BRPI0612727A2 - processo para produção de um material portador com sinais de identificação ocultos - Google Patents

processo para produção de um material portador com sinais de identificação ocultos Download PDF

Info

Publication number
BRPI0612727A2
BRPI0612727A2 BRPI0612727-4A BRPI0612727A BRPI0612727A2 BR PI0612727 A2 BRPI0612727 A2 BR PI0612727A2 BR PI0612727 A BRPI0612727 A BR PI0612727A BR PI0612727 A2 BRPI0612727 A2 BR PI0612727A2
Authority
BR
Brazil
Prior art keywords
carrier material
process according
identification
signs
identifying
Prior art date
Application number
BRPI0612727-4A
Other languages
English (en)
Inventor
Lambert Nekula
Marco Dircetti
Franz Reiterer
Adolf Schedl
Original Assignee
Teich Ag
Priority date (The priority date is an assumption and is not a legal conclusion. Google has not performed a legal analysis and makes no representation as to the accuracy of the date listed.)
Filing date
Publication date
Application filed by Teich Ag filed Critical Teich Ag
Publication of BRPI0612727A2 publication Critical patent/BRPI0612727A2/pt

Links

Classifications

    • GPHYSICS
    • G09EDUCATION; CRYPTOGRAPHY; DISPLAY; ADVERTISING; SEALS
    • G09FDISPLAYING; ADVERTISING; SIGNS; LABELS OR NAME-PLATES; SEALS
    • G09F3/00Labels, tag tickets, or similar identification or indication means; Seals; Postage or like stamps
    • G09F3/02Forms or constructions
    • G09F3/0291Labels or tickets undergoing a change under particular conditions, e.g. heat, radiation, passage of time
    • G09F3/0292Labels or tickets undergoing a change under particular conditions, e.g. heat, radiation, passage of time tamper indicating labels

Landscapes

  • Physics & Mathematics (AREA)
  • General Physics & Mathematics (AREA)
  • Engineering & Computer Science (AREA)
  • Theoretical Computer Science (AREA)
  • Wrappers (AREA)
  • Auxiliary Devices For And Details Of Packaging Control (AREA)
  • Machines For Manufacturing Corrugated Board In Mechanical Paper-Making Processes (AREA)
  • Laminated Bodies (AREA)
  • Printing Methods (AREA)
  • Wrapping Of Specific Fragile Articles (AREA)
  • Chemical And Physical Treatments For Wood And The Like (AREA)
  • Credit Cards Or The Like (AREA)
  • Application Of Or Painting With Fluid Materials (AREA)
  • Catalysts (AREA)
  • Immobilizing And Processing Of Enzymes And Microorganisms (AREA)

Abstract

PROCESSO PARA PRODUçãO DE UM MATERIAL PORTADOR COM SINAIS DE IDENTIFICAçãO OCULTOS. A presente invenção refere-se a um processo para produzir um material portador com pelo menos um sinal de identificação oculto que é anexado em pelo menos uma região de superfície do material portador e que é então revestido. A invenção, além disso, refere-se a artigos contendo esse material portador e seu uso para análise do(s) sinal(is) de identificação. Pelo processo como reivindicado na invenção um material portador com sinais de identificação ocultos é feito disponível, cujo uso é dado em uma ampla faixa, especialmente quando o estado original de mercadorias é para ser estabelecido. Para o próprio consumidor o sinal de identificação não é necessariamente visível de modo que ele não fica desnecessariamente perturbado, mas de preferência é confrontado com uma decoração convencional, especificamente um padrão de relevo. Se necessário, tal como, por exemplo, em controles de vestuários, o sinal de identificação, no entanto, pode ser facilmente exposto por depressão de modo que uma análise do produto embalado com respeito à originalidade pode ocorrer.

Description

Relatório Descritivo da Patente de Invenção para "PROCESSOPARA PRODUÇÃO DE UM MATERIAL PORTADOR COM SINAIS DE I-DENTIFICAÇÃO OCULTOS".
A presente invenção refere-se a um processo para produção deum material portador com pelo menos um sinal de identificação oculto que éanexado em pelo menos uma região de superfície do material portador e queé então revestido. A invenção, além disso, refere-se a artigos contendo essematerial portador e seu uso para análise do(s) sinal(is) de identificação.
É conhecido aplicar sinais de identificação a materiais portado-res, por exemplo, folhas de embalar, de modo a proteger ocasionalmenteartigos embalados sensíveis tais como medicamentos contra falsificações. Odocumento EP A1 1 150 270 sugere um papel revestido com metal com umacaracterística de segurança trabalhada nele que é formada pela camada demetal na superfície artificial adquirindo uma aparência diferente comparado aáreas parciais selecionadas devido a diferenças nas composições dos verni-zes usados. Em notas de banco ou cartões de crédito foi uma transição for-necê-los com hologramas bastante complexos. Nessa conexão foi verificadoque hologramas apesar de sua produção complexa, com aumento do de-senvolvimento técnico pode do mesmo modo ser falsificado.
De acordo com WO A1 03/104891 a requerente sugeriu agora,no curso do processo de embalagem, comunicando as características deidentificação a prova de falsificação para um círculo simplesmente limitadode indivíduos que pode identificar sem a necessidade de ser tecnicamenteativo em uma maneira acima da média para seu negócio ou o produto a serembalado e pode caracterizar subseqüentemente. Nessas conexões as fo-lhas de embalar são estruturadas em uma região parcial dada de modo quepor refração de luz correspondente o sinal de identificação se torna visívelao observador. Para produtos altamente sensíveis tais como produtos far-macêuticos, por exemplo, um sinal de identificação visível é uma circunstân-cia bastante aceitável para o consumidor final e também para o embalador.Em qualquer caso foi verificado que para produtos sinalizados em massa,por exemplo, cigarros que, no entanto, são do mesmo modo para serem pro-tegidos contra falsificações, possíveis sinais de identificação visíveis poderi-am desnecessariamente perturbar o consumidor. Por conseguinte, de acor-do com WO A1 03/104890, o sinal de identificação é primeiro feito invisívelcom um verniz de revestimento de modo que ele seja tornado visível somen-te para alguém versado na técnica mediante uso adicional. Em todo caso aremoção posterior do verniz de revestimento pode fazer adicionalmente umachecagem com respeito à genuinidade do difícil produto.
Por isso, o objetivo dessa invenção é aperfeiçoar os processosinicialmente mencionados de modo que a genuinidade do produto possa serfacilmente checada usando sinais de identificação ocultos não somente porespecialistas.
Como reivindicado na invenção, conseqüentemente um proces-so do tipo inicialmente especificado é sugerido o qual é caracterizado emque o revestimento do(s) sinal(is) de identificação (3) ocorra através de rele-vância.
Outras modalidades vantajosas do processo como reivindicadona invenção são descritas de acordo com as reivindicações dependentes.Além do mais a invenção refere-se a artigos tais como folhas de cigarro oufolhas de embalar para alimentos tais como chocolate, contendo o materialportador que foi produzido como reivindicado na invenção. A invenção, alémdisso, refere-se ao uso desses artigos para análise dos sinais de identifica-ção, as regiões em relevo sendo vantajosamente comprimidas por uma levepressão, tal como uma pressão do dedo.
A invenção é detalhada abaixo usando as Figuras 1 e 2 e é ba-seada em uma modalidade possível para executar a invenção.
A Figura 1 mostra um produto intermediário 11 que tem o sinal deidentificação 3 de forma visível, inversamente, a Figura 2 reproduz um dia-grama de amostra do processo de acordo com a invenção para cobrir ossinais de identificação 3.
Uma possível abordagem à implementação da invenção é deta-lhada abaixo.
Um produto matriz para o processo como reivindicado na inven-ção é, por exemplo, uma folha de alumínio que é fornecida com o sinal deidentificação 3, por exemplo, um logotipo da companhia. Isso pode ocorreratravés de revestimento com sistemas de impressão de tinta convencionais,o sinal de identificação 3 sendo parcialmente aplicado ou aplicado de umamaneira uniformemente distribuída sobre toda a superfície.
Além do mais, é possível aplicar o sinal de identificação 3 pormeio de tecnologia a laser. Na região 3 a estruturação com uma intensidadeque depende da irradiação pode ser produzida pela quantidade de irradiação.
Além disso, é também possível aplicar o sinal de identificação 3por meio de cilindros de operação que atuam ao mesmo tempo que os cilin-dros de relevância. Em particular, as folhas de alumínio são postas na es-pessura de camada desejada para seu uso adicional por laminação. Issoocorre através dos cilindros de operação entre os quais a folha de alumínio éguiada. Não somente pode a espessura desejada da folha ser ajustada porpressão na ranhura do cilindro, mas ao mesmo tempo um sinal de identifica-ção pode ser transferido para a superfície da folha. Para esse propósito asuperfície dos cilindros de operação é tratada por meio de tecnologia a laser.
A conformação do sinal de identificação que é gravado na superfície da folhadurante a laminação pode ser produzida na superfície do cilindro por irradia-ção específica.
Nesse ponto o material portador pode ser fornecido com um sis-tema de revestimento colorido antes ou depois da aplicação do sinal de iden-tificação. É importante nessa conexão que o sistema de revestimento sejasomente ligeiramente pigmentado de modo que uma coloração seja alcan-çada, mas o sinal de identificação pode se tornar visível em qualquer mo-mento.
Independente dos materiais portadores bidimensionais tais comofolhas, o sinal de identificação 3 pode ser aplicado pelos processos já men-cionados do mesmo modo aos materiais portadores bidimensionais tais co-mo rótulos.
Em uma etapa adicional do processo, o sinal de identificação 3 érevestido. Isso ocorre por um processo de relevância já que os padrões derelevância para o consumidor, por exemplo, no caso de folhas de cigarro,constituem um fenômeno bastante convencional. Por relevância o produtointermediário 11 mostrado na Figura 1, nesse ponto o sinal de identificação 3se torna invisível ao consumidor. Um processo de relevância correspondenteé mostrado na Figura 2. Nessa conexão o produto intermediário 1' é supridode um cilindro de distribuição 4 por meio de um cilindro de deflexão 7 para opar de cilindro de relevância 6, 6'. A pressão aplicada pelos cilindros de rele-vância produz um padrão de relevância uniforme também na região do sinalde identificação 3 de modo que ele está oculto para o observador, por con-seguinte, não é mais visível. Por meio de um cilindro de deflexão adicional 7'a folha de embalar com o sinal de identificação 3 oculto é suprida a um cilin-dro de correção 5. Do último nesse ponto o material de embalar produzidocomo reivindicado na invenção pode ser retirado e usado para aplicaçõesadicionais. Isso ocorre, por exemplo, por laminação; isso é especialmenteimportante em um uso como folha para cigarro ou folha de embalar para ali-mentos.
Uma vez que no meio-tempo artigos sinalizados em massa taiscomo cigarros devam também ser protegidos contra falsificação, se necesí-sário o sinal de identificação 3 pode ser feito invisível ao mesmo tempo. Issoocorre, por exemplo, dentro da estrutura de controle de vestuários atravésde análise dos materiais de embalar em que o sinal de identificação 3 podeser exposto por aplicação somente de pressão baixa, por conseguinte, pordepressão. Isso significa que o sinal de identificação é apagado simplesmen-te por pressão ou esfregação do dedo e é, por conseguinte, feito detectável.Desse modo, uma primeira checagem se mercadorias de qualidade ou falsi-ficações estão presentes pode ser feita sem medidas de engenharia com-plexas.
Em resumo, pode ser estabelecido que pelo processo como rei-vindicado na invenção um material portador com marcas de identificaçãoocultas é tornado disponível, cujo uso é dado em ampla faixa, especialmentequando o estado original de mercadorias é para ser estabelecido. Para opróprio consumidor o sinal de identificação não é necessariamente visível demodo que ele não fica desnecessariamente perturbado, mas de preferênciaé confrontado com uma decoração convencional, especificamente um pa-drão de relevo. Se necessário, tal como, por exemplo, em controles de ves-tuários, o sinal de identificação, no entanto, pode ser facilmente exposto pordepressão de modo que possa ocorrer a análise do produto embalado comrespeito à originalidade.

Claims (16)

1. Processo para produzir um material portador com pelo menosum sinal de identificação (3) que é anexado em pelo menos uma região desuperfície (2) do material portador e que é então revestido, caracterizadopelo fato de que o revestimento dos sinais de identificação (3) ocorrem porrelevo.
2. Processo de acordo com a reivindicação 1, em que o sinal deidentificação (3) é aplicado por tecnologia a laser.
3. Processo de acordo com a reivindicação 1, em que o sinal deidentificação (3) é aplicado por meio de cilindros de relevo estruturados.
4. Processo de acordo com a reivindicação 1, em que os cilin-dros de relevo são estruturados por meio de tecnologia a laser.
5. Processo de acordo com a reivindicação 1, em que o sinal deidentificação (3) é aplicado por revestimento.
6. Processo de acordo com uma das reivindicações 1 a 5, emque os sinais de identificação (3) são localizados uniformemente em toda asuperfície do material portador.
7. Processo de acordo com uma das reivindicações 1 a 6, emque o material portador é uma folha de embalar.
8. Processo de acordo com a reivindicação 7, em que a folha deembalar consiste em alumínio.
9. Processo de acordo com uma das reivindicações 1 a 8, emque o material portador é fornecido com um sistema de revestimento colori-do, não coberto.
10. Processo de acordo com uma das reivindicações 1 a 6, emque o material portador é um rótulo.
11. Folha para cigarro envolvendo um material portador com umou mais sinais de identificação ocultos (3) produzida de acordo com uma dasreivindicações 1 a 10.
12. Uso de uma folha para cigarro como definida na reivindica-ção 11, para propósitos de análise, em que os sinais de identificação (3) sãofeitos invisíveis por depressão.
13. Uso de acordo com a reivindicação 12, em que a depressãoocorre por leve aplicação de pressão, tal como pressão do dedo.
14. Folha de embalar para alimentos tal como chocolate, com-preendendo um material portador com um ou mais sinais de identificaçãoocultos (3), produzido de acordo com uma das reivindicações 1 a 13.
15. Uso de uma folha de embalar como definida na reivindicação 14, para propósitos de análise, em que os sinais de identificação (3) são fei-tos invisíveis por depressão.
16. Uso de acordo com a reivindicação 15, em que a depressãoocorre por leve aplicação de pressão, tal como pressão do dedo.
BRPI0612727-4A 2005-07-04 2006-06-22 processo para produção de um material portador com sinais de identificação ocultos BRPI0612727A2 (pt)

Applications Claiming Priority (3)

Application Number Priority Date Filing Date Title
AT0112605A AT502052B1 (de) 2005-07-04 2005-07-04 Verfahren zum herstellen eines flächigen trägermaterials mit verdeckten erkennungszeichen
ATA1126/2005 2005-07-04
PCT/AT2006/000254 WO2007002963A1 (de) 2005-07-04 2006-06-22 Verfahren zum herstellen eines trägermaterials mit verdeckten erkennungszeichen

Publications (1)

Publication Number Publication Date
BRPI0612727A2 true BRPI0612727A2 (pt) 2010-11-30

Family

ID=37027429

Family Applications (1)

Application Number Title Priority Date Filing Date
BRPI0612727-4A BRPI0612727A2 (pt) 2005-07-04 2006-06-22 processo para produção de um material portador com sinais de identificação ocultos

Country Status (13)

Country Link
US (1) US20080223232A1 (pt)
EP (1) EP1899940B1 (pt)
CN (1) CN101213584B (pt)
AT (2) AT502052B1 (pt)
BR (1) BRPI0612727A2 (pt)
CA (1) CA2613681A1 (pt)
DE (1) DE502006007697D1 (pt)
DK (1) DK1899940T3 (pt)
ES (1) ES2347348T3 (pt)
MX (1) MX2008000185A (pt)
PL (1) PL1899940T3 (pt)
RU (1) RU2383935C2 (pt)
WO (1) WO2007002963A1 (pt)

Families Citing this family (2)

* Cited by examiner, † Cited by third party
Publication number Priority date Publication date Assignee Title
AT512773B1 (de) 2012-10-29 2013-11-15 Constantia Teich Gmbh Verfahren zum Herstellen einer Aluminiumfolie mit integrierten Sicherheitsmerkmalen
DE102016116723A1 (de) 2016-09-07 2018-03-08 Thyssenkrupp Ag Verbundwerkstück, Verfahren zur Herstellung eines Verbundwerkstücks und System aus einem Verbundwerkstück und einer Detektoreinrichtung

Family Cites Families (7)

* Cited by examiner, † Cited by third party
Publication number Priority date Publication date Assignee Title
WO1991009734A1 (en) * 1989-12-22 1991-07-11 Data Tech Services, Inc. Method and apparatus for masking confidential written material
GB9218216D0 (en) * 1992-08-27 1992-10-14 Payne P P Ltd Improvements in or relating to tapes
US5794981A (en) * 1997-02-19 1998-08-18 Lps Industries Inc. Packaging system for protection against theft by overlabeling
ATE304203T1 (de) * 1998-07-22 2005-09-15 Schreiner Etiketten Etikett zum verdecken von informationen
EP1150270B1 (de) * 2000-04-20 2001-12-05 TRICON Veredlungs GmbH Metallisiertes Papier mit eingearbeitetem Sicherheitsmerkmal
AT411820B (de) * 2002-06-06 2004-06-25 Teich Ag Fälschungssichere metallfolie
CA2471024C (en) * 2004-07-08 2005-11-15 Pollard Banknote Limited Lottery ticket with metalized scratch-off layer

Also Published As

Publication number Publication date
AT502052A4 (de) 2007-01-15
WO2007002963A1 (de) 2007-01-11
ATE478413T1 (de) 2010-09-15
DE502006007697D1 (de) 2010-09-30
ES2347348T3 (es) 2010-10-28
DK1899940T3 (da) 2010-11-08
CA2613681A1 (en) 2007-01-11
EP1899940A1 (de) 2008-03-19
CN101213584B (zh) 2010-06-23
EP1899940B1 (de) 2010-08-18
PL1899940T3 (pl) 2011-04-29
CN101213584A (zh) 2008-07-02
RU2383935C2 (ru) 2010-03-10
MX2008000185A (es) 2008-04-07
RU2008104023A (ru) 2009-08-10
AT502052B1 (de) 2007-01-15
US20080223232A1 (en) 2008-09-18

Similar Documents

Publication Publication Date Title
KR100578943B1 (ko) 보안 요소
HU222697B1 (hu) Adathordozó, eljárás az adathordozó elżállítására, valamint biztonsági papír
JP2008502018A (ja) ホログラフィー又は回折図案
CA2687655A1 (en) Film element for detecting authenticity
US8986787B2 (en) Method for applying formulations which contain bacteriorhodopsin onto substrates, and products produced by this method
KR20080055703A (ko) 극소 표시 보안 향상을 가지는 물품
JP2009154969A (ja) 偽造防止の金属フォイル
WO2006027688A1 (en) Marking articles
US5020831A (en) Imprinted product with tamperproof seal method of producing product
EP1538554A2 (en) Tamper resistant data protection security laminates
EP1034330B1 (fr) Document de securite comportant des particules magnetiques
CN111414986A (zh) 荧光二维码烫印箔及其制备方法和应用
CN109272858B (zh) 一种具有多层防伪技术的吊牌及其制作方法
US20050116465A1 (en) Packaging with embedded security measures
BRPI0612727A2 (pt) processo para produção de um material portador com sinais de identificação ocultos
CN1280065A (zh) 物品的防伪印刷系统
US20090091457A1 (en) Multilayer Security Seal
US20130128325A1 (en) Process for obtaining a variable high security hologram and its applications
CN206849389U (zh) 一种具有防伪功能的标签
CN200962279Y (zh) 一种温变全息防伪标识
JP2005014613A (ja) 印刷担体および該印刷担体の製造方法
RU9542U1 (ru) Информационно-защитная этикетка
CN201399978Y (zh) 带有摩擦变色油墨层的印品
EP2377687B1 (en) Molded plastic material, method for manufacturing it, and tamper-evident articles made of said material
Marshall et al. Additional security features for optically variable foils

Legal Events

Date Code Title Description
B08F Application dismissed because of non-payment of annual fees [chapter 8.6 patent gazette]

Free format text: REFERENTE A 8A ANUIDADE.

B08K Patent lapsed as no evidence of payment of the annual fee has been furnished to inpi [chapter 8.11 patent gazette]

Free format text: REFERENTE AO DESPACHO 8.6 PUBLICADO NA RPI 2260 DE 29/04/2014.

B25E Requested change of name of applicant rejected

Owner name: TEICH AKTIENGESELLSCHAFT (AT)