BRPI0612020A2 - sistema de processamento de sinais com processamento rápido de sinais - Google Patents

sistema de processamento de sinais com processamento rápido de sinais Download PDF

Info

Publication number
BRPI0612020A2
BRPI0612020A2 BRPI0612020-2A BRPI0612020A BRPI0612020A2 BR PI0612020 A2 BRPI0612020 A2 BR PI0612020A2 BR PI0612020 A BRPI0612020 A BR PI0612020A BR PI0612020 A2 BRPI0612020 A2 BR PI0612020A2
Authority
BR
Brazil
Prior art keywords
module
signal
signal processing
test
time
Prior art date
Application number
BRPI0612020-2A
Other languages
English (en)
Inventor
Rainer Buerker
Mario Steinborn
Original Assignee
Zahnradfabrik Friedrichshafen
Priority date (The priority date is an assumption and is not a legal conclusion. Google has not performed a legal analysis and makes no representation as to the accuracy of the date listed.)
Filing date
Publication date
Application filed by Zahnradfabrik Friedrichshafen filed Critical Zahnradfabrik Friedrichshafen
Publication of BRPI0612020A2 publication Critical patent/BRPI0612020A2/pt

Links

Classifications

    • BPERFORMING OPERATIONS; TRANSPORTING
    • B60VEHICLES IN GENERAL
    • B60WCONJOINT CONTROL OF VEHICLE SUB-UNITS OF DIFFERENT TYPE OR DIFFERENT FUNCTION; CONTROL SYSTEMS SPECIALLY ADAPTED FOR HYBRID VEHICLES; ROAD VEHICLE DRIVE CONTROL SYSTEMS FOR PURPOSES NOT RELATED TO THE CONTROL OF A PARTICULAR SUB-UNIT
    • B60W50/00Details of control systems for road vehicle drive control not related to the control of a particular sub-unit, e.g. process diagnostic or vehicle driver interfaces
    • B60W50/04Monitoring the functioning of the control system
    • GPHYSICS
    • G05CONTROLLING; REGULATING
    • G05BCONTROL OR REGULATING SYSTEMS IN GENERAL; FUNCTIONAL ELEMENTS OF SUCH SYSTEMS; MONITORING OR TESTING ARRANGEMENTS FOR SUCH SYSTEMS OR ELEMENTS
    • G05B9/00Safety arrangements
    • G05B9/02Safety arrangements electric
    • G05B9/03Safety arrangements electric with multiple-channel loop, i.e. redundant control systems
    • BPERFORMING OPERATIONS; TRANSPORTING
    • B60VEHICLES IN GENERAL
    • B60RVEHICLES, VEHICLE FITTINGS, OR VEHICLE PARTS, NOT OTHERWISE PROVIDED FOR
    • B60R16/00Electric or fluid circuits specially adapted for vehicles and not otherwise provided for; Arrangement of elements of electric or fluid circuits specially adapted for vehicles and not otherwise provided for
    • B60R16/02Electric or fluid circuits specially adapted for vehicles and not otherwise provided for; Arrangement of elements of electric or fluid circuits specially adapted for vehicles and not otherwise provided for electric constitutive elements
    • B60R16/023Electric or fluid circuits specially adapted for vehicles and not otherwise provided for; Arrangement of elements of electric or fluid circuits specially adapted for vehicles and not otherwise provided for electric constitutive elements for transmission of signals between vehicle parts or subsystems

Landscapes

  • Engineering & Computer Science (AREA)
  • Automation & Control Theory (AREA)
  • Physics & Mathematics (AREA)
  • General Physics & Mathematics (AREA)
  • Mechanical Engineering (AREA)
  • Human Computer Interaction (AREA)
  • Transportation (AREA)
  • Control Of Transmission Device (AREA)
  • Radar Systems Or Details Thereof (AREA)
  • Communication Control (AREA)
  • Measurement Of Velocity Or Position Using Acoustic Or Ultrasonic Waves (AREA)
  • Control By Computers (AREA)

Abstract

SISTEMA DE PROCESSAMENTO DE SINAIS COM PROCESSAMENTO RáPIDO DE SINAIS. A presente invenção refere-se a um sistema de processamento de sinais com processamento rápido de sinais, como por exemplo para um controle de caixa de mudanças de um veículo automotor, com um módulo de entrada (EM) que solicita a reação desejada e assim envia um sinal de solicitação, um módulo de processamento de sinais (SM) e um módulo de destino (ZM) que executa a reação desejada, o qual prevê paralelamente a evolução de várias etapas para um processamento acelerado, sendo que o módulo de processamento de sinais (SM) apresenta um módulo de teste (UM) que recebe o sinal de solicitação e um módulo de compasso de tempo (ZTM), no qual o módulo de processamento de sinais (SM) inclui ainda um módulo atuador (AM) atuante entre o módulo de entrada (EM) e o módulo de compasso de tempo (ZTM), no qual o módulo de compasso de tempo (ZTM) está conectado com a saída do módulo de teste (UM), e no qual o módulo atuador (AM), transmitindo o sinal de partida do módulo de processamento de sinais (SM), fica em conexão com o módulo de destino (ZM).

Description

Relatório Descritivo da Patente de Invenção para "SISTEMA DEPROCESSAMENTO DE SINAIS COM PROCESSAMENTO RÁPIDO DE SINAIS".
A presente invenção refere-se a um sistema de processamentode sinais com processamento rápido de sinais, de preferência para um veí-culo automotor, por exemplo para um controle de caixa de mudanças de umveículo automotor, conforme o preâmbulo da reivindicação 1, bem como aum processo para a execução de um processamento rápido de sinais em umsistema de processamento de sinais segundo a reivindicação 7.
Sobre os sistemas de processamento de sinais, geralmente já seconhece que por meio de um módulo de entrada, a ser acionado manual-mente, por exemplo, é disparado um sinal de solicitação, o qual solicita umareação desejada. Em seguida a esse módulo de entrada geralmente se achaconectado um módulo de processamento de sinais, cujo sinal de partida éconduzido a um módulo de destino, o qual executa então a reação solicitada.
Esses conhecidos sistemas de processamento de sinais são u-sados, por exemplo, no controle de caixas de mudanças em veículos auto-motores. Esses sistemas, freqüentemente complexos, podem ser divididosgrosseiramente nos três módulos acima mencionados, sendo que o módulode entrada, que solicita a reação desejada e que emite o sinal de solicitaçãocorrespondente, é uma alavanca seletora de caixas de mudanças, respecti-vamente um interruptor de locomoção. O módulo de destino que executa areação desejada é um estágio de saída de caixa de mudanças, que disponi-biliza a marcha desejada, respectivamente a direção de locomoção desejada.
O módulo de processamento de sinais localizado no meio nofluxo de sinais é um aparelho de controle de caixa de mudanças ou contémao menos partes do mesmo. Nesse caso, o aparelho de controle de caixa demudanças pode ser construído separadamente ou também pode ser concre-tizado juntamente com um aparelho de controle de motor sob a forma de umaparelho. O módulo de destino, respectivamente o módulo atuador, tantopode ser um componente do módulo de processamento de sinais, quantopode ser localizado parcialmente fora do mesmo.
Nesses conhecidos sistemas complexos, antes que o sinal departida do módulo de processamento de sinais seja transmitido ao módulode destino, ainda devem ser executadas algumas etapas do processo. Nes-se sentido, entre outras coisas, em módulo de teste é testada a plausibilida-de e a admissibilidade do sinal, bem como as desejadas reações da caixa demudanças no estado momentâneo de locomoção, respectivamente de mo-vimentação, do veículo. Quando este teste estiver concluído, o sinal de par-tida do módulo de teste libera a continuação do processamento das etapaspara se obter a reação desejada.
Em seguida ao módulo de teste podem ser conectados outrosmódulos, que em sua totalidade sejam independentes um do outro e têmque ser percorridos sucessivamente ou pelo menos devem ser notificadosquanto a uma liberação de atividade por parte de um ou mais outros módulos.
A desvantagem nesse caso é que apesar do emprego de com-ponentes lógicos de conexão rápida, elementos de conexão hidráulicos etc.,pode ser notado um comportamento inerte do sistema geral subjetivo para ousuário. Isso pode causar insatisfação ou mesmo uma recusa de aparelhostécnicos equipados com esse tipo de sistema de processamento de sinais,embora por outro lado também possa levar a situações desagradáveisquando, por exemplo, no trânsito urbano for desejável uma mudança demarcha especialmente rápida, respectivamente o engate especialmente rá-pido de uma marcha e isso só ocorra com um retardamento temporal per-ceptível para o usuário devido à inércia do sistema.
Diante desse quadro, a invenção tem o objetivo de apresentarum sistema de processamento de sinais com processamento rápido de si-nais, que evite as desvantagens mencionadas acima e que leve a uma exe-cução mais rápida da reação desejada conservando-se a mesma confiabili-dade. Além disso, pretende-se apresentar um processo para a execução deum processamento rápido de sinais em um sistema de processamento desinais, que evite as desvantagens mencionadas do estado da técnica.Esses objetivos são alcançados quanto ao sistema de proces-samento de sinais a partir das características apresentadas na reivindicação1 e quanto a um processo para a execução de um processamento rápido desinais isso é alcançado a partir das características da reivindicação 7, en-quanto que configurações e desdobramentos vantajosos da invenção podemser deduzidos das demais reivindicações.
A invenção se baseia no conhecimento de que é possível traba-lhar paralelamente determinadas subetapas de um processo total de proces-samento de sinais, isto é, trabalhar simultaneamente, sendo que algumassubetapas já são percorridas quase que de modo preparatório, antes queentão ocorra a liberação definitiva por parte de um outro módulo, respecti-vamente por parte de um outro sinal.
Nesse sentido, a invenção parte de um sistema de processa-mento de sinais com processamento rápido de sinais, de preferência paraum veículo automotor, por exemplo para um controle de caixa de mudançasde um veículo automotor, com um módulo de entrada que solicita a reaçãodesejada e emite um sinal de solicitação, um módulo de processamento desinais e um módulo de destino que executa a reação desejada.
Para alcançar esses objetivos, a invenção prevê, no que se refe-re ao módulo de processamento de sinais, que o módulo de processamentode sinais apresente um módulo de teste que receba respectivamente o sinalde solicitação e um módulo de compasso de tempo; que além disso o módu-lo de processamento de sinais apresente um módulo atuador atuante entre omódulo de entrada e o módulo de compasso de tempo, que ao módulo decompasso de tempo seja conduzida a saída do módulo de teste, e no qual omódulo atuador, transmitindo o sinal de partida do módulo de processamen-to de sinais, fique em conexão com o módulo de destino.
Devido a essa estrutura é possível que um sinal de solicitaçãopossa ser testado no módulo de teste quanto a uma reação do sistema, en-quanto que, ao mesmo tempo, precisamente esse sinal de solicitação é usa-do para, paralelamente a esse teste, já executar uma atividade de cálculoe/ou de controle que prepare um acionamento do atuador. Se o teste indicarque o sinal de solicitação é plausível e admissível, então no resultado não seperdeu tempo para o procedimento de teste, pois a atividade de controlepreparatória para se alcançar a reação desejada do sistema ocorreu parale-lamente a isso. Se o teste do sinal de solicitação for negativo, então a ativi-dade de cálculo e/ou de controle pode ser interrompida antes de um acio-namento concreto do atuador.
Por isso, de acordo com a invenção, é previsto que o módulo deteste, o módulo de compasso de tempo e o módulo atuador, no que se refereao sinal de solicitação recebido, ficam dispostos paralelamente quanto à suaordem de processamento, respectivamente são atingidos pelo sinal de refe-rência paralelamente um ao outro. Isso possibilita que ao mesmo tempo de-terminadas etapas possam ser trabalhadas de modo preparatório, sem quese tenha primeiro que esperar a reação de um outro módulo.
O módulo de compasso de tempo recebe, portanto, inicialmentea informação de que um sinal de solicitação foi emitido e espera pelo sinalde partida do módulo de teste. Devido ao fato de que já é conhecido, previ-amente programado, do módulo de compasso de tempo o tempo de duraçãodo curso do sinal através do módulo atuador, ou, porém, este fornece aomódulo de compasso de tempo uma mensagem de resposta sobre a finali-zação exitosa de todas as etapas necessárias, este módulo de compasso detempo pode então liberar imediatamente a ativação da reação desejada a-través do módulo atuador, quando existir um sinal positivo do módulo de tes-te.
De preferência, o módulo de teste apresenta, portanto, tambémum módulo de plausibilidade no qual, com base em outros critérios e/ou si-nais, será verificado se o sinal de solicitação pode ser um sinal emitido pelomódulo de entrada, respectivamente se ele é isso. Nesse caso, dá-se prefe-rência se paralelamente a isso estiver disposto um módulo de admissibilida-de, o qual, com base em outros critérios e/ou sinais, verifica se a reação pre-tendida por meio do sinal de solicitação naquele momento é admissível, istoé, na atual situação de operação do veículo.
Em outra configuração da invenção pode ser então previsto quedentro do módulo de teste as saídas do módulo de plausibilidade e do módu-lo de admissibilidade sejam conduzidas a um interruptor lógico. Isso tem avantagem de que de fato somente quando os dois módulos emitirem sinaispositivos é que o módulo de teste transmite seu sinal de partida positivo aomódulo de compasso de tempo.
Sob o conceito de "positivo" nesse contexto não se entende ne-cessariamente uma grandeza matemática; em vez disso, com isso se pre-tende expressar que ao se apresentar um "sinal positivo", o processamentode sinais pode ser prosseguido para gerar a reação desejada do sistema.
Segundo uma forma concreta de execução da invenção, é pre-visto que o módulo de entrada seja configurado como chave seletora de cai-xa de mudanças de uma caixa de mudanças de um veículo automotor; que omódulo atuador inclua componentes da caixa de mudanças, na qual é exe-cutada de modo preparatório uma mudança de marcha ou de direção de Ιο-comoção, e que o módulo de destino seja configurado como uma embrea-gem que execute a reação desejada.
Além disso, pode ser previsto que a chave seletora de caixa demudanças seja configurada de modo guiado em uma via em uma forma deH, e que o sinal de solicitação seja emitido por meio do seu pivotamento pa-ra dentro de uma via de pré-seleção e/ou por meio do engate de uma novamarcha desejada por parte do motorista.
A invenção parte, também, de um processo para a execução deum processamento rápido de sinais por meio de um sistema de processa-mento de sinais, contendo um módulo de entrada que solicita a reação dese-jada e que emite um sinal de solicitação, um módulo de processamento desinais e um módulo de destino que executa a reação desejada, sendo que oprocesso abrange as seguintes etapas:
a) fornecimento do sinal de solicitação para o módulo de processamento desinais;
b) fornecimento paralelo do sinal de solicitação dentro do módulo de proces-samento de sinais respectivamente para um módulo de teste e para um mó-dulo de compasso de tempo;c) fornecimento paralelo do sinal de solicitação para um módulo atuador atu-ante entre o módulo de entrada e o módulo de compasso de tempo, parapreparar as etapas necessárias para a ativação da reação desejada no mó-dulo de destino;
d) fornecimento do sinal de partida do módulo de teste para o módulo decompasso de tempo;
e) teste dentro do módulo de compasso de tempo para saber se o sinal departida do módulo de teste está presente, e liberação do sinal de partida domódulo de processamento de sinais a ser transmitido através do módulo a-tuador para o módulo de destino quando o sinal de partida do módulo deteste for positivo.
Esse procedimento tem a vantagem de que já é possível intro-duzir providências que demandam um considerável intervalo de tempo parase chegar ao objetivo, sem que se tenha primeiro que esperar decisões vin-das dos outros módulos. Quando então houver a liberação proveniente dosdemais módulos, então essas providências preparatórias já terão levado aum nítido encurtamento do tempo total necessário, quando então se devaexecutar definitivamente a reação desejada. Se essa reação desejada forrejeitada devido a decisões em outros módulos e, portanto, não sendo exe-cutada, então o sistema como um todo permanecerá ao menos mecanica-mente no estado que ele tinha antes da emissão do sinal de solicitação.
Nesse caso é preferível que depois da etapa (c) no módulo decompasso de tempo seja ativado um interruptor de tempo de plausibilidade,e que então, quando estiver presente o sinal redundante dentro de um espa-ço de tempo de plausibilidade predeterminado, ou seja quando o teste deplausibilidade e o teste de admissibilidade tiverem sido exitosos, um sinal departida que libera a reação desejada será transmitido do módulo de compas-so de tempo para o módulo atuador.
Finalizando, cabe observar que a invenção descrita, tanto emrelação ao dispositivo, como também em relação ao processo, trabalha comas vantagens descritas independentemente do tipo de geração de sinal dosinal de solicitação. Nesse sentido, o sinal de solicitação pode ser ativadopelo próprio motorista, ou seja, por exemplo, por meio de um acionamentode uma alavanca seletora de caixa de mudanças, ou, porém, pode ser gera-do com base em informações de sensor, sobre cuja base uma caixa de mu-danças totalmente automática é controlada no que se refere à sua atividadede mudança de transmissão.
Para tornar explícita a invenção, a parte descritiva é acompa-nhada de um desenho esquemático de um exemplo de execução. Cabe ob-servar que a invenção pode ser empregada vantajosamente em uma sériede sistemas de processamento de sinais, de preferência naqueles veículosde passeio ou de carga, ônibus, bondes ou outros veículos especiais. Igual-mente deve-se observar que, quando a seguir se falar de transmissão desinais, isso pode abranger tanto sinais transmitidos eletricamente, como si-nais transmitidos mecanicamente. Por isso, o conceito "linhas de sinais"também pode ser entendido no sentido de caminhos de transmissão de si-nais para elementos mecânicos.
O desenho mostra um módulo de entrada EM, o qual, depois deum acionamento, transmite um sinal de solicitação, que solicita uma reaçãodesejada, através de uma linha de sinais 2 de um sistema de barramento dedados para um módulo de processamento de sinais SM.
Dentro do módulo de processamento de sinais SM, a ativaçãodo sinal de solicitação é fornecida paralelamente, através de corresponden-tes caminhos de sinais 4, 6 e 8, para um módulo de teste ÜM, para um mó-dulo de compasso de tempo ZTM e para um módulo atuador AM.
O módulo de teste ÜM apresenta um módulo de plausibilidadePM e, em uma disposição paralela a ele, um módulo de admissibilidadeZUM. Suas saídas são conduzidas a um interruptor lógico 10, o qual só en-caminha um sinal de partida positivo para o módulo de compasso de tempoZTM quando a solicitação for tanto plausível, como admissível.
Ao mesmo tempo que os processos no módulo de teste ÜM, omódulo atuador AM prepara todas as etapas e providências necessárias,que já podem ser executadas sem mensagem de resposta proveniente domódulo de compasso de tempo ZTM, sem, no entanto, já comandar o módu-lo de destino que executa a reação desejada. Quando ocorrer a liberação apartir do interruptor lógico 10 para o módulo de compasso de tempo ZTM,então este envia um sinal correspondente ao módulo atuador AM através deuma linha de controle 12.
Quando o módulo atuador AM já tiver finalizado com a passa-gem interna por todas as etapas, então ocorrerá a conexão direta imediatado sinal de partida do módulo de teste ÜM através de uma linha de sinais 14para o módulo de destino ZM, o qual, por fim, executa a reação desejada.
O módulo de entrada EM do interruptor de locomoção mencio-nado serve de forma concreta de execução em uma caixa de mudanças au-tomatizada para um veículo automotor com sinais redundantes para a solici-tação de direção de locomoção de um interruptor de locomoção ou chaveseletora de caixa de mudanças.
Por exemplo, quando o motorista do veículo automotor no esta-do de repouso requerer uma mudança de direção de locomoção. Nesse ca-so, o sinal de solicitação proveniente do interruptor de locomoção chega, aomesmo tempo, através das linhas de sinais 4, 6 e 8, ao módulo de teste ÜM,ao módulo de compasso de tempo ZTM e ao módulo atuador AM. Neste e-xemplo, o módulo atuador AM simboliza todos os componentes da caixa demudanças automática, inclusive a embreagem de partida, que podem execu-tar etapas preparatórias sem que essa embreagem seja fechada ativando areação desejada.
Dependendo de por qual caminho de sinais será comunicada emprimeiro lugar uma liberação ao módulo de compasso de tempo ZTM, umaliberação final do fechamento da embreagem ocorre depois que, em primeirolugar, o módulo atuador AM e, depois, o módulo de teste ÜM tiverem envia-do sinais correspondentes, ou depois que, em primeiro lugar, o módulo deteste ÜM e, depois, o módulo atuador AM tiverem baixado esses sinais.
Durante a passagem do sinal de solicitação através do módulode teste ÜM, o sinal é inserido ao mesmo tempo para o módulo de plausibili-dade PM e para o módulo de admissibilidade ZUM. Com base em uma sériede sinais indicados simbolicamente por setas 16 e fornecidos ao módulo deprocessamento de sinais SM1 verifica-se se o sinal de solicitação é realmen-te isso e se ele é admissível no estado momentâneo de movimentação doveículo. Se os dois testes forem positivos ocorrerá uma liberação através dointerruptor lógico 10; caso contrário, a reação solicitada não será momenta-neamente liberada e o módulo atuador AM conecta de volta para a posiçãode caixa de mudanças de partida.
Alternativamente a isso, também pode ser previsto que no mó-dulo de compasso de tempo seja ativado um interruptor de tempo de plausi-bilidade, tão logo se ache presente o sinal de solicitação. Só então, quandodentro de um espaço de tempo de plausibilidade predeterminado estiverpresente o sinal redundante e que tenham sido bem-sucedidos o teste deplausibilidade e de admissibilidade, é que é liberada para ser executada asolicitação de direção de locomoção solicitada pelo motorista.
Em um outro exemplo de execução de um dispositivo de acio-namento de caixa de mudanças, com um câmbio em forma de H para umacaixa de mudanças automatizada, obtém-se a vantagem que se segue. U-sualmente, para uma mudança de marcha da caixa de mudanças, a alavan-ca seletora é movida pelo motorista primeiramente para a posição neutra;em seguida ocorre o seu pivotamento na via de pré-seleção até que, então,por fim, seja engatada a nova marcha pretendida. Nesse caso, de modo co-nhecido, torna-se plausível a fixação das posições de alavanca seletora naposição neutra e/ou as vias selecionadas por meio de filtragem eletrônicae/ou o debouncing do sinal de solicitação. Somente quando esse processoestiver finalizado é que ocorrerá a continuação da conexão.
De acordo com a invenção, então, na primeira identificação daposição neutra e/ou da posição selecionada da alavanca seletora, a evolu-ção da conexão é prosseguida diretamente e imediatamente através do mó-dulo atuador AM, até que o módulo de teste ÜM, na fase de conexão seguin-te, envie seu sinal de partida. Desse modo, pode-se obter um nítido encur-tamento do tempo de conexão. Na medida em que o módulo de teste ÜMnão libere o sinal de solicitação da alavanca seletora, a conexão na caixa demudanças, já avançada mecanicamente por exemplo, é interrompida e érestabelecido o estado de partida.
LISTAGEM DE REFERÊNCIA
2 linha de sinais 4 caminho de sinal 6 caminho de sinal 8 caminho de sinal 10 interruptor lógico 12 linha de controle 14 linha de sinal 16 seta AM módulo atuador EM módulo de entrada PM módulo de plausibilidade SM módulo de processamento de sinais ÜM módulo de teste ZM módulo de destino ZTM módulo de compasso de tempo ZUM módulo de admissibilidade

Claims (8)

1. Sistema de processamento de sinais com processamento rá-pido de sinais, de preferência para um veículo automotor, como por exemplopara um controle de caixa de mudanças de um veículo automotor, com ummódulo de entrada (EM) que solicita a reação desejada e assim envia umsinal de solicitação, um módulo de processamento de sinais (SM) e um mó-dulo de destino (ZM) que executa a reação desejada, caracterizado pelo fatode que o módulo de processamento de sinais (SM) apresenta um módulo deteste (ÜM) que recebe o sinal de solicitação e um módulo de compasso detempo (ZTM); pelo fato de que o módulo de processamento de sinais (SM)inclui ainda um módulo atuador (AM) atuante entre o módulo de entrada(EM) e o módulo de compasso de tempo (ZTM); pelo fato de que ao módulode compasso de tempo (ZTM) é conduzida a saída do módulo de teste (ÜM);pelo fato de que o módulo atuador (AM), transmitindo o sinal de partida domódulo de processamento de sinais (SM), fica em conexão com o módulo dedestino (ZM), e pelo fato de que o módulo de teste (ÜM), o módulo de com-passo de tempo (ZTM) e o módulo atuador (AM) são atingidos pelo sinal desolicitação paralelamente um ao outro, sendo que no módulo de teste (ÜM)ocorre um teste do sinal de solicitação, enquanto que ao mesmo tempo nomódulo atuador (AM), por meio do sinal de solicitação não testado, determi-nadas etapas são trabalhadas de modo preparatório.
2. Sistema de processamento de sinais de acordo com a reivin-dicação 1, caracterizado pelo fato de que a liberação do sinal de partida o-corre então quando tanto o módulo de teste (ÜM), como também o móduloatuador (AM) fornecerem sinais positivos ao módulo de compasso de tempo(ZTM) ou quando um sinal positivo do módulo de teste (ÜM) estiver presenteno módulo de compasso de tempo (ZTM) dentro de um espaço de tempo deplausibilidade predeterminável.
3. Sistema de processamento de sinais de acordo com a reivin-dicação 1 ou 2, caracterizado pelo fato de que o módulo de teste (ÜM) apre-senta um módulo de plausibilidade (PM) e um módulo de admissibilidade(ZUM).
4. Sistema de processamento de sinais de acordo com a reivin-dicação 3, caracterizado pelo fato de que o módulo de plausibilidade (PM) eo módulo de admissibilidade (ZUM) estão dispostos paralelamente um aooutro no que se refere ao processamento de sinais, e suas saídas estãoconduzidas a um interruptor lógico (10).
5. Sistema de processamento de sinais de acordo com pelo me-nos uma das reivindicações anteriores, caracterizado pelo fato de que o mó-dulo de entrada (EM) se acha configurado como chave seletora de caixa demudanças de uma caixa de mudanças alocada a um veículo automotor, epelo fato de que o módulo atuador (AM) inclui componentes da caixa de mu-danças nos quais é executada, de modo preparatório, uma mudança demarcha ou de direção de locomoção, e pelo fato de que o módulo de destinoé configurado como uma embreagem que executa a reação desejada.
6. Sistema de processamento de sinais de acordo com a reivin-dicação 5, caracterizado pelo fato de que a chave seletora de caixa de mu-danças está configurada de modo conduzido em uma via em forma de H, epelo fato de que o sinal de solicitação é ativado por meio de seu pivotamentopara uma via de pré-seleção e/ou para uma nova marcha pretendida.
7. Processo para a execução de um processamento rápido desinais em um sistema de processamento de sinais, contendo um módulo deentrada (EM) que solicita a reação desejada e assim envia um sinal de parti-da, um módulo de processamento de sinais (SM) e um módulo de destino(ZM) que executa a reação desejada, com as seguintes etapas:a) fornecimento do sinal de solicitação para o módulo de processamento desinais (SM);b) fornecimento paralelo do sinal de solicitação dentro do módulo de proces-samento de sinais (SM) respectivamente para um módulo de teste (ÜM),para um módulo de compasso de tempo (ZTM) e para um módulo atuador(AM) atuante entre o módulo de entrada (EM) e o módulo de compasso detempo (ZTM);c) teste do sinal de solicitação no módulo de teste (ÜM), enquanto que aomesmo tempo no módulo atuador (AM), por meio do sinal de solicitação nãotestado, são processadas de modo preparatório etapas necessárias para aativação da reação desejada no módulo de destino (ZM);d) fornecimento do sinal de partida do módulo de teste (ÜM) para o módulode compasso de tempo (ZTM);e) teste dentro do módulo de compasso de tempo (ZTM) para saber se osinal de partida do módulo de teste (ÜM) está presente;f) liberação do sinal de partida do módulo de processamento de sinais (SM)transmitido através do módulo atuador (AM) para o módulo de destino (ZM),quando o sinal de partida do módulo de teste (ÜM) for positivo, e o móduloatuador (AM) tiver enviado uma mensagem de retorno ao módulo de com-passo de tempo (ZTM) sobre a conclusão exitosa de todas as etapas neces-sárias.
8. Processo de acordo com a reivindicação 7, caracterizado pelofato de que ao ocorrer o envio do sinal de solicitação depois da etapa (f), nomódulo de compasso de tempo (ZTM) é dada a partida em um interruptor detempo de plausibilidade, e pelo fato de que uma liberação depois da etapa ()ocorre então quando, dentro de um espaço de tempo de plausibilidade pre-determinado, tiverem sido finalizados com sucesso o processo de plausibili-dade e o teste de admissibilidade.
BRPI0612020-2A 2005-06-09 2006-06-02 sistema de processamento de sinais com processamento rápido de sinais BRPI0612020A2 (pt)

Applications Claiming Priority (3)

Application Number Priority Date Filing Date Title
DE102005026477A DE102005026477A1 (de) 2005-06-09 2005-06-09 Signalverarbeitungssystem mit schneller Signalverarbeitung
DE102005026477.8 2005-06-09
PCT/EP2006/005257 WO2006131269A1 (de) 2005-06-09 2006-06-02 Signalverarbeitungssystem mit schneller signalverarbeitung

Publications (1)

Publication Number Publication Date
BRPI0612020A2 true BRPI0612020A2 (pt) 2010-10-13

Family

ID=37056523

Family Applications (1)

Application Number Title Priority Date Filing Date
BRPI0612020-2A BRPI0612020A2 (pt) 2005-06-09 2006-06-02 sistema de processamento de sinais com processamento rápido de sinais

Country Status (10)

Country Link
US (1) US7801655B2 (pt)
EP (1) EP1888372B1 (pt)
JP (1) JP2008542662A (pt)
KR (1) KR20080012948A (pt)
CN (1) CN101193773B (pt)
AT (1) ATE440010T1 (pt)
BR (1) BRPI0612020A2 (pt)
DE (2) DE102005026477A1 (pt)
RU (1) RU2007148229A (pt)
WO (1) WO2006131269A1 (pt)

Families Citing this family (5)

* Cited by examiner, † Cited by third party
Publication number Priority date Publication date Assignee Title
EP2284771B1 (de) * 2009-08-04 2013-04-17 Siemens Aktiengesellschaft Vorrichtung zum Einstecken in ein Rechensystem und Rechensystem
DE102013206440B4 (de) * 2013-04-11 2021-07-01 Zf Friedrichshafen Ag Steuergerät zur Betätigung eines Aktors, Getriebe und Fahrzeugsteuersystem
DE102014213569B4 (de) * 2014-07-11 2021-10-21 Zf Friedrichshafen Ag Fahrzeuggetriebesteuergerät mit mehreren Eingabeschnittstellen für einen Tippschalter
DE102016200083A1 (de) * 2016-01-07 2017-07-13 Zf Friedrichshafen Ag Verfahren und Vorrichtung zum Ansteuern eines Sperrmagneten und Wählhebelvorrichtung für ein Fahrzeug
JP2018156463A (ja) 2017-03-17 2018-10-04 東芝メモリ株式会社 メモリシステム

Family Cites Families (18)

* Cited by examiner, † Cited by third party
Publication number Priority date Publication date Assignee Title
DE3236208A1 (de) * 1982-09-30 1984-04-12 Wabco Westinghouse Fahrzeugbremsen GmbH, 3000 Hannover Elektronische steuerung fuer pressmuellfahrzeuge
DE3245405A1 (de) * 1982-12-08 1984-06-14 Wabco Westinghouse Fahrzeugbremsen GmbH, 3000 Hannover Fremdkraftbetaetigtes getriebe mit schaltsperre
US5272939B1 (en) * 1992-07-06 1994-12-06 Eaton Corp Shift enable control method/system
ATE165677T1 (de) * 1993-10-11 1998-05-15 Siemens Ag Verarbeitungsmodul für ein modulares automatisierungssystem
DE4419212A1 (de) 1994-06-01 1995-12-07 Zahnradfabrik Friedrichshafen Schaltvorrichtung für ein automatisches Getriebe
DE19653193A1 (de) * 1996-12-19 1998-07-02 Siemens Ag Anordnung zum Erfassen der Stellung eines Wählhebels oder Schalthebels in einem Kraftfahrzeug
GB9710522D0 (en) * 1997-05-23 1997-07-16 Rolls Royce Plc Control system
FR2765651B1 (fr) * 1997-07-02 1999-09-24 Renault Procede de commande des changements de rapports d'une transmission automatique
DE19900820B4 (de) * 1998-01-16 2013-03-14 Schaeffler Technologies AG & Co. KG Servounterstützungsvorrichtung für ein Getriebe
DE10002519C1 (de) * 2000-01-21 2001-04-05 Siemens Ag Verfahren zur Verhinderung von Fehlfunktionen in einem signalverarbeitenden System und Prozessorsystem
DE10035479B4 (de) * 2000-07-21 2011-12-29 Zf Friedrichshafen Ag Verfahren zur Verbesserung der Schaltgeschwindigkeit
DE10041441A1 (de) * 2000-08-23 2002-03-07 Bosch Gmbh Robert Steuerungssystem für ein Kraftfahrzeug-Automatikgetriebe und Verfahren zum Betreiben des Steuerungssystems
DE10157506A1 (de) * 2000-12-20 2002-09-26 Luk Lamellen & Kupplungsbau Kraftfahrzeug und Vefahren zum Betreiben eines Kraftfahrzeuges
GB2371839A (en) * 2001-02-01 2002-08-07 Eaton Corp Control for selecting automated transmission system shift strategy
DE10293815D2 (de) * 2001-08-24 2004-07-22 Luk Lamellen & Kupplungsbau Verfahren zur Steuerung eines automatisierten Schaltgetriebes, elektronisches Sicherheitssystem sowie Zwischenstecker
DE10232165B4 (de) * 2002-07-16 2004-05-13 Robert Bosch Gmbh Erweitertes Plausibilisierungsverfahren für Abtriebsdrehzahlsignale
DE10240584A1 (de) * 2002-08-28 2004-03-11 Pilz Gmbh & Co. Sicherheitssteuerung zum fehlersicheren Steuern von sicherheitskritischen Prozessen sowie Verfahren zum Aufspielen eines neuen Betriebsprogrammes auf eine solche
RU2005137540A (ru) * 2003-05-13 2006-04-27 Континенталь Тевес Аг Энд Ко. Охг (De) Система регулирования динамики движения

Also Published As

Publication number Publication date
US20080201048A1 (en) 2008-08-21
US7801655B2 (en) 2010-09-21
DE102005026477A1 (de) 2006-12-14
CN101193773A (zh) 2008-06-04
JP2008542662A (ja) 2008-11-27
EP1888372B1 (de) 2009-08-19
WO2006131269A1 (de) 2006-12-14
CN101193773B (zh) 2010-05-19
KR20080012948A (ko) 2008-02-12
EP1888372A1 (de) 2008-02-20
ATE440010T1 (de) 2009-09-15
RU2007148229A (ru) 2009-07-20
DE502006004599D1 (de) 2009-10-01

Similar Documents

Publication Publication Date Title
BRPI0612020A2 (pt) sistema de processamento de sinais com processamento rápido de sinais
CN102362103B (zh) 车辆换档控制装置
US20140081562A1 (en) Vehicle and method of control thereof in start and stop condition
CN106402371A (zh) 一种分动器的模式切换控制方法、装置及系统
EP1845495A1 (en) Electric Parking Brake System
CN104340216A (zh) 用于降低车辆速度的方法和系统
CN104417531B (zh) 车辆
CN110234538A (zh) 车辆控制装置
CN106068375B (zh) 具有机械变速杆的车辆中的用于在自动停止后快速起动发动机的启停控制
JP2009293951A (ja) 車両用故障診断装置、故障診断方法
DE19810479A1 (de) Automatikgetriebe in Kraftfahrzeugen
CN109501785A (zh) 车辆的控制装置
CN107830161B (zh) 一种应用于电子换挡系统的变速器控制方法
DE102006006783A1 (de) Kraftfahrzeug
KR101608478B1 (ko) 언덕 출발 보조가 제공된 자동차의 작동을 안전하게 하는 방법 및, 그러한 자동차
JP4270165B2 (ja) 車両の制御装置
CN102459964B (zh) 车辆的控制装置以及控制方法
US9200703B2 (en) Method and apparatus for controlling an automatic transmission
CN103225688B (zh) 自动档车辆起步控制方法与装置
CN105545515B (zh) 一种发动机故障指示灯熄灭方法
JP6378295B2 (ja) 車両及びシフトレンジ制御装置
KR101866030B1 (ko) 차량의 주차 제어 방법
JP5835189B2 (ja) 電子制御装置
JP2004069643A (ja) 車両用制御ユニット
RU2374092C1 (ru) Система управления электропневматическим приводом механической ступенчатой коробки передач

Legal Events

Date Code Title Description
B08F Application dismissed because of non-payment of annual fees [chapter 8.6 patent gazette]

Free format text: REFERENTE AS 5A E 6A ANUIDADES.

B08K Patent lapsed as no evidence of payment of the annual fee has been furnished to inpi [chapter 8.11 patent gazette]

Free format text: REFERENTE AO DESPACHO 8.6 PUBLICADO NA RPI 2161 DE 05/06/2012.