i pode ser estabelecidocomo 1 na ação 201. A amostra de voz de exemplo pode serqualquer amostra de voz que já esteja armazenada nos dispo-sitivos de memória 12, 13, 14, 15 rotulada com o número iapropriado.
Em uma ação adicional 203, quando a tecla 105 épressionada (gravação) uma nova amostra de voz é gravada u-sando-se o microfone 24. Na ação 204, a amostra de voz gra-vada é armazenada nos dispositivos de memória 12, 13, 14, 15e rotulada como novoperfil.i. Depois disto, por exemplo,quando a tecla 103 (próxima) é pressionada, as ações 202,203, 204 são repetidas com i = i + 1.
Durante a execução do fluxograma tal como repre-sentado na figura 5, a tecla 101 (anterior) é pressionada, ié abaixado (i = i - 1) e o dispositivo de navegação 10 podeprosseguir com a ação 202.
Durante a execução do fluxograma tal como repre-sentado na figura 5, a tecla 102 (parar) é pressionada e odispositivo de navegação 10 pára com a execução e pode pros-seguir com a ação 205 (fim).
Durante a execução do fluxograma tal como repre-sentado na figura 5, a tecla 103 (próxima) é pressionada, ié aumentado (i = i + 1) e o dispositivo de navegação 10prossegue com a ação 202.
Durante a execução do fluxograma tal como repre-sentado na figura 5, a tecla 104 é pressionada (reproduzirgravação atual), o dispositivo de navegação 10 recupera onovoperfil. i dos dispositivos de memória 12, 13, 14, 15 (sedisponível) e reproduz o novoperfil.i usando o alto-falante29. Depois disto, o dispositivo de navegação 10 pode prosse-guir com a ação 203.
Durante a execução do fluxograma tal como repre-sentado na figura 5, a tecla 106 é pressionada (repetir fra-se de exemplo), o dispositivo de navegação 10 salta de voltapara a ação 202 (i=i) e recupera uma amostra de voz de exem-plo apropriada armazenada nos dispositivos de memória 12,13, 14, 15 rotulada com o número i apropriado e reproduz es-ta amostra de voz usando o alto-falante 29. Depois disto, odispositivo de navegação pode prosseguir com a ação 203.
Quando i tiver alcançado um valor máximo predeter-minado, por exemplo, 50, o processo interativo é interrompi-do (ação 205: fim). Também, quando a tecla 102 (parar) épressionada, o processo interativo é interrompido (ação 205:fim) .
Será entendido que o fluxograma tal como represen-tado na figura 5 é somente um exemplo, e que muitas varia-ções podem ser concebidas.
O processo interativo resulta em um novo perfil(por exemplo, novoperfil) armazenado nos dispositivos de me-mória 12, 13, 14, 15, compreendendo agora um perfil adicio-nal. Onde, de acordo com o exemplo mostrado na figura 3, osdispositivos de memória 12, 13, 14, 15 compreendem dois per-fis (feminino e masculino), os dispositivos de memória 12,13, 14, 15 compreendem agora três perfis: feminino, masculi-no e.novoperfil. A cada amostra de voz do novoperfil é dadoum código de identificação exclusivo. Isto está representadona figura 6a.
Quando o usuário usa o dispositivo de navegação 10para navegar, ele pode selecionar novoperfil. Isto faz comque o dispositivo de navegação 10 use as amostras de voz ar-mazenadas neste perfil para fornecer instruções de navegaçãousando orientação por voz para guiar o usuário.
Assim, em vez de reproduzir masculino.4 e masculi-no. 1, tal como no exemplo acima, o dispositivo de navegaçãoreproduz novoperfil.4 e novoperfil.1.
Entretanto, com base no exposto anteriormente, de-ve ser entendido que nem todas as amostras de voz do novo-perfil são necessariamente gravadas quando a ação 205 é al-cançada. Durante o processo interativo de gravação das novasamostras de voz, o usuário pode ter pulado uma ou mais gra-vações ao pressionar a tecla 103 (próxima) ou ao pressionara tecla 102 (parar). Em um caso como este, o novoperfil podecompreender amostras de voz vazias, tal como representadoesquematicamente na figura 6b, na qual novoperfil.2 e novo-perfil. 4 não estão gravados.
Quando o usuário usa o dispositivo de navegação 10para navegar e tiver selecionado novoperfil, o dispositivode navegação 10 não pode reproduzir algumas instruções denavegação.
Por exemplo, de acordo com o exemplo mostrado nafigura 6b, o dispositivo de navegação 10 é capaz de reprodu-zir "depois de 50 metros, virar à esquerda" (novoperfil.3 enovoperfil.1), mas não pode reproduzir "depois de 50 metros,virar à direita" ou "depois de 100 metros, virar à direita",já que isto exige amostras de voz do novoperfil que não es-tão armazenadas nos dispositivos de memória 12, 13, 14, 15,isto é, não estão disponíveis no perfil selecionado.
Nesse caso, o dispositivo de navegação 10 pode serarranjado para recuperar uma amostra de voz tendo o mesmonúmero designado para um perfil diferente. Por exemplo,quando a instrução de.navegação "depois de 50 metros, virarà direita" é para ser reproduzida, o dispositivo de navega-ção 10 verifica se novoperfil.3 e novoperfil.2 estão dispo-níveis. Uma vez que novoperfil.2 não está disponível, o dis-positivo de navegação 10 recupera uma amostra de voz do mes-mo número de um perfil diferente, por exemplo, masculino.2.
Como resultado, a instrução de navegação "depois de 50 me-tros, virar à direita" pode agora ser reproduzida pela re-produção de novoperfil.3 e masculino.2.
De acordo com uma modalidade, o dispositivo de na-vegação 10 pode ser arranjado para recuperar todas as amos-tras de voz de uma seqüência de amostras de voz de um perfildiferente, quando pelo menos uma das amostras de voz da se-qüência de amostras de voz não está disponível no perfil se-lecionado. Assim, de acordo com o exemplo indicado anterior-mente, em vez de reproduzir novoperfil.3 e masculino.2, odispositivo de navegação 10 reproduz masculino.3 e masculi-no . 2 através do alto-falante 29. Isto pode impedir que umusuário seja confrontado com instruções de navegação faladaspor duas vozes diferentes.
A fim de executar o exposto acima o dispositivo denavegação 10 pode armazenar e gerar perfis em uma ordem hie-rárquica. O dispositivo de navegação 10 pode dar a um usuá-rio a possibilidade para derivar perfis uns dos outros. Du-rante o uso de texto para fala, é preferível derivar perfisuns dos outros com uma linguagem ou identificação de autor(masculino ou feminino) idêntica ou similar.
Se uma amostra de voz não estiver disponível em umprimeiro perfil selecionado, o dispositivo de navegação 10pode ser arranjado para procurar a amostra de voz em um se-gundo perfil, . o perfil de origem. Se a amostra de voz nãoestiver disponível no segundo perfil, o perfil de origem, odispositivo de navegação 10 pode ser arranjado para procuraras amostras de voz em um terceiro perfil, sendo um perfil deorigem do segundo perfil, etc. A operação de pesquisa de a-mostras de som pára quando ela alcança um perfil que é omais alto na hierarquia, isto é, um perfil do qual a árvorede perfil inteira foi derivada. Ele pode ser um perfil pa-drão pré-instalado no dispositivo de navegação 10. Por causade algum perfil intermediário ou mesmo padrão poder ser apa-gado pelo usuário no processo de usar o dispositivo de nave-gação 10, a operação de pesquisa de amostras de som devesaltar esses perfis perdidos ou tratá-los como não tendoquaisquer amostras de som enquanto fazendo pesquisa paratrás.
No caso de a amostra de voz ainda não poder serencontrada mesmo depois de aplicar o procedimento de pesqui-sa de amostras de som para trás como descrito anteriormente,o dispositivo de navegação 10 pode ser arranjado para procu-rar a amostra de voz em um perfil padrão existente, por e-xemplo, um perfil padrão para uma linguagem selecionada deoperação para o dispositivo de navegação 10.
No caso de a amostra de voz ainda não poder serencontrada, o dispositivo de navegação 10 pode ser arranjadopara procurar a amostra de voz em um perfil padrão ou de u-suário existente, o qual casa com o perfil atual de acordocom critérios tais como a 'mesma linguagem, mas autor dife-rente (voz masculina em vez de voz feminina, etc.)', Λο mes-mo grupo de linguagem', etc. Neste caso um comutador de umaárvore de derivação de perfil para uma outra é possível emum procedimento de pesquisa de amostras de som. No caso detal comutador, o procedimento de pesquisa pode aplicar demodo repetitivo etapas descritas anteriormente.Deve ser percebido pelos versados na técnica queas etapas de pesquisa de amostras de som descritas anterior-mente podem ser aplicadas em ordem diferente, ou de modo nãorepetitivo ou pulado, dependendo das limitações físicas dodispositivo de navegação e para fornecer melhor experiênciade usuário.
Perfis padrões e/ou linguagens padrões são pré-instalados no dispositivo de navegação 10 e seus conteúdosinternos podem ser imutáveis para um usuário. Um usuário so-mente pode apagar alguns dos perfis padrões para livrar es-paço nos dispositivos de memória 12, 13, 14, 15 do disposi-tivo de navegação 10 para armazenar, por exemplo, mídias pa-ra novos mapas ou atualizar um perfil padrão para uma versãomais nova que pode ser distribuída pelo fabricante do dispo-sitivo, por exemplo. Perfis atuais e linguagens atuais podemser mudados.
Isto está representado adicionalmente pelo fluxo-grama da figura 7. Depois de uma primeira ação de início300, o dispositivo de navegação 10 determina o perfil quedeve ser usado. Isto pode ser feito ao fornecer ao usuário aopção para escolher a partir de todos os perfis disponíveis.
A entrada proveniente do usuário pode ser feita usando dis-positivos de entrada, tais como o teclado 16, o mouse 17, ouo mostrador 10 sendo uma tela sensível ao toque. O usuáriopode selecionar novoperfil.
Uma vez que o perfil tenha sido determinado, odispositivo de navegação 10 prossegue com a ação 302, em queo dispositivo de navegação determina quais amostras de vozsão para ser reproduzidas. Isto é feito com base nas instru-ções de navegação, por exemplo, geradas pelo software de na-vegação, tal como descrito anteriormente. Decidir quando re-produzir essas amostras de voz pode ser feito usando entradaproveniente do dispositivo de posicionamento 23, tal como umGPS.
Em uma próxima ação 303, o dispositivo de navega-ção 10 verifica se as amostras de voz a ser reproduzidas es-tão disponíveis no perfil selecionado, de acordo com esteexemplo, novoperfil. Uma vez que isto é feito, na ação 304 odispositivo de navegação 10 recupera as amostras de voz dis-poníveis do perfil determinado (novoperfil) a partir dosdispositivos de memória 12, 13, 14, 15. Se necessário, odispositivo de navegação 10 pode recuperar as amostras devoz que não estejam disponíveis no perfil selecionado (novo-perfil) de um outro perfil, por exemplo, ^feminino'.
Finalmente, o dispositivo de navegação 10 reproduzas amostras de voz recuperadas na ação 306. Depois disto, odispositivo de navegação retorna para a ação 302 para espe-rar entrada adicional proveniente do software de navegaçãopara reproduzir instruções de navegação adicionais.
De acordo com uma modalidade adicional, em vez derecuperar amostras de voz de um outro perfil quando não dis-poníveis em um perfil selecionado, o dispositivo de navega-ção 10 também pode ser arranjado para completar um perfilincompleto pegando amostras de voz de um outro perfil com-pleto.
O perfil diferente pode ser um perfil no qual to-das as amostras de voz estejam disponíveis. 0 perfil dife-rente pode ser um perfil predeterminado, ou um perfil sele-cionado por um usuário.
Amostras de voz podem ser armazenadas em qualquerformato de dados adequado, por exemplo, tal como arquivosMP3 ou arquivos WAV.
No exposto anteriormente, onde a expressão 'amos-tras de voz' é usada, deve ser entendido que em princípioqualquer amostra de som pode ser usada. Amostras de som po-dem ser, por exemplo, amostras de som de sons característi-cos, canções, cantigas, etc. para diferentes instruções denavegação.
Com base no exposto acima, um usuário também podegravar um som, tal como um canção ou cantiga, para exatamen-te uma instrução de navegação. Por exemplo, a instrução denavegação ^destino alcançado' pode ser substituída por umacantiga, enquanto todas as outras instruções de navegaçãosão tomadas de um perfil já gerado.
De acordo com uma modalidade adicional, o disposi-tivo de navegação 10 pode ser fornecido com técnicas de tex-to para fala, tal como descrito anteriormente. De acordo comesta modalidade, o processo interativo pode ser usado paragravar um novo conjunto de dados fonéticos, tal como peque-nas amostras de som (fragmentos de voz, sons, etc.).
De acordo com uma modalidade como esta, o processointerativo pode se tornar mais longo e o usuário pode sersolicitado para gravar não somente frases inteiras, massons, como, por exemplo, pronunciar certas frases, sons ounúmeros (um, e, ou) .
Dependendo da linguagem, a qual pode ser fornecidacomo entrada (mediante solicitação) por um usuário, ou podeser lida das configurações do dispositivo de navegação 10(linguagem selecionada atual), o dispositivo de navegação 10pode ser arranjado para pedir ao usuário que grave diferen-tes frases, sons ou números.
De acordo com uma modalidade adicional, o disposi-tivo de navegação 10 pode ser fornecido com possibilidadepara trocar perfis de usuário e/ou amostras de som com ou-tros dispositivos, tais como outro dispositivo de navegaçãodo mesmo tipo ou outros dispositivos que suportem subs-tancialmente a mesma funcionalidade pela cópia de um ou maisperfis, por exemplo, por meio de mídias de armazenamento fí-sicas e transmissão de um ou mais perfis através da rede 27usando-se o dispositivo de entrada-saída 25 descrito anteri-ormente. O dispositivo de entrada-saída 25 pode ser usadopara configurar um ou dois vínculos de comunicação com umoutro dispositivo como este. O vínculo de comunicação e a20 rede 27 podem ser de qualquer tipo, tal como Bluetooth, redeRF. O vínculo de comunicação pode ser com fio ou sem fio.
De acordo com uma modalidade adicional o disposi-tivo de navegação 10 pode ser arranjado para apagar ou remo-ver perfis do dispositivo de memória 12, 13, 14, 15. Istopode ser feito mediante solicitação de um usuário. 0 dispo-sitivo de navegação 10 também pode ser arranjado para apagarou remover todos os perfis incompletos do dispositivo de me-mória 12, 13, 14, 15. Isto fornece ao usuário uma opção fá-cil para limitar ou reduzir a quantidade de dados armazena-dos no dispositivo de memória 12, 13, 14, 15. 0 dispositivode navegação 10 pode ser arranjado para apagar perfis pa-drões tal como descrito anteriormente. O dispositivo de na-vegação 10 também pode ser arranjado para atualizar perfispadrões ou de usuário para uma versão mais nova ou colocarum perfil padrão apagado de volta assumindo que seus dadossão fornecidos de uma fonte externa.
De acordo com uma modalidade adicional, o disposi-tivo de navegação 10 é arranjado para parar o processo inte-rativo no meio (por exemplo, pelo pressionamento da tecla102 (parar) ) e armazenar no dispositivo de memória 12, 13,14, 15 o status atual do processo interativo (por exemplo,armazenar o valor de I quando o processo interativo foi a-bortado) . Isto fornece a possibilidade para retomar o pro-cesso interativo em um momento mais tarde no tempo a partirdesse ponto salvado. Usar isto em combinação com a opção detrocar perfis entre os dispositivos 10 permite ao usuáriogravar parte de um perfil em um primeiro dispositivo, trans-miti-lo para um segundo dispositivo e terminar ou continuara gravação no segundo dispositivo.
Embora modalidades especificas da invenção tenhamsido descritas anteriormente, deve ser percebido que a in-venção pode ser praticada de outro modo a não ser tal comodescrito. Por exemplo, a invenção pode tomar a forma de umprograma de computador contendo uma ou mais seqüências deinstruções legíveis por máquina descrevendo um método talcomo revelado anteriormente, ou de uma mídia de armazenamen-to de dados (por exemplo, memória de semicondutor, discomagnético ou ótico) tendo um programa de computador como es-te armazenado na mesma. Será entendido pelos versados natécnica que todos os componentes de software também podemser formados como componentes de hardware.
As descrições anteriores devem ser consideradaspara ser ilustrativas e não limitativas. Assim, estará apa-rente para os versados na técnica que modificações podem serfeitas na invenção tal como descrita sem fugir do escopo dasreivindicações expostas a seguir.

Claims (21)

1. Dispositivo de navegação (10) compreendendo umaunidade de processamento (11), dispositivo de memória (12,-13, 14, 15) e um alto-falante (29), o dispositivo de memória(12, 13, 14, 15) compreendendo uma pluralidade de amostrasde som, o dispositivo de navegação (10) sendo arranjado parareproduzir uma seleção das amostras de som através de alto-falante (29) para fornecer instruções de navegação,CARACTERIZADO pelo fato de que o dispositivo de navegação(10) compreende adicionalmente um dispositivo de entrada(24, 25) para receber amostras de som e é arranjado para ar-mazenar as amostras de som recebidas no dispositivo de memó-ria (12, 13, 14, 15) para subseqüente reprodução através dealto-falante (29) para fornecer instruções de navegação.
2. Dispositivo de navegação, de acordo com a rei-vindicação 1, CARACTERIZADO pelo fato de que o dispositivode entrada compreende um microfone (24).
3. Dispositivo de navegação, de acordo com qual-quer uma das reivindicações anteriores, CARACTERIZADO pelofato de que pelo menos parte das amostras de som são amos-tras de voz.
4. Dispositivo de navegação, de acordo com qual-quer uma das reivindicações anteriores, CARACTERIZADO pelofato de que a seleção de amostras de som é reproduzida atra-vés de alto-falante (29) usando geração de voz de texto parafala.
5. Dispositivo de navegação, de acordo com a rei-vindicação 4, CARACTERIZADO pelo fato de que as instruçõesde navegação são geradas das amostras de som recebidas usan-do geração de voz de texto para fala.
6. Dispositivo de navegação, de acordo com qual-quer uma das reivindicações anteriores, CARACTERIZADO pelofato de que o dispositivo de entrada compreende um disposi-tivo de entrada/saida (25) arranjado para trocar amostras desom com outros dispositivos tais como outros dispositivos denavegação.
7. Dispositivo de navegação, de acordo com qual-quer uma das reivindicações anteriores, CARACTERIZADO pelofato de que o dispositivo de memória (12, 13, 14, 15) é ar-ranjado para armazenar instruções e dados, tais como dadosgráficos vetoriais em relação a um mapa, para permitir que aunidade de processamento (11) execute um programa para cal-cular instruções de navegação.
8. Dispositivo de navegação, de acordo com qual-quer uma das reivindicações anteriores, CARACTERIZADO pelofato de que a pluralidade de amostras de som é organizada emdois ou mais perfis, onde cada perfil compreende diversasamostras de som, e cada amostra de. som tem uma identificaçãode amostra designada para ela, onde cada identificação deamostra representa uma instrução de navegação ou parte deuma instrução de navegação.
9. Dispositivo de navegação, de acordo com a rei-vindicação 8, CARACTERIZADO pelo fato de que o dispositivode navegação (10) é arranjado para armazenar uma amostra desom recebida do dispositivo de entrada (24, 25) em um perfilno dispositivo de memória (12, 13, 14, 15) e designar umaidentificação de amostra para a amostra de som.
10. Dispositivo de navegação, de acordo com qual-quer uma das reivindicações 8-9, CARACTERIZADO pelo fatode que o dispositivo de navegação (10) é arranjado para cri-ar um novo perfil e armazenar uma amostra de som recebida dodispositivo de entrada (19, 24, 25) no novo perfil no dispo-sitivo de memória (12, 13, 14, 15) e designar uma identifi-cação de amostra para a amostra de som.
11. Dispositivo de navegação, de acordo com qual-quer uma das reivindicações 8-10, CARACTERIZADO pelo fatode que o dispositivo de navegação (10) é arranjado para re-produzir uma seleção das amostras de som através de alto-falante (29) para fornecer instruções de navegação de umprimeiro perfil, e quando uma amostra de som da seleção ten-do uma identificação de amostra não está disponível em umprimeiro perfil o dispositivo de navegação (10) reproduz umaamostra de som similar de um segundo perfil.
12. Dispositivo de navegação, de acordo com qual-quer uma das reivindicações 8-10, CARACTERIZADO pelo fatode que o dispositivo de navegação (10) é arranjado para re-produzir uma seleção das amostras de som através de alto-falante (29) para fornecer instruções de navegação de umprimeiro perfil, e quando pelo menos uma amostra de som daseleção tendo identificações de amostra não está disponívelem um primeiro perfil o dispositivo de navegação (10) repro-duz todas as amostras de som da seleção de um segundo per-fil.
13. Dispositivo de navegação, de acordo com qual-quer uma das reivindicações 11 - 12, CARACTERIZADO pelo fatode que o primeiro e o segundo perfil estão em uma ordem hie-rárquica um em relação ao outro.
14. Veiculo, CARACTERIZADO pelo fato de que com-preende um dispositivo de navegação (10) de acordo com qual-quer uma das reivindicações anteriores.
15. Método para gravar um conjunto de amostras desom, o método CARACTERIZADO pelo fato de que compreende:- gravar uma amostra de som usando um dispositivode entrada (24, 25) para receber amostras de som;- armazenar a amostra de som gravada no dispositi-vo de memória (12, 13, 14, 15) para subseqüente reproduçãopara fornecer instruções de navegação.
16. Método, de acordo com a reivindicação 15,CARACTERIZADO pelo fato de que identificações de amostra sãodesignadas para amostras de som, as identificações de amos-tra representando instruções de navegação ou parte de ins-truções de navegação, o método compreendendo antes de gravara amostra de som usando um dispositivo de entrada (24, 25)para receber amostras de som:- fornecer um exemplo para uma amostra de som ten-do uma identificação de amostra para um usuário e, durante aarmazenagem da amostra de som gravada,- designar um código de identificação exclusivopara ela compreendendo pelo menos a identificação de amos-tra .
17. Método, de acordo com qualquer uma das reivin-dicações 15 - 16, CARACTERIZADO pelo fato de que o exemplo éfornecido por meio de pelo menos um de: mostrador (18), umalto-falante (29) .
18. Método para fornecer instruções de navegaçãopela reprodução de uma seleção de amostras de som de um pri-meiro perfil através de um alto-falante (29), o métodoCARACTERIZADO pelo fato de que compreende:- recuperar amostras de som a partir de dispositi-vo de memória (12, 13, 14, 15) de acordo com a seleção deamostras de som e, se uma ou mais da seleção de amostras desom não estiverem disponíveis no primeiro perfil,- recuperar a uma ou mais amostras de som não dis-poníveis no primeiro perfil de um segundo perfil armazenadono dispositivo de memória (12, 13, 14, 15).
19. Método, de acordo com a reivindicação 18,CARACTERIZADO pelo fato de que se pelo menos uma da seleçãode amostras de som não estiver disponível no primeiro perfilo método compreende:- recuperar todas as amostras de som da seleção dosegundo perfil armazenado no dispositivo de memória (12, 13,- 14, 15).
20. Programa de computador, CARACTERIZADO pelo fa-to de que quando carregado em um arranjo de computador é ar-ranjado para executar o método de acordo com qualquer umadas reivindicações 15 - 19.
21. Portadora de dados, CARACTERIZADA pelo fato deque compreende um programa de computador de acordo com areivindicação 20.
BRPI0707375-5A 2006-02-21 2007-02-19 dispositivo de navegação e método para receber e reproduzir amostras de som BRPI0707375A2 (pt)

Applications Claiming Priority (3)

Application Number Priority Date Filing Date Title
NL1031202A NL1031202C2 (nl) 2006-02-21 2006-02-21 Navigatieapparaat en werkwijze voor het ontvangen en afspelen van geluidsmonsters.
NL1031202 2006-02-21
PCT/NL2007/050068 WO2007097623A1 (en) 2006-02-21 2007-02-19 Navigation device and method for receiving and playing sound samples

Publications (1)

Publication Number Publication Date
BRPI0707375A2 true BRPI0707375A2 (pt) 2011-05-03

Family

ID=37440896

Family Applications (1)

Application Number Title Priority Date Filing Date
BRPI0707375-5A BRPI0707375A2 (pt) 2006-02-21 2007-02-19 dispositivo de navegação e método para receber e reproduzir amostras de som

Country Status (11)

Country Link
US (1) US20090234565A1 (pt)
EP (1) EP1987320A1 (pt)
JP (1) JP2009527774A (pt)
KR (1) KR20080097198A (pt)
CN (1) CN101371103B (pt)
AU (1) AU2007218375A1 (pt)
BR (1) BRPI0707375A2 (pt)
CA (1) CA2641811A1 (pt)
NL (1) NL1031202C2 (pt)
RU (1) RU2425329C2 (pt)
WO (1) WO2007097623A1 (pt)

Families Citing this family (11)

* Cited by examiner, † Cited by third party
Publication number Priority date Publication date Assignee Title
US20090177987A1 (en) * 2008-01-04 2009-07-09 Prasantha Jayakody Efficient display of objects of interest to a user through a graphical user interface
JP4543342B2 (ja) * 2008-05-12 2010-09-15 ソニー株式会社 ナビゲーション装置及び情報提供方法
JP5143034B2 (ja) * 2009-01-29 2013-02-13 株式会社ナビタイムジャパン ナビゲーションシステム、音声案内方法、経路探索サーバおよび端末装置
JP5486209B2 (ja) * 2009-03-31 2014-05-07 株式会社京三製作所 伝送方式変換装置、交通管制システムおよび伝送方式変換方法
KR101283126B1 (ko) * 2010-11-22 2013-07-17 현대자동차주식회사 통행요금정보 통신 및 경로 안내 시스템, 및 이를 이용한 통행요금정보 통신 및 경로 안내 방법
US9341492B2 (en) * 2011-11-10 2016-05-17 Mitsubishi Electric Corporation Navigation device, navigation method, and navigation program
US20140365068A1 (en) * 2013-06-06 2014-12-11 Melvin Burns Personalized Voice User Interface System and Method
CN105702270B (zh) * 2014-11-27 2020-06-23 深圳市腾讯计算机系统有限公司 音乐播放方法和装置
CN112825256A (zh) * 2019-11-20 2021-05-21 百度在线网络技术(北京)有限公司 录制语音包功能的引导方法、装置、设备和计算机存储介质
DE102022119771A1 (de) 2022-08-05 2024-02-08 Cariad Se Verfahren zum Betreiben eines Navigationsgeräts sowie Navigationsgerät und Kraftfahrzeug mit einem Navigationsgerät
CN115143954B (zh) * 2022-09-05 2022-11-29 中国电子科技集团公司第二十八研究所 一种基于多源信息融合的无人车导航方法

Family Cites Families (6)

* Cited by examiner, † Cited by third party
Publication number Priority date Publication date Assignee Title
US6801763B2 (en) * 1997-10-29 2004-10-05 Metro One Telecommunications, Inc. Technique for effectively communicating travel directions
US6078885A (en) * 1998-05-08 2000-06-20 At&T Corp Verbal, fully automatic dictionary updates by end-users of speech synthesis and recognition systems
TW410321B (en) * 1998-11-30 2000-11-01 Holux Technology Inc Customized voice navigation device
JP2000258170A (ja) * 1999-03-04 2000-09-22 Sony Corp ナビゲーション装置
CN1428596A (zh) * 2001-12-24 2003-07-09 菱科电子技术(中国)有限公司 多功能车载卫星导航系统
US20060074672A1 (en) * 2002-10-04 2006-04-06 Koninklijke Philips Electroinics N.V. Speech synthesis apparatus with personalized speech segments

Also Published As

Publication number Publication date
US20090234565A1 (en) 2009-09-17
NL1031202C2 (nl) 2007-08-22
WO2007097623A9 (en) 2008-01-17
CN101371103A (zh) 2009-02-18
RU2425329C2 (ru) 2011-07-27
JP2009527774A (ja) 2009-07-30
CN101371103B (zh) 2011-06-15
RU2008137617A (ru) 2010-03-27
AU2007218375A1 (en) 2007-08-30
WO2007097623A1 (en) 2007-08-30
EP1987320A1 (en) 2008-11-05
KR20080097198A (ko) 2008-11-04
CA2641811A1 (en) 2007-08-30

Similar Documents

Publication Publication Date Title
BRPI0707375A2 (pt) dispositivo de navegação e método para receber e reproduzir amostras de som
US20140365068A1 (en) Personalized Voice User Interface System and Method
TW201105935A (en) Location point determination apparatus, map generation system, navigation apparatus and method of determining a location point
JP5345635B2 (ja) 位置決定装置及び方法
JP2006003385A (ja) 地図データ提供装置
JP4226491B2 (ja) 検索データの更新システムおよびナビゲーション装置
CN103093753A (zh) 一种导航系统用户语音自定义方法
US8219315B2 (en) Customizable audio alerts in a personal navigation device
JPWO2016174955A1 (ja) 情報処理装置、及び、情報処理方法
JP5275349B2 (ja) 情報処理装置、情報作成装置、情報処理方法、情報作成方法、情報処理プログラム、情報作成プログラム、および記録媒体
JP4030064B2 (ja) 音響経路情報を有するナビゲーションシステム
JP2006188098A (ja) 対話装置、対話方法、対話プログラムおよびコンピュータに読み取り可能な記録媒体
JP2006010509A (ja) ナビゲーションシステム
JP4655268B2 (ja) 音声出力システム
JP2007187687A (ja) 音声変換処理装置
JP2010048959A (ja) 音声出力システム及び車載装置
JP2006330440A (ja) 音声案内装置、音声案内システム及びプログラム
Kovanen et al. A client-server architecture for audio-supported mobile route guiding for hiking
JP2001289655A (ja) 移動経路再現システム、経路情報生成装置、経路情報再現装置、移動経路再現方法および記録媒体
KR100935536B1 (ko) 네비게이션 시스템 및 도로 검색 방법
JP2009002763A (ja) ナビゲーション装置および経路案内制御方法
JP2007218929A (ja) 音響経路情報を有するナビゲーションシステム
JP2009157065A (ja) 音声出力装置、音声出力方法、音声出力プログラムおよび記録媒体
Bühler et al. The SmartKom mobile car prototype system for flexible human-machine communication
JP2023094362A (ja) 経路案内装置および経路案内方法

Legal Events

Date Code Title Description
B08F Application dismissed because of non-payment of annual fees [chapter 8.6 patent gazette]

Free format text: REFERENTE 6A, ANUIDADE(S).

B08K Patent lapsed as no evidence of payment of the annual fee has been furnished to inpi [chapter 8.11 patent gazette]

Free format text: REFERENTE AO DESPACHO 8.6 PUBLICADO NA RPI 2224 DE 20/08/2013.