BRPI0617344A2 - pÁ de turbina eàlica - Google Patents

pÁ de turbina eàlica Download PDF

Info

Publication number
BRPI0617344A2
BRPI0617344A2 BRPI0617344-6A BRPI0617344A BRPI0617344A2 BR PI0617344 A2 BRPI0617344 A2 BR PI0617344A2 BR PI0617344 A BRPI0617344 A BR PI0617344A BR PI0617344 A2 BRPI0617344 A2 BR PI0617344A2
Authority
BR
Brazil
Prior art keywords
blade
wind turbine
hole
turbine blade
holes
Prior art date
Application number
BRPI0617344-6A
Other languages
English (en)
Inventor
Gottfried Schuon
Josep Prats Mustaros
Original Assignee
Ecotecnia En Renovables Sl
Priority date (The priority date is an assumption and is not a legal conclusion. Google has not performed a legal analysis and makes no representation as to the accuracy of the date listed.)
Filing date
Publication date
Application filed by Ecotecnia En Renovables Sl filed Critical Ecotecnia En Renovables Sl
Publication of BRPI0617344A2 publication Critical patent/BRPI0617344A2/pt

Links

Classifications

    • FMECHANICAL ENGINEERING; LIGHTING; HEATING; WEAPONS; BLASTING
    • F03MACHINES OR ENGINES FOR LIQUIDS; WIND, SPRING, OR WEIGHT MOTORS; PRODUCING MECHANICAL POWER OR A REACTIVE PROPULSIVE THRUST, NOT OTHERWISE PROVIDED FOR
    • F03DWIND MOTORS
    • F03D80/00Details, components or accessories not provided for in groups F03D1/00 - F03D17/00
    • FMECHANICAL ENGINEERING; LIGHTING; HEATING; WEAPONS; BLASTING
    • F05INDEXING SCHEMES RELATING TO ENGINES OR PUMPS IN VARIOUS SUBCLASSES OF CLASSES F01-F04
    • F05BINDEXING SCHEME RELATING TO WIND, SPRING, WEIGHT, INERTIA OR LIKE MOTORS, TO MACHINES OR ENGINES FOR LIQUIDS COVERED BY SUBCLASSES F03B, F03D AND F03G
    • F05B2240/00Components
    • F05B2240/20Rotors
    • F05B2240/30Characteristics of rotor blades, i.e. of any element transforming dynamic fluid energy to or from rotational energy and being attached to a rotor
    • FMECHANICAL ENGINEERING; LIGHTING; HEATING; WEAPONS; BLASTING
    • F05INDEXING SCHEMES RELATING TO ENGINES OR PUMPS IN VARIOUS SUBCLASSES OF CLASSES F01-F04
    • F05BINDEXING SCHEME RELATING TO WIND, SPRING, WEIGHT, INERTIA OR LIKE MOTORS, TO MACHINES OR ENGINES FOR LIQUIDS COVERED BY SUBCLASSES F03B, F03D AND F03G
    • F05B2260/00Function
    • F05B2260/60Fluid transfer
    • F05B2260/602Drainage
    • YGENERAL TAGGING OF NEW TECHNOLOGICAL DEVELOPMENTS; GENERAL TAGGING OF CROSS-SECTIONAL TECHNOLOGIES SPANNING OVER SEVERAL SECTIONS OF THE IPC; TECHNICAL SUBJECTS COVERED BY FORMER USPC CROSS-REFERENCE ART COLLECTIONS [XRACs] AND DIGESTS
    • Y02TECHNOLOGIES OR APPLICATIONS FOR MITIGATION OR ADAPTATION AGAINST CLIMATE CHANGE
    • Y02EREDUCTION OF GREENHOUSE GAS [GHG] EMISSIONS, RELATED TO ENERGY GENERATION, TRANSMISSION OR DISTRIBUTION
    • Y02E10/00Energy generation through renewable energy sources
    • Y02E10/70Wind energy
    • Y02E10/72Wind turbines with rotation axis in wind direction

Landscapes

  • Engineering & Computer Science (AREA)
  • Life Sciences & Earth Sciences (AREA)
  • Sustainable Development (AREA)
  • Sustainable Energy (AREA)
  • Chemical & Material Sciences (AREA)
  • Combustion & Propulsion (AREA)
  • Mechanical Engineering (AREA)
  • General Engineering & Computer Science (AREA)
  • Wind Motors (AREA)
  • Turbine Rotor Nozzle Sealing (AREA)

Abstract

<B>PÁ DE TURBINA EOLICA<D>A presente invenção refere-se a uma pá de turbina eólica (10) que compreende uma área de raiz (13), uma vedação (20) dentro da pá na área de raiz, e o dispositivo para drenar água que condensa dentro da pá. O dispositivo de drenagem compreende quatro furos (30) formados na superfí- cie da pá na área de raiz, dois em um lado da vedação e dois no outro lado, com respeito a sua posição angular na superfície da pá, dois furos estão localizados no lado de sucção da pá e dois outros furos estão localizados no lado de pressão da pá. Os furos (30) são proporcionados com uma saliência (35) se projetando para fora a partir da superfície externa da pá, de modo que a água fluindo para baixo da superfície externa da pá é impedida de entrar na pá.

Description

Relatório Descritivo da Patente de Invenção para "PA DE TUR-BINA EÓLICA".
A invenção relaciona uma pá de turbina eólica, que compreendeuma área raiz e os meios para escoamento da água, que condensa paradentro da pá.
ANTECEDENTE DA TÉCNICA
Uma turbina eólica é proporcionada com um rotor que compre-ende uma série de pás, normalmente três, e um cubo no qual as pás sãomontadas. As pás são grandes, com extensão de 20 até 50 m, e sua pontapode alcançar uma velocidade de 250 km/h.
Dentro da pá, a água é acumulada devido à condensação. Esteacúmulo de água no interior da pá é prejudicial em dois aspectos: uma quan-tidade considerável de água irá atuar como um lastro que pode ser desloca-do e irá prejudicar o funcionamento normal da pá; e quando a pá está em posição vertical e inativa, isto é, fora de operação, a água irá fluir para baixoda pá e pode entrar no cubo, o qual aloja algum artigo elétrico que pode serdanificado em contato com a água.
Adicionalmente, as pás são ocas e durante sua fabricação, al-guma sujeira pode permanecer dentro da pá. Quando da rotação da pá, esta sujeira eventualmente torna-se poeira e se mistura com a água de conden-sação para formar alguma massa que é centrifugada para a ponta da pá.
É conhecido na técnica perfurar um furo de dreno na ponta dapá para definir uma passagem através da qual é pretendido que a água sejadrenada. Entretanto, quando as pás giram em alta velocidade, qualquer sin-gularidade ou desigualdade na superfície da ponta pode produzir um ruídointenso. Assim, este furo deve ser pequeno, não mais do que 6 mm de largu-ra, de modo a impedir o furo de produzir um grande ruído quando da rota-ção. Infelizmente, a mistura de poeira e de água impulsionada para a pontapela força centrífuga é provável de obstruir tal passagem estreita.
SUMÁRIO DA INVENÇÃO
É um objetivo da presente invenção proporcionar uma pá de tur-bina eólica na qual a água de condensação dentro da pá possa ser pronta-mente drenada através do dito dispositivo de drenagem.
De acordo com a invenção, o dito dispositivo de drenagem com-preende um ou mais furos formados na superfície da pá na área de raiz.Sendo formados na área de raiz, a qual é uma área de baixa velocidade dapá, os ditos furos não são facilmente obstruídos pelo efeito da força centrífu-ga. Além disso, os furos podem ser de um tamanho relativamente grandeporque, dentro de certos limites, uma singularidade na área de raiz da pánão é provável de produzir qualquer ruído perceptível. Em uma modalidade,os furos são maiores do que 8 mm de largura.
De preferência, pelo menos um furo está localizado no lado desucção da pá e pelo menos um furo está localizado no lado de pressão dapá. Deste modo, a água de condensação pode ser drenada através de am-bos lados da pá. Pode ser vantajoso que a pá compreenda dois furos locali-zados em um ou em ambos lados de sucção e de pressão da pá. Neste ca-so, os furos localizados no mesmo lado da pá não estão em uma mesmalinha longitudinal da pá, de modo a evitar reduzir a resistência da pá.
Em uma modalidade preferida, é proporcionada uma vedaçãodentro da pá na área de raiz, com o objetivo de reforçar a raiz e vedar a pá.Com esta disposição, é vantajoso que alguns furos estejam localizados emum lado da vedação e que alguns furos estejam localizados no outro lado davedação, de modo que a água acumulada em ambos lados da vedação pos-sa ser prontamente drenada.
De modo a deixar a menor quantidade de água dentro da pá, osfuros estão localizados próximos da vedação, de preferência, dentro de 5 cma partir da vedação.
De preferência, os furos possuem um formato circular, porque ofuro circular reduz a resistência da pá menos do que um furo possuindo ou-tro formato.
Em uma modalidade, um ou mais furos são proporcionados comuma saliência se projetando para o exterior a partir da superfície externa dapá, de modo que a água fluindo para baixo da superfície externa da pá sejaimpedida de entrar na pá.BREVE DESCRIÇÃO DOS DESENHOS
Uma modalidade particular da presente invenção será descrita aseguir, somente a título de exemplo não limitativo, com referência aos dese-nhos anexos, nos quais:
a figura 1 é uma vista esquemática de uma pá de uma modali-dade da invenção;
a figura 2 é uma vista secional parcial de três pás montadas emum cubo; e
a figura 3 é uma vista secional de uma parte de tal pá.
DESCRIÇÃO DE MODALIDADES PARTICULARES
Uma turbina eólica compreende um cubo 50 e três pás 10. Taispás possuem uma raiz 13, a qual é a área da pá mais próxima do cubo e aqual normalmente é cilíndrica. Mais além de sua raiz, tal pá possui dois la-dos achatados, definindo para a pá um lado de sucção e um lado de pres-são. Assim, no presente relatório descritivo, será entendido que a raiz é aárea da pá entre o cubo e a área onde os lados da pá se achatam, e quetanto o lado de sucção como o lado de pressão da pá inclui o lado corres-pondente da raiz.
Dentro da pá na área de raiz, pode existir a vedação 20 parafortalecer a raiz e para fechar a pá. A vedação 20 está localizada em umadistância de 0,5 até 3 m a partir do final da raiz.
Na modalidade da figura 1, são proporcionados quatro furos 30na pá 10 na raiz 13, dois em um lado da vedação 20 e dois no outro lado.Com respeito a sua posição angular na superfície da raiz 13, dois furos es-tão localizados no lado de sucção da pá e os outros dois furos estão locali-zados diametralmente opostos, isto é, no lado de pressão da pá.
Os dois furos adjacentes 30 localizados em cada lado da veda-ção 20 estão a uma distância de cerca de 50 cm um do outro e são desloca-dos, isto é, não estão na mesma linha longitudinal da pá 10, de modo a nãoreduzir de forma significativa a resistência das fibras longitudinais da pá.
Quando a turbina eólica não está em operação, ela está em umacondição inativa, na qual as pás são orientadas de forma transversal para ovento e estão quase paradas, mas não completamente sem movimento. Nacondição inativa, as pás giram em uma velocidade muito baixa e cada pápermanece na posição vertical durante um considerável período de tempo.Enquanto uma das pás 10 está inativa em uma posição substancialmente navertical, a água de condensação existindo na pá flui para baixo e se acumulano invólucro 20, vide a referência 91 na figura 2. Então, a água drena sua-vemente através de um ou dois dos furos 30. E, enquanto a pá está inativaem uma posição substancialmente vertical, a água de condensação existin-do na raiz 13 atrás da vedação 20 flui pára baixo e se acumula no lado detrás da vedação, vide a referência 92 na figura 2. Então, esta água drenaatravés de um ou outro dos dois furos 30. Esta é a razão pela preferência dese ter alguns furos 30 em cada lado da vedação 20.
De modo a estarem aptos a drenar a maior parte da água decondensação acumulada, os furos 30 estão localizados muito próximos davedação 20, tipicamente dentro de 5 cm a partir da vedação 20.
Desde que as forças centrífugas não empurram a mistura desujeira e água contra os furos 30, estes não são facilmente obstruídos. Alémdisso, desde que a velocidade da pá na raiz é muito menor do que na ponta,os furos 30 podem seguramente ter uma largura de até 15 mm sem produzirmuito ruído durante a rotação, adicionalmente reduzindo o risco de obstru-ção. Resultados experimentais apresentam que a faixa preferível para a lar-gura dos furos 30 é de 8 até 15 mm.
Os furos 30 de preferência são de formato circular, porque a raiz13 é a área mais forçada da pá e um furo circular desenvolve menos tensãodo que um furo possuindo qualquer outro formato.
Em uma modalidade, cada furo 30 é proporcionado na superfícieexterna da pá com uma saliência aberta 35. As saliências 35 não produzemruído extra durante a rotação porque elas estão localizadas em uma área debaixa velocidade da pá. As saliências 35 impedem a água que condensa nasuperfície externa da pá 10 de alcançar os furos correspondentes 30 e assimentrar na pá.
Em uma modalidade, não existe a vedação 20. Neste caso, épreferível proporcionar os furos 30 dentro de uma distância de 5 cm a partirdo final da raiz 13, os aspectos não diretamente relacionados com a veda-ção 20 sendo como explicados acima.
Apesar de somente modalidades particulares da invenção teremsido apresentadas e descritas no presente relatório descritivo, os versadosna técnica estarão aptos a introduzir modificações e substituírem quaisqueraspectos técnicos das modalidades por outros que seja tecnicamente equi-valentes, dependendo dos requerimentos particulares de cada caso, sem seafastar do escopo de proteção definido pelas reivindicações anexas.
Por exemplo, é claro que pode existir qualquer número de furos30 na pá 10 na área de raiz 13, ou que os furos 30 podem estar localizadossomente em um lado da vedação 20.

Claims (10)

1. Pá de turbina eólica (10) que compreende uma área de raiz(13) e o dispositivo para drenar água que condensa dentro da pá, caracteri-zada pelo fato de que o dito dispositivo de drenagem compreende pelo me·nos um furo (30) formado na superfície da pá (10) na área de raiz (13).
2. Pá de turbina eólica (10), de acordo com a reivindicação 1,onde pelo menos um furo (30) está localizado no lado de sucção da pá (10),e pelo menos um furo (30) está localizado no lado de pressão da pá (10).
3. Pá de turbina eólica (10), de acordo com a reivindicação 1 oucom a reivindicação 2, compreendendo dois furos (30) localizados pelo me-nos em um dentre o lado de sucção e o lado de pressão da pá (10).
4. Pá de turbina eólica (10), de acordo com a reivindicação 3,onde os furos (30) localizados no mesmo lado da pá (10) não estão em umamesma linha longitudinal da pá (10).
5. Pá de turbina eólica (10), de acordo com qualquer uma dasreivindicações precedentes, onde é proporcionado uma vedação (20) dentroda pá (10) na área de raiz (13).
6. Pá de turbina eólica (10), de acordo com a reivindicação 5,onde pelo menos um furo (30) está localizado em um lado da vedação (20) epelo menos um furo (30) está localizado no outro lado da vedação (20).
7. Pá de turbina eólica (10), de acordo com a reivindicação 5 oucom a reivindicação 6, onde pelo menos um furo (30) está localizado dentrode 5 cm a partir da vedação (20).
8. Pá de turbina eólica (10), de acordo com qualquer uma dasreivindicações precedentes, onde pelo menos um furo (30) possui um forma-to circular.
9. Pá de turbina eólica (10), de acordo com a reivindicação 8,onde o diâmetro de pelo menos um furo (30) é maior do que 8 mm.
10. Pá de turbina eólica (10), de acordo com qualquer uma dasreivindicações precedentes, onde pelo menos um furo (30) é proporcionadocom uma saliência (35) se projetando para o exterior a partir da superfícieexterna da pá (10).
BRPI0617344-6A 2005-10-13 2006-10-11 pÁ de turbina eàlica BRPI0617344A2 (pt)

Applications Claiming Priority (3)

Application Number Priority Date Filing Date Title
EP05109523.0 2005-10-13
EP05109523A EP1775463A1 (en) 2005-10-13 2005-10-13 Wind Turbine Blade
PCT/EP2006/067296 WO2007042540A1 (en) 2005-10-13 2006-10-11 Wind turbine blade

Publications (1)

Publication Number Publication Date
BRPI0617344A2 true BRPI0617344A2 (pt) 2011-07-26

Family

ID=35871913

Family Applications (1)

Application Number Title Priority Date Filing Date
BRPI0617344-6A BRPI0617344A2 (pt) 2005-10-13 2006-10-11 pÁ de turbina eàlica

Country Status (14)

Country Link
US (1) US7607894B2 (pt)
EP (2) EP1775463A1 (pt)
JP (1) JP4896142B2 (pt)
CN (1) CN101287905B (pt)
AT (1) ATE433540T1 (pt)
AU (1) AU2006301216B2 (pt)
BR (1) BRPI0617344A2 (pt)
CA (1) CA2625947C (pt)
DE (1) DE602006007242D1 (pt)
DK (1) DK1945943T3 (pt)
ES (1) ES2327870T3 (pt)
PL (1) PL1945943T3 (pt)
PT (1) PT1945943E (pt)
WO (1) WO2007042540A1 (pt)

Families Citing this family (7)

* Cited by examiner, † Cited by third party
Publication number Priority date Publication date Assignee Title
US20090035148A1 (en) * 2007-08-02 2009-02-05 General Electric Company Wind Turbine Blade Drainage
DE102009046293B4 (de) * 2009-11-02 2013-03-28 Repower Systems Ag Rotorblatt mit Entwässerungsbohrung
US8840367B2 (en) * 2011-01-26 2014-09-23 General Electric Company System and method for collecting particles in a wind turbine rotor blade
DE102011083152A1 (de) * 2011-09-21 2013-03-21 Repower Systems Se Schott einer Windenergieanlage
BR202015015126Y1 (pt) 2015-06-23 2021-07-20 Luiz Roberto Tavares Disposição aplicada em turbina eólica com pás aerodinâmicas
EP3315768B1 (en) * 2016-10-31 2020-12-23 LM WP Patent Holding A/S A wind turbine blade comprising a bulkhead
CN112922780A (zh) * 2021-01-25 2021-06-08 叶兰芳 一种环保型风力发电机用使用保护装置

Family Cites Families (8)

* Cited by examiner, † Cited by third party
Publication number Priority date Publication date Assignee Title
JPS63140179A (ja) * 1986-12-01 1988-06-11 Esutetsuku:Kk 微少流量制御弁
DK173607B1 (da) * 1999-06-21 2001-04-30 Lm Glasfiber As Vindmøllevinge med system til afisning af lynbeskyttelse
DK174232B1 (da) * 2000-12-13 2002-10-07 Lm Glasfiber As Kombineret lynreceptor og drænkanal i vindmøllevinge
GB0222466D0 (en) * 2002-09-27 2002-11-06 Marine Current Turbines Ltd Improvements in rotor blades and/or hydrofoils
KR100378363B1 (en) * 2002-10-22 2003-04-03 Tea Hyun Cho Discharge hole formed ionized water treater
DE10300284A1 (de) * 2003-01-02 2004-07-15 Aloys Wobben Rotorblatt für eine Windenergieanlage
FR2855811B1 (fr) * 2003-06-05 2005-08-05 Eurocopter France Pale de rotor a pas variable, pour rotors carenes, notamment d'helicopteres
JP4298452B2 (ja) * 2003-09-30 2009-07-22 大和ハウス工業株式会社 風車翼内の排水機構

Also Published As

Publication number Publication date
EP1945943A1 (en) 2008-07-23
EP1945943B8 (en) 2009-10-21
CA2625947C (en) 2013-06-11
JP2009511813A (ja) 2009-03-19
PL1945943T3 (pl) 2009-12-31
EP1945943B1 (en) 2009-06-10
ES2327870T3 (es) 2009-11-04
JP4896142B2 (ja) 2012-03-14
CA2625947A1 (en) 2007-04-19
PT1945943E (pt) 2009-08-26
WO2007042540A1 (en) 2007-04-19
AU2006301216B2 (en) 2011-09-29
DK1945943T3 (da) 2009-09-21
CN101287905A (zh) 2008-10-15
US20070086897A1 (en) 2007-04-19
EP1775463A1 (en) 2007-04-18
CN101287905B (zh) 2010-08-25
DE602006007242D1 (de) 2009-07-23
AU2006301216A1 (en) 2007-04-19
ATE433540T1 (de) 2009-06-15
US7607894B2 (en) 2009-10-27

Similar Documents

Publication Publication Date Title
BRPI0617344A2 (pt) pÁ de turbina eàlica
WO2018018901A1 (zh) 一种外转子组件及应用其的外转子电机
KR20090027798A (ko) 배수구용 그레이팅
WO2018068694A1 (zh) 一种洗衣机平衡环、內桶及洗衣机
CN107794683B (zh) 波轮洗衣机
CN207879699U (zh) 一种离心用新型蜗舌结构
KR200427848Y1 (ko) 냉각탑용 팬장치
CN209653060U (zh) 一种建筑给排水用防堵塞装置
CN208418994U (zh) 一种移动空调器
CN207671783U (zh) 一种稳定结构的表面曝气机
CN107794692B (zh) 波轮洗衣机
MX2008004823A (en) Wind turbine blade
KR200418341Y1 (ko) 도로 측구구조물의 유속저감장치
CN2825241Y (zh) 切割机前盖甩水盘
CN220929746U (zh) 一种液下泵叶轮锁紧结构
KR20060004495A (ko) 동파방지용 수도 계량기
KR101341551B1 (ko) 자연배기용 환기장치
KR20070033096A (ko) 맨홀에 연결되는 배수용 하수관
CN211823056U (zh) 一种轴承及空调
CN208966630U (zh) 深井泵及其水泵
KR200356479Y1 (ko) 하수 역류 방지장치
CN107794686B (zh) 波轮洗衣机
CN107794685B (zh) 波轮洗衣机
CN107794684B (zh) 波轮洗衣机
KR200445863Y1 (ko) 에어컨 응결수 및 지하층의 지하수 배수펌프

Legal Events

Date Code Title Description
B25D Requested change of name of applicant approved

Owner name: ALSTOM WIND S.L.U. (ES)

B08F Application dismissed because of non-payment of annual fees [chapter 8.6 patent gazette]

Free format text: REFERENTE A 10A ANUIDADE.

B08K Patent lapsed as no evidence of payment of the annual fee has been furnished to inpi [chapter 8.11 patent gazette]

Free format text: EM VIRTUDE DO ARQUIVAMENTO PUBLICADO NA RPI 2385 DE 20-09-2016 E CONSIDERANDO AUSENCIA DE MANIFESTACAO DENTRO DOS PRAZOS LEGAIS, INFORMO QUE CABE SER MANTIDO O ARQUIVAMENTO DO PEDIDO DE PATENTE, CONFORME O DISPOSTO NO ARTIGO 12, DA RESOLUCAO 113/2013.

B15K Others concerning applications: alteration of classification

Ipc: F03D 80/00 (2016.01)