BRPI0706860A2 - artigo para esfregamento molhado/ úmido de superfìcies - Google Patents

artigo para esfregamento molhado/ úmido de superfìcies Download PDF

Info

Publication number
BRPI0706860A2
BRPI0706860A2 BRPI0706860-3A BRPI0706860A BRPI0706860A2 BR PI0706860 A2 BRPI0706860 A2 BR PI0706860A2 BR PI0706860 A BRPI0706860 A BR PI0706860A BR PI0706860 A2 BRPI0706860 A2 BR PI0706860A2
Authority
BR
Brazil
Prior art keywords
fibers
wet
cleaning
cleaning cloth
article according
Prior art date
Application number
BRPI0706860-3A
Other languages
English (en)
Inventor
Carmen Martin Rivera
Estrella Cebrero Gomez
Original Assignee
3M Innovative Properties Co
Priority date (The priority date is an assumption and is not a legal conclusion. Google has not performed a legal analysis and makes no representation as to the accuracy of the date listed.)
Filing date
Publication date
Application filed by 3M Innovative Properties Co filed Critical 3M Innovative Properties Co
Publication of BRPI0706860A2 publication Critical patent/BRPI0706860A2/pt

Links

Classifications

    • AHUMAN NECESSITIES
    • A47FURNITURE; DOMESTIC ARTICLES OR APPLIANCES; COFFEE MILLS; SPICE MILLS; SUCTION CLEANERS IN GENERAL
    • A47LDOMESTIC WASHING OR CLEANING; SUCTION CLEANERS IN GENERAL
    • A47L13/00Implements for cleaning floors, carpets, furniture, walls, or wall coverings
    • A47L13/10Scrubbing; Scouring; Cleaning; Polishing
    • A47L13/16Cloths; Pads; Sponges

Landscapes

  • Cleaning Implements For Floors, Carpets, Furniture, Walls, And The Like (AREA)

Abstract

ARTIGO PARA ESFREGAMENTO MOLHADO/úMIDO DE SUPERFìCIES A presente invenção refere-se a um artigo para esfregamento molhado/úmido de superfícies, compreende um pano de limpeza absorvente de umidade que forma pelo menos uma superfície do artigo, sendo que o pano de limpeza compreende fibras de bambu. O pano de limpeza pode ser formado a partir de um material têxtil e conter pelo menos 10%, de preferência pelo menos 30%, em peso, de fibras de bambu.

Description

"ARTIGO PARA ESFREGAMENTO MOLHADO/ÚMIDO DE SUPERFÍCIES"
A presente invenção refere-se a artigos para uso na limpeza desuperfícies. Em particular, a invenção se refere a artigos de pano para limpeza,destinados a serem usados de tal maneira que estarão propensos a ficar emuma condição molhada ou úmida durante um período de tempo prolongado. Ainvenção se refere mais especialmente, porém não exclusivamente, a artigosde pano para limpeza do tipo destinado ao uso na limpeza de superfícies durasno ambiente doméstico, por exemplo, as superfícies dos móveis eeletrodomésticos de cozinha e banheiro.
Os artigos de pano para limpeza, sob uma forma conhecida como"panos de limpeza", são amplamente usados por consumidores em váriosambientes, inclusive nos ambientes domésticos, industriais, hospitalares e daindústria de alimentos, para esfregar superfícies, como limpeza de superfícies episos. Para uso na presente invenção, o termo "pano de limpeza" significa umpedaço de material de manta cujas características são tais que o mesmo éeficaz, por si só, para esfregar uma superfície (isto é, pode ser manuseado eusado para esfregar uma superfície sem, por exemplo, ser disposto emcamadas ou laminado com outro material), sendo que ambas as superfícies domaterial de manta proporcionam uma ação de esfregamento. Muitos tiposdiferentes de pano de limpeza estão disponíveis atualmente, desde toalhas depapel a panos de prato e panos de chão em tecido.
O tipo de material de manta usado para um pano de limpezadepende da função de limpeza/esfregamento que o mesmo precisadesempenhar, bem como de sua vida útil pretendida. Alguns panos de limpezase destinam ao uso a seco (por exemplo, toalhas de papel que são usadaspara enxugar líquidos derramados), enquanto outros se destinam ao uso emuma condição úmida ou molhada. Os panos podem ser categorizados,dependendo de sua durabilidade, como "descartáveis" (significando que o ditopano se destina a ser descartado imediatamente após o uso), "semi-descartável" (significando que o mesmo pode ser lavado e reutilizado umnúmero limitado de vezes), ou "reutilizável" (significando que o pano se destinaa ser lavado e reutilizado por um número indefinido de vezes, dependendo douso ao qual é submetido). Uma característica desejável de determinadosmateriais de pano para limpeza destinados ao uso sob condição úmida, é umabaixa medição de "capacidade de enxugamento" (uma indicação do tempo queuma superfície molhada leva para secar, após ter sido esfregada com omaterial úmido). Uma outra característica desejável de determinados materiaisde pano para limpeza é um "tempo de secagem" curto (isto é, a capacidade desecar de maneira comparativamente rápida, depois de ser usado em umacondição úmida ou molhada).
Exemplos de materiais de manta que são atualmente usados parafabricação de panos de limpeza incluem: materiais não-tecidos spunbond parapanos de limpeza na categoria "descartável", materiais não-tecidoshidroentrelaçados para panos de limpeza nas categorias "descartável" e "semi-descartável", e materiais de malha, tecidos e não-tecidos termicamenteconsolidados para panos de limpeza na categoria "reutilizável".
Um problema freqüentemente apontado por consumidores é queos panos de limpeza nas categorias "semi-descartável" e "reutilizável",destinados ao uso no ambiente doméstico em uma condição úmida oumolhada, podem desenvolver uma aparência não-higiênica, sob a forma deodores desagradáveis e um toque desagradável e viscoso, embora o pano delimpeza propriamente dito esteja, de outro modo, ainda em boas condições.
Os consumidores tentam resolver esse problema por si sós,deixando os panos de limpeza secar tanto quanto possível entre usos (emboraas oportunidades para isso sejam, freqüentemente, muito limitadas pois osartigos geralmente estão em uso constante), ou enxaguando os mesmos emum produto químico, como alvejante, para que mantenham uma aparência tãohigiênica quanto possível durante sua vida útil. Cada vez mais, no entanto, osconsumidores têm preocupações ambientais quanto ao uso desses produtosquímicos e prefeririam, se possível, evitar o uso dos mesmos. Eles tambémnotam que têm menos tempo disponível para restaurar a condição de panos delimpeza e, apesar das considerações de custo, acabam decidindo descartá-losantes do final de sua vida útil porque os mesmos desenvolveram odor e/outoque desagradáveis.
É conhecida na técnica a impregnação, pelos fabricantes, dosartigos para limpeza com biocidas (por exemplo, sais de amônio quaternário)ou outros produtos químicos, principalmente para tratar as superfícies queestão sendo esfregadas e/ou para inibir a transferência de infecçõesbacterianas pelo dito artigo para limpeza. Os panos de limpeza que foramtratados dessa maneira apresentaram sucesso limitado para atender aosrequisitos dos consumidores, acima descritos, de que um pano de limpezaprecisaria manter uma aparência higiênica (em termos de odor e toque)durante toda a sua vida útil sendo que, em alguns casos, a falta de sucesso sedeveu a preocupações ambientais associadas aos tratamentosbiocidas/químicos e, em outros casos, os tratamentos simplesmente nãoproduziram o efeito desejado pelo consumidor.
Artigos para limpeza impregnados com biocidas são descritos, porexemplo, em EP-A-O 869 216; WO 94/12034; EP-A-358 572 e US-A-3 018 192.
É, também, conhecida a técnica de incluir um biocida nos artigospara limpeza que são embalados em uma condição úmida. Os panos delimpeza descartáveis impregnados, por exemplo, são embalados em umacondição "molhada", de modo que estejam disponíveis para uso imediato, epodem ser tratados com um biocida para inibir a proliferação de mofos dentroda embalagem. A presença desses biocidas pode, também, representar umapreocupação para os clientes, por razões ambientais.
A presente invenção se refere, em geral, à otimização dodesempenho dos panos de limpeza, particularmente os panos de limpezaabsorventes de umidade destinados ao esfregamento molhado/úmido dassuperfícies. Mais especialmente, a presente invenção se refere à obtenção deum pano de limpeza absorvente de umidade destinado ao esfregamentomolhado/úmido de superfícies que seja menos propenso a desenvolver umaaparência não-higiênica, sob a forma de odores ou toque desagradáveis, sedeixado em uma condição molhada ou úmida (seja durante o uso, ou naembalagem, antes do uso) sem a necessidade de usar tratamentos especiais.
O pano de limpeza pode ser usado por si só como um artigo paraesfregamento molhado/úmido de superfícies, ou pode ser consolidado a outromaterial para formar uma superfície de esfregamento no dito artigo.
A presente invenção apresenta um artigo para esfregamentomolhado/úmido de superfícies, o qual compreende um pano de limpezaabsorvente de umidade que forma pelo menos uma superfície do artigo, sendoque o pano de limpeza compreende fibras de bambu.
Descobriu-se que a inclusão de fibras de bambu no material apartir do qual é formado um pano de limpeza absorvente de umidade podeaumentar o período de tempo durante o qual o dito pano retém uma aparênciahigiênica, caso seja deixado em condição molhada ou úmida. Descobriu-se,também, que a inclusão de fibras de bambu pode conferir a determinadospanos de limpeza uma resistência à contaminação bacteriana e um grau deatividade bacteriostática, particularmente em relação a Salmonellatyphimurium. Notou-se, ainda, que a inclusão de fibras de bambu pode otimizara "capacidade de enxugamento" de determinados panos de limpeza, bemcomo o "tempo de secagem" de determinados panos de limpeza.
O uso de fibras de bambu em produtos têxteis já é conhecido e,no caso de produtos têxteis destinados ao uso em vestuário, toalhas ebandagens de uso médico, já foi reconhecido que a inclusão de fibras debambu pode resultar em melhor absorção de umidade e propriedadesbactericidas (vide, por exemplo, WO 2005/068697 e JP-A-2001/115347).
Foi proposto, também, em CN-A-1446515, o uso de fibras debambu em um pano de limpeza de tipo tradicional, com a intenção de reduzir atransmissão, por esse tipo de pano, de infecções bacterianas potencialmenteletais, como MRSA e E. coli. O pano compreende múltiplos pedaços dematerial que são dispostos em camadas uns com os outros, de modo a seobter as características desejadas, sendo que nenhuma das camadas dematerial é eficaz por si só para o esfregamento de uma superfície com ambasas superfícies do material que oferece uma ação de esfregamento.
Não foi reconhecido anteriormente que as fibras de bambutambém podem ser usadas para evitar o desenvolvimento de odoresdesagradáveis e de um toque desagradável e viscoso nos panos de limpezadestinados à limpeza molhada/úmida de superfícies. Mais especificamente, nãofoi anteriormente reconhecido que um pano de limpeza que fique,freqüentemente ou quase constantemente, em uma condição molhada/úmidaestará menos propenso a desenvolver um odor e/ou toque desagradável casoincorpore fibras de bambu.
Em um artigo de acordo com a invenção, o pano de limpezaabsorvente de umidade pode ser formado a partir de um material têxtil quepode ter qualquer construção conhecida como adequada a panos de limpeza,inclusive construções não-tecidas, tecidas e de malha. Para a fabricação demateriais tecidos ou de malha adequados, as fibras de bambu precisamprimeiro ser fiadas (ou, de outro modo, formadas) em um fio contínuo,enquanto para a fabricação de materiais de manta de não-tecido adequados,tipicamente serão usadas fibras de bambu em comprimento de fibras têxteis oucortadas. As fibras de bambu poderiam estar presentes nos materiais de mantaem combinação com fibras (inclusive microfibras) de outros materiais.
Um material não-tecido usado para o pano de limpeza absorventede umidade pode ter qualquer construção conhecida como adequada parapanos de limpeza inclusive, por exemplo, materiais hidroentrelaçados,materiais cardados, com deposição cruzada e agulhados, e materiaistermicamente consolidados. O material não-tecido pode ser revestido comlátex, e pode compreender microfibras.
O material não-tecido pode compreender 100% de fibras debambu, especialmente se, por exemplo, o material de manta for de construçãode fiação contínua, ou for reforçado mediante agulhagem ou costura com fibrasde bambu. De outro modo, um material não-tecido compreendendo 100% defibras de bambu pode ser reforçado mediante o uso de um revestimento, porexemplo um revestimento de látex, em ambos os lados do material.
Alternativamente, pode ser usado um material termicamente consolidado, emque as fibras de consolidação térmica são incluídas com as fibras de bambu.
O material não-tecido pode compreender, alternativamente, umamistura de bambu e outras fibras ou microfibras. Nesse caso, o teor de fibrasdo material compreende, de preferência, pelo menos 10%, em peso, de fibrasde bambu. As outras fibras/microfibras pode ser de qualquer tipo conhecidocomo adequado ao uso em panos de limpeza inclusive, por exemplo, outrasfibras naturais ou fibras/microfibras de viscose, poliéster, poliamida,polipropileno, álcool polivinílico ou misturas dos mesmos. As fibras de poliésterpoderiam ser incluídas, por exemplo, para reduzir custos e para aumentar aresistência à abrasão do material não-tecido, se necessário. Um material não-tecido compreendendo uma mistura de fibras pode, também, ser reforçado pormeio de agulhagem ou costura, mediante o uso de um revestimento, porexemplo um revestimento de látex, em ambos os lados do material, e/oumediante a inclusão de fibras de consolidação térmica.
O material não-tecido pode ter um peso base na faixa conhecidacomo adequada a panos de limpeza, tipicamente na faixa de 15 a 300 g/m2 depeso a seco (embora o material possa ter um peso base mais alto, se foradequado).
Em algumas versões, um artigo de acordo com a invençãopoderia ser embalado em uma forma já umedecida, de modo que não preciseser umedecido/molhado antes do uso.
Um exemplo de um artigo de pano descartável de acordo com ainvenção é um pano de limpeza compreendendo um material não-tecidorevestido com látex, sendo que o material não-tecido é um material cardado,com deposição cruzada e agulhado, formado a partir de uma mistura de 75%,em peso, de fibras de bambu e 25%, em peso, de fibras de poliéster. Orevestimento de látex constitui cerca de 20% do peso total do pano de limpeza.Em uma versão, o pano de limpeza tem um peso base de cerca de 210 g/m2, ese destina à limpeza de superfícies grandes, como pisos (quando o mesmopode ser fixado a uma ferramenta de limpeza, como um esfregão). Em umaoutra versão, mais adequada à limpeza de superfícies menores, o pano delimpeza tem um peso base de cerca de 170 g/m2.
Um outro exemplo de artigo de pano para limpeza de acordo coma invenção é um pano para limpeza termicamente consolidado, também deconstrução cardada, com deposição cruzada e agulhada, o qual é formado apartir de uma mistura de 80%, em peso, de fibras de bambu e 20%, em peso,de fibras de consolidação térmica. As fibras de consolidação térmica consistemem fibras de polipropileno. Conforme acima, em uma versão o pano de limpezatem um peso base de cerca de 210 g/m2e, em uma outra versão, tem um pesobase de cerca de 170 g/m2.
Um outro exemplo de um pano de limpeza de acordo com ainvenção é um pano para limpeza termicamente consolidado, também deconstrução cardada, com deposição cruzada e agulhada, que é formado apartir de uma mistura de 75%, em peso, de fibras de bambu, 15% de fibras depoliéster e 10%, em peso, de fibras de consolidação térmica. As fibras deconsolidação térmica consistem em fibras de polipropileno. O pano de limpezatem um peso base de cerca de 210 g/m2.
Outros artigos de pano para limpeza de acordo com a invençãosão descritos com mais detalhes nos exemplos não-limitadores apresentados aseguir. Todas as partes e porcentagens mencionadas estão em peso, excetoonde indicado em contrário.
Os exemplos usaram os seguintes materiais, equipamentos emétodos de teste:
Materiais
Fibras de bambu: fibras extrudadas cortadas com denier de1,56 dtex e um comprimento de 38 mm, disponível comercialmente junto àChina Bambro Textile Co. de Beijing, China.
Fibras de poliéster: denier e comprimento similares ao das fibrasde bambu.
Fibras de viscose: denier e comprimento similares ao das fibrasde bambu.
Fibras de consolidação térmica: fibras de poliéster disponíveissob a designação comercial "MELTY", junto à Unitika Ltd. de Osaka, Japão.
Equipamento
Equipamento para abertura e misturação das fibras:equipamento convencional (disponível, por exemplo, junto à MASIASMAQUINARIA TÊXTIL S.A. de Girona1 Espanha).
Aparelho para fabricação de mantas: uma máquina decardação convencional com controle de peso do alimentador (disponível, porexemplo, junto à MASIAS MAQUINARIA TÊXTIL S.A. de Girona1 Espanha)seguida de uma máquina de deposição cruzada convencional (disponível, porexemplo, junto à AUTOMATEX NONWOVEN SRL de Pistoia1 Itália) e umaagulhadeira convencional (disponível, por exemplo, junto à FEHRER GmbH deLinz1 Áustria).
Forno: um forno convencional (disponível, por exemplo, junto àFLEISSNER GmbH de Egelsbach, Alemanha).
Métodos de Teste
Teste para "uso doméstico normal": Um pano de limpeza ésubmetido durante um período de 10 dias ao tipo de uso normalmenteencontrado em uma cozinha doméstica (isto é, o pano de limpeza é usadorepetidamente durante o curso de cada dia em uma condição molhada/úmidapara limpar superfícies de cozinha doméstica e, em seguida a cada uso, éenxaguado em água limpa da rede pública e deixado até ser novamentenecessário). A condição do lenço é observada diariamente.
Teste de secagem: Um pano de limpeza seco é pesado, imerso emágua limpa da rede pública, passado entre os cilindros de uma calandra e pesadonovamente. O pano de limpeza é, então, pendurado em um forno de secagemajustado para uma temperatura de 23°C, e pesado a cada 30 minutos.
Medição da contaminação bacteriana: Um pedaço de pano delimpeza seco foi colocado em uma bolsa estéril, à qual foi adicionada umasuspensão de Salmonella typhimurium. A bolsa foi repetidamente comprimidapara distribuir a suspensão por toda a amostra de pano de limpeza e, emseguida, a bolsa foi lacrada e incubada a 20±2°C. Amostras da suspensãoforam retiradas da bolsa a intervalos, e testadas quanto à contaminaçãobacteriana. As medições foram repetidas usando outro pedaço de pano delimpeza seco, sem a contaminação bacteriana.
Teste de capacidade de enxugamento: Um pano de limpezaseco é imerso em água limpa da rede pública e, então, passado entre oscilindros de uma calandra. Uma quantidade medida de água é colocada emuma superfície de teste e enxugada com o pano de limpeza úmido. A superfícieé, então, deixada secar, e o tempo necessário para que a mesma atinja umestado seco é registrado.
Exemplo 1
Um material de manta de não-tecido termicamente consolidado,cardado e com deposição cruzada foi formado mediante o uso de uma misturade fibras compreendendo 75% de fibra de bambu, 15% de fibra de poliéster e10% de fibras de consolidação térmica. Os fardos de fibra foram abertos, e asfibras foram misturadas nas quantidades relativas requeridas, antes de seremalimentadas ao aparelho para fabricação de mantas no qual foi formada, demaneira convencional, uma manta de não-tecido agulhada, cardada e comdeposição cruzada. A manta foi passada através do forno que era operado auma temperatura suficiente para amolecer as fibras de consolidação térmica,fazendo com que as mesmas se unissem às outras fibras presentes na mantae, desse modo, aumentassem a estabilidade destas últimas. O aparelho parafabricação de mantas foi operado de modo a produzir uma manta de não-tecidocom peso base de cerca de 150 g/m2. Amostras de pano de limpeza com umtamanho de aproximadamente 30 cm χ 30 cm foram, então, recortadas damanta de não-tecido.
Exemplo 2
O Exemplo 1 foi repetido, exceto pelo fato de que o material não-tecido foi formado mediante o uso de uma mistura de fibras compreendendo37,5% de fibra de bambu, 37,5% fibra de viscose, 15% de fibra de poliéster e10% de fibras de consolidação térmica.
Exemplo 3
O Exemplo 1 foi repetido, exceto pelo fato de que o material não-tecido foi formado mediante o uso de uma mistura de fibras compreendendo75% de fibra de viscose, 15% de fibra de poliéster e 10% de fibras deconsolidação térmica.
Exemplo 4
O Exemplo 1 foi repetido mediante o uso, como amostras, depanos de limpeza não-tecidos termicamente consolidados convencionaiscompreendendo 60% de fibras de celulose e 40% de fibras sintéticas,disponível comercialmente na Espanha sob o nome comercial "Ballerina", juntoà Unilever.
Exemplo 5
Um material de manta revestido com látex foi formado mediante ouso de uma mistura de fibras compreendendo 75% de fibra de bambu e 25%de fibra de poliéster. Os fardos de fibra foram abertos, e as fibras forammisturadas nas quantidades relativas requeridas, antes de serem alimentadasao aparelho para fabricação de mantas no qual foi formada, de maneiraconvencional, uma manta de não-tecido agulhada, cardada e com deposiçãocruzada. A manta foi, então, revestida em ambos os lados com látex, epassada através do forno que estava funcionando a uma temperatura suficientepara curar o revestimento de látex. A manta finalizada tinha um peso base decerca de 210 g/m2, com o revestimento de látex constituindo cerca de 20% dopeso total. Amostras de pano de limpeza com um tamanho deaproximadamente 30 cm χ 30 cm foram, então, recortadas da manta de não-tecido.
Exemplo 6
O Exemplo 5 foi repetido, exceto pelo fato de que a fibra debambu foi substituída por fibra de viscose.
Resultados
As amostras de pano de limpeza dos Exemplos 1 e 3 foramsubmetidas ao teste de "Uso doméstico normal", enquanto as amostras dosExemplos de 1 a 4 foram submetidas ao Teste de secagem acima descrito. Asmedições de contaminação bacteriana foram realizadas conforme descritoacima, nas amostras dos Exemplos 1 e 3, enquanto as amostras dos Exemplos5 e 6 foram submetidas ao Teste de capacidade de enxugamento.
Durante o teste de "Uso doméstico normal", observou-se que asamostras do Exemplo 3 (que não continha quaisquer fibras de bambu)desenvolveram um odor desagradável e um toque viscoso desagradável depoisde somente uns poucos dias, enquanto as amostras do Exemplo 1permaneceram livres desses efeito por toda a duração do teste. Aspropriedades de absorção de todas as amostras pareceram ser similares, damesma forma que a capacidade de enxugamento (isto é, a medida de tempoque uma superfície esfregada leva para secar).
Os resultados do Teste de secagem são sumarizados na Figura 1,em anexo, que é um gráfico ilustrando uma quantidade média de água retidapelas quatro categorias de amostras do pano de limpeza como uma função dotempo no forno de secagem. A quantidade de água retida por cada categoriade amostras é indicada pelo peso médio das amostras em um momentoespecífico, expresso como uma porcentagem de seu peso a seco. O gráficomostra que as amostras do Exemplo 1 estavam substancialmente secas apósum período de 90 minutos o forno de secagem, enquanto as amostras dosExemplos 3 e 4 (que não continham fibras de bambu) precisaram de quaseuma hora a mais para atingir um estado similar. As amostras do Exemplo 2secaram mais rapidamente que aquelas dos Exemplos 3 e 4, especialmente noinício do Teste, embora tenham sido mais lentas que aquelas do Exemplo 1.
A medição da contaminação bacteriana mostrou que as amostrasdo Exemplo 1 tinham propriedades bacteriostáticas quando submetidas àcontaminação por Salmonella typhimurium, sendo que a proliferação dasbactérias cessou após 3 dias. Nenhuma dessas propriedades foi observadanas amostras do Exemplo 3. As medições mostraram, também, que asamostras não contaminadas do Exemplo 1 tinham alguma resistência àcontaminação bacteriana natural, já que a contaminação das amostraspermaneceu comparativamente baixa ao longo de um período de 7 dias. Acontaminação natural da amostras do Exemplo 3, por outro lado, aumentou demaneira perceptível ao longo do mesmo período.
O Teste de capacidade de enxugamento, quando realizadousando-se um espelho como superfície de teste, mostrou que a superfíciesecou em cerca de 60 segundos quando esfregada com amostras do Exemplo5, em comparação a cerca de 110 segundos quando esfregada de maneirasimilar com amostras do Exemplo 6. Quando realizado usando um piso decerâmica como superfície de teste e, para a área envolvida, uma quantidade deágua relativamente menor, distribuída de maneira mais uniforme sobre asuperfície, o teste mostrou que a superfície secou em cerca de IOminutosquando enxugada com as amostras do Exemplo 5, em comparação a cerca de14 minutos quando enxugada de maneira similar com amostras do Exemplo 6.
Conclusões
Os testes mostram que a inclusão de fibras de bambu nos panosde limpeza não-tecidos termicamente consolidados que se destinavam ao usoem condição úmida ou molhada resulta em panos de limpeza que permanecemem um estado agradável de usar e em condição higiênica durante um períodosubstancialmente mais longo que os panos de limpeza convencionaisequivalentes que não contêm fibras de bambu. Estes podem, também, secarmais rapidamente após o uso, o que os torna mais atraentes para o usuário,além de ajudar a reduzir o desenvolvimento de odores desagradáveis e dequalquer toque viscoso. Os testes mostram, também, que a inclusão de fibrasde bambu teve um efeito benéfico sobre a contaminação dos panos de limpezapor Salmonella typhimurium. Espera-se que efeitos similares sejam observadosem outros panos de limpeza incorporando fibras de bambu, inclusive aquelesde construção de malha ou trama.
Os testes mostram, também, que a inclusão de fibras de bambuem panos de limpeza não-tecidos revestidos com látex teve um efeito benéficosobre sua "capacidade de enxugamento".
Os panos de limpeza de acordo com a invenção, conformedescritos acima, constituem por si sós artigos para o esfregamentomolhado/úmido de superfícies. Nesse caso, ambas as superfícies de um panode limpeza proporcionam ação de esfregamento. Tipicamente, ambas assuperfícies do pano de limpeza oferecerão a mesma ação de esfregamento,mas esse nem sempre é necessariamente o caso, sendo que através damodificação do processo de produção de manta, ou o subseqüente tratamentoda manta finalizada, os dois lados de um pano de limpeza podem serdiferentes, por exemplo, em termos de suas características de absorção ou desuas naturezas abrasivas.
Alternativamente, um lenço de acordo com a invenção, conformedescrito acima, pode ser consolidado a outro material para a obtenção de umartigo para esfregamento molhado/úmido de superfícies. O segundo materialpode simplesmente proporcionar suporte ao pano de limpeza mas, geralmente,será outro material adequado ao uso em superfícies de limpeza (por exemplo,um material que ofereça uma ação de esfregamento diferente). Os doismateriais podem ser laminados um ao outro, por exemplo por meio de umadesivo adequado. O segundo material pode, por exemplo, ser formado a partirde um material têxtil, um material de esponja ou um material de esponja-pano.Alternativamente, o segundo material pode ser um material abrasivo não-tecido.

Claims (10)

1. ARTIGO PARA ESFREGAMENTO MOLHADO/ÚMIDO DESUPERFÍCIES, caracterizado pelo fato de compreender um pano de limpezaabsorvente de umidade que forma pelo menos uma superfície do dito artigo,sendo que o pano de limpeza compreende fibras de bambu.
2. ARTIGO, de acordo com a reivindicação 1, caracterizadopelo fato de que o pano de limpeza compreende pelo menos 10%, depreferência pelo menos 30% em peso de fibras de bambu.
3. ARTIGO, de acordo com a reivindicação 1 ou 2,caracterizado pelo fato de que o pano de limpeza é formado a partir de ummaterial têxtil.
4. ARTIGO, de acordo com a reivindicação 3, caracterizadopelo fato de que o material têxtil é um material não-tecido.
5. ARTIGO, de acordo com a reivindicação 4, caracterizadopelo fato de que o material não-tecido é selecionado a partir de materiaishidroentrelaçados, materiais cardados, dobrados transversalmente eagulhados, e materiais termicamente consolidados.
6. ARTIGO, de acordo com a reivindicação 4 ou 5,caracterizado pelo fato de que o material não-tecido é um material revestidocom látex.
7. ARTIGO, de acordo com a reivindicação 3, caracterizadopelo fato de que o material têxtil é um material de malha ou tecido.
8. ARTIGO, de acordo com uma das reivindicações 3 a 7,caracterizado pelo fato de que o material têxtil tem um peso base na faixa de-15 a 300 g/m2.
9. ARTIGO, de acordo com uma das reivindicações 1 a 8,caracterizado pelo fato de que o pano de limpeza é consolidado a outromaterial.
10. ARTIGO, de acordo com a reivindicação 9, caracterizadopelo fato de que o outro material é um material têxtil, um material de esponja ouum material de esponja-pano.
BRPI0706860-3A 2006-01-12 2007-01-10 artigo para esfregamento molhado/ úmido de superfìcies BRPI0706860A2 (pt)

Applications Claiming Priority (3)

Application Number Priority Date Filing Date Title
GBGB0600494.9A GB0600494D0 (en) 2006-01-12 2006-01-12 Wiping articles
GB0600494.9 2006-01-12
PCT/US2007/000596 WO2007084296A2 (en) 2006-01-12 2007-01-10 Wiping articles

Publications (1)

Publication Number Publication Date
BRPI0706860A2 true BRPI0706860A2 (pt) 2011-04-12

Family

ID=35997847

Family Applications (1)

Application Number Title Priority Date Filing Date
BRPI0706860-3A BRPI0706860A2 (pt) 2006-01-12 2007-01-10 artigo para esfregamento molhado/ úmido de superfìcies

Country Status (9)

Country Link
US (1) US20090260173A1 (pt)
EP (1) EP1973456A4 (pt)
JP (1) JP2009523486A (pt)
KR (1) KR20080083052A (pt)
CN (1) CN101384206A (pt)
BR (1) BRPI0706860A2 (pt)
GB (1) GB0600494D0 (pt)
TW (1) TW200735832A (pt)
WO (1) WO2007084296A2 (pt)

Families Citing this family (10)

* Cited by examiner, † Cited by third party
Publication number Priority date Publication date Assignee Title
US8277837B2 (en) 2006-01-11 2012-10-02 Entegrion, Inc. Hemostatic textile
GB0603875D0 (en) * 2006-02-28 2006-04-05 3M Innovative Properties Co Wear indicator for a flocked scouring material
DE102007028039B4 (de) * 2007-06-14 2017-05-11 Carl Freudenberg Kg Reinigungsartikel und dessen Verwendung
CN102127250B (zh) * 2010-12-31 2012-10-17 嘉兴市捷豪清洁用品有限公司 一种竹浆棉制备工艺
ITMI20111227A1 (it) * 2011-07-01 2013-01-02 Orsa S R L Prodotto a base di tessuto non tessuto con proprieta' antimicrobiche perfezionato.
JP2013094535A (ja) * 2011-11-04 2013-05-20 D & F Kk 冷却シート素材
JP6796910B2 (ja) * 2014-07-09 2020-12-09 旭化成アドバンス株式会社 ウェットワイパー
JP6796369B2 (ja) * 2014-07-23 2020-12-09 旭化成アドバンス株式会社 ウェットワイパー
JP6796370B2 (ja) * 2014-07-23 2020-12-09 旭化成アドバンス株式会社 ウェットワイパー
US20220079164A1 (en) * 2019-01-24 2022-03-17 Twe Meulebeke Dry nonwoven antibacterial article

Family Cites Families (10)

* Cited by examiner, † Cited by third party
Publication number Priority date Publication date Assignee Title
NL93730C (nl) * 1957-08-16 1960-03-15 Onderzoekings Inst Res Werkwijze voor de vervaardiging van kunstmatige sponzen van geregenereerd cellulose, en aldus vervaardigde sponzen.
US3523536A (en) * 1966-02-26 1970-08-11 Johnson & Johnson Absorbent fibrous products
GB2209352A (en) * 1987-09-04 1989-05-10 Wilkie J & D Ltd Non-woven sheet material which includes jute fibres and thermoplastic material
US5128082A (en) * 1990-04-20 1992-07-07 James River Corporation Method of making an absorbant structure
US5459912A (en) * 1992-03-31 1995-10-24 E. I. Du Pont De Nemours And Company Patterned spunlaced fabrics containing woodpulp and/or woodpulp-like fibers
KR20000070331A (ko) * 1997-01-21 2000-11-25 레이몬드 에스. 옹 비펄프화된 천연섬유로부터의 습식 부직포 웹 및 그것을 함유하는 복합체
US6720057B1 (en) * 1997-08-07 2004-04-13 Achim Neumayr Method for producing a cellulose fibre from hydrocellulose
JP3938290B2 (ja) * 2001-05-16 2007-06-27 ユニ・チャーム株式会社 水解性シートおよびその製造方法
JP3687962B2 (ja) * 2001-09-19 2005-08-24 有限会社勝山テクノス 筍の皮の利用方法
CN1446515A (zh) 2003-03-03 2003-10-08 上海天竹纺织纤维有限公司 一种具有天然杀菌作用的抹布

Also Published As

Publication number Publication date
CN101384206A (zh) 2009-03-11
TW200735832A (en) 2007-10-01
JP2009523486A (ja) 2009-06-25
GB0600494D0 (en) 2006-02-22
WO2007084296A3 (en) 2007-09-20
KR20080083052A (ko) 2008-09-12
EP1973456A2 (en) 2008-10-01
US20090260173A1 (en) 2009-10-22
EP1973456A4 (en) 2011-11-30
WO2007084296A2 (en) 2007-07-26

Similar Documents

Publication Publication Date Title
BRPI0706860A2 (pt) artigo para esfregamento molhado/ úmido de superfìcies
US9322119B2 (en) Nonwoven webs made from treated fibers
US7469703B2 (en) Stain-removal brush
JP2005528945A (ja) メラミンフォームシート用品とその製造方法
BRPI0502821B1 (pt) produto absorvente para o cuidado pessoal e/ou de limpeza para aplicações cosméticas e/ou dermatológicas, conjunto de produto absorvente e seu uso
JP7149959B2 (ja) バイオ系繊維と熱接着されている洗濯可能な植物系基材
JP2020180381A (ja) 使い捨て繊維製品用生地及びそれを用いた使い捨て繊維製品
BR112019017866B1 (pt) Composição de dispersão, lenço e método de limpeza de superfície
JP2012526206A (ja) 生地を処理する方法
KR101561033B1 (ko) 린트 발생이 없는 고 흡수성 크리너
JPH02277846A (ja) 吸水性織物
US11771790B2 (en) Pre-saturated disinfecting disposable microfiber wipes
EP1423267A1 (en) Article for cleansing, treating, and/or exfoliating skin
JP2006515218A (ja) 汚れ除去ブラシ
IT202100005738U1 (it) Sistema di intensificazione di profumazione per asciugatrici.
WO2021035249A1 (en) Methods of reducing biofilm and/or planktonic contamination
JP2023142929A (ja) 身体用清拭シート
BR112021014875A2 (pt) Artigo para limpeza
CA3052714A1 (en) Rapid dispersing wet wipe
TWM338629U (en) Improved structure of bacteria-proof cleaning cloth
ITMI20111227A1 (it) Prodotto a base di tessuto non tessuto con proprieta' antimicrobiche perfezionato.
AU2002327502A1 (en) Article for cleansing, treating, and/or exfoliating skin
TWM339927U (en) Absorbent cloth

Legal Events

Date Code Title Description
B11A Dismissal acc. art.33 of ipl - examination not requested within 36 months of filing
B11Y Definitive dismissal - extension of time limit for request of examination expired [chapter 11.1.1 patent gazette]