BRPI0612880A2 - dispositivo para manipulação de artigos tubulares tricotados, em particular meias e similares - Google Patents

dispositivo para manipulação de artigos tubulares tricotados, em particular meias e similares Download PDF

Info

Publication number
BRPI0612880A2
BRPI0612880A2 BRPI0612880-7A BRPI0612880A BRPI0612880A2 BR PI0612880 A2 BRPI0612880 A2 BR PI0612880A2 BR PI0612880 A BRPI0612880 A BR PI0612880A BR PI0612880 A2 BRPI0612880 A2 BR PI0612880A2
Authority
BR
Brazil
Prior art keywords
tubular member
tubular
article
suction
tubular article
Prior art date
Application number
BRPI0612880-7A
Other languages
English (en)
Inventor
Antonio Magni
Nerino Grassi
Original Assignee
Golden Lady Co Spa
Priority date (The priority date is an assumption and is not a legal conclusion. Google has not performed a legal analysis and makes no representation as to the accuracy of the date listed.)
Filing date
Publication date
Application filed by Golden Lady Co Spa filed Critical Golden Lady Co Spa
Publication of BRPI0612880A2 publication Critical patent/BRPI0612880A2/pt

Links

Classifications

    • DTEXTILES; PAPER
    • D05SEWING; EMBROIDERING; TUFTING
    • D05BSEWING
    • D05B5/00Sewing machines for temporarily connecting articles, e.g. pairs of socks
    • DTEXTILES; PAPER
    • D05SEWING; EMBROIDERING; TUFTING
    • D05BSEWING
    • D05B23/00Sewing apparatus or machines not otherwise provided for
    • D05B23/007Sewing units for assembling parts of knitted panties or closing the stocking toe part
    • DTEXTILES; PAPER
    • D05SEWING; EMBROIDERING; TUFTING
    • D05BSEWING
    • D05B23/00Sewing apparatus or machines not otherwise provided for
    • DTEXTILES; PAPER
    • D05SEWING; EMBROIDERING; TUFTING
    • D05BSEWING
    • D05B7/00Linking machines, e.g. for joining knitted fabrics

Landscapes

  • Engineering & Computer Science (AREA)
  • Textile Engineering (AREA)
  • Treatment Of Fiber Materials (AREA)
  • Sewing Machines And Sewing (AREA)
  • Supplying Of Containers To The Packaging Station (AREA)
  • Knitting Machines (AREA)

Abstract

DISPOSITIVO PARA MANIPULAçãO DE ARTIGOS TUBULARES TRICOTADOS, EM PARTICULAR MEIAS E SIMILARES. A presente invenção refere-se a um dispositivo que compreende: um membro tubular (15) com uma extremidade de entrada e uma extremidade de saída (15A), associada com um meio de sucção e no interior do qual um artigo tubular (T) é sugado em direção da extremidade de saída; um elemento de captação móvel (21, 23) para engatar a primeira extremidade (P) do artigo tubular (T) e remover o mesmo a partir do membro tubular, o referido elemento de captação que pode ser movido em direção da extremidade de saída; um bloco formado (43), que coopera com a parede interna do membro tubular (15), para definir uma restrição com conformação variável na extremidade de saída do membro tubular. A restrição considerável é ade- quada para definir uma seção estreita e alongada de passagem do artigo tubular, na qual o referido artigo tubular é forçado para adotar uma disposi- ção espalhada pelo menos na segunda extremidade.

Description

Relatório Descritivo da Patente de Invenção para "DISPOSITI-VO PARA MANIPULAR COM ARTIGOS TUBULARES TRICOTADOS, EMPARTICULAR MEIAS E SIMILARES".
DESCRIÇÃO
Campo da Invenção
A presente invenção refere-se a um dispositivo para a manipu-lação de artigos tubulares tricotados, tais como meias femininas, meias ousimilaress, e em particular para preparar o artigo para operações de manipu-lação subseqüentes, tais como abrir uma das extremidades da mesma, emparticular a extremidade formada por uma borda elástica.
Estado da técnica
Na produção de artigos tubulares, tais como meias femininas oumeias, maquinas de tricô circulares são usadas para produzir artigos tubula-res, com uma borda elástica definindo uma extremidade a partir da qual ameia é vestida, e com uma extremidade de dedos que será fechada por cos-tura ou ligação. Em algumas das referidas máquinas a porção de dedos éfechada antes da meia ou outro artigo têxtil ser retirado da mesma. Em má-quinas que são mais convencionais e de construção mais simples, por outrolado, a meia ou outro artigo é retirado na forma de artigo semi-acabado coma porção de dedos aberta. Os artigos semi-acabados são então coletadosem recipientes, a partir dos quais um operador os pega um de cada vez parainseri-los sobre os tubos de transporte que transportam os artigos em dire-ção da máquina de costura. Há também mecanismos automáticos para amanipulação do artigo e a inserção do mesmo na posição adequada sobre otubo de transporte em direção da máquina de costura. Um exemplo dos dis-positivos do referido tipo é descrito no documento de patente U.S. No.5,040,475.
Um dos problemas encontrados na manipulação automatizadade artigos semi-acabados a serem inseridos em tubos para transporte emdireção às máquinas de costura, é representado pela dificuldade de abrir aborda de extremidade corretamente. Para este fim, diversos mecanismosforam estudados.Por exemplo, EP-A-0882829 descreve um sistema pneumático,no qual o artigo semi-acabado é sugado em um tubo com uma seção estrei-ta, posicionado na extremidade do qual está um membro em forma de hasteque é inserido na borda de extremidade do artigo têxtil, fazendo com que omesmo se abra. Um membro de estiramento então engata a borda elástica eestira a mesma sobre o tubo de transporte.
As soluções da técnica anterior adotadas para captar a bordaelástica dos artigos têxteis tubulares, tais como meias ou similares, não pro-porcionaram resultados satisfatórios.
Objetivos e Sumário da Invenção
Um objetivo da presente invenção é portanto proporcionar umdispositivo e método particularmente eficiente para preparar uma borda elás-tica de um artigo têxtil tubular, tal como uma meia, uma meia feminina ousimilares, para ser subseqüentemente estirado e inserido sobre um tubo pa-ra transporte em direção da máquina dê costura ou para outras operaçõesde processamento.
Mais geralmente, um objetivo da presente invenção é propor-cionar um dispositivo particularmente adequado para preparar um artigo tri-cotado tubular, tal como uma meia feminina ou meia, para operações demanipulação subseqüentes, ou para operações de reconhecimento automá-tico e de manipulação subseqüentes.
Portanto, de acordo com um primeiro aspecto da presente in-venção, um dispositivo é proporcionado para lidar com artigos tubularescompreendendo: um membro tubular com uma primeira extremidade e umasegunda extremidade, associado com um meio de sucção e dentro do qualum artigo tubular, compreendendo uma primeira porção de extremidade euma segunda porção de extremidade é sugado; um elemento de captaçãomóvel para engatar a primeira porção de extremidade, ou a primeira extre-midade do artigo tubular e remover o mesmo a partir do referido membrotubular, o referido elemento de captação que pode ser movido em direção dareferida segunda extremidade do membro tubular; um bloco formado, coope-rando com a parte interna do membro tubular, para definir uma constriçãocom uma conformação variável na segunda extremidade do membro tubular,a referida constrição sendo adequada para definir uma seção estreita e a-Iongada de passagem do artigo tubular, na qual o referido artigo tubular éforçado a adotar uma disposição espalhada pelo menos a nível da segundaextremidade.
A primeira extremidade e a segunda extremidade do membrotubular pode ser composta respectivamente de uma extremidade interna ede uma extremidade de saída para o artigo tubular.
De acordo com uma modalidade vantajosa, o bloco formado a-presenta uma porção de superfície oposta à porção da superfície interna domembro tubular e substancialmente paralela ao mesmo, para definir umaconstrição com uma seção transversal com uma forma arqueada. A constri-ção apresenta uma conformação aproximadamente crescente e pode sermodificada durante a operação em diversas etapas de operação, como seráexplicado abaixo.
Vantajosamente, o dispositivo pode ser proporcionado com umaboca de sucção móvel em direção da segunda extremidade do membro tu-bular, através da qual o fluxo de ar é gerado no referido membro tubular,orientado a partir da primeira extremidade para a segunda extremidade, parasorver o artigo tubular. Vantajosamente, o bloco do artigo tubular na sua po-sição mais adequada, um elemento de intercepção pode ser inserido fia bo-ca de sucção, que evita que os artigos tubulares penetrem na referida bocade sucção e que formem um batente para os artigos tubulares sorvidos pelofluxo de ar.
O elemento de captação, por exemplo, um pegador mecânicoou similares, e a boca de sucção podem formar uma única unidade móvelparalela ao eixo do membro tubular, embora as outras soluções podem tam-bém ser possíveis, tais como unidades independentes de suporte de doiselementos. A integração em uma unidade simples apresenta vantagens cla-ras em termos de simplicidade de construção e controle de movimento.
De acordo com uma modalidade vantajosa, o elemento de cap-tação, o bloco formado e a boca de sucção são dispostos e produzidos demodo que quando a boca de sucção é movida em direção inclinada com re-lação ao eixo do membro tubular para se mover em direção a e em afasta-mento a partir da porção da superfície interna da mesma. Seria tambémpossível para o bloco formado ser proporcionado com um movimento orto-gonal ao eixo do membro tubular.
Para manipular o artigo tubular após a borda elástica do mesmoter sido aplainada e preparada para captação subseqüente, o dispositivopode ser proporcionado com um dispositivo de estiramento, disposto e con-trolado para engatar uma porção de extremidade espalhada do artigo tubu^lar, quando o último tiver sido quase completamente removido do membrotubular, e para abrir a referida porção de extremidade.
De acordo com um outro aspecto, a presente invenção se refe-re a um dispositivo do tipo acima mencionado, onde o meio de sucção, oreferido membro tubular e o referido elemento de captação são controladose dispostos para parcialmente inserir o artigo tubular no referido membrotubular através da segunda abertura do referido membro tubular, e para re-movê-lo a partir do mesmo, o referido bloco formado sendo disposto em umaposição para abertura máxima da segunda extremidade do membro tubularquando o referido artigo for parcialmente inserido no referido membro tubulare em uma posição de constrição máxima de seção transversal para a pas-sagem do artigo tubular, quando o último for removido mais uma vez domembro tubular.
O referido dispositivo pode também ter uma estação dupla, comdois membros tubulares, dispostos e produzidos para aplainar ou espalharduas porções de extremidade diferentes do mesmo artigo tubular em se-qüência e separadamente.
De acordo com um aspecto diferente, a presente invenção serefere a um método para o preparo de uma borda elástica de um artigo tubu-lar tricotado, tal como uma meia feminina ou uma meia, para manipulaçãosubseqüente a ser aberta e estirada, compreendendo as etapas de:
- Proporcionar um membro tubular dotado de uma primeira ex-tremidade e de uma segunda extremidade;- dispor pelo menos uma parte do artigo tubular dentro do refe-rido membro tubular, com uma porção de extremidade do referido artigo tu-bular em proximidade com a referida segunda extremidade do membro tubular;
- produzir o referido membro tubular, em proximidade com a re-ferida segunda extremidade, uma seção estreita e alongada da passagem;
- remover o artigo tubular a partir do membro tubular espalhan-do a referida primeira porção de extremidade do referido artigo tubular aofazer com que o mesmo passe através da referida seção estreita e alongada.
A seção estreita e alongada pode ser constrita quando o artigotiver sido mais ou menos completamente removido do membro tubular, parabloquear e engatar o mesmo em pelo menos dois lados opostos da bordaelástica.
De acordo com um aspecto adicional, a presente invenção serefere a um dispositivo para aplainar ou espalhar pelo menos uma porção doartigo tubular, compreendendo: um membro tubular, dentro do qual o referi-do artigo tubular pode ser pelo menos parcialmente inserido; um bloco for-mado móvel para modificar a seção transversal do referido membro tubular,o referido bloco móvel sendo controlado para obter pelo menos uma primeiraposição de abertura máxima de seção transversal do membro tubular e umasegunda posição que define uma seção transversal alongada em uma dire-ção transversal com relação à direção de movimento do referido artigo tubu-lar no referido membro tubular.
Um sistema de sucção pode ser associado com o membro tu-bular, para pelo menos parcialmente inserir o artigo tubular no membro tubu-lar por sucção. O sistema de sucção pode ser reversível, para gerar um fluxode ar no interior do referido membro tubular em uma direção ou alternativa-mente na direção oposta.
Em uma modalidade vantajosa, o elemento de captação podeser vantajosamente associado com a extremidade do membro tubular atra-vés do qual o artigo tubular é removido, para engatar o artigo e mover omesmo com relação ao referido membro tubular. O elemento de captaçãopode ser proporcionado exclusivamente para remover o artigo tubular pas-sando através do membro tubular. De outro modo, o membro de captaçãopode ser movido em direção do artigo tubular e a extremidade de entrada domembro tubular, de modo que o referido artigo é sugado para dentro de umadeterminação porção do membro tubular. Subseqüentemente, o mesmo e-lemento de captação pode gradualmente remover o artigo tubular a partir domembro tubular ao puxar o mesmo através seção transversal constrita, paraachatar a mesma, ou espalha-la transversalmente para a direção de movi-mento longitudinal.
Se o membro tubular estiver associado com sistemas de suc-ção que inserem cada artigo tubular no membro tubular por sucção, um ele-mento de intercepção pode ser vantajosamente proporcionado para bloquearo artigo tubular sugado através do referido membro tubular.
Ainda de acordo com um outro aspecto da presente invenção,um método é proporcionado para espalhar ou achatar pelo menos uma por-ção de um artigo tubular tricotado, onde o artigo tubular é inserido pelo me-nos parcialmente no membro tubular e é alimentado na direção substancial-mente paralela à extensão longitudinal do mesmo através da seção trans-versai com uma passagem estreita e alongada em uma direção transversalcom relação à a direção de alimentação do artigo tubular.
Em uma modalidade particular do método de acordo com a pre-sente invenção, uma porção do artigo tubular é inserida em um membro tu-bular; a seção transversal de pelo menos uma parte do referido membro tu-bular é modificada para produzir uma passagem estreita que é alongada nadireção transversal com relação à extensão longitudinal do artigo tubular; e areferida pelo menos uma porção do artigo tubular é forçada passar atravésda referida passagem estreita e alongada.
Em um método aprimorado, o artigo tubular é sugado para den-tro do membro tubular; a primeira extremidade do referido artigo tubular éengatada pelo elemento de captação; e o referido elemento de captação émovido em afastamento do membro tubular, puxando assim o artigo tubularatravés da referida seção transversal estreita e alongada da passagem.
De acordo com uma modalidade do método de acordo com apresente invenção, o artigo tubular é sugado para dentro do membro tubular,a primeira extremidade do artigo tubular é engatada pelo elemento de capta-ção; e o referido elemento de captação é movido em afastamento do mem-bro tubular ao puxar o artigo tubular através da referida seção transversalestreita e alongada da passagem.
Características e modalidades vantajosas da presente invençãosão indicadas nas reivindicações anexas e serão descritas em maiores deta-lhes aqui abaixo, com referência ao exemplo não Iimitante da modalidade dapresente invenção.
Breve Descrição dos Desenhos
A presente invenção será melhor entendida ao se seguir a des-crição e os desenhos anexos, os quais mostram uma modalidade práticanão Iimitante da presente invenção. Mais especificamente, nos desenhos:
A figura 1 é uma vista axonométrica geral de uma máquina paramanipular meias ou outros artigos têxteis tubulares que incorporam o dispo-sitivo de acordo com a presente invenção;
A figura 2 é uma ampliação de um detalhe da figura 1;
A figura 3 é uma ampliação do dispositivo de acordo com a pre-sente invenção com as partes não relevantes removidas;
A figura 4 é uma vista do dispositivo na figura 3 de acordo comum ângulo diferente e com partes adicionais removidas;
A figura 5 é uma seção longitudinal do dispositivo de acordocom a presente invenção;
A figura 6 é uma vista plana de acordo com Vl - Vl na figura 4;
A figura 7 é uma vista axonométrica do dispositivo de estira-mento que engata a borda elástica do artigo achatado pelo dispositivo deacordo com a presente invenção;
As figuras 8A e 8E ilustram as seqüências operacionais do dis-positivo;
As figuras de 9 a 14 são diversas vistas de uma modalidademodificada do dispositivo de acordo com a presente invenção;
As figuras 15A - 10F ilustram uma seqüência operacional dodispositivo nas figuras 9 a 14 e de um dispositivo adicional, disposto suces-sivamente ao primeiro dispositivo.
Descrição Detalhada de uma modalidade Preferida da Presente Invenção
As figuras 1 a 8 descrevem em detalhes uma modalidade dapresente invenção, onde cada artigo tubular é captado a partir de um recipi-ente e alimentado ao dispositivo para espalhar ou achatar uma porção deextremidade (daqui adiante também chamada de extremidade) do artigo.
Cada artigo é captado de modo que o mesmo alcança o dispositivo de acha-tamento ou de espalhar sempre voltado na mesma direção. Quando o artigofor uma meia, o mesmo alcança o membro tubular do dispositivo de espalhare achatar com a porção de dedos voltada para frente e com a borda voltadapara trás, isto é, com a porção de dedos como a porção dianteira e com aborda na porção traseira com relação à direção de alimentação· Entretanto,como será aparente aqui abaixo, isto não é necessário.
A figura 1 mostra a máquina como um todo, onde o dispositivode acordo com a presente invenção pode ser utilizado. A máquina conhecidaem si, não forma o assunto da presente invenção e portanto será descritacom bastante brevidade e limitado ao que for necessário ao entendimento dafunção e dos objetivos do dispositivo que forma o assunto da presente in-venção; o qual portanto pode ser aplicado e usado em máquinas ou apare-lhos que diferem daquela ilustrada aqui. A máquina na figura 1, indicada a-cima como um todo com 1, compreende um recipiente 3, no interior do qualos artigos tubulares tricotados, tais como meias ou similaress, são dispostosaleatoriamente. Um membro de captação 5 capta os artigos individualmentee os eleva de acordo com a seta 15 para leva-los à entrada do duto de suc-ção 7 através do qual os artigos individuais são sugados para dentro de umaestação de espera intermediária 9, onde os mesmos são espalhados atravésde uma sucção pneumática.
A seção de entrada e de saída 9A na estação 9 é conectada,assim como o duto de alimentação 7 dos artigos a partir do recipiente 3,também a um duto de desabastecimento 11 para os artigos incorretamenteorientados, o referido duto 11 terminando com o dispositivo 13 em si, a partirdo qual as meias ou outros artigos tubulares tricotados são desabastecidospor de volta para dentro do recipiente 3. A seção 9A da estação 9 tambémse comunica com o membro tubular 15, a extremidade superior do qual estáassociada com o dispositivo da presente invenção, indicado como um totalcom 17 e descrito em maiores detalhes abaixo.
Os artigos tubulares podem também ser alimentados, por e-xemplo, diretamente para a entrada do membro tubular 15 através de umduto de transporte pneumático proveniente de uma ou mais máquinas detecer circulares.
Esquematicamente representado no lado do membro tubular 15está um tubo de transporte 19, no qual os artigos tubulares individuais sãodispostos ao se inserir a borda elástica dos mesmos sobre a superfície ex-terna do tubo de transporte 19. O tubo de transporte 19 é fixado a um dispo-sitivo de transporte, não mostrado e do tipo conhecido em si (por exemplo,um mecanismo de carrossel), para transferir o artigo tubular, que é inserido acada vez sobre o tubo de transporte 19, em direção da estação de trabalho(não mostrado).
Um dispositivo, mostrado no total em 21, estira a borda elásticade cada um dos artigos tubulares para inserí-la sobre a superfície externa dotubo de transporte 19. Diversos tubos de transporte 19 podem ser proporcio-nados em um transportador ou dispositivo de transporte para dotar a máqui-na, por exemplo, com diversas estações, nas quais diversas operações demanipulação no artigo tubular são realizadas para preparar para costurasubseqüente, o que pode ocorrer na última das estações da referida máqui-na (não mostrada). As diversas operações preparatórias podem ser realiza-das mantendo o artigo no tubo de transporte respectivo.
Maiores detalhes dos membros associados à extremidade su-perior do membro tubular 15 podem ser vistos na ampliação na figura 2 e,com relação ao dispositivo 17 da presente invenção em particular, ainda nasfiguras subseqüentes de 3 a 7.O membro tubular 15 apresenta uma extremidade de entradaconectada à seção de entrada 9A da estação 9 e uma extremidade de saída,indicada com 15A na figura 5, através da qual os artigos tubulares tricotadosindividuais que são inseridos no membro tubular 15 são removidos para se-rem subseqüentemente alimentados em direção ao tubo de transporte 19. Odispositivo de manipulação 17 da presente invenção está associado com aextremidade de saída 15A do membro tubular 15.
O referido dispositivo apresenta um membro de captação com-posto, na presente modalidade específica, de um pegador mecânico com umelemento fixo 21, que coopera com o elemento móvel 23. Um acionador 25controla o movimento de acordo com a seta dupla f23 da parte móvel (naforma de um deslizador) da elemento de captação. O movimento de acordocom a seta dupla f23 move o deslizador 23 em direção a e em afastamentoda parte fixa 21 do pegador.
O pegador 21, 23 que forma a unidade de captação é suportadopor um elemento verticalmente móvel, indicado no total com 27, proporcio-nado com um movimento de acordo com a seta dupla f27 paralela ao eixo Xdo membro tubular 15. A unidade 27 é proporcionada com o movimento deacordo com a seta dupla f27 por meio de uma correia 29 controlada por ummotor 31 (figura 1). A unidade móvel 27 forma uma boca de sucção 33 qüepode ser produzida para se comunicar com o duto de sucção 35, ao longodo qual uma válvula de gaveta de abertura e fechamento 37 é posicionada.
A boca de sucção 33 produzida na unidade móvel 27 é inferiormente delimi-tada e parcialmente fechada por uma grade, uma mecha ou outro elementode interceptação equivalente, indicado com 37, que é posicionado direta-mente acima do cursor móvel 23 do pegador 21, 23. Como será explicadoaqui abaixo, o objetivo da grade ou de outro elemento de interceptação 37 éde evitar que os artigos tubulares sugados através do membro tubular 15sejam sugados para dentro da boca de sucção 33 e do duto de sucção 35.
Nas proximidades da extremidade de saída 15A do membro tu-bular 15, um acionador 39 conectado a uma braçadeira 41 é suportado. Oacionador 39 é projetado para controlar o movimento de acordo com a setadupla f43 do bloco formado 43, que para este fim é constrito à haste 39A doacionador de pistão-cilindro 39. O bloco formado 43 apresenta uma bordacurva 45 que segue o perfil da superfície interna do membro tubular 15. Aomover o bloco formado 43 de acordo com f43, em direção a ou em afasta-mento da superfície interna oposta do membro tubular 15, é possível se mo-dificar a seção transversal de uma constrição do membro tubular 15 delimi-tada pela superfície interna da parede tubular do referido membro e pela re-ferida borda 45 do bloco formado 43. A referida constrição é localizada sob opegador 21, 23 e a grade ou outro membro de interceptação 37 e a confor-mação em forma crescente do mesmo são mostrados claramente na vistasuperior na figura 6 da extremidade superior do membro tubular 15.
O dispositivo é produzido para receber os artigos tubulares tri-cotados dentro do membro tubular 15, orientado com a porção de dedo a sercosturada voltada para frente (com relação à direção de alimentação dosartigos tubulares indicada com F) e a borda elástica voltada para trás. Quan-do o bloco formado 43 se encontra na posição retraída, isto é, com a borda45 afastada com relação à parede do membro tubular 15, uma passagemrelativamente grande é criada, através da qual a extremidade do artigo tubu-lar, que é inserida primeiro no membro tubular 15, pode facilmente passarpara alcançar a grade 37, contra a qual a referida extremidade para em vir-tude da sucção através da boca de sucção 33 e do duto de sucção 35.
Como será ilustrado em maiores detalhes com referência à se-qüência nas figuras 8A a 8E, o dispositivo é produzido para pegar a porçãode dedos do artigo através do pegador 21, 23 e para remover o mesmo domembro tubular 15, fazendo com que a borda elástica passe através daconstrição definida pela borda 45 do bloco formado 43 e pela parede opostado membro tubular 15, se necessário tendo constrito a seção de passagemao mover o bloco formado 23 com a borda 45 do mesmo em direção da su-perfície interna do membro tubular 15. Deste modo, durante a remoção doartigo têxtil tubular a partir do membro tubular 15, a extremidade compostada borda elástica do mesmo é achatada, ou mais precisamente, disposta deacordo com uma posição curvilínea seguindo o formato da borda 45, parafacilitar a captação subseqüente pelo membro de estiramento descrito aquiabaixo.
Como pode ser observado em particular na figura 4, a superfí-cie superior do bloco formado 43 apresenta uma base 43A, no interior daqual o deslizador 23, que é posicionado na referida base 43A quando a uni-dade 27 está na posição rebaixada, pode deslizar.
A figura 4 mostra ainda a presença de uma gaxeta 51 que cir-cunda a extremidade superior 15A do membro tubular 15. O objetivo da refe-rida gaxeta é de proporcionar uma vedação entre a boca de sucção 33 e omembro tubular 15 quando a unidade-27 está na posição rebaixada (disposi-ção da figura 5) tocando contra a referida gaxeta.
A operação do dispositivo descrita aqui anteriormente é como aseguir (ver seqüência nas figuras 8A - 8E). O artigo têxtil tubular indicadocom T é sugado para dentro do membro tubular 15 em virtude da sucçãoatravés do duto 35 e da boca de sucção 33, que foi movida para o nível daextremidade superior 15A do membro tubular 15 em uma primeira fase desucção do artigo. O artigo T foi anteriormente corretamente orientado emuma das possíveis formas conhecidas, por exemplo, através de um sistemade detecção ótico associado com a estação intermediária 9. Portanto, cadaartigo T que alcança o interior do membro tubular 15 apresenta a porção dededos, indicada com P, voltada para cima e a borda elástica, indicada comB, voltada para baixo. A porção de dedos P está tocando contra a grade ououtro elemento de interceptação 37 quando a sucção é gerada dentro domembro tubular 15 por meio do duto de sucção 35.
Subseqüentemente, o deslizador 23 é empurrado em direçãodo batente fixo 21, pegando a porção de dedos P do artigo têxtil T entre osmembros 21 e 23. A unidade móvel 27 é elevada de acordo com a seta f27para remover o artigo tubular T a partir do membro tubular 15. Nesta fase asucção é mantida dentro do membro tubular a partir da extremidade de saú-da 15A em direção da parte interna do mesmo, a referida sucção ajudando amanter o estiramento e o achatamento do artigo têxtil tubular T, e em parti-cular, a borda elástica B do mesmo.A sucção em direção do interior do membro tubular 15 pode serobtida através das bocas de sucção dispostas ao longo dos diversos dutospneumátiços do dispositivo, ao adequadamente fechar e abrir as respectivasválvulas de gaveta. Na figura 1 as bocas de sucção são indicadas com 101,103, e as válvulas de gaveta são indicadas com 105, 107, 109,111.
De fato, a seção de passagem com uma conformação em formaaproximadamente crescente e arqueada é formada entre a borda formada45 e a superfície interna da parede do membro tubular 15 através da qual oartigo tubular T é forçada passar obtendo uma conformação espalhada, faci-litada pelo fluxo interno de ar para dentro do membro tubular 15, e segue asuperfície (substancialmente cilíndrica) da parede do membro tubular 15.
Quando o artigo tubular T foi quase completamente removidodo membro tubular 15, e a extremidade inferior do mesmo passa diante deuma célula fotoelétrica 46 (indicada na figura 8C) ou outro sensor adequado,o mesmo pode ser bloqueado ao fazer com que o bloco formado 43 com aborda formada 45 do mesmo pressione contra a parede do membro tubular15. Ao mecanicamente bloquear o artigo T deste modo, o mesmo é evitadode acidentalmente sair do membro tubular 15 quando a sucção no interior domembro tubular 15 for interrompida.
Deste modo, o artigo tubular T é disposto com a borda elásticaB do mesmo em uma disposição perfeitamente espalhada (mesmo se nãoplana), adequada para facilitar a subseqüente captação da borda elástica Bpelo meio de estiramento descrito aqui abaixo e ilustrado em particular emdetalhes na figura 7, onde o mesmo é representado afastado de outrosmembros do dispositivo. O meio de estiramento pode engatar uma bordaelástica B do artigo tubular T antes do mesmo ser liberado pelo bloco forma-do 43, ou opcionalmente após o mesmo ter sido liberado, tendo anteriormen-te afrouxado a tensão no artigo tubular em uma direção longitudinal, por e-xemplo, ao abaixar a unidade móvel 27 relativamente em direção do mem-bro tubular 15.
O dispositivo de estiramento, indicado em total com 61, com-preende um membro de sucção 63 suportado por um acionador 65 integralcom o deslizador 67, móvel ao longo de uma guia 69 por meio de uma cor-reia 71 controlada por um motor 73. O deslizador 67 é móvel de acordo coma seta dupla f67 por meio do motor 73, enquanto o acionador 65 pode movero membro de sucção 63 de acordo com a seta dupla f63. Esquematicamenteindicado com 63A está um conector para o duto de sucção flexível, atravésdo qual é gerada sucção a nível das superfícies perfuradas do membro desucção 63.
Disposto na frente do membro de sucção 63 está um membrode constrição mecânico 75, de um tipo conhecido em si, móvel de acordocom a seta dupla f75 por um acionador de pistão-cilindro 76. O acionador depistão-cilindro 76 é suportado pelo deslizador 77 móvel de acordo com a se-ta dupla f77 ao longo da guia 79. O movimento de acordo com a seta duplaf77 é proporcionado por uma correia 81 acionada sobre polias 83 e 84, dasquais a polia 83 recebe o movimento a partir do motor 73 por meio de umeixo 87. Deste modo, os movimentos de acordo com f67 do membro de suc-ção 63 e de acordo com f77 do pegador 75 são sincronizados e coordena-dos. O movimento de acordo com f75 permite que o membro de captaçãomecânico 75 se mova em direção e em afastamento do membro de sucção 63.
O dispositivo de estiramento 61 é disposto (ver em particular afigura 2) de modo que o mesmo pode transferir os membros 63 e 75 entre aposição correspondendo ao membro tubular 15 e à posição correspondendoao grupo de dedos de estiramento 91 associados com os acionadores depistão-cilindro 93, de um tipo conhecido em si, a função do qual é de inserira si próprio na borda elástica B anteriormente aberta pelo dispositivo de esti-ramento 61 e de estirar a referida borda elástica de modo que a mesma pos-sa ser inserida sobre o tubo de transporte 19, ou sobre um tubo de reversão95, de acordo com os critérios bem-conhecidos em si que não formam o as-sunto da presente invenção.
Uma vez que o artigo tubular T adotou a posição mostrada nafigura 8C, o dispositivo de estiramento 61 é portado, com os membros 63 e75 estirados, ao nível do eixo do membro tubular 15, e os membros 63 e 75são movidos um em direção ao outro para engatar as porções das superfí-cies opostas da borda achatada do artigo tubular T. Quando os membros 63e 75 foram movidos um em direção ao outro com a borda elástica B do artigotubular T disposta entre os mesmos e foram ativados para engatar as super-fícies opostas da referida borda, os mesmos são movidos reciprocamenteem afastamento um do outro com o movimento do acionador 76 para estirara borda elástica do artigo T distanciando os dois lados engatados com omembro de sucção 63 e o pegador 75, respectivamente. O bloco formado 43foi anteriormente movido em afastamento da superfície interna da parede domembro tubular 15, para permitir com que a borda elástica B do artigo tubu-lar T fique livre do movimento.
Subseqüente ou simultaneamente ao movimento de estiramen-to (isto é, para mover o pegador 75 em afastamento do membro de sucção63), os dois deslizadores 67 e 77 são produzidos para se mover em direçãoao grupo de dedos de estiramento 91. Embora os movimentos recíprocosentre o dispositivo de estiramento 61 e os dedos 91, os últimos são inseridosna posição fechada na borda particularmente estirada B e subseqüentemen-te abertos para adicionalmente estirar aberta a borda e inserir a mesma so-bre o tubo de transporte 19 em uma maneira substancialmente convencional.
O dispositivo 17 descrito aqui anteriormente pode também serusado se os artigos forem inseridos com orientação aleatória, isto é, com aporção de dedos ou com a borda como a extremidade de abastecimento,sem orientação anterior. Neste caso, é vantajoso para o dispositivo ser do-brado, para achatar primeiro uma porção e então a outra.
As figuras de 9 a 14 mostram o dispositivo, daqui adiante tam-bém indicado como dispositivo de espalhar, indicado como um total com510, conectado ao qual em 7B está o duto que parte do recipiente de artigosdisposto no volume, análogo ao recipiente 3 mostrado na figura 1. Neste ca-so, os artigos podem penetrar no duto 7B aleatoriamente, isto é, sem seranteriormente orientado. A estrutura do dispositivo 510 é descrita em deta-lhes aqui abaixo com referência às figuras subseqüentes 9 a 14.O conector 7B conduz ao interior de um compartimento comuma seção retangular 513 que define um membro tubular 15 e que apresen-ta, na extremidade oposta com relação ao conector 7B, um obturador 515dotado de uma função de modificar a conformação da seção da passagemdefinida pelo compartimento 513, constringindo o mesmo em uma fase ope-racional específica. O obturador 515 apresenta um elemento obturador mó-vel ou bloco formado 515A, controlado para transladar de acordo com a setadupla f515 ortogonal ao eixo longitudinal do compartimento 513 por meio deum acionador de pistão-cilindro ou outro acionador adequado indicado com517. Como pode ser visto em particular na figura 13, o obturador 515 apre-senta um formato com uma borda inferior semicircular, ou em geral com umaseção transversal curva e convexa, aproximadamente a mesma que o for-mato da seção transversal semicircular da seção de extremidade 513A docompartimento de sucção 513. Quando o elemento obturador 515A do obtu-rador 515 está na posição mostrada nas figuras 9 e 13, o mesmo define coma parede interna da porção 513A do compartimento 513, uma seção trans-versal estreita e alongada da passagem, estendendo-se aproximadamenteem uma semicircunferência, a qual (como será explicada abaixo) tende aachatar e artigo tubular.
Integral com o membro de espalhar 510 está uma boca de suc-ção 521, e conectado à qual está um duto de sucção 523, do qual apenas aporção inicial é mostrada nos desenhos.
Cooperando com o membro de espalhar 510, está um meca-nismo 525 para captar os artigos tubulares que são sugados para dentro domembro de espalhar 510 e que apresenta a função de puxar cada artigo tu-bular através da seção de passagem definida pela parede interna da porçãode extremidade 513A do compartimento 513 e pelo elemento obturador515A acima descrito.
O mecanismo 525 é suportado pelo deslizador 527, móvel deacordo com a seta dupla f525 ao longo do guia 529. O movimento do desli-zador 527 é controlado por uma correia 531 operada por um motor 533 earrastado em torno de duas polias. O mecanismo 525 é constrito ao desliza-dor 527 por meio de um acionador de pistão-cilindro 535 que controla o mo-vimento de elevação e de abaixar na direção vertical de acordo com a setadupla f525x do mecanismo 525. o movimento de elevar e abaixar do meca-nismo 525 apresenta a função de posicionar o referido mecanismo em linhacom o membro de espalhar 510 e, alternativamente, acima do último. Istofacilita e aprimora a eficácia do achatamento do artigo quando é feito comque o mesmo passe através do obturador 515, na medida em que o artigo épuxado contra o elemento obturador 515A.
O mecanismo 525 compreende um compartimento aproxima-damente em forma de caixa 539, dentro do qual vácuo pode ser criado pormeio de sucção através de uma abertura 541 que é conectada com o conec-tor tubular 543 através de uma caixa de sucção 543A. O conector tubular543 pode ser conectado à boca de sucção 521 do membro de espalhar 510.
A referida conexão pneumática é implementada ao se mover de acordo coma seta f525 o mecanismo 525 com seu conector 543 em direção da boca desucção 521 e portanto em direção do membro de espalhar 510 para fazercom que os elementos 510, 525 adotar a posição recíproca mostrada na fi-gura 29. Na referida disposição, a sucção gerada através do duto de sucção523 promove sucção através do compartimento em forma de caixa 539, ocompartimento de sucção 513 e o duto 7, 7B. Dentro do compartimento emforma de caixa 539 está uma grade 545 composta (figura 11) de uma sériede dentes 545A com a borda dianteira (isto é, orientada em direção domembro de espalhar 510) inclinada com relação à horizontal. Associado coma referida grade formada por dentes 545A está uma lingüeta de retenção547, o movimento da qual de acordo com a seta dupla f547 é controlado porum acionador de pistão cilindro 549 suportado pelo mecanismo 525. Combi-nado com a grade 545 formada de dentes 545Ae da lingüeta 547, está umpressionador 551, proporcionado com um movimento vertical de acordo coma seta dupla f551 controlado por um acionador de pistão cilindro 553. Opressionador 551 apresenta um formato de C aberto em direção da grade545. O objetivo do presisonador é de constringir o artigo tubular durante afase de espalhar ou achatar, agindo no mesmo com uma superfície suficien-temente ampla para evitar que o artigo seja danificado.
A figura 15F mostra, em uma seção longitudinal, um dispositivode espalhar ou achatar adicional, indicado com 51OX1 que apresenta mem-bros equivalentes àqueles descritos com referência ao membro de espalhar510, indicado nas figuras com os mesmos números de referência seguidosda letra X. O compartimento de sucção 513X com a seção retangular é co-nectado ao duto de sucção indicado com 8B e correspondendo ao duto desucção 7B. Diferente do mecanismo como um indicado com 525, o membrode espalhar 51OX que é localizado, por exemplo, em uma estação adjacentea uma com o dispositivo 525, coopera com uma simples correia ou esteiratransportadora 563 proporcionada com um movimento de acordo com f563proporcionada pelo motor 565. A correia transportadora 563 é arrastada so-bre rolos que são suportados, junto com o motor 565 e outros membros quetransmitem movimento à correia transportadora 563, pelos painéis laterais567 que movem verticalmente por meio de acionadores de pistão cilindro569, para permitir que a correia transportadora 563 se mova em direção ouem afastamento a partir da superfície 503. Isto pode ser composto de umacorreia transportadora.
A correia transportadora 563 move cada artigo individual Iongi-tudinalmente, isto é, paralelo à extensão do mesmo, para levar cada artigotubular dentro do membro de espalhar 51OX e remover o mesmo gradual-mente a partir do mesmo quando o elemento obturador, equivalente ao ele-mento obturador 515A, está em uma posição substancialmente fechada e asucção continua através da fenda que ela deixa aberta. A inserção parcial doartigo tubular no membro tubular 15 formado pelo compartimento 513X podeser obtida pela sucção combinada com o movimento para frente gradual dacorreia transportadora 563 em direção à entrada do membro tubular 15513X. Ao reverter o movimento da correia transportadora 563, o artigo tubu-lar é removido a partir da extremidade do membro tubular 15 513X, após aseção transversal do mesmo ter sido restrita pelo obturador ou pelo blocomóvel formado 515AX.
Na prática, os dispositivos ilustrados respectivamente nas figu-ras 9 a 14 e na figura 15F podem ser combinados: o artigo tubular que é re-movido a partir do dispositivo na figura 9 a 14 é achatado, isto é, espalhado,a nível do final do mesmo (ou porção de extremidade) que entra no compar-timento 513 por último, e é espalhado na correia transportadora ou outra su-perfície de suporte 503. Isto move ortogonalmente para frente para a exten-são longitudinal do artigo, levando o mesmo para o nível do dispositivo dafigura 15F, onde o achatamento da outra extremidade ou porção de extremi-dade do artigo é realizada.
Deste modo, um efeito de achatamento ou de espalhar ótimo deambas as extremidades do artigo é obtido, independente da orientação coma qual os mesmos são alimentados para o duto de sucção 7B.
O ciclo operacional é ilustrado esquematicamente na seqüêncianas figuras 15A - 15F.
A figura 15A mostra uma seção longitudinal esquemática domembro de espalhar e do mecanismo de captação 525 na posição acopladado mesmo. O artigo tubular M, tal como uma meia feminina ou meia, é suga-do através do duto 7 e o conector 7B dentro do compartimento 513 com aseção retangular. Sucção ocorre através do conector tubular 543 e a caixade sucção 543A e então através da abertura 541 e da grade 545, na medidaem que o conector 543 é conectado com a boca de sucção 521 e com o dutode sucção 523. Em virtude da sucção, o artigo M se move para frente deacordo com a seta fM até bater contra a grade 545 (figura 15B). Aqui omesmo é engatado pelo instrumento de retenção ou lingüeta 547 (figura15B). No exemplo mostrado, o artigo M apresenta um duto de sucção 7 eentão o membro de espalhar 510 com a borda elástica B voltada para frentee a porção de dedos P voltada para trás. A referida orientação é inteiramentealeatória e depende de como o artigo foi pego no recipiente 1.
Para espalhar o artigo M, neste ponto a sucção no duto 7 é re-vertida e o artigo é sugado para dentro do duto mais uma vez. Se por errodois artigos entrarem no compartimento 513 simultaneamente, um dosmesmos é desabastecido de volta para dentro do recipiente 1, na medida emque a lingüeta de retenção 547 é dimensionada de modo que é incapaz dereter dois artigos Μ. A figura 15C mostra o artigo M estendido em direção doduto 7 mas mantido pela lingüeta 547. Para realizar o achatamento e espa-lhar o artigo M, neste ponto o elemento obturador 515A é mantido em suaposição fechada, na qual define uma seção estreita e longa da passagem.Ao mesmo tempo, o pressionador 551 é abaixado para retenção aprimoradado artigo M (figura 15D). O mecanismo de retenção 525 é movido em afas-tamento (seta f525, figura 15E) puxando o artigo M para fora da seção trans-versal constrita definida pelo elemento obturador 515A. Na referida fase, asucção pode ser ativada através do duto 7 que estira o artigo em direção dolado de dentro do referido duto. O efeito da referida operação é de espalharo artigo não só longitudinalmente, mas também e acima de tudo transver-salmente, graças ao formato estreito e alongado da seção transversal dapassagem definida pelo elemento obturador 515A.
Um processo similar ocorre para a extremidade oposta (nestecaso a borda B) do artigo, como esquematicamente ilustrado na figura 15F,após o artigo ter se movido para frente em uma etapa ao longo da superfície503 ortogonal à extensão longitudinal do mesmo.
E entendido que os desenhos mostram apenas um exemploproporcionado puramente como uma modalidade prática do achado, quepode variar em formas e em disposições sem entretanto se desviar do esco-po do conceito no qual o referido achado se baseia. Quaisquer números dereferência nas reivindicações anexas são proporcionados para facilitar a lei-tura das referidas reivindicações com referência à descrição e aos dese-nhos, e não limitam o escopo de proteção representado pelas reivindicações.

Claims (34)

1. Dispositivo para manipulação de artigos tricotados tubularescom uma primeira porção de extremidade e uma segunda porção de extre-midade, em particular meias e meias longas, compreendendo: pelo menosum membro tubular com uma primeira extremidade e uma segunda extremi-dade, associada com um meio de sucção e no interior do qual um artigo tu-bular é sugado; um elemento de captação móvel para engatar a primeiraporção de extremidade do artigo tubular e remover o mesmo a partir domembro tubular, o referido elemento de captação sendo associado com areferida segunda extremidade do membro tubular; um bloco formado, quecoopera com a parede interna do membro tubular, para definir uma restriçãocom conformação variável na segunda extremidade do membro tubular; areferida restrição sendo adequada para definir uma seção estreita e alonga-da de passagem do artigo tubular, na qual o referido artigo tubular é forçadopara adotar uma disposição espalhada pelo menos a nível da segunda por-ção de extremidade do mesmo.
2. Dispositivo, de acordo com a reivindicação 1, em que o refe-rido elemento de captação pode se mover em direção a ou em afastamentoà referida segunda extremidade do membro tubular respectivamente.
3. Dispositivo, de acordo com a reivindicação 1 ou 2, em que oreferido meio de sucção e o referido membro tubular são dispostos e produ-zidos de modo que o artigo tubular entra no referido membro tubular atravésda referida primeira extremidade e o referido artigo tubular sai a partir doreferido membro tubular através da referida segunda extremidade.
4. Dispositivo, de acordo com uma ou mais das reivindicaçõesanteriores, em que os referidos meios de sucção são projetados e dispostospara gerar sucção nas duas direções no interior do referido membro tubular.
5. Dispositivo, de acordo com qualquer uma das reivindicaçõesprecedentes, em que o bloco formado apresenta uma porção da superfícieoposta de uma porção da superfície interna do referido membro tubular esubstancialmente paralela ao mesmo, para definir uma restrição com umaseção transversal dotada de um desenvolvimento arqueado.
6. Dispositivo, de acordo com qualquer uma das reivindicaçõesprecedentes, compreendendo uma boca de sucção que pode mover-se emdireção da segunda extremidade do membro tubular e através da qual umfluxo de ar é gerado no referido membro tubular que flui a partir da primeiraextremidade para a segunda extremidade do membro tubular.
7. Dispositivo, de acordo com a reivindicação 6, em que um e-Iemento de intercepção é inserido na referida boca de sucção para evitarque os artigos tubulares penetrem na referida boca de sucção e que formauma parada para os artigos tubulares sorvidos pelo referido fluxo de ar.
8. Dispositivo, de acordo com a reivindicação 7, em que o refe-rido elemento de intercepção é uma grade ou uma malha.
9. Dispositivo, de acordo com a reivindicação 6, 7 ou 8 em quea referida boca de sucção e o referido elemento de captação são moveiscomo uma unidade para se moverem em direção ou em afastamento a partirda segunda extremidade do referido membro tubular.
10. Dispositivo, de acordo com a reivindicação 9, em que umacionador para controlar o elemento de captação é suportado integral com areferida boca de sucção e é móvel com a mesma.
11. Dispositivo, de acordo com uma ou mais das reivindicaçõesde 6 a 10, em que o referido elemento de captação, o referido bloco formadoe a referida boca de sucção são dispostos e produzidos de modo quê quan-do a boca de sucção é movida em direção da referida primeira extremidadedo membro tubular, o elemento de captação é disposto entre o bloco forma-do e a referida boca de sucção.
12. Dispositivo, de acordo com uma ou mais das reivindicaçõesde 5 a 11, em que a referida boca de sucção coopera com uma gaxeta quese estende pelo menos parcialmente em torno da referida segunda extremi-dade do membro tubular.
13. Dispositivo, de acordo com uma ou mais das reivindicaçõesanteriores, em que o referido bloco formado é proporcionado com um movi-mento de acordo com a direção inclinada com relação ao eixo do membrotubular para se mover em direção a e em afastamento de uma porção dasuperfície interna do referido membro tubular.
14. Dispositivo, de acordo com uma ou mais das reivindicaçõesanteriores, em que o referido elemento de captação compreende pegadoresmecânicos.
15. Dispositivo, de acordo com uma ou mais das reivindicaçõesanteriores, em que o referido elemento de captação compreende um desli-zador que desliza dentro de uma base produzida na superfície do referidobloco formado voltado para o elemento de captação.
16. Dispositivo, de acordo com uma ou mais das reivindicaçõesanteriores, compreendendo um dispositivo de estiramento, disposto e contro-lado para engatar a porção de extremidade na disposição espalhada do arti-go tubular quando o último foi quase completamente removido do membrotubular, e para abrir a referida porção de extremidade.
17. Dispositivo, de acordo com a reivindicação 16, em que o re-ferido dispositivo de estiramento compreende dois membros para engatar osdois lados opostos da borda do artigo tubular, proporcionado com um movi-mento recíproco em direção e em afastamento um do outro, e com um mo-vimento de alinhamento com relação ao membro tubular e o movimento emafastamento do mesmo.
18. Dispositivo, de acordo com uma ou mais das reivindicaçõesanteriores, em que o referido meio de sucção, o referido membro tubular e oreferido elemento de captação são controlados e dispostos para parcialmen-te inserir o artigo tubular no referido membro tubular através da segunda a-bertura do referido membro tubular, e para remover o mesmo a partir damesma, o referido bloco formado sendo disposto em uma posição de abertu-ra máxima da segunda extremidade do membro tubular quando o referidoartigo é inserido parcialmente no referido membro tubular e em uma posiçãode restrição máxima de seção transversal da passagem do artigo tubular,quando o mesmo for removido mais uma vês do membro tubular.
19. Dispositivo, de acordo com uma ou mais das reivindicaçõesanteriores, compreendendo dois membros tubulares para espalhar as duasporções de extremidade dos artigos tubulares.
20. Dispositivo, de acordo com uma ou mais das reivindicaçõesanteriores, em que pelo menos uma porção do artigo tubular compreende:um membro tubular, no interior do qual o referido artigo tubular pode estarpelo menos parcialmente inserido; um bloco formado móvel para modificar aseção transversal do referido membro tubular, o referido bloco móvel sendocontrolado para adotar pelo menos uma primeira posição de uma aberturamáxima de seção transversal do membro tubular, e uma segunda posição derestrição máxima de seção transversal do referido membro tubular; a referidasegunda posição definindo uma seção transversal alongada em uma direçãotransversal com relação à direção do movimento do referido artigo tubular noreferido membro tubular.
21. Dispositivo, de acordo com a reivindicação 20, em que osistema de sucção está associado com o referido membro tubular, para pelomenos parcialmente inserir o artigo tubular no membro tubular por sucção.
22. Dispositivo, de acordo com a reivindicação 21, em que o re-ferido sistema de sucção é reversível para gerar no interior do referido mem-bro tubular um fluxo de ar alternativamente em uma direção ou na direçãooposta.
23. Dispositivo, de acordo com a reivindicação 20, 21, ou 22,em que o elemento de captação está associado com o referido membro tu-bular para engatar o referido artigo e mover o mesmo com relação ao referi-do membro tubular.
24. Dispositivo, de acordo com uma ou mais das reivindicaçõesde 20 a 23, em que um elemento de intercepção está associado com o refe-rido membro tubular, para bloquear o artigo tubular sendo sugado através doreferido membro tubular.
25. Dispositivo, de acordo com uma ou mais das reivindicaçõesde 20 a 24, compreendendo dois membros tubulares para espalhar as duasporções de extremidade dos artigos tubulares.
26. Método para a preparação de uma borda elástica de um ar-tigo tubular tricotado, tal como uma meia ou meia longa, com uma borda dededos e uma borda elástica, para manipulação subseqüente para ser abertae estirada, compreendendo as etapas de:- dispor o artigo tubular dentro do membro tubular, com os de-dos orientados em direção de uma extremidade externa do membro tubular;- produzir no referido membro tubular, em proximidade à referi-da extremidade externa, uma seção estreita e alongada de passagem;- remover o referido artigo tubular do membro tubular espalhan-do a borda elástica do referido artigo ao fazer com que a mesma passe atra-vés da referida seção alongada e estreita.
27. Método, como definido na reivindicação 24, em que a referi-da seção alongada e estreita é restrita quando o artigo tiver sido quase com-pletamente removido do membro tubular, para bloquear e engatar o mesmoem dois lados opostos da borda elástica.
28. Método, como definido na reivindicação 24 ou 25, compre-endendo as etapas de:- sugar o artigo tubular tricotado para obter a parte de dedos domesmo aproximadamente para a extremidade externa do membro tubular;- engatar a parte de dedos do artigo tubular tricotado;- gradualmente remover o artigo tubular tricotado a partir domembro tubular mantendo o mesmo sob tensão por sucção a partir da ex-tremidade de saída em direção da parte interna do membro tubular.
29. Método, de acordo com a reivindicação 26, em que quandoa borda elástica do artigo tubular tricotado tiver sido quase completamenteremovida do membro tubular, a referida borda é bloqueada na extremidadede saúda do artigo tubular.
30. Método, como definido em uma ou mais das reivindicações 24 a 27, em que a borda elástica do artigo tubular tricotado é engatada pormembros de estiramento após a mesma ter sido pelo menos parcialmenteremovida do membro tubular.
31. Método para espalhar ou aplainar pelo menos uma porçãode um artigo tubular tricotado em que o referido artigo tubular é inserido pelomenos parcialmente no membro tubular e é alimentado em uma direçãosubstancialmente paralelo à extensão longitudinal do mesmo através de umaseção transversal estreita e alongada da passagem em uma direção trans-versal com relação à direção de alimentação do artigo tubular.
32. Método, de acordo com a reivindicação 31, em que pelomenos uma porção do referido artigo tubular é inserida no membro tubular; aseção transversal de pelo menos uma parte do referido membro tubular émodificada para produzir uma passagem estreita e alongada em uma dire-ção transversal com relação à extensão longitudinal do artigo tubular; e areferida pelo menos uma porção do artigo tubular é forçada para passar a-través da referida passagem estreita e alongada.
33. Método, de acordo com a reivindicação 31 ou 32, em que oartigo tubular é sugado para dentro do referido membro tubular; a primeiraextremidade do referido artigo tubular é engatada por um elemento de cap-tação; e o referido elemento de captação é movido em afastamento a partirdo membro tubular puxando o artigo tubular através da referida seção trans-versai estreita e alongada da passagem.
34. Método, de acordo com as reivindicações 31, 32 ou 33, emque o artigo tubular é sugado para dentro do referido membro tubular; a pri-meira extremidade do referido artigo tubular é engatada pelo elemento decaptação; e o referido elemento de captação é movido em afastamento apartir do membro tubular puxando o referido artigo tubular através da referi-da seção transversal estreita e alongada da passagem.
BRPI0612880-7A 2005-06-29 2006-03-24 dispositivo para manipulação de artigos tubulares tricotados, em particular meias e similares BRPI0612880A2 (pt)

Applications Claiming Priority (3)

Application Number Priority Date Filing Date Title
IT000143A ITFI20050143A1 (it) 2005-06-29 2005-06-29 Dispositivo per manipolare manufatti tubolari a maglia, in specie calzini e simili
ITF12005A000143 2005-06-29
PCT/IT2006/000189 WO2007000782A1 (en) 2005-06-29 2006-03-24 Device for handling tubular knitted articles, in particular socks and the like

Publications (1)

Publication Number Publication Date
BRPI0612880A2 true BRPI0612880A2 (pt) 2010-12-07

Family

ID=36603587

Family Applications (1)

Application Number Title Priority Date Filing Date
BRPI0612880-7A BRPI0612880A2 (pt) 2005-06-29 2006-03-24 dispositivo para manipulação de artigos tubulares tricotados, em particular meias e similares

Country Status (11)

Country Link
US (1) US20090107375A1 (pt)
EP (1) EP1896638A1 (pt)
JP (1) JP2008545069A (pt)
KR (1) KR20080030066A (pt)
CN (1) CN101213334A (pt)
BR (1) BRPI0612880A2 (pt)
CA (1) CA2612632A1 (pt)
IT (1) ITFI20050143A1 (pt)
MX (1) MX2007016434A (pt)
RU (1) RU2008103188A (pt)
WO (1) WO2007000782A1 (pt)

Families Citing this family (2)

* Cited by examiner, † Cited by third party
Publication number Priority date Publication date Assignee Title
DE102012013022A1 (de) * 2012-06-29 2014-04-24 Liebherr-Verzahntechnik Gmbh Vorrichtung zur automatisierten Handhabung von Werkstücken
KR101274959B1 (ko) * 2012-11-27 2013-06-13 이원생 양말 정렬장치

Family Cites Families (10)

* Cited by examiner, † Cited by third party
Publication number Priority date Publication date Assignee Title
DE2654001C2 (de) * 1976-11-27 1986-02-06 Harald 5210 Troisdorf Feuerherm Vorrichtung zum Herstellen von aus thermoplastischem Kunstoff bestehenden Hohlkörpern
US5040475A (en) * 1989-01-28 1991-08-20 Sara Lee Corporation Material handling system
EP0679746B1 (en) * 1994-04-26 1998-08-05 Sangiacomo S.p.A. Device for handling knitted products manufactured on circular stocking knitting machines
IT1293116B1 (it) * 1997-06-02 1999-02-11 Matec Srl Dispositivo per la divaricazione di un'estremita' di un manufatto tubolare
US6158367A (en) * 1999-03-17 2000-12-12 B. B. & S. Knitting Consultants Apparatus and method for automatically orienting hosiery articles for closing toe ends thereof
JP4215932B2 (ja) * 2000-06-09 2009-01-28 永田精機株式会社 靴下を裏返して機外に搬出する搬出方法および搬出装置
ITPI20010021A1 (it) * 2001-03-21 2002-09-21 S R A S R L Metodo ed apparecchiatura per l'orientamento longitudinale di articoli di calzetteria
ITFI20010164A1 (it) * 2001-08-28 2003-02-28 Metalworking And Finance Group Dispositivo per il trasferimento di un manufatto tubolare in tessuto a maglia dalla macchina che lo produce a mezzi di chiusura della punta
ITMI20030896A1 (it) * 2003-04-30 2004-11-01 Lonati Spa Dispositivo per perfezionare il posizionamento della punta
ITFI20040259A1 (it) * 2004-12-10 2005-03-10 Golden Lady Co Spa Dispositivo e metodo per manipolare manufatti tubolari a maglia come calzini o simili per eseguire la cucitura della punta

Also Published As

Publication number Publication date
CN101213334A (zh) 2008-07-02
MX2007016434A (es) 2008-03-07
ITFI20050143A1 (it) 2005-09-28
JP2008545069A (ja) 2008-12-11
CA2612632A1 (en) 2007-01-04
WO2007000782A1 (en) 2007-01-04
US20090107375A1 (en) 2009-04-30
EP1896638A1 (en) 2008-03-12
RU2008103188A (ru) 2009-08-10
KR20080030066A (ko) 2008-04-03

Similar Documents

Publication Publication Date Title
US4133280A (en) Automatic method and apparatus for closing a toe end of a hose utilizing a straight line stitch
BRPI0615176A2 (pt) dispositivo e método para manipular artigos de malha tubulares tais como meias compridas e meias curtas e similares
ES2383815T3 (es) Dispositivo y método para manipular artículos tubulares tejidos tales como calcetines o similares para realizar la costura de la punta
US20100001027A1 (en) Method and device for pneumatically spreading an elongated flexible article, such as a stocking or a sock
KR20030088036A (ko) 편성기로부터 튜블러 편성품을 집어올려 발가락 부분을봉합하는 장치
BRPI0612880A2 (pt) dispositivo para manipulação de artigos tubulares tricotados, em particular meias e similares
EP0323069A2 (en) Hosiery toe closing method and apparatus
US5511501A (en) Method and apparatus for handling flexible objects
TW504528B (en) Method and device for producing tubular knitted articles and for closing their toes
CN206612294U (zh) 新型拉链穿头机
KR20040035746A (ko) 관형상 편성품 또는 유사품의 끝머리를 개방하는 장치 및 방법
CN105084008A (zh) 洗衣房布草风送系统
ITMI20010336A1 (it) Macchina per cucire per la realizzazione di cuciture con punto a filza
US6390003B2 (en) Feeding a sock tip to a sewing machine
GB2027331A (en) Machine for manufacturing pantie-hose with a gusset
EP0882829B1 (fr) Dispositif pour l'écartement d'une extrémité d'un produit manufacturé tubulaire
CA1133865A (en) Machine for manufacturing pantie hose with gusset
CN114747343A (zh) 一种便于携带移动的高速插秧机
WO2007138629A1 (en) Pneumatic conveying device for articles
ITFI960173A1 (it) Congegno per automatizzare il raddrizzamento del bordo doppio terminale del calzino od altro prodotto con punta chiusa su di una
ITFI20100093A1 (it) "metodo e macchina per la manipolazione della punta aperta di manufatti tubolari a maglia, quali calzini o simili"
WO2007020668A1 (en) Device for longitudinally spreading a flexible article, such as a tubular knitted article

Legal Events

Date Code Title Description
B08F Application dismissed because of non-payment of annual fees [chapter 8.6 patent gazette]

Free format text: REFERENTE A 5A ANUIDADE.

B08K Patent lapsed as no evidence of payment of the annual fee has been furnished to inpi [chapter 8.11 patent gazette]

Free format text: REFERENTE AO DESPACHO 8.6 PUBLICADO NA RPI 2140 DE 10/01/2012.