BRPI0617136A2 - circuito de entrada para uma fonte de alimentação de modo comutável e fonte de alimentação de modo comutável - Google Patents

circuito de entrada para uma fonte de alimentação de modo comutável e fonte de alimentação de modo comutável Download PDF

Info

Publication number
BRPI0617136A2
BRPI0617136A2 BRPI0617136-2A BRPI0617136A BRPI0617136A2 BR PI0617136 A2 BRPI0617136 A2 BR PI0617136A2 BR PI0617136 A BRPI0617136 A BR PI0617136A BR PI0617136 A2 BRPI0617136 A2 BR PI0617136A2
Authority
BR
Brazil
Prior art keywords
input circuit
voltage
circuit according
power supply
input
Prior art date
Application number
BRPI0617136-2A
Other languages
English (en)
Inventor
Stefan Moerbe
Michael Bothe
Original Assignee
Friwo Mobile Power Gmbh
Priority date (The priority date is an assumption and is not a legal conclusion. Google has not performed a legal analysis and makes no representation as to the accuracy of the date listed.)
Filing date
Publication date
Application filed by Friwo Mobile Power Gmbh filed Critical Friwo Mobile Power Gmbh
Publication of BRPI0617136A2 publication Critical patent/BRPI0617136A2/pt

Links

Classifications

    • HELECTRICITY
    • H02GENERATION; CONVERSION OR DISTRIBUTION OF ELECTRIC POWER
    • H02MAPPARATUS FOR CONVERSION BETWEEN AC AND AC, BETWEEN AC AND DC, OR BETWEEN DC AND DC, AND FOR USE WITH MAINS OR SIMILAR POWER SUPPLY SYSTEMS; CONVERSION OF DC OR AC INPUT POWER INTO SURGE OUTPUT POWER; CONTROL OR REGULATION THEREOF
    • H02M7/00Conversion of ac power input into dc power output; Conversion of dc power input into ac power output
    • H02M7/02Conversion of ac power input into dc power output without possibility of reversal
    • H02M7/04Conversion of ac power input into dc power output without possibility of reversal by static converters
    • H02M7/12Conversion of ac power input into dc power output without possibility of reversal by static converters using discharge tubes with control electrode or semiconductor devices with control electrode
    • H02M7/125Avoiding or suppressing excessive transient voltages or currents

Landscapes

  • Engineering & Computer Science (AREA)
  • Power Engineering (AREA)
  • Dc-Dc Converters (AREA)
  • Rectifiers (AREA)

Abstract

CIRCUITO DE ENTRADA PARA UMA FONTE DE ALIMENTAçAO DE MODO COMUTáVEL E FONTE DE ALIMENTAçAO DE MODO COMUTáVEL A invenção refere-se a um circuito de entrada para uma parte de circuito lógico, o qual compreende um componente conversor de voltagem para a conversão de uma voltagem da rede elétrica em uma baixa voltagem requerida a fim de fornecer uma baixa voltagem a um usuário. A alimentação do circuito de entrada, desse modo, pode ser conectada a um suprimento da rede elétrica para retificar a voltagem da redeelétrica, e uma saída do circuito de entrada pode ser conectada ao componente conversor de voltagem para fornecer uma voltagem de entrada retificada ao componente conversor de voltagem. De acordo com a invenção, um circuito de entrada aperfeiçoado para uma parte de circuito lógico com funcionalidade e segurança de operação incrementadas, também permitindo uma miniaturização extensiva e uma produção simplificada pode ser obtido através da substituição de pelo menos dois dos quatro diodos remanescentes na parte de retificação de um circuito de entrada para uma parte de circuito lógico por dois comutadores controláveis que trabalham como um retificador síncrono e são conectados de modo a serem ligados e desligados por um controle forçado alternado.

Description

CIRCUITO DE ENTRADA PARA UMA FONTE DE ALIMENTAÇÃO DE MODO COMUTÁVEL E FONTE DE ALIMENTAÇÃO DE MODO COMUTÁVEL
A invenção refere-se a um circuito de entrada para uma fonte de alimentação de modo comutável, o qual compreende 5 uma unidade de transformador de voltagem para transformar uma voltagem da rede elétrica na baixa voltagem requerida a fim de fornecer uma baixa voltagem a um consumidor. Uma entrada do circuito de entrada é conectável à voltagem da rede elétrica para retificar a voltagem da rede elétrica, e uma saída do circuito de entrada é conectável à unidade do transformador de voltagem para fornecer uma voltagem de entrada retificada à unidade de transformador de voltagem.
As fontes de alimentação de modo de comutação modernas no campo de baixa potência, por exemplo, carregadores para telefones móveis e outros ainda, têm sido agora reduzidas substancialmente no tamanho devido a uma série de inovações com respeito aos componentes e à tecnologia de circuitos. As dimensões e o peso são da maior importância, especificamente para viajantes. Portanto, um 2 0 ponto focai nos avanços atuais consiste na miniaturização da função de tal fonte de alimentação de modo comutável até uma extensão que permita, no caso ideal, a sua integração no dispositivo terminal. Devido â pressão de custo elevado em conjunto com a satisfação de padrões de segurança 25 pertinentes, especificamente a fiação de entrada no lado do primário de tal fonte de alimentação de modo comutável cada vez mais reduzida com respeito ao tamanho e ao número dos componentes e, em configurações conhecidas, é atualmente formada substancialmente por um resistor de fusível, um 30 retificador de ponte e um filtro Π.
A Figura 1 mostra um circuito de acordo com a técnica anterior com os valores característicos para uma fonte de alimentação de modo comutável de 3 W. Além disso, oselementos parasíticos são ilustrados. Nessa fiação de entrada, o resistor Riimit desempenha várias funções: Ele permite uma limitação da corrente de partida aos valores abaixo da corrente de surto máxima ISUrge dos quatro diodos do retificador. Ele desempenha uma função de segurança ao permitir um comportamento de liberação definida se a fonte de alimentação é interrompida, e reduz a voltagem de pulso para a fonte de alimentação em transientes.
Além das dimensões mecânicas dos diodos do retificador (ou de um retificador de ponte compatível com a função), que estão no conflito com uma miniaturização desejado, a fiação de entrada mostrada na Figura 1 tem mais algumas desvantagens. Por um lado, a carga elétrica na fiação de entrada durante a partida conduz a uma redução na confiabilidade e na vida útil. Por outro lado, a função do resistor Riimit per se não é reversível, de modo que um uso contínuo da fonte de alimentação de modo comutável não é mais possível caso apenas se um mau funcionamento temporário tiver ocorrido. Além disso, a configuração conhecida tal como mostrado na Figura 1 não é protegida de fato contra uma sobretensão de curta duração da rede elétrica, a qual ocorre de maneira comparativamente freqüente nos países que têm uma qualidade pobre de alimentação quando operada por fontes de alimentação de emergência.
Portanto, o objetivo da presente invenção consistena obtenção de um circuito de entrada aperfeiçoado para uma fonte de alimentação de modo comutável que, além de uma funcionalidade e uma segurança operacional incrementadas, permite simultaneamente uma miniaturização avançada e simplifica a capacidade de fabricação.
Esse objetivo é atingido com o objeto das reivindicações independentes da patente. Os avanços vantajosos da presente invenção são definidos nasreivindicações dependentes.
A presente invenção é baseada na idéia de substituir pelo menos dois diodos dos quatro diodos geralmente utilizados na parte do retificador de um circuito 5 de entrada de uma fonte de alimentação de modo comutável por dois comutadores controláveis, os quais agem como retificadores síncronos e são conectados de uma maneira tal que podem ser ligados e desligados pelo controle forçado alternado.
Os dois comutadores controláveis são desse modoalternadamente ligados e desligados no ritmo da freqüência da rede elétrica. A solução de acordo com a invenção tem a vantagem que é possível limitar a corrente de partida e reduzir todos os componentes restantes com respeito a suasdimensões. Isto permite uma redução de espaço de montagem e dos custos para Circuito, de entrada, de acordo com a invenção. Ao mesmo tempo, a confiabilidade da configuração total é aumentada, e uma função de proteção reversível é possível no caso da ocorrência de maus funcionamentos temporários.
De acordo com uma realização vantajosa da presente invenção, os chamados transistores bipolares de porta isolada (IGBT) são fornecidos como comutadores controláveis. Os IGBTs têm geralmente a vantagem de que, como transistor bipolares,eles têm uma baixa resistência de avanço, mas perdas de potência de avanço substancialmente baixas em comparação aos transistores de efeito de campo comparáveis. Tal como com o transistor de efeito de campo, a ativação do IGBT ocorre quase sem nenhuma potência. A voltagem de bloqueio é elevada, e, uma vez que o IGBT limita a corrente de carga, ele tambémtem alguma robustez com respeito a curtos-circuitos.
De acordo com uma realização vantajosa, por exemplo, uma voltagem proporcional à corrente de entrada émedida por um resistor e, se um valor máximo predeterminado for excedido, a corrente é limitada por um controle linear sobreposto dos comutadores controláveis. Por esta limitação da corrente de partida, todos os componentes necessários de um circuito de entrada são sujeitados ã tensão até uma extensão menor, e a vida útil, bem como a confiabilidade da fonte de alimentação total de modo comutável, são aumentadas.
Se a corrente de pico através dos retificadores, com uma voltagem máxima de entrada de 264 V C.A., for de aproximadamente 18 A, esse valor pode ser reduzido para 0,3 A por meio da limitação da corrente de partida de acordo com a invenção. Como uma conseqüência disto, a superfície do chip dos diodos, que têm tamanhos excedentes em circuitos de entrada convencionais com respeito ao impulso de partida, pode ser reduzida de aproximadamente 0,8 mm2 por diodo a aproximadamente 0,2 mm2 por diodo. Devido à carga elétrica pequena, a superfície do chip dos IGBTs pode do mesmo modo permanecer muito pequena e fica abaixo de 0,8 mm2.
Em vez do resistor de fio enrolado de 3 W fornecidonas soluções anteriores, com um diâmetro de 4 mm e umcomprimento de 11 mm, um resistor, por exemplo, do modelo 0603 com as dimensões de 1,5 mm χ 0,75 mm, pode ser ,desse modo, utilizado como resistor limitador de corrente.
Ao escolher um valor apropriado da resistência, além disso, o valor máximo da corrente pode ser influenciado dentro de determinados limites e pode ser ajustado a valores muito estreitamente tolerados, por exemplo, ao alinhar o resistor por meio de ajuste a laser.
De acordo com a invenção, são apresentados meios dedesativação no caso de corrente excessiva, os quais desligamde maneira totalmente reversível e muito rapidamente com um retardo de menos de 2,5 ms que corresponde ao valor a 90 graus da freqüência retificada da rede elétrica. Embora oresistor de entrada convencional estoure como um fusível conhecido, desse modo inutilizando o dispositivo, tal liberação de corrente excessiva meramente desconecta o dispositivo da rede elétrica e a fonte de alimentação de modo comutável pode ser colocada de volta em operação ao ser desconectada por um tempo curto e ao ser inserida de volta no soquete da rede elétrica.
Vantajosamente, uma função de segurança pode ser obtida por meio do que, se o módulo for desativado, um fio de t ligação no circuito de potência estoura e/ou o resistor Rl é incorporado como um resistor de fusível. Isto aumenta a segurança do circuito total de maneira substancial.
Quando idealizado como um circuito integrado de aplicação específica (ASIC), além disso, funções adicionais 15 podem ser integradas. É desejável, por exemplo, uma parada programada de subtensão/sobretensão se a voltagem da rede elétrica for demasiadamente alta/demasiadamente baixa. Embora a parada programada de subtensão seja mais uma desativação de facilidade do dispositivo de uma maneira definida, por exemplo, na eventualidade de uma falha de potência, a paradaprogramada da sobretensão oferece uma proteção eficaz do dispositivo no caso de ocorrer freqüentemente, normalmente voltagens da rede elétrica de curta duração fora da voltagem nominal garantida pela estação de energia elétrica, mais um desvio de 10%. Durante a operação somente pelas fontes de alimentação de emergência moderadamente reguladas, as quais são encontradas normalmente, por exemplo, nos países em desenvolvimento que têm uma subalimentação crônica, a fonte de alimentação de modo comutável é protegida eficientemente e de maneira reversível pelo circuito de entrada da invenção.
Como um todo, Circuito de entrada, de acordo com a invenção pode ser manufaturado como um circuito integrado com um tamanho físico significativamente reduzido, apesar doâmbito consideravelmente aumentado das funções. Isto resulta em dimensões novas para a miniaturização.
A invenção será explicada mais detalhadamente a seguir por meio das realizações ilustradas nos desenhos em anexo. Os detalhes idênticos ou correspondentes são indicados com números de referência semelhantes por todas as figuras. Nos desenhos:
a Figura 1 mostra um diagrama de circuito de uma fiação de entrada conhecida de uma fonte de alimentação demodo comutável de 3 W que inclui uma indicação dos valores característicos ;
a Figura 2 mostra um diagrama de circuito de um circuito básico do circuito de entrada de acordo com a invenção;
a Figura 3 mostra uma primeira realização docircuito de entrada de acordo com a invenção durante uma meia onda positiva da voltagem da rede elétrica;
a Figura 4 mostra o circuito da Figura 3 durante a meia onda negativa da voltagem da rede elétrica;
a Figura 5 mostra uma segunda realização vantajosado circuito de entrada de acordo com a invenção;
a Figura 6 mostra uma representação esquemática de uma realização do circuito de entrada de acordo com a invenção como um circuito monoliticamente integrado em uma pastilha de SOI;
a Figura 7 mostra uma realização alternativa do circuito de entrada de acordo com a invenção como flip-chip de SOI para a montagem direta em uma placa de circuito;
a Figura 8 mostra uma realização alternativa do circuito de entrada de acordo com a invenção como chipsindividuais em um pacote de quadro de múltiplos fios;
a Figura 9 mostra uma realização alternativa do circuito de entrada de acordo com a invenção como componentesde alta voltagem de SOI com um ASIC de baixa voltagem separado em um pacote de quadro de múltiplos fios;
a Figura 10 mostra uma realização alternativa do circuito de entrada de acordo com a invenção como componentes 5 de alta voltagem de SOI com um ASIC de baixa voltagem separado como configuração de chip-on-chip em um pacote de quadro de múltiplos fios. ( Com referência à Figura 2, o circuito básico de um
circuito de entrada de acordo com a invenção para uma fonte f 10 de alimentação de modo comutável será observo mais de perto a seguir.
o circuito de entrada 100 compreende os terminais de entrada 102, 104 aos quais a voltagem da rede elétrica pode ser aplicada. Os terminais de saída 106, 108 são 15 conectáveis não a uma unidade de transformador de voltagem de uma fonte de alimentação de modo comutável para fornecer uma voltagem retificada para a unidade de transformador da voltagem. De acordo com a invenção, dois diodos Dl, D2 e dois transistores bipolares de porta isolada Tl e T2 em vez dos quatro diodos do retificador mostrados na Figura 1 são interconectados para formar a ponte do retificador.
Os transistores TI, T2 agem desse modo como retificadores síncronos, isto é, eles são alternadamente ligados e desligados no ritmo da freqüência da rede elétrica 25 aplicada aos terminais 102, 104. Conforme também pode ser visto nas seguintes figuras, um controle linear sobreposto dos transistores TI. T2 limita a corrente através desses transistores e desse modo também através do resistor limitador de corrente sucedâneo Rl a um valor máximo 30 predeterminado. O resistor limitador de corrente Rl da Figura 2 é, portanto, carregado por correntes significativamente mais baixas do que o resistor limitador de corrente Riirait da Figura 1. 0 resistor Rl pode ser empregado, por exemplo, comoo modelo 0603 com dimensões de 1,5 mm χ 0,75 mm.
O circuito de entrada 100 de acordo com a invenção e seu modo de operação serão explicados em detalhes por meio de uma primeira realização possível, a qual é mostrada nas Figuras 3 e 4.
Os resistores R2, R3 servem para medir uma voltagem que é proporcional com respeito à corrente de entrada e permitem, se um valor máximo predeterminado for excedido, uma limitação da corrente por um controle linear sobreposto dostransistores Tl e T2. Tal como foi mencionado anteriormente, o tamanho do resistor limitador de corrente Rl é reduzido desse modo em comparação aos circuitos de entrada conhecidos anteriormente.
O controle dos transistores TI, T2 para aretificação síncrona é levado a efeito de uma maneira auto-controlada, por meio do que cada meia onda da voltagem da rede elétrica nos terminais 102, 104 conecta um dos transistores TI, T2 e corta simultaneamente o transistor oposto.
Isto é mostrado na Figura 3 para a meia ondapositiva, e na Figura 4 para a meia onda negativa. Cada um dos braços mostrados como uma linha descontínua é desligado, ao passo que os braços mostrados em uma linha contínua são ligados.
O transistor T2 é ligado pelo diodo D3 e peloresistor R2. 0 diodo Zener Z2 serve desse modo como limitador de voltagem. 0 resistor R5 separa a porta do aterramento para impedir uma desativação indesejada, por exemplo, na eventualidade de transientes da rede elétrica ou de pulsos desurto. Ao mesmo tempo, no entanto, D3 e R2 também ativam otransistor T3, o qual provoca um curto-circuito na porta do transistor Tl e desativa a mesma. 0 controle dos comutadores TI, T2 para a meia onda negativa, o qual é mostrado na Figura4, é executado analogamente à meia onda positiva.
Uma vantagem da comutação entre a meia onda positiva e a negativa é que, depois do cruzamento zero ainda permanecem, até mesmo no caso mais crítico, aproximadamente 2 5 ms durante os quais nenhuma corrente fica fluindo. Desse modo, a comutação dos transistores TI, T2 é livre de perdas, e não há nenhum requisito especial para a velocidade de comutação.
Uma perda de potência pequena assegurada com o 10 circuito da invenção por uma voltagem UCe sat de menos de 3 V é desse modo uma propriedade positiva essencial do circuito de entrada de acordo com a invenção.
Além dos componentes mostrados nas Figuras 3 e 4, um regulador de corrente 110 e um mecanismo de parada 15 programada de subtensão/sobretensão 114 são integrados na Figura 5. 0 regulador de corrente 110 compara a queda de voltagem proporcional à corrente no resistor Rl com uma primeira voltagem de referência 1 e regula a corrente ao desligar proporcionalmente os transistores Tl e T2. Uma característica da limitação da corrente de pico e do tempo correspondente pode ser formada por um capacitor de partida suave externo que é conectado ao terminal 112.
Para obter a parada programada 114 de subtensão/sobretensão, a voltagem de saída retificada é 25 detectada por um comparador de janela, é comparada com uma segunda voltagem de referência 2, e desligada pelos transistores Tl e T2.
A fonte da voltagem é desse modo afetada tanto no chip por um regulador da série de alta voltagem da voltagem 30 retificada quanto do enrolamento auxiliar da fonte de alimentação de modo comutável sucedânea, a qual, por sua vez, alimenta o modulador de largura de pulso.
Se o módulo for desativado, a corrente não ficamais limitada aos valores abaixo de 0,3 A. Tal como é mostrado na Figura 6, um fio de ligação 116 que conecta o quadro de fios da ramificação de potência do módulo ao chip, neste caso, é aquecido e é queimado. Esse fio de ligação 116 pode ser manufaturado com tolerâncias de espessura muito pequenas e, devido ao processo de manufatura automático, também com tolerâncias de comprimento muito pequenas. Em combinação com um encapsulamento por revestimento com extrusão, isto resulta em uma característica de liberação reproduzível.
Uma função de segurança possivelmente redundante pode, além disso, ser obtida mediante a configuração do resistor detector de corrente Rl como um resistor de fusível, que estoura no caso de uma sobrecarga.
A manufatura do circuito de entrada de acordo com ainvenção pode ser executada de maneiras diferentes. Por um lado, o circuito de entrada pode ser construído como uma pastilha de silício-em-isolante (SOI) e ser abrigado em um pacote padrão. Essa integração monolítica do circuito de entrada em uma pastilha de SOI em um pacote padrão é representada esquematicamente na Figura 6. A formação do circuito de entrada em uma pastilha de SOI permite a integração monolítica completa do circuito total em um chip, por meio do que não somente a resistência de isolamento necessária dos componentes com respeito uns aos outros é garantida, mas também a implementação de funções de sinais misturados adicionais. Em conseqüência das dimensões menores dos componentes de potência em comparação aos circuitos conhecidos, os custos adicionais para uma pastilha de SOI sãomais do que compensados com respeito a uma manufatura em silício. Uma vista nos custos para o sistema total mostra uma redução de custo evidente. 0 chip de SOI mostrado na Figura 6 pode ser implementado em um pacote padrão, e as dimensõestotais do circuito de entrada somam então aproximadamente 3 mm χ 3 mm.
Alternativamente, Circuito de entrada, de acordo com a invenção pode ser formado como um flip-chip de SOI para um conjunto de placa de circuito direto. Essa realização é ilustrada na Figura 7. Além das vantagens gerais de um conjunto de flip-chip, que é uma das técnicas mais avançadas de montagem na microeletrônica atual, tais como a miniaturização extrema, a densidade mais elevada de montagem e os custos baixos, a realização do flip-chip de SOI mostrada na Figura 7 permite, devido à omissão de um pacote adicional, dimensões de aproximadamente 1,5 mm χ 1,5 mm. No caso tal como mostrado, o resistor detector de corrente Rl sozinho serve como fusível porque um fio de ligação tal como indicado na Figura 6 não está mais presente.
De acordo com uma outra realização vantajosa, Circuito de entrada, de acordo com a invenção também pode ser construído um chip individual em um pacote de quadro de múltiplos fios. Isto é mostrado esquematicamente na Figura 8.
As funções dos circuitos mostrados nas Figuras 3 a 5 sãodivididas desse modo em chips individuais, e os chips individuais são integrados em um pacote de quadro de múltiplos fios (MLP) tal como o chamado "sistema em um pacote". As dimensões obtidas dessa maneira são de 4 mm χ 4 mm, mas elas permitem a possibilidade de incorporar mais funcionalidade e de assegurar uma flexibilidade maior para uma adoção a outros campos de aplicação.
Além disso, Circuito de entrada, de acordo com a invenção também pode ser construído como uma forma mista quecompreende componentes de potência de SOI e um IC de controlede baixa voltagem separado 118 em um pacote de quadro de múltiplos fios. Esta realização é ilustrada na Figura 9. Por meio dessa implementação parcial na tecnologia de SOI nãosomente ura isolamento melhorado dos componentes de alta voltagem com respeito ao ASIC de baixa voltagem 118 separado pode ser obtido, mas também dimensões ligeiramente reduzidas em comparação à realização mostrada na Figura 8. As dimensões são aqui de aproximadamente 3 mm χ 3 mm.
A menor área requerida junto com a funcionalidade extensiva é mostrada na realização da Figura 10. Nessa configuração, os componentes de potência são manufaturados na tecnologia de SOI, e o IC de controle 118 necessário é obtido 10 como um IC de controle de baixa voltagem separado e montado nos componentes de SOI por uma montagem chip-on-chip.
Um isolamento de resina epóxi propicia o isolamento elétrico necessário, e o arranjo total é abrigado em um pacote de quadro de múltiplos fios. Com um tamanho total de aproximadamente 2 mm χ 2 mm isto constitui, além da solução de flip-chip, a menor modificação possível. Pelo conjunto isolado com resina epóxi do menor IC de controle no IC de alta voltagem de SOI maior, a área adicionalmente requerida para o IC de controle pode, em comparação à solução da Figura 20 8, ser passado para a terceira dimensão.
Circuito de entrada, de acordo com a invenção e as fontes de alimentação de modo comutável que utilizam tal circuito de entrada permitem primeiramente a possibilidade de uma configuração substancialmente miniaturizada dos 25 componentes do circuito em uma fonte de alimentação de modo comutável.
Além disso, as funções extensivas são compreendidas pelas realizações da invenção, sem aumentar a necessidade de volume. Desse modo, uma limitação de corrente de partida a valores abaixo de 0,3 A e, junto com isto, um aumento da confiabilidade, podem ser obtidos. É possível prover uma função de desativação reversível. Ao mesmo tempo, uma função de partida suave pode ser provida. Um mecanismo de paradaprogramada de subtensão/sobretensão pode ser integrado. Além disso, a robustez da operação em sistemas de potência instáveis pode ser aumentada, e há uma opção para gerar a voltagem de partida e/ou operação para um IC de modulação de 5 largura de pulso da fonte de alimentação de modo comutável conectada. Além disso, o presente circuito de entrada para uma fonte de alimentação de modo comutável pode ser rompedor de passagem para uma função de "sistema em um pacote" totalmente integrada dos componentes eletrônicos de uma fonte 10 de alimentação de modo comutável.

Claims (17)

1. CIRCUITO DE ENTRADA PARA UMA FONTE DE ALIMENTAÇÃO DE MODO COMUTÁVEL, caracterizado pelo fato de compreender uma unidade de transformador de voltagem para transformar uma voltagem da rede elétrica na baixa voltagem requerida a fim de fornecer a um consumidor uma baixa voltagem,em que uma entrada (102, 104) do circuito de entrada (100) é conectável à voltagem da rede elétrica para retificar a voltagem da rede elétrica, e a uma saída (106, 108) do circuito de entrada é conectável à unidade do transformador de voltagem para fornecer uma voltagem de entrada retificada unidade do transformador de voltagem, eem que o circuito de entrada compreende pelo menos dois comutadores controláveis (TI, T2) que agem como retificadores síncronos e são conectados de uma maneira tal que podem ser ligados e desligados pelo controle forçado alternado.
2. CIRCUITO DE ENTRADA, de acordo com a reivindicação 1, caracterizado pelo fato de que oscomutadores controláveis (TI, T2) são formados por transistores bipolares de porta isolada.
3. CIRCUITO DE ENTRADA, de acordo com a reivindicação 1 ou 2, caracterizado pelo fato de que um outro meio (110) para limitar uma corrente elétrica que flui através dos comutadores controláveis (TI, T2) é empregado para obter uma partida suave.
4. CIRCUITO DE ENTRADA, de acordo com a reivindicação 3, caracterizado pelo fato de compreender adicionalmente um capacitor para ajustar uma constante de tempo para a partida suave.
5. CIRCUITO DE ENTRADA, de acordo com pelo menos uma das reivindicações precedentes, caracterizado pelo fatode compreender adicionalmente um meio para desativar a corrente se uma corrente máxima predeterminada for excedida durante a operação.
6. CIRCUITO DE ENTRADA, de acordo com a reivindicação 5, caracterizado pelo fato de que o meio paradesativar a corrente é configurado de uma maneira tal que a corrente é desligada reversivelmente se a corrente máxima predeterminada for excedida.
7. CIRCUITO DE ENTRADA, de acordo com uma das reivindicações 5 ou 6, caracterizado pelo fato de compreenderadicionalmente um resistor (R2) para ajustar o valor da corrente máxima.
8. CIRCUITO DE ENTRADA, de acordo com pelo menos uma das reivindicações precedentes, caracterizado pelo fatode compreender adicionalmente um resistor detector de corrente (Rl) para propiciar uma função de segurança se ocorrer uma interrupção funcional da fonte de alimentação de modo comutável.
9. CIRCUITO DE ENTRADA, de acordo com pelo menos uma das reivindicações precedentes, caracterizado pelo fatode compreender um meio (114) para implementar uma função de proteção de subtensão e/ou sobretensão para desligar a fonte de alimentação de modo comutável se a voltagem da rede elétrica for demasiadamente baixa ou demasiadamente alta.
10. CIRCUITO DE ENTRADA, de acordo com areivindicação 9, caracterizado pelo fato de que o meio (114) para implementar uma função de proteção de subtensão e/ou sobretensão é configurado de uma maneira tal que a função de proteção de subtensão e/ou sobretensão é reversível.
11. CIRCUITO DE ENTRADA, de acordo com pelo menosuma das reivindicações 1 a 10, caracterizado pelo fato de ser manufaturado como um circuito monoliticamente integrado em uma pastilha de SOI e abrigado em um pacote padrão.
12. CIRCUITO DE ENTRADA, de acordo com pelo menos uma das reivindicações 1 a 10, caracterizado pelo fato de ser manufaturado como um circuito monoliticamente integrado em uma pastilha de SOI e poder ser diretamente montado na placade circuito sem ser abrigado.
13. CIRCUITO DE ENTRADA, de acordo com pelo menos uma das reivindicações 1 a 10, caracterizado pelo fato de que os componentes individuais do circuito são manufaturados como chips individuais em uma pastilha de silício e o circuito deentrada é abrigado em um pacote de quadro de múltiplos fios.
14. CIRCUITO DE ENTRADA, de acordo com uma das reivindicações 1 a 10, caracterizado pelo fato de que os componentes de alta voltagem do circuito de entrada são manufaturados como uma solução monoliticamente integrada emuma pastilha de SOI, e um circuito de controle (118) para o circuito de entrada é manufaturado em uma pastilha de silício, e em que os componentes de alta voltagem e o circuito de controle são arranjados em um pacote de quadro de múltiplos fios.
15. CIRCUITO DE ENTRADA, de acordo com uma dasreivindicações 1 a 10, caracterizado pelo fato de que os componentes de alta voltagem do circuito de entrada são manufaturados como uma solução monoliticamente integrada em uma pastilha de SOI, e um circuito de controle (118) para ocircuito de entrada é manufaturado em uma pastilha de silício, e em que os componentes de alta voltagem e o circuito de controle são arranjados como dados por uma montagem chip-on-chip.
16. FONTE DE ALIMENTAÇÃO DE MODO COMUTÁVEL,caracterizada pelo fato de compreender um circuito de entradade acordo com pelo menos uma das reivindicações precedentes.
17. FONTE DE ALIMENTAÇÃO DE MODO COMUTÁVEL, de acordo com a reivindicação 16, caracterizada pelo fato de queo circuito de entrada gera uma voltagem de partida e/ou de operação para um controle de modulação de largura de pulso da fonte de alimentação de modo comutável.
BRPI0617136-2A 2005-08-23 2006-05-04 circuito de entrada para uma fonte de alimentação de modo comutável e fonte de alimentação de modo comutável BRPI0617136A2 (pt)

Applications Claiming Priority (3)

Application Number Priority Date Filing Date Title
DE102005039867.7 2005-08-23
DE102005039867.7A DE102005039867B4 (de) 2005-08-23 2005-08-23 Eingangsschaltung für ein Schaltnetzteil
PCT/EP2006/004194 WO2007022808A1 (de) 2005-08-23 2006-05-04 Eingangsschaltung für ein schaltnetzteil

Publications (1)

Publication Number Publication Date
BRPI0617136A2 true BRPI0617136A2 (pt) 2011-07-12

Family

ID=37398320

Family Applications (1)

Application Number Title Priority Date Filing Date
BRPI0617136-2A BRPI0617136A2 (pt) 2005-08-23 2006-05-04 circuito de entrada para uma fonte de alimentação de modo comutável e fonte de alimentação de modo comutável

Country Status (6)

Country Link
US (1) US8072783B2 (pt)
JP (1) JP4874337B2 (pt)
CN (1) CN101268605A (pt)
BR (1) BRPI0617136A2 (pt)
DE (1) DE102005039867B4 (pt)
WO (1) WO2007022808A1 (pt)

Families Citing this family (10)

* Cited by examiner, † Cited by third party
Publication number Priority date Publication date Assignee Title
US8634218B2 (en) * 2009-10-06 2014-01-21 Power Integrations, Inc. Monolithic AC/DC converter for generating DC supply voltage
US8300440B2 (en) * 2009-12-04 2012-10-30 ConvenientPower HK Ltd. AC-DC converter and AC-DC conversion method
US8310845B2 (en) 2010-02-10 2012-11-13 Power Integrations, Inc. Power supply circuit with a control terminal for different functional modes of operation
US8000118B1 (en) * 2010-03-15 2011-08-16 Varentec Llc Method and system for delivering a controlled voltage
US9455621B2 (en) 2013-08-28 2016-09-27 Power Integrations, Inc. Controller IC with zero-crossing detector and capacitor discharge switching element
DE102015207454A1 (de) * 2015-04-23 2016-10-27 Dr. Johannes Heidenhain Gmbh Schaltnetzteil zur Versorgung eines Umrichters
US9806600B2 (en) 2015-08-03 2017-10-31 Vertiv Energy Systems, Inc. Power converters controlled to shut down in response to monitored parameters reaching thresholds for a period of time
CN105071343A (zh) * 2015-08-20 2015-11-18 浙江凯发电气股份有限公司 自复式漏电保护器执行电路
CN108807306B (zh) * 2018-07-02 2024-02-13 山东晶导微电子股份有限公司 一种带输入保护的电源功率模块结构
CN108598073B (zh) * 2018-07-09 2024-02-23 山东晶导微电子股份有限公司 一种带输入保护的直插式整流桥器件

Family Cites Families (37)

* Cited by examiner, † Cited by third party
Publication number Priority date Publication date Assignee Title
DE3044444A1 (de) * 1980-11-26 1982-06-16 Deutsche Itt Industries Gmbh, 7800 Freiburg "monolithisch integrierte gleichrichter-brueckenschaltung"
USH64H (en) * 1983-08-08 1986-05-06 At&T Bell Laboratories Full-wave rectifier for CMOS IC chip
US4638226A (en) * 1985-02-07 1987-01-20 Eaton Corporation Speed control system with feedback and soft-start
JPH0393473A (ja) * 1989-09-02 1991-04-18 Fuji Electric Co Ltd 整流回路の始動方法
JPH04208071A (ja) * 1990-11-30 1992-07-29 Omron Corp 全波整流回路
KR930001548A (ko) * 1991-06-13 1993-01-16 강진구 돌입 전류방지 장치를 갖춘 커패시터 입력형 정류 평활기
JPH07115774A (ja) * 1993-10-18 1995-05-02 Nec Corp 電源装置
JPH1027893A (ja) * 1993-10-29 1998-01-27 Amer Fib Inc 電荷シンク又は電位ウェルとして設けられた絶縁層の下の基板内に電気的に結合され別に形成されたドープされた領域を有するsoiウエーハ上に設けられた集積回路(ic)装置
US5510972A (en) * 1994-06-29 1996-04-23 Philips Electronics North America Corporation Bridge rectifier circuit having active switches and an active control circuit
US5495394A (en) * 1994-12-19 1996-02-27 At&T Global Information Solutions Company Three dimensional die packaging in multi-chip modules
US6198136B1 (en) * 1996-03-19 2001-03-06 International Business Machines Corporation Support chips for buffer circuits
US6009008A (en) * 1997-03-31 1999-12-28 International Rectifier Corporation Soft strat bridge rectifier circuit
JP4143154B2 (ja) * 1997-12-16 2008-09-03 キヤノン株式会社 電源装置、及び電子機器
US5977640A (en) * 1998-06-26 1999-11-02 International Business Machines Corporation Highly integrated chip-on-chip packaging
JP2001211059A (ja) * 2000-01-26 2001-08-03 Toshiba Corp 半導体スイッチ素子の過電流保護回路
US6628532B1 (en) * 2000-08-08 2003-09-30 Artesyn Technologies, Inc Drive circuit for a voltage-controlled switch
CN1144346C (zh) * 2000-08-17 2004-03-31 伊博电源(杭州)有限公司 同步整流管的自驱动电路
US6486535B2 (en) * 2001-03-20 2002-11-26 Advanced Semiconductor Engineering, Inc. Electronic package with surface-mountable device built therein
TW550878B (en) * 2001-04-06 2003-09-01 Delta Electronics Inc Zero-voltage zero-current switching power factor correction converter
JP2003092885A (ja) * 2001-09-19 2003-03-28 Shindengen Electric Mfg Co Ltd スイッチング電源装置用入力整流回路
DE10146868A1 (de) * 2001-09-24 2003-04-30 Siemens Ag Schaltungsanordnung zum Vorladen eines stromrichtergespeisten Kondensators
TWI261961B (en) * 2001-11-12 2006-09-11 Ind Tech Res Inst Active power factor correction circuit
US6930893B2 (en) * 2002-01-31 2005-08-16 Vlt, Inc. Factorized power architecture with point of load sine amplitude converters
JP3723868B2 (ja) * 2002-03-20 2005-12-07 川崎重工業株式会社 整流装置の制御方法および制御装置
US6563719B1 (en) * 2002-04-09 2003-05-13 Bel-Fuse, Inc. Self-driven synchronous rectification scheme
US6954053B2 (en) * 2002-07-10 2005-10-11 Atmel Corporation Interface for shunt voltage regulator in a contactless smartcard
JP4096656B2 (ja) 2002-08-02 2008-06-04 富士電機機器制御株式会社 整流装置
JP2004079870A (ja) * 2002-08-21 2004-03-11 Matsushita Electric Ind Co Ltd 半導体装置の製造方法および半導体装置の製造装置
US6865063B2 (en) * 2002-11-12 2005-03-08 Semiconductor Components Industries, Llc Integrated inrush current limiter circuit and method
DE10303421A1 (de) * 2003-01-29 2004-08-19 Infineon Technologies Ag Strom-/Spannungswandleranordnung
US7164591B2 (en) 2003-10-01 2007-01-16 International Rectifier Corporation Bridge-less boost (BLB) power factor correction topology controlled with one cycle control
US20060198172A1 (en) 2003-10-01 2006-09-07 International Rectifier Corporation Bridgeless boost converter with PFC circuit
JP2005117850A (ja) * 2003-10-10 2005-04-28 Omron Corp 整流回路、及び整流回路を備えた電源装置
US7492138B2 (en) * 2004-04-06 2009-02-17 International Rectifier Corporation Synchronous rectifier circuits and method for utilizing common source inductance of the synchronous FET
US20050255677A1 (en) * 2004-05-17 2005-11-17 Weigold Jason W Integrated circuit with impurity barrier
EP1610384A3 (en) * 2004-06-14 2008-11-19 Denso Corporation Electronic unit with a substrate where an electronic circuit is fabricated
US7269038B2 (en) * 2005-09-12 2007-09-11 Fairchild Semiconductor Corporation Vrms and rectified current sense full-bridge synchronous-rectification integrated with PFC

Also Published As

Publication number Publication date
JP2009506734A (ja) 2009-02-12
DE102005039867B4 (de) 2016-04-07
JP4874337B2 (ja) 2012-02-15
CN101268605A (zh) 2008-09-17
WO2007022808A1 (de) 2007-03-01
DE102005039867A1 (de) 2007-03-15
US20080192516A1 (en) 2008-08-14
US8072783B2 (en) 2011-12-06

Similar Documents

Publication Publication Date Title
BRPI0617136A2 (pt) circuito de entrada para uma fonte de alimentação de modo comutável e fonte de alimentação de modo comutável
US11095226B2 (en) Switching power supply device having failure protection function, and method for controlling the same
US7339359B2 (en) Terminal for multiple functions in a power supply
CN103107684B (zh) 具有支持多功能的引脚的功率变换器控制器ic
US9124184B2 (en) DC/DC converter
US8045348B2 (en) Switching mode power supply controller with high voltage startup circuits
ES2208847T3 (es) Disparador electronico que comprende un dispositivo de alimentacion.
JP2005520474A (ja) 3端子低電圧パルス幅変調制御ic
US6577509B2 (en) Semiconductor circuit and switch-mode power supply
US6891739B2 (en) H-bridge with power switches and control in a single package
US8427849B2 (en) Start-up circuit for power converters with wide input voltage range
JP2003009385A (ja) 能動制御される回路素子を含むコンポーネント
ES2606692T3 (es) Circuito de autoalimentación para un relé de protección
JP2019129549A (ja) スイッチング電源装置および直流電源装置
JP2016163533A (ja) 絶縁型のdc/dcコンバータおよびそのフィードバック回路、それを用いた電源装置、電源アダプタおよび電子機器
ES2624505T3 (es) Circuito de alimentación de potencia
US10389255B2 (en) Insulated synchronous rectification DC/DC converter
US7872434B2 (en) Electric motor
JP3542768B2 (ja) 安定化電源における過電圧保護回路
JPH0530735A (ja) スイツチング電源のシヨート保護装置
US10193325B2 (en) Controlled power-up scheme for an electronic trip unit, and circuit interrupter employing same
JPH10108457A (ja) スイッチング電源用制御回路
JP2007116873A (ja) 電源装置
JPH04372582A (ja) 整流装置のコンデンサ突入電流防止回路
KR940007436B1 (ko) 전자식 네온트랜스의 보호회로

Legal Events

Date Code Title Description
B11A Dismissal acc. art.33 of ipl - examination not requested within 36 months of filing
B11Y Definitive dismissal acc. article 33 of ipl - extension of time limit for request of examination expired