BRPI0609155A2 - placa refinadora para formar admissões e descarga de um material de polpa, e, método para refinar um material de polpa - Google Patents

placa refinadora para formar admissões e descarga de um material de polpa, e, método para refinar um material de polpa Download PDF

Info

Publication number
BRPI0609155A2
BRPI0609155A2 BRPI0609155-5A BRPI0609155A BRPI0609155A2 BR PI0609155 A2 BRPI0609155 A2 BR PI0609155A2 BR PI0609155 A BRPI0609155 A BR PI0609155A BR PI0609155 A2 BRPI0609155 A2 BR PI0609155A2
Authority
BR
Brazil
Prior art keywords
refining
channel
inlets
conducting
pulp material
Prior art date
Application number
BRPI0609155-5A
Other languages
English (en)
Inventor
Ola M Johnsson
Original Assignee
J & L Fiber Services Inc
Priority date (The priority date is an assumption and is not a legal conclusion. Google has not performed a legal analysis and makes no representation as to the accuracy of the date listed.)
Filing date
Publication date
Application filed by J & L Fiber Services Inc filed Critical J & L Fiber Services Inc
Publication of BRPI0609155A2 publication Critical patent/BRPI0609155A2/pt

Links

Classifications

    • DTEXTILES; PAPER
    • D21PAPER-MAKING; PRODUCTION OF CELLULOSE
    • D21DTREATMENT OF THE MATERIALS BEFORE PASSING TO THE PAPER-MAKING MACHINE
    • D21D1/00Methods of beating or refining; Beaters of the Hollander type
    • D21D1/20Methods of refining
    • D21D1/30Disc mills
    • BPERFORMING OPERATIONS; TRANSPORTING
    • B02CRUSHING, PULVERISING, OR DISINTEGRATING; PREPARATORY TREATMENT OF GRAIN FOR MILLING
    • B02CCRUSHING, PULVERISING, OR DISINTEGRATING IN GENERAL; MILLING GRAIN
    • B02C7/00Crushing or disintegrating by disc mills
    • B02C7/11Details
    • B02C7/12Shape or construction of discs
    • DTEXTILES; PAPER
    • D21PAPER-MAKING; PRODUCTION OF CELLULOSE
    • D21DTREATMENT OF THE MATERIALS BEFORE PASSING TO THE PAPER-MAKING MACHINE
    • D21D1/00Methods of beating or refining; Beaters of the Hollander type
    • D21D1/20Methods of refining
    • D21D1/30Disc mills
    • D21D1/306Discs

Landscapes

  • Engineering & Computer Science (AREA)
  • Food Science & Technology (AREA)
  • Paper (AREA)

Abstract

PLACA REFINADORA PARA FORMAR ADMISSõES E DESCARGA DE UM MATERIAL DE POLPA, E, METODO PARA REFINAR UM MATERIAL DE POLPA. Uma placa refinadora para formar admissões e descarga de um material de polpa inclui um primeiro lado e um segundo lado e define um canal que se estende entre o primeiro lado e o segundo lado. O canal é operável para conduzir pelo menos uma parte da descarga e pelo menos uma parte da admissão para fora do primeiro lado.

Description

"PLACA REFINADORA PARA FORMAR ADMISSÕES E DESCARGADE UM MATERIAL DE POLPA, E, MÉTODO PARA REFINAR UMMATERIAL DE POLPA"
CAMPO DA INVENÇÃO
A presente invenção diz respeito a refinadores rotativos e amétodos de refinar e, mais particularmente, a uma placa refinadora e amétodos de refinar polpa com a placa refinadora.
FUNDAMENTOS
Um refinador rotativo geralmente mói o material de polpa, porexemplo lascas de madeira e conglomerados de fibras maiores, em fibrasmenores para utilização na produção de papel e produtos relacionados aopapel. Em muitos casos, os refinadores rotativos incluem duas ou mais placasrefinadoras tendo superfícies de moagem oponíveis. Tipicamente, a polpa éconduzida entre as superfícies de moagem das placas refinadoras e pelomenos uma das placas refinadoras é girada em relação à outra placa para moera polpa entre as placas rotativas. Esta ação de moagem pode também gerarcalor e vapor de exaustão.
SUMÁRIO
Algumas formas de realização da presente invenção fornecemuma placa refinadora para formas admissões e descargas de um material depolpa. Em algumas formas de realização, a placa refinadora inclui umprimeiro lado, um segundo lado e um canal que se estende entre o primeirolado e o segundo lado, o canal sendo operável para conduzir pelo menos umaparte da descarga e pelo menos uma parte da admissão para fora do primeirolado.
Além disso, algumas formas de realização da presenteinvenção fornecem um método para refinar um material de polpa com o usode uma placa refinadora tendo um primeiro lado e um segundo lado edefinindo um canal estendendo-se entre o primeiro lado e o segundo lado.Algumas formas de realização incluem as ações de conduzir o material depolpa através do primeiro lado da placa refinadora para formar descargas eadmissões do material de polpa, e conduzir pelo menos uma parte da descargae pelo menos uma parte das admissões para fora através do canal em direçãoao segundo lado.
Algumas formas de realização da invenção fornecem umaplaca refinadora para formar admissões e descargas de um material de polpa.
Em algumas formas de realização, a placa refinadora inclui um primeiro ladoe um segundo lado separado de uma distância do primeiro lado, e um canalestendendo-se através da placa refinadora e comunicando-se entre o primeirolado e a atmosfera para conduzir pelo menos uma parte da descarga e pelomenos uma parte das admissões para fora do primeiro lado.
Além disso, algumas formas de realização da invençãofornecem um método para refinar um material de polpa com o uso de umaplaca refinadora incluindo um primeiro lado tendo uma borda externa, umsegundo lado separado de uma distância do primeiro lado, e um canalcomunicando-se entre o primeiro lado e a atmosfera. Algumas formas derealização incluem as ações de dirigir o material de polpa através do primeirolado da placa refinadora para formar admissões e descargas do material depolpa, conduzindo pelo menos uma parte da descarga para fora através docanal e para fora da placa refinadora, e conduzir pelo menos uma parte dasadmissões através da borda externa do primeiro lado.
Algumas formas de realização da presente invenção fornecemum método para refinar um material de polpa com o uso de uma placarefinadora que inclui um primeiro lado tendo uma borda interna e.uma bordaexterna, um segundo lado separado de uma distância do primeiro lado, e umcanal que se comunica entre o primeiro lado e a atmosfera. Algumas formasde realização incluem as ações de conduzir o material de polpa através doprimeiro lado da placa refinadora em direção à borda externa para formaradmissões e descarga do material de polpa e conduzir pelo menos algumadescarga para fora através do canal para impedir substancialmente pelo menosum dentre o material de polpa, as admissões e a descarga de percorrer atravésdo primeiro lado da placa refmadora em direção à borda interna.
Outros aspectos da presente invenção, juntamente com a suaorganização e operação, se tornarão evidentes da seguinte descrição detalhadada invenção, quando considerada em combinação com os desenhos anexos,em que elementos iguais têm algarismos iguais na totalidade dos desenhos.
BREVE DESCRIÇÃO POS DESENHOS
A Figura 1 é uma vista em seção transversal ampliada de umaporção de um refinador rotativo de acordo com uma forma de realização dapresente invenção.
A Figura 2 é uma vista frontal de uma placa refmadora dorefinador rotativo mostrado na Figura 1.
A Figura 2A é uma vista frontal ampliada de uma porção daplaca refmadora apresentada na Figura 2.
A Figura 3 é uma vista por trás da placa refmadora apresentadana Figura 2.
A Figura 4 é uma vista em seção transversal ampliada da placarefmadora tomada ao longo da linha 4-4.
A Figura 5 é uma vista em perspectiva da placa refmadorarotativa apresentada na Figura 2.
A Figura 6 é uma vista transversal ampliada do refinadorrotativo mostrado na Figura 1 e ilustrando o fluxo de polpa através dorefinador rotativo.
Antes que as várias formas de realização da presente invençãosejam explanadas em detalhes, deve ficar entendido que a invenção não ficalimitada em sua aplicação aos detalhes da construção e das disposições doscomponentes apresentados na seguinte descrição ou ilustrados nos desenhos.A invenção é capar-de outras formas de realização e de ser praticada ou de serrealizada de várias maneiras. Igualmente, deve ficar entendido que afraseologia e a terminologia aqui usadas com referência ao dispositivo e àorientação dos elementos (tais como, por exemplo, os termos como "frente","trás", "acima", "abaixo", "interna", "externa", e outros) são apenas usadaspara simplificar a descrição da presente invenção e não apenas indicam ouimplicam em que o dispositivo ou o elemento referido devam ter umaorientação específica. O refinador rotativo e os elementos do refinadorrotativo referidos na presente invenção podem ser instalados e operados emqualquer orientação desejada. Além disso, os termos tais como "primeira" e"segunda" são aqui usados e nas reivindicações anexas, para fins de descriçãoe não intentam indicar ou implicar em importância ou significância relativa.
DESCRIÇÃO DETALHADA
A Figura 1 ilustra uma porção de um refinador rotativo 10 deacordo com algumas formas de realização da presente invenção. Comoexplanado em maiores detalhes abaixo, o refinador rotativo 10 é operável pararefinar ou tratar a polpa P (mostrada na Figura 6) para uso em produtos depapel, produtos relacionados a papel, e outros produtos à base de fibras. Emalgumas formas de realização, a polpa P pode incluir uma pasta líquida efibras (por exemplo, lascas de madeira, fibras de madeira, algodão, panos etc.)F em suspensão na pasta.
Como mostrado na Figura 1, o refinador rotativo 10 podeincluir um alojamento 12 e um sistema de alimentação 14 apoiado noalojamento 12 para movimentar a polpa P através do refinador 10. Na formade realização ilustrada da Figura 1, o sistema de alimentação 14 inclui umtrado 16 e um eixo de acionamento 18 que se estende através do alojamento12. Nestas formas de realização, o eixo de acionamento 18 gira o trado 16 emrelação ao alojamento 12 ao redor da linha do eixo de acionamento 18 paramovimentar a polpa P entre um lado de entrada 20 do alojamento e um ladode saída 22 do alojamento 12. Em outras formas de realização, outrossistemas de alimentação 14, incluindo dutos, bombas de vácuo, etc., podemtambém, ou alternativamente, ser usados para movimentar a polpa P atravésdo alojamento 12.
Na forma de realização ilustrada da Figura 1, o sistema dealimentação 14 também inclui uma porca arremessadora 24, que é conectadaao eixo de acionamento 18 para rotação com o eixo de acionamento 18 aoredor da linha do referido eixo. A porca arremessadora 14 da forma derealização ilustrada inclui aletas 26 estendendo-se para fora, as quais operampara conduzir pelo menos uma parte da polpa P radialmente para fora do trado16 em direção a uma ou mais zonas de refinamento 30.
Como mostrado na Figura 1, o refmador 10 inclui uma zona derefinamento única 30, a qual é posicionada adjacente a uma extremidade dejusante do sistema de alimentação 14 e se estende circunferencialmente aoredor do eixo de acionamento 18. Em outras formas de realização, o refmador10 pode incluir duas ou mais zonas de refinamento 30, as quais podem serposicionadas acima, abaixo ou a um lado do sistema de alimentação 14, ou asquais podem ser axialmente alinhadas com o sistema de alimentação 14. Alémdisso, o refmador 10 pode incluir dois ou mais sistemas de alimentação 14para conduzir a polpa P em direção a uma zona de refinamento única 30, ou,alternativamente, para conduzir a polpa P em direção a duas ou mais zonas derefinamento 30.
Na forma de realização ilustrada da Figura 1, o sistema dealimentação 14 controla e regula o fluxo de polpa P para a zona derefinamento 30. Em algumas formas de realização, a velocidade rotacional doeixo acionador 18 pode ser aumentada ou reduzida para aumentar ou reduzir ofluxo da polpa P para a zona de refinamento 30. Alternativamente ou alémdisso, o refmador 10 pode incluir válvulas de controle para controlar o fluxode polpa P para a zona de refinamento 30 e para controlar o fluxo do materialde polpa processada ou admissões A da zona de refinamento 30. Nestasformas de realização, as válvulas de entrada podem ser posicionadas sobreuma entrada ou lado de montante da zona de refinamento 30, e as válvulas desaída podem ser localizadas sobre uma saída ou lado de jusante da zona derefinamento 30.
Em algumas formas de realização, as válvulas de entradapodem operar como válvulas unidirecionais e podem impedir ou limitar ofluxo de polpa P da zona de refinamento 30 em retrocesso do sistema dealimentação 14. Além disso, as válvulas de saída pode operar como válvulasunidirecionais e podem impedir ou limitar o fluxo das admissões A oudescarga para a zona de refinamento 30.
Como mostrado na Figura 1, o refinador 10 pode incluirtambém a primeira e a segunda placas de montagem 32, 34, as quais pelomenos parcialmente circundam a zona de refinamento 30. Na forma derealização ilustrada, a primeira placa de montagem 32 é fixada no alojamento12 e a segunda placa de montagem 34 fica conectada no eixo de acionamento18 para rotação com o eixo de acionamento 18 ao redor da linha do eixo deacionamento. Em outras formas de realização, tanto a primeira quanto asegunda placas de montagem 32, 34 podem ser apoiadas para o movimentorotacional. Em algumas de tais formas de realização, a primeira e a segundaplacas de montagem 32, 34 podem ser giradas em direções rotacionais
opostas.
Na forma de realização ilustrada da Figura 1, o refinador 10inclui as barras britadeiras 38, que se estendem circunferencialmente ao redordas1 porções internas das primeira e segunda placas de montagem 32, 34.Nestas formas de realização, as barras britadeiras 38 são operáveis para tratarou refinar a polpa P quando esta entra na zona de refinamento 30 e parafragmentar as fibras F relativamente grandes em peças menores antes que apolpa P se mova radialmente para fora para o refinamento adicional.Como mostrado na Figura 1, o refmador 10 também inclui asplacas refinadoras 42, as quais se estendem através da zona de refinamento30. Na forma de realização ilustrada nas Figuras 1 a 5, várias placasrefinadoras 42 são dispostas circunferencialmente ao redor dos lados opostosdas primeira e segunda superfícies de montagem 32, 34, e são separadas paradefinir uma abertura de refinação 44 (mostrada na Figura 6). Na forma derealização ilustrada, as placas refinadoras 42 fixadas à segunda placa demontagem 34 são giráveis com a segunda placa de montagem 34 ao redor dalinha do eixo de acionamento.
Como mostrado nas Figuras 2 a 5, as placas refinadoras 42 têmum primeiro lado ou lado frontal 50, um segundo lado ou lado traseiro 52,uma borda externa 54, uma borda interna 56, e as paredes laterais 58estendendo-se entre os lados frontal e traseiro 50, 52. Na forma de realizaçãoilustrada nas Figuras 2 a 5, várias ranhuras 60 são formadas no lado frontal 50das placas refinadoras 42. As placas refinadoras 42 também incluem váriosressaltos 62 estendendo-se para fora, os quais são posicionados entre asranhuras 60. Na forma de realização ilustrada, as ranhuras 60 e os ressaltos 62se estendem em uma direção geralmente linear entre as bordas internas eexternas 56, 54. Em outras formas de realização, as ranhuras 60 e os ressaltos62 podem ter outras orientações e configurações. Por exemplo, em algumasformas de realização, pelo menos algumas das ranhuras 60 e pelo menosalguns dos ressaltos 62 se estendem em uma direção geralmente linear entreas paredes laterais 58. Em outras formas de realização, pelo menos uma partedas ranhuras 60 e pelo menos uma parte dos ressaltos 62 são dispostos emângulo ou inclinados em relação às paredes laterais 58 das placas refinadoras42. Em ainda outras formas de realização, pelo menos uma parte das ranhuras60 e pelo menos uma parte dos ressaltos 62 se estendem ao longo da paredefrontal 50 das placas refinadoras 42 em uma direção geralmente arqueada.
Em algumas formas de realização, as placas refinadoras 42podem ser forjadas e podem incluir ranhuras 60 e/ou ressaltos 62 formados demodo a terem as dimensões desejadas e as orientações desejadas. Em algumasformas de realização, tais como na forma de realização ilustrada nas Figuras 2a 5, as ranhuras 60 e os ressaltos 62 são relativamente pequenos e sãoposicionados em proximidade relativamente contígua. Nestas formas derealização, as ranhuras 60 e os ressaltos 62 das placas refinadoras 42 podemser formados com o uso de usinagem a descarga elétrica, tal como, porexemplo, a usinagem a descarga elétrica de gravação de matrizes, a usinagema descarga elétrica de arame, a usinagem a descarga elétrica, a fresagem adescarga elétrica, etc. Nestas formas de realização, as dimensões elocalizações das ranhuras 60 e dos ressaltos 62 podem ser rigorosamentecontroladas e podem ser tornadas muito menores do que por alguns outrosmétodos e aparelhagens (por exemplo, fundição). Em outras formas derealização, as ranhuras 60 e/ou os ressaltos 62 podem ser formados com o usode métodos e aparelhagens alternativas, tais como, por exemplo, porfresagem, perfuração, usinagem de controle numérico a computador, jatos de água, e outros.
Como explicado em maiores detalhes abaixo, o tamanho e alocalização das ranhuras 60 e dos ressaltos 62 podem variar, dependendo devários fatores, tais como, por exemplo, a composição da polpa P, a extensãoem que se pretenda refinar a polpa P (isto é, o tamanho desejado e o usopretendido das admissões A), o espaçamento entre as placas refinadoras 42(isto é, a abertura de refinação 44), e a temperatura da zona de refinamento 30durante o refinamento. Entretanto, foi verificado que tempos deprocessamento relativamente baixos podem ser obtidos e as admissões Atendo uma qualidade relativamente elevada podem ser formadas com o usodas placas refinadoras 42 incluindo as ranhuras 60 tendo uma profundidade Dentre cerca de 0,3 milímetro e cerca de 10,0 milímetro. As placas refinadoras42 incluindo as ranhuras 60 tendo uma profundidade D entre cerca de 2,0milímetros e cerca de 5,0 milímetros alcançam ainda tempos deprocessamento menores e formam admissões A tendo qualidade superior. Asplacas refinadoras 42 incluindo as ranhuras 60 tendo uma profundidade Dentre cerca de 2,5 milímetros e cerca de 4,0 milímetros obtêm os mais baixostempos de processamento e formam admissões A tendo a qualidade maiselevada.
Além disso, tempos de processamento relativamente baixospodem ser obtidos e admissões A tendo uma qualidade relativamente elevadapodem ser formadas com o uso de placas refinadoras 42 que incluam asranhuras 60 tendo uma largura W entre cerca de 0,5 milímetro e cerca de 5,0milímetros. As placas refinadoras 42 que incluem ranhuras 60 tendo umalargura W entre cerca de 1,5 milímetro e cerca de 4,0 milímetros obtiveramtempos de processamento ainda menores e formam admissões A tendoqualidade superior. As placas refinadoras 42 que incluam as ranhuras 60tendo uma largura W entre cerca de 2,0 milímetros e cerca de 3,0 milímetrosconseguem os mais baixos tempos de processamento e formam admissões Atendo a mais elevada qualidade.
Além disso, tempos de processamento relativamente baixospodem ser obtidos e admissões A tendo uma qualidade relativamente elevadapodem ser formadas com o uso de placas refinadoras 42 que incluam ressaltos62 tendo uma largura R entre cerca de 1,0 milímetro e cerca de 4,0milímetros, e tendo uma altura H entre cerca de 0,3 milímetro e cerca de 10,0milímetros. Tempos de processamento ainda menores podem ser obtidos eadmissões A tendo qualidade ainda mais elevada podem ser formadas com ouso das placas refinadoras 42 incluindo ressaltos 62 tendo uma largura R entrecerca de 1,5 milímetro e cerca de 3,5 milímetros e tendo uma altura H entrecerca de 2,0 milímetros e cerca de 5,0 milímetros. Os melhores tempos deprocessamento podem ser alcançados e as admissões A tendo a mais elevadaqualidade podem ser formadas, com o uso das placas refinadoras 42 incluindoos ressaltos 62 tendo uma largura R entre cerca de 2,0 milímetros e cerca de3,0 milímetros, e tendo uma altura H entre cerca de 2,5 milímetros e cerca de4,0 milímetros.
Como mostrado nas Figuras 2 a 5, as placas refinadoras 42podem incluir os canais 66, que sejam operáveis para conduzir as admissõesA e/ou o vapor de exaustão (representados pela flecha 67 na Figura 6) daparte frontal 50 das placas refinadoras 42 para o exterior e fora das placasrefinadoras 42. Na forma de realização ilustrada, cada uma das placasrefinadoras 42 inclui dois canais 66 que se estendem entre as entradas docanal 70 definidas no lado frontal 50 das placas refinadoras 42 e as saídas72do canal definidas nos lados traseiros 50 das placas refinadoras 42. Emoutras formas de realização, as placas refinadoras 42 podem incluir um, trêsou mais canais 66, cada um dos quais incluam uma ou mais entradas 70 e umaou mais saídas 72. Em ainda outras formas de realização, os canais 66 podemestender-se entre as entradas 70 localizadas nos lados frontais 50 das placasrefinadoras 42 e as saídas 72 definidas nas paredes laterais 58 das placasrefinadoras 42.
Na forma de realização ilustrada nas Figuras 2 a 5, as entradas70 são geralmente circulares e têm um diâmetro entre cerca de 18 milímetrose cerca de 1 milímetro. Em outras formas de realização, as entradas 70 podemter qualquer conformação desejada, tal como uma conformação retangular,triangular ou outra conformação poligonal, uma conformação irregular, etc.
Em algumas formas de realização, tais como a forma derealização ilustrada nas Figuras 2 a 5, telas ou filtros podem ser posicionadosnos canais 66. Nestas formas de realização, as telas e as aberturas nas telassão dimensionadas para possibilitar que as admissões Aeo vapor de exaustão67 entrem nos canais 66, enquanto impedem que pelo menos uma parte dasfibras F não refinadas entrem nos canais 66. Em outras formas de realização,as entradas 70 dos canais são posicionadas radialmente para fora em direção àborda externa 50 para impedir que as fibras F não refinadas entrem nos canais66.
Em operação, o sistema de alimentação 14 conduz a polpa Paxialmente através do alojamento 12 do lado 20 de entrada do alojamento 12em direção à zona de refinamento 30. Uma vez na zona de refinamento 30, apolpa P é conduzida radialmente para fora através das barras britadeiras 38,onde pelo menos uma parte das fibras F é parcialmente fibrilada ouparcialmente refinada.
Das barras britadeiras 38, a polpa P continua a mover-se parafora através da abertura de refinação 44, em que as fibras F são divididasentre as placas refinadoras 42 como a segunda placa de montagem 34, e asplacas refinadoras 42 fixadas à segunda placa de montagem 34 giram emrelação à primeira placa de montagem 32 e às placas refinadoras 42 fixadas àprimeira placa de montagem 32.
Mais especificamente, quando a polpa P se move radialmentepara fora através da abertura de refinação 44, as fibras F são refinadas oufibriladas entre os ressaltos opostos 62 para formar as admissões A. Nasformas de realização tais como a forma de realização ilustrada das Figuras 2 a5, em que as placas refinadoras 42 incluem ranhuras 60 relativamente poucoprofundas e ressaltos 62 relativamente pequenos, as fibras individuais F sãoexpostas a um número máximo de ressaltos 62 e ficam impedidas deacumular-se nas ranhuras 60 relativamente pouco profundas. Desta maneira,volumes mais elevados de polpa P podem ser processados em períodos detempo mais curtos.
Durante a operação do refinador rotativo 10, o movimentorotacional da segunda placa de montagem 32 e as placas refinadoras 42fixadas à segunda placa de montagem 32 podem gerar calor, o que faz comque pelo menos uma parte da pasta se vaporize. Em algumas formas derealização, um refrigerante é fornecido à zona de refinamento 30 paralubrificar as placas refinadoras 42, esfriar as placas refinadoras 42,~e/ou diluiro material de polpa P suprido à zona de refinamento 30. Em outras formas derealização, os refinadores 42 podem ser esfriados a ar. Nas formas derealização em que o refrigerante é suprido à zona de refinamento 30, pelomenos uma parte do refrigerante pode ser vaporizada.
Quando a pasta e/ou o refrigerante é vaporizado, pelo menosuma parte do vapor de exaustão (representado pelas flechas 67 na Figura 6)entra nos canais 66 e é conduzida para as entradas 70 dos canais e através doscanais 66 em direção ao lado traseiro 52 das placas refinadoras 42. O vapor deexaustão 67 pode então ser conduzida ao longo dos lados traseiros 52 das placasrefinadoras 42 e dirigida para fora da zona de refinação 30. Em algumas formasde realização, o vapor de exaustão 67 é conduzido radialmente para fora dassaídas dos canais 72 ao longo do lado traseiro 52 das placas refinadoras 42, ouradialmente para fora através dos dutos ou canais 80 definidos entre os ladostraseiros 52 das placas refinadoras 42 e as placas de montagem 32,34.
Quando o vapor de exaustão 67 é lançado da zona derefinamento 30, a pressão na zona de refinamento 30 é reduzida e/ouimpedida de aumentar acima de um nível máximo permissível, dessa modopossibilitando um índice de fluxo de massa relativamente alto da polpa Patravés da zona de refinamento 30. Além disso, a redução na pressão na zonade refinamento 30 reduz a carga aplicada ao eixo de acionamento 18 e aosmancais 74 que suportam o eixo de acionamento 18. Esta redução na cargaaplicada ao eixo de acionamento 18 e nos mancais 74 pode aumentar a vidaoperacional do refmador 10 e pode reduzir o desgaste experimentado pelosistema de alimentação 14 e pelos mancais 74.
Em algumas formas de realização, o fluxo do vapor deexaustão 67 através da zona de refinamento 30 pode ser controlado parareduzir a recirculação do vapor de exaustão 67, as admissões A e/ou omaterial de polpa P através da zona de refinamento 30 e para impedir oureduzir o contra-luxo do vapor de exaustão 67, das admissões A e/ou domaterial de polpa P através da zona de refinamento. Na forma de realizaçãoilustrada das Figuras 1 a 6, o tamanho das entradas 70 é rigorosamentecontrolado para regular a pressão na zona de refinamento 30. Nestas formasde realização, o vapor de exaustão 67 e as admissões A são lançadas da zonade refinamento 30 para manter a pressão na zona de refinamento 30 em umvalor relativamente baixo de modo que o vapor de exaustão 67, as admissõesA e/ou o material de polpa P percorram em uma direção para fora geralmentelinear entre as bordas internas e externas 56, 54 das placas refinadoras 42.
As admissões A formadas adjacentes às bordas internas 56 dasplacas refinadoras 42 podem ser puxadas para as entradas 70 dos canais epodem ser descarregadas da abertura de refinação 44 junto com o vapor deexaustão 67 através dos canais 66 e através dos canais ou dutos 80 formadosentre as placas refinadoras 42 e as placas de montagem 32, 34. As admissõesAeo vapor de exaustão 67 podem então ser separados e coletados em umalocalização a jusante.
Em algumas formas de realização, a pressão do vapor deexaustão 67 na zona de refinamento 30 pode ser controlada para reduzir arecirculação do vapor de exaustão 67 e/ou das admissões A através da zona derefinamento 30 e para reduzir ou impedir o contra-fluxo da pasta e do vaporde exaustão 67. Na forma de realização ilustrada nas Figuras 1 a 6, o tamanhodas entradas 70 é rigorosamente controlado para regular a pressão na zona derefinamento 30. Nestas formas de realização, a pressão adjacente às bordasexternas 54 das placas refinadoras 42 é geralmente maior do que a pressão nasbordas internas 56 das placas refinadoras 42, ou, alternativamente, em umaporção interna das placas refinadoras 42 entre as bordas externas e internas54, 56. Em outras formas de realização, a pressão adjacente às bordas internas56 das placas refinadoras 42 é geralmente maior do que a pressão nas bordasexternas 54 das placas refinadoras 42, ou, alternativamente, em uma porçãointerna das placas refinadoras 42 entre as bordas externas e internas 54, 56.
Tendo em vista que pelo menos algumas das admissões saemda zona de refinamento 30 através dos canais 66, e não transitam através dasplacas refinadoras 30 pela distância inteira entre as bordas internas e externas56, 54, as operações de refinamento desnecessárias não são realizadas sobreestas admissões A após estas admissões A terem sido refinadas a um tamanhodesejado. Desta maneira, energia não é necessária para ultra-refinar estasadmissões Aea energia requerida para refinar um dado volume de polpa Ppode ser minimizada.
O tamanho e a massa das maiores fibras F não refinadasimpede que o vapor de exaustão 67 carregue as fibras F não refinadas parafora através dos canais 66, de modo que as fibras F maiores permaneçam nazona de refinamento 30 até que as fibras F maiores sejam apropriadamenterefinadas. Estas fibras F continuam a movimentar-se para fora através das placasrefinadoras 42 a partir das bordas internas 56 das placas refinadoras 42 emdireção às bordas externas 54 das placas refinadoras 42, e são, dessa forma,refinadas para formas as admissões A. Estas admissões A são então conduzidaspara fora das placas refinadoras 42 e são coletadas em uma localização a jusante.
Em algumas formas de realização, pelo menos uma parte dovapor de exaustão 67 não deixa a abertura de refinação 44 através dos canais66. Nestas formas de realização, pelo menos uma parte do vapor de exaustão67 se movimenta para fora através dos lados frontais 50 das placas refinadoras42 em direção às bordas externas 54 das placas refinadoras 42. Das bordasexternas 54, o vapor de exaustão 67 é conduzido em direção a umalocalização a jusante e pode ser coletado para reutilização.
Várias alternativas e formas de realização são consideradascomo situando-se dentro, do escopo das seguintes reivindicações,particularmente salientando-se e distintamente reivindicando-se as questõesobjeto consideradas como a invenção.

Claims (42)

1. Placa refinadora para formar admissões e descarga de ummaterial de polpa, caracterizada pelo fato de que compreende um primeirolado, um segundo lado, e um canal estendendo-se entre os primeiro lado e osegundo lado, o canal sendo operável para conduzir pelo menos uma parte dadescarga e pelo menos algumas das admissões para fora do primeiro lado.
2. Placa refinadora de acordo com a reivindicação 1,caracterizada pelo fato de que o primeiro lado inclui uma pluralidade deressaltos estendendo-se para fora.
3. Placa refinadora de acordo com a reivindicação 2,caracterizada pelo fato de que pelo menos uma parte da pluralidade deressaltos estendendo-se para fora é espaçada entre cerca de 0,5 milímetro ecerca de 5 milímetros.
4. Placa refinadora de acordo com a reivindicação 2,caracterizada pelo fato de que pelo menos uma parte dos ressaltos têm umaaltura entre cerca de 0,3 milímetro e cerca de 10 milímetros.
5. Placa refinadora de acordo com a reivindicação 1,caracterizada pelo fato de que o primeiro lado define uma pluralidade deranhuras.
6. Placa refinadora de acordo com a reivindicação 5,caracterizada pelo fato de que pelo menos uma parte da pluralidade deranhuras é espaçada entre cerca de 1 milímetro e cerca de 4 milímetros.
7. Placa refinadora de acordo com a reivindicação 5,caracterizada pelo fato de que pelo menos uma parte da pluralidade deranhuras tem uma profundidade entre cerca de 0,3 e cerca de 10 milímetros.
8. Placa refinadora de acordo com a reivindicação 1,caracterizada pelo fato de que o primeiro lado define uma entrada de ,eanal, eem que o segundo lado define uma saída de canal.
9. Placa refinadora de acordo com a reivindicação 8,caracterizada pelo fato de que a entrada do canal tem um diâmetro entre cercade 1 milímetro e cerca de 18 milímetros.
10. Placa refinadora de acordo com a reivindicação 1,caracterizada pelo fato de que o primeiro lado inclui uma borda externa, e emque a placa refinadora é operável para conduzir uma quantidade da descarga euma quantidade das admissões através da borda externa.
11. Placa refinadora de acordo com a reivindicação 1,caracterizada pelo fato de que a pelo menos uma parte da descarga e a pelomenos uma parte das admissões são conduzidas através do segundo lado.
12. Método para refinar um material de polpa com o uso deuma placa refinadora tendo um primeiro lado e um segundo lado, e definindoum canal que se estende entre o primeiro lado e o segundo lado, caracterizadopelo fato de que compreende as ações de:conduzir o material de polpa através do primeiro lado da placarefinadora para formar a descarga e as admissões do material de polpa; econduzir pelo menos uma parte da descarga e pelo menos umaparte das admissões para fora através do canal em direção ao segundo lado.
13. Método de acordo com a reivindicação 12, caracterizadopelo fato de que ainda compreende a ação de conduzir a pelo menos parte dadescarga e a pelo menos parte das admissões do canal ao longo do segundolado.
14. Método de acordo com a reivindicação 12, caracterizadopelo fato de que o primeiro lado inclui uma pluralidade de ressaltosestendendo-se para fora, e em que a ação de conduzir o material de polpaatravés do primeiro lado da placa refinadora, inclui a ação de conduzir omaterial de polpa através dos ressaltos.
15. Método de acordo com a reivindicação 14, caracterizadopelo fato de que a pluralidade de ressaltos estendendo-se para fora é espaçadade menos do que cerca de 5 milímetros.
16. Método de acordo com a reivindicação 14, caracterizadopelo fato de que os ressaltos têm uma altura de menos do que cerca de 10milímetros.
17. Método de acordo com a reivindicação 12, caracterizadopelo fato de que o primeiro lado define uma pluralidade de ranhuras, e em quea ação de conduzir o material de polpa através do primeiro lado da placarefinadora inclui a ação de conduzir o material de polpa através das ranhuras.
18. Método de acordo com a reivindicação 17, caracterizadopelo fato de que a pluralidade de ranhuras é espaçada de menos do que cercade 4 milímetros.
19. Método de acordo com a reivindicação 17, caracterizadopelo fato de que pelo menos uma parte da pluralidade de ranhuras tem umaprofundidade de menos do que cerca de 10 milímetros.
20. Método de acordo com a reivindicação 12, caracterizadopelo fato de que o primeiro lado define uma entrada de canal, em que osegundo lado define uma saída de canal, e em que a ação de conduzir a pelomenos parte da descarga e a pelo menos parte das admissões para fora atravésdo canal em direção ao segundo lado, inclui as ações de conduzir a pelomenos parte da descarga através da entrada e da saída, e conduzir a pelomenos parte das admissões através da entrada e da saída.
21. Método de acordo com a reivindicação 20, caracterizadopelo fato de que a entrada do canal tem um diâmetro entre cerca de 1milímetro e cerca de 18 milímetros.
22. Método de acordo com a reivindicação 13, caracterizadopelo fato de que o primeiro lado inclui uma borda externa, e aindacompreendendo a ação de conduzir uma quantidade da descarga e umaquantidade das admissões através da borda externa e do primeiro lado.
23. Placa refinadora para formar admissões e descarga de ummaterial de polpa, caracterizada pelo fato de que compreende um primeirolado e um segundo lado espaçados de uma distância do primeiro lado, e umcanal estendendo-se através da placa refinadora e comunicando-se entre oprimeiro lado e a atmosfera, para conduzir pelo menos uma parte da descargae pelo menos uma parte das admissões para fora do primeiro lado.
24. Placa refinadora de acordo com a reivindicação 23,caracterizada pelo fato de que o segundo lado define uma saída de canal.
25. Placa refinadora de acordo com a reivindicação 23,caracterizada pelo fato de que ainda compreende uma pluralidade de ressaltosestendendo-se através de pelo menos uma porção do primeiro lado.
26. Placa refinadora de acordo com a reivindicação 25,caracterizada pelo fato de que a pluralidade de ressaltos é espaçada de menosdo que cerca de 5 milímetros.
27. Placa refinadora de acordo com a reivindicação 25,caracterizada pelo fato de que os ressaltos têm uma altura de menos do quecerca de 10 milímetros.
28. Placa refinadora de acordo com a reivindicação 25,caracterizada pelo fato de que o primeiro lado define uma pluralidade deranhuras.
29. Placa refinadora de acordo com a reivindicação 26,caracterizada pelo fato de que a pluralidade de ranhuras é espaçada de menosdo que cerca de 4 milímetros.
30. Placa refinadora de acordo com a reivindicação 26,caracterizada pelo fato de que pelo menos uma parte da pluralidade deranhuras tem uma profundidade de menos do que cerca de 10 milímetros.
31. Placa refinadora de acordo com a reivindicação 23,caracterizada pelo fato de que o primeiro lado define uma entrada de canal, eem que a entrada de canal tem um-diâmetro entre cerca de 1 milímetro e cercade 18 milímetros.
32. Placa refinadora de acordo com a reivindicação 23,caracterizada pelo fato de que o primeiro lado inclui uma borda externa, e emque a placa refmadora é operável para conduzir uma quantidade da descarga euma quantidade das admissões através da borda externa.
33. Placa refmadora de acordo com a reivindicação 23,caracterizada pelo fato de que a pelo menos parte da descarga e a pelo menosparte das admissões são conduzidas através do segundo lado antes de seremconduzidas para fora da placa refmadora.
34. Placa refmadora de acordo com a reivindicação 23,caracterizada pelo fato de que inclui uma borda interna e uma borda externa, eem que a borda externa define uma saída de canal.
35. Método para refinar um material de polpa com o uso deuma placa refmadora que inclui um primeiro lado tendo uma borda externa,um segundo lado separado de uma distância do primeiro lado, e um canalcomunicando-se entre o primeiro lado e a atmosfera, caracterizado pelo fatode que compreende as ações de:conduzir o material de polpa através do primeiro lado da placarefmadora para formar admissões e descarga do material de polpa;conduzir pelo menos uma parte da descarga para fora atravésdo canal e para fora da placa refmadora; econduzir pelo menos uma parte das admissões através da bordaexterna do primeiro lado.
36. Método de acordo com a reivindicação 35, caracterizadopelo fato de que ainda compreende a ação de conduzir uma quantidade dasadmissões do primeiro lado através do canal e para fora da placa refmadora.
37. Método de acordo com a reivindicação 35, caracterizadopelo fato de que a ação de conduzir pelo menos uma parte da descarga parafora através do canal e para fora da placa refmadora, inclui a ação de conduzira pelo menos parte da descarga do canal ao longo do segundo lado.
38. Método de acordo com a reivindicação 35, caracterizadopelo fato de que o primeiro lado inclui uma pluralidade de ressaltosestendendo-se para fora, e em que a ação de conduzir o material de polpaatravés do primeiro lado da placa refmadora inclui a ação de conduzir omaterial de polpa através dos ressaltos.
39. Método de acordo com a reivindicação 35, caracterizadopelo fato de que o primeiro lado define uma pluralidade de ranhuras, e em quea ação de conduzir o material de polpa através do primeiro lado da placarefmadora inclui a ação de conduzir o material de polpa através das ranhuras.
40. Método de acordo com a reivindicação 35, caracterizadopelo fato de que o primeiro lado define uma entrada de canal, em que osegundo lado define uma saída de canal, e em que a ação de conduzir a pelomenos parte da descarga para fora através do canal e para fora da placarefmadora inclui a ação de conduzir a pelo menos parte da descarga através daentrada e da saída.
41. Método de acordo com a reivindicação 35, caracterizadopelo fato de que ainda compreende a ação de conduzir uma quantidade dadescarga através da borda externa do primeiro lado.
42. Método para refinar um material de polpa com o uso deuma placa refmadora que inclui um primeiro lado tendo uma borda interna euma borda externa, um segundo lado espaçado de uma distância do primeirolado, e um canal comunicando-se entre o primeiro lado e a atmosfera,caracterizado pelo fato de que compreende as ações de:conduzir o material de polpa através do primeiro lado da placarefmadora em direção à borda externa para formar admissões e descarga domaterial de polpa; econduzir pefo menos uma parte da descarga para fora atravésdo canal, para impedir substancialmente que pelo menos um dentre o materialde polpa, as admissões, e a descarga seja conduzido através do primeiro ladoda placa refmadora em direção à borda interna.
BRPI0609155-5A 2005-02-26 2006-01-19 placa refinadora para formar admissões e descarga de um material de polpa, e, método para refinar um material de polpa BRPI0609155A2 (pt)

Applications Claiming Priority (3)

Application Number Priority Date Filing Date Title
US11/068490 2005-02-26
US11/068,490 US7347392B2 (en) 2005-02-28 2005-02-28 Refiners and methods of refining pulp
PCT/US2006/001881 WO2006093582A2 (en) 2005-02-28 2006-01-19 Refiners and methods of refining pulp

Publications (1)

Publication Number Publication Date
BRPI0609155A2 true BRPI0609155A2 (pt) 2010-11-16

Family

ID=36931188

Family Applications (1)

Application Number Title Priority Date Filing Date
BRPI0609155-5A BRPI0609155A2 (pt) 2005-02-26 2006-01-19 placa refinadora para formar admissões e descarga de um material de polpa, e, método para refinar um material de polpa

Country Status (9)

Country Link
US (2) US7347392B2 (pt)
EP (1) EP1874475A4 (pt)
AU (1) AU2006219030B2 (pt)
BR (1) BRPI0609155A2 (pt)
CA (1) CA2599358C (pt)
NZ (1) NZ560984A (pt)
RU (1) RU2007135864A (pt)
SE (1) SE530931C2 (pt)
WO (1) WO2006093582A2 (pt)

Families Citing this family (16)

* Cited by examiner, † Cited by third party
Publication number Priority date Publication date Assignee Title
US7347392B2 (en) * 2005-02-28 2008-03-25 J & L Fiber Services, Inc. Refiners and methods of refining pulp
US20130001334A1 (en) * 2005-02-28 2013-01-03 Johansson Ola M Refiners and methods of refining pulp
FI121604B (fi) * 2005-12-05 2011-01-31 Metso Paper Inc Jauhinterä
US7954745B2 (en) * 2006-08-15 2011-06-07 Andritz Inc. Refiner plate segment with triangular inlet feature
FI124677B (fi) * 2008-06-19 2014-11-28 Valmet Technologies Inc Jauhin, jauhinpinta, teräsegmentti ja menetelmä kuitumaisen materiaalin jauhamiseksi
FI124393B (fi) * 2008-06-19 2014-08-15 Valmet Technologies Inc Jauhin ja menetelmä kuitumaisen materiaalin jauhamiseksi ja teräsegmentti kuitumaisen materiaalin jauhamiseksi tarkoitettuun jauhimeen
WO2009155541A2 (en) * 2008-06-21 2009-12-23 J&L Fiber Services, Inc. Refiner plate assembly and method with evacuation of refining zone
DE102009047818A1 (de) * 2009-09-30 2011-04-07 Gharagozlu, Parviz, Bucalemu Verfahren und Vorrichtung zur Zerkleinerung von Erzmaterial
US20140174688A1 (en) * 2012-12-26 2014-06-26 Andritz Inc. Teeth for disperser plate having grooves and taper
RU2702167C2 (ru) * 2013-02-01 2019-10-04 Андритц Инк. Литой сегмент пластины рафинера с притупленными краями и углами для безопасного манипулирования
US10166546B2 (en) * 2013-05-15 2019-01-01 Andritz Inc. Reduced mass plates for refiners and dispersers
SE540016E (en) * 2015-08-27 2020-11-13 Stora Enso Oyj Method and apparatus for producing microfibrillated cellulose fiber
FI20175426A (fi) 2017-05-11 2018-11-12 Valmet Technologies Oy Teräsegmentti jauhimeen
WO2019164937A1 (en) * 2018-02-26 2019-08-29 Andritz Inc. Cleaning notches and passages for a feeding or refining element
AT520181B1 (de) * 2018-07-18 2019-02-15 Ing Michael Jarolim Dipl Vorrichtung und Verfahren zur Behandlung von Fasern
US11628446B2 (en) * 2019-09-23 2023-04-18 Andritz Inc. Flinger apparatus for a counter-rotating refiner

Family Cites Families (24)

* Cited by examiner, † Cited by third party
Publication number Priority date Publication date Assignee Title
SE7502787L (sv) * 1975-03-12 1976-09-13 Sca Development Ab Malelement
SE413523B (sv) * 1976-09-09 1980-06-02 Sunds Defibrator Anordning for raffinering av fibermaterial
US4083503A (en) * 1976-10-08 1978-04-11 Beloit Corporation Paper stock rotor axial position controlling and locking device
SE418309B (sv) * 1977-09-30 1981-05-18 Sca Development Ab Sett och anordning vid raffinering av fibermaterial i en skivraffinor
US4401280A (en) * 1980-09-08 1983-08-30 Sunds Defibrator, Inc. Disc-type pulp refining apparatus
GB2083375A (en) * 1980-09-08 1982-03-24 Cell Dev Inc Disc mills
FI73256C (fi) * 1984-10-19 1987-09-10 Yhtyneet Paperitehtaat Oy Malsegment.
WO1987005061A1 (en) * 1986-02-25 1987-08-27 Beloit Corporation Disk refiner having sliding rigid multiple disks
US5248099A (en) * 1991-04-05 1993-09-28 Andritz Sprout-Bauer, Inc. Three zone multiple intensity refiner
US5492548A (en) * 1992-03-31 1996-02-20 J & L Plate, Inc. Rough edged refiner plate cutter bars
US5165592A (en) * 1992-03-31 1992-11-24 J & L Plate, Inc. Method of making refiner plate bars
US5335865A (en) * 1992-06-26 1994-08-09 Andritz Sprout-Bauer, Inc. Two-stage variable intensity refiner
US5373995A (en) * 1993-08-25 1994-12-20 Johansson; Ola M. Vented refiner and venting process
US5425508A (en) * 1994-02-17 1995-06-20 Beloit Technologies, Inc. High flow, low intensity plate for disc refiner
SE502907C2 (sv) 1994-06-29 1996-02-19 Sunds Defibrator Ind Ab Malelement
US5690286A (en) * 1995-09-27 1997-11-25 Beloit Technologies, Inc. Refiner disc with localized surface roughness
US5823453A (en) * 1995-11-14 1998-10-20 J & L Fiber Services, Inc. Refiner disc with curved refiner bars
US5824265A (en) * 1996-04-24 1998-10-20 J & L Fiber Services, Inc. Stainless steel alloy for pulp refiner plate
WO1998009018A1 (en) * 1996-08-26 1998-03-05 Beloit Technologies, Inc. Refiner having center ring with replaceable vanes
US5934585A (en) * 1997-05-05 1999-08-10 J & L Fiber Services Inc Refiner plate assembly and method of mounting
US5863000A (en) * 1997-07-01 1999-01-26 Durametal Corporation Refiner plate with steam relief pockets
US5988538A (en) * 1998-07-28 1999-11-23 J&L Fiber Services, Inc. Refiner disc having steam exhaust channel
US7347392B2 (en) * 2005-02-28 2008-03-25 J & L Fiber Services, Inc. Refiners and methods of refining pulp
WO2009155541A2 (en) * 2008-06-21 2009-12-23 J&L Fiber Services, Inc. Refiner plate assembly and method with evacuation of refining zone

Also Published As

Publication number Publication date
US20080149291A1 (en) 2008-06-26
AU2006219030B2 (en) 2010-09-16
NZ560984A (en) 2010-12-24
US20060192040A1 (en) 2006-08-31
WO2006093582A2 (en) 2006-09-08
SE530931C2 (sv) 2008-10-21
SE0600397L (sv) 2006-08-29
CA2599358C (en) 2013-10-01
EP1874475A4 (en) 2008-10-22
US7347392B2 (en) 2008-03-25
AU2006219030A1 (en) 2006-09-08
EP1874475A2 (en) 2008-01-09
RU2007135864A (ru) 2009-04-10
US8262861B2 (en) 2012-09-11
WO2006093582A3 (en) 2007-04-26
CA2599358A1 (en) 2006-09-08

Similar Documents

Publication Publication Date Title
BRPI0609155A2 (pt) placa refinadora para formar admissões e descarga de um material de polpa, e, método para refinar um material de polpa
BRPI0514707B1 (pt) depurador por atrito
US8480016B2 (en) Device for processing feedstock
FI108153B (fi) Jauhimen kiekko, jolla on vaihtelevan syvyiset urat
US20070114311A1 (en) Stock re-pulper
US3441227A (en) Refiner feeder
USRE30011E (en) Defibering apparatus for paper making stock
BR0309141A (pt) Alimentador de bomba de material a granel
CA2122416C (en) Apparatus and methods for wet grinding
US5114083A (en) Method and appatatus for pulverizing material
US5544820A (en) Clear-trajectory rotary-driven impact comminuter
US2246669A (en) Pulp screening apparatus
JP4016182B2 (ja) 円錐型リボン混合処理装置
CN101699724B (zh) 一种家用食品加工机用电机的冷却机构
US1457693A (en) Pulverizing machine
JPH08206698A (ja) スクリュ−撹拌式汚泥乾燥機
US20130001334A1 (en) Refiners and methods of refining pulp
RU99108666A (ru) Генератор с непосредственным вытяжным охлаждением
JP2872587B2 (ja) 汚泥乾燥機
CN211284115U (zh) 用于污泥干化装置的流体输送组件
US2200410A (en) Paper making machinery
JP3093644B2 (ja) 粉砕機
US2945633A (en) Integrated dry material reducing and classifying means
KR20020069112A (ko) 건조장치
KR100264725B1 (ko) 건식 지류 해리장치

Legal Events

Date Code Title Description
B06G Technical and formal requirements: other requirements [chapter 6.7 patent gazette]

Free format text: ?CONFORME PARECER/INPI/PROC/DIRAD NO18/08 APRESENTE DOCUMENTO DE PROCURACAO DEVIDAMENTE AUTENTICADO OUTORGADO EM DATA ANTERIOR OU COINCIDENTE A DO PRIMEIRO ATO DA PARTE NO PROCESSO, COMPROVANDO PODERES PARA REPRESENTAR O DEPOSITANTE PERANTE O INPI A EPOCA DO DEPOSITO.

B08F Application dismissed because of non-payment of annual fees [chapter 8.6 patent gazette]

Free format text: REFERENTE A 6A ANUIDADE.

B08K Patent lapsed as no evidence of payment of the annual fee has been furnished to inpi [chapter 8.11 patent gazette]

Free format text: REFERENTE AO DESPACHO 8.6 PUBLICADO NA RPI 2161 DE 05/06/2012.