BRPI0614218B1 - Método de gerenciamento de serviços de chat em um sistema de comunicação e terminal de usuário para fornecer serviços de chat - Google Patents

Método de gerenciamento de serviços de chat em um sistema de comunicação e terminal de usuário para fornecer serviços de chat Download PDF

Info

Publication number
BRPI0614218B1
BRPI0614218B1 BRPI0614218-4A BRPI0614218A BRPI0614218B1 BR PI0614218 B1 BRPI0614218 B1 BR PI0614218B1 BR PI0614218 A BRPI0614218 A BR PI0614218A BR PI0614218 B1 BRPI0614218 B1 BR PI0614218B1
Authority
BR
Brazil
Prior art keywords
user
chat
user terminal
session
users
Prior art date
Application number
BRPI0614218-4A
Other languages
English (en)
Inventor
Jari Mutikainen
Adamu Haruna
Arto Leppisaari
Original Assignee
Nokia Technologies Oy
Priority date (The priority date is an assumption and is not a legal conclusion. Google has not performed a legal analysis and makes no representation as to the accuracy of the date listed.)
Filing date
Publication date
Application filed by Nokia Technologies Oy filed Critical Nokia Technologies Oy
Publication of BRPI0614218A2 publication Critical patent/BRPI0614218A2/pt
Publication of BRPI0614218B1 publication Critical patent/BRPI0614218B1/pt

Links

Classifications

    • HELECTRICITY
    • H04ELECTRIC COMMUNICATION TECHNIQUE
    • H04LTRANSMISSION OF DIGITAL INFORMATION, e.g. TELEGRAPHIC COMMUNICATION
    • H04L67/00Network arrangements or protocols for supporting network services or applications
    • H04L67/2866Architectures; Arrangements
    • H04L67/30Profiles
    • H04L67/306User profiles
    • HELECTRICITY
    • H04ELECTRIC COMMUNICATION TECHNIQUE
    • H04LTRANSMISSION OF DIGITAL INFORMATION, e.g. TELEGRAPHIC COMMUNICATION
    • H04L51/00User-to-user messaging in packet-switching networks, transmitted according to store-and-forward or real-time protocols, e.g. e-mail
    • H04L51/04Real-time or near real-time messaging, e.g. instant messaging [IM]
    • HELECTRICITY
    • H04ELECTRIC COMMUNICATION TECHNIQUE
    • H04WWIRELESS COMMUNICATION NETWORKS
    • H04W4/00Services specially adapted for wireless communication networks; Facilities therefor
    • HELECTRICITY
    • H04ELECTRIC COMMUNICATION TECHNIQUE
    • H04WWIRELESS COMMUNICATION NETWORKS
    • H04W4/00Services specially adapted for wireless communication networks; Facilities therefor
    • H04W4/06Selective distribution of broadcast services, e.g. multimedia broadcast multicast service [MBMS]; Services to user groups; One-way selective calling services
    • H04W4/10Push-to-Talk [PTT] or Push-On-Call services
    • HELECTRICITY
    • H04ELECTRIC COMMUNICATION TECHNIQUE
    • H04WWIRELESS COMMUNICATION NETWORKS
    • H04W4/00Services specially adapted for wireless communication networks; Facilities therefor
    • H04W4/12Messaging; Mailboxes; Announcements

Landscapes

  • Engineering & Computer Science (AREA)
  • Computer Networks & Wireless Communication (AREA)
  • Signal Processing (AREA)
  • Multimedia (AREA)
  • Information Transfer Between Computers (AREA)
  • Telephonic Communication Services (AREA)
  • Data Exchanges In Wide-Area Networks (AREA)

Abstract

serviços multiusuários em um sistema de comunicações. um método para gerenciamento de serviços de conferência num sistema de comunicações compreendendo os seguintes passos: um primeiro terminal de usuário inicia uma sessão de conferência com um gerente de sessão; o primeiro terminal de usuário convida um segundo terminal de usuário para fazer parte da sessão de conferência, onde o segundo terminal de usuário está associado a uma listagem de usuários bloqueados que estão impedidos de se comunicar com o segundo terminal de usuário; verificando se um terceiro terminal de usuário convidado a participar da sessão de conferência pelo primeiro terminal de usuário está incluído na listagem de bloqueados; e no caso do terceiro terminal de usuário estar incluído na listagem de bloqueados, criar uma mensagem de notificação para notificar a um usuário do segundo terminal de usuário de que um usuário bloqueado está se juntando à sessão de conferência.

Description

MÉTODO DE GERENCIAMENTO DE SERVIÇOS DE CHAT EM UM SISTEMA DE COMUNICAÇÃO E TERMINAL DE USUÁRIO PARA FORNECER SERVIÇOS DE CHAT A presente invenção refere-se a serviços multiusuários em um sistema de comunicação, particularmente, porém não exclusivamente, para a troca de mensagens instantâneas baseada em um protocolo SIP. A troca de mensagens instantâneas (IM) é um serviço de comunicação que permite que usuários se comuniquem entre si utilizando mensagens que são enviadas aos usuários de uma maneira substancialmente em tempo real. Quando um usuário cria uma mensagem em um terminal, a mesma é imediatamente liberada aos demais usuários que participam na sessão de troca de mensagens instantâneas, possibilitanto aos mesmos responderem em seguida. Uma sessão de troca de mensagens instantâneas como esta é também conhecida como sessão de bate papo.
Os serviços de troca de mensagens instantâneas são bem conhecidos nas redes de linha fixa, tais como a Internet, utilizando, por exemplo, um PC de mesa e um software de troca de mensagens instantâneas. No entanto, espera-se, também, que estes serviços se tornem cada vez mais populares para uso em sistemas móveis de comunicação.
Os serviços de troca de mensagens podem ser implementados usando o protocolo de iniciação de sessão (SIP) conforme desenvolvido pela força tarefa de engenharia da Internet (IETF). O protocolo de iniciação de sessão é um protocolo de controle de cama de aplicação para a criação, modificação, e término de sessões com um ou mais participantes (extremidades). O protocolo SIP foi de modo geral desenvolvido para permitir a iniciação de uma sessão entre duas ou mais extremidades na Internet, tomando estas extremidades cientes da semântica da sessão. Um usuário conectado a um sistema de comunicação baseado no protocolo SI pode se comunicar com várias entidades do sistema de comunicação com base nas mensagens padronizadas do protocolo SIP. A força tarefa IETF correntemente trabalha na provisão dos serviços de IM e presença baseados no protocolo SIP, com o título “Protocolo SIP para extensões de alavanca de troca de mensagens instantâneas e presença” (SIMPLE). A Aliança Móvel Aberta (OMA) também trabalha com o serviço IM SIP/SIMPLE e com o serviço de presença SIP/SIMPLE.
Os serviços de troca de mensagens instantâneas devem oferecer aos usuários a capacidade de evitar que determinados outros usuários se comuniquem com eles. Em particular, determinados usuários podem ser um aborrecimento a outros. Sendo assim, os serviços de troca de mensagens permitem a um usuário bloquear outros usuários em particular e impedir que estes façam contato com ele. Cada usuário detém uma lista dos usuários bloqueados, sendo esta chamada a sua listagem de bloqueados.
No entanto, nos cenários em que existem múltiplos participantes em uma sessão de troca de mensagens instantâneas (conhecida como sala de bate papo), pode haver problemas no gerenciamento de situações nas quais diferentes usuários são convidados para uma sala de bate papo por parte de uma terceira parte, mas os usuários convidados podem estar impedidos de se comunicarem entre si. A fim de ilustrar esta situação, considere o seguinte exemplo. Um usuário, chamado Usuário C, cria uma sala de bate papo, e convida um Usuário A e um Usuários B para participarem da sala de bate papo. Contudo, o Usuário A bloqueou o Usuário B de se comunicar com ele (isto é, o Usuário B se encontra na listagem de bloqueados pessoal do Usuário A). O sistema de troca de mensagens instantâneas encara o problema de impedir que o Usuário B se comunique com o Usuário A (uma vez que o Usuário B se encontra na listagem de bloqueados do Usuário A), embora não apresente os conteúdos da listagem de bloqueados pessoal do Usuário A para uma terceira parte (por exemplo, o criador da sala de bate papo, isto é, um Usuário C). Além disso, um usuário bloqueado pode não ter conhecimento de que se encontra na listagem de bloqueados de um outro usuário, e, portanto, impedido de se comunicar com eles.
Uma solução possível para este problema é permitir que o Usuário C (o criador da sala de bate papo) convide quaisquer usuários que ele queira, sem conhecer nenhuma dentre as preferências de listagem de bloqueio de um convidado. No entanto, quando um usuário que aparece na listagem de bloqueio de um outro usuário é convidado (por exemplo, o Usuário B aparece na listagem de bloqueio do Usuário A), o sistema descarta o convite ao usuário bloqueado. O convite, deste modo, nunca chegará ao Usuário B neste exemplo. O Usuário C não é notificado de que o seu convite foi descartado.
No entanto, esta solução tem a desvantagem de dar a impressão de, a partir da perspectiva dos participantes da sala de bate papo, ou que o Usuário B ignorou o convite, ou que existe uma falha no sistema de serviço IM ou no sistema de rede, e que o convite não chegou ao Usuário B. Além disso, esta solução impede que o Usuário B se comunique com quaisquer outros usuários na sala de bate papo, mesmo que o Usuário B só esteja impedido de se comunicar com um usuário em particular (com o Usuário A, neste caso).
Uma outra solução seria permitir que o Usuário C convidasse quaisquer usuários para a sala de bate papo, e que estes usuários convidados pudessem participar, independentemente de aparecerem nas listagens de bloqueio de quaisquer participantes. No entanto, o sistema pode filtrar quaisquer mensagens de um usuário que se encontra impedido de se comunicar com um outro usuário, de tal modo que nenhuma mensagem do usuário bloqueado seja visível ao usuário bloqueante. Em outras palavras, neste exemplo, o Usuário B poderá participar da sessão de bate papo, mas nenhuma mensagem que o Usuário B envie se tornará visível ao Usuário A. O problema com esta solução é que todos os participantes da sessão são visíveis uns aos outros, isto é, o Usuário A pode ver que o Usuário B se encontra presente, e vice versa. Do ponto de vista do Usuário B, parecerá que ou suas mensagens estão sendo ignoradas pelo Usuário A ou que existe uma falha no sistema de serviço IM ou no serviço da rede. No entanto, poderá também ser muito fácil o Usuário B (ou ainda os demais usuários da sala de bate papo) concluir que ele se encontra na listagem de bloqueio do Usuário A. É, portanto, preferível que uma decisão sobre como manipular os usuários bloqueados seja feita ou durante o processo de reunião dos usuários na sala de bate papo, ou que todos os usuários sejam invisíveis entre si quando estes se encontram bloqueados.
Existe, por conseguinte, a necessidade de uma solução mais flexível para o tratamento do problema apresentado, de tal modo que a listagem de bloqueio pessoal de um usuário não seja apresentada a nenhum outro participante de uma sala de bate papo.
De acordo com um aspecto da presente invenção, é provido um método de gerenciamento de serviços de bate papo em um sistema de comunicações, compreendendo as etapas de: um primeiro terminal de usuário iniciar uma sessão de bate papo com um gerenciador de sessão; o dito primeiro terminal de usuário convidando um segundo terminal de usuário para participar da sessão de bate papo, em que o segundo terminal de usuário está associado a uma listagem de bloqueio de usuários bloqueados que se encontram impedidos de se comunicarem com o segundo terminal de usuário; verificar se um terceiro terminal de usuário convidado a participar da sessão de bate papo por parte do primeiro terminal de usuário está incluído na listagem de bloqueados: θ, no caso de o terceiro terminal se encontrar na listagem de bloqueados, gerar uma mensagem de notificação a fim de notificar o usuário do segundo terminal de usuário de que um usuário bloqueado está participando da sessão de bate papo.
De acordo com uma modalidade da presente invenção, a etapa de gerar a mensagem de notificação é executada pelo gerenciador de sessão.
De acordo com uma outra modalidade da presente invenção, a listagem de bloqueio é armazenada no gerenciador de sessão e o gerenciador de sessão executa a etapa de verificação.
De acordo com uma outra modalidade da presente invenção, a mensagem de notificação é enviada do gerenciador de sessão para o segundo terminal de usuário.
De acordo com uma outra modalidade da presente invenção, a listagem de bloqueio é armazenada no gerenciador de listagem de bloqueio em uma rede separada da rede do gerenciador da sessão, e o gerenciador de listagem de bloqueio executa a etapa de verificação.
De acordo com uma outra modalidade da presente invenção, a listagem de bloqueio é armazenada em um gerenciador de listagem de bloqueio na mesma rede do gerenciador de sessão, e o gerenciador de listagem de bloqueio executa a etapa de verificação.
De acordo com uma outra modalidade da presente invenção, a mensagem de notificação é modificada pelo gerenciador da listagem de bloqueio e é enviada do gerenciador de listagem de bloqueio para o segundo terminal de usuário.
De acordo com uma outra modalidade da presente invenção, a listagem de bloqueio é armazenada no gerenciador de listagem de bloqueio localizado no segundo terminal de usuário, e o gerenciador de listagem de bloqueio executa a etapa de verificação.
De acordo com uma outra modalidade da presente invenção, a mensagem de notificação é modificada pelo gerenciador de listagem de bloqueio e é enviada pelo gerenciador de listagem de bloqueio para uma interface de usuário do segundo terminal de usuário.
De acordo com uma outra modalidade da presente invenção, o terminal do terceiro usuário está associado a uma segunda listagem de bloqueio, e o dito método compreende ainda as etapas de: verificar se o segundo terminal de usuário está listado na segunda listagem de bloqueio; no caso de o segundo terminal de usuário se encontrar na segunda listagem de bloqueio, gerar uma mensagem de notificação a fim de notificar um usuário do terceiro terminal de usuário que um usuário bloqueado se encontra presente na sessão de bate papo.
De acordo com um outro aspecto da presente invenção, é provido um método de gerenciamento de serviços de bate papo em um sistema de comunicação compreendendo as etapas de: um primeiro terminal de usuário iniciar uma sessão de bate papo com um controlador de sessão; o dito primeiro terminal de usuário convidar um segundo terminal de usuário para participar da sessão de bate papo, em que o segundo terminal de usuário está associado a uma listagem de bloqueio de usuários bloqueados que se encontram impedidos de se comunicarem com o segundo terminal de usuário, a dita listagem de bloqueio sendo armazenada no controlador de sessão; verificar no controlador de sessão se um terceiro terminal de usuário convidado pelo primeiro terminal de usuário para participar da sessão de bate papo está incluído na listagem de bloqueio; e caso este terceiro terminal de usuário esteja na listagem de bloqueio, enviar uma mensagem de notificação do controlador de sessão para o segundo terminal de usuário a fim de notificar um usuário do segundo terminal de usuário de que um usuário bloqueado está participando da sessão de bate papo.
De acordo com um outro aspecto da presente invenção, é provido um método de gerenciamento de serviços de bate papo em uma rede de comunicações, compreendendo as etapas de: um primeiro terminal de usuário iniciar uma sessão de bate papo com um gerenciador de sessão; o dito primeiro terminal de usuário convidando um segundo terminal de usuário para participar da sessão de bate papo, em que o segundo terminal de usuário está associado a uma listagem de bloqueio de usuários bloqueados que se encontram impedidos de se comunicarem com o segundo terminal de usuário, a dita listagem de bloqueio sendo armazenada em um gerenciador de listagem de bloqueio no segundo terminal de usuário; verificar no gerenciador de listagem de bloqueio se um terceiro terminal de usuário convidado pelo primeiro terminal de usuário para participar da sessão de bate papo está incluído na listagem de bloqueio; no caso de o terceiro terminal de usuário estar na listagem de bloqueio, enviar uma mensagem de notificação do gerenciador da listagem de bloqueio para uma interface de usuário do segundo terminal de usuário a fim de informar a um usuário do segundo terminal de usuário que um usuário bloqueado está participando da sessão de bate papo.
De acordo com um outro aspecto da presente invenção, é provido um sistema de comunicações para a provisão de serviços de bate papo compreendendo: um primeiro terminal de usuário para iniciar uma sessão de bate papo com um gerenciador de sessão; um segundo terminal de usuário, o dito segundo terminal de usuário sendo convidado para participar da sessão de bate papo pelo dito primeiro terminal, em que o segundo terminal de usuário está associado a uma listagem de bloqueio de usuários bloqueados que se encontram impedidos de se comunicarem com o segundo terminal de usuário; um terceiro terminal de usuário, o dito terceiro terminal de usuário sendo convidado para participar da sessão de bate papo pelo primeiro terminal de usuário; um meio para verificar se o terceiro terminal de usuário está incluído na listagem de bloqueio; e um meio para gerar uma mensagem de notificação de modo a notificar um usuário do segundo terminal de usuário que um usuário bloqueado está participando da sessão de bate papo, no caso de o terceiro terminal de usuário estar na listagem de bloqueio.
Para um melhor entendimento da presente invenção e mostrar como a mesma pode ser colocada em prática, far-se-á referência agora, à guisa de exemplo, aos seguintes desenhos, nos quais: A Figura 1 mostra um sistema de comunicação sem fio; A Figura 2 mostra uma estrutura de rede para uma primeira modalidade da presente invenção; A Figura 3 mostra as mensagens de sinalização enviadas para a primeira modalidade da presente invenção; A Figura 4 mostra a estrutura de uma mensagem conhecida do tipo NOTIFICAR SIP; A Figura 5 mostra a estrutura de uma mensagem modificada do tipo NOTIFICAR SIP; A Figura 6 mostra uma estrutura de rede para uma segunda modalidade da presente invenção; A Figura 7 mostra as mensagens de sinalização enviadas para a segunda modalidade da presente invenção; A Figura 8 mostra uma estrutura de rede para uma terceira modalidade da presente invenção; A Figura 9 mostra as mensagens de sinalização enviadas para a terceira modalidade da presente invenção. A seguir, será feita referência à Figura 1, na qual é mostrado um sistema de comunicação sem fio 100. O sistema de comunicação 100 compreende uma rede 102, que conecta as entidades móveis (os terminais de usuário 106) que participam de uma sessão de bate papo. A rede 102 pode ser uma rede, como, por exemplo, a Internet, ou pode ser uma rede privada, como, por exemplo, a rede núcleo de telecomunicações ou a rede Ethernet.
Na rede mostrada na Figura 1, conectada à rede 102 encontra-se uma pluralidade de estações de base 104. As estações de base provêm uma conexão sem fio entre os terminais de usuário 106 e a rede 102. Estas estações de base podem ser de qualquer padrão sem fio conhecido. Por exemplo, as mesmas podem ser estações de base (BS) de sistema GSM/GPRS, estações base (BS) de nó de serviço UMTS ou de pontos de acesso de rede WLAN. Nas modalidades alternativas, as estações de base 104 podem ser substituídas por entidades que permitem uma conexão a cabo com a rede, por exemplo, por meio de um modem ou roteador.
As estações de base 104 podem ser conectadas diretamente à rede 102, ou podem ser conectadas a redes separadas, as quais, por sua vez, são conectadas à rede 102 via entidades intermediárias. Em algumas modalidades, as estações de base podem ser todas conectadas à mesma rede e operar o mesmo padrão sem fio. Em outras modalidades, diferentes estações de base podem ser conectadas a redes separadas umas das outras, e as estações de base podem operar diferentes padrões sem fio.
Na modalidade mostrada na Figura 1, os terminais de usuário 106 se conectam às estações de base via um enlace sem fio. O enlace sem fio pode ser de qualquer padrão conhecido, dependendo do tipo de rede ao qual o terminal de usuários se encontra conectado. Por exemplo, quando as estações de base 104 e os terminais de usuário 106 atendem a um padrão de sistema GSM/GPRS, o enlace sem fio utiliza um esquema de acesso múltiplo de divisão de tempo (TDMA). De maneira alternativa, quando as estações de base 104 e os terminais de usuário 106 atendem a um padrão de serviço UMTS, o enlace sem fio utiliza um esquema de acesso múltiplo de divisão de código de banda larga (WCDMA). Outros enlaces sem fio possíveis incluem um acesso múltiplo de divisão de freqüência (FDMA), um acesso múltiplo de sentido de portadora (CSMA) ou uma multiplexação de divisão de freqüência ortogonal (OFDM).
Os terminais de usuário 106 são configurados de modo a permitir a um usuário participar em sessões de bate papo. Os múltiplos terminais de usuário podem ser conectados a cada estação de base. Os usuários que participam de uma sessão de bate papo (referidos, daqui em diante, como participantes) podem ser conectados à mesma estação de base ou conectados a estações de base separadas. Um terminal de usuário 106 pode ser uma estação móvel sem fio (MS), como, por exemplo, um telefone móvel, um assistente digital pessoal (PDA) ou um computador do tipo laptop. Em modalidades alternativas, o terminal de usuário 106 pode ser um terminal a cabo, como, por exemplo, um computador pessoal (PC).
Dentro da rede 102, encontra-se um servidor de conferência 108. Os terminais de usuário 106 se conectam ao servidor de conferência 108 via as estações de base 104 a fim de participar em uma sessão de bate papo, conforme será descrito a seguir.
A seguir, será feita referência à Figura 2, que mostra a estrutura de rede 200 de uma primeira modalidade da presente invenção. Um cenário exemplar é usado para demonstrar a operação desta modalidade da presente invenção. Neste cenário, há três usuários, conforme mostrado na Figura 2, o Usuário A 202, o Usuário B 204 e o Usuário C 206. Cada um destes usuários pode participar de sessões de bate papo, e podem se conectar ao servidor de conferência 108, conforme demonstrado com relação à Figura 1. Os servidores locais do serviço IM podem também estar presentes nas redes dos usuários. Neste cenário, o Usuário C cria uma sala de bate papo. O Usuário C em seguida convida o Usuário A e o Usuário B para a sala de bate papo. No entanto, o Usuário A bloqueou o Usuário B de participar de sessões de bate papo com o Usuário A. Sendo assim, o Usuário B se encontra na listagem pessoal do Usuário A de usuários bloqueados, conhecida como a sua listagem de bloqueio. A estrutura de rede deve gerenciar esta situação de tal modo que o Usuário A não tenha de conversar com o Usuário B, mas também não tenha de divulgar a sua listagem de bloqueio pessoal para o criador da sala de bate papo, o Usuário C. A Figura 3 mostra como a presente modalidade soluciona este problema. A Figura 3 mostra a troca de mensagens de sinalização entre as entidades descritas acima com referência à Figura 2. A presente modalidade se baseia na tecnologia de protocolo SIP/SIMPLE.
Conforme apresentado acima, o Usuário C 206 cria uma sala de bate papo, e esta se inicia na etapa S1 com o Usuário C enviando uma mensagem SIP INVITE (convidar) para o servidor de conferência 108. O servidor de conferência, na etapa 302, cria, em seguida, uma instância de foco e reserva recursos do misturador. Em seguida, o Usuário C assina as notificações de estado de conferência. Este processo envolve uma comunicação entre o servidor de conferência e o Usuário C na etapa S2. O Usuário C em seguida envia uma mensagem SIP REFER (referir) para o servidor de conferência, indicando que o Usuário A e o Usuário B devem ser convidados para a sala de bate papo. O servidor de conferência então envia mensagens SIP INVITE para o Usuário A e para o Usuário B nas etapas S4 e S5, respectivamente. Após o recebimento bem sucedido das mensagens SIP INVITE, o Usuário A e o Usuário B respondem com uma mensagem 200 OK nas etapas S6 e S8. Neste momento, o servidor de conferência precisa saber a listagem de bloqueio pessoal de cada um dos convidados para a sala de bate papo, e o servidor de conferência solicita a listagem a partir do servidor de IM local para o usuário B (308) com uma mensagem SIP SUBSCRIBE (assinar) nas etapas S7 e S9 (para os Usuários A e B, respectivamente). Estas mensagens são respondidas pelo servidor de IM local para o Usuário A e para o Usuário B (306 e 308) nas etapas S10 e S11, respectivamente, com mensagens 200 OK. A troca de mensagens para o servidor de conferência no sentido de obter as listagens de bloqueio é mostrada em linhas pontilhadas na Figura 3. O servidor de conferência mantém a listagem de bloqueio de cada usuário convidado com o nome do usuário convidado.
Quando o servidor de conferência solicita a listagem de bloqueio dos convidados (nas etapas S7 e S9 acima) com a mensagem de inscrição, o servidor de conferência pode fazer uma assinatura contínua. Uma assinatura imediata recupera apenas o conteúdo corrente da listagem de bloqueio, enquanto uma assinatura contínua permite que o servidor de conferência seja notificado de qualquer outra modificação na listagem de bloqueio. No caso de uma assinatura contínua, quando o convidado muda a sua listagem de bloqueio, o servidor de conferência é notificado e atualiza a sua listagem de bloqueio em conformidade. Uma outra alternativa para buscar a listagem de bloqueio é usar o Protocolo de Gerenciamento de Configuração (XCAP) de Linguagem de Marcação Extensível (XML). Este é um protocolo padronizado da força tarefa IETF utilizado na criação e gerenciamento da listagem de bloqueio. O serviço IM SIP/SIMPLE da Aliança OMA também utiliza o protocolo XCAP para o mesmo fim.
Os usuários A e B enviam uma mensagem SIP SUBSCRIBE (assinar) para o servidor de conferência nas etapas S12 e S13 a fim de assinar as notificações de mudança de conferência (por exemplo, que um usuário novo está participando), e estas são reconhecidas com as mensagens 200 OK do servidor de conferência nas etapas S14 e S15. O servidor de conferência envia uma mensagem SIP NOTIFY (notificar) para o Usuário C nas etapas S16 e S17 a fim de informar ao Usuário C que o Usuário A e o Usuário B se juntaram à sala de bate papo. O servidor de conferência realiza uma verificação na etapa 304 de cada um dos usuários que participam da sala de bate papo para ver se eles estão incluídos em qualquer uma das listagens de bloqueio dos usuários participantes. No caso de o Usuário A, neste exemplo, o Usuário B se encontra na listagem de bloqueio do Usuário A. Deste modo, quando o Usuário B se junta à sala de bate papo logo depois do Usuário A, o servidor de conferência realiza uma verificação para ver se o Usuário B aparece na listagem de bloqueio dos participantes existentes, e o servidor de conferência encontra uma correspondência na listagem de bloqueio do Usuário A. Após encontrar esta correspondência na listagem de bloqueio, o servidor de conferência envia ao Usuário A uma mensagem SIP NOTIFY modificada na etapa S18, a qual será descrita em mais detalhe a seguir. Quaisquer outros participantes na sala de bate papo que não tem nenhum outro usuário participante correspondendo às suas listagens de bloqueio receberão uma mensagem SIP NOTIFY normal, não modificada. A estrutura básica de uma mensagem de notificação não modificada é mostrada na Figura 4. Esta pode ser comparada à estrutura básica da mensagem de notificação não modificada conforme descrita acima, que é mostrada na Figura 5. A mensagem não modificada na Figura 4 contém campos para o “usuário” 402, para o “texto de vídeo” 404, para os “associados” 406, para os “papéis” 408, e para a “linguagem” 410. A mensagem de notificação modificada na Figura 5 contém um campo extra “em sua listagem de bloqueio” 502, a qual, ao conter o dado “sim”, indica que o usuário especificado na sala de bate papo corresponde a um listado na listagem de bloqueio de um usuário.
Uma representação mais detalhada da mensagem de notificação modificada, como, por exemplo, a enviada na etapa S18 pode ser observada abaixo. O novo campo “em sua listagem de bloqueio” adicionado como parte da presente modalidade é mostrado em negrito. <user entity-’sip:UserB@example.com” state=”full”> <display-text>UserB</display-text> <in-your-blocklist>yes</in-your-blocklist> <associated-aors> <entry> <uri>mailto:UserB@example.com</uri> <label>email</label> </entry> </associated-aors> <roles> <entry> <label>participant</label> <entry> <roles> <language>en</language>
Retornando mais uma vez à Figura 3, após receber a mensagem NOTIFY (notificar) modificada, o Usuário A é notificado que o Usuário B, que se encontra em sua listagem de bloqueio, ou participa, ou foi convidado, ou já estava na sala de bate papo. O Usuário A tem a opção de permanecer na sala de bate papo, porém sem visualizar nenhum texto do Usuário B, atualizar a sua listagem de bloqueio de modo a permitir que o texto do Usuário B seja visualizado temporariamente, ou o Usuário A pode escolher não participar e sair da sala de bate papo.
Quando o Usuário A escolhe permanecer na sala de bate papo, mas sem visualizar nenhum texto do Usuário B, o servidor poderá realizar a filtragem do texto do Usuário B. De maneira alternativa, o terminal de usuário poderá realizar a filtragem. Todos os demais participantes da sala de bate papo poderão ver o texto do Usuário B. Nenhum outro participante saberá que o Usuário A está tendo as mensagens do Usuário B filtradas. A notificação de um usuário bloqueado só acontece uma única vez, e depois de as mensagens serem enviadas para todos os participantes. No entanto, o servidor de conferência poderá opcionalmente realizar mais outras filtragens, conforme acima mencionadas.
Se o Usuário B, como um novo usuário participante, tiver algum dos usuários participantes na listagem de bloqueio (por exemplo, se o Usuário B tiver o Usuário A em sua listagem de bloqueio), neste caso o Usuário B recebería uma mensagem NOTIFY (notificar) modificada, como acima, e teria as mesmas três opções que o Usuário A previamente delineadas. No entanto, no exemplo mostrado aqui, o Usuário B não tem nenhum dos demais participantes em sua listagem de bloqueio, e recebe, portanto, uma mensagem NOTIFY (notificar) não modificada na etapa S19. A seguir, far-se-á referência à Figura 6, que mostra a estrutura de rede 600 de uma segunda modalidade da presente invenção. Neste cenário, existem os mesmos três usuários que os mostrados na primeira modalidade. O Usuário A 202, o Usuário B 204, e o Usuário C 206. Como na primeira modalidade, o Usuário C cria uma sala de bate papo e convida o Usuário A e o Usuário B. No entanto, o Usuário B se encontra presente na listagem de bloqueio do Usuário A. Na segunda modalidade da presente invenção, a arquitetura do servidor de conferência 602 compreende dois elementos lógicos, o servidor de IM participante 604 (ou gerenciador de listagem de bloqueio) e o servidor de IM de controle 606 (ou gerenciador de sessão). O servidor de IMAGEM participante reside na rede doméstica do usuário que é o recipiente das mensagens, e é o servidor recebedor e executa as exigências de liberação de mensagem do recipiente individual. O servidor de IM participante mantém as listagens de bloqueio dos usuários com as quais o mesmo se encontra associado, e é responsável pela execução do processo de correspondência da listagem de bloqueio. O servidor de controle se localiza na rede que agrupa / possui a conversação de grupo. A Figura 7 mostra a troca de mensagens de sinalização entre as entidades descritas acima com referência à Figura 6. Em comum com a primeira modalidade, o Usuário C inicia a sessão de bate papo enviando uma mensagem de SIP INVITE (convidar) para o servidor de IM de controle 606 na etapa S20. O servidor de IM de controle na referência 602 em seguida cria uma instância de foco e reserva recursos do misturador. Em seguida, o Usuário C assina as notificações de estado de conferência. Este processo envolve a comunicação entre o servidor de IM de controle e o Usuário C na etapa S21.
O Usuário C em seguida envia uma mensagem de SIP REFER (referir) na etapa S22 para o servidor de IM de controle, indicando se o Usuário A e o Usuário B devem ser convidados para a sala de bate papo. O servidor de IM de controle em seguida envia uma mensagem de SIP INVITE (convidar) para o servidor de IM participante para o Usuário A na etapa S23. Uma mensagem de SIP INVITE é então mais uma vez enviada do servidor de IM participante para o Usuário A na etapa S24. As mensagens de SIP INVITE são também enviadas para o Usuário B via o servidor de IM participante nas etapas S25 e S26. Após o recebimento bem sucedido das mensagens SIP INVITE (convite), o Usuário A e o Usuário B respondem com uma mensagem 200 OK nas etapas S27 e S29, as quais são retornadas para o servidor de IM de controle via o servidor de IM participante nas etapas S28 e S30.
Ao contrário da primeira modalidade da presente invenção, o servidor de IM participante da presente modalidade já mantém as listagens de bloqueio dos usuários, e, portanto, não existe nenhuma necessidade de o servidor de IM de controle assinar as informações de listagem de bloqueio.
Os Usuários A e B enviam uma mensagem SIP SUBSCRIBE (assinar) para o servidor de IM participante nas etapas S31 e S33 para assinar as notificações de mudança de conferência (por exemplo, que um novo usuário chegou para participar), e estas são encaminhadas para o servidor de IM de controle nas etapas S32 e S34. Estas mensagens são reconhecidas com as mensagens 200 OK a partir do servidor de IM de controle, que são passadas via o servidor de IM participantes para o Usuário A nas etapas S35 e S36 e para o Usuário B nas etapas S38 e S39. O servidor de IM de controle envia uma mensagem SIP NOTIFY (notificar) para o Usuário C nas etapas S37 e S40 a fim de informar ao Usuário C que o Usuário A e o Usuário B estão participando da sala de bate papo.
O servidor de IM de controle envia uma mensagem SIP NOTIFY (notificar) para o servidor de IM participante que um usuário novo está participando da sala de bate papo, na etapa S41. Esta mensagem contém uma etiqueta "im-tag” similar a uma etiqueta “poc-tag” em um dispositivo aperte-para-falar de aliança OMA pelo celular (PoC), usado para rotear a mensagem para o servidor de IM participante. A etiqueta de recurso "im-tag” é adicionada ao cabeçalho de Contato ou de Aceitar Contato da mensagem SIP. O servidor de IM participante realiza uma verificação na etapa 704 de cada um dos usuários que participam da sala de bate papo para ver se eles estão incluídos em quaisquer das listagens de bloqueio dos usuários participantes. No caso do Usuário A neste exemplo, o Usuário B se encontra na listagem de bloqueio do Usuário A. Sendo assim, quando o Usuário B se junta à sala de bate papo logo após o Usuário A, o servidor de IM participante realiza uma verificação para ver se o Usuário B aparece na listagem de bloqueio dos participantes existentes, e o servidor de IM participante encontra uma correspondência na listagem de bloqueio, o servidor de IM participante modifica a mensagem SIP NOTIFY (notificar) do servidor de IM de controle a fim de indicar que o Usuário B se encontra na listagem de bloqueio e envia a mensagem SIP NOTIFY modificada para o Usuário A na etapa S42. A mensagem SIP NOTIFY modificada enviada na etapa S42 pode ser igual à descrita acima para a primeira modalidade da presente invenção. Quaisquer outros participantes na sala de bate papo que não tenham nenhuma correspondência à listagem de bloqueio de nenhum usuário participante receberão uma mensagem SIP NOTIFY não modificada, normal.
Após o recebimento da mensagem NOTIFY, o Usuário tem a opção de ficar na sala de bate papo, porém sem visualizar nenhum texto do Usuário B, atualizar a sua listagem de bloqueio de modo a permitir que o texto do Usuário B seja visualizado temporariamente, ou o Usuário A pode escolher não participar e sair da sala de bate papo. Quando o Usuário A escolhe permanecer na sala de bate papo, mas sem visualizar nenhum texto do Usuário B, o servidor de IM participante poderá realizar a filtragem do texto do Usuário B. Todos os demais participantes da sala de bate papo poderão ver o texto do Usuário B. Nenhum outro participante saberá que o Usuário A está tendo as mensagens do Usuário B filtradas. A notificação de um usuário bloqueado só acontece uma única vez, e depois de as mensagens serem enviadas para todos os participantes. No entanto, o servidor de IM participante poderá opcionalmente realizar mais outras filtragens de mensagens, conforme acima mencionadas.
Se o Usuário B, como um novo usuário participante, tiver algum dos usuários participantes na sua listagem de bloqueio (por exemplo, se o Usuário B tiver o Usuário A em sua listagem de bloqueio), neste caso o Usuário B recebería uma mensagem NOTIFY (notificar) modificada, como acima, e teria as mesmas três opções que o Usuário A previamente delineadas. No entanto, no exemplo mostrado aqui, o Usuário B não tem nenhum dos demais participantes em sua listagem de bloqueio, e recebe, portanto, uma mensagem NOTIFY (notificar) não modificada na etapa S43.
Uma terceira modalidade da presente invenção pode ser vista com referência à Figura 8, na qual é mostrada a estrutura de rede 800 desta modalidade. Neste cenário, existem os mesmos três usuários, o Usuário A 202, o Usuário B 204 e o Usuário C 206, conforme mostrado nas primeira e segunda modalidades. Como nas primeira e segunda modalidades, o Usuário C cria uma sala de bate papo e convida o Usuário A e o Usuário B. No entanto, o Usuário B se encontra presente na listagem de bloqueio do Usuário A. Na terceira modalidade da presente invenção, o terminal de usuário compreende um cliente de IM 804 e uma interface com o usuário (UI) 806 (neste caso, apenas modalidades no Usuário A). A estrutura de rede compreende um servidor de conferência 802, mas não realiza todas as mesmas funções da primeira e segunda modalidades. Em particular, as listagens de bloqueio dos participantes são armazenadas localmente no cliente de IM. O cliente de IM em seguida realiza a comparação entre os usuários participantes da sala de bate papo e a listagem de bloqueio. A Figura 9 mostra a troca de mensagens de sinalização entre as entidades descritas acima com referência à Figura 8. Em comum com as modalidades antes, o Usuário C inicia a sessão de bate papo enviando uma mensagem SIP INVITE (convidar) para o servidor de conferência 802 na etapa S44. O servidor de conferência na etapa 902 em seguida cria a instância de foco e reserva recursos de misturador. Em seguida, o Usuário C assina as notificações de estado de conferência. Este processo envolve a comunicação entre o servidor de conferência e o Usuário C na etapa S45. O Usuário C em seguida envia uma mensagem SIP REFER (referir) para o servidor de conferência na etapa S46, indicando se o Usuário A e o Usuário B devem ser convidados para a sala de bate papo. O servidor de conferência envia mensagens SIP INVITE (convidar) para o Usuário A e Usuário B nas etapas S47 e S48, respectivamente, e estas são reconhecidas com as mensagens 200 OK do Usuário A e do Usuário B nas etapas S49 e S50. O Usuário A e o Usuário B assinam a sala de bate papo com as mensagens SIP SUBSCRIBE (assinar) enviadas para o servidor de conferência nas etapas S51 e S52. O servidor de conferência reconhece com mensagens 200 OK para o Usuário A e Usuário B nas etapas S53 e S55. Enquanto isso, o servidor de conferência notifica o Usuário A que se juntou à sala de bate papo na etapa S54, e da mesma forma o Usuário B na etapa S56.
Na presente modalidade da presente invenção, a comparação entre os usuários que participam de uma sala de bate papo e os listados de uma listagem de bloqueio de um participante não é feita no servidor de conferência. Ao invés disso, quando um novo usuário se junta à sala de bate papo, uma mensagem SIP NOTIFY (notificar) é enviada para os participantes. No caso do exemplo da Figura 9, o Usuário A recebe uma mensagem SIP NOTIFY na etapa S57. O cliente de IM (mensagens instantâneas) 804 no terminal de usuário em seguida compara o usuário participante na sala de bate papo com a listagem de bloqueio armazenada localmente no cliente de IM na etapa 904. No caso do Usuário A, o cliente de IM encontrará uma correspondência na listagem de bloqueio quando o Usuário B entrar na sala de bate papo. Depois de encontrar a correspondência, o cliente de IM informa o usuário através da interface UI na etapa S58. O Usuário A tem as mesmas opções que nas modalidades anteriores após receber a notificação do cliente de IM. O Usuário A tem a opção de permanecer na sala de bate papo, porém sem visualizar nenhum texto do Usuário B, atualizar a sua listagem de bloqueio de modo a permitir que o texto do Usuário B seja visualizado temporariamente, ou o Usuário A pode escolher não participar e sair da sala de bate papo. Quando o Usuário A escolhe permanecer na sala de bate papo, mas sem visualizar nenhum texto do Usuário B, o cliente de IM realiza a filtragem do texto do Usuário B. Todos os demais participantes da sala de bate papo poderão ver o texto do Usuário B. Nenhum outro participante saberá que o Usuário A está tendo as mensagens do Usuário B filtradas.
Se o Usuário B, como um novo usuário participante, tiver algum dos usuários participantes na sua listagem de bloqueio (por exemplo, se o Usuário B tiver o Usuário A em sua listagem de bloqueio), neste caso o cliente de IM no terminal do Usuário B notificaria o Usuário B, conforme acima, e o Usuário B teria as mesmas três opções que o Usuário A previamente delineadas. No entanto, no exemplo mostrado aqui, o Usuário B não tem nenhum dos demais participantes em sua listagem de bloqueio, e, portanto, depois de receber uma mensagem SIP NOTIFY (notificar) na etapa S43, o cliente de IM não encontra nenhuma correspondência e não precisa notificar o Usuário B.
Esta modalidade da presente invenção não requer uma mensagem SIP NOTIFY modificada, como no caso das duas modalidades anteriores. Isto porque a notificação vem do cliente de IM (mensagens instantâneas), que é local ao participante, e a notificação que é enviada depende da interface UI que é usada.
As três modalidades descritas acima têm a vantagem de o criador da sala de bate papo poder convidar qualquer um para participar, sem ter de saber nenhum detalhe das preferências do convidado. Ao contrário, é o convidado da sala de bate papo (por exemplo, o Usuário A) que tem a opção de como lidar com a presença de um usuário bloqueado. Sendo assim, o criador da sala de bate papo não precisa ser provido com nenhum detalhe de informação da listagem de bloqueio particular do convidado. Além disso, diferente das demais soluções conhecidas, não parece que existe uma falha no sistema de IM (mensagens instantâneas).
REIVINDICAÇÕES

Claims (12)

1. Um método de gerenciamento de serviços de chat em um sistema de comunicação, caracterizado por compreender as etapas de: fazer com que um terminal de usuário correspondendo a um primeiro usuário se una a uma sessão de chat incluindo pelo menos um outro usuário e iniciada por um dos outros usuários, o terminal de usuário compreendendo um cliente de mensagens instantâneas, em que o fazer com que o terminal se una à sessão de chat compreende enviar pelo terminal de usuário uma mensagem de assinatura de protocolo de início de sessão para se unir à sessão de chat e receber no terminal de usuário uma mensagem de protocolo de início de sessão indicando que o terminal de usuário se uniu à sessão de chat; receber, no terminal de usuário e subsequente ao terminal de usuário que se uniu à sessão de chat, uma mensagem de notificação de protocolo de início de sessão que identifica um segundo usuário, em que o segundo usuário é outro dos usuários que ingressaram na sessão de chat ou que já estava na sessão de chat como outro dos usuários no momento em que o primeiro usuário entrou na sessão de chat; verificar no terminal de usuário com o cliente de mensagens instantâneas se o segundo usuário está listado em uma lista de bloqueio de usuários bloqueados para comunicação com o primeiro usuário, em que a lista de bloqueio contém uma lista de usuários bloqueados pelo primeiro usuário; e em resposta ao segundo usuário estar listado na lista de bloqueio, notificar o primeiro usuário através de uma interface de usuário do terminal do usuário que o segundo usuário está listado na lista de bloqueio.
2. Método de acordo com a reivindicação 1, caracterizado por a lista de bloqueio ser armazenada no cliente de mensagens instantâneas do terminal de usuário.
3. Método de acordo com a reivindicação 1, caracterizado por a mensagem de notificação do protocolo de início da sessão ser recebida de um servidor de conferência.
4. Método de acordo com a reivindicação 1, caracterizado por a etapa de fazer com que o terminal se una à sessão de chat compreender ainda: receber um convite como uma mensagem de convite de protocolo de início de sessão de um servidor de conferência para participar da sessão de chat e, em resposta ao convite, enviar a mensagem de assinatura de protocolo de início de sessão para o servidor de conferência.
5. Método de acordo com a reivindicação 1, caracterizado por compreender ainda fornecer ao primeiro usuário uma opção de permanecer na sessão de chat, mas sem ver o chat referente ao segundo usuário e, em resposta ao usuário selecionar a opção de permanecer na sessão de chat sem visualizar o chat referente ao segundo usuário, o cliente de mensagens instantâneas filtrar o chat referente ao segundo usuário para que o primeiro usuário não veja o chat referente ao segundo usuário.
6. Método de acordo com a reivindicação 1, caracterizado por compreender ainda fornecer ao primeiro usuário uma opção de atualização da lista de bloqueio para permitir que o chat referente ao segundo usuário seja visualizado, na qual, em resposta ao usuário selecionar a opção de atualizar a lista de bloqueio para permitir o chat que o chat referente ao segundo usuário seja visualizado, o chat referente ao segundo usuário ficar visível na interface do usuário para o primeiro usuário.
7. Um terminal de usuário para fornecer serviços de chat, caracterizado por compreender: uma interface de usuário; e pelo menos um processador configurado para: fazer com que o terminal de usuário, correspondendo a um primeiro usuário, associe uma sessão de chat, incluindo pelo menos um outro usuário e iniciado por um dos outros usuários, em que o fazer o terminal associar uma sessão de chat compreende enviar pelo terminal de usuário uma mensagem de assinatura de protocolo de início de sessão para se unir a sessão de chat e receber no terminal de usuário uma mensagem de protocolo de início de sessão indicando que o terminal de usuário foi associado à sessão de chat; receber, no terminal do usuário e subsequente ao terminal de usuário que se uniu à sessão de chat, uma mensagem de notificação de protocolo de início de sessão que identifica um segundo usuário, em que o segundo usuário é outro dos usuários que se uniram à sessão de chat ou já haviam ingressado na sessão de chat como outro dos usuários no momento em que o primeiro usuário se uniu à sessão de chat; verificar com o cliente de mensagens instantâneas, no terminal de usuário, se o segundo usuário está listado em uma lista de bloqueio de usuários bloqueados para comunicação com o primeiro usuário, em que a lista de bloqueio contém uma lista de usuários bloqueados pelo primeiro usuário; e em resposta ao segundo usuário estar listado na lista de bloqueio, notificar o primeiro usuário através da interface do usuário de que o segundo usuário está listado na lista de bloqueio.
8. Terminal de usuário de acordo com a reivindicação 7, caracterizado por a lista de bloqueio ser armazenada no cliente de mensagens instantâneas.
9. Terminal de usuário de acordo com a reivindicação 7, caracterizado por o processador estar configurado ainda para, com o pelo menos um processador, fazer com que o aparelho execute pelo menos o seguinte: fornecer ao primeiro usuário uma opção de permanecer na sessão de chat mas sem exibir o chat referente ao segundo usuário e, em resposta ao usuário selecionar a opção de permanecer na sessão de chat mas sem visualizar o chat referente ao segundo usuário, o cliente de mensagens instantâneas filtrar o chat referente ao segundo usuário para que o primeiro usuário não veja o chat referente ao segundo usuário.
10. Terminal de usuário de acordo com a reivindicação 7, caracterizado por o processador estar configurado ainda para, com o pelo menos um processador, fazer com que o aparelho execute pelo menos o seguinte: fornecer ao primeiro usuário uma opção de atualização da lista de bloqueio para permitir que o chat do segundo usuário seja ser visualizado, em que, em resposta ao usuário selecionar a opção de atualizar a lista de bloqueio para permitir que o chat referente ao segundo usuário seja visualizado, o chat referente ao segundo usuário fique visível na interface do usuário pelo primeiro usuário.
11. Terminal de usuário de acordo com a reivindicação 7, caracterizado por a mensagem de notificação de protocolo de início de sessão ser recebida de um servidor de conferência.
12. Terminal de usuário de acordo com a reivindicação 7, caracterizado por o fazer com que o terminal se una à sessão de chat compreender ainda receber um convite como uma mensagem de convite de protocolo de início de sessão de um servidor de conferência para se unir à sessão de chat e, em resposta ao convite, enviar a mensagem de assinatura de protocolo de início de sessão para o servidor de conferência.
BRPI0614218-4A 2005-07-08 2006-07-05 Método de gerenciamento de serviços de chat em um sistema de comunicação e terminal de usuário para fornecer serviços de chat BRPI0614218B1 (pt)

Applications Claiming Priority (3)

Application Number Priority Date Filing Date Title
GB0514031.4 2005-07-08
GBGB0514031.4A GB0514031D0 (en) 2005-07-08 2005-07-08 Multi-user services in a communications system
PCT/IB2006/001924 WO2007007174A1 (en) 2005-07-08 2006-07-05 Multi-user services in a communications system

Publications (2)

Publication Number Publication Date
BRPI0614218A2 BRPI0614218A2 (pt) 2011-03-22
BRPI0614218B1 true BRPI0614218B1 (pt) 2019-06-25

Family

ID=34896933

Family Applications (1)

Application Number Title Priority Date Filing Date
BRPI0614218-4A BRPI0614218B1 (pt) 2005-07-08 2006-07-05 Método de gerenciamento de serviços de chat em um sistema de comunicação e terminal de usuário para fornecer serviços de chat

Country Status (14)

Country Link
US (1) US8433752B2 (pt)
EP (2) EP2913962B1 (pt)
JP (1) JP2009500934A (pt)
KR (2) KR20100087373A (pt)
CN (1) CN101243657B (pt)
BR (1) BRPI0614218B1 (pt)
ES (1) ES2538035T3 (pt)
GB (1) GB0514031D0 (pt)
HK (1) HK1121604A1 (pt)
MX (1) MX2008000156A (pt)
PL (1) PL1902556T3 (pt)
SG (1) SG169357A1 (pt)
WO (1) WO2007007174A1 (pt)
ZA (1) ZA200801273B (pt)

Families Citing this family (30)

* Cited by examiner, † Cited by third party
Publication number Priority date Publication date Assignee Title
CN101204059A (zh) * 2006-01-11 2008-06-18 华为技术有限公司 一种即时通信阻塞信息通知的方法和系统
US8175241B2 (en) * 2006-01-20 2012-05-08 Samsung Electronics Co., Ltd. System and method for adding conference participants
JP4693641B2 (ja) * 2006-01-27 2011-06-01 京セラ株式会社 通信システム、無線通信端末及び表示制御方法
US7577711B2 (en) * 2006-02-07 2009-08-18 International Business Machines Corporation Chat room communication network implementation enabling senders to restrict the display of messages to the chat room chronological displays of only designated recipients
US8015247B1 (en) * 2006-05-24 2011-09-06 Aol Inc. Joint communication sessions
US8542802B2 (en) 2007-02-15 2013-09-24 Global Tel*Link Corporation System and method for three-way call detection
TW200919203A (en) * 2007-07-11 2009-05-01 Ibm Method, system and program product for assigning a responder to a requester in a collaborative environment
CN101453483B (zh) * 2007-11-29 2012-05-02 华为技术有限公司 会话历史记录的存储处理和查询方法、系统和装置
US8856003B2 (en) * 2008-04-30 2014-10-07 Motorola Solutions, Inc. Method for dual channel monitoring on a radio device
US9225838B2 (en) 2009-02-12 2015-12-29 Value-Added Communications, Inc. System and method for detecting three-way call circumvention attempts
WO2012039530A1 (en) * 2010-09-21 2012-03-29 Samsung Electronics Co., Ltd. System and method for conference messaging between universal plug and play enabled telephony devices and wan devices
KR101136525B1 (ko) * 2010-11-02 2012-04-17 플러스기술주식회사 휴대용 단말장치의 보안 방법
US8712391B2 (en) * 2010-12-08 2014-04-29 Qualcomm Incorporated Client-managed group communication sessions within a wireless communications system
US9113032B1 (en) * 2011-05-31 2015-08-18 Google Inc. Selecting participants in a video conference
US9031829B2 (en) 2013-02-08 2015-05-12 Machine Zone, Inc. Systems and methods for multi-user multi-lingual communications
US8996352B2 (en) 2013-02-08 2015-03-31 Machine Zone, Inc. Systems and methods for correcting translations in multi-user multi-lingual communications
US9231898B2 (en) * 2013-02-08 2016-01-05 Machine Zone, Inc. Systems and methods for multi-user multi-lingual communications
US9600473B2 (en) 2013-02-08 2017-03-21 Machine Zone, Inc. Systems and methods for multi-user multi-lingual communications
US10650103B2 (en) 2013-02-08 2020-05-12 Mz Ip Holdings, Llc Systems and methods for incentivizing user feedback for translation processing
US20140229557A1 (en) * 2013-02-12 2014-08-14 Infinite Convergence Solutions, Inc Method and Apparatus for Intercarrier Chat Message Blacklist and Whitelist
US9113336B2 (en) * 2013-02-19 2015-08-18 Luis NIEVES Software application for intercepting phone call and text messages from specific contacts
JP6194191B2 (ja) 2013-06-07 2017-09-06 ソニー株式会社 情報処理システム
JP6255776B2 (ja) * 2013-07-31 2018-01-10 株式会社リコー 会議システム、情報処理装置、プログラム、及び情報処理方法
US10162811B2 (en) 2014-10-17 2018-12-25 Mz Ip Holdings, Llc Systems and methods for language detection
US10765956B2 (en) 2016-01-07 2020-09-08 Machine Zone Inc. Named entity recognition on chat data
US9614974B1 (en) * 2016-11-23 2017-04-04 Global Tel*Link Corp. Utilizing sip messages to determine the status of a remote terminal in VoIP communication systems
CN107124349B (zh) * 2017-04-25 2020-07-03 北京小米移动软件有限公司 信息传输方法及装置
US10406012B2 (en) * 2017-04-26 2019-09-10 Medtronic Vascular, Inc. Mechanical delivery systems for an endovascular device
US9930088B1 (en) 2017-06-22 2018-03-27 Global Tel*Link Corporation Utilizing VoIP codec negotiation during a controlled environment call
US10769387B2 (en) 2017-09-21 2020-09-08 Mz Ip Holdings, Llc System and method for translating chat messages

Family Cites Families (10)

* Cited by examiner, † Cited by third party
Publication number Priority date Publication date Assignee Title
JPH09214618A (ja) 1996-02-02 1997-08-15 Canon Inc 通信装置及び通信システム
WO2001052072A1 (en) * 2000-01-14 2001-07-19 Multitude, Inc. Apparatus and method for creating moderated forums
JP2003091494A (ja) * 2001-09-17 2003-03-28 Sanyo Electric Co Ltd チャットシステム
US20030191762A1 (en) * 2002-04-08 2003-10-09 Juha Kalliokulju Group management
US7437409B2 (en) * 2003-06-13 2008-10-14 Microsoft Corporation Limiting interaction between parties in a networked session
US20050055405A1 (en) * 2003-09-04 2005-03-10 International Business Machines Corporation Managing status information for instant messaging users
US7257564B2 (en) * 2003-10-03 2007-08-14 Tumbleweed Communications Corp. Dynamic message filtering
US20060168009A1 (en) * 2004-11-19 2006-07-27 International Business Machines Corporation Blocking unsolicited instant messages
US7747685B2 (en) * 2005-01-20 2010-06-29 International Business Machines Corporation Method for automatic detection of display sharing and alert generation in instant messaging
US20060195532A1 (en) * 2005-02-28 2006-08-31 Microsoft Corporation Client-side presence documentation

Also Published As

Publication number Publication date
CN101243657B (zh) 2011-09-14
PL1902556T3 (pl) 2015-08-31
EP2913962B1 (en) 2021-04-07
KR20100087373A (ko) 2010-08-04
EP2913962A1 (en) 2015-09-02
KR20080027922A (ko) 2008-03-28
US20070011235A1 (en) 2007-01-11
GB0514031D0 (en) 2005-08-17
MX2008000156A (es) 2008-04-04
EP1902556B1 (en) 2015-04-29
CN101243657A (zh) 2008-08-13
BRPI0614218A2 (pt) 2011-03-22
WO2007007174A1 (en) 2007-01-18
SG169357A1 (en) 2011-03-30
HK1121604A1 (en) 2009-04-24
JP2009500934A (ja) 2009-01-08
US8433752B2 (en) 2013-04-30
ES2538035T3 (es) 2015-06-16
EP1902556A1 (en) 2008-03-26
ZA200801273B (en) 2009-03-25

Similar Documents

Publication Publication Date Title
BRPI0614218B1 (pt) Método de gerenciamento de serviços de chat em um sistema de comunicação e terminal de usuário para fornecer serviços de chat
US7774010B2 (en) Peer-to-peer group management framework and methodology
EP2342883B1 (en) File transfer in conference services
CA2436061C (en) System and method for facilitating communication using presence and communication system
US7797010B1 (en) Systems and methods for talk group distribution
US8903820B2 (en) Method, system and computer program to enable querying of resources in a certain context by definition of SIP even package
US20060235981A1 (en) Providing a second service to a group of users using a first service
US20170099361A1 (en) System and method for collaborative telepresence amongst non-homogeneous endpoints
US7738900B1 (en) Systems and methods of group distribution for latency sensitive applications
US20070226299A1 (en) Method and system for providing an instant messaging quorum monitoring service
Lennox et al. A protocol for reliable decentralized conferencing
JP4299242B2 (ja) プレゼンス情報の更新
RU2413289C2 (ru) Способ и система для наложения ограничений на сессии
KR20070093068A (ko) 클라이언트에게 통신 그룹 정보를 제공하는 방법 및 장치
KR20100053688A (ko) 통신 시스템, 통신 방법, 컴퓨터 판독가능 저장 매체 및 통신 장치
CN101345845A (zh) 一种在ims环境中实现视频会议业务的方法
US7844294B1 (en) Systems and methods for opt-in and opt-out talk group management
ES2372708T3 (es) Aparato y procedimiento para indicar información de usuario en un paquete de suecesos de conferencia.
EP1820089A2 (en) Leveraging real-time communications client
ES2451499T3 (es) Sistema y procedimiento para proporcionar servicios combinados a partes anónimas que llaman
US20100229214A1 (en) Method and node for communications enhanced with temporary sharing of personal information in a communication network
KR100976050B1 (ko) 이동통신 단말기의 임시 아이디를 이용한 익명성 메시지제공 시스템 및 그 방법
Zhu An IMS Based Inter-working Solution for Multimedia Service in a Converged Network
Alliance OMA-RD_IMPSDelta-V1_3-20041118-C
KR20080013703A (ko) Pt 서비스의 자동 응답 모드에서의 프라이버시 확보 방법

Legal Events

Date Code Title Description
B25A Requested transfer of rights approved

Owner name: NOKIA TECHNOLOGIES OY (FI)

B06T Formal requirements before examination [chapter 6.20 patent gazette]
B15K Others concerning applications: alteration of classification

Free format text: A CLASSIFICACAO ANTERIOR ERA: H04L 12/58

Ipc: H04L 29/08 (1990.01), H04L 12/58 (1990.01)

B06F Objections, documents and/or translations needed after an examination request according [chapter 6.6 patent gazette]
B09A Decision: intention to grant [chapter 9.1 patent gazette]
B16A Patent or certificate of addition of invention granted [chapter 16.1 patent gazette]

Free format text: PRAZO DE VALIDADE: 10 (DEZ) ANOS CONTADOS A PARTIR DE 25/06/2019, OBSERVADAS AS CONDICOES LEGAIS. (CO) 10 (DEZ) ANOS CONTADOS A PARTIR DE 25/06/2019, OBSERVADAS AS CONDICOES LEGAIS