BRPI0614381A2 - dispositivo de iontoforese - Google Patents

dispositivo de iontoforese Download PDF

Info

Publication number
BRPI0614381A2
BRPI0614381A2 BRPI0614381-4A BRPI0614381A BRPI0614381A2 BR PI0614381 A2 BRPI0614381 A2 BR PI0614381A2 BR PI0614381 A BRPI0614381 A BR PI0614381A BR PI0614381 A2 BRPI0614381 A2 BR PI0614381A2
Authority
BR
Brazil
Prior art keywords
electrically conductive
working electrode
ion
drug
electrolyte solution
Prior art date
Application number
BRPI0614381-4A
Other languages
English (en)
Inventor
Mizuo Nakayama
Takehiko Matsumura
Hidero Akiyama
Akihiko Matsumura
Original Assignee
Tti Ellebeau Inc
Priority date (The priority date is an assumption and is not a legal conclusion. Google has not performed a legal analysis and makes no representation as to the accuracy of the date listed.)
Filing date
Publication date
Application filed by Tti Ellebeau Inc filed Critical Tti Ellebeau Inc
Publication of BRPI0614381A2 publication Critical patent/BRPI0614381A2/pt

Links

Classifications

    • AHUMAN NECESSITIES
    • A61MEDICAL OR VETERINARY SCIENCE; HYGIENE
    • A61NELECTROTHERAPY; MAGNETOTHERAPY; RADIATION THERAPY; ULTRASOUND THERAPY
    • A61N1/00Electrotherapy; Circuits therefor
    • A61N1/18Applying electric currents by contact electrodes
    • A61N1/20Applying electric currents by contact electrodes continuous direct currents
    • A61N1/30Apparatus for iontophoresis, i.e. transfer of media in ionic state by an electromotoric force into the body, or cataphoresis

Landscapes

  • Health & Medical Sciences (AREA)
  • Engineering & Computer Science (AREA)
  • Biomedical Technology (AREA)
  • Nuclear Medicine, Radiotherapy & Molecular Imaging (AREA)
  • Radiology & Medical Imaging (AREA)
  • Life Sciences & Earth Sciences (AREA)
  • Animal Behavior & Ethology (AREA)
  • General Health & Medical Sciences (AREA)
  • Public Health (AREA)
  • Veterinary Medicine (AREA)
  • Electrotherapy Devices (AREA)

Abstract

DISPOSITIVO DE IONTOFORESE. A presente invenção refere-se a um dispositivo de iontoforese do tipo de pastilha (10) que compreende um conjunto de eletrodo de trabalho (12), um conjunto de eletrodo não de trabalho, uma fonte de energia elétrica CC (16) e um cordão eletricamente condutor (62) para conectar o conjunto de eletrodo de trabalho (12) e o conjunto de eletrodo não de trabalho dispos- tos sobre uma cinta de acoplamento (54) para acoplar o conjunto de eletrodo de trabalho (12) e o conjunto de eletrodo não de trabalho (14), um dispositivo de ajuste de valor de corrente (70) estando provido com um resistor elétrico (72) em paralelo com o cordão eletricamente condutor (62), um conector (74) estando preso em porções arbitrárias do resistor elétrico (71) e do cordão eletricamente condutor (62) quando do ajuste de um valor de CC de modo que o resistor e o cordão ficam conectados um no outro, e um filme isolante (75A) estando provido com o conector (74) preso na cinta de acoplamento (54) com o auxílio de uma camada de adesivo (75B).

Description

Relatório Descritivo da Patente de Invenção para "DISPOSITIVO DE IONTOFORESE".
CAMPO DA TÉCNICA
A presente invenção refere-se a um dispositivo de iontoforesepara administrar um íon de fármaco em um organismo.
ANTECEDENTES DA TÉCNICA
A iontoforese é um método para permear um fármaco para den-tro de um organismo da pele ou mucosa do organismo. A iontoforese incluium conjunto de eletrodo de trabalho que tem uma porção de contenção desolução de fármaco que contém uma solução de fármaco e um conjunto deeletrodo não de trabalho como um contra-eletrodo do conjunto de eletrodode trabalho. Uma voltagem que tem o mesmo tipo de condutividade que a-quela de um íon de fármaco na porção de contenção de solução de fármacoé aplicada no conjunto de eletrodo de trabalho em um estado onde a soluçãode fármaco é colocada em contato com a pele ou a mucosa para acionareletricamente o íon de fármaco de modo que o íon de fármaco seja transferi-do para dentro do organismo através da pele ou da mucosa do organismo.
Uma possível estrutura para cada um do conjunto de eletrodo detrabalho e do conjunto de eletrodo não de trabalho é uma estrutura do tipode pastilha (patch).
O termo "patch" convencionalmente refere-se a uma peça comotecido que tem adesividade em uma superfície que contém principalmenteuma substância tal como um fármaco ou um antígeno. A estrutura da pasti-lha pode ter algum grau de espessura, e a pastilha não tem adesividade emalguns casos.
Como descrito, por exemplo, na Patente JP 2002-532540 A,uma pastilha de nicotina que contém nicotina como um adjuvante antifumo éconhecida como um exemplo de tal pastilha. Além disso, como descrito naPatente JP 2005-510488 A, algumas pastilhas de absorção transdérmicasão utilizadas como fármacos anestésicas locais que utilizam o cloridrato demorfina e similares.
Em tal dispositivo de iontoforese como acima descrito, uma corrente suprida de uma fonte de energia elétrica CC deve ser ajustada depen-dendo das condições de um organismo no qual o conjunto de eletrodo detrabalho do tipo de pastilha ou o conjunto de eletrodo não de trabalho estápreso tal como a impedância da pele do organismo.
Além disso, a quantidade de corrente é desejavelmente ajustadade tal modo que um paciente não possa mudar a quantidade uma vez queum médico determinou a quantidade.
Por outro lado, os meios de ajuste de quantidade de corrente oumeios de determinação de quantidade de corrente convencionais tem umvolume tão grande que estes não podem ser providos para tal dispositivo deiontoforese do tipo de pastilha como acima descrito.
DESCRIÇÃO DA INVENÇÃO
Um objetivo da presente invenção é de constituir uma fonte deenergia elétrica CC em um dispositivo de iontoforese do tipo de pastilha detal modo que a fonte de energia elétrica CC tenha um tamanho pequeno e asua corrente não possa ser mudada uma vez que a quantidade foi ajustadapor um médico.
O objetivo acima pode ser conseguido pelas modalidades comoabaixo descrito.
(1) Um dispositivo de iontoforese do tipo de pastilha que inclui:um conjunto de eletrodo de trabalho e um conjunto de eletrodo não de traba-lho cada um utilizado para administrar um fármaco iônico por meio de ionto-forese; e uma fonte de energia elétrica CC conectada em um eletrodo detrabalho do conjunto de eletrodo de trabalho e um eletrodo não de trabalhodo conjunto de eletrodo não de trabalho com polaridades opostas, caracteri-zado pelo fato de que: o dispositivo ainda inclui um circuito eletricamentecondutor que inclui um cordão eletricamente condutor como filme providoentre a fonte de energia elétrica CC e pelo menos um do eletrodo de traba-lho do conjunto de eletrodo de trabalho e do eletrodo não de trabalho doconjunto de eletrodo não de trabalho; e um dispositivo de ajuste de valor decorrente capaz de ajustar irreversivelmente um valor de corrente da fonte deenergia elétrica CC por meio de um de comutação e bloqueio parcial do cir-cuito eletricamente condutor.
(2) O dispositivo de iontoforese do tipo de pastilha de acordocom o item (1) acima, caracterizado pelo fato de que: o dispositivo de ajustede valor de corrente inclui um resistor elétrico como filme e o cordão eletri-camente condutor dispostos em paralelo um com o outro e um conector co-mo filme preso de modo a conectar seletivamente uma porção arbitrária emuma direção longitudinal do resistor elétrico e uma porção arbitrária em umadireção longitudinal do cordão eletricamente condutor; uma extremidade nadireção longitudinal do resistor elétrico está eletricamente bloqueada; e aextremidade do cordão eletricamente condutor em um lado oposto à umaextremidade do resistor elétrico na direção longitudinal está eletricamentebloqueada.
(3) O dispositivo de iontoforese do tipo de pastilha de acordocom o item (1) acima, caracterizado pelo fato de que: uma parte ou a totali-dade do cordão eletricamente condutor no circuito eletricamente condutorem uma direção de condutividade elétrica é uma porção cortada; pelo menosdois tipos de cordões eletricamente condutores para ajustar capazes de se-rem presos na porção cortada e que tem diferentes valores de resistência oudiferentes quantidades de corrente são preparados; e os cordões eletrica-mente condutores são capazes de serem seletivamente presos como umaparte do circuito eletricamente condutor do eletrodo de trabalho para o ele-trodo não de trabalho.
(4) O dispositivo de iontoforese do tipo de pastilha de acordocom o item (3) acima, caracterizado pelo fato de que: os cordões eletrica-mente condutores para ajustar cada um inclui um filme composto de um ma-terial isolante, um filme metálico formado sobre uma superfície do filme, euma camada de adesivo provida sobre uma periferia do filme metálico sobrea superfície do filme.
(5) O dispositivo de iontoforese do tipo de pastilha de acordocom o item (4) acima, caracterizado pelo fato de que os pelo menos doistipos dos cordões eletricamente condutores para ajustar estão formados so-bre uma superfície do mesmo filme com uma camada de adesivo providasobre uma periferia de cada um dos cordões eletricamente condutores.
(6) O dispositivo de iontoforese do tipo de pastilha de acordocom o item (1) acima, caracterizado pelo fato de que o dispositivo de ajustede valor de corrente inclui pelo menos dois tipos de circuitos eletricamentecondutores que tem diferentes valores de resistência ou diferentes quantida-des de corrente, os circuitos eletricamente condutores estando dispostos emparalelo um com o outro, e um dispositivo de ajuste seletivo capaz de blo-quear a condução do cordão eletricamente condutor exceto para pelo menosum dos pelo menos dois tipos dos circuitos eletricamente condutores.
(7) O dispositivo de iontoforese do tipo de pastilha de acordocom o item (6) acima, caracterizado pelo fato de que o cordão eletricamentecondutor está composto de um filme metálico, e o dispositivo de ajuste sele-tivo tem um membro de puxar capaz de remover uma parte do filme metálicoem uma direção de corrente elétrica.
(8) O dispositivo de iontoforese do tipo de pastilha de acordocom o item (6) acima, caracterizado pelo fato de que os circuitos eletrica-mente condutores incluem diodos de corrente constante, respectivamente,que tem valores de corrente de controle diferentes um do outro.
(9) O dispositivo de iontoforese do tipo de pastilha de acordocom qualquer um dos itens (6) a (8) acima, caracterizado pelo fato de que:dois tipos dos circuitos eletricamente condutores são ajustados; e o disposi-tivo de ajuste seletivo é capaz de selecionar um de um modo para bloqueara condução de um dos dois tipos dos circuitos eletricamente condutores eum modo para não bloquear a condução de nenhum dos dois tipos dos cir-cuitos eletricamente condutores.
(10) O dispositivo de iontoforese do tipo de pastilha de acordocom qualquer um dos itens (1) a (9) acima, caracterizado pelo fato de que:uma porção de conexão como fita para acoplar e eletricamente conectar oconjunto de eletrodo de trabalho com o conjunto de eletrodo não de trabalhoestá provida; e o dispositivo de ajuste de valor de corrente está provido naporção de conexão como fita.
(11) O dispositivo de iontoforese do tipo de pastilha de acordocom qualquer um dos itens (1) a (10) acima, caracterizado pelo fato de que:o conjunto de eletrodo de trabalho inclui: um eletrodo de trabalho conectadona fonte de energia elétrica CC com a mesma polaridade que aquela de umíon carregado do fármaco iônico; uma porção de contenção de solução deeletrólito que contém uma solução de eletrólito, a porção de contenção desolução de eletrólito estando colocada sobre uma superfície dianteira do ele-trodo de trabalho; uma segunda membrana de troca de íons que selecionaum íon de uma polaridade oposta àquela do íon carregado do fármaco iôni-co, a segunda membrana de troca de íons estando colocada sobre uma su-perfície dianteira da porção de contenção de solução de eletrólito; uma por-ção de contenção de solução de fármaco que contém o fármaco iônico, aporção de contenção de solução de fármaco estando colocada sobre umasuperfície dianteira da segunda membrana de troca de íons; e uma primeiramembrana de troca de íons que seleciona um íon da mesma polaridade queaquela do íon carregado do fármaco iônico, a primeira membrana de trocade íons estando colocada sobre uma superfície dianteira da porção de con-tenção de solução de fármaco; e o conjunto de eletrodo não de trabalho in-clui: o eletrodo não de trabalho conectado na fonte de energia elétrica CCcom a polaridade oposta àquela do íon carregado do fármaco iônico; umasegunda porção de contenção de solução de eletrólito que contém uma se-gunda solução de eletrólito, a segunda porção de contenção de solução deeletrólito estando colocada sobre uma superfície dianteira do eletrodo não detrabalho; uma terceira membrana de troca de íons que seleciona um íon dapolaridade oposta àquela do íon carregado do fármaco iônico, a terceiramembrana de troca de íons estando colocada sobre uma superfície dianteirada segunda porção de contenção de solução de eletrólito; uma terceira por-ção de contenção de solução de eletrólito que contém uma terceira soluçãode eletrólito, a terceira porção de contenção de solução de eletrólito estandocolocada sobre uma superfície dianteira da terceira membrana de troca deíons; e uma quarta membrana de troca de íons que seleciona um íon da po-laridade oposta àquela do íon carregado do fármaco iônico, a quarta mem-brana de troca de íons estando colocada sobre uma superfície dianteira daterceira porção de contenção de solução de eletrólito.
BREVE DESCRIÇÃO DOS DESENHOS
figura 1 é uma vista plana que mostra um dispositivo de iontofo-rese do tipo de pastilha de acordo com uma primeira modalidade da presen-te invenção.
figura 2 é uma vista em corte ampliada feita ao longo da linha II-II da figura 1.
figura 3 é uma vista em corte ampliada feita ao longo da linha III-III da figura 1.
figura 4 é um diagrama de circuito quer mostra um sistema elé-trico no dispositivo de iontoforese do tipo de pastilha.
figura 5 é uma vista em corte ampliada que mostra uma parte deum dispositivo de ajuste de valor de corrente no dispositivo de iontoforese dotipo de pastilha.
figura 6 é uma vista em perspectiva que mostra uma porçãoprincipal de um dispositivo de iontoforese do tipo de pastilha de acordo comuma segunda modalidade da presente invenção.
figura 7 é uma vista em perspectiva ampliada que mostra umaparte do dispositivo de ajuste de valor de corrente.
figura 8 é uma vista em perspectiva que mostra uma porçãoprincipal de um dispositivo de iontoforese do tipo de pastilha de acordo comuma terceira modalidade da presente invenção.
figura 9 é uma vista em perspectiva ampliada que mostra umaparte do dispositivo de ajuste de valor de corrente.
figura 10 é uma vista em perspectiva que mostra uma porçãoprincipal de um dispositivo de iontoforese do tipo de pastilha de acordo comuma quarta modalidade da presente invenção.
MELHOR MODO PARA EXECUTAR A INVENÇÃO
Daqui em diante, o melhor modo para executar a presente in-venção será descrito com referência aos desenhos.
Como mostrado na figura 1, um dispositivo de iontoforese do tipode pastilha 10 de acordo com o melhor modo está constituído por um con-junto de eletrodo de trabalho 12 e um conjunto de eletrodo não de trabalho14 cada um utilizado para administrar um fármaco iônico, uma fonte de e-nergia elétrica CC 16 conectado nos conjuntos de eletrodo 12 e 14 com po-laridades opostas, um circuito eletricamente condutor 60 que inclui um cor-dão eletricamente condutor 62 para conectar eletricamente a fonte de ener-gia elétrica CC 16 e o conjunto de eletrodo não de trabalho 14, e um disposi-tivo de ajuste de valor de corrente 70 capaz de ajustar irreversivelmente umvalor de uma corrente da fonte de energia elétrica CC 16 que flui através docircuito eletricamente condutor 60.
A figura 2 mostra o corte do conjunto de eletrodo de trabalho 12.
O conjunto de eletrodo de trabalho 12 está constituído pela laminação de umeletrodo de trabalho 22, uma porção de contenção de solução de eletrólito24, uma segunda membrana de troca de íons 26, uma porção de contençãode solução de fármaco 28, e uma primeira membrana de troca de íons 30nesta ordem do lado inferior da figura 2 e a sua forma plana é um círculo de10 a 40 mm de diâmetro. Uma folha de adesivo tórica 20 está disposta sobrea superfície inferior na figura 2 da folha de base 18 de modo a circundar oeletrodo de trabalho 22 para a primeira membrana de troca de íons 30.
A folha de base 18 está de preferência constituída por um mate-rial de resina o qual é duro, isolante, e elástico tal como a resina PET (teref-talato de polietileno), e está adaptada para pressionar o eletrodo de trabalho22 na primeira membrana de troca de íons 30 contra a pele ou a mucosa deum organismo quando a folha 18 é empurrada com a folha de adesivo 20.
O eletrodo de trabalho 22 está desejavelmente constituído porum revestimento condutor aplicado na uma superfície da folha de base 18 emisturado com uma carga condutora não metálica tal como uma parte decarbono. O eletrodo de trabalho 22 pode estar constituído por uma placa decobre ou um filme fino metálico, mas um metal lavado da placa ou do filmefino pode transferir para um organismo quando da administração de um fár-maco. Portanto, o eletrodo de trabalho 22 é de preferência não metálico.
A porção de contenção de solução de eletrólito 24 está constitu-ída, por exemplo, por um revestimento eletrolítico aplicado no eletrodo detrabalho 22. O revestimento eletrolítico é um revestimento que contém umeletrólito, e exemplos de um eletrólito especificamente de preferência utiliza-do incluem: os agentes médicos tais como o ácido ascórbico (vitamina C) e oascorbato de sódio; e os ácidos orgânicos tais como o ácido láctico, o ácidooxálico, o ácido málico, o ácido succínico, e o ácido fumárico e/ou os seussais. A utilização de tal eletrólito pode suprimir a geração de um gás oxigênioou um gás hidrogênio. Além disso, a mistura de uma pluralidade de tipos deeletrólitos que servem como uma combinação de soluções de eletrólito tam-pão quando da dissolução em um solvente pode suprimir uma mudança empH durante a energização.
O revestimento eletrolítico é misturado com um polímero hidrofí-Iico tal como o álcool de polivinila, o ácido poliacrílico, a poliacrilamida, ou opolietileno glicol de modo a aperfeiçoar a propriedade de aplicação e a pro-priedade de formação de filme do revestimento, e é misturado com umaquantidade apropriada de solvente tal como a água, o etanol, ou o propanolpara ajustar a viscosidade do revestimento eletrolítico. O revestimento podeser misturado com um componente adicional apropriado tal como um espes-sante, um agente tixotrópico, um agente antiespumante, um pigmento, umsabor, ou um agente de coloração.
A segunda membrana de troca de íons 26 é formada pela apli-cação de um segundo revestimento de troca de íons na porção de conten-ção de solução de eletrólito 24.
O segundo revestimento de troca de íons é um revestimento quecontém uma resina de troca de íons na qual um grupo de troca de íons queutiliza um íon que tem um tipo de condutividade oposto àquela de um íon detroca na porção de contenção de solução de fármaco 28 a ser posteriormen-te descrita como um contra-íon é introduzida. No caso onde um fármaco cujocomponente de fármaco dissocia em íons de fármaco positivos é utilizada naporção de contenção de solução de fármaco 28, o revestimento é misturadocom uma resina de troca de ânions. Por outro lado, no caso onde um fárma-co cujo componente de fármaco dissocia em íons de fármaco negativos éutilizada, o revestimento é misturado com uma resina de troca cátions.A porção de contenção de solução de fármaco 28 está compostade um revestimento de fármaco aplicado na segunda membrana de troca deíons 26. O revestimento é um revestimento que contém um fármaco (incluin-do um precursor para o fármaco) cujo componente de fármaco dissocia emíons positivos ou negativos (íons de fármaco) como um resultado, por exem-plo, da dissolução em um solvente tal como a água. Exemplos de um fárma-co cujo componente de fármaco dissocia em íons positivos incluem o clori-drato de lidocaína como um fármaco anestésico e o cloridrato de morfinacomo um fármaco anestésico. Exemplos de um fármaco cujo componente defármaco dissocia em íons negativos incluem o ácido ascórbico como um a-gente de vitamina.
A primeira membrana de troca de íons 30 está formada de umprimeiro revestimento de troca de íons aplicado na porção de contenção desolução de fármaco 28. O primeiro revestimento de troca de íons é um re-vestimento que contém uma resina de troca de íons na qual um grupo detroca de íons que utiliza um íon que tem o mesmo tipo de condutividade queaquela do íon de fármaco na porção de contenção de solução de fármaco 28como um contra-íon é introduzida. No caso onde um fármaco cujo compo-nente de fármaco dissocia em íons de fármaco positivos/negativos é utiliza-da na porção de contenção de solução de fármaco 28, o revestimento é mis-turado com uma resina de troca de ânions/cátions.
Uma resina de troca de íons obtida pela introdução de um grupode troca de cátions (um grupo de troca que utiliza um cátion como um con-tra-íon) tal como um grupo sulfônico, um grupo carboxílico, ou um grupo fos-fórico em um polímero que tem uma estrutura e rede tridimensional tal comouma resina baseada em hidrocarboneto (por exemplo, uma resina de polies-tireno ou uma resina acrílica) ou uma resina baseada em flúor que tem umesqueleto de perfluorcarbono pode ser utilizada como a resina de troca decátions sem nenhuma limitação.
Uma resina de troca de íons obtida pela introdução de um grupode troca de ânions (um grupo de troca que utiliza um ânion como um contra-íon) tal como um grupo amino primário, um grupo amino secundário, umgrupo amino terciário, um grupo amino quaternário, um grupo de piridila, umgrupo de amidazol, um grupo de piridínio quaternário, ou um grupo de imida-zólio quaternário em um polímero que tem uma estrutura e rede tridimensio-nal similar àquela no caso da resina de troca de cátions pode ser utilizadacomo a resina de troca de ânions sem nenhuma limitação.
A figura 3 é uma vista ampliada que mostra que o conjunto deeletrodo não de trabalho 14 está constituído pela laminação de um eletrodonão de trabalho 32, uma segunda porção de contenção de solução de eletró-lito 34, uma terceira membrana de troca de íons 36, uma terceira porção decontenção de solução de eletrólito 38, e uma quarta membrana de troca deíons 40 dispostos no lado inferior da figura de uma folha de base não de tra-balho 19 similar à folha de base 18 nesta ordem e a sua forma plana é amesma que aquela do conjunto de eletrodo de trabalho 12.
O eletrodo não de trabalho 32 tem a mesma constituição queaquela do eletrodo de trabalho 22 no conjunto de eletrodo de trabalho 12, eas constituições e os componentes da segunda porção de contenção de so-lução de eletrólito 34 e da terceira porção de contenção de solução de ele-trólito 38 são as mesmas que aquelas para a porção de contenção de solu-ção de eletrólito 24.
A terceira membrana de troca de íons 36 está formada de umrevestimento de troca de íons aplicado na segunda porção de contenção desolução de eletrólito 34. O revestimento de troca de íons é o mesmo que oprimeiro revestimento de troca de íons do qual a primeira membrana de tro-ca de íons 30 está formada, e a terceira membrana de troca de íons 36 fun-ciona como uma membrana de troca de íons similar à primeira membrana detroca de íons 30.
A quarta membrana de troca de íons 40 está formada do mesmosegundo revestimento de troca de íons que aquele acima descrito aplicadona terceira porção de contenção de solução de eletrólito 38. A quarta mem-brana de troca de íons 40 funciona como uma membrana de troca de íonssimilar à segunda membrana de troca de íons 26.
Um terminal de eletrodo de trabalho 42 está disposto sobre asuperfície superior na figura 2 da folha de base 18 no conjunto de eletrodode trabalho 12, e uma condução é estabelecida entre o terminal de eletrodode trabalho 42 e o eletrodo de trabalho 22 do conjunto de eletrodo de traba-lho 12 através de um furo vazado disposto na folha de base 12.
Similarmente, um terminal de eletrodo não de trabalho 44 estádisposto sobre a superfície superior na figura 3 da folha de base não de tra-balho 19 no conjunto de eletrodo não de trabalho 14, e uma condução é es-tabelecida entre o terminal de eletrodo não de trabalho 44 e o eletrodo nãode trabalho 32 do conjunto de eletrodo não de trabalho 14 através de umfuro vazado formado na folha de base não de trabalho 19.
A fonte de energia elétrica CC 16 está disposta para cobrir o la-do superior do terminal de eletrodo de trabalho 42.
A fonte de energia elétrica CC 16 é constituída por uma bateriade botão 46 e uma resina de moldagem 50 composta de um material isolan-te para moldar integralmente a bateria de botão 46.
Como mostrado na figura 4 (um diagrama de circuito), o lado decatodo da bateria de botão 46 na fonte de energia elétrica CC 16 está conec-tado no terminal de eletrodo de trabalho 42, e o seu lado de catodo está co-nectado no terminal de eletrodo não de trabalho 44 no lado do conjunto deeletrodo não de trabalho 14 através do cordão eletricamente condutor 62.
O número de referência 54 na figura 1 denota uma cinta de aco-plamento composta, por exemplo, por um filme de PET para acoplar a folhade base 18 e a folha de base não de trabalho 19. O cordão eletricamentecondutor 62 está disposto ao longo da superfície de acoplamento 54.
O cordão eletricamente condutor 62 está composto de um filmemetálico formado sobre a cinta de acoplamento 54, e o dispositivo de ajustede valor de corrente 70 inclui um resistor elétrico como filme 72 disposto emparalelo com o cordão eletricamente condutor 62 e um conector 74 o qual écomposto de um filme metálico e pode ser preso em uma porção arbitráriaentre o cordão eletricamente condutor 62 e o resistor elétrico 72 disposto emparalelo de modo a conectar seletivamente o cordão eletricamente condutor-62 e o resistor elétrico 70 quando da fixação.Aqui, o cordão eletricamente condutor 62 está eletricamente blo-queado por ser cortado em uma extremidade no lado do conjunto de eletro-do não de trabalho 14. A extremidade do resistor 72 no lado do conjunto deeletrodo de trabalho 12 está similarmente eletricamente bloqueada, e a suaextremidade no lado oposto está conectada no cordão eletricamente condu-tor 62 no lado do eletrodo não de trabalho 44.
Como mostrado na figura 5, o conector 74 está composto de umfilme metálico formado sobre uma superfície de um filme isolante 75A. Umacamada de adesivo 75B está disposta em uma parte do filme isolante 75Aque circunda o conector 74. Quando o conector 74 está preso na cinta deacoplamento 54 de modo a cruzar o cordão eletricamente condutor 62 e oresistor elétrico 72 em uma porção arbitrária na direção longitudinal de cadaum do cordão e do resistor, a camada de adesivo 75B está presa não desta-cável em um estado onde a condução é estabelecida entre o cordão eletri-camente condutor 62 e o resistor elétrico 72 pelo conector 74. Mais ainda,um filme de cobertura isolante 75C que tem uma camada de adesivo estápreso para cobrir as porções expostas do cordão eletricamente condutor 62e do resistor elétrico 72 de modo que a camada de adesivo não possa serdestacada.
O valor de resistência de um circuito eletricamente condutor for-mado novo é ajustado pela posição de condução entre o cordão eletricamen-te condutor 62 e o resistor elétrico 72 formada pelo conector 74, isto é, ocomprimento do resistor elétrico 72 no qual uma corrente da fonte de energiaelétrica CC 16 flui. Conseqüentemente, o valor de uma corrente que flui nocircuito eletricamente condutor 60 é irreversivelmente ajustado.
A seguir, um dispositivo de iontoforese do tipo de pastilha 80 deacordo com uma segunda modalidade da presente invenção será descritocom referência às figura 6 e 7.
O dispositivo de iontoforese do tipo de pastilha 80 (a totalidadedo qual não está mostrada) inclui um cordão eletricamente condutor 82, umcircuito eletricamente condutor 84, e um dispositivo de ajuste de valor decorrente 86 que tem constituições diferentes daquelas do circuito eletrica-mente condutor 60 que inclui o cordão eletricamente condutor 62 e o disposi-tivo de ajuste de valor de corrente 70. As outras constituições são as mes-mas que aquelas do dispositivo de iontoforese do tipo de pastilha 10. Con-seqüentemente, os mesmos símbolos de referência que aqueles do disposi-tivo de iontoforese do tipo de pastilha 10 são dados para as mesmas partesconstituintes, e a descrição das partes é omitida.
A faixa do cordão eletricamente condutor 82 no dispositivo deiontoforese do tipo de pastilha 80 de acordo com a segunda modalidade nasua direção de condutividade elétrica que tem substancialmente o mesmocomprimento que aquele da cinta de acoplamento 54 é uma porção cortada83. O dispositivo de ajuste de valor de corrente 86 é capaz de ser preso naporção cortada 83, e está constituído por pelo menos dois tipos de cordõeseletricamente condutores 86A e 86B para ajustar tendo diferentes valores deresistência ou diferentes quantidades de corrente. Quando ajustando o valorde uma corrente, um dos cordões eletricamente condutores 86A e 86B paraajustar é escolhido de acordo com o valor de uma corrente a ser ajustada, eé preso como uma parte do cordão eletricamente condutor 82 para compen-sar pela porção cortada 83.
Os cordões eletricamente condutores 86A e 86B para ajustarsão obtidos pela formação de um material eletricamente resistivo em umaforma como filme sobre a superfície de um filme isolante 87A, e a periferiade cada um dos cordões é circundada por uma camada de adesivo 87B.
Conseqüentemente, no caso do dispositivo de ajuste de valor decorrente 86, o cordão eletricamente condutor 86A ou 86B para ajustar é es-colhido de acordo com o valor de uma corrente a ser ajustada, e o cordãoselecionado é preso na cinta de acoplamento 54 com o auxílio da camadade adesivo 87B de tal modo que o cordão selecionado preencha a porçãocortada 83 do cordão eletricamente condutor 82 para colocar o cordão eletri-camente condutor 82 em um estado eletricamente condutor.
Deve ser notado que os cordões eletricamente condutores 86A e86B para ajustar podem ser formados sobre uma superfície de um filme iso-lante em um estado de serem circundados por uma camada de adesivo epodem ser separados um do outro antes da utilização.
A seguir um dispositivo de iontoforese do tipo de pastilha 90 (atotalidade do qual não está mostrada) de acordo com uma terceira modali-dade da presente invenção mostrado na figura 8 será descrito.
A terceira modalidade emprega um circuito eletricamente condu-tor 94 que inclui os cordões eletricamente condutores 92A e 92B, e um dis-positivo de ajuste de valor de corrente 96 que tem constituições diferentesdaqueles da primeira e da segunda modalidades. As outras constituiçõessão as mesmas que aquelas da primeira e da segunda modalidades. Con-seqüentemente, os mesmos símbolos de referência que aqueles da primeirae da segunda modalidades são dados para as mesmas constituições, e adescrição das constituições é omitida.
O dispositivo de ajuste de valor de corrente 96 no dispositivo deiontoforese do tipo de pastilha 90 está constituído por pelo menos dois tiposde cordões eletricamente condutores 92A e 92B dispostos em paralelo e quetem diferentes valores de resistência ou diferentes quantidades de corrente.O dispositivo de ajuste de valor de corrente 96 constituído pelos cordõeseletricamente condutores 92A e 92B inclui um dispositivo de ajuste seletivo97 capaz de bloquear a condução de um dos cordões eletricamente condu-tores 92A e 92B.
Especificamente, cada um dos cordões eletricamente conduto-res 92A e 92B está composto de um filme metálico, e o dispositivo de ajusteseletivo 97 inclui os botões de bloqueio 98A e 98B capazes de interromperou cortar os cordões eletricamente condutores 92A e 92B pressionando nasdireções de espessura dos cordões.
Cada um dos botões de bloqueio 98A e 98B está composto deum material isolante tal como uma resina presa em uma porção de furo deum filme de cobertura 99 com o qual os cordões eletricamente condutores92A e 92B estão cobertos. As pontas dos botões estão cada uma formadaspara ter um ângulo agudo de modo que estas possam cortar ou romper oscordões eletricamente condutores 92A e 92B como filme quando o filme decobertura 99 é pressionado na sua direção de espessura. Após isto, os bo-tões podem ser removidos e descartados.
Conseqüentemente, o dispositivo de ajuste seletivo 97 é capazde ajustar o valor de uma corrente que flui no circuito eletricamente condutor94 em três estágios na base de três modos: um modo para bloquear a con-dução do cordão eletricamente condutor 92A, um modo para bloquear acondução do cordão eletricamente condutor 92B, e um modo para bloqueara condução de nenhum dos cordões eletricamente condutores 92A e 92B.Após o valor ter sido ajustado, os botões de bloqueio 98A e 98B são removi-dos, e suas marcas são cobertas com uma fita adesiva ou similar. Neste ca-so, o ajuste não pode ser após isto mudado.
O dispositivo de ajuste seletivo 97 corta ou rompe seletivamenteos cordões eletricamente condutores 92A e 92B com o auxílio dos botões debloqueio 98A e 98B, ou não bloqueia a condução de nenhum dos cordões.Alternativamente, um valor de corrente pode ser ajustado em três estágioscomo segue. Como mostrado na figura 9, partes dos cordões eletricamentecondutores 92A e 92B nas suas direções de condutividade elétrica estãoprojetadas para serem removidas ao invés de colocar os botões de bloqueio98A e 98B, e membros de puxar 98C e 98D cada um composto de um filmeou similar estão presos com antecedência nas partes. Quando do ajuste deum valor de corrente, um dos membros de puxar 98C e 98D é puxado defora para bloquear o cordão eletricamente condutor 92A ou 92B ou para nãobloquear nenhum dos cordões eletricamente condutores 92A e 92B.
Um valor de corrente pode ser impedido de ser mudado por umusuário desde que as extremidades dos membros de puxar 98C e 98D queprojetam-se para fora sejam separadas uma da outra após o valor de corren-te ter sido ajustado.
A seguir um dispositivo de iontoforese do tipo de pastilha 100 (atotalidade do qual não está mostrada) de acordo com uma quarta modalida-de da presente invenção mostrado na figura 10 será descrito.
O dispositivo de iontoforese do tipo de pastilha 100 é diferentedaqueles da primeira até a terceira modalidades na constituição da fonte deenergia elétrica CC 16 e nas constituições de um circuito eletricamente con-dutor que inclui um cordão eletricamente condutor de um dispositivo de ajus-te de valor de corrente.
Um circuito eletricamente condutor 102 no dispositivo de iontofo-rese do tipo de pastilha 100 inclui os diodos de corrente constante 104A e104B que tem valores de corrente de controle diferentes um do outro. Umdispositivo de ajuste de valor de corrente 106 está adaptado para operar emum modo para bloquear seletivamente a conexão de um dos diodos de cor-rente constante 104A e 104B para a fonte de energia elétrica CC 16 ou ummodo para não bloquear a conexão de nenhum dos diodos para a fonte deenergia.
Especificamente, é recomendado que os botões de bloqueio 98Ae 98B ou os membros de puxar 98C e 98D para bloquear seletivamente acondução de um dos cordões eletricamente condutores 92A e 92B ou paranão bloquear a condução de nenhum dos cordões sejam utilizados para odispositivo de ajuste de valor de corrente 106.
Como mostrado na figura 10, os diodos de corrente constante104A e 104B estão dispostos lateralmente à ou sobre a fonte de energia elé-trica CC 16 composta de uma bateria de botão, e estão integralmente mol-dados em uma forma plana por uma resina de moldagem 108.
No dispositivo de iontoforese do tipo de pastilha 100, uma cor-rente flui através dos dois diodos de corrente constante 104A e 104B parater um valor máximo no caso onde um modo para não bloquear a conduçãode nenhum dos diodos de corrente constante 104A e 104B é selecionadoquando do ajuste de um valor de corrente.
Em cada um dos dispositivos de iontoforese do tipo de pastilha10, 80, 90, e 100, cada um do conjunto de eletrodo de trabalho 12 e do con-junto de eletrodo não de trabalho 14 tem um par de membranas de troca deíons. No entanto, a presente invenção não está limitada a isto. A presenteinvenção é aplicável também ao caso onde cada um destes tem uma mem-brana de troca de íons.
Cada dos dispositivos de ajuste de valor de corrente 70, 86, 96,e 106 está disposto em uma posição sobre a cinta de acoplamento 54 emcada uma das modalidades. No entanto, a presente invenção não está limi-tada a isto. Cada um dos dispositivos pode estar dispostos no conjunto deeletrodo de trabalho 12 ou no conjunto de eletrodo não de trabalho 14, oupode estar dispostos através dos conjuntos e da cinta de acoplamento.
APLICABILIDADE INDUSTRIAL
O dispositivo de iontoforese do tipo de pastilha da presente in-venção, a quantidade de uma corrente suprida de uma fonte de elétrica CCde pequeno tamanho para um eletrodo de trabalho ou um eletrodo não detrabalho pode ser irreversivelmente ajustada por um método para comutarou bloquear parcialmente um circuito eletricamente condutor que inclui umaestrutura eletricamente condutora como filme. Então, o médico pode ter aexpectativa de seu paciente utilizar o dispositivo de iontoforese do tipo depastilha razoavelmente.

Claims (11)

1. Dispositivo de iontoforese do tipo de pastilha que compreen-de:um conjunto de eletrodo de trabalho e um conjunto de eletrodonão de trabalho cada um utilizado para administrar um fármaco tônico pormeio de iontoforese; euma fonte de energia elétrica CC conectada em um eletrodo detrabalho do conjunto de eletrodo de trabalho e um eletrodo não de trabalhodo conjunto de eletrodo não de trabalho com polaridades opostas, caracteri-zado pelo fato de que:o dispositivo ainda compreende um circuito eletricamente condu-tor que inclui um cordão eletricamente condutor como filme provido entre afonte de energia elétrica CC e pelo menos um do eletrodo de trabalho doconjunto de eletrodo de trabalho e do eletrodo não de trabalho do conjuntode eletrodo não de trabalho; eum dispositivo de ajuste de valor de corrente capaz de ajustarirreversivelmente um valor de corrente da fonte de energia elétrica CC pormeio de um de comutação e bloqueio parcial do circuito eletricamente con-dutor.
2. Dispositivo de iontoforese do tipo de pastilha de acordo com areivindicação 1, caracterizado pelo fato de que:o dispositivo de ajuste de valor de corrente compreendeum resistor elétrico como filme e o cordão eletricamente condu-tor dispostos em paralelo um com o outro eum conector como filme preso de modo a conectar seletivamen-te uma porção arbitrária em uma direção longitudinal do resistor elétrico euma porção arbitrária em uma direção longitudinal do cordão eletricamentecondutor;uma extremidade na direção longitudinal do resistor elétrico estáeletricamente bloqueada; euma extremidade do cordão eletricamente condutor em um ladooposto à uma extremidade do resistor elétrico na direção longitudinal estáeletricamente bloqueada.
3. Dispositivo de iontoforese do tipo de pastilha de acordo com areivindicação 1, caracterizado pelo fato de que:uma parte ou a totalidade do cordão eletricamente condutor nocircuito eletricamente condutor em uma direção de condutividade elétrica éuma porção cortada;pelo menos dois tipos de cordões eletricamente condutores paraajustar capazes de serem presos na porção cortada e que tem diferentesvalores de resistência ou diferentes quantidades de corrente são preparados; eos cordões eletricamente condutores são capazes de serem se-letivamente presos como uma parte do circuito eletricamente condutor doeletrodo de trabalho para o eletrodo não de trabalho.
4. Dispositivo de iontoforese do tipo de pastilha de acordo a rei-vindicação 3, caracterizado pelo fato de que: os cordões eletricamente con-dutores para ajustar cada um compreendeum filme composto de um material isolante,um filme metálico formado sobre uma superfície do filme, euma camada de adesivo provida sobre uma periferia do filmemetálico sobre uma superfície do filme.
5. Dispositivo de iontoforese do tipo de pastilha de acordo com areivindicação 4, caracterizado pelo fato de que os pelo menos dois tipos doscordões eletricamente condutores para ajustar estão formados sobre umasuperfície do mesmo filme com uma camada de adesivo provida sobre umaperiferia de cada um dos cordões eletricamente condutores.
6. Dispositivo de iontoforese do tipo de pastilha de acordo com areivindicação 1, caracterizado pelo fato de que o dispositivo de ajuste de va-lor de corrente compreendepelo menos dois tipos de circuitos eletricamente condutores quetem diferentes valores de resistência ou diferentes quantidades de corrente,os circuitos eletricamente condutores estando dispostos em paralelo um como outro, eum dispositivo de ajuste seletivo capaz de bloquear a conduçãodo cordão eletricamente condutor exceto para pelo menos um dos pelo me-nos dois tipos dos circuitos eletricamente condutores.
7. Dispositivo de iontoforese do tipo de pastilha de acordo com areivindicação 6, caracterizado pelo fato de queo cordão eletricamente condutor compreende um filme metálico,eo dispositivo de ajuste seletivo compreende um membro de pu-xar capaz de remover uma parte do filme metálico em uma direção de cor-rente elétrica.
8. Dispositivo de iontoforese do tipo de pastilha de acordo com areivindicação 6, caracterizado pelo fato de que os circuitos eletricamentecondutores compreendem diodos de corrente constante, respectivamente,que tem valores de corrente de controle diferentes um do outro.
9. Dispositivo de iontoforese do tipo de pastilha de acordo comqualquer uma das reivindicações 6 a 8, caracterizado pelo fato de que:dois tipos dos circuitos eletricamente condutores são ajustados;eo dispositivo de ajuste seletivo é capaz de selecionar um de ummodo para bloquear a condução de um dos dois tipos dos circuitos eletrica-mente condutores e um modo para não bloquear a condução de nenhumdos dois tipos dos circuitos eletricamente condutores.
10. Dispositivo de iontoforese do tipo de pastilha de acordo comqualquer uma das reivindicações 1 a 9, caracterizado pelo fato de que:uma porção de conexão como fita para acoplar e eletricamenteconectar o conjunto de eletrodo de trabalho com o conjunto de eletrodo nãode trabalho está provida; eo dispositivo de ajuste de valor de corrente está provido na por-ção de conexão como fita.
11. Dispositivo de iontoforese do tipo de pastilha de acordo comqualquer uma das reivindicações 1 a 10, caracterizado pelo fato de que:o conjunto de eletrodo de trabalho compreende:um eletrodo de trabalho conectado na fonte de energia elétricaCC com a mesma polaridade que aquela de um íon carregado do fármacoiônico;uma porção de contenção de solução de eletrólito que contémuma solução de eletrólito, a porção de contenção de solução de eletrólitoestando colocada sobre uma superfície dianteira do eletrodo de trabalho pa-ra conter uma solução de eletrólito;uma segunda membrana de troca de íons que seleciona um íonde uma polaridade oposta àquela do íon carregado do fármaco iônico, a se-gunda membrana de troca de íons estando colocada sobre uma superfíciedianteira da porção de contenção de solução de eletrólito;uma porção de contenção de solução de fármaco que contém ofármaco iônico, a porção de contenção de solução de fármaco estando colo-cado sobre uma superfície dianteira da segunda membrana de troca de íons;euma primeira membrana de troca de íons que seleciona um íonda mesma polaridade que aquela do íon carregado do fármaco iônico, a pri-meira membrana de troca de íons estando colocada sobre uma superfíciedianteira da porção de contenção de solução de fármaco; eo conjunto de eletrodo não de trabalho compreende:o eletrodo não de trabalho conectado na fonte de energia elétri-ca CC com a polaridade oposta àquela do íon carregado do fármaco iônico;uma segunda porção de contenção de solução de eletrólito quecontém uma segunda solução de eletrólito, a segunda porção de contençãode solução de eletrólito estando colocada sobre uma superfície dianteira doeletrodo não de trabalho;uma terceira membrana de troca de íons que seleciona um íonda polaridade oposta àquela do íon carregado do fármaco iônico, a terceiramembrana de troca de íons estando colocada sobre uma superfície dianteirada segunda porção de contenção de solução de eletrólito;uma terceira porção de contenção de solução de eletrólito quecontém uma terceira solução de eletrólito, a terceira porção de contenção desolução de eletrólito estando colocada sobre uma superfície dianteira da ter-ceira membrana de troca de íons; euma quarta membrana de troca de íons que seleciona um íon dapolaridade oposta àquela do íon carregado do fármaco iônico, a quartamembrana de troca de íons estando colocada sobre uma superfície dianteirada terceira porção de contenção de solução de eletrólito.
BRPI0614381-4A 2005-08-05 2006-08-07 dispositivo de iontoforese BRPI0614381A2 (pt)

Applications Claiming Priority (3)

Application Number Priority Date Filing Date Title
JP2005228529 2005-08-05
JP2005-228529 2005-08-05
PCT/JP2006/315584 WO2007018171A1 (ja) 2005-08-05 2006-08-07 イオントフォレーシス装置

Publications (1)

Publication Number Publication Date
BRPI0614381A2 true BRPI0614381A2 (pt) 2011-03-22

Family

ID=37727354

Family Applications (1)

Application Number Title Priority Date Filing Date
BRPI0614381-4A BRPI0614381A2 (pt) 2005-08-05 2006-08-07 dispositivo de iontoforese

Country Status (8)

Country Link
EP (1) EP1911489A4 (pt)
JP (1) JPWO2007018171A1 (pt)
KR (1) KR20080044259A (pt)
CN (1) CN101237905A (pt)
BR (1) BRPI0614381A2 (pt)
CA (1) CA2617838A1 (pt)
RU (1) RU2008108523A (pt)
WO (1) WO2007018171A1 (pt)

Families Citing this family (8)

* Cited by examiner, † Cited by third party
Publication number Priority date Publication date Assignee Title
JP5463136B2 (ja) * 2009-12-22 2014-04-09 帝國製薬株式会社 イオントフォレーシス療法に用いる電極装置
CN102762252B (zh) 2010-02-12 2015-04-29 泰尔茂株式会社 离子电渗疗法用贴片
KR101230006B1 (ko) * 2010-03-09 2013-02-05 아이큐어 주식회사 이온토포레시스 패치
KR101648004B1 (ko) * 2014-09-05 2016-08-16 주식회사 셀로긴 치료를 위한 피부 마사지 장치
EP3268080A1 (en) * 2015-03-09 2018-01-17 Koninklijke Philips N.V. Iontophoretic device, arrangement and method
FR3034017B1 (fr) * 2015-03-24 2018-11-02 Feeligreen Matrice polymerique adhesive pour iontophorese et dispositif pour l'iontophorese comprenant ladite matrice
KR101915697B1 (ko) * 2015-11-23 2018-11-06 유한실 약물전달이 가능한 패치형 전기자극 장치 및 그 제어 방법
CN112604158B (zh) * 2020-12-11 2023-11-28 苏州景昱医疗器械有限公司 植入式医疗设备及系统

Family Cites Families (5)

* Cited by examiner, † Cited by third party
Publication number Priority date Publication date Assignee Title
JPH11239621A (ja) * 1998-02-25 1999-09-07 Hisamitsu Pharmaceut Co Inc イオントフォレーシス装置
TW429382B (en) * 1998-11-06 2001-04-11 Matsushita Electric Ind Co Ltd Regulating resistor, semiconductor equipment and its production method
JP2000229129A (ja) * 1999-02-12 2000-08-22 R & R Ventures Kk イオントフォレーゼによるイオン性薬剤の投与法
JP2000237327A (ja) * 1999-02-19 2000-09-05 R & R Ventures Kk イオントフォレーゼによるイオン性薬剤の投与法
JP2000288098A (ja) * 1999-04-06 2000-10-17 R & R Ventures Kk イオントフォレーゼ装置

Also Published As

Publication number Publication date
EP1911489A1 (en) 2008-04-16
CN101237905A (zh) 2008-08-06
EP1911489A4 (en) 2009-06-10
WO2007018171A1 (ja) 2007-02-15
CA2617838A1 (en) 2007-02-15
JPWO2007018171A1 (ja) 2009-02-19
RU2008108523A (ru) 2009-09-10
KR20080044259A (ko) 2008-05-20

Similar Documents

Publication Publication Date Title
BRPI0614381A2 (pt) dispositivo de iontoforese
JP4165659B2 (ja) 安全性が改良され、乱用可能性が低下した電気的移送式投与デバイス
JP2807800B2 (ja) 経皮質薬剤投与アプリケータ
CA2002849C (en) Method and apparatus for iontophoretic drug delivery
KR100628946B1 (ko) 미세 전류를 이용한 마스크 팩 세트
PT817659E (pt) Dispositivo autonomo para administracao transdermica de farmacos
KR19990022342A (ko) 펜타닐과 서펜타닐을 경피성 일렉트로트랜스포트 투여하기위한 장치
PT100323B (pt) Dispositivo para a reducao das sensacoes durante a administracao iontoforetica de um agente terapeutico
JP4332429B2 (ja) 一体成型されたリザーバーハウジングを有する電気輸送装置
TW201138885A (en) Iontophoretic patch
KR20000053270A (ko) 전기적으로 보조되는 리도케인 및 에피네프린의 전달을 위한제제
KR19990022341A (ko) 펜타닐과 서펜타닐을 경피성 일렉트로트랜스포트 투여하기위한 장치
BRPI0616046A2 (pt) dispositivo para iontoforese e dispositivo de fonte de energia elétrica para um dispositivo para iontoforese
JP2011092543A (ja) イオントフォレシスを利用したイオン性薬剤透過装置
JP2834157B2 (ja) イオントフォレーシス用デバイス
JP4381438B2 (ja) 薬剤シート
CA2201378A1 (en) Iontophoretic drug delivery system, including disposable patch and reusable, removable controller
JP5496462B2 (ja) 電流発生装置
MX2008001444A (en) Iontophoresis device
JP2821267B2 (ja) イオン導入法によって薬剤を供給する装置および方法
JP4126110B2 (ja) 経皮投薬素子
JP2000176024A (ja) 電極構造体
JPH07185016A (ja) イオントフォレシス用生体適用デバイス
JP2007135814A (ja) 薬物イオン投与方法及びピン型イオントフォレーシス装置
JP2009131439A (ja) 電極構造体

Legal Events

Date Code Title Description
B08F Application dismissed because of non-payment of annual fees [chapter 8.6 patent gazette]

Free format text: REFERENTE A 5A ANUIDADE.

B08K Patent lapsed as no evidence of payment of the annual fee has been furnished to inpi [chapter 8.11 patent gazette]

Free format text: REFERENTE AO DESPACHO 8.6 PUBLICADO NA RPI 2161 DE 05/06/2012.