BRPI0610348A2 - processo para produzir uma composição enriquecida - Google Patents

processo para produzir uma composição enriquecida Download PDF

Info

Publication number
BRPI0610348A2
BRPI0610348A2 BRPI0610348-0A BRPI0610348A BRPI0610348A2 BR PI0610348 A2 BRPI0610348 A2 BR PI0610348A2 BR PI0610348 A BRPI0610348 A BR PI0610348A BR PI0610348 A2 BRPI0610348 A2 BR PI0610348A2
Authority
BR
Brazil
Prior art keywords
ppm
ranging
isomers
weight
acid
Prior art date
Application number
BRPI0610348-0A
Other languages
English (en)
Inventor
Philip Edward Gibson
Kenny Randolph Parker
Ruairi Seosamh O'meadhra
Original Assignee
Eastman Chem Co
Priority date (The priority date is an assumption and is not a legal conclusion. Google has not performed a legal analysis and makes no representation as to the accuracy of the date listed.)
Filing date
Publication date
Application filed by Eastman Chem Co filed Critical Eastman Chem Co
Publication of BRPI0610348A2 publication Critical patent/BRPI0610348A2/pt
Publication of BRPI0610348B1 publication Critical patent/BRPI0610348B1/pt

Links

Classifications

    • CCHEMISTRY; METALLURGY
    • C07ORGANIC CHEMISTRY
    • C07CACYCLIC OR CARBOCYCLIC COMPOUNDS
    • C07C51/00Preparation of carboxylic acids or their salts, halides or anhydrides
    • C07C51/16Preparation of carboxylic acids or their salts, halides or anhydrides by oxidation
    • CCHEMISTRY; METALLURGY
    • C07ORGANIC CHEMISTRY
    • C07CACYCLIC OR CARBOCYCLIC COMPOUNDS
    • C07C51/00Preparation of carboxylic acids or their salts, halides or anhydrides
    • C07C51/42Separation; Purification; Stabilisation; Use of additives

Landscapes

  • Chemical & Material Sciences (AREA)
  • Organic Chemistry (AREA)
  • Engineering & Computer Science (AREA)
  • Oil, Petroleum & Natural Gas (AREA)
  • Organic Low-Molecular-Weight Compounds And Preparation Thereof (AREA)
  • Low-Molecular Organic Synthesis Reactions Using Catalysts (AREA)

Abstract

PROCESSO PARA PRODUZIR UMA COMPOSIçãO ENRIQUECIDA. é apresentado um processo para a produção de composições de ácido carboxílico enriquecido, produzidas pelo contato da composição que é composta de um ácido carboxílico com uma alimentação de enriquecimento em uma zona de enriquecimento, para formar uam composição de ácido carboxílico enriquecido. Esta invenção também se refere a um processo e às composições resultantes para a remoção do catalisador de uma composição de ácido carboxílico para produzir uma composição de remoção pós-catalisador.

Description

"PROCESSO PARA PRODUZIR UMA COMPOSIÇÃO ENRIQUECIDA" REFERÊNCIA CRUZADA A SOLICITAÇÕES RELACIONADAS
Este pedido reivindica prioridade para o pedido provisório americano número 60/682.767 depositado em 19/ 5/2005, a apresentação da qual é incorporada aqui como referência na sua integridade.
CAMPO DA INVENÇÃO
Esta invenção refere-se a um processo e às composições de ácido carboxílico enriquecidas resultantes produzidas pelo contato de uma composição de ácido carboxílico com uma alimentação de enriquecimento em uma zona de enriquecimento para formar uma composição de ácido carboxílico enriquecida. A invenção também se refere a um processo e às composições resultantes para a remoção do catalisador de uma composição de ácido carboxílico resfriada.
ANTECEDENTES DA INVENÇÃO
O ácido tereftálico é produzido comercialmente pela oxidação de paraxileno na presença pelo menos de um catalisador, como por exemplo, um catalisador de Co, Mn, e Br e um solvente, tipicamente ácido acético. O ácido tereftálico é tipicamente feito de uma forma para remover as impurezas formadas como resultado da oxidação de paraxileno.
O ácido tereftálico (TPA) é um intermediário na produção de polímeros e copolímeros de condensação, especialmente poliésteres e copoliésteres para plásticos, fibras, filmes, revestimentos, recipientes, e outros artigos. E de especial importância comercial o poli(etileno tereftalato) (EG), assim como os copoliésteres relacionados. Os processos comerciais para a produção de TPA, com freqüência, são baseados na oxidação de paraxileno catalisada por metal de transição multivalente do paraxileno, geralmente com um promotor de brometo em um solvente de ácido acético. Devido a solubilidade limitada de TPA em ácido acético nas condições práticas de oxidação, usualmente é formada uma suspensão de aglomerado cristalino contendo principalmente TPA no reator de oxidação. Tipicamente, a suspensão oxidante de TPA é retirada do reator, e os sólidos de TPA são separados do licor mãe oxidante utilizando-se técnicas convencionais de separação sólido-líquido. A corrente de licor mãe oxidante, que contém a maior parte do catalisador e do promotor usada no processo, é reciclada para o reator de oxidação. Além do catalisador e do promotor, a corrente de licor mãe oxidante também contém TPA dissolvido e vários subprodutos, impurezas, e outros compostos. Estes e outros compostos, subprodutos e impurezas da oxidação são gerados parcialmente de compostos presentes em quantidades menores na corrente de alimentação de paraxileno. Outros compostos e subprodutos de oxidação são gerados devido a oxidação incompleta do paraxileno resultando em produtos parcialmente oxidados. Outros compostos e subprodutos de oxidação resultam ainda de reações secundárias competitivas formadas como resultado da oxidação de paraxileno em ácido tereftálico. As patentes apresentando a produção de ácido tereftálico, tais como a patente americana de n° 4.158.738 e n° 3.996.271 são incorporadas aqui como referência na sua integridade desde que não contradigam as afirmações feitas aqui.
Vários dos compostos na corrente de licor mãe oxidante que são reciclados, são relativamente inertes a uma oxidação adicional, mas não são inertes a uma reação adicional, incluindo a decomposição e a conversão em outros compostos. Tais compostos incluem, por exemplo, ácido isoftálico (IPA), ácido benzóico, e ácido Mico. Os compostos na corrente de licor mãe oxidante que poderão sofrer uma oxidação adicional estão também presentes, tais como, por exemplo, no caso da oxidação de paraxileno (também conhecido como 1,4-dimetilbenzeno), compostos tais como 4- carboxibenzaldeído, ácido p-toluico, p-tolualdeído e tereftaldeído. Os compostos que são relativamente inertes a oxidação e não são removidos de outra forma do processo, tendem a se acumularem na corrente de licor mãe oxidante com a reciclagem.
Convencionalmente, o ácido tereftálico bruto (CTA) é purificado pela conversão em um dimetil éster pela dissolução em água com a hidrogenação subseqüente sob catalisadores de hidrogenação standard. Mais recentemente, têm sido utilizados tratamentos oxidativos secundários ao invés de hidrogenação, para a produção de TPA de grau polimérico. É desejável minimizar-se a concentração de impurezas no licor mãe e dessa forma facilitar-se a purificação posterior de TPA. Em alguns casos, não é possível produzir-se um TPA grau polimérico, purificado, a não ser que algum meio para a remoção de impurezas da corrente de licor mãe oxidante seja utilizado.
Uma técnica para a remoção de impurezas comumente usada na indústria de processamento químico é retirar ou "purgar" uma porção da corrente de licor mãe como uma corrente de reciclo. Tipicamente, a corrente de purga é simplesmente descartada, ou, se justificado economicamente, é submetida a vários tratamentos para a remoção das impurezas indesejáveis, ao mesmo tempo recuperando-se os componentes valiosos. Um exemplo deste processo de purga é a patente americana n° 4.939.297 incorporada aqui como referência na sua integridade, desde que ela não contradiga as afirmações feitas aqui.
A purificação de CTA para produzir o ácido tereftálico purificado (PTA) aumenta o custo de produção do PTA. É desejável maximizar-se a concentração de subprodutos, impurezas, e outros compostos no ácido tereftálico, desde que o ácido tereftálico permaneça útil, especialmente na produção do polímero de poli(etileno tereftalato) (PET) e artigos formado a partir do mesmo, tais como filmes, recipientes, e fibras.
Um exemplo de utilidade é o rendimento melhorado em um processo de ácido carboxílico, especialmente um processo de ácido tereftálico. Outra utilidade desta invenção é a flexibilidade de se controlar o destino dos compostos específicos no processo. Por exemplo, uma porção de compostos específicos pode ser retida no produto em uma zona de remoção do catalisador, ou enriquecida no produto nas zonas de enriquecimento, de forma que elas saiam com a corrente de produto, ou possam sair do processo. Ainda outro utilidade é o processo permitir a opção de colocação de compostos que não estão no processo TPA na corrente de produto. Outra utilidade é a opção de poder-se adicionar um comonômero, na corrente de produto de TPA, como por exemplo, IPA.
SUMÁRIO DA INVENÇÃO
Em uma primeira realização desta invenção, é apresentado um processo para produzir uma composição enriquecida. O processo é composto da submissão pelo menos de uma corrente selecionada do grupo consistindo de uma composição de ácido carboxílico resfriada, uma composição em suspensão cristalizada, uma composição em suspensão, e uma composição de ácido carboxílico bruto; e uma corrente de enriquecimento para uma zona de enriquecimento para formar a referida composição enriquecida; onde a referida alimentação de enriquecimento é composta pelo menos de um composto selecionado do grupo consistindo de ácido tereftálico, ácido isoftálico, ácido itálico, isômeros do ácido benzeno-tricarboxílico, ácido benzóico, isômeros do ácido hidroxibenzóico, isômeros do ácido hidroximetil benzóico, isômeros de dicarboxilbifenila, isômeros de dicarboxiestilbeno, isômeros de tricarboxi-bifenila, isômeros de tricarboxibenzofenona, isômeros de di-carboxibenzofenona, isômeros de dicarboxibenzila, isômero de ácido form-acet-hidroxibenzóico, isômeros de ácido acet-hidroximetilbenzóico, isômeros de ácido a-bromo-toluico, ácido bromo-benzoico, ácido bromo- acético, isômeros de tolualdeído, isômeros de álcool benzílico, isômeros de álcool metil benzílico, e isômeros de ftaldeídos; onde pelo menos um dos referidos compostos é enriquecido.
Em outra realização desta invenção, é apresentado um processo para produzir uma composição enriquecida. O processo é composto da submissão de uma composição de ácido carboxílico resfriada, ou uma composição em suspensão cristalizada, ou uma composição em suspensão, ou uma composição de ácido carboxílico bruto; e uma alimentação de enriquecimento para uma zona de enriquecimento para formar a referida composição enriquecida; onde a referida alimentação de enriquecimento é composta pelo menos de um composto selecionado do grupo consistindo de ácido tereftálico, ácido isoftálico, ácido itálico, isômeros do ácido benzeno- tricarboxílico, ácido benzóico, isômeros do ácido hidroxibenzóico, isômeros do ácido hidroximetilbenzóico, isômeros dicarboxibifenila, isômeros dicarboxiestilbeno, isômeros tricarboxibifenila, isômeros tricarboxibenzofenona, isômeros de dicarboxi-benzofenona, isômeros dicarboxibenzila, isômeros do ácido form-acet-hidroxibenzóico, isômeros do ácido acet-hidroximetilbenzóico, isômeros do ácido a-bromo-toluico, ácido bromo-benzóico, ácido bromo-acético, isômeros de tolualdeído, isômeros de álcool benzílico, isômeros de álcool metil benzílico, e isômeros de ftaldeído; onde pelo menos um dos referidos compostos é enriquecido; onde a referida composição de ácido carboxílico resfriada, ou a composição em suspensão cristalizada, ou a composição em suspensão, ou a composição de ácido carboxílico bruto é composta de ácido tereftálico.
Em outra realização desta invenção, é apresentado um processo para produzir uma composição enriquecida. O processo é composto da submissão de uma composição de ácido carboxílico resfriada, ou uma composição em suspensão cristalizada, ou uma composição em suspensão, ou uma composição de ácido carboxílico bruto; e uma alimentação de enriquecimento para uma zona de enriquecimento para formar a referida composição enriquecida; onde a referida alimentação de enriquecimento é composta pelo menos de um composto selecionado do grupo consistindo de ácido isoftálico, ácido fíálico, isômeros do ácido benzeno-tricarboxílico, ácido benzóico, isômeros do ácido hidroxibenzóico, isômeros do ácido hidroximetil-benzóico, isômeros de dicarboxibifenila, isômeros de dicarboxiestilbeno, isômeros de tricarboxibifenila, isômeros de tricarboxibenzofenona, isômeros de dicarboxi-benzofenona, isômeros de dicarboxibenzila, isômeros do ácido form-acet-hidroxibenzóico, isômeros do ácido acet-hidroximetilbenzóico, isômeros do ácido a-bromo-toluico, ácido bromo-benzóico, ácido bromo-acético, isômeros de tolualdeído, isômeros de álcool benzílico, isômeros de álcool metil benzílico, e isômeros de flaldeído; onde pelo menos um dos referidos compostos é enriquecido; e onde a referida composição de ácido carboxílico resfriada, ou a referida composição em suspensão cristalizada, ou a referida composição em suspensão, ou a referida composição de ácido carboxílico bruto é composta de ácido isoftálico.
Em outra realização desta invenção, é apresentado um processo para produzir uma composição enriquecida. O processo é composto da submissão de uma composição de ácido carboxílico resfriada, ou uma composição em suspensão cristalizada, ou uma composição em suspensão, ou uma composição de ácido carboxílico bruto; e uma alimentação de enriquecimento para uma zona de enriquecimento, para formar a referida composição enriquecida; onde a referida alimentação de enriquecimento é composta pelo menos de um composto selecionado do grupo consistindo de ácido isoftálico, ácido trimelítico, 4,4'-di-carboxibufenila, ftálico, ácido 4- hidroximetilbenzóico, ácido 4-hidroximetilbenzóico, e ácido benzóico; onde pelo menos um dos referidos compostos é enriquecido; e onde a referida composição de ácido carboxílico resfriada, a referida composição em suspensão cristalizada, a referida composição em suspensão, ou a referida composição de ácido carboxílico bruto é composta de ácido tereftálico.
estas realizações, e outras realizações, ficarão aparentes para outros com conhecimento normal na arte, após a leitura desta apresentação.
BREVE DESCRIÇÃO DO DESENHO
A figura IA & B ilustra uma realização da invenção onde é produzida uma composição de ácido carboxílico seca 280. A figura 2 ilustra várias realizações da invenção, onde podem ser utilizadas zonas múltiplas de deslocamento de líquido 40.
A figura 3 ilustra uma realização da invenção onde uma composição em suspensão 160 pode ser produzida através de processos diferentes múltiplos.
A figura 4 é uma realização da invenção onde a composição de ácido carboxílico bruto ou uma composição em suspensão podem ser produzidas através de processos múltiplos diferentes.
A figura 5 ilustra uma realização da invenção onde uma composição de remoção pós-catalisador 200 é produzida a partir de uma composição de ácido carboxílico 214 em uma zona de remoção do catalisador 180.
A figura 6 ilustra uma realização da invenção, onde ambos a zona de remoção do catalisador 180 e uma zona de enriquecimento 210 são utilizadas para a produção de uma composição enriquecida 240 a partir de uma composição de ácido carboxílico resinada 170.
A figura 7 ilustra uma realização da invenção, onde uma composição enriquecida 240 é produzida a partir de uma composição de remoção pós-catalisador 200 em uma zona de enriquecimento 210.
A figura 8 ilustra uma realização da invenção mostrando pontos múltiplos de alimentação de enriquecimento 220.
A figura 9 ilustra várias realizações da invenção onde uma composição de ácido carboxílico 214 e/ou uma composição em suspensão cristalizada 160 são enriquecidas.
A figura 10 ilustra várias realizações da invenção onde uma composição de ácido carboxílico 214 é enriquecida em uma zona prolongada de enriquecimento 213.
A figura 11 ilustra várias realizações da invenção onde a zona de enriquecimento 210 e a zona de remoção do catalisador 180 podem ser combinadas em pelo menos uma zona combinada de remoção do catalisador/enriquecimento 181 ou pelo menos um dispositivo que execute ambas as funções.
As figuras 12, 13, 14e 15 ilustram uma realização da invenção mostrando alimentações múltiplas de enriquecimento 220 em um determinado processo.
A figura 16 ilustra uma realização da invenção onde uma composição enriquecida 240 é enviada diretamente para uma zona de reação de esterificação 610.
A figura 17 ilustra uma realização da invenção onde uma composição de torta úmida com água 246 é enviada diretamente para uma zona do reator de esterificação 610.
A figura 18 ilustra uma realização da invenção, onde uma matéria-prima aromática 10 é utilizada para produzir uma composição de remoção pós-catalisador 200.
A figura 19 ilustra uma realização da invenção onde uma matéria-prima aromática 10 é utilizada para produzir uma composição enriquecida 240.
A figura 20 A&B ilustra uma realização da invenção onde a zona de remoção do catalisador 180 é opcional, e é requerida a zona de enriquecimento 210.
DESCRIÇÃO DETALHADA DA INVENÇÃO
A presente invenção poderá ser entendida mais rapidamente por referência a seguinte descrição detalhada das realizações preferidas da invenção e os exemplos incluídos aqui e as figuras e a sua descrição prévia e seguinte.
Antes que os compostos, composições, artigos, dispositivos, e/ou métodos atuais sejam apresentados e descritos, deve ser entendido que esta invenção não é limitada a métodos sintéticos específicos, processos específicos, ou aparelhos específicos, porque esses, é claro, poderão variar. Deve também ser entendido que a terminologia usada aqui é para fins de descrever realizações específicas somente, e não se destina a ser limitante.
Nesta especificação e nas reivindicações que se seguem, será feita referência a uma quantidade de termos que devem ser definidos como tendo os seguintes significados:
Conforme usado na especificação e nas reivindicações anexas, as formas singulares "um", "uma" e "o" incluem os correspondentes no plural a não ser que o contexto defina claramente de outra forma. Assim sendo, por exemplo, a referência a uma zona de remoção do catalisador inclui uma ou mais zonas de remoção do catalisador.
As faixas poderão ser expressas aqui como sendo "cerca de" um valor específico, e/ou "em torno de" outro valor específico. Quando tal faixa é expressa, outra realização inclui de um valor específico e/ou para o outro valor específico. Da mesma forma, quando os valores são expressos como aproximações, utilizando-se um antecedente "cerca de", ficará entendido que o valor específico forma outra realização. Será ainda entendido que os pontos finais de cada uma das faixas são significativos, tanto em relação ao outro ponto final, como independentemente do outro ponto final.
"Opcional" ou "opcionalmente" significa que o evento ou circunstância descrito posteriormente poderá ou não ocorrer e que a descrição inclui ocasiões onde o referido evento ou circunstância ocorre e ocasiões onde ela não ocorre. Por exemplo, a frase "opcionalmente aquecido" significa que o material poderá ou não ser aquecido e que tal frase inclui ambos os processos aquecido e não aquecido. Não obstante as faixas e parâmetros estabelecidos, o amplo escopo da invenção são aproximações, os valores apresentados nos exemplos específicos são registrados com o máximo de precisão possível. Qualquer valor, no entanto, contém inerentemente certos erros necessariamente resultantes do desvio standard encontrado nas suas respectivas medições de teste.
As faixas mencionadas nesta apresentação e as reivindicações se destinam a incluir a faixa inteira especificamente e não somente o ponto final. Por exemplo, uma faixa mencionada como sendo de 0 a 10 se destina a apresentar todos os números entre 0 e 10, tais como, por exemplo, 1, 2, 3, 4, etc., todos os números fracionados entre 0 e 10, como por exemplo, 1,5, 2,3, 4,57, 6,113, etc, e os pontos finais 0 e 10. Também, uma faixa associada com os grupos químicos substituintes, tais como, por exemplo, "hidrocarbonetos C1 a Cs" se destina especificamente a incluir e apresentar os hidrocarbonetos C1 e C5, assim como os hidrocarbonetos C2, C3, e C4.
Em uma realização da invenção, uma composição de remoção pós-catalisador 200 opcionalmente é contatada com uma alimentação de enriquecimento 220 em uma zona de enriquecimento 210. Uma composição em suspensão 70 ou uma composição em suspensão cristalizada 160 ou uma composição de ácido carboxílico resfriada 170 ou uma composição de ácido carboxílico bruto 30 podem ser feitas em qualquer processo convencional conhecido na arte para a produção de uma composição de ácido carboxílico.
A composição em suspensão 70 ou a composição em suspensão cristalizada 160 ou a composição de ácido carboxílico resfriada 170 ou a composição de ácido carboxílico bruto 30 é então posteriormente usada para produzir uma composição de ácido carboxílico seca 280 ou uma composição enriquecida 240 ou uma composição de torta desidratada 260. Por exemplo, um método de produção de uma composição de remoção pós-catalisador 200 é apresentada nas figuras 1A&B.
A etapa (a) na figura IA é composta da oxidação de uma matéria-prima aromática 10 em uma zona de oxidação primária 20 para formar uma composição de ácido carboxílico bruta. A matéria-prima aromática 10 é composta pelo menos de um composto oxidável, pelo menos um solvente, e pelo menos um catalisador.
Uma realização da presente invenção refere-se à oxidação parcial em fase líquida de um composto oxidável. Tal oxidação, de preferência, é executada na fase líquida de um meio de reação de fases múltiplas contido em um reator ou reatores agitados. Reatores agitados adequados incluem, por exemplo, reatores agitados por borbulhamento (por exemplo, reatores de coluna de borbulhamento) e reatores agitados mecanicamente (por exemplo, reatores de tanques com agitação contínua). A oxidação em fase líquida, de preferência, é executada em um reator de coluna de borbulhamento.
Conforme usado aqui, o termo "reator de coluna de borbulhamento" deve indicar um reator para facilitar as reações químicas em um meio de reação de fases múltiplas, onde a agitação do meio de reação é fornecida principalmente pelo movimento ascendente de bolhas de gás através do meio de reação. Conforme usado aqui, o termo "agitação" deve indicar o trabalho dissipado no meio de reação, provocando o escoamento e/ou a mistura do fluido. Conforme usado aqui, os termos "a maior parte", "principalmente", e "predominantemente" deve significar mais de 50%.
O composto oxidável presente na matéria-prima aromática 2, de preferência, é composto pelo menos de um grupo hidrocarbila. Mais de preferência, o composto oxidável é um composto aromático. Ainda mais de preferência, o composto oxidável é um composto aromático com pelo menos um grupo hidrocarbila anexado ou pelo menos um grupo hidrocarbila substituído anexado ou pelo menos um heteroátomo anexado ou pelo menos uma função de ácido carboxílico anexada (-COOH). Ainda mais de preferência, o composto oxidável é um composto aromático com pelo menos um grupo hidrocarbila anexado ou pelo menos um grupo hidrocarbila substituído anexado com cada grupo anexado sendo composto de 1 a 5 átomos de carbono. Ainda mais de preferência, o composto oxidável é um composto aromático tendo exatamente dois grupos anexados com cada grupo anexado sendo composto exatamente de um átomo de carbono e consistindo de grupos metila e/ou grupos metila substituídos e/ou no máximo um grupo de ácido carboxílico. Ainda mais de preferência, o composto oxidável é paraxileno, meta xileno, par-tolualdeído, meta-tolualdeído, ácido para-toluico, ácido meta-toluico, e/ou acetaldeído.
Um "grupo hidrocarbila" conforme definido aqui, é pelo menos um átomo de carbono que é ligado somente a átomos de hidrogênio ou a outros átomos de carbono. Um "grupo hidrocarbila substituído", conforme definido aqui, é pelo menos um átomo de carbono ligado a pelo menos um heteroátomo e pelo menos a um átomo de hidrogênio. "Heteroátomos", conforme definido aqui, são todos os átomos diferentes de átomos de carbono e hidrogênio. "Compostos aromáticos", conforme definido aqui, são compostos de um anel aromático, de preferência, tendo pelo menos 6 átomos de carbono, ainda mais de preferência, tendo somente átomos de carbono como parte do anel. Exemplos adequados de tais anéis aromáticos incluem, mas não são limitados a, benzeno, bifenila, terfenila, naftaleno, e outros anéis aromáticos fundidos com base em carbono.
Exemplos adequados de composto oxidável, incluem hidrocarbonetos alifáticos (por exemplo, alcanos, alcanos ramificados, alcanos cíclicos, alquenos alifáticos, alquenos ramificados, e alquenos cíclicos); aldeídos alifáticos (por exemplo, acetaldeído, propionaldeído,isobutiraldeído e n-butiraldeído); álcoois alifáticos (por exemplo, etanol, isopropanol, n-propanol, n-butanol, e isobutanol); cetonas alifáticas (por exemplo, dimetilcetona, etilmetilcetona, dietil-cetona, e isopropil metil cetona); ésteres alifáticos (por exemplo, metil formiato, metil acetato, e etil acetato); e peróxidos alifáticos, perácidos, e hidroperóxidos (por exemplo, t-butil hidroperóxido, ácido peracético, e di-t-butil-hidroperóxido); compostos alifáticos com grupos que são combinações das espécies alifáticas acima com outros heteroátomos (por exemplo, compostos alifáticos que são compostos de um ou mais segmentos moleculares de hidrocarbonetos, aldeídos, álcoois, cetonas, ésteres, peróxidos, perácidos, e/ou hidroperóxidos em combinação com sódio, bromo, cobalto, manganês, e zircônio); vários anéis de benzeno, anéis de naftaleno, bifenilas, terfenilas, e outros grupos aromáticos como um ou mais grupos hidrocarbila anexados (por exemplo, tolueno, etilbenzeno, isopropilbenzeno, n-propilbenzeno, neopentilbenzeno, paraxileno, metaxileno, ortoxileno, todos os isômeros de trimetilbenzenos, todos os isômeros de tetrametilbenzenos, pentametilbenzeno, hexametilbenzeno, todos os isômeros de etilmetilbenzenos, todos os isômeros de dietilbenzenos, todos os isômeros de etildimetilbenzenos, todos os isômeros de dimetilnaftalenos, todos os isômeros de etil-metil-naflalenos, todos os isômeros de dietilnaffcalenos, todos os isômeros de dimetilbifenilas, todos os isômeros de etil-metilbifenilas, e todos os isômeros de dietilbifenilas, estilbeno e com um ou mais grupos hidrocarbila anexados, fluoreno e com um ou mais grupos hidrocarbila anexados, antraceno e com um ou mais grupos hidrocarbila anexados, e difenilmetano e com um ou mais grupos hidrocarbila anexados); vários anéis de benzeno, anéis de naftaleno, bifenilas, terfenilas, e outros grupos aromáticos com um ou mais grupos hidrocarbila anexados e/ou um ou mais heteroátomos anexados, que poderão se ligar a outros átomos ou grupos de átomos (por exemplo, fenol, todos os isômeros de metil enóis, todos os isômeros de dimetilfenóis, todos os isômeros de naftóis, benzil metil éter, todos os isômeros de bromofenóis, bromo-benzeno, todos os isômeros de bromo-tolueno, incluindo alfa-bromotolueno, dibromo-benzeno, cobalto- naftenato, e todos os isômeros de bromo-bifenilas); vários anéis de benzeno, anéis de naftaleno, bifenilas, terfenilas, e outros grupos aromáticos com um ou mais grupos hidrocarbila anexados e/ou um ou mais heteroátomos anexados e/ou um ou mais grupos hidrocarbila substituídos anexados (por exemplo, benzaldeído, todos os isômeros de bromo-benzaldeídos, todos os isômeros de tolualdeídos bromados, incluindo todos os isômeros alfa-bromo- tolualdeídos, todos os isômeros de hidroxibenzaldeídos, todos os isômeros de bromo-hidroxibenzaldeídos, todos os isômeros de benzeno-dicarboxialdeídos, todos os isômeros de benzeno tricarboxialdeídos, para-tolualdeído, meta- tolualdeído, orto-tolualdeído, todos os isômeros de tolueno dicarboxialdeídos, todos os isômeros de tolueno tricarboxi-aldeídos, todos os isômeros de tolueno tetracarboxialdeídos, todos os isômeros de dimetilbenzeno dicarboxialdeídos, todos os isômeros de dimetilbenzeno tricarboxialdeídos, todos os isômeros de dimetilbenzeno tetracarboxialdeídos, todos os isômeros de trimetilbenzeno tricarboxialdeídos, todos os isômeros de etiltolualdeídos, todos os isômeros de trimetilbenzeno dicarboxialdeídos, tetrametilbenzeno dicarboxialdeídos, hidroximetilbenzeno, todos os isômeros de hidroximetiltoluenos, todos os isômeros de hidroximetil-bromotoluenos, todos os isômeros de hidroximetil-tolualdeídos, todos os isômeros de hidroximetil-bromo-tolualdeídos, benzil hidroperóxido, benzoil hidroperóxido, todos os isômeros de tolil metil-hidroperóxidos, todos os isômeros de metil fenol metil-hidroperóxidos); vários anéis de benzeno, anéis de naftaleno, bifenilas, terfenilas, e outros grupos aromáticos com um ou mais grupos selecionados anexados, grupos selecionados significando grupos hidrocarbila e/ou heteroátomos anexados e/ou grupos hidrocarbila substituídos e/ou grupos de ácido carboxílico e/ou grupos de peroxiácido (por exemplo, ácido benzóico, ácido para-toluico, ácido meta-toluico, ácido orto- toluico, todos os isômeros de ácido etilbenzóico, todos os isômeros de ácidos propilbenzóico, todos os isômeros de ácido butil-benzóico, todos os isômeros de ácido pentilbenzóico, todos os isômeros de ácido dimetilbenzóico, todos os isômeros de ácido etilmetilbenzóico, todos os isômeros de ácido trimetil- benzóico, todos os isômeros de ácido tetrametilbenzóico, ácido pentametilbenzóico, todos os isômeros de ácido dietil-benzóico, todos os isômeros de ácidos benzeno dicarboxílicos, todos os isômeros de ácidos benzeno tricarboxílicos, todos os isômeros de ácidos metilbenzeno dicarboxílico, todos os isômeros de ácidos dimetilbenzeno dicarboxílicos, todos os isômeros de ácidos metilbenzeno tricarboxílicos, todos os isômeros de ácidos bromobenzóico, todos os isômeros de ácidos dibromobenzóico, todos os isômeros de ácidos bromotoluico incluindo ácidos alfa- bromotoluico, ácido tolil acético, todos os isômeros de isômeros de ácido hidroxibenzóico, todos os isômeros de ácidos hidroximetilbenzóico, todos os isômeros de ácidos hidroxitoluico, todos os isômeros de ácidos hidroximetil - toluico, todos os isômeros de ácidos hidroximetil benzeno-dicarboxílico, HLO todos os isômeros de ácidos hidroxibromo benzóico, todos os isômeros de ácidos hidroxibromotoluico, todos os isômeros de ácidos hidroximetilbromobenzóicos, todos os isômeros de carboxibenzaldeídos, todos os isômeros de dicarboxibenzaldeídos, ácido perbenzóico, todos os isômeros de ácidos hidroperoximetilbenzóicos, todos os isômeros de ácido hidroperoximetilhidroxibenzóico, todos os isômeros de ácidos hidroperoxicarbonil-toluenos, todos os isômeros de ácidos metilbifenil carboxílicos, todos os isômeros de ácidos dimetilbifenil carboxílicos, todos os isômeros de ácidos metildifenil dicarboxílicos, todos os isômeros de ácidos bifeniltricarboxílicos, todos os isômeros de estilbeno com um ou mais grupos selecionados anexados, todos os isômeros de fluorenona com um ou mais grupos selecionados anexados, todos os isômeros de naftaleno com um ou mais grupos selecionados anexados, benzila, todos os isômeros de benzila com um ou mais grupos selecionados anexados, benzofenona, todos os isômeros de benzofenona com um ou mais grupos selecionados anexados, antraquinona, todos os isômeros de antraquinona com um ou mais grupos selecionados anexados, todos os isômeros de difeniletano com um ou mais grupos selecionados anexados, benzocumarina, e todos os isômeros de benzocumarina com um ou mais grupos selecionados anexados).
Deve ser entendido que o composto oxidável presente na alimentação em fase líquida poderá ser composto de uma combinação de dois ou mais produtos químicos diferentes oxidáveis. Estes dois ou mais materiais químicos diferentes podem ser alimentados misturados na matéria-prima aromática 10 ou podem ser alimentados separadamente em correntes de alimentação múltiplas. Por exemplo, uma matéria-prima composta de paraxileno, metaxileno, para-tolualdeído, ácido para-toluico, e acetaldeído poderá ser alimentada para o reator através de uma só entrada ou entradas separadas múltiplas.
O solvente presente na matéria-prima aromática 10, de preferência, é composto de um componente ácido e um componente aquoso. Em uma realização da invenção, o solvente, de preferência, está presente na matéria-prima aromática 10 em uma concentração na faixa de cerca de 60 a cerca de 98% em peso, mais de preferência, na faixa de cerca de 80 a cerca de 96% em peso, e mais de preferência, na faixa de 85 a 94% em peso. O composto ácido do solvente, de preferência, é um ácido monocarboxilico orgânico de baixo peso molecular tendo 1-6 átomos de carbono, mais de preferência, 2 átomos de carbono. Mais de preferência, o componente ácido do solvente é ácido acético. De preferência, o componente ácido representa pelo menos cerca de 75% em peso do solvente, mais de preferência, pelo menos cerca de 80% em peso do solvente, e mais de preferência, 85 a 98% em peso do solvente, com o restante sendo água.
Solventes adequados incluem, mas não são limitados a, ácidos monocarboxilicos alifáticos, de preferência, contendo 2 a 6 átomos de carbono, ou ácido benzóico e misturas do mesmo e misturas destes compostos com água.
O sistema catalítico presente na matéria-prima aromática 10, de preferência, é um sistema catalítico em fase líquida, homogêneo, capaz de promover a oxidação (incluindo a oxidação parcial) do composto oxidável. Mais de preferência, o sistema catalítico é composto pelo menos de um metal de transição multivalente. Ainda mais de preferência, o metal de transição multivalente é composto de cobalto. Ainda mais de preferência, o sistema catalítico é composto de cobalto e bromo. Mais de preferência, o sistema catalítico é composto de cobalto, bromo, e manganês.
Quando o cobalto está presente no sistema catalítico, é preferível que a quantidade de cobalto presente na matéria-prima aromática .10 seja tal que a concentração de cobalto na fase líquida do meio de reação na zona primária de oxidação 20 seja mantida na faixa de cerca de 300 a cerca de .6.000 partes por milhão por peso (ppm em peso), mais de preferência, na faixa de cerca de 700 a cerca de 4200 ppm em peso, e mais de preferência, na faixa de 1200 a 3.000 ppm em peso. Quando o bromo está presente no sistema catalítico, é preferível que a quantidade de bromo presente na matéria-prima aromática seja tal que a concentração de bromo na fase líquida do meio de reação seja mantida na faixa de cerca de 300 a cerca de 5.000 ppm em peso, mais de preferência, na faixa de cerca de 600 a cerca de 4.000 ppm em peso, e mais de preferência, na faixa de 900 a 3.000 ppm em peso. Quando o manganês está presente no sistema catalítico, é preferível que a quantidade de manganês presente na matéria-prima aromática 10 seja tal que a concentração de manganês na fase líquida do meio de reação seja mantida na faixa de cerca .20 de 20 a cerca de 1.000 ppm em peso, mais de preferência, na faixa de cerca de .40 a cerca de 500 ppm em peso, mais de preferência, na faixa de 50 a 200 ppm em peso.
As concentrações de cobalto, bromo, e/ou manganês na fase líquida do meio de reação apresentado acima, são expressos em uma base de tempo médio e volume médio. Conforme usado aqui, o termo "tempo médio" deve indicar uma média de pelo menos dez medições tomadas durante um período de tempo contínuo de 100 segundos. Conforme usado aqui, o termo "volume médio" deve indicar uma média de pelo menos dez medições tomadas em espaços uniformes tridimensionais por todo um certo volume. A relação em peso entre cobalto e bromo (Co:Br) no sistema catalítico introduzido na zona primária de oxidação 20, de preferência, está na faixa de cerca de 0,25:1 a cerca de 4:1, mais de preferência, na faixa de cerca de 0,5:1 a cerca de 3: 1, e mais de preferência, na faixa de 0,75:1 a 2:1. A relação em peso entre cobalto e manganês (Co:Mn) no sistema catalítico introduzido na zona primária de oxidação 20, de preferência, está na faixa de cerca de 0,3:1 a cerca de 40:1, mais de preferência, na faixa de cerca de 5:1 a cerca de 30:1, e mais de preferência, na faixa de 10:1 a 25:1.
A matéria-prima aromática 10 introduzida na zona de oxidação primária 20 pode incluir pequenas quantidades de compostos tais como, por exemplo, metaxileno, ortoxileno, tolueno, etilbenzeno, 4-carboxibenzaldeído (4-CBA), ácido benzóico, ácido para-toluico, aldeído para-toluico, ácido alfa- bromo paratoluico, ácido isoftálico, ácido ftálico, ácido trimelítico, poliaromáticos, e/ou particulados em suspensão. A etapa (b) opcionalmente é composta da remoção de pelo
menos uma porção dos subprodutos de oxidação de uma composição de ácido carboxílico bruta de 30 em uma zona de deslocamento de líquido 40 para formar uma composição em suspensão 70.
Uma composição de ácido carboxílico bruto da quinta é composta pelo menos de ácido carboxílico, pelo menos de um catalisador, pelo menos um solvente, e pelo menos um subproduto de oxidação pelo menos uma porção do qual é retirada através da linha 60. Os subprodutos de oxidação tipicamente o são compostos pelo menos de um ou mais das seguintes classes de compostos e seus isômeros: ácidos carboxílico, aldeídos, hidroxialdeídos, carboxialdeídos, cetonas, álcoois, e hidrocarbonetos. No caso da oxidação de paraxileno, a oxidação de subprodutos tipicamente é composta pelo menos de um dos seguintes compostos: 4- carboxibenzaldeído, ácido p- toluico, p-tolualdeído, ácido isoflálico, ácido ftálico, ácido benzóico, ácido trimelítico, 4,4'-dicarboxibifenila, 2,6- e 2,7-dicarboxifluorenona, 2,6- dicarboxiantraquinona, 4,4'-dicarboxibenzofenona, 4,4'-dicarboxibifenila, e ácido a-bromo-p-toluico. O solvente tipicamente é composto de ácido acético, mas pode ser qualquer solvente que tenha sido mencionado anteriormente.
A composição de ácido carboxílico bruto 30 é produzida pela oxidação em uma zona primária de oxidação 20 de uma matéria-prima aromática 10. Em uma realização, a matéria-prima aromática 10 é composta de paraxileno. A zona de oxidação primária 20 é composta pelo menos de um reator de oxidação. A composição de ácido carboxílico bruto 30 é composta pelo menos de ácido carboxílico.
Em uma realização da invenção, o reator de oxidação pode ser operado em temperaturas entre cerca de 110°C a cerca de 200°C; outra faixa é entre cerca de 140°C a cerca de 170°C. Tipicamente, o composto oxidável na matéria-prima aromática 10 é paraxileno, e o ácido carboxílico produzido é o ácido tereftálico. Em uma realização da invenção, a zona primária de oxidação 20 é composta de uma coluna de borbulhamento.
Os ácidos carboxílicos incluem ácidos carboxílicos aromáticos produzidos através de oxidação controlada de um substrato orgânico ou qualquer ácido carboxílico produzido pela oxidação de compostos oxidáveis mencionados anteriormente. Tais ácidos carboxílicos aromáticos incluem compostos com pelo menos um grupo de ácido carboxílico ligado em um átomo de carbono que é parte de um anel aromático, de preferência, tendo pelo menos seis átomos de carbono, ainda mais de preferência, tendo somente átomos de carbono. Exemplos adequados de tais anéis aromáticos incluem, mas não são limitados a, benzeno, bifenila, terfenila, naftaleno, e outros anéis aromáticos fundidos baseados em carbono. Exemplos de ácidos carboxílicos adequados incluem, mas não são limitados a, ácido tereftálico, ácido benzóico, p-toluico, ácido ftálico, ácido isoftálico, ácido trimelítico, ácido naftalenodicarboxílico e ácido 2,5-difenil-tereftálico.
A suspensão de ácido tereftálico bruta é produzida convencionalmente através de oxidação em fase líquida de paraxileno na presença de um catalisador adequado de oxidação. Em outra realização da invenção, catalisadores adequados incluem, mas não são limitados a compostos de, cobalto, manganês e bromo, que são solúveis no solvente selecionado.
A composição de ácido carboxílico bruto no duto 30 opcionalmente é alimentada para uma zona de deslocamento de líquido 40 capaz de remover uma porção do líquido contida na composição de ácido carboxílico bruto 30 para produzir a composição em suspensão no duto 70. Em realizações da invenção, uma porção significa pelo menos 5% em peso do líquido sendo removido. Em outra realização da invenção, uma porção significa que pelo menos 10% em peso do líquido é removida. Em outra realização da invenção, uma porção significa que pelo menos 15% em peso do líquido é removida. Em outra realização da invenção, uma porção significa que pelo menos 25% em peso do líquido é removida. Em outra realização da invenção, uma porção significa que pelo menos 35% em peso do líquido é removida. Em outra realização da invenção, uma porção significa que pelo menos 45% em peso do líquido é removida. Em outra realização da invenção, uma porção significa que pelo menos 55% em peso do líquido é removida. Em outra realização da invenção, uma porção significa que pelo menos 65% em peso do líquido é removida. Em outra realização da invenção, uma porção significa que pelo menos 75% em peso do líquido é removida. Em outra realização da invenção, uma porção significa que pelo menos 85% em peso do líquido é removida. Em outra realização da invenção, uma porção pode significar qualquer parte até e incluindo a quantidade total em peso do líquido sendo removido.
A remoção de uma porção do líquido para produzir uma composição em suspensão no duto 70 pode ser feita por qualquer meio conhecido na arte. Tipicamente, a zona de deslocamento de líquido 40 é composta de um separador sólido - líquido que é selecionado do grupo consistindo de uma centrifuga de decantação, uma centrífuga de pilha de discos, um filtro de esteira a vácuo, um filtro rotativo a vácuo, um filtro rotativo sob pressão, uma centrífuga de cesta perfurada e semelhantes. A composição de ácido carboxílico bruto no duto 30 é alimentada para a zona de deslocamento de líquido 40 que é composta pelo menos de um separador sólido - líquido. Em uma realização da invenção, o separador sólido - líquido pode ser operado em temperaturas entre cerca de 5°C a cerca de 200°C. Ainda em outra faixa, o separador sólido - líquido pode ser operado de cerca de .90°C a cerca de 170°C. Ainda em outra faixa, o separador sólido - líquido pode ser operado de cerca de 140°C a cerca de 170°C. O separador sólido - líquido pode ser operado em pressões até de 200 psig (1482 kPa man.). Ainda em outra faixa o separador sólido - líquido pode ser operado em pressões entre cerca de 30 psig a cerca de 200 psig (310 a 1482 kPa man.). O separador sólido - líquido na zona de deslocamento de líquido 40 poderá ser operado no modo contínuo ou em batelada, apesar de ser considerado que para processos comerciais, é preferido o modo contínuo.
Uma porção dos subprodutos de oxidação é deslocada da zona de deslocamento de líquido 40 em um licor mãe e é retirada através da linha .60. Em uma realização da invenção, é alimentado mais solvente para a zona de deslocamento de líquido 40 através da linha 50 para recolocar em suspensão a composição de ácido carboxílico bruto 30 e formar uma composição em suspensão 70. O licor mãe 60 é retirado da zona de deslocamento de líquido 40 através da linha 60 e é composto de um solvente, tipicamente ácido acético, catalisador, e pelo menos um subproduto da oxidação. O licor mãe na linha 60 poderá ser enviado para um processo para a separação de impurezas do solvente de oxidação através de linhas não mostradas, ou ser reciclado para o sistema catalítico através de linhas não mostradas. Uma técnica para a remoção de impurezas do licor mãe 60 comumente utilizada na indústria de processamento químico é extrair ou "purgar" uma parte da corrente de reciclo. Tipicamente, a corrente de purga é simplesmente descartada, o se justificado economicamente, é submetida a vários tratamentos para a remoção das impurezas indesejáveis, ao mesmo tempo recuperando os componentes valiosos. Exemplos de processos de remoção de impurezas incluem a Patente U.S. 4.939.297 e a Patente U.S. .4.356.319 incorporadas aqui como referência, desde que elas não contradigam as afirmações feitas aqui.
Nas realizações da presente invenção, é descrito um processo que pode permitir a separação controlada de pelo menos um composto, subproduto ou impurezas selecionados entre o licor mãe da filtração, alimentação de lavagem, e torta úmida de ácido tereftálico, ao mesmo tempo obtendo a recuperação do catalisador de oxidação e do solvente ou meio da reação de oxidação.
Também nas realizações desta invenção, o processo de purga pode ser significativamente reduzido ou eliminado através do enriquecimento de uma composição de remoção pós-catalisador 200 com os compostos selecionados. O processo de enriquecimento resulta nestes compostos serem retirados com a composição enriquecida 240 ou a composição de ácido carboxílico seca 280, assim sendo reduzindo ou eliminando grandemente um processo de cura. O enriquecimento pode ser precedido por um processo de remoção do catalisador.
Deve ser enfatizado que a zona de deslocamento de líquido 40 é opcional e também pode ser localizada em locais múltiplos no processo conforme mostrado na figura 2 através das linhas tracejadas. Em outra realização da invenção, existe mais de uma zona de deslocamento de líquido .40, como por exemplo, entre a zona primária de oxidação 20 e a zona do estágio de oxidação 80, e outra zona de deslocamento de líquido 40 pode estar localizada após a zona do estágio de oxidação 80 ou após a zona de cristalização 120. Poderão haver três zonas de deslocamento de líquido 40 conforme mostrado na figura 2 ou qualquer combinação conforme mostrado na figura 2.
A etapa (c) opcionalmente é composta da oxidação das composição em suspensão 70 ou da composição de ácido carboxílico bruto 30 em uma zona de oxidação em estágios 80 para formar uma composição de oxidação em estágios 110.
Em uma realização da invenção, a composição em suspensão70 ou uma composição de ácido carboxílico bruto 30 é retirada através da HlO linha 70 para uma zona de oxidação em estágios 80 e pode ser aquecida até entre cerca de 140°C a cerca de 280°C. A outra faixa é entre cerca de 160°C a cerca de 240°C, outra faixa é entre cerca de 170°C a cerca de 200°C, e é adicionalmente oxidada com ar alimentado pela linha 106 para produzir uma composição de oxidação em estágios 110. Outra faixa é em torno de 180°C a cerca de 280°C.
A zona de oxidação em estágios 80 é composta pelo menos de um vaso de reator de oxidação em estágios. A composição em suspensão 70 é alimentada para a zona de oxidação em estágios 80. O termo "em estágios" significa que a oxidação ocorre tanto na zona primária de oxidação 20 discutida anteriormente, assim como na zona de oxidação em estágios 80. Por exemplo, a zona de oxidação em estágios 80 pode ser composta de vasos reatores de oxidação em estágio em série.
Quando o ácido carboxílico é o ácido tereftálico, a zona de oxidação em estágios 80 é composta de um reator de oxidação que pode ser aquecido entre cerca de 140°C a cerca de 280°C ou entre cerca de 160°C a cerca de 240, ou entre cerca de 170°C a cerca de 200°C, ou entre cerca de160°C a cerca de 2IO0C, e adicionalmente ser oxidada com ar ou uma fonte de oxigênio molecular alimentada pela linha 106 para produzir uma composição de oxidação em estágios 110. Em uma realização da invenção, a oxidação na zona de oxidação em estágios 80 está em uma temperatura mais elevada do que a oxidação na zona primária de oxidação 20 para aumentar a remoção de impurezas. A zona de oxidação em estágios 80, assim como as correntes 30 e 70, podem ser aquecidas diretamente com vapor de solvente, ou vapor, ou indiretamente por qualquer meio conhecido na arte. A purificação na zona de oxidação em estágios 80 acontece através de um mecanismo envolvendo a recristalização ou o crescimento do cristal e a oxidação de impurezas.
Ar ou oxigênio molecular adicional podem ser alimentados através de um duto 106 para a zona de oxidação em estágios 80 em uma quantidade necessária para oxidar pelo menos uma porção dos produtos parcialmente oxidados, tais como 4-carboxibenzaldeído (4-CBA) e ácido p- toluico na composição de ácido carboxílico bruto 30 ou na composição em suspensão 70 no ácido carboxílico correspondente. Geralmente, pelo menos .70% em peso do 4-CBA é convertido em ácido tereftálico na zona de oxidação em estágios 80. De preferência, pelo menos 80% em peso do 4-CBA é convertido em ácido tereftálico na zona de oxidação em estágios 80. Concentrações significativas de 4-carboxi- benzaldeído e de ácido p-toluico no produto de ácido tereftálico são especialmente prejudiciais aos processos de polimerização porque elas poderão agir como fmalizadores de cadeia durante a reação de condensação entre o ácido tereftálico e etileno glicol na produção de polietileno tereftalato (PET).
As impurezas na composição de ácido carboxílico bruto 30 ou na composição em suspensão 70 entram em solução quando as partículas de ácido tereftálico são dissolvidas e re-recristalizadas na zona de oxidação em estágios 80. O gás descartado da zona de oxidação em estágios 80 é retirado e pode ser alimentado para um sistema de recuperação onde o solvente é removido do gás descartado que é composto de compostos orgânicos voláteis (VOCs). Os VOCs, incluindo o brometo de metila, poderão ser tratados, por exemplo, através de incineração em uma unidade de oxidação catalítica. O gás descartado poderá também ser processado antes que a composição de oxidação em estágios 110 da zona de oxidação em estágios 80 seja retirada através da linha 110.
A etapa (d) opcionalmente é composta da cristalização da
composição em suspensão 70 ou da composição de ácido carboxílico bruto 30 ou da composição de oxidação em estágios 110 em uma zona de cristalização 120 para formar uma composição em suspensão cristalizada 160. Geralmente, a zona de cristalização 120 é composta pelo menos de um cristalizador. O produto de vapor da zona de cristalização 120 pode ser condensado em pelo menos um condensador e ser retornado para a zona de cristalização 120. Opcionalmente, o líquido do condensador ou o produto de vapor da zona de cristalização 120 podem ser reciclados, ou eles podem ser retirados e enviados para um dispositivo de recuperação de energia.
Além disso, o gás descartado do cristalizador é removido e
pode ser direcionado para um sistema de recuperação onde o solvente é removido e o gás descartado do cristalizador, composto de VOCs, poderá ser tratado, por exemplo, através de incineração em uma unidade de oxidação catalítica.
A composição de oxidação em estágios 110 da zona de
oxidação em estágios 80 é retirada através da linha 110 e é alimentada para uma zona de cristalização 120 que é composta pelo menos de um cristalizador onde ela é resfriada até uma temperatura entre cerca de IlO0C a cerca de 190°C para formar uma composição de suspensão cristalizada 160, de
preferência, para uma temperatura entre cerca de 140°C a cerca de 180°C, e mais de preferência, em torno de 150°C a cerca de 170°C.
A composição em suspensão cristalizada 160 da zona de cristalização 120 é retirada através da linha 160. Tipicamente a composição em suspensão cristalizada 160 é então alimentada diretamente para um vaso e é resfriada para formar uma composição de ácido carboxílico resfriado 170. Quando o ácido carboxílico é ácido tereftálico, a composição de ácido carboxílico resfriada 170 é resfriada em um vaso até tipicamente uma temperatura em torno de 160°C ou menos, de preferência, até cerca de IOO0C ou menos, antes de ser introduzida em um processo para a recuperação do ácido tereftálico como um pó seco ou uma torta úmida.
A etapa (e) opcionalmente é composta do resfriamento da composição de suspensão cristalizada 160 ou da composição de oxidação em estágios 110 ou da composição em suspensão 70 ou da composição de ácido carboxílico bruto 30 em uma zona de resfriamento 165 para formar uma composição de ácido carboxílico resfriada 170.
A composição em suspensão cristalizada 160 ou a composição de oxidação em estágios 110 ou a composição em suspensão 70 ou a composição de ácido carboxílico bruto 30 é alimentada para uma zona de resfriamento 165 e é resfriada até uma temperatura variando de cerca de 5°C a cerca de 160°C, ou cerca de 5°C a cerca de 90°C, ou cerca de 5°C a cerca de .195 0C ou cerca de 20°C a cerca de 160°C para formar a composição de ácido carboxílico resfriada 170. Em outra realização da invenção, a composição em suspensão cristalizada 160 ou a composição de oxidação em estágios 110 ou a composição em suspensão 70 ou a composição de ácido carboxílico bruto 30 é alimentada para uma zona de resfriamento 165 e é resfriada até uma temperatura variando de cerca de 20°C a cerca de 90°C para formar a composição de ácido carboxílico resfriada 170. Em outra realização da invenção, a composição em suspensão cristalizada 160 ou a composição de oxidação em estágios 110 ou a composição em suspensão 70 ou a composição de ácido carboxílico bruto 30 é alimentada para uma zona de resfriamento 165 e é resfriada até uma temperatura variando de cerca de 20°C a cerca de 120°C para formar a composição de ácido carboxílico resfriada 170. Em outra realização da invenção, a composição em suspensão cristalizada 160 ou a composição de oxidação em estágios 110 ou a composição em suspensão 70 ou a composição de ácido carboxílico bruto 30 é alimentada para uma zona de resfriamento 165 e é resfriada até uma temperatura variando de cerca de IO0C a cerca de 90°C para formar a composição de ácido carboxílico resfriada 170. Em outra realização da invenção, a composição em suspensão cristalizada 160 ou a composição de oxidação em estágios 110 ou a composição em suspensão70 ou a composição de ácido carboxílico bruto 30 é alimentada para uma zona de resfriamento 165 e é resfriada até uma temperatura variando de cerca de20°C a cerca de 60°C para formar a composição de ácido carboxílico ZlO resfriada 170. Em outra realização da invenção, a composição em suspensão cristalizada 160 ou a composição de oxidação em estágios 110 ou a composição em suspensão 70 ou a composição de ácido carboxílico bruto 30 é alimentada para uma zona de resfriamento 165 e é resfriada até uma temperatura variando de cerca de 20°C a cerca de 40°C para formar a composição de ácido carboxílico resfriada 170.
Em outra realização da invenção, uma porção do solvente é opcionalmente removida da composição em suspensão cristalizada 160 ou da composição de oxidação em estágios 110 ou da composição em suspensão 70 ou da composição de ácido carboxílico bruto 30 através do duto 163 para produzir a composição de ácido carboxílico resfriada 170. Em uma realização da invenção, uma porção pode significar qualquer parte até e incluindo o total. Uma porção pode significar que pelo menos 5% em peso do solvente é removido. Em outra realização da invenção, uma porção pode significar que pelo menos 10% em peso do solvente de é removido. Em outra realização da invenção, uma porção pode significar que pelo menos 25% em peso do solvente é removido. Em outra realização da invenção, uma porção pode significar que pelo menos 50% em peso do solvente é removido. Em outra realização da invenção, uma porção pode significar que pelo menos 75% em peso do solvente é removido. Em outra realização da invenção, uma porção pode significar que pelo menos 85% em peso do solvente é removido. Em outra realização da invenção, uma porção pode significar que pelo menos 90% em peso do solvente é removido da composição em suspensão cristalizada 160 ou da composição de oxidação em estágios 110 ou da composição em suspensão 70 ou da composição de ácido carboxílico bruto 30.
A remoção de solvente pode ser feita por qualquer meio conhecido na arte. Por exemplo, o solvente pode ser removido por evaporação ou por expansão e remoção do solvente sob vácuo.
Em outra realização da invenção, são utilizados tanto o resfriamento como a remoção do solvente.
As etapas (a) até as etapas (d) e as etapas (a) até (e) se destinam a ilustrar as realizações da invenção nas quais é produzida uma composição de ácido carboxílico resfriada 170. Deve também ser enfatizado que a zona de deslocamento de líquido 40, a zona de oxidação em estágios 80, e a zona de cristalização 120 são todas opcionais nesta realização da invenção. Por exemplo, outros processos que produzem uma composição de ácido carboxílico resinada 170, ou uma composição em suspensão cristalizada 160, ou uma composição de oxidação em estágios 110, ou uma composição em suspensão 70, ou uma composição de ácido carboxílico bruto 30 podem ser utilizadas. Tais processos são descritos nas patentes americanas de número 5.877.346; 4.158.738; 5.840.965; 5.877.346; US 5.527.957; e US 5.175.355, todas elas sendo incorporadas aqui como referência na sua integridade desde que não contradigam as afirmações feitas aqui. Assim sendo, conforme mostrado na figura 3, qualquer processo conhecido na arte capaz de produzir uma composição em suspensão cristalizada 160 pode ser utilizado. Além disso, conforme mostrado na figura 4, qualquer processo conhecido na arte capaz de produzir uma composição de ácido carboxílico bruto 30 ou uma composição em suspensão 70, pode ser utilizado. Geralmente, conforme detalhado na figura 5, qualquer composição de ácido carboxílico 214 pode ser usada na etapa (f) desde que a composição de ácido carboxílico ou a composição de ácido carboxílico resfriada 170 seja composta pelo menos de um ácido carboxílico, pelo menos de um solvente e pelo menos de um catalisador. O ácido carboxílico é composto de qualquer ácido carboxílico apresentado anteriormente ou qualquer ácido carboxílico capaz de ser produzido pela oxidação dos compostos oxidáveis apresentados anteriormente. O solvente tipicamente é o ácido acético, mas pode ser qualquer solvente apresentado anteriormente. O HO catalisador é qualquer catalisador que foi apresentado anteriormente. A figura6 mostra um processo que utiliza uma composição de ácido carboxílico
resfriada 170 na etapa (f).
A etapa (f) é composta do contato de uma composição de
ácido carboxílico resfriada 170, ou uma composição em suspensão cristalizada 160, ou uma composição de oxidação em estágios 110 ou uma composição em suspensão 70, ou uma composição de ácido carboxílico bruto30 ou uma alimentação de lavagem 175 e opcionalmente, uma alimentação de enriquecimento 220, em uma zona de remoção do catalisador 180 para formar um licor rico no catalisador 185, uma corrente de licor de lavagem 62, uma corrente opcional esvaziada de licor de enriquecimento 230, e uma composição de remoção pós-catalisador 200.
A composição de ácido carboxílico resfriada 170, ou uma composição em suspensão cristalizada 160, ou uma composição de oxidação em estágios 110 ou uma composição em suspensão 70, ou uma composição de ácido carboxílico bruto 30 é contatada com uma alimentação de lavagem175 na zona de remoção do catalisador 180. Em uma realização da invenção, a composição de ácido carboxílico resfriada 170 pode estar na forma de um pó seco, torta úmida, líquido ou líquido arrastado no gás, sólido, em suspensão, em solução ou combinação dos mesmos. A alimentação de lavagem 175 é contatada com a composição de ácido carboxílico resfriada 170, ou uma composição em suspensão cristalizada 160, ou uma composição de oxidação em estágios 110, ou uma composição em suspensão 70, ou uma composição de ácido carboxílico bruto 30 na zona de remoção do catalisador 180 para remover uma porção do catalisador da composição de ácido carboxílico purificado resfriada 170 para formar a composição de remoção pós-catalisador 200. Em uma realização da invenção, a composição de remoção pós-catalisador 200 é composta de um ácido carboxílico, um solvente, um catalisador, e opcionalmente, um ou mais mo compostos selecionados do grupo consistindo de ácido isoftálico, ácido Mico, ácido trimelítico, isômeros do ácido hidroximetilbenzóico, isômeros do ácido hidroxibenzóico, ácido benzóico, e isômeros do ácido toluico. Em outra realização da invenção, a composição de remoção pós-catalisador 200 é composta de um ácido carboxílico, solvente e opcionalmente um ou mais compostos selecionados do grupo consistindo de ácido isoftálico, ácido ftálico, ácido trimelítico, ácido benzóico, ácido 4-hidroxibenzóico, ácido 4- hidroximetilbenzóico, 4,4*-dicarboxibifenila, 2,6-dicarboxiantraquinona, 4,4'- dicarboxiestilbeno, 2,5,4'-tricarboxibifenila, 2,5,4'-tricarboxibenzofenona,4,4'- dicarboxibenzofenona, 4,4'-dicarboxibenzila, ácido form-acet- hidroxibenzóico, ácido acet-hidroximetil-benzóico, ácido a-bromo-p-toluico, ácido bromo-benzóico, ácido bromo-acético, p-tolualdeído e tereftaldeído. Em uma realização da invenção, a composição de remoção pós-catalisador 200 pode estar na forma de um pó seco, torta úmida, suspensão, solução, líquido, líquido ou sólido arrastado por gás. Em outra realização da invenção, a composição de remoção pós-catalisador 200 pode ser composta de qualquer composição adequada para produzir a composição de ácido carboxílico seca 280 a ser descrita posteriormente.
Uma porção do catalisador é removido através do licor rico em
catalisador 185 e o licor de lavagem 62 da composição de ácido carboxílico resfriada 170, ou uma composição em suspensão cristalizada 160, ou uma composição de oxidação em estágios 110 ou uma composição em suspensão 70, ou uma composição de ácido carboxílico bruto 30 para produzir a composição de remoção pós-catalisador 200 tendo uma concentração de catalisador menor do que 1.000 ppm por peso. O licor rico no catalisador 185 é composto de solvente, catalisador, e um subproduto da oxidação. O licor de lavagem 62 é composto pelo menos de um solvente, pelo menos de um catalisador, e pelo menos de um subproduto de oxidação. Conforme usado aqui, o catalisador pode ser pelo menos um catalisador descrito anteriormente no sistema catalítico. Em outra realização da invenção, o catalisador pode ser qualquer catalisador usado em uma reação de oxidação de uma matéria-prima aromática. Em outra realização da invenção, uma porção do catalisador é removida quando a composição de remoção pós-catalisador 200 tem uma concentração do catalisador menor do que 500 ppm por peso. Em outra realização da invenção, uma porção é aquela quantidade de catalisador que é removida de tal forma que a composição de remoção pós-catalisador 200 tenha uma concentração de catalisador menor do que 250 ppm por peso. Em outra realização da invenção, uma porção é aquela quantidade de catalisador que é removida de tal forma que a composição de remoção pós-catalisador 200 tenha uma concentração de catalisador menor do que 75 ppm por peso. Outra faixa é menor do que 50 ppm por peso. Ainda em outras faixas, a concentração do catalisador da composição de remoção pós-catalisador 200 é menor do que 20 ppm por peso ou menor do que 10 ppm por peso. Ainda em outras faixas, a concentração do catalisador é menor do que 5 ppm por peso ou menor do que 1 ppm por peso. Conforme usado aqui "concentração do catalisador" significa a concentração total de todo o catalisador na composição.
A alimentação de lavagem 175 é composta de composições que são capazes de produzirem a composição de remoção pós-catalisador 200 anteriormente apresentada. Em uma realização da invenção, a alimentação de lavagem 175 pode estar na forma de um líquido ou um vapor condensado ou uma solução. Em outra realização da invenção, a alimentação de lavagem 175 é maior do que 50% em peso de água. Em outra realização da invenção, a alimentação de lavagem 175 é maior do que 75% em peso de água. Em outra realização da invenção, a alimentação de lavagem 175 é maior do que 90% em peso de água. Em outra realização da invenção, a alimentação de lavagem175 é maior do que 50% em peso de solvente. Em outra realização da invenção, a alimentação de lavagem 175 é maior do que 75% em peso de no solvente. Em outra realização da invenção, a alimentação de lavagem 175 é maior do que 90% em peso de solvente. Em outra realização da invenção, a alimentação de lavagem 175 é composta pelo menos de um solvente, e opcionalmente, pelo menos de um composto selecionado do grupo consistindo de ácido benzóico, ácido isoftálico, ácido itálico, ácido trimelítico, isômeros do ácido hidroxibenzóico, e ácido p- toluico. Em outra realização da invenção, a alimentação de lavagem 175 é composta de composições suficientes para produzirem a composição de ácido carboxílico seca 280 apresentada posteriormente. Em outra realização da invenção, a alimentação de lavagem 175 é composta pelo menos de um solvente, e opcionalmente, pelo menos um composto selecionado do grupo consistindo de ácido isoftálico, ácido itálico, ácido trimelítico, isômeros do ácido hidroximetilbenzóico, isômeros do ácido hidroxibenzóico, ácido benzóico, e isômeros do ácido toluico e onde pelo menos um dos compostos é enriquecido acima da concentração da composição de remoção pós-catalisador 200. Em outra realização da invenção, a alimentação de lavagem 175 é composta pelo menos de um solvente, e opcionalmente, um ou mais compostos selecionados do grupo consistindo de ácido isoftálico, ácido itálico, ácido trimelítico, ácido benzóico, ácido 4-hidroxibenzóico, ácido 4-hidroximetilbenzóico, 4,4'- dicarboxibifenila, 2,6-dicarboxiantraquinona, 4,4'-dicarboxiestilbeno, 2,5,4'- tricarboxibifenila, 2,5,4'-tricarboxibenzofenona, 4,4'-di-carboxibenzofenona,4,4'- dicarboxibenzila, ácido form-acet-hidroxibenzóico, ácido acet- hidroximetilbenzóico, ácido a- bromo-p-toluico, ácido bromo-benzóico, ácido
bromo-acético, p-tolualdeído, e terefaldeído. Em uma realização da invenção, a alimentação de lavagem
tem uma temperatura variando do ponto de congelamento do solvente até
cerca de 90°C, ou cerca de 5 0C a cerca de 90°C, ou cerca de 5 0C a cerca de 195°C, ou cerca de 5°C a cerca de IOO0C ou o ponto de congelamento do
solvente a cerca de 70°C, ou cerca de 5°C a cerca de 70°C, ou cerca de 30°C
a cerca de 70°C, ou o ponto de congelamento do solvente até cerca de 30°C.
Em uma realização da invenção, a relação de lavagem varia de cerca de 0,2 a cerca de 6,0, ou cerca de 0,2 a cerca de 4,0, ou cerca de 0,2 a cerca de 1,0, ou cerca de 0,4 a cerca de 1, ou cerca de 0,5 a cerca de 2,0, ou cerca de 1 a cerca de 3. A "relação de lavagem" conforme usado aqui significa a massa total da alimentação de lavagem 175 dividida pela massa da composição de remoção pós-catalisador 200 em uma base de sólidos secos.
A zona de remoção do catalisador 180 é composta pelo menos de um dispositivo de separação sólido líquido capaz de contatar a composição de ácido carboxílico resfriada 170 ou uma composição em suspensão cristalizada 160, ou uma composição de oxidação em estágio 110 ou uma composição em suspensão 70, ou uma composição de ácido carboxílico bruto com a alimentação de lavagem 175 para produzir uma composição de
remoção pós-catalisador 200.
Por exemplo, a zona de remoção do catalisador 180 é
composta de um dispositivo de separação sólido líquido no qual uma composição de remoção pós-catalisador 200 é gerada e então é lavada com um solvente de lavagem. Exemplos incluem, mas não são limitados a, filtro rotativo de tambor a vácuo, filtro de esteira a vácuo, filtro rotativo sob pressão, uma prensa filtro, e um filtro de folha pressurizado. Os dispositivos de separação sólido líquido, que podem gerar uma torta mas não permitem lavagem são também úteis quando combinados com um dispositivo de reposição em suspensão. Os dispositivos de separação sólido líquido, tais como uma centrifúga de corpo sólido podem ser utilizados para gerarem uma torta que pode ser recolocada em suspensão com o solvente de lavagem e um dispositivo de mistura em separado para executar a lavagem através de diluição. A lavagem através de diluição, com freqüência, requer estágios múltiplos de geração de torta e a recolocação em suspensão posterior operada de uma forma em contracorrente.
A etapa (g) opcionalmente é composta do contato de uma composição de remoção pós-catalisador 200 com uma alimentação de enriquecimento 220 em uma zona de enriquecimento 210 para formar uma corrente de enriquecimento esvaziada 230 e uma composição enriquecida .240; onde a composição enriquecida 240 é composta de um ou mais compostos selecionados do grupo consistindo de ácido isoftálico, ácido Mico, ácido trimelítico, isômeros do ácido hidroximetilbenzóico, isômeros do ácido hidroxibenzóico, ácido benzóico, e isômeros do ácido toluico e onde pelo menos um dos compostos é enriquecido acima da concentração da composição de remoção pós-catalisador 200. Em outra realização da invenção, a composição enriquecida 240 é composta de um ou mais compostos selecionados do grupo consistindo de ácido isoftálico, ácido itálico, ácido trimelítico, ácido benzóico, ácido 4-hidroxibenzóico, ácido 4- hidroximetilbenzóico, 4,4'-dicarboxibifenila, 2,6-di-carboxiantraquinona, 4,4'- dicarboxiestilbeno, 2,5,4'- tricarboxibifenila, 2,5,4'-tricarboxibenzofenona, .4,4'-di-carboxibenzofenona, 4,4'-dicarboxibenzila, ácido form-acet- hidroxibenzóico, ácido acet-hidroximetil-benzóico, ácido a-bromo-p-toluico, ácido bromo-benzóico, ácido bromo-acético, p-tolualdeído e tereftaldeído.
O termo "enriquecido" significa que a corrente de saída primária saindo da zona de enriquecimento ou de uma quantidade de zonas de enriquecimento, ou qualquer zona, ou qualquer veículo mencionado aqui tem uma concentração maior de qualquer composto de enriquecimento selecionado do que a corrente de entrada primária entrando em uma zona de enriquecimento ou em uma quantidade de zonas de enriquecimento, onde o composto de enriquecimento é composto pelo menos de um composto ou compostos selecionados do grupo consistindo de ácido tereftálico, ácido isoftálico, ácido itálico, isômeros do ácido benzeno-tricarboxílico, ácido benzóico, isômeros do ácido hidroxi-benzóico, isômeros do ácido hidroximetilbenzóico, isômeros de dicarboxibifenila, isômeros de dicarboxiestilbeno, isômeros de tricarboxibifenila, isômeros de tricarboxi- benzofenona, isômeros de dicarboxibenzofenona, isômeros de dicarboxibenzila, isômeros do ácido form-acet-hidroxi-benzóico, isômeros do ácido acet-hidroximetilbenzóico, isômeros do ácido a-bromo-toluico, ácido bromo-benzóico, ácido bromo-acético, isômeros de tolualdeído, e isômeros de ftaldeído. Em outra realização da invenção, os compostos de enriquecimento da alimentação de enriquecimento 220 podem também incluir monômeros, comonômeros, aditivos, ou quaisquer compostos úteis para a produção de poliéster ou qualquer combinação dos mesmos. Por exemplo, em uma realização da invenção detalhada na figura Ia e lb, a corrente de saída primária é a composição enriquecida 240 e a corrente de entrada primária é a composição de remoção pós-catalisador 200. Em uma realização da invenção, mostrada na figura 9, a corrente primária de entrada é a composição de ácido carboxílico 214, ou a composição em suspensão cristalizada 160, e a corrente primária de saída é a corrente de ácido carboxílico enriquecido 280. Em uma realização da invenção, detalhada na figura 10, a corrente primária de entrada é a composição de ácido carboxílico 214, e a corrente primária de saída é a composição de ácido carboxílico enriquecida 216.
Em outras realizações da invenção, o termo "enriquecido" significa que a corrente primária de saída tem uma concentração maior do que qualquer composto selecionado conforme descrito anteriormente de pelo menos 5 ppm em peso, ou pelo menos 10 ppm em peso, ou pelo menos 100 ppm em peso, ou pelo menos 1.000 ppm em peso, ou pelo menos 5% em peso, ou pelo menos 10% em peso, ou pelo menos 25% em peso, ou pelo menos 30% em peso, ou pelo menos 50% em peso do que a corrente primária
de entrada, todas as medidas em uma base de sólido seco.
A alimentação de enriquecimento 220 é composta de
compostos suficientes para enriquecer pelo menos um composto selecionado do grupo consistindo de ácido tereftálico, ácido isoftálico, ácido itálico, isômeros do ácido benzeno-tricarboxílico, ácido benzóico, e isômeros do ácido hidroxibenzóico, isômeros do ácido hidroximetilbenzóico, isômeros de dicarboxibifenila, isômeros de dicarboxi-estilbeno, isômeros de tricarboxibifenila, e isômeros de tricarboxibenzofenona, isômeros de dicarboxibenzofenona, isômeros de dicarboxibenzila, isômeros do ácido form-acet-hidroxibenzóico, isômeros do ácido acet-hidroximetil-benzóico, isômeros do ácido a-bromo-toluico, ácido bromo-benzóico, ácido bromo- acético, e isômeros de tolualdeído, isômeros do álcool benzílico, isômeros do álcool metil-benzílico, e isômeros de ftaldeído. Na outra realização da invenção, a alimentação de enriquecimento 220 também pode incluir monômeros, comonômeros, aditivos, ou quaisquer compostos úteis para a produção de poliéster ou qualquer combinação dos mesmos. Em outra realização da invenção, os compostos de enriquecimento ou a alimentação de enriquecimento 220 é composta de um ou mais compostos selecionados do grupo consistindo de isômeros de fluoreno, isômeros de difenil metano, isômeros de difenil etano, e isômeros aromático saturados. Exemplos de isômeros aromáticos saturados incluem, mas não são limitados a, ácido
cicloexano carboxílico e ácido 1,4- cicloexano dicarboxilico.
Ainda em outra realização da invenção, a alimentação de
enriquecimento 220 é composta de compostos suficientes para enriquecerem a composição de remoção pós-catalisador 200 conforme mostrado na figura 7, de forma que em base de sólidos secos a composição enriquecida 240 seja composta de composições idênticas à composição de ácido carboxílico seca 280 descrita posteriormente. Não existem limitações em relação às condições da alimentação de enriquecimento 220 a não ser ela ser composta de compostos suficientes para enriquecer a composição de remoção pós- catalisador 200 com o composto de enriquecimento especificado anteriormente. Por exemplo, a alimentação de enriquecimento 220 pode ser, mas não é limitada a uma torta, pó, sólidos, alimentação de lavagem, suspensão, solução, pasta, sólido ou líquido arrastado por gás.
Deve ser enfatizado que a alimentação de enriquecimento 220 não necessariamente necessita ser introduzida na zona de enriquecimento 210. Conforme mostrado na figura 8, a alimentação de enriquecimento 220 pode ser introduzida em uma quantidade de locais incluindo, mas não limitados a zona de enriquecimento 210, zona de desidratação 250, zona de secagem 270, e nos processos de poliéster, ou mais especificamente, nos processos PET. Uma variedade de processos de poliéster têm sido desenvolvidos. Os esforços iniciais utilizaram a destilação reativa conforme mostrado na patente US de número 2.905.707 e a destilação reativa com vapor de etileno glicol ("EG") como reagentes, conforme mostrado na patente U.S. de número 2.829.153 para a produção de PET: ambas estas patentes são incorporadas aqui como referência desde que não contradigam as afirmações feitas aqui. Vários vasos agitados foram apresentados para obter-se o controle adicional da reação conforme mostrado na patente US número 4.110.316, incorporada aqui como referência, desde que não contradiga as afirmações feitas aqui. A patente US número 3.054.776 apresenta o uso de quedas de pressão menores entre os reatores em um processo PET, enquanto que a patente US número 3.385.881 apresenta estágios múltiplos do reator dentro de uma carcaça do reator, ambas estas patentes sendo incorporadas aqui como referência, desde que não contradigam as afirmações feitas aqui. Estes projetos foram melhorados para resolverem os problemas com o arraste ou entupimento, integração de calor, transferência de calor, tempo de reação, número de reatores, etc, conforme descrito nas patentes americanas de número 3.118.843; 3.582.244; 3.600.137; .3.644.096; 3.689.461; 3.819.585; 4.235.844; 4.230.818; e 4.289.895; todas elas sendo incorporadas aqui como referência desde que não contradigam as afirmações feitas aqui.
Em um processo PET 400 conforme mostrado na figura 8, a alimentação de enriquecimento 220 pode ser introduzida no tanque de pasta, reatores de esterificação, e/ou outros locais do processo. A alimentação de enriquecimento 220 pode ser introduzida em vários locais ou somente em um local, de uma vez ou gradualmente ao longo do tempo.
As matérias-primas para a fabricação de polímeros e copolímeros de crescimento em etapas a partir de ácido tereftálico (TPA) incluem monômeros e comonômeros, catalisadores, e aditivos. Os monômeros e comonômeros incluem, mas não são limitados a diaminas, dióis, diácidos, etc. Os polímeros comerciais importantes de crescimento por etapas que podem ser feitos utilizando-se TPA como um monômero ou comonômeros incluem poliamidas, copoliésteres, especialmente poli(etileno tereftalato) (PET), co-poliamidas , co-copoliésteres, e co-poliéster-amidas. Pode ser vantajoso produzir-se e promover-se a mistura íntima dos monômeros ou comonômeros, catalisadores e/ou aditivos com o ácido tereftálico de forma que eles não tenham que ser adicionados no processo de polimerização separadamente do TPA. Foi inventado um processo que permite a produção de ácido tereftálico, na forma de pó, pasta, torta úmida, ou suspensão, e que é enriquecido com certos monômeros ou comonômeros, catalisadores e/ou aditivos. Este processo é obtido com mistura íntima com TPA para evitar a necessidade de adição em separado dos materiais no processo de produção de PET. A descrição seguinte será apresentada para PET, mas pode ser estendida de uma forma direta para outros polímeros e copolímeros de crescimento em etapas feitos utilizando-se TPA. A fabricação de PET envolve a esterificação de ácido tereftálico com etileno glicol, a formação de um pré-polímero, e a policondensação para formar PET com um peso molecular suficientemente elevado para o processamento e a aplicação subseqüente do polímero pretendido, que podem incluir revestimentos, fibras, filmes, recipientes, e outros artigos. Certos monômeros ou comonômeros, catalisadores e/ou aditivos também podem ser utilizados. Os comonômeros mais comuns, além do etileno glicol (EG) são ácido isoftálico (IPA ou PIA) e cicloexanodimetanol (CHDM). Os catalisadores mais comuns para a produção de PET são antimônio e titânio. Aditivos úteis na produção de PET incluem, mas não são limitados a, compostos fosforosos, corantes, pigmentos, corantes, agentes de reaquecimento, modificadores de polidispersão, antioxidantes e estabilizantes (térmicos, oxidativos, UV, etc), agentes de acoplamento ou ampliação de cadeia, agentes de craqueamento terminal, modificadores telequélicos, tais como, por exemplo, ácido sulfo-isoftálico coordenado por metal, agentes de redução de acetaldeído, removedores de acetaldeído, soluções tampão, agentes para a redução da formação de dietileno glicol (DEG), anti- estáticos, agentes de deslizamento ou anti- bloqueamento, modificadores de barreira, nucleadores, dióxido de titânio e outras cargas/opacificantes, agentes anti-neblina, clareadores ópticos, etc. A introdução de tais comonômeros, catalisadores, e/ou aditivos é tipicamente em vários pontos do processo de fabricação de PET em separado da adição de TPA. No entanto, pode ser vantajoso produzir-se certos aditivos com o TPA, Le., antes do processo de fabricação de PET, especialmente comonômeros, tais como o ácido isoftálico e corantes e ou corantes que são termicamente estáveis. Assim sendo, os comonômeros, catalisadores e aditivos podem ser introduzidos e misturados intimamente com o TPA durante o processo de fabricação de TPA, ao contrário de durante o processo de fabricação de PET. As etapas específicas de produção de TPA nas quais a introdução íntima de aditivos pode ser feita, incluem a adição do dispositivo de separação sólido líquido para o isolamento da torta de TPA, em qualquer equipamento de secagem, ou em qualquer linha de meio de transporte ou linha de processo, e antes do despacho do produto de TPA em qualquer recipiente. Assim sendo, o produto de TPA e qualquer forma, seja em sólidos secos (com a água ou áC1do acético residual), torta úmida (com alguma água líquida, ou metanol, ou EG, ou algum outro diol ou comonômero, ou misturas), pasta úmida (com alguma água líquida, ou metanol, ou EG, ou algum outro diol ou comonômero, ou misturas), ou suspensão (com água, ou metanol, ou EG, ou algum outro diol ou comonômero, ou misturas) pode ser enriquecido antes do uso na fabncação de PET.
Alem disso, a figura 9 detalha que a alimentação de enriquecimento 220 pode ser introduzida e o enriquecimento pode ocorrer em qualquer ponto da composição em suspensão cristalizada 160 para a
composição de ácido carboxílico seco 280.
Outra realização da invenção é apresentada na figura 10. O processo de enriquecimento pode ser conduzido em uma composição de ácido carboxílico 214 em uma zona de enriquecimento prolongado 213 para produzir uma composição de ácido carboxílico enriquecida 216. A alimentação de enriquecimento 220 pode ser composta de qualquer composição apresentada anteriormente ou posteriormente. Não existem limitações em relação à composição do ácido carboxílico alem da composição de ácido carboxílico 214 ser composta de um ácido carboxílico, um solvente opcional, e opcionalmente um catalisador. Em outra realização da invenção, a composição de ácido carboxílico pode ser usada para produzir a composição de ácido carboxílico seca 280.
Deve ser enfatizado que em outra realização da invenção, a zona de enriquecimento 210 e a zona de remoção do catalisador 180 podem ser combinadas em uma zona que é composta pelo menos de um dispositivo que executa ambas as fonções, conforme mostrado na figura 11.
Não existem limitações especiais para a alimentação de enriquecimento 220 alem dela ser uma composição adequada para enriquecer a composição de remoção pós-catalisador 200. Por exemplo, a alimentação de enriquecimento 220 pode ser um sólido, uma lavagem, uma suspensão, uma pasta, sólidos, solução ou líquido ou sólido arrastado por gás. Em uma realização da invenção, a alimentação de enriquecimento 220 é composta de composições capazes de produzirem a composição de torta de ácido carboxílico seca 280. Em outra realização da invenção, a alimentação de enriquecimento 220 é somente de sólidos e são adicionados em um ponto ou em todo o processo para produzir a composição de torta de ácido carboxíhco seca 280.
As figuras 12,13, 14 e 15 ilustram uma realização da invenção mostrando como uma alimentação de enriquecimento 220 pode ser obtida e como a alimentação de enriquecimento 220 é utilizada em todo o processo.
As figuras 12, 13, 14, e 15, a alimentação de enriquecimento é detalhada como a corrente 220. Isto é para ilustrar que a alimentação de enriquecimento .220 pode ser tomada de várias fontes ou de uma fonte e a alimentação de enriquecimento pode ter uma variedade de composições diferentes, formas físicas diferentes, e pontos de adição no processo diferentes. A alimentação de enriquecimento 220 também pode ser adicionada de uma só vez, intermitentemente, ou gradualmente durante todo o processo.
A figura 15 ilustra uma realização da invenção de como a alimentação de enriquecimento 220 pode ser obtida. Pelo menos uma porção do licor rico em catalisador 185 é alimentada para uma zona de resfriamento e/ou concentração 300 para gerar uma corrente de licor mãe concentrada 310 e uma corrente de solvente 311. A remoção suficiente de solvente na zona de resfriamento e/ou de concentração 300 é obtida de tal forma que a corrente rica em catalisador concentrado 310 pode ter uma percentagem de sólidos variando de 10% em peso a 45% em peso.
Uma porção da corrente de licor mãe concentrada 310 e uma corrente de solvente de extração 323 são alimentadas para uma zona de extração 320 para gerar uma corrente rica em catalisador 324 e uma corrente esvaziada de catalisador 350. O restante da corrente de licor mãe concentrada 310 e uma corrente de lavagem 331 são alimentadas para uma zona de separação sólido líquido (zona SLS), gerando uma corrente de torta úmida 340 e uma corrente de licor de lavagem 332, composta do licor mãe e do licor de lavagem. A corrente de torta úmida 340 pode ser utilizada como uma alimentação de enriquecimento 220 e uma porção da corrente de torta úmida 340 pode ser enviada para o filtro de produto ou o secador de produto para enriquecer a corrente de produto com pelo menos uma porção do conteúdo da corrente de torta úmida 340. Alternativamente, uma porção da corrente de torta úmida 340 e uma porção da corrente esvaziada de catalisador 350 pode ser alimentadas para uma zona opcional de mistura onde as duas correntes são misturadas formando uma alimentação de enriquecimento 220 e uma porção desta corrente pode ser enviada para um filtro de produto ou um secador de produto para enriquecer a corrente de produto com pelo menos uma porção do conteúdo da alimentação de enriquecimento 220.
A zona de extração 320 é composta pelo menos de um extrator. O solvente de extração 323 usado no extrator deve ser substancialmente insolúvel em água para minimizar a quantidade de solvente orgânico dissolvido na fração aquosa. Adicionalmente, o solvente de extração 323, de preferência, é um agente azeotrópico que serve para auxiliar a recuperação do solvente do extrato orgânico. Solventes que mostraram ser especialmente úteis são os alquil acetatos Ci a C^ especialmente, n-propil acetato (n-PA), isopropil acetato, isobutil acetato, sec-butil acetato, etil acetato e n-butil acetato, apesar de outros solventes orgânicos insolúveis em água tendo uma densidade apropriada e um ponto de ebulição suficientemente baixo poderem também ser utilizados, tais como paraxileno. N-propil acetato e isopropil acetato são especialmente preferidos devido a sua solubilidade relativamente baixa em água, excelente comportamento azeotrópico, e a sua habilidade para a remoção do ácido acético remanescente, assim como as impurezas orgânicas de alto ponto de ebulição da mistura aquosa.
A extração pode ser efetuada utilizando-se proporções de solvente de cerca de 1 a cerca de 4 partes por peso de solvente por parte de alimentação do extrator, dependendo da composição de alimentação do extrator. As velocidades espaciais das alimentações combinadas para o extrator geralmente variam de 1 a cerca de 3h~\ Apesar da extração poder ser feita na temperatura e pressão ambientes, o aquecimento do solvente e do extrator até cerca de 30°C a cerca de 70°C, ou cerca de 40°C a cerca de 60°C, pode ser utilizado.
As figuras 12, 13, e 14 ilustram uma realização da invenção mostrando como uma alimentação de enriquecimento 220 pode ser utilizada em todo o processo. A matéria-prima aromática 10 composta dos reagentes e do catalisador é alimentada para a primeira zona de oxidação 20 gerando uma composição de ácido carboxílico bruto 30. A composição de ácido carboxílico bruto 30 e uma corrente de solvente 50 são alimentados para a zona de deslocamento de líquido 40 para a execução de uma troca parcial do solvente, trocando uma porção do solvente de oxidação presente na corrente 30 por solvente puro gerando uma corrente de solvente movida 60 e uma corrente da composição em suspensão 70. A composição em suspensão 70 e uma corrente gasosa contendo oxigênio 106 são alimentadas para uma zona de oxidação em estágios 80 para gerar uma composição de oxidação em estágios 110. A composição de oxidação em estágios IlOe uma corrente de solvente 101 são alimentadas para uma zona de deslocamento de líquido 100 para se obter uma troca parcial de solvente, trocando uma porção do solvente de oxidação presente na composição de oxidação em estágios 110 por um solvente puro, gerando uma corrente de solvente em movimento 102 e uma composição de oxidação em estágio de troca pós-solvente 115. A composição de oxidação em estágios de troca pós-solvente 115 é alimentada para uma zona de cristalização 120 gerando uma corrente de composição em suspensão cristalizada 160, uma corrente opcional de vapor de solvente 121, e uma corrente opcional de solvente de líquido 122. A corrente da composição em suspensão cristalizada 160 e uma corrente de enriquecimento opcional 220 são alimentadas para uma zona de resfriamento 165 onde uma corrente de composição de ácido carboxílico resinada 170 e uma corrente opcional de solvente de oxidação 163 são geradas. A composição de ácido carboxílico resfriada 170, uma alimentação de lavagem 175, e uma alimentação de enriquecimento opcional 220 são alimentadas para uma zona de remoção do catalisador 180 para gerar uma composição de remoção pós-catalisador 200, o licor rico em catalisador 185, e um licor de lavagem 62, e uma alimentação de enriquecimento esvaziada 230. A composição de remoção pós-catalisador .200, a corrente de solvente de troca 201, e uma corrente de enriquecimento opcional 220 são alimentadas para uma zona opcional de troca de solvente .205 para gerar um licor de solvente de troca 202, e a composição de troca pós-solvente 206. A composição de troca pós-solvente 206 e uma alimentação de enriquecimento 220 são alimentadas para uma zona de enriquecimento 210 para gerar uma corrente de composição de ácido carboxílico enriquecido 240 e uma alimentação de enriquecimento e esvaziada 230. A composição enriquecida 240 e uma alimentação opcional de enriquecimento 220 são alimentadas para uma zona opcional de desidratação 250 para gerar uma composição de ácido carboxílico desidratada 260.
A zona de remoção do catalisador 180, a zona de troca do solvente 205, a zona de enriquecimento 210, a zona de desidratação 250, e opcionalmente, a zona de secagem 270 podem ser obtidas em um só dispositivo de separação sólido líquido, de preferência, um filtro contínuo sob pressão ou a vácuo, e mais de preferência, um filtro de esteira a vácuo. O filtro contínuo de tambor pressurizado ou um filtro de tambor rotativo a vácuo também podem ser utilizados. Uma composição de ácido carboxílico enriquecido desidratada 260, e uma alimentação de enriquecimento opcional220 são alimentadas para uma zona opcional de secagem 270 para gerarem uma composição de ácido carboxílico enriquecido seca 280 e uma corrente de vapor de solvente 275.
Em outra realização da invenção, a alimentação de enriquecimento 220 é composta de água em uma quantidade maior do que50% em peso. Em outra realização da invenção, a alimentação de enriquecimento 220 é composta de água em uma quantidade maior do que75% em peso. Em outra realização da invenção, a alimentação de enriquecimento 220 é composta de água em uma quantidade maior do que95% em peso. Em outra realização da invenção, a alimentação de enriquecimento 220 é composta de água em uma quantidade maior do que99% em peso.
Em outra realização da invenção, a composição de remoção pós-catalisador 200 entra na zona de enriquecimento 210 em uma temperatura em uma faixa em torno de 200°C até o ponto de congelamento da alimentação de enriquecimento 220. Em outra realização da invenção, a composição de remoção pós-catalisador 200 entra na zona de enriquecimento 210 em uma temperatura em uma faixa em torno de 100°C até o ponto de congelamento da alimentação de enriquecimento 220. Em outra realização da invenção, a composição de remoção pós-catalisador 200 entra na zona de enriquecimento210 em uma temperatura em uma faixa em torno de200°C até cerca de O0C. Em outra realização da invenção, a composição de remoção pós-catalisador200 entra na zona de enriquecimento 210 em uma temperatura em uma faixa em torno de O0C a IOO0C. Outras faixas são menores do que IOO0C a 20°C, e .40°C a menos de 100°C.
A zona de enriquecimento 210 é composta pelo menos de um dispositivo suficiente para produzir uma quantidade suficiente de tempo de contato entre a alimentação de enriquecimento 220 e a composição de remoção pós-catalisador 200 para permitir que pelo menos um composto selecionado do grupo consistindo de ácido benzóíco, ácido isoftálico, ácido ftálico, ácido trimelítico, isômeros do ácido hidroxíbenzóico, e isômeros do ácido toluico sejam enriquecidos. Em outra realização da invenção, a zona de enriquecimento 210 ou a zona de enriquecimento prolongado 213 é composta de um dispositivo que produz uma quantidade suficiente de tempo de contato entre a alimentação de enriquecimento e a composição de remoção pós- catalisador 200 ou a composição de ácido carboxílico 214 para permitir que monômeros, comonômeros. aditivos, e outros compostos úteis na produção de poliésteres sejam enriquecidos, Em outra realização da invenção, a zona de enriquecimento 210 ou a zona de enriquecimento prolongada 213 é composta pelo menos de um dispositivo selecionado do grupo consistindo de- um filtro de esteira, um filtro pressurizado, um filtro rotativo pressurizado, centrífugas capazes de adicionarem sólidos e/ou uma corrente de lavagem como uma centrífuga de cesta perfurada, uma centrifuga de pilha de discos, etc., e semelhantes.
Em outra realização da invenção, a composição enriquecida .240 em base de sólidos secos inclui todas as combinações possíveis de composições de ácido carboxílico seco 280 descritas posteriormente nesta apresentação. A base em sólidos secos será descrita posteriormente na apresentação.
Todas as composições são medidas em base de sólidos secos a serem descritas posteriormente na apresentação. Todas as medições e reivindicações em ppm são em ppm por peso em base de sólidos secos. A etapa (h) opcionalmente é composta da desidratação da composição enriquecida 240 em uma zona de desidratação 250 para formar uma composição de remoção pós-catalisador 260.
A desidratação pode ser feita por qualquer método conhecido na arte. O resultado da desidratação da composição de remoção pós- catalisador desidratada 260 é ter um teor de umidade inferior a 25% em peso de umidade. Outras faixas de teor de umidade são menores do que 15% em peso de umidade ou menos de 10% em peso de umidade ou menos de 5% em peso de umidade. Ainda em outra realização da invenção, a desidratação pode ser feita através do uso da maioria dos meios mecânicos para secagem e onde a maioria da secagem não é feita através de evaporação. A maioria, conforme usado aqui, significa mais de 50%.
A etapa (i) é composta da filtragem e opcionalmente da secagem da composição enriquecida 240 ou da composição de remoção pós- catalisador desidratada 260 em uma zona de filtragem e secagem 270 para remover uma porção do solvente da composição enriquecida 240 ou da composição de remoção pós-catalisador desidratada 260 para produzir a composição de ácido carboxílico seca 280.
A composição enriquecida 240 ou a composição de remoção pós-catalisador desidratada 260 são retiradas da zona de enriquecimento 210 ou da zona de desidratação 250 e alimentadas para uma zona de filtragem e secagem 270.
Em uma realização da invenção, a torta de filtragem passa por uma etapa inicial de remoção do solvente, e então é rinsada com lavagem ácida para remover o catalisador residual, e então o solvente é removido outra vez antes de ser enviado para os secadores.
A zona de secagem 270 é composta pelo menos de um secador e pode ser feita por qualquer meio conhecido na arte que seja capaz de evaporar pelo menos 10% dos voláteis que permanecem na torta de filtro para produzir a composição seca de ácido carboxílico 280. Por exemplo, os secadores de contato indireto, incluindo um secador rotativo de tubo de vapor, um secador processador Shafl Porcupine®, e um processador Bepex Dolidaire® podem ser usados para a secagem para produzirem uma composição de ácido carboxílico seca 280. Os secadores de contato direto, incluindo um secador de leito fluido e a secagem em uma linha de transporte podem ser utilizados para a secagem, para produzirem uma composição de ácido carboxílico seca 280. Em outra realização da invenção, a secagem pode ser feita em um dispositivo de separação sólido líquido como um filtro de 0 esteira a vácuo ou um filtro de tambor rotativo pressurizado, permitindo que uma corrente de gás escoe através da torta do filtro, dessa forma removendo os voláteis. Em outra realização da invenção, um dispositivo de separação sólido líquido pode ser composto de qualquer combinação das seguintes zonas: uma zona de remoção do catalisador, uma zona de enriquecimento, uma zona de desidratação, e uma zona de secagem. Uma composição de ácido carboxílico seca pode ser uma composição de ácido carboxílico com menos de 5% de umidade, de preferência, menos de 2% de umidade, e mais de preferência, menos de 1% de umidade, e ainda mais de preferência, menos de .0,5%, e ainda mais de preferência, menos de 0,1%. Em uma realização da invenção, a composição de ácido carboxílico seca 280 tem um b* menor do que cerca de 9,0. Em outra realização da invenção, a cor b* da composição de ácido carboxílico seca 280 é menor do que cerca de 6,0. Em outra realização da invenção, a cor b* da composição de ácido carboxílico seca 280 é menor do que cerca de 5,0. Em outra realização da invenção, a cor b* da composição de ácido carboxílico seca 280 é menor do que cerca de 4,0. Em outra realização da invenção, a cor b* da composição de ácido carboxílico seca 280 é menor do que cerca de 3. A cor b* é um dos três atributos de cor medidos em um instrumento com base em refletância espectroscópica. Um instrumento Hunter Ultrascan XED no modo de refletância tipicamente é o dispositivo de medição. As leituras positivas significam os graus de amarelo (ou a absorbância do azul), enquanto que as leituras negativas significam os graus de azul (ou a absorbância de amarelo).
Composições compostas de um ácido carboxílico
.1. Em uma realização da invenção, a composição de ácido
carboxílico seca 280 é composta de:
(1) ácido carboxílico em uma quantidade maior do que 50% em peso, ou maior do que 60% em peso, ou maior do que 70% em peso, ou
0 maior do que 80% em peso, ou maior do que 90% em peso, ou maior do que 95% em peso, ou maior do que 97%, ou maior do que 98%, ou maior do que 98,5% , ou maior do que 99%, ou maior do que 99,5% em peso; e opcionalmente,
(2) (a) isômeros de carboxibenzaldeído (CBA) em uma 15 quantidade variando de 1 ppm a 1.000 ppm, ou variando de 1 ppm a 500 ppm,
ou variando de 1 ppm a 250 ppm, ou variando de 1 ppm a 125 ppm; ou
(b) isômeros do ácido toluico (TA), em uma quantidade variando de 1 ppm a 1.000 ppm, ou variando de 1 ppm a 500 ppm, ou variando de 1 ppm a 250 ppm, ou variando de 1 ppm a 125 ppm; ou (c) ambos os seguintes:
(i) isômeros de carboxibenzaldeído em uma quantidade variando de 1 ppm a 1.000 ppm, ou variando de 1 ppm a 500 ppm, ou variando de 1 ppm a 250 ppm ou variando de 1 ppm a 125 ppm;
(ii) isômeros do ácido toluico em uma quantidade variando de 1 ppm a 500 ppm, ou variando de 1 ppm a 250 ppm, ou variando de 1 ppm a 125 a ppm;
onde a concentração total de carboxibenzaldeído e de isômeros do ácido toluico varia de 1 ppm a 2.000 ppm, 1 ppm a 1000, ou de 1 ppm a 500 ppm, ou de 1 ppm a 250 ppm, ou de 1 ppm a 125 ppm; e
(3) pelo menos 1, ou pelo menos 2, ou pelo menos 3, ou pelo menos 4, ou pelo menos 5, ou pelo menos 6, ou pelo menos 7, ou pelo menos8, ou pelo menos 9, ou pelo menos IOs ou pelo menos 1 Is ou pelo menos 12, ou pelo menos 13, ou pelo menos 14, ou pelo menos 15, ou pelo menos 16, ou pelo menos 17, ou pelo menos 18, ou pelo menos 19, ou pelo menos 20, ou todos os seguintes:
(a) ácido tereftálico em uma quantidade menor do que 50 ppm, ou variando de 50 ppm a 2.000 ppm, ou variando de 75 ppm a 1500 ppm, ou
variando de 100 ppm ou 1.000 ppm, ou variando de 150 ppm ou 500 ppm;
(b) ácido isoftálico em uma quantidade menor do que 50 ppm, ou variando de 50 ppm a 2.000 ppm, ou variando de 75 ppm a 1500 ppm, ou variando de 100 ppm a 1..000 ppm, ou variando de 150 ppm a 500 ppm;
(c) ácido itálico em uma quantidade pelo menos de 20 ppm, ou pelo menos 50 ppm, ou pelo menos 100 ppm, ou variando de 20 ppm a 1.000
ppm, ou variando de 50 ppm a 750 ppm, ou variando de 100 ppm a 500 ppm;
(d) isômeros do ácido benzeno-tricarboxílico em uma quantidade pelo menos de 125 ppm, ou variando de 125 ppm a 1.000 ppm, ou variando de 150 ppm a 750 ppm, ou variando de 175 ppm a 500 ppm;
(e) ácido benzóico em uma quantidade pelo menos de 50 ppm,
ou pelo menos 75 ppm , ou pelo menos 100 ppm, ou variando de 50 ppm a500 ppm, ou variando de 75 ppm a 400 ppm, ou variando de 100 ppm a 300 ppm;
(f) isômeros do ácido hidroxibenzóico em uma quantidade de pelo menos 3 ppm, pelo menos 5 ppm, ou pelo menos 20 ppm, ou variando de3 ppm a 200 ppm, ou variando de 5 ppm a 175 ppm, ou variando de 20 ppm a150 ppm;
(g) isômeros do ácido hidroximetilbenzóico em uma quantidade pelo menos de 40 ppm, ou pelo menos 80 ppm, ou pelo menos 100 ppm, ou variando de 40 ppm a 200 ppm, ou variando de 80 ppm a 180, ou variando de 100 ppm a 160 ppm;
(h) isômeros de dicarboxibifenila em uma quantidade variando de 20 ppm a 150 ppm, ou variando de 25 ppm a 100 ppm, ou variando de 25 ppm a 75 ppm;
(i) isômeros de dicarboxiestilbeno em uma quantidade variando de mais de 7 ppm; ou mais de 10 ppm;
(j) isômeros de tricarboxibifenila em uma quantidade variando de 8 ppm a 100 ppm, ou variando de 9 ppm a 50 ppm, ou variando de 10 ppm a 25 ppm;
(k) isômeros de tricarboxibenzofenona em uma quantidade variando de 5 ppm a 100 ppm, ou variando de 6 ppm a 75 ppm, ou variando de 7 ppm a 60 ppm;
(1) isômeros de dicarboxibenzofenona em uma quantidade variando de 10 ppm a 150 ppm, ou variando de 12 ppm a 100 ppm, ou variando de 15 ppm a 75 ppm;
(m) isômeros de dicarboxibenzila em uma quantidade variando de 1 ppm a 30 ppm, ou variando de 2 ppm a 20 ppm, ou variando de 3 ppm a 10 ppm;
(n) isômeros do ácido form-acet-hidroxibenzóico em uma quantidade variando de 1 ppm a 20 ppm, ou variando de 2 ppm a 15 ppm, ou variando de 3 ppm a 10 ppm;
(o) isômeros do ácido acet-hidroximetilbenzóico em uma quantidade variando de 1 ppm a 30 ppm, ou variando de 2 ppm a 20 ppm, ou variando de 3 ppm a 15 ppm;
(p) isômeros do ácido a-bromo-toluico em uma quantidade variando de 1 ppm a 100 ppm, ou variando ou variando de 2 ppm a 50 ppm, ou variando de 5 ppm a 25 ppm;
(q) ácido bromo-benzóico em uma quantidade variando de 5 ppm a 50 ppm, ou variando de 10 ppm a 40 ppm, ou variando de 15 ppm a 35 ppm;
(r) ácido bromo-acético em uma quantidade variando de 1 ppm a 10 ppm;
(s) isômeros de tolualdeído em uma quantidade variando de 7 ppm a 50 ppm, ou variando de 8 ppm a 25 ppm, ou variando de 9 ppm a 20 ppm;
(t) isômeros de ftaldeído em uma quantidade variando de 0,25 ppm a 10 ppm, ou variando de 0,5 ppm a 5 ppm, ou variando de 0,75 ppm a 2 ppm; onde o composto ou compostos selecionados em (3) são diferentes do composto ou compostos selecionados em (1) e (2);
e opcionalmente,
(4) pelo menos 1, pelo menos 2, ou pelo menos 3, ou pelo menos 4, ou pelo menos 5, ou pelo menos 6, ou pelo menos 7, ou pelo menos 8, ou todos os seguintes:
(a) ácido tereftálico em uma quantidade pelo menos de 1 ppm, ou variando de 1 ppm a 5.000 ppm, ou variando de 5 ppm a 2500 ppm, ou variando de 10 ppm a 2.000 ppm, ou variando de 15 ppm a 1.000 ppm, ou variando de 20 ppm a 500 ppm;
(b) ácido isoftálico em uma quantidade pelo menos de 1 ppm, ou variando de 1 ppm a 5.000 ppm, ou variando de 5 ppm a 2500 ppm, ou variando de 10 ppm a 2.000 ppm, ou variando de 15 ppm a 1.000 ppm, ou variando de 20 ppm a 500 ppm;
(c) ácido itálico em uma quantidade pelo menos de 1 ppm, ou variando de 1 ppm a 3.000 ppm, ou variando de 2 ppm a 2.000 ppm, ou variando de 3 ppm a 1.000 ppm, ou variando de 4 ppm a 500 ppm;
(d) isômeros do ácido benzeno-tricarboxílico em uma quantidade pelo menos de 1 ppm, ou variando de 1 ppm a 3.000 ppm, ou variando de 5 ppm a 2.000 ppm, ou variando de 10 ppm a 1.000 ppm, ou variando de 20 ppm a 500 ppm;
(e) ácido benzóico em uma quantidade de pelo menos 1 ppm, ou variando de 1 ppm a 6.000 ppm, ou variando de 5 ppm a 2.000 ppm, ou variando de 10 ppm a 1.000 ppm, ou variando de 20 ppm a 500 ppm;
(f) isômeros do ácido hidroxibenzóico em uma quantidade de pelo menos 1 ppm, ou variando de 1 ppm a 500 ppm, ou variando de 5 ppm a 400 ppm, ou variando de 10 ppm a 200 ppm;
(g) isômeros do ácido hidroximetilbenzóico em uma quantidade de pelo menos 1 ppm, ou variando de 1 ppm a 500 ppm, ou variando de 5 ppm a 400 ppm, ou variando de 10 ppm a 200 ppm;
(h) isômeros de dicarboxibifenila em uma quantidade de pelo menos 1 ppm, ou variando de 1 ppm a 500 ppm, ou variando de 5 ppm a 400 ppm, ou variando de 10 ppm a 200 ppm;
onde o composto ou compostos selecionados em (4) são diferentes do composto ou compostos selecionados em (3).
II. Em outra realização da invenção, a composição de ácido carboxílico seca 280 é composta de:
(1) ácido carboxílico em uma quantidade maior do que 50% em peso, ou maior do que 60% em peso, ou maior do que 70% em peso, ou maior do que 80% em peso, ou maior do que 90% em peso, ou maior do que 95% em peso, ou maior do que 97%, ou maior do que 98%, ou maior do que 98,5%, ou maior do que 99%, ou maior do que 99,5% em peso;
e
(2) (a) isômeros de carboxibenzaldeído (CBA) em uma quantidade variando de 1 ppm a 1.000 ppm, ou variando de 1 ppm a 500 ppm, ou variando de 1 ppm a 250 ppm, ou variando de 1 ppm a 125 ppm; ou
(b) isômeros do ácido toluico (TA) em uma quantidade variando de 1 ppm a 1.000 ppm, ou variando de 1 ppm a 500 ppm, ou variando de 1 ppm a 250 ppm, ou variando de 1 ppm a 125 ppm; ou (c) ambos os seguintes:
(1) isômeros de carboxibenzaldeído (CBA) em uma quantidade variando de 1 ppm a 1.000 ppm, ou variando de 1 ppm a 500 ppm, ou variando de 1 ppm a 250 ppm, ou variando de 1 ppm a 125 ppm;
(2) isômeros do ácido toluico (TA) em uma quantidade variando de 1 ppm a 500 ppm, ou variando de 1 ppm a 250 ppm, ou variando de 1 ppm a 125 ppm;
onde a concentração total de CBA e TA varia de 1 ppm a .2.000 ppm, 1 ppm a 1.000 ppm, ou de 1 ppm a 500 ppm, ou de 1 ppm a 250 ppm, ou de 1 ppm a 125 ppm;
e
(3) pelo menos 2, ou pelo menos 3, ou pelo menos 4, ou pelo menos 5, ou pelo menos 6, ou 7, ou todos os seguintes:
(a) ácido isoftálico em uma quantidade de pelo menos 50 ppm, ou variando de 50 ppm a 2.000 ppm, ou variando de 75 ppm a 1500 ppm, ou variando de 100 ppm a 1.000 ppm, ou variando de 150 ppm a 500 ppm, ou variando de 50 ppm, ou 75 ppm, ou 100 ppm, ou 150 ppm a 500 ppm, ou .1.000 ppm, ou 2.000 ppm, ou 0,5% em peso, ou 1% em peso, ou 2% em peso, ou 3% em peso, ou 5% em peso, ou 10% em peso, ou 25% em peso, ou 49% em peso, ou variando de 500 ppm, ou 1.000 ppm a 2.000 ppm, ou 0,5% em peso, ou 1% em peso, ou 2% em peso, ou 3% em peso, ou 5% em peso, ou .10% em peso, ou 25% em peso, ou 49% em peso;
(b) isômeros do ácido benzeno-tricarboxílico variando de 140 ppm a 1.000 ppm, ou variando de 175 ppm a 750 ppm, ou variando de 200 ppm a 500 ppm, ou variando de 150 ppm, ou 175 ppm, ou 200 ppm a 500 ppm, ou 750 ppm, ou 1.000 ppm;
(c) isômeros de dicarboxibifenila em uma quantidade variando de 20 ppm a 150 ppm, ou variando de 25 ppm a 100 ppm, ou variando de 25 ppm a 75 ppm, ou variando de 200 ppm, ou 300 ppm, ou 500 ppm a 1.000 ppm, ou 2.000 ppm, ou 0,5% em peso, ou 1% em peso, ou 2% em peso, ou
3% em peso, ou 5% em peso, ou 10% em peso, ou 25% em peso, ou 49% em peso;
(d) ácido ftálico em uma quantidade de pelo menos 20 ppm, ou pelo menos 50 ppm, ou pelo menos 100 ppm, ou variando de 20 ppm a 1.000 ppm, ou variando de 50 ppm a 750 ppm, ou variando de 100 ppm a 500 ppm, ou variando de 20 ppm, 50 ppm, 100 ppm a 500 ppm, ou 750 ppm, ou 1.000 ppm, ou 2.000 ppm, ou 0,5% em peso, 1% em peso, ou 2% em peso, ou 3% em peso, ou 5% em peso, ou 10% em peso, ou 25% em peso, ou 49% em peso, ou variando de 500 ppm, ou 750 ppm, ou 1.000 ppm a 2.000 ppm, ou 0,5% em peso, ou 1% em peso, ou 2% em peso, ou 3% em peso, ou 5% em peso, ou 10% em peso, ou 25% em peso, ou 49% em peso;
(e) isômeros do ácido hidroxibenzóico variando de 3 ppm a 200 ppm, ou variando de 5 ppm a 175 ppm, ou variando de 20 ppm a 150 ppm, ou variando de 3 ppm, ou 5 ppm ou 20 ppm a 150 ppm, ou 175 ppm, ou 200 ppm, ou 500 ppm, ou 1.000 ppm;
(f) isômeros do ácido hidroximetilbenzóico em uma quantidade de pelo menos 40 ppm, ou pelo menos 80 ppm, ou pelo menos 100 ppm, ou variando de 40 ppm a 200 ppm, ou variando de 80 ppm a 180, ou variando de 100 ppm a 160 ppm, ou variando de 40 ppm, ou 80 ppm, ou 100 ppm a 500 ppm, ou 1.000 ppm, ou 2.000 ppm, ou 0,5% em peso, ou 1% em peso, ou 2% em peso, ou 3% em peso, ou 5% em peso, ou 10% em peso, ou 25% em peso, ou 49% em peso;
(g) ácido benzóico variando de 60 ppm a 500 ppm, ou variando de 75 ppm a 400 ppm, ou variando de 100 ppm a 300 ppm, ou variando de 60 ppm, ou 75 ppm, ou 100 ppm a 300 ppm, ou 500 ppm, ou 1.000 ppm.
(h) ácido tereftálico em uma quantidade de pelo menos 20 ppm, ou pelo menos 50 ppm, ou pelo menos 100 ppm, ou variando de 20 ppm a 1.000 ppm, ou variando de 50 ppm a 750 ppm, ou variando de 100 ppm a 500 ppm, ou variando de 20 ppm, 50 ppm, 100 ppm a 500 ppm, ou 750 ppm, ou 1.000 ppm, ou 2..000 ppm, ou 0,5% em peso, ou 1% em peso, ou 2% em peso, ou 3% em peso, ou 5% em peso, ou 10% em peso, ou 25% em peso, ou 49% em peso, ou variando de 500 ppm, ou 750 ppm, ou 1.000 ppm a 2.000 ppm, ou 0,5% em peso, ou 1% em peso, ou 2% em peso, ou 3% em peso, ou 5% em peso, ou 10% em peso, ou 25% em peso, ou 49% em peso;
III. Em uma realização da invenção, a composição de ácido carboxílico seca 280 é composta de:
(1) ácido carboxílico em uma quantidade maior do que 50% em peso, ou maior do que 60% em peso, ou maior do que 70% em peso, ou maior do que 80% em peso, ou maior do que 90% em peso, ou maior do que 95% em peso, ou maior do que 97%, ou maior do que 98%, ou maior do que 98,5%o, ou maior do que 99%, ou maior do que 99,5% em peso;
e
(2) (a) isômeros de carboxibenzaldeído (CBA) em uma quantidade variando de 1 ppm a 1.000 ppm, ou variando de 1 ppm a 500 ppm, ou variando de 1 ppm a 250 ppm, ou variando de 1 ppm a 125 ppm ; ou
(b) isômeros do ácido toluico (TA) em uma quantidade variando de 1 ppm a 1.000 ppm, ou variando de 1 ppm a 500 ppm, ou variando de 1 ppm a 250 ppm, ou variando de 1 ppm a 125 ppm; ou
(c) ambos os seguintes:
(1) isômeros de carboxibenzaldeído (CBA) em uma quantidade variando de 1 ppm a 1.000 ppm, ou variando de 1 ppm a 500 ppm, ou variando de 1 ppm a 250 ppm ou variando de 1 ppm a 125 ppm;
(2) isômeros do ácido toluico(TA) em uma quantidade variando de 1 ppm a 500 ppm, ou variando de 1 ppm a 250 ppm, ou variando de 1 ppm a 125 ppm;
onde a concentração total de CBA e TA varia de 1 ppm a 2.000 ppm, 1 ppm a 1.000 ppm, ou de 1 ppm a 500 ppm, ou de 1 ppm a 250 ppm, ou de 1 ppm a 125 ppm;
e
(3) pelo menos 2, ou pelo menos 3, ou pelo menos 4, ou 5, ou todos os seguintes:
(a) ácido isoftálico em uma quantidade de pelo menos 50 ppm, ou variando de 50 ppm a 2.000 ppm, ou variando de 75 ppm a 1500 ppm, ou variando de 100 ppm a 1.000 ppm, ou variando de 150 ppm a 500 ppm, ou variando de 50 ppm, ou 75 ppm, ou 100 ppm, ou 150 ppm a 500 ppm, ou 1.000 ppm, ou 2.000 ppm, ou 0,5% em peso, ou 1% em peso, ou 2% em peso, ou 3% em peso, ou 5% em peso, ou 10% em peso, ou 25% em peso, ou 49% em peso, ou variando de 500 ppm, ou 1.000 ppm a 2.000 ppm, ou 0,5% em peso, ou 1% em peso, ou 2% em peso, ou 3% em peso, ou 5% em peso, ou 10% em peso, ou 25% em peso, ou 49% em peso;
(b) isômeros do ácido benzeno-tricarboxílico variando de 140 ppm a 1.000 ppm, ou variando de 175 ppm a 750 ppm, ou variando de 200 ppm a 500 ppm, ou variando de 150 ppm, ou 175 ppm, ou 200 ppm a 500 ppm, ou 750 ppm, ou 1.000 ppm;
(c) isômeros do ácido dicarboxibifenila em uma quantidade variando de 20 ppm a 150 ppm, ou variando de 25 ppm a 100 ppm, ou variando de 25 ppm a 75 ppm, ou variando de 200 ppm, ou 300 ppm, ou 500 ppm a 1.000 ppm, ou 2.000 ppm, ou 0,5% em peso, ou 1% em peso, ou 2% em peso, ou 3% em peso, ou 5% em peso, ou 10% em peso, ou 25% em peso, ou 49% em peso;
(d) ácido itálico em uma quantidade de pelo menos 20 ppm, ou pelo menos 50 ppm, ou pelo menos 100 ppm, ou variando de 20 ppm a 1.000 ppm, ou variando de 50 ppm a 750 ppm, ou variando de 100 ppm a 500 ppm, ou variando de 20 ppm, 50 ppm, 100 ppm a 500 ppm, ou 750 ppm, ou 1.000 ppm, ou 2.000 ppm, ou 0,5% em peso, ou 1% em peso, ou 2% em peso, ou 3% em peso, ou 5% em peso, ou 10% em peso, ou 25% em peso, ou 49% em peso, ou variando de 500 ppm, ou 750 ppm, ou 1.000 ppm a 2.000 ppm, ou 0,5% em peso, ou 1% em peso, ou 2% em peso, ou 3% em peso, ou 5% em peso, ou 10% em peso, ou 25% em peso, ou 49% em peso;
(e) ácido benzóico variando de 60 ppm a 500 ppm, ou variando de 75 ppm at 400 ppm, ou variando de 100 ppm a 300 ppm, ou variando de 60 ppm, ou 75 ppm, ou 100 ppm a 300 ppm, ou 500 ppm, ou 1.000 ppm.
(f) ácido tereftálico em uma quantidade de pelo menos 20 ppm, ou pelo menos 50 ppm, ou pelo menos 100 ppm, ou variando de 20 ppm a 1.000 ppm, ou variando de 50 ppm a 750 ppm, ou variando de 100 ppm a 500 ppm, ou variando de 20 ppm, 50 ppm, 100 ppm a 500 ppm, ou 750 ppm, ou 1.000 ppm, ou 2.000 ppm, ou 0,5% em peso, ou 1% em peso, ou 2% em peso, ou 3% em peso, ou 5% em peso, ou 10% em peso, ou 25% em peso, ou 49% em peso, ou variando de 500 ppm, ou 750 ppm, ou 1.000 ppm a 2.000 ppm, ou 0,5% em peso, ou 1% em peso, ou 2% em peso, ou 3% em peso, ou 5% em peso, ou 10% em peso, ou 25% em peso, ou 49% em peso;
IV. Em uma realização da invenção, a composição de ácido carboxílico seca 280 é composta de:
(1) ácido carboxílico em uma quantidade maior do que 50% em peso, ou maior do que 60% em peso, ou maior do que 70% em peso, ou maior do que 80% em peso, ou maior do que 90% em peso, ou maior do que 95% em peso, ou maior do que 97%, ou maior do que 98%, ou maior do que 98,5%, ou maior do que 99%, ou maior do que 99,5% em peso;
e
(2) (a) isômeros de carboxibenzaldeído (CBA) em uma quantidade variando de 1 ppm a 1.000 ppm, ou variando de 1 ppm a 500 ppm, ou variando de 1 ppm a 250 ppm, ou variando de 1 ppm a 125 a ppm; ou
(b) isômeros do ácido toluico (TA) em uma quantidade variando de 1 ppm a 1.000 ppm, ou variando de 1 ppm a 500 ppm, ou variando de 1 ppm a 250 ppm, ou variando de 1 ppm a 125 ppm; ou
(c) ambos os seguintes:
(1) isômeros de carboxibenzaldeído (CBA) em uma quantidade variando de 1 ppm a 1.000 ppm, ou variando de 1 ppm a 500 ppm, ou variando de 1 ppm a 250 ppm ou variando de 1 ppm a 125 ppm;
(2) isômeros de ácido toluico (TA) em uma quantidade variando de 1 ppm a 500 ppm, ou variando de 1 ppm a 250 ppm, ou variando de 1 ppm a 125 ppm;
onde a concentração total de CBA e de TA varia de 1 ppm a 2.000 ppm, ou 1 ppm a 1.000 ppm, ou de 1 ppm a 500 ppm, ou de 1 ppm a 250 ppm, ou de 1 ppm a 125 ppm;
e
(3) pelo menos 2, ou pelo menos 3, ou 4, ou todos os
seguintes:
(a) ácido isoftálico em uma quantidade de pelo menos 50 ppm, ou variando de 50 ppm a 2.000 ppm, ou variando de 75 ppm a 1500 ppm, ou variando de 100 ppm a 1.000 ppm, ou variando de 150 ppm a 500 ppm, ou variando de 50 ppm, ou 75 ppm, ou 100 ppm, ou 150 ppm a 500 ppm, ou 1.000 ppm, ou 2.000 ppm, ou 0,5% em peso, ou 1% em peso, ou 2% em peso, ou 3% em peso, ou 5% em peso, ou 10% em peso, ou 25% em peso, ou 49% em peso, ou variando de 500 ppm, ou 1.000 ppm a 2.000 ppm, ou 0,5% em peso, ou 1% em peso, ou 2% em peso, ou 3% em peso, ou 5% em peso, ou 10% em peso, ou 25% em peso, ou 49% em peso;
(b) isômeros do ácido benzeno-tricarboxílico variando de 140 ppm a 1.000 ppm, ou variando de 175 ppm a 750 ppm, ou variando de 200 ppm a 500 ppm, ou variando de 150 ppm, ou 175 ppm, ou 200 ppm a 500 ppm, ou 750 ppm, ou 1.000 ppm;
(c) isômeros de dicarboxibifenila em uma quantidade variando de 20 ppm a 150 ppm, ou variando de 25 ppm a 100 ppm, ou variando de 25 ppm a 75 ppm, ou variando de 200 ppm, ou 300 ppm, ou 500 ppm a 1.000 ppm, ou 2.000 ppm, ou 0,5% em peso, ou 1% em peso, ou 2% em peso, ou 3% em peso, ou 5% em peso, ou 10% em peso, ou 25% em peso, ou 49% em peso;
(d) ácido itálico em uma quantidade de pelo menos 20 ppm, ou pelo menos 50 ppm, ou pelo menos 100 ppm, ou variando de 20 ppm a 1.000 ppm, ou variando de 50 ppm a 750 ppm, ou variando de 100 ppm a 500 ppm, ou variando de 20 ppm, 50 ppm, 100 ppm a 500 ppm, ou 750 ppm, ou 1.000 ppm, ou 2.000 ppm, ou 0,5% em peso, ou 1% em peso, ou 2% em peso, ou 3% em peso, ou 5% em peso, ou 10% em peso, ou 25% em peso, ou 49% em peso, ou variando de 500 ppm, ou 750 ppm, ou 1.000 ppm a 2.000 ppm, ou 0,5% em peso, ou 1% em peso, ou 2% em peso, ou 3% em peso, ou 5% em peso, ou 10% em peso, ou 25% em peso, ou 49% em peso;
(e) ácido tereftálico em uma quantidade de pelo menos 20 ppm, ou pelo menos 50 ppm, ou pelo menos 100 ppm, ou variando de 20 ppm a 1.000 ppm, ou variando de 50 ppm a 750 ppm, ou variando de 100 ppm a 500 ppm, ou variando de 20 ppm, 50 ppm, 100 ppm a 500 ppm, ou 750 ppm, ou 1.000 ppm, ou 2.000 ppm, ou 0,5% em peso, ou 1% em peso, ou 2% em peso, ou 3% em peso, ou 5% em peso, ou 10% em peso, ou 25% em peso, ou 49% em peso, ou variando de 500 ppm, ou 750 ppm, ou 1.000 ppm a 2.000 ppm, ou 0,5% em peso, ou 1% em peso, ou 2% em peso, ou 3% em peso, ou 5% em peso, ou 10% em peso, ou 25% em peso, ou 49% em peso;
V. Em uma realização da invenção, a composição de ácido carboxílico seca 280 é composta de:
(1) ácido carboxílico em uma quantidade maior do que 50% em peso, ou maior do que 60% em peso, ou maior do que 70% em peso, ou maior do que 80% em peso, ou maior do que 90% em peso, ou maior do que 95% em peso, ou maior do que 97%, ou maior do que 98%, ou maior do que 98,5%, ou maior do que 99%, ou maior do que 99,5% em peso; e
(2) (a) isômeros de carboxibenzaldeído (CBA) em uma quantidade variando de 1 ppm a 1.000 ppm, ou variando de 1 ppm a 500 ppm, ou variando de 1 ppm a 250 ppm, ou variando de 1 ppm a 125 ppm; ou
(b) isômeros do ácido toluico (TA) em uma quantidade variando de 1 ppm a 1.000 ppm, ou variando de 1 ppm a 500 ppm, ou variando de 1 ppm a 250 ppm, ou variando de 1 ppm a 125 ppm; ou
(c) ambos os seguintes:
(1) isômeros de carboxibenzaldeído (CBA) em uma quantidade variando de 1 ppm a 1.000 ppm, ou variando de 1 ppm a 500 ppm, ou variando de 1 ppm a 250 ppm, ou variando de 1 ppm a 125 ppm;
(2) isômeros de ácido toluico (TA) em uma quantidade variando de 1 ppm a 500 ppm, ou variando de 1 ppm a 250 ppm, ou variando de 1 ppm a 125 ppm;
onde a concentração total de CBA e de TA varia de 1 ppm a 2.000 ppm, 1 ppm a 1.000 ppm, ou de 1 ppm a 500 ppm, ou de 1 ppm a 250 ppm, ou de 1 ppm a 125 ppm; e
(3) pelo menos 2, ou 3, ou todos os seguintes:
(a) ácido isoftálico em uma quantidade de pelo menos 50 ppm, ou variando de 50 ppm a 2.000 ppm, ou variando de 75 ppm a 1500 ppm, ou variando de 100 ppm a 1.000 ppm, ou variando de 150 ppm a 500 ppm, ou variando de 50 ppm, ou 75 ppm, ou 100 ppm, ou 150 ppm a 500 ppm, ou 1.000 ppm, ou 2.000 ppm, ou 0,5% em peso, ou 1% em peso, ou 2% em peso, ou 3% em peso, ou 5% em peso, ou 10% em peso, ou 25% em peso, ou 49% em peso, ou variando de 500 ppm, ou 1.000 ppm a 2.000 ppm, ou 0,5% em peso, ou 1% em peso, ou 2% em peso, ou 3% em peso, ou 5% em peso, ou 10% em peso, ou 25% em peso, ou 49% em peso; (b) isômeros do ácido benzeno-tricarboxílico variando de 140 ppm a 1.000 ppm, ou variando de 175 ppm a 750 ppm, ou variando de 200 ppm a 500 ppm, ou variando de 150 ppm, ou 175 ppm, ou 200 ppm a 500 ppm, ou 750 ppm, ou 1.000 ppm;
(c) isômeros de dicarboxibifenila em uma quantidade variando de 20 ppm a 150 ppm, ou variando de 25 ppm a 100 ppm, ou variando de 25 ppm a 75 ppm, ou variando de 200 ppm, ou 300 ppm, ou 500 ppm a 1.000 ppm, ou 2.000 ppm, ou 0,5% em peso, ou 1% em peso, ou 2% em peso, ou 3% em peso, ou 5% em peso, ou 10% em peso, ou 25% em peso, ou 49% em peso;
(d) ácido tereftálico em uma quantidade de pelo menos 50 ppm, ou variando de 50 ppm a 2.000 ppm, ou variando de 150 ppm a 500 ppm, ou variando de 50ppm, ou 75 ppm, ou 100 ppm, ou 150 ppm a 500 ppm, ou 1.000 ppm, ou 2.000 ppm, ou 0,5% em peso, ou 1% em peso, ou 2% em peso, ou 3% em peso, ou 5% em peso, ou 10% em peso, ou 25% em peso, ou 49% em peso, ou variando de 500 ppm, ou 1.000 ppm a 2.000 ppm, ou 0,5% em peso, ou 1% em peso, ou 2% em peso, ou 3% em peso, ou 5% em peso, ou 10% em peso, ou 25% em peso, ou 49% em peso;
VI. Em uma realização da invenção a composição de ácido carboxílico seca 280 é composta de:
(1) ácido carboxílico em uma quantidade maior do que 50% em peso, ou maior do que 60% em peso, ou maior do que 70% em peso, ou maior do que 80% em peso, ou maior do que 90% em peso, ou maior do que 95% em peso, ou maior do que 97%, ou maior do que 98%, ou maior do que 98,5%, ou maior do que 99%, ou maior do que 99,5% em peso;
e
(2) (a) isômeros de carboxibenzaldeído (CBA) em uma quantidade variando de 1 ppm a 1.000 ppm, ou variando de 1 ppm a 500 ppm, ou variando de 1 ppm a 250 ppm, ou variando de 1 ppm a 125 ppm; ou (b) isômeros do ácido toluico (TA) em uma quantidade variando de 1 ppm a 1.000 ppm, ou variando de 1 ppm a 500 ppm, ou variando de 1 ppm a 250 ppm, ou variando de 1 ppm a 125 ppm; ou
(c) ambos os seguintes:
(1) isômeros de carboxibenzaldeído (CBA) em uma quantidade variando de 1 ppm a 1.000 ppm, ou variando de 1 ppm a 500 ppm, ou variando de 1 ppm a 250 ppm, ou variando de 1 ppm a 125 ppm;
(2) isômeros de ácido toluico (TA) em uma quantidade variando de 1 ppm a 500 ppm, ou variando de 1 ppm a 250 ppm, ou variando de 1 ppm a 125 ppm;
onde a concentração total de CBA e de TA varia de 1 ppm a .2.000 ppm, 1 ppm a 1.000 ppm, ou de 1 ppm a 500 ppm, ou de 1 ppm a 250 ppm, ou de 1 ppm a 125 ppm;
e
(3) pelo menos 2, ou todos os seguintes:
(a) ácido isoftálico em uma quantidade de pelo menos 50 ppm, ou variando de 50 ppm a 2.000 ppm, ou variando de 75 ppm a 1500 ppm, ou variando de 100 ppm a 1.000 ppm, ou variando de 150 ppm a 500 ppm, ou variando de 50 ppm, ou 75 ppm, ou 100 ppm, ou 150 ppm a 500 ppm, ou .1.000 ppm, ou 2.000 ppm, ou 0,5% em peso, ou 1% em peso, ou 2% em peso, ou 3% em peso, ou 5% em peso, ou 10% em peso, ou 25% em peso, ou 49% em peso, ou variando de 500 ppm, ou 1.000 ppm a 2.000 ppm, ou 0,5% em peso, ou 1% em peso, ou 2% em peso, ou 3% em peso, ou 5% em peso, ou .10% em peso, ou 25% em peso, ou 49% em peso;
(b) isômeros do ácido benzeno-tricarboxílico variando de 140 ppm a 1.000 ppm, ou variando de 175 ppm a 750 ppm, ou variando de 200 ppm a 500 ppm, ou variando de 150 ppm, ou 175 ppm, ou 200 ppm a 500 ppm, ou 750 ppm, ou 1.000 ppm;
(c) isômeros de dicarboxibifenila em uma quantidade variando de 20 ppm a 150 ppm, ou variando de 25 ppm a 100 ppm, ou variando de 25 ppm a 75 ppm, ou variando de 200 ppm, ou 300 ppm, ou 500 ppm a 1.000 ppm, ou 2.000 ppm, ou 0,5% em peso, ou 1% em peso, ou 2% em peso, ou .3% em peso, ou 5% em peso, ou 10% em peso, ou 25% em peso, ou 49% em peso;
VII. Em uma realização da invenção, a composição de ácido carboxílico seca 280 é composta de:
(1) ácido carboxílico em uma quantidade maior do que 50% em peso, ou maior do que 60% em peso, ou maior do que 70% em peso, ou maior do que 80% em peso, ou maior do que 90% em peso, ou maior do que .95% em peso, ou maior do que 97%, ou maior do que 98%, ou maior do que .98,5%, ou maior do que 99%, ou maior do que 99,5% em peso;
e
(2) (a) isômeros de carboxibenzaldeído (CBA) em uma quantidade variando de 1 ppm a 1.000 ppm, ou variando de 1 ppm a 500 ppm, ou variando de 1 ppm a 250 ppm, ou variando de 1 ppm a 125 ppm; ou
(b) isômeros do ácido toluico (TA) em uma quantidade variando de 1 ppm a 1.000 ppm, ou variando de 1 ppm a 500 ppm, ou variando de 1 ppm a 250 ppm, ou variando de 1 ppm a 125 ppm; ou
(c) ambos os seguintes:
(1) isômeros de carboxibenzaldeído (CBA) em uma quantidade variando de 1 ppm a 1.000 ppm, ou variando de 1 ppm a 500 ppm, ou variando de 1 ppm a 250 ppm, ou variando de 1 ppm a 125 ppm;
(2) isômeros de ácido toluico (TA) em uma quantidade variando de 1 ppm a 500 ppm, ou variando de 1 ppm a 250 ppm, ou variando de 1 ppm a 125 ppm;
onde a concentração total de CBA e de TA varia de 1 ppm a .2.000 ppm, 1 ppm a 1.000 ppm, ou de 1 ppm a 500 ppm, ou de 1 ppm a 250 ppm, ou de 1 ppm a 125 ppm; e
(3) ambos os seguintes:
(a) ácido isoflálico em uma quantidade de pelo menos 50 ppm, ou variando de 50 ppm a 2.000 ppm, ou variando de 75 ppm a 1500 ppm, ou variando de 100 ppm a 1.000 ppm, ou variando de 150 ppm a 500 ppm, ou variando de 50 ppm, ou 75 ppm, ou 100 ppm, ou 150 ppm a 500 ppm, ou 1.000 ppm, ou 2.000 ppm, ou 0,5% em peso, ou 1% em peso, ou 2% em peso, ou 3% em peso, ou 5% em peso, ou 10% em peso, ou 25% em peso, ou 49% em peso, ou variando de 500 ppm, ou 1.000 ppm a 2.000 ppm, ou 0,5% em peso, ou 1% em peso, ou 2% em peso, ou 3% em peso, ou 5% em peso, 10% em peso, ou 25% em peso, ou 49% em peso;
(b) isômeros do ácido benzeno-tricarboxílico variando de 140 ppm a 1.000 ppm, ou variando de 175 ppm a 750 ppm, ou variando de 200 ppm a 500 ppm, ou variando de 150 ppm, ou 175 ppm, ou 200 ppm a 500 ppm, ou 750 ppm, ou 1.000 ppm;
VIII. Em uma realização da invenção, a composição de ácido carboxílico seca 280 é composta de:
(1) ácido carboxílico em uma quantidade maior do que 50% em peso, ou maior do que 60% em peso, ou maior do que 70% em peso, ou maior do que 80% em peso, ou maior do que 90% em peso, ou maior do que 95% em peso, ou maior do que 97%, ou maior do que 98%, ou maior do que 98,5%, ou maior do que 99%, ou maior do que 99,5% em peso;
e
(2) (a) isômeros de carboxibenzaldeído (CBA) em uma quantidade variando de 1 ppm a 1.000 ppm, ou variando de 1 ppm a 500 ppm, ou variando de 1 ppm a 250 ppm, ou variando de 1 ppm a 125 ppm; ou
(b) isômeros do ácido toluico (TA) em uma quantidade variando de 1 ppm a 1.000 ppm, ou variando de 1 ppm a 500 ppm, ou variando de 1 ppm a 250 ppm, ou variando de 1 ppm a 125 ppm; ou (c) ambos os seguintes:
(1) isômeros de carboxibenzaldeído (CBA) em uma quantidade variando de 1 ppm a 1.000 ppm, ou variando de 1 ppm a 500 ppm, ou variando de 1 ppm a 250 ppm, ou variando de 1 ppm a 125 ppm;
(2) isômeros de ácido toluico (TA) em uma quantidade variando de 1 ppm a 500 ppm, ou variando de 1 ppm a 250 ppm, ou variando de 1 ppm a 125 ppm;
onde a concentração total de CBA e de TA varia de 1 ppm a .2.000 ppm, 1 ppm a 1.000 ppm, ou de 1 ppm a 500 ppm, ou de 1 ppm a 250 ppm, ou de 1 ppm a 125 ppm;
e
(3) ambos os seguintes:
(a) ácido isoftálico em uma quantidade de pelo menos 50 ppm, ou variando de 50 ppm a 2.000 ppm, ou variando de 75 ppm a 1500 ppm, ou variando de 100 ppm a 1.000 ppm, ou variando de 150 ppm a 500 ppm, ou variando de 50 ppm, ou 75 ppm, ou 100 ppm, ou 150 ppm a 500 ppm, ou .1.000 ppm, ou 2.000 ppm, ou 0,5% em peso, ou 1% em peso, ou 2% em peso, ou 3% em peso, ou 5% em peso, ou 10% em peso, ou 25% em peso, ou 49% em peso, ou variando de 500 ppm, ou 1.000 ppm a 2.000 ppm, ou 0,5% em peso, ou 1% em peso, ou 2% em peso, ou 3% em peso, ou 5% em peso, 10% em peso, ou 25% em peso, ou 49% em peso;
(b) isômeros de dicarboxibifenila em uma quantidade variando de 20 ppm a 150 ppm, ou variando de 25 ppm a 100 ppm, ou variando de 25 ppm a 75 ppm, ou variando de 200 ppm, ou 300 ppm, ou 500 ppm a 1.000 ppm, ou 2.000 ppm, ou 0,5% em peso, ou 1% em peso, ou 2% em peso, ou .3% em peso, ou 5% em peso, ou 10% em peso, ou 25% em peso, ou 49% em peso;
IX. Em uma realização da invenção, a composição de ácido carboxílico seca 280 é composta de: (1) ácido carboxílico em uma quantidade maior do que 50% em peso, ou maior do que 60% em peso, ou maior do que 70% em peso, ou maior do que 80% em peso, ou maior do que 90% em peso, ou maior do que 95% em peso, ou maior do que 97%, ou maior do que 98%, ou maior do que 98,5%, ou maior do que 99%, ou maior do que 99,5% em peso;
e
(2) (a) isômeros de carboxibenzaldeído (CBA) em uma quantidade variando de 1 ppm a 1.000 ppm, ou variando de 1 ppm a 500 ppm, ou variando de 1 ppm a 250 ppm, ou variando de 1 ppm a 125 ppm; ou
(b) isômeros do ácido toluico (TA) em uma quantidade variando de 1 ppm a 1.000 ppm, ou variando de 1 ppm a 500 ppm, ou variando de 1 ppm a 250 ppm, ou variando de 1 ppm a 125 ppm; ou
(c) ambos os seguintes:
(1) isômeros de carboxibenzaldeído (CBA) em uma quantidade variando de 1 ppm a 1.000 ppm, ou variando de 1 ppm a 500 ppm, ou variando de 1 ppm a 250 ppm, ou variando de 1 ppm a 125 ppm;
(2) isômeros de ácido toluico (TA) em uma quantidade variando de 1 ppm a 500 ppm, ou variando de 1 ppm a 250 ppm, ou variando de 1 ppm a 125 ppm;
onde a concentração total de CBA e de TA varia de 1 ppm a 2.000 ppm, 1 ppm a 1.000 ppm, ou de 1 ppm a 500 ppm, ou de 1 ppm a 250 ppm, ou de 1 ppm a 125 ppm;
e
(3) ambos os seguintes:
(a) isômeros do ácido benzeno-tricarboxílico variando de 140 ppm a 1.000 ppm, ou variando de 175 ppm a 750 ppm, ou variando de 200 ppm a 500 ppm, ou variando de 150 ppm, ou 175 ppm, ou 200 ppm a 500 ppm, ou 750 ppm, ou 1.000 ppm;
(b) isômeros de dicarboxibifenila em uma quantidade variando de 20 ppm a 150 ppm, ou variando de 25 ppm a 100 ppm, ou variando de 25 ppm a 75 ppm, ou variando de 200 ppm, ou 300 ppm, ou 500 ppm a 1.000 ppm, ou 2.000 ppm, ou 0,5% em peso, ou 1% em peso, ou 2% em peso, ou 3% em peso, ou 5% em peso, ou 10% em peso, ou 25% em peso, ou 49% em peso;
X. Em uma realização da invenção, a composição de ácido carboxílico seca 280 é composta de:
(1) ácido carboxílico em uma quantidade maior do que 50% em peso, ou maior do que 60% em peso, ou maior do que 70% em peso, ou maior do que 80% em peso, ou maior do que 90% em peso, ou maior do que 95% em peso, ou maior do que 97%, ou maior do que 98%, ou maior do que 98,5%, ou maior do que 99%, ou maior do que 99,5% em peso;
e
(2) (a) isômeros de carboxibenzaldeído (CBA) em uma quantidade variando de 1 ppm a 1.000 ppm, ou variando de 1 ppm a 500 ppm, ou variando de 1 ppm a 250 ppm, ou variando de 1 ppm a 125 ppm; ou
(b) isômeros do ácido toluico (TA) em uma quantidade variando de 1 ppm a 1.000 ppm, ou variando de 1 ppm a 500 ppm, ou variando de 1 ppm a 250 ppm, ou variando de 1 ppm a 125 ppm; ou
(c) ambos os seguintes:
(1) isômeros de carboxibenzaldeído (CBA) em uma quantidade variando de 1 ppm a 1.000 ppm, ou variando de 1 ppm a 500 ppm, ou variando de 1 ppm a 250 ppm, ou variando de 1 ppm a 125 ppm;
(2) isômeros de ácido toluico (TA) em uma quantidade variando de 1 ppm a 500 ppm, ou variando de 1 ppm a 250 ppm, ou variando de 1 ppm a 125 ppm;
onde a concentração total de CBA e de TA varia de 1 ppm a 2.000 ppm, 1 ppm a 1.000 ppm, ou de 1 ppm a 500 ppm, ou de 1 ppm a 250 ppm, ou de 1 ppm a 125 ppm; e
(3) pelo menos dois ou todos os seguintes:
(a) ácido tereftálico em uma quantidade de pelo menos 50 ppm, ou variando de 50 ppm a 2.000 ppm, ou variando de 75 ppm a 1500 ppm, ou variando de 100 ppm a 1.000 ppm, ou variando de 150 ppm a 500 ppm, ou variando de 50 ppm, ou 75 ppm, ou 100 ppm, ou 150 ppm a 500 ppm, ou 1.000 ppm, ou 2.000 ppm, ou 0,5% em peso, ou 1% em peso, ou 2% em peso, ou 3% em peso, ou 5% em peso, ou 10% em peso, ou 25% em peso, ou 49% em peso, ou variando de 500 ppm, ou 1.000 ppm a 2.000 ppm, ou 0,5%) em peso, ou 1% em peso, ou 2% em peso, ou 3% em peso, ou 5% em peso, ou 10% em peso, ou 25% em peso, ou 49% em peso; (b) isômeros do ácido benzeno-tricarboxílico variando de 140 ppm a 1.000 ppm, ou variando de 175 ppm a 750 ppm, ou variando de 200 ppm a 500 ppm, ou variando de 150 ppm, ou 175 ppm, ou 200 ppm a 500 ppm, ou 750 ppm, ou 1.000 ppm;
(c) isômeros de dicarboxibifenila em uma quantidade variando de 20 ppm a 150 ppm, ou variando de 25 ppm a 100 ppm, ou variando de 25 ppm a 75 ppm, ou variando de 200 ppm, ou 300 ppm, ou 500 ppm a 1.000 ppm, ou 2.000 ppm, ou 0,5% em peso, ou 1% em peso, ou 2% em peso, ou 3% em peso, ou 5% em peso, ou 10% em peso, ou 25% em peso, ou 49% em peso;
XI. Em uma realização da invenção, a composição de ácido carboxílico seca 280 é composta de:
(1) ácido carboxílico em uma quantidade maior do que 50% em peso, ou maior do que 60% em peso, ou maior do que 70% em peso, ou maior do que 80% em peso, ou maior do que 90% em peso, ou maior do que 95% em peso, ou maior do que 97%, ou maior do que 98%, ou maior do que 98,5%>, ou maior do que 99%, ou maior do que 99,5%» em peso; (2) (a) isômeros de carboxibenzaldeído (CBA) em uma quantidade variando de 1 ppm a 1.000 ppm, ou variando de 1 ppm a 500 ppm, ou variando de 1 ppm a 250 ppm, ou variando de 1 ppm a 125 ppm; ou
(b) isômeros do ácido toluico (TA) em uma quantidade variando de 1 ppm a 1.000 ppm, ou variando de 1 ppm a 500 ppm, ou
variando de 1 ppm a 250 ppm, ou variando de 1 ppm a 125 ppm; ou
(c) ambos os seguintes:
(1) isômeros de carboxibenzaldeído (CBA) em uma quantidade variando de 1 ppm a 1.000 ppm, ou variando de 1 ppm a 500
HLO ppm, ou variando de 1 ppm a 250 ppm, ou variando de 1 ppm a 125 ppm;
(2) isômeros de ácido toluico (TA) em uma quantidade variando de 1 ppm a 500 ppm, ou variando de 1 ppm a 250 ppm, ou variando de 1 ppm a 125 ppm;
onde a concentração total de CBA e de TA varia de 1 ppm a 2.000 ppm, 1 ppm a 1.000 ppm, ou de 1 ppm a 500 ppm, ou de 1 ppm a 250 ppm, ou de 1 ppm a 125 ppm;
e
(3) ambos os seguintes:
(a) ácido tereftálico em uma quantidade de pelo menos 50 ppm, ou variando de 50 ppm a 2.000 ppm, ou variando de 75 ppm a 1500 ppm, ou variando de 100 ppm a 1.000 ppm, ou variando de 150 ppm a 500 ppm, ou variando de 50 ppm, ou 75 ppm, ou 100 ppm, ou 150 ppm a 500 ppm, ou 1.000 ppm, ou 2.000 ppm, ou 0,5% em peso, ou 1% em peso, ou 2% em peso, ou 3% em peso, ou 5% em peso, ou 10% em peso, ou 25% em peso, ou 49% em peso, ou variando de 500 ppm, ou 1.000 ppm a 2.000 ppm, ou0,5% em peso, ou 1% em peso, ou 2% em peso, ou 3% em peso, ou 5% em peso, ou 10% em peso, ou 25% em peso, ou 49% em peso; (b) isômeros do ácido benzeno-tricarboxílico variando de 140 ppm a 1.000 ppm, ou variando de 175 ppm a 750 ppm, ou variando de 200 ppm a 500 ppm, ou variando de 150 ppm, ou 175 ppm, ou 200 ppm a 500 ppm, ou 750 ppm, ou 1.000 ppm;
XII. Em uma realização da invenção, a composição de ácido carboxílico seca 280 é composta de:
(1) ácido carboxílico em uma quantidade maior do que 50% em peso, ou maior do que 60% em peso, ou maior do que 70% em peso, ou maior do que 80% em peso, ou maior do que 90% em peso, ou maior do que 95% em peso, ou maior do que 97%, ou maior do que 98%, ou maior do que 98,5%, ou maior do que 99%, ou maior do que 99,5% em peso;
e
(2) (a) isômeros de carboxibenzaldeído (CBA) em uma quantidade variando de 1 ppm a 1.000 ppm, ou variando de 1 ppm a 500 ppm, ou variando de 1 ppm a 250 ppm, ou variando de 1 ppm a 125 ppm; ou
(b) isômeros do ácido toluico (TA) em uma quantidade variando de 1 ppm a 1.000 ppm, ou variando de 1 ppm a 500 ppm, ou
variando de 1 ppm a 250 ppm, ou variando de 1 ppm a 125 ppm; ou
(c) ambos os seguintes:
(1) isômeros de carboxibenzaldeído (CBA) em uma quantidade variando de 1 ppm a 1.000 ppm, ou variando de 1 ppm a 500 ppm, ou variando de 1 ppm a 250 ppm, ou variando de 1 ppm a 125 ppm;
(2) isômeros de ácido toluico (TA) em uma quantidade variando de 1 ppm a 500 ppm, ou variando de 1 ppm a 250 ppm, ou variando de 1 ppm a 125 ppm;
onde a concentração total de CBA e de TA varia de 1 ppm a 2.000 ppm, 1 ppm a 1.000 ppm, ou de 1 ppm a 500 ppm, ou de 1 ppm a 250 ppm, ou de 1 ppm a 125 ppm;
e
(3) ambos os seguintes:
(a) ácido tereftálico em uma quantidade de pelo menos 50 ppm, ou variando de 50 ppm a 2.000 ppm, ou variando de 75 ppm a 1500 ppm, ou variando de 100 ppm a 1.000 ppm, ou variando de 150 ppm a 500 ppm, ou variando de 50 ppm, ou 75 ppm, ou 100 ppm, ou 150 ppm a 500 ppm, ou 1.000 ppm, ou 2.000 ppm, ou 0,5% em peso, ou 1% em peso, ou 2% em peso, ou 3% em peso, ou 5% em peso, ou 10% em peso, ou 25% em peso, ou 49% em peso, ou variando de 500 ppm, ou 1.000 ppm a 2.000 ppm, ou0,5% em peso, ou 1% em peso, ou 2% em peso, ou 3% em peso, ou 5% em peso, ou 10% em peso, ou 25% em peso, ou 49% em peso;
(b) isômeros de dicarboxibifenila em uma quantidade variando de 20 ppm a 150 ppm, ou variando de 25 ppm a 100 ppm, ou variando de 25 ppm a 75 ppm, ou variando de 200 ppm, ou 300 ppm, ou 500 ppm a 1.000 ppm, ou 2.000 ppm, ou 0,5% em peso, ou 1% em peso, ou 2% em peso, ou3% em peso, ou 5% em peso, ou 10% em peso, ou 25% em peso, ou 49% em peso;
XIII. Em outra realização da invenção, a composição de ácido
carboxílico seca 280 é composta de:
(1) ácido carboxílico em uma quantidade maior do que 50% em peso, ou maior do que 60% em peso, ou maior do que 70% em peso, ou maior do que 80% em peso, ou maior do que 90% em peso, ou maior do que95% em peso, ou maior do que 97%, ou maior do que98%, ou maior do que98,5%, ou maior do que 99%, ou maior do que 99,5% em peso; e
(2) isômeros de carboxibenzaldeído (CBA) em uma quantidade variando de 1 ppm a 500 ppm,
e
(3) todos os seguintes:
(a) isômeros de ácido itálico em uma quantidade de pelo menos 50 ppm, ou variando de 50 ppm a 2.000 ppm, ou variando de 75 ppm a1500 ppm, ou variando de 100 ppm a 1.000 ppm, ou variando de 150 ppm a500 ppm, ou variando de 50 ppm, ou 75 ppm, ou 100 ppm, ou 150 ppm a 500 ppm, ou 1.000 ppm, ou 2.000 ppm, ou 0,5% em peso, ou 1% em peso, ou 2% em peso, ou 3% em peso, ou 5% em peso, ou 10% em peso, ou 25% em peso, ou 49% em peso, ou variando de 500 ppm, ou 1.000 ppm a 2.000 ppm, ou .0,5% em peso, ou 1% em peso, ou 2% em peso, ou 3% em peso, ou 5% em peso, 10% em peso, ou 25% em peso, ou 49% em peso;
(b) isômeros do ácido benzeno-tricarboxílico variando de 140 ppm a 1.000 ppm, ou variando de 175 ppm a 750 ppm, ou variando de 200 ppm a 500 ppm, ou variando de 150 ppm, ou 175 ppm, ou 200 ppm a 500 ppm, ou 750 ppm, ou 1.000 ppm; (c) isômeros de dicarboxibifenila em uma quantidade variando de 20 ppm a 150 ppm, ou variando de 25 ppm a 100 ppm, ou variando de 25 ppm a 75 ppm, ou variando de 200 ppm, ou 300 ppm, ou 500 ppm a 1.000 ppm, ou 2.000 ppm, ou 0,5% em peso, ou 1% em peso, ou 2% em peso, ou .3% em peso, ou 5% em peso, ou 10% em peso, ou 25% em peso, ou 49% em peso;
Composições de ácido isoftálico
I. Em uma realização da invenção, a composição de ácido carboxílico seca 280 é composta de:
(1) ácido isoftálico em uma quantidade maior do que 50% em peso, ou maior do que 60% em peso, ou maior do que 70% em peso, ou maior do que 80% em peso, ou maior do que 90% em peso, ou maior do que 95% em peso, ou maior do que 97%), ou maior do que 98%, ou maior do que .98,5%, ou maior do que 99%, ou maior do que 99,5% em peso; e
(2) (a) 3-carboxibenzaldeído (3-CBA) em uma quantidade variando de 1 ppm a 1.000 ppm, ou variando de 1 ppm a 500 ppm, ou variando de 1 ppm a 250 ppm, ou variando de 1 ppm a 125 ppm; ou
(b) ácido m-toluico (isômeros de m-TA) em uma quantidade variando de 1 ppm a 1.000 ppm, ou variando de 1 ppm a 500 ppm, ou variando de 1 ppm a 250 ppm, ou variando de 1 ppm a 125 ppm ; ou
(c) ambos os seguintes:
(1) 3 -carboxibenzaldeído (3 -CB A) em uma quantidade variando de 1 ppm a 1.000 ppm, ou variando de 1 ppm a 500 ppm, ou variando de 1 ppm a 250 ppm ou variando de 1 ppm a 125 ppm;
(2) isômeros do ácido m-toluico (m-TA) em uma quantidade variando de 1 ppm a 500 ppm, ou variando de 1 ppm a 250 ppm, ou variando de 1 ppm a 125 ppm;
onde a concentração total de 3-CBA e de m-TA varia de 1 ppm a 2.000 ppm, 1 ppm a 1.000 ppm, ou de 1 ppm a 500 ppm, ou de 1 ppm a 250 ppm, ou de 1 ppm a 125 ppm.
e
(3) pelo menos 1, ou pelo menos 2, ou pelo menos 3, ou pelo menos 4, ou pelo menos 5, ou pelo menos 6, ou pelo menos 7, ou pelo menos 8, ou pelo menos 9, ou pelo menos 10, ou pelo menos 11, ou pelo menos 12, ou pelo menos 13, ou pelo menos 14, ou pelo menos 15, ou pelo menos 16, ou pelo menos 17, ou pelo menos 18, ou pelo menos 19, ou todos os seguintes:
(a) ácido tereftálico em uma quantidade de pelo menos 50 ppm, ou variando de 50 ppm a 2.000 ppm, ou variando de 75 ppm a 1500 ppm, ou variando de 100 ppm a 1.000 ppm, ou variando de 150 ppm a 500 ppm;
(b) ácido itálico em uma quantidade de pelo menos 20 ppm, ou pelo menos 50 ppm, ou pelo menos 100 ppm, ou variando de 20 ppm a 1.000 ppm, ou variando de 50 ppm a 750 ppm, ou variando de 100 ppm a 500 ppm;
(c) isômeros do ácido benzeno-tricarboxílico em uma quantidade de pelo menos 140 ppm, ou variando de 140 ppm a 1.000 ppm, ou variando de 175 ppm a 750 ppm, ou variando de 200 ppm a 500 ppm;
(d) ácido benzóico em uma quantidade de pelo menos 50 ppm, ou pelo menos 75 ppm, ou pelo menos 100 ppm; ou variando de 50 ppm a 500 ppm, ou variando de 75 ppm a 400 ppm, ou variando de 100 ppm a 300 ppm;
(e) ácido 3 -hidroxibenzóico em uma quantidade de pelo menos 3 ppm, pelo menos 5 ppm, ou pelo menos 20 ppm, ou variando de 3 ppm a 200 ppm, ou variando de 5 ppm a 175 ppm, ou variando de 20 ppm a 150 ppm;
(f) ácido 3 -hidroximetilbenzóico em uma quantidade de pelo menos 40 ppm, ou pelo menos 80 ppm , ou pelo menos 100 ppm, ou variando de 40 ppm a 200 ppm, ou variando de 80 ppm a 180, ou variando de 100 ppm a 160 ppm;
(g) isômeros de 3,3'-dicarboxibifenila em uma quantidade variando de 20 ppm a 150 ppm, ou variando de 25 ppm a 100 ppm, ou
variando de 25 ppm a 75 ppm;
(h) isômeros de dicarboxiantraquinona em uma quantidade menor do que 1 ppm, ou menor do que 0,5 ppm, ou menor do que 0,4 ppm, ou menor do que 0,35 ppm;
(i) isômeros de dicarboxiestilbeno em uma quantidade variando de mais de 7 ppm, ou maior do que 10 ppm;
(j) isômeros de tricarboxibifenila em uma quantidade variando de 8 ppm a 100 ppm, ou variando de 9 ppm a 50 ppm, ou variando de 10 ppm a 25 ppm;
(k) isômeros de tricarboxibenzofenona em uma quantidade variando de 5 ppm a 100 ppm, ou variando de 6 ppm a 75 ppm, ou variando de 7 ppm a 60 ppm;
(1) isômeros de dicarboxibenzofenona em uma quantidade variando de 10 ppm a 150 ppm, ou variando de 12 ppm a 100 ppm, ou variando de 15 ppm a 75 ppm;
(m) isômeros de dicarboxibenzila em uma quantidade variando de 1 ppm a 30 ppm, ou variando de 2 ppm a 20 ppm, ou variando de 3 ppm a .02
.10 ppm;
(η) isômeros do ácido form-acet-hidroxibenzóico em uma
quantidade variando de 1 ppm a 20 ppm, ou variando de 2 ppm a 15 ppm, ou
variando de 3 ppm a 10 ppm; (o) isômeros do ácido acet-hidroximetilbenzóico em uma
quantidade variando de 1 ppm a 30 ppm, ou variando de 2 ppm a 20 ppm, ou
variando de 3 ppm a 15 ppm;
(p) ácido a-bromo-m-toluico em uma quantidade variando de 1
ppm a 100 ppm, ou variando de 2 ppm a 50 ppm, ou variando de 5 ppm a 25 ppm;
(q) ácido bromo-benzóico em uma quantidade variando de 5 ppm a 50 ppm, ou variando de 10 ppm a 40 ppm, ou variando de 15 ppm a 35 ppm;
(r) ácido bromo-acético em uma quantidade variando de 1 ppm
a 10 ppm;
(s) m-tolualdeído em uma quantidade variando de 7 ppm a 50 ppm, ou variando de 8 ppm a 25 ppm, ou variando de 9 ppm a 20 ppm;
(t) isoftaldeído em uma quantidade variando de 0,25 ppm a 10 ppm, ou variando de 0,5 ppm a 5 ppm, ou variando de 0,75 ppm a 2 ppm;
e opcionalmente
(4) pelo menos 1, ou pelo menos 2, ou pelo menos 3, ou pelo menos 4, ou pelo menos 5, ou pelo menos 6, ou pelo menos 7, ou todos os seguintes:
(a) ácido tereftálico em uma quantidade de pelo menos 1 ppm, ou variando de 1 ppm a 5.000 ppm, ou variando de 5 ppm a 2500 ppm, ou
variando de 10 ppm a 2.000 ppm, ou variando de 15 ppm a 1.000 ppm, ou
variando de 20 ppm a 500 ppm;
(b) ácido itálico em uma quantidade de pelo menos 1 ppm, ou
variando de 1 ppm a 3.000 ppm, ou variando de 2 ppm a 2.000 ppm, ou variando de 3 ppm a 1.000 ppm, ou variando de 4 ppm a 500 ppm;
(c) isômeros do ácido benzeno-tricarboxílico em uma quantidade de pelo menos 1 ppm, ou variando de 1 ppm a 3.000 ppm, ou variando de 5 ppm a 2.000 ppm, ou variando de 10 ppm a 1.000 ppm, ou variando de 20 ppm a 500 ppm;
(d) ácido benzóico em uma quantidade de pelo menos 1 ppm, ou variando de 1 ppm a 3.000 ppm, ou variando de 5 ppm a 2.000 ppm, ou variando de 2 ppm a 1.000 ppm, ou variando de 20 ppm a 500 ppm;
(e) ácido 3-hidroxibenzóico em uma quantidade de pelo menos 1 ppm, ou variando de 1 ppm a 500 ppm, ou variando de 5 ppm a 400 ppm, ou variando de 10 ppm a 200 ppm;
(f) ácido 3 -hidroximetilbenzóico em uma quantidade de pelo menos 1 ppm, ou variando de 1 ppm a 500 ppm, ou variando de 5 ppm a 400
ppm, ou variando de 2 ppm a 200 ppm;
(g) 3,3 '-dicarboxibifenila em uma quantidade de pelo menos 1 ppm, ou variando de 1 ppm a 500 ppm, ou variando de 5 ppm a 400 ppm, ou variando de 10 ppm a 200 ppm;
(h) isômeros de dicarboxiantraquinona em uma quantidade de pelo menos 0,1 ppm, ou variando de 0,1 ppm a 5 ppm, ou variando de 0,2 ppm a 4 ppm, ou variando de 0,3 ppm a 3 ppm;
onde o composto ou compostos selecionados em (4) são
diferentes do composto ou compostos selecionados em (3).
II. Em uma realização da invenção, a composição de ácido carboxílico seca 280 é composta de:
(1) ácido isoftálico em uma quantidade maior do que 50% em
peso, ou maior do que 60% em peso, ou maior do que 70% em peso, ou maior do que 80% em peso, ou maior do que 90% em peso, ou maior do que 95% em peso, ou maior do que 97%, ou maior do que 98%, ou maior do que 98,5%, ou maior do que 99%, ou maior do que 99,5% em peso; (2) (a) 3-carboxibenzaldeído (3-CBA) em uma quantidade variando de 1 ppm a 1.000 ppm, ou variando de 1 ppm a 500 ppm, ou variando de 1 ppm a 250 ppm, ou variando de 1 ppm a 125 ppm; ou (b) ácido m-toluico (m-TA) em uma quantidade variando de 1
ppm a 1.000 ppm, ou variando de 1 ppm a 500 ppm, ou variando de 1 ppm a250 ppm, ou variando de 1 ppm a 125 ppm ; ou
(c) ambos os seguintes:
(1) 3-carboxibenzaldeído (3 -CBA) em uma quantidade variando de 1 ppm a 1.000 ppm, ou variando de 1 ppm a 500 ppm, ou
variando de 1 ppm a 250 ppm ou variando de 1 ppm a 125 ppm;
(2) ácido m-toluico (m-TA) em uma quantidade variando de 1 ppm a 500 ppm, ou variando de 1 ppm a 250 ppm, ou variando de 1 ppm a125 ppm;
onde a concentração total de 3-CBA e de m-TA varia de 1
ppm a 2.000 ppm, 1 ppm a 1.000 ppm, ou de 1 ppm a 500 ppm, ou de 1 ppm a250 ppm, ou de 1 ppm a 125 ppm.
e
(3) pelo menos dois, ou pelo menos três, ou pelo menos quatro, ou pelo menos cinco, ou pelo menos seis, ou todos os seguintes:
(a) ácido tereftálico em uma quantidade de pelo menos 50 ppm, ou variando de 50 ppm a 2.000 ppm, ou variando de 75 ppm a 1500 ppm, ou variando de 100 ppm a 1.000 ppm, ou variando de 150 ppm a 500 ppm, ou variando de 50 ppm, ou 75 ppm, ou 100 ppm, ou 150 ppm a 500 ppm, ou 1.000 ppm, ou 2.000 ppm, ou 0,5% em peso, ou 1% em peso, ou 2% em peso, ou 3% em peso, ou 5% em peso, ou 10% em peso, ou 25% em peso, ou 49% em peso, ou variando de 500 ppm, ou 1.000 ppm a 2.000 ppm, ou0,5% em peso, ou 1% em peso, ou 2% em peso, ou 3% em peso, ou 5% em peso, ou 10% em peso, ou 25% em peso, ou 49% em peso; (b) isômeros do ácido benzeno-tricarboxílico variando de 140 ppm a 1.000 ppm, ou variando de 175 ppm a 750 ppm, ou variando de 200 ppm a 500 ppm, ou variando de 150 ppm, ou 175 ppm, ou 200 ppm a 500 ppm, ou 750 ppm, ou 1.000 ppm;
(c) 3,3'-dicarboxibifenila em uma quantidade variando de 20 ppm a 150 ppm, ou variando de 25 ppm a 100 ppm, ou variando de 25 ppm a 75 ppm, ou variando de 200 ppm, ou 300 ppm, ou 500 ppm a 1.000 ppm, ou 2.000 ppm, ou 0,5% em peso, ou 1% em peso, ou 2% em peso, ou 3% em peso, ou 5% em peso, ou 10% em peso, ou 25% em peso, ou 49% em peso;
(d) ácido itálico em uma quantidade de pelo menos 20 ppm, ou pelo menos 50 ppm, ou pelo menos 100 ppm, ou variando de 20 ppm a 1.000 ppm, ou variando de 50 ppm a 750 ppm, ou variando de 100 ppm a 500 ppm, ou variando de 20 ppm, 50 ppm, 100 ppm a 500 ppm, ou 750 ppm, ou 1.000 ppm, ou 2.000 ppm, ou 0,5% em peso, ou 1% em peso, ou 2% em peso, ou 3% em peso, ou 5% em peso, ou 10% em peso, ou 25% em peso, ou 49% em peso, ou variando de 500 ppm, ou 750 ppm, ou 1.000 ppm a 2.000 ppm, ou 0,5% em peso, ou 1% em peso, ou 2% em peso, ou 3% em peso, ou 5% em peso, 10% em peso, ou 25% em peso, ou 49% em peso;
(e) ácido 3 -hidroxibenzóico em uma quantidade de pelo menos 3 ppm a 200 ppm, ou variando de 5 ppm a 175 ppm, ou variando de 20 ppm a 150 ppm, ou variando de 3 ppm, ou 5 ppm ou 20 ppm a 150 ppm, ou 175 ppm, ou 200 ppm, ou 500 ppm, ou 1.000 ppm
(f) ácido 3 -hidroximetilbenzóico em uma quantidade de pelo menos 40 ppm, ou pelo menos 80 ppm , ou pelo menos 100 ppm, ou variando de 40 ppm a 200 ppm, ou variando de 80 ppm a 180, ou variando de 100 ppm a 160 ppm, ou variando de 40 ppm, ou 80 ppm, ou 100 ppm a 500 ppm, ou 1.000 ppm, ou 2.000 ppm, ou 0,5% em peso, ou 1% em peso, ou 2% em peso, ou 3% em peso, ou 5% em peso, 10% em peso, ou 25% em peso, ou 49% em peso; (g) ácido benzóico variando de 60 ppm, a 500 ppm, ou variando de 75 ppm a 400 ppm, ou variando de 100 ppm a 300 ppm, ou variando de 60 ppm, ou 75 ppm, ou 100 ppm a 300 ppm, ou 500 ppm, ou1.000 ppm.
III. Em uma realização da invenção, a composição de ácido
carboxílico seca é composta de:
(1) ácido isoftálico em uma quantidade maior do que 50% em peso, ou maior do que 60% em peso, ou maior do que 70% em peso, ou maior do que 80% em peso, ou maior do que 90% em peso, ou maior do que 95%
em peso, ou maior do que 97%, ou maior do que 98%, ou maior do que98,5%, ou maior do que 99%, ou maior do que 99,5% em peso;
e
(2) (a) 3-carboxibenzaldeído (3-CBA) em uma quantidade variando de 1 ppm a 1.000 ppm, ou variando de 1 ppm a 500 ppm, ou
variando de 1 ppm a 250 ppm, ou variando de 1 ppm a 125 ppm; ou
(b) ácido m-toluico (m-TA) em uma quantidade variando de 1 ppm a 1.000 ppm, ou variando de 1 ppm a 500 ppm, ou variando de 1 ppm a250 ppm, ou variando de 1 ppm a 125 ppm ; ou
(c) ambos os seguintes:
(1) 3-carboxibenzaldeído (3-CBA) em uma quantidade
variando de 1 ppm a 1.000 ppm, ou variando de 1 ppm a 500 ppm, ou variando de 1 ppm a 250 ppm ou variando de 1 ppm a 125 ppm;
(2) ácido m-toluico (m-TA) em uma quantidade variando de 1 ppm a 500 ppm, ou variando de 1 ppm a 250 ppm, ou variando de 1 ppm a 125 ppm;
onde a concentração total de 3-CBA e de m-TA varia de 1 ppm a 2.000 ppm, 1 ppm a 1.000 ppm, ou de 1 ppm a 500 ppm, ou de 1 ppm a250 ppm, ou de 1 ppm a 125 ppm.
e (3) pelo menos dois, ou pelo menos três, ou pelo menos
quatro, ou todos os seguintes:
(a) ácido tereftálico em uma quantidade de pelo menos 50 ppm, ou variando de 50 ppm a 2.000 ppm, ou variando de 75 ppm a 1500 ppm, ou variando de 100 ppm a 1.000 ppm, ou variando de 150 ppm a 500 ppm, ou variando de 50 ppm, ou 75 ppm, ou 100 ppm, ou 150 ppm a 500 ppm, ou 1.000 ppm, ou 2.000 ppm, ou 0,5% em peso, ou 1% em peso, ou 2% em peso, ou 3% em peso, ou 5% em peso, ou 10% em peso, ou 25% em peso, ou 49% em peso, ou variando de 500 ppm, ou 1.000 ppm a 2.000 ppm, ou 0,5% em peso, ou 1% em peso, ou 2% em peso, ou 3% em peso, ou 5% em peso, ou 10% em peso, ou 25% em peso, ou 49% em peso;
(b) isômeros do ácido benzeno-tricarboxílico variando de 140 ppm a 1.000 ppm, ou variando de 175 ppm a 750 ppm, ou variando de 200 ppm a 500 ppm, ou variando de 150 ppm, ou 175 ppm, ou 200 ppm a 500 ppm, ou 750 ppm, ou 1.000 ppm;
(c) 3,3'-dicarboxibifenila em uma quantidade variando de 20 ppm a 150 ppm, ou variando de 25 ppm a 100 ppm, ou variando de 25 ppm a 75 ppm, ou variando de 200 ppm, ou 300 ppm, ou 500 ppm a 1.000 ppm, ou 2.000 ppm, ou 0,5% em peso, ou 1% em peso, ou 2% em peso, ou 3% em peso, ou 5% em peso, ou 10% em peso, ou 25% em peso, ou 49% em peso;
(d) ácido itálico em uma quantidade de pelo menos 20 ppm, ou pelo menos 50 ppm, ou pelo menos 100 ppm, ou variando de 20 ppm a 1.000 ppm, ou variando de 50 ppm a 750 ppm, ou variando de 100 ppm a 500 ppm, ou variando de 20 ppm, 50 ppm, 100 ppm a 500 ppm, ou 750 ppm, ou 1.000 ppm, ou 2.000 ppm, ou 0,5% em peso, ou 1% em peso, ou 2% em peso, ou 3% em peso, ou 5% em peso, ou 10% em peso, ou 25% em peso, ou 49% em peso, ou variando de 500 ppm, ou 750 ppm, ou 1.000 ppm a 2.000 ppm, ou 0,5% em peso, ou 1% em peso, ou 2% em peso, ou 3% em peso, ou 5% em peso, 10% em peso, ou 25% em peso, ou 49% em peso; (e) ácido benzóico variando de 60 ppm, a 500 ppm, ou variando de 75 ppm a 400 ppm, ou variando de 100 ppm a 300 ppm, ou variando de 60 ppm, ou 75 ppm, ou 100 ppm a 300 ppm, ou 500 ppm, ou .1.000 ppm.
IV. Em uma realização da invenção, a composição de ácido
carboxílico seca 280 é composta de:
(1) ácido isoftálico em uma quantidade maior do que 50% em peso, ou maior do que 60% em peso, ou maior do que 70% em peso, ou maior do que 80% em peso, ou maior do que 90% em peso, ou maior do que 95% em peso, ou maior do que 97%, ou maior do que 98%, ou maior do que .98,5%, ou maior do que 99%, ou maior do que 99,5% em peso;
e
(2)(a) 3 -carboxibenzaldeído (3-CBA) em uma quantidade variando de 1 ppm a 1.000 ppm, ou variando de 1 ppm a 500 ppm, ou variando de 1 ppm a 250 ppm, ou variando de 1 ppm a 125 ppm; ou
(b)ácido m-toluico (m-TA) em uma quantidade variando de 1 ppm a 1.000 ppm, . ou variando de 1 ppm a 500 ppm, ou variando de 1 ppm a .250 ppm, ou variando de 1 ppm a 125 ppm ; ou
(c) ambos os seguintes:
(1) 3-carboxibenzaldeído (3-CBA) em uma quantidade variando de 1 ppm a 1.000 ppm, ou variando de 1 ppm a 500 ppm, ou variando de 1 ppm a 250 ppm ou variando de 1 ppm a 125 ppm;
(2) ácido m-toluico (m-TA) em uma quantidade variando de 1 ppm a 500 ppm, ou variando de 1 ppm a 250 ppm, ou variando de 1 ppm a .125 ppm;
onde a concentração total de 3-CBA e de m-TA varia de 1 ppm a 2.000 ppm, 1 ppm a 1.000 ppm, ou de 1 ppm a 500 ppm, ou de 1 ppm a .250 ppm, ou de 1 ppm a 125 ppm. (3) pelo menos dois, ou pelo menos três, ou todos os seguintes:
(a) ácido tereftálico em uma quantidade de pelo menos 50 ppm, ou variando de 50 ppm a 2.000 ppm, ou variando de 75 ppm a 1500 ppm, ou variando de 100 ppm a 1.000 ppm, ou variando de 150 ppm a 500
ppm, ou variando de 50 ppm, ou 75 ppm, ou 100 ppm, ou 150 ppm a 500 ppm, ou 1.000 ppm, ou 2.000 ppm, ou 0,5% em peso, ou 1% em peso, ou 2% em peso, ou 3% em peso, ou 5% em peso, ou 10% em peso, ou 25% em peso, ou 49% em peso, ou variando de 500 ppm, ou 1.000 ppm a 2.000 ppm, ou0,5% em peso, ou 1% em peso, ou 2% em peso, ou 3% em peso, ou 5% em peso, ou 10% em peso, ou 25% em peso, ou 49% em peso;
(b) isômeros do ácido benzeno-tricarboxílico variando de 140 ppm a 1.000 ppm, ou variando de 175 ppm a 750 ppm, ou variando de 200 ppm a 500 ppm, ou variando de 150 ppm, ou 175 ppm, ou 200 ppm a 500 ppm, ou 750 ppm, ou 1.000 ppm;
(c) 3,3'-dicarboxibifenila em uma quantidade variando de 20
ppm a 150 ppm, ou variando de 25 ppm a 100 ppm, ou variando de 25 ppm a75 ppm, ou variando de 200 ppm, ou 300 ppm, ou 500 ppm a 1.000 ppm, ou2.000 ppm, ou 0,5% em peso, ou 1% em peso, ou 2% em peso, ou 3% em peso, ou 5% em peso, ou 10% em peso, ou 25% em peso, ou 49% em peso; (d) ácido itálico em uma quantidade de pelo menos 20 ppm, ou
pelo menos 50 ppm, ou pelo menos 100 ppm, ou variando de 20 ppm a 1.000 ppm, ou variando de 50 ppm a 750 ppm, ou variando de 100 ppm a 500 ppm, ou variando de 20 ppm, 50 ppm, 100 ppm a 500 ppm, ou 750 ppm, ou 1.000 ppm, ou 2.000 ppm, ou 0,5% em peso, ou 1% em peso, ou 2% em peso, ou 3% em peso, ou 5% em peso, ou 10% em peso, ou 25% em peso, ou 49% em peso, ou variando de 500 ppm, ou 750 ppm, ou 1.000 ppm a 2.000 ppm, ou0,5% em peso, ou 1% em peso, ou 2% em peso, ou 3% em peso, ou 5% em peso, 10% em peso, ou 25% em peso, ou 49% em peso;
V. Em uma realização da invenção, a composição de ácido carboxílico seca 280 é composta de:
(1) ácido isoftálico em uma quantidade maior do que 50% em peso, ou maior do que 60% em peso, ou maior do que 70% em peso, ou maior do que 80% em peso, ou maior do que 90% em peso, ou maior do que 95% em peso, ou maior do que 97%, ou maior do que 98%, ou maior do que 98,5%, ou maior do que 99%, ou maior do que 99,5% em peso;
e
(2) (a) 3-carboxibenzaldeído (3-CBA) em uma quantidade variando de 1 ppm a 1.000 ppm, ou variando de 1 ppm a 500 ppm, ou variando de 1 ppm a 250 ppm, ou variando de 1 ppm a 125 ppm; ou
(b) ácido m-toluico (m-TA) em uma quantidade variando de 1 ppm a 1.000 ppm, ou variando de 1 ppm a 500 ppm, ou variando de 1 ppm a 250 ppm, ou variando de 1 ppm a 125 ppm ; ou
(c) ambos os seguintes:
(1) 3-carboxibenzaldeído (3-CBA) em uma quantidade variando de 1 ppm a 1.000 ppm, ou variando de 1 ppm a 500 ppm, ou variando de 1 ppm a 250 ppm ou variando de 1 ppm a 125 ppm;
(2) ácido m-toluico (m-TA) em uma quantidade variando de 1 ppm a 500 ppm, ou variando de 1 ppm a 250 ppm, ou variando de 1 ppm a 125 ppm;
onde a concentração total de 3-CBA e de m-TA varia de 1 ppm a 2.000 ppm, 1 ppm a 1.000 ppm, ou de 1 ppm a 500 ppm, ou de 1 ppm a 250 ppm, ou de 1 ppm a 125 ppm.
e
(3) pelo menos dois, ou todos os seguintes:
(a) ácido tereftálico em uma quantidade de pelo menos 50 ppm, ou variando de 50 ppm a 2.000 ppm, ou variando de 75 ppm a 1500 ppm, ou variando de 100 ppm a 1.000 ppm, ou variando de 150 ppm a 500 ppm, ou variando de 50 ppm, ou 75 ppm, ou 100 ppm, ou 150 ppm a 500 ppm, ou 1.000 ppm, ou 2.000 ppm, ou 0,5% em peso, ou 1% em peso, ou 2% em peso, ou 3% em peso, ou 5% em peso, ou 10% em peso, ou 25% em peso, ou 49% em peso, ou variando de 500 ppm, ou 1.000 ppm a 2.000 ppm, ou0,5% em peso, ou 1% em peso, ou 2% em peso, ou 3% em peso, ou 5% em
peso, ou 10% em peso, ou 25% em peso, ou 49% em peso;
(b) isômeros do ácido benzeno-tricarboxílico variando de 140
ppm a 1.000 ppm, ou variando de 175 ppm a 750 ppm, ou variando de 200 ppm a 500 ppm, ou variando de 150 ppm, ou 175 ppm, ou 200 ppm a 500
ppm, ou 750 ppm, ou 1.000 ppm;
(c) 3,3'-dicarboxibifenila em uma quantidade variando de 20
ppm a 150 ppm, ou variando de 25 ppm a 100 ppm, ou variando de 25 ppm a75 ppm, ou variando de 200 ppm, ou 300 ppm, ou 500 ppm a 1.000 ppm, ou2.000 ppm, ou 0,5% em peso, ou 1% em peso, ou 2% em peso, ou 3% em peso, ou 5% em peso, ou 10% em peso, ou 25% em peso, ou 49% em peso;
VI. Em uma realização da invenção, a composição de ácido
carboxílico seca 280 é composta de:
(1) ácido isoftálico em uma quantidade maior do que 50% em
peso, ou maior do que 60% em peso, ou maior do que 70% em peso, ou maior
do que 80% em peso, ou maior do que 90% em peso, ou maior do que 95%
em peso, ou maior do que 97%, ou maior do que 98%, ou maior do que98,5%, ou maior do que 99%, ou maior do que 99,5% em peso;
e
(2) (a) 3-carboxibenzaldeído (3-CBA) em uma quantidade variando de 1 ppm a 1.000 ppm, ou variando de 1 ppm a 500 ppm, ou variando de 1 ppm a 250 ppm, ou variando de 1 ppm a 125 ppm; ou
(b) ácido m-toluico (m-TA) em uma quantidade variando de 1
ppm a 1.000 ppm, ou variando de 1 ppm a 500 ppm, ou variando de 1 ppm a250 ppm, ou variando de 1 ppm a 125 ppm ; ou
(c) ambos os seguintes: (1) 3-carboxibenzaldeído (3-CBA) em uma quantidade variando de 1 ppm a 1.000 ppm, ou variando de 1 ppm a 500 ppm, ou variando de 1 ppm a 250 ppm ou variando de 1 ppm a 125 ppm;
(2) ácido m-toluico (m-TA) em uma quantidade variando de 1 ppm a 500 ppm, ou variando de 1 ppm a 250 ppm, ou variando de 1 ppm a125 ppm;
onde a concentração total de 3-CBA e de m-TA varia de 1 ppm a 2.000 ppm, 1 ppm a 1.000 ppm, ou de 1 ppm a 500 ppm, ou de 1 ppm a250 ppm, ou de 1 ppm a 125 ppm.
e
(3) ambos os seguintes:
(a) ácido tereftálico em uma quantidade de pelo menos 50 ppm, ou variando de 50 ppm a 2.000 ppm, ou variando de 75 ppm a 1500 ppm, ou variando de 100 ppm a 1.000 ppm, ou variando de 150 ppm a 500 ppm, ou variando de 50 ppm, ou 75 ppm, ou 100 ppm, ou 150 ppm a 500 ppm, ou 1.000 ppm, ou 2.000 ppm, ou 0,5% em peso, ou 1% em peso, ou 2% em peso, ou 3% em peso, ou 5% em peso, ou 10% em peso, ou 25% em peso, ou 49% em peso, ou variando de 500 ppm, ou 1.000 ppm a 2.000 ppm, ou0,5% em peso, ou 1% em peso, ou 2% em peso, ou 3% em peso, ou 5% em peso, ou 10% em peso, ou 25% em peso, ou 49% em peso;
(b) isômeros do ácido benzeno-tricarboxílico variando de 140 ppm a 1.000 ppm, ou variando de 175 ppm a 750 ppm, ou variando de 200 ppm a 500 ppm, ou variando de 150 ppm, ou 175 ppm, ou 200 ppm a 500 ppm, ou 750 ppm, ou 1.000 ppm;
VIL Em uma realização da invenção, a composição de ácido carboxílico seca 280 é composta de:
(1) ácido isoftálico em uma quantidade maior do que 50% em peso, ou maior do que 60% em peso, ou maior do que 70% em peso, ou maior do que 80% em peso, ou maior do que 90% em peso, ou maior do que 95% em peso, ou maior do que 97%, ou maior do que 98%, ou maior do que 98,5%, ou maior do que 99%, ou maior do que 99,5% em peso;
(2) (a) 3-carboxibenzaldeído (3-CBA) em uma quantidade variando de 1 PPm a 1.000 PPm, ou variando de 1 ppm a 500 ppm, ou variando de 1 ppm a 250 ppm, ou variando de 1 ppm a 125 ppm; ou
(b) ácido m-toluico (m-TA) em uma quantidade variando de 1
ppm a 1.000 ppm, ou variando de 1 ppm a 500 ppm, ou variando de 1 ppm a 250 ppm, ou variando de 1 ppm a 125 ppm ; ou
(c) ambos os seguintes:
(1) 3-carboxibenzaldeído (3-CBA) em uma quantidade
variando de 1 ppm a 1.000 ppm, ou variando de 1 ppm a 500 ppm, ou
variando de 1 ppm a 250 ppm ou variando de 1 ppm a 125 ppm;
(2) ácido m-toluico (m-TA) em uma quantidade variando de 1 ppm a 500 ppm, ou variando de 1 ppm a 250 ppm, ou variando de 1 ppm a
125 PPm; ^4 -J1
onde a concentração total de 3-CBA e de m-TA varia de 1 ppm a 2.000 ppm, 1 ppm a 1.000 ppm, ou de 1 ppm a 500 ppm, ou de 1 ppm a
250 ppm, ou de 1 ppm a 125 ppm.
e
(3) ambos os seguintes:
(a) ácido tereftálico em uma quantidade de pelo menos 50 ppm ou variando de 50 ppm a 2.000 ppm, ou variando de 75 ppm a 1500 ppm ou variando de 100 ppm a 1.000 ppm, ou variando de 150 ppm a 500 ppm, ou variando de 50 ppm, ou 75 ppm, ou 100 ppm, ou 150 ppm a 500 ppm ou 1.000 ppm, ou 2.000 ppm, ou 0,5% em peso, ou 1% em peso, ou 2% em peso, ou 3% em peso, ou 5% em peso, ou 10% em peso, ou 25% em peso, ou 49% em peso, ou variando de 500 ppm, ou 1.000 ppm a 2.000 ppm, ou 0 5% em peso, ou 1% em peso, ou 2% em peso, ou 3% em peso, ou 5% em 88
peso, ou 10% em peso, ou 25% em peso, ou 49% em peso;
(b) 3,3'-dícarboxibifeníla em uma quantidade variando de 20 ppm a 150 ppm, ou variando de 25 ppm a 100 ppm, ou variando de 25 ppm a .75 ppm, ou variando de 200 ppm, ou 300 ppm, ou 500 ppm a 1.000 ppm, ou .2.000 ppm, ou 0,5% em peso, ou 1% em peso, ou 2% em peso, ou 3% em peso, ou 5% em peso, ou 10% em peso, ou 25% em peso, ou 49% em peso;
VIIL Em uma realização da invenção, a composição de ácido carboxílico seca 280 é composta de:
(1) ácido isoftálico em uma quantidade maior do que 50% em peso, ou maior do que 60% em peso, ou maior do que 70% em peso, ou maior do que 80% em peso, ou maior do que 90% em peso, ou maior do que 95% em peso, ou maior do que 97%, ou maior do que 98%, ou maior do que .98,5%, ou maior do que 99%, ou maior do que 99,5% em peso; e
(2) (a) 3-carboxibenzaldeído (3-CBA) em uma quantidade variando de 1 ppm a 1.000 ppm, ou variando de 1 ppm a 500 ppm, ou variando de 1 ppm a 250 ppm, ou variando de 1 ppm a 125 ppm; ou
(b) ácido m-toluico (m-TA) em uma quantidade variando de 1 ppm a 1.000 ppm, ou variando de 1 ppm a 500 ppm, ou variando de 1 ppm a .250 ppm, ou variando de 1 ppm a 125 ppm ; ou
(c) ambos os seguintes:
(1) 3-carboxibenzaldeído (3-CBA) em uma quantidade variando de 1 ppm a 1.000 ppm, ou variando de 1 ppm a 500 ppm, ou variando de 1 ppm a 250 ppm ou variando de 1 ppm a 125 ppm;
(2) ácido m-toluico (m-TA) em uma quantidade variando de 1 ppm a 500 ppm, ou variando de 1 ppm a 250 ppm, ou variando de 1 ppm a .125 ppm;
onde a concentração total de 3-CBA e de m-TA varia de 1 ppm a 2.000 ppm, 1 ppm a 1.000 ppm, ou de 1 ppm a 500 ppm, ou de 1 ppm a .250 ppm, ou de 1 ppm a 125 ppm.
e
(3) ambos os seguintes:
(a) isômeros do ácido benzeno-tricarboxílico variando de 140 ppm a 1.000 ppm, ou variando de 175 ppm a 750 ppm, ou variando de 200
ppm a 500 ppm, ou variando de 150 ppm, ou 175 ppm, ou 200 ppm a 500 ppm, ou 750 ppm, ou 1.000 ppm;
(b) 3,3f-dicarboxibifenila em uma quantidade variando de 20 ppm a 150 ppm, ou variando de 25 ppm a 100 ppm, ou variando de 25 ppm a 75 ppm, ou variando de 200 ppm, ou 300 ppm, ou500 ppm a 1.000 ppm, ou2.000 ppm, ou 0,5% em peso, ou 1% em peso, ou 2% em peso, ou 3% em peso, ou 5% em peso, ou 10% em peso, ou 25% em peso, ou 49% em peso;
IX. Em outra realização da invenção, a composição de ácido carboxílico seca 280 é composta de: (1) ácido isoítálico em uma quantidade maior do que 50% em
peso, ou maior do que 60% em peso, ou maior do que 70% em peso, ou maior do que 80% em peso, ou maior do que 90% em peso, ou maior do que 95% em peso, ou maior do que 97%, ou maior do que 98%, ou maior do que98,5%, ou maior do que 99%, ou maior do que 99,5% em peso; e (2) 3-carboxibenzaldeído (3-CBA) em uma quantidade
variando de 1 ppm a 1.000 ppm, ou variando de 1 ppm a 500 ppm, e
(3) todos os seguintes:
(a) ácido tereftálico em uma quantidade de pelo menos 50 ppm, ou variando de 50 ppm a 2.000 ppm, ou variando de 75 ppm a 1500 ppm, ou variando de 100 ppm a 1.000 ppm, ou variando de 150 ppm a 500 ppm, ou variando de 50 ppm, ou 75 ppm, ou 100 ppm, ou 150 ppm a 500 ppm, ou 1.000 ppm, ou 2.000 ppm, ou 0,5% em peso, ou 1% em peso, ou 2% em peso, ou 3% em peso, ou 5% em peso, ou 10% em peso, ou 25% em peso, ou 49% em peso, ou variando de 500 ppm, ou 1.000 ppm a 2.000 ppm, ou 0,5% em peso, ou 1% em peso, ou 2% em peso, ou 3% em peso, ou 5% em peso, ou 10% em peso, ou 25% em peso, ou 49% em peso;
(b) isômeros do ácido benzeno-tricarboxílico variando de 140 ppm a 1.000 ppm, ou variando de 175 ppm a 750 ppm. ou variando de 200 ppm a 500 ppm, ou variando de 150 ppm, ou 175 ppm, ou 200 ppm a 500 ppm, ou 750 ppm, ou 1.000 ppm;
(c) 3,3-dicarboxibifenila em uma quantidade variando de 20 ppm a 150 ppm, ou variando de 25 ppm a 100 ppm, ou variando de 25 ppm a 75 ppm, ou variando de 200 ppm, ou 300 ppm, ou 500 ppm a 1.000 ppm, ou 2.000 ppm, ou 0,5% em peso, ou 1% em peso, ou 2% em peso, ou 3% em peso, ou 5% em peso, ou 10% em peso, ou 25% em peso, ou 49% em peso; Composições de ácido tereftálico
1. Em uma realização da invenção, a composição de ácido carboxílico seca 280 é composta de:
(1) ácido tereftálico em uma quantidade maior do que 50% em peso, ou maior do que 60% em peso, ou maior do que 70% em peso, ou maior do que 80% em peso, ou maior do que 90% em peso, ou maior do que 95% em peso, ou maior do que 97%, ou maior do que 98%, ou maior do que 98,5%, ou maior do que 99%, ou maior do que 99,5% em peso; e
(2) (a) 4-carboxibenzaldeído (4-CBA) em uma quantidade variando de 1 ppm a 1.000 ppm, ou variando de 1 ppm a 500 ppm, ou variando de 1 ppm a 250 ppm, ou variando de 1 ppm a 125 ppm; ou
(b) ácido p-toluico (p-TA) em uma quantidade variando de 1 ppm a 1.000 ppm, ou variando de 1 ppm a 500 ppm, ou variando de 1 ppm a 250 ppm, ou variando de 1 ppm a 125 ppm ; ou
(c) ambos os seguintes:
(1) 4-carboxibenzaldeído (4-CBA) em uma quantidade variando de 1 ppm a 1.000 ppm, ou variando de 1 ppm a 500 ppm, ou variando de 1 ppm a 250 ppm ou variando de 1 ppm a 125 ppm;
(2) ácido p-toluico (p-TA) em uma quantidade variando de 1 ppm a 500 ppm, ou variando de 1 ppm a 250 ppm, ou variando de 1 ppm a 125 ppm;
onde a concentração total de 4-CBA e de p-TA varia de 1 ppm a 2.000 ppm, 1 ppm a LOOO ppm, ou de 1 ppm a 500 ppm, ou de 1 ppm a 250 ppm, ou de 1 ppm a 125 ppm.
e
(3) pelo menos 1, ou pelo menos 2, ou pelo menos 3, ou pelo menos 4, ou pelo menos 5, ou pelo menos 6, ou pelo menos 7, ou pelo menos 8, ou pelo menos 9, ou pelo menos 10, ou pelo menos 11, ou pelo menos 12, ou pelo menos 13, ou pelo menos 14, ou pelo menos 15, ou pelo menos 16, ou pelo menos 17, ou pelo menos 18, ou pelo menos 19, ou todos dos seguintes :
(a) ácido isoftálico em uma quantidade de pelo menos 50 ppm, ou variando de 50 ppm a 2.000 ppm, ou variando de 75 ppm a 1500 ppm, ou variando de 100 ppm a 1.000 ppm, ou variando de 150 ppm a 500 ppm.
(b) ácido itálico em uma quantidade de pelo menos 20 ppm, ou pelo menos 50 ppm, ou pelo menos 100 ppm, ou variando de 20 ppm a 1.000 ppm, ou variando de 50 ppm a 750 ppm, ou variando de 100 ppm a 500 ppm;
(c) ácido trimelítico em uma quantidade de pelo menos 140 ppm, ou variando de 140 ppm a 1.000 ppm, ou variando de 175 ppm a 750 ppm, ou variando de 200 ppm a 500 ppm;
(d) ácido benzóico em uma quantidade de pelo menos 50 ppm, ou pelo menos 75 ppm, ou pelo menos 100 ppm, ou variando de 50 ppm a 500 ppm, ou variando de 75 ppm a 400 ppm, ou variando de 100 ppm a 300 ppm;
(e) ácido 4-hidroxibenzóico em uma quantidade de pelo menos 3 ppm, pelo menos 5 ppm, ou pelo menos 20 ppm, ou variando de 3 ppm a 200 ppm, ou variando de 5 ppm a 175 ppm, ou variando de 20 ppm a 150 ppm; (f) ácido 4-hidroximetilbenzóico em uma quantidade de pelo menos 40 ppm, ou pelo menos 80 ppm, ou pelo menos 100 ppm, ou variando de 40 ppm a 200 ppm, ou variando de 80 ppm a 180, ou variando de 100 ppm a 160 ppm;
(g) 4,4'-dicarboxibifenila em uma quantidade variando de 20 ppm a 150 ppm, ou variando de 25 ppm a 100 ppm, ou variando de 25 ppm a .75 ppm;
(h) 2,6-dicarboxiantraquinona em uma quantidade menor do que 1 ppm, ou menor do que 0,5 ppm, ou menor do que 0,4 ppm, ou menor do que 0,35 ppm;
(i) 4,4'-dicarboxiestilbeno em uma quantidade maior do que 7 ppm; ou maior do que 10 ppm;
(j) 2,5,4,-tricarboxibifenila em uma quantidade variando de 8 ppm a 100 ppm, ou variando de 9 ppm a 50 ppm, ou variando de 10 ppm a 25 ppm;
(k) 2,5,4'-trícarboxibenzofenona em uma quantidade variando de 5 ppm a 100 ppm, ou variando de 6 ppm a 75 ppm, ou variando de 7 ppm a .60 ppm;
(1) 4,4 -dicarboxibenzo fenona em uma quantidade variando de .10 ppm a 150 ppm, ou variando de 12 ppm a 100 ppm, ou variando de 15 ppm a 75 ppm;
(m) 4,4'-dicarboxibenzila em uma quantidade variando de 1 ppm a 30 ppm, ou variando de 2 ppm a 20 ppm, ou variando de 3 ppm a 10 ppm;
(n) ácido form-acet-hidroxibenzóico em uma quantidade variando de 1 ppm a 20 ppm, ou variando de 2 ppm a 15 ppm, ou variando de .3 ppm a 10 ppm;
(o) ácido acet-hidroximetilbenzóico em uma quantidade variando de 1 ppm a 30 ppm, ou variando de 2 ppm a 20 ppm, ou variando de .3 ppm a 15 ppm;
(ρ) ácido a-bromo-p-toluico em uma quantidade variando de 1 ppm a 100 ppm, ou variando de 2 ppm a 50 ppm, ou variando de 5 ppm a 25 ppm;
(q) ácido bromo-benzóico em uma quantidade variando de 5 ppm a 50 ppm, ou variando de 10 ppm a 40 ppm, ou variando de 15 ppm a 35 ppm;
(r) ácido bromo-acético em uma quantidade variando de 1 ppm a 2 ppm;
(s) p-tolualdeído em uma quantidade variando de 7 ppm a 50 ppm, ou variando de 8 ppm a 25 ppm, ou variando de 9 ppm a 20 ppm;
(t) tereftaldeído em uma quantidade variando de 0,25 ppm a 10 ppm, ou variando de 0,5 ppm a 5 ppm, ou variando de 0,75 ppm a 2 ppm;
e opcionalmente,
(4) pelo menos 1, ou pelo menos 2, ou pelo menos 3, ou pelo menos 4, ou pelo menos 5, ou pelo menos 6, ou pelo menos 7, ou todos os seguintes:
(a) ácido isoftálico em uma quantidade de pelo menos 1 ppm, ou variando de 1 ppm a 5.000 ppm, ou variando de 5 ppm a 2500 ppm, ou variando de 10 ppm a 2.000 ppm, ou variando de 15 ppm a 1.000 ppm, ou variando de 20 ppm a 500 ppm;
(b) ácido ftálico em uma quantidade de pelo menos 1 ppm, ou variando de 1 ppm a 3.000 ppm, ou variando de 2 ppm a 2.000 ppm, ou variando de 3 ppm a 1.000 ppm, ou variando de 4 ppm a 500 ppm;
(c) ácido trimelítico em uma quantidade de pelo menos 1 ppm, ou variando de 1 ppm a 3.000 ppm, ou variando de 5 ppm a 2.000 ppm, ou variando de 10 ppm a 1.000 ppm, ou variando de 20 ppm a 500 ppm;
(d) ácido benzóico em uma quantidade de pelo menos 1 ppm, ou variando de 1 ppm a 3.000 ppm, ou variando de 5 ppm a 2.000 ppm, ou variando de 10 ppm a 1.000 ppm, ou variando de 20 ppm a 500 ppm;
(e) ácido 4-hidroxibenzóico em uma quantidade de pelo menos 1 ppm, ou variando de 1 ppm a 500 ppm, ou variando de 5 ppm a 400 ppm, ou variando de 10 ppm a 200 ppm;
menos 1 ppm, ou variando de 1 ppm a 500 ppm, ou variando de 5 ppm a 400 ppm, ou variando de 10 ppm a 200 ppm;
(g) 4,4'-dicarboxibifenila em uma quantidade de pelo menos 1 ppm, ou variando de 1 ppm a 500 ppm, ou variando de 5 ppm a 400 ppm, ou variando de 10 ppm a 200 ppm;
(h) 2,6-dicarboxiantraquinona em uma quantidade de pelo menos 0,1 ppm, ou variando de 0,1 ppm a 5 ppm, ou variando de 0,2 ppm a 4 ppm, ou variando de 0,3 ppm a 3 ppm;
onde o composto ou compostos selecionados em (4) são diferentes do composto ou dos compostos selecionados em (3).
II. Em uma realização da invenção, a composição de ácido carboxílico seca 280 é composta de:
(1) ácido tereftálico em uma quantidade maior do que 50% em peso, ou maior do que 60% em peso, ou maior do que 70% em peso, ou maior do que 80% em peso, ou maior do que 90% em peso, ou maior do que 95% em peso, ou maior do que 97%, ou maior do que 98%, ou maior do que 98,5%, ou maior do que 99%, ou maior do que 99,5% em peso;
e
(2) (a) 4-carboxibenzaldeído (4-CBA) em uma quantidade variando de 1 ppm a 1.000 ppm, ou variando de 1 ppm a 500 ppm, ou variando de 1 ppm a 250 ppm, ou variando de 1 ppm a 125 ppm; ou
(b) ácido p-toluico (p-TA) em uma quantidade variando de 1 ppm a 1.000 ppm, ou variando de 1 ppm a 500 ppm, ou variando de 1 ppm a 250 ppm, ou variando de 1 ppm a 125 ppm; ou (c) ambos os seguintes:
(1) 4-carboxibenzaldeído (4-CBA) em uma quantidade variando de 1 ppm a 1.000 ppm, ou variando de 1 ppm a 500 ppm, ou variando de 1 ppm a 250 ppm ou variando de 1 ppm a 125 ppm;
(2) ácido p-toluico (p-TA) em uma quantidade variando de 1 ppm a 500 ppm, ou variando de 1 ppm a 250 ppm, ou variando de 1 ppm a 125 ppm;
onde a concentração total de 4-CBA e de p-TA varia de 1 ppm a 2.000 ppm, 1 ppm a 1.000 ppm, ou de 1 ppm a 500 ppm, ou de 1 ppm a 250 ppm, ou de 1 ppm a 125 ppm.
e
(3) pelo menos dois, ou pelo menos três, ou pelo menos quatro, ou pelo menos cinco, ou pelo menos seis, ou todos os seguintes:
(a) ácido isoftálico em uma quantidade de pelo menos 50 ppm, ou variando de 50 ppm a 2.000 ppm, ou variando de 75 ppm a 1500 ppm, ou
variando de 100 ppm a 1.000 ppm, ou variando de 150 ppm a 500 ppm, ou variando de 50 ppm, ou 75 ppm, ou 100 ppm, ou 150 ppm a 500 ppm, ou 1.000 ppm, ou 2.000 ppm, ou 0,5% em peso, ou 1% em peso, ou 2% em peso, ou 3% em peso, ou 5% em peso, ou 10% em peso, ou 25% em peso, ou 49% em peso, ou variando de 500 ppm, ou 1.000 ppm a 2.000 ppm, ou 0,5% em peso, ou 1% em peso, ou 2% em peso, ou 3% em peso, ou 5% em peso, ou 10% em peso, ou 25% em peso, ou 49% em peso;
(b) ácido trimelítico variando de 140 ppm a 1.000 ppm, ou variando de 175 ppm a 750 ppm, ou variando de 200 ppm a 500 ppm, ou variando de 150 ppm, ou 175 ppm, ou 200 ppm a 500 ppm, ou 750 ppm, ou 1.000 ppm;
(c) 4,4-dicarboxibifenila em uma quantidade variando de 20 ppm a 150 ppm, ou variando de 25 ppm a 100 ppm, ou variando de 25 ppm a 75 ppm, ou variando de 200 ppm, ou 300 ppm, ou 500 ppm a 1.000 ppm, ou .2.000 ppm, ou 0,5% em peso, ou 1% em peso, ou 2% em peso, ou 3% em peso, ou 5% em peso, ou 10% em peso, ou 25% em peso, ou 49% em peso;
(d) ácido ftálico em uma quantidade de pelo menos 20 ppm, ou pelo menos 50 ppm, ou pelo menos 100 ppm, ou variando de 20 ppm a 1.000
ppm, ou variando de 50 ppm a 750 ppm, ou variando de 100 ppm a 500 ppm, ou variando de 20 ppm, 50 ppm, 100 ppm a 500 ppm, ou 750 ppm, ou 1.000 ppm, ou 2.000 ppm, ou 0,5% em peso, ou 1% em peso, ou 2% em peso, ou3% em peso, ou 5% em peso, ou 10% em peso, ou 25% em peso, ou 49% em peso, ou variando de 500 ppm, ou 750 ppm, ou 1.000 ppm a 2.000 ppm, ou 0,5% em peso, ou 1% em peso, ou 2% em peso, ou 3% em peso, ou 5% em peso, 10% em peso, ou 25% em peso, ou 49% em peso;
(e) ácido 4-hidroxibenzóico em uma quantidade de pelo menos3 ppm a 200 ppm, ou variando de 5 ppm a 175 ppm, ou variando de 20 ppm a150 ppm, ou variando de 3 ppm, ou 5 ppm ou 20 ppm a 150 ppm, ou 175
ppm, ou 200 ppm, ou 500 ppm, ou 1.000 ppm.
(f) ácido 4-hidroximetilbenzóico em uma quantidade de pelo menos 40 ppm, ou pelo menos 80 ppm, ou pelo menos 100 ppm, ou variando de 40 ppm a 200 ppm, ou variando de 80 ppm a 180, ou variando de 100 ppm a 160 ppm, ou variando de 40 ppm, ou 80 ppm, ou 100 ppm a 500 ppm, ou 1.000 ppm, ou 2.000 ppm, ou 0,5% em peso, ou 1% em peso, ou 2% em peso, ou 3% em peso, ou 5% em peso, 10% em peso, ou 25% em peso, ou 49% em peso;
(g) ácido benzóico variando de 60 ppm a 500 ppm, ou variando de 75 ppm a 400 ppm, ou variando de 100 ppm a 300 ppm, ou
variando de 60 ppm, ou 75 ppm, ou 100 ppm a 300 ppm, ou 500 ppm, ou1.000 ppm.
III. Em uma realização da invenção, a composição de ácido carboxílico seca 280 é composta de:
(1) ácido tereftálico em uma quantidade maior do que 50% em peso, ou maior do que 60% em peso, ou maior do que 70% em peso, ou maior do que 80% em peso, ou maior do que 90% em peso, ou maior do que 95% em peso, ou maior do que 97%, ou maior do que 98%), ou maior do que .98,5%o, ou maior do que 99%», ou maior do que 99,5% em peso;
e
(2) (a) 4-carboxibenzaldeído (4-CBA) em uma quantidade variando de 1 ppm a 1.000 ppm, ou variando de 1 ppm a 500 ppm, ou variando de 1 ppm a 250 ppm, ou variando de 1 ppm a 125 ppm; ou
(b) ácido p-toluico (p-TA) em uma quantidade variando de 1 ppm a 1.000 ppm, ou variando de 1 ppm a 500 ppm, ou variando de 1 ppm a .250 ppm, ou variando de 1 ppm a 125 ppm ; ou
(c) ambos os seguintes:
(1) 4-carboxibenzaldeído (4-CBA) em uma quantidade variando de 1 ppm a 1.000 ppm, ou variando de 1 ppm a 500 ppm, ou variando de 1 ppm a 250 ppm ou variando de 1 ppm a 125 ppm;
(2) ácido p-toluico (p-TA) em uma quantidade variando de 1 ppm a 500 ppm, ou variando de 1 ppm a 250 ppm, ou variando de 1 ppm a .125 ppm;
onde a concentração total de 4-CBA e de p-TA varia de 1 ppm .20 a 2.000 ppm, 1 ppm a 1.000 ppm, ou de 1 ppm a 500 ppm, ou de 1 ppm a 250 ppm, ou de 1 ppm a 125 ppm.
e
(3) pelo menos dois, ou pelo menos três, ou pelo menos quatro, ou todos os seguintes:
(a) ácido isoftálico em uma quantidade de pelo menos 50 ppm, ou variando de 50 ppm a 2.000 ppm, ou variando de 75 ppm a 1500 ppm, ou variando de 100 ppm a 1.000 ppm, ou variando de 150 ppm a 500 ppm, ou variando de 50 ppm, ou 75 ppm, ou 100 ppm, ou 150 ppm a 500 ppm, ou .1.000 ppm, ou 2.000 ppm, ou 0,5% em peso, ou 1% em peso, ou 2% em peso, ou 3% em peso, ou 5% em peso, ou 10% em peso, ou 25% em peso, ou 49% em peso, ou variando de 500 ppm, ou 1.000 ppm a 2.000 ppm, ou 0,5% em peso, ou 1% em peso, ou 2% em peso, ou 3% em peso, ou 5% em peso, ou 10% em peso, ou 25% em peso, ou 49% em peso;
(b) ácido trimelítico variando de 140 ppm a 1.000 ppm, ou variando de 175 ppm a 750 ppm, ou variando de 200 ppm a 500 ppm, ou variando de 150 ppm, ou 175 ppm, ou 200 ppm a 500 ppm, ou 750 ppm, ou 1.000 ppm;
(c) 4,4'-dicarboxibifenila em uma quantidade variando de 20 ppm a 150 ppm, ou variando de 25 ppm a 100 ppm, ou variando de 25 ppm a 75 ppm, ou variando de 200 ppm, ou 300 ppm, ou 500 ppm a 1.000 ppm, ou 2.000 ppm, ou 0,5% em peso, ou 1% em peso, ou 2% em peso, ou 3% em peso, ou 5% em peso, ou 10% em peso, ou 25% em peso, ou 49% em peso;
(d) ácido itálico em uma quantidade de pelo menos 20 ppm, ou pelo menos 50 ppm, ou pelo menos 100 ppm, ou variando de 20 ppm a 1.000 ppm, ou variando de 50 ppm a 750 ppm, ou variando de 100 ppm a 500 ppm, ou variando de 20 ppm, 50 ppm, 100 ppm a 500 ppm, ou 750 ppm, ou 1.000 ppm, ou 2.000 ppm, ou 0,5% em peso, ou 1% em peso, ou 2% em peso, ou 3% em peso, ou 5% em peso, ou 10% em peso, ou 25% em peso, ou 49% em peso, ou variando de 500 ppm, ou 750 ppm, ou 1.000 ppm a 2.000 ppm, ou 0,5% em peso, ou 1% em peso, ou 2% em peso, ou 3% em peso, ou 5% em peso, 10% em peso, ou 25% em peso, ou 49% em peso;
(e) ácido benzóico variando de 60 ppm a 500 ppm, ou variando de 75 ppm a 400 ppm, ou variando de 100 ppm a 300 ppm, ou variando de 60 ppm, ou 75 ppm, ou 100 ppm a 300 ppm, ou 500 ppm, ou 1.000 ppm.
IV. Em uma realização da invenção, a composição de ácido carboxílico seca 280 é composta de:
(1) ácido tereftálico em uma quantidade maior do que 50% em peso, ou maior do que 60% em peso, ou maior do que 70% em peso, ou maior do que 80% em peso, ou maior do que 90% em peso, ou maior do que 95% em peso, ou maior do que 97%, ou maior do que 98%, ou maior do que 98,5%, ou maior do que 99%, ou maior do que 99,5% em peso;
e
(2) (a) 4-carboxibenzaldeído (4-CBA) em uma quantidade variando de 1 ppm a 1.000 ppm, ou variando de 1 ppm a 500 ppm, ou variando de 1 ppm a 250 ppm, ou variando de 1 ppm a 125 ppm; ou
(b) ácido p-toluico (p-TA) em uma quantidade variando de 1 ppm a 1.000 ppm, ou variando de 1 ppm a 500 ppm, ou variando de 1 ppm a 250 ppm, ou variando de 1 ppm a 125 ppm ; ou
(c) ambos os seguintes:
(1) 4-carboxibenzaldeído (4-CBA) em uma quantidade variando de 1 ppm a 1.000 ppm, ou variando de 1 ppm a 500 ppm, ou variando de 1 ppm a 250 ppm ou variando de 1 ppm a 125 ppm;
(2) ácido p-toluico (p-TA) em uma quantidade variando de 1 ppm a 500 ppm, ou variando de 1 ppm a 250 ppm, ou variando de 1 ppm a 125 ppm;
onde a concentração total de 4-CBA e de p-TA varia de 1 ppm a 2.000 ppm, 1 ppm a 1.000 ppm, ou de 1 ppm a 500 ppm, ou de 1 ppm a 250 ppm, ou de 1 ppm a 125 ppm.
e
(3) pelo menos dois, ou pelo menos três, ou todos os seguintes:
(a) ácido isoftálico em uma quantidade de pelo menos 50 ppm, ou variando de 50 ppm a 2.000 ppm, ou variando de 75 ppm a 1500 ppm, ou variando de 100 ppm a 1.000 ppm, ou variando de 150 ppm a 500 ppm, ou variando de 50 ppm, ou 75 ppm, ou 100 ppm, ou 150 ppm a 500 ppm, ou 1.000 ppm, ou 2.000 ppm, ou 0,5% em peso, ou 1% em peso, ou 2% em peso, ou 3% em peso, ou 5% em peso, ou 10% em peso, ou 25% em peso, ou 49% em peso, ou variando de 500 ppm, ou 1.000 ppm a 2.000 ppm, ou 0,5% em peso, ou 1% em peso, ou 2% em peso, ou 3% em peso, ou 5% em peso, ou 10% em peso, ou 25% em peso, ou 49% em peso;
(b) ácido trimelítico variando de 140 ppm a 1.000 ppm, ou variando de 175 ppm a 750 ppm, ou variando de 200 ppm a 500 ppm, ou variando de 150 ppm, ou 175 ppm, ou 200 ppm a 500 ppm, ou 750 ppm, ou 1.000 ppm;
(c) 4,4'-dicarboxibifenila em uma quantidade variando de 20 ppm a 150 ppm, ou variando de 25 ppm a 100 ppm, ou variando de 25 ppm a 75 ppm, ou variando de 200 ppm, ou 300 ppm, ou 500 ppm a 1.000 ppm, ou 2.000 ppm, ou 0,5% em peso, ou 1% em peso, ou 2% em peso, ou 3% em peso, ou 5% em peso, ou 10% em peso, ou 25% em peso, ou 49% em peso;
(d) ácido ftálico em uma quantidade de pelo menos 20 ppm, ou pelo menos 50 ppm, ou pelo menos 100 ppm, ou variando de 20 ppm a 1.000 ppm, ou variando de 50 ppm a 750 ppm, ou variando de 100 ppm a 500 ppm, ou variando de 20 ppm, 50 ppm, 100 ppm a 500 ppm, ou 750 ppm, ou 1.000 ppm, ou 2.000 ppm, ou 0,5% em peso, ou 1% em peso, ou 2% em peso, ou 3% em peso, ou 5% em peso, ou 10% em peso, ou 25% em peso, ou 49% em peso, ou variando de 500 ppm, ou 750 ppm, ou 1.000 ppm a 2.000 ppm, ou 0,5% em peso, ou 1% em peso, ou 2% em peso, ou 3% em peso, ou 5% em peso, 10% em peso, ou 25% em peso, ou 49% em peso;
V. Em uma realização da invenção, a composição de ácido carboxílico seca 280 é composta de:
(1) ácido tereftálico em uma quantidade maior do que 50% em peso, ou maior do que 60% em peso, ou maior do que 70% em peso, ou maior do que 80% em peso, ou maior do que 90% em peso, ou maior do que 95% em peso, ou maior do que 97%, ou maior do que 98%, ou maior do que 98,5%, ou maior do que 99%, ou maior do que 99,5% em peso;
e (2) (a) 4-carboxibenzaldeído (4-CBA) em uma quantidade variando de 1 ppm a 1.000 ppm, ou variando de 1 ppm a 500 ppm, ou variando de 1 ppm a 250 ppm, ou variando de 1 ppm a 125 ppm; ou
(b) ácido p-toluico (p-TA) em uma quantidade variando de 1 ppm a 1.000 ppm, ou variando de 1 ppm a 500 ppm, ou variando de 1 ppm a250 ppm, ou variando de 1 ppm a 125 ppm ; ou
(c) ambos os seguintes:
(1) 4-carboxibenzaldeído (4-CBA) em uma quantidade variando de 1 ppm a 1.000 ppm, ou variando de 1 ppm a 500 ppm, ou
variando de 1 ppm a 250 ppm ou variando de 1 ppm a 125 ppm;
(2) ácido p-toluico (p-TA) em uma quantidade variando de 1 ppm a 500 ppm, ou variando de 1 ppm a 250 ppm, ou variando de 1 ppm a125 ppm;
onde a concentração total de 4-CBA e de p-TA varia de 1 ppm a 2.000 ppm, 1 ppm a 1.000 ppm, ou de 1 ppm a 500 ppm, ou de 1 ppm a 250 ppm, ou de 1 ppm a 125 ppm.
e
(3) pelo menos dois, ou todos os seguintes:
(a) ácido isoftálico em uma quantidade de pelo menos 50 ppm, ou variando de 50 ppm a 2.000 ppm, ou variando de 75 ppm a 1500 ppm, ou
variando de 100 ppm a 1.000 ppm, ou variando de 150 ppm a 500 ppm, ou variando de 50 ppm, ou 75 ppm, ou 100 ppm, ou 150 ppm a 500 ppm, ou1.000 ppm, ou 2.000 ppm, ou 0,5% em peso, ou 1% em peso, ou 2% em peso, ou 3% em peso, ou 5% em peso, ou 10% em peso, ou 25% em peso, ou 49% em peso, ou variando de 500 ppm, ou 1.000 ppm a 2.000 ppm, ou 0,5%» em peso, ou 1% em peso, ou 2% em peso, ou 3% em peso, ou 5% em peso, ou10% em peso, ou 25% em peso, ou 49% em peso;
(b) ácido trimelítico variando de 140 ppm a 1.000 ppm, ou variando de 175 ppm a 750 ppm, ou variando de 200 ppm a 500 ppm, ou variando de 150 ppm, ou 175 ppm, ou 200 ppm a 500 ppm, ou 750 ppm, ou 1.000 ppm;
(c) 4,4'-dicarboxibifenila em uma quantidade variando de 20 ppm a 150 ppm, ou variando de 25 ppm a 100 ppm, ou variando de 25 ppm a 75 ppm, ou variando de 200 ppm, ou 300 ppm, ou 500 ppm a 1.000 ppm, ou 2.000 ppm, ou 0,5% em peso, ou 1% em peso, ou 2% em peso, ou 3% em peso, ou 5% em peso, ou 10% em peso, ou 25% em peso, ou 49% em peso;
VI. Em uma realização da invenção, a composição de ácido carboxílico seca 280 é composta de:
(1) ácido tereftálico em uma quantidade maior do que 50% em peso, ou maior do que 60% em peso, ou maior do que 70% em peso, ou maior do que 80% em peso, ou maior do que 90% em peso, ou maior do que 95% em peso, ou maior do que 97%, ou maior do que 98%, ou maior do que 98,5%, ou maior do que 99%, ou maior do que 99,5% em peso;
e
(2) (a) 4-carboxibenzaldeído (4-CBA) em uma quantidade variando de 1 ppm a 1.000 ppm, ou variando de 1 ppm a 500 ppm, ou variando de 1 ppm a 250 ppm, ou variando de 1 ppm a 125 ppm; ou
(b) ácido p-toluico (p-TA) em uma quantidade variando de 1 ppm a 1.000 ppm, ou variando de 1 ppm a 500 ppm, ou variando de 1 ppm a
250 ppm, ou variando de 1 ppm a 125 ppm ; ou
(c) ambos os seguintes:
(1) 4-carboxibenzaldeído (4-CBA) em uma quantidade variando de 1 ppm a 1.000 ppm, ou variando de 1 ppm a 500 ppm, ou variando de 1 ppm a 250 ppm ou variando de 1 ppm a 125 ppm;
(2) ácido p-toluico (p-TA) em uma quantidade variando de 1 ppm a 500 ppm, ou variando de 1 ppm a 250 ppm, ou variando de 1 ppm a 125 ppm;
onde a concentração total de 4-CBA e de p-TA varia de 1 ppm a 2.000 ppm, 1 ppm a 1.000 ppm, ou de 1 ppm a 500 ppm, ou de 1 ppm a 250 ppm, ou de 1 ppm a 125 ppm. e
(3) ambos os seguintes: (a) ácido isoftálico em uma quantidade de pelo menos 50 ppm, ou variando de 50 ppm a 2.000 ppm, ou variando de 75 ppm a 1500 ppm, ou variando de 100 ppm a 1.000 ppm, ou variando de 150 ppm a 500 ppm, ou variando de 50 ppm, ou 75 ppm, ou 100 ppm, ou 150 ppm a 500 ppm, ou .1.000 ppm, ou 2.000 ppm, ou 0,5% em peso, ou 1% em peso, ou 2% em peso, ou 3% em peso, ou 5% em peso, ou 10% em peso, ou 25% em peso, ou 49% em peso, ou variando de 500 ppm, ou 1.000 ppm a 2.000 ppm, ou 0,5% em peso, ou 1% em peso, ou 2% em peso, ou 3% em peso, ou 5% em peso, ou .10% em peso, ou 25% em peso, ou 49% em peso;
(b) ácido trimelítico variando de 140 ppm a 1.000 ppm, ou variando de 175 ppm a 750 ppm, ou variando de 200 ppm a 500 ppm, ou variando de 150 ppm, ou 175 ppm, ou 200 ppm a 500 ppm, ou 750 ppm, ou .1.000 ppm;
VII. Em uma realização da invenção, a composição de ácido carboxílico seca 280 é composta de: (1) ácido tereftálico em uma quantidade maior do que 50% em peso, ou maior do que 60% em peso, ou maior do que 70% em peso, ou maior do que 80% em peso, ou maior do que 90% em peso, ou maior do que 95% em peso, ou maior do que 97%, ou maior do que 98%, ou maior do que .98,5%», ou maior do que 99%, ou maior do que 99,5% em peso; e
(2) (a) 4-carboxibenzaldeído (4-CBA) em uma quantidade variando de 1 ppm a 1.000 ppm, ou variando de 1 ppm a 500 ppm, ou variando de 1 ppm a 250 ppm, ou variando de 1 ppm a 125 ppm; ou
(b) ácido p-toluico (p-TA) em uma quantidade variando de 1 ppm a 1.000 ppm, ou variando de 1 ppm a 500 ppm, ou variando de 1 ppm a 250 ppm, ou variando de 1 ppm a 125 ppm ; ou
(c) ambos os seguintes:
(1) 4-carboxibenzaldeído (4-CB A) em uma quantidade variando de 1 ppm a 1.000 ppm, ou variando de 1 ppm a 500 ppm, ou variando de 1 ppm a 250 ppm ou variando de 1 ppm a 125 ppm;
(2) ácido p-toluico (p-TA) em uma quantidade variando de 1 ppm a 500 ppm, ou variando de 1 ppm a 250 ppm, ou variando de 1 ppm a 125 ppm;
onde a concentração total de 4-CBA e de p-TA varia de 1 ppm a 2.000 ppm, 1 ppm a 1.000 ppm, ou de 1 ppm a 500 ppm, ou de 1 ppm a 250 ppm, ou de 1 ppm a 125 ppm.
e
(3) ambos os seguintes:
(a) ácido isoftálico em uma quantidade de pelo menos 50 ppm, ou variando de 50 ppm a 2.000 ppm, ou variando de 75 ppm a 1500 ppm, ou variando de 100 ppm a 1.000 ppm, ou variando de 150 ppm a 500 ppm, ou variando de 50 ppm, ou 75 ppm, ou 100 ppm, ou 150 ppm a 500 ppm, ou 1.000 ppm, ou 2.000 ppm, ou 0,5% em peso, ou 1% em peso, ou 2% em peso, ou 3% em peso, ou 5% em peso, ou 10% em peso, ou 25% em peso, ou 49% em peso, ou variando de 500 ppm, ou 1.000 ppm a 2.000 ppm, ou 0,5% em peso, ou 1% em peso, ou 2% em peso, ou 3% em peso, ou 5% em peso, ou 10% em peso, ou 25% em peso, ou 49% em peso;
(b) 4,4'-dicarboxibifenila em uma quantidade variando de 20 ppm a 150 ppm, ou variando de 25 ppm a 100 ppm, ou variando de 25 ppm a 75 ppm, ou variando de 200 ppm, ou 300 ppm, ou 500 ppm a 1.000 ppm, ou 2.000 ppm, ou 0,5% em peso, ou 1% em peso, ou 2% em peso, ou 3% em peso, ou 5% em peso, ou 10% em peso, ou 25% em peso, ou 49% em peso;
VIII. Em uma realização da invenção, a composição de ácido carboxílico seca 280 é composta de:
(1) ácido tereitálico em uma quantidade maior do que 50% em peso, ou maior do que 60% em peso, ou maior do que 70% em peso, ou maior do que 80% em peso, ou maior do que 90% em peso, ou maior do que 95% em peso, ou maior do que 97%, ou maior do que 98%, ou maior do que98,5%, ou maior do que 99%, ou maior do que 99,5% em peso;
e
(2) (a) 4-carboxibenzaldeído (4-CBA) em uma quantidade variando de 1 ppm a 1.000 ppm, ou variando de 1 ppm a 500 ppm, ou variando de 1 ppm a 250 ppm, ou variando de 1 ppm a 125 ppm; ou
(b) ácido p-toluico (p-TA) em uma quantidade variando de 1 ppm a 1.000 ppm, ou variando de 1 ppm a 500 ppm, ou variando de 1 ppm a250 ppm, ou variando de 1 ppm a 125 ppm ; ou
(c) ambos os seguintes:
(1) 4-carboxibenzaldeído (4-CBA) em uma quantidade variando de 1 ppm a 1.000 ppm, ou variando de 1 ppm a 500 ppm, ou variando de 1 ppm a 250 ppm ou variando de 1 ppm a 125 ppm;
(2) ácido p-toluico (p-TA) em uma quantidade variando de 1 ppm a 500 ppm, ou variando de 1 ppm a 250 ppm, ou variando de 1 ppm a 125 ppm;
onde a concentração total de 4-CBA e de p-TA varia de 1 ppm a 2.000 ppm, 1 ppm a 1.000 ppm, ou de 1 ppm a 500 ppm, ou de 1 ppm a 250 ppm, ou de 1 ppm a 125 ppm.
e
(3) ambos os seguintes:
(a) ácido trimelítico variando de 140 ppm a 1.000 ppm, ou variando de 175 ppm a 750 ppm, ou variando de 200 ppm a 500 ppm, ou variando de 150 ppm, ou 175 ppm, ou 200 ppm a 500 ppm, ou 750 ppm, ou1.000 ppm; (b) 4,4-dicarboxibifenila em uma quantidade variando de 20 ppm a 150 ppm, ou variando de 25 ppm a 100 ppm, ou variando de 25 ppm a 75 ppm, ou variando de 200 ppm, ou 300 ppm, ou 500 ppm a 1.000 ppm, ou 2.000 ppm, ou 0,5% em peso, ou 1% em peso, ou 2% em peso, ou 3% em peso, ou 5% em peso, ou 10% em peso, ou 25% em peso, ou 49%» em peso;
IX. Em outra realização da invenção, a composição de ácido carboxílico seca 280 é composta de:
(1) ácido tereftálico em uma quantidade maior do que 50% em peso, ou maior do que 60% em peso, ou maior do que 70% em peso, ou maior do que 80% em peso, ou maior do que 90% em peso, ou maior do que 95% em peso, ou maior do que 97%, ou maior do que 98%, ou maior do que 98,5%, ou maior do que 99%, ou maior do que 99,5% em peso; e
(2) 4-carboxibenzaldeído (4-CBA) em uma quantidade variando de 1 ppm a 1.000 ppm, ou variando de 1 ppm a 500 ppm, e
(3) todos os seguintes:
(a) ácido isoftálico em uma quantidade de pelo menos 50 ppm, ou variando de 50 ppm a 2.000 ppm, ou variando de 75 ppm a 1500 ppm, ou variando de 100 ppm a 1.000 ppm, ou variando de 150 ppm a 500 ppm, ou variando de 50 ppm, ou 75 ppm, ou 100 ppm, ou 150 ppm a 500 ppm, ou 1.000 ppm, ou 2.000 ppm, ou 0,5% em peso, ou 1% em peso, ou 2% em peso, ou 3% em peso, ou 5% em peso, ou 10% em peso, ou 25% em peso, ou 49%» em peso, ou variando de 500 ppm, ou 1.000 ppm a 2.000 ppm, ou 0,5% em peso, ou 1% em peso, ou 2% em peso, ou 3% em peso, ou 5% em peso, ou 10% em peso, ou 25% em peso, ou 49% em peso;
(b) ácido trimelítico variando de 140 ppm a 1.000 ppm, ou variando de 175 ppm a 750 ppm, ou variando de 200 ppm a 500 ppm, ou variando de 150 ppm, ou 175 ppm, ou 200 ppm a 500 ppm, ou 750 ppm, ou 1.000 ppm;
(c) 4,4'-dicarboxibifenila em uma quantidade variando de 20 ppm a 150 ppm, ou variando de 25 ppm a 100 ppm, ou variando de 25 ppm a .75 ppm, ou variando de 200 ppm, ou 300 ppm, ou 500 ppm a 1.000 ppm, ou .2.000 ppm, ou 0,5% em peso, ou 1% em peso, ou 2% em peso, ou 3% em peso, ou 5% em peso, ou 10% em peso, ou 25% em peso, ou 49% em peso;
Em outra realização desta invenção, todas as composições da composição de ácido carboxílico seca 280 mencionadas anteriormente são ainda compostas de uma composição catalítica com menos de 1.000 ppm, ou .500 ppm, ou 250 ppm, ou 100 ppm. Outras faixas são menores do que 85 ppm, e menores do que 50 ppm. Ainda outra faixa é menor do que 25 ppm, ou menor do que 15 ppm, ou menor do que 10 ppm ou menor do que 5 ppm. Em outra realização da invenção, o catalisador é composto de cobalto e manganês. Em outra realização da invenção, o catalisador é composto de cobalto.
Todas as concentrações em toda a apresentação e nas reivindicações são em base de sólidos secos. A forma física do produto TPA pode ser um sólido seco, uma torta úmida, uma pasta, ou uma suspensão. Para fins de consistência, qualquer líquido presente no produto TPA é ignorado quando descrevendo a sua composição. A composição será expressa como percentagem por peso ou ppm em peso (partes por milhão por peso) em base de sólidos secos, que considera que não existe umidade no produto. Por exemplo, 500 ppm em peso de ácido p-toluico em um produto TPA significa que existem 500 g de ácido p-toluico para cada milhão de gramas de massa não líquida no produto, independentemente da forma física real do produto. Todas as medições expressas em ppm são em ppm por peso. Assim sendo, ppm é equivalente a ppm em peso em toda a apresentação.
Em outra realização desta invenção, todas as composições mencionadas anteriormente são uma composição média durante um período contínuo durante a operação em estado contínuo. Ainda em outra realização da invenção, as composições apresentadas anteriormente são composições médias no tempo obtidas ao longo de um período de 7 dias, ou um período de 14 dias, ou um período de 30 dias durante a operação contínua. Ainda em outra realização da invenção, as composições apresentadas anteriormente poderiam incluir qualquer amostra tomada de um lote de 1 tonelada métrica (1.000 quilos) ou maior. Em outra realização da invenção, as composições apresentadas anteriormente poderiam incluir qualquer amostra em um recipiente de despacho, ou em um recipiente de despacho contendo pelo menos 500 kg das composições apresentadas.
Em uma realização da invenção, as composições de interesse que nós especificamos serão utilizadas para a produção de PET, o qual poderá posteriormente ser utilizado na produção de revestimentos, resinas, fibras, filmes, folhas, recipientes, ou outros artigos formatados.
Em uma realização da invenção, as composições apresentadas anteriormente podem ter funcionalidades na polimerização de PET variando de zero até pelo menos três. Os grupos funcionais para a polimerização por policondensação de poliésteres e copoliésteres, assim como poliamidas, copoliamidas, e outros polímeros de co- policondensação são compostos de grupos reativos de carboxila e reativos de hidroxila. A discussão seguinte será focalizada no impacto de várias impurezas ou de subprodutos de oxidação sobre a produção e as propriedades de poli(etileno tereftalato) (PET), como um exemplo.
Impurezas zero-funcionais são removidas através de processos de purga na produção de PET ou acabam como espécies de diluição no PET. As espécies mono- e trifuncionais afetam a velocidade da polimerização, possivelmente tanto em fase em fusão como no estado sólido. Mas usualmente, mais ainda no estado sólido devido à dificuldade de obtenção de peso molecular elevado, especialmente com espécies monofuncionais de terminação de cadeia, presentes. Dependendo das concentrações, as espécies mono- e trifuncionais também podem afetar as propriedades do produto de PET através da alteração da polidispersão do peso molecular de PET.
Por exemplo, o ácido p-toluico (p-TA) é uma impureza que é monofuncional na polimerização de PET com catalisadores de polimerização do processo de PET. Ao contrário, o 4- carboxibenzaldeído (4-CBA) é monofuncional quando utilizado com um catalisador de Sb (antimônio) na polimerização de PET, mas pode ser di- ou trifuncional quando usado como um catalisador de Ti (titânio) na polimerização de PET, devido a conversão do grupo aldeído em hemi-acetal ou em um acetal. O ácido trimelítico (ácido .1,2,4-benzeno tricarboxílico, ou TMA) é uma impureza tri- funcional. Em uma primeira aproximação, as impurezas mono- e tri- funcionais têm efeitos de compensação na polimerização de PET. Isto é, quantidades aumentadas de impurezas monofuncionais, tais como ácido p-toluico, ácido benzóico, monocarboxifluorenonas, ácido bromo-benzóico, ácido bromo-acético, e 4- CBA (com catalisador de Sb), podem ser compensados através da concentração aumentada de impurezas tri- ou funcionais maiores, tais como ácido trimelítico, 2,5,4*-tricarboxibifenila, 2,5,4'-tricarboxi-benzofenona, e 4- CBA (com catalisador de Ti). Devem ser utilizadas concentrações molares e não as concentrações com base no peso, quando comparando os efeitos de polimerização de impurezas com funcionalidade diferente de dois, assim como a reatividade relativa dos grupos reagentes (principalmente funcionalidade carboxila) quando a funcionalidade é maior do que 1. Felizmente, a maioria das impurezas presentes no PTA em concentrações significativas (mais do que alguns ppm em peso) são bifuncionais e portanto não têm efeitos prejudiciais na polimerização de PET devido a sua funcionalidade e elas não têm efeitos prejudiciais nas propriedades do polímero de PET devido a sua baixa concentração. Especialmente, considerando-se um processo de polimerização de PET catalisado por Sb, então cada 1,0 ppm em peso de TMA neutralizará aproximadamente 0,60 ppm em peso de ácido benzóico (BA), ou 0,65 ppm em peso de p-TA, devido às diferenças em peso molecular. Se é conhecida a informação analítica das impurezas de PTA, i.e. as concentrações das impurezas e as suas funcionalidades, então pode ser feita uma estimativa do efeito total relativo na polimerização de PET.
Notar que para o IPA ao invés de TPA, os compostos serão o ácido 3-hidroxibenzóico, ácido 3-hidroximetilbenzóico, 3,3'- dicarboxibifenila, isômeros de dicarboxiantraquinona, 3,3 dicarboxiestilbeno, etc. Da mesma forma, para ácidos carboxílicos, os compostos serão isômeros do ácido hidroxi-benzóico, isômeros do ácido hidroximetilbenzóico, isômeros de dicarboxibifenila, isômeros de dicarboxiantraquinona, e isômeros de dicarboxiestilbeno, etc.
Em outra realização da invenção, as composições de ácido carboxílico apresentadas anteriormente, compostas de ácido tereftálico ou isoftálico ou qualquer ácido carboxílico di-funcional teriam uma concentração total de compostos monofuncionais menor do que 0,5% em mols, ou menos de 0,25% em mols, ou menos de 0,1% em mols, ou menos de 0,005% em mols, ou menos de 0,025% em mols, ou menos de 0,01% em mols, ou menos de 0,005% em mols.
Em outra realização da invenção, as composições de ácido carboxílico apresentadas anteriormente, compostas de ácido tereftálico ou isoftálico ou qualquer ácido carboxílico di-funcional, teriam uma concentração total de compostos monofuncionais menor do que 5.000 ppm, ou menos de 2500 ppm, ou menos de 1.000 ppm, ou menos de 500 ppm, ou menos de 250 ppm, ou menos de 100 ppm, ou menos de 50 ppm.
Em outra realização da invenção, as composições de ácido carboxílico apresentadas anteriormente, compostas de ácido tereftálico ou isoftálico ou qualquer ácido carboxílico di-funcional, teriam uma concentração total de compostos tri- funcionais e maiores do que tri- funcionais menor do que 0,5% em mols, ou menos de 0,25% em mols, ou menos de 0,1% em mols, ou menos de 0,05% em mols, ou menos de 0,025% em mols, ou menos de 0,01% em mols, ou menos de 0,005% em mols.
Em outra realização da invenção, as composições de ácido carboxílico apresentadas anteriormente, compostas de ácido tereftálico ou isoftálico ou qualquer ácido carboxílico di-funcional, teriam uma concentração total de compostos tri- funcionais e maiores do que tri- funcionais menor do que 5.000 ppm, ou menos de 2500 ppm, ou menos de1.000 ppm, ou menos de 500 ppm, ou menos de 250 ppm, ou menos de 100 ppm, ou menos de 50 ppm.
Em outra realização da invenção, as composições de ácido carboxílico apresentadas anteriormente, compostas de ácido tereftálico ou de isoftálico ou qualquer ácido carboxílico di-funcional teriam uma concentração total de compostos zero- funcionais menor do que 0,5% em mols, ou menos de 0,25% em mols, ou menos de 0,1% em mols, ou menos de 0,05% em mols, ou menos de 0,025% em mols, ou menos de 0,01% em mols, ou menos de0,005% em mols.
Em outra realização da invenção, as composições de ácido carboxílico apresentadas anteriormente, compostas de ácido tereftálico ou isoftálico ou qualquer ácido carboxílico di-funcional, teriam uma concentração total de compostos zero-fimcionais menor do que 5.000 ppm, ou menos de 2500 ppm, ou menos de 1.000 ppm, ou menos de 500 ppm, ou menos de 250 ppm, ou menos de 100 ppm, ou menos de 50 ppm.
Em outra realização da invenção, as composições de ácido carboxílico apresentadas anteriormente, compostas de ácido tereftálico ou isoftálico ou qualquer ácido carboxílico di-funcional, teriam uma funcionalidade média, não incluindo as espécies com funcionalidade zero, de pelo menos 1,995 ou maior, ou pelo menos 1,996 ou maior, ou pelo menos1,997 ou maior, ou pelo menos 1,998 ou maior, ou pelo menos 1,999 ou maior, ou pelo menos 1,9995 ou maior, ou pelo menos 1,9999 ou maior. Em outra realização da invenção, as composições de ácido carboxílico apresentadas anteriormente, compostas de ácido tereftálico ou isoftálico ou qualquer ácido carboxílico di-funcional, teriam uma funcionalidade média, não incluindo as espécies com funcionalidade zero, entre 1,995 ou 1,996, ou 1,997, ou 1,998, ou 1,999, ou 1,9995, ou 1,9999 e 2,0000, ou 2,0001, ou 2,0005, ou 2,001, ou 2,002, ou 2,003, ou 2,004, ou 2,005.
Em outra realização da invenção, as composições de ácido carboxílico apresentadas anteriormente, compostas de ácido tereftálico ou ácido isoftálico ou qualquer ácido carboxílico di-funcional, teriam uma funcionalidade média de carboxila, não incluindo as espécies com funcionalidade carboxila zero, de pelo menos 1,995 ou maior, ou pelo menos 1,996 ou maior, ou pelo menos 1,997 ou maior, ou pelo menos 1,998 ou maior, ou pelo menos 1,999 ou maior, ou pelo menos 1,9995 ou maior, ou pelo menos 1,9999 ou maior.
Em outra realização da invenção, as composições de ácido carboxílico apresentadas anteriormente, compostas de ácido tereftálico ou ácido isoftálico ou qualquer ácido carboxílico di-funcional, teriam uma funcionalidade média carboxila, não incluindo as espécies com funcionalidade carboxila zero, entre 1,995, ou 1,996, ou 1,997, ou 1,998, ou 1,999, ou 1,9995, ou 1,9999 e 2,0000, ou 2,0001, ou 2,0005, ou 2,001, ou 2,002 ou 2,003, ou 2,004 ou 2,005.
Em outra realização da invenção, é apresentado um processo para produzir uma composição enriquecida 240, conforme mostrado nas figuras 20A e 20B. Nesta realização, conforme mostrado nas figuras 20 A&B, a zona de remoção do catalisador 180 é opcional e é requerida a zona de enriquecimento 202. Todas as zonas nas figuras 20 A&B foram descritas anteriormente nesta apresentação. Deve ser visto que as zonas de processo anteriormente descritas podem ser utilizadas em qualquer outra ordem lógica para produzir uma composição de ácido carboxílico seca 280. Deve também ser considerado que quando as zonas de processo são reorganizadas, as condições de processo poderão ser alteradas. Deve também ser considerado que as zonas de processo podem ser utilizadas independentemente.
Em outra realização desta invenção, cada realização opcionalmente pode incluir uma etapa adicional composta da perda de cor do ácido carboxílico ou de um ácido carboxílico esterificado. De preferência, a perda de cor é feita através de hidrogenação. A perda de cor pode ocorrer em qualquer local após a zona primária de oxidação 20.
A perda de cor de uma suspensão de ácido carboxílico ou de ácido carboxílico esterificado pode ser feita por qualquer meio conhecido na arte e não é limitada a hidrogenação. No entanto, por exemplo, em uma realização da invenção, a perda de cor pode ser feita reagindo-se um ácido carboxílico que sofreu um tratamento de esterifícação, por exemplo, com etileno glicol, com hidrogênio molecular na presença de um catalisador de hidrogenação em uma zona do reator de perda de cor para produzir uma solução de ácido carboxílico descolorada ou um produto de éster descolorado. Para a zona do reator de perda de cor, não existem limitações especiais na forma ou na construção do mesmo, dependendo de um arranjo que permita o suprimento de hidrogênio para efetuar o contato íntimo do produto de ácido ou éster carboxílico com o catalisador na zona do reator de perda de cor. Tipicamente, o catalisador de hidrogenação usualmente é um metal sozinho do grupo VIII ou uma combinação de metais do grupo VIII. De preferência, o catalisador de hidrogenação é selecionado de um grupo consistindo de paládio, rutênio, ródio e combinações dos mesmos. A zona do reator de perda de cor é composta de um reator de hidrogenação que opera em uma temperatura e pressão suficientes para hidrogenar uma porção dos compostos caracteristicamente amarelos em derivados incolores.
Em outra realização da invenção, ao invés de se utilizar a zona de secagem conforme apresentado anteriormente, a composição enriquecida240 pode ser direcionada diretamente para uma zona de esterifícação 310 conforme mostrado na figura 16. Nesta realização, o teor de umidade na composição enriquecida 240 é predominantemente de água e a percentagem em peso de ácido acético na composição enriquecida 240 é menor do que10%, de preferência, menor do que 2%, e mais de preferência, menor do que0,1%. "Predominantemente" conforme utilizado aqui, significa mais de 85% da massa total de umidade.
Assim sendo, ao invés de secagem, em uma realização da invenção, a etapa (i) é composta da adição de um diol no duto 600 para a composição enriquecida 240 em uma zona do reator de esterifícação 610 para remover uma porção da umidade através do duto 620 para formar uma mistura de ácido carboxílico e diol na zona do reator de esterifícação 610. O ácido carboxílico e o diol reagem para formar uma corrente de um hidroxialquil éster 630. A corrente de hidroxialquil éster 630 é composta de um composto de hidroxialquil éster.
O diol no duto 600 é introduzido de tal forma que desloca a umidade como o líquido em suspensão dominante. Isto pode ser feito introduzindo-se um diol através do duto 600 como um líquido saturado em uma faixa de temperatura em torno de 150°C a cerca de 300°C. De preferência, o diol no duto 600 é introduzido como um vapor saturado ou supersaturado em uma faixa de temperatura em torno de 150°C a cerca de3 00°C, em uma forma com entalpia suficiente para evaporar a água para ela sair através do duto 320. O diol no duto 600 é selecionado do grupo consistindo de etileno glicol, dietileno glicol, trietileno glicol, 1,3- propanodiol, 1,2- propanodiol, 1,4-butanodiol, 1,3-butanodiol, cicloexano dimetanol, neopentil glicol, outros dióis úteis na produção de poliésteres e copoliésteres, e misturas dos mesmos. De preferência, o diol no duto 600 é o etileno glicol. Alternativamente, uma fonte externa de calor pode ser utilizada para introduzir entropia suficiente para vaporizar a água, que saí através do
duto 620. A mistura da corrente de éster hidroxialquila sai através da corrente no duto 630.
A zona do reator de esterifícação 610 opera em uma temperatura em torno de 240°C ou maior. De preferência, a zona do reator de esterifícação 610 opera em uma temperatura na faixa de cerca de 260°C a cerca de 280°C. A zona do reator de esterifícação 610 opera em uma pressão em torno de 40 psia (276 kPa abs.) a cerca de 100 psia (689 kPa abs.) para efetuar a esterifícação da mistura do ácido tereftálico e do diol para produzir um hidroxietil éster de ácido tereftálico.
Em outra realização da invenção, no lugar de se utilizar a zona de secagem conforme apresentado anteriormente, a zona enriquecida 240 pode ser direcionada diretamente para uma zona de troca de líquido 500, conforme mostrado na figura 17. Nesta realização, o teor de umidade na composição enriquecida 240 tem uma quantidade significativa de solvente. "Quantidade significativa" conforme usado aqui significa mais de 1%, ou mais de 2%, ou mais de 5%, ou mais de 10%, ou mais de 15%.
A composição enriquecida 240 é submetida a uma lavagem ou "rinsagem" com solvente de troca na zona de troca de líquido 500, onde uma porção do solvente inicial é substituída por solvente de troca para formar uma composição enriquecida de solvente de troca 246. O solvente de troca é composto de água, metanol, etileno glicol, e qualquer diol ou monômero compatível com o processo de produção de poliéster ou copoliéster. A composição enriquecida por solvente de troca 246, de preferência, está na faixa de 0,5 - 30% em peso de umidade, mais de preferência, na faixa de cerca de 1 - 20% em peso de umidade, e mais de preferência, na faixa de 1- 5% de peso de umidade. A umidade residual da composição enriquecida de solvente de troca 206 poderia conter menos de cerca de 2% em peso de solvente, outra faixa é menor do que 5% ou menor do que 10% em peso, ou menor do que 20%.
Em uma realização da invenção, o solvente de troca é introduzido na zona de troca de líquido 500. O solvente de troca, de preferência, é introduzido em base contínua. Não existem limitações em relação a temperatura ou a pressão do solvente de troca, incluindo o uso de água vaporizada, vapor, ou uma combinação de água e vapor como lavagem.
A zona de troca de líquido 500 é composta pelo menos de um dispositivo de separação sólido líquido. O dispositivo de separação sólido líquido tipicamente pode ser composto de, mas não é limitado, aos seguintes tipos de dispositivos:
centrífugas, ciclones, filtros de tambor rotativo, filtros de esteira, filtros prensa, etc.
O dispositivo de separação sólido líquido pode operar dentro de uma faixa de temperatura de cerca de 5°C a 195°C. A zona de troca de líquido e a zona de remoção do catalisador podem estar dentro do mesmo dispositivo, por exemplo, em um filtro de esteira. A composição enriquecida de solvente de troca 246 é posteriormente enviada para uma zona de esterificação 610 que foi descrita anteriormente.
EXEMPLOS
Uma realização desta invenção pode ser adicionalmente ilustrada pelos exemplos seguintes das realizações preferidas da mesma, apesar de ser entendido que estes exemplos são incluídos meramente para fins de ilustração e não se destinam a limitar o escopo.
Experiências de retenção de PTA
O objetivo deste conjunto de experiências foi determinar como a retenção de IPA na corrente da composição de ácido carboxílico resfriada 170 varia com a temperatura de lavagem e com a relação de lavagem da corrente de alimentação de lavagem 175 na zona de remoção do catalisador 180. Todas as experiências utilizaram um aparelho de filtro a vácuo Pannevis de escala de laboratório. A corrente de composição de ácido carboxílico resfriada 170 foi preparada tomando-se uma corrente de composição em suspensão cristalizada 160 a 30% em peso de sólidos e evaporando-se o solvente até atingir a 50% de sólidos. A suspensão foi então resfriada a 30°C para gerar uma corrente de composição de ácido carboxílico resfriada 170 e foi colocada em um filtro a vácuo, e então lavada com uma corrente de alimentação de lavagem 175. Ambos a relação de lavagem e a temperatura de lavagem foram variadas na experiência. Foi utilizada uma relação de lavagem de 1 e 0,5. Foi utilizada uma temperatura de lavagem de 90°C e 10°C. A lavagem foi de 90% de ácido acético e 10% de água. O tempo após a adição da lavagem até o topo seco da torta foi observado e denominado de tempo de secagem do topo e foi registrado. As amostras da composição de remoção pós-catalisador 200 foram analisadas em relação a ppm em peso de IPA. Experiência 1 (nenhuma lavagem)
.700,10 g de uma corrente de composição em suspensão cristalizada 160 foram colocadas em um béquer de aço inoxidável. A suspensão foi aquecida até que o peso da suspensão foi reduzido para 420 g. A suspensão foi resfriada rapidamente a 30°C utilizando-se gelo úmido, gerando uma corrente de composição de ácido carboxílico resfriada 170. A corrente de composição de ácido carboxílico resfriada 170 foi alimentada para um filtro a vácuo Pannevis em escala de laboratório. Depois de alimentar-se a corrente da composição de ácido carboxílico resfriada 170 para o filtro a vácuo, 16,5 g da corrente da composição de ácido carboxílico resfriada 170 permaneceram no béquer de aço. A massa real da corrente da composição de ácido carboxílico resfriada 170 para o filtro foi de 403,5 g, (420 g - 16,5 g). O peso da corrente da composição de remoção pré- catalisador da torta úmida era de 266,38 g. A % de sólidos da torta úmida foi de 94,2%. As amostras da torta úmida foram submetidas a análise em relação ao teor de IPA. Experiência 2 (relação de lavagem 0,5, temperatura de lavagem 90°C) 700,04 g de uma corrente de composição em suspensão cristalizada 160 foram colocadas em um béquer de aço inoxidável. A suspensão foi aquecida até que o peso da suspensão foi reduzido para 420,73 g. A suspensão foi resfriada rapidamente até 3 O0C utilizando-se gelo úmido, gerando uma corrente de composição de ácido carboxílico resfriada 170. A corrente de composição de ácido carboxílico resfriada 170 foi alimentada para um filtro a vácuo Pannevis de escala de laboratório. Depois da alimentação da corrente da composição de ácido carboxílico resfriada 170 para o filtro a vácuo, 16,5 g da corrente da composição de ácido carboxílico resfriada 170 permaneceram no béquer de aço inoxidável. A massa real da corrente da composição de ácido carboxílico resfriada 170 para o filtro era de 405,94 g, (420,73 g - 14,79 g). A torta do filtro foi lavada com 100,18 g de uma corrente de alimentação de lavagem 175 da solução de ácido acético/água a 90°C. O peso da corrente da composição de remoção pós-catalisador da torta úmida 200 era de 232,83 g. A % de sólidos da corrente da composição pós- catalisador na torta úmida 200 era de 99,2%. As amostras da torta úmida foram submetidas à análise em relação ao teor de IPA. Experiência 3 (relação de lavagem l.ft, temperatura Hp lavagem 90°Γ)
700,39 g de uma corrente da composição em suspensão cristalizada 160 foram colocadas em um béquer de aço inoxidável. A suspensão foi aquecida até que o peso da suspensão foi reduzido para 420,25 g. A suspensão foi resfriada rapidamente a 3 O0C utilizando-se gelo úmido, gerando uma corrente de composição de ácido carboxílico resfriada 170. A corrente da composição de ácido carboxílico resfriada 170 foi alimentada para um filtro a vácuo Pannevis em escala de laboratório. Depois da alimentação da corrente 170 para o filtro a vácuo, 12,69 g da corrente 170 permaneceram no béquer de aço inoxidável. A massa real da corrente 170 para o filtro foi de 407,56 g, (420,25 g - 12,69 g). A torta do filtro foi lavada com 200,14 g da corrente de alimentação de lavagem 175 da solução de ácido acético/água a .90°C. O peso da corrente da composição de remoção pós-catalisador da torta úmida 200 era de 226,61 g. A % de sólidos da corrente da composição pós- catalisador da torta úmida 200 era de 95,4%. As amostras da composição de remoção pós-catalisador 200 foram submetidas a análise em relação ao teor de IPA.
Experiência 4 (relação de lavagem 0,5, temperatura de lavagem IO0C)
.700,3 g de uma corrente de composição em suspensão cristalizada 160 foram colocadas em um béquer de aço inoxidável. A suspensão foi aquecida até que o peso da suspensão foi reduzido para 420,3 g. A suspensão foi resfriada rapidamente a 30°C utilizando-se gelo úmido, gerando uma corrente de composição de ácido carboxílico resfriada 170. A corrente 170 foi alimentada para um filtro a vácuo Pannevis em escala de laboratório. Depois que a corrente 170 foi alimentada para o filtro a vácuo, .15,29 g da corrente 170 permaneceram no béquer de aço inoxidável. A massa real de corrente 170 para o filtro foi de 405,01 g, (420,3 g - 15,29 g). A torta do filtro foi lavada com 100, 37 g de uma corrente de alimentação de lavagem de solução 175 de ácido acético/água a 10°C. O peso da corrente da composição de remoção pós-catalisador da torta úmida era de 248,84 g. A % sólidos da corrente da composição pós-catalisador da torta úmida 200 era de .90,75%. As amostras da composição de remoção pós-catalisador foram submetidas a análise em relação ao teor de IPA.
Experiência 5 (relação de lavagem 1,0, temperatura de lavagem IO0C)
.700,44 g de uma corrente de composição em suspensão cristalizada 160 foram colocadas em um béquer de aço inoxidável. A suspensão foi aquecida até que o peso da suspensão foi reduzido para 420,35 g. A suspensão foi resfriada rapidamente até 3 O0C utilizando-se gelo úmido, gerando uma corrente de composição de ácido carboxílico resfriada 170. A corrente da composição de ácido carboxílico resfriada 170 foi alimentada para um filtro a vácuo Pannevis de escala de laboratório. Depois da alimentação da corrente 170 para o filtro a vácuo, 9,3 g da corrente 170 permaneceram no béquer de aço inoxidável. A massa real da corrente 170 para o filtro foi de 411,05 g (420,35 g - 9,3 g). A torta do filtro foi lavada com 200,06 g de uma corrente de alimentação de lavagem 175 de solução de ácido acético/água a 10°C. O peso da corrente da composição de remoção pós-catalisador da torta úmida 200 foi de 225,06 g. A % de sólidos da corrente da composição pós- catalisador da torta úmida 200 era de 89,55%. As amostras da composição de remoção pós-catalisador 200 foram submetidas a análise em relação ao teor de IPA.
Resultados
<table>table see original document page 121</column></row><table>
Fica claro que a retenção de IPA varia com a temperatura de lavagem e com a relação de lavagem, permitindo o controle do conteúdo de IPA na corrente da composição de remoção pós-catalisador 200. A faixa de conteúdo de IPA na corrente 200 nas experiências acima variou de 146 ppm a ppm, dependendo da quantidade e da temperatura de lavagem. A retenção dos subprodutos de oxidação selecionados pode ser controlada pela temperatura, composição, e quantidade da corrente de alimentação de lavagem 175 aplicada na zona de remoção do catalisador 180. Estes dados ilustram a retenção do subproduto de oxidação em uma zona de remoção do catalisador utilizando IPA como um exemplo. IPA é considerado representativo, de tal forma que outros subprodutos de oxidação podem apresentar um comportamento de retenção semelhante nas combinações específicas de temperatura de lavagem e de relação de lavagem.
Enriquecimento de PTA com ácido isoftálico
O objetivo desta experiência foi demonstrar o enriquecimento de ácido tereftálico.
Na experiência 1, a suspensão da corrente da composição de ácido carboxílico resfriada 170 foi colocada em um aparelho de filtro a vácuo Pannevis em escala de laboratório e a composição de remoção pós-catalisador resultante 200 foi analisada em relação ao conteúdo de IPA.
Nas experiências 2 e 3, a suspensão da corrente da composição de ácido carboxílico resfriada 170 foi colocada em um filtro a vácuo Pannevis em escala de laboratório e a torta úmida resultante foi lavada com a corrente de alimentação de lavagem 175 e a corrente da composição de remoção pós- catalisador 200 foi analisada em relação ao teor de IPA. A corrente de alimentação de lavagem 175 continha 90% de ácido acético e 10% de água em peso.
Nas experiências 4 e 5 a suspensão da corrente da composição de ácido carboxílico resfriada 170 foi colocada em um filtro a vácuo Pannevis em escala de laboratório da torta úmida resultante e foi lavada com uma corrente de alimentação de lavagem quente 175. A torta úmida da corrente da composição de remoção pós-catalisador resultante 200 foi então lavada com uma corrente de alimentação de enriquecimento 220 e a composição de ácido carboxílico enriquecida resultante foi analisada em relação ao teor de IPA. Ambas a zona de remoção de catalisador 180 e a zona de enriquecimento 210 foram feitas com o aparelho de filtro a vácuo Pannevis em escala de laboratório.
A corrente de alimentação de enriquecimento 220 usada nas experiências 4 e 5 foi preparada desta forma. Foi aquecido ácido acético a .80°C e foi adicionada IPA suficiente até que a IPA não entrasse mais em solução.
Experiência 1 (nenhuma lavagem da torta, nenhuma lavagem de enriquecimento)
.401,67 g da corrente de ácido carboxílico resfriada 170 a 23,9°C foram alimentadas para a zona de remoção do catalisador 180 que era um filtro a vácuo Pannevis em escala de laboratório. Não havia nenhuma corrente de alimentação de lavagem 175. O peso da torta úmida da corrente 200 era de 145,55 g e a % sólidos era de 89,4%. Uma amostra da torta úmida foi submetida a análise em relação ao teor de IPA.
Experiência 2 (lavagem da torta a 80°C. nenhuma lavagem de enriquecimento)
400,33 g da suspensão da corrente da composição de ácido carboxílico resfriada 170 a 29,3°C foram alimentadas para a zona de remoção do catalisador 180 que era um filtro a vácuo Pannevis em escala de laboratório. A torta do filtro foi lavada com 100,11 g da corrente de alimentação de lavagem 175 a 80,2°C. O peso da corrente de remoção pós- catalisador resultante foi de 139,49 g e a % sólidos era de 99,94%. Amostras
da composição de remoção pós-catalisador 200 foram submetidas a análise em relação ao teor de IPA.
Experiência 3 (lavagem de torta a 80°C. nenhuma lavagem de enriquecimento)
401,17 g da corrente de composição de ácido carboxílico resfriada 170 a 24°C foram alimentadas para a zona de remoção do catalisador 180 que era um filtro a vácuo Pannevis em escala de laboratório. A torta do filtro foi lavada com 100,05 g da corrente de alimentação de lavagem 175 a 80,0°C. O peso da composição de remoção pós-catalisador resultante foi de 124,07 g e a % sólidos era de 99,95%.
Uma amostra da composição de remoção pós-catalisador 200 foi submetida a análise em relação ao teor de IPA.
Experiência 4 (lavagem da torta a 80°C, lavagem de enriquecimento a 80°C)
400,45 g da corrente da composição de ácido carboxílico resfriada 170 a 24,3 0C foram alimentadas para a zona de remoção do catalisador 180 que era um filtro a vácuo Pannevis em escala de laboratório. A torta do filtro foi lavada com 100,11 g de corrente de alimentação de lavagem 175 a 80,1°C. A torta úmida foi então enriquecida com 100,52 g da corrente de alimentação de enriquecimento 220 a 80,2°C. O peso da corrente resultante da composição de ácido carboxílico enriquecida 240 foi de 131,33 g e a % sólidos era de 99,9%. As amostras da corrente da composição de ácido carboxílico enriquecida 240 foram submetidas a análise em relação ao teor de IPA.
Experiência 5 (lavagem da torta a 80°C, lavagem de enriquecimento a 80°Q
.400,55 g da corrente da composição de ácido carboxílico resfriada 170 a 24,4°C foram alimentadas para a zona de remoção do catalisador 180 que era um filtro a vácuo Pannevis em escala de laboratório. A torta do filtro foi lavada com 100,28 g de corrente de alimentação de lavagem 175 a 80,2°C. A torta úmida foi então enriquecida com 100,54 g de corrente de alimentação de enriquecimento 220 a 80,0°C. O peso resultante da corrente da composição de ácido carboxílico enriquecida 240 foi de 144,54 g e a % de sólidos era de 98,8%. As amostras da corrente da composição de ácido carboxílico enriquecida 240 foram submetidas a análise em relação ao teor de IPA.
Resultados
<table>table see original document page 124</column></row><table>
Na experiência 1 a torta úmida não é lavada, resultando em uma concentração de 2199 ppm de IPA. Nas experiências 2 e 3, a torta úmida é lavada com a corrente 175, produzindo uma composição pós-catalisador 200 com uma concentração média de IPA em torno de 900 ppm. Nas experiências4 e 5 a composição pós-catalisador 200 é enriquecida com uma corrente de enriquecimento 220 para produzir uma composição de ácido carboxílico enriquecida 240 com uma concentração média de IPA em torno de 5.000 ppm. Fica claro, com base nos dados, que a IPA foi enriquecida na corrente 240 até uma concentração acima daquela da composição pós-catalisador.
Estes dados ilustram o enriquecimento do subproduto de oxidação em uma zona de enriquecimento utilizando IPA como um exemplo. IPA é considerado representativo de outros subprodutos de oxidação, pelo fato da retenção dos outros subprodutos de oxidação na zona de remoção do catalisador poderem ser influenciados pelas condições de lavagem, incluindo a relação de lavagem, a composição do solvente de lavagem, e a temperatura de lavagem, assim como a espessura da torta e a distribuição do tamanho de partícula que afeta a porosidade da torta.

Claims (41)

1. Processo para produzir uma composição enriquecida, caracterizado pelo fato de compreender a submissão de pelo menos uma corrente selecionada do grupo consistindo de uma composição de ácido carboxílico resfriada, uma composição em suspensão cristalizada, uma composição em suspensão, e uma composição de ácido carboxílico bruto; e uma alimentação de enriquecimento para uma zona de enriquecimento, para formar a referida composição enriquecida; onde a referida alimentação de enriquecimento é composta pelo menos de um composto selecionado do grupo consistindo de ácido tereftálico, ácido isoftálico, ácido ftálico, isômeros do ácido benzeno-tricarboxílico, ácido benzóico, isômeros do ácido hidroxi- benzóico, isômeros do ácido hidroximetilbenzóico, isômeros de dicarboxibifenila, isômeros de dicarboxiestilbeno, isômeros de tricarboxibifenila, isômeros de tricarboxi-benzofenona, isômeros de dicarboxibenzofenona, isômeros de dicarboxibenzila, isômeros do ácido form-acet-hidroxi-benzóico, isômeros do ácido acet-hidroximetilbenzóico, isômeros do ácido a-bromo-toluico, ácido bromo-benzóico, ácido bromo- acético, isômeros de tolualdeído, isômeros de álcool benzílico, isômeros de álcool metilbenzílico, e isômeros de ftaldeído; onde pelo menos um dos referidos compostos é enriquecido.
2. Processo de acordo com a reivindicação 1, caracterizado pelo fato de pelo menos um dos referidos compostos ser enriquecido em pelo menos 10 ppm em peso.
3. Processo de acordo com a reivindicação 1, caracterizado pelo fato de pelo menos um dos referidos compostos ser enriquecido em pelo menos 100 ppm em peso.
4. Processo de acordo com a reivindicação 1, caracterizado pelo fato de pelo menos um dos referidos compostos ser enriquecido em pelo menos 1.000 ppm em peso.
5. Processo de acordo com a reivindicação I5 caracterizado pelo fato de pelo menos um dos referidos compostos ser enriquecido em pelo menos 5%.
6. Processo de acordo com a reivindicação Is caracterizado pelo fato de pelo menos um dos referidos compostos ser enriquecido em pelo menos 25 ppm em peso.
7. Processo de acordo com a reivindicação 1, caracterizado pelo fato de pelo menos um dos referidos compostos ser enriquecido em pelo menos 30% em peso.
8. Processo de acordo com a reivindicação 1, caracterizado pelo fato de pelo menos um dos referidos compostos ser enriquecido em pelo menos 50% em peso.
9. Processo de acordo com a reivindicação 1, caracterizado pelo fato de pelo menos três dos referidos compostos serem enriquecidos.
10. Processo de acordo com a reivindicação 1, caracterizado pelo fato de pelo menos cinco dos referidos compostos serem enriquecidos.
11. Processo de acordo com a reivindicação 1, caracterizado pelo fato de pelo menos sete dos referidos compostos serem enriquecidos.
12. Processo para produzir uma composição enriquecida, caracterizado pelo fato de compreender a submissão de uma composição de ácido carboxílico resfriada, ou uma composição em suspensão cristalizada, ou uma composição em suspensão, ou uma composição de ácido carboxílico bruto; e uma alimentação de enriquecimento, para uma zona de enriquecimento, para formar a referida composição enriquecida; onde a referida alimentação de enriquecimento é composta pelo menos de um composto selecionado do grupo consistindo de ácido tereftálico, ácido isoftálico, ácido itálico, isômeros do ácido benzeno-tricarboxílico, ácido benzóico, isômeros do ácido hidroxibenzóico, isômeros do ácido hidroximetilbenzóico, isômeros de dicarboxibifenila, isômeros de dicarboxi- estilbeno, isômeros de tricarboxibifenila, isômeros de tricarboxibenzofenona, isômeros de dicarboxibenzofenona, isômeros de dicarboxibenzila, isômeros do ácido form-acet-hidroxibenzóico, isômeros do ácido acet-hidroximetil- benzóico, isômeros do ácido a-bromo-toluico, ácido bromo-benzóico, ácido bromo-acético, isômeros de tolualdeído, isômeros do álcool benzílico, isômeros do álcool metil benzílico, e isômeros de ftaldeído; onde pelo menos um dos referidos compostos é enriquecido; e onde a referida composição de ácido carboxílico resfriada, ou a composição em suspensão cristalizada, ou a composição em suspensão, ou a composição de ácido carboxílico bruto, é composta de ácido tereftálico.
13. Processo de acordo com a reivindicação 12, caracterizado pelo fato de pelo menos um dos referidos compostos ser enriquecido em pelo menos 10 ppm em peso.
14. Processo de acordo com a reivindicação 12, caracterizado pelo fato de pelo menos um dos referidos compostos ser enriquecido em pelo menos 100 ppm em peso.
15. Processo de acordo com a reivindicação 12, caracterizado pelo fato de pelo menos um dos referidos compostos ser enriquecido em pelo menos 1.000 ppm em peso.
16. Processo de acordo com a reivindicação 12, caracterizado pelo fato de pelo menos um dos referidos compostos ser enriquecido em pelo menos 5% em peso.
17. Processo de acordo com a reivindicação 12, caracterizado pelo fato de pelo menos um dos compostos ser enriquecido em pelo menos 25 ppm em peso.
18. Processo de acordo com a reivindicação 12, caracterizado pelo fato de pelo menos um dos referidos compostos ser enriquecido em pelo menos 30% em peso.
19. Processo de acordo com a reivindicação 12, caracterizado pelo fato de pelo menos a referida composição de ácido carboxílico resfriada, ou a referida composição em suspensão cristalizada, ou a referida composição em suspensão, ou a referida composição de ácido carboxílico bruto ser composta de ácido tereftálico.
20. Processo de acordo com a reivindicação 12, caracterizado pelo fato de pelo menos três dos referidos compostos serem enriquecidos.
21. Processo de acordo com a reivindicação 12, caracterizado pelo fato de pelo menos cinco dos referidos compostos serem enriquecidos.
22. Processo de acordo com a reivindicação 12, caracterizado pelo fato de pelo menos sete dos referidos compostos serem enriquecidos.
23. Processo para produzir uma composição enriquecida, caracterizado pelo fato de compreender a submissão de uma composição de ácido carboxílico resfriada, ou uma composição em suspensão cristalizada, ou uma composição em suspensão, ou uma composição de ácido carboxílico bruto; e uma alimentação de enriquecimento, para uma zona de enriquecimento, para formar a referida composição enriquecida; onde a referida alimentação de enriquecimento é composta pelo menos de um composto selecionado do grupo consistindo de ácido isoftálico, ácido itálico, isômeros do ácido benzeno-tricarboxílico, ácido benzóico, isômeros do ácido hidroxi-benzóico, isômeros do ácido hidroximetilbenzóico, isômeros de dicarboxibifenila, isômeros de dicarboxiestilbeno, isômeros de tricarboxibifenila, isômeros de tricarboxi-benzofenona, isômeros de dicarboxibenzofenona, isômeros de dicarboxibenzila, isômeros do ácido form-acet-hidroxi-benzóico, isômeros do ácido acet-hidroximetilbenzóico, isômeros do ácido a-bromo-toluico, ácido bromo-benzóico, ácido bromo- acético, isômeros de tolualdeído, isômeros de álcool benzílico, isômeros de álcool metil benzílico, e isômeros de ftaldeído; onde pelo menos um dos referidos compostos é enriquecido; e onde a referida composição de ácido carboxílico resfriada, ou a referida composição em suspensão cristalizada, ou a referida composição em suspensão, ou a referida composição de ácido carboxílico bruto é composta de ácido isoftálico.
24. Processo de acordo com a reivindicação 23, caracterizado pelo fato de pelo menos um dos referidos compostos ser enriquecido em pelo menos 10 ppm em peso.
25. Processo de acordo com a reivindicação 23, caracterizado pelo fato de pelo menos um dos referidos compostos ser enriquecido em pelo menos 100 ppm em peso.
26. Processo de acordo com a reivindicação 23, caracterizado pelo fato de pelo menos um dos referidos compostos ser enriquecido em pelo menos 1.000 ppm em peso.
27. Processo de acordo com a reivindicação 23, caracterizado pelo fato de um dos referidos compostos ser enriquecido em pelo menos 5% em peso.
28. Processo de acordo com a reivindicação 23, caracterizado pelo fato de pelo menos um dos referidos compostos ser enriquecido em pelo menos 25 ppm em peso.
29. Processo de acordo com a reivindicação 23, caracterizado pelo fato de pelo menos um dos referidos compostos ser enriquecido em pelo menos 30% em peso.
30. Processo de acordo com a reivindicação 23, caracterizado pelo fato de pelo menos três dos referidos compostos serem enriquecidos.
31. Processo de acordo com a reivindicação 23, caracterizado pelo fato de pelo menos cinco dos referidos compostos serem enriquecidos.
32. Processo de acordo com a reivindicação 23, caracterizado pelo fato de pelo menos sete dos referidos compostos serem enriquecidos.
33. Processo para produzir uma composição enriquecida, caracterizado pelo fato do referido processo ser composto da submissão de uma composição de ácido carboxílico resfriada, ou uma composição em suspensão cristalizada, ou uma composição em suspensão, ou uma composição de ácido carboxílico bruto; e uma alimentação de enriquecimento, para uma zona de enriquecimento, para formar a referida composição enriquecida; onde a referida alimentação de enriquecimento é composta pelo menos de um composto selecionado do grupo consistindo de ácido isoftálico, ácido trimelítico, 4,4'-dicarboxibifenil, itálico, ácido 4- hidroximetilbenzóico, ácido 4-hidroximetilbenzóico, e ácido benzóico; onde pelo menos um dos referidos compostos é enriquecido; e onde a referida composição de ácido carboxílico resfriada, ou a composição em suspensão cristalizada, ou a referida composição em suspensão, ou a referida composição de ácido carboxílico bruto, compreende ácido tereftálico.
34. Processo de acordo com a reivindicação 33, caracterizado pelo fato de pelo menos um dos referidos compostos ser enriquecido em pelo menos 10 ppm em peso.
35. Processo de acordo com a reivindicação 33, caracterizado pelo fato de pelo menos um dos referidos compostos ser enriquecido em pelo menos 100 ppm em peso.
36. Processo de acordo com a reivindicação 33, caracterizado pelo fato de pelo menos um dos referidos compostos ser enriquecido em pelo menos 1.000 ppm em peso.
37. Processo de acordo com a reivindicação 33, caracterizado pelo fato de pelo menos um dos referidos compostos ser enriquecido em pelo menos 5% em peso.
38. Processo de acordo com a reivindicação 33, caracterizado pelo fato de pelo menos um dos referidos compostos ser enriquecida em pelo menos 25 ppm em peso.
39. Processo de acordo com a reivindicação 33, caracterizado pelo fato de pelo menos um dos referidos compostos ser enriquecido em pelo menos 30% em peso.
40. Processo de acordo com a reivindicação 33, caracterizado pelo fato de pelo menos três dos referidos compostos serem enriquecidos.
41. Processo de acordo com a reivindicação 33, caracterizado pelo fato de todos os referidos compostos serem enriquecidos.
BRPI0610348A 2005-05-19 2006-05-18 processo para produzir uma composição enriquecida BRPI0610348B1 (pt)

Applications Claiming Priority (5)

Application Number Priority Date Filing Date Title
US68276705P 2005-05-19 2005-05-19
US60/682767 2005-05-19
US11/365,055 US7741516B2 (en) 2005-05-19 2006-03-01 Process to enrich a carboxylic acid composition
US11/365055 2006-03-01
PCT/US2006/019329 WO2008010785A2 (en) 2005-05-19 2006-05-18 A process to enrich a carboxylic acid composition

Publications (2)

Publication Number Publication Date
BRPI0610348A2 true BRPI0610348A2 (pt) 2012-10-23
BRPI0610348B1 BRPI0610348B1 (pt) 2016-07-26

Family

ID=37449138

Family Applications (1)

Application Number Title Priority Date Filing Date
BRPI0610348A BRPI0610348B1 (pt) 2005-05-19 2006-05-18 processo para produzir uma composição enriquecida

Country Status (12)

Country Link
US (1) US7741516B2 (pt)
EP (1) EP1924545A2 (pt)
JP (1) JP2008545806A (pt)
KR (2) KR101403844B1 (pt)
CN (1) CN101287696B (pt)
AR (1) AR057301A1 (pt)
BR (1) BRPI0610348B1 (pt)
CA (1) CA2609300A1 (pt)
MY (1) MY144687A (pt)
RU (1) RU2007147219A (pt)
TW (1) TW200700377A (pt)
WO (1) WO2008010785A2 (pt)

Families Citing this family (2)

* Cited by examiner, † Cited by third party
Publication number Priority date Publication date Assignee Title
US20060264656A1 (en) * 2005-05-19 2006-11-23 Fujitsu Limited Enrichment process using compounds useful in a polyester process
DE202010008614U1 (de) 2010-09-23 2011-01-27 Lim Jes, Tyng-Yee, Sydney Abschirmvorrichtung zum Abschwächen elektromagnetischer Felder

Family Cites Families (83)

* Cited by examiner, † Cited by third party
Publication number Priority date Publication date Assignee Title
US2905707A (en) 1959-09-22 Production of bis
US2929153A (en) * 1955-11-29 1960-03-22 American Viscose Corp Drying apparatus for sheet material
BE564025A (pt) 1957-01-17
US2829153A (en) 1957-03-04 1958-04-01 Du Pont Continuous ester interchange process
BE573797A (pt) 1957-12-11
US3170768A (en) 1959-04-22 1965-02-23 Standard Oil Co System for continuous preparation of terephthalic acid
US3118843A (en) 1961-04-05 1964-01-21 Gen Mills Inc Method of producing an aerosol
BE634031A (pt) 1962-06-23
NL6606774A (pt) 1965-05-17 1966-11-18
US3507913A (en) 1966-02-14 1970-04-21 Mitsui Petrochemical Ind Method of manufacture of terephthalic acid
FR1583867A (pt) 1968-05-15 1969-12-05
US3542830A (en) 1968-08-02 1970-11-24 Dow Corning Fluorocarbon silicone compositions
NL160174C (nl) 1968-12-12 1979-10-15 Snia Viscosa Inrichting voor het volumetrisch afvoeren van een viskeuze vloeistof uit een ruimte voor het continu behandelen van polymeren.
US3839436A (en) 1969-05-26 1974-10-01 Standard Oil Co Integration of para-or meta-xylene oxidation to terephthalic acid or isophthalic acid and its purification by hydrogen treatment of aqueous solution
US3689461A (en) 1969-09-18 1972-09-05 Allied Chem Process for the preparation of linear condensation polyesters
US3644096A (en) 1970-03-30 1972-02-22 Eastman Kodak Co Apparatus for use in a continuous flow reaction for producing a monomer and/or a protopolymer
JPS5022474Y2 (pt) 1971-05-15 1975-07-07
US3819585A (en) 1971-09-30 1974-06-25 Monsanto Co Polyester esterification under two different pressures
JPS5328421B2 (pt) 1973-05-15 1978-08-15
US3931305A (en) 1973-08-20 1976-01-06 Standard Oil Company Terephthalic acid recovery by continuous flash crystallization
DE2504258A1 (de) 1975-02-01 1976-08-05 Dynamit Nobel Ag Verfahren und apparatur zur herstellung von oligomeren alkylenterephthalaten
FR2351081A1 (fr) 1976-05-11 1977-12-09 Rhone Poulenc Ind Procede de fabrication d'acide terephtalique a partir de terephtalate dipotassique, realisation en un etage
US4185073A (en) 1976-07-26 1980-01-22 Standard Oil Company (Indiana) Apparatus for iso- or terephthalic acid production in and recovery from benzoic acid-water solvent system
US4110316A (en) 1977-04-14 1978-08-29 E. I. Du Pont De Nemours And Company Improved process for preparing poly(ethylene terephthalate)
US4158738A (en) 1977-05-26 1979-06-19 E. I. Du Pont De Nemours And Company Process for the production of fiber-grade terephthalic acid
IT1097584B (it) 1977-08-24 1985-08-31 Basf Ag Processo ed apparecchio per la preparazione di poliesteri macronolecolari linerai
JPS5555138A (en) 1978-10-19 1980-04-22 Mitsubishi Chem Ind Ltd Preparation of highly pure terephthalic acid
US4230818A (en) 1979-03-01 1980-10-28 The Goodyear Tire & Rubber Company Reduction of glycol ethers in polyesters
US4219669A (en) 1979-06-08 1980-08-26 Jgc Corporation Method of treating mother liquor of reaction in terephthalic acid production
US4613678A (en) 1980-01-14 1986-09-23 The Dow Chemical Company Esterification of aromatic dicarboxylic acids with cyclic alkylene carbonates
IT1129759B (it) 1980-01-23 1986-06-11 Montedison Spa Metodo per ricuperare in forma attiva i componenti del sistema catalitico della sintesi dell'acido tereftalico
GB2072162B (en) 1980-03-21 1984-03-21 Labofina Sa Process for the production and the recovery of terephthalic acid
US4391985A (en) 1981-11-16 1983-07-05 Eastman Kodak Company Process for the separation of isophthalic acid from terephthalic acid
JPS59106435A (ja) 1982-12-10 1984-06-20 Mitsubishi Chem Ind Ltd 高純度テレフタル酸の製法
US4992580A (en) 1985-09-30 1991-02-12 Amoco Corporation Production of polycarboxylic acids with a molybdenum-activated cobalt catalyst
US4670587A (en) 1986-02-03 1987-06-02 Louisiana State University And Agricultural And Mechanical College Process for reducing the 4-carboxybenzaldehyde content of a crude terephthalic acid product
JPH078821B2 (ja) 1986-09-26 1995-02-01 三井石油化学工業株式会社 芳香族カルボン酸の製造方法
US5166420A (en) 1986-10-20 1992-11-24 Mitsui Petrochemical Industries, Ltd. Process for the production of high purity terephthalic acid
US4782181A (en) 1987-06-04 1988-11-01 Amoco Corporation Process for removal of high molecular weight impurities in the manufacture of purified terephthalic acid
US4939297A (en) 1989-06-05 1990-07-03 Eastman Kodak Company Extraction process for removal of impurities from terephthalic acid filtrate
EP0501543B1 (en) 1991-02-28 1998-05-20 Agfa-Gevaert N.V. Process for the production of polyesters with increased electroconductivity
GB9104776D0 (en) 1991-03-07 1991-04-17 Ici Plc Process for the production of terephthalic acid
US5095146A (en) 1991-03-25 1992-03-10 Amoco Corporation Water addition to crystallization train to purify terephthalic acid product
RU2114098C1 (ru) 1991-04-12 1998-06-27 Амоко Корпорейшн Способ получения сырой ароматической поликарбоновой кислоты
US5175355A (en) 1991-04-12 1992-12-29 Amoco Corporation Improved process for recovery of purified terephthalic acid
GB9211415D0 (en) 1992-05-29 1992-07-15 Ici Plc Process for the production of purified terephthalic acid
KR970000136B1 (ko) * 1993-09-28 1997-01-04 브이.피. 유리예프 고순도 벤젠디카르복실산 이성질체의 제조방법
IN182716B (pt) 1994-03-22 1999-07-03 Mitsui Petrochemical Ind
US5840968A (en) 1995-06-07 1998-11-24 Hfm International, Inc. Method and apparatus for preparing purified terephthalic acid
US5767311A (en) 1995-06-07 1998-06-16 Glitsch International, Inc. Method and apparatus for preparing purified terephtalic acid
US6013835A (en) 1995-06-07 2000-01-11 Hfm International, Inc. Method and apparatus for preparing purified terephthalic acid
US5696285A (en) 1995-12-29 1997-12-09 Praxair Technology, Inc. Production of terephthalic acid with excellent optical properties through the use of pure or nearly pure oxygen as the oxidant in p-xylene oxidation
EP0882009B1 (en) * 1996-02-22 2001-05-16 E.I. Du Pont De Nemours And Company Production of aromatic polycarboxylic acids
CA2248288C (en) 1996-02-22 2007-02-06 E.I. Du Pont De Nemours And Company Production of aromatic polycarboxylic acids
US5840965A (en) 1996-06-24 1998-11-24 E. I. Du Pont De Nemours And Company Process for the production of purified telephthalic acid
US6133476A (en) 1996-09-17 2000-10-17 Lin; Tsong-Dar Vincent Process for purification of aromatic polycarboxylic acids
ES2206894T3 (es) 1997-02-27 2004-05-16 E.I. Dupont De Nemours And Company Produccion de acido tereftalico.
US6265608B1 (en) 1998-06-30 2001-07-24 Eastman Chemical Company Method of purifying aromatic dicarboxylic acids
US6562996B2 (en) 1998-09-10 2003-05-13 Exxonmobil Chemical Patents Inc. Alkyl aromatic aldehydes
US6392091B2 (en) 1998-11-24 2002-05-21 Tsong-Dar Vincent Lin Process of purifying and producing high purity aromatic polycarboxylic acids
US6291707B1 (en) 1999-03-12 2001-09-18 Tsong-Dar Vincent Lin Process of purifying and producing high purity aromatic polycarboxylic acids and derivatives thereof
WO2001038279A1 (en) 1999-11-26 2001-05-31 Chemintel (India) Private Limited Process for preparation of benzene dicarboxylic acids
US6639104B2 (en) 1999-12-10 2003-10-28 Inca International S.P.A. Process for the recovery of purified terephthalic acid (PTA)
US6765113B2 (en) 2000-07-19 2004-07-20 E.I. Du Pont De Nemours And Company Production of aromatic carboxylic acids
US7196215B2 (en) 2001-06-04 2007-03-27 Eastman Chemical Company Process for the production of purified terephthalic acid
US6544611B2 (en) 2001-08-01 2003-04-08 Arteva North America S.A.R.L. Oxygen scavenging PET based polymer
US7276625B2 (en) 2002-10-15 2007-10-02 Eastman Chemical Company Process for production of a carboxylic acid/diol mixture suitable for use in polyester production
US7132566B2 (en) 2003-09-22 2006-11-07 Eastman Chemical Company Process for the purification of a crude carboxylic acid slurry
US7161027B2 (en) 2002-12-09 2007-01-09 Eastman Chemical Company Process for the oxidative purification of terephthalic acid
AU2003293252A1 (en) 2002-12-09 2004-06-30 Eastman Chemical Company Process for the oxidative purification of terephthalic acid
KR101004211B1 (ko) 2002-12-09 2010-12-24 이스트만 케미칼 컴파니 조질 카복실산 슬러리의 정제 방법
US7282151B2 (en) 2003-06-05 2007-10-16 Eastman Chemical Company Process for removal of impurities from mother liquor in the synthesis of carboxylic acid using pressure filtration
US7381386B2 (en) 2003-06-05 2008-06-03 Eastman Chemical Company Extraction process for removal of impurities from mother liquor in the synthesis of carboxylic acid
US7351396B2 (en) 2003-06-05 2008-04-01 Eastman Chemical Company Extraction process for removal of impurities from an aqueous mixture
US7214760B2 (en) 2004-01-15 2007-05-08 Eastman Chemical Company Process for production of a carboxylic acid/diol mixture suitable for use in polyester production
US7307188B2 (en) 2004-04-09 2007-12-11 Gtc Technology, Inc. Purification of carboxylic acids by complexation with selective solvents
US20050283022A1 (en) 2004-06-18 2005-12-22 Sheppard Ronald B Filtrate preparation process for terephthalic acid filtrate treatment
US7683210B2 (en) 2004-09-02 2010-03-23 Eastman Chemical Company Optimized liquid-phase oxidation
US7273559B2 (en) 2004-10-28 2007-09-25 Eastman Chemical Company Process for removal of impurities from an oxidizer purge stream
US7291270B2 (en) 2004-10-28 2007-11-06 Eastman Chemical Company Process for removal of impurities from an oxidizer purge stream
MY144892A (en) 2004-10-28 2011-11-30 Grupo Petrotemex Sa De Cv Process for removal of impurities from an oxidizer purge stream
US20060264656A1 (en) * 2005-05-19 2006-11-23 Fujitsu Limited Enrichment process using compounds useful in a polyester process
US7557243B2 (en) 2005-05-19 2009-07-07 Eastman Chemical Company Enriched terephthalic acid composition

Also Published As

Publication number Publication date
WO2008010785A8 (en) 2008-03-13
KR101403844B1 (ko) 2014-06-13
MY144687A (en) 2011-10-31
AR057301A1 (es) 2007-11-28
US7741516B2 (en) 2010-06-22
KR20140029557A (ko) 2014-03-10
JP2008545806A (ja) 2008-12-18
EP1924545A2 (en) 2008-05-28
KR20080027228A (ko) 2008-03-26
CA2609300A1 (en) 2006-11-19
TW200700377A (en) 2007-01-01
WO2008010785A2 (en) 2008-01-24
BRPI0610348B1 (pt) 2016-07-26
WO2008010785A3 (en) 2008-07-10
CN101287696A (zh) 2008-10-15
US20060264657A1 (en) 2006-11-23
CN101287696B (zh) 2012-06-27
RU2007147219A (ru) 2009-06-27

Similar Documents

Publication Publication Date Title
US7888529B2 (en) Process to produce a post catalyst removal composition
US7557243B2 (en) Enriched terephthalic acid composition
US7897809B2 (en) Process to produce an enrichment feed
US7855305B2 (en) Process to produce an enriched composition
US7304178B2 (en) Enriched isophthalic acid composition
BRPI0610348A2 (pt) processo para produzir uma composição enriquecida
US7432395B2 (en) Enriched carboxylic acid composition
ES2765497T3 (es) Procedimiento de enriquecimiento utilizando compuestos útiles en un procedimiento de poliéster
US20060264662A1 (en) Esterification of an enriched composition
US7919652B2 (en) Process to produce an enriched composition through the use of a catalyst removal zone and an enrichment zone
US7834208B2 (en) Process to produce a post catalyst removal composition
US7880031B2 (en) Process to produce an enrichment feed
US20060264664A1 (en) Esterification of an exchange solvent enriched composition

Legal Events

Date Code Title Description
B06G Technical and formal requirements: other requirements [chapter 6.7 patent gazette]

Free format text: SOLICITA-SE A REGULARIZACAO DA PROCURACAO, UMA VEZ QUE BASEADO NO ARTIGO 216 1O DA LPI, O DOCUMENTO DE PROCURACAO DEVE SER APRESENTADO NO ORIGINAL, TRASLADO OU FOTOCOPIA AUTENTICADA.

B25G Requested change of headquarter approved

Owner name: EASTMAN CHEMICAL COMPANY (US)

B25A Requested transfer of rights approved

Owner name: GRUPO PETROTEMEX, S.A. DE C.V. (MX)

B07A Application suspended after technical examination (opinion) [chapter 7.1 patent gazette]
B06A Patent application procedure suspended [chapter 6.1 patent gazette]
B09A Decision: intention to grant [chapter 9.1 patent gazette]
B16A Patent or certificate of addition of invention granted [chapter 16.1 patent gazette]

Free format text: PRAZO DE VALIDADE: 10 (DEZ) ANOS CONTADOS A PARTIR DE 26/07/2016, OBSERVADAS AS CONDICOES LEGAIS.