BRPI0617081A2 - método para cabeamento de rede elétrica e de rede de dados - Google Patents

método para cabeamento de rede elétrica e de rede de dados Download PDF

Info

Publication number
BRPI0617081A2
BRPI0617081A2 BRPI0617081-1A BRPI0617081A BRPI0617081A2 BR PI0617081 A2 BRPI0617081 A2 BR PI0617081A2 BR PI0617081 A BRPI0617081 A BR PI0617081A BR PI0617081 A2 BRPI0617081 A2 BR PI0617081A2
Authority
BR
Brazil
Prior art keywords
broadband
ethernet
point
power
electrical
Prior art date
Application number
BRPI0617081-1A
Other languages
English (en)
Inventor
Mohan Tambe
Original Assignee
Innomedia Technologies Pvt Ltd
Priority date (The priority date is an assumption and is not a legal conclusion. Google has not performed a legal analysis and makes no representation as to the accuracy of the date listed.)
Filing date
Publication date
Application filed by Innomedia Technologies Pvt Ltd filed Critical Innomedia Technologies Pvt Ltd
Publication of BRPI0617081A2 publication Critical patent/BRPI0617081A2/pt

Links

Classifications

    • HELECTRICITY
    • H04ELECTRIC COMMUNICATION TECHNIQUE
    • H04LTRANSMISSION OF DIGITAL INFORMATION, e.g. TELEGRAPHIC COMMUNICATION
    • H04L12/00Data switching networks
    • H04L12/28Data switching networks characterised by path configuration, e.g. LAN [Local Area Networks] or WAN [Wide Area Networks]
    • HELECTRICITY
    • H04ELECTRIC COMMUNICATION TECHNIQUE
    • H04LTRANSMISSION OF DIGITAL INFORMATION, e.g. TELEGRAPHIC COMMUNICATION
    • H04L12/00Data switching networks
    • H04L12/02Details
    • H04L12/10Current supply arrangements

Landscapes

  • Engineering & Computer Science (AREA)
  • Computer Networks & Wireless Communication (AREA)
  • Signal Processing (AREA)
  • Small-Scale Networks (AREA)
  • Connector Housings Or Holding Contact Members (AREA)

Abstract

MéTODO PARA CABEAMENTO DE REDE ELéTRICA E DE REDE DE DADOS. Que consiste em uma metodologia estruturada de cabeamentos para a instalação de uma Ethernet LAN (Rede de área Local) distribuída em todo um recinto, apresentando Pontos de Banda Larga com Alimentação-sobre-Ethernet (PoE) e Conectores Elétricos, permitindo a conexão de Dispositivos de Banda Larga. A LAN necessária e o cabeamento elétrico permanecem inteiramente dentro de uma Canaleta (ou Caixa e Tampa) que executa elos recursivos ao longo do nível do rodapé das paredes dentro do recinto. Este método não perturba a estética de um recinto existente, pois a Canaleta se funde com o perfil do rodapé, ou ela pode ser embutido dentro da própria parede. Cada extremidade do elo em Canaleta pode ser terminada em uma Passagem dupla de Banda Larga, que proporciona conectividade WAN e de lnternet global. O elo em Canaleta proporciona imunidade contra falhas Unicas de módulos Eletrónicos (dentro de Pontos de Banda Larga ou Passagens), ou contra cortes únicos nos cabos. Os cabos de conexão Ethernet podem ser tão finos e flexíveis quanto os utilizados em telefones, e mais finos do que os cabos de dispositivos USB. Além disso, na extremidade do dispositivo é possível utilizar um pequeno conector RJ-1 1 (utilizado em telefones), que pode ser embutido dentro do próprio dispositivo, ao invés do conector tradicional RJ-45, que é maior. O fino cabo de conexão e o pequeno conector RJ-1 1 são mais compactos que o cabo e o conector USB, e não têm a restrição do último com relação ao comprimento e a alimentação DC disponível. Os dispositivos de Banda Larga podem, portanto, utilizar toda a largura de banda Ethernet de 100 MB, sem comprometer aspectos ergonómicos e de manipulação.

Description

"MÉTODO PARA CABEAMENTO DE REDE ELÉTRICA E DE REDE DE DADOS"
Campo Técnico
A presente invenção se refere a uma infraestrutura derede e, mais particularmente, a um método para o cabeamento de um sistema emum ambiente inteiro cobrindo sistematicamente cada um e todos os recintos paradisponibilizar pontos de banda larga em todos os lugares dos recintos.
Fundamentos da Invenção
Nos primórdios das infraestruturas elétricas, havia anecessidade de cabear cada um dos recintos e corredores de uma casa para quelâmpadas, ventiladores, etc,., pudessem ser utilizados onde fossem necessários.Havia a necessidade, desde o início, de se providenciar tomadas em cada um dosrecintos para a conexão de dispositivos elétricos tais como aquecedores,lâmpadas de mesa, etc.
O cabeamento elétrico era até recentemente exposto einstalado de uma maneira específica, dependendo das necessidades percebidasna época da instalação. Como resultado, com o passar dos anos e com anecessidade emergente da conexão de novos dispositivos tais como aparelhos dear condicionado e lâmpadas fluorescentes, uma atualização significativa docabeamento se tornou necessária. As poucas tomadas originalmente planejadasse revelaram inadequadas e as pessoas tiveram que utilizar extensões elétricaspara poder conectar um número cada vez maior de aparelhos.
Em tempos recentes, as novas casas são construídascom cabeamentos elétricos embutidos. Entretanto, os moradores devem se limitaraos pontos de luz e tomadas elétricas projetadas originalmente pelo construtor, ouentão realizar atualizações com cabeamentos expostos. Os cabeamentoselétricos embutidos não ajudaram em nada na sistematização ou na estruturaçãoda metodologia dos cabeamentos - eles apenas ocultaram os cabeamentosdentro das paredes. Qualquer mudança subseqüente em cabeamentos elétricosembutidos é portanto impraticável.
Os tempos presentes podem ser considerados os diasprimeiros do surgimento da infraestrutura de banda larga, semelhantes aos dainfraestrutura elétrica em sua infância. A situação é, entretanto pior, pois nãoexiste a necessidade percebida de dispositivos de banda larga em todos osrecintos, ao contrário da necessidade de lâmpadas elétricas. Por essa razão,aparentemente não existe a necessidade de um cabeamento abrangente quepermita ligações a conectores Ethernet em cada um e em todos os recintos.
Os cabeamentos Ethernet existentes são geralmenterestritos a escritórios com múltiplos computadores. Eles são cabeados com autilização de uma tecnologia denominada "cabeamento estruturado LAN" paraEthernet. Esta tecnologia requer a utilização de um gabinete de cabeamentocentralizado com um ou mais Coíriutadores Ethernet. Um cabo em separadoCAT-5 é conectado a partir do hub para diferentes recintos, nos quais osconectores Ethernet são necessários. O cabeamento pode ser feito de umamaneira embutida utilizando pisos falsos ou tetos, ou através de conduítesembutidos nas paredes. A utilização de Caixas & Capas expostas se tornanecessária para a atualização de cabeamentos em recintos existentes.
O custo de cabeamentos tradicionais e estruturados LANpode ser significativamente alto, tornado-os impraticáveis para aplicaçãoresidencial. Um problema adicional das casas modernas reside no fato de queelas apresentam belos interiores, com cabeamentos embutidos para eletricidadetelefonia e TV a cabo. Os moradores certamente não aceitariam cabeamentos deatualização expostos e que prejudiquem a decoração.
Atualmente, conectores Ethernet são utilizadosprincipalmente para a ligação de Computadores Pessoais em uma LAN epermitem que eles acessem um ao outro, bem como, a Internet. A conexão àInternet é fornecida geralmente através de modems de Telefone, Cabo e ADSL.
Mais recentemente, conexões Internet de alta velocidade encontram-sedisponíveis através de portas Ethernet, conectadas a uma rede de Banda Largabaseada em fibras ópticas. A rede de Banda Larga também proporciona serviçosde largura de banda intensiva tais como Canais Digitais de TV e Vídeo-por-Demanda1 bem como, serviços sensitivos a temporização tais como a TelefoniaDigital. Isto abre oportunidades para o surgimento de uma ampla variedade deDispositivos de Banda Larga, que podem proporcionar conjuntos de serviçosatravés de redes de Banda Larga. Exemplos são: Assistentes Pessoais Digitais(PDA), Set-top-boxes, Vídeo Games, TV Digital, VoIP, Telefones, Dispositivos eControladores de Casas Inteligentes, Câmeras de Imagem/Vídeo, Quadros comFotos Dinâmicas, Walkman Digital, Conferência de Vídeo, Rádio Digital, Alto-falantes Digitais para Som Surround, Pontos de Acesso WiFi1 Conectores Donglede Segurança para dispositivos USB, Conectores Dongle de Segurança paratelefones POTS, etc.
Desta forma, ao invés dos equipamentos Ethernetprofissionais (tais como PCs), uma nova era de utensílios de Banda Larga paraconsumidores domésticos poderia surgir. Uma tecnologia totalmente nova deBanda Larga poderia surgir, se conectores Ethernet com Alimentação-sobre-Ethemet estivessem disponíveis em todos os recintos, e se as pessoas pudessemneles conectar uma pluralidade de Dispositivos Ethernet, que pudessem secomunicar com outros Dispositivos Ethernet do recinto bem como se conectar aInternet. Os principais problemas associados aos métodos de cabeamentoatualmente conhecidos são a complexidade das suas conexões, a necessidadedo conhecimento sobre redes, a baixa escalabilidade e os altos custos iniciais. Osincômodos problemas existentes para cabear todas as residências de uma cidadedevem ser solucionados para o surgimento desta nova tecnologia de BandaLarga.
Por essa razão, existe a necessidade de se facilitar osurgimento de novos Dispositivos Ethernet. Por exemplo, a maioria dosdispositivos seria beneficiada, se a alimentação adequada de potência DC(menos de 15 Watts) estivesse também disponível através do próprio conectorEthernet. Os dispositivos de banda larga de maior potência seriam naturalmentebeneficiados por tomadas elétricas, co-localizadas ao longo dos própriosconectores Ethernet.
Além disso, existe a necessidade de um "Ponto de BandaLarga" tomando conta dos requerimentos dos Pontos de Ethernet comAlimentação-sobre-Ethernet. Além do mais, o Ponto de Banda Larga pode ter aoseu lado um Ponto Elétrico. Alternativamente, Pontos Elétricos podem ser co-Iocalizados ao longo dos próprios Pontos de Banda Larga.
Também existe a necessidade dos Dispositivos de BandaLarga serem conectados a um Ponto de Banda Larga próximo através de umcabo fino e flexível, do mesmo tipo utilizado em aparelhos telefônicos. Além disso,o conector do dispositivo é do tipo pequeno (RJ-11), que pode ser embutido nopróprio aparelho.
Uma outra desvantagem da infraestrutura elétricaexistente dentro de um recinto é a falta defuma infraestrutura à prova de falhas,na qual qualquer contato solto, um fio cortado ou um fusível queimado, podedesligar o dispositivo a ela conectado. Portanto, também existe a necessidade deuma metodologia que sempre assegure um caminho alternativo para os sinais emcasos de falhas.
Descrição da Invenção
O objeto da presente invenção é o de providenciar umainfraestrutura de rede, com a mesma presença física que uma infraestruturaelétrica, porém muito mais simples de ser instalada.
Outro objeto-da presente invenção é o de providenciar umcabeamento dentro de um recinto sem perturbar a beleza da decoração interna esem prejudicar a aparência das paredes com cabos e conectores.
Um objeto adicional da presente invenção é o deprovidenciar um sistema de cabeamento em todo o ambiente, quesistematicamente cubra cada um e todos os recintos, e que proporcione umamaneira otimizada para o cabeamento de todos os recintos economizando comisto significativa energia na avaliação das diferentes opções.
Um outro objeto da presente invenção é o de posicionarPontos de Banda Larga em qualquer lugar do recinto, e de atender requerimentosde potência razoáveis de Dispositivos Ethernet (< 15 W), sem a necessidade deuma conexão separada a um Ponto Elétrico.
Ainda outro objeto da presente invenção é o de permitiruma alimentação DC a todos os Pontos de Banda Larga e Dispositivos de BandaLarga.
Um outro objeto adicional da presente invenção é o deproporcionar um esquema que permita que todos os cabos de interconexão sejamembutidos dentro de paredes, e que os Pontos de Banda Larga sejam rentes comas paredes.
Um outro objeto da presente invenção é o de providenciarum esquema, no qual um Ponto de Banda Larga "ativo" possa ser ligado aconectores Ethernet de Pontos de Banda Larga "passivos" vizinhos.
Na execução dos objetos acima mencionados, umametodologia é providenciada para o cabeamento elétrico e de Ethernetcompreendendo os seguintes passos: providenciar o cabeamento para um recintoatravés de um ponto de entrada; providenciar o cabeamento em cada quarto doambiente ao nível do rodapé; o cabeamento deixando o recinto através do pontode entrada; no qual o mencionado cabeamento inclui pelo menos um par decabos Ethernet e pelo menos um par de cabos elétricos formando um elorecursivo em canaleta possibilitando com isto a instalação de dispositivosEthernet e elétricos em qualquer ponto e de acordo com as necessidadesemergentes.
De acordo com a presente invenção, o elo em canaletainclui pelo menos um Ponto de Banda Larga que pode ser aumentado para umnúmero qualquer, com isto formando uma cadeia de pontos de banda larga emuma base dentro-do-prazo, sem a necessidade de qualquer cabeamentoadicional. Os mencionados pontos de banda larga incluem pelo menos umconector de Alimentação-sobre-Ethernet, um Módulo de Circuito Impresso (PCB)e um PCB ativo.
A metodologia de cabeamentos elétricos e de Ethernetcompreende adicionalmente os seguintes passos: cortar o cabo no centro domencionado Ponto de Banda Larga; e inserir as extremidades descobertas docabo em terminais nos dois lados de uma "Tira de Conexão" a ser conectada aomencionado PCB Ativo ou Passivo. O cabo também pode ser passado! através deum Ponto de Banda Larga postiço sem nenhum PCB ou conector.
O método para o cabeamento elétrico e de Ethernetcompreende adicionalmente as etapas de suportar pelo menos dois conectoresem PCBs Passivos nos dois Pontoside Banda Larga adjacentes, pelo mencionadoPCB Ativo, adicionalmente a seus próprios conectores Ethernet, sem a utilizaçãode qualquer cabo adicional para conexões.
A presente invenção apresenta o método paracabeamentos Ethernet e elétricos, no qual o mencionado cabo Ethernet inclui umelo de 48V DC sendo alimentado por adaptadores DC anexados a um ou maisPontos de Banda Larga, para fornecer potência ao mencionado conectorAlimentação-sobre-Ethernet (PoE) e aos PCBs Ativos nos Pontos de BandaLarga. Os mencionados elos também incluem um elo de potência AC, drenandoalimentação da rede elétrica AC principal do recinto, para fornecer energia atomadas elétricas adjacentes aos Pontos de Banda Larga através de umMinidisjuntor de Circuitos (MCB) oú üm Interruptor.
O método para o cabeamento elétrico e de Ethernetcompreende adicionalmente as etapas de: estender a mencionada cadeia dePontos de Banda Larga e terminá-los em uma Dupla Porta, localizadaexternamente ao ambiente, com isto proporcionando imunidade contra falhasúnicas de uma Porta, de um Ponto de Banda Larga ou de uma ligação de caboA Figura 15 ilustra uma representação diagramática deum Gerenciador de Cabos.
Descrição Detalhada das Modalidades Preferidas de Execução
Na descrição a seguir, detalhes específicos sãoapresentados para proporcionar o entendimento da invenção. Referências nasespecificações a "uma modalidade de execução", "uma modalidade preferida deexecução" ou "a modalidade de execução" significam que um recurso particular,uma estrutura, uma característica ou uma função descrita em conexão com amodalidade preferida de execução está incluída em pelo menos uma ríiodalidadepreferida de execução da presente invenção. O aparecimento da frase "umamodalidade preferida de execução", "na modalidade preferida de execução", ousemelhante, em várias instâncias da especificação, não se referenecessariamente à mesma modalidade preferida de execução
Em uma módalidacfe preferida de execução da presenteinvenção, a figura 1 mostra uma Caixa de Recinto (2) localizada em umaCaixa/Tampa (1) vindo a partir de uma Passagem externa. A Caixa de Recintoestá localizada diretamente acima da porta frontal (5) de um Recinto. UmaCanaleta (6) emerge da Câixa de Recinto e entra no Recinto através de um furo(4) no batente da porta principal (5). Isto faz com que o interior de um recintotenha um nível de rodapé esmerado (7) em cada parede e situado algumaspolegadas acima do piso. Este nível de rodapé (7) é proeminente e bem definido.É possível subir o nível do rodapé (7) com a adição de meia polegada, o que tema aparência de uma "Canaleta" decorativa (6). O nível do rodapé (7) é mantidomesmo que a Canaleta (6) passe através de um batente de porta para um òutroquarto. Às vezes a Canaleta (6) neèéssita passar sobre um batente de porta, paradescer ao nível do rodapé (7) pelo outro lado.
Com referência agora à Figura 2, o elo em canaletadentro do saguão de uma casa é implementado de uma maneira similar como adescrita para a Figura 1. A Figura 2 mostra como o elo em Canaleta (6) do ladode fora do Recinto entra no saguão através de um furo (4) no batente da portaprincipal (5), e então se conecta ao elo em Canaleta (6) no lado de dentro. O eloem Canaleta (6) segue ao longo dos cantos do batente da porta principal (5) até onível do rodapé (7). Pontos de Banda Larga (8) e Pontos Elétricos (9) sãoinseridos em qualquer lugar do Feixe ao nível do rodapé (7).
Em infraestruturas elétricas existentes, muitas vezes osinteriores ficam prejudicados quando novos cabos são adicionados ecabeamentos existentes são modificados para acomodar novos requerimentos, oque prejudica a aparência de qualquer interior. Também não é possível antecipartodos os diferentes requerimentos que podem surgir no futuro. A presenteinvenção soluciona todos estes problemas, proporcionando uma maneira única defazer elos recursivos através do recinto inteiro e voltando à porta principal dorecinto. Esta invenção permite iniciar com alguns poucos Pontos de Banda Larga,sabendo-se que Pontos de Banda Larga podem ser adicionados se e quandoforem necessários.
Em uma modalidade preferida de execução alternativa,também é possível fazer uma camuflagem com a utilização de uma Canaleta demadeira do mesmo tipo que o batente da porta, enquanto que os Pontos deBanda Larga são mantidos ao nível do rodapé, de tal forma que não prejudiquema aparência das paredes.
Em uma outra modalidade preferida de execução dapresente invenção, a Figura 3 mostra como a Canaleta entra no batente de umaporta de um ambiente (10) ao nível do rodapé (7) por um lado do batente da porta(11), reaparecendo ào nível do rodapé (7) do outro lado do batente da porta (12).Desta maneira as portas interpostas no saguão são atravessadas, até que acanaleta volte ao batente da porta principal (5). Portanto, Pontos de Banda Larga /Elétricos são agora possíveis de serem executados sem qualquer pré-planejamento e também sem requerer qualquer diagrama de rede.
Adicionalmente, a presente invenção descreve o métodode elo em Canaleta dentro de um Recinto com a ajuda da Figura 4, que mostracomo uma Canaleta entra em um recinto através de um furo (11) no batente daporta (10) ao nível do rodapé e então atravessa o recinto em sua totalidade, deuma maneira semelhante ao saguão da Figura 3, e sai pela mesma porta queentrou, ao nível do rodapé (12), porém do outro lado do batente da porta (10).
O melhoramento definitivo e final reside na ocultação daCanaleta (6) e dos Pontos de Banda Larga / Elétricos (8 & 9) dentro das própriasparedes, imediatamente acima do nível do rodapé (7). Isto é obtido fazendo-seuma fenda de meia polegada imediatamente acima do nível do rodapé (7) eocultando a canaleta (6) dentro dela. Os Pontos de Banda Larga / Elétricos (8 & 9)também são nela ocultados aparecendo apenas seus painéis frontais. Como aCanaleta oculta está localizada imediatamente abaixo da superfície da parede, ésempre possível inserir um Ponto de Banda Larga / Elétrico (8 & .9)posteriormente. Construções novas adotam o sistema de Canaletas ocultas compoucos Pontos de Banda Larga. Pontos de Banda Larga adicionais podem serinseridos posteriormente de acordo.com a necessidade.
O elo em Canaleta deve ser disposto primeiramente deuma maneira recursiva, de tal forma que ele cubra o recinto inteiro e retorne paraa porta principal da qual partiu. Não existe muito esforço de planejamento nestaetapa, exceto onde banheiros devem ser ignorados como na Figura 5, ou devemser também cabeados. A figura mostra como a Canaleta pode passar por cima deum quarto, simplesmente atravessando o batente da porta (13) pelo qual elaentrou (14), e saindo diretamente pelo outro lado (15).
Depois disto, representa um simples exercício definir ondeos Pontos de Banda Larga / Elétricos devem ser localizados. Talvez em uma ouduas localizações dentro de cada recinto. Este exercício pode ser feito" semqualquer preocupação com os custos envolvidos para todos os Pontos de BandaLarga, simplesmente porque inicialmente eles podem ser apenas Pontos deBanda Larga vazios. A Figura 6 mostra como uma Tira de Conexão (16) dentro deum Ponto de Banda Larga é conectada ao cabo UTP (17). O cabo UTP é divididoao meio (18), e os 5 pares de fios (19) de cada extremidade são conectados aosterminais de Engate (20) da Tira de Conexão em seu lado respectivo. A Tira deConexão tem um plugue (16a) no lado posterior, para permitir que ela sejaconectada a um PCB. Um Ponto de Banda Larga vazio tem apenas uma "Tira deConexão" dentro dele - na qual as duas extremidades de um cabo UTP (17)dividido estão terminadas (todos os 5 pares). Inicialmente, a Tira de Conexãopermite que a conexão UTP simplesmente "atravesse por ela", como se o cabonão tivesse sido dividido. Subseqüentemente, e de acordo com a necessidade,um PCB Ativo e Passivo pode ser inserido dentro do Ponto de Banda Larga econectado à Tira de Conexão. Como pode ser visto na Figura 7, a Tira deConexão (16) pode ser montada em um PCB Ativo (21), que tem circuitoseletrônicos e dois conectores Ethernet (22). A Canaleta (6) é corjade dentro doPonto de Banda Larga (8) para permitir que as conexões sejam feitas.
Portanto, não existe de fato a necessidade de estudosfinanceiros considerando futuros investimentos para definir as localizações dePontos de Banda Larga vazios. A inserção atual de um PCB Ativo / Passivo emum Ponto de Banda Larga vazio pode ser feita com base dentro-do-prazo, sem anecessidade da chamada de um Eletricista. Isto é mostrado na Figura 8. A figuramostra como a Tira de Conexão (16) pode ser montada em um PCB Passivo (23)que não tem circuitos eletrônicos, mas que tem 2 conectores Ethernet (22).
A efetividade dos custos se torna ainda mais drástica,pois é necessário equipar apenas Pontos de Banda Larga alternantes com PCBsAtivos: os outros podem ter "PCBs Passivos" com um ou dois ConectoresEthernet que são suportados através dos PCBs Ativos dos Pontos de BandaLarga adjacentes. O PCB Passivo injeta localmente a alimentação de 48 V,requerida para a Alimentação-sobre-Ethernet (PoE) para ambos os seusconectores.
Portanto, apenas Pontos de Banda Larga alternantesnecessitam ter um PCB Ativo, e os Pontos de Banda Larga restantes podem ter"PCBs Passivos" de baixo custo. Isto não apenas divide os custos pela metade,mas também divide pela metade o comprimento da cadeia de PCBs Ativos para aalimentação do mesmo número de Pontos de Banda Larga. O menorcomprimento da cadeia de PCBs Ativos também contribui para menores atrasoseletrônicos no fluxo de pacotes de dados Ethernet.
Uma maior comodidade surge do fato de que os PCBsAtivos podem vir com várias denominações, com seus painéis de topo suportandode um a quatro conectores, ou até mesmo maior quantidade deles. Assim sendo,mesmo que alguém tenha iniciado o trabalho com um PCB Ativo com umconector, ele pode ser substituído no local por outro com quatro conectores. Aoperação envolve apenas a desconexão do PCB Ativo da Tira de Conexão, e aconexão do novo PCB Ativo.
Portanto, um Ambiente pode ter sua utilização expandidade alguns poucos Pontos de Banda Larga, para dezenas deles. Tudo isto semrequerer planejamentos prévios ou gastos. Além do mais, não existem prejuízosdecorrentes da não visualização de todas as necessidades de Pontos de BandaLarga no inicio, pois novos Pontos de Bandà Larga podem ser inseridos à medidae quando forem necessários.
Cabeamentos LAN sem a Necessidade de Técnicos de Rede
O "cabeamento estruturado LAN" em escritórios requerTécnicos de Rede para planejar, instalar e executar o cabeamento, que deveatender e ser executado de acordo com diversas normas de procedimento. Estatarefa é normalmente considerada como não sendo parte das atribuições deTécnicos Eletricistas e de TV a Cabo.
A invenção simplifica os requerimentos de cabeamento aoponto deles se tornarem tão óbvios quanto instalar uma série de lâmpadasdecorativas em uma fiação elétrica. Os Pontos de Banda Larga são inseridos damesma maneira no cabo em elo. Além do mais, o trabalho de cortar cabos, exporos fios de cobre e inseri-los/crimpá-los dentro dos Pontos de Banda Larga éconsiderado extremamente simples para um Eletricista, cujo trabalho rotineirodemanda a confecção de conexões de maior complexidade.A altura da Canaleta se torna muito reduzida (1/2 a 3/4 depolegada) em função da necessidade de transportar apenas um cabo UTP e umcabo Elétrico de três condutores. Sua instalação sistemática ao nível do rodapé éconsiderada uma atividade adequada para um Eletricista.
Elo de Alimentação DC
Em uma modalidade preferida de execução da presenteinvenção, a Figura 9 mostra como uma alimentação de 48V DC (24) é conectadaa um conector DC (25) em um Ponto de Banda Larga (8). A alimentação de 48VDC é então espalhada através de um par UTP dentro da Canaletá (6) paraproporcionar alimentação a todos os Pontos de Banda Larga e também para aPassagem externa.
A presente invenção proporciona alimentação DCadequada para dispositivos de Banda Larga através de Alimentação-sobre-Ethernet (PoE). Esta alimentação de 48V DÇ, PoE1 é projetada para satisfazer osmodestos requerimentos de alimentação, menores que 15 Watts, de dispositivostais como TVs LCD ou Set-top-boxes. A maioria dos dispositivos não necessitamestar acompanhados dos correspondentes adaptadores AC, que necessitam serconectados separadamente a um Ponto Elétrico próximo. Além disso, osdispositivos podem se beneficiar da alimentação de reserva DC de uma bateria,durante as falhas da alimentação AC.
Uma fonte de energia de 48V DC de uma bateria debackup pode ser conectada a qualquer Ponto de Banda Larga para fornecerenergia a ele (através de um conector DC em separado). Em função da naturezaem elo do cabo de energia DC, a resistência elétrica se torna muito menor que umcomprimento equivalente do cabo sem elo. No pior caso, a distância entre a fontede energia e um dispositivo diminui para a metade em um cabo em elo, enquantoque a resistência também se reduz para a metade porque a corrente pode vir dosdois lados do elo.Também é possível adicionar mais fontes de energia DCpara satisfazer a necessidade do número crescente de dispositivos de BandaLarga. Estas fontes de energia distribuídas podem injetar alimentação no mesmobarramento. Isto também assegura o funcionamento dos dispositivos comqualquer falha de uma fonte de energia.
A invenção, portanto possibilita um baixo custo deentrada, através de uma simples fonte de energia DC e poucos Pontos de BandaLarga. Mais Pontos de Banda Larga podem ser adicionados quando necessáriosem requerer qualquer atualização no cabeamento.
Elo de Alimentação AC
Apesar da voltagem de 48V DC ser adequada para amaioria dos dispositivos de Banda Larga com requerimentos de potência menoresdo que 15 Watts, ela é claramente, não adequada para PCs1 Monitores de TV1Consoles de Jogos com discos rígidos, etc. Estes dispositivos necessitam serconectados a tomadas elétricas convencionais.
É bastante improvável encontrar Tomadas Elétricasexistentes no ambiente próximas dos Pontos de Banda Larga. Mesmo que elas seencontrem próximas, elas podem não estar desocupadas. Na maioria dos casos,os usuários necessitam utilizar uma extensão Elétrica. Isto cria um amontoado defios no chão, com fios soltos pegando poeira. Este amontoado de fios podedificultar a limpeza do chão.
Por essa razão, em outra modalidade preferida deexecução da presente invenção, existe a previsão da colocação de um PainelElétrico localizado na frente do próprio Ponto de Banda Larga. Este painel podeapresentar três ou quatro tomadas, todas elas conectadas através de um MCB(Minidisjuntor) dentro do próprio Painel Elétrico. As Figuras 10.1 e 10.2 mostramcomo os 3 fios elétricos (26, 27, 28) dentro de um Ponto Elétrico (9) podem serconectados às Tomadas Elétricas (29). O condutor Vivo (26) é roteado através deum MCB / Interruptor (30). Assim, no caso de qualquer problema elétrico, umPonto de Banda Larga não irá afetar outros Pontos de Banda Larga.Alternativamente um Ponto Elétrico em separado pode ser posicionado próximo aum Ponto de Banda Larga. Para utilização doméstica, o MCB pode ser substituídopor um Interruptor.
O elo em Canaleta suporta três condutores, Vivo, Neutroe Terra. Estes estão conectados em pontos específicos do MCB Principal dorecinto. Desta forma, a alimentação AC de todo o Feixe pode ser desligadaatravés deste MCB Principal. Alternativamente, o cabeamento AC também podeser conectado a uma Tomada de Potência existente (15 Amps) no recinto.
A medida dos condutores necessários para transportar acorrente elétrica é menor que a metade do requerimento total de corrente dosdispositivos conectados. Isto é possível porque a corrente elétrica pode chegaraos dispositivos de duas direções diferentes do anel.
Os condutores Viva Neutro e Terra saindo de um PontoElétrico são juntados aos respectivos condutores na Canaleta. As junções sãoexecutadas sem cortar qualquer fio elétrico dentro da Canaleta. É apenasnecessário remover um milímetro do revestimento plástico recobrindo o fioelétrico, no qual a junção pode ser executada na extremidade exposta do fiocorrespondente do Ponto Elétrico. Uma fita isolante deve ser aplicada na junçãoexposta. As Figuras 11.1 e 11.2 mostram como os 3 fios elétricos (26, 27, 28)podem ser conectados em qualquer ponto adequado (31) dentro do elo emCanaleta (6) a uma tomada de 15 Amp da alimentação AC Principal do Ambiente(32).
Os Pontos de Banda. Larga com Pontos Elétricosproporcionam um modo elegante de conectar os dispositivos mais importantes deum recinto a uma Fonte de Alimentação Ininterrupta (UPS). Uma UPS decapacidade adequada pode ser utilizada para fornecer alimentação AC ao elo emCanaleta. A UPS também proporciona backup para a alimentação de energia de48V DC1 assegurando que a energia de 48V DC dure o mesmo tempo que acarga das baterias da UPS.Uma economia substancial de custos pode ser obtida coma utilização de um inversor de baixo custo no lugar da UPS. O único requerimentoé a necessidade de um tempo de comutação rápido (abaixo de 50 ms), de talforma que nenhum dos dispositivos de Banda Larga desarme durante acomutação.
A quantidade total de cabos elétricos necessários paraconectar múltiplos pontos em um ambiente, é substancialmente menor que nométodo tradicional e equivalente de levar condutores elétricos em separado apartir de MCBs centrais de um recinto (arranjo de distribuição central). Asvantagens aqui são equivalentes às de cabeamentos Ethernet ém ánel, sobrearquiteturas tradicionais Ethernet de distribuição central.
As Tomadas dos Pontos Elétricos são montadas decabeça para baixo como mostrado nas Figuras 10.1 e 10.2. Isto permite quepontos de conexão vindos de dispositivos acima do nível da mesa sejamconectados de uma maneira natural. Um gerenciador de Cabos é providenciadoacima do Ponto de Banda Larga para permitir que todos os cabos sejamelegantemente rateados, sem que os cabos caiam no chão.
Portanto, uma Casa de Banda Larga, com alimentaçãoininterrupta para os dispositivos é fácil de ser implementada, tem baixo custo, éergonômica e tem estética uniforme.
Procedimento para Cabeamentos Recursivos
A seguinte metodologia descreve um "AlgoritmoRecursivo, Profundidade Primeiro" para o cabeamento de um recinto inteiro.
I. PROCEDIMENTO PARA Q CABEAMENTO DE RECINTOS
A Canaleta entra em um Recinto através do Batente daPorta do Recinto no Ponto de Entrada do Recinto (nos cantos superiores doBatente da Porta).Faça a Canaleta descer por um lado do Batente da Porta,até que ela alcance o nível do rodapé.
Siga o PROCEDIMENTO PARA O CABEAMENTO DERECINTOS (Para este Recinto).
A Canaleta retorna ao nível do rodapé para o outro ladodo Batente da Porta do Recinto. Faça agora com que ela passe sobre o Batenteda Porta até que ela chegue ao Ponto de Entrada do Recinto. Faça com que aCanaleta saia do Batente da Porta para o lado de fora do Recinto. FIM DOPROCEDIMENTO PARA O CABEAMENTO DE RECINTOS.
II. PROCEDIMENTO PARA O CABEAMENTO DE RECINTOS (Para um Recintono qual a Canaleta está situada no nível do rodapé de um Batente de Porta).
Se a intenção for a de ignorar um Recinto para apassagem da Canaleta, então prossiga ao redor do Batente da Porta até chegarao nível do rodapé. O PROCEDIMENTO PARA O CABEAMENTO DE RECINTOS ESTÁ ENCERRADO.
Considere o Batente da Porta como sendo o Batente daPorta Principal.
ELO
Continue com a Canaleta no nível do rodapé atéencontrar um outro Batente de Porta.
Se o Batente da Porta for o mesmo que o Batente daPorta Principal, O PROCEDIMENTO PARA cf CABEAMENTO DE RECINTOSESTÁ ENCERRADO.
Se o Batente da Porta conduzir a um Recinto que já foicabeado, então contorne o Batente da Porta e volte ao nível do rodapé no outrolado do Batente. REINICIE O ELO.Faça com que a Caixa atravesse o Batente da Porta, aonível do rodapé, para o Recinto Conectado. Siga o PROCEDIMENTO PARA OCABEAMENTO DE RECINTOS (Para o Recinto Conectado, no qual a Canaletaentrou). Faça com que a Canaleta retorne ao Recinto Conectado, através doBatente da Porta ao Nível do Rodapé para o Recinto presente.
CONTINUE O ELO
FIM DO PROCEDIMENTO PARA O CABEAMENTO DE RECINTOS
Inserção de um Ponto de Banda Larga, via Tira de Conexão
Um Ponto de Banda Larga é inserido em qualquer pontodo elo em Canaleta ao nível do rodapé. A Tampa da Canaleta deve ser cortada(que é encaixada sobre a Caixa da Canaleta) no ponto de inserção para expor oscabos inferiores. O cabo UTP de 5 pares {4 pares para sinais Ethernet e 1 parpara a alimentação de 48V DC) é cortado no meio do Ponto de Banda Larga.Estes fios cortados são então inseridos em terminais do lado esquerdo e do ladodireito de uma "Tira de Conexão". A Tira de Conexão é então conectada dentrode um PCB Ativo ou Passivo. O Ponto de Banda Larga é fixado no nível dopróprio rodapé ocultando o cabeamento interno. Posteriormente a Canaleta iráaparecer como se ela tivesse passado diretamente através do Ponto de BandaLarga surgindo então do outro lado.
As Figuras 12.1 e 12.2 mostram como as duasextremidades do cabo UTP (17a,b) vindo do Recinto são terminadas dentro doPCB (33) da Caixa de Recinto (2). Cada uma das extremidades é conectada porsua vez a um cabo UTP (34) indo para as duas metades de uma Passagemexterna. Um LED de Recinto (35) é conectado à alimentação de 48V DC que vemdo Recinto. Um Diodo (36) é utilizado para ligar a alimentação de 48V DC quevem de dentro do Recinto ao par de fios de energia do cabo UTP (34) que vaipara a Passagem.A Figura 13 mostra em forma de diagrama como um PCBAtivo (21) de um Ponto de Banda Larga pode suportar dois conectores (37.3,37.4) de PCBs Passivos (23a, b) em Pontos de Banda Larga adjacentes,adicionalmente a seus próprios conectores (37.1, 37.2).
A Figura 14 mostra em forma de diagrama o elo recursivoem Canaleta (6) de um Recinto, com Pontos de Banda Larga (8) e PontosElétricos (9) colocados em todos os quartos. A Canaleta inicia e termina na Caixade Recinto (2).
A Canaleta também contém condutores AC (Vivo, Neutroe Terra). Estes condutores não necessitam ser cortados. Ao invés disso, orevestimento plástico de cada um dos condutores é separado em um pontocentral, para conectá-los a condutores correspondentes do Ponto Elétrico. Ocondutor Vivo passa adicionalmente através de um Minidisjuntor (MCB) ou de umInterruptor para proporcionar isolamento elétrico.
Adicionalmente, a beleza dos interiores pode ficarprejudicada por cabos soltos e dependurados de dispositivos de mesa até ospontos de conexão ao nível do rodapé. Na maioria das vezes estes cabosdesorganizados prejudicam' a aparência de uma parede estando dependuradosna frente dela. Além do mais, os cabos soltos caem até o chão, fazendo com quea limpeza de uma parte do chão seja uma tarefa difícil de ser executada. Comoresultado, a poeira se acumula na vizinhança destes pontos de conexão e com otempo a desordem de cabos aumenta, à medida que mais cabos são colocadospara conexão. Uma solução elegante para contornar este dilema reside nautilização de um "Gerenciador de Cabos" como mostrado na Figura 15 em òadaum dos Pontos de Banda Larga. A figura mostra um Ponto de Banda Larga (8) eum Ponto Elétrico (9) adjacentes um ao outro. O Ponto de Banda Larga temadicionalmente um Gerenciador de Cabos (38), através do qual os cabos Ethernet(39) e os cabos Elétricos (40) vindos a partir de um equipamento de mesa sãoelegantemente rateados aos conectores. Observe que os conectores Elétricos(41) são montados de uma maneira reversa no Ponto Elétrico para a conveniênciado roteamento.
O Gerenciador de Cabos dirige os cabos vindos doequipamento de mesa elegantemente em direção aos conectores dos Pontos deBanda Larga ou Pontos Elétricos. Adicionalmente, os conectores Elétricos sãomontados de cabeça para baixo, de tal forma que um plugue possa ser inseridosem que o seu cabo anexado caia até o chão.
Na modalidade preferida de execução da presenteinvenção, um cabo (UTP) de Cinco pares Trançados não Blindados, é utilizadopara os sinais Ethernet/DC. Quatro pares do cabo UTP são utilizados paratransportar duas conexões Ethernet enquanto que um par do cabo UTP é utilizadopara fornecer alimentação de 48V DC aos Pontos de Banda Larga e aosequipamentos de Banda Larga. Um cabo Elétrico de três fios é utilizado parafornecer alimentação de energia elétrica AC aos Pontos Elétricos localizados naCanaleta. Estes cabos são embutidos dentro de uma Canaleta colocadaprincipalmente no nível do rodapé das paredes e que cobre todos os recintos emuma base recursiva. Pontos de Banda Larga podem ser inseridos em qualquerlugar do elo e a qualquer momento de acordo com as necessidades emergentes.O elo em Canaleta, como mencionado acima, é duplamente conectado a umaPassagem de Banda Larga. Ele assegura que uma simples falha de um Ponto deBanda Larga, ou o corte de um cabo, não prejudique o funcionamento de outrosPontos de Banda Larga.
Os Pontos Elétricos podem ser co-alocados junto com osPontos de Banda Larga. Estes são conectados ao barramento do cabo de AC,que contêm três fios, Vivo, Neutro e Terra. Um MCB ou um Interruptor Elétrico éutilizado para isolar o Vivo de um Ponto Elétrico, do Vivo correspondente dobarramento do cabo de AC.
Em uma modalidade de execução da presente invenção,os Pontos de Banda Larga podem ser conectados a Dispositivos Ethernetexistentes tais com um PC, utilizando cabos padronizados Ethernet comconectores RJ-45 em ambas as extremidades. Eles também podem serconectados a novos Dispositivos de Banda Larga utilizando cabos tão finosquanto os utilizados em telefonia, os quais apresentam um conector RJ-45 naextremidade do Ponto de Banda Larga e um conector muito menor, RJ-11, nolado do dispositivo.
De acordo com a presente invenção, o cabo UTPtransporta duas conexões Ethernet de 100 Mbit, cada uma delas requerendo doispares do cabo UTP. A conexão "Primária" é utilizada para o encadeamento deuma Passagem com Pontos Ativos. A conexão "Secundária" é utilizada para aconexão de um Ponto Ativo a Pontos Passivos adjacentes.
De acordo com a presente invenção, o Ponto Ativo deBanda Larga tem um PCB Eletrônico, com alguns poucos conectores Ethernet.
O Ponto Ativo de Banda Larga também se conecta aosPontos de Banda Larga "Passivos", através de uma conexão EthernetSecundária. Os Pontos de Banda Larga Passivos têm apenas ConectoresEthernet. Entretanto, a Alimentação-sobre-Ethernet (PoE) está localmenteinserida nos conectores de ambos os Pontos de Banda Larga Ativos e Passivos.
A vantagem da utilização da metodologia da presenteinvenção reside em um esquema de. simples concepção, que não requercapacidades de planejamento e que pode ser implementado por um Eletricista.Diagramas de rede não são necessários para a instalação ou manutenção.
As vantagens adicionais da presente invenção são:
Providenciai;, um esquéína que permita iniciar o trabalhocom poucos Pontos de Banda Larga, ao mesmo tempo assumindo que maisPontos possam ser inseridos se e quando necessário, sem requerer qualquercabeamento adicional.O esquema também permite a inclusão de maisalimentações DC à medida que a carga dos Dispositivos de Banda Largaaumenta.
Fazer uma infraestrutura robusta e à prova de falhas que,ao contrário das infraestruturas elétricas, pode tolerar o corte de um cabo, ou umafalha de um Ponto de Banda Larga.
Permitir que Dispositivos de Banda Larga tenhamconectores e cabos tão finos quanto os utilizados em telefones normais.
A descrição acima está incluída para ilustrar asmodalidades preferidas de execução da presente invenção e não devem limitar oescopo da invenção. Os experimentados na arte irão reconhecer modificações emodalidades de execução adicionais e será aparente que qualquer modificaçãoou variação pode ser executadja sem desviar do escopo ou da inovação dapresente invenção.
ÍNDICE DE TERMOS
(Termos em itálico são específicos desta invenção)
48V DC
Voltagem DC normalmente utilizada em infraestruturas detelefonia e telecomunicações para alimentar equipamentos. Durante uma falta deenergia a mesma voltagem é fornecida por um banco de baterias de 48V.
AC - Corrente Alternada
Utilizada para suprir eletricidade para casas e escritóriosAo contrário da voltagem DC (Corrente Contínua), a polaridade da corrente ACalterna em cada fio 50 ciclos por segundo (60 nos EUA).
Ponto Ativo de Banda LargaTem eletrônica de Comutação "ativa" dentro dele. Aeletrônica de Comutação está conectada a Conectores Ethernet, bem como, acabos UTP em ambos os lados do Ponto de Banda Larga.
ADSL - Linha Digital Assimétrica de Assinante
Uma tecnologia que permite a utilização de linhastelefônicas existentes para a transmissão de dados digitais com taxa de 2Mbit/sec ou maior.
Canaleta
Termo utilizado para uma pequena Caixa & Tampa (3/4de polegada ou menor), que é essencialmente mantida ao nível do rodapé de umambiente. Desta forma ela tem a aparência de uma "canaleta" no topo do rodapé.
Banda Larga
Um termo utilizado para indicar linhas de dados digitaisque são capazes de transmitir canais de TV ao vivo.
Dispositivos de Banda Larga
Da mesma forma como Dispositivos Elétricos, estespodem ser conectados em um Ponto de Banda Larga, e proporcionar interfacesdigitais de áudio/vídeo.
Ponto de Banda Larga
Da mesma forma como um Ponto Elétrico, estedisponibiliza conectores Ethernet que permitem que Dispositivos de Banda Largasejam nele conectados. Também permite que alguns dispositivos sejamalimentados através da energia modesta disponível no próprio conector.
Gerenciador de CabosConsiste de uma guia vertical e transparente para cabos,aplicada acima de um Ponto de Banda Larga, e permite que cabos Ethernet eElétricos sejam suportados de tal forma que não caiam ao chão.
Caixas & Tampas
Utilizadas pára ocultar o cabeamento tradicional UTP e ocabeamento Elétrico. As Caixas acomodam os cabos e são fixadas nas paredescom a utilização de pregos. As Tampas são encaixadas manualmente no topo dasCaixas, para ocultar os cabos e para prevenir que eles caiam ao chão.
Tira de Conexão
Consiste de uma tira estreita PCB, quase tão larga quantoo Ponto de Banda Larga. Ela apresenta um conector central na parte posteriorque permite que ela seja conectada a um PCB Ativo ou Passivo. Na parte frontalela apresenta 10 terminais em cada um (^os lados. Um cabo UTP de 5 pares(contendo 10 fios) pode ser terminado em urri dos lados da tira.
DC - Corrente Contínua
É a eletricidade fornecida por baterias, requerida portodos os PCBs eletrônicos. A energia elétrica AC fornecida a recintos deve serconvertida para energia elétrica DC antes que ela possa alimentar quaisquerPCBs eletrônicos.
Passagem Dupla
Proporciona redundância, com dois PCBs de Passagem.Cada recinto está agora duplamente'conectado^a cada PCB. Neste caso, mesmoque um PCB apresente falhas, a conexão Ethernet do outro continua disponível.
Condutor de Aterramento
É um fio que permite a drenagem de uma corrente para a"terra", e conseqüentemente proporciona segurança. O condutor de aterramento énormalmente conectado através do corpo metálico de um dispositivo ao pinomaior de um plugue elétrico de três fios.
Ponto Elétrico
De modo semelhante ao Ponto de Banda Larga, o PontoElétrico também é colocado no elo em Canaleta ao nível do rodapé, e apresentaalguns poucos conectores Elétricos. Ele está convenientemente localizadoadjacente a um Ponto de Banda Larga.
Ethernet
É um protocolo que define como os pacotes de dadosbrutos fluem em uma ligação de rede. A ligação de rede pode utilizar caboscoaxiais, fios trançados ou fibras ópticas. O protocolo Ethernet permite que umaRede de Área Local (LAN) seja instalada para conectar PCs e outros dispositivosEthernet (tais como impressoras). Atualménte o protocolo Ethernet está sendoutilizado mundialmente em Redes de Banda Larga para a conexão dedispositivos.
Passagem (Gateway)
Uma Passagem serve como um ponto de demarcaçãoentre uma rede de Banda Larga e uma Rede de Área Local (LAN) em umRecinto(s). Ela tem um Firewall para proporcionar segurança a recintos bem comoà rede de Banda Larga, e incorpora facilidades de tradução de endereços, deendereços particulares dentro dos recintos para endereços globais da Rede deBanda Larga.
Fonte de Alimentação com Inversor
Similar a uma UPS. Na falta de energia elétrica ela gerauma Corrente Alternada a partir de baterias, com o formato de uma ondaQuadrada ao invés de uma onda Senoidal (como a onda Senoidal disponível naalimentação elétrica principal). Ela requer em torno de 50 milisegundos paracomutar a partir da energia elétrica principal. Ela é, entretanto, muito maisrentável que uma UPS, e adequada para dispositivos de Banda Larga.
LAN - Rede de Área Local
Disponibiliza conectores Ethernet, para permitir que PCs eoutros dispositivos Ethernet comuniquem entre si. Isto é alcançadotradicionalmente através de um Comutador central, interligando cada conectorEthernet de um recinto através de um cabo Ethernet em separado.
Condutor Vivo
No cabeamento Elétrico, este condutor tem potencial de220V (ou 11OV) em relação ao terra, e pode portanto dar choques elétricos. Estecondutor é roteado através de um Interruptor ou MCB, de tal forma que umdispositivo possa ser isolado da corrente elétrica ativa.
MCB - Minidisjuntor de Circuitos
O dispositivo é utilizado para o roteamento do condutorVivo a um equipamento. Em caso de qualquer sobrecarga no equipamento, odispositivo "desarma", com. isto desconectando a corrente ativa. Ao contrário deum "fusível", um MCB pode ser resetado, depois que a sobrecarga for removida.
Condutor Neutro
Um dispositivo elétrico é conectado entre um condutorNeutro e um condutor Vivo. O condutor Neutro é geralmente seguro para sertocado, e tem o mesmo potencial do condutor Terra.
Ponto Passivo de Banda Larga
É um Ponto de Banda Larga de baixo custo, equipadocom Conectores Ethernet sem qualquer PCB e sem circuitos eletrônicos. Cadaconector Ethernet está diretamente conectado através de uma conexãoSecundária a um Ponto de Banda Larga Ativo adjacente. A PoE é, entretanto,injetada localmente nos Conectores Ethernet.
PCB - Placa de Circuito Impresso
É geralmente uma placa de cor Verde com componenteseletrônicos nela montados. Os componentes Eletrônicos e Conectores sãoconectados através das trilhas de cobre da placa. PCBs Passivos nãoapresentam componentes eletrônicos sofisticados.
PoE - Alimentação-sobre-Ethernet
O sistema original Ethernet utilizava um conector de 4pares para sinais, mas a alimentação não estava disponível nele. O novo padrãoPoE permite que uma alimentação de 48V (13 Watt) seja fornecida através dedois dos pares. O conector PoE deve sentir se ele está ou não conectado a umdispositivo que pode utilizar alimentação PoJE, antes de ligar a alimentação.
POTS - Sistema de Telefonia Antigo
É o velho e secular sistema de Telefonia, que permaneceessencialmente inalterado mesmo nos dias atuais. O termo POTS é utilizadosempre que um contraste tenha que ser feito com qualquer variante moderna.
Conexão Ethernet Primária
Ela utiliza os dois primeiros pares (par Azul e par Laranja)de um cabo UTP de quatro ou cinco pares. Estes dois pares podem transportarum sinal Ethernet de 100 Mbit, entre uma Passagem e um Ponto de Banda LargaAtivo, ou entre dois Pontos de Banda Larga.
RJ-11
É um conector pequeno de 2 ou 4 fios geralmenteencontrado em aparelhos de telefone. Ele é pequeno em tamanho e podeportanto ser embutido "fora de visão" dentro do próprio aparelho.RJ-45
É o conector padronizado de 8 fios utilizado para aconexão de dispositivos Ethernet. Ele é maior que o conector RJ-11. O conectorRJ-11 pode, entretanto, encaixar em um soquete RJ-45 e conectar aos 4 contatoscentrais.
Conexão Ethernet Secundária
Ela utiliza os dois segundos pares (par Verde e parMarrom) de um cabo UTP de quatro ou cinco pares. Estes dois pares podemtransportar um sinal Ethernet de 100 Mbit, de um Ponto de Banda Larga Ativo aum Ponto de Banda Larga Passivo adjacente.
STP - Protocolo de Controle de Árvore
É o protocolo tradicional utilizado em LANs Ethernet paraevitar que pacotes de dados circufem indefinidamente em um elo, o que podeacontecer em um cabeamento LAN. Ele, entretanto, impõe uma limitação nonúmero de comutadores que podem ser encadeados. Ele também leva algunsminutos para determinar conexões alternativas durante a falha de uma ligação oude um comutador.
UPS - Fonte de Alimentação Ininterrupta
Quando a energia elétrica AC principal falha, ela gerauma voltagem AC similar utilizando baterias. Uma UPS "online", além disso,sempre gera alimentação AC a partir de suas baterias (que são carregadassimultaneamente), para que não exista atraso de comutação quanào aalimentação falha. Estas características robustas de fornecimento também atornam dispendiosa em comparação com os Inversores.
USB - Barramento Serial Universal
É um padrão popular para a conexão de periféricos a umcomputador PC. O pequeno conector tem dois condutores para comunicaçãoserial e dois condutores para fornecer uma alimentação muito modesta de 5 Voltspara os periféricos. Ele pode ser adequado para pequenos dispositivos tais comomouses, teclados e pentes de memória.
Cabo UTP - Par de Cabos Trançados Universal
Consiste de um par de cabos que são trançados emconjunto. A um dos fios do par é dada uma cor específica, este é o fio do sinal; ooutro recebe a cor branca e é o fio de retorno de sinal. Um cabo pode transportarmúltiplos pares trançados, pois eles não provocam interferências de sinais em umdeterminado comprimento. O padrão UTP que é adequado para sinais Ethernetde 100 Mbit é denominado CAT-5.
VoIP - Voz sobre IP
Em sistemas tradicionais de telefonia POTS1 a voz étransportada como uma corrente analógica. Em telefonia digital, a voz éprimeiramente digitalizada e então transportada em pacotes. Estes pacotes estãono formato do Protocolo Internet (IP). O sistema VoIP permite, portanto,comunicação telefônica sobre uma LAN ou rede de Banda Larga.
WiFi-FideIidadesemFio
É o padrão popular que utiliza um espectro público semfio para que dispositivos WiFi acessem a Internet através de um Ponto de AcessoWiFi. O sistema permite uma largura de banda compartilhada de 50 Mbits emuma área pequena em torno de 50 metros.
WAN - Rede de Área Apipla
Enquanto que uma Rede de Área Local (LAN) se mantémdentro de um Recinto ou de um Prédio, uma rede WAN pode cobrir um campo oumesmo uma cidade.
Legenda das Figuras
Na Figura 10.2L: VivoN: NeutroE: TerraNa Figura 11.1L: VivoN: NeutroE: Terra
Na Figura 14
1.1: Porta Principal do Recinto1.2: Vista plana de um típico Recinto1.3: Ponto Elétrico-Banda Larga1.4: Parede com Elo em Canaleta

Claims (14)

1. MÉTODO PARA CABEAMENTO DE REDEELÉTRICA E DE REDE DE DADOS, caracterizado pelo fato de compreender asetapas de:prover o cabeamento em um recinto através de um pontode entrada;prover o cabeamento em cada um dos quartos ao nível dorodapé;prover o cabeamento que sai do mencionado recintoatravés do mencionado ponto de entrada;e no qual o mencionado cabeamento inclui pelo menosum ponto de banda larga, pelo menos um par de cabos Ethernet, pelo menos umpar de cabos elétricos formando um elo recursivo em canaleta possibilitando comisto a instalação de dispositivos Ethernet e elétricos em qualquer ponto e deacordo com as necessidades emergentes.
2. MÉTODO PARA CABEAMENTO DE REDEELÉTRICA E DE REDE DE DADOS de acordo com a Reivindicação 1.caracterizado pelo fato de que o mencionado elo recursivo em canaleta inclui pelomenos um Ponto de Banda Larga; o mencionado ponto de banda larga pode seraumentado para qualquer número formando com isto uma cadeia de pontos debanda larga, em uma base dentro-do-prazo, sem a necessidade de cabeamentosadicionais.
3. MÉTODO PARA CABEAMENTO DE REDEELÉTRICA E DE REDE DE DADOS de acordo com a Reivindicaçãocaracterizado pelo fato de que o mencionado ponto de banda larga inclui pelomenos um conector Alimentação-sobre-Ethernet; uma Placa de Circuito Impressopassiva (PCB) e um PCB ativo.
4. MÉTODO PARA CABEAMENTO DE REDEELÉTRICA E DE REDE DE DADOS de acordo com a Reivindicação 1,caracterizado pelo fato de que o mencionado cabo Ethernet é cortado no centrodo mencionado Ponto de Banda Larga, e as extremidades expostas do cabo sãoinseridas em terminais nos dois lados de uma "Tira de Conexão" a ser inserida nomencionado PCB Ativo ou Passivo.
5. MÉTODO PARA CABEAMENTO DE REDEELÉTRICA E DE REDE DE DADOS de acordo com a Reivindicação 1,caracterizado pelo fato de que o mencionado cabo Ethernet é simplesmentepassado através de um Ponto de Banda Larga postiço sem nenhum PCB ouquaisquer conectores.
6. MÉTODO PARA CABEAMENTO DE REDEELÉTRICA E DE REDE DE DADOS de acordo com a Reivindicação 4,caracterizado pelo fato de que o mencionado PCB Ativo suporta adicionalmente aseus próprios conectores Ethernet, pelo menos dois conectores em PCBsPassivos de dois Pontos de Banda Larga adjacentes, sem utilizar qualquer caboadicional para as conexões.
7. MÉTODO PARA CABEAMENTO DE REDEELÉTRICA E DE REDE DE DADOS de acordo com a Reivindicação 1,caracterizado pelo fato de que o mencionado cabo Ethernet adicionalmente incluium elo de 48V DC sendo alimentado por adaptadores DC conectados a um oumais Pontos de Banda Larga, para fornecer alimentação aos mencionadosconectores de Alimentação-sobre-Ethernet (PoE) e aos PCBs Ativos dos Pontosde Banda Larga.
8. MÉTODO PARA CABEAMENTO DE REDEELÉTRICA E DE REDE DE DADOS de acordo com a Reivindicação 1,caracterizado pelo fato de que o mencionado elo em canaleta adicionalmenteinclui um elo de alimentação AC, drenando alimentação do AC Principal do recintopara a alimentação de quaisquer conectores Elétricos adjacentes aos Pontos deBanda Larga através de um Minidisjuntor de Circuitos (MCB) ou de um Interruptor.
9. MÉTODO PARA CABEAMENTO DE REDEELÉTRICA E DE REDE DE DADOS de acordo com a Reivindicação 1,caracterizado pelo fato de que a mencionada cadeia de Pontos de Banda Larga éestendida e terminada em uma Passagem Dupla, localizada do lado de fora dorecinto, proporcionando com isto imunidade a falhas únicas de uma Passagem,de um Ponto de Banda Larga, ou de uma ligação a cabo.
10. MÉTODO PARA CABEAMENTO DE REDEELÉTRICA E DE REDE DE DADOS de acordo com a Reivindicação 7,caracterizado pelo fato de que a mencionada Passagem Dupla é alimentadaapenas pelos elos de 48V DC dos recintos, para manter a Passagem Dupla noestado "LIGADO" enquanto qualquer um de seus recintos também estiver noestado "LIGADO".
11. MÉTODO PARA CABEAMENTO DE REDEELÉTRICA E DE REDE DE DADOS de acordo com a Reivindicação 1,caracterizado pelo fato de que as mencionadas tomadas elétricas são montadasde cabeça para baixo para prevenir que os cabos Ethernet e os cabos elétricosvindos de dispositivos de mesa adjacentes fiquem dependurados no chão.
12. MÉTODO PARA CABEAMENTO DE REDEELÉTRICA E DE REDE DE DADOS de acordo com a Reivindicação 1,caracterizado pelo fato de que os mencionados cabos Ethernet e os caboselétricos são guiados a qualquer Ponto Ethernet utilizando um "gerenciador decabos" transparente.
13. MÉTODO PARA CABEAMENTO DE REDEELÉTRICA E DE REDE DE DADOS de acordo com qualquer uma dasReivindicações 1 a 12, caracterizado pelo fato de que o mencionado elo emcanaleta pode incluir apenas Pontos de Banda Larga alternantes tendo um PCBAtivo, com outros tendo PCBs Passivos corr) um ou dois Conectores Ethernet.
14. MÉTODO PARA CABEAMENTO DE REDEELÉTRICA E DE REDE DE DADOS de acordo com as Reivindicações 1 a 13,caracterizado pelo fato de que na inserção de cada ponto de banda larga, osPCBs Ativos e Passivos podem ser embaralhados com os Pontos de Banda Largapara preservar a seqüência alternante.
BRPI0617081-1A 2005-09-05 2006-09-04 método para cabeamento de rede elétrica e de rede de dados BRPI0617081A2 (pt)

Applications Claiming Priority (3)

Application Number Priority Date Filing Date Title
IN1079MU2005 2005-09-05
IN1079/MUM/2005 2005-09-05
PCT/IN2006/000335 WO2007054962A2 (en) 2005-09-05 2006-09-04 A method for ethernet and electric power cabling

Publications (1)

Publication Number Publication Date
BRPI0617081A2 true BRPI0617081A2 (pt) 2011-03-15

Family

ID=38023677

Family Applications (1)

Application Number Title Priority Date Filing Date
BRPI0617081-1A BRPI0617081A2 (pt) 2005-09-05 2006-09-04 método para cabeamento de rede elétrica e de rede de dados

Country Status (6)

Country Link
US (1) US20080202808A1 (pt)
EP (1) EP1934874A2 (pt)
CN (1) CN101496323A (pt)
BR (1) BRPI0617081A2 (pt)
WO (1) WO2007054962A2 (pt)
ZA (1) ZA200802066B (pt)

Families Citing this family (4)

* Cited by examiner, † Cited by third party
Publication number Priority date Publication date Assignee Title
DE102009001177A1 (de) * 2009-02-26 2010-09-02 Robert Bosch Gmbh Sicherheitssystem mit Kontrolleinrichtung
EP3422506A1 (en) * 2009-08-06 2019-01-02 Corning Research & Development Corporation System for providing final drop in a living unit in a buidling
EP3768921A4 (en) * 2018-03-23 2021-12-29 Schlage Lock Company LLC Power and communication arrangements for an access control system
CN110492380B (zh) * 2019-08-08 2021-03-09 白涛 照明电路的扩容方法

Family Cites Families (10)

* Cited by examiner, † Cited by third party
Publication number Priority date Publication date Assignee Title
DE19627944C1 (de) * 1996-07-11 1997-07-24 Metz Albert Blumberger Tel Verkabelung für Gebäude und dergleichen
US6216406B1 (en) * 1997-06-09 2001-04-17 Herb Hauser Baseboard infrastructure system
US6115468A (en) * 1998-03-26 2000-09-05 Cisco Technology, Inc. Power feed for Ethernet telephones via Ethernet link
US6640308B1 (en) * 1999-04-16 2003-10-28 Invensys Systems, Inc. System and method of powering and communicating field ethernet device for an instrumentation and control using a single pair of powered ethernet wire
US7286556B1 (en) * 2000-12-29 2007-10-23 Nortel Networks Limited Local area network with electrochemical power source
WO2003001783A1 (en) * 2001-06-22 2003-01-03 Power-Linx, Inc. Hotel computer networking system
US7519000B2 (en) * 2002-01-30 2009-04-14 Panduit Corp. Systems and methods for managing a network
JP2003258690A (ja) * 2002-03-05 2003-09-12 Alps Electric Co Ltd 電力搬送用モデム
US7194639B2 (en) * 2003-06-30 2007-03-20 Tellabs Vienna, Inc. Power adapter and broadband line extender system and method
US20050125083A1 (en) * 2003-11-10 2005-06-09 Kiko Frederick J. Automation apparatus and methods

Also Published As

Publication number Publication date
ZA200802066B (en) 2009-10-28
CN101496323A (zh) 2009-07-29
EP1934874A2 (en) 2008-06-25
WO2007054962A3 (en) 2009-04-09
US20080202808A1 (en) 2008-08-28
WO2007054962A2 (en) 2007-05-18

Similar Documents

Publication Publication Date Title
KR101749649B1 (ko) 정보통신 리모델링용 공동주택 세대단자함 장치
ES2286823T3 (es) Cable multiproposito plano para montar en superficie.
US9716357B2 (en) Electric power connecting
US8415561B2 (en) Electrical enclosure
JP2002330506A (ja) 分電盤、ジャンクションボックス、アウトレットボックス、電気コード付きプラグ、アウトレットボックス用端子盤、テーブルタップ及び宅内ネットワークシステム
JP2005524957A (ja) 電力および/または通信信号を分配するための装置
BRPI0617081A2 (pt) método para cabeamento de rede elétrica e de rede de dados
KR102156205B1 (ko) 공동주택의 통신 단자함 시스템
US20040095956A1 (en) Telecommunications interface
JP2006262564A (ja) 光電変換アウトレット
JP2002078119A (ja) 埋め込み形分電盤と縦型分電盤ユニット
KR100343333B1 (ko) 주거용 세대 단자함
US8045565B1 (en) Method and apparatus for an environmentally hardened ethernet network system
KR20160122938A (ko) 다전원 통합분전반
KR200432664Y1 (ko) 세대 통신 단자함에 설치된 전력 소모 장비에 전원을공급하기 위한 장치
KR102051333B1 (ko) 플로어 시스템 박스의 커버 구조
Jew Data Center Telecommunications Cabling and TIA Standards
CN213094225U (zh) 一种用于智能家居的智慧主机
US11242985B2 (en) Light fixture with patch panel
JP2019050540A (ja) 有線通信の中継機器
KR200252776Y1 (ko) 전원공급부를 구비한 단자함 장치
JPS62107625A (ja) フリ−アクセスフロアの配線システム
CN115209671A (zh) 小型化网络通信机柜及安装方法
KR20030045431A (ko) 슬라이드 모빌 콘센트
KR20040001245A (ko) 외부 판넬에 홈네트워크 장비 연결용 인입 및 인출단자를갖는 세대단자함

Legal Events

Date Code Title Description
B11A Dismissal acc. art.33 of ipl - examination not requested within 36 months of filing
B11Y Definitive dismissal - extension of time limit for request of examination expired [chapter 11.1.1 patent gazette]
B15K Others concerning applications: alteration of classification

Ipc: H04L 12/28 (2006.01), H04L 12/10 (2006.01)