BRPI0610946A2 - processos para produzir um epóxido e para produzir óxido de propileno - Google Patents

processos para produzir um epóxido e para produzir óxido de propileno Download PDF

Info

Publication number
BRPI0610946A2
BRPI0610946A2 BRPI0610946-2A BRPI0610946A BRPI0610946A2 BR PI0610946 A2 BRPI0610946 A2 BR PI0610946A2 BR PI0610946 A BRPI0610946 A BR PI0610946A BR PI0610946 A2 BRPI0610946 A2 BR PI0610946A2
Authority
BR
Brazil
Prior art keywords
process according
catalyst
titanium
palladium
ketone
Prior art date
Application number
BRPI0610946-2A
Other languages
English (en)
Inventor
Peter J Whitman
Jay F Miller
John H Speidel
Robert N Cochran
Original Assignee
Lyondell Chemical Tech Lp
Priority date (The priority date is an assumption and is not a legal conclusion. Google has not performed a legal analysis and makes no representation as to the accuracy of the date listed.)
Filing date
Publication date
Application filed by Lyondell Chemical Tech Lp filed Critical Lyondell Chemical Tech Lp
Publication of BRPI0610946A2 publication Critical patent/BRPI0610946A2/pt

Links

Classifications

    • CCHEMISTRY; METALLURGY
    • C07ORGANIC CHEMISTRY
    • C07DHETEROCYCLIC COMPOUNDS
    • C07D301/00Preparation of oxiranes
    • C07D301/02Synthesis of the oxirane ring
    • C07D301/03Synthesis of the oxirane ring by oxidation of unsaturated compounds, or of mixtures of unsaturated and saturated compounds
    • C07D301/04Synthesis of the oxirane ring by oxidation of unsaturated compounds, or of mixtures of unsaturated and saturated compounds with air or molecular oxygen
    • C07D301/06Synthesis of the oxirane ring by oxidation of unsaturated compounds, or of mixtures of unsaturated and saturated compounds with air or molecular oxygen in the liquid phase

Landscapes

  • Chemical & Material Sciences (AREA)
  • Organic Chemistry (AREA)
  • Epoxy Compounds (AREA)
  • Catalysts (AREA)

Abstract

A presente invenção refere-se a um processo para epoxidizar uma olefina com hidrogênio e oxigênio na presença de um catalisador compreendendo um metal nobre e um zeólito de vanádio ou titânio em uma mistura de solvente compreendendo água, metanol, e uma cetona C3-C6 alifática. Este processo surpreendentemente fornece subproduto de éteres de glicol e glicol significantemente reduzidos formados pela abertura de anel indesejada dos epóxidos.

Description

Relatório Descritivo da Patente de Invenção para "PROCESSOSPARA PRODUZIR UM EPÓXIDO E PARA PRODUZIR OXIDO DE PROPILENO".
CAMPO DA INVENÇÃO
A presente invenção refere-se a um processo de epoxidaçaoque compreende reagir olefina, hidrogênio, e oxigênio na presença de umcatalisador compreendendo um metal nobre e um zeólito de vanádio ou titâ-nio em uma mistura de solvente compreendendo água, metanol, e uma ce-tona C3-C6 alifática. Surpreendentemente, o processo resulta na abertura deanel diminuída do produto de epóxido e desse modo diminui a seletividadepara subprodutos de éteres de glicol e glicóis.
ANTECEDENTES DA INVENÇÃO
Muitos métodos diferentes para a preparação de epóxidos foramdesenvolvidos. Geralmente, os epóxidos são formados pela reação de umaolefina com um agente de oxidação na presença de um catalisador. A pro-dução de oxido de propileno de propileno e um agente de oxidação de hi-droperóxido orgânico, tal como hidroperóxido de etilbenzeno ou hidroperóxi-do de terc-butila, é tecnologia comercialmente praticada. Este processo érealizado na presença de um catalisador de molibdênio solubilizado, videPatente U.S. N° 3.351.635, ou um catalisador de titânia sobre sílica hetero-gêneo, vide Patente U.S. N° 4.367.342. Outra tecnologia comercialmentepraticada é a epoxidaçao direta de etileno para oxido de etileno por reaçãocom oxigênio sobre um catalisador de prata. Infelizmente, o catalisador deprata não provou ser útil em epoxidaçao comercial de olefinas superiores.
Além dos hidroperóxidos de alquila e oxigênio, outro agente deoxidação útil para a preparação de epóxidos é peróxido de hidrogênio. A Pa-tente U.S. N° 4.833.260, por exemplo, descreve a epoxidaçao de olefinas comperóxido de hidrogênio na presença de um catalisador de silicato de titânio.
A pesquisa mais recente é conduzida na epoxidaçao direta deolefinas com oxigênio e hidrogênio. Neste processo, acredita-se que o oxi-gênio e hidrogênio reagem in situ para formar um agente de oxidação. Mui-tos catalisadores diferentes foram propostos para o emprego na epoxidaçaodireta de olefinas superiores. Tipicamente, o catalisador compreende umou mais metais nobres sustentados sobre um titanossilicato. Por exemplo,JP 4-352771 descreve a formação de oxido de propileno de propileno, oxi-gênio e hidrogênio empregando-se um catalisador contendo um metal doGrupo VIII tal como paládio sobre um titanossilicato cristalino. O metal doGrupo VIII acredita-se promover a reação de oxigênio e hidrogênio para for-mar um agente de oxidação in situ. A Patente U.S. N9 5.859.265 descreveum catalisador no qual um metal de platina, selecionado de Ru, Rh, Pd, Os,Ir e Pt, é sustentado sobre um silicalito de vanádio ou titânio. Outros exem-pios de catalisador de epoxidação direta incluem ouro sustentado sobre tita-nossilicatos, vide por exemplo Pedido Internacional de PCT WO 98/00413.
Uma desvantagem dos catalisadores de epoxidação direta des-crita é que eles são propensos a produzir subprodutos tais como éteres deglicol ou glicóis formados pela abertura de anel do produto de epóxido ousubproduto de alcano formado pela hidrogenação de olefina. A Patente U.S.N9 6.008.388 descreve um processo de epoxidação de olefina direta no quala seletividade para a reação de olefina, oxigênio e hidrogênio na presençade um zeólito de titânio modificado por metal nobre é realçada pela adiçãode um composto de nitrogênio tal como hidróxido de amônio para a misturade reação. A Patente U.S. N9 6.399.794 ensina o emprego de modificadoresde bicarbonato de amônio para diminuir a produção de subprodutos de anelaberto. A Patente U.S. N9 6.005.123 ensina o emprego de modificadores defósforo, enxofre, selênio ou arsênicos tal como benzotiofeno para diminuir aprodução de propano.
Como com qualquer processo químico, é desejável atingir aindaoutras melhoras nos métodos de epoxidação e nos catalisadores. Descobri-mos um processo conveniente eficaz para formar um catalisador de epoxi-dação e seu emprego na epoxidação de olefinas.
SUMÁRIO DA INVENÇÃO
A invenção é um processo de epoxidação de olefina que com-preende reagir olefina, hidrogênio e oxigênio na presença de um catalisadorcompreendendo um metal nobre e um zeólito de vanádio ou titânio em umsolvente compreendendo água, metanol, e uma cetona C3-C6 alifática. Esteprocesso surpreendentemente fornece subproduto de éteres de glicol e glicolsignificantemente reduzidos formados pela abertura de anel indesejável doepóxido de produto.
DESCRIÇÃO DETALHADA DA INVENÇÃO
O processo da invenção emprega um catalisador que compre-ende um metal nobre e um zeólito de vanádio ou titânio. Os zeólitos de va-nádio ou titânio compreendem a classe de substâncias zeolíticas em que osátomos de vanádio ou titânio são substituídos para uma porção dos átomosde silício na estrutura de treliça de uma peneira molecular. Tais substânciassão bem-conhecidas na técnica. Os zeólitos de titânio particularmente prefe-ridos incluem a classe de peneiras moleculares comumente referidas comosilicalitos de titânio, particularmente "TS-1" (tendo uma topologia de MFIanáloga àquela dos zeólitos de aluminossilicato de ZSM-5), "TS-2" (tendouma topologia de MEL análoga àquela dos zeólitos de aluminossilicato deZSM-11), e "TS-3" (como descrito em Patente Belga nQ 1.001.038). As penei-ras moleculares contendo titânio tendo estruturas de armação isomorfa parao zeólito beta, mordenita, ZSM-48, ZSM-12, MCM-22(MWW), e MCM-41 sãotambém adequados para o emprego. Os zeólitos de titânio preferivelmentenão contêm elementos exceto titânio, silício e oxigênio na estrutura de treli-ça, embora quantidades menores de boro, ferro, alumínio, sódio, potássio ecobre e similares podem estar presentes.
O catalisador empregado no processo da invenção também con-tém um metal nobre. Ao mesmo tempo que qualquer um dos metais nobrespode ser utilizado (isto é, ouro, prata, platina, paládio, irídio, rutênio, ósmio),sozinho ou em combinação, paládio ou uma combinação de paládio/ouro éparticularmente desejável. Tipicamente, a quantidade de metal nobre pre-sente no catalisador será na faixa de 0,001 a 20 % em peso, preferivelmentede 0,005 a 10% em peso, e particularmente de 0,01 a 5% em peso.
A maneira na qual o metal nobre é incorporado no catalisadornão é considerada ser particularmente crítica. Por exemplo, o metal nobrepode ser sustentado sobre o zeólito de vanádio ou titânio por impregnação,adsorção, permuta de íon, precipitação. Alternativamente, o metal nobre po-de ser primeiro sustentado sobre outro suporte tal como um oxido inorgâni-co, cloreto inorgânico, carbono ou resinas de polímero orgânico, ou simila-res, e em seguida fisicamente misturado com o zeólito de titânio. Os óxidosinorgânicos preferidos incluem óxidos dos elementos do grupo 2, 3, 4, 5, 6,13, ou 14. Os suportes de oxido inorgânico particularmente preferidos inclu-em sílica, alumina, titânia, zircônia, óxidos de nióbio, óxidos de tântalo, óxi-dos de molibdênio, óxidos de tungstênio, titânia-sílica amorfa, zircônia-sílicaamorfa, nióbia-sílica amorfa e similares. As resinas de polímero orgânicopreferidas incluem poliestireno, copolímeros de estireno-divinilbenzeno, poli-etilenoiminas reticuladas, e polibenzimidizol. Os suportes adequados tam-bém incluem resinas de polímero orgânicos enxertados em suportes de oxi-do inorgânicos, tais como polietilenimina-sílica. Os suportes preferidos tam-bém incluem carbono. Os suportes particularmente preferidos incluem car-bono, titânia, zircônia, óxidos de nióbio, sílica, alumina, sílica-alumina, óxidosde tântalo, óxidos de molibdênio, óxidos de tungstênio, titânia-sílica, zircônia-sílica, nióbia-sílica, e misturas destes.
Não existem restrições particulares com respeito a escolha decomposto de metal nobre empregado como a fonte do metal nobre. Por e-xemplo, os compostos adequados incluem os nitratos, sulfatos, haletos (porexemplo, cloretos, brometos), carboxilatos (por exemplo acetato), e comple-xos de amina de metais nobre.
Os catalisadores particularmente preferidos úteis no processo dainvenção são catalisadores de zeólito de vanádio ou titânio contendo metalnobre. Os catalisadores de zeólito de vanádio ou titânio contendo metal no-bre são bem-conhecidos na técnica e são descritos, por exemplo, em JP4-352771 e Patente U.S. Nos 5.859.265 e 6.555.493. Tais catalisadores tipi-camente compreendem um metal nobre (tal como paládio, ouro, platina, pra-ta, irídio, rutênio, ósmio ou combinações destes) sustentados sobre um zeó-lito de vanádio ou titânio. Os catalisadores de zeólito de vanádio ou titâniocontendo metal nobre podem conter uma mistura de metais nobres. Os cata-lisadores de zeólito de vanádio ou titânio contendo metal nobre preferidoscompreendem paládio e um zeólito de vanádio ou titânio; paládio, ouro e umzeólito de vanádio ou titânio; ou paládio, platina e zeólito de vanádio ou titânio.
A quantidade típica de metal nobre presente no zeólito de vaná-dio ou titânio contendo metal nobre será na faixa de cerca de 0,001 a 20%em peso, preferivelmente de 0,005 a 10% em peso, e particularmente de0,01 a 5% em peso. A maneira na qual o metal nobre é incorporado no cata-lisador de zeólito de vanádio ou titânio contendo metal nobre não é conside-rada ser particularmente crítica. Por exemplo, o metal nobre pode ser sus-tentado no zeólito por impregnação ou similares. Alternativamente, o metalnobre pode ser incorporado no zeólito por permuta de íon com, por exemplo,dicloreto de paládio de tetraamina.
O catalisador de zeólito de vanádio ou titânio contendo metalnobre pode também compreender uma mistura de zeólito de vanádio ou titâ-nio contendo paládio e zeólito de vanádio ou titânio livre de paládio. O zeólitode vanádio ou titânio livre de paládio é uma peneira molecular contendo va-nádio ou titânio que é livre de paládio adicionado. A adição de um zeólito devanádio ou titânio livre de paládio provou ser benéfica para a produtividadedo paládio que está presente no catalisador.
O catalisador de zeólito de vanádio ou titânio contendo metalnobre pode ser empregado no processo de epoxidação como um pó ou co-mo um sólido de tamanho de partícula grande. Preferivelmente, o zeólito devanádio ou titânio contendo metal nobre é secado por atomizaçao, peletiza-do ou extrusado antes do emprego na epoxidação. Se secado por atomiza-ção, peletizado ou extrusado, o catalisador pode adicionalmente compreen-der um aglutinante ou similares e pode ser moldado, secado por atomizaçao,modelado ou extrusado em qualquer forma desejada antes do emprego naepoxidação. O zeólito de vanádio ou titânio contendo metal nobre pode tam-bém ser encapsulado em polímero como descrito no Pedido de Patente U.S.de co-pendência número de série 10/796.680.
O processo de epoxidação da invenção compreende contactaruma olefina, oxigênio e hidrogênio na presença do catalisador em uma mis-tura de solvente. As olefinas adequadas incluem qualquer olefina tendo pelomenos uma ligação dupla carbono-carbono, e geralmente de 2 a 60 átomosde carbono. Preferivelmente a olefina é um alqueno acíclico de 2 a 30 áto-mos de carbono; o processo da invenção é particularmente adequado paraepoxidizar C2-C6 olefinas. Mais do que uma ligação dupla pode estar presen-te, como em um dieno ou trieno por exemplo. A olefina pode ser um hidro-carboneto (isto é, conter apenas átomos de hidrogênio ou carbono) ou podeconter grupos funcionais tais como haleto, carboxila, hidroxila, éter, carboni-la, ciano ou grupos nitro, ou similares. O processo da invenção é especial-mente útil para converter propileno em oxido de propileno.
Oxigênio e hidrogênio são também requeridos para o processode epoxidação. Embora quaisquer fontes de oxigênio e hidrogênio sejamadequadas, oxigênio molecular e hidrogênio molecular são preferidos.
A epoxidação de acordo a invenção é realizada em uma tempe-ratura efetiva para alcançar a epoxidação de olefina desejada, preferivel-mente em temperaturas na faixa de 0 - 250°C, mais preferivelmente, 20 -100°C. A relação em mol de hidrogênio para oxigênio pode normalmente servariada na faixa de H2:02 = 1:10 para 5:1 e é especialmente favorável em1:5 para 2:1. A relação em mol de oxigênio para olefina é normalmente de2:1 para 1:20, e preferivelmente 1:1 para 1:10. Um gás veículo pode tambémser empregado no processo de epoxidação. Como o gás de veículo, qual-quer gás inerte desejado pode ser empregado. A relação em mol de olefinapara gás de veículo é em seguida normalmente na faixa de 100:1 para 1:10e especialmente 20:1 para 1:10.
Como o veículo de gás inerte, gases nobres tais como hélio, ne-ônio e argônio são adequados além do dióxido de carbono e nitrogênio. Oshidrocarbonetos saturados com 1-8, especialmente 1-6, e preferivelmentecom 1 - 4 átomos de carbono, por exemplo, metano, etano, propano, e n-butano, são também adequados. Nitrogênio e hidrocarbonetos C1-C4 satura-dos são os gases veículos inertes preferidos. Misturas dos gases inertes lis-tados podem também ser empregadas.
Especificamente na epoxidação de propileno, propano pode serfornecido de uma tal maneira que, na presença de um excesso apropriadode gás veículo, os limites explosivos de misturas de propileno, propano, hi-drogênio e oxigênio são seguramente evitados e desse modo nenhuma mis-tura explosiva pode formar-se no reator ou nas linhas de alimentação e descarga.
A quantidade de catalisador empregada pode ser determinadana base da relação em mol do titânio contido no zeólito de titânio para a de-fina que é fornecida por unidade de tempo. Tipicamente, o catalisador sufici-ente está presente para fornecer titânio/olefina por hora de relação de ali-mentação em mol de 0,0001 para 0,1.
O processo da invenção é realizado na fase líquida na presençade uma mistura de solvente compreendendo metanol, água, e uma cetonaC3-C6 alifática. A mistura de solvente é preferivelmente uma fase líquida úni-ca. As cetonas C3-C6 alifáticas preferidas incluem acetona e metil etil cetona.
A quantidade específica de metanol, água e cetona que compreende a mis-tura de solvente não é uma característica crítica da invenção. Entretanto,preferivelmente a mistura de solvente compreende 5 - 80% em volume de me-tanol, 5 - 50% em volume de água, e 5 - 80% em volume de cetona. É maispreferível se a mistura de solvente compreenda 10 - 70% em volume de me-tanol, 10 - 40% em volume de água, e 10 - 70% em volume de cetona. Noprocesso de fase líquida da invenção, o catalisador é preferivelmente na for-ma de uma suspensão ou leito fixo. O processo pode ser realizado empre-gando-se um fluxo contínuo, modo de semibatelada ou batelada de operação.
É vantajoso trabalhar em uma pressão de 0,1 mPa -10 mPa (1 -100 bars).
Além da mistura de solvente, pode ser vantajoso empregar umtampão. O tampão pode tipicamente ser adicionado à mistura de solventepara formar uma solução de tampão, ou a mistura de solvente e tampão po-dem ser adicionados separadamente. A solução de tampão é empregada nareação para inibir a formação de éteres de glicol ou glicóis durante a epoxi-dação. Os tampões são bem-conhecidos na técnica.
Os tampões úteis nesta invenção incluem quaisquer sais ade-quados de oxiacidos, a natureza e proporções dos quais na mistura, são taisque o pH de suas soluções pode preferivelmente variar de 3 a 12, mais pre-ferivelmente de 4 a 10 e mais preferivelmente de 5 a 9. Os sais adequadosde oxiácidos contêm um ânion e cátion. A porção de ânion do sal pode inclu-ir ânions tais como fosfato, carbonato, bicarbonato, carboxilatos (por exem-plo, acetato, ftalato, e similares), citrato, borato, hidróxido, silicato, aluminos-silicato, ou similares. A porção de cátion do sal pode incluir cátions tais comoamônio, alquilamônios (por exemplo, tetraalquilamônios, piridínios e simila-res), metais de álcali, metais alcalino-terrosos, ou similares. Exemplos decátion incluem NH4, NBu4, NMe4, Li, Na, K, Cs, Mg, e cátions de Ca. Ostampões podem preferivelmente conter uma combinação de mais do que umsal adequado. Tipicamente, a concentração de tampão no solvente é de cer-ca de 0,0001 M a cerca de 1 M, preferivelmente de cerca de 0,0005 M a cer-ca de 0,3 M. O tampão útil nesta invenção pode também incluir a adição degás de amônia ou hidróxido de amônio ao sistema de reação. Por exemplo,alguém pode empregar uma solução de pH = 12 -14 de hidróxido de amôniopara equilibrar o pH do sistema de reação. Tampões mais preferidos incluemfosfato de metal de álcali, fosfato de amônio, e tampões de hidróxido de amônio.
Os seguintes exemplos meramente ilustram a invenção. Aquelesversados na técnica reconhecerão quaisquer variações que estejam dentrodo espírito da invenção e escopo das reivindicações.
EXEMPLO 1: PREPARAÇÃO DE CATALISADOR
Catalisador 1A: 100 partes em peso de TS-1 secado por atomi-zação (80% de TS-1, aglutinante de sílica, 2,1% em peso de Ti, calcinado a550°C em ar) é suspenso em água desionizada (250 partes em peso) em umtanque de mistura e agitado a 500 rpm. O pH é ajustado a 7,0 com 3% empeso de hidróxido de amônio e uma solução aquosa de dinitrato de paládiode tetraamina (contendo 0,105 partes em peso de paládio) é em seguidaadicionado ao mesmo tempo que mantendo o pH a 7,0 adicionando-se 3%em peso de hidróxido de amônio. O pH é em seguida ajustado a 7,5 com 3%de solução de hidróxido de amônio e a suspensão é agitada a 30°C por mais60 minutos. A suspensão é deixada assentar e o sólido é decantado e lava-do com água (110 partes em peso de água, três vezes), em seguida a mas-sa sólida é filtrada. Os sólidos são secados a vácuo a 50°C durante 6 horas,calcinados em ar a 300°C durante 4 horas, em seguida tratados a 100°Ccom 4% em volume hidrogênio em nitrogênio durante 1 hora. O catalisador1A contém 0,1% em peso de Pd e 2,1% em peso de Ti.
Catalisador 1B: O catalisador 1B é preparado de acordo com oprocedimento do Catalisador 1 A, com a exceção de que o TS-1 secado poratomização continha 60% de TS-1 e 40% de mistura de aglutinante de alu-mina e caulim. O produto de catalisador final foi calcinado em ar a 350°Cdurante 4 horas e reduzido em hidrogênio a 50°C durante 4 horas.
EXEMPLO 2: ESTUDOS DE EPOXIDACÂO DE PROPILENO
Ciclos 2A-2G: Para avaliar o emprego de metanol, acetona, emisturas de água na epoxidação de olefina empregando-se o Catalisador1A, a epoxidação de propileno empregando-se oxigênio e hidrogênio é reali-zada. O seguinte procedimento é empregado.
O sistema de reação consiste em um reator tipo CSTR de açoinoxidável de 1000-cc. Alimentações de gás e líquidas entram no reator, e ovapor sai do reator através de uma porta no topo do reator, ao mesmo tempoque o líquido sai através de um filtro que mantém o catalisador no reator. Osolvente de reação consiste de uma mistura de metanol, acetona, e águanas quantidades de alimentação mostradas na Tabela 1. Solução de fosfatode amônio (pH = 7,2, 0,1 M) é adicionado ao reator através de uma linha dealimentação separada resultando em uma concentração de tampão final de2 mM. O Catalisador 1A (18 g) e o solvente de reação (600 ml_) são adicio-nados ao reator como uma suspensão. A suspensão no reator é aquecida a60°C sob cerca de 3,4 kPa (500 psig), e é agitada a 500 rpm. O solvente dereação adicional é bombeado através do reator em uma taxa de cerca de100 g/hora. As taxas de fluxo de gás foram de cerca de 300 SLPH (litros pa-drão por hora) de nitrogênio, 300 SLPH de 8% em volume de oxigênio emnitrogênio, 12 SLPH de hidrogênio, e 75 g/hora de propileno. Oxido de propi-leno e equivalentes ("POE") são produzidos durante a reação. POE produzi-do inclui oxido de propileno ("PO") e éteres de glicol e propileno glicol deprodutos abertos por anel ("RO"). Os produtos que saem do reator (em am-bas as fases líquidas e de vapor) são analisados por GC. Os resultados dasanálises de GC são empregados para calcular as seletividades mostradasna Tabela 1.
Ciclos 2H-2L: Para avaliar o emprego de metil etil cetona (nolugar de acetona), metanol, e misturas de água em epoxidação de olefinaempregando-se o Catalisador 1A, a epoxidação de propileno empregando-seoxigênio e hidrogênio é realizada de acordo com o procedimento dos Ciclos2A-2G.
Ciclos 2M-2P: Para avaliar o emprego de acetona ou metil etilcetona (misturado com metanol e água) em epoxidação de olefina empre-gando-se o Catalisador 1B, a epoxidação de propileno empregando-se oxi-gênio e hidrogênio é realizada de acordo com o procedimento dos Ciclos 2A-2G.
Os resultados indicam que uma diminuição significante na aber-tura de anel é observada onde uma mistura de cetona, metanol, e água éempregada como o solvente de reação comparado a uma mistura de solven-te metanohágua ou cetona:água. Os resultados também indicam que embo-ra metil etil cetona não seja tão ativo quanto acetona em misturas com me-tanol e água, a abertura de anel não seletiva é insignificante empregando-semetil etil cetona.TABELA 1: EPOXIDAÇAO EMPREGANDO-SE ACETONA OU MEK COM METANOL, E ÁGUAN9 de ciclos
<table>table see original document page 12</column></row><table>
*Exemplo comparativo;
1Taxa de PO = gramas PO produzido/grama de catalisador por hora;
2Taxa de POE = gramas de POE produzido/grama de catalisador por hora;
3Taxa de abertura de anel = gramas de RO produzido/grama de catalisador por hora por percentual de PO no líquido; e
4Este ciclo foi realizado a 70°C.

Claims (20)

1. Processo para produzir um epóxido, caracterizado pelo fatode que compreende reagir uma olefina, oxigênio, e hidrogênio na presençade um catalisador em uma mistura de solventes compreendendo água, me-tanol e uma ou mais cetonas C3-C6 alifáticas, em que o catalisador compre-ende um metal nobre e um zeólito de titânio ou vanádio.
2. Processo de acordo com a reivindicação 1, caracterizado pelofato de que o catalisador é um zeólito de vanádio ou titânio contendo metalnobre.
3. Processo de acordo com a reivindicação 2, caracterizado pelofato de que o catalisador compreende um sililcalito de titânio e paládio.
4. Processo de acordo com a reivindicação 2, caracterizado pelofato de que o catalisador compreende um silicalito de titânio, paládio, e umou mais metais selecionados do grupo consistindo em ouro e platina.
5. Processo de acordo com a reivindicação 2, caracterizado pelofato de que o catalisador compreende um zeólito de vanádio ou titânio con-tendo paládio e um zeólito de vanádio ou titânio isento de paládio.
6. Processo de acordo com a reivindicação 1, caracterizado pelofato de que o metal nobre é combinado com um suporte.
7. Processo de acordo com a reivindicação 6, caracterizado pelofato de que o metal nobre é selecionado do grupo consistindo em paládio eouro.
8. Processo de acordo com a reivindicação 6, caracterizado pelofato de que o suporte é selecionado do grupo consistindo em carbono, titâ-nia, zircônia, óxidos de nióbio, sílica, alumina, sílica-alumina, óxidos de tân-talo, óxidos de molibdênio, óxidos de tungstênio, titânia- sílica, zircônia-sílica, nióbia-sílica, e misturas dos mesmos.
9. Processo de acordo com a reivindicação 1, caracterizado pelofato de que a olefina é C2-C6 olefina.
10. Processo de acordo com a reivindicação 1, caracterizadopelo fato de que a olefina é propileno.
11. Processo de acordo com a reivindicação 1, caracterizadopelo fato de que a mistura de solvente compreende de 5 a 80% em volumede metanol, de 5 a 50% em volume de água, e de 5 a 80% em volume decetona.
12. Processo de acordo com a reivindicação 1, caracterizadopelo fato de que a cetona é acetona.
13. Processo de acordo com a reivindicação 1, caracterizadopelo fato de que a cetona é metil etil cetona.
14. Processo para produzir oxido de propileno, caracterizadopelo fato de que compreende reagir propileno, hidrogênio e oxigênio na pre-sença de um catalisador de zeólito de titânio contendo paládio, em uma mis-tura de solventes compreendendo água, metanol, e uma cetona C3-C6 alifá-tica.
15. Processo de acordo com a reivindicação 14, caracterizadopelo fato de que o catalisador compreende um silicalito de titânio e paládio.
16. Processo de acordo com a reivindicação 14, caracterizadopelo fato de que o catalisador compreende um silicalito de titânio, paládio eum ou mais metais selecionados do grupo consistindo em ouro e platina.
17. Processo de acordo com a reivindicação 14, caracterizadopelo fato de que o catalisador compreende um zeólito de titânio contendopaládio e um zeólito de titânio isento de paládio.
18. Processo de acordo com a reivindicação 14, caracterizadopelo fato de que a mistura de solvente compreende de 5 a 80% em volumede metanol, de 5 a 50% em volume de água, e de 5 a 80% em volume decetona.
19. Processo de acordo com a reivindicação 14, caracterizadopelo fato de que a cetona é acetona.
20. Processo de acordo com a reivindicação 14, caracterizadopelo fato de que a cetona é metil etil cetona.
BRPI0610946-2A 2005-06-01 2006-05-01 processos para produzir um epóxido e para produzir óxido de propileno BRPI0610946A2 (pt)

Applications Claiming Priority (3)

Application Number Priority Date Filing Date Title
US11/141,962 US7138535B1 (en) 2005-06-01 2005-06-01 Direct epoxidation process
US11/141,962 2005-06-01
PCT/US2006/016738 WO2006130295A2 (en) 2005-06-01 2006-05-01 Direct epoxidation process

Publications (1)

Publication Number Publication Date
BRPI0610946A2 true BRPI0610946A2 (pt) 2010-08-03

Family

ID=37094947

Family Applications (1)

Application Number Title Priority Date Filing Date
BRPI0610946-2A BRPI0610946A2 (pt) 2005-06-01 2006-05-01 processos para produzir um epóxido e para produzir óxido de propileno

Country Status (11)

Country Link
US (1) US7138535B1 (pt)
EP (1) EP1891030B1 (pt)
JP (1) JP2008542371A (pt)
KR (1) KR20080013970A (pt)
CN (1) CN101184741B (pt)
AT (1) ATE414068T1 (pt)
BR (1) BRPI0610946A2 (pt)
CA (1) CA2606807A1 (pt)
DE (1) DE602006003655D1 (pt)
ES (1) ES2313659T3 (pt)
WO (1) WO2006130295A2 (pt)

Families Citing this family (15)

* Cited by examiner, † Cited by third party
Publication number Priority date Publication date Assignee Title
US7615654B2 (en) * 2005-10-20 2009-11-10 Lyondell Chemical Technology, L.P. Direct epoxidation process
US7238817B1 (en) * 2006-02-22 2007-07-03 Lyondell Chemical Technology, L.P. Direct epoxidation process
US7453003B1 (en) 2007-08-29 2008-11-18 Lyondell Chemical Technology, L.P. Direct epoxidation catalyst and process
US7470801B1 (en) * 2007-10-24 2008-12-30 Lyondell Chemical Technology, L.P. Direct epoxidation process using a mixed catalyst system
US7531675B1 (en) * 2007-10-24 2009-05-12 Lyondell Chemical Technology, L.P. Direct epoxidation process using improved catalyst composition
US7501532B1 (en) 2007-11-20 2009-03-10 Lyondell Chemical Technology, L.P. Process for producing hydrogen peroxide
US7550610B1 (en) 2008-03-28 2009-06-23 Lyondell Chemical Technology, L.P. Direct epoxidation process
US7649102B2 (en) * 2008-03-28 2010-01-19 Lyondell Chemical Technology, L.P. Propylene oxide process
US7541479B1 (en) 2008-05-27 2009-06-02 Lyondell Chemical Technology, L.P. Direct epoxidation process
US7687647B2 (en) * 2008-06-06 2010-03-30 Lyondell Chemical Technology, L.P. Propylene oxide process
US7741498B2 (en) * 2008-08-29 2010-06-22 Lyondell Chemical Technology, L.P. Propylene oxide process
US20100174099A1 (en) * 2009-01-05 2010-07-08 Lyondell Chemical Technology, L.P. Propylene oxide reactor gas distribution system
US20110147196A1 (en) * 2009-12-23 2011-06-23 Lyondell Chemical Technology, L.P. Recovery of propane purge stream from a propylene oxide production process
US8207360B2 (en) * 2010-01-29 2012-06-26 Lyondell Chemical Technology, L.P. Propylene oxide process
US8981133B2 (en) 2011-06-07 2015-03-17 Lyondell Chemical Technology, L.P. Alkylene oxide separation systems, methods, and apparatuses

Family Cites Families (13)

* Cited by examiner, † Cited by third party
Publication number Priority date Publication date Assignee Title
US3351635A (en) * 1966-03-14 1967-11-07 Halcon International Inc Epoxidation process
US4367342A (en) * 1969-04-02 1983-01-04 Shell Oil Company Olefin epoxidation
IT1152299B (it) * 1982-07-28 1986-12-31 Anic Spa Procedimento per l'espossidazione di composti olefinici
IT1216500B (it) 1988-03-23 1990-03-08 Eniricerche S P A Milano Enich Procedimento per la preparazione di materiali sintetici cristallini porosi costituiti da ossidi di silicio e titanio.
JP3044836B2 (ja) 1991-05-28 2000-05-22 東ソー株式会社 プロピレンオキシドの製法
US5214168A (en) * 1992-04-30 1993-05-25 Arco Chemical Technology, L.P. Integrated process for epoxide production
DE4425672A1 (de) * 1994-07-20 1996-01-25 Basf Ag Oxidationskatalysator, Verfahren zu seiner Herstellung und Oxidationsverfahren unter Verwendung des Oxidationskatalysators
KR100512672B1 (ko) 1996-07-01 2005-12-21 다우 글로벌 테크놀로지스 인크. 촉매조성물,이의재생방법및이를사용한산화올레핀의제조방법
US6006388A (en) * 1998-04-14 1999-12-28 Young; Cecil Blake Dispenser for dispensing concentrated liquid soap to industrial cleaning apparatuses
US6005123A (en) * 1998-04-16 1999-12-21 Arco Chemical Technology, L.P. Epoxidation process
US6008388A (en) 1998-04-16 1999-12-28 Arco Chemical Technology, L.P. Epoxidation process
US6281369B1 (en) * 2000-12-07 2001-08-28 Arco Chemical Technology, L.P. Epoxidation catalyst and process
US6399794B1 (en) * 2001-11-15 2002-06-04 Arco Chemical Technology, L.P. Direct epoxidation process using carbonate modifiers

Also Published As

Publication number Publication date
CA2606807A1 (en) 2006-12-07
US7138535B1 (en) 2006-11-21
WO2006130295A3 (en) 2007-02-01
EP1891030B1 (en) 2008-11-12
ATE414068T1 (de) 2008-11-15
ES2313659T3 (es) 2009-03-01
WO2006130295A2 (en) 2006-12-07
CN101184741A (zh) 2008-05-21
KR20080013970A (ko) 2008-02-13
CN101184741B (zh) 2010-12-22
DE602006003655D1 (de) 2008-12-24
US20060276663A1 (en) 2006-12-07
JP2008542371A (ja) 2008-11-27
EP1891030A2 (en) 2008-02-27

Similar Documents

Publication Publication Date Title
BRPI0610946A2 (pt) processos para produzir um epóxido e para produzir óxido de propileno
JP4336581B2 (ja) 混合触媒系を使用する直接エポキシ化方法
EP1444217B8 (en) Direct epoxidation process using carbonate modifiers
WO2006049698A1 (en) CATAéYTOC EPOXIDATION USING CARBON MONOXIDE, METHYLACETILENE OR PROPAIDENE AS MODIFIERS
EP1963297A2 (en) Direct epoxidation process
JP4342313B2 (ja) 臭化物含有剤で前処理された混合触媒系を使用する直接エポキシ化方法
JP5373806B2 (ja) 改善された触媒組成物を用いる直接エポキシ化法
JP2009543863A (ja) 改良触媒組成物を用いた直接エポキシ化方法
TWI500607B (zh) 直接環氧化之方法
US6441204B1 (en) Direct epoxidation process using a mixed catalyst system
JP2009542808A (ja) 混合触媒系を使用する直接エポキシ化方法
ES2402177T3 (es) Procedimiento directo de epoxidación utilizando un sistema de catalizadores mixto
JP2007534666A (ja) 混合触媒系を使用するエポキシ化法

Legal Events

Date Code Title Description
B08F Application dismissed because of non-payment of annual fees [chapter 8.6 patent gazette]

Free format text: REFERENTE 7A, ANUIDADE(S).

B08K Patent lapsed as no evidence of payment of the annual fee has been furnished to inpi [chapter 8.11 patent gazette]

Free format text: REFERENTE AO DESPACHO 8.6 PUBLICADO NA RPI 2211 DE 21/05/2013.