BRPI0614269A2 - método e aparelho para prover informação de tráfego público - Google Patents

método e aparelho para prover informação de tráfego público Download PDF

Info

Publication number
BRPI0614269A2
BRPI0614269A2 BRPI0614269-9A BRPI0614269A BRPI0614269A2 BR PI0614269 A2 BRPI0614269 A2 BR PI0614269A2 BR PI0614269 A BRPI0614269 A BR PI0614269A BR PI0614269 A2 BRPI0614269 A2 BR PI0614269A2
Authority
BR
Brazil
Prior art keywords
information
route
traffic information
stop
message
Prior art date
Application number
BRPI0614269-9A
Other languages
English (en)
Inventor
Joon Hwi Lee
Chu Hyun Seo
Mun Ho Jung
Seung Won Kim
Original Assignee
Lg Electronics Inc
Priority date (The priority date is an assumption and is not a legal conclusion. Google has not performed a legal analysis and makes no representation as to the accuracy of the date listed.)
Filing date
Publication date
Application filed by Lg Electronics Inc filed Critical Lg Electronics Inc
Priority claimed from PCT/KR2006/002935 external-priority patent/WO2007018354A1/en
Publication of BRPI0614269A2 publication Critical patent/BRPI0614269A2/pt

Links

Classifications

    • GPHYSICS
    • G06COMPUTING; CALCULATING OR COUNTING
    • G06QINFORMATION AND COMMUNICATION TECHNOLOGY [ICT] SPECIALLY ADAPTED FOR ADMINISTRATIVE, COMMERCIAL, FINANCIAL, MANAGERIAL OR SUPERVISORY PURPOSES; SYSTEMS OR METHODS SPECIALLY ADAPTED FOR ADMINISTRATIVE, COMMERCIAL, FINANCIAL, MANAGERIAL OR SUPERVISORY PURPOSES, NOT OTHERWISE PROVIDED FOR
    • G06Q50/00Information and communication technology [ICT] specially adapted for implementation of business processes of specific business sectors, e.g. utilities or tourism
    • G06Q50/40Business processes related to the transportation industry
    • GPHYSICS
    • G01MEASURING; TESTING
    • G01CMEASURING DISTANCES, LEVELS OR BEARINGS; SURVEYING; NAVIGATION; GYROSCOPIC INSTRUMENTS; PHOTOGRAMMETRY OR VIDEOGRAMMETRY
    • G01C21/00Navigation; Navigational instruments not provided for in groups G01C1/00 - G01C19/00
    • G01C21/26Navigation; Navigational instruments not provided for in groups G01C1/00 - G01C19/00 specially adapted for navigation in a road network
    • GPHYSICS
    • G08SIGNALLING
    • G08GTRAFFIC CONTROL SYSTEMS
    • G08G1/00Traffic control systems for road vehicles
    • G08G1/09Arrangements for giving variable traffic instructions

Landscapes

  • Engineering & Computer Science (AREA)
  • Radar, Positioning & Navigation (AREA)
  • Remote Sensing (AREA)
  • Physics & Mathematics (AREA)
  • General Physics & Mathematics (AREA)
  • Automation & Control Theory (AREA)
  • Business, Economics & Management (AREA)
  • Economics (AREA)
  • Health & Medical Sciences (AREA)
  • General Health & Medical Sciences (AREA)
  • Human Resources & Organizations (AREA)
  • Marketing (AREA)
  • Primary Health Care (AREA)
  • Strategic Management (AREA)
  • Tourism & Hospitality (AREA)
  • General Business, Economics & Management (AREA)
  • Theoretical Computer Science (AREA)
  • Traffic Control Systems (AREA)

Abstract

MéTODO E APARELHO PARA PROVER INFORMAçãO DE TRAFEGO PúBLICO. São descritas um método e um aparelho para prover informação de tráfego para um meio de transporte público, tal como um ónibus, e utilizando a informação provida. Um método de codificar informação de tráfego de acordo com a presente invenção cria informação sobre uma rota de ónibus, cria informação de identificação para a rota, informação de identificação para paradas respectivas pertencendo à rota e informação sobre tempo de percurso, cria informação de identificação indicando que o tipo de informação de tráfego a ser codificada é informação de tráfego público baseada em rota, e constrói um segmento de mensagem incluindo a informação criada. Uma seqUência de segmentos de mensagem múltipla construída como descrito acima é transmitida sem fio.

Description

"MÉTODO E APARELHO PARA PROVER INFORMAÇÃO DE TRÁ-FEGO PÚBLICO"
1. CAMPO TÉCNICO
A presente invenção refere-se a um método e apare-Iho para prover informações de tráfego sobre meios de trans-porte público e utilizar as informações.
2. ESTADO DA TÉCNICA
Hoje em dia, com o desenvolvimento das tecnologiasde comunicação e processamento de sinais digitais, os sinaisde transmissão de televi são (TV) e rádio,- que transmitemconteúdo sem o uso de fios, aos poucos estão se tornandodisponíveis na forma de dados digitais. À medida que sinaisde transmissão são fornecidos em formato digital, vários ti-pos de informação podem ser transmitidos junto com sinais detransmissão de TV e rádio, e incluem notícias, informaçõesdo mercado de ações, informação de tempo, informações detráfego, etc.
Nesse meio tempo, visto que as ruas estão freqüen-temente congestionadas de veículos, em razão do aumento donúmero de veículos em áreas de centro comercial e do aumentodo número de veículos usados para viajar durante o períodode feria, a poluição ambiental aumentou; portanto, a utili-zação de transportes públicos é fortemente motivada. No en-tanto, a fim de levar os cidadãos a usarem voluntariamente otransporte público, o uso do transporte público deve serconveniente e o tempo de uso do transporte público deve serprevisível. Para esse propósito, para meios de transportepúblicos, tais como ônibus, que são conduzidos em ruas juntocom veículos em geral, devem ser fornecidas informações deoperação e informações sobre a variação no tempo de operaçãodependendo das condições de tráfego.
Nesse meio tempo, o fornecimento de informaçõessobre meios de transporte público significa presumir que osterminais de fabricantes diferentes possam detectar informa-ções de tráfego de transmissão digital, interpretá-las domesmo modo, e fornecê-las ao usuário; ora, portanto, é ne-cessário um padrão uniforme.
3. REVELAÇÃO DA INVENÇÃO
Como conseqüência, a presente invenção foi feitapensando nos problemas supramencionados presentes no estadoda técnica, e um objetivo da presente invenção é oferecer ummétodo e aparelho para fornecer informações de tráfego pú-blico, que forneça informações sobre a operação dos meios detransporte público, de modo que os indivíduos possam ser in-formados quanto ao tempo em que eles podem usar meios detransporte público com respeito a qualquer parada.
A fim de alcançar o objetivo acima, a presente in-venção oferece um método de codificar informações de tráfegoque gera informações sobre uma parada de ônibus, gera infor-mações de identificação para respectivas rotas de ônibuspassando pela rota de ônibus e informações sobre o tempo dechegada, gera informações de identificação identificando queo tipo de informação de tráfego a ser codificada é informa-ção de tráfego público com base em paradas, e constrói umsegmento de mensagem incluindo as informações criadas.
A fim de alcançar o objetivo supramencionado, apresente invenção oferece outro método de codificar informa-ções de tráfego que gera informações sobre uma rota de ôni-bus, gera informações de identificação para a rota, informa-ções de identificação para respectivas paradas pertencentesà rota e informações sobre tempo de percurso, gera informa-ções de identificação indicando que o tipo de informação detráfego a ser codificada é informação de tráfego público ba-seada em rotas, e constrói um segmento de mensagem incluindoas informações geradas.
A fim de alcançar o objetivo supramencionado, apresente invenção oferece um método de decodificar informa-ções de tráfego que extrai um segmento de mensagem carregan-do as informações de tráfego público a partir dos sinais re-cebidos, extrai as informações sobre uma parada a partir dosegmento de mensagem, extrai as informações de identificaçãoindicando que o tipo de informação de tráfego carregado nosegmento de mensagem é informação de tráfego público com ba-se em paradas a partir do segmento de mensagem, e decodificaas informações de identificação para rotas passando por umaparada indicada pelas informações de parada extraídas e pe-las informações sobre o tempo de chegada.
A fim de alcançar o objetivo supramencionado, apresente invenção oferece outro método de decodificar infor-mações de tráfego que extrai um segmento de mensagem carre-gando informações de tráfego público a partir de sinais re-cebidos, extrai informações sobre uma rota para um meio detransporte, extrai informações de identificação indicandoque o tipo de informação de tráfego carregado no segmento demensagem é informação de tráfego público baseada em rotas apartir do segmento de mensagem, e decodifica informações deidentificação para paradas pertencentes a uma rota indicadapelas informações de rota extraídas e pelas informações so-bre o tempo de chegada.
Em uma concretização da presente invenção, infor-mações de gerenciamento de mensagem, incluindo um ponto notempo em que informações de tráfego público foram geradas,são adicionalmente incluídas no segmento de mensagem.
Em uma concretização da presente invenção, as in-formações sobre a parada incluem informações de identifica-ção, que identificam exclusivamente a parada, e informaçõesde longitude e latitude da parada.
Em outra concretização da presente invenção, asinformações sobre a rota incluem informações de identifica-ção e informações de longitude e latitude dos pontos iniciale final da rota.
Em uma concretização da presente invenção, as in-formações sobre o tempo de chegada incluem o tempo de chega-da baseado em uma programação de operação, intervalos de o-peração baseados na programação de operação, e o tempo dechegada previsto baseado em condições de tráfego reais.
Em outra concretização da presente invenção, asinformações sobre o tempo de percurso incluem o tempo depercurso baseado em uma programação de operação e o tempo depercurso previsto baseado em condições de tráfego reais.
Em uma concretização da presente invenção, o seg-mento de mensagem inclui informações sobre a localização a-tual de um meio de transporte em cada uma das rotas maispróxima da parada, indicada pelas informações sobre a parada.
Em outra concretização da presente invenção, osegmento de mensagem inclui informações de transição sobrese a velocidade de percurso entre paradas se torna maior oumenor para cada uma das paradas pertencentes à rota.
Em uma concretização da presente invenção, a men-sagem do segmento de mensagem inclui um recipiente de geren-ciamento de mensagens, um recipiente de eventos de Informa-ção de Tráfego Público (PTI) e um recipiente de localizaçãodo Grupo de Especialistas no Protocolo de Transportes(TPEG).
Em uma concretização da presente invenção, as ro-tas são rotas de ônibus.
Em uma concretização da presente invenção, apenasinformações sobre paradas localizadas dentro de uma distân-cia predeterminada da localização atual de um receptor deinformações de tráfego são selecionadas a partir das infor-mações decodificadas e são então armazenadas no receptor deinformações de tráfego.
Em uma concretização da presente invenção, apenasinformações sobre paradas localizadas dentro de uma distân-cia predeterminada a partir da localização atual de um re-ceptor de informações de tráfego são selecionadas e apresen-tadas ao usuário quanto este solicita informações de tráfegopúblico.
4. BREVE DESCRIÇÃO DOS DESENHOSOs objetivos, características e vantagens supra-mencionadas, bem como outros, da presente invenção serãocompreendidos com mais clareza na descrição detalhada, con-siderada em conjunto com os desenhos concomitantes, nosquais:
A FIG. 1 é um diagrama esquemático ilustrando umarede para prover informações de tráfego público de acordocom a presente invenção;
A FIG. 2 é um diagrama ilustrando a sintaxe departe de um quadro de componentes incluindo informações detráfego público;
As FIGS. 3A e 3B são diagramas ilustrando o forma-to de transmissão de uma mensagem de informações de tráfegopúblico construída de acordo com uma concretização da pre-sente invenção, com ênfase em um recipiente de eventos PTI eem um recipiente de localização TPEG, respectivamente;
As FIGS. 4A a 4M são diagramas ilustrando as sin-taxes dos elementos principais que fazem parte do formato detransmissão da FIG. 3A;
As FIGS. 5A a 5F são diagramas ilustrando as sin-taxes dos elementos principais constituem o formato detransmissão da FIG. 3B;
A FIG. 6 é um diagrama ilustrando um exemplo deinformações de tráfego público de acordo com as concretiza-ções das FIGs. 3A e 3B;
As FIGS. 7A e 7B são diagramas ilustrando o forma-to de transmissão de uma mensagem de informações de tráfegopúblico construída de acordo com outra concretização da pre-sente invenção, com ênfase em um recipiente de eventos PTI eem um recipiente de localização TPEG, respectivamente;
As FIGS. 8A a 8M são diagramas ilustrando as sin-taxes dos elementos principais constituem o formato detransmissão da FIG. 7A;
As FIGS. 9A a 9F são diagramas ilustrando as sin-taxes dos elementos principais que constituem o formato detransmissão da FIG. 7B;
A FIG. 10 é um diagrama ilustrando um exemplo deinformação de tráfego público de acordo com as concretiza-ções das FIGs. IA e 7B;
A FIG. 11 é um diagrama de blocos de um terminal,de acordo com uma concretização da presente invenção, querecebe informações de tráfego público a partir de um servi-dor provedor de informações de tráfego;
A FIG. 12 é um diagrama ilustrando um exemplo deuma estrutura em que o terminal da FIG. 11 armazena informa-ções de tráfego público recebidas quando as informações detráfego público são recebidas de acordo com as concretiza-ções das FIGS. 3A e 3B;
A FIG. 13 é um diagrama ilustrando um exemplo deexibição de informações na seqüência de listas de paradas ede rotas quando o usuário solicita informações de tráfegopúblico, na concretização em que as informações de tráfegopúblico são armazenadas, conforme ilustrado na FIG. 12;
A FIG. 14 é um diagrama ilustrando um exemplo deuma estrutura em que o terminal da FIG. 11 armazena informa-ções de tráfego público recebidas quando as informações detráfego público são recebidas de acordo com as concretiza-ções das FIGS. 7A e 7B; e
A FIG. 15 é um diagrama ilustrando um exemplo deexibição de informações sobre a rota informada, de acordocom uma rota informada pelo usuário, na concretização em queas informações de tráfego público são armazenadas, conformeilustrado na FIG. 14.
5. MODOS PARA REALIZAÇÃO DA INVENÇÃO
A partir de agora, é feita referência aos dese-nhos, em que os mesmos números de referência são usados aolongo dos diferentes desenhos a fim de designar componentessimilares ou iguais.
A FIG. 1 ilustra esquematicamente uma rede que éusada para prover informações de tráfego sobre as condiçõesde serviço de meios de transporte público, tais como ônibus(doravante também referidas como "informações de transporte(público)") . Na rede da FIG. 1, por exemplo, um servidorprovedor de informações de transporte 100, no exemplo umaestação de transmissão, compila informações de tráfego pú-blico coletadas por meio de vários caminhos, tal como umservidor de entrada de um operador, ou outro servidor, pormeio da rede 101, e transmite, sem o uso de fios, as infor-mações de transporte público, de modo que os terminais derecepção de informações de tráfego público 200 (doravantereferidos como "terminais"), transportados pelos cidadãos emgeral, possam receber as informações de tráfego público.
Os meios de transporte público, tais como ônibus,para os quais são fornecidas as informações de tráfego pú-blico, transmitem, em intervalos regulares, informações so-bre sua localização para um servidor de coleta de informa-ções de transporte de ônibus (não ilustrado) , por meio deuma rede sem fio separada, e o servidor de coleta de infor-mações de transporte de ônibus fornece as informações detráfego público coletadas ao servidor provedor de informa-ções de transporte 100 em tempo real. O servidor de coletade informações de transporte de ônibus pode ser o servidorprovedor de informações de transporte 100.
As informações de tráfego público transmitidas semo uso de fio pelo servidor provedor de informações de trans-porte 100 são fornecidas na forma de um quadro de componen-tes. O quadro de componentes, conforme ilustrado na FIG. 2,inclui um campo 201, indicando o número de mensagens incluí-das no quadro, e uma seqüência 202 de mensagens de informa-ções de tráfego público igual ao número no campo 201 (dora-vante referidas como "mensagens do Grupo de Especialistas emProtocolo de Transporte (TPEG) e de Informações de TráfegoPúblico (PTI)").
O servidor provedor de informações de transporte100 pode fornecer informações de tráfego público com base emparadas de acordo com a presente invenção.
Primeiramente, descreve-se em detalhes abaixo umaconcretização da provisão de informações de tráfego públicocom base em paradas.
Conforme ilustrado nas FIGS. 3A e 3B, o servidorprovedor de informações de transporte 100 constrói um seg-mento de mensagem da seqüência 202, isto é, uma mensagemTPEG PTI, usando um recipiente de gerenciamento de mensa-gens, que inclui informações sobre a data, a hora e o pontono tempo de ocorrência da mensagem, um recipiente de eventosPTI e um recipiente de localização TPEG.
0 recipiente de eventos PTI e o recipiente de lo-calização TPEG são formados por componentes PTI. Um compo-nente PTI pertence ao recipiente de eventos PTI quando o i-dentificador de componente PTI é OxAO, OxAl, 0xA2 ou 0xA3,ao passo que um componente PTI pertence ao recipiente de Io-calização TPEG associado às informações de tráfego públicoquando o identificador do componente PTI é OxBO.
O servidor provedor de informações de transporte100, conforme ilustrado na FIG. 3A, inclui um campo modo detransporte (componente PTI com o identificador OxAO), umcampo informações de serviço (componente PTI com o identifi-cador OxAl), um campo tipo de relatório de mensagem (compo-nente PTI com o identificador 0xA2) e um campo informaçõesadicionais (componente PTI com o identificador 0xA3) na es-trutura do recipiente de eventos PTI, e então os transmite.
Um valor pti01_7, indicando serviços relacionados a meios detransporte públicos, por exemplo, ônibus, é gravado no campomodo de transporte, e um valor pti27_2, indicando informa-ções baseadas em paradas, é gravado no campo tipo de relató-rio de mensagem. As informações sobre a fonte das informa-ções de transporte, por exemplo, o nome ou Localizador deRecursos Uniforme (URL) da fonte das informações de tráfegopúblico, podem ser registradas no campo informações adicio-nais.A notação de "ptiNN_ii" (onde NN e ii representamnúmeros, respectivamente), que foi usada para indicar os va-lores específicos acima, indica o valor ii em uma de umamultiplicidade de tabelas pti (ou tabelas de codificação fi-xa), previamente armazenadas no terminal 200, que é chamadade ptiNN. O valor é um valor que foi combinado entre o ser-vidor provedor de informações de transporte 100 e o terminal200. A notação descrita acima é aplicada da mesma maneira àsdescrições a seguir. No caso de locNN_ii, há uma diferençapelo fato de que a tabela-alvo é uma tabela loc, e o mesmométodo de interpretação é aplicado a locNN_ii. A tabela loccontém valores combinados entre o servidor provedor de in-formações de transporte 100 e os terminais 200. Embora, nasconcretizações da presente invenção, sejam usados os valoresde uma tabela definidos pelo TPEG, a presente invenção nãose limita a um padrão específico, pelo contrário, a presenteinvenção pode usar uma tabela que possui valores recém-combinados pela fonte de informações de tráfego público epelos terminais.
O servidor provedor de informações de transporte100 registra informações sobre as rotas de ônibus que passampor uma parada-alvo (as informações sobre a parada-alvo sãoregistradas no recipiente de localização TPEG, que será des-crito adiante) no campo informações de serviço. 0 campo in-formações de serviço, no qual as informações sobre as rotasde ônibus que passam por uma parada-alvo são registradas,conforme ilustrado na FIG. 3A, inclui pares incluindo, res-pectivamente, um campo identificação do serviço de transpor-te (componente de informações de serviço com o identificador0x01) e um campo descrição da rota (componente de informa-ções de serviço com o identificador 0x07). O campo identifi-cador do serviço de transporte contém um valor ptil4_4, in-dicando que o tipo de serviço de transporte é uma rota deônibus, e um componente de ID do serviço de transporte comum identificador de 32-bits relacionado à rota de ônibus. Emcada um dos campos de descrição da rota, são registradas in-formações sobre o tempo em que um ônibus de uma rota corres-pondente (correspondendo a um ID registrado no componente deID do serviço de transporte) levará para chegar a uma para-da-alvo e a localização em que o ônibus se encontra atual-mente. As informações sobre o tempo de chegada do ônibus in-cluem o tempo de chegada programado com base na programaçãooperacional da rota e o tempo de chegada previsto com basenas condições de tráfego atuais. O tempo de chegada progra-mado e o tempo de chegada previsto constituem respectivoscampos tipo de tempo (campos de descrição da rota com o i-dentificador 0x02).
Em cada um dos campos tipo de tempo, são registra-dos o valor ptil6_l ou ptil6_2, indicando que a instância detempo registrada no campo tipo de tempo é um valor programa-do ou um valor previsto, e o valor pti28_l, indicando que ainstância de tempo é o tempo de chegada. Além do campo ocor-rência de tempo (componente de tipo de tempo com o identifi-cador 0x01), o campo tipo de tempo, em que o tempo programa-do é registrado, inclui informações sobre os intervalos detempo de operação (componente de tipo de tempo com o identi-ficador 0x02) e pode incluir, seletivamente, um campo tipodos dias de serviço (componente de tipo de tempo com o iden-tificador 0x03) com informações sobre os dias em operação,por exemplo, o valor pti34_xx, designando um dentre um ouvários dias da semana, do fim de semana ou todos os dias.
Além disso, no campo descrição da rota, são regis-tradas as informações sobre a localização atual de um ônibusque chegará a uma parada de ônibus de destino (componentedescritor de rota com o identificador 0x04). A informação delocalização atual inclui um ID, um valor loc03_45, indicandoque a ID é um ID de nó, e um valor ptil5_17, indicando queuma localização correspondendo à ID de nó é a localizaçãoatual do ônibus. O termo "nó" se refere a uma área pequena epode ser uma área incluindo várias paradas de ônibus, talcomo um aeroporto ou estação de trem. Como opção, o campotipo de tabela de horários (componente de rota com o identi-ficador 0x03) pode ser incluído no campo descrição de rota.No campo tabela de horários, é registrado um valor pti33_xx,designando um dentre primavera, verão, outono, inverno e e-mergência.
A FIG. 3A ilustra a estrutura do recipiente de e-ventos PTI, com ênfase nas relações hierárquicas entre osrespectivos elementos que constituem uma mensagem. Nas FIGS.4A a 4M, são ilustradas as sintaxes das estruturas detalha-das dos respectivos elementos. 0 servidor provedor de infor-mações de transporte 100 constrói um segmento de mensagem,incluindo um recipiente de eventos PTI, no formato de trans-missão ilustrado na FIG. 3A, de modo que o segmento de men-sagem possa satisfazer às sintaxes das estruturas ilustradasnas FIGS. 4A a 4M, e transmite o segmento de mensagem aosterminais 200.
Nesse ínterim, o servidor provedor de informaçõesde transporte 100, conforme ilustrado na FIG. 3B, transmiteinformações associadas a uma parada-alvo na forma de um re-cipiente de localização TPEG (componente PTI com o identifi-cador OxBO). No recipiente de localização TPEG, são regis-trados o valor loc41_xx (no exemplo da FIG. B, xx é ajustadopara 65, que designa "Coreano") e um ou mais recipientes desub-localização tpeg_loc_containers. Em cada um dos recipi-entes de sub-localização, é incluído um campo informação detipo de localização (no exemplo da FIG 3B, é registrado ovalor loc01_2, indicando que o tipo de informação de locali-zação a ser transmitido é um nó) e componentes coordenados.
Os componentes coordenados podem incluir: um campo lista detipo de modo (componente coordenado com o identificador0x00), um campo de informações de localização de paradas(componente coordenado com o identificador 0x01) registradono formato WGS84 (latitude e longitude) e um campo descritor(componente de coordenadas com o identificador 0x02) associ-ado à parada de ônibus. No campo lista de tipo de modo, éregistrado o valor loc05_6, indicando que o modo de trans-porte é um ônibus. No campo descritor, um ID identificandoexclusivamente a parada é registrada em um campo descritor,um valor loc03_36, indicando que um ID registrado no campodescritor está associada a uma parada de ônibus, é gravadoem um campo tipo de descritor que está localizado em frenteao campo descritor.
Se os terminais de recepção de informações detransporte 200 forem munidos de informações de longitude elatitude acerca dos nós e/ou paradas, um componente de coor-denadas, no qual é registrada a localização em coordenadasde longitude e latitude, não é transmitido.
A FIG. 3B ilustra a estrutura do recipiente de lo-calização TPEG, com ênfase nas relações hierárquicas entreos respectivos elementos que constituem uma mensagem. NasFIGS. 5A a 5F, são ilustradas as sintaxes das estruturas de-talhadas dos respectivos elementos. 0 servidor provedor deinformações de transporte 100 constrói um segmento de mensa-gem, incluindo um recipiente de localização TPEG, no formatode transmissão ilustrado na FIG. 3B, de modo que o segmentode mensagem possa satisfazer às sintaxes ilustradas nasFIGS. 5A a 5F.
0 servidor provedor de informações de transporte100 constrói e transmite uma mensagem, de acordo com o méto-do de construção de mensagens descrito acima, com informa-ções sobre cada parada sendo registrada em um recipiente delocalização TPEG e com informações sobre os horários de che-gada, com base no estado em andamento de cada rota de ônibuspassando por cada parada sendo registrada em um recipientede evento PTI.
A FIG. 6 ilustra um exemplo de uma mensagem cons-truída de acordo com o método descrito acima. 0 exemplo daFIG. 6 indica que, com respeito a uma das paradas (por exem-plo, "5a esquina no complexo industrial"), a mensagem cons-truída inclui as informações 601a e 602a sobre o horário dechegada para as rotas de ônibus (por exemplo, "Linha Primá-ria [B] No. 504" e "Linha Secundária [G] No. 5528") que pas-sam pela parada e informações 601b e 602b sobre as localiza-ções atuais sobre os próximos ônibus que chegarão a uma pa-rada-alvo (por exemplo, "5a esquina no complexo industrial").
A FIG. 6 ilustra um exemplo muito simples que éapresentado para facilitar a compreensão. Quando o número deparadas localizadas na área de um serviço de provisão de in-formação de tráfego público é Ν, o servidor provedor de in-formações de transporte 100 constrói um número de componen-tes de informação de serviço igual ao número 2*SN (onde 2*SNé duas vezes um número SN = '«* que é obtido pela adiçãodos números f(i) de rotas de ônibus que passam pelas respec-tivas paradas i) e transmite os componentes de informação deserviço.
Abaixo, é descrito em detalhes um método de proverinformações de tráfego público baseado em rotas de acordocom outra concretização da presente invenção.
Conforme ilustrado nas FIGS. 7A e 7B, o servidorprovedor de informações de transporte 100 constrói um seg-mento de mensagem da seqüência 202 da FIG. 2, isto é, umamensagem TPEG PTI, usando um recipiente de gerenciamento demensagens que inclui informações sobre a data, a hora e oponto no tempo de ocorrência da mensagem, um recipiente deeventos PTI e um recipiente de localização TPEG.
Na presente concretização, tanto o recipiente deeventos PTI como o recipiente de localização TPEG são forma-dos de componentes PTIf como na concretização. Um componentePTI pertence ao recipiente de eventos PTI quando o identifi-cador de componente PTI é OxAOf OxAl, 0xA2 ou 0xA3, ao passoque um componente PTI pertence ao recipiente de localizaçãoTPEG associado às informações de tráfego público quando oidentificador do componente PTI é OxBO.
O servidor provedor de informações de transporte100, conforme ilustrado na FIG. 7A, transmite um campo modode transporte (componente PTI com o identificador OxAO), umcampo informações de serviço (componente PTI com o identifi-cador OxAl)f um campo tipo de relatório de mensagem (compo-nente PTI com o identificador 0xA2) e um campo informaçõesadicionais (componente PTI com o identificador 0xA3), en-quanto os inclui na estrutura do recipiente de eventos PTI.Um valor pti01_7, indicando um serviço associado a meios detransporte público, por exemplo, ônibus, é registrado nocampo modo de transporte, e um valor pti27_2, indicando in-formações baseadas em rotas, é registrado no campo tipo derelatório de mensagem. Nesse ínterim, podem ser registradas,no campo informações adicionais, as informações sobre a fon-te das informações de transporte, por exemplo, o nome ou aURL da fonte das informações de tráfego público.
O servidor provedor de informações de transporte100 registra informações sobre paradas pertencentes a umarota-alvo no campo informações de serviço (as informaçõessobre a rota são registradas no recipiente de localizaçãoTPEG e serão descritas mais adiante). O campo informações deserviço, carregando as informações sobre paradas pertencen-tes a uma rota, conforme ilustrado na FIG. 7A, inclui umcampo identificação de serviço de transporte (componente deinformações de serviço com o identificador 0x01) e uma sériede campos descrição de rota (componentes de informações deserviço com o identificador 0x07) igual ao número de para-das. O campo identificador de serviço de transporte incluium valor ptil4_4, indicando que o tipo de serviço de trans-porte é uma rota de ônibus, e um componente de ID de serviçode transporte contendo um identificador de 32-bits associadoã rota. Em cada um dos campos descrição de rota, são regis-trados o tempo (tempo de percurso) necessário para que umônibus percorrendo ao longo de uma rota desejada chegue auma parada correspondente (uma parada designada por um IDque é registrada em um componente descritor de rota seguintecontendo o identificador 0x04) a partir de uma parada ante-rior, e informações quanto à transição de velocidade. As in-formações sobre o tempo de percurso entre as paradas adja-centes incluem o tempo de percurso programado entre paradascom base na programação em operação da rota e o tempo depercurso previsto entre paradas com base nas condições detráfego atuais. O tempo de percurso programado e o tempo depercurso previsto constituem respectivos campos tipo de tem-po (componentes descritores de rota com o identificador0x02). O tempo de percurso é dado em minutos. O servidorprovedor de informações de transporte 100 pode transmitir ovalor 0 para o tempo de percurso associado a uma parada cor-respondente ao ponto inicial de cada rota, ou pode não for-necer informações sobre o tempo de percurso para o ponto i-nicial pela não designação de um componente descritor de ro-ta para o ponto inicial ao fornecer informações sobre asrespectivas paradas de cada rota por meio de recipientes deeventos PTI.
Em cada um dos campos tipo de tempo, são registra-dos o valor ptil6_l ou ptil6_2, indicando que as informaçõesde tempo de percurso registradas são um valor programado ouum valor previsto, e o valor pti28_ll, indicando que as in-formações registradas são o tempo de percurso. Além do campotempo de percurso (componente de tipo de tempo com o identi-ficador 0x01), o campo tipo de tempo no qual o tempo de per-curso programado pode seletivamente incluir um campo tipo dedias de serviço (componente de tipo de tempo com o identifi-cador 0x03) contendo informações sobre um tipo de dia deserviço, como por exemplo, o valor pti34_xx designando umdentre um dia ou dias de . uma semana, fim de semana e todosos dias. Além do campo tempo de percurso (componente de tipode tempo com o identificador 0x01), o campo tipo de tempo emque o tempo de percurso previsto é registrado pode incluirseletivamente um campo aceleração de velocidade (componentede tipo de tempo com o identificador 0x05) indicando se avelocidade aumenta ou diminui em um intervalo entre a paradaanterior e a parada correspondente.
Além disso, no campo descrição de rota, são regis-tradas as informações (componente descritor de rota com oidentificador 0x04) sobre uma parada pertencente a uma rota-alvo. Essas informações de parada incluem um ID, um valorloc03_36, indicando que o ID é um ID de parada, e informa-ções sobre o tipo de parada correspondente à ID, como porexemplo, um valor ptil5_xx designando um dentre um ponto i-nicial, um ponto final, uma parada intermediária e uma para-da de emergência. Um campo tipo de tabela de horários (com-ponente descritor de rota com o identificador 0x03) pode serseletivamente incluído no campo descrição de rota. No campotipo de tabela de horários, são registradas informações detabela em andamento, com o valor pti33_xx designando um den-tre primavera, verão, outono, inverno e emergência.
A FIG. 7A ilustra a estrutura do recipiente de e-ventos PTI, com ênfase nas relações hierárquicas entre osrespectivos elementos que constituem uma mensagem. Nas FIGS.8A a 8M, são ilustradas as sintaxes das estruturas detalha-das dos respectivos elementos. O servidor provedor de infor-mações de transporte 100 constrói um segmento de mensagem,incluindo um recipiente de eventos PTI, no formato de trans-missão ilustrado na FIG. 7A, de modo que o segmento de men-sagem possa satisfazer às sintaxes das estruturas ilustradasnas FIGS. 8A a 8M e transmitir o segmento de mensagem aosterminais 200.
Nesse ínterim, o servidor provedor de informaçõesde transporte 100, conforme ilustrado na FIG. 7B, transmiteinformações associadas a uma rota-alvo na forma de um reci-piente de localização TPEG (componente PTI com o identifica-dor OxBO). No recipiente de localização TPEG, são registra-dos o valor loc41_xx (no exemplo da FIG. B, xx é definidocomo 65, que designa "Coreano") e um ou mais recipientes delocalização tpeg_loc_containers. Em cada um dos recipientesde sub-localização, são incluídos um campo informações detipo de localização (no exemplo da FIG 7B, é registrado ovalor loc01_3, indicando que o tipo de informação de locali-zação a ser transmitido é uma rota) e componentes coordena-dos. Os componentes coordenados podem incluir: um campo lis-ta de tipo de modo (componente coordenado com o identifica-dor 0x00), campos informações de localização de ponto inici-al e final da (componentes coordenados com o identificador0x01) representados pela longitude e latitude e campos des-critor de ponto inicial e final da rota (componentes de co-ordenadas com o identificador 0x02). No campo lista de tipode modo, é registrado o valor loc05_6, indicando que o modode transporte é um ônibus. Em cada um dos campos descritor,é registrado, em um campo descritor, um nome ou um ID iden-tificando exclusivamente o ponto inicial ou final da rotadesejada, e é registrado, em um campo tipo de descritor lo-calizado na frente do campo descritor, o valor loc03_3 ouloc03_4, indicando que o nome ou ID registrado no campo des-critor está associado ao ponto inicial ou final da rota.
Se os terminais de recepção de informações detransporte 200 receberem informações de longitude e latitudesobre os nós e/ou paradas, os componentes de coordenadas,nos quais são registradas as localizações de coordenadas delongitude e latitude, não são transmitidos.
A FIG. 7B ilustra a estrutura do recipiente de lo-calização TPEG, com ênfase nas relações hierárquicas entreos respectivos elementos que constituem uma mensagem. NasFIGS. 9Α a 9F, são ilustradas as sintaxes das estruturas de-talhadas dos respectivos elementos. 0 servidor provedor deinformações de transporte 100 constrói um segmento de mensa-gem, incluindo um recipiente de localização TPEG, no formatode transmissão ilustrado na FIG. 3B, de modo que o segmentode mensagem possa satisfazer às sintaxes ilustradas nasFIGS. 9A a 9F.
O servidor provedor de informações de transporte100 constrói e transmite uma mensagem, de acordo com o méto-do de construção de mensagens descrito acima, com informa-ções sobre cada rota de ônibus sendo registrada em um reci-piente de localização TPEG e com informações sobre o tempode chegada, com base no estado de andamento de cada rota deônibus, com respeito às respectivas paradas associadas sendoregistradas em um recipiente de eventos PTI.
A FIG. 10 ilustra um exemplo de uma mensagem que éconstruída de acordo com o método descrito acima. O exemploda FIG. 10 indica que a mensagem construída inclui informa-ções sobre o tempo de percurso calculado a partir de uma pa-rada anterior até a chegada e a transição de velocidade deintervalo 1001 e 1002 que é associada a uma primeira paradade ônibus (por exemplo, "Entrada do Complexo Industrial Gu-ro") e a uma segunda parada de ônibus (por exemplo, "EscolaPrimária Gasan") que pertencem a uma das rotas (por exemplo,uma rota 1000a se estende a partir de um ponto inicial "A-partamentos Cheolsan" ao ponto final "Estação de Seul", etem a ID de rota "Linha Primária [B] No. 504 1000b").
A FIG. 10 ilustra um exemplo muito simples, apre-sentado para facilitar a compreensão. Quando o número de ro-tas localizadas na área de um serviço de fornecimento de in-formações de tráfego público é Μ, o servidor provedor de in-formações de transporte 100 constrói uma série de componen-tes de informação de serviço igual a um número M+SN (onde
M+SN é maior, pelo número de rotas M, do que um número SN=^^^que é obtido ao adicionar os números g(i) de paradaspertencentes às M rotas relativas i) e transmite os compo-nentes de informação de serviço. Nesse caso, os M componen-tes de informação de serviço são designados para a transmis-são de informações de rota.
O terminal 200 da FIG. 1, que recebe informaçõesde tráfego público transmitidas de acordo com as concretiza-ções descritas acima, pode armazenar informações básicas ba-seadas em ID de parada e informações básicas baseadas em IDde rota, além das tabelas pti e Ioc descritas acima. Cadaunidade de informação básica baseada em ID de parada podeincluir informações de ID de parada, de tipo de parada, denome e comprimento de parada, de coordenadas de longitude elatitude e do número e IDs de todas as rotas passando pelaparada. Cada unidade de informação básica baseada em ID derota pode incluir informações de ID de rota, de nome de ro-ta, do tipo de rota, das IDs dos pontos inicial e final, dosnúmeros de paradas, do tempo de chegada do primeiro ônibus edo tempo de chegada do último ônibus para cada parada e doformato da rota. As informações de formato de rota incluempontos de formato que podem representar o formato de uma ruaquando a rua é exibida em um visor Video Graphics Array(VGA) ou Quarter VGA (QVGA) e as IDs e coordenadas de longi-tude e latitude dos pontos de formato. Além disso, o termi-nal 200 da FIG. 1 pode armazenar informações sobre IDs de nócomo informações básicas.
Quando o terminal 200 não é munido de informaçõesbásicas, o servidor provedor de informações de transporte100 pode construir informações básicas que não são forneci-das por meio do serviço provedor de informações de tráfegopúblico em tempo real descrito acima, como por exemplo, otempo de chegada do primeiro ônibus e o tempo de chegada doúltimo ônibus para cada parada ou informações de formato derota, e fornecê-las ao terminal 200.
A FIG. 11 ilustra a construção detalhada do termi-nal de recepção de informações de transporte 200 da FIG. 1,de acordo com uma concretização da presente invenção que re-cebe informações de tráfego público a partir do servidorprovedor de informações de transporte 100. 0 terminal 200 daFIG. 11 inclui um sintonizador 1 para se sintonizar a umabanda de sinal por meio da qual as informações de tráfegopúblico são fornecidas e emitir sinais de informações detráfego público modulados, um demodulador 2 para demodularos sinais de informações de tráfego público moduladas e emi-tir sinais de informações de tráfego público, um decodifica-dor TPEG-PTI 3 para obter vários tipos de informações detráfego público por meio da decodificação dos sinais de in-formações de tráfego público modulados, um módulo de Sistemade Posicionamento Global (GPS) 8 para receber sinais de sa-télite de vários satélites de baixa órbita terrestre e en-contrar uma localização atual (longitude, latitude e altitu-de) , uma memória 4 para armazenar informações de tráfego pú-blico decodificadas, uma unidade de entrada 9 para controlara saida de tela com base na entrada do usuário, na localiza-ção atual e nas informações de tráfego público obtidas, umaTela de Cristal Liquido (LCD) 7 para exibir imagens e umcontrolador de LCD 6 para aplicar os sinais de acionamentocom base em textos ou gráficos a serem exibidos na tela LCD7. A unidade de entrada 9 pode ser uma tela sensível ao to-que integrada à tela LCD 7. Além da memória 4, o terminal200 pode possuir uma memória não volátil na qual é armazena-do um mapa eletrônico. 0 sintonizador 1 sintoniza sinaistransmitidos a partir do servidor provedor de informações detransporte 100, e o demodulador 2 demodula os sinais sinto-nizados, usando um método predeterminado, e emite os sinaisdemodulados. Em seguida, o decodificador TPEG-PTI 3 extraiuma mensagem de informações de tráfego público, que é cons-truída conforme ilustrado nas FIGS. 2, 3A e 3B, 4A a 4M, e5A a 5F, ou conforme ilustrado nas FIGS. 2, 7A e 7B, 8A a8M, e 9A a 9F, a partir dos sinais de entrada demodulados,armazena temporariamente a mensagem de informações de tráfe-go público, interpreta as mensagens TPEG PTI armazenadas etransmite as informações e/ou dados de controle adequados,ao conteúdo da mensagem, ao conteúdo da mensagem para o me-canismo de controle 5. 0 decodificador TPEG-PTI 3 examina seo método de codificar informações de tráfego público é ummétodo de codificação baseado em paradas ou um método de co-dificação baseado em rotas com base em um valor de identifi-cação, ou seja, pti27_2 ou pti27_4, registrado no campo tipode relatório de mensagem da mensagem de transporte públicoextraída e interpreta a estrutura da informação de transpor-te público registrada no campo informações de serviço. Porexemplo, é examinado se as informações registradas no campoinformações de serviço são compostas de informações sobrepares de rota e tempo de chegada ou de informações sobre ro-tas e tempos de chegada para paradas pertencentes à rota.
Em uma concretização em que a transmissão ilustra-da nas FIGS. 3A e 3B é realizada (no caso, quando um valorregistrado no campo tipo de relatório de mensagem épti27_2), o mecanismo de controle 5 armazena dados, que sãorecebidos a partir do decodificador TPEG-PTI 3, na memória 4na estrutura da FIG. 12. A FIG. 12 ilustra de forma simplesum exemplo de uma estrutura de armazenamento de dados. Logo,se elementos de informação, que não sejam os elementos in-formação ilustrados na estrutura de armazenamento de dadosilustrada na FIG. 12, forem fornecidos pelo servidor prove-dor de informações de transporte 100, os outros elementossão estruturados e armazenados na memória 4. Embora, no e-xemplo da FIG. 12, sejam usados nomes com informações de i-dentificação para as respectivas paradas ou rotas, o propó-sito disso é facilitar a compreensão. Na prática, são usadose armazenados códigos designados ás respectivas paradas ourotas. Quando os códigos são apresentados aos usuários, osnomes das paradas ou rotas associadas aos códigos correspon-dentes são lidos a partir de uma lista de paradas ou rotas,que é informação básica (lida a partir da memória separadaou recebida a partir do servidor provedor de informações detransporte 100), e então usados.
O terminal 200 armazena informações de longitude elatitude para respectivas paradas e informações de formatopara respectivas rotas em uma tabela de informações separa-da. A tabela de informações pode ser armazenada na memória4, no caso de ela ser construída usando informações forneci-das a partir do servidor provedor de informações de trans-porte 100, e pode ser armazenada na memória separada, no ca-so de ela ser construída no momento de fabricação do terminal.
Para as informações de tráfego público armazenadasna estrutura da FIG. 12, as informações correspondentes sãoatualizadas sempre que informações novas são recebidas peloservidor provedor de informações de transporte 100.
De forma alternativa, o mecanismo de controle 5não armazena todos os dados que são recebidos do decodifica-dor TPEG-PTI 3 na memória 4, mas pode selecionar e armazenarapenas dados sobre paradas adjacentes a uma localização atu-al, como por exemplo, paradas localizadas dentro de um raiode 1 km, que podem ser encontradas pelo módulo GPS 8. 0 mo-tivo para tanto é usar de maneira eficaz a memória de capa-cidade limitada para armazenar apenas as informações de trá-fego público que são mais propensas a serem necessárias pelousuário do terminal 200.
Se um usuário solicitar informações de tráfego pú-blico, por meio da unidade de entrada 9, enquanto as infor-mações de tráfego público recebidas estão armazenadas con-forme descrito acima, o mecanismo de controle 5 pesquisa amemória 4 por paradas cujas localizações baseadas em longi-tude e latitude estejam dentro de uma distância predetermi-nada, como por exemplo, 1 km a partir da localização atualdetectada pelo módulo GPS 8, e exibe as paradas na tela LCD7 em forma de lista, conforme ilustrado na FIG. 13, na etapa5131. Nesse caso, o mecanismo de controle 5 aplica um sinalde acionamento apropriado ao controlador do LCD 6, de modo aexibir uma lista de paradas.
Quando um usuário seleciona uma parada, a partirda lista exibida na tela, por meio da unidade de entrada 9,o mecanismo de controle 5 obtém informações sobre o tempo dechegada previsto (ou tempo de chegada programado) para a pa-rada e para cada rota armazenada na memória 4, conforme i-lustrado na FIG. 12, e exibe as informações, junto com in-formações de identificação para a rota, em uma tela na etapa5132. Ao manipular outra tecla de seleção ou tecla de movi-mento por meio da unidade de entrada 9, é possível exibirdiferentes informações armazenadas para a parada e para cadarota, como por exemplo, as localizações atuais dos próximosônibus.
Quando a parada é selecionada no estado da paradasendo exibida na etapa S131, no caso em que o terminal 200possui memória não-volátil (doravante referida como "meio dearmazenamento") contendo um mapa eletrônico, a parte neces-sária do mapa eletrônico (região que pode ser exibida na te-la LCD 7) circundando a parada pode ser lida a partir domeio de armazenamento e exibida na tela LCD 7 por meio docontrolador 6 na etapa S131-1. Um símbolo gráfico especificoé exibido na localização atual e as informações sobre umadescrição da parada selecionada e um símbolo gráfico especí-fico são indicados na localização da parada selecionada.
Quando uma tecla de confirmação é pressionada no estado daparte do mapa eletrônico circundando a parada selecionadasendo exibida, são exibidas informações sobre as rotas quepassam pela parada.
Quando o usuário seleciona uma rota, no estado deuma lista de rotas exibida em uma tela, o mecanismo de con-trole 5 lê as informações de formato para a rota e as infor-mações sobre as paradas pertencentes à rota a partir da me-mória 4 e/ou da memória separada e as exibe em uma tela naetapa S133. Por meio dessa exibição, o usuário consegue de-terminar se a rota permite que ele chegue ao destino deseja-do. Nesse caso, se os meios de armazenamento estiverem pre-sentes, o mecanismo de controle 5 indica informações sobre oformato da rota no mapa eletrônico. Quando o usuário entraem "detalhes" ("detail") ou "selecionar" ("select") no esta-do acima, o mecanismo de controle 5 estende a parte do mapade uma rota circundando a parada selecionada com base nasinformações de formato exibidas e exibe a parte ampliada natela na etapa S133-1. Quando a parte do mapa de rota é exi-bida em detalhes, as informações sobre a localização atualde um ônibus seguinte (ID de parada ou ID de nó) são lidas apartir das informações sobre a rota selecionada passando pe-la parada selecionada que está armazenada na memória 4, e umícone específico, como por exemplo, um ícone no formato deum ônibus, é exibido na tela na localização atual na tela,de modo que o usuário possa perceber visualmente a localiza-ção do ônibus.
Em uma concretização em que as informações de trá-fego público são transmitidas pelo servidor provedor de in-formações de transporte 100, conforme ilustram as FIGS. 7A e7B (no caso em que um valor registrado no campo de tipo derelatório de mensagem é pti27_4), o mecanismo de controle 5armazena dados, que são recebidos a partir do decodificadorTPEG-PTI 3, na memória 4 na estrutura da FIG. 14. A FIG. 14ilustra apenas um exemplo de uma estrutura de armazenamentode dados. Logo, se outros elementos de informação além doselementos informação ilustrados na estrutura de armazenamen-to de dados ilustrada da FIG. 14 forem proporcionados peloservidor provedor de informações de transporte 100, os ou-tros elementos são estruturados e armazenados na memória 4.No campo transição de velocidade da FIG. 14, é registrado umvalor negativo ('-'), como por exemplo, -1, no caso em que avelocidade de um intervalo correspondente é baixa, um valorpositivo (' + '), como por exemplo, +1, é registrado no casoem que a velocidade é alta e um valor 0 é registrado no casoem que não há variação na velocidade ou em que nenhuma vari-ação na velocidade pode ser determinada. 0 valor descritoacima é um valor fornecido pelo servidor provedor de infor-mações de transporte 100. No caso em que nenhuma variação navelocidade pode ser detectada, um valor diferente de um va-lor para o caso em que nenhuma variação na velocidade podeser detectada, como por exemplo, um valor 2, pode ser desig-nado e usado.
Como na concretização descrita acima, na presenteconcretização, o terminal 200 possui informações de longitu-de e latitude para as respectivas paradas e informações deformato para as respectivas rotas em tabelas de informaçãoseparadas. As tabelas de informação podem ser armazenadas namemória 4, no caso de elas serem construídas usando informa-ções fornecidas pelo servidor provedor de informações detransporte 100, ou podem ser armazenadas na memória separa-da, no caso de elas serem construídas no momento de fabrica-ção do terminal 200.
Para as informações de tráfego público armazenadasna estrutura da FIG. 14, as informações correspondentes sãoatualizadas sempre que informações novas são recebidas doservidor provedor de informações de transporte 100.
De forma alternativa, o mecanismo de controle 5não armazena todos os dados que são recebidos do decodifica-dor TPEG-PTI 3 na memória 4, mas pode selecionar e armazenarapenas dados sobre paradas adjacentes a uma localização atu-al, como por exemplo, paradas localizadas dentro de um raiode 1 km, que podem ser encontradas pelo módulo GPS 8.
Quando o usuário solicita informações de tráfegopúblico por meio da unidade de entrada 9, no estado das in-formações de tráfego público recebidas estarem armazenadasconforme descrito acima, é exibido um menu relacionado a in-formações de tráfego público, cujos itens podem ser selecio-nados pelo usuário, na tela LCD 7, conforme ilustrado naFIG. 15, na etapa S151. Quando um item de pesquisa de númerode rota é selecionado no menu exibido, é apresentada uma ja-nela de entrada. Quando um número de uma rota é informadopela janela de entrada na etapa S152, o mecanismo de contro-le 5 pesquisa a memória 4, obtém informações sobre o tempode percurso previsto (ou programado) para cada parada, queestão armazenadas conforme ilustrado na FIG. 14, para o nú-mero de rota correspondente e exibe as informações junto como nome de identificação de parada na tela na etapa S153.Nesse caso, conforme ilustrado na FIG. 14, a longitude e alatitude das respectivas paradas podem ser exibidas para aparte da rota incluindo paradas localizadas dentro de umadistância predeterminada, como por exemplo, 1 km, a partirde uma localização atual, que são detectadas pelo módulo GPS8. De forma alternativa, no caso em que é proporcionado ummeio de armazenamento contendo um mapa eletrônico, o formatode uma rota selecionada é indicado no mapa eletrônico. Nesseestado, o usuário pode obter informações sobre as paradas deoutro intervalo não indicado usando a tecla de movimento daunidade de entrada 9.
Se o usuário informar parte de um número de rotana janela de entrada, vários números de rota podem corres-ponder ao número informado. Nesse caso, o mecanismo de con-trole 5 pesquisa por todos os números de rota que compreen-dem o número selecionado a partir das informações de tráfegopúblico armazenadas, conforme ilustrado na FIG. 14, e enume-ra os números de rota encontrados junto com informações deidentificação para as respectivas rotas na tela na etapaS152-1. Quando uma rota é selecionada a partir das rotas e-numeradas, o tempo de percurso de intervalo previsto (ouprogramado) para cada parada pertencente à rota é exibido natela, conforme descrito acima, na etapa S153.
A fim de proporcionar, no caso em que a pesquisade número de rota não é selecionada e pesquisa relacionada aparadas é selecionada no menu relacionado a informações detráfego público relacionadas na etapa S151, o mecanismo decontrole 5 pesquisa por campos relacionados a paradas 141 apartir das informações de tráfego público armazenadas na es-trutura da FIG. 14 e constrói separadamente tabelas para ro-tas que passam pelas respectivas paradas. Por exemplo, seuma parada A é detectada em todas as três rotas LI, L2 e L3,é construída uma tabela que mapeia as três rotas LI, L2 e L3para a parada A. Essa tabela é usada para apresentar rapida-mente, ao usuário, rotas que passam por uma parada, quando aparada é encontrada por meio de uma busca de paradas.
Nesse ínterim, nas concretizações descritas acima,o terminal da FIG. 11 pode incluir um meio de saída de voz.Nesse caso, o tempo de chegada previsto (ou tempo programa-do) pode ser emitido em forma de voz quando um usuário sele-cionar uma parada e uma das rotas que passam pela parada ouo tempo de percurso previsto pode ser emitido em forma devoz quando um usuário seleciona uma rota e uma parada per-tencente à rota. Outras informações também podem ser emiti-das em forma de voz. O meio de saída de voz é previamentemunido de dados que são necessários para a síntese de voz.
Pelo menos uma das concretizações supramencionadasda presente invenção permite que os cidadãos usando meios detransporte público prevejam o tempo de espera para um meiode transporte público disponível, de modo que possam reali-zar outras tarefas, como por exemplo, comprar um produto outomar um café em um bar, sem ter de esperar pelo meio detransporte na parada. Ademais, ao oferecer informações sobreo tempo disponível para os meios de transporte públicos,mais pessoas poderão usar os meios de transporte públicos,de modo que o número de proprietários de veículos em ruaspoderá ser reduzido, e, conseqüentemente, podem-se reduziros custos econômicos e sociais incorridos sobre a construçãode ruas e a prevenção da poluição ambiental.
Embora as concretizações preferidas da presenteinvenção tenham sido reveladas para fins ilustrativos, osversados na técnica apreciarão que várias modificações, adi-ções e substituições são possíveis, sem divergir do âmbito eessência da invenção conforme revelada nas reivindicações aseguir.

Claims (35)

1. Método de codificar informação de tráfego,CARACTERIZADO pelo fato de que compreende:a primeira etapa de criar informação sobre uma ro-ta de meio de transporte;a segunda etapa de criar informação de tráfego pa-ra paradas respectivas pertencendo à rota; ea terceira etapa de construir um segmento de men-sagem incluindo a informação criada.
2. Método, de acordo com a reivindicação 1,CARACTERIZADO pelo fato de que compreende adicionalmente aetapa de criar informação de gerenciamento de mensagem in-cluindo um ponto de tempo no qual a informação de tráfegopúblico foi criada, e incluindo a informação de gerenciamen-to de mensagem no segmento de mensagem.
3. Método, de acordo com a reivindicação 1,CARACTERIZADO pelo fato de que a informação sobre a rotacompreende informação de identificação para pontos inicial efinal da rota.
4. Método, de acordo com a reivindicação 3,CARACTERIZADO pelo fato de que a informação sobre a rotacompreende adicionalmente informação de longitude e latitudepara os pontos inicial e final da rota.
5. Método, de acordo com a reivindicação 1,CARACTERIZADO pelo fato de que a informação de tráfego sobrecada uma das paradas compreende informação de identificaçãopara a parada e informação sobre tempo de percurso entre asparadas.
6. Método, de acordo com a reivindicação 5,CARACTERIZADO pelo fato de que a informação sobre o tempo depercurso compreende tempo de percurso programado com base emum tempo de percurso predito e/ou programação de operaçãocom base em condições reais de tráfego.
7. Método, de acordo com a reivindicação 5,CARACTERIZADO pelo fato de que o tempo de percurso é um pe-ríodo de tempo que é tomado para o meio de transporte per-correr de uma parada anterior para uma parada correspondentepara a parada correspondente.
8. Método, de acordo com a reivindicação 1,CARACTERIZADO pelo fato de que a segunda etapa adicionalmen-te cria informação de transição sobre se a velocidade depercurso de inter-parada se torna alta ou baixa para cadauma das paradas pertencendo à rota.
9. Método, de acordo com a reivindicação 1,CARACTERIZADO pelo fato de que a segunda etapa adicionalmen-te cria informação de identificação que indica que a infor-mação de tráfego a ser codificada é informação de tráfegopúblico baseada em rota.
10. Método, de acordo com a reivindicação 1,CARACTERIZADO pelo fato de que compreende adicionalmente aetapa de transmitir uma pluralidade de segmentos de mensa-gem, que são criados pela repetição das primeira a terceiraetapas, em um fluxo de informação de tráfego.
11. Método, de acordo com a reivindicação 1,CARACTERIZADO pelo fato de que o segmento de mensagem com-preende um recipiente de gerenciamento de mensagem, um reci-piente de evento PTI e um recipiente de localização TPEG quesão definidos pelo TPEG.
12. Método, de acordo com a reivindicação 1,CARACTERIZADO pelo fato de que o meio de transporte é um ô-nibus.
13. Método de decodificar informação de tráfego,CARACTERIZADO pelo fato de que compreende:a primeira etapa de extrair um segmento de mensa-gem carregndo informação de tráfego público de sinais rece-bidos;a segunda etapa de extrair informação sobre umarota para o meio de transporte; ea terceira etapa de extrair informação de tráfegosobre paradas respectivas pertencendo à rota indicada pelainformação extraída sobre a rota, a partir do segmento demensagem.
14. Método, de acordo com a reivindicação 13,CARACTERIZADO pelo fato de que compreende adicionalmente aetapa de extrair informação de gerenciamento de mensagem in-cluindo um ponto de tempo no qual a informação de tráfegopúblico foi criada.
15. Método, de acordo com a reivindicação 13,CARACTERIZADO pelo fato de que a informação sobre a rota ex-traída na segunda etapa compreende informação de identifica-ção para pontos inicial e final da rota.
16. Método, de acordo com a reivindicação 15,CARACTERIZADO pelo fato de que a informação sobre a rota ex-traída na segunda etapa adicionalmente compreende informaçãode latitude e longitude para os pontos inicial e final darota.
17. Método, de acordo com a reivindicação 13,CARACTERIZADO pelo fato de que:a segunda etapa extrai adicionalmente identifica-ção, indicando que a informação de tráfego carregada nosegmento de mensagem é informação de tráfego público baseadaem rota a partir do segmento de mensagem; ea terceira etapa extrai informação de tráfego so-bre cada uma das paradas do segmento de mensagem, com basena informação de identificação extraída.
18. Método, de acordo com a reivindicação 13,CARACTERIZADO pelo fato de que a informação de tráfego paracada uma das paradas compreende informação de identificaçãopara a parada e informação sobre o tempo de percurso entreas paradas.
19. Método, de acordo com a reivindicação 18,CARACTERIZADO pelo fato de que a informação sobre o tempo depercurso compreende tempo de percurso programado com base emum tempo de percurso predito e/ou programação de operaçãocom base em condições reais de tráfego.
20. Método, de acordo com a reivindicação 18,CARACTERIZADO pelo fato de que o tempo de percurso é um pe-ríodo de tempo que é tomado para o meio de transporte per-correr de uma parada anterior para uma parada correspondentepara a parada correspondente.
21. Método, de acordo com a reivindicação 13,CARACTERIZADO pelo fato de que a terceira etapa adicional-mente extrai informação de transição sobre se a velocidadede percurso de inter-parada se torna alta ou baixa para cadauma das paradas pertencendo à rota a partir do segmento demensagem.
22. Método, de acordo com a reivindicação 13,CARACTERIZADO pelo fato de que o segmento de mensagem com-preende um recipiente de gerenciamento de mensagem, um reci-piente de evento PTI, e um recipiente de localização TPEG,que são definidos pelo TPEG.
23. Método, de acordo com a reivindicação 13,CARACTERIZADO pelo fato de que o meio de transporte é um ô-nibus.
24. Aparelho para decodificar informação de tráfe-go, CARACTERIZADO pelo fato que compreende:um demodulador para demodular sinais recebidos eenviar uma seqüência de mensagem carregando informação detráfego público;um decodificador para extrair informação de rotapara um meio de transporte a partir de cada segmento de men-sagem da seqüência de mensagem, e extrair informação de trá-fego sobre respectivas paradas pertencendo a uma rota indi-cada pela informação de rota extraída; euma unidade de controle para fazer com que a in-formação extraída seja armazenada em um meio de armazenamen-to e fazer com que parte da informação armazenada seja envi-ada através de uma unidade de saída de acordo com as condições.
25. Aparelho, de acordo com a reivindicação 24,CARACTERIZADO pelo fato de que o decodificador adicionalmen-te extrai informação de gerenciamento de mensagem incluindoum ponto de tempo no qual a informação de tráfego públicofoi criada.
26. Aparelho, de acordo com a reivindicação 24,CARACTERIZADO pelo fato de que a informação de rota extraídapelo decodificador compreende informação de identificaçãopara pontos inicial e final da rota.
27. Aparelho, de acordo com a reivindicação 24,CARACTERIZADO pelo fato de que o decodificador adicionalmen-te extrai identificação indicando que a informação de tráfe-go carregada no segmento de mensagem é informação de tráfegopúblico baseada em rota, a partir do segmento de mensagem, eextrai informação de tráfego para cada uma das paradas apartir do segmento de mensagem, com base em informação deidentificação extraída.
28. Aparelho, de acordo com a reivindicação 24,CARACTERIZADO pelo fato de que a informação de tráfego paracada uma das paradas compreende informação de identificaçãopara a parada e informação sobre o tempo de percurso entreas paradas.
29. Aparelho, de acordo com a reivindicação 28,CARACTERIZADO pelo fato de que a informação sobre o tempo depercurso compreende o tempo de percurso programado com baseem um tempo de percurso predito e/ ou programação de opera-ção com base em condições reais de tráfego.
30. Aparelho, de acordo com a reivindicação 24,CARACTERIZADO pelo fato de que o segmento de mensagem com-preende um recipiente de gerenciamento de mensagem, um reci-piente de evento PTI e um recipiente de localização TPEG quesão definidos pelo TPEG.
31. Aparelho, de acordo com a reivindicação 24,CARACTERIZADO pelo fato de que a unidade de saida visualmen-te ou audivelmente apresenta a parte de informação armazenada.
32. Aparelho, de acordo com a reivindicação 24,CARACTERIZADO pelo fato de que a unidade de controle faz comque uma pluralidade de peças de informação de rota, incluin-do informação de seleção de rota de entrada, seja lida apartir do meio de armazenamento e seja enviada em uma listaatravés de meios de saida de acordo com a informação de se-leção de rota de entrada, e faz com que informação de tráfe-go para pelo menos uma parada pertencendo a uma rota sele-cionada a partir da lista de saida seja lida a partir domeio de armazenamento e seja enviada através da unidade desaida.
33. Aparelho, de acordo com a reivindicação 24,CARACTERIZADO pelo fato de que a unidade de controle faz comque informação de rota correspondendo a informação de sele-ção de rota seja lida a partir do meio de armazenamento deacordo com a informação de seleção de rota de entrada, e fazcom que informação de tráfego para pelo menos uma paradapertencendo a uma rota da informação de rota seja lida apartir do meio de armazenamento e seja enviada através dosmeios de saida.
34. Aparelho, de acordo com a reivindicação 32 ou 33, CARACTERIZADO pelo fato de que a unidade de controle fazcom que um formato de uma rota selecionada e nomes de para-das pertencendo à rota selecionada sejam indicados em um ma-pa eletrônico pela unidade de saida quando a rota é selecio-nada.
35. Aparelho, de acordo com a reivindicação 24,CARACTERIZADO pelo fato de que compreende adicionalmente umdetector de localização para detectar informação sobre umalocalização corrente;em que a unidade de controle faz com que apenasinformação de tráfego sobre paradas adjacentes à localizaçãocorrente detectada, que pertence à informação extraída, jun-tamente com informação de rota correspondente, sejam armaze-nadas nos meios de armazenamento.
BRPI0614269-9A 2005-08-10 2006-07-26 método e aparelho para prover informação de tráfego público BRPI0614269A2 (pt)

Applications Claiming Priority (7)

Application Number Priority Date Filing Date Title
US70677005P 2005-08-10 2005-08-10
US60/706,770 2005-08-10
KR10-2005-0108726 2005-11-14
KR1020050108726A KR101183918B1 (ko) 2005-08-10 2005-11-14 대중 교통 정보를 제공하고 이를 이용하는 방법 및 장치
US80455306P 2006-06-12 2006-06-12
US60/804,553 2006-06-12
PCT/KR2006/002935 WO2007018354A1 (en) 2005-08-10 2006-07-26 Method and apparatus for providing public traffic information

Publications (1)

Publication Number Publication Date
BRPI0614269A2 true BRPI0614269A2 (pt) 2011-03-22

Family

ID=40382951

Family Applications (1)

Application Number Title Priority Date Filing Date
BRPI0614269-9A BRPI0614269A2 (pt) 2005-08-10 2006-07-26 método e aparelho para prover informação de tráfego público

Country Status (3)

Country Link
US (1) US20090055089A1 (pt)
KR (1) KR101183918B1 (pt)
BR (1) BRPI0614269A2 (pt)

Families Citing this family (8)

* Cited by examiner, † Cited by third party
Publication number Priority date Publication date Assignee Title
US8831862B2 (en) * 2005-08-10 2014-09-09 Lg Electronics Inc. Method and apparatus for providing public traffic information
US9177472B2 (en) * 2006-06-08 2015-11-03 Lg Electronics Inc. Method and apparatus for providing and using public transportation information
KR100833261B1 (ko) * 2007-02-20 2008-06-10 주식회사 문화방송 데이터 방송망을 이용한 실시간 버스 운행 정보 제공방법
KR101319390B1 (ko) * 2007-04-25 2013-10-17 엘지전자 주식회사 대중 교통 정보를 제공하고 이를 이용하는 방법 및 장치
KR100913391B1 (ko) * 2007-11-30 2009-08-21 (주)디코인 휴대단말에서 티펙 대중교통정보 서비스를 이용한 대중교통도착안내 방법과 그 방법을 제공하는 디엠비 티펙서비스이용가능한 휴대단말
US9159238B2 (en) * 2008-10-02 2015-10-13 Microsoft Technology Licensing, LLP Location-aware selection of public transportation
JP5141739B2 (ja) * 2010-09-30 2013-02-13 株式会社デンソー 通信システムおよび移動端末
CN112581776B (zh) * 2020-12-09 2022-07-05 中铁建网络信息科技有限公司 一种智慧交通调度方法、装置及调度中心

Family Cites Families (30)

* Cited by examiner, † Cited by third party
Publication number Priority date Publication date Assignee Title
US5736940A (en) * 1993-04-06 1998-04-07 Burgener; E. C. Portable transit data information system and apparatus
US20030193413A1 (en) * 1993-05-18 2003-10-16 Jones M. Kelly Business methods for notification systems
US20020069017A1 (en) * 1995-08-14 2002-06-06 Schmier Kenneth J. Public transit vehicle arrival information system
US6225890B1 (en) * 1998-03-20 2001-05-01 Trimble Navigation Limited Vehicle use control
JP2001050767A (ja) * 1999-08-06 2001-02-23 Aisin Aw Co Ltd ナビゲーション装置および記憶媒体
JP2001283385A (ja) * 2000-04-03 2001-10-12 Mitsubishi Electric Corp バス運行状況確認システム、管理センター及び受信機
JP2003050136A (ja) * 2001-08-07 2003-02-21 Denso Corp 交通障害報知システム及び交通障害通知プログラム
US7202801B2 (en) * 2002-12-11 2007-04-10 Geospatial Technologies, Inc. Method and apparatus for an automated location-based, dynamic notification system (ALDNS)
JP3791533B2 (ja) * 2003-12-26 2006-06-28 アイシン・エィ・ダブリュ株式会社 交通情報データの補正方法、補正装置及び交通情報データ構造
US7003398B2 (en) * 2004-02-24 2006-02-21 Avaya Technology Corp. Determining departure times for timetable-based trips
KR100809558B1 (ko) * 2004-09-17 2008-03-04 김재호 차량운행 통제 시스템 및 방법
KR100754168B1 (ko) * 2004-11-12 2007-09-03 삼성전자주식회사 지도 데이터 업데이트 방법 및 장치와, 그 방법을수행하기 위한 프로그램이 저장된 기록 매체
KR20060125449A (ko) * 2005-06-01 2006-12-06 엘지전자 주식회사 교통 정보를 제공하고 이를 이용하는 방법 및 장치
US8831862B2 (en) * 2005-08-10 2014-09-09 Lg Electronics Inc. Method and apparatus for providing public traffic information
CA2562427C (en) * 2005-10-05 2012-07-10 Lg Electronics Inc. A digital broadcast system and method of processing traffic information
KR101254219B1 (ko) * 2006-01-19 2013-04-23 엘지전자 주식회사 링크 식별 방법 및 링크 식별 장치
CA2562206C (en) * 2005-10-05 2012-07-10 Lg Electronics Inc. A method and digital broadcast transmitter for transmitting a digital broadcast signal
CA2562194C (en) * 2005-10-05 2012-02-21 Lg Electronics Inc. Method of processing traffic information and digital broadcast system
CA2562220C (en) * 2005-10-05 2013-06-25 Lg Electronics Inc. Method of processing traffic information and digital broadcast system
WO2007083947A1 (en) * 2006-01-19 2007-07-26 Lg Electronics Inc. Method for transmitting and receiving traffic information and apparatus thereof
US8229657B2 (en) * 2006-06-08 2012-07-24 Lg Electronics Inc. Method and apparatus for providing and using public transportation information
US9177472B2 (en) * 2006-06-08 2015-11-03 Lg Electronics Inc. Method and apparatus for providing and using public transportation information
KR100862574B1 (ko) * 2006-09-18 2008-10-09 엘지전자 주식회사 대중 교통수단의 이용가능에 대한 정보를 제공하고 이를이용하는 방법 및 장치
EP2156582A4 (en) * 2007-04-09 2011-09-21 Lg Electronics Inc PROVISION AND USE OF INFORMATION ABOUT VIDEO WITH REGARD TO TRANSPORT SITUATIONS
EP2153345B1 (en) * 2007-04-25 2013-04-17 LG Electronics Inc. Providing link information between various application information and using the link information
KR20080097321A (ko) * 2007-05-01 2008-11-05 엘지전자 주식회사 주행 경로 선택방법 및 단말기
KR101480449B1 (ko) * 2007-10-16 2015-01-12 엘지전자 주식회사 멀티미디어 기반 교통 및 여행 정보 메시지를 이용한 상세정보 제공방법 및 이를 수행하기 위한 단말기
US20090273489A1 (en) * 2008-05-02 2009-11-05 Jeffery Khuong Lu System and method for transportation vehicle tracking
US20100057333A1 (en) * 2008-08-27 2010-03-04 Hankuk University Of Foreign Studies Research And Industry-University Cooperation Foundation Navigation system
US8264375B2 (en) * 2009-01-29 2012-09-11 Navteq B.V. Method and system for developing traffic messages

Also Published As

Publication number Publication date
US20090055089A1 (en) 2009-02-26
KR101183918B1 (ko) 2012-09-26
KR20070018653A (ko) 2007-02-14

Similar Documents

Publication Publication Date Title
KR100862574B1 (ko) 대중 교통수단의 이용가능에 대한 정보를 제공하고 이를이용하는 방법 및 장치
US7940742B2 (en) Method and device for providing traffic information including a prediction of travel time to traverse a link and using the same
US7940741B2 (en) Providing traffic information relating to a prediction of speed on a link and using the same
US7729335B2 (en) Providing traffic information relating to a prediction of congestion status and using the same
CA2609189C (en) Providing information relating to traffic congestion tendency and using the same
KR101268489B1 (ko) 정류장 연계정보를 포함하는 대중 교통 정보를 제공하고이를 이용하는 방법 및 장치
CA2618495C (en) Method and apparatus for providing public traffic information
BRPI0614269A2 (pt) método e aparelho para prover informação de tráfego público
CA2608701C (en) Providing traffic information relating to a prediction of congestion status and using the same
CA2618503A1 (en) Method and apparatus for providing public traffic information
KR101330954B1 (ko) 대중 교통 정보를 제공하고 이를 이용하는 방법 및 장치
KR101182213B1 (ko) 대중 교통 정보를 제공하고 이를 이용하는 방법 및 장치
BRPI0614684A2 (pt) método e aparelho para fornecer informação de tráfego pública

Legal Events

Date Code Title Description
B07A Application suspended after technical examination (opinion) [chapter 7.1 patent gazette]
B09B Patent application refused [chapter 9.2 patent gazette]
B09B Patent application refused [chapter 9.2 patent gazette]

Free format text: MANTIDO O INDEFERIMENTO UMA VEZ QUE NAO FOI APRESENTADO RECURSO DENTRO DO PRAZO LEGAL