BRPI0611783A2 - prendedor, método para convertê-lo, rolo de material e artigo absorvente - Google Patents
prendedor, método para convertê-lo, rolo de material e artigo absorvente Download PDFInfo
- Publication number
- BRPI0611783A2 BRPI0611783A2 BRPI0611783-0A BRPI0611783A BRPI0611783A2 BR PI0611783 A2 BRPI0611783 A2 BR PI0611783A2 BR PI0611783 A BRPI0611783 A BR PI0611783A BR PI0611783 A2 BRPI0611783 A2 BR PI0611783A2
- Authority
- BR
- Brazil
- Prior art keywords
- section
- condition
- fastener
- target section
- closed condition
- Prior art date
Links
Classifications
-
- A—HUMAN NECESSITIES
- A61—MEDICAL OR VETERINARY SCIENCE; HYGIENE
- A61F—FILTERS IMPLANTABLE INTO BLOOD VESSELS; PROSTHESES; DEVICES PROVIDING PATENCY TO, OR PREVENTING COLLAPSING OF, TUBULAR STRUCTURES OF THE BODY, e.g. STENTS; ORTHOPAEDIC, NURSING OR CONTRACEPTIVE DEVICES; FOMENTATION; TREATMENT OR PROTECTION OF EYES OR EARS; BANDAGES, DRESSINGS OR ABSORBENT PADS; FIRST-AID KITS
- A61F13/00—Bandages or dressings; Absorbent pads
- A61F13/15—Absorbent pads, e.g. sanitary towels, swabs or tampons for external or internal application to the body; Supporting or fastening means therefor; Tampon applicators
- A61F13/56—Supporting or fastening means
- A61F13/58—Adhesive tab fastener elements
- A61F13/581—Tab fastener elements combining adhesive and mechanical fastening
-
- A—HUMAN NECESSITIES
- A61—MEDICAL OR VETERINARY SCIENCE; HYGIENE
- A61F—FILTERS IMPLANTABLE INTO BLOOD VESSELS; PROSTHESES; DEVICES PROVIDING PATENCY TO, OR PREVENTING COLLAPSING OF, TUBULAR STRUCTURES OF THE BODY, e.g. STENTS; ORTHOPAEDIC, NURSING OR CONTRACEPTIVE DEVICES; FOMENTATION; TREATMENT OR PROTECTION OF EYES OR EARS; BANDAGES, DRESSINGS OR ABSORBENT PADS; FIRST-AID KITS
- A61F13/00—Bandages or dressings; Absorbent pads
- A61F13/15—Absorbent pads, e.g. sanitary towels, swabs or tampons for external or internal application to the body; Supporting or fastening means therefor; Tampon applicators
- A61F13/56—Supporting or fastening means
- A61F13/58—Adhesive tab fastener elements
Landscapes
- Health & Medical Sciences (AREA)
- Engineering & Computer Science (AREA)
- Life Sciences & Earth Sciences (AREA)
- Biomedical Technology (AREA)
- Heart & Thoracic Surgery (AREA)
- Vascular Medicine (AREA)
- Epidemiology (AREA)
- Animal Behavior & Ethology (AREA)
- General Health & Medical Sciences (AREA)
- Public Health (AREA)
- Veterinary Medicine (AREA)
- Mechanical Engineering (AREA)
- Absorbent Articles And Supports Therefor (AREA)
- Slide Fasteners, Snap Fasteners, And Hook Fasteners (AREA)
Abstract
PRENDEDOR, MéTODO PARA CONVERTE-LO, ROLO DE MATERIAL E ARTIGO ABSORVENTE. Trata-se de um prendedor (10) que compreende uma seção de conexão (30) para conexão permanente a uma área de ancoragem, uma seção alvo (60) para conexão permanente a uma área de assentamento, e uma seção de fixação (40) para conexão e desconexão seletiva da seção alvo (60) . Uma conexão rompível (70) inicialmente conecta a seção de fixação (40) e a seção alvo (60), e essa conexão (70) é rompida para desconectar a seção de fixação (40) da seção alvo (60) quando o prendedor (10) for convertido de uma condição fechada a uma condição aberta. Um único fecho (80) pode ser preso ambos ao converter o prendedor (10) de uma condição instalada à condição fechada, e ao converter o prendedor (10) da condição fechada à condição aberta.
Description
PRENDEDOR, MÉTODO PARA CONVERTÊ-LO, ROLO DE MATERIAL EARTIGO ABSORVENTE
Campo da Invenção
Esta invenção refere-se geralmente a um prendedorde fralda que compreende uma seção alvo, a qual um usuárioconecta .permanentemente a uma área de assentamento nafralda e uma seção de fixação que é conectada de formaliberável à seção alvo tal que o usuário possa re-abrir ere-fechar o prendedor.
Fundamentos da Invenção
Uma fralda descartável pode compreender umlaminado que tem uma almofada absorvente liquida incluídadentro de um invólucro interno permeável a líquido e de uminvólucro externo impermeável a líquido. A fralda tem umaparte traseira e uma parte frontal. Os prendedores podemser conectados às bordas da parte traseira e podem serarranjados para fornecer fechamento em torno do usuáriomediante o engate com as respectivas áreas de assentamentona parte frontal da fralda. Cada prendedor de fralda podeser convertido de uma condição instalada, a uma condiçãodesdobrada, e a uma condição fechada. Se os prendedores dafralda forem re-abertos, eles podem ser também convertidosda condição fechada a uma condição aberta, e então entreuma condição re-fechada e uma condição re-aberta.
Um prendedor da fralda que pode ser re-abertopode compreender uma seção externa de conexão, uma seçãointerna de conexão, uma seção alvo, e uma seção de fixação.
As seções de conexão pretendem ser unidas permanentemente,pelo fabricante da fralda, às superfícies externa einterna, respectivamente, da borda da parte traseira dafralda. A seção alvo é pretendida para conexão permanente,por um usuário, à área de assentamento na parte frontal dafralda. A seção de fixação é inicialmente conectada deforma liberável à seção alvo e pretende ser desconectada ere-conectada, por um usuário, para abrir, re-fechar e re-abrir o prendedor.
Um prendedor da fralda também incluirátipicamente um primeiro fecho conectado à seção alvo e umsegundo adesivo diferente conectado à seção de fixação. 0primeiro fecho é preso pelo usuário quando ele converte oprendedor da condição instalada à condição fechada. 0segundo fecho diferente é preso pelo usuário ao abrir, re-fechar, e re-abrir o prendedor.
Sumário da Invenção
A presente invenção fornece um prendedor onde aseção de fixação está inicialmente conectada à seção alvo edesconectada da seção alvo quando o prendedor é convertidoda condição fechada para a condição aberta. Essaconexão/desconexão permite, entre outras coisas, um projetode prendedor onde um único fecho pode ser preso por umusuário ambos ao converter o prendedor da condiçãoinstalada para a condição fechada, e ao converter oprendedor da condição fechada para a condição aberta (eentre as condições re-fechada e re-aberta). Pode-se notarque com o projeto convencional de dois fechos, o usuáriopode acidentalmente prender e puxar de forma errada o fechoao tentar executar uma conversão desejada. Por exemplo, seo usuário acidentalmente prende e puxa o fecho da seçãoalvo ao tentar abrir (ou re-abrir) o prendedor, a seçãoalvo pode ser rasgada da fralda tornando o uso adicional doprendedor impraticável e/ou impossível. Com o projeto deúnico fecho permitido pela presente invenção, não háconfusão do usuário à qual fecho deveria ser preso quandoinicialmente fechando o prendedor e/ou à qual fecho deveriaser preso quando abrindo (e re-fechando e re-abrindo) oprendedor.
Mais particularmente, a presente invenção forneceum prendedor que pode ser convertido de uma condiçãoinstalada a uma condição desdobrada, e então para umacondição fechada, e uma vez nessa condição, pode serconvertido para uma condição aberta e, uma vez nessacondição, pode ser convertido entre uma condição re-fechadae uma condição re-aberta. O prendedor compreende uma seçãode conexão, uma seção alvo, e uma seção de fixação. A seçãode conexão é para conexão permanente a uma superfície deuma área de ancoragem quando o prendedor está na condiçãoinstalada e condições desde então. A seção alvo é paraconexão permanente a uma área de assentamento quando oprendedor está na condição fechada e condições desde então.
A seção de fixação é conectada à seção alvo quando oprendedor está em condições antes da condição aberta;desconectada da seção alvo quando o prendedor é convertidoda condição fechada para a condição aberta, e conectada àseção alvo quando o prendedor é convertido entre a condiçãore-fechada e a condição re-aberta.
A conexão/desconexão da seção de fixação à seçãoalvo pode ser executada por uma conexão rompível entreelas. A conexão rompível pode compreender, por exemplo, umafraqueza projetada (por exemplo, uma linha perfurada) naseção alvo. Mediante puxar a seção de fixação paraconverter o prendedor da posição fechada à posição aberta,a fraqueza projetada permite uma quebra controlada afastadada seção alvo. Uma pequena parte da seção alvo pode rompera seção de fixação durante essa conversão.
A conexão e a desconexão seletiva, da seção defixação e da seção alvo permitem que o prendedor tenha umúnico fecho. O fecho pode ser preso ao converter oprendedor da condição instalada à condição fechada, e aoconverter o prendedor da condição fechada à condiçãoaberta. Esse mesmo fecho pode também ser preso para aconversão do prendedor entre a condição re-fechada àcondição re-aberta. 0 fecho pode ocupar uma área de fixaçãodistai de modo que ele permaneça acessível e fixado durantetodo o uso do prendedor.
Estas e outras características da invenção sãointeiramente descritas e particularmente indicadas nasreivindicações. A seguinte descrição e desenhos apresentamem detalhe determinadas modalidades ilustrativas dainvenção. Estas modalidades são indicativas de nada mais doque poucas das várias maneiras em que os princípios dainvenção podem ser empregados.
Breve Descrição dos Desenhos
A Figura 1 é uma vista em perspectiva de umafralda descartável com um par de prendedores de acordo coma presente invenção.As Figuras 2A-2H são vistas laterais do prendedorem uma condição pré-instalada, uma condição parcialmenteinstalada, uma condição completamente instalada, umacondição desdobrada, uma condição fechada, uma condiçãoaberta, uma condição re-aberta, e uma condição re-fechada.
A Figura 21 é uma vista em perspectiva de um roloque pode ser lateralmente cortado em intervaloscorrespondentes à largura desejada dos prendedores parafornecer uma pluralidade de prendedores.
As Figuras 3A-3H são vistas laterais do prendedorem uma condição pré-instalada, uma condição parcialmenteinstalada, uma condição completamente instalada, umacondição desdobrada, uma condição fechada, uma condiçãoaberta, uma condição re-aberta, e uma condição re-fechada.
A Figura 31 é uma vista em perspectiva de um roloque pode ser lateralmente cortado em intervaloscorrespondentes à largura desejada dos prendedores parafornecer uma pluralidade de prendedores.
As Figuras 4A-4H são vistas laterais do prendedorem uma condição pré-instalada, uma condição parcialmenteinstalada, uma condição completamente instalada, umacondição desdobrada, uma condição fechada, uma condiçãoaberta, uma condição re-aberta, e uma condição re-fechada.
A Figura 41 é uma vista em perspectiva de um roloque pode ser lateralmente cortado em intervaloscorrespondentes à largura desejada dos prendedores parafornecer uma pluralidade de prendedores.Descrição Detalhada da Invenção
Com relação agora aos desenhos, e inicialmente àFigura 1, um par de prendedores 10 de acordo com a presenteinvenção é mostrado instalado, e em uma condiçãodesdobrada, em uma fralda descartável 12. A fraldadescartável 12 ilustrada compreende um laminado que tem umaalmofada absorvente liquida incluída dentro de um invólucrointerno permeável a líquido e de um invólucro externoimpermeável a líquido. A fralda 12 tem uma parte traseira16 que pretende cobrir a parte de trás do usuário e umaparte frontal 18 que pretende cobrir a parte frontal dousuário. Os prendedores 10 são respectivamente conectadosàs bordas 20 da parte traseira 16 e arranjados parafornecer fechamento em torno do usuário mediante engate comas respectivas áreas de assentamento 22 na parte frontal 18da fralda. As bordas 20 podem ser vistas como tendo umasuperfície externa 24 e uma superfície interna 26. Comrelação agora às Figuras 2A - 2H, o prendedor 10 é mostradoem uma condição pré-instalada, uma condição parcialmenteinstalada, uma condição completamente instalada, umacondição desdobrada, uma condição fechada, uma condiçãoaberta, uma condição re-aberta, e uma condição re-fechada,respectivamente. O prendedor 10 compreende uma seção deconexão 30, uma seção de fixação 40, uma seção de conexão50, e uma seção alvo 60. 0 prendedor 10 inclui também umaconexão rompível 70 entre a seção de fixação 40 e a seçãoalvo 60. Como é explicada mais detalhadamente a seguir,esta conexão rompível 70 permite que o prendedor 10 tenhaum único fecho 80 que possa ser preso ambos para convertero prendedor 10 da condição instalada a uma condiçãodesdobrada e para converter o prendedor 10 de uma condiçãofechada a uma condição re-aberta. Na modalidade ilustrada,uma primeira tira adesiva 400 (chamada, às vezes, a fitaadesiva do prendedor) forma a seção de conexão 30 e a seçãode fixação 40, uma segunda tira adesiva 500 (chamada, àsvezes, a fita adesiva de liberação) forma a seção deconexão 50, e a uma terceira tira adesiva 600 (chamada, àsvezes, a fita adesiva alvo) forma a seção alvo 60.
Entretanto, outras construções das seções 30/40/50/60 sãocertamente possíveis com a presente invenção e contempladaspor ela. Por exemplo, a seção de conexão 30 e a seção defixação 40 poderiam compreender tiras distintas separadas.Adicional ou alternativamente, a seção de conexão 50 e/ou aseção alvo 60 poderiam ter construções de tira de múltiplaspartes.
Dever-se-ia anotar que as espessuras das seções30/40/50/60 e das fitas adesivas 400/500/600 sãoextremamente exageradas para facilitar a explicação. Asespessuras dessas seções/fitas serão geralmente na faixade, por exemplo, aproximadamente 5 a aproximadamente 100mícrons. Se essas espessuras fossem colocadas em escala comos comprimentos ilustrados das seções 30/40/50/60 e dasfitas adesivas 400/500/600, seria mais difícil decifrare/ou numerar as várias seções/fitas do prendedor 10. Assim,as espessuras exageradas nos desenhos são fornecidas paramostrar mais claramente o arranjo dessas seções/fitasquando o prendedor 10 está nas várias condições.Na condição de pré-instalação (Figura 2A) e naorientação ilustrada, a seção de conexão 30 compreende umsubstrato 32 que tem uma camada adesiva 34 em suasuperfície inferior, a seção de fixação 40 compreende umsubstrato 42 que tem uma camada adesiva 4 4 em suasuperfície inferior, a seção de conexão 50 compreende umsubstrato 52 que tem uma camada adesiva 54 em suasuperfície inferior, e a seção alvo 60 compreende umsubstrato 62 e uma camada adesiva 64 em sua superfícieinferior. A seção de conexão 30 e a seção de fixação 40 sãoco-extensivas uma com a outra. As partes principais daseção de conexão 50 e da seção alvo 60 são posicionadas emparalelo às seções co-extensivas 30/40, com a seção alvo 60que está sendo posicionada entre a seção de fixação 40 e aseção de conexão 50.
Na modalidade ilustrada, a seção de conexão 30 ea seção de fixação 40 são formadas a partir da primeiratira adesiva 400. Conseqüentemente, os substratos 32 e 42são realmente um substrato contínuo e as camadas adesivas34 e 44 podem parecer ser (ou pode realmente ser) umacamada adesiva contínua. As seções 30 e 40 definem ocomprimento total do prendedor 10 que, para aplicações defralda descartável, estão geralmente na faixa de 40 mm a100 mm.
O substrato 52 da seção de conexão 50 tem umaforma de tira geralmente retangular e é dobrado de umamaneira que corresponde à forma de J alongada mostrada nosdesenhos em uma forma exagerada. A superfície superior dacauda 56 forma de J é conectada à primeira fita adesiva 400(através da camada adesiva 44 e da camada adesiva 54) edefine a divisão entre a seção de conexão 30 e a seção defixação 40. Essa geometria da seção de conexão 50 resultaem uma cola em forma de Y que está sendo formada em tornoda borda da fralda 20 (que é freqüentemente chamada naindústria como cola Y) quando o prendedor 10 está em suacondição desdobrada (Figura 4D) e em condições depois dessa(Figuras 4E - 4H).
O substrato 62 da seção alvo 60 tem uma formaplana geralmente retangular com uma extremidade externadobrada que dá forma a uma aba 66 que, como é explicadomais detalhadamente abaixo, é uma aba rompivel. Asuperfície superior da outra extremidade do substrato 62 éposicionada adjacente (mas não conectada a), à superfícieinferior da cauda 56 do substrato 52. A conexão rompivel 70é posicionada no meio entre a aba 66 e o resto da seçãoalvo 60, e na modalidade ilustrada, compreende perfuraçõesno substrato .62. O fecho 80 é posicionado na superfícieinferior distai do substrato 42 da seção de fixação 40 epreenche um espaço alinhado entre a borda da seção alvo 60e a borda da seção de fixação 40. 0 prendedor 10 pode serfornecido "plano" ao fabricante da fralda na condição depré-instalação (Figura 2A) . Como é mais bem vistoreferindo-se brevemente à Figura 21, uma pluralidade deprendedores 10 na condição de pré-instalação pode sercortada a partir de um rolo de material 100,preferencialmente de uma maneira de fabricação eficiente dealta velocidade. A largura do rolo 100 corresponde aocomprimento desejado dos prendedores 10 e a distância dalinha de corte 102 corresponde a sua largura desejada.Embora não especificamente mostrado nos desenhos, a seçãode conexão 30 e/ou a seção de fixação 40 pode incluir umrevestimento de liberação na superfície superior de seussubstratos 30 e 40 para impedir "obstrução" quando omaterial do prendedor está nessa forma de rolo.
O fabricante da fralda pode instalar o prendedor10 na borda traseira 20 da fralda 12 e o usuário podereceber a fralda 12 com os prendedores na condiçãoinstalada. Para instalar o prendedor 10, a seção de conexão30 é fixada permanentemente à superfície externa 24 daborda 20 da fralda pelo adesivo 34 (Figura 2B). A seção defixação 40, a seção de conexão 50, e a seção alvo 60 sãoentão giradas no sentido horário e a seção de conexão 50 épermanentemente conectada (via sua camada adesiva 54) àsuperfície interna 26 da borda da fralda 20 (Figura 2C). Nacondição instalada (Figura 2C) , a fita adesiva alvo 60 éconectada temporariamente (via sua camada adesiva 64) àsuperfície do não-adesiva do substrato 52 da seção deconexão 50. A seção de fixação 40 é conectada à seção alvo60 via a conexão rompi vel 7 0 (e é também conectadatemporariamente, via sua camada adesiva 44, à superfícienão-adesiva do substrato alvo 62). O fecho 80 se estendealém da seção de conexão 50 e da seção alvo 60 para fixaçãoconveniente.
O prendedor 10 pode ser convertido da condiçãoinstalada (Figura 2C) à condição desdobrada (Figura 2D) eentão à condição fechada (Figura 2E) . Para desdobrar oprendedor 10, o fecho 80 é preso e a seção de fixação 40(com a seção alvo 60 conectada a esse pela conexão rompível70) é girada no sentido anti-horário (Figura 2D) . A seçãoalvo 60 é permanentemente conectada, via sua camada adesiva64, à área de assentamento 22 da parte frontal da fralda 12(que foi previamente ajustada sobre o usuário) (Figura 2E).
A seção de fixação 40 está ainda conectada à seção alvo 60via a conexão rompível 70 (e é conectada tambémtemporariamente, via sua camada adesiva 44, à superfícienão-adesiva do substrato alvo 62) . 0 fecho 80 se estendealém da seção alvo 60 para fixação conveniente. Uma vez queo prendedor 10 está na condição fechada (Figura 2E) , elepode ser convertido à condição aberta (Figura 2F) . Paraconvertê-lo à condição aberta, o fecho 80 é preso e a seçãode fixação 40 é girada no sentido anti-horário de volta emdireção à seção de conexão 30. Este movimento resulta naconexão 70 sendo rompida e na seção de fixação 40desconectando da seção alvo 60, que é permanentementeconectada à área de assentamento 22. A aba rompível 66 daseção alvo 60 pode remanescer com a seção de fixação 40após essa desconexão.
Uma vez que o prendedor 10 está na condiçãoaberta (Figura 2F), ele pode ser convertido entre acondição re-fechada (Figura 2G) e a condição re-aberta(Figura 2H) , simplesmente girando a seção de fixação 40(agora dsconectada da seção alvo 60) em direção e longe daseção alvo 60. Na condição re-fechada (Figura 2G), a camadaadesiva 44 conecta de forma liberável a seção de fixação 40à seção alvo 60.Conseqüentemente, a seção de conexão 30 épermanentemente conectada a uma superfície (por exemplo, asuperfície externa 24) de uma área de ancoragem (porexemplo, a borda traseira da fralda 20) quando o prendedor10 está na condição instalada e condições depois dessa. Aseção de fixação 40 é conectada à seção alvo 60 quando oprendedor está nas condições anteriores à condição aberta,está desconectada da seção alvo 60 quando o prendedor 10 éconvertido da condição fechada à condição aberta.
Adicionalmente, a seção de fixação 40 pode ser conectada àseção alvo 60 e a partir dela quando o prendedor 10 éconvertido entre a condição re-fechada e a condição re-aberta. A seção de conexão 50 é permanentemente conectada auma outra superfície (por exemplo, a superfície interna 26)da área de ancoragem 20 quando o prendedor 10 está nacondição instalada e nas condições depois dessa. A seçãoalvo 60 é conectada de forma liberável à seção de conexão50 quando o prendedor 10 está na condição instalada, éremovida da seção de conexão 50 quando o prendedor 10 estána condição desdobrada e nas condições depois dessa, econectada permanentemente a uma área de assentamento 22quando o prendedor 10 está na condição fechada e nascondições depois dessa. Como para a conexão rompível 70,ela está intacta quando o prendedor 10 está nas condiçõesaté a condição fechada, incluindo ela. A conexão 70 érompida durante a conversão do prendedor 10 entre acondição fechada e a condição aberta, e a conexão é rompidaquando o prendedor 10 está na condição re-fechada e nacondição re-aberta.Significativamente, o único fecho 80 pode serpreso ambos ao converter o prendedor 10 da condiçãoinstalada (Figura 2D) à condição fechada (Figura 2F) e aoconverter o prendedor 10 da condição fechada (Figura 2F) àcondição aberta (Figura 2G) . (O fecho 80 pode também serpreso ao converter o prendedor 10 entre a condição re-fechada e a condição re-aberta.) Assim, não há nenhumaconfusão do usuário a respeito de se o fecho deve ser presoao inicialmente fechar o prendedor 10 (isto é, convertendoo prendedor 10 da condição instalada à condição fechada)e/ou a de se o fecho deve ser preso ao abrir o prendedor 10(isto é, convertendo o prendedor 10 da condição fechada àcondição aberta ou re-aberta). Na condição instalada(Figura 2D), na condição fechada (Figura 2F), na condiçãore-aberta (Figura 2G), e na condição re-fechada (Figura2H), o fecho 80 ocupa a parte distai da área de fixação doprendedor 10, de modo que ele permanece acessível e fixáveldurante todo o uso do prendedor.
Com relação agora às Figuras 3A - 3H, uma formamodificada do prendedor 10 é mostrada, esse prendedor 10tem uma seção de gancho 90. A seção de gancho 90 compreendeum substrato 92 e ganchos 94 que se estendem externamente apartir de uma superfície inferior dessa. (A espessura dosubstrato 92 e/ou a altura dos ganchos 94 é exagerada nosdesenhos para facilitar a explicação e/ou para acomodar asespessuras exageradas das seções 30/40/50/60 do prendedor.)
Como mostrado na Figura 31, uma pluralidade de prendedores10 na condição de pré-instalação (Figura 3A) , pode sercortada de um rolo de material 100. No prendedor 10mostrado nas Figuras 3A - 3H, a seção de gancho 90 éconectada à seção de fixação 40 (via o adesivo 44) eposicionada entre a borda do fecho 80 e a borda a seçãoalvo 60. Assim, nesta modalidade, o fecho 80 e a seção degancho 90 preenchem um espaço alinhado entre a borda daseção alvo 60 e a borda da seção de fixação 40. Os ganchos94 se conectam de forma liberável à superfície interna 24da fralda quando o prendedor 10 está na condição instalada(Figura 3C), se conectam de forma liberável à parte frontal18 da fralda quando o prendedor 10 está na condição fechadaou re-fechada (Figura 3E e Figura 3G), e permanecemconectados à seção de fixação 40 depois que a conexão 70 érompida (Figura 3F - Figure 3H).
Com relação agora às Figuras 4A - 4H, uma outraforma modificada do prendedor 10 é mostrada, esse prendedor10 também que tem uma seção de gancho 90. Nesta modalidade,a aba rompível 66 da seção alvo 60 não é dobrada e aconexão rompível 70 define sua borda interna. A seção degancho 90 é conectada à seção alvo 60 (via o adesivo 44)para fora da conexão rompível 70, e alinhada para serinterna da borda interna do fecho 80. Os ganchos 94 seconectam de forma liberável à superfície interna 24 dafralda quando o prendedor 10 está na condição instalada(Figura 4C), se conectam de forma liberável à parte frontalda fralda 18 quando o prendedor 10 está na condição fechadaou re-fechada (Figura 4E e Figura 4G), e permanecemnovamente conectados à seção de fixação 40 depois que aconexão 70 é rompida (Figura 4F - Figure 4H). Como mostradona Figura 41, uma pluralidade de prendedores 10 na condiçãode pré-instalação (Figura 4A), pode ser cortada de um rolode material 100. Os substratos 32, 42, 52, e 62 podem serfeitos de tecido, de papel kraft, de filme de celofane, deredes não trançadas, de filmes poliméricos (por exemplo,polipropileno, cloreto de polivinil, polietilenotereftalato, e polietileno) ou de outros materiaisapropriados ou laminados. 0 fecho 80 pode ser feito domesmo material ou de materiais similares ao substrato. Ascamadas adesivas 34, 44, 54, 64, podem ser quaisqueradesivos convencionais, incluindo adesivos sensíveis àpressão e adesivos não sensíveis à pressão. Os adesivossensíveis à pressão adequados incluem resina acrílica eadesivos de borracha natural ou sintética. As camadas 34 e54 podem compreender adesivos permanentes, à medida que sãousados para permanentemente conectar as seções 30 e 50 àborda 20 da fralda. A camada 4 4 pode compreender um adesivoliberável para conexão e desconexão seletiva da seção defixação 40 à seção alvo 60. A camada 64 pode compreender umadesivo que pode permanentemente fixar a seção alvo 60 àárea de assentamento 22 e também temporariamente conectar aseção alvo à seção de conexão 50. (O revestimento deliberação pode ser usado na superfície não-adesiva dosubstrato de conexão 52 para executar essa funçãopermanente/temporária.) Pode-se notar, entretanto, quemeios não-adesivos (por exemplo, colas térmicas, conexõesmagnéticas, colas sônicas, conectores mecânicos, etc.)poderiam ser usados ao invés de qualquer um ou todos osadesivos de conexão/fixação para as seções 30, 40, 50 e 60.Os revestimentos de liberação podem ser umrevestimento de silicone, um revestimento do carbamato, ouqualquer outro revestimento que promove desconexão da seçãoadjacente relevante ao desenrolar o rolo de material 100e/ou ao converter o prendedor 10 entre condições.
O substrato do gancho 92 e os ganchos 94 podemser separadamente formados e subseqüentemente conectados(por exemplo, por encaixe, por adesivos, etc.) ou podem serintegralmente formados (por exemplo, por estampagem,moldagem, etc.). Os ganchos 94 podem ter qualquer forma de"gancho" como, por exemplo, uma geometria em forma de J,uma geometria em forma do cogumelo, uma geometria em formade seta, uma geometria pontiaguda, uma geometria bulbosa,etc. (Ver, por exemplo, Patente U.S Nos. 3,748,701 e4, 169, 303). Se a seção de gancho 90 for usada, a área deassentamento 22 e/ou a superfície interna 26 da fralda podeter laços complementares que não interferem com a conexãoadesiva (ou outra) da seção alvo 60 à área de assentamento22 e/ou da seção de conexão 50 à superfície da fralda 26.
Freqüentemente, entretanto, a natureza fibrosa do materialda fralda permitirá que ela funcione sozinha como umasuperfície de engate para os ganchos 94.
Pode-se agora apreciar que a presente invençãofornece um prendedor 10 onde a seção de fixação 40inicialmente está conectada à seção alvo 60 e desconectadadela quando o prendedor 10 é convertido da condição fechadaà condição aberta. Essa conexão/desconexão permite umprojeto de prendedor onde um único fecho 80 pode ser presopor um usuário ambos ao converter o prendedor 10 dacondição instalada à condição fechada, e ao convertê-lo dacondição fechada à condição aberta. Ao contrário dosprojetos convencionais de dois fechos, não há nenhumaconfusão do usuário a respeito de a qual fecho deve serpreso ao inicialmente fechar o prendedor 10 e/ou a qualfecho deve ser preso ao abrir (ou ao re-abrir) o prendedor 10.
Embora a invenção tenha sido mostrada e descritacom relação a determinadas incorporações preferenciais, éóbvio que as alterações e as modificações equivalentes eóbvias ocorrerão a outros versados na técnica mediante aleitura e a compreensão desta especificação. Por exemplo,embora a invenção seja mostrada em conjunto com uma fraldadescartável para um usuário, o prendedor 10 pode serempregado com fraldas não descartáveis e/ou com artigosabsorventes sem ser fraldas. De fato, o prendedor 10poderia encontrar aplicação em situações nem mesmoremotamente envolvendo artigos absorventes. A presenteinvenção inclui todas tais alterações e modificações e estálimitada somente pelo escopo das seguintes reivindicações.
Claims (10)
1. Prendedor (10) que pode ser convertido deuma condição instalada em um artigo (12) à uma condiçãodesdobrada, e então a uma condição fechada, e, uma veznessa condição, pode ser convertido a uma posição aberta e,uma vez nessa condição, pode ser convertido entre umacondição re-fechada e uma condição re-aberta; o ditoprendedor, caracterizado pelo fato de que compreende:uma seção de conexão (30) para conexão permanentea uma superfície (24) de uma área de ancoragem (20) em umaprimeira parte (16) do artigo (12), quando o prendedor (10)estiver na condição instalada e condições depois dessa,uma seção alvo (60) para conexão permanente a umaárea de assentamento (22) em uma outra parte (18) do artigo(12), quando o prendedor (10) estiver na condição fechada econdições depois dessa,uma seção de fixação (40) conectada à seção alvo(60) quando o prendedor (10) estiver em condiçõesanteriores à condição aberta; desconectada da seção alvo(60) quando o prendedor (10) for convertido da condiçãofechada à condição aberta, e conectada à seção alvo (60) ea partir dela quando o prendedor (10) for convertido entrea condição re-fechada e a condição re-aberta;uma conexão rompível (70) entre a seção defixação (40) e a seção alvo (60) que é rompida paradesconectar a seção de fixação (40) da seção alvo (60)quando o prendedor (10) for convertido da condição fechadaà condição aberta; eum único fecho (80) que pode ser preso aoconverter da condição instalada à condição fechada, e aoconverter da condição fechada à condição aberta.
2. Prendedor (10), de acordo com areivindicação anterior, caracterizado pelo fato de que aconexão rompível (70) compreende perfurações na seção alvo(60).
3. Prendedor (10), de acordo com qualquer umadas reivindicações anteriores, caracterizado pelo fato deque o fecho (80) ocupa uma área de fixação distai onde elepermanece acessível e fixável durante todo o uso doprendedor.
4. Prendedor (10), de acordo com qualquer umadas reivindicações anteriores, caracterizado pelo fato deque a seção de conexão (30) e a seção de fixação (40) sãoco-extensivas uma com a outra, e são formadas a partir deuma única tira adesiva (400) .
5. Prendedor (10), de acordo com qualquer umadas reivindicações anteriores, caracterizado adicionalmentepelo fato de que compreende uma outra seção de conexão (50)para conexão permanente a uma outra superfície (26) da áreade ancoragem (20) na primeira parte (16) do artigo (12),quando o prendedor (10) estiver na condição instalada econdições depois dessa.
6. Prendedor (10), de acordo com a reivindicaçãoanterior, caracterizado pelo fato de que quando ele está emuma condição pré-instalada, partes principais da seção deconexão (50) e da seção alvo (60) são posicionadasparalelas às seções co-extensivas (30/40), com a seção alvo(60) posicionada entre a seção de fixação (40) e a seção deconexão (50).
7. Prendedor (10), de acordo com a reivindicaçãoanterior, caracterizado pelo fato de que a seção de conexão(50) tem uma geometria tal que uma cola em forma de Y éformada em torno de uma borda da área de ancoragem (20)quando o prendedor (10) estiver na condição fechada econdições depois dessa.
8. Método para converter o prendedor (10), deacordo com qualquer uma das reivindicações anteriores, deuma condição instalada a uma condição fechada, e dacondição fechada à condição aberta, caracterizado pelo fatode que compreende as etapas de:mover a seção alvo (60), com a seção de fixação(40) conectada a ela, em direção à área de assentamento(22) ;permanentemente conectar a seção alvo (60), com aseção de fixação (40) ainda conectada a essa, à área deassentamento (22);desconectar a seção de fixação (40) da seção alvo(60) rompendo a conexão rompivel (70); emover a seção de fixação (40) para fora da seçãoalvo (60).
9. Rolo de material (100), caracterizado pelofato de que compreende uma tira substancialmente longa dematerial que, quando cortada lateralmente, fornece umapluralidade de prendedores (10), de acordo com qualquer umadas reivindicações 1-7, em uma condição de pré-instalação.
10. Artigo absorvente (12) que incorpora um parde prendedores (10), de acordo com qualquer uma dasreivindicações 1-7, caracterizado pelo fato de que:o artigo absorvente (12) tem uma parte traseira(16) que pretende cobrir a traseira do usuário e uma partefrontal (18) que pretende cobrir a frente do usuário;a área de ancoragem (20) está localizada em umaparte traseira (16) e a área de assentamento (22) estálocalizada em uma parte frontal (18).
Applications Claiming Priority (5)
Application Number | Priority Date | Filing Date | Title |
---|---|---|---|
US69095105P | 2005-06-16 | 2005-06-16 | |
US60/690,951 | 2005-06-16 | ||
US69717205P | 2005-07-07 | 2005-07-07 | |
US60/697,172 | 2005-07-07 | ||
PCT/US2006/019363 WO2006138016A1 (en) | 2005-06-16 | 2006-05-19 | Diaper fastener |
Publications (1)
Publication Number | Publication Date |
---|---|
BRPI0611783A2 true BRPI0611783A2 (pt) | 2010-09-28 |
Family
ID=37000031
Family Applications (1)
Application Number | Title | Priority Date | Filing Date |
---|---|---|---|
BRPI0611783-0A BRPI0611783A2 (pt) | 2005-06-16 | 2006-05-19 | prendedor, método para convertê-lo, rolo de material e artigo absorvente |
Country Status (7)
Country | Link |
---|---|
US (1) | US8066686B2 (pt) |
EP (2) | EP2446869B1 (pt) |
BR (1) | BRPI0611783A2 (pt) |
CA (1) | CA2612329A1 (pt) |
ES (1) | ES2621784T3 (pt) |
PL (1) | PL2446869T3 (pt) |
WO (1) | WO2006138016A1 (pt) |
Families Citing this family (6)
Publication number | Priority date | Publication date | Assignee | Title |
---|---|---|---|---|
EP2055283A1 (en) * | 2007-10-30 | 2009-05-06 | 3M Innovative Properties Company | Fastening tab |
EP2286780B1 (de) | 2009-07-09 | 2014-04-02 | Koester GmbH & Co. KG | Windelverschlussband, Windel sowie Bandmaterial und Wicklung eines derartigen Bandmaterials als Halbzeug |
US9248056B2 (en) | 2011-01-13 | 2016-02-02 | Fameccanica.Data S.P.A. | Pant-type diaper and corresponding manufacturing process and apparatus |
WO2012123813A1 (en) | 2011-03-17 | 2012-09-20 | Fameccanica.Data Spa | Process and equipment for folding a pant type diaper |
EP2704679A1 (en) * | 2011-05-06 | 2014-03-12 | Avery Dennison Corporation | Fastening tag for disposable absorbent article |
PL3145465T3 (pl) | 2014-05-22 | 2019-02-28 | Avery Dennison Corporation | Zestawy zamykające stosujące przedłużone paski ochronne |
Family Cites Families (32)
Publication number | Priority date | Publication date | Assignee | Title |
---|---|---|---|---|
CH515699A (fr) | 1970-04-29 | 1971-11-30 | Velcro Sa Soulie | Article en forme de nappe à éléments d'accrochage multiples |
US3930503A (en) * | 1974-11-20 | 1976-01-06 | Johnson & Johnson | Disposable diaper with tab fastener means having an integral release surface |
US4169303A (en) | 1976-11-24 | 1979-10-02 | Lemelson Jerome H | Fastening materials |
US4111205A (en) * | 1977-02-22 | 1978-09-05 | Avery International Corporation | Refastenable diaper tab closure |
DE8212480U1 (de) * | 1982-04-30 | 1982-08-05 | Beiersdorf Ag, 2000 Hamburg | Elastischer hoeschenwindelverschluss |
AU3516184A (en) | 1983-12-06 | 1985-06-13 | Minnesota Mining And Manufacturing Company | Composite tape suitable for refastenable tape closure |
US4778701A (en) | 1986-05-27 | 1988-10-18 | Minnesota Mining And Manufacturing Company | Composite prelaminated tape system |
US4726971A (en) | 1986-07-31 | 1988-02-23 | Minnesota Mining And Manufacturing Company | Composite prelaminated tapes for diaper closures |
US4801480A (en) * | 1987-11-03 | 1989-01-31 | Minnesota Mining And Manufacturing Company | Composite prelaminated tape system |
US5053028A (en) | 1988-01-11 | 1991-10-01 | Minnesota Mining And Manufacturing Company | Disposable diaper with improved hook and loop fastener system |
IN172182B (pt) | 1988-04-04 | 1993-05-01 | Minnesota Mining & Mfg | |
US5158557A (en) | 1988-04-04 | 1992-10-27 | Minnesota Mining And Manufacturing Company | Refastenable adhesive tape closure |
US5026446A (en) | 1989-06-05 | 1991-06-25 | Minnesota Mining And Manufacturing Company | Method of manufacturing a disposable diaper having an abraded target strip |
US5106383A (en) | 1989-07-28 | 1992-04-21 | Minnesota Mining And Manufacturing Company | Closure systems for diapers and method of preparation |
US5234517A (en) | 1990-10-24 | 1993-08-10 | Minnesota Mining And Manufacturing Company | Composite laminate adhesive tape coiled in an endless roll form and process for forming the laminate adhesive tape roll |
DE4033850A1 (de) | 1990-10-24 | 1992-04-30 | Minnesota Mining & Mfg | Zu einer rolle endlos aufgewickeltes, zusammengesetztes laminatklebeband und verfahren zur herstellung der rolle des laminatklebebandes |
US5510161A (en) | 1991-12-17 | 1996-04-23 | Minnesota Mining And Manufacturing Company | Tape laminates for diaper closure |
JP3573487B2 (ja) | 1994-03-25 | 2004-10-06 | 花王株式会社 | 使い捨ておむつ |
US5554146A (en) | 1994-05-06 | 1996-09-10 | Minnesota Mining And Manufacturing Company | Mechanical fastener for disposable article |
US5599601A (en) | 1994-07-20 | 1997-02-04 | Minnesota Mining And Manufacturing Company | Diaper fastening tape |
US5571097A (en) | 1994-11-29 | 1996-11-05 | Minnesota Mining And Manufacturing Company | Adhesive tape tab closure system |
US5942308A (en) * | 1995-07-05 | 1999-08-24 | Nitto Denko Corporation | Expandable fixing tape |
DE29616711U1 (de) | 1996-09-25 | 1996-11-28 | Koester GmbH & Co. KG, 96146 Altendorf | Verschlußband für eine Höschenwindel |
EP0832631A3 (de) * | 1996-09-27 | 1999-07-28 | Koester GmbH & Co. KG | Windelverschlussband und Windel mit einem derartigen Verschlussband |
EP0853935B1 (de) * | 1997-01-16 | 2001-09-26 | Koester GmbH & Co. KG | Windelverschluss mit einem Fasteningträger |
EP0941730A1 (en) * | 1998-03-13 | 1999-09-15 | Minnesota Mining And Manufacturing Company | Fastening tape |
EP1000598B1 (en) | 1998-11-10 | 2008-01-23 | Minnesota Mining And Manufacturing Company | Connection tape |
US6363587B1 (en) | 2000-02-07 | 2002-04-02 | 3M Innovative Properties Company | Perforated release tape |
JP3820081B2 (ja) | 2000-05-29 | 2006-09-13 | ユニ・チャーム株式会社 | 使い捨て着用物品 |
JP3732393B2 (ja) | 2000-08-31 | 2006-01-05 | ユニ・チャーム株式会社 | 使い捨ておむつ |
EP1449505A1 (en) | 2003-02-24 | 2004-08-25 | 3M Innovative Properties Company | Elastic fastening tab, fastening system and method for manufacturing the same |
US20040249357A1 (en) * | 2003-05-28 | 2004-12-09 | Loes Michielsen | Stretchable fastener |
-
2006
- 2006-05-19 US US11/916,309 patent/US8066686B2/en active Active
- 2006-05-19 EP EP11008557.8A patent/EP2446869B1/en active Active
- 2006-05-19 CA CA002612329A patent/CA2612329A1/en not_active Abandoned
- 2006-05-19 ES ES11008557.8T patent/ES2621784T3/es active Active
- 2006-05-19 WO PCT/US2006/019363 patent/WO2006138016A1/en active Application Filing
- 2006-05-19 BR BRPI0611783-0A patent/BRPI0611783A2/pt not_active Application Discontinuation
- 2006-05-19 PL PL11008557T patent/PL2446869T3/pl unknown
- 2006-05-19 EP EP06770618A patent/EP1909729B1/en active Active
Also Published As
Publication number | Publication date |
---|---|
ES2621784T3 (es) | 2017-07-05 |
US8066686B2 (en) | 2011-11-29 |
US20080195076A1 (en) | 2008-08-14 |
EP2446869A2 (en) | 2012-05-02 |
EP1909729B1 (en) | 2013-02-20 |
WO2006138016A1 (en) | 2006-12-28 |
WO2006138016B1 (en) | 2007-02-22 |
PL2446869T3 (pl) | 2017-08-31 |
EP1909729A1 (en) | 2008-04-16 |
EP2446869A3 (en) | 2012-07-04 |
EP2446869B1 (en) | 2017-02-15 |
CA2612329A1 (en) | 2006-12-28 |
Similar Documents
Publication | Publication Date | Title |
---|---|---|
BRPI0611783A2 (pt) | prendedor, método para convertê-lo, rolo de material e artigo absorvente | |
EP0796073B2 (en) | Composite-prelaminated closure tape system | |
JPS5838521B2 (ja) | 使い棄ておむつ | |
BR112013024080B1 (pt) | fita composta a partir da qual uma aba de fechamento para artigos descartáveis pode ser cortada | |
PT912645E (pt) | Adesivo de face dupla desmontavel | |
CN106659619B (zh) | 紧固突片 | |
BR0307900B1 (pt) | Distribuidor de folha interdobrada que tem um sistema de retirada de folha com impulsionador | |
SE508248C2 (sv) | Absorberande artikel innefattande ett fastsättningssystem | |
MX2013013038A (es) | Pestaña de fijacion para articulo absorbente desechable. | |
JP2008189370A (ja) | ウエットティシュ包装体の蓋用ラベル | |
US7291371B2 (en) | Mechanical closure tape | |
ES2562065T3 (es) | Dispositivo de sujeción | |
US20140194844A1 (en) | Ostomy Base Plate Having Discreet Pulling Tab | |
CN102048615B (zh) | 单独包装的吸收制品组件 | |
US10183801B2 (en) | Sheet package assembly and method for making the same | |
CN101987056A (zh) | 包装吸收制品并将其附接到内衣上的方法 | |
US20040249357A1 (en) | Stretchable fastener | |
CA1113651A (en) | Re-usable adhesive tape tab for disposable diapers | |
JPH02282055A (ja) | 袋体 | |
JP2586612Y2 (ja) | オムツ用粘着テープ | |
JPH039025B2 (pt) | ||
JPH0625337U (ja) | 粘着テープ及びその巻回体 | |
JP3553961B6 (ja) | 使い捨て吸収物品の閉鎖機構及びテープ積層構造 | |
JPH02282054A (ja) | 袋物 | |
JP2001342443A (ja) | おむつ廃棄用テープ及び当該おむつ廃棄用テープを備えた使い捨ておむつ |
Legal Events
Date | Code | Title | Description |
---|---|---|---|
B11A | Dismissal acc. art.33 of ipl - examination not requested within 36 months of filing | ||
B11Y | Definitive dismissal - extension of time limit for request of examination expired [chapter 11.1.1 patent gazette] |