BRPI0704601B1 - A drive lever for connecting a drive screw to a seed disc, and, a seed hopper assembly - Google Patents

A drive lever for connecting a drive screw to a seed disc, and, a seed hopper assembly Download PDF

Info

Publication number
BRPI0704601B1
BRPI0704601B1 BRPI0704601-4A BRPI0704601A BRPI0704601B1 BR PI0704601 B1 BRPI0704601 B1 BR PI0704601B1 BR PI0704601 A BRPI0704601 A BR PI0704601A BR PI0704601 B1 BRPI0704601 B1 BR PI0704601B1
Authority
BR
Brazil
Prior art keywords
seed
conical
drive
cylindrical
disc
Prior art date
Application number
BRPI0704601-4A
Other languages
English (en)
Inventor
Eric Friestad Michael
Deloy Luxon Gary
Original Assignee
Deere & Company
Priority date (The priority date is an assumption and is not a legal conclusion. Google has not performed a legal analysis and makes no representation as to the accuracy of the date listed.)
Filing date
Publication date
Application filed by Deere & Company filed Critical Deere & Company
Publication of BRPI0704601A publication Critical patent/BRPI0704601A/pt
Publication of BRPI0704601B1 publication Critical patent/BRPI0704601B1/pt

Links

Classifications

    • AHUMAN NECESSITIES
    • A01AGRICULTURE; FORESTRY; ANIMAL HUSBANDRY; HUNTING; TRAPPING; FISHING
    • A01CPLANTING; SOWING; FERTILISING
    • A01C19/00Arrangements for driving working parts of fertilisers or seeders
    • AHUMAN NECESSITIES
    • A01AGRICULTURE; FORESTRY; ANIMAL HUSBANDRY; HUNTING; TRAPPING; FISHING
    • A01CPLANTING; SOWING; FERTILISING
    • A01C7/00Sowing
    • A01C7/04Single-grain seeders with or without suction devices
    • A01C7/042Single-grain seeders with or without suction devices using pneumatic means
    • A01C7/044Pneumatic seed wheels
    • A01C7/046Pneumatic seed wheels with perforated seeding discs
    • YGENERAL TAGGING OF NEW TECHNOLOGICAL DEVELOPMENTS; GENERAL TAGGING OF CROSS-SECTIONAL TECHNOLOGIES SPANNING OVER SEVERAL SECTIONS OF THE IPC; TECHNICAL SUBJECTS COVERED BY FORMER USPC CROSS-REFERENCE ART COLLECTIONS [XRACs] AND DIGESTS
    • Y10TECHNICAL SUBJECTS COVERED BY FORMER USPC
    • Y10TTECHNICAL SUBJECTS COVERED BY FORMER US CLASSIFICATION
    • Y10T403/00Joints and connections
    • Y10T403/10Selectively engageable hub to shaft connection

Landscapes

  • Life Sciences & Earth Sciences (AREA)
  • Soil Sciences (AREA)
  • Environmental Sciences (AREA)
  • Sowing (AREA)
  • Pretreatment Of Seeds And Plants (AREA)
  • Chain Conveyers (AREA)
  • Feeding Of Articles To Conveyors (AREA)
  • Apparatuses For Bulk Treatment Of Fruits And Vegetables And Apparatuses For Preparing Feeds (AREA)

Abstract

cubo de acionamento para conectar um fuso de acionamento a um disco de semente, e, conjunto de dosador de semente é descrito um conjunto de cubo para um disco de semente que tem uma superfície cônica que casa com uma borda cilíndrica em uma parte do cubo de um disco de semente para estabelecer a concentricidade dos dois componentes. um par de pás no cubo é recebido em recessos correspondentes, e se encaixam neles, no disco de semente para prover transmissão de torque. um elemento de retenção mantém os dois componentes juntos.

Description

“CUBO DE ACIONAMENTO PARA A CONEXÃO DE UM FUSO DE ACIONAMENTO A UM DISCO DE SEMENTE E CONJUNTO DOSADOR DE SEMENTE” CAMPO DA INVENÇÃO
[001J A presente invenção diz respeito a máquinas semeadeiras agrícolas e, mais particularmente, a cubos para discos de semente usados para dosar sementes para colocação em uma cova de semente.
FUNDAMENTOS DA INVENÇÃO
[002] Uma máquina semeadeira agrícola, tais como uma plantadeira de lavoura em fileira ou semeadora-adubadora, coloca sementes a uma profundidade desejada em uma pluralidade de covas de sementes paralelas formadas no terreno. No caso de uma plantadeira de lavoura em fileiras, uma pluralidade de unidades de lavoura em fileira é tipicamente enterrada usando rodas, eixos, rodas dentadas, caixas de transferência, correntes e similares. Cada unidade de lavoura em fileira tem uma armação que é acoplada de forma móvel em uma barra de ferramenta. A armação pode levar uma tremonha de sementes principal, tremonha de herbicida e tremonha de inseticida, Se forem usadas herbicidas e inseticidas granulares, os mecanismos de dosagem associados com a dispensaçao do produto granular na cova de semente são relativamente simples. Por outro lado, os mecanismos necessários para dosar devidamente as sementes, dispensar as sementes a uma taxa predeterminada e colocar as sementes em locais relativos predeterminados na cova de semente são relativamente complicados.
[003] Os mecanismos associados com a dosagem e colocação das sementes podem ser divididos a grosso modo cm um sistema de dosagem de semente e um sistema de colocação de semente, que ficam em comunicação um com o outro. O sistema de dosagem de semente recebe as sementes em massa da tremonha de sementes suportada pela armação. Diferentes tipos de sistemas de dosagem de semente podem ser usados, tais como chapas de semente, chapas de dedos e discos de semente. No caso de um sistema de dosagem de disco de semente, um disco de semente é formado com uma pluralidade de células de semente espaçadas pela sua periferia. Sementes movem-se para as células de semente, com uma ou mais sementes em cada célula de semente, dependendo do tamanho e configuração da célula de semente. Um vácuo ou ar com pressão positiva pode ser usado em conjunto com o disco de semente para assistir no movimento das sementes para as células de semente. As sementes são desaglomeradas e descarregadas a uma velocidade predeterminada no sistema de colocação de semente.
[004] O sistema de colocação de semente pode ser categorizado como um sistema de queda por gravidade ou um sistema de queda por força. No caso de um sistema de queda por gravidade, um tubo de semente tem uma extremidade de entrada que fica posicionada abaixo do sistema de dosagem de semente. As sementes desaglomeradas do sistema de dosagem de semente meramente caem no tubo de semente, e caem pela força gravitacional de uma extremidade de descarga do mesmo na cova de semente. O tubo de semente pode ser curvo para trás para assistir no direcionamento da semente para a cova de semente. A curvatura para trás também assiste na redução do ricocheteamento das sementes para trás e para frente no tubo à medida que caem na cova de sementes. Adicionalmente, a curvatura para trás reduz ricocheteamento da semente quando que ela colide na base da cova de semente.
[005] Um sistema de colocação de semente do tipo queda acionada no geral pode ser classificado como uma queda de semente por correia transferidora, queda por válvula rotativa, queda por corrente ou queda pneumática. Esses tipos de sistemas de colocação de semente permitem a colocação mais consistente das sementes ao longo de um caminho predeterminado a um espaçamento desejado.
[006] Certos tipos de sementes, notadamente semente de milho chata» com tratamento de inseticida ou outros tratamentos, são difíceis para os dosadores a vácuo des aglomerar. Uma desaglomeraçâo deficiente de tipos de semente difícil é caracterizada por pares, saltos, e cachos de semente levados pelo disco. Pares e saltos referem-se a múltiplas sementes e nenhuma semente, respectivamente, em cada célula de semente. Cachos são múltiplas sementes carregadas pelos aceleradores de aglomerados de semente que se salientam na superfície do disco de semente. Esses tipos de semente em geral são mais bem plantados com um disco de semente plano em combinação com eliminador de pares. Comparado com um disco com células, um disco plano tem trajetória de semente menos favorável para o tubo de semente, em geral exige mais vácuo, e é difícil um ajuste do "eliminador de pares" de produção.
[007] O disco de semente é uma parte integral e chave da máquina semeadeira em que ele desempenha a função de separar sementes em elementos individuais. Portanto, é importante que o disco de semente seja concêntrico com seu mecanismo de acionamento que seja apoiado dentro da máquina semeadeira. A fabricação do disco de semente implica no estabelecimento de tolerâncias para uma pluralidade de superfícies, que aumenta o custo de fabricação e aumenta a probabilidade de não atendimento das tolerâncias.
[008] O que é necessário na técnica é um cubo efetivo para um disco dosador de sementes que permita posicionamento simplificado e preciso.
SUMÁRIO DA INVENÇÃO
[009] A invenção inclui um cubo de acionamento para conectar um fuso de acionamento a um disco de semente. O cubo de acionamento inclui um elemento cilíndrico conectado a um do disco de semente c do fuso de acionamento, o elemento cilíndrico tendo uma borda circular em lima extremidade do mesmo. Um elemento cônico é conectado no outro do disco de semente e do fuso de acionamento. O elemento cônico é recebido na uma extremidade do elemento cilíndrico para comandar o elemento cônico e o elemento cilíndrico um em relação ao outro. O elemento cônico e o elemento cilíndrico se encaixam para transmitir torque entre eles.
[00101 Numa outra forma, a invenção inclui um conjunto dosador de semente que tem um disco de dosagem de semente substanciai mente circular e que gira em torno de um eixo central. Um fuso de acionamento é provido para o disco de dosagem e é rotacionada em torno do mesmo eixo. Um cubo de acionamento conecta o fuso de acionamento ao referido disco de semente e compreende um elemento cilíndrico conectado a um do disco de semente e do fuso de acionamento. O elemento cilíndrico tem uma borda circular em uma extremidade do mesmo e um elemento cônico conectado no outro do disco de semente e do elemento de acionamento é recebido em uma extremidade do elemento cilíndrico para comandar o elemento cônico e o elemento cilíndrico um em relação ao outro. O elemento cônico e elemento cilíndrico se encaixam para transmitir torque entre eles.
BREVE DESCRIÇÃO DOS DESENHOS A figura 1 é uma vista em perspectiva de uma máquina dosadora de semente; A figura 2 é uma vista em perspectiva de um cubo de acionamento usado na máquina dosadora de semente da figura 1; A figura 3 é uma vista em perspectiva do cubo de acionamento da figura 2 com um fuso de acionamento e um dispositivo de retenção; A figura 4 é uma vista em perspectiva da figura 2 e o disco de semente da figura 1, mostrando uma posição relativa para montagem; A figura 5 é uma vista em perspectiva do cubo da figura 2 e do disco de semente da figura 1 na posição instalada; A figura 6 é uma vista em perspectiva do cubo montado da figura 2 e do disco da figura 1 sem o fuso e elementos associados feita na linha 6-6 da figura 5; 6 A figura 7 é uma vista em perspectiva parcial do cubo da figura 2 e do disco da figura 1, mostrando uma parte do conjunto da árvore de acionamento e elementos associados.
DESCRIÇÃO DETALHADA DA INVENÇÃO
[0011] Referindo-se à figura l, um dosador de sementes, indicado no geral pelo número de referência 10, está incorporado em uma máquina semeadeira (nào mostrada). A máquina semeadeira tem muitos recursos adicionais, tais como uma tremonha principal ou bomba pneumática de sementes para distribuir sementes a dosadores de semente individuais das quais a unidade 10 é uma das múltiplas unidades. Detalhes de um sistema global como este podem ser encontrados na patente U.S. 6.758.153, do mesmo requerente desta invenção, cuja revelação está por meio desta incorporada na sua íntegra. O dosador de sementes 10 inclui um alojamento 12 e uma tremonha de semente 14 que recebe um suprimento apropriado de sementes de uma tremonha principal (não mostrada). A tremonha de semente 14 distribui sementes a uma câmara em um alojamento 16 na parte inferior do alojamento 12. Um disco de semente 18 é apoiado no alojamento 12 e tem um lado de semente 22 exposto à câmara 16 e um lado de pressão inferior 24 exposto a uma fonte de vácuo para manter um diferencial de pressão através do disco de semente 18. O disco de semente 18 tem uma pluralidade de células de semente 20 posicionada de uma maneira circular em tomo do disco de semente 18. As células de semente 20 podem ter muitas diferentes formas, mas, na forma ilustrada, elas são aberturas que se estendem através do disco de semente 18 para conectar o lado de semente 22 no lado de menor pressão 24. Versados na técnica devem entender que os níveis de pressão dos lados 22 c 24 podem ser invertidos.
[0012] O di sco de semente 18 é apoiado no fuso de acionamento 26 que é acionado por um motor apropriado 28 por meio de um mecanismo de engrenagem (não mostrado) para girar o disco de semente 18 na direção das setas A. As sementes que se acumularam na base do disco de semente 18 então encontram seu caminho para as células de semente em virtude do diferencial de pressão através do disco de semente. À medida que o disco gira no sentido anti-horário, mostrado na figura 1, as sementes que estão nas células de semente ficam retidas uma por vez. A rotação do disco leva sementes individuais para um segmento (não mostrado) onde o diferencial de pressão é interrompido localmente de tal maneira que a semente possa ser descarregada em um mecanismo de plantio apropriado.
[0013] O disco de semente 18 é conectado no fuso 26 por um sistema de cubo indicado no geral pelo número de referência 30. É necessário que o disco de semente seja precisamente posicionado em relação ao eixo de rotação do fuso 26, tanto do ponto de vista de concentricidade quanto de uma posição axial relativa ao alojamento 12. No passado, a posição axial e a concentricidade de tais cubos de acionamento eram estabelecidas por meio de uma série complexa de superfícies nas quais a saída era controlada dentro de limites. Além disso, uma vez que o cubo de acionamento transmite torque entre o fuso 26 e o disco de semente 18, devem ser feitas provisões para a transmissão de torque adequada.
[0014] Como mostrado particularmente na figura 2, o cubo 30 tem um flange 32 com uma parte circunferencial externa 34 que retém e suporta uma camisa anular flexível, a ser descrita posteriormente. Na área interna da seção circunferencial externa fica uma seção cônica 36 fabricada para ser concêntrica com um eixo de rotação A do cubo 30. O cubo 30 tem um centro através do furo 38 que é rosqueado para receber a extremidade do fuso de acionamento 26. O furo rosqueado 38 é retido dentro de uma seção anular 40 que tem uma pluralidade de entalhes 42 para fins de ajustes, a ser descrito posteriormente. Integral com o elemento 40 está um par de pás que se estende radialmente 44. Muito embora seja ilustrado um par de pás 44 apenas, deve ser evidente para aqueles indivíduos versados na técnica que qualquer número de pás pode ser utilizado.
[0015] Figura 3 exibe o cubo 30 rosqueado na extremidade rosqueada 46 do fuso 26. Um colar de retenção 48 é rosqueado à extremidade 50 do fuso 26. Tal colar 48 no seu extremo é devidamente afixado no fuso 26 e age como um batente para uma mola 52, aqui mostrada como uma mola espiral. A outra extremidade da mola 52 age sobre uma parede de base (não mostrada) de um elemento de retenção 54 que tem um cubo central 56 e um par de abas que se estendem radialmente 58 que aproximam em dimensão das pás 44. A mola 52 é retida em um recesso 60 do cubo 56. A combinação resultante faz com que o elemento de retenção 54 seja impelido resilientemente em direção ao flange 32. A posição axial do flange 32 e, por conseguinte, a superfície cônica 36, em relação ao fuso 26, é estabelecida pelo grau no qual dito cubo 30 é rosqueado sobre a seção rosqueada 46. A seção rosqueada 46 tem uma passagem radial que atravessa (não mostrada) que recebe um elemento de chave carregado por mola 62 que se estende através dos recessos 42 para fixar a posição rosqueada relativa do cubo 30 no fuso de acionamento 26.
[0016] Figura 4 exibe a interação entre o sistema do cubo 30 e o disco de semente 18. Disco de semente 18 tem uma seção do cubo cilíndrica interna 64 que se estende do disco de semente 18 em direção ao cubo 30. A dita seção cilíndrica 64 tem um diâmetro da extremidade interno 66 controlado para um dado nível de tolerância com relação ao eixo rotacional A do conjunto. Borda circular da extremidade do diâmetro 66 é adaptada para apoiar-se à superfície cônica 36 do cubo 30 para que os dois elementos fiquem concêntricos um em relação ao outro. O disco de semente 18 também tem uma abertura central 68 para acomodar o sistema do cubo 30 e um par de fendas radiais 70 adaptadas para receberem as pás 44.
[0017] Figuras 4, 5 e 6 mostram o conjunto do cubo 30 sem o fuso 26 e elementos associados a fim de descrever mais completamente a invenção. Conforme mostrado na figura 5, o cubo 30 é assentado no disco de semente 18 e a figura 6 mostra o lado oposto 24 do disco de semente 18. Para facilitar ainda mais a explicação da invenção, omite-se o elemento de retenção 54. Pode ser visto que tais pás 44 estendem-se através dos recessos 70 até o lado 24 do disco de semente 18. A fim de garantir que o conjunto de retenção 54 prenda ou retenha disco de semente contra o cubo 30, um par de rampas 72 estendem-se por aproximadamente um pouco mais de um arco de 90°. Essas rampas 72 começam a subida, cada qual, a um nível em uma extremidade 74, a qual está aproximadamente na altura axial das pás 44 e estendem-se para cima até os detentores 76 em um nível elevado para garantir que o elemento de retenção 54 permaneça no lugar.
[0018] Figura 7 exibe uma vista parcial da figura 6, mas com o fuso 26 e o elemento de retenção 54 no lugar. Pode-se ver que, depois que o cubo 30 é inserido pelo disco de semente 18, as abas 58 limpam o ponto de entrada das rampas 72 de modo que as abas 58 possam ser rotacionadas no sentido horário, como mostrado pela seta B na figura 7, para que as abas 58 sejam recebidas e retidas nos detentores 76. Nesta posição, as bases das abas 58 agem contra o disco de semente 18 para impeli-lo contra o cubo 30 por causa do elemento de mola 52. Assim, a concentricidade do disco de semente em relação ao fuso é definida pela superfície cônica 36 e borda cilíndrica 66. Torque é transmitido entre o cubo 30 e o disco de semente 18 através das pás 44 que interagem com as paredes dos recessos ou fendas 70. Assim, transmissão do torque é provida num caminho paralelo à posição da concentricidade do conjunto em relação a dito fuso 26.
[0019] A posição axial do disco de semente do cubo 30 e, portanto, do disco de semente 18 em relação ao fuso 26 e ao alojamento 12, é ajustada ao se puxar o pino 62 para fora e rosqueando-se o cubo 30 no sentido horário ou anti-horário, da maneira necessária para obter a posição axial. Uma vez isto estabelecido, aquele pino 62 é inserido pela fenda mais próxima 42 através da passagem radial na seção rosqueada 46 do fuso 26.
[0020] Para prover uma vedação entre o cubo 30 e o disco de semente 18, um elemento de vedação resiliente e cônico 80 (mostrado parcialmente em corte) é afixado ao flange 34 do cubo 30. Aquela vedação 80 assegura que um diferencial de pressão adequado seja mantido através do disco de semente 18, e que não haja qualquer vazamento significativo através do cubo e do disco de semente interconectados.
[0021] Logo, percebe-se que a concentricidade do cubo em relação ao fuso é determinada por uma porção de dimensões chaves, em vez de por uma multiplicidade de dimensões, como feita no passado.
[0022] Tendo sido descrita a modalidade preferencial, ficará evidente que diversas modificações podem ser feitas, sem fugir do escopo da invenção, conforme definida nas reivindicações anexas.
REIVINDICAÇÕES

Claims (20)

1. Cubo de acionamento (30) para a conexão de um fuso de acionamento (26) a um disco de semente (18), o cubo de acionamento (30) compreendendo: um elemento cilíndrico (64) conectado a um dentre o disco de semente (18) e o fuso de acionamento (26), tal elemento cilíndrico (64) tendo uma borda circular em uma extremidade do mesmo, caracterizado pelo fato de o cubo de acionamento (30) compreender um elemento cônico (36) conectado ao outro dentre o disco de semente (18) e o fuso de acionamento (26), aquele elemento cônico (36) sendo recebido na dita uma extremidade do mencionado elemento cilíndrico (64) para comandar o elemento cônico (36) e o elemento cilíndrico (64) um em relação ao outro, tal elemento cônico (36) e tal elemento cilíndrico (64) se encaixando para a transmissão de torque entre eles.
2. Cubo de acionamento (30), de acordo com a reivindicação 1, caracterizado pelo fato de que tal transmissão de torque entre o dito elemento cilíndrico (64) e o dito elemento cônico (36) é independente do comando entre eles.
3. Cubo de acionamento (30), de acordo com a reivindicação 1 ou 2, caracterizado pelo fato de que tal transmissão de torque é provida por pelo menos um elemento de pã (44) que se estende radialmente em relação a um de dito elemento cônico (36) e dito elemento cilíndrico (64), o outro do elemento cônico (36) e do elemento cilíndrico (64) com uma fenda radial correspondente (70) para receber aquele elemento de pá (44).
4. Cubo de acionamento (30), de acordo com qualquer uma das reivindicações I a 3, caracterizado pelo fato de que tal elemento cilíndrico (64) é integral com o dito disco de semente (18).
5. Cubo de acionamento (30), de acordo com qualquer uma das reivindicações 1 a 4, caracterizado pelo fato de que tal elemento cônico (36) e tal elemento cilíndrico (64) são fixados axialmente um em relação ao outro.
6. Cubo de acionamento (30), de acordo com qualquer uma das reivindicações 3 a 5, caracterizado pelo fato de que tal elemento (36, 64) que tem a dita pá (44) tem uma aba (58) em linha com a dita pá (44), para inserção pela dita fenda (70) no lado oposto do outro do dito elemento cônico (36) e do dito elemento cilíndrico (64), para rotação pivotante para conter tal elemento cilíndrico (64) em relação a tal elemento cônico (36).
7. Cubo de acionamento (30), de acordo com a reivindicação 6, caracterizado pelo fato de que tal aba (58) impele aquele elemento cilíndrico (64) e aquele elemento cônico (36) um em direção ao outro.
8. Cubo de acionamento (30), de acordo com qualquer uma das reivindicações 1 a 7, caracterizado pelo fato de compreender adicionalmente uma vedação flexível (80) em um de tal elemento cônico (36) e de tal elemento cilíndrico (64) para fazer pressão contra o dito disco de semente (18).
9. Cubo de acionamento (30), de acordo com qualquer uma das reivindicações 1 a 8, caracterizado pelo fato de que tal elemento cônico (36) tem uma abertura central (38) e tem roscas internas para encaixar roscas externas no dito fuso de acionamento (26).
10. Conjunto dosador de semente (10), compreendendo: um disco dosador de semente (18) substancialmente circular e rotativo em tomo de um eixo central; um fuso de acionamento (26) para aquele disco dosador (18), o dito fuso de acionamento (26) sendo rotacionável em tomo de um eixo; e um cubo de acionamento (30) para conectar o mencionado fuso de acionamento (26) a tal disco de semente (18) compreendendo um elemento cilíndrico (64) conectado a um dentre o dito disco de semente (18) e o dito fuso de acionamento (26), o dito elemento cilíndrico (64) tendo uma borda circular em uma extremidade do mesmo, caracterizado pelo fato de um elemento cônico (36) ser conectado ao outro do disco de semente (18) e do fuso de acionamento (26), aquele elemento cônico (36) sendo recebido na dita uma extremidade do referido elemento cilíndrico (64), para comandar tal elemento cônico (36) e tal elemento cilíndrico (64) um em relação ao outro, o dito elemento cônico (36) e o dito elemento cilíndrico (64) se encaixando para transmitir torque entre eles.
11. Conjunto dosador (10), de acordo com a reivindicação 10, caracterizado pelo fato de que a transmissão de torque é independente daquela interação de comando.
12. Conjunto dosador (10), de acordo com a reivindicação 10 ou 11. caracterizado pelo fato de que um dentre o dito elemento cônico (36) e o dito elemento cilíndrico (64) tem pelo menos uma pá (44) estendendo-se radialmente em relação a ele, o outro dentre o dito elemento cônico (36) e o dito elemento cilíndrico (64) com pelo menos uma fenda radial (70) que recebe a dita pá (44) para transmitir torque.
13. Conjunto dosador (10), de acordo com qualquer uma das reivindicações 10 a 12, caracterizado pelo fato de que um dente o dito elemento cônico (36) e o dito elemento cilíndrico (64) é integral com o referido disco de semente (18).
14. Conjunto dosador (10), de acordo com qualquer uma das reivindicações 10 a 13, caracterizado pelo fato de que tal elemento cônico (36) e tal elemento cilíndrico (64) são retidos axialmente um em relação ao outro.
15. Conjunto dosador (10), de acordo com qualquer uma das reivindicações 12 a 14, caracterizado pelo fato de que tal elemento (36, 64) que tem a dita pá (44) tem uma aba (58) que se estende radialmente dela e em linha com aquela pá (44), a dita aba (58) sendo inserível pela dita fenda radial (70) e pivotante para reter o referido elemento cilíndrico (64) em relação ao referido elemento cônico (36).
16. Conjunto dosador (10), de acordo com a reivindicação 15, caracterizado pelo fato de que tal elemento que recebe a dita aba (58) tem uma rampa (72) que é atravessada pela aba (58) até uma posição elevada para reter tal elemento cônico (36) e tal elemento cilíndrico (64) um em relação ao outro.
17. Conjunto dosador (10), de acordo com a reivindicação 15 ou 16, caracterizado pelo fato de que o elemento (36,64) que recebe a referida aba (58) tem um detentor (76) em uma posição elevada para reter aquela aba (58).
18. Conjunto dosador (10), de acordo com qualquer uma das reivindicações 15 a 17, caracterizado pelo fato de que a dita aba (58) é impelida resilientemente em direção ao dito detentor (76).
19. Conjunto dosador (10), de acordo com qualquer uma das reivindicações 10 a 18, caracterizado pelo fato de que tal fuso de acionamento (26) tem um flange (48) que retém uma mola substancialmente coaxial (52), a referida mola (52) impelindo a dita aba (58) em direção ao dito detentor (76).
20. Conjunto dosador (10), de acordo com qualquer uma das reivindicações 10 a 19, caracterizado pelo fato de que tal elemento cilíndrico (64) é integral com aquele disco de semente (18), e o dito elemento cônico (36) tem um elemento de vedação cônico, flexível, e resiliente (80) para apoiar-se contra o dito disco de semente (18) e para vedá-lo.
BRPI0704601-4A 2006-11-30 2007-11-23 A drive lever for connecting a drive screw to a seed disc, and, a seed hopper assembly BRPI0704601B1 (pt)

Applications Claiming Priority (2)

Application Number Priority Date Filing Date Title
US11/564,906 US7341010B1 (en) 2006-11-30 2006-11-30 Seed disk drive hub
US11/564906 2006-11-30

Publications (2)

Publication Number Publication Date
BRPI0704601A BRPI0704601A (pt) 2008-07-15
BRPI0704601B1 true BRPI0704601B1 (pt) 2017-10-17

Family

ID=39111011

Family Applications (1)

Application Number Title Priority Date Filing Date
BRPI0704601-4A BRPI0704601B1 (pt) 2006-11-30 2007-11-23 A drive lever for connecting a drive screw to a seed disc, and, a seed hopper assembly

Country Status (12)

Country Link
US (1) US7341010B1 (pt)
EP (1) EP1927276B1 (pt)
AR (1) AR064599A1 (pt)
AU (1) AU2007231832B2 (pt)
BR (1) BRPI0704601B1 (pt)
CA (1) CA2606281A1 (pt)
DE (1) DE602007006742D1 (pt)
ES (1) ES2342985T3 (pt)
MX (1) MX2007014821A (pt)
RU (1) RU2473199C2 (pt)
UA (1) UA94906C2 (pt)
ZA (1) ZA200710372B (pt)

Families Citing this family (9)

* Cited by examiner, † Cited by third party
Publication number Priority date Publication date Assignee Title
US8375873B2 (en) * 2009-06-02 2013-02-19 Great Plains Manufacturing, Inc. Seed metering device for agricultural seeder
IT1399486B1 (it) * 2010-03-31 2013-04-19 Ima Safe S R L Perfezionamenti ai gruppi distributori e gruppo distributore perfezionato
CN101999267B (zh) * 2010-10-15 2012-07-25 沈阿庆 一种多功能点播播种机
US9277688B2 (en) 2012-10-23 2016-03-08 Kinze Manufacturing, Inc. Air seed meter with adjustable singulator
TWI680040B (zh) * 2014-09-17 2019-12-21 美商法伯沃克斯分解股份有限公司 利於轂部移除的多組件機器人轂部安裝盤
US10143127B2 (en) 2015-11-06 2018-12-04 Kinze Manufacturing, Inc. Multiple agricultural product application method and systems
USD847868S1 (en) 2017-07-28 2019-05-07 Kinze Manufacturing, Inc. Seed disk with integrated hub
CN114145106B (zh) * 2021-10-18 2023-07-07 山东省农业科学院作物研究所 具有均匀播种功能的播种盘
US20230247933A1 (en) * 2022-02-08 2023-08-10 Kinze Manufacturing, Inc. Singulator insert for 3d singulation and seed orientation

Family Cites Families (10)

* Cited by examiner, † Cited by third party
Publication number Priority date Publication date Assignee Title
US3732896A (en) * 1971-04-26 1973-05-15 Vyzk Ustav Bavlnarsky Method of and apparatus for filling the shuttles with weft in progressive shed weaving looms
SU576983A1 (ru) * 1976-04-04 1977-10-25 Ворошиловградский Сельскохозяйственный Институт Высевающий аппарат
US4294408A (en) * 1980-05-08 1981-10-13 Graco Inc. In centrifugal spray guns
CA1237022A (en) * 1983-10-31 1988-05-24 Jerry D. Webber Disk mounting mechanism
US4613056A (en) * 1983-10-31 1986-09-23 Deere & Company Seed meter having cleanout and seed sealing member
US5170909A (en) * 1983-10-31 1992-12-15 Deere & Company Vacuum seed meter
SU1175650A1 (ru) * 1984-03-21 1985-08-30 Предприятие П/Я Р-6654 Коническое соединение вала со ступицей
US4664290A (en) * 1985-02-25 1987-05-12 Deere & Company Method and apparatus for precise positioning of a seed disk in a seed meter
US6758153B1 (en) 2003-08-11 2004-07-06 Deere & Company Easily adjustable double eliminator
US7093548B2 (en) * 2003-12-29 2006-08-22 Kinze Manufacturing, Inc. Air seed meter

Also Published As

Publication number Publication date
RU2007144483A (ru) 2009-06-10
ES2342985T3 (es) 2010-07-20
AU2007231832A1 (en) 2008-06-19
EP1927276B1 (en) 2010-05-26
AR064599A1 (es) 2009-04-15
ZA200710372B (en) 2009-09-30
UA94906C2 (ru) 2011-06-25
MX2007014821A (es) 2009-02-12
US7341010B1 (en) 2008-03-11
DE602007006742D1 (de) 2010-07-08
CA2606281A1 (en) 2008-05-30
AU2007231832B2 (en) 2012-09-13
BRPI0704601A (pt) 2008-07-15
RU2473199C2 (ru) 2013-01-27
EP1927276A1 (en) 2008-06-04

Similar Documents

Publication Publication Date Title
BRPI0704601B1 (pt) A drive lever for connecting a drive screw to a seed disc, and, a seed hopper assembly
ES2343502B1 (es) Disco de siembra para un dosificador de semillas.
BRPI0803548B1 (pt) dosador de sementes, máquina de semear agrícola, e, disco de semente
BR122019024765B1 (pt) Dispositivo distribuidor de sementes
AU710120B2 (en) A mechanical seed meter
BRPI1004691A2 (pt) sistema de dosagem volumÉtrica para dosar um produto em uma mÁquina de semear
BR102015031266B1 (pt) Plantadeira de fileira dupla com medidores de semente acionados emtandem
BRPI0818434A2 (pt) Máquina semeadeira agrícola, sistema de dosagem de semente em uma máquina semeadeira agrícola, e, método para controlar um dosador de semente em uma máquina semeadeira agrícola
BRPI1012189B1 (pt) aparelho plantador de fileira dupla
BRPI1000054B1 (pt) Máquina de semear, unidade de fileira de plantadeira, método de distribuir semente a partir de um dosador de semente para o solo, e, disco de semente
BR102019008902A2 (pt) dosador de sementes, e, método para montar um dosador de sementes
WO2019183693A1 (pt) Dispositivo posicionador de sementes aplicado em plantadeiras agrícolas
WO2014161054A1 (pt) Sistema dosador e misturador de sólidos particuladqs para distribuidor giratório de sementes empregado em equipamentos agrícolas para semeadura
EP3136834A1 (en) Dual corn and soybean seed disc
BRPI1014186B1 (pt) Dispositivo de medição
ES2352083T3 (es) Aparato para ajustar la posición de un brazo singulador para un sistema dosificador de semillas y sistema dosificador de semillas y sembradora con un aparato de este tipo.
US20200253109A1 (en) Seed metering disc
BR102019008517A2 (pt) disco dosador de semente, e, dosador de semente.
BR102019028017A2 (pt) dosador pneumático
BR112017018896A2 (pt) dispositivo de distribuição dupla de sementes
BR112020006264B1 (pt) Unidade de fileira para uso com um implemento agrícola
WO2021053376A1 (es) Un distribuidor de semillas aplicado a maquinas agricolas
US1057920A (en) Fertilizer-distributer for planters.
BR112021001296B1 (pt) Eliminador de sementes duplas autorretratil aplicado no dosador de sementes a vácuo
BR112020006264A2 (pt) plantadeira com aparelho de distribuição de semente de alta velocidade

Legal Events

Date Code Title Description
B03A Publication of a patent application or of a certificate of addition of invention [chapter 3.1 patent gazette]
B06A Notification to applicant to reply to the report for non-patentability or inadequacy of the application [chapter 6.1 patent gazette]
B09A Decision: intention to grant [chapter 9.1 patent gazette]
B16A Patent or certificate of addition of invention granted