BRPI0700233B1 - aparelho de separação para separar uma substância de um líquido, e, método para separar uma substância de um líquido - Google Patents

aparelho de separação para separar uma substância de um líquido, e, método para separar uma substância de um líquido Download PDF

Info

Publication number
BRPI0700233B1
BRPI0700233B1 BRPI0700233A BRPI0700233A BRPI0700233B1 BR PI0700233 B1 BRPI0700233 B1 BR PI0700233B1 BR PI0700233 A BRPI0700233 A BR PI0700233A BR PI0700233 A BRPI0700233 A BR PI0700233A BR PI0700233 B1 BRPI0700233 B1 BR PI0700233B1
Authority
BR
Brazil
Prior art keywords
chamber
liquid
inlet
supply
separation chamber
Prior art date
Application number
BRPI0700233A
Other languages
English (en)
Inventor
Dawes Richard
Ellis Steven
Original Assignee
Safety-Kleen Europe Ltd
Priority date (The priority date is an assumption and is not a legal conclusion. Google has not performed a legal analysis and makes no representation as to the accuracy of the date listed.)
Filing date
Publication date
Priority claimed from GB0602409A external-priority patent/GB2435226A/en
Application filed by Safety-Kleen Europe Ltd filed Critical Safety-Kleen Europe Ltd
Publication of BRPI0700233A publication Critical patent/BRPI0700233A/pt
Publication of BRPI0700233B1 publication Critical patent/BRPI0700233B1/pt

Links

Classifications

    • BPERFORMING OPERATIONS; TRANSPORTING
    • B01PHYSICAL OR CHEMICAL PROCESSES OR APPARATUS IN GENERAL
    • B01DSEPARATION
    • B01D19/00Degasification of liquids
    • B01D19/0042Degasification of liquids modifying the liquid flow
    • BPERFORMING OPERATIONS; TRANSPORTING
    • B01PHYSICAL OR CHEMICAL PROCESSES OR APPARATUS IN GENERAL
    • B01DSEPARATION
    • B01D17/00Separation of liquids, not provided for elsewhere, e.g. by thermal diffusion
    • B01D17/02Separation of non-miscible liquids
    • B01D17/0208Separation of non-miscible liquids by sedimentation
    • BPERFORMING OPERATIONS; TRANSPORTING
    • B01PHYSICAL OR CHEMICAL PROCESSES OR APPARATUS IN GENERAL
    • B01DSEPARATION
    • B01D17/00Separation of liquids, not provided for elsewhere, e.g. by thermal diffusion
    • B01D17/02Separation of non-miscible liquids
    • B01D17/0208Separation of non-miscible liquids by sedimentation
    • B01D17/0214Separation of non-miscible liquids by sedimentation with removal of one of the phases

Abstract

aparelho de separação para separar uma substância de um líquido, aparelho para separar um suprimento que compreende um gás, uma substância e um líquido, coletor para conexão a uma bomba e através do qual a bomba pode trazer um suprimento, e, método para separar uma substância de um líquido. aparelho de separação para separar uma substância de um líquido no qual a substância pode flutuar, compreende: uma câmara de separação; uma entrada adaptada para transportar um suprimento que compreende a substância e o líquido para a câmara de separação; e uma saída adaptada para transportar líquido coletado na câmara de separação para fora da câmara de separação. a entrada é arranjada de tal modo que, em utilização, o suprimento que emerge da entrada para a câmara é direcionado para cima para a câmara, e o aparelho ainda compreende dispositivo de ventilação arranjado para transportar gás para fora da câmara. o aparelho pode ainda compreender um coletor flutuante conectado a uma bomba para bombear o suprimento para a câmara de separação. em certos exemplos um coletor não flutuante é utilizado, o qual compreende um corpo oco alongado, com um bocal de entrada de coletor na forma de uma fenda vertical que se estende ao longo de um comprimento do corpo.

Description

“APARELHO DE SEPARAÇÃO PARA SEPARAR UMA SUBSTÂNCIA DE UM LÍQUIDO, E, MÉTODO PARA SEPARAR UMA SUBSTÂNCIA DE UM LÍQUIDO” Campo da Invenção [001] A presente invenção é relativa, em geral, a aparelho para separar substâncias de líquidos nos quais as substâncias podem flutuar e, em particular, embora não exclusivamente, a aparelhos de limpeza conhecidos na técnica como escumadeiras, para remover contaminantes flutuantes tais como óleo, da superfície de um outro líquido tal como água, ou uma solução aquosa.
Fundamento da Invenção [002] Existe uma ampla variedade de aplicações nas quais é desejável ou necessário separar uma substância flutuante de um líquido. A substância flutuante pode, por exemplo, ser um outro líquido que tem uma densidade mais baixa. A substância flutuante pode ser um contaminante indesejado ou um material útil a ser separado do líquido abaixo para utilização em alguma aplicação.
[003] Escumadeiras são um tipo de aparelho de separação amplamente utilizado na indústria para remover contaminantes flutuantes tais como óleo ou água de superfície de água ou um outro líquido tal como uma solução aquosa de limpeza, ou refrigerante. Escumadeiras conhecidas consistem, tipicamente, de um coletor, uma bomba e uma unidade na qual coalescência ou filtração e então deposição, têm lugar. Isto é tipicamente realizado em um pequeno tanque ou em um pequeno tambor modificado para a finalidade. Uma unidade de coalescência típica, como utilizada em escumadeiras da técnica precedente, está mostrada de maneira altamente esquemática na figura 1. Um suprimento de refrigerante sujo (isto é, que contém um óleo contaminante), é fornecido na entrada, que direciona este suprimento para baixo para o interior de um cartucho de coalescência contido em um tambor. Este cartucho extrai o óleo contaminante, e refrigerante relativamente limpo é extraído através de uma saída alimentada a partir do fundo do tambor. Um problema com tais escumadeiras é que como elas se apoiam em técnicas de coalescência para melhorar a separação do óleo e água, elas podem bloquear com sólidos finos e necessitarem troca ou limpeza. O tempo entre limpeza ou troca é difícil de medir. Alternativas conhecidas para escumadeiras que utilizam técnicas de coalescência são unidades que se apoiam em cordas hidrofóbicas, cintas ou discos. Genericamente, contudo, estas unidades são difíceis de manter e não trabalham com sucesso por um período prolongado.
[004] Uma outra forma conhecida de aparelho de separação está mostrada na figura 2. Um suprimento que compreende óleo, água e sólidos é suprido através de uma entrada para uma câmara de separação, para emergir dentro do corpo de água já coletado na câmara. Óleo sobe para a superfície e é retirado através de uma saída, e sólidos se acumulam no fundo da câmara. Água é extraída da lateral da câmara. Um problema com tal arranjo é que a injeção do suprimento provoca agitação que impede o processo de separação. Este é um problema particular se o suprimento também compreende uma grande quantidade de ar arrastado. Portanto, no passado, houve motivação para manter em um mínimo a quantidade de ar arrastado no suprimento.
[005] É, portanto, um objetivo das configurações da presente invenção fornecer aparelhos de separação e técnicas que superem, no mínimo parcialmente, um ou mais dos problemas associados com a técnica precedente. Configurações particulares buscam fornecer aparelhos de escumar melhorados.
Sumário da Invenção [006] De acordo com um primeiro aspecto da presente invenção é fornecido aparelho de separação para separar uma substância de um líquido no qual a substância pode flutuar, o aparelho compreendendo: uma câmara de separação; uma entrada adaptada para transportar um suprimento que compreende a substância e o líquido para a câmara de separação; e uma saída adaptada para transportar líquido coletado na câmara de separação para fora da câmara de separação, no qual a entrada é arranjada de tal modo que, em utilização, o suprimento que emerge da entrada para a câmara é direcionado para cima para a câmara, e o aparelho ainda compreende dispositivo de descarga arranjado para transportar gás para fora da câmara.
[007] A substância pode, por exemplo, ser um outro líquido de densidade mais baixa, ou algum outro material, tal como partículas de um sólido de baixa densidade. O suprimento para a câmara pode compreender uma mistura substancialmente homogênea da substância e líquido ou, altemativamente, a substância e componentes líquidos já podem estar separados em um certo grau.
[008] Direcionando o suprimento para cima para a câmara, decantação e separação são facilitadas, especialmente se o suprimento também contém uma quantidade substancial de gás arrastado, tal como ar. O dispositivo de ventilação permite que este gás escape da câmara ao invés de ser retido.
[009] Em certas configurações a entrada compreende um bocal, para fora da qual o suprimento emerge para a câmara de separação, e este bocal é voltada para cima. O bocal pode ser arranjado em uma porção superior da câmara de separação.
[0010] Injeção para cima do suprimento para uma porção superior da câmara fornece a vantagem que a agitação de qualquer líquido já coletado na câmara é reduzida.
[0011] Em certas configurações a câmara é fornecida em um vaso que tem um topo que define uma extensão superior da câmara, e uma base que define uma extensão inferior da câmara, e o bocal é arranjado próximo ao topo.
[0012] A saída pode ser arranjada para extrair líquido de uma porção inferior da câmara, e isto ajuda a reter a substância flutuante na câmara. A saída pode compreender um bocal voltada para baixo através da qual líquido é extraído da câmara, e este bocal de saída é arranjado próximo à base em certas configurações.
[0013] Preferivelmente a entrada e o dispositivo de ventilação são arranjados de tal modo que não há trajeto em linha reta por meio do qual material que emerge para a câmara a partir da entrada pode ser transportado para fora da câmara através do dispositivo de ventilação. Isto ajuda a reduzir a quantidade de substância e líquido que escapa da câmara através da ventilação.
[0014] Certas configurações, e em particular certas escumadeiras que configuram a invenção compreendem um tambor, e a câmara de separação é fornecida por um volume interior do tambor, isto é, um volume encerrado pelo tambor. Em certas configurações o tambor é um tambor cilíndrico de aço de cabeça estanque.
[0015] O tambor pode ter uma base na qual o tambor se apóia em utilização, e um topo, e em certas configurações uma entrada é arranjada para transportar o suprimento para baixo através do topo do tambor e para a câmara de separação. A entrada pode compreender um conduto conformado em U arranjado para transportar o suprimento para baixo a partir do topo do tambor e então para desviar o suprimento de volta para cima no sentido do topo.
[0016] A entrada, em certas configurações, é arranjada para direcionar o suprimento que emerge do interior da entrada para a câmara em um lado inferior do topo do tambor. Este arranjo facilita a separação do suprimento em suas partes componentes, especialmente o desengatamento de ar arrastado do líquido.
[0017] Em configurações que utilizam tambores, a saída é preferivelmente arranjada para transportar líquido para cima através do topo do tambor e para fora da câmara de separação. A saída pode, por exemplo, compreender um conduto que se estende para baixo a partir do topo do tambor para a câmara de separação, e o conduto de saída pode ter um bocal através do qual líquido pode ser extraído da câmara próximo à base do tambor. O bocal de saída, em certas configurações, está voltado para baixo e o conduto de saída compreende um tubo vertical.
[0018] Novamente, em configurações baseadas em tambor, o dispositivo de ventilação é preferivelmente arranjado para transportar gás para cima através do topo do tambor.
[0019] Certas configurações também compreendem uma bomba arranjada para bombear o suprimento para a câmara de separação através da entrada. Preferivelmente a bomba é uma bomba de roletes, embora outros tipos de bombas possam ser utilizados. Descobriu-se que bombas de roletes são particularmente adequadas para bombear um suprimento que compreende grandes quantidades de ar arrastado.
[0020] O aparelho ainda pode compreender um controlador de bomba arranjado para operar a bomba de acordo com um ciclo que compreende um período ligado e um período desligado. O período desligado, em certas configurações, é mais longo do que o período ligado. O controlador de bomba pode compreender dispositivo para ajustar os comprimentos relativos dos períodos ligado e desligado e/ou dispositivo para ajustar a freqüência do ciclo. Operação intermitente fornece a vantagem de uma bomba de alta capacidade poder ser utilizada ao mesmo tempo que permite tempos de decantação adequados entre injeções sucessivas de suprimento para a câmara. O líquido na câmara não é assim agitado constantemente. O controlador de bomba pode ser programável e/ou compreender um dispositivo manual simples para ajustar o ciclo de operação da bomba.
[0021] Certas configurações ainda compreendem um coletor flutuante conectado com a bomba e adaptado para flutuar em um corpo de líquido, o coletor flutuante tendo um bocal de entrada através do qual a bomba pode retirar o suprimento. Este arranjo é particularmente adequado para aparelhos e seu madeiras. O coletor flutuante preferivelmente compreende dispositivo para ajustar uma altura do bocal de entrada em relação à superfície de um corpo de líquido no qual o coletor flutua, e o coletor flutuante é preferivelmente adaptado para permitir que a bomba traga uma quantidade substancial de ar. Isto pode ser conseguido se o flutuador é ajustado em relação ao bocal do coletor para levantar aquele bocal parcialmente acima da superfície do contaminante flutuante.
[0022] Em certas configurações alternativas, um coletor não flutuante é utilizado. Este pode, por exemplo, ser um coletor ou estrutura de coletor arranjada para trazer o suprimento de urna localização, ou localizações, fixa(s) em um tanque de suprimento, poço, câmara ou um outro vaso. |0023] Certas configurações ainda compreendem um coletor conectado à bomba, e através do qual a bomba pode trazer o suprimento, o coletor compreendendo: uma câmara coletora, um bocal de entrada de coletor adaptada para admitir o suprimento na câmara coletora; e um bocal de saída de coletor adaptada para transportar o suprimento da câmara coletora para a bomba. O coletor pode ser flutuante, porém em configurações alternativas o coletor pode ser não flutuante. Ele pode ser arranjado em uma altura fixa, de tal modo que o nível de líquido pode mudar em relação à posição do bocal de entrada. Dispositivo de ajustamento pode ser fornecido de modo que o bocal de entrada do coletor pode ser fixada em diversas alturas e/ou orientações. |0024] Em certas configurações o bocal de entrada do coletor compreende uma fenda e isto, de forma vantajosa, pode fornecer uma restrição suficiente para material que escoa para a câmara coletora, de tal modo que quando a bomba é operada, o nível de fluido dentro da câmara coletora é mais baixo do que o nível do lado de fora. Isto encoraja material flutuante a escoar para baixo na câmara coletora, para extração subseqüente por meio da bomba.
[0025] Vantajosamente, o coletor pode ser adaptado de tal modo que, em utilização, a fenda se estende verticalmente. Assim, para uma faixa de níveis de líquido a fenda pode ainda fornecer um canal restrito para material flutuante escoar para a câmara coletora, para extração.
[0026] Em certas configurações o coletor é adaptado de tal modo que, em utilização, o bocal de saída do coletor é próximo a uma extremidade inferior da fenda. Tais arranjos são particularmente adequados para utilização na extração de um suprimento de um reservatório raso, poço ou outro arranjo de contenção.
[0027] De maneira conveniente, o bocal de saída do coletor pode ser substancialmente circular. Em combinação com uma fenda do bocal de entrada estreita do coletor, um bocal de saída dimensionado de maneira adequada, pode fornecer de maneira vantajosa um coletor que pode ser esvaziado por bombeamento apropriado, mais rápido do que ele enche. Novamente, isto encoraja escoamento de material flutuante para a câmara coletora.
[0028] O aparelho de separação pode compreender ainda: um reservatório adaptado para manter uma quantidade do líquido e substância; e uma divisória arranjada para separar o reservatório da câmara coletora. O bocal de entrada do coletor pode então compreender uma abertura na divisória. Assim, em certos exemplos, a câmara coletora e reservatório podem ser dotados de porções respectivas de um tanque comum ou estrutura, com dispositivo divisória separando-os.
[0029] Em configurações alternativas, contudo, o coletor compreende um corpo oco e a câmara coletora é um volume dentro de dito corpo (por exemplo, um volume definido por uma superfície interior do corpo).
[0030] Em certas configurações o corpo oco é alongado. O bocal de entrada do coletor pode compreender uma fenda que se estende ao longo do corpo, a partir de uma posição próxima a uma primeira extremidade do corpo oco. O bocal de saída do coletor pode ser arranjado próximo à primeira extremidade e isto, juntamente com a entrada da fenda, fornece uma estrutura de coletor particularmente adequada para trazer um suprimento de um corpo raso de líquido.
[0031] Em certas configurações a primeira extremidade do corpo oco é fechada, e isto fornece a vantagem de impedir que líquido seja trazido direto para a câmara coletora, como seria o caso se a primeira extremidade fosse aberta. Tipicamente, a primeira extremidade está imersa em líquido relativamente “limpo”, abaixo da camada de substância flutuante no topo. Utilizar uma extremidade fechada inibe a retirada do líquido relativamente limpo, e possibilita o coletor a funcionar de maneira mais eficiente em relação a remoção de qualquer material flutuante.
[0032] O coletor pode compreender ainda dispositivo suporte para suportar o corpo oco em um reservatório, de tal modo que a primeira extremidade é a mais inferior e o corpo se estende de maneira substancialmente vertical a partir de a primeira extremidade. O dispositivo suporte pode compreender dispositivo de ajustamento para ajustar uma altura na qual o corpo oco é suportado no reservatório.
[0033] Em certas configurações o corpo oco é tubular. Em certas configurações o corpo tubular tem uma seção transversal genericamente retangular, o bocal de entrada do coletor compreende uma fenda em uma face do corpo tubular, e o bocal de saída do coletor compreende uma abertura em uma face adjacente do corpo de tubular. Vantajosamente, isto possibilita ao coletor ser instalado próximo a uma parede lateral de um reservatório (receptáculo, tanque, vaso, poço, etc.), com o bocal de entrada voltado para longe da parede no sentido do corpo de líquido coletado.
[0034] Certas configurações ainda compreendem um reservatório adaptado para manter uma quantidade do líquido e da substância, e a bomba é arranjada para bombear o suprimento para a câmara de separação a partir do reservatório. O reservatório pode ser um tanque ou vaso de residência, fornecido para possibilitar que um grau de pré-separação da substância e líquido tenha lugar antes do suprimento para a câmara de separação principal. Utilizando tal tanque de residência e um coletor flutuante, a extração da substância flutuante e sua retenção na câmara são facilitadas.
[0035] O aparelho pode compreender ainda um conduto de retomo conectado à saída, e arranjado para transportar líquido de volta para o reservatório. O aparelho também pode compreender uma outra bomba arranjada para bombear líquido para fora da câmara de separação, para o reservatório, através da saída e conduto de retomo. Altemativamente, líquido pode ser acionado para fora da câmara de separação apenas por meio de pressão dentro da câmara de separação (isto é, a pressão no volume acima do líquido coletado e substância). De forma conveniente, esta pressão pode ser desenvolvida como resultado da injeção do suprimento para a câmara por meio da bomba de suprimento. Embora o dispositivo de ventilação permita que gás saia da câmara, se o dispositivo de ventilação for arranjado de maneira apropriada (por exemplo, se ele compreender um conduto que tem furo suficientemente pequeno, ou compreender uma constrição adequada ou outra estmtura ou dispositivo de limitação de escoamento), então a restrição que ele impõe no escoamento de gás para fora da câmara pode possibilitar que uma pressão suficientemente elevada (isto é, suficientemente acima da pressão atmosférica) seja desenvolvida para acionar líquido para fora da saída, por exemplo, para cima e para fora de uma saída que compreende um tubo vertical, e ao longo de uma linha de retomo para uma fonte de suprimento.
[0036] Em certas configurações, e em particular em certas escumadeiras que configuram a invenção, o aparelho compreende: uma outra câmara de separação; uma outra entrada conectada ao dispositivo de ventilação e adaptada para transportar gás e qualquer substância arrastada, ou líquido transportado para fora da câmara de separação pelo dispositivo de ventilação para a outra câmara de separação, para emergir em uma porção superior da outra câmara de separação; uma primeira saída adaptada para transportar líquido coletado em uma porção inferior da outra câmara de separação para fora da outra câmara de separação; e uma segunda saída adaptada para transportar gás de uma porção superior da outra câmara de separação para fora da outra câmara de separação.
[0037] Assim, o aparelho pode compreender um separador de ar/óleo/água arranjado para aprisionar e separar o óleo e água que escapam através do dispositivo de ventilação da câmara de separação principal.
[0038] A primeira saída pode ter um bocal arranjado em comunicação com a porção inferior da outra câmara de separação, e a primeira saída pode ser adaptada para inibir escoamento de líquido coletado para fora da outra câmara de separação, a que a carga do líquido coletado e substância acima do bocal exceda um valor predeterminado.
[0039] A primeira saída pode compreender um conduto conformado em U invertido, que tem um bocal voltado para baixo em comunicação com a porção inferior da outra câmara de separação, e através da qual fluido pode ser transportado para fora da câmara.
[0040] Em certas configurações a primeira saída e a segunda saída da outra câmara de separação são conectadas à saída da primeira câmara de separação.
[0041] De acordo com outro aspecto da invenção é fornecido aparelho para separar um suprimento que compreende um gás, uma substância e um líquido no qual a substância pode flutuar, o aparelho compreendendo: uma câmara de separação; uma entrada adaptada para transportar o suprimento para a câmara de separação, para emergir em uma porção superior da câmara; uma primeira saída adaptada para transportar líquido coletado em uma porção inferior da câmara de separação para fora da câmara de separação;e uma segunda saída adaptada para transportar gás de uma porção superior da câmara para fora da câmara, no qual a primeira saída tem um bocal arranjado em comunicação com a porção inferior da câmara, e a primeira saída é adaptada para inibir escoamento de líquido coletado para fora da câmara de separação a que a carga de líquido coletado e substância acima do bocal exceda um valor predeterminado. Em outras palavras, ele inibe escoamento a que a pressão no bocal exceda um valor predeterminado. Esta pressão é determinada pela profundidade e composição do corpo de material coletado acima do bocal. Tipicamente, este corpo de material irá compreender uma profundidade do líquido e uma camada da substância que flutua no topo. Ele também pode compreender uma porção misturada enquanto o suprimento fresco está sendo transportado para a câmara, ou se somente um período curto decorreu desde uma injeção precedente de material de suprimento. Tal aparelho pode ser utilizado, por exemplo, como uma armadilha para óleo em uma ventilação de gás, ou como um separador de ar/óleo/água para ligação à ventilação do aparelho escumadeira que configura o primeiro aspecto da invenção.
[0042] A primeira saída pode compreender um conduto que se estende para cima a partir do bocal a um primeiro nível, este primeiro nível estando abaixo de um nível no qual o suprimento emerge da entrada e abaixo de um nível no qual o gás penetra na segunda saída. De maneira conveniente, a primeira saída pode compreender um tubo conformado em U invertido. O tubo pode ter um bocal dentro da câmara, e pode transportar o fluido para cima a partir do bocal, e então para baixo para fora da câmara através de uma base da câmara.
[0043] Um outro aspecto da invenção fornece um coletor para conexão a uma bomba, e através do qual a bomba pode trazer um suprimento que compreende uma substância e um líquido no qual a substância pode flutuar, o coletor compreendendo: um corpo oco alongado; uma câmara coletora dentro do corpo oco; um bocal de entrada de coletor adaptado para admitir dito suprimento para a câmara coletora; e um bocal de saída de coletor adaptado para transportar dito suprimento da câmara coletora para a bomba, no qual o bocal de entrada do coletor compreende uma fenda que se estende ao longo de um comprimento do corpo oco.
[0044] Um outro aspecto da invenção fornece um coletor flutuante para conexão a uma bomba, e através do qual a bomba pode trazer um suprimento que compreende uma substância e um líquido no qual a substância pode flutuar, o coletor compreendendo: no mínimo um flutuador; uma entrada acoplada ao no mínimo um flutuador e que tem um bocal de entrada através da qual a bomba pode trazer dito suprimento; e dispositivo de ajustamento para ajustar uma altura do bocal de entrada em relação à superfície de um corpo de líquido no qual o coletor flutua.
[0045] Este coletor flutuante pode, naturalmente, ser incorporado em aparelho de separação que configura um outro aspecto da invenção. O dispositivo de ajustamento em certas configurações é arranjado para fornecer ajustamento da posição do bocal de entrada em relação ao flutuador ou flutuadores. Certas configurações compreendem um par de flutuadores com a entrada arranjada entre eles. Preferivelmente o dispositivo de ajustamento compreende dispositivo de ajustamento grosseiro e dispositivo de ajustamento fino, adaptado para fornecer ajustamento relativamente grosseiro e relativamente fino» respectivamente, da altura do bocal em relação à superfície do líquido. Em certas configurações os ílutuadores de entrada são presos a um elemento suporte comum, ou garfo, com ajustamento grosseiro sendo fornecido por dispositivo para conectar os Ílutuadores ao suporte em uma pluralidade de posições discretas. Ajustamento fino pode ser fornecido por meio de rosca de parafuso (por exemplo, por meio de um elemento de entrada cilíndrico rosqueado internamente que é montado em um niple rosqueado extemamente, e este niple sendo fixado de maneira rígida ao garfo).
[0046] Em certas configurações o coletor flutuante ainda compreende uma saída de coletor que compreende dispositivo de conexão para conectar um conduto através do qual a bomba pode trazer o suprimento do coletor, o dispositivo de conexão se estendendo genericamente de forma transversal à entrada, de tal modo que quando um conduto genericamente horizontal é conectado ao dispositivo de conexão quando o coletor está flutuando a entrada é direcionada genericamente de forma vertical. Vantajosamente, tal arranjo possibilita ao bocal do coletor ser ajustada na, e então mantida em uma posição logo abaixo do nível de superfície nominal de líquido no qual o coletor flutua, com o bocal voltado para cima, Quando uma bomba conectada é então operada, material flutuante pode assim ser trazido para baixo para o bocal de entrada sobre toda a faixa de 360 0 ao redor do bocal, [0047] Em configurações alternativas o dispositivo dc conexão pode ser arranjado para se estender genericamente em linha com a entrada, de tal modo que quando um conduto genericamente horizontal é conectado ao dispositivo de conexão quando o coletor está flutuando a entrada é direcionada genericamente de maneira horizontal. Vantajosamente, isto possibilita ao bocal de entrada do coletor ser ajustado na e mantida em uma posição tal que está parcialmente acima e parcialmente abaixo da superfície do líquido, possibilitando com isto que a bomba ligada traga uma quantidade apreciável de ar juntamente com líquido e material flutuante. Este arranjo é particularmente adequado para trazer um suprimento de um corpo raso de líquido.
[0048] Preferivelmente o dispositivo da conexão é adaptado para permitir rotação relativa entre o flutuador e conjunto de entrada e um conduto conectado. Vantajosamente, isto permite que o flutuador e conjunto de entrada se auto-nivelem quando o conduto é ligado.
[0049] Um outro aspecto da invenção fornece um método para separar uma substância de um líquido no qual a substância pode flutuar, o método compreendendo: injetar um suprimento que compreende a substância e líquido para cima para uma câmara de separação; permitir que o suprimento decante na câmara, de tal modo que o líquido colete em uma porção inferior da câmara e a substância flutue no topo do líquido coletado; extrair o líquido coletado da porção inferior da câmara; e ventilar gás para fora da câmara.
[0050] O método pode compreender ainda aspectos análogos aos aspectos descritos acima com referência ao aparelho que configura a invenção.
Breve Descrição dos Desenhos [0051] Configurações da invenção serão descritas agora com referência aos desenhos que acompanham, fora de escala, nos quais: A figura 1 é uma representação esquemática de aparelho de separação conhecido que utiliza técnicas de coalescência; A figura 2 é uma representação esquemática de um separador de acordo com a técnica precedente; A figura 3 é uma representação esquemática de aparelho de separação que configura a invenção; A figura 4 é uma representação esquemática de uma bomba de roletes adequada para utilização em configurações da invenção; A figura 5 é uma representação esquemática de um sistema de separação de acordo com uma outra configuração da invenção; A figura 6 é uma representação de aparelho de separação de acordo com uma outra configuração da invenção; A figura 7 é uma representação de um aparelho de separação que configura um segundo aspecto da invenção adequado para utilização em sistemas de separação que configuram o primeiro aspecto; A figura 8 é uma outra vista em corte do aparelho de separação mostrado na figura 7; A figura 9 é uma vista frontal nominal de um coletor que configura a invenção e que pode ser utilizado em aparelho de separação que também configura a invenção; A figura 10 é uma seção transversal de parte do coletor da figura 9 ao longo da linha A-A; A figura 11 é uma seção transversal de parte do coletor da figura 9 ao longo da linha B-B; A figura 12 é uma vista lateral esquemática de um coletor do tipo mostrado nas figuras 9-11 instalado em um tanque; A figura 13 é uma vista traseira nominal de um coletor flutuante que configura a invenção e utilizável no aparelho de separação que também configura a invenção; A figura 14 é uma vista lateral do coletor da figura 13; A figura 15 é uma vista em perspectiva do coletor das figuras 13 e 14; A figura 16 é uma vista em planta nominal de um outro coletor flutuante que configura a invenção e utilizável no aparelho de separação que também configura a invenção; A figura 17 é uma vista lateral do coletor da figura 17; A figura 18 é uma vista em perspectiva do coletor das figuras 16 e 17; A figura 19 é uma vista frontal nominal do coletor das figuras 16 - 18 em utilização; e A figura 20 é uma vista lateral parcialmente em seção transversal do coletor das figuras 16 -19 em utilização.
Descrição Detalhada de Configurações Preferenciais [0052] Fazendo referência agora à figura 3, um aparelho de separação, que também pode ser referido como um sistema de separação que configura a invenção, compreende um tambor 30 cujo volume interior define uma câmara de separação 3. O tambor é fechado por uma cabeça 31 que pode também ser referida como uma tampa ou topo, que é não removível neste exemplo. Uma entrada 4 é ligada à cabeça 31 que fornece uma passagem para material para a câmara de separação 3. Em outras palavras, a entrada é adaptada para transportar um suprimento 5 de material para o tambor, para separação. Neste exemplo o suprimento 5 para o tambor 30 compreende uma mistura de óleo 1 e água 2. O aparelho inclui uma bomba 8 arranjada para bombear este suprimento 5 para entrada 4 de um poço 10. Uma quantidade de óleo 1 e água 2 coletou no poço 10 com um óleo 1 formando uma camada flutuante no topo da água 2. O aparelho também compreende um coletor flutuante 9 conectado à bomba 9 por meio de um conduto adequado 51. Este coletor flutuante 9 é arranjado de tal modo que quando a bomba 8 opera, ela traz óleo flutuante 1 para o conduto 51 juntamente com uma quantidade de água a partir do corpo de água abaixo do óleo flutuante, e uma quantidade de ar. Assim, será apreciado que o suprimento 5 fornecido para a câmara de separação em adição ao óleo ou água, inclui uma quantidade de ar arrastado. A bomba 8 fornece o suprimento 5 para a entrada 4 por meio de um outro conduto 52, o qual naturalmente pode ser facilmente fornecido por um comprimento de tubo, por exemplo. A entrada 4 compreende um conduto genericamente conformado em U 41, que se estende para baixo a partir do topo 31 do tambor e então de volta para cima novamente, de tal modo que seu bocal de saída 42 está voltado em uma direção genericamente para cima. Assim, quando o suprimento de mistura de óleo, água e ar é bombeado para a câmara de separação 3 através da entrada 4, aquela mistura é direcionada para cima para a câmara no sentido do topo 31, quando ela emerge do bocal 42 da entrada 4. Este arranjo é vantajoso, uma vez que ele fornece o desengatamento rápido de ar arrastado da mistura e decantação suave do óleo e água. Em outras palavras, ele facilita a separação da mistura em suas partes componentes. Um fator nisto, é que injetando a mistura de suprimento para cima em uma região superior da câmara de separação, agitação de líquido já coletado em uma porção inferior da câmara é minimizado, ou no mínimo reduzido, comparado com a situação que podería existir se a mistura fosse injetada diretamente no corpo coletivo de fluido, ou direcionada para baixo através da superfície do corpo coletivo de líquido. Como mostrado na figura 3, uma quantidade de água 2 coletou em uma porção inferior da câmara 3, e uma camada relativamente espessa de óleo 1 acumulou no topo. Para remover água coletada 2 da câmara 3, uma saída 6 é fornecida. Esta saída 6 transporta o líquido limpo 2 do fundo do tambor 3 por meio de uma linha de retomo 61 de volta para o poço 10. Neste exemplo a saída 6 compreende um tubo vertical 60 que tem um bocal 600 em comunicação com uma porção inferior da câmara de separação 3, e que se estende para cima através da tampa do tambor 31 para conectar à linha de retomo 61. Arranjando o bocal do tubo vertical 600 próximo à base 300 do tambor 30, e arranjando a entrada 4 para direcionar a mistura de suprimento para cima para a câmara desde uma posição próxima ao topo 31 do tambor 30, esta e outras configurações da invenção fornecem a vantagem que apenas água substancialmente limpa (isto é, que não contém gotículas de óleo 1) é retomada para o poço 10. De maneira equivalente, substancialmente todo o óleo 1 extraído da superfície da água 2 no poço 10 é retido no tambor 30 e não é reciclado para o poço 10. O aparelho de separação também compreende uma ventilação 7 arranjada para transportar gás para fora da câmara de separação, neste exemplo através do topo do tambor 31. A ventilação 7, contudo, coloca uma restrição no escoamento de gás para fora da câmara, e injeção do suprimento 5 para a câmara 3 pela bomba 8 resulta em uma pressão ser desenvolvida no espaço da câmara acima da substância coletada 1 e líquido 2, esta pressão sendo suficiente para acionar líquido 2 para cima e para fora da saída 6, e de volta ao longo da linha de retomo 61 para o poço 10. Assim, o arranjo fornece a vantagem que uma única bomba 8 é capaz de, ao mesmo tempo, bombear o suprimento a partir do poço para a câmara para separação, e retomar líquido limpo separado 2 de volta para a fonte.
[0053] Será apreciado que a operação do aparelho ou sistema mostrado na figura 3 resulta em remoção progressiva da camada flutuante de óleo 1 do poço, com o óleo removido sendo retido no tambor 30. O aparelho pode, portanto, também ser descrito como aparelho de limpeza ou um sistema de limpeza. O poço 10 pode, por exemplo, ser um poço de uma peça de equipamento tal como um tomo ou uma fresadora, caso em que o líquido 2 descrito acima como água, pode de fato ser uma solução refrigerante.
[0054] Também será apreciado que embora o aparelho da figura 3 tenha sido descrito com referência à separação de uma camada de óleo flutuante 1 de um corpo de água 2, aparelho similar que configura o aparelho pode ser utilizado para separar uma ampla faixa de substâncias de líquidos sobre os quais estas substâncias flutuam. Por exemplo, tal aparelho podería ser utilizado para separar dois líquidos orgânicos ou, altemativamente, podería ser utilizado para remover uma camada contaminante que compreende partículas de baixa densidade de um material sólido da superfície de um líquido. Configurações da invenção também poderíam ser utilizadas para remover derramamentos s flutuantes da superfície de líquidos com o material de derramamento flutuante novamente sendo retido na câmara de separação 3.
[0055] Outras aplicações de configurações da invenção serão evidentes à pessoa versada.
[0056] Também será apreciado que embora a configuração descrita acima com referência à figura 3 utilizou um suprimento 5 de um poço 10 no qual separação da substância flutuante (óleo 1) do líquido (água 2) que já tenha tido o lugar, em configurações alternativas o suprimento não precisa ser tomado de tal fonte. Por exemplo, o suprimento podería ser tomado de um corpo misturado de líquido e substância flutuante, e separação desta mistura em suas partes componentes pode, então, ainda ter lugar na câmara de separação.
[0057] Também será apreciado que embora em certas configurações o poço 10 descrito acima possa ser o poço de uma peça de equipamento, em configurações alternativas o item 10 pode ser um reservatório que faz parte do próprio aparelho de separação. Ele pode, por exemplo, ser um tanque de residência arranjado para receber o líquido e substância flutuante (talvez em uma forma de mistura). Em um tal arranjo, o tanque pode assim fornecer um vaso adicional no qual separação da substância flutuante e líquido possa ter lugar. Então, utilizando o coletor flutuante 9 a proporção do material flutuante no suprimento bombeado para a câmara de separação é aumentada e o volume total do material que deve ser bombeado para remover substancialmente todo o contaminante flutuante do tanque é reduzido.
[0058] Fazendo referência agora à figura 4, esta é uma representação altamente esquemática de uma bomba de roletes 8 que pode ser utilizada nas configurações da invenção para bombear o suprimento 8 para a entrada 4 para a câmara de separação 3. Esta bomba compreende uma carcaça 85 na qual o rotor 83 é arranjado para girar. O rotor carrega uma pluralidade de roletes 84, cada um dos quais gira ao redor de seu eixo e engata a superfície interior da carcaça quando ele é transportado ao redor de um trajeto circular por meio do rotor 83. Girando o rotor na direção mostrada pela seta A na figura, material de suprimento é bombeado da entrada 81 para a saída 82. Este arranjo de bomba foi descoberto ser parcialmente adequado para utilização em configurações da invenção para bombear um suprimento para a câmara de separação, cujo suprimento compreende uma grande proporção de ar arrastado.
[0059] Fazendo referência agora à figura 5, esta é uma representação altamente esquemática de um outro sistema de separação, ou extração, que configura a invenção. Ele também pode ser descrito como o aparelho escumadeira. O aparelho compreende um tanque de residência (ou de pré-separação 10) ao qual um suprimento de líquido contaminado foi fornecido. Este suprimento contaminado foi separado em um corpo de líquido relativamente limpo 2 e uma camada flutuante de substância contaminante 1. Um coletor flutuante 9 é arranjado para flutuar no líquido coletado no tanque. Este coletor 9 compreende uma entrada de coletor 91 que tem um bocal de entrada 92 e um flutuador 93 conectado de maneira ajustável à entrada do coletor 91. Ajustando o flutuador 93 em relação à entrada do coletor 91 a posição do bocal 92 em relação à superfície da camada contaminante 1 e o corpo de líquido 2 pode ser ajustada. Neste exemplo o bocal 92 é arranjado em comunicação com ar acima da camada flutuante 1, a própria camada flutuante e o corpo de líquido 2 abaixo. O bocal 92 é ajustado relativamente alto em relação à superfície superior da camada flutuante, de modo que quando a bomba 8 ao qual o coletor flutuante 9 está conectado é operada, o suprimento de mistura trazido para o coletor 9 e bombeado para a câmara de separação 3 contém uma grande proporção de ar arrastado. Nesta configuração a bomba 8 é uma bomba de roletes, e o aparelho ainda compreende um controlador de bomba 80 arranjado para controlar a operação da bomba 8. O controlador 80 é arranjado para operar a bomba 8 de acordo com um ciclo repetido. Por uma porção do ciclo a bomba opera para acionar a mistura 50 através da entrada 4 para a câmara de separação 13 e no restante do ciclo a bomba 8 não opera. Em certas configurações o controlador 80 é adaptado de tal modo que a porção do ciclo na qual a bomba opera pode ser ajustada. A duração do ciclo e os comprimentos relativos dos períodos ligado e desligado da operação da bomba podem, naturalmente, ser ajustados para se adequarem a requisitos. Apenas como um exemplo, o ciclo pode, em certas configurações, ter uma duração de 130 segundos, com o tempo ligado sendo 40 segundos e o tempo desligado sendo 90 segundos.
[0060] Operação intermitente da bomba desta maneira fornece a vantagem que o corpo de líquido 2 e o contaminante 1 coletado na câmara de separação 3 não são constantemente perturbados ou agitados como seria o caso se a bomba fosse arranjada para operar de maneira contínua. Vantajosamente, o tempo desligado da bomba 8 possibilita ao líquido 2 e contaminantes 1 na câmara de separação 3 decantar bem. O aparelho ainda compreende uma segunda bomba 81 controlada por um outro controlador 801 para bombear líquido limpo 2 para fora da câmara de separação 3 através da saída 6. Em certas configurações este segundo controlador 801 é arranjado para controlar a bomba 81 de tal modo que ela opera somente durante os períodos desligados da bomba de suprimento 8. Os controladores 80 e 801 podem assim ser sincronizados de tal modo que existe um atraso predeterminado entre comutação da bomba de suprimento 8 desligada e comutação da bomba de retomo 81 ligada, para assegurar que o líquido e contaminantes na câmara 3 são decantados de maneira adequada antes que líquido seja bombeado de volta para o tanque de residência 10. Isto ajuda a assegurar que uma vez que o contaminante de superfície 1 tenha sido trazido do tanque 10 para a câmara de separação, ele não é retomado para o tanque 10. Será apreciado que embora a figura 5 mostre os controladores 80, 801 como controladores separados, em configurações alternativas um único controlador, arranjado de maneira apropriada, pode ser utilizado para controlar a operação de ambas as bombas de suprimento e de retomo.
[0061] Como com o aparelho da figura 3, a bomba de suprimento 8 fornece a mistura suprida 50 para a entrada da câmara de separação por meio de um conduto adequado 52. A câmara de separação 3 neste exemplo é novamente o interior de um tambor 30 que tem um topo não removível 31 e um fundo vedado 300. Um acessório 43 é ligado ao topo 31 e a entrada compreende um tubo 41 que se estende para baixo através deste acessório, através do topo do tambor 31 e para uma porção superior da câmara de separação 3, antes de se dobrar arredondado, de tal modo que o bocal 42 da entrada a partir da qual a mistura suprida emerge para a câmara de separação 3 é voltada para cima, isto é, é voltada para o lado de baixo do topo do tambor ou tampa 31. Assim, mistura suprida 50 que emerge do bocal 42 é direcionada para cima para a porção superior da câmara em uma posição próximo à tampa. Uma ventilação 7 é fornecida pelo acessório 43, esta ventilação permitindo que ar, ou outro gás, escape do tambor 30. Este arranjo de ventilação é particularmente importante neste exemplo, uma vez que o coletor flutuante tenha sido arranjado de tal modo que a mistura de suprimento 50 compreende uma grande proporção de ar arrastado. A ventilação 7 e entrada ou bocal 42 são arranjadas neste exemplo de modo que não há linha direta de visão entre elas, para reduzir a quantidade de líquido 2 e contaminante 1 que escapam através da ventilação 7. Contudo, mesmo com este arranjo, uma pequena quantidade de líquido e contaminante pode ser carregada com o gás/ar de ventilação e é desejável não retomar simplesmente aquele líquido e contaminante para o tanque 10 para reprocessamento. Consequentemente, o aparelho de separação da figura 5 compreende uma outra câmara de separação 75 fornecida em uma carcaça 76, e que tem uma primeira entrada 70 arranjada para transportar a mistura ar/líquido/contaminante 700 da ventilação 7 para a outra câmara de separação 75, para emergir em uma porção superior daquela câmara 75. O líquido 2 e contaminante 1 no suprimento 700 da ventilação 7 coletam na outra câmara de separação 75, o contaminante 1 formando uma camada flutuante no corpo de líquido 2. Uma primeira saída 71 é arranjada para transportar líquido limpo 2 que coleta em uma porção inferior da outra câmara de separação 75 para fora da câmara de separação, e uma segunda saída 72 é arranjada para transportar gás para fora de uma porção superior da outra câmara 75. A primeira saída 71 é adaptada para inibir escoamento de líquido limpo 2 para fora da outra câmara de separação a que a pressão em seu bocal 710 que está em comunicação com a porção inferior da outra câmara 75 exceda um valor predeterminado. Nesta configuração isto é conseguido por meio da primeira saída 71 que compreende um tubo de saída na forma de um U invertido. Este tubo tem um bocal 710 voltado para baixo e arranjada próximo a um fundo da outra câmara de separação 75. O tubo se estende para cima partir do bocal 710 a uma altura abaixo dos níveis da entrada 70 e da segunda saída 72 e então se volta através de 180 ° e se estende para baixo através do fundo da carcaça 76. Assim, a primeira saída 71 pode ser olhada como compreendendo um sifão ou conduto sifonado. A saída 71 também pode ser descrita como uma saída em sifão. Será apreciado que uma vez que o bocal 710 da saída 71 tenha se tomado imersa em líquido limpo 2, em geral não será possível que o contaminante 1 penetre no bocal de saída 710, uma vez que quantidades relativamente pequenas de contaminante líquido 2 contidas no suprimento 700 da ventilação 7 não irão perturbar de maneira apreciável a superfície do material coletado. Assim, quando mais fluido 2 e contaminante 1 penetram na outra câmara de separação 75, a altura combinada do fluido coletado 2 e camada contaminante 1 acima do bocal 710 irá aumentar gradualmente, e líquido limpo 2 irá subir dentro do braço do tubo em U invertido como mostrado na figura 5. A altura do líquido 2 dentro do tubo será genericamente ligeiramente mais baixa do que a superfície da camada contaminante, uma vez que aquela camada, por definição, terá densidade mais baixa do que o líquido 2 no qual ela flutua. Então chega um ponto quando o líquido acumulado 2 e camada contaminante 1 exercem pressão suficiente no bocal 710 para o fluido 2 dentro do tubo alcançar o vértice da dobra em U, e líquido limpo 2 então escoa para fora da saída 71. Desta maneira, a substância contaminante 1 é retida na outra câmara de separação 75, quando uma camada flutuante que ocupa progressivamente uma porção maior da profundidade da câmara 75. A outra câmara de separação 75 pode, então, ser esvaziada de contaminante 1 em intervalos adequados.
[0062] No aparelho mostrado na figura 5 a saída da câmara de separação principal 3 compreende um tubo vertical 60 que tem um bocal 600 que se comunica com o líquido coletado 2 no fundo da câmara 3. Este tubo vertical 60 se estende para cima através do topo 31 do tambor 30, através de um acessório de saída 62. A saída 6 da câmara principal, a primeira saída 71 da câmara secundária 75 e a segunda saída 72 da câmara secundária 75, nesta configuração, são conectadas juntas, de modo que elas alimentam a bomba de retomo ao suprimento 81. Assim, o suprimento bombeado pela bomba de retomo 81 de volta pela linha de retomo 61 para o tanque 10 compreende líquido limpo 2 e ar 20. A linha de retomo 61 está mostrada injetando o líquido retomado de ar diretamente para o corpo de líquido 2 no tanque de residência 10. Será apreciado que arranjos alternativos podem ser empregados em outras configurações.
[0063] Embora o aparelho da figura 5 compreenda uma bomba de retomo 8", em configurações alternativas a bomba de retomo adicional pode ser omitida. Em tais configurações, escoamento de líquido limpo 2 da câmara 3 de volta ao longo da linha de retomo 61 pode ser acionado simplesmente por meio de pressão desenvolvida na câmara como resultado da combinação de escoamento de suprimento para a câmara através da entrada e escoamento de gás restringido para fora da câmara através do arranjo de ventilação 7. Assim o escoamento de retomo pode ser acionado pela bomba de suprimento, que também pode ser descrita como uma bomba de extração. Tal arranjo fornece a vantagem de requerer um número reduzido de componentes. Assim, certas configurações fornecem aparelhos separados exatamente como mostrado na figura 5, exceto pela omissão de componentes 8"e 80".
[0064] Fazendo referência agora à figura 6, esta mostra o aparelho de separação de acordo com uma outra configuração. O aparelho compreende um tambor de cabeça estanque 30 que tem um volume interior que define uma câmara de separação 3. O tambor tem um topo não removível 31, ao qual dois acessórios são ligados. O primeiro destes acessórios 622 fornece uma abertura de diâmetro relativamente grande para a câmara 3, e o segundo acessório 621 fornece uma abertura de diâmetro relativamente menor para a câmara 3. Ligado ao primeiro acessório 622 existe um conjunto combinado de entrada e ventilação. Este conjunto inclui uma porção de entrada 4 que inclui um conduto 41 que se estende para baixo através do topo 31 antes de virar por 180 graus e terminar em um bocal 42 que é próximo do e voltada para o lado de baixo do topo 31.0 conduto 41 é fornecido por uma combinação de um tubo e um par de acessórios cotovelo. O acessório combinado de entrada e ventilação inclui uma porção cilíndrica arranjada de maneira concêntrica com a porção tubo de entrada 4 e que se estende radialmente a partir desta porção cilíndrica e um outro acessório cotovelo que fornece uma ventilação para o interior do tambor, esta ventilação tendo uma abertura de saída C. A extremidade superior da porção cilíndrica da estrutura de ventilação é fechada por meio de conexão para o tubo que se estende para baixo da porção de entrada da estrutura. Um suprimento de material para separação na câmara é fornecido para a abertura A da porção de entrada da estrutura. Uma saída da câmara compreende um tubo 60 que se estende para baixo através do segundo acessório 621 que termina em um bocal aberto 600 em uma porção inferior da câmara 3. Um conector é ligado a este tubo 60 fora do tambor 30, este conector tendo aberturas de entrada D e E para acomodar suprimentos de ar limpo e líquido limpo, respectivamente, a partir das aberturas rotuladas de maneira corresponde do separador de ar/óleo/água ilustrado nas figuras 7 e 8. Este aparelho de separação de ar/óleo/água configura um outro aspecto da invenção, e sua operação é como descrito acima com referência ao outro arranjo da câmara de separação 75, 76, 70, 71, 72 na figura 5. Sua carcaça 76 compreende uma porção principal 761 em uma tampa removível 762 neste exemplo.
[0065] Será apreciado que em certos métodos de separação que configuram a invenção, óleo flutuante é removido da superfície de um corpo de água utilizando um coletor flutuante ajustável. Este é ajustado para remover óleo juntamente com ar arrastado e alguma água a partir de baixo da superfície do óleo. Uma bomba deposita esta mistura em um tambor de cabeça estanque, por exemplo, por meio da abertura “trisure” maior de uma cabeça de tambor convencional. Óleo e água se separam no tambor, e água pode ser retomada para uma máquina a partir do fundo do tambor através de um tubo vertical que é ajustado na abertura “trisure” menor.
[0066] Utilizando dispositivo de ventilação, configurações da invenção evitam o problema de ar arrastado ser retido no tambor, o que podería deslocar líquido do tambor através do tubo vertical.
[0067] Utilizando bombas de roletes, configurações da invenção são capazes de evitar o problema associado com alguns outros tipos de bomba, a saber, aquele que diversas bombas irão misturar novamente o óleo e água em uma dispersão fina de óleo em água, inibindo separação (nenhuma separação irá ocorrer, a menos que ocorra coalescência das gotículas de óleo.
[0068] Operação intermitente de uma bomba de alta capacidade possibilita que uma velocidade de remoção de óleo elevada seja alcançada, ao mesmo tempo que ainda permite uma residência razoável no tambor para que ocorra separação.
[0069] Assim, em certas configurações da invenção, a ventilação de ar é ajustada no tambor. Preferivelmente isto não é feito de forma simples puncionando um furo adicional no topo do tambor, porém é feito por meio de um projeto de entrada modificada. Contudo, este ar deve ser ventilado. Se ventilado para a atmosfera irá resultar em derramamentos pequenos porém significativos de óleo e água. Esta linha pode ser encaminhada de volta para um vaso de suprimento, tanque, ou poço, porém isto irá prejudicar o rendimento de remoção de óleo devido à reciclagem de volumes pequenos porém significativos de óleo. Para superar este problema certas configurações da invenção utilizam o arranjo do conjunto tambor/entrada/saída/ventilação da figura 6, e o separador de ar/líquido das figuras 7 e 8. Olhando para estas figuras será observado que o tubo de entrada é arranjado de modo que ele descarrega no sentido do topo do tambor. Esta não é uma configuração típica, e normalmente, na técnica precedente, um separador seria projetado com a entrada no centro do vaso como mostrado na figura 2. Contudo, quando o coletor flutuante é posicionado de maneira correta, uma quantidade substancial de ar é trazida para o tambor. O bocal de entrada voltado para cima 42 permite desengatamento rápido de ar e decantação suave do óleo e água. Ar é ventilado do tambor através da zona de desengatamento projetada de maneira especial. Esta está conectada ao separador de ar/líquido como mostrado nas figuras 7 e 8. Ar deixa o separador através da conexão D e pode ser descarregado de volta para um poço de máquina através da linha de retomo. Água e óleo são coletados no fundo do separador, e o arranjo em pescoço de cisne ligado ao orifício de saída de líquido assegura que apenas água é retomada para o poço de máquina através da linha de retomo. Óleo é retido dentro do separador.
[0070] A seleção do tipo de bomba é importante para o processo de separação em certas configurações. Em algumas configurações bombas de roletes de baixo cisalhamento foram selecionadas. Isto não é uma seleção óbvia, uma vez que estas bombas não são facilmente disponíveis e são ruidosas. Contudo, estas bombas são bastante robustas e confiáveis e o problema de ruído pode ser superado pela utilização de um gabinete fechado. Outras bombas tais como bombas peristálticas e de impelidor de palheta flexível podem ser utilizadas, porém a confiabilidade pode ser uma conseqüência.
[0071] Em certas configurações da invenção, para superar as capacidades de aspiração inerentemente pobres de bombas de baixa vazão volumétrica, bombas de vazão elevada foram empregadas para fornecer uma boa retirada (por exemplo, de um poço de máquina), porém foram acopladas com um sincronizador assimétrico que comuta automaticamente a bomba ligada e desligada. Ajustando o sincronizador assimétrico de maneira correta, um período suficientemente longo pode ser ajustado para alcançar boa coleta de óleo seguida por um período desligado suficientemente longo para permitir separação de óleo/água.
[0072] O aparelho de separação que configura a invenção e que incorpora um coletor flutuante foi descrito acima. Contudo, como mencionado anteriormente, certas configurações utilizam coletores não flutuantes, e um exemplo de um tal coletor 9 está mostrado nas figuras 9 a 11. O coletor 9 compreende um corpo oco alongado 94 que, neste exemplo particular, é um tubo oco de seção quadrada. O interior deste corpo oco 94 define uma câmara de coleta 97 e um bocal de entrada de coletor 92 na forma de uma fenda alongado que possibilita a um líquido e qualquer substância flutuante no topo do líquido escoar para a câmara 97. O coletor 9 na figura 9 está mostrado como ele seria instalado em utilização, isto é, com o corpo oco alongado 94 se estendendo genericamente verticalmente para cima a partir de sua extremidade inferior 942, de tal modo que a fenda de entrada 92 é substancialmente vertical e assim a 90 graus com a superfície do fluido no qual a extremidade inferior do coletor está imersa. A fenda 92 se estende aproximadamente a meio caminho ao longo do comprimento do corpo 94. Um bocal de saída de coletor 951 é arranjado adjacente à extremidade inferior fechada 942 do corpo oco 94. Através deste bocal de saída 951 um suprimento pode ser trazido para uma bomba conectada através do conjunto de saída de coletor 95. Este conjunto de saída 95 inclui um cotovelo e uma seção de conexão cilíndrica 952 à qual uma mangueira, tubo, tubulação ou outro conduto 51 pode ser conectado para transportar líquido e material flutuante para a bomba. Como será visto das figuras, a fenda 92 tem uma extremidade inferior que é muito próxima à extremidade inferior 942 do corpo oco 94. O bocal de saída do coletor 951 é também arranjado tão próximo quanto possível à extremidade inferior 942 do corpo 94. Isto significa que o coletor ilustrado 9 é particularmente adequado para utilização na extração de um suprimento a partir de um corpo raso de líquido 2. Um nível ótimo de fluido com relação à fenda de entrada 92 está mostrado na figura. Assim, nesta posição ótima, uma parte inferior da fenda 92 está imersa no líquido e uma parte superior da fenda 92 está no ar. Como mencionado acima, o corpo oco 94 é quadrado em seção transversal, e a fenda 92 é fornecida em uma face frontal nominal 941 do corpo tubular 94. O bocal de saída do coletor 951 é fornecido em uma face lateral adjacente 943 da estrutura tubular. A extremidade inferior 942 do tubo 94 é fechada e assim é a extremidade superior 943. Esta é fechada por um elemento tampa 944. Uma abertura 945 é fornecida no corpo oco 94 junto à sua extremidade superior 943. Isto fornece uma ventilação para impedir sifonamento e também para impedir que a bomba crie um vácuo na parte superior do corpo. O coletor 9 também inclui dispositivo suporte ajustável 96 que possibilita que a altura do corpo oco 94 e daí a fenda 92, sejam ajustadas em relação ao nível de fluido.
Este dispositivo suporte compreende um suporte grampo 965 que em utilização é ligado ao vaso tanque, reservatório outro tal dispositivo, que contém o suprimento de fluido. Ligado de maneira rígida a este suporte grampo 965 existe um colar grampo 961 através do qual passa o elemento tubular 94. Um mandril rosqueado intemamente 964 é ligado ao colar grampo 961 e um elemento grampo rosqueado extemamente 963 é engatado dentro deste mandril 964. Um botão grampo 962 é ligado ao eixo rosqueado 963 e por meio de rotação apropriada o elemento grampo 963 é capaz de atravessar o mandril 964 e um furo correspondente no colar grampo 961 para engatar uma superfície lateral 966 do corpo tubular 94. Assim, com o elemento grampo 963 afrouxado, o corpo tubular 94 pode ser movido para cima ou para baixo dentro do colar 961 a uma altura desejada, e então o elemento grampo 963 pode ser girado para prender o corpo 94 contra uma superfície interna do colar 961 na altura desejada. Fazendo referência agora em particular à figura 10, esta mostra uma seção transversal do corpo de coletor 94 e sua tampa 944, e também mostra o nível da superfície de líquido S em ambos, fora do coletor e dentro da câmara do coletor 97. Será apreciado que estes níveis não são uma representação exata,mas ao invés disso são genericamente indicativos de níveis típicos. Os níveis ilustrados da superfície S correspondem a uma situação na qual uma bomba é conectada ao conjunto de saída de coletor 95 e é operacional, isto é, está no processo de bombeamento de material para fora da câmara de coleta 97 através do bocal de saída de coletor 951 que, neste exemplo, é circular. Como pode ser visto na figura 10, o nível de superfície S dentro da câmara 97 mergulha abaixo do nível da superfície fora da câmara. Isto resulta da combinação da velocidade de bombeamento, isto é, a velocidade na qual material é extraído da câmara, e a geometria do bocal de entrada do coletor 92. Como neste exemplo o bocal de entrada 92 é uma fenda estreita, escoamento de líquido e de qualquer contaminante flutuante para a câmara de coleta 97 é restringido. Assim, selecionando uma combinação adequada de geometria do bocal de entrada 92 e dimensão do bocal de saída 951 e taxa de bombeamento, o nível da superfície pode ser feito ter uma forma genericamente como mostrado na figura 10 e isto fornece a vantagem de encorajar que qualquer material flutuante na superfície S de líquido fora da câmara de coleta 97 a escoar através da fenda 92 e para baixo na câmara de coleta 97. Em outras palavras, a combinação de fatores que incluem uma fenda de entrada 92 e bocal de saída relativamente grande 951 melhora a capacidade do coletor para extrair material flutuante. Com efeito, a fenda relativamente estreita 92 resulta na formação de um vertedouro. Em certas configurações da invenção a largura da fenda 92 está na região de 6 mm e a altura da fenda é aproximadamente 10 cm. Será apreciado, contudo, que configurações alternativas podem utilizar fendas que têm dimensões diferentes. Também, embora o exemplo ilustrado tenha apenas uma fenda de lados paralelos, configurações alternativas podem compreender mais do que uma fenda, e a fenda, ou fendas, podem ter formas diferentes, isto é, diferentes de genericamente retangular com lados paralelos. Por exemplo, certas configurações utilizam fendas afuniladas. As fendas em configurações alternativas não são necessariamente verticais em utilização, porém é vantajoso que as fendas tenham uma extensão na direção vertical, mesmo se elas não são perpendiculares às superfície do líquido. Em termos genéricos, o arranjo de coletor mostrado nas figuras 9-11 quando utilizado em conjunto com uma bomba apropriada, tem a capacidade de esvaziar mais rápido do que enche. Isto significa que o nível da superfície de líquido dentro do coletor pode ser abaixado em relação ao nível fora, e isto encoraja líquido e especialmente qualquer material flutuante a escoar para o coletor. O coletor ilustrado 9 é particularmente adequado para utilização na extração de um suprimento de um poço raso.
[0073] Fazendo referência agora à figura 12, esta é uma vista lateral esquemática de um coletor do tipo mostrado nas figuras 9 -a 11 instalado em relação ao tanque 10 que contém uma quantidade de líquido 2. O suporte de grampo 965 é adaptado para encaixar sobre uma parede lateral do tanque 10 e é preso no lugar por meio do parafuso de grampo rosqueado 967. O corpo alongado 94 foi fixado dentro do colar de grampo 961 em uma altura tal que uma porção de sua fenda de entrada 92 em sua face frontal 941 é imersa no líquido 2, e a porção restante se estende acima da superfície do líquido. Como pode ser visto, ligada à saída do conjunto de saída do coletor 95 na face lateral 943 do corpo 94 existe uma mangueira 51. Embora não mostrado na figura, esta mangueira é conectada a uma bomba que é operável para trazer o suprimento através do coletor 9. O posicionamento do conjunto de saída do coletor 95 em uma superfície lateral do corpo oco 94 fornece a vantagem de não interferir com a instalação do coletor contra a parede lateral do tanque 10. Ao mesmo tempo, o posicionamento da fenda de entrada 92 em uma face frontal nominal 941 do corpo 94 fornece a vantagem de facear o corpo principal de líquido 2 dentro do tanque 10, e assim ser capaz de fornecer desempenho melhorado em relação à extração de contaminantes flutuantes ou outras substâncias flutuantes.
[0074] Fazendo referência agora às figuras 13 a 15, estas mostram um coletor flutuante que configura a invenção, e que pode ser utilizado com aparelho de separação que configura invenção, como aquele mostrado nas figuras 3 e 5, por exemplo. O coletor flutuante 9 compreende dois flutuadores 93 que são, cada um, ligados a um garfo suporte 902. Cada flutuador 93 é genericamente cilíndrico, tendo sido formado conectando juntas duas metades em forma de lata. Onde as metades são unidas existe uma costura ou flange. Os flutuadores 93 são arranjados de tal modo que seus eixos longitudinais são genericamente colineares, os flutuadores sendo ligados a braços laterais paralelos do garfo 902, que é genericamente conformado em U. O coletor flutuante também compreende um elemento de entrada 91 e um conjunto de saída 95. O conjunto de saída 95 compreende um cotovelo rosqueado 956 que é conectado de maneira rígida ao garfo 902 (passando através de um furo na base daquele garfo 902) por meio de porcas de travamento 954. Um niple conduto rosqueado externamente 953 que se estende para cima a partir do cotovelo rosqueado 956 a o espaço entre os flutuadores 93 e o elemento de entrada 91, é localizado naquele niple rosqueado 953. O elemento de entrada 91 é genericamente cilíndrico, tendo uma rosca de parafuso interna que engata a rosca externa no niple 953. Embora o niple 953 seja fixado em relação à posição dos flutuadores 93, a posição do bocal de entrada 92 na extremidade superior do elemento de entrada 91 é ajustãvel por meio de girar o elemento de entrada 91 em relação ao niple 953. Assim, isto possibilita que ajustamento fino seja feito da altura do bocal de entrada 92 em relação à superfície de um líquido no qual flutua o coletor. Na figura 13 esta altura foi ajustada de modo que o bocal 92 está aproximadamente 5 milímetros abaixo da superfície do nível de líquido. Movendo para longe da entrada do outro lado do garfo o cotovelo rosqueado se conecta a um outro niple conduto 957. Uma outra porca de travamento 954 é ligada àquele niple 957, e então uma ponta de mangueira giratória 958 se conecta ao niple 957. Esta ponta de mangueira giratória 958 inclui uma seção genericamente cilíndrica 952, à qual um conduto adequado, tal como mangueira, tubo, tubulação, ou outro tal dispositivo, pode ser conectado. A seção cilíndrica 952 é capaz de girar em seu assento, fornecendo com isto a capacidade para o flutuador e conjunto de entrada girarem em relação a uma mangueira ligada. Isto possibilita ao coletor flutuante se auto- nivelar no líquido no qual ele flutua. Isto é vantajoso, uma vez que quando uma mangueira genericamente horizontal é conectada ao dispositivo de conexão 952, o coletor flutuante adota a posição genericamente mostrada na figura 13, com o bocal de entrada 92 direcionado para cima logo abaixo da superfície do nível de líquido, possibilitando com isto que material flutuante seja aspirado para a entrada a partir de toda a faixa de 360 graus de posições ao redor do bocal.
[0075] Como pode ser visto ainda da figura 15, cada flutuador 93 é conectado ao garfo 902 por meio de um prisioneiro rosqueado 904 conectado a um lado do flutuador, e arranjado para se estender através de um de uma série de furos 930 no braço lateral do garfo 902. Neste exemplo particular, cada braço lateral do garfo 920 tem uma linha de sete furos de ligação 930. Os furos em lados opostos do garfo 930 são alinhados um com o outro e, tipicamente, os dois flutuadores 93 serão assim ligados com seus prisioneiros rosqueados 904 em nível, através do par correspondente de furos no garfo. Porcas de travamento 903 são engatadas nos prisioneiros rosqueados 904 para prender os flutuadores 93 ao garfo 902. Será apreciado que por meio de seleção apropriada dos furos 930 nos quais os prisioneiros 904 dos flutuadores 93 devem ser ligados, ajustamento relativamente grosseiro da posição da entrada 91, e em particular o bocal de entrada em relação à superfície do líquido no qual o coletor flutua, pode ser alcançado. O ajustamento grosseiro é assim independente do ajustamento fino fornecido por rotação da entrada 91 em relação ao niple rosqueado 953. No exemplo presente será apreciado que, em utilização, a estrutura de saída 95 se estende abaixo dos flutuadores 93. Como tal, é melhor adequado para operação em corpos de líquido relativamente profundos e, em tais aplicações, a capacidade do bocal de entrada 92 para o trazer material flutuante sobre uma faixa de 360 graus é particularmente vantajosa. Também será apreciado que localizando o bocal de entrada 92 entre o par de flutuadores 93 é fornecida alguma proteção da entrada.
[0076] Movendo agora para as figuras 16 a 20, estas mostram um outro coletor flutuante que configura a invenção, e novamente que pode ser utilizado com aparelho de separação que configura a invenção. A construção deste coletor flutuante é similar àquela do coletor das figuras 13 - 15, e componentes correspondentes recebem os mesmos numerais de referência e não serão novamente descritos em detalhe. Uma diferença entre o coletor das figuras 16-20 comparado com aquele das figuras 13 - 15 é, contudo, que seu conjunto de saída 95 não compreende um cotovelo rosqueado. Ao invés disto, a ponta de mangueira giratória 958 que incorpora o elemento de conexão cilíndrico rotativo 952 se estende genericamente em linha com a entrada 91 desde o lado oposto do garfo 902. As figuras 19 e 20 mostram este coletor flutuante alternativo em utilização, com a ponta de mangueira giratória 958 conectada ao conduto genericamente horizontal 51. Como pode ser visto, o dispositivo de ajustamento grosseiro e dispositivo de ajustamento fino foram utilizados para posicionar o bocal de entrada 92 de tal modo que ele está parcialmente abaixo da superfície do líquido no qual o conjunto flutua, e parcialmente acima, de modo que uma bomba ligada pode trazer uma quantidade substancial de ar juntamente com material flutuante e líquido. A mistura líquido/ar pode, por exemplo, ser 50/50. Este arranjo é particularmente adequado para utilização na extração de material flutuante de um poço relativamente raso, uma vez que o conjunto de saída não se salienta abaixo dos flutuadores quando o conduto substancialmente horizontal 51 (por exemplo mangueira) está ligado.
[0077] Da descrição acima as seguintes vantagens de certas configurações da invenção serão apreciadas: [0078] Sistemas de separação que configuram a invenção podem trabalhar sem a ajuda de coalescência e podem ser completamente fechados.
[0079] Tanques equipados com coalescedores têm uma tendência de bloquear em períodos intermitentes e irregulares, porém, em contraste, sistemas que configuram a invenção (tal como os sistemas baseados em tambor), podem ser servidos em um período regular ditado pela quantidade de óleo gerado pela aplicação.
[0080] Tanques abertos alimentados por pequenas bombas de alimentação podem ter cheiros e terão pobre tomada de óleo. Em contraste, certo sistemas que configuram a invenção são completamente fechados, impedem cheiros, e utilizam uma bomba de vazão elevada com um sincronizador assimétrico, que permite uma boa velocidade de remoção de óleo e reduz as ocorrências de bloqueios e quebras.
[0081] O separador de ar/líquido na ventilação da câmara principal permite a utilização de um tambor fechado, enquanto outros sistemas que utilizam tambores completamente fechados poderíam esvaziar gradualmente se um grande volume de ar fosse movimentado. Para conseguir máxima remoção de óleo é importante ajustar o coletor flutuante elevado na água, arrastando assim quantidades substanciais de ar. A grande quantidade de ar não provoca problemas quando a ventilação e separador adicional associado são utilizados. Se um coletor não flutuante é utilizado, seu bocal é preferivelmente arranjada de tal modo que parte esteja imersa no líquido e parte esteja acima da superfície de líquido, no ar. Vantajosamente, isto pode ser conseguido para uma variedade de alturas de superfície de líquido, mesmo com um coletor fixo, se o bocal de entrada do coletor compreender uma fenda que se estende verticalmente.
[0082] Configurações da invenção evitam os problemas associados com sistemas que utilizam cordas hidrofóbicas, tiras e discos. Tais sistemas não trabalham bem por um longo período de tempo, uma vez que eles se apoiam em forças de atração fracas. Eles também lutam para remover óleo das extremidades das máquinas, uma vez que não há escoamento retomado para a máquina.
[0083] Equipamento para escumar que configura a invenção pode utilizar um tambor para coletar o óleo, e o tambor pode simplesmente ser trocado por um novo quando cheio, ou em um intervalo de serviço.
[0084] Configurações que compreendem coletores flutuantes foram descritas acima como o foram outras configurações que utilizam coletores diferentes não flutuantes, ou estmturas de entrada através das quais o suprimento é alimentado para o interior da câmara de separação. Por exemplo, a estrutura de coletor pode compreender uma abertura ou pluralidade de aberturas arranjadas em uma posição ou posições fixas em um tanque de suprimento em relação a um tanque de suprimento, vaso, poço ou qualquer outro arranjo adequado de coleta/residência de líquido. Assim, certas configurações utilizam uma estrutura de coletor estática, através da qual a bomba de suprimento pode trazer o suprimento.
[0085] Outras vantagens associadas com configurações da invenção, particularmente com aparelho de separação baseado em tambor que utiliza uma única bomba para extração de retomo, são que elas fornecem aparelho de separação simples e compacto que pode, por exemplo, estar localizado junto a uma máquina que tem um poço a partir do qual um contaminante deve ser trazido e separado. Isto está em contraste com sistemas da técnica precedente mais complicados, que utilizam coalescência ou técnicas centrífugas, que tendem a ter projeções maiores e podem requerer localização de maneira relativamente afastada do aparelho a partir do qual o contaminante deve ser removido. Assim, configurações podem fornecer sistemas compactos de extração e separação a custo reduzido, comparados com sistemas da técnica precedente mais volumosos e mais complicados.
REIVINDICAÇÕES

Claims (19)

1. Aparelho de separação para separar uma substância de um líquido no qual a substância pode flutuar, o aparelho compreendendo: uma câmara de separação (3); uma entrada (4) adaptada paia transportar um suprimento (5) que compreende a substância e o líquido na câmara de separação (3), em que a entrada (4) é arranjada de tal modo que, em utilização, o suprimento (5) que emerge da entrada (4) para a câmara de separação (3) é direcionado para cima para a câmara de separação (3); uma saída (6) adaptada para transportar líquido coletado na câmara de separação (3) para fora da câmara de separação (3), um dispositivo de ventilação (7) arranjado para transportai- gás para fora da câmara de separação (3); uma bomba (8) arranjada para bombear o suprimento (5) para a câmara de separação (3) através da entrada (4); um coletor (9) conectado à bomba (8), e através do qual a bomba (8) pode extrair o suprimento (5), o coletor (9) compreendendo: uma câmara coletora (97); um bocal de entrada de coletor (92) na forma de uma fenda adaptado para admitir o líquido e a substância para a câmara coletora (97); um bocal de saída de coletor (951) adaptado para transportar o suprimento (5) da câmara coletora (97) para a bomba, caracterizado pelo fato de que: o coletor (9) é arranjado em uma altura lixa, de tal modo que o nível de líquido caía cm relação a fenda (92) de entrada de coletor quando a bomba (8) é operada; e a fenda (92) de entrada de coletor é adaptada para restringir o fluxo do líquido e substancia para dentro da câmara coletora (97) quando a bomba (8) é operada de modo que o nível de fluido dentro da câmara coletora (97) seja mais baixo que o nível do líquido fora da câmara coletora (97) e o fluxo da substância para dentro da câmara coletora (97) é dessa maneira encorajado com relação ao fluxo do líquido para dentro da câmara coletora (97).
2. Aparelho, de acordo com a reivindicação 1, caracterizado pelo fato de a entrada (4) compreender um bocal (42) para fora do qual o suprimento (5) emerge para a câmara de separação (3), dito bocal (42) voltado para cima.
3. Aparelho, de acordo com a reivindicações 2, caracterizado pelo fato de que a câmara (3) ser fornecida em um vaso (30) que tem um topo (31) que define uma extensão superior da câmara (3), e uma base (300) que define uma extensão inferior da câmara (3), e o bocal (42) ser arranjado próximo ao topo (31).
4. Aparelho, de acordo com qualquer uma das reivindicações 1 a 3, caracterizado pelo fato de a saída (6) ser arranjada para extrair líquido de uma porção inferior da câmara (3).
5. Aparelho, de acordo com qualquer uma das reivindicações 1 a 4, caracterizado pelo fato de os dispositivos de entrada (4) e ventilação (7) serem arranjados de tal modo que não há trajeto em linha reta por meio do qual material que emerge na câmara (3) a partir da entrada (4) possa ser transportado para fora da câmara (3) através do dispositivo de ventilação (7).
6. Aparelho, de acordo com qualquer uma das reivindicações 1 a 5, caracterizado pelo fato de compreender um tambor (30), e no qual a câmara de separação (3) é fornecida por um volume interior do tambor (30); o tambor tem uma base (300) na qual o tambor permanece em utilização, e um topo (31); e em que a entrada (4) é arranjada para transportar dito suprimento (5) para baixo através do topo do tambor (31), e para a câmara de separação.
7. Aparelho, de acordo com a reivindicação 6, caracterizado pelo fato de a entrada (4) compreende um conduto conformado em “U” (41), arranjado para transportar o suprimento (5) para baixo a partir do topo do tambor (31), e então desviar o suprimento (5) de volta para cima no sentido do topo (31).
8. Aparelho, de acordo com a reivindicação 6 ou 7, caracterizado pelo fato de a entrada (4) é arranjada para direcionar o suprimento (5) que emerge da entrada (4) para a câmara (3) em um lado de baixo do topo do tambor (31).
9. Aparelho, de acordo com qualquer uma das reivindicações 6 a 8, caracterizado pelo fato de a saída (6) ser arranjada para transportar líquido para cima através do topo do tambor (31) e para fora da câmara de separação (3).
10. Aparelho, de acordo com a reivindicação 9, caracterizado pelo fato de que a saída (6) compreende um conduto (60) que se estende para baixo a partir do topo do tambor (31) para a câmara de separação (3), o conduto de saída (60) tendo um bocal (600) através do qual líquido pode ser extraído da câmara (3) próximo à base (300) do tambor.
11. Aparelho, de acordo com a reivindicação 10, caracterizado pelo fato de o conduto de saída compreender um tubo vertical (60).
12. Aparelho, de acordo com qualquer uma das reivindicações 6 a 11, caracterizado pelo fato de o dispositivo de ventilação (7) ser arranjado para transportar gás para cima através do topo do tambor (31).
13. Aparelho, de acordo com qualquer uma das reivindicações 1 a 12, caracterizado pelo fato de compreender ainda um controlador de bomba (80) arranjado para operar a bomba (8) de acordo com um ciclo que compreende um período ligado e um período desligado.
14. Aparelho, de acordo com a reivindicação 13, caracterizado pelo fato de o controlador de bomba (80) compreender um dispositivo para ajustar os comprimentos relativos dos períodos ligado e desligado.
15. Aparelho, de acordo com a reivindicação 1, caracterizado pelo fato de o coletor (9) ser adaptado de tal modo que, em utilização, dita fenda (92) se estende verticalmente e o bocal de saída do coletor (951) é próximo a uma extremidade inferior da fenda (92).
16. Aparelho, de acordo com qualquer uma das reivindicações 13 a 15, caracterizado pelo fato de compreender ainda um reservatório (10) adaptado para manter uma quantidade de dito líquido e dita substância, e no qual a bomba (8) é arranjada para bombear o suprimento (5) para a câmara de separação (3) do reservatório (10).
17. Aparelho, de acordo com a reivindicação 16, caracterizado pelo feto de compreender ainda um conduto de retomo (61) conectado à saída (6) e arranjado paia transportar líquido de volta para o reservatório (10).
18. Aparelho, de acordo com qualquer uma das reivindicações 1 a 17, caracterizado pelo fato de compreender: uma segunda câmara de separação (75); uma outra entrada (70) conectada ao dispositivo de ventilação (7) e adaptada para transportar gás e qualquer substância arrastada, ou líquido, transportado para fora da câmara de separação (3), por meio do dispositivo de ventilação (7) para a segunda câmara de separação (75), para emergir em urna porção superior da outra câmara de separação (75); uma primeira saída (71) adaptada para transportai’ líquido coletado em uma porção inferior da segunda câmara de separação (75) para fora da segunda câmara de separação (75); e uma segunda saída (72) adaptada para transportar gãs desde uma porção superior da segunda câmara de separação (75) para fora da segunda câmara de separação (75).
19. Método para separar uma substancia de um líquido no qual a substância pode flutuar usando o aparelho como definido em qualquer uma das reivindicações 1 a 18, o método caracterizado pelo fato de compreender as etapas de: extrair um suprimento que compreende a substância e o liquido através do coletor (9); injetar um suprimento (5) para cima, para uma câmara de separação (3); permitir ao suprimento (5) decantar na câmara (3) de tal modo que o líquido coleta em uma porção inferior da câmara (3) e a substância flutua no topo do líquido coletado; extrair o líquido coletado da porção inferior da câmara (3); e ventilar o gás para fora da câmara (3).
BRPI0700233A 2006-02-07 2007-02-06 aparelho de separação para separar uma substância de um líquido, e, método para separar uma substância de um líquido BRPI0700233B1 (pt)

Applications Claiming Priority (2)

Application Number Priority Date Filing Date Title
GB0602409A GB2435226A (en) 2006-02-07 2006-02-07 Separation apparatus and method
EP06256573.4A EP1815900B1 (en) 2006-02-07 2006-12-22 Separation apparatus and method

Publications (2)

Publication Number Publication Date
BRPI0700233A BRPI0700233A (pt) 2007-11-06
BRPI0700233B1 true BRPI0700233B1 (pt) 2017-04-18

Family

ID=38332903

Family Applications (1)

Application Number Title Priority Date Filing Date
BRPI0700233A BRPI0700233B1 (pt) 2006-02-07 2007-02-06 aparelho de separação para separar uma substância de um líquido, e, método para separar uma substância de um líquido

Country Status (2)

Country Link
US (1) US8268167B2 (pt)
BR (1) BRPI0700233B1 (pt)

Families Citing this family (9)

* Cited by examiner, † Cited by third party
Publication number Priority date Publication date Assignee Title
IT1400441B1 (it) * 2010-06-07 2013-05-31 Assytech S R L Impianto di controllo e di svuotamento per pozzi sovrastanti e/o sottostanti le apparecchiature presenti sulla area di servizio per la distribuzione di carburanti, oli ed additivi.
JP5718259B2 (ja) * 2012-02-09 2015-05-13 住友重機械マリンエンジニアリング株式会社 ビルジタンク
EP2821604B1 (en) 2012-02-27 2022-01-12 Nabtesco Automotive Corporation Oil separator
CN106150978B (zh) * 2012-02-27 2020-02-28 纳博特斯克汽车零部件有限公司 分油器
CN104350247B (zh) 2012-02-27 2017-12-15 纳薄特斯克汽车零部件有限公司 油分离器
IN2014MN02360A (pt) 2012-05-10 2015-08-14 Nabtesco Automotive Corp
EP2889484B1 (en) 2012-07-02 2020-06-03 Nabtesco Automotive Corporation Oil separator
US9279419B2 (en) 2013-01-16 2016-03-08 Prochem Ulc System and process for supplying a chemical agent to a process fluid
WO2016031985A1 (ja) * 2014-08-29 2016-03-03 ナブテスコオートモーティブ 株式会社 オイルセパレータ及び圧縮空気乾燥システム

Family Cites Families (21)

* Cited by examiner, † Cited by third party
Publication number Priority date Publication date Assignee Title
US617035A (en) * 1899-01-03 metcalf
GB277310A (en) 1926-09-07 1928-06-14 Adolf Magnus Rupert Karlstroem Method and apparatus for the recovery of fibres from liquids
US2740492A (en) * 1953-06-08 1956-04-03 Elmer R Williams Emulsion treater having water control system
NL7016406A (pt) 1970-11-10 1972-05-15
US3722687A (en) 1970-12-28 1973-03-27 Rose E Floating oil skimming apparatus with oil and water separator
US3722674A (en) 1971-04-19 1973-03-27 Hoppmann Corp Apparatus for sorting particulate articles
US3944489A (en) 1973-06-01 1976-03-16 Abram Yakovlevich Derzhavets Apparatus for pumping oil-water mixture from a collection vessel of a floating oil collector into settling tanks
CA1041024A (en) 1974-12-09 1978-10-24 General Signal Corporation Oil separator
GB2089670A (en) 1980-12-19 1982-06-30 Megator Pumps & Compressors Lt Separating oil and water
US4469170A (en) * 1982-03-02 1984-09-04 Exxon Research And Engineering Co. Liquid skimmer apparatus
GB2129697B (en) 1982-11-12 1986-07-02 Stetfield Limited Surface skimming device
DE4215396A1 (de) 1992-05-11 1993-11-18 Duerr Gmbh & Co Vorrichtung zum Austragen von Wachspartikeln aus Umwälzwasser von Spritzkabinen
DE19509630A1 (de) 1995-03-17 1996-09-19 Meier Geb Kos Alwine Anlage zum Trennen von Wasser-Fettgemischen, als selbständig arbeitende Abscheide- und Ausscheideanlage
US5714069A (en) * 1996-09-25 1998-02-03 Sager; Robert Apparatus for removing grease from waste water
US5837152A (en) 1997-04-09 1998-11-17 Corlac Inc. Inclined separation tank
US6254790B1 (en) * 1998-04-21 2001-07-03 Henny Penny Corporation Method for filtering suspended materials from cooking substances
CN2358044Y (zh) 1998-10-30 2000-01-12 王忠诚 伸缩式滗水器
US6827853B2 (en) * 2001-03-20 2004-12-07 Universal Separators, Inc. Manually controlled skimming of industrial oil contaminants
US6673135B2 (en) 2002-02-08 2004-01-06 National Tank Company System and method of separating entrained immiscible liquid component of an inlet stream
WO2004004863A1 (en) 2002-07-04 2004-01-15 Accentus Plc Seperation of oil from sand
CN2584276Y (zh) 2002-12-18 2003-11-05 何宏杰 油烟收集净化装置

Also Published As

Publication number Publication date
BRPI0700233A (pt) 2007-11-06
US20070181472A1 (en) 2007-08-09
US8268167B2 (en) 2012-09-18

Similar Documents

Publication Publication Date Title
BRPI0700233B1 (pt) aparelho de separação para separar uma substância de um líquido, e, método para separar uma substância de um líquido
PT1815900E (pt) Aparelho de separação e método
US5601705A (en) Skimmer/coalescher system for removing and separating tramp oil from an aquaeous coolant
US9510561B2 (en) Pet fountain
US8911618B2 (en) Liquid-level following type suction apparatus and floating oil collecting system having the same
US7504037B2 (en) Oil and vapor recovery system
US20100012559A1 (en) Overflow device for water tank
US7624756B1 (en) Refrigeration condensate line assembly
US7214314B2 (en) Cleaning apparatus and method
AU2013242855A1 (en) Device for thermally treating products with cleaning of the process liquid
JP2008511784A (ja) 内燃機関の燃料フィルタ
JP3153272U (ja) 浮上油回収装置及びその浮上油回収装置を用いた油水分離装置
US20050183673A1 (en) Waste extraction system
CA2827711C (en) Gas trap
US6488841B2 (en) Adjustable skimmer with pivot arms
JP2006118342A (ja) 油水分離装置
KR102078657B1 (ko) 산업기기용 유수 분리장치
JP2010115626A (ja) 塗装ブースにおけるスラッジ処理用回収装置
KR101759882B1 (ko) 고성능 절삭유 슬러지 분리장치
US5935446A (en) Method and a device for purifying water
JP2005349279A (ja) 油液分離装置
US10940404B1 (en) Modular weir for fluid separation apparatus and system
CA2178434C (en) Skimmer/coalescer system for removing and separating tramp oil from an aqueous coolant
SE468556B (sv) Anlaeggning foer framstaellning av nacl-loesning
JP3006551U (ja) 浮上油回収浮子内臓タンク

Legal Events

Date Code Title Description
B07A Application suspended after technical examination (opinion) [chapter 7.1 patent gazette]
B09A Decision: intention to grant [chapter 9.1 patent gazette]
B16A Patent or certificate of addition of invention granted [chapter 16.1 patent gazette]
B21F Lapse acc. art. 78, item iv - on non-payment of the annual fees in time

Free format text: REFERENTE A 12A ANUIDADE.

B24J Lapse because of non-payment of annual fees (definitively: art 78 iv lpi, resolution 113/2013 art. 12)

Free format text: EM VIRTUDE DA EXTINCAO PUBLICADA NA RPI 2500 DE 04-12-2018 E CONSIDERANDO AUSENCIA DE MANIFESTACAO DENTRO DOS PRAZOS LEGAIS, INFORMO QUE CABE SER MANTIDA A EXTINCAO DA PATENTE E SEUS CERTIFICADOS, CONFORME O DISPOSTO NO ARTIGO 12, DA RESOLUCAO 113/2013.