BRPI0611437A2 - processo para preparação de lingotes e lingotes - Google Patents

processo para preparação de lingotes e lingotes Download PDF

Info

Publication number
BRPI0611437A2
BRPI0611437A2 BRPI0611437-7A BRPI0611437A BRPI0611437A2 BR PI0611437 A2 BRPI0611437 A2 BR PI0611437A2 BR PI0611437 A BRPI0611437 A BR PI0611437A BR PI0611437 A2 BRPI0611437 A2 BR PI0611437A2
Authority
BR
Brazil
Prior art keywords
ingots
melt
alloy
formation
temperature
Prior art date
Application number
BRPI0611437-7A
Other languages
English (en)
Inventor
Evgenij Sterling
Hugo Berger
Original Assignee
Evgenij Sterling
Hugo Berger
Priority date (The priority date is an assumption and is not a legal conclusion. Google has not performed a legal analysis and makes no representation as to the accuracy of the date listed.)
Filing date
Publication date
Application filed by Evgenij Sterling, Hugo Berger filed Critical Evgenij Sterling
Publication of BRPI0611437A2 publication Critical patent/BRPI0611437A2/pt

Links

Classifications

    • BPERFORMING OPERATIONS; TRANSPORTING
    • B22CASTING; POWDER METALLURGY
    • B22DCASTING OF METALS; CASTING OF OTHER SUBSTANCES BY THE SAME PROCESSES OR DEVICES
    • B22D1/00Treatment of fused masses in the ladle or the supply runners before casting
    • BPERFORMING OPERATIONS; TRANSPORTING
    • B22CASTING; POWDER METALLURGY
    • B22DCASTING OF METALS; CASTING OF OTHER SUBSTANCES BY THE SAME PROCESSES OR DEVICES
    • B22D3/00Pig or like casting
    • BPERFORMING OPERATIONS; TRANSPORTING
    • B22CASTING; POWDER METALLURGY
    • B22DCASTING OF METALS; CASTING OF OTHER SUBSTANCES BY THE SAME PROCESSES OR DEVICES
    • B22D46/00Controlling, supervising, not restricted to casting covered by a single main group, e.g. for safety reasons

Landscapes

  • Engineering & Computer Science (AREA)
  • Mechanical Engineering (AREA)
  • Continuous Casting (AREA)
  • Manufacture And Refinement Of Metals (AREA)
  • Crystals, And After-Treatments Of Crystals (AREA)
  • Waste-Gas Treatment And Other Accessory Devices For Furnaces (AREA)

Abstract

PROCESSO PARA PREPARAçãO DE LINGOTESE LINGOTES.A presente invenção refere-se a um processo para preparação de lingotes que consistem em uma liga metálica, que é formada a partir de um fundido, no qual durante o resfriamento por meio de um campo fisicamente variável é introduzida, por um curto espaço de tempo, energia para aumentar a formação de cristais mistos.

Description

Relatório Descritivo da Patente de Invenção para "PROCESSOPARA PREPARAÇÃO DE LINGOTES E LINGOTES".
A presente invenção refere-se a um processo para preparaçãode lingotes de uma liga metálica, com a qual é formado um fundido no qualum material básico e um ou mais constituintes da liga encontram-se em umestado líquido, a partir dos quais são formados os lingotes.
Alumínio ou ligas de alumínio são colocados à disposiçãocomumente como produtos semi-acabados na forma de lingotes de duas outrês partes para a elaboração posterior por fundição. Para preparar os Iingo-tes, é formado um fundido a partir da liga metálica correspondente, o qual éentão vertido em lingotes.
Para aperfeiçoar a qualidade das peças fundidas que são prepa-radas a partir desses tipos de lingotes, sabe-se também (DE 10002670 A1)fundir os lingotes em um forno e depois submeter os fundidos em uma câ-mara de tratamento a um campo eletromagnético rotativo e desta forma ver-ter os fundidos tratados. Esse processo leva a um enorme aperfeiçoamentoda peça fundida.
A invenção tem como tarefa obter um processo para preparaçãode lingotes, que após processamento posterior conduzem a pedaços de pe-ças de fundição com propriedades aperfeiçoadas, sem que tenham que serfeitas modificações nas máquinas de fundição atuais.
Essa tarefa é solucionada pelo fato de que no fundido, antes dasmoldagens dos lingotes, durante o resfriamento aplica-se energia por umbreve espaço de tempo por meio de um campo fisicamente variável, queaumenta a formação de cristais mistos.
Por meio da invenção obtém-se primeiramente o surgimento decélulas elementares de cristais mistos, com as quais os átomos do materialbásico são substituídos por átomos do constituinte ou dos constituintes deadição. A formação de cristais mistos enriquecidos é objetivamente alcança-da, controlando-se o limite de saturação e a largura do intervalo de concen-tração-temperatura por meio de campos físicos externamente variáveis, demodo que cristais mistos supersaturados se originem com os átomosestranhos. O limite de saturação e a difusão intensificada de átomos estra-nhos na grade espacial do material de base não depende da temperatura.No resfriamento posterior origina-se uma estrutura de grãos bem finos des-ses cristais mistos.
No aperfeiçoamento da invenção é previsto que a adição deenergia a uma temperatura ocorre na linha do líquido dessa liga metálica.
O tempo no qual a alimentação de energia deve ser realizado édeterminado experimentalmente. Ele depende da liga metal especial e tam-bém de agentes com os quais a alimentação de energia é realizada. Paradeterminar o espaço de tempo para o fornecimento de energia prevê-se, deacordo com uma primeira forma de execução, que a formação de cristaismistos é determinada por medição da viscosidade dinâmica do fundidoencontrado na câmara de tratamento. A invenção parte de que, um ótimo daformação de cristais mistos é mostrado então quando o fundido tratado ape-sar do resfriamento, alcançou um estaido particularmente líquido e fino, quepermanece aproximadamente constante e essencialmente não se modificamais. Em uma outra forma de execução da invenção, é previsto que a for-mação de cristais mistos é determinada por meio de medições da temperatu-ra do líquido das amostras que são retiradas da câmara de tratamento.Assim, a invenção se baseia no fato de que a verdadeira temperatura dolíquido se apresenta no local da inflexão na curva de resfriamento, que seorigina com o calor da cristalização. Essa verdadeira temperatura do líquido,em um tratamento bem sucedido, encontra-se abaixo da linha do líquido in-dicada para essa liga metálica por um diagrama de fase.
Em uma outra forma da invenção é previsto que o pequenoacréscimo de energia ocorre por meio de um campo eletro magnético variá-vel, de preferência pulsante.
Verificou-se assim, surpreendentemente, que os lingotes prepa-rados desta forma, ao modo de um efeito de memória, com o auxílio do tra-tamento com campo eletromagnético preparado, então também possuemuma elevada capacidade de escoamento, quando eles são novamente der-retidos e processados em uma máquina de fundição. Os lingotes preparadosdesta forma têm, perante os lingotes preparados pelo processo convencio-nal, uma elevada escoabilidade, de modo que as peças fundidas podem serpreparadas com formas complicadas e elevada densidade. As peças de fun-dição preparadas deste modo possuem uma elevada resistência, um com-portamento de estiramento aperfeiçoado, e um comportamento de desgasteaperfeiçoado. Elas podem, assim, substituir parcialmente elementos consti-tuintes que até agora precisavam ser forjadas.
Uma vantagem substancial perante o processo conhecido a par-tir da DE 10002670 A1 é obtida pelo fato de que nem toda máquina de fun-dição precisa ser previamente precedida de uma respectiva câmara de tra-tamento. Podem ser empregadas as mesmas máquinas de fundição, semque devam ser efetuadas modificações nas máquinas. A temperatura defundição pode ser reduzida, mesmo abaixo da temperatura do líquido da ligaem questão. A faixa de temperatura na qual uma fundição é possível é am-pliada, de modo que o perigo do surgimento de refugo, devido a temperatu-ras de fundição desfavoráveis, é essencialmente reduzido.
Outras características e vantagens da invenção são deduzidas apartir da seguinte descrição de um dispositivo, que é apropriado para a pre-paração, de acordo com a invenção, de lingotes de acordo com a invenção.
Em um forno de fundição, que apresenta uma abertura de fundi-ção 1, uma ranhura de fundição 2, e um aquecimento elétrico 3, os constitu-intes de um metal ou de uma liga metálica são aquecidos por tanto tempoaté que todos os constituintes estejam derretidos e se forme um fundido 4.
Esse fundido 4 é colocado, através de uma abertura de preen-chimento 19, em uma câmara de tratamento. Essa câmara de tratamentoconsiste em uma parte de revestimento 18 essencialmente cilíndrica, umaparte inferior 10 em forma de semi-esfera, e uma parte superior 7 em formade uma semi-esfera. Na câmara de tratamento é disposto de preferência umaquecedor elétrico 6 na forma de espiral de aquecimento, com a qual acâmara de tratamento é aquecida a uma temperatura na faixa de, e por e-xemplo um pouco abaixo da linha do líquido da liga metálica especial, porexemplo em torno da temperatura eutética da liga metálica. Adicionalmentea câmara de tratamento é um dispositivo 5 para introdução de energia, porexemplo, através da preparação de um campo eletromagnético, rotativo. Es-se campo eletromagnético possui, por exemplo, uma força de campo de 6até 20 mT, e gira com uma freqüência de cerca de 60 Hz até 500 Hz. Assim,origina-se uma pressão hidrodinâmica na ordem de grandeza de 150 χ 10"4N/m2. Durante a atuação conjunta da pressão magnética isotrópica e da ten-são magnética, cuja faixa ótima situa-se entre 15 e 80 mT, desenvolve-se nofundido um efeito de uma anomalia fluidoelástica que é cunhada pela eleva-da escoabilidade do fundido metálico. Ela tem então a menor viscosidadedinâmica. Foi medida uma viscosidade dinâmica de 0,74 mPa/s em umatemperatura de fusão de 580°C. Também é observável uma anomalia ter-mocinética do fundido tratado, que é determinada por meio de uma contra-ção da área entre a temperatura do líquido e a temperatura do sólido em umvalor mínimo. A solubilidade perfeita dos diversos constituintes ligados tam-bém se apresenta ainda na temperatura sólida. A fase dupla, devido à tem-peratura decrescente do líquido e concomitante temperatura crescente dosólido, é continuamente encolhida, de modo que o conodo fica menor.Quando o estado objetivado é atingido, o fundido 11 é extraído por meio deum robô extrator 12 da câmara de tratamento e preenchido nas formas delingote 14, que são transportadas em uma correia transportadora de lingotes13. As formas de lingotes 14 são esvaziadas em um dispositivo de esvazia-mento 15, de modo que então formas de lingote 17 vazias podem ser nova-mente conduzidas para o robô extrator.
O fornecimento de energia, em um curto espaço de tempo, aofundido que se encontra na fase de resfriamento leva ao aumento da forma-ção de cristais mistos, com o que os cristais elementares dos átomos do ma-terial de base são substituídos por átomos do constituinte ou dos constituin-tes de adição. A alimentação de energia pode então ser terminada quando oprocesso da formação de cristais mistos tenha atingido um ótimo e uma ou-tra alimentação de energia não aumenta mais decisivamente a formação decristais mistos. Este ótimo, que caracteriza o novo estado energético do fun-dido, é abrangido por uma forma de execução da invenção.A maior escoabilidade ou menor viscosidade, que é um indíciopara a formação aumentada de cristais mistos, é medida por meio de umviscosímetro 8 online na câmara de tratamento, de modo que pode ser veri-ficado a qualquer tempo se o estado desejado para o fundido 11 foi atingido.
Através da atuação energética externa, o estado energético do cristal básicocristalino líquido é modificado. Sua grade espacial é afrouxada, de modo quefacilita a etapa na qual são construídos novos grupamentos atômicos. A e-nergia e força de ligação que emergem entre os átomos de componentesindividuais e unidades estruturais das ligas metálicas, pertencem aos fatoresdecisivos. A viscosidade é uma dessas propriedades. A construção e re-construção de complexos atômicos leva a uma liberação de compostos for-tes que foram fechados antes no interior dos complexos. Esses compostosparticipam do escoamento viscoso e também do deslocamento de unidadesestruturais. Uma viscosidade decrescente remete por isso a um complexoatômico, que apresenta os compostos interiormente enfraquecidos e exter-namente fortalecidos. Assim, são obtidas as condições físico-tecnológicas,com as quais âmbitos coletivos do sistema líquido-cristalino são formadoscom uma orientação uniforme. A nova estruturação e sua estabilidade ener-gética são reforçadas pelo campo eletromagnético variável. O resultado é aviscosidade reduzida, que reespelha o estado energético da grade espacialou das unidades microestruturais do fundido. A escoabilidade pode ser indi-cada, por exemplo, em um monitor 16. A escoabilidade máxima é então a-tingida, quando a capacidade de escoamento não aumenta mais essencial-mente, isto é, o segmento da curva apresentada no monitor 16 da escoabili-dade φ com o tempo t é aproximadamente horizontal.
Alternativamente ou eventualmente também é previsto adicio-nalmente que sejam retiradas e analisadas amostras da câmara de trata-mento do fundido 11. Por meio dessa análise mostrou-se, por exemplo, emum outro monitor 9, como a temperatura do líquido Tl se modificou e se a-proximou da linha Ts da temperatura sólida perante a linha de líquido da ligametálica especial. Aqui pode ser mostrado em um monitor 9 um quadro datemperatura T com o tempo t. O processo de construção do cristal misto su-persaturado, que se iniciou no sistema líquido cristalino, terminou durante oresfriamento da liga, de modo que é possível a colocação de um quadro deverificação realista do estado. Através dessa apresentação de um diagramade estado termodinâmico realístico, através dessa representação realística,termodinâmica, é coberto um grande espectro de propriedades de ligas, porexemplo dados de concentração, disposição das linhas líquido-sólido, limitesde saturação (solubilidade) etc., que possibilita determinar o parâmetro tec-nológico de fundição apropriado para a liga preparada segundo o processode acordo com a invenção.
Mostrou-se surpreendentemente que quando lingotes que forampreparados pelos processos anteriores são posteriormente elaborados, ocor-rem condições vantajosas. O aumento obtido devido ao tratamento da ésco-abilidade não é reversível, porque os cristais mistos são estáveis. Os fundi-dos preparados de lingotes fundidos têm uma escoabilidade aperfeiçoada euma pequena tendência à oxidação. Na fusão dos lingotes surgem poucosarranhões na superfície do banho.
Em uma liga metálica com alumínio como material básico e silí-cio como constituinte de liga principal, foi possível fundir com sucesso cabe-ças de cilindro ainda com uma temperatura de fusão de 637°C que, assim,ficaram a uma temperatura cerca de IOO0C mais baixa do que a temperaturade fusão prescrita para essas máquinas e essa liga. Apesar da temperaturade fusão mais baixa não houve uma redução na qualidade por porosidadede gás ou operação à temperatura baixa e nenhuma formação rudimentar deresíduos.
A invenção parte do princípio de que, através da influência ener-gética externa, isto é, através da interação entre um campo eletromagnéticoexterno e um campo eletromagnético interno do cristal, influencia-se um re-forço do processo de difusão e ligações interatômicas. O resultado dessainteração é a construção de uma liga cujos cristais possuem, no estado fun-dido, uma disposição de longo alcance ou uma disposição distante. Essainteração também pode ser conduzida para que um constituinte de liga adi-cionado se diferencie do material básico pela susceptibilidade magnética.A invenção é apropriada particularmente para ligas metálicasnas quais o material básico é alumínio e o constituinte de adição principal ésilício. Basicamente a invenção, entretanto, é empregável para todas as li-gas metálicas, independentemente da susceptibilidade magnética dos cons-tituintes. A atuação externa energética ocorre, no exemplo de execução, a -través de um campo eletromagnético variável, pulsante. Existem tambémoutras possibilidades para a atuação energética externa através de um novocampo fisicamente variável, por exemplo uma atuação por meio de ultras-som. Assim, o campo é colocado de tal forma que as condições produzidaspelo campo eletromagnético anteriormente esclarecido são igualmente obtidas.
Os lingotes de acordo com a invenção são apropriados para to-dos os processos de fundição. Assim em uma fundição em coquilhas a ele-vada escoabilidade é de particular vantagem, enquanto na fundição porpressão a excelente moldabilidade é de particular vantagem. Supõe-se queem uma fusão dos lingotes manteve-se a nova disposição atômica na gradeespacial, que foi obtida através do pré-tratamento por difusão, também nafusão dos lingotes, sem que os átomos dos constituintes da liga abandonemo seu lugar na grade espacial de alumínio.
Sob a expressão lingotes de acordo com a invenção são com-preendidas não apenas as formas comercialmente usuais dos lingotes. Maisainda devem ser compreendidas, todas as formas nas quais um fundido,preparado antes de uma nova fusão, é vertido para uma etapa de fundição.

Claims (6)

1. Processo para preparação de lingotes a partir de uma ligametálica, sendo que primeiramente é formado um fundido, no qual se encon-tra um material básico e um ou mais constituintes da liga se encontram emum estado líquido, a partir dos quais são moldados lingotes, caracterizadopelo fato de que no fundido, antes da moldagem dos lingotes durante o res-friamento por meio de um campo físico variável é aplicada, em um curtoespaço de tempo, energia, o que aumenta a formação de cristais mistos.
2. Processo de acordo com a reivindicação 1, caracterizado pelofato de que a adição de energia a uma temperatura ocorre na linha do líqui-do dessa liga metálica.
3. Processo de acordo com a reivindicação 1 ou 2, caracterizadopelo fato de que a formação de cristal misto é verificada por medição da vis-cosidade dinâmica do fundido que se encontra na câmara de tratamento.
4. Processo de acordo com uma das reivindicações 1 até 3,caracterizado pelo fato de que a formação de cristais mistos é verificada pormeio de medição da temperatura do líquido de amostras que são extraídasda câmara de tratamento.
5. Processo de acordo com uma das reivindicações 1 até 4,caracterizado pelo fato de que a alimentação de energia ocorre em um curtoespaço de tempo por meio de um campo eletromagnético variável, de prefe-rência pulsante.
6. Lingotes de uma liga metálica, que provêm de um fundido deum material básico e uma peça de fundição moldada por um ou mais consti-tuintes de liga, caracterizado pelo fato de que o lingote é formado por umfundido no qual, durante o resfriamento, por meio de um campo físico variá-vel, foi introduzida por pouco tempo energia para aumentar a formação decristais mistos.
BRPI0611437-7A 2005-05-04 2006-04-26 processo para preparação de lingotes e lingotes BRPI0611437A2 (pt)

Applications Claiming Priority (3)

Application Number Priority Date Filing Date Title
DE102005021891.1 2005-05-04
DE102005021891A DE102005021891B4 (de) 2005-05-04 2005-05-04 Verfahren zum Herstellen von Masseln und Massel
PCT/EP2006/003853 WO2006117111A1 (de) 2005-05-04 2006-04-26 Verfahren zum herstellen von masseln und masseln

Publications (1)

Publication Number Publication Date
BRPI0611437A2 true BRPI0611437A2 (pt) 2010-09-08

Family

ID=36758421

Family Applications (1)

Application Number Title Priority Date Filing Date
BRPI0611437-7A BRPI0611437A2 (pt) 2005-05-04 2006-04-26 processo para preparação de lingotes e lingotes

Country Status (15)

Country Link
US (1) US8459330B2 (pt)
EP (1) EP1877209B9 (pt)
JP (1) JP2008540129A (pt)
KR (1) KR101292294B1 (pt)
CN (1) CN101232962B (pt)
AU (1) AU2006243414B2 (pt)
BR (1) BRPI0611437A2 (pt)
CA (1) CA2606833C (pt)
DE (1) DE102005021891B4 (pt)
ES (1) ES2397589T3 (pt)
MX (1) MX2007013685A (pt)
NO (1) NO20076218L (pt)
RU (1) RU2421297C2 (pt)
WO (1) WO2006117111A1 (pt)
ZA (1) ZA200709285B (pt)

Families Citing this family (3)

* Cited by examiner, † Cited by third party
Publication number Priority date Publication date Assignee Title
CN102703679B (zh) * 2012-06-19 2013-06-05 安徽工业大学 采用低压脉冲电流改善含铌钢铸坯角部裂纹和热送裂纹的方法
US11020603B2 (en) 2019-05-06 2021-06-01 Kamran Ansari Systems and methods of modulating electrical impulses in an animal brain using arrays of planar coils configured to generate pulsed electromagnetic fields and integrated into clothing
CN114502237A (zh) 2019-05-06 2022-05-13 卡姆兰·安萨里 配置为生成脉冲电磁场并集成到衣物中的平面线圈治疗阵列

Family Cites Families (23)

* Cited by examiner, † Cited by third party
Publication number Priority date Publication date Assignee Title
DE311295C (pt) *
DE3128056C2 (de) * 1981-07-16 1983-05-26 Mannesmann AG, 4000 Düsseldorf Verfahren zur Förderung der Keimbildung beim Abkühlen metallischer Schmelzen, insbesondere von Stahlschmelzen
JPH02166241A (ja) * 1988-12-20 1990-06-26 Suzuki Motor Co Ltd 複合材料の製造方法
JPH10137930A (ja) 1996-11-12 1998-05-26 Matsushita Electric Ind Co Ltd 半田吐出方法およびその吐出装置
DK1077098T3 (da) * 1999-08-18 2004-07-12 Sug Schmelz Und Giessanlagen G Fremgangsmåde og indretning til fremstilling af legeringslegemer af flydende metal, fortrinsvis i et stykke
DE10002670C2 (de) 2000-01-24 2003-03-20 Ritter Aluminium Giesserei Gmb Druckgießverfahren und Vorrichtung zu seiner Durchführung
JP4065099B2 (ja) 2000-08-11 2008-03-19 新日本製鐵株式会社 溶鋼の連続鋳造方法および連続鋳造鋳片
JP3737440B2 (ja) 2001-03-02 2006-01-18 三菱アルミニウム株式会社 耐熱マグネシウム合金鋳造品およびその製造方法
JP2003183756A (ja) 2001-12-14 2003-07-03 Ube Machinery Corporation Ltd 半凝固成形用アルミニウム合金
EP1358956A1 (de) * 2002-04-24 2003-11-05 Alcan Technology & Management Ltd. Verfahren zur Verarbeitung einer Metalllegierung zu einem teilfesten/teilflussigen Formkörper
JP3520991B1 (ja) * 2002-09-25 2004-04-19 俊杓 洪 固液共存状態金属材料の製造方法
JP3496833B1 (ja) 2002-09-25 2004-02-16 学校法人延世大学校 固液共存状態金属材料の製造方法
JP3549054B2 (ja) * 2002-09-25 2004-08-04 俊杓 洪 固液共存状態金属材料の製造方法、その装置、半凝固金属スラリの製造方法およびその装置
JP3949557B2 (ja) 2002-10-08 2007-07-25 株式会社大紀アルミニウム工業所 鋳造用耐摩耗性アルミニウム合金および同アルミニウム合金鋳物
CN1425520A (zh) * 2002-10-25 2003-06-25 东北大学 铝合金低频电磁半连续铸造方法及装置
CN1425519A (zh) * 2002-10-25 2003-06-25 东北大学 铝合金低频电磁振荡半连续铸造晶粒细化方法及装置
KR100436118B1 (ko) * 2003-04-24 2004-06-16 홍준표 반응고 금속 슬러리 제조장치
KR100436117B1 (ko) * 2003-04-24 2004-06-16 홍준표 반응고 성형장치
CN1216707C (zh) * 2003-05-28 2005-08-31 东北大学 镁合金电磁低温半连续铸造方法
CA2530871A1 (en) * 2003-07-02 2005-01-13 Honda Motor Co., Ltd. Molding of slurry-form semi-solidified metal
JP3990654B2 (ja) 2003-07-02 2007-10-17 本田技研工業株式会社 半凝固金属スラリーの製造装置及びその制御方法並びに半凝固金属スラリーの製造方法
KR100526096B1 (ko) * 2003-07-15 2005-11-08 홍준표 반응고 금속 슬러리 제조장치
CN1559725A (zh) * 2004-02-19 2005-01-05 清华大学 电磁离心铸造高速钢复合轧辊方法

Also Published As

Publication number Publication date
JP2008540129A (ja) 2008-11-20
CN101232962B (zh) 2012-01-04
WO2006117111A1 (de) 2006-11-09
KR101292294B1 (ko) 2013-08-01
ES2397589T9 (es) 2013-03-20
RU2421297C2 (ru) 2011-06-20
EP1877209B9 (de) 2013-01-02
US8459330B2 (en) 2013-06-11
US20090304542A1 (en) 2009-12-10
CN101232962A (zh) 2008-07-30
CA2606833A1 (en) 2006-11-09
EP1877209B1 (de) 2012-10-03
DE102005021891B4 (de) 2011-12-22
AU2006243414A1 (en) 2006-11-09
AU2006243414B2 (en) 2010-11-04
ZA200709285B (en) 2008-11-26
ES2397589T3 (es) 2013-03-08
DE102005021891A1 (de) 2006-11-16
RU2007143897A (ru) 2009-06-10
NO20076218L (no) 2007-12-03
EP1877209A1 (de) 2008-01-16
CA2606833C (en) 2014-04-15
MX2007013685A (es) 2008-03-18
KR20080005248A (ko) 2008-01-10

Similar Documents

Publication Publication Date Title
CN107574322B (zh) 一种电子束熔炼技术高纯化制备镍基高温合金的方法
Guo et al. Grain refinement of Al–5% Cu aluminum alloy under mechanical vibration using meltable vibrating probe
CN101914713A (zh) 超大规格高强耐热镁合金锭坯半连续铸造工艺
BRPI0716660B1 (pt) peça fundida de metal formada em um molde compreendendo um agregado por meio de um processo de resfriamento rápido e exibindo uma microestrutura fundida
CN109022925A (zh) 一种减少镍基高温合金钢锭中Laves相的方法
BRPI0611437A2 (pt) processo para preparação de lingotes e lingotes
Samuel et al. New method of eutectic silicon modification in cast Al–Si alloys
CN104846219B (zh) 一种金属半固态坯料的制备装置及其制备方法
Li et al. Influence of modification on the solution heat-treatment response of cast Al-Si-Mg alloys
Zhao et al. Selective laser melting of elemental powder blends for fabrication of homogeneous bulk material of near-eutectic Ni‒Sn composition
CN105401097A (zh) 一种高韧性铸造Fe-Cr-Mo基高阻尼合金及其制备方法
Lei et al. Eliminating shrinkage defects and improving mechanical performance of large thin-walled ZL205A alloy castings by coupling travelling magnetic fields with sequential solidification
Zhang et al. Structural evolutionary behavior of Zr-based bulk metallic glasses under thermoplastic deformation
Lian et al. Effect of withdrawal rate on the microstructure and mechanical properties of a novel monocrystalline CoNi-based superalloy
Jia et al. Effects of centrifugal forces and casting modulus on structures and mechanical properties of Ti-6Al-4V Alloy
Mitchell Melting and refining of superalloys and titanium alloys
CN1015477B (zh) 一种低能耗电渣重熔制取细晶锭的方法
Sivabalan et al. Rheocasting of aluminum alloy A356 based on various parameters: a review
Ghiaasiaan et al. Control diffusion solidification (CDS): an overview of mechanism and application
Bo et al. Microstructure of partially remelted billet of AM60 alloy prepared with self-inoculation method
Wu et al. Modification Effects of Sb on Al7SiMg Alloy Measured with Cooling Curve Analysis
Liu et al. Effects of process parameters on shrinkage porosity in 357 semi-solid die casting parts
RU2425167C2 (ru) Способ контроля лигатур для титановых сплавов
KUMAR Behavior of A356 and A319 Aluminium Alloy castings solidified under oscillatory conditions
RU2201967C2 (ru) Способ получения чугуна с компактными включениями графита

Legal Events

Date Code Title Description
B07A Application suspended after technical examination (opinion) [chapter 7.1 patent gazette]
B09A Decision: intention to grant [chapter 9.1 patent gazette]
B08F Application dismissed because of non-payment of annual fees [chapter 8.6 patent gazette]

Free format text: REFERENTE A 9A ANUIDADE.

B08K Patent lapsed as no evidence of payment of the annual fee has been furnished to inpi [chapter 8.11 patent gazette]

Free format text: REFERENTE AO DESPACHO 8.6 PUBLICADO NA RPI 2308 DE 31/03/2015.