BRPI0617619A2 - rolo de guia de lingote - Google Patents

rolo de guia de lingote Download PDF

Info

Publication number
BRPI0617619A2
BRPI0617619A2 BRPI0617619-4A BRPI0617619A BRPI0617619A2 BR PI0617619 A2 BRPI0617619 A2 BR PI0617619A2 BR PI0617619 A BRPI0617619 A BR PI0617619A BR PI0617619 A2 BRPI0617619 A2 BR PI0617619A2
Authority
BR
Brazil
Prior art keywords
roll
bearing
roller
shaft
jacket
Prior art date
Application number
BRPI0617619-4A
Other languages
English (en)
Inventor
Johann Poeppl
Guoxin Shan
Heinrich Thoene
Josef Watzinger
Franz Wimmer
Original Assignee
Siemens Vai Metals Tech Gmbh
Priority date (The priority date is an assumption and is not a legal conclusion. Google has not performed a legal analysis and makes no representation as to the accuracy of the date listed.)
Filing date
Publication date
Application filed by Siemens Vai Metals Tech Gmbh filed Critical Siemens Vai Metals Tech Gmbh
Publication of BRPI0617619A2 publication Critical patent/BRPI0617619A2/pt
Publication of BRPI0617619B1 publication Critical patent/BRPI0617619B1/pt

Links

Classifications

    • BPERFORMING OPERATIONS; TRANSPORTING
    • B22CASTING; POWDER METALLURGY
    • B22DCASTING OF METALS; CASTING OF OTHER SUBSTANCES BY THE SAME PROCESSES OR DEVICES
    • B22D11/00Continuous casting of metals, i.e. casting in indefinite lengths
    • B22D11/12Accessories for subsequent treating or working cast stock in situ
    • B22D11/128Accessories for subsequent treating or working cast stock in situ for removing
    • BPERFORMING OPERATIONS; TRANSPORTING
    • B22CASTING; POWDER METALLURGY
    • B22DCASTING OF METALS; CASTING OF OTHER SUBSTANCES BY THE SAME PROCESSES OR DEVICES
    • B22D11/00Continuous casting of metals, i.e. casting in indefinite lengths
    • B22D11/12Accessories for subsequent treating or working cast stock in situ
    • B22D11/128Accessories for subsequent treating or working cast stock in situ for removing
    • B22D11/1287Rolls; Lubricating, cooling or heating rolls while in use
    • BPERFORMING OPERATIONS; TRANSPORTING
    • B21MECHANICAL METAL-WORKING WITHOUT ESSENTIALLY REMOVING MATERIAL; PUNCHING METAL
    • B21BROLLING OF METAL
    • B21B39/00Arrangements for moving, supporting, or positioning work, or controlling its movement, combined with or arranged in, or specially adapted for use in connection with, metal-rolling mills
    • CCHEMISTRY; METALLURGY
    • C21METALLURGY OF IRON
    • C21DMODIFYING THE PHYSICAL STRUCTURE OF FERROUS METALS; GENERAL DEVICES FOR HEAT TREATMENT OF FERROUS OR NON-FERROUS METALS OR ALLOYS; MAKING METAL MALLEABLE, e.g. BY DECARBURISATION OR TEMPERING
    • C21D9/00Heat treatment, e.g. annealing, hardening, quenching or tempering, adapted for particular articles; Furnaces therefor
    • FMECHANICAL ENGINEERING; LIGHTING; HEATING; WEAPONS; BLASTING
    • F27FURNACES; KILNS; OVENS; RETORTS
    • F27DDETAILS OR ACCESSORIES OF FURNACES, KILNS, OVENS, OR RETORTS, IN SO FAR AS THEY ARE OF KINDS OCCURRING IN MORE THAN ONE KIND OF FURNACE
    • F27D3/00Charging; Discharging; Manipulation of charge
    • F27D3/02Skids or tracks for heavy objects

Abstract

<B>ROLO DE GUIA DE LINGOTE.<D> A invenção refere-se a um rolo de guia de lingote com ao menos uma camisa de rolo (1, 2, 3) e com ao menos dois eixos de apoio (4, 5, 6, 7), sendo que respectivamente dois eixos de apoio estão unidos à prova de rotação com uma camisa de rolo e cada eixo de apoio está rotativamente apoiado em um suporte de apoio (8, 9, 10, 11) . Para obtenção de uma modalidade de construção simples e resistente às elevadas cargas térmicas e mecânica que ocorrem se propõe unir a camisa de rolo à prova de rotação com os eixos de apoio que a sustentam em ambos os lados por uniões de contração ou por uniões de ajuste forçado.

Description

ROLO DE GUIA DE LINGOTE
A invenção refere-se a um rolo de guia de lingote comao menos uma camisa de rolo e com ao menos dois eixos deapoio, sendo que respectivamente dois eixos de apoio estãounidos à prova de rotação com uma camisa de rolo e cadaeixo de apoio está rotativamente apoiado em um suporte deapoio.
Um rolo de guia de lingote desse tipo já é conhecidoda DE-A 24 23 224. Nesse rolo de guia de lingote emmúltiplas partes camisas de rolo vizinhas em direção axialestão unidas por um eixo de apoio, que está apoiadorotativamente em um mancai de suporte e que engata compontas de eixo orientados em afastamento mútuo em recessosaxiais das camisas de rolo vizinhas. Uma união comtravamento devido à força entre o eixo de apoio e arespectiva camisa de rolo é efetuada por uma uniãoaparafusada entre ambos os componentes e por áreas de apoioradiais cooperantes no eixo de apoio e na camisa de rolo,sendo assim alcançada uma segurança adicional contradesprendimento durante a operação da instalação. Essasolução construtiva, contudo, não se comprovou na prática,pois essa sujeição dos componentes não suporte a severaoperação de siderúrgicas.
Da WO 02/02253 Al já é conhecido formar rolosacionadores em uma instalação de fundição de tira de umacamisa de rolo e dois eixos de apoio, sendo que os doiseixos de apoio se salientam em contraposição na camisa derolo e estão aparafusado no lado frontal com a camisa derolo (fig. 6). Os parafusos de sujeição são empregadossimultaneamente como órgãos de fecho dos condutos de agenterefrigerante.
Da DE-A 28 40 902 é conhecido um rolo de guia delingote em uma só parte, em que uma camisa de rolo estáunida de modo não soltável com dois eixos de apoio por umaunião de solda periférica. A camisa de rolo está recobertacom uma camada protetora resistente à abrasão, resistente àcorrosão. Danos a distintos componentes do rolo de guia delingote conduzem em geral à sua perda total e a elevadoscustos de peças de reposição.
O emprego de uma costura de solda para a união decamisa de rolo e eixo de apoio não pode ser aplicadoespecialmente para rolos de guia de lingote em váriaspartes, pois devem ser então obrigatoriamente empregadossuportes divididos. Da DE-A 32 28 190 é conhecido um rolosde guia de lingote desse tipo, com suporte central, em queum eixo de apoio portando um suporte de apoio está unidospor uniões de solda com camisas de rolo contíguas.
Em rolos de guia de lingote convencionais, resfriadosperifericamente, como são já conhecidos por exemplo da EP 0543 531 Al ou da AT. 412 851 Β, o agente refrigerante éconduzido através de canais de agente refrigerantedispostos sobretudo radialmente ou inclinados para com oeixo de rotação do rolo do centro do rolo para a periferiado rolo de guia de lingote, ali distribuído por condutosanulares, guiado por canais de agente refrigerantealinhados paralelamente ao eixo de rolo nas proximidades dasuperfície da camisa de rolo e, de maneira análoga,novamente coletado e reconduzido ao centro. Para se poderproduzir facilmente o sistema de conduto de agenterefrigerante e os condutos anulares e fechá-los de modovedante para fora, nas áreas frontais de camisa de rolo sãousualmente aparafusados ou soldados corpos vedantes emforma de anel ou de tampão. Devido às altas solicitaçõestérmicas e de técnica de material no rolo de guia delingote, esses métodos de vedação são dispendiosos, muitosensíveis e sujeitos a panes.
Também em rolos de guia de lingote com um eixo nuclearcontínuo é conhecido fixar camisas de rolo em váriascamadas, por exemplo por uma união elástica de ajuste, àprova de rotação e de modo soltável sobre o eixo de núcleo.A estrutura em várias camadas da camisa de rolo é efetuadapor distintas mangas de cilindro, que são unidas à prova derotação por uma união de contração em plena área das áreasde manga de cilindro contrapostas. Nas áreas de contato dasmangas de cilindro se encontram canais de agenterefrigerante de produção simples (WO 2005/016578; WO02/02253).
A presente invenção visa evitar essas dificuldades edesvantagens e tem como objetivo propor um rolo de guia delingote, que consista em vários componentes de fácilprodução, que estejam de tal maneira unidos entre si que aunião suporte as intensivas cargas térmicas e mecânicasdurante a operação de fundição, que consista em componentesde fácil produção e que possibilite uma decomposição eeventualmente o reemprego de componentes caros, como depreferência camisas de rolo e caixas de mancal.
Esse objetivo é alcançado, de acordo com a invenção,pelo fato de que a camisa de rolo está unida à prova derotação com os eixos de apoio que a sustentam em ambos oslados por uniões de contração ou por uniões de ajusteforçado.
O suporte de apoio intermediário se efetua, emprincípio, em contrações de rolo, que ocorrem pelos eixosde apoio com menor diâmetro contraídos nas camisas de rolo.
A união de contração e ajuste forçado é de tal maneiraprojetada que cargas de rolo estacionárias e não-estacionárias e momentos de acionamento em rolos de guia delingote acionados podem ser seguramente transmitidos eestão seguramente garantidas funções de vedação para acondução de agente refrigerante. A projeção da união decontração e ajuste forçado considera casos de cargaespeciais, usuais em operação, como
a contínua extração de lingote em rolos de guia delingote giratórias,
- o lingote retido em rolos de guia de lingote parados,
- uma refrigeração de rolo externa e interna,uma refrigeração de rolo apenas externa ou apenasinterna,
- uma falha total da refrigeração de rolo condicionada porpane.
Também no mais desfavorável dos casos, em que a uniãode contração ou ajuste forçado perde capacidade desustentação por influência térmica, deve ser aindagarantida suficiente transmissão de flexão e torque bemcomo função de vedação. Isso significa, em rolos de guia delingote com um diâmetro de rolo de 150 mm a 200 mm, umexcesso de contração de 0,2 a 0,5 mm e, com diâmetro derolo maior, de 2 00 mm a 250 mm, um excesso de contração de0,25 a 0,4 mm. Como grandeza diretriz para a fixação docomprimento do assento de contração vale, aproximadamente,que a relação de comprimento de ajuste de contração paradiâmetro de eixo da ponta de eixo é maior do que 1.
Pela união de contração, em comparação com rolos decorpo pleno inseridos, ocorrem tensões de entalhe menores,o que reduz o perigo de ruptura do rolo de guia de lingote.Para os eixos de apoio mais leves também pode serselecionado material de maior resistência, podendo assimser alcançado um aumento de resistência muito específico e,portanto, econômico.
Da disposição de componentes estruturais descrita comunião de contração e ajuste forçado resultam no total asseguintes vantagens:
- A modalidade de construção de encaixe simples possibilitauma fácil montagem dos rolos de guia de lingote longos e afabricação a baixo custo dos distintos componentes.
- Com rolos de guia de lingote em várias partes não sãonecessários suportes de apoio intermediário divididos.
- O rolo de guia de lingote é apropriado como rolodescartável barato devido à fabricação especialmenteeconômica.
- Alternativamente, porém, também é possível um reempregoparcial do rolo de guia de lingote, especialmente da camisade rolo com o sistema de refrigeração periférico, e tambémé proporcionado o reemprego da caixa de mancai. Isso seefetua com simples desmontagem destrutiva, por exemplo comum corte de separação pela ponta de eixo do eixo de apoio.
- A vedação das guias de agente refrigerante pode se daramplamente sem elementos de vedação sintéticos, sensíveis,ou sem costuras de solda.
Cada eixo de apoio abrange ao menos uma ponta de eixo,cuja área de camisa exterior com uma área de camisainterior de um recesso em uma camisa de rolo forma a uniãode contração ou união de ajuste forçado.
Convenientemente, a estrutura em principio doscomponentes formando a união de contração ou ajuste forçadotanto nas regiões extremas do rolo de guia de lingote comotambém nas regiões entre camisas de rolo vizinhas é igual.Correspondentemente, com várias camisas de rolo dispostasalinhadas em direção axial, respectivamente duas camisas derolo vizinhas estão unidas à prova de rotação por um eixode apoio apoiado centralmente com um suporte de apoio.
Os rolos de guia de lingote são equipados com umarefrigeração interna, sendo especialmente convenientes duasformas de execução:
Segundo uma possível forma de execução da refrigeraçãode rolo, a camisa de rolo está atravessada por ao menos umcanal de agente refrigerante e esse canal de agenterefrigerante está disposto a distância constante da áreaexterna de camisa de rolo cilíndrica da camisa de rolo.
Nesse caso, o canal de agente refrigerante forma porexemplo um compartimento anular contínuo. De preferência, acamisa de rolo é atravessada por uma pluralidade de canaisde agente refrigerante, que estão dispostos a distânciaconstante da área externa de camisa de rolo cilíndrica. Oscondutos de adução e descarga essencialmente radiais para omeio refrigerante atravessam a união de contração entreeixo de apoio e camisa de rolo. Os condutos de adução edescarga podem estar também dispostos inclinados para com oeixo de rotação do rolo de guia de lingote.
Segundo uma configuração do sistema de conduto deagente refrigerante, simples em termos de técnica defabricação, entre camisa de rolo e eixo de apoio estádisposto um anel de vedação de distribuidor, que forma coma camisa de rolo um conduto distribuidor de agenterefrigerante, em que desembocam os condutos de adução edescarga essencialmente radiais e canais de agenterefrigerante axialmente paralelos, e sendo que esse anel devedação de distribuidor forma com a camisa de rolo e com oeixo de apoio uma união de contração ou uma união de ajusteforçado â prova de rotação.
Com essa refrigeração periférica é obtida longa vidaútil do rolo de guia de lingote pela descarga térmicaprecoce da camisa de rolo. Ademais, pela intensivarefrigeração de camisa de rolo é possibilitada umamodalidade de operação a seco da instalação de fundiçãocontínua e lingotes, especialmente lingotes finos, comtemperatura mais alta podem ser transportados pela guia delingote da instalação de fundição contínua.
Segundo outra forma de execução possível darefrigeração de rolo, atravessa um canal de agenterefrigerante guiado centralmente em direção axial com seçãotransversal constante os eixos de apoio e camisas de rolose sucedendo alternadamente. Essa refrigeração axial sedestaca especialmente por sua simplicidade e modalidade deconstrução barata.
Pela união de contração ou ajuste forçado não ocorremvazamentos de agente refrigerante em ambas as formas deexecução da refrigeração de rolo. Podem-se dispensarvedações especais dentro do rolo de guia de lingote, pois avedação é produzida pela união de contração.Em um rolo de guia de lingote acionado, a união decontração ou ajuste forçado descrita pode ser empregada naunião aos elementos de acionamento, na medida em que umaconexão de eixo articulado de um rolo de guia de lingoteacionado está unida à prova de rotação com um eixo de apoioapoiado centralmente em um suporte de apoio por uma uniãode contração ou por uma união de ajuste forçado.
A vedação dos canais de agente refrigerante e condutosde distribuição de agente refrigerante por anéis de vedaçãodistribuidores introduzidos por união de contração ouajuste forçado na camisa de rolo dispensa elementos devedação autônomos sensíveis e uniões por solda.
Especialmente os suportes de apoio, executados comomancai solto, do rolo de guia de lingote são formados pormancais de rolamento, cujos corpos de rolamento podemcompensar deslocamentos e desvios de alinhamento axiaiscondicionados pela operação. Para tanto podem serempregados por exemplo mancais toroidais, como sãodescritos também por exemplo no documento de modelo deutilidade alemão DE 200 21 514 Ul.
Outras vantagens e características da presenteinvenção se depreendem da descrição a seguir de exemplos deexecução não restritivos, sendo que se faz referência àsfiguras em anexo, que mostram o seguinte:
Fig. 1 - um rolo de guia de lingote de acordo com ainvenção com duas camisas de rolo e um revestimento decamisa de rolo periférico,
Fig. 2 - um rolo de guia de lingote de acordo com ainvenção com três camisas de rolo e uma refrigeração derolo central,Fig. 3 - uma seção transversal pelo rolo de guia de lingotecom uma representação da adução de agente refrigerante aolongo da linha de corte A-A na fig. 1,
Fig. 4 - um corte parcial do rolo de guia de lingote comfixação de um anel de vedação de distribuidor para com oconduto de passagem de agente refrigerante.
As representações de figura mostram rolos de guia delingote de acordo com a invenção em representaçãoesquemática, como são apropriados por exemplo para empregoem uma guia de lingote de uma instalação de fundiçãocontínua para produção de lingotes de metal de grandelargura de lingote com seção transversal de desbaste planoe desbaste fino. Componentes iguais ou equivalentes emdiversas formas de execução são caracterizados com iguaisnúmeros de referência.
O rolo de guia de lingote em duas partes, nãoacionado, representado na figura 1 em um cortelongitudinal, abrange duas camisas de rolo 1, 2 e trêseixos de apoio 4, 5, 6, sendo que os eixos de apoio estãoapoiados rotativamente em suportes de apoio 8, 9, 10. 0eixo de apoio 5 disposto entre duas camisas de rolo 1, 2termina em duas pontas de eixo 12, 13, que estão orientadasem afastamento mútuo em direção axial e se projetam paradentro de recessos 14, 15 cilíndricos das camisas de rolo1, 2 vizinhas. A união com travamento devido à força entrea ponta de eixo 12, 13 e a camisa de rolo 1, 2 é produzidapor uma união de contração ou uma união de ajuste forçado,que leva em consideração as cargas térmicas e mecânicaspredominantes durante o transporte de um lingote de açopela guia de lingote. Dois eixos de apoio 4, 6 portando nasextremidades do rolo de guia de lingote as camisas de rolo1, 2 apresentam respectivamente apenas uma ponta de eixo16, 17, que estão inseridos em recessos das camisas de rolo1, 2, formando uma união de contração ou ajuste forçado.
O rolo de guia de lingote é equipado com umarefrigeração interna executada como refrigeraçãoperiférica, que está representada nas figuras 1 e 3. Oconduto de agente refrigerante no eixo de apoio 4 se fazpor uma introdução rotativa 21 acoplado do lado frontal. 0eixo de apoio 4 apresenta um canal de agente refrigerante22, 22a central, partindo do qual na região da ponta deeixo 16 vários condutos de sangria 23, 23a, 23b, 23cradiais conduzem até à camisa de rolo 1 e ali desembocam emum compartimento anular 24 com alargamentos 25a, 25b, 25cem forma de foice. Partindo desses alargamentos em forma defoice, condutos de agente refrigerante 26, 26a, 26b, 26cestão guiados a pequena distância abaixo da superfície decamisa e simultaneamente distribuídos pela periferia dacamisa de rolo 1 paralelamente ao eixo de rotação do rolode guia de lingote, sendo que está prevista uma múltiplainversão de direção. Na região da ponta de eixo 12 do eixode apoio 5 os condutos de agente refrigerante 26 desembocamde novo em alargamentos em forma de foice de umcompartimento anular, a partir do qual conduzem condutos desangria radiais para o canal de agente refrigerante 22bcentral na ponta de eixo 12 do eixo de apoio 5. Na regiãoda ponta de eixo 13 se repete a passagem de agenterefrigerante para a camisa de rolo 2 analogamente àpassagem de agente refrigerante descrita na camisa de rolo1. Essa disposição se repete ainda em correspondência aonúmero das camisas de rolo, das quais é formado um rolo deguia de lingote em várias partes. O canal de agenterefrigerante central desemboca em uma introdução rotativa21a, pela qual é novamente derivado o agente refrigerante atravessando em fluxo o rolo de guia de lingote. Oscondutos de agente refrigerante são de tal maneira guiadosque na região da união de contração se estendem do eixo deapoio para a camisa de rolo ou de volta, de modo que aunião de contração estanque atua simultaneamente comovedação contra vazamentos de agente refrigerante.
Na figura 2 está representado em uma representaçãoesquemática um rolo de guia de lingote em três partes, queabrange três camisas de rolo 1, 2, 3, eixos de apoio 4, 5,6 portando essas camisas de rolo e suportes de apoio 8, 9, 10, 11 sustentado rotativamente esses eixos de apoio. Ascamisas de rolo e os eixos de apoio, como já descrito antescom relação ao rolo de guia de lingote segundo figura 1,são unidos com travamento devido à força por uma união decontração ou união de ajuste forçado. A passagem de agenterefrigerante ocorre por um canal de agente refrigerante 28central, que atravessa os eixos de apoio sucessivos ecamisas de rolo em direção axial. No lado de entrada e nolado de salda do canal de agente refrigerante estãoprevistas passagens rotativas 21 para a adução e descarga do agente refrigerante, das quais apenas a passagemrotativa para a adução de agente refrigerante estárepresentada. As uniões por contração entre as camisas derolo e os eixos de apoio vedam as passagens do canal deagente refrigerante central entre camisa de rolo e eixos de apoio contra perdas por vazamento para fora.A figura 1 mostra um rolo de guia de lingote acionado,em várias partes, em que o eixo de apoio 6 do lado de bordaapresenta duas pontas de eixo 17, 30. A ponta de eixo 17 éunida com a camisa de rolo 2 por uma união de contração e aponta de eixo 3 0 se projeta para dentro de um elemento deunião 31 de um eixo articulado de acionamento, que estáigualmente unido por uma união de contração com a ponta deeixo 30.
Na figura 4 está representada uma outra forma de execução de um rolo de guia de lingote com uma refrigeraçãoperiférica em um corte parcial e mostra a recondução deagente refrigerante dos condutos de agente refrigerante 26atravessando a camisa de rolo 1 em direção axial para ocanal de agente refrigerante 22b centralmente disposto naponta de eixo 12. Todos os condutos de agente refrigerante26 guiados paralelamente desembocam em um condutodistribuidor de agente refrigerante 33 formado de umconduto anular contínuo, cujas paredes são formadas pelacamisa de rolo 1 e um anel de vedação de distribuidor 34.
Alguns poucos condutos de descarga 23a radialmenteorientados unem os condutos anulares 33 com o canal deagente refrigerante 22b. De mesma maneira, em outro localocorre a adução de agente refrigerante por condutosdistribuidores de agente refrigerante analogamentedispostos. No total, mostra a figura 4 quatro variantesconstrutivas possíveis do anel de vedação de distribuidor34, 35, 36, 37.
O anel de vedação de distribuidor 34 está pressionadona camisa de rolo 1 e forma com a mesma uma união decontração ou ajuste forçado à prova de rotação. Igualmente,anel de vedação de distribuidor 34 está contraídountamente com a camisa de rolo 1 sobre a ponta de eixo 12.

Claims (8)

1. Rolo de guia de lingote com ao menos uma camisa derolo (1, 2, 3) e com ao menos dois eixos de apoio (4, 5, 6, 7), sendo que respectivamente dois eixos de apoio estãounidos à prova de rotação com uma camisa de rolo e cadaeixo de apoio está rotativamente apoiado em um suporte deapoio (8, 9, 10, 11), e a camisa de rolo está unida à provade rotação com os eixos de apoio que a sustentam em ambosos lados por uniões de contração ou por uniões de ajusteforçado, sendo que cada eixo de apoio (4, 5, 6, 7) abrangeao menos uma ponta de eixo (12, 13, 16, 17), cuja área decamisa exterior com uma área de camisa interior de umrecesso em uma camisa de rolo (1, 2, 3) forma a união decontração ou união de ajuste forçado, caracterizado pelofato de que a união de contração ou união de ajuste forçadoapresenta um comprimento de ajuste de contração, em que arelação de comprimento de ajuste de contração para diâmetrode eixo é maior do que 1.
2. Rolo de guia de lingote, de acordo com areivindicação 1, caracterizado pelo fato de que com váriascamisas de rolo (1, 2, 3) dispostas alinhadas em direçãoaxial, respectivamente duas camisas de rolo (1, 2 e 2, 3)vizinhas estão unidas ã prova de rotação por um eixo deapoio (5, 6) apoiado centralmente com um suporte de apoio(9, 10) .
3. Rolo de guia de lingote, de acordo com qualquer umadas reivindicações 1 ou 2, caracterizado pelo fato de que acamisa de rolo (1, 2, 3) está atravessada por ao menos umcanal de agente refrigerante (26, 26a, 26b, 26c) e essecanal de agente refrigerante está disposto a distânciaconstante da área externa de camisa de rolo cilíndrica dacamisa de rolo, e condutos de adução e descarga (23a, 23b,-23c) essencialmente radiais para o meio refrigeranteatravessam a união de contração entre eixo de apoio ecamisa de rolo.
4. Rolo de guia de lingote, de acordo com areivindicação 3, caracterizado pelo fato de que entrecamisa de rolo (1, 2, 3) e eixo de apoio (4, 5, 6, 7) estádisposto um anel de vedação de distribuidor (34, 35, 36,-37), que forma com a camisa de rolo um conduto distribuidorde agente refrigerante (33), em que desembocam os condutosde adução e descarga (23a, 23b, 23c) essencialmente radiaise canais de agente refrigerante (26, 26a, 26b, 26c)axialmente paralelos, e sendo que esse anel de vedação dedistribuidor (34) forma com a camisa de rolo (1, 2, 3) ecom o eixo de apoio (4, 5, 6, 7) uma união de contração ouuma união de ajuste forçado à prova de rotação.
5. Rolo de guia de lingote, de acordo com qualquer umadas reivindicações 1 ou 2, caracterizado pelo fato de queatravessa um canal de agente refrigerante (28) guiadocentralmente em direção axial com seção transversalconstante os eixos de apoio (4, 5, 6, 7) e camisas de rolo(1, 2, 3) se sucedendo alternadamente.
6. Rolo de guia de lingote, de acordo com qualquer umadas reivindicações 1, 2, 3, 4 ou 5, caracterizado pelo fatode que um elemento de união (31) de uma conexão de eixoarticulado de um rolo de guia de lingote acionado estáunido à prova de rotação com um eixo de apoio (7) apoiadocentralmente em um suporte de apoio (10) por uma união decontração ou por uma união de ajuste forçado.
7.
Rolo de guia de lingote, de acordo com qualquer umadas reivindicações 1, 2, 3, 4, 5 ou 6, caracterizado pelofato de que os suportes de apoio (8, 9, 10) executados comomancai solto são formados por mancais de rolamento, cujoscorpos de rolamento compensam deslocamentos e desvios dealinhamento axiais condicionados pela operação (mancaisCARB).
BRPI0617619A 2005-10-20 2006-10-02 rolo de guia de lingote BRPI0617619B1 (pt)

Applications Claiming Priority (3)

Application Number Priority Date Filing Date Title
ATA1717/05 2005-10-20
AT0171705A AT502694B1 (de) 2005-10-20 2005-10-20 Strangführungsrolle
PCT/EP2006/009541 WO2007062713A1 (de) 2005-10-20 2006-10-02 Strangführungsrolle

Publications (2)

Publication Number Publication Date
BRPI0617619A2 true BRPI0617619A2 (pt) 2011-08-02
BRPI0617619B1 BRPI0617619B1 (pt) 2016-02-10

Family

ID=37547085

Family Applications (1)

Application Number Title Priority Date Filing Date
BRPI0617619A BRPI0617619B1 (pt) 2005-10-20 2006-10-02 rolo de guia de lingote

Country Status (14)

Country Link
US (1) US7926547B2 (pt)
EP (1) EP1937430B1 (pt)
JP (1) JP2009512821A (pt)
KR (1) KR101347766B1 (pt)
CN (1) CN101291759B (pt)
AT (2) AT502694B1 (pt)
BR (1) BRPI0617619B1 (pt)
DE (1) DE502006005748D1 (pt)
DK (1) DK1937430T3 (pt)
ES (1) ES2338161T3 (pt)
PL (1) PL1937430T3 (pt)
RU (1) RU2415732C2 (pt)
UA (1) UA97098C2 (pt)
WO (1) WO2007062713A1 (pt)

Families Citing this family (15)

* Cited by examiner, † Cited by third party
Publication number Priority date Publication date Assignee Title
CN101954463A (zh) * 2010-09-17 2011-01-26 中国重型机械研究院有限公司 一种板坯连铸机导辊的设计方法
RU2550446C2 (ru) * 2012-07-04 2015-05-10 Актиеболагет Скф Оболочка ролика, роликовая направляющая линия и устройство для непрерывной разливки
RU2553140C2 (ru) * 2012-07-04 2015-06-10 Актиеболагет Скф Распределяющий элемент, роликовая линия и устройство для непрерывной разливки
RU2553139C2 (ru) * 2012-07-04 2015-06-10 Актиеболагет Скф Распределяющий элемент, роликовая линия и устройство для непрерывной разливки
AT513431B1 (de) * 2012-09-28 2015-10-15 Primetals Technologies Austria GmbH Gekühlte, mehrfach gelagerte Strangführungsrolle
AT514625B1 (de) * 2013-07-24 2018-07-15 Primetals Technologies Austria GmbH Gekühlte Strangführungsrolle
CN103433304B (zh) * 2013-08-21 2016-03-02 济钢集团有限公司 一种装配导轮
DE102014226998A1 (de) * 2014-12-29 2016-06-30 Siemens Vai Metals Technologies Gmbh Rolle für eine metallurgische Anlage
CN105234362B (zh) * 2015-10-27 2017-06-20 南京钢铁股份有限公司 一种大方坯扇形段抗变形足辊组合装置及其应用方法
CN107447098A (zh) * 2017-08-03 2017-12-08 肇庆宏旺金属实业有限公司 一种退火炉支撑辊
KR101949701B1 (ko) 2017-08-09 2019-02-19 주식회사 포스코 롤러 조립체, 주조 장치 및 이의 롤러 분리 방법
DE102019201319A1 (de) 2019-02-01 2020-08-06 Sms Group Gmbh Strangführungsrolle einer Strangführung zum Führen eines gegossenen metallischen Strangs
CN109773148B (zh) * 2019-02-27 2020-10-09 中钢集团西安重机有限公司 一种过盈装配短芯轴连铸辊的安装方法
JP7318716B2 (ja) * 2019-09-18 2023-08-01 Jfeスチール株式会社 回転ロールの軸受箱、回転ロールの軸受箱の冷却方法、鋼の連続鋳造機及び鋼の連続鋳造方法
DE102022112891A1 (de) 2022-05-23 2023-11-23 Rieter Components Germany Gmbh Umlenkwalze für Endlosmaterialien

Family Cites Families (18)

* Cited by examiner, † Cited by third party
Publication number Priority date Publication date Assignee Title
IT1034997B (it) * 1974-04-27 1979-10-10 Kloeckner Werke Ag Rullo di guida suddiviso in sezioni supportato in una pluralita di punti per impianti di colaggio continuo
DE2439359C3 (de) * 1974-08-16 1982-10-07 SMS Schloemann-Siemag AG, 4000 Düsseldorf Strangführungsgerüst in einer Stranggießanlage
AT347060B (de) * 1976-12-10 1978-12-11 Voest Ag Insbesondere zur herstellung von brammen bestimmte stranggiessanlage
DE2840902C2 (de) 1978-09-18 1982-09-16 Mannesmann AG, 4000 Düsseldorf Stranggießrolle mit korrosionsbeständiger, abriebfester aufgesinterter Schutzschicht
US4351383A (en) * 1980-04-10 1982-09-28 Gladwin Corporation Bearings for continuous casting roller aprons
JPS57165355U (pt) 1981-04-13 1982-10-18
DE3228190C2 (de) 1982-07-26 1985-10-03 Mannesmann AG, 4000 Düsseldorf Lagerung für einen mittengelagerten Stranggießrollenkörper
SU1329899A1 (ru) 1986-04-01 1987-08-15 Днепропетровский Металлургический Институт Им.Л.И.Брежнева Ролик машины непрерывного лить заготовок
GB9123666D0 (en) 1991-11-07 1992-01-02 British Steel Plc Cooling of rollers
US5649889A (en) * 1994-10-06 1997-07-22 Bethlehem Steel Corporation Stress alleviating guide roll for high temperature applications
CA2297917A1 (en) 1997-09-22 1999-04-01 Sandusky International, Inc. A roll assembly for use at high temperature and method of making same
AT407721B (de) * 1999-06-02 2001-05-25 Voest Alpine Ind Anlagen Strangführungsrolle
CN2389737Y (zh) * 1999-09-27 2000-08-02 武汉钢铁集团兴达经济发展有限责任公司设备修造厂 板坯连铸拉矫辊
AUPQ848900A0 (en) * 2000-06-30 2000-07-27 Bhp Steel (Jla) Pty Limited Feeding strip material
DE20021514U1 (de) 2000-12-20 2001-04-05 Skf Gmbh Lageranordnung für eine Walze einer Stranggießanlage
CN2481434Y (zh) * 2001-04-06 2002-03-13 湖南衡阳钢管(集团)有限公司 水平连铸机拉坯辊装置
AT412327B (de) * 2003-04-23 2005-01-25 Voest Alpine Ind Anlagen Strangführungsrolle
AT412851B (de) 2003-07-18 2005-08-25 Voest Alpine Ind Anlagen Innengekühlte strangführungsrolle

Also Published As

Publication number Publication date
ES2338161T3 (es) 2010-05-04
UA97098C2 (ru) 2012-01-10
RU2008119826A (ru) 2009-11-27
PL1937430T3 (pl) 2010-06-30
KR101347766B1 (ko) 2014-01-10
RU2415732C2 (ru) 2011-04-10
DK1937430T3 (da) 2010-04-26
ATE452718T1 (de) 2010-01-15
WO2007062713A1 (de) 2007-06-07
DE502006005748D1 (en) 2010-02-04
JP2009512821A (ja) 2009-03-26
AT502694A1 (de) 2007-05-15
BRPI0617619B1 (pt) 2016-02-10
KR20080065291A (ko) 2008-07-11
CN101291759A (zh) 2008-10-22
US20080251229A1 (en) 2008-10-16
US7926547B2 (en) 2011-04-19
EP1937430A1 (de) 2008-07-02
EP1937430B1 (de) 2009-12-23
CN101291759B (zh) 2011-11-09
AT502694B1 (de) 2007-10-15

Similar Documents

Publication Publication Date Title
BRPI0617619A2 (pt) rolo de guia de lingote
US7325586B2 (en) Internally cooled billet guiding roller
KR100310976B1 (ko) 수냉재킷및그형성방법
JP2002021507A (ja) タービンフレーム組立体
US4683627A (en) Roll for processing a web or strip of material
CN100542713C (zh) 连铸坯导辊
JPS5810635B2 (ja) 複数の導管用回転継手
IT201800005683A1 (it) Giroscopio per stabilizzatore antirollio
CN208214260U (zh) 具有内部冷却结构的连铸辊
PT2473298E (pt) Rolo e disposição de rolos para uma instalação de fundição contínua
KR100229977B1 (ko) 냉각롤
CN110336417A (zh) 一种电机定子及具有其的电机
GB1595862A (en) Heat barrier for high-temperature circulators
CN101611284B (zh) 多床炉
US20050150631A1 (en) Turning passage for the cooling water inlet and outlet of a support and/or transport roller rotationally mounted on the end side
US6354633B1 (en) Swivel having a reduced pressure area
CN213421175U (zh) 燃气轮机环形燃烧室的支撑结构
US3870100A (en) Conveyor axle for a traveling grate
USRE31566E (en) Cooling structure for a metallurgical furnace
CN103796770B (zh) 用于轧机的模块化冷却剂套和包括此冷却剂套的轧机吐丝机
CN217412395U (zh) 一种连铸自由辊
CN206425514U (zh) 中层冷却足辊
CN109681706A (zh) 一种密封型纤维辊旋转接头
EP0966630B1 (en) Swivel having a reduced pressure area
CA1073669A (en) Cooling assembly for metallurgical vessels

Legal Events

Date Code Title Description
B25D Requested change of name of applicant approved

Owner name: SIEMENS VAI METALS TECHNOLOGIES GMBH (AT)

Free format text: NOME ALTERADO DE: SIEMENS VAI METALS TECHNOLOGIES GMBH AND CO.

B07A Application suspended after technical examination (opinion) [chapter 7.1 patent gazette]
B07A Application suspended after technical examination (opinion) [chapter 7.1 patent gazette]
B09A Decision: intention to grant [chapter 9.1 patent gazette]
B16A Patent or certificate of addition of invention granted [chapter 16.1 patent gazette]

Free format text: PRAZO DE VALIDADE: 20 (VINTE) ANOS CONTADOS A PARTIR DE 02/10/2006, OBSERVADAS AS CONDICOES LEGAIS.

B25D Requested change of name of applicant approved