BRPI0610363A2 - acionamento de bomba, para uma bomba de um retardador - Google Patents

acionamento de bomba, para uma bomba de um retardador Download PDF

Info

Publication number
BRPI0610363A2
BRPI0610363A2 BRPI0610363-4A BRPI0610363A BRPI0610363A2 BR PI0610363 A2 BRPI0610363 A2 BR PI0610363A2 BR PI0610363 A BRPI0610363 A BR PI0610363A BR PI0610363 A2 BRPI0610363 A2 BR PI0610363A2
Authority
BR
Brazil
Prior art keywords
pump
shaft
retarder
disc
rotor
Prior art date
Application number
BRPI0610363-4A
Other languages
English (en)
Inventor
Gerhard Buri
Bernhard Grupp
Frank Sauter
Original Assignee
Zahnradfabrik Friedrichshafen
Priority date (The priority date is an assumption and is not a legal conclusion. Google has not performed a legal analysis and makes no representation as to the accuracy of the date listed.)
Filing date
Publication date
Application filed by Zahnradfabrik Friedrichshafen filed Critical Zahnradfabrik Friedrichshafen
Publication of BRPI0610363A2 publication Critical patent/BRPI0610363A2/pt

Links

Classifications

    • FMECHANICAL ENGINEERING; LIGHTING; HEATING; WEAPONS; BLASTING
    • F16ENGINEERING ELEMENTS AND UNITS; GENERAL MEASURES FOR PRODUCING AND MAINTAINING EFFECTIVE FUNCTIONING OF MACHINES OR INSTALLATIONS; THERMAL INSULATION IN GENERAL
    • F16DCOUPLINGS FOR TRANSMITTING ROTATION; CLUTCHES; BRAKES
    • F16D3/00Yielding couplings, i.e. with means permitting movement between the connected parts during the drive
    • F16D3/02Yielding couplings, i.e. with means permitting movement between the connected parts during the drive adapted to specific functions
    • F16D3/04Yielding couplings, i.e. with means permitting movement between the connected parts during the drive adapted to specific functions specially adapted to allow radial displacement, e.g. Oldham couplings
    • BPERFORMING OPERATIONS; TRANSPORTING
    • B60VEHICLES IN GENERAL
    • B60TVEHICLE BRAKE CONTROL SYSTEMS OR PARTS THEREOF; BRAKE CONTROL SYSTEMS OR PARTS THEREOF, IN GENERAL; ARRANGEMENT OF BRAKING ELEMENTS ON VEHICLES IN GENERAL; PORTABLE DEVICES FOR PREVENTING UNWANTED MOVEMENT OF VEHICLES; VEHICLE MODIFICATIONS TO FACILITATE COOLING OF BRAKES
    • B60T10/00Control or regulation for continuous braking making use of fluid or powdered medium, e.g. for use when descending a long slope
    • B60T10/02Control or regulation for continuous braking making use of fluid or powdered medium, e.g. for use when descending a long slope with hydrodynamic brake

Landscapes

  • Engineering & Computer Science (AREA)
  • General Engineering & Computer Science (AREA)
  • Mechanical Engineering (AREA)
  • Physics & Mathematics (AREA)
  • Fluid Mechanics (AREA)
  • Transportation (AREA)
  • Braking Arrangements (AREA)
  • Structures Of Non-Positive Displacement Pumps (AREA)
  • Rotary Pumps (AREA)
  • Details Of Reciprocating Pumps (AREA)
  • Details And Applications Of Rotary Liquid Pumps (AREA)
  • Transmission Of Braking Force In Braking Systems (AREA)
  • Applications Or Details Of Rotary Compressors (AREA)
  • Dynamo-Electric Clutches, Dynamo-Electric Brakes (AREA)
  • Valves And Accessory Devices For Braking Systems (AREA)

Abstract

A presente invenção refere-se a um acionamento de bomba, para uma bomba de um retardador, sendo que a bomba está acionada pelo rotor do retardador através de um acoplamento, que liga o eixo do rotor e o eixo da bomba (2) um com o outro, na qual o acoplamento entre o eixo do rotor e o eixo da bomba (2), está configurado como acoplamento flexível em ermos transversais, para a compensação de deslocamentos radiais paralelos dos eixos, assim como de deslocamentos axiais menores do eixo do rotor e do eixo da bomba (2), um em relação ao outro.

Description

Relatório Descritivo da Patente de Invenção para "ACIONA-MENTO DE BOMBA, PARA UMA BOMBA DE UM RETARDADOR".
A presente invenção refere-se a um acionamento de bomba, pa-ra uma bomba de um retardador, de acordo com o termo genérico da reivin-dicação de patente 1.
Além dos freios de serviço de um veículo, especialmente de umveículo utilitário, os quais em regra são freios de fricção, dispositivos adicio-nais de retardamento são exigidos cada vez mais também pelo legislador eoferecidos pelas montadoras de veículos.
Dispositivos adicionais de retardamento deste gênero, em formade retardadores e freios motores, podem ser utilizados para manter constan-te a velocidade do veículo, no declive.
Fazem parte dos retardadores tanto dispositivos de freagemhidrodinâmicos, hidrostáticos ou eletrodinâmicos, dispostos adicionalmentena caixa de câmbio, como também sistemas que em forma de um "Intarder"são previstos dentro da caixa, da caixa de câmbio.
No caso de veículos utilitários, retardadores são utilizados, so-bretudo, para receber a energia cinética de freagem que se produz, porexemplo, na ocasião da freagem de uma alta velocidade de viagem, e con-verte-la em calor, no entanto, também se prestam bem para capacidades defreagem contínua exigidas, por exemplo, na ocasião da descida de serra quedura muito.
No caso de retardadores hidrodinâmicos, a energia da correntede um líquido é utilizada para a freagem, sendo que o princípio de açãofísico corresponde a uma embreagem hidrodinâmica com turbina fixa. Deacordo com isso, um retardador hidrodinâmico apresenta um rotor que seencontra no fluxo de potência, e um estator que está ligado de maneira firmecom a caixa do retardador. Quando do acionamento do retardador é introdu-zida no espaço de pás uma quantidade de óleo, que corresponde à capaci-30 dade de freagem desejada, sendo que o rotor que gira arrasta o óleo, que seescora no rotor, pelo qual é produzido um efeito de freagem sobre o eixo dorotor.Da DE 198 33 892 A1, da requerente, está conhecido um retar-dador hidrodinâmico para um veículo automóvel, no qual o circuito do óleoapresenta um acumulador, uma bomba, uma válvula seletora e uma disposi-ção de controle, e está previsto, para a descompressão durante da operaçãodo retardador, uma válvula entre do acumulador e o retardador.
Da DE 101 40 220 A1, da requerente, está conhecido um retar-dador hidrodinâmico para um veículo automóvel, no qual, para o controle doretardador, a bomba hidráulica do circuito pode ser acionada por um motorelétrico.
Além disso, no âmbito da DE 41 08 658 A1, da requerente, estáconhecido um retardador hidrodinâmico, ligado depois de uma caixa decâmbio de rodas dentadas, no qual a bomba de reabastecimento está fixadamediante flange de maneira coaxial em relação ao rotor, no lado de frente nacaixa do retardador, e o eixo da bomba está ligado por meio de um acopla-mento de fecho pela forma com o eixo do rotor. Neste caso, o acoplamentode fecho pela forma está estabelecido por meio de uma ranhura na superfí-cie de frente do eixo do rotor, e uma lâmina no eixo da bomba.
A bomba do retardador disposta de maneira coaxial em relaçãoao rotor, usualmente é acionada através de um acoplamento duplo, sendoque no caso das soluções conhecidas do estado da técnica, não está garan-tida nenhuma compensação radial total; além disso, o rotor e a bomba sãodispostos em duas caixas diferentes.
De maneira desvantajosa, no caso de um alto rendimento dabomba, pode ser produzida através do torque da bomba, no caso de umdeslocamento dos eixos, do eixo do rotor e do eixo da bomba (em conse-qüência de tolerâncias que se obtêm devido à fabricação) uma carga trans-versal adicional sobre o eixo da bomba, e com isso uma força radial essen-cialmente mais alta sobre os mancais, que pode resultar em uma danificaçãoou destruição, respectivamente, dos mancais.
A presente invenção está baseada na tarefa de indicar um acio-namento de bomba para um retardador, no caso do qual é evitada a cargaadicional sobre os mancais em conseqüência de uma carga transversal ele-vada sobre o eixo da bomba, assim que é aumentada a vida útil dos man-cais.
Esta tarefa é solucionada por meio das características da reivin-dicação de patente 1. Outros aperfeiçoamentos de acordo com a invenção evantagens se obtêm das reivindicações dependentes.
Segundo isso se propõe um acionamento de bomba para abomba de um retardador, sendo que a bomba é acionada pelo rotor do re-tardador através de um acoplamento, que liga o eixo do rotor e o eixo dabomba um com o outro, no caso do qual o acoplamento entre o eixo do rotore o eixo da bomba está configurado como acoplamento flexível em termostransversais, para a compensação de deslocamentos radiais paralelos doseixos, assim como de deslocamentos axiais menores do eixo do rotor e doeixo da bomba um em relação ao outro.
No âmbito de uma forma de execução preferida da invenção, sepropõe utilizar como acoplamento flexível em termos transversais um discotipo cruzeta, que engrena com dois dedos em ranhuras de um respectivodisco de arrasto que aciona, o qual está ligado de maneira resistente à tor-ção com o eixo do rotor, sendo que a ponta do eixo, do eixo da bomba, depreferência configurada como haste com duas superfícies planas paralelas(dispositivo para o arrastamento da bomba), engrena em uma fenda do discotipo cruzeta, a qual está torcida em 90° em relação aos dedos.
O disco tipo cruzeta, segurado vantajosamente de maneira axialno disco de arrasto por meio de um anel de retenção, pode movimentar-seao longo das ranhuras no disco de arrasto, enquanto o dispositivo para oarrastamento da bomba e a ponta do eixo, respectivamente, pode movimen-tar-se na fenda do disco tipo cruzeta de maneira transversal em relação aeste.
Devido à concepção de acordo com a invenção, é evitada umacarga sobre os mancais em conseqüência de cargas transversais, pelo qualé aumentada a vida útil dos mancais.
No âmbito de um aperfeiçoamento vantajoso da invenção sepropõe modificar a ponta do eixo, do eixo da bomba, de tal maneira, que seobtém um dispositivo para o arrastamento com quatro superfícies, sendoque sempre duas superfícies correspondentes funcionam como uma hastecom duas superfícies planas paralelas. Na ocasião de uma inversão do sen-tido de rotação, por exemplo, no caso da marcha para trás, o eixo da bombasó fica parado durante o tempo, até que as superfícies correspondenteschegam ao encosto, assim que então está outra vez garantida uma compen-sação radial.
Deste modo se obtém a vantagem, que é aumentada a tolerân-cia de torção, de regulagem e de posicionamento, respectivamente, no dis-positivo para o arrastamento da bomba, o que resulta também em uma sim-plificação de uma "montagem cega" na linha de montagem.
Em seguida, a invenção será explicada mais detalhadamente demaneira exemplar através das figuras anexas.
Mostram:
a figura 1 uma vista esquemática da perspectiva a), uma vis-ta de cima esquemática b), e uma vista em corte esquemática c), de umacoplamento de acordo com a invenção, para o acionamento da bomba deum retardador, e
a figura 2 vistas de cima esquemáticas a), b) e c), de umaoutra forma de execução preferida da presente invenção, as quais ilustram acompensação radial quando de uma inversão do sentido de rotação.
Como mostra a figura 1, o acoplamento 1, entre o eixo do rotor eo eixo da bomba 2, está configurado como acoplamento flexível em termostransversais, para a compensação de deslocamentos radiais paralelos doseixos, assim como de deslocamentos axiais menores do eixo do rotor e doeixo da bomba um em relação ao outro, e compreende um disco tipo cruzeta3, que engrena com dois dedos 5, em ranhuras de um respectivo disco dearrasto 4 que aciona (ligado com o eixo do rotor),
As ranhuras, que na figura 1, estão dispostas no disco de arrasto4, podem ser previstas de acordo com a invenção diretamente no rotor, co-mo peça construtiva ligada de maneira resistente à torção com o eixo do ro-tor. Então o disco de arrasto 4, está configurado com o rotor como uma sópeça construtiva.
De acordo com a invenção, a ponta do eixo 6, do eixo da bomba2, que serve como dispositivo para o arrastamento da bomba, está configu-rada como haste com duas superfícies planas paralelas, e engrena em umafenda 7, do disco tipo cruzeta 3, a qual está torcida em aproximadamente90° em relação aos dedos 5. Como mostra a vista b), da figura 1, o disco tipocruzeta 3, está segurado de maneira axial no disco de arrasto 4, por meio deum anel de retenção 8. O disco tipo cruzeta 3, pode movimentar-se ao longodas ranhuras no disco de arrasto 4, enquanto a ponta do eixo 6, pode movi-mentar-se na fenda 7, do disco tipo cruzeta 3, de maneira transversal emrelação a este.
No caso do exemplo de execução mostrado na figura 2, a pontado eixo 6, do eixo da bomba 2, está configurada como dispositivo para o ar-rastamento com quatro superfícies, sendo que sempre duas superfícies cor-respondentes funcionam como uma haste com duas superfícies planas para-lelas. Deste modo, na ocasião de uma inversão do sentido de rotação, porexemplo, quando da mudança da marcha para frente para a marcha paratrás, o eixo da bomba 2, fica parado durante o tempo, até que as superfíciescorrespondentes cheguem ao encosto, assim que está outra vez garantidauma compensação radial. As vistas a), b) e c) ilustram as posições diferen-tes do dispositivo para o arrastamento da bomba configurado desta maneira,dentro da fenda 7.
Evidentemente, também cada configuração construtiva, especi-almente cada disposição no espaço dos elementos do acionamento de bom-ba de acordo com a invenção, para a bomba de um retardador, em si assimcomo uns em relação aos outros e contanto que faça sentido, faz parte doâmbito de proteção das presentes reivindicações, sem influenciar a funçãodo acionamento de bomba, como esta está indicada nas reivindicações,também quando estas configurações não são representadas de maneiraexplícita nas figuras e na descrição.REFERÊNCIAS
1 Acoplamento
2 Eixo da bomba
3 Disco tipo cruzeta
4 Disco de arrasto
5 Dedo
6 Ponta do eixo
7 Fenda
8 Anel de retenção

Claims (5)

1. Acionamento de bomba, para uma bomba de um retardador,sendo que a bomba está acionada pelo rotor do retardador através de umacoplamento, que liga o eixo do rotor e o eixo da bomba um com o outro,caracterizado pelo fato, de o acoplamento entre o eixo do rotor e o eixo dabomba (2), estar configurado como acoplamento flexível em termos trans-versais, para a compensação de deslocamentos radiais paralelos dos eixos,assim como de deslocamentos axiais menores do eixo do rotor e do eixo dabomba (2), um em relação ao outro.
2. Acionamento de bomba, para uma bomba de um retardador,de acordo com a reivindicação 1, caracterizado pelo fato de o acoplamento,disposto entre o eixo do rotor e o eixo da bomba (2), compreender um discotipo cruzeta (3), que engrena com dois dedos (5), em ranhuras de um discode arrasto (4) que aciona, ligado de maneira resistente à torção com o eixodo rotor, sendo que a ponta do eixo (6), do eixo da bomba (2), a qual servecomo dispositivo para o arrastamento da bomba, está configurada comohaste com duas superfícies planas paralelas, e engrena em uma fenda (7)do disco tipo cruzeta (3), torcida em aproximadamente 90° em relação aosdedos (5), de tal maneira, que o disco tipo cruzeta (3), pode movimentar-seao longo das ranhuras no disco de arrasto (4), e a ponta do eixo (6), na fen-da (7), do disco tipo cruzeta (3).
3. Acionamento de bomba, para uma bomba de um retardador,de acordo com a reivindicação 2, caracterizado pelo fato de o disco tipo cru-zeta (3), estar segurado de maneira axial no disco de arrasto (4), por meiode um anel de retenção (8).
4. Acionamento de bomba, para uma bomba de um retardador,de acordo com a reivindicação 2 ou 3, caracterizado pelo fato de a ponta doeixo (6), do eixo da bomba (2), que serve como dispositivo para o arrasta-mento da bomba, não estar configurada como haste com duas superfíciesplanas paralelas, mas como dispositivo para o arrastamento com quatro su-perfícies, sendo que sempre duas superfícies correspondentes funcionamcomo uma haste com duas superfícies planas paralelas, de tal maneira, quena ocasião de uma inversão do sentido de rotação, o eixo da bomba (2), ficaparado durante o tempo, até que as superfícies correspondentes cheguemao encosto, assim que está garantida uma compensação radial.
5. Acionamento de bomba, para uma bomba de um retardador,de acordo com uma das reivindicações 2 a 4, caracterizado pelo fato de orotor do retardador ser configurado com o disco de arrasto (4), como uma sópeça construtiva.
BRPI0610363-4A 2005-05-14 2006-05-06 acionamento de bomba, para uma bomba de um retardador BRPI0610363A2 (pt)

Applications Claiming Priority (3)

Application Number Priority Date Filing Date Title
DE102005022454A DE102005022454A1 (de) 2005-05-14 2005-05-14 Pumpenantrieb für die Pumpe eines Retarders
DE102005022454.7 2005-05-14
PCT/EP2006/004263 WO2006122664A2 (de) 2005-05-14 2006-05-06 Pumpenantrieb für die pumpe eines retarders

Publications (1)

Publication Number Publication Date
BRPI0610363A2 true BRPI0610363A2 (pt) 2010-06-15

Family

ID=37101639

Family Applications (1)

Application Number Title Priority Date Filing Date
BRPI0610363-4A BRPI0610363A2 (pt) 2005-05-14 2006-05-06 acionamento de bomba, para uma bomba de um retardador

Country Status (9)

Country Link
EP (1) EP1881922B1 (pt)
JP (1) JP2008540235A (pt)
KR (1) KR20080009747A (pt)
CN (1) CN101208228B (pt)
AT (1) ATE407044T1 (pt)
BR (1) BRPI0610363A2 (pt)
DE (2) DE102005022454A1 (pt)
RU (1) RU2007145939A (pt)
WO (1) WO2006122664A2 (pt)

Families Citing this family (4)

* Cited by examiner, † Cited by third party
Publication number Priority date Publication date Assignee Title
DE102014218194A1 (de) 2014-09-11 2016-03-17 Zf Friedrichshafen Ag Kupplung für die drehfeste Koppelung einer Pumpenwelle mit einer Rotorwelle eines Retarders
DE102014219364B4 (de) * 2014-09-25 2016-07-07 Schaeffler Technologies AG & Co. KG Oldhamkupplung
DE102015201104B3 (de) * 2015-01-23 2016-07-21 Schaeffler Technologies AG & Co. KG Oldhamkupplung
RU2755845C1 (ru) * 2020-12-29 2021-09-22 Акционерное общество "Новомет-Пермь" Модуль радиального смещения

Family Cites Families (4)

* Cited by examiner, † Cited by third party
Publication number Priority date Publication date Assignee Title
DE4108658C2 (de) * 1991-03-16 2001-12-06 Zahnradfabrik Friedrichshafen Kraftfahrzeug mit einem einem Zahnräderwechselgetriebe nachgeschalteten, hydrodynamischen Retarder
DE19833892B4 (de) * 1998-07-28 2008-04-30 Zf Friedrichshafen Ag Hydrodynamischer Retarder für ein Kraftfahrzeug
DE10140220A1 (de) * 2001-08-16 2003-05-28 Zahnradfabrik Friedrichshafen Hydrodynamischer Retarder
JP2004291740A (ja) * 2003-03-26 2004-10-21 Nsk Ltd ステアリング装置

Also Published As

Publication number Publication date
CN101208228B (zh) 2011-09-14
KR20080009747A (ko) 2008-01-29
CN101208228A (zh) 2008-06-25
EP1881922A2 (de) 2008-01-30
DE102005022454A1 (de) 2006-12-07
DE502006001511D1 (de) 2008-10-16
ATE407044T1 (de) 2008-09-15
WO2006122664A3 (de) 2007-01-18
EP1881922B1 (de) 2008-09-03
JP2008540235A (ja) 2008-11-20
RU2007145939A (ru) 2009-07-10
WO2006122664A2 (de) 2006-11-23

Similar Documents

Publication Publication Date Title
CN102947565B (zh) 涡轮复合式变速器和用于控制该涡轮复合式变速器的方法
BR0309751B1 (pt) Freio hidrodinâmico
CN103228954A (zh) 车辆用动力传递装置
BRPI0610363A2 (pt) acionamento de bomba, para uma bomba de um retardador
BRPI1005590A2 (pt) conjunto de roda e freio de aeronave
JP2007518031A (ja) ハイドロダイナミックリバースクラッチを有する駆動力伝達装置
KR20130132691A (ko) 유체역학적 리타더를 갖는 구동 트레인
JP6235234B2 (ja) 角度の遊びを制御するシステムを備えた電気機械用の2つの歯車を有する伝動装置
ES2236527T3 (es) Caja de cambios automatica para acoplamiento bajo carga para vehiculos automoviles.
US2318187A (en) Automatic control for fluid transmissions
CN203114947U (zh) 一种液压摩擦片离合器
US8122781B2 (en) Generator shear gear
BR102020004466A2 (pt) Turbina eólica
CN201896887U (zh) 一种对称制动的钳盘式制动器
CN101856970B (zh) 重型及商用汽车液力辅助起步与液压辅助制动装置
CN201694051U (zh) 重型及商用汽车液力辅助起步与液压辅助制动装置
US2334282A (en) Hydraulic coupling
CN203146745U (zh) 液力变矩器
CN101985963B (zh) 对称制动的钳盘式制动器
CN201339537Y (zh) 中小型变桨风力发电机轮毂
US1959349A (en) Transmission
CN104565269A (zh) 液力耦合器
JP6117935B2 (ja) ハイブリッド車両のパワートレイン
CN205365963U (zh) 一种涡簧储能动力装置
CN212377265U (zh) 一种取力器

Legal Events

Date Code Title Description
B08F Application dismissed because of non-payment of annual fees [chapter 8.6 patent gazette]

Free format text: REFERENTE 7A. ANUIDADE.

B08K Patent lapsed as no evidence of payment of the annual fee has been furnished to inpi [chapter 8.11 patent gazette]

Free format text: REFERENTE AO DESPACHO 8.6 PUBLICADO NA RPI 2210 DE 14/05/2013.