BRPI0616508A2 - gerador de vapor para a geração de vapor em uma caldeira de tubo de água - Google Patents

gerador de vapor para a geração de vapor em uma caldeira de tubo de água Download PDF

Info

Publication number
BRPI0616508A2
BRPI0616508A2 BRPI0616508-7A BRPI0616508A BRPI0616508A2 BR PI0616508 A2 BRPI0616508 A2 BR PI0616508A2 BR PI0616508 A BRPI0616508 A BR PI0616508A BR PI0616508 A2 BRPI0616508 A2 BR PI0616508A2
Authority
BR
Brazil
Prior art keywords
angle
degrees
generator according
steam
indent
Prior art date
Application number
BRPI0616508-7A
Other languages
English (en)
Inventor
Edward Pritchard
Original Assignee
Edward Pritchard
Priority date (The priority date is an assumption and is not a legal conclusion. Google has not performed a legal analysis and makes no representation as to the accuracy of the date listed.)
Filing date
Publication date
Application filed by Edward Pritchard filed Critical Edward Pritchard
Publication of BRPI0616508A2 publication Critical patent/BRPI0616508A2/pt
Publication of BRPI0616508B1 publication Critical patent/BRPI0616508B1/pt

Links

Classifications

    • FMECHANICAL ENGINEERING; LIGHTING; HEATING; WEAPONS; BLASTING
    • F22STEAM GENERATION
    • F22BMETHODS OF STEAM GENERATION; STEAM BOILERS
    • F22B17/00Water-tube boilers of horizontally-inclined type, e.g. the water-tube sets being inclined slightly with respect to the horizontal plane
    • F22B17/02Water-tube boilers of horizontally-inclined type, e.g. the water-tube sets being inclined slightly with respect to the horizontal plane built-up from water-tube sets in abutting connection with two header boxes in common for all sets, e.g. with flat header boxes
    • F22B17/04Water-tube boilers of horizontally-inclined type, e.g. the water-tube sets being inclined slightly with respect to the horizontal plane built-up from water-tube sets in abutting connection with two header boxes in common for all sets, e.g. with flat header boxes the water-tube sets being inclined in opposite directions, e.g. crosswise
    • FMECHANICAL ENGINEERING; LIGHTING; HEATING; WEAPONS; BLASTING
    • F22STEAM GENERATION
    • F22BMETHODS OF STEAM GENERATION; STEAM BOILERS
    • F22B37/00Component parts or details of steam boilers
    • F22B37/02Component parts or details of steam boilers applicable to more than one kind or type of steam boiler
    • F22B37/10Water tubes; Accessories therefor
    • FMECHANICAL ENGINEERING; LIGHTING; HEATING; WEAPONS; BLASTING
    • F22STEAM GENERATION
    • F22BMETHODS OF STEAM GENERATION; STEAM BOILERS
    • F22B37/00Component parts or details of steam boilers
    • F22B37/02Component parts or details of steam boilers applicable to more than one kind or type of steam boiler
    • F22B37/26Steam-separating arrangements

Landscapes

  • Engineering & Computer Science (AREA)
  • Physics & Mathematics (AREA)
  • Thermal Sciences (AREA)
  • Mechanical Engineering (AREA)
  • General Engineering & Computer Science (AREA)
  • Heat-Exchange Devices With Radiators And Conduit Assemblies (AREA)
  • Drying Of Solid Materials (AREA)

Abstract

GERADOR DE VAPOR PAPA A GERAçAO DE VAPOR EM UMA CALDEIRA DE TUBO DE áGUA. Trata-se de um gerador de vapor para a geração de vapor em uma caldeira de tubo de água que tem primeiro e segundo travessões verticais (16, 18) em comunicação vedada com bancos de inclinação superior (12, 14) e inferior (13, 15) de tubos que se comunicam entre eles. Uma parte de extremidade dos tubos no banco superior (13, 15) muda para um ângulo de declinação para a sua comunicação com o travessão vertical (16). O ângulo de declinação propicia uma separação aumentada do vapor da água quente nos tubos.

Description

GERADOR DE VAPOR PARA A GERAÇÃO DE VAPOR EM UMACALDEIRA DE TUBO DE ÁGUA
ANTECEDENTES DA INVENÇÃO
1. Campo da Invenção
A invenção aqui apresentada e descrita refere-seaos geradores de vapor. Mais particularmente, o aparelho e ométodo de emprego aqui descritos referem-se a um desenhoaperfeiçoado para uma caldeira de tubo de água e gerador devapor que propicia a separação incrementada do vapor da águaresidual e intensifica a proteção dos tubos de água contrasuperaquecimento. O desenho inclinado singular com partes deextremidade curvas pode ser empregado em qualquer número decampos utilizando o vapor, incluindo motores a vapor, para oprocessamento de vapor, para o aquecimento de vapor, paraesterilizadores de hospital, para a maior parte das usinasde energia comerciais, para geradores nucleares utilizandocaldeiras a vapor, ou em qualquer aplicação onde o vapor éempregado.
2. Técnica Anterior
As caldeiras do estilo de tubo de água para ageração de vapor estão em uso há décadas e consistemgeralmente em caldeiras de tubo de água do estilo decirculação natural e do estilo submerso. As caldeiras detubo de água foram desenvolvidas para satisfazer a demandapara grandes quantidades de vapor a pressões e temperaturasque excedem em muito aquelas possíveis com as caldeiras detubo de fumaça.
As caldeiras de tubo de água têm um risco baixo deexplosão desastrosa em comparação às caldeiras de caixa dofogo ou às caldeiras de tubo de fumaça, e são poupadoras deespaço. Elas também promovem a elevação rápida de vapor e afacilidade de transporte. No entanto, as caldeiras de tubode água requerem que a água de alimentação deva sersubstancialmente pura e tratada de uma maneira especial paraproteger os tubos de vapor e podem requerer procedimentos demanutenção especiais por essa razão.
Por causa de sua segurança e grande capacidade deprodução para o vapor, as caldeiras de tubo de água sãoempregadas em produtos de motores a vapor para usinas deenergia nuclear e são consideradas como um desenhoespecialmente seguro para a geração de vapor em um sistemaacionado a vapor. Uma ampla variedade de tamanhos e desenhosde caldeiras de tubo de água é utilizada em estações deforça, em reatores nucleares, em navios e em fábricas.Desenhos bem conhecidos, tais como aqueles elaborados porBabcock e Wilcox, estão em uso há décadas e os elementosversados na técnica irão compreender o posicionamento e oemprego do dispositivo de tubo de água aqui incluído, emcomunicação apropriada com uma fonte de calor, para serutilizado em todas essas caldeiras.
0 aquecimento dos tubos de água de uma caldeira detubo de água ou gerador de vapor requer que o combustívelseja queimado dentro de uma fornalha, criando gás quente. Osgases quentes são comunicados aos tubos de água nas váriasmaneiras conhecidas no estado da técnica para aquecer a águanos tubos geradores de vapor.
As caldeiras de tubo de água submersas empregamgeralmente um meio para aquecer a água ou fluido no geradorde vapor. 0 calor de combustíveis fósseis, da energianuclear, de gás natural, ou de outras fontes, é comunicado aum banco inferior de tubos inclinados através de um primeirotravessão substancialmente vertical. 0 primeiro banco oubanco inferior dos tubos é inclinado comunicar o vaporatravés de uma pluralidade de travessões verticais. Em taiscaldeiras submersas, o banco inferior de tubos é submergidosubstancialmente na água aquecida que é comunicada doprimeiro travessão vertical. Cada um dentre o banco inferiorde tubos de comunica em uma extremidade inclinada com umsegundo travessão substancialmente vertical no qual o vaporse eleva no segundo travessão e a água retorna aoreservatório abaixo que alimenta o primeiro travessão.
Um banco superior de tubos que se comunicam com osegundo travessão acima da linha da água recebe o vaporcomunicado através do segundo travessão do banco inferior detubos, e comunica esse vapor através do banco superior detubos a um ângulo inclinado do segundo travessãosubstancialmente vertical de volta ao primeiro travessão. Umângulo de inclinação preferido para o primeiro e o segundobancos de tubos fica a um ângulo entre 11 e 15 graus em queum modo especialmente preferido atual é substancialmente de 12 graus.
Várias patentes, tal como a U.S. n° . 309.282,(Babbitt), descrevem tais geradores de vapor de tubo de águasubmersos convencionais e todos sofrem a separaçãoinadequada de água remanescente do vapor que foi comunicado ao banco superior de tubos. Dessa maneira, existe umanecessidade quanto a uma caldeira do estilo de tubo de águaou gerador de vapor aperfeiçoado que seque e separe a águado vapor. Tal dispositivo também deve minimizar o perigo desuperaquecimento dos tubos de água que danifica o aparelhoe, ao fazer isso, resulta em uma taxa de potência aumentadapara o dispositivo gerador de vapor. Tal dispositivo devefornecer o vapor para turbinas e algo do gênero, o qual ficasubstancialmente livre das gotas de água que podem danificarseriamente as pás da turbina.
DESCRIÇÃO RESUMIDA DA INVENÇÃO
O dispositivo e o método descritos de formação dodispositivo fornecem uma caldeira de tubo de água ou geradorde vapor aperfeiçoado, que supera as deficiências acimaobservadas da técnica anterior. 0 dispositivo descrito éapropriado para ser utilizado onde quer que dispositivosgeradores de vapor do tipo de tubo de água são.empregados emcombinação com uma fonte de calor adequadamente comunicadapara produzir vapor, quer seja um líquido ou um gás quecomunica o calor de uma fonte de calor à caldeira de tubo deágua.
O dispositivo compreende uma tubulação de água queé dividida em duas seções ou bancos. Uma seção inferiorcompreende uma pluralidade de tubos, cada um dos quais éangulado para cima a partir de uma primeira extremidade, quefica em acoplamento vedado com um primeiro travessãovertical. Cada tubo da pluralidade de tubos na seçãoinferior fica em acoplamento vedado na extremidade superior,com um segundo travessão substancialmente vertical. Em ummodo de emprego, o dispositivo fica em comunicação operativacom uma fonte de calor na forma de gases quentes de umafornalha. Em outros modos de emprego, o dispositivo pode serempregado com a seção inferior inteira do tubo, submersa naágua como uma caldeira de tubo de água submersa.
Em operação, a água aquecida é comunicada a umprimeiro travessão vertical e em seguida aos tubosinclinados da seção inferior de tubos. 0 vapor, e as partesmais quentes da água da seção inferior de tubos que alcançama passagem axial do segundo travessão vertical, irão seelevar naturalmente no segundo travessão onde sãocomunicados em seguida a um segundo banco de tubosinclinados em acoplamento vedado entre as cavidades axiaisdo segundo travessão e do primeiro travessão.
O segundo banco de tubos também é angulado paracima de um acoplamento de extremidade inferior com o segundotravessão a um acoplamento vedado superior da extremidadeoposta de cada tubo, com o primeiro travessão. O vapor e/oua água comunicada da seção inferior de tubo no segundotravessão é ali comunicada aos tubos que compõem o segundobanco de tubos inclinados onde se elevará naturalmente paraa extremidade superior do primeiro travessão.
Desse modo, o dispositivo compreende dois bancosde tubos, com todos os tubos do banco ou seção inferiorangulados para cima de uma respectiva extremidade inicial àsrespectivas extremidades de terminação no segundo travessão.Todos os tubos da pluralidade de tubos no banco superior sãoangulados para cima da extremidade inicial em comunicaçãovedada com o segundo travessão à sua terminação emacoplamento vedado com o primeiro travessão. 0 bancosuperior ou segundo banco atravessa a distância entre oprimeiro e o segundo travessões na direção oposta àquelas dobanco inferior.
Na realização preferida do dispositivo, na partede extremidade superior de cada membro de tubo do bancosuperior de tubos, adjacente a seus pontos de acoplamentoindividuais com o primeiro travessão, cada tubo é curvadopara ficar angulado para baixo ao seu acoplamento vedado como segundo travessão. Conseqüentemente, uma parte deextremidade superior de cada tubo no banco superior de tubosmuda a direção de um ângulo ascendente para um ângulodescendente imediatamente adjacente a um ponto deacoplamento vedado com o primeiro travessão.
Atualmente, essa mudança no ângulo dasextremidades superiores dos tubos que compõem o bancosuperior muda em torno da curva do ângulo ascendenteobservado para um ângulo de declinação. Um ângulo preferidoatual da inclinação ascendente é substancialmente de 12graus em relação ao segundo travessão substancialmenteperpendicular para um ângulo de declinação entre 20 e 30graus em que aproximadamente 25 graus é o ânguloespecialmente preferido em sua junção com o primeirotravessão substancialmente perpendicular.
Foi verificado que a mudança na direção queresulta em uma aproximação descendente ou de declinação daspartes de extremidade superior de tubos que compõem o bancosuperior de tubos propicia um aumento excelente naeficiência do dispositivo na separação da água do vapor quedeve ser comunicado da extremidade superior do primeirotravessão ao dispositivo que precisa do vapor. 0 vapor nastubulações dos tubos de inclinação do banco superior detubos se eleva naturalmente para o alto de cada tubo deinclinação. Conseqüentemente, no ponto da extremidadesuperior de cada tubo onde a direção ou o ângulo dos tubosmuda de uma inclinação a uma declinação para o segundotravessão, o vapor é separado e acelerado para o primeirotravessão em uma direção ascendente. A parte de água damistura que já se encontra na metade inferior de cada tubocontinua pela inclinação declinada dos tubos que entram noprimeiro travessão. Essa bifurcação do vapor e da águaatinge um grau extremamente elevado de separação do vapor daágua não atingido até o presente pelos tubos horizontaissimples ou em inclinação da técnica anterior.
Portanto, um objetivo da presente invençãoconsiste na apresentação de um componente de tubo de águapara uma caldeira de tubo de água que confere uma maioreficiência da caldeira e geração de vapor que pode serempregado em todos os tipos de caldeiras de tubo de águautilizando uma fonte de calor que gera vapor para energia.
Um objetivo adicional da presente invençãoconsiste no emprego de partes curvadas para baixo desubstancialmente todos os tubos superiores do componente detubo de água para obter uma maior separação do vaporcomunicado a um dispositivo que requer o mesmo, da água.Esses objetivos, junto com outros objetivos evantagens que ficam subseqüentemente aparentes, residem nosdetalhes da construção e da operação da invenção tal comodescrito e reivindicado mais amplamente em seguida, e éfeita referência aos desenhos anexos que formam uma parte damesma, nos quais as mesmas referências numéricas se referemàs mesmas partes em todos eles.
Com respeito ã descrição acima, antes de explicarpelo menos uma realização preferida da invenção em detalhes,deve ficar compreendido que a invenção não fica limitada emsua aplicação aos detalhes da construção e ao arranjo doscomponentes ou das etapas indicados na seguinte descrição ouilustrados nos desenhos. Os vários aparelhos e métodos dainvenção são passíveis de outras realizações e podem serpraticados e executados de várias maneiras que serão óbviasaos elementos versados na técnica uma vez eles revisem estadescrição. Além disso, deve ficar compreendido que afraseologia e a terminologia aqui empregadas são parafinalidades de descrição e não devem ser consideradas comolimitadoras.
Portanto, os elementos versados na técnicaapreciarão que o conceito no qual esta descrição é baseadapode ser utilizado imediatamente como uma base para odesenho de outros dispositivos, métodos e sistemas para aexecução de diversas finalidades do presente motor deflutuação. É importante, portanto, que os objetivos e asreivindicações sejam considerados como incluindo taisconstruções e metodologias equivalentes uma vez que não sedesviem do caráter e do âmbito da presente invenção. Outrosobjetivos da presente invenção serão apresentados naseguinte parte do relatório descritivo em que a descriçãodetalhada é para a finalidade de descrever integralmente ainvenção sem colocar limitações na mesma.BREVE DESCRIÇÃO DAS FIGURAS DOS DESENHOS
A Figura 1 ilustra uma vista do aparelho de tubode água aqui descrito mostrando a configuração aperfeiçoadapara ser utilizado em uma caldeira ou de tubo de água ougerador de vapor e adaptado para o acoplamento com uma fontede calor para gerar vapor.
A Figura 2 ilustra uma vista do dispositivo daFigura 1 empregado como uma caldeira de tubo de águasubmersa, mostrando ângulos de inclinação de ambos os bancosde tubos, e os ângulos descendentes especialmente preferidosdas partes de extremidade superior do segundo banco detubos. Também é mostrado o banco inferior submerso.
A Figura 3 ilustra a separação incrementada dovapor da água no fluxo de fluido quando a parte deextremidade superior dos tubos do banco superior se comunicaem um ângulo descendente em seu acoplamento com o primeirotravessão vertical.
DESCRIÇÃO DETALHADA DAS REALIZAÇÕES PREFERIDAS DODISPOSITIVO DESCRITO
Conforme ilustrado nas Figuras 1-3, o presentedispositivo 10 forma uma caldeira de tubo de água ou geradorde vapor que é adaptado para o acoplamento operativo com umafonte de calor tal como uma fornalha convencional ou outrosmeios para uma comunicação de calor ao dispositivo 10. 0dispositivo 10 com a separação incrementada acima mencionadada água e do vapor irá propiciar uma melhoria significativaquando utilizado em qualquer tipo de caldeira de tubo deágua em relação à técnica anterior. O dispositivo 10 éadaptado para mais montagem em comunicação operativa com afonte de calor escolhida para gerar vapor e compreende umapluralidade de tubos 12 e 13 para a comunicação de vapor eágua através do dispositivo. As duas pluralidades eminclinação de tubos 12 e 13 são formadas em dois bancosdistintos.
Um banco inferior 14 caracteriza uma pluralidadede tubos 12 que no modo atual são substancialmente paralelosentre si, e tem uma capacidade de fluido suficiente para afinalidade pretendida. Cada um dos tubos 12 do bancoinferior 14 é angulado para cima a um ângulo de inclinação"C" de uma primeira extremidade inferior que fica emacoplamento vedado com um primeiro travessão vertical 16.
Cada tubo da pluralidade de tubos 12 no banco inferior 14prossegue rumo a um acoplamento vedado em uma extremidadesuperior, com um segundo travessão substancialmente vertical18. O primeiro e o segundo travessões verticais 16 e 18 nomodo preferido atual do dispositivo 10 são substancialmenteperpendiculares a uma superfície de suporte de nível, eparalelos; no entanto, é previsto que outros ângulos para ostravessões verticais 16 e 18 em relação à superfície desuporte, e entre si, podem ser empregados.
O dispositivo tal como mostrado na Figura 2, em ummodo particularmente preferido, pode ser instalado como umgerador de vapor em uma configuração de caldeira do tipo detubo de água submersa com a seção inteira de tubo inferiorsubmersa na água abaixo do nível de água 19.
Na operação para a geração do vapor, a águaaquecida é comunicada ao primeiro travessão 16 e depoisdisso aos tubos inclinados 12 do banco inferior 14 em que ovapor e a parte mais quente da água do banco inferior quealcança o segundo travessão vertical 18 se elevaránaturalmente no segundo travessão 18. Esse vapor e água àalta temperatura são ali comunicados ao segundo banco oubanco superior 15 de tubos inclinados 13 onde prossegue paracima nos tubos inclinados 13 do segundo travessão 18 rumo aoprimeiro travessão 16.
O banco superior 15 de tubos 13 é angulado paracima a um ângulo de inclinação "D" de um primeiroacoplamento ou acoplamento de extremidade inferior com osegundo travessão 18 até um ponto de transição em uma curvae então para baixo até um acoplamento vedado em uma segundaextremidade com o primeiro travessão 16. O vapor e/ou a águacomunicado do banco inferior de tubos 14 no segundotravessão 18 é ali comunicada através da pluralidade detubos 13 do banco superior 15 onde se eleva para o segundoacoplamento de extremidade ao primeiro travessão 16.
Conforme observado, em um modo especialmentepreferido do dispositivo 10, que a experimentação mostrouque opera com maior eficiência, uma parte de extremidade decada tubo 13 do banco superior 15, de uma curva em um pontode transição adjacente a seus respectivos pontos deacoplamento individuais com o primeiro travessão 16, éangulada para baixo a um ângulo de declinação "A" de umponto curvo em cada tubo 13. Essa reversão no ângulo nasextremidades superiores dos tubos 13 do banco superior 15 dainclinação preferida observada para um ângulo de declinaçãoou passagem na parte de extremidade de cada tubo mostrou queacarreta resultados inesperados na separação de vapor e águae na eficiência do dispositivo 10. Atualmente, o ângulo deinclinação dos tubos 13 que resulta nos resultados maisfavoráveis quando combinado com o primeiro e o segundostravessões paralelos verticais 16 e 18 é substancialmente de12 graus em relação ao segundo travessão substancialmenteperpendicular 18. O ângulo de declinação da parte deextremidade entre a parte curva e a segunda extremidadetrabalha muito bem substancialmente a 25 graus do travessãopara o acoplamento vedado com o primeiro travessãosubstancialmente perpendicular 16.
Essa maior eficiência na separação do vapor daágua é obtida por um meio para a separação intensificada daágua do vapor que é carregado nos tubos superiores 13provida pela aproximação de declinação das partes deextremidade dos tubos 13 em seu acoplamento vedado à partesuperior do primeiro travessão 16. A separação incrementadado vapor e da água nos tubos 13 provida pela parte deextremidade de declinação do tubo 13 é fornecida pelo vaporque se eleva para o alto do tubo 13 e a água no fundo dostubos 13 é acelerada durante o declínio. O vapor nos tubos13 no acoplamento vedado ao travessão 16 já na partesuperior do tubo 13 é acelerado para cima rumo ao primeirotravessão 16 à medida que alcança o mesmo. A água, que já seencontra na metade inferior de cada tubo 13 devido a ummenor teor de calor e uma densidade maior, também éacelerada pela inclinação de declínio dos tubos 13 queentram no primeiro travessão 16. Devido ao fato que a água émais densa e é acelerada em um ângulo de velocidade dedeclínio, ela continua no ângulo descendente formado pelaspartes de extremidade dos tubos 13 e rumo ao primeirotravessão 16.
O ângulo de declinação das partes de extremidadedo banco superior de tubos 13 desse modo resulta em um vapormuito mais quente e mais seco sendo comunicado na partesuperior do primeiro travessão 16 e nas pás de uma turbina,ou para qualquer outra finalidade que requer vapor seco dealta pressão.
O método e os componentes mostrados nos desenhos eaqui descritos em detalhes representam arranjos de elementosde construção e configuração particulares para ilustrar asrealizações preferidas da estrutura da presente invenção.
Deve ficar compreendido, no entanto, que elementos deconstrução e configuração diferentes, e empregando etapas eprocedimentos do processo diferentes, e outros arranjos dosmesmos, com exceção daqueles ilustrados e descritos, podemser empregados para obter um gerador de vapor ou umacaldeira de tubo de água de acordo com o caráter da presenteinvenção.
Dessa maneira, embora a presente invenção tenhasido aqui descrita com referência às realizaçõesparticulares da mesma, uma latitude de modificações, váriasmudanças e substituições são pretendidas na descriçãoantecedente, e deve ser apreciado que em algum exemploalgumas características da invenção podem ser empregadas semum uso correspondente de outras características, sem que sedesvie do âmbito da invenção tal como determinado nasseguintes reivindicações. Todas essas mudanças, alternativase modificações tal como deve ocorrer aos elementos versadosna técnica são consideradas como enquadradas dentro doâmbito da presente invenção tal como definido amplamente nasreivindicações anexas.
Além disso, a finalidade do resumo da invenção aseguir, é permitir que a Repartição de Marcas e Patentes dosEstados Unidos e o público em geral, e especialmente oscientistas, engenheiros e profissionais no estado da técnicaquem não são familiarizados com patentes ou termos oufraseologia legal, determine rapidamente a partir de umabreve inspeção a natureza e a essência da descrição técnicado pedido. O resumo não se presta a definir a invenção dopedido, que é medida pelas reivindicações, nem se presta alimitar, no que se refere ao âmbito da invenção de nenhuma maneira.

Claims (15)

1. GERADOR DE VAPOR PARA A GERAÇÃO DE VAPOR EMUMA CALDEIRA DE TUBO DE ÁGUA, caracterizado pelo fato decompreender:um primeiro travessão substancialmente vertical quetem uma trajetória axial vedada adaptada para uma comunicaçãocom uma fonte de água aquecida;um segundo travessão vertical espaçado a umadistância do dito primeiro travessão e definindo uma aberturaentre eles, sendo que o dito segundo travessão em verticaltem uma passagem axial vedada;uma primeira pluralidade de tubos que têm passagensinteriores, se comunicando em acoplamento vedado entre a ditatrajetória axial e a dita passagem axial;em que a dita primeira pluralidade de tubos formaum banco inferior, e cada um dos ditos tubos do dito bancoinferior tem um ângulo de inclinação de um ponto inferior deacoplamento com o dito primeiro travessão vertical a um pontosuperior de acoplamento com o dito segundo travessão;uma segunda pluralidade de tubos que têm condutosaxiais através dos mesmos que se comunicam em acoplamentovedado entre a dita passagem axial e a dita trajetória axial;em que a dita segunda pluralidade de tubos forma umbanco superior, e cada tubo da dita segunda pluralidade detubos se comunicam a um ângulo de inclinação de uma primeiraextremidade acoplada ao dito segundo travessão vertical a umponto de transição, adjacente ao dito primeiro travessãovertical;uma parte de extremidade de cada um dos ditos tubosdo dito banco superior entre o dito ponto de transição e umacoplamento dos ditos tubos com o dito primeiro travessãovertical; ea dita parte de extremidade tem um ângulogeralmente em declínio do dito ponto de transição ao ditoacoplamento com o dito primeiro travessão vertical.
2. GERADOR DE VAPOR,de acordo com a reivindicação-1, caracterizado pelo fato de compreender adicionalmente:o dito ângulo de declinação fornece o meio paraacelerar a dita água para uma parte inferior da dita passagemaxial e a dita água desse modo separada do dito vapor écomunicada à dita passagem axial.
3. GERADOR DE VAPOR,de acordo com a reivindicação-2, caracterizado pelo fato de compreender adicionalmente:uma extremidade superior da dita passagem axialadaptada para a comunicação do dito vapor a um mecanismoacionado a vapor.
4. GERADOR DE VAPOR, de acordo com areivindicação 1, caracterizado pelo fato de que:o dito ângulo de declinação fica compreendido entree 3 0 graus.
5. GERADOR DE VAPOR, de acordo com areivindicação 2, caracterizado pelo fato de que:o dito ângulo de declinação fica compreendido entree 30 graus.
6. GERADOR DE VAPOR, de acordo com areivindicação 3, caracterizado pelo fato de que:o dito ângulo de declinação fica compreendido entre-20 e 30 graus.
7. GERADOR DE VAPOR, de acordo com areivindicação 4, caracterizado pelo fato de que:o dito ângulo de inclinação é um ângulo que ficacompreendido entre 11 e 15 graus; eo dito ângulo de declinação fica compreendido entre-11 e 15 graus.
8. GERADOR DE VAPOR, de acordo com areivindicação 5, caracterizado pelo fato de que:o dito ângulo de inclinação é um ângulo que ficacompreendido entre 11 e 15 graus; eo dito ângulo de declinação fica compreendido entre-20 e 30 graus.
9. GERADOR DE VAPOR, de acordo com areivindicação 6, caracterizado pelo fato de que:o dito ângulo de inclinação é um ângulo que ficacompreendido entre 11 e 15 graus; eo dito ângulo de declinação fica compreendido entre-11 e 15 graus.
10. GERADOR DE VAPOR, de acordo com areivindicação 7, caracterizado pelo fato de que:o dito ângulo de inclinação é um ângulo que ésubstancialmente de 12 graus; eo dito ângulo de declinação é substancialmente de-12 graus.
11. GERADOR DE VAPOR, de acordo com areivindicação 8, caracterizado pelo fato de que:o dito ângulo de inclinação é um ângulo que ésubstancialmente de 12 graus; eo dito ângulo de declinação é substancialmente de-12 graus.
12. GERADOR DE VAPOR, de acordo com areivindicação 9, caracterizado pelo fato de que:o dito ângulo de inclinação é um ângulo que ésubstancialmente de 12 graus; eo dito ângulo de declinação é substancialmente de-12 graus.
13. GERADOR DE VAPOR,de acordo com a reivindicação-10, caracterizado pelo fato de que:o dito ângulo de declinação é substancialmente degraus.
14. GERADOR DE VAPOR, de acordo com areivindicação 11, caracterizado pelo fato de que:o dito ângulo de declinação é substancialmente de 25 graus.
15. GERADOR DE VAPOR, de acordo com areivindicação 12, caracterizado pelo fato de que:o dito ângulo de declinação é substancialmente de 25 graus.
BRPI0616508A 2005-09-23 2006-09-22 gerador de vapor para a geração de vapor em uma caldeira de tubo de água BRPI0616508B1 (pt)

Applications Claiming Priority (3)

Application Number Priority Date Filing Date Title
US72021005P 2005-09-23 2005-09-23
US60/720,210 2005-09-23
PCT/IB2006/002620 WO2007034306A1 (en) 2005-09-23 2006-09-22 Water tube boiler

Publications (2)

Publication Number Publication Date
BRPI0616508A2 true BRPI0616508A2 (pt) 2011-06-21
BRPI0616508B1 BRPI0616508B1 (pt) 2018-12-26

Family

ID=37888586

Family Applications (1)

Application Number Title Priority Date Filing Date
BRPI0616508A BRPI0616508B1 (pt) 2005-09-23 2006-09-22 gerador de vapor para a geração de vapor em uma caldeira de tubo de água

Country Status (7)

Country Link
US (1) US7412946B1 (pt)
EP (1) EP1929205B1 (pt)
CN (1) CN100572912C (pt)
AU (1) AU2006293599C1 (pt)
BR (1) BRPI0616508B1 (pt)
PL (1) PL1929205T3 (pt)
WO (1) WO2007034306A1 (pt)

Families Citing this family (3)

* Cited by examiner, † Cited by third party
Publication number Priority date Publication date Assignee Title
US20170010053A1 (en) * 2015-07-09 2017-01-12 Alstom Technology Ltd Tube arrangement in a once-through horizontal evaporator
EP3296523A1 (de) * 2016-09-20 2018-03-21 Siemens Aktiengesellschaft Anordnung zur aufteilung eines massenstroms in zwei teilmassenströme
KR102032174B1 (ko) * 2017-01-26 2019-10-15 엘지전자 주식회사 스팀발생장치 및 이를 포함하는 조리기기

Family Cites Families (23)

* Cited by examiner, † Cited by third party
Publication number Priority date Publication date Assignee Title
US65042A (en) 1867-05-28 Improvement in steam generators
US335697A (en) * 1886-02-09 hartley
US1304499A (en) * 1919-05-20 Charlotta i
US309282A (en) 1884-12-16 babbitt
GB131827A (pt) * 1900-01-01
USRE21772E (en) * 1941-04-15 Boiler and the like
US469810A (en) 1892-03-01 Water ttjbe boiler
US768178A (en) 1903-11-17 1904-08-23 Gustaf Hok Steam-boiler.
US855934A (en) * 1906-09-10 1907-06-04 Elmer E Carr Steam-boiler.
US1080613A (en) * 1912-04-03 1913-12-09 Babcock & Wilcox Co Water-tube boiler.
US1132036A (en) * 1914-12-26 1915-03-16 Babcock & Wilcox Co Steam-generator.
US1184977A (en) * 1915-08-06 1916-05-30 Edward C Meier Multiple-horizontal-unit boiler.
US1343824A (en) * 1917-03-13 1920-06-15 Horiuchi Hirosuke Water-tube boiler
US1411327A (en) 1920-04-30 1922-04-04 Joseph J Duffy Boiler
US1468666A (en) 1922-05-08 1923-09-25 Glenville J G Lacey Vertical water-tube boiler
GB227688A (en) * 1924-04-17 1925-01-22 Albert Stewart Tresilian Improvements relating to water tube boilers
US1917533A (en) * 1931-01-09 1933-07-11 Babcock & Wilcox Co Water tube boiler
GB371076A (en) * 1931-02-06 1932-04-21 Babcock & Wilcox Co Improvements in water tube steam boilers
US2064098A (en) * 1934-05-21 1936-12-15 Comb Eng Co Inc Boiler and furnace installation
US2255086A (en) * 1938-09-14 1941-09-09 Babcock & Wilcox Co Fluid heat exchange apparatus
US3696794A (en) * 1971-02-04 1972-10-10 Michael I Kearns Steam generating apparatus
CN2054145U (zh) * 1989-07-28 1990-03-07 湘潭市锅炉厂 炉膛横截面温度均布的沸腾锅炉
DE4120251C2 (de) * 1991-06-19 1993-12-02 Rational Groskuechentechnik Se Wasserrohr-Wärmetauscher mit geneigten Rohren

Also Published As

Publication number Publication date
AU2006293599A1 (en) 2007-03-29
US7412946B1 (en) 2008-08-19
EP1929205A1 (en) 2008-06-11
BRPI0616508B1 (pt) 2018-12-26
CN100572912C (zh) 2009-12-23
EP1929205B1 (en) 2015-07-01
EP1929205A4 (en) 2014-05-07
US20080184944A1 (en) 2008-08-07
AU2006293599C1 (en) 2011-01-27
CN101268306A (zh) 2008-09-17
AU2006293599B2 (en) 2010-06-17
PL1929205T3 (pl) 2015-12-31
WO2007034306A1 (en) 2007-03-29

Similar Documents

Publication Publication Date Title
ES2413929A2 (es) Paneles receptores solares
ES2467667T3 (es) Intercambiador de calor para la generación de vapor para una central térmica solar
BR102014005862A2 (pt) Pequeno gerador de vapor de água de tubo direto supercrítico
ES2839130T3 (es) Serpentín de evaporador supercrítico de tubos vertical de un solo paso para un HRSG
TW201040463A (en) Once through evaporator
US20100089060A1 (en) Hybrid power facilities
EA201650094A1 (ru) Система пассивного отвода тепла из водоводяного энергетического реактора через парогенератор
BRPI0616508A2 (pt) gerador de vapor para a geração de vapor em uma caldeira de tubo de água
Nisha et al. Direct steam generation in parabolic trough solar collector: analytical modelling for prediction of flow pattern
PT2009091816Y (pt) Permutador de calor
MX9303183A (es) Unidad de intercambiador de calor para generador de vapor de recuperacion de calor
JP5225469B2 (ja) 貫流ボイラ
CN102537932B (zh) 200mw小旁路卧式u形管高压给水加热器及加热方法
SE1251238A1 (sv) Energilager
US20100089059A1 (en) Hybrid Power Facilities
WO2018050075A1 (zh) 太阳能集热器
WO2018050076A1 (zh) 用于太阳能集热器的集热装置
ES2701232T3 (es) Receptor solar central de concentración
WO2013168074A1 (en) Concentration solar thermodynamic plant
RU2336466C2 (ru) Способ подогрева воды для отопления и установка для его осуществления
ES2047271T3 (es) Sistema de generacion de vapor de agua.
BR112016007789B1 (pt) Dispositivo térmico, uso de um dispositivo térmico, e, método para aquecer um meio de transferência de calor
CN102759199A (zh) 用于槽式太阳能光热发电的蛇管换热蒸发系统
CN103680645A (zh) 汽水分离再热器以及原子能发电设备
RU2752410C2 (ru) Секция модулей вертикального парогенератора

Legal Events

Date Code Title Description
B09A Decision: intention to grant [chapter 9.1 patent gazette]
B16A Patent or certificate of addition of invention granted [chapter 16.1 patent gazette]

Free format text: PRAZO DE VALIDADE: 10 (DEZ) ANOS CONTADOS A PARTIR DE 26/12/2018, OBSERVADAS AS CONDICOES LEGAIS.

B21F Lapse acc. art. 78, item iv - on non-payment of the annual fees in time

Free format text: REFERENTE A 14A ANUIDADE.

B24D Patent annual fee: restoration after fee payment