BRPI0614195A2 - dispositivo de aprovisionamento de lÍquido em aeronave, e, uso do mesmo - Google Patents

dispositivo de aprovisionamento de lÍquido em aeronave, e, uso do mesmo Download PDF

Info

Publication number
BRPI0614195A2
BRPI0614195A2 BRPI0614195-1A BRPI0614195A BRPI0614195A2 BR PI0614195 A2 BRPI0614195 A2 BR PI0614195A2 BR PI0614195 A BRPI0614195 A BR PI0614195A BR PI0614195 A2 BRPI0614195 A2 BR PI0614195A2
Authority
BR
Brazil
Prior art keywords
reservoir
liquid
conduit
aircraft
cooled
Prior art date
Application number
BRPI0614195-1A
Other languages
English (en)
Inventor
Matthias Witschke
Wolfgang Ebigt
Marco Mundt
Peter Detjen
Original Assignee
Airbus Gmbh
Priority date (The priority date is an assumption and is not a legal conclusion. Google has not performed a legal analysis and makes no representation as to the accuracy of the date listed.)
Filing date
Publication date
Application filed by Airbus Gmbh filed Critical Airbus Gmbh
Publication of BRPI0614195A2 publication Critical patent/BRPI0614195A2/pt

Links

Classifications

    • FMECHANICAL ENGINEERING; LIGHTING; HEATING; WEAPONS; BLASTING
    • F24HEATING; RANGES; VENTILATING
    • F24DDOMESTIC- OR SPACE-HEATING SYSTEMS, e.g. CENTRAL HEATING SYSTEMS; DOMESTIC HOT-WATER SUPPLY SYSTEMS; ELEMENTS OR COMPONENTS THEREFOR
    • F24D17/00Domestic hot-water supply systems
    • F24D17/0078Recirculation systems
    • YGENERAL TAGGING OF NEW TECHNOLOGICAL DEVELOPMENTS; GENERAL TAGGING OF CROSS-SECTIONAL TECHNOLOGIES SPANNING OVER SEVERAL SECTIONS OF THE IPC; TECHNICAL SUBJECTS COVERED BY FORMER USPC CROSS-REFERENCE ART COLLECTIONS [XRACs] AND DIGESTS
    • Y10TECHNICAL SUBJECTS COVERED BY FORMER USPC
    • Y10STECHNICAL SUBJECTS COVERED BY FORMER USPC CROSS-REFERENCE ART COLLECTIONS [XRACs] AND DIGESTS
    • Y10S62/00Refrigeration
    • Y10S62/902Apparatus
    • Y10S62/903Heat exchange structure
    • Y10S62/904Coiled heat exchanger

Landscapes

  • Engineering & Computer Science (AREA)
  • Physics & Mathematics (AREA)
  • Thermal Sciences (AREA)
  • Chemical & Material Sciences (AREA)
  • Combustion & Propulsion (AREA)
  • Mechanical Engineering (AREA)
  • General Engineering & Computer Science (AREA)
  • Devices That Are Associated With Refrigeration Equipment (AREA)
  • Devices For Dispensing Beverages (AREA)

Abstract

DISPOSITIVO DE APROVISIONAMENTO DE LÍQUIDO EM AERONAVE, E, USO DO MESMO. Um dispositivo para prover um líquido resfriado ou aquecido, em particular água potável resfriada compreende um reservatório para receber o líquido a ser resfriado ou a ser aquecido. O reservatório é termicamente acoplado com um conduto através do qual um meio de resfriamento ou um meio de transferência de calor pode fluir e compreende uma primeira bem como uma segunda conexão de circulação, com a primeira conexão de circulação sendo conectada com a segunda conexão de circulação via um conduto de circulação.

Description

"DISPOSITIVO DE APROVISIONAMENTO DE LÍQUIDO EM AERONAVE, E, USO DO MESMO"
A invenção refere-se a um dispositivo de aprovisionamento de líquido em aeronave para prover um líquido resfriado ou aquecido a bordo de uma aeronave, que compreende um reservatório para receber o líquido a ser resfriado ou a ser aquecido.
A fim de suprir todos passageiros a bordo de uma aeronave com água potável adequadamente resfriada, usualmente vários dispositivos de aprovisionamento de água potável são providos na área da cabine de passageiros da aeronave. Cada desses dispositivos de aprovisionamento de água potável compreende um reservatório conectado com um sistema de suprimento de água potável central para a armazenagem intermediária da água potável alimentada a partir do sistema de suprimento de água potável. Para a finalidade de resfriar a água potável intermediariamente armazenada no reservatório para uma desejada temperatura de dispensa, uma máquina de refrigeração é empregada. A água potável no reservatório pode, por exemplo, ser resfriada para a desejada temperatura de dispensa por meio de um processo de vapor Mo usando um compressor, ou por meio de elementos de Peltier. O calor dissipado que é assim gerado é escoado para o ar ambiente e usualmente tem que ser puxado para fora por meio de um sistema de evacuação a fim de assegurar uma adequada troca de ar na área da máquina de refrigeração e do reservatório e para evitar o superaquecimento da máquina de refrigeração bem como de outros componentes que são arranjados no ambiente da máquina de refrigeração. Quando a água potável que é intermediariamente armazenada no reservatório tiver atingido a desejada temperatura de dispensa fria, a água potável pode ser retirada via um ponto de dispensa que é normalmente arranjado em uma imediata vizinhança espacial com respeito ao reservatório.
Tais conhecidos dispositivos de aprovisionamento de água potável são desvantajosos pelo fato de que a máquina de refrigeração bem como o sistema de evacuação para puxar o calor dissipado gerado pela máquina de refrigeração têm um peso relativamente alto e um volume de instalação relativamente grande. Além disto, sua instalação e, em particular, sua integração no espaço de instalação que é disponível a bordo de uma aeronave somente até uma extensão limitada, poderiam ser muito complicados e requererem um alto dispêndio construtivo. Finalmente, uma separação espacial do ponto de dispensa a partir do reservatório que contém a água potável resfriada não é possível, porque a água que é contida em um conduto para conectar o ponto de dispensa com o reservatório seria aquecido devido à mais alta temperatura ambiente. Pelo menos no início de uma operação de dispensa, a água que é retirada no ponto de dispensa não teria então a desejada temperatura fria.
A DE 33 34 103 Al revela um dispositivo de suprimento de água quente compreendendo um aquecedor de água que é conectado com um conduto de suprimento de água fria. O aquecedor de água é conectado com pontos de dispensa via um conduto de suprimento. A partir dos pontos de dispensa, um conduto de circulação por gravidade conduz de volta para o aquecedor de água.
A partir da DE 90 04 046 U1, um dispositivo para
aquecimento ou resfriamento de líquidos é conhecido, que compreende um reservatório for o líquido aquecido ou resfriado. Meios de aquecimento ou resfriamento podem ser arranjados dentro do reservatório, ou completamente ou com apenas com seus componentes de aquecimento. Alternativamente, meios de aquecimento ou resfriamento podem também ser providos fora do recipiente no caso de um reservatório que é empregado como recipiente intermediário, com o recipiente sendo conectado em série com condutos de um circuito de aquecimento ou um circuito de agente de resfriamento. Uma caldeira de água quente descrita em DE 90 04 046 Ul compreende meios de aquecimento que são formados como um trocador de calor e são arranjados no interior de reservatório, e que são conectados com um circuito de água quente de um sistema de aquecimento de edifício.
A DE 297 20 326 Ul descreve um arranjo para aquecer a água de circulação em um reservatório de água potável, em que água que é contida em um reservatório é aquecida por meio de uma bobina de aquecimento que é arranjada no reservatório ou por um meio de transferência de calor por placa que é arranjada fora do reservatório.
A partir da DE 103 41 523 Al é conhecida uma caldeira de água quente que é destinada para uso em uma aeronave e operada como um aquecedor de fluxo.
A invenção é baseada no objetivo de prover um dispositivo construído compactamente para prover um líquido resfriado ou aquecido, que é particularmente apropriado para o uso a bordo de uma aeronave. Para alcançar este objetivo, um reservatório de um inventivo dispositivo de aprovisionamento de líquido em aeronave para prover um líquido resfriado ou um líquido aquecido a bordo de uma aeronave é termicamente acoplado com um conduto através do qual um meio de resfriamento ou um meio de transferência de calor pode fluir. Quando o meio de resfriamento, por exemplo, um meio de refrigeração gasoso ou líquido, tal como, por exemplo, glicol ou similar, pode ser usado. Por meio deste acoplamento térmico do reservatório com o conduto através do qual o meio de resfriamento ou o meio de transferência de calor pode fluir, o líquido contido no reservatório pode ser resfriado para a desejada temperatura devido à transferência de calor do líquido para o meio de resfriamento ou aquecido para a desejada temperatura devido à transferência de calor do meio de transferência de calor para o líquido durante a operação do dispositivo inventivo para prover um líquido resfriado ou aquecido. A utilização de uma máquina de refrigeração separada para a geração de água potável resfriada a bordo de uma aeronave, por conseguinte, não é mais requerida, por causa do dispositivo inventivo para prover um líquido resfriado ou aquecido. Isto também permite omitir um sistema de evacuação para puxar o calor dissipado gerado por meio da máquina de refrigeração. Conseqüentemente, o dispositivo inventivo compreende uma construção simples e compacta que é vantajosa, em particular para a instalação no espaço de instalação em uma aeronave, que é disponível apenas até uma extensão limitada.
O reservatório compreende uma primeira e segunda conexões de circulação, com a primeira conexão de circulação sendo conectada com a segunda conexão de circulação via um conduto de circulação. Devido ao arranjo construtivo do dispositivo inventivo para prover um líquido resfriado ou aquecido com um reservatório que é termicamente acoplado com um conduto através do qual um meio de resfriamento ou um meio de transferência de calor pode fluir, um gradiente de temperatura se desenvolve no líquido contido no reservatório. Devido à dependência de temperatura da densidade de líquidos, este gradiente de temperatura inevitavelmente resulta em um gradiente de densidade no líquido contido no reservatório de modo que uma circulação induzida por gravidade do líquido contido no reservatório da primeira conexão de circulação através do circuito de circulação para a segunda conexão de circulação se estabelece. Desta maneira, o líquido contido no reservatório pode ser fornecido através do conduto de circulação para um local remoto ao reservatório sem usar componentes adicionais, tais como, por exemplo, uma bomba ou similar. Além disto, um fluxo contínuo do líquido no conduto de circulação é assegurado, de modo que nenhuma alteração de temperatura perceptível do líquido no conduto de circulação devida a influências ambientais ocorrerá.
O conduto através do qual o meio de resfriamento ou o meio de transferência de calor pode fluir se estende essencialmente helicoidalmente em torno do reservatório. Isto permite uma construção particularmente compacta do dispositivo inventivo para prover um líquido resfriado ou aquecido, e ao mesmo tempo uma transferência de calor particularmente eficiente é assegurada entre o líquido no reservatório, o qual tem que ser resfriado ou aquecido, e o meio de resfriamento ou o meio de transferência de calor. O reservatório e o conduto através do qual o meio de resfriamento ou o meio de transferência de calor pode fluir, pode ser projetado como componentes separados. Alternativamente, todavia, é também possível projetar um reservatório, por exemplo, em forma de cilindro, e um conduto que se estende essencialmente helicoidalmente em torno do reservatório, através do qual um meio de resfriamento ou um meio de transferência de calor pode fluir, como um componente integrado.
O reservatório e o conduto, através do qual o meio de resfriamento ou o meio de transferência de calor pode fluir, do dispositivo inventivo para prover um líquido resfriado ou aquecido são preferivelmente adaptados para formar um trocador de calor. O reservatório e o conduto através do qual o meio de resfriamento pode fluir podem ser projetados como componentes separados, mas podem opcionalmente ser projetados integrados um com o outro para formar um único componente. Preferivelmente, o reservatório e o conduto através do qual o meio de resfriamento ou o meio de transferência de calor pode fluir consistem de um material condutor de calor, tal como, por exemplo, um metal. Desta maneira, uma ótima transferência de calor entre o líquido a ser resfriado ou aquecido, que está contido no reservatório, e o meio de resfriamento ou o meio de transferência de calor, é assegurada.
Em uma forma de concretização particularmente preferida do dispositivo inventivo para prover um líquido resfriado ou aquecido, o trocador de calor formado pelo reservatório e o conduto, através do qual o meio de resfriamento ou o meio de transferência de calor pode fluir, opera no princípio de contracorrente, isto é, o meio de resfriamento ou o meio de transferência de calor flui em uma primeira direção através do correspondente conduto, enquanto o líquido a ser resfriado ou aquecido que circula no reservatório e no conduto de circulação, flui em uma segunda direção oposta à primeira direção de fluxo. Um tal trocador de calor operando no princípio de contracorrente é caracterizado por uma alta eficiência e, por conseguinte, permite que o dispositivo inventivo opere de modo especialmente eficiente em termos de energia.
Em uma forma de concretização preferida do dispositivo inventivo para prover um líquido resfriado ou aquecido, uma primeira válvula de controle de fluxo é arranjada no conduto através do qual o meio de resfriamento ou o meio de transferência de calor pode fluir. Esta válvula de controle de fluxo que, por exemplo, pode ser projetada na forma de uma válvula solenóide que é controlada por meio de uma unidade de controle eletrônica, permite controlar a taxa de fluxo do meio de resfriamento ou do meio de transferência de calor através do respectivo conduto, e, assim, controlar a desejada temperatura do líquido a ser resfriado ou aquecido que está contido no reservatório. Por exemplo, um sensor de temperatura ou vários sensores de temperatura para medir a temperatura do líquido alimentado ao reservatório e/ou o líquido no reservatório podem ser providos. Sinais que são fornecidos por meio do(s) sensor(es) de temperatura podem então ser utilizados para controlar a válvula de controle de fluxo arranjada no conduto através do qual o meio de resfriamento ou o meio de transferência de calor pode fluir a fim de controlar a taxa de fluxo do meio de resfriamento ou do meio de transferência de calor e, assim a temperatura do líquido no reservatório, quando desejado.
Preferivelmente, o conduto do dispositivo inventivo para prover um líquido resfriado ou aquecido, através do qual o meio de resfriamento ou o meio de transferência de calor pode fluir, forma uma parte de um sistema de condutos através do qual um meio de resfriamento ou um meio de transferência de calor pode fluir. Um tal sistema de condutos pode, por exemplo, ser conectado com vários dispositivos para prover um líquido resfriado ou aquecido a bordo de uma aeronave. Uma primeira parte do sistema de condutos será então, por exemplo, termicamente acoplada com um reservatório de um primeiro dispositivo para prover um líquido resfriado ou aquecido. Uma Segundaparte do sistema de condutos pode, todavia, estender- se do primeiro dispositivo para prover um líquido resfriado ou aquecido até um segundo dispositivo para prover um líquido resfriado ou aquecido. Uma terceira parte do sistema de condutos pode finalmente ser termicamente acoplada com um reservatório do segundo dispositivo para prover um líquido resfriado ou aquecido. Um tal arranjo é vantajoso pelo fato de que somente um meio de fornecimento, o qual pode ser projetado na forma de uma bomba, é requerido para fornecer o meio de resfriamento ou o meio de transferência de calor através do sistema de condutos que é conectado com vários dispositivos para prover um líquido resfriado ou aquecido.
Preferivelmente, o reservatório do dispositivo inventivo para prover um líquido resfriado ou aquecido compreende uma conexão de entrada para o suprimento do líquido a ser recebido no reservatório no reservatório. Esta conexão de entrada pode, por exemplo, ser conectada com um sistema de suprimento de água potável de uma aeronave. Se desejado, uma outra válvula de controle de fluxo pode ser provida na área da conexão de entrada do reservatório a fim de controlar o suprimento do líquido a ser recebido no reservatório.
O arranjo da conexão de entrada no reservatório pode depender de se o dispositivo inventivo deve ser usado para prover um líquido resfriado ou para prover um líquido aquecido. Se o dispositivo inventivo é para ser empregado para prover um líquido resfriado, por exemplo, para prover água potável resfriada a bordo de uma aeronave, a conexão de entrada é preferivelmente arranjada em uma extremidade inferior do reservatório, isto assegura que líquido, o qual tem uma temperatura mais alta e, assim, uma menor densidade seja alimentado em uma porção inferior do reservatório, enquanto líquido resfriado pelo contato com o meio de resfriamento fluindo através do correspondente conduto e tendo uma densidade mais alta estará em uma porção superior do reservatório. Devido à gravidade, o líquido mais frio emergirá em direção à porção inferior do reservatório e proverá assim a manutenção da circulação de líquido através do conduto de circulação.
Em contraste com isto, a conexão de entrada do reservatório de um dispositivo inventivo que é empregada para prover um líquido aquecido é preferivelmente arranjada na área de uma extremidade superior do reservatório. Isto novamente assegura que o líquido mais frio com uma densidade mais alta fique situado em uma porção superior do reservatório, enquanto líquido que é aquecido pelo contato com o meio de transferência de calor fluindo através do correspondente conduto e tendo uma menor densidade será coletado em uma porção inferior do reservatório. Devido à imersão induzida pela gravidade do líquido mais frio no reservatório, a circulação de líquido no conduto de circulação é novamente assegurada.
Em uma forma de concretização preferida do dispositivo inventivo para prover um líquido resfriado ou aquecido, um conduto de dispensa para a retirada do líquido contido no reservatório é acoplado com o conduto de circulação que conecta a primeira conexão de circulação do reservatório com a segunda conexão de circulação do reservatório. Visto que, como explicado acima, um fluxo contínuo do líquido contido no reservatório é assegurado através do conduto de circulação, qualquer alteração perceptível da temperatura de líquido no conduto de circulação devida a influências ambientais é confiavelmente impedida. O conduto de dispensa pode, por conseguinte ser conectado com o conduto de circulação em qualquer posição, isto é, também a uma considerável distância espacial a partir do reservatório, sem o risco que a retirada de líquido do conduto de circulação via o conduto de dispensa pudesse não ter a desejada temperatura.
No dispositivo inventivo para prover um líquido resinado ou aquecido, o reservatório e o conduto de dispensa podem, por conseguinte, ser arranjados a uma considerável distância espacial um do outro. Isto torna possível prover um conduto de dispensa e retirar líquido a partir do reservatório do dispositivo inventivo para prover um líquido resfriado ou aquecido até mesmo naquelas posições onde não existe espaço de instalação suficiente disponível para o reservatório. O dispositivo inventivo para prover um líquido resfriado ou aquecido, por conseguinte, pode ser empregado em uma maneira particularmente flexível e é especialmente apropriado para uso em um suprimento de água potável para os passageiros a bordo de uma aeronave.
E entendido que, com o dispositivo inventivo para prover um líquido resfriado ou aquecido, também vários condutos de dispensa para a retirada do líquido recebido no reservatório podem ser acoplados com o conduto de circulação, se requerido.
Preferivelmente, uma outra válvula de controle de fluxo é arranjada no conduto de dispensa. Por meio desta válvula, a retirada do líquido resfriado ou aquecido a partir do reservatório do dispositivo inventivo para prover um líquido resfriado ou aquecido pode ser controlada quando desejado.
Preferivelmente, o reservatório do dispositivo inventivo para prover um líquido resfriado ou aquecido compreende uma válvula de flutuador que é arranjada em uma região superior do reservatório. Esta válvula de flutuador serve tanto para desaerar o reservatório quando do enchimento com o líquido a ser resfriado ou aquecido, quanto aerar o reservatório quando da drenagem do líquido a ser resfriado ou aquecido.
E entendido que no dispositivo inventivo para prover um líquido resfriado ou aquecido, o reservatório e o conduto através do qual o meio de resfriamento ou o meio de transferência de calor pode fluir pode ser substituídos por um trocador de calor de fluxo contínuo sem capacidade de armazenagem.
Uma forma de concretização preferida de um dispositivo inventivo para prover um líquido resfriado ou aquecido será agora explicado em maior detalhe com referência à figura esquemática acompanhante, que ilustra um dispositivo para prover água potável resfriada, e que é particularmente apropriado para uso a bordo de uma aeronave.
A figura mostra um dispositivo 10 para prover água potável resfriada, que compreende um reservatório configurado cilindricamente 12 para receber a água potável a ser resfriada. O reservatório 12 é feito de um material condutor de calor, tal como, por exemplo, um metal, e é provido com uma conexão de entrada 14 em sua extremidade inferior para alimentar a água potável a ser resfriada dentro do reservatório 12. A conexão de entrada 14 do reservatório 12 é conectada com um sistema de suprimento de água potável (não mostrado na figura) a bordo de uma aeronave.
O dispositivo 10 ainda compreende um conduto 16 que se estende helicoidalmente em torno do reservatório configurado cilindricamente .12, através do qual um meio de resfriamento, tal como, por exemplo, glicol, pode fluir. O conduto 16 através do qual o meio de resfriamento pode fluir forma parte de um sistema de condutos (não mostrado em detalhe) através do qual um meio de resfriamento pode fluir, e que é conectado com vários dispositivos 10 para prover água potável resfriada. O conduto 16 através do qual o meio de resfriamento pode fluir também consiste de um material condutor de calor, tal como, por exemplo, um metal. Desta maneira, um apropriado acoplamento térmico do reservatório 12 com o conduto 16 através do qual o meio de resfriamento pode fluir é assegurado.
No conduto 16 através do qual o meio de resfriamento pode fluir, uma válvula de controle de fluxo 18 é arranjada. A válvula de controle de fluxo 18 serve para controlar a taxa de fluxo do meio de resfriamento no conduto 16 e assim a temperatura da água potável a ser resfriada e recebida no reservatório 12.
Em uma região superior do reservatório 12, uma válvula de flutuador 19 arranjada. A válvula de flutuador 19 é usada para assegurar a desaeração automática quando do enchimento e a aeração automática quando da drenagem do reservatório 12.
O reservatório 12 do dispositivo 10 para prover água potável resfriada também compreende uma primeira e uma segunda conexão de circulação 20, 22. A primeira conexão de circulação 20 é conectada com a segunda conexão de circulação 22 via um conduto de circulação 24.
O conduto de circulação 24 é acoplado com um conduto de dispensa 26 para remover a água potável recebida no reservatório 12. No conduto de dispensa 26, uma outra válvula de controle de fluxo 28 é arranjada, por meio da qual a retirada da água potável a partir do reservatório .12 pode ser controlada, quando desejado.
A seguir, o funcionamento do dispositivo para prover água potável resfriada mostrada na figura será explicado em maior detalhe. Como indicado pela seta P1 na figura, a água potável a ser resfriada é alimentada no reservatório 12 através da conexão de entrada 14. O meio de resfriamento, todavia, flui através de o conduto 16 na direção que é indicada pelas setas P2, P3. Para o fornecimento do meio de resfriamento através do sistema de condutos e o conduto 16, uma bomba (não mostrada na figura) é usada.
Durante a operação do dispositivo 10 para prover água potável resfriada, a transferência de calor a partir da água potável quente alimentada ao reservatório 12 através da conexão de entrada 14 para o meio de resfriamento fluindo através de o conduto 16 tem lugar por causa do acoplamento térmico do reservatório 12 com o conduto 16 através do qual meio de resfriamento pode fluir. Isto gradualmente diminui a temperatura da água potável no reservatório 12, com um gradiente de temperatura sendo gerado na água potável recebida no reservatório 12. Em outras palavras, água potável quente alimentada através da conexão de entrada 14 fica situada em uma região inferior do reservatório 12, enquanto água potável que é resfriada por meio do contato de transferência de calor com o meio de resfriamento fluindo através do conduto 16 é coletada em uma região superior do reservatório 12.
Uma vez que o mencionado gradiente de temperatura devido à dependência de temperatura da densidade de líquidos inevitavelmente resulta em um gradiente de densidade na água potável recebida no reservatório 12, uma circulação impulsionada por gravidade da água potável de uma extremidade superior do reservatório 12 para a primeira conexão de circulação20 e através do conduto de circulação 24 em direção à segunda conexão de circulação 22 tem lugar. Por conseguinte, o reservatório 12 e o conduto 16 através do qual o meio de resfriamento pode fluir formam um trocador de calor que opera no princípio de contracorrente.
A circulação impulsionada por gravidade acima descrita assegura um fluxo contínuo da água potável através do conduto de circulação .24. Desta maneira, qualquer aquecimento perceptível da água potável no conduto de circulação 24 por meio de influências ambientais é evitado. Água potável que é retirada do conduto de circulação 24 através do conduto de dispensa 26 na direção da seta P4 na figura terá, por conseguinte, sempre a desejada temperatura fria, embora o conduto de dispensa 26 possa ser conectado com o conduto de circulação 24 em uma distância espacial considerável a partir do reservatório 12.

Claims (9)

1. Dispositivo de aprovisionamento de líquido em aeronave (10) para prover um líquido resfriado ou aquecido a bordo de uma aeronave, que compreende um reservatório (12) provido com uma primeira, bem como, uma segunda conexão de circulação (20, 22), com a primeira conexão de circulação (20) sendo conectada com a segunda conexão de circulação (22) via um conduto de circulação (24), caracterizado pelo fato de que o reservatório (12) recebe o líquido a ser resfriado ou a ser aquecido é termicamente acoplado com um conduto (16) através do qual um meio de resfriamento ou um meio de transferência de calor pode fluir, que se estende essencialmente helicoidalmente em torno do reservatório (12) e em que a primeira conexão de circulação (20) é disposta em uma primeira região do reservatório (12) contendo líquido que tem uma temperatura menor do que o líquido em uma segunda região do reservatório (12), em que a segunda conexão de circulação (22) é disposta na segunda região do reservatório (12).
2. Dispositivo de aprovisionamento de líquido em aeronave de acordo com a reivindicação 1, caracterizado pelo fato de que o reservatório (12) e o conduto (16) através do qual o meio de resfriamento ou o meio de transferência de calor pode fluir são adaptados para formar um trocador de calor que opera no princípio de contracorrente.
3. Dispositivo de aprovisionamento de líquido em aeronave de acordo com a reivindicação 1 ou 2, caracterizado pelo fato de que uma válvula de controle de fluxo (18) é arranjada no conduto (16) através do qual o meio de resfriamento ou o meio de transferência de calor pode fluir.
4. Dispositivo de aprovisionamento de líquido em aeronave de acordo com uma das reivindicações 1 a 3, caracterizado pelo fato de que o conduto (16) através do qual o meio de resfriamento ou o meio de transferência de calor pode fluir forma uma parte de um sistema de condutos através do qual um meio de resfriamento ou um meio de transferência de calor pode fluir.
5. Dispositivo de aprovisionamento de líquido em aeronave de acordo com uma das reivindicações 1 a 4, caracterizado pelo fato de que o reservatório (12) compreende uma conexão de entrada (14) para alimentar o líquido a ser recebido no reservatório (12).
6. Dispositivo de aprovisionamento de líquido em aeronave de acordo com uma das reivindicações 1 a 5, caracterizado pelo fato de que um conduto de dispensa (26) para remover o líquido contido no reservatório (12) é acoplado com o conduto de circulação (24) que conecta a primeira conexão de circulação (20) do reservatório (12) com a segunda conexão de circulação (22) do reservatório (12).
7. Dispositivo de aprovisionamento de líquido em aeronave de acordo com uma das reivindicações 1 a 6, caracterizado pelo fato de que uma outra válvula de controle de fluxo (28) é arranjada no conduto de dispensa (26).
8. Dispositivo de aprovisionamento de líquido em aeronave de acordo com uma das reivindicações 1 a 7, caracterizado pelo fato de que uma válvula de flutuador (19) é arranjada em uma região superior do reservatório (12).
9. Uso de um dispositivo de aprovisionamento de líquido em aeronave como definido em uma das reivindicações 1 a 8, caracterizado pelo fato de que serve para prover água potável resfriada a bordo de uma aeronave.
BRPI0614195-1A 2005-08-04 2006-08-03 dispositivo de aprovisionamento de lÍquido em aeronave, e, uso do mesmo BRPI0614195A2 (pt)

Applications Claiming Priority (3)

Application Number Priority Date Filing Date Title
DE102005036861.1 2005-08-04
DE102005036861A DE102005036861B4 (de) 2005-08-04 2005-08-04 Vorrichtung zur Bereitstellung einer gekühlten oder erwärmten Flüssigkeit an Bord eines Flugzeugs
PCT/EP2006/007701 WO2007017185A1 (en) 2005-08-04 2006-08-03 Device for providing a cooled or heated liquid onboard an aircraft

Publications (1)

Publication Number Publication Date
BRPI0614195A2 true BRPI0614195A2 (pt) 2012-11-20

Family

ID=37059748

Family Applications (1)

Application Number Title Priority Date Filing Date
BRPI0614195-1A BRPI0614195A2 (pt) 2005-08-04 2006-08-03 dispositivo de aprovisionamento de lÍquido em aeronave, e, uso do mesmo

Country Status (9)

Country Link
US (1) US8011536B2 (pt)
EP (1) EP1913311B1 (pt)
JP (1) JP4876129B2 (pt)
CN (1) CN101238334B (pt)
BR (1) BRPI0614195A2 (pt)
CA (1) CA2616933C (pt)
DE (1) DE102005036861B4 (pt)
RU (1) RU2381423C2 (pt)
WO (1) WO2007017185A1 (pt)

Families Citing this family (6)

* Cited by examiner, † Cited by third party
Publication number Priority date Publication date Assignee Title
US20170190556A9 (en) * 2012-04-12 2017-07-06 Mtn Products, Inc. Liquid dispenser with ozonating, recirculating and improved temperature control functions
FR3007999B1 (fr) 2013-07-03 2015-07-17 10 Vins Procede et installation pour la preparation a la degustation de boisson, en particulier de vin
GB2566261B (en) * 2017-09-01 2021-09-22 Douwe Egberts Bv Coffee-making Apparatus
US11608259B2 (en) * 2018-08-27 2023-03-21 LNJ Group, LLC Beverage dispensing machine and pouch for use with beverage dispensing machine
US10829918B2 (en) * 2019-01-31 2020-11-10 B/E Aerospace, Inc. Aircraft lavatory touchless manifold system
DE202019001121U1 (de) 2019-03-08 2019-04-11 Gebr. Kemper Gmbh + Co. Kg Metallwerke Trinkwasserzirkulationsvorrichtung

Family Cites Families (14)

* Cited by examiner, † Cited by third party
Publication number Priority date Publication date Assignee Title
US3739842A (en) * 1971-05-12 1973-06-19 Remcor Prod Co Water cooler heat exchanger
DE3334103A1 (de) * 1983-09-21 1985-04-04 Deutsche Vortex GmbH, 4050 Mönchengladbach Warmwasserversorgungsvorrichtung
DE68908590T2 (de) 1988-04-08 1993-12-23 Siddons Ramset Ltd Wassererhitzer.
DE9004046U1 (de) * 1989-09-27 1991-01-31 Bossert, Gerdi, 7730 Villingen-Schwenningen Vorrichtung zum Erwärmen oder Kühlen von Flüssigkeiten
GB2246421A (en) * 1990-07-27 1992-01-29 Electricity Ass Services Ltd Hot loop water supply apparatus
FR2679631B1 (fr) * 1991-07-22 1994-02-18 Andre Thevenon Dispositif de production d'eau chaude sanitaire a thermosiphon integre.
DE29720326U1 (de) * 1997-11-17 1998-01-22 Dresdner Ökotherm GmbH, 01129 Dresden Anordnung zur Erwärmung des Zirkulationswassers in Trinkwarmwasserspeichern
US5927091A (en) * 1998-07-10 1999-07-27 Hong; Wen-Hu Dual-purpose refrigerator for use on an automobile
JP3587513B2 (ja) 2001-04-26 2004-11-10 株式会社ロッコーエンジニアリング 冷却タンク
US20030012564A1 (en) * 2001-07-10 2003-01-16 Humberto Brache Aircraft water heater
JP4039160B2 (ja) 2002-07-30 2008-01-30 松下電器産業株式会社 電気温水器
WO2004085927A1 (en) * 2003-03-28 2004-10-07 Siddons Stevens Developments Pty Ltd Water heater/cooler
DE10341523A1 (de) * 2003-09-04 2005-04-07 Esw-Extel Systems Wedel Gesellschaft Für Ausrüstung Mbh Warmwasserbereiter für Fahrzeuge
JP3970825B2 (ja) * 2003-10-02 2007-09-05 株式会社ジャムコ 航空機用ギャレー

Also Published As

Publication number Publication date
CA2616933C (en) 2012-10-02
CN101238334B (zh) 2012-06-27
EP1913311A1 (en) 2008-04-23
CA2616933A1 (en) 2007-02-15
US20090308577A1 (en) 2009-12-17
US8011536B2 (en) 2011-09-06
DE102005036861A1 (de) 2007-02-15
WO2007017185A1 (en) 2007-02-15
JP4876129B2 (ja) 2012-02-15
RU2008102501A (ru) 2009-09-10
CN101238334A (zh) 2008-08-06
JP2009502640A (ja) 2009-01-29
DE102005036861B4 (de) 2010-02-25
EP1913311B1 (en) 2016-12-21
RU2381423C2 (ru) 2010-02-10

Similar Documents

Publication Publication Date Title
BRPI0614195A2 (pt) dispositivo de aprovisionamento de lÍquido em aeronave, e, uso do mesmo
AU2009243886B2 (en) Self-powered pump for heated liquid, fluid heating and storage tank and fluid heating system employing same
US7036746B2 (en) Potable water heater and method of using same
US20070095521A1 (en) Cooling system and method for expelling heat from a heat source located in the interior of an aircraft
US6658876B1 (en) Method and apparatus for collecting and chilling wastewater and like fluid samples
JP2005249266A (ja) 飲料水のディスペンサ
NO147928B (no) Anlegg til varmeutvinning.
US7650902B1 (en) Liquid thermal management purging system
CN107238230A (zh) 一种双温区半导体恒温装置
PL180087B1 (pl) Urzadzenie dostarczajace ciecz kriogeniczna PL PL PL PL PL PL PL
JP4877580B2 (ja) 貯湯式給湯装置
KR101120247B1 (ko) 소형 전기보일러
JP3868909B2 (ja) 貯湯式給湯装置
JP4030355B2 (ja) 暖房機能付貯湯式ふろ給湯装置
DK3255355T3 (en) HEATING INSTALLATION WITH INTEGRATED HYDRAULIC STEP STRUCTURE
US3372871A (en) Hot water heating system
JP4408243B2 (ja) 金型温度調整装置
JP2007120799A (ja) 貯湯式給湯器
JP4059139B2 (ja) 蒸気発生機能付き高周波加熱装置
JP3831529B2 (ja) 空気調和装置の氷蓄熱ユニット
JP2005009787A (ja) 冷却装置
CN103292544A (zh) 使用两相制冷剂操作的冷却系统
JP3684261B2 (ja) 飲料冷却注出機
JP3319991B2 (ja) 蓄氷式冷水供給装置
KR20070083106A (ko) 증기의 자연대류를 이용한 난방시스템 및 그 장치

Legal Events

Date Code Title Description
B06G Technical and formal requirements: other requirements [chapter 6.7 patent gazette]

Free format text: SOLICITA-SE A REGULARIZACAO DA PROCURACAO, UMA VEZ QUE BASEADO NO ARTIGO 216 1O DA LPI, O DOCUMENTO DE PROCURACAO DEVE SER APRESENTADO NO ORIGINAL, TRASLADO OU FOTOCOPIA AUTENTICADA.

B25D Requested change of name of applicant approved

Owner name: AIRBUS OPERATIONS GMBH (DE)

B08F Application dismissed because of non-payment of annual fees [chapter 8.6 patent gazette]

Free format text: REFERENTE A 12A ANUIDADE.

B08K Patent lapsed as no evidence of payment of the annual fee has been furnished to inpi [chapter 8.11 patent gazette]

Free format text: EM VIRTUDE DO ARQUIVAMENTO PUBLICADO NA RPI 2473 DE 29-05-2018 E CONSIDERANDO AUSENCIA DE MANIFESTACAO DENTRO DOS PRAZOS LEGAIS, INFORMO QUE CABE SER MANTIDO O ARQUIVAMENTO DO PEDIDO DE PATENTE, CONFORME O DISPOSTO NO ARTIGO 12, DA RESOLUCAO 113/2013.