BRPI0700188B1 - válvula lacre de segurança e retenção - Google Patents

válvula lacre de segurança e retenção Download PDF

Info

Publication number
BRPI0700188B1
BRPI0700188B1 BRPI0700188-6A BRPI0700188A BRPI0700188B1 BR PI0700188 B1 BRPI0700188 B1 BR PI0700188B1 BR PI0700188 A BRPI0700188 A BR PI0700188A BR PI0700188 B1 BRPI0700188 B1 BR PI0700188B1
Authority
BR
Brazil
Prior art keywords
cage
sealing
valve
safety
ball
Prior art date
Application number
BRPI0700188-6A
Other languages
English (en)
Inventor
Luiz Ricardo Veronese
Luiz Gustavo Veronese
Original Assignee
Luiz Ricardo Veronese
Luiz Gustavo Veronese
Priority date (The priority date is an assumption and is not a legal conclusion. Google has not performed a legal analysis and makes no representation as to the accuracy of the date listed.)
Filing date
Publication date
Application filed by Luiz Ricardo Veronese, Luiz Gustavo Veronese filed Critical Luiz Ricardo Veronese
Priority to BRPI0700188-6A priority Critical patent/BRPI0700188B1/pt
Publication of BRPI0700188A publication Critical patent/BRPI0700188A/pt
Publication of BRPI0700188B1 publication Critical patent/BRPI0700188B1/pt

Links

Images

Landscapes

  • Cooling, Air Intake And Gas Exhaust, And Fuel Tank Arrangements In Propulsion Units (AREA)

Abstract

VÁLVULA LACRE DE SEGURANÇA E RETENÇÃO. Tendo sido projetada para impedir o vazamento de combustível em veículos e máquinas, fechando-se automaticamente ao contato do mesmo por atuação de uma esfera que realiza a vedação, impedindo o vazamento que pode ser responsável por acidentes. Compreende um corpo adaptador (1) formado por uma pluralidade de anéis flexíveis (2), sendo dito corpo (1) aberto e liso na parte superior (3) de inserção do bocal de enchimento e, na parte inferior, dotado de um conjunto de dentes (4) posicionados em uma disposição circular, capaz de se encaixar em uma gaiola (5) que se assenta nesse adaptador (1), onde dita gaiola apresenta-se dotada de múltiplas aberturas laterais (6) disposta ao seu redor, gerando um formato de cilindro com fendas longitudinais, sendo ainda dita gaiola fechada na sua parte inferior por uma calota (7) que apresenta um orifício central (8), e contando com um elemento cilíndrico de vedação (9), onde uma esfera (10) prisioneira à gaiola (5) se assenta em um elemento circular de apropriado (11), fazendo a vedação do líquido que sobe pela válvula.

Description

CAMPO TÉCNICO DA INVENÇÃO
[001] O seguinte relatório descritivo da presente aplicação de invenção refere-se ao desenvolvimento de uma válvula lacre de segurança e retenção, tendo sido projetada para impedir o vazamento de combustível em veículos e máquinas, fechando-se automaticamente ao contato do mesmo por atuação de uma esfera que realiza a vedação, impedindo o vazamento que pode ser responsável por acidentes.
ESTADO DA TÉCNICA
[002] Válvulas e sistemas de segurança aplicados em tanques e bocais de abastecimento de combustíveis são conhecidos e empregados em veículos, caminhões tanque, tanques estacionários, postos de abastecimento de gás e combustíveis líquidos etc.
[003] Em buscas efetuadas no estado da arte pertinente ao campo técnico da invenção foram encontrados diversos documentos de patente que tratam do assunto.
[004] A patente BR MU 8.600.737 de Quested, R., mostra a existência de uma válvula que possui um corpo de válvula com um recesso engatado por um bujão móvel rosqueado, um elemento de controle de válvula na forma de uma esfera fica posicionado na extremidade saliente do bujão, de forma que a sua superfície superior se projeta dentro da câmara de válvula, segundo uma quantidade predeterminada na sua utilização com um sistema de combustível de veiculo, a válvula terá seu conector de saída ligado ao motor de veiculo e a sua entrada ligada ao tanque de combustível. No enchimento do tanque de combustível a esfera é incapaz de impedir o fluxo de combustível, tal como gás natural comprimido. Na eventualidade de uma ruptura em uma linha de combustível, o fluxo excessivo de combustível proveniente do tanque de combustível através da entrada criara uma turbulência de fluxo de fluido dentro da câmara, turbulência essa que e intensificada pela presença de uma projeção que se estende dentro da câmara. O grau de exposição da esfera dentro da câmera é suficiente sob essa taxa predeterminada de fluxo de fluido excessivo para a turbulência levantar a esfera e posicionar a mesma contra a sede de esfera, para impedir ou limitar continuação de fluxo de combustível.
[005] Uma outra válvula para tanque de combustível é revelada pelo MU 7.301.797 de Silva, D., que nos mostra um corpo principal único, cilíndrico e provido de abas perimetrais periféricas, com aberturas para os elementos de fixação; pela vedação da esfera ser realizada por disco de teflon com cavidade central curva, provido de aba externa, de assentamento em sede no corpo principal, sendo o fechamento realizado por flange, tipo um disco provido de aberturas para os elementos de fixação, de uma abertura central tronco-cônica e de um ressalto externo superficial; pela vedação da alavanca da esfera, entre o elemento de tração na chaveta da esfera e uma sede interna do corpo principal, e entre a alavanca e uma sede externa do corpo principal, por intermédio de anéis de teflon, e por disco metálico; pelo fato do travamento da alavanca, na posição de fechamento, ser realizado por cadeado fixando um batente ao prolongamento em "I" da alavanca indicativo da posição fechada.
[006] Eficiente na vedação do combustível é o BR MU 8.300.285 de Scharzenbeck, compreendida: por corpo à semelhança de tampa que pode ser aplicado em um galão; por corpo tubular assentado e capaz de deslizar no corpo, subdividido internamente em conduto de circulação de líquido e conduto de circulação de ar; por assento anelar disposto próximo à extremidade livre do corpo tubular; por flange adjacente ao assento; por abertura axial extrema do conduto; por obturador localizado pouco acima da abertura de entrada e que trabalha contra sede do corpo à semelhança de tampa; por saída de ar radial prevista próxima à extremidade livre do conduto; por esfera de comando da saída de ar radial e por mola disposta entre o flange e borda livre do corpo e que na posição de repouso, distendida, dispõe o corpo tubular na posição mais projetada para fora do corpo à semelhança de tampa e o obturador na posição em que fecha a sede.
[007] Também é conhecida a BR PI 9.304.069 de Deininger, G., compreendendo basicamente um êmbolo em forma de cesto com base inferior de paredes inclinadas e base superior, dotada de uma projeção cônica central de selamento, de um orifício central escareado provido numa tampa interna de vedação, de um corpo plástico ou material não-suscetível ao ataque químico de combustível (álcool ou gasolina), no interior deste corpo deslocando-se axialmente o citado êmbolo, provido este de uma esfera metálica com massa (peso) específica; sobre a citada tampa interna de vedação é disposta uma tampa reguladora de pressão dotada de um diafragma retentor sobre a qual é provida uma tampa superior que fecha o citado corpo, entre esta e a tampa reguladora de pressão sendo previsto perifericamente um anel de vedação tipo "o", esta tampa superior fixando-se por travamento mecânico, solda ultrassom, solda espelho ou outro.
PROBLEMÁTICA DA TÉCNICA
[008] Os sistemas de vedação de combustíveis empregados em tanques móveis e fixos, carros e outros veículos mostram-se bastante complexos, contando com diversos dispositivos associados. Apesar de todos os documentos citados empregarem vedação por atuação de esfera, esses meios são muito mais complexos envolvendo elementos mecânicos integrados à esfera. Scharzenbeck prevê uma vedação por uma esfera que sobre e desce em um elemento cilíndrico, e subdividido internamente em conduto para circulação de líquido e conduto para circulação de ar, além de utilizar uma mola. No sistema proposto não ocorre a oclusão do canal de acesso do combustível. Essa patente deixa um canal livre para a passagem do ar.
SOLUÇÃO PROPOSTA
[009] Assim, devido às considerações pertinentes ao estado da arte anteriormente discutido é um dos objetivos da presente aplicação de invenção, o desenvolvimento de uma válvula lacre de segurança e retenção, dotada das seguintes características: - Tem corpo adaptador formado em parte por vários anéis flexíveis que se acomodam no local da instalação (boca do tanque de combustível) absorvendo variações de medidas e se fixando. Seu formato faz com que não retorne uma vez encaixado; - Sua parte inferior tem formato de gaiola com objetivo de alojar uma esfera flutuante com a finalidade de fazer a vedação, pois dita esfera sobe pela gaiola até encontrar a base de vedação, executando assim sua função; - Também impede que seja introduzida uma mangueira no tanque inibindo o furto de combustível; - Em situação normal permanece na parte inferior da gaiola, permitindo o fluxo normal na hora de abastecer e também o respiro para o tanque, deixando o ar entrar e sair livremente.
DESCRIÇÃO DAS FIGURAS
[010] A caracterização do presente documento para patente de invenção ora proposta é feita por meio de desenhos representativos da válvula lacre de segurança e retenção, de tal modo que o produto possa ser integralmente reproduzido por técnica adequada, permitindo plena caracterização da funcionalidade do objeto pleiteado.
[011] A partir das figuras elaboradas, que expressam a melhor forma ou forma preferencial de se realizar o produto ora idealizado, se fundamenta a parte descritiva do relatório, através de uma numeração detalhada e consecutiva, onde esta esclarece aspectos que possam ficar subentendidos pela representação adotada, de modo a determinar claramente a proteção ora pretendida.
[012] Estas figuras são meramente ilustrativas, podendo apresentar variações, desde que não fujam do inicialmente pleiteado.
[013] Neste caso tem-se que: A FIGURA 1 ilustra uma representação em perspectiva da válvula proposta, mostrando os seus componentes encaixados; A FIGURA 2 mostra um perspectiva explodida da válvula, onde se pode ver o corpo adaptador formado pelo anéis de acomodação, a sede de vedação e sua respectiva esfera e a gaiola; A FIGURA 3 mostra uma perspectiva em corte, onde se pode ver a esfera na sede de vedação; e A FIGURA 4 mostra um desenho em corte da válvula proposta, mostrando-a montada para visualização das partes, principalmente o anel de vedação no corpo de adaptação.
DESCRIÇÃO DETALHADA DA FORMA PREFERENCIAL DE REALIZAÇÃO DA INVENÇÃO
[014] A invenção proposta compreende um corpo adaptador (1) formado por uma pluralidade de anéis flexíveis (2), sendo dito corpo (1) aberto e liso na parte superior (3) de inserção do bocal de enchimento e, na parte inferior, dotado de um conjunto de dentes (4) posicionados em uma disposição circular, capaz de se encaixar em uma gaiola (5) que se assenta nesse adaptador (1), onde dita gaiola apresenta-se dotada de múltiplas aberturas laterais (6) dispostas ao seu redor, gerando um formato de cilindro com fendas longitudinais. A referida gaiola é fechada na sua parte inferior por uma calota (7) que apresenta um orifício central (8), e conta com um elemento cilíndrico de vedação (9) onde uma esfera (10) prisioneira à gaiola (5) se assenta em um elemento circular de contenção (1 1), fazendo a vedação do líquido que sobe pela válvula.
[015] O cilindro de vedação (9) apresenta a parede inferior (12) com o mesmo formato e dimensão da região esférica que se assente nele, de modo a permitir a perfeita acomodação da esfera (10) nessa peça.
[016] As múltiplas aberturas laterais (6) da gaiola (5) correspondem ao número de dentes (4) existentes no corpo adaptador, de modo que a gaiola fique perfeitamente assentada nela, prendendo cada dente em sua respectiva fenda.

Claims (5)

1. VÁLVULA LACRE DE SEGURANÇA E RETENÇÃO, que utiliza-se de uma gaiola cilíndrica (5) dotada de uma multiplicidade de fendas longitudinais (6) e uma esfera (10) prisioneira na referida gaiola (5), dita válvula caracterizada por compreender também: um corpo adaptador tubular (1), oco e de passagem, dotado de um conjunto de anéis flexíveis (2) e um conjunto de dentes (4); um cilindro de vedação (9) que recebe a esfera (10) em seu interior, responsável pela vedação do fluxo de líquido pelo corpo de passagem.
2. VÁLVULA LACRE DE SEGURANÇA E RETENÇÃO, de acordo com a reivindicação 1, caracterizado pelo fato de o corpo adaptador (1) ser formado por uma pluralidade de anéis flexíveis (2), sendo dito corpo (1) aberto e liso na parte superior (3) de inserção do bocal de enchimento e, na parte inferior, dotado de um conjunto de dentes (4) posicionados em uma disposição circular, capaz de se encaixar na gaiola (5) que se assenta nesse corpo adaptador (1), onde dita gaiola (5) com as múltiplas aberturas laterais (6) dispostas ao seu redor gera um formato de cilindro com fendas longitudinais, sendo fechado na sua parte inferior por uma calota (7) que apresenta um orifício central (8), dita gaiola contando com o elemento cilíndrico de vedação (9) onde a esfera (1 0), prisioneira à gaiola (5), se assenta em seu elemento circular de contenção (11) para a vedação do líquido que sobe pela válvula.
3. VÁLVULA LACRE DE SEGURANÇA E RETENÇÃO, de acordo com a reivindicação 1, caracterizado pelo fato do cilindro de vedação (9) apresentar a parede inferior (12) com o mesmo formato e dimensão da região esférica que se assente nele, de modo a permitir a perfeita acomodação da esfera (10) nessa peça.
4. VÁLVULA LACRE DE SEGURANÇA E RETENÇÃO, de acordo com a reivindicação 2, caracterizado pelo fato das múltiplas aberturas laterais (6) da gaiola (5) corresponderem ao número de dentes (4) existentes no corpo adaptador (1), de modo que a gaiola (5) fique perfeitamente assentada nela, prendendo cada dente em sua respectiva fenda.
5. VÁLVULA LACRE DE SEGURANÇA E RETENÇÃO, de acordo com a reivindicação 1, caracterizado pelo fato da esfera (10) de vedação apresentar densidade tal que lhe permita ser deslocada pelo líquido colocado dentro do tanque, onde estiver instalada a válvula.
BRPI0700188-6A 2007-01-16 2007-01-16 válvula lacre de segurança e retenção BRPI0700188B1 (pt)

Priority Applications (1)

Application Number Priority Date Filing Date Title
BRPI0700188-6A BRPI0700188B1 (pt) 2007-01-16 2007-01-16 válvula lacre de segurança e retenção

Applications Claiming Priority (1)

Application Number Priority Date Filing Date Title
BRPI0700188-6A BRPI0700188B1 (pt) 2007-01-16 2007-01-16 válvula lacre de segurança e retenção

Publications (2)

Publication Number Publication Date
BRPI0700188A BRPI0700188A (pt) 2008-09-02
BRPI0700188B1 true BRPI0700188B1 (pt) 2021-01-19

Family

ID=39730897

Family Applications (1)

Application Number Title Priority Date Filing Date
BRPI0700188-6A BRPI0700188B1 (pt) 2007-01-16 2007-01-16 válvula lacre de segurança e retenção

Country Status (1)

Country Link
BR (1) BRPI0700188B1 (pt)

Also Published As

Publication number Publication date
BRPI0700188A (pt) 2008-09-02

Similar Documents

Publication Publication Date Title
US5992441A (en) Fuel vapor vent valve
ES2229974T3 (es) Cierre de ventilacion.
ES2365450T3 (es) Dispositivo de válvula anticongelación.
US6557645B1 (en) Dry pipe valve for fire protection sprinkler system
CN100400324C (zh) 灌注液体的中空壳体的密封及安全装置
KR20120100955A (ko) 무캡 급유 시스템
BRPI0507990B1 (pt) Sistema de embalagem e dispositivo para alojar uma esfera para um sistema de embalagem para fluidos
US5887614A (en) Overfill prevention device for storage tanks
BRPI0709273B1 (pt) Conjunto de entrada de tanque de fluido
PT7812U (pt) Regulador de escoamento de fluidos proprio para ser utilizado em dispositivos de administracao por via intravenosa regulador de escoamento de fluidos proprio para ser utilizado em dispositivos de administracao por via intravenosa
BR112015006589A2 (pt) válvula de controle de fluxo integrada
US4936338A (en) Floating drain seal apparatus
BRPI0709810A2 (pt) vÁlvula de combustÍvel, e, tanque de combustÍvel
RU2015134408A (ru) Защитный кран для тары, содержащей жидкость
JP5989012B2 (ja) 燃料弁
JP3015102B2 (ja) 充填システム、特に電気牽引バッテリ用充填システムのフロート弁
CN105992706A (zh) 阀装置
BR0302303B1 (pt) Válvula para purga de gás
BRPI0700188B1 (pt) válvula lacre de segurança e retenção
ES2657235T3 (es) Válvula de seguridad
BR112012011204B1 (pt) Válvula e sistema de líquido formado com um membro conector
US6641559B2 (en) Buret with foot valve for medical infusion equipment
BR112017015951B1 (pt) Arranjo de entrada de combustível e dispositivo
JP2001082270A (ja) 液体遮断弁
ES2925302T3 (es) Conjunto de válvula de rotura de vacío

Legal Events

Date Code Title Description
B03A Publication of a patent application or of a certificate of addition of invention [chapter 3.1 patent gazette]
B65X Notification of requirement for priority examination of patent application
B65Z Priority examination of the patent application refused (request does not comply with dec. 132/06 of 20061117)

Free format text: NEGADO O EXAME PRIORITARIO DO PEDIDO DE PATENTE UMA VEZ QUE NAO FOI ATENDIDO O DISPOSTO NO ART. 6O, II, "B" DA RESOLUCAO 191/08.

B06F Objections, documents and/or translations needed after an examination request according [chapter 6.6 patent gazette]
B07A Application suspended after technical examination (opinion) [chapter 7.1 patent gazette]
B09A Decision: intention to grant [chapter 9.1 patent gazette]
B16A Patent or certificate of addition of invention granted [chapter 16.1 patent gazette]

Free format text: PRAZO DE VALIDADE: 10 (DEZ) ANOS CONTADOS A PARTIR DE 19/01/2021, OBSERVADAS AS CONDICOES LEGAIS.

B21F Lapse acc. art. 78, item iv - on non-payment of the annual fees in time

Free format text: REFERENTE A 15A ANUIDADE.

B24D Patent annual fee: restoration after fee payment