BRPI0618083A2 - dispositivo de fixação dianteiro de um turborreator com um mastro de fixação de uma aeronave - Google Patents

dispositivo de fixação dianteiro de um turborreator com um mastro de fixação de uma aeronave Download PDF

Info

Publication number
BRPI0618083A2
BRPI0618083A2 BRPI0618083-3A BRPI0618083A BRPI0618083A2 BR PI0618083 A2 BRPI0618083 A2 BR PI0618083A2 BR PI0618083 A BRPI0618083 A BR PI0618083A BR PI0618083 A2 BRPI0618083 A2 BR PI0618083A2
Authority
BR
Brazil
Prior art keywords
turbo
primary
convergence
reactor
vectors
Prior art date
Application number
BRPI0618083-3A
Other languages
English (en)
Inventor
Herve Marche
Original Assignee
Airbus France
Priority date (The priority date is an assumption and is not a legal conclusion. Google has not performed a legal analysis and makes no representation as to the accuracy of the date listed.)
Filing date
Publication date
Application filed by Airbus France filed Critical Airbus France
Publication of BRPI0618083A2 publication Critical patent/BRPI0618083A2/pt

Links

Classifications

    • B64D27/40
    • B64D27/406

Abstract

<b>DISPOSITIVO DE FIXAçãO DIANTEIRO DE UM TURBORREATOR COM UM MASTRO DE FIXAçAO DE UMA AERONAVE<d> A invenção refere-se a um dispositivo de fixação dianteiro (100) de um turborreator (1) a um mastro (3) de fixação de aeronave apto a retomar os esforços de propulsão do turborreator, caracterizado pelo fato de que compreende uma ferragem superior (101) e uma ferragem inferior (102) o vetor (v) de retomada dos esforços de propulsão, resultando por um lado no ponto de convergência (C1) dos vetores primários (v1, v'1) que passam por pontos de fixação primários (103, 108), ligando a ferragem superior à ferragem inferior e por outro lado no ponto de convergência (C2) dos vetores secundários (v2, v'2) passando pelos pontos de fixação secundários (109, 110, 111), que ligam a ferragem inferior ao turborreator, e que transmitem os eforços de propulsão do turborreator ao mastro de fixação, estendedo-se segundo o eixo (A) do turborreator.

Description

DISPOSITIVO DE FIXAÇÃO DIANTEIRO DE UM TURBORREATOR COM UMMASTRO DE FIXAÇÃO DE UMA AERONAVE
A invenção refere-se a um dispositivo de fixação queliga um turbor reator a um mastro de fixação de umaaeronave. A invenção refere-se mais particularmente a umdispositivo de fixação dianteiro apto a retomar os esforçosde propulsão aos quais é sujeito um turborreator deaeronave.
Um turborreator pode ser montado em diferentes lugaressobre uma aeronave, por meio de um mastro de fixação quepertence à estrutura da referida aeronave. Por exemplo, oturborreator pode suspenso, através de tal mastro defixação, o intradorso da asa da aeronave, ou ser fixadolateralmente a fuselagem, ou montado na parte traseira daaeronave, a nível leme vertical traseiro. Meios deancoragem, que ligam o mastro de fixação ao turborreator,têm por função de assegurar a transmissão dos esforçosmecânicos entre o turborreator e a estrutura da aeronave.
Os esforços transmitidos à estrutura da aeronave pelosmeios de ancoragem são principalmente os esforços depropulsão do turborreator, que se estendem paralelamente aoeixo do turborreator, os esforços laterais, devidosespecialmente às rajadas de vento as quais são submetidos oturborreator e a aeronave em geral, e os esforços verticaisdevidos à massa do turborreator. Os meios de ancoragemdevem além disso, absorver as deformações do turborreatordevidas, por exemplo, as variações dimensionais pelo fatodas dilatações ou contrações térmicas durante as diferentesfases de vôo da aeronave.
Geralmente, os meios de ancoragem do turborreator aomastro de fixação da aeronave compreendem um dispositivo defixação dianteiro e um dispositivo de fixação traseiro.
Conhece-se especialmente meios de ancoragem pelosquais o cárter central do turborreator é fixado ao mastrode fixação através do dispositivo de fixação dianteiro e dodispositivo de fixação traseiro. Neste caso, o dispositivode fixação dianteiro retoma os esforços de propulsão doturborreator bem como os esforços laterais e verticais. 0dispositivo de fixação traseiro retoma, ele, os esforçoslaterais e verticais.
Outros meios de ancoragem compreendem um dispositivode fixação dianteiro, disposto entre o mastro de fixação eo cárter de ventilador, que retoma os esforços laterais everticais, e um dispositivo de fixação traseiro, dispostoentre o mastro de fixação e o cárter central, que retoma osesforços de propulsão, os esforços laterais e os esforçosverticais. A retomada dos esforços de propulsão faz-seentão através de duas bielas longas, ligando o dispositivode fixação traseiro a uma parte dianteira do cártercentral.
Devido aos esforços de propulsão do turborreator, emais precisamente devido a retomada dos referidos esforçosde propulsão pelos meios de fixação e o mastro de fixação,o referido turborreator é submetido a flexões importantes,que tendem a diminuir a duração de vida do turborreator.
Na invenção, procura-se fornecer um dispositivo defixação do turborreator a um mastro de fixação apto aretomar os esforços de propulsão do turborreator e ostransmitir ao mastro de fixação, que não submeta oturborreator a esforços de flexão importantes.Para isto, a invenção propõe um mecanismo de fixaçãodianteiro, ligando o mastro de fixação ao cárter deventilador do turborreator, o qual o vetor de retomada dosesforços de propulsão, resultante dos diferentes pontos defixação entre o referido mecanismo de fixação e oturborreator, é confundido diretamente com o eixo doturborreator. O mecanismo de fixação dianteiro de acordocom a invenção compreende uma peça intermédia, disposta sobuma peça principal do mecanismo de fixação dianteiro doturborreator. A peça intermédia é ligada à peça principalpor um primeiro sistema de fixação cujo ponto deconvergência encontra-se sobre o eixo do turborreator. Apeça intermediária é ligada ao turborreator por um segundosistema de fixação cujo ponto de convergência situa-seigualmente sobre o eixo do motor, mas a montante do pontode convergência do primeiro sistema de fixação. 0 mecanismode fixação dianteiro de acordo com a invenção comporta-secomo se a propulsão do motor transitasse entre os doispontos de convergência dos sistemas de fixação do referidomecanismo de fixação dianteiro, ou seja, de acordo com oeixo do turborreator, e então, sem gerar a mínima flexão doreferido turborreator, o par estando naturalmente retomadototalmente pelo mastro de fixação. 0 segundo sistema defixação, ligando a peça intermediária ao turborreator,compreende, por exemplo, um sistema de bielas a dianteiro euma barra de direção na traseira. Por dianteiro e traseiro,entende-se em relação ao sentido de adiantamento de umaaeronave munida de tal turborreator. A peça intermediáriade acordo com a invenção, de fato da barra de direção e dossistemas de bielas a ligando por um lado ao turborreator epor outro lado a peça principal do mecanismo de fixaçãodianteiro, tem uma cinemática específica que permite umatransferência dos esforços de propulsão ao longo do eixo doturborreator. A geometria do mecanismo de fixação dianteirode acordo com a invenção é estudada de modo que aresultante dos diferentes pontos de fixação seja confundidacom o eixo do turborreator para que o referido turborreatornão sofra nenhum esforço de flexão.
A invenção tem, por conseguinte por objeto umdispositivo de fixação dianteiro de um turborreator a ummastro de fixação de aeronave apto a retomar os esforços depropulsão do turborreator, caracterizado pelo fato de quecompreende uma ferragem superior, uma ferragem inferior,pontos de fixação primários que ligam a ferragem superior àferragem inferior e pontos de fixação secundários que ligama ferragem inferior ao turborreator, o vetor de retomadados esforços de propulsão, resultando por um lado no pontode convergência dos vetores primários que passam pelospontos de fixação primários, e por outro lado no ponto deconvergência dos vetores secundários que passam pelospontos de fixação secundários, e que transmite os esforçosde propulsão do turborreator ao mastro de fixação, seestende segundo o eixo do turborreator.
Por ponto de fixação, entende-se qualquer meio defixação pontual, permitindo ligar em um ponto preciso umelemento à outro.
De acordo com exemplos de realização específicos dodispositivo de fixação dianteiro de acordo com a invenção oreferido dispositivo pode compreender todo ou partes dascaracterísticas suplementares seguintes:- o ponto de convergência dos vetores primários ésituado sobre o eixo do turborreator;
- o ponto de convergência dos vetores secundários ésituado sobre o eixo do turborreator;
- o ponto de convergência dos vetores primários ésituado à jusante do ponto de convergência dos vetoressecundários;
- o dispositivo de fixação anterior compreendefixadores primários munidos pelo menos de uma bielaprimária dianteira e pelo menos de uma biela primáriatraseira, maneira a ligar em dois pontos de fixaçãoprimários a ferragem superior e a ferragem inferior;
- o dispositivo de fixação anterior compreendefixadores secundários munidos pelo menos de uma bielasecundária dianteira e pelo menos de duas bielassecundárias traseiras, de maneira a ligar em três pontos defixação secundários a ferragem inferior ao cárter deventilador do turborreator;
- as duas bielas secundárias traseiras são montadassobre a ferragem inferior através de uma barra de direção;
- a ferragem superior está igualmente ligada ao cárterde ventilador do turborreator.
A invenção será melhor compreendida com a leitura dadescrição que segue e com o exame das figuras que aacompanham. As figuras representam:
-Figura 1: uma representação esquemática de umdispositivo de fixação dianteiro de acordo com a invençãovista lateral;
-Figura 2: uma representação esquemática dodispositivo de fixação de acordo com a invenção vistatraseira;
- Figure 3A 3B e 3C: uma representação esquemática daligação entre o mastro de fixação, o dispositivo de fixaçãode acordo com a invenção, e o turborreator de uma aeronave.
Sobre as figuras 1 e 2 é representado um mastro defixação 3 soldado a um cárter de ventilador 2 de umturborreator 1. 0 mastro de fixação 3 está ligado aoreferido cárter de ventilador 2 por um dispositivo defixação dianteiro 100 de acordo com a invenção.
O dispositivo de fixação dianteiro 100 compreende umaferragem superior 101 e uma ferragem inferior 102 situadaabaixo da ferragem superior 101. A ferragem superior 101 éfixada, de maneira clássica, por um lado no mastro defixação 3 e por outro lado em uma estrutura traseira 4 docárter de ventilador 2. Mais precisamente, a ferragemsuperior 101 é montada fixa sobre o mastro de fixação 3situado acima da referida ferragem superior 101. A ligaçãoentre a ferragem superior 101 e uma parte central 6 daestrutura traseira 4 do cárter de ventilador 2 é asseguradapor duas bielas 5 (uma única biela visível sobre a figura1). A parte traseira 4 do cárter de ventilador 2 tem umaforma semicircular seguida de um contorno superior da partecilíndrica circular do turborreator. A parte traseira 4 docárter de ventilador 2 tem sensivelmente a forma de um Uinvertido, a base do U que forma a parte central 6, e cadaramo 7 do U combinando com um flanco direito ou esquerdo daparte cilíndrica do turborreator 1.
Em conformidade com a invenção, a ferragem superior101 está ligada à ferragem inferior 102 por fixadoresprimários 103, 108. Por exemplo, como sendo representadonas figuras 1 e 2, a ferragem superior 101 está ligada àferragem superior 102 por um sistema de bielas primárias103, 108. Mais precisamente, duas bielas primáriastraseiras 103 ligando uma extremidade traseira 104 daferragem superior 101 à uma extremidade traseira 105 daferragem inferior 102. A extremidade dianteira 106 daferragem superior 101 é, quanto a ela, ligar à extremidadedianteira 107 da ferragem inferior 102 por duas bielasdianteiras primárias 108 (uma única biela dianteiraprimária visível sobre as figuras 1 e 2).
As bielas dianteiras primárias 108 e as bielastraseiras primárias 103 formam os pontos de fixaçãoprimários 103, 108 que ligam a ferragem superior 101 àferragem inferior 102.
Como é representado esquematicamente sobre a figura3A, os vetores primários (vl, v'l) que passam pelos pontosde fixação primários 103, 108 entre a ferragem superior 101e a ferragem inferior 102 do dispositivo de fixaçãodianteiro 100 de acordo com a invenção convergente para umponto de convergência primário Cl situado sobre o eixo A doturborreator 1.
A ferragem inferior 102 é, quanto a ela, ligadadiretamente à estrutura traseira 4 do cárter de ventilador2 do turborreator 1 por fixadores secundários 109, 110,111. Os fixadores secundários 109, 110, 111 compreendem umabiela secundária dianteira 109 que ligam a extremidadedianteira 107 da ferragem inferior 102 à estrutura traseira4 do cárter de ventilador 2 do turborreator 1. Maisprecisamente, a biela secundária dianteira 109 é montadasobre a parte central 6 da estrutura traseira 4 do cárterde ventilador 2. Os fixadores secundários 109, 110, 111compreendem, além disso, uma barra de direção 110 situada anivel da extremidade traseira 105 da biela inferior 102. Abarra de direção 110 liga duas bielas secundárias traseiro111 a uma parte base 8 dos dois ramos 7 da estruturatraseira 4 do cárter de ventilador 2. A utilização da barrade direção 110 permite uma montagem de acordo com somenteum grau de liberdade para a propulsão do motor enquanto quea forma cilíndrica do turborreator 1 impõe instalar-lheduas bielas secundárias traseiras 111 laterais. Assim, cadabiela secundária traseira 111 está ligada a uma paredelateral diferente, direita ou esquerda, do turborreator 1.As bielas secundárias traseiras 111 ligando a extremidadetraseira 105 da ferragem inferior 102 dianteiro aoturborreator 1. A barra de direção 110 impõe que osesforços que transitam cada uma das bielas secundáriastraseiras 111 sejam idênticos e que o conjunto barra dedireção 110/bielas secundárias traseiras 111 sejainsensível as eventuais deformações do turborreator 1.
Como é representado sobre a figura 3B, os fixadoressecundários 109, 110, 111 formam os pontos de fixaçãosecundários que ligam a ferragem inferior 102 dodispositivo de fixação dianteiro 100 da invenção aoturborreator 1. Os vetores secundários (v2, v'2) que passampelos pontos de fixação secundários de 109, 110, 111convergem num ponto de convergência secundário C2 situadosobre o eixo A do turborreator 1. O ponto de convergênciasecundário C2 é situado a montante do ponto de convergênciaprimário Cl, em relação ao sentido de adiantamento daaeronave munida do turborreator 1.Como é representado esquematicamente sobre a figura3C, o vetor V de retomada dos esforços de propulsão,resultante do dispositivo de fixação dianteiro 100 deacordo com a invenção, transitando do ponto de convergênciasecundário C2 para o ponto de convergência primário Cl, e éconfundido com o eixo A do turborreator 1. Também, o vetorV, destinado a retomar os esforços de propulsão P impõenenhuma flexão ao turborreator 1. 0 vetor V de retomada dosesforços de propulsão compensa os esforços de propulsão Pdo turborreator 1 no eixo A do turborreator 1, o par sobreo cárter de ventilador 2 do turborreator 1 estando entãonulo.

Claims (9)

1. Dispositivo de fixação dianteiro (100) de umturborreator (1) a um mastro (3) de fixação de aeronaveapta a retomar os esforços de propulsão do turborreator,caracterizado por compreender uma ferragem superior (101),uma ferragem inferior (102), dos pontos de fixaçãoprimários (103, 108) que ligam a ferragem superior aferragem inferior e os pontos de fixação secundários (109,- 110, 111) destinados a ligar a ferragem inferior aoturborreator, o vetor (V) de retomada dos esforços depropulsão, resultando por um lado no ponto de convergência(Cl) dos vetores primários (vl, v'l) que passam pelospontos de fixação primários, e por outro lado no pondo deconvergência (C2) dos vetores secundários (V2, V'2) quepassam pontos de fixação secundários, e que é apto atransmitir os esforços de propulsão do turborreator aomastro de fixação, estendedo-se segundo o eixo (A) doturborreator.
2. Dispositivo de fixação dianteiro, de acordo com areivindicação 1, caracterizado pelo fato de que o ponto deconvergência (Cl) dos vetores primários (vl, v'l) é situadosobre o eixo do turborreator.
3. Dispositivo de fixação, de acordo com qualquer umadas reivindicações 1 ou 2, caracterizado pelo fato de que oponto de convergência (C2) dos vetores secundários (v2,v'2) é situado sobre o eixo do turborreator.
4. Dispositivo de fixação, de acordo com dasreivindicações 2 ou 3, caracterizado pelo fato de que oponto de convergência (Cl) dos vetores primários (vl, v'l)é situado a jusante do ponto de convergência dos vetoressecundários (v2, ν'2).
5. Dispositivo de fixação, de acordo com qualquer umadas reivindicações 2, 3 ou 4, caracterizado pelo fato deque compreende os fixadores primários (103, 108) munidospelo menos de uma biela primária dianteira (108) e pelomenos uma biela primária traseira (103), de maneira a ligarem dois pontos de fixação primários a ferragem superior e aferragem inferior.
6. Dispositivo de fixação, de acordo com qualquer umadas reivindicações 3, 4 ou 5, caracterizado pelo fato deque compreende os fixadores secundários (109, 110, 111)munidos pelo menos de uma biela secundária dianteira (109)e pelo menos duas bielas secundárias traseiras (111) , demaneira a ser apta a ligar em três pontos de fixaçãosecundários a ferragem inferior ao cárter de ventilador (2)do turborreator.
7. Dispositivo de fixação, de acordo com areivindicação 6, caracterizado pelo fato de que as duasbielas secundárias traseiras são montadas sobre a ferrageminferior através de uma barra de direção (110).
8. Dispositivo de fixação, de acordo com qualquer umadas reivindicações 1, 2, 3, 4, 5, 6 ou 7, caracterizadopelo fato de que a ferragem superior é igualmente apta aser ligada ao cárter de ventilador do turborreator.
9. Conjunto de turborreator e dispositivo de fixaçãodianteiro de acordo com uma das reivindicações 1, 2, 3, 4,-5, 6, 7 ou 8.
BRPI0618083-3A 2005-10-31 2006-10-24 dispositivo de fixação dianteiro de um turborreator com um mastro de fixação de uma aeronave BRPI0618083A2 (pt)

Applications Claiming Priority (3)

Application Number Priority Date Filing Date Title
FR0553304A FR2892706B1 (fr) 2005-10-31 2005-10-31 Dispositif d'attache avant d'un turboreacteur a un mat de fixation d'un aeronef
FR0553304 2005-10-31
PCT/FR2006/051093 WO2007051938A2 (fr) 2005-10-31 2006-10-24 Dispositif d'attache avant d'un turboreacteur a un mât de fixation d'un aeronef

Publications (1)

Publication Number Publication Date
BRPI0618083A2 true BRPI0618083A2 (pt) 2011-08-16

Family

ID=36658609

Family Applications (1)

Application Number Title Priority Date Filing Date
BRPI0618083-3A BRPI0618083A2 (pt) 2005-10-31 2006-10-24 dispositivo de fixação dianteiro de um turborreator com um mastro de fixação de uma aeronave

Country Status (11)

Country Link
US (1) US8366038B2 (pt)
EP (1) EP1943145B1 (pt)
JP (1) JP5227798B2 (pt)
CN (1) CN101300172A (pt)
AT (1) ATE423061T1 (pt)
BR (1) BRPI0618083A2 (pt)
CA (1) CA2625800C (pt)
DE (1) DE602006005263D1 (pt)
FR (1) FR2892706B1 (pt)
RU (1) RU2398715C2 (pt)
WO (1) WO2007051938A2 (pt)

Families Citing this family (8)

* Cited by examiner, † Cited by third party
Publication number Priority date Publication date Assignee Title
FR2924684B1 (fr) * 2007-12-07 2010-01-01 Snecma Suspension d'un turboreacteur a un aeronef
FR2981046B1 (fr) * 2011-10-06 2013-10-25 Aircelle Sa Ensemble propulsif d'aeronef
FR2989952B1 (fr) 2012-04-27 2014-04-18 Aircelle Sa Nacelle de turboreacteur a section aval
CN105392700B (zh) 2013-07-26 2018-12-18 Mra系统有限责任公司 飞行器发动机吊架
FR3027873B1 (fr) 2014-11-03 2016-12-23 Airbus Operations Sas Attache moteur avant pour un moteur d'aeronef
GB201804962D0 (en) * 2018-03-28 2018-05-09 Rolls Royce Plc A geared turbofan engine mount arrangement
FR3086924B1 (fr) 2018-10-08 2021-02-12 Safran Aircraft Engines Turbomachine comportant des moyens de suspension
FR3123323B1 (fr) 2021-05-27 2024-05-03 Safran Aircraft Engines Structure de liaison et de support d’une turbomachine a un pylone d’aeronef

Family Cites Families (9)

* Cited by examiner, † Cited by third party
Publication number Priority date Publication date Assignee Title
US4555078A (en) 1983-12-27 1985-11-26 Societe Belge D'exploitation De La Navigation Aerienne (Sabena) Apparatus for the suspension of an aircraft engine cowling
US5320307A (en) * 1992-03-25 1994-06-14 General Electric Company Aircraft engine thrust mount
JPH07277290A (ja) 1994-04-11 1995-10-24 Toyota Motor Corp 航空機エンジンのマウント装置
FR2755943B1 (fr) * 1996-11-21 1998-12-24 Snecma Suspension avant redondante pour turbomachine
FR2793769B1 (fr) * 1999-05-19 2001-09-07 Aerospatiale Airbus Dispositif d'accrochage d'un moteur d'aeronef a un mat
US6330995B1 (en) * 2000-02-29 2001-12-18 General Electric Company Aircraft engine mount
FR2856656B1 (fr) * 2003-06-30 2006-12-01 Snecma Moteurs Suspension arriere de moteur d'avion avec bielles de reprise de poussee et palonnier en forme de boomerang
FR2867158B1 (fr) * 2004-03-04 2007-06-08 Airbus France Systeme de montage interpose entre un moteur d'aeronef et une structure rigide d'un mat d'accrochage fixe sous une voilure de cet aeronef.
FR2867156B1 (fr) * 2004-03-04 2006-06-02 Airbus France Systeme de montage interpose entre un moteur d'aeronef et une structure rigide d'un mat d'accrochage fixe sous une voilure de cet aeronef.

Also Published As

Publication number Publication date
WO2007051938A2 (fr) 2007-05-10
FR2892706B1 (fr) 2009-04-24
ATE423061T1 (de) 2009-03-15
CN101300172A (zh) 2008-11-05
WO2007051938A3 (fr) 2007-07-19
US8366038B2 (en) 2013-02-05
RU2398715C2 (ru) 2010-09-10
EP1943145B1 (fr) 2009-02-18
JP2009513434A (ja) 2009-04-02
CA2625800A1 (fr) 2007-05-10
EP1943145A2 (fr) 2008-07-16
JP5227798B2 (ja) 2013-07-03
US20090218441A1 (en) 2009-09-03
FR2892706A1 (fr) 2007-05-04
RU2008121952A (ru) 2009-12-10
DE602006005263D1 (de) 2009-04-02
CA2625800C (fr) 2013-06-11

Similar Documents

Publication Publication Date Title
BRPI0618083A2 (pt) dispositivo de fixação dianteiro de um turborreator com um mastro de fixação de uma aeronave
US8042342B2 (en) Engine assembly for aircraft comprising an engine as well as a device for locking said engine
US8167238B2 (en) Pylon caisson attachment on a wing, gripping a lateral panel of the caisson
US9868540B2 (en) Aircraft engine mounting system
CN101784441B (zh) 安装在悬挂架和发动机舱进气口上的风扇罩的支撑托架
US6347765B1 (en) Device for attaching an aircraft engine to a strut
BRPI0616114A2 (pt) Dispositivo de afixação de um motor destinado a ser interposto entre um aerofólio de aeronave e o referido motor e conjunto motor
CN108725806B (zh) 用于飞行器的发动机组件及相关的飞行器
US7624945B2 (en) Aircraft engine unit
JP2011116186A (ja) 航空機のエンジンマウント、航空機
CN104724291A (zh) 用于飞行器的组件以及飞行器
BRPI0616283A2 (pt) conjunto motor para aeronave, e, aeronave
JP2010538912A (ja) 航空機エンジン取付デバイスのための下側後部空力整形板
RU2480381C2 (ru) Промежуточный корпус для реактивного двигателя летательного аппарата, усовершенствованной конструкции
RU2004116116A (ru) Задняя подвеска авиационного двигателя с восстановлением тяги
US7296768B2 (en) Structure for mounting a turboprop under an aircraft wing
RU2010116840A (ru) Двигательная установка для летательного аппарата
CN105000187B (zh) 用于飞行器的组件和飞行器
US20110049293A1 (en) retractable undercarriage for an aircraft
US20110309189A1 (en) Rigid aircraft pylon fitted with a rib extension for taking up the moment in the lengthways direction
US8517304B2 (en) Device for locking an engine on an aircraft pylon
CN110104186B (zh) 用于飞行器的组件及飞行器
GB2527709B (en) Structure for suspending a twin prop-fan engine from a structural element of an aircraft
CN111099026A (zh) 一种电动飞机动力电池系统的支撑结构
JPS6210879B2 (pt)

Legal Events

Date Code Title Description
B25A Requested transfer of rights approved

Owner name: AIRBUS OPERATIONS SAS (FR)

Free format text: TRANSFERIDO POR INCORPORACAO DE: AIRBUS FRANCE

B08F Application dismissed because of non-payment of annual fees [chapter 8.6 patent gazette]

Free format text: REFERENTE A 8A ANUIDADE.

B08K Patent lapsed as no evidence of payment of the annual fee has been furnished to inpi [chapter 8.11 patent gazette]

Free format text: REFERENTE AO DESPACHO 8.6 PUBLICADO NA RPI 2278 DE 02/09/2014.