BRPI0608218A2 - processo para extração reativa melhorada com permeação de ácido levulìnico - Google Patents

processo para extração reativa melhorada com permeação de ácido levulìnico Download PDF

Info

Publication number
BRPI0608218A2
BRPI0608218A2 BRPI0608218-1A BRPI0608218A BRPI0608218A2 BR PI0608218 A2 BRPI0608218 A2 BR PI0608218A2 BR PI0608218 A BRPI0608218 A BR PI0608218A BR PI0608218 A2 BRPI0608218 A2 BR PI0608218A2
Authority
BR
Brazil
Prior art keywords
phase
process according
membrane
alcoholic
levulinic acid
Prior art date
Application number
BRPI0608218-1A
Other languages
English (en)
Inventor
Boestert Johannes Leendert Willem Cornelis Den
Johannes Pieter Haan
Arian Nijmeijer
Original Assignee
Shell Int Research
Priority date (The priority date is an assumption and is not a legal conclusion. Google has not performed a legal analysis and makes no representation as to the accuracy of the date listed.)
Filing date
Publication date
Application filed by Shell Int Research filed Critical Shell Int Research
Publication of BRPI0608218A2 publication Critical patent/BRPI0608218A2/pt

Links

Classifications

    • CCHEMISTRY; METALLURGY
    • C07ORGANIC CHEMISTRY
    • C07CACYCLIC OR CARBOCYCLIC COMPOUNDS
    • C07C67/00Preparation of carboxylic acid esters
    • C07C67/08Preparation of carboxylic acid esters by reacting carboxylic acids or symmetrical anhydrides with the hydroxy or O-metal group of organic compounds
    • CCHEMISTRY; METALLURGY
    • C07ORGANIC CHEMISTRY
    • C07CACYCLIC OR CARBOCYCLIC COMPOUNDS
    • C07C67/00Preparation of carboxylic acid esters
    • C07C67/48Separation; Purification; Stabilisation; Use of additives
    • C07C67/58Separation; Purification; Stabilisation; Use of additives by liquid-liquid treatment

Landscapes

  • Chemical & Material Sciences (AREA)
  • Organic Chemistry (AREA)
  • Organic Low-Molecular-Weight Compounds And Preparation Thereof (AREA)
  • Separation Using Semi-Permeable Membranes (AREA)

Abstract

PROCESSO PARA EXTRAçãO REATIVA MELHORADA COM PERMEAçãO DE áCIDO LEVULIMCO Processo para extração reativa melhorada com permeação de ácido levulínico de uma fase líquida aquosa contendo ácido levulínico, em que o ácido levulínico da fase aquosa é posto em contato com um álcool líquido em condições de esterificação na presença de um catalisador em umatemperatura na faixa de 50 a 2500C, a fase aquosa e a fase alcoólica sendo separadas uma da outra por uma membrana, formando uma corrente aquosa esgotada de ácido levulínico e uma corrente alcoólica contendo éster de ácido levulínico.

Description

"PROCESSO PARA EXTRAÇÃO REATIVA MELHORADA COMPERMEAÇÃO DE ÁCIDO LEVULÍNICO"
Campo da Invenção
A presente invenção refere-se a um processo para extraçãoreativa melhorada com permeação de ácido levulínico de uma fase líquidaaquosa.
Fundamentos da Invenção
Esteres de levulinato são conhecidos por serem úteis comoplastificantes e solventes e foram sugeridos como aditivos de combustível.Ácido levulínico pode ser obtido por hidrólise ácida de biomassa contendocelulose ou açúcares derivados da mesma. Tais processos de hidrólise ácidasão conhecidos na arte, por exemplo de WO 89/10362, WO 96/40609, US 5892 107 e US 6 054 611. Tais processos de hidrólise ácida fornecem umamistura aquosa contendo ácido levulínico, ácido fórmico, furfural (se açúcaresC5 contendo hemi-celuloses estiverem presentes no material de partida), e oácido mineral que foi usado como catalisador para a hidrólise. Na arte, sãodescritos vários processos para preparação de ésteres de levulinato partindo detal mistura aquosa obtida por hidrólise ácida de biomassa.
Em US 2 029 419 é divulgada a preparação de éster de 2-metilbutil levulinato por esterificação de um xarope concentrado contendoácido levulínico obtido de hidrólise ácida de açúcar de cana com 2-metilbutanol. Água é removida durante o processo de esterificação. Após oprocesso de esterificação ter sido interrompido, álcool é retirado pordestilação. O éster é recuperado por destilação a vácuo da misturaremanescente. No processo de US 2 029 419, o montante de água presentedurante o processo de esterificação é muito baixo, desde que o material departida é um xarope concentrado e água é removida durante o processo deesterificação. Desvantagens do processo são que um grande montante deenergia é necessário para evaporação da água e que o ácido mineralpermanecerá na corrente de éster produto.
Em WO 98/19986 é divulgada a preparação de um éster delevulinato por adição de álcool metílico ou etílico a uma mistura aquosa deácido levulínico/ácido sulfurico e refluxo da mistura resultante. O montantede álcool está em excesso estequiométrico em relação ao montante de ácidolevulínico. É mencionado que o éster de levulinato pode ser recuperado porseparação de fases após o excesso de álcool ser retirado por destilação.Separação do éster da mistura resultante por meio de cromatografia é também mencionada.
Em WO 97/47579 é divulgado um processo para separação deácido levulínico de uma mistura de reação de componentes solúveis em águaem que o ácido levulínico é primeiramente esterificado com um álcool paraproduzir um éster insolúvel em água. O éster é, então, separado da mistura dereação e subseqüentemente hidrolisado para fornecer o ácido e o álcool. Oálcool está presente em excesso estequiométrico em relação ao montante deácido levulínico. A formação e hidrólise do levulinato de metila sãoexemplificadas.
Em GB 1 282 926 é divulgado um processo em que umasolução aquosa contendo ácido levulínico é posta em contato com umsolvente esterificante miscível em água para formar uma mistura esterificante.A mistura esterificante é simultaneamente posta em contato com um solventeorgânico imiscível em água para extrair os ésteres formados. O solventeesterificante miscível em água é preferivelmente um álcool de alquila inferiortendo um a cinco átomos de carbono e o solvente orgânico imiscível em águaé preferivelmente benzeno ou clorofórmio.
Em WO 03/085071 é divulgado um processo para preparaçãode uma mistura contendo ésteres de ácido levulínico e ésteres de ácidofórmico oriundos de biomassa, em que uma mistura de reação contendo ácidolevulínico e ácido fórmico é posta em contato com uma olefma para formaruma fase orgânica contendo ésteres de ácido levulínico e ésteres de ácidofórmico e uma fase aquosa. A olefma é, de preferência, posta em contato coma mistura de reação na presença de um solvente hidrocarbônico imiscível emágua.
Os processos da arte anterior de WO 98/19986, WO 97/47579,GB 1 282 926 e WO 03/085071 possuem várias desvantagens. Nos processosdivulgados em WO 98/19986 e WO 97/47579, é obtida uma mistura dereação aquosa que contém uma concentração relativamente alta de compostosorgânicos incluindo furfural. Como conseqüência, a mistura aquosa tem de sertratada antes de ser reciclada, já que a presença de furfural na mistura dereação ácida pode resultar na formação de subprodutos indesejados do tipoalcatrão. Nos processos divulgados em GB 1 282 926 e WO 03/085071, osésteres são extraídos da mistura de reação durante ou após a esterificação pormeio de um solvente imiscível em água. Nestes processos, ambos o agenteesterificante e um solvente de extração são usados. Isto significa que tanto osolvente como o excesso de agente esterificante têm de ser removidos dascorrentes de produto se for desejada a obtenção de ésteres puros.
Sumário da Invenção
Foi agora verificado que ésteres de levulinato podem serpreparados e separados da fase aquosa contendo ácido levulínico por extraçãoreativa melhorada com permeação, em que o ácido levulínico da fase aquosa éposto em contato com uma fase líquida alcoólica contendo um álcool queserve tanto como álcool esterificante quanto como agente de extração para oéster de levulinato formado, sendo a fase aquosa e a fase alcoólica separadasuma da outra por uma membrana.
Assim, a presente invenção refere-se a um processo paraextração reativa melhorada com permeação de ácido levulínico de uma faselíquida aquosa contendo ácido levulínico, em que o ácido levulínico da faseaquosa é posto em contato com uma fase líquida alcoólica em condições deesterificação na presença de um catalisador em uma temperatura na faixa de50 a 250°C, a fase aquosa e a fase alcoólica sendo separadas uma da outra poruma membrana, formando uma corrente aquosa esgotada de ácido levulínicoe uma corrente alcoólica contendo éster de ácido levulínico.
Uma vantagem do novo processo é que esterificação eseparação do éster da fase aquosa são combinadas em uma etapa única deextração reativa sem necessidade de um agente de extração adicional. Oálcool que já está presente como agente de esterificação também serve comoagente de extração para o éster de levulinato.
Uma outra vantagem é que mesmo álcoois miscíveis em águapodem ser usados como agentes de extração para o éster de levulinato, já quea fase aquosa e a fase alcoólica são mantidas separadas uma da outra por meioda membrana.
Outra vantagem do novo processo é que uma grande parte dofurfural, que está tipicamente presente numa fase aquosa que contém ácidolevulínico, obtida da hidrólise ácida de biomassa, passa para a fase alcoólica.Em conseqüência disso, a formação de subprodutos de furfural indesejados éminimizada.
Uma outra vantagem é que o processo de extração reativamelhorada com permeação da invenção pode ser realizada em uma mistura dereação aquosa obtida por hidrólise ácida de biomassa, sem necessidade deremoção do catalisador ácido usado na hidrólise. O mesmo catalisador ácidoque é usado no processo de hidrólise ácida para preparação de ácidolevulínico pode ser usado no processo de extração reativa melhorada compermeação da invenção. Ainda uma outra vantagem é que a corrente aquosaesgotada de ácido levulínico que é obtida no processo de extração reativa dainvenção tem um nível de compostos orgânicos relativamente baixo. Portanto,a corrente aquosa esgotada de ácido levulínico pode ser reciclada para umaetapa de hidrólise ácida formadora de ácido levulínico para reutilização docatalisador ácido. Assim, não é necessária a neutralização do catalisadorácido. Se o catalisador ácido for ácido sulfurico, a formação de gesso que éformado na neutralização de ácido sulfurico com cal, é evitada.
Descrição detalhada da invenção
No processo de acordo com a invenção, ácido levulínico éextraído por extração reativa melhorada com permeação de uma fase aquosa.A fase aquosa contendo o ácido levulínico é preferivelmente uma misturaaquosa obtida após hidrólise ácida de biomassa ou de açúcares Ce derivadosde biomassa. Referência aqui a biomassa é a material lignocelulósico oucelulósico contendo celulose, opcionalmente em combinação com hemi-celulose ou lignina. Processos de hidrólise ácida em que açúcares Ce oubiomassa são convertidos em ácido levulínico e ácido fórmico são conhecidosna arte, por exemplo de WO 89/10362, WO 96/40609, US 5 892 107 e US 6054 611. Furfural é também formado quando o material de partida contémaçúcares C5 ou hemi-celuloses contendo açúcares C5. A hidrólise é catalisadapor um catalisador ácido homogêneo, tipicamente ácido sulfurico. Ohidrolisado é tipicamente separado em uma fração sólida contendo resíduo delignina e polissacarídeos não reagidos e uma fração líquida. Esta fraçãolíquida tipicamente contém ácido levulínico, ácido fórmico e catalisadorácido. Esta fração líquida é muito adequada como fase aquosa de partida doprocesso de acordo com a presente invenção. Não são necessárias etapasadicionais de concentração ou separação.
A fase aquosa preferivelmente contém 1 a 25 % em de pesoácido levulínico com base no peso total da fase aquosa, mais preferivelmente2 a 20 % em peso.
No processo de acordo com a invenção, a fase líquida aquosacontendo ácido levulínico é posta em contato com um lado (lado do retido) damembrana enquanto a fase líquida alcoólica é posta em contato com o outrolado (lado do permeado) da membrana. A membrana mantém as duas fasesseparadas uma da outra. A membrana é pelo menos permeável a ácidolevulínico, de modo que o ácido levulínico da fase aquosa entre em contatocom a fase alcoólica. No processo, o ácido levulínico é posto em contato coma fase alcoólica nas condições de esterificação e na presença de umcatalisador.
A fase alcoólica inclui um ou mais álcoois. A fase alcoólicainclui preferivelmente menos de 10 % em peso de componentes não álcool,mais preferivelmente menos de 5 % em peso. A fase alcoólica pode conterálcoois miscíveis em água ou álcoois imiscíveis em água ou uma combinaçãodos mesmos. Preferivelmente, a fase alcoólica inclui pelo menos 95 % empeso de um álcool único, sendo mais preferivelmente formado por um álcoolúnico. Preferivelmente, a fase alcoólica inclui um álcool alquílico tendo nomáximo 12 átomos de carbono, mais preferivelmente etanol, 1-butanol, 1-pentanol, 1- ou 2-hexanol, 2-etilexan-l- ol, ou 1-decanol.
A membrana pode ser qualquer membrana que seja capaz demanter a fase aquosa e a fase alcoólica separadas sendo permeável a pelomenos ácido levulínico e quimicamente resistente às fases aquosa e alcoólicanas condições de reação aplicadas. A membrana pode consistir de uma únicacamada de membrana ou pode ser um compósito de mais de uma camada demembrana ou de uma camada de uma camada suporte porosa e uma ou maiscamadas de membrana. As camadas de membrana podem ser porosas oudensas e podem ser hidrofílicas ou hidrofóbicas. Uma camada suporte porosaé tipicamente aplicada em combinação com uma camada de membrana densa.
Para colocar o ácido levulínico da fase aquosa em contato coma fase alcoólica, a membrana é permeável a ácido levulínico.
No caso do álcool (álcoois) ser (serem) imiscível (imiscíveis)em água, extração reativa de ácido levulínico da fase aquosa poderia tambémser realizada sem uma membrana entre as fases aquosa e alcoólica. Umavantagem, no entanto, de manter as fases separadas por meio de umamembrana é que a formação de uma emulsão das duas fases é evitada. Alémdisso, uma grande área de contato entre as duas fases pode ser criadaenquanto se evita a formação da emulsão.
Referência aqui a um álcool imiscível em água é a um álcoolque tem solubilidade em água de menos de 15 gramas por 100 ml a 20°C. Istosignifica que o álcool tem pelo menos quatro átomos de carbono. Certosálcoois com pelo menos quatro átomos de carbono são, no entanto, miscíveiscom água, por exemplo 2-metilpropan-2-ol (t-butanol), butano-1, 4-diol,butano-2, 3-diol, e pentano-1, 5-diol. No caso de uma fase alcoólica comsomente álcoois imiscíveis em água, a membrana é preferivelmente umamembrana porosa, mais preferivelmente uma membrana hidrofílica porosa.Referência aqui a uma membrana porosa é a uma membrana nas quais todasas camadas são porosas, i.e. uma membrana sem uma camada densa.Referência aqui a uma membrana hidrofílica é a uma membrana na qual todasas camadas são hidrofílicas, i.e. sem uma camada hidrofóbica.
Exemplos de membranas hidrofóbicas porosas adequadasincluem polietileno poroso, polipropileno poroso, polissulfona, poliimida,PDVF (polivinilidenodifluoreto), ou PTFE (politetrafluoroetileno).Membranas hidrofílicas porosas adequadas incluem membranas cerâmicas,vidro poroso, membranas metálicas porosas, ou membranas poliméricasporosas como poliamida, celulose modificada ou polieterssulfona ou acetatode celulose.
No caso de uma fase alcoólica com somente álcoois imiscíveisem água e uma membrana porosa, as duas fases, i.e. as fases aquosa ealcoólica, entrarão em contato e formarão uma interface nos poros ou em umadas superfícies da membrana. Na interface entre as fases aquosa e alcoólica,álcool da fase alcoólica reagirá com ácido levulínico da fase aquosa paraformar um éster de ácido levulínico e água. O éster será extraído para a fasealcoólica. Preferivelmente, a interface é criada na superfície da membrana nolado da fase alcoólica, i.e. a fase aquosa está presente no interior damembrana, já que isto facilita a extração do éster para a fase alcoólica. Paramembranas hidrofílicas, é preferível que a pressão da fase alcoólica sejaligeiramente superior a da fase aquosa, para evitar rompimento da barreira damembrana do lado da fase aquosa para o lado da fase alcoólica. Paramembranas hidrofílicas, a fase alcoólica preferivelmente tem uma pressão queé de 1 a 10 bar, mais preferivelmente 1,5 a 3 bar, superior à pressão da faseaquosa.
No caso da fase alcoólica incluir um álcool miscível em água,a membrana inclui uma camada que é mais permeável a ácido levulínico doque a água, preferivelmente uma camada que é impermeável à água. Assim, amembrana preferivelmente inclui uma camada hidrofóbica que é permeável aácido levulínico, mais preferivelmente uma camada hidrofóbica densa. Amembrana contendo uma camada suporte hidrofílica e uma camada demembrana hidrofóbica densa é particularmente preferida. Nesse caso, acamada suporte é preferivelmente localizada no lado da fase aquosa damembrana (lado do retido) e a camada hidrofóbica densa no lado da fasealcoólica da membrana (lado do permeado).
Exemplos de camadas de membrana hidrofóbica densa sãomembranas baseadas em borracha silicone, em particular membranas depolissiloxano como polidimetilsiloxano, preferivelmente polidimetilsiloxanoreticulado.
Se for usada uma camada de membrana porosa os diâmetrosrelativos de poro ficam tipicamente na faixa de 0,01 a 6 μιη, preferivelmente0,1 a 2 μm, onde os poros podem ter qualquer forma, por exemplo redonda ouem forma de fenda. A porosidade da membrana fica tipicamente na faixa de25 a 90%.
Membranas densas são definidas como membranas através dasquais compostos são transferidos por meio do mecanismo de solução-difusão.A membrana pode ser usada em qualquer configuraçãoconhecida na arte, for exemplo enrolada em espiral, como fibras ocas oufolhas planas. Preferivelmente uma unidade de membrana de fibra oca é usadano processo de acordo com a invenção. A fase aquosa e a fase alcoólicapodem fluir uma em relação a outra em fluxo em contra-corrente, co-correnteou fluxo de corrente cruzada. Para obtenção de conversão máxima de ácidolevulínico em éster de levulinato, é preferível que a fase aquosa e a fasealcoólica sejam postas em contato uma com a outra num fluxo de corrente cruzada.
A razão dos fluxos das fases aquosa e alcoólica é tal que omontante de álcool que resta após a conversão do ácido levulínico em seuéster é suficiente para extração do éster. Preferivelmente, o montante deálcool suprido ao processo é de pelo menos duas vezes o montante de ácidolevulínico suprido ao processo, mais preferivelmente de pelo menos trêsvezes. Preferivelmente, a razão do fluxo de massa da fase alcoólica para ofluxo de massa da fase aquosa fica na faixa de 1:50 a 1:2, maispreferivelmente de 1:30 a 1:3.
As condições de processo são tais que ocorre esterificação eque o éster de levulinato formado se dissolve na fase alcoólica. Assim, sãoformadas uma corrente aquosa tendo um teor reduzido de ácido levulínicoquando comparado com a fase aquosa inicial e uma corrente alcoólicacontendo álcool e éster de levulinato. Se furfural estiver presente na faseaquosa de partida, furfural tipicamente será extraído da fase aquosa para afase alcoólica.
Um catalisador está presente para catalisar a reação deesterificação. Quaisquer catalisadores conhecidos como adequados parareações de esterificação podem ser usados. Tais catalisadores são conhecidosna arte. O catalisador pode ser um catalisador homogêneo ou um catalisadorheterogêneo. Preferivelmente, o catalisador é um catalisador ácido, maispreferivelmente um catalisador ácido homogêneo, ainda mais preferivelmenteum ácido mineral ou um ácido sulfônico, por exemplo, ácido sulfurico, ácidop- tolueno sulfônico, ácido fosfórico, e ácido nítrico. Ácido sulfurico éparticularmente preferido.
Será apreciado que o catalisador está presente quando osreagentes da reação de esterificação, i.e. ácido levulínico e álcool, entram emcontato um com o outro.
No caso de uma membrana porosa, as duas fases entrarão emcontato uma com a outra e formarão uma interface. A esterificação ocorrerá,então, na interface das duas fases e o catalisador poderá estar presente na faseaquosa, na fase alcoólica, ou em ambas.
Alternativamente, se a interface está em uma das superfíciesda membrana ou na membrana, o catalisador pode ser um catalisadorheterogêneo que é posicionado naquela superfície de membrana ou no interiorda membrana. No caso de uma membrana porosa, o catalisador épreferivelmente um catalisador homogêneo na fase aquosa.
No caso de uma membrana densa, i.e. uma membranacomposta de pelo menos uma camada de membrana densa, as duas fases nãoformarão uma interface e o catalisador tem de estar presente ou na fasealcoólica ou na superfície da membrana do lado da fase alcoólica (lado dopermeado), já que somente no lado da fase alcoólica da membrana ambos osreagentes da esterificação (ácido levulínico e álcool) estão presentes. Nessecaso, o catalisador é preferivelmente um catalisador heterogêneo que élocalizado na superfície da membrana no lado do permeado. Qualquercatalisador de esterificação heterogêneo conhecido na arte pode ser usado.Exemplos de tais catalisadores são resinas de troca iônica, por exemploAmberlyst (marca registrada), ou zeólitas ácidas. Alternativamente, amembrana pode ser feita de um material cataliticamente ativo, por exemplouma membrana porosa de uma zeólita ácida cataliticamente ativa. Para umcatalisador homogêneo a concentração de catalisador fica tipicamente na faixade 0,5 a 20% em peso, preferivelmente de 1 a 7% em peso, com base no pesototal da fase onde o catalisador está presente. Para permitir que uma reação deesterificação se realize, a temperatura de processo será de pelo menos 50 0C.
Para permitir a realização da extração a fase alcoólica e a fase aquosa devem,ambas estar no estado líquido. Assim, a pressão será pelo menos a pressãoambiente e a temperatura ficará no máximo em 250°C. Será apreciado quequanto maior a temperatura de processo, maior a pressão de processo paramanter o álcool e a água em estado líquido. Preferivelmente, a temperaturafica na faixa de 60 150 °C, mais preferivelmente de 80 a 120°C.
Preferivelmente, a pressão em cada uma das fases, aquosa ealcoólica fica na faixa de 1 a 30 bar (absoluta), mais preferivelmente de 1 a 10bar (absoluta), ainda mais preferivelmente de 1 a 5 bar (absoluta).
Para uma membrana contendo uma camada de membranahidrofóbica, é preferível que a pressão da fase aquosa seja ligeiramentesuperior a da fase alcoólica, para facilitar a passagem da fase aquosa para ointerior da membrana (no caso de uma membrana hidrofóbica porosa) ou parafacilitar a permeação de ácido levulínico através da membrana (no caso deuma membrana hidrofóbica densa). Para essas membranas, a fase aquosapreferivelmente tem uma pressão de 1 a 10 bar, mais preferivelmente de 1,5 a3 bar, superior à pressão da fase alcoólica.

Claims (19)

1. Processo para extração reativa melhorada com permeaçãode ácido levulínico de uma fase líquida aquosa contendo ácido levulínico,caracterizado pelo fato de que o ácido levulínico da fase aquosa é posto emcontato com uma fase líquida alcoólica em condições de esterificação napresença de um catalisador em uma temperatura na faixa de 50 a 25O0C5 afase aquosa e a fase alcoólica sendo separadas uma da outra por umamembrana, formando uma corrente aquosa esgotada de ácido levulínico euma corrente alcoólica contendo éster de ácido levulínico.
2. Processo de acordo com a reivindicação 1, caracterizadopelo fato que a fase aquosa inclui de 1 a 25 % em peso, preferivelmente de 2 a 20 % em peso, de ácido levulínico.
3. Processo de acordo com a reivindicação 1 ou 2,caracterizado pelo fato que a fase alcoólica inclui pelo menos 90 % em peso,preferivelmente pelo menos 95 % em peso de álcool.
4. Processo de acordo com qualquer uma das reivindicaçõesprecedentes, caracterizado pelo fato que a fase alcoólica inclui um álcoolalquílico com no máximo 12 átomos de carbono, preferivelmente etanol, 1-butanol, 1-pentanol, 1- ou 2-hexanol, 2-etilexan-l-ol, ou 1-decanol.
5. Processo de acordo com qualquer uma das reivindicaçõesprecedentes, caracterizado pelo fato que a fase aquosa e a fase alcoólica sãopostas em contato uma com a outra em fluxo de corrente cruzada.
6. Processo de acordo com quaisquer das reivindicaçõesprecedentes, caracterizado pelo fato que a razão do fluxo de massa da fasealcoólica para o fluxo de massa da fase aquosa fica na faixa de 1:50 a 1:2,preferivelmente de 1:30 a 1:3.
7. Processo de acordo com qualquer uma das reivindicaçõesprecedentes, caracterizado pelo fato que o catalisador é um catalisador ácido,preferivelmente um ácido mineral, mais preferivelmente ácido sulfurico.
8. Processo de acordo com qualquer uma das reivindicaçõesprecedentes, caracterizado pelo fato que a temperatura fica na faixa de 60 a-150°C, preferivelmente de 80 a 120°C.
9. Processo de acordo com qualquer uma das reivindicaçõesprecedentes, caracterizado pelo fato que a pressão em cada uma das fasesaquosa e alcoólica fica na faixa de 1 a 30 bar (absoluta), preferivelmente de 1a 10 bar (absoluta), mais preferivelmente de 1 a 5 bar (absoluta).
10. Processo de acordo com qualquer uma das reivindicaçõesprecedentes, caracterizado pelo fato que o(s) álcool (is) da fase alcoólica é/sãoimiscíveis em água.
11. Processo de acordo com a reivindicação 10, caracterizadopelo fato que a membrana é uma membrana porosa, preferivelmente umamembrana porosa hidrofílica.
12. Processo de acordo com a reivindicação 11, caracterizadopelo fato que o catalisador está presente na fase aquosa.
13. Processo de acordo com qualquer uma das reivindicações-10 a 12, caracterizado pelo fato que é utilizada uma membrana hidrofílica e afase alcoólica tem uma pressão que é 1 a 10 bar, preferivelmente 1,5 a 3 bar,superior à pressão da fase aquosa.
14. Processo de acordo com qualquer uma das reivindicações 1a 9, caracterizado pelo fato que o(s) álcool(is) da fase alcoólica é/sãomiscíveis em água.
15. Processo de acordo com a reivindicação 14, caracterizadopelo fato que a membrana inclui uma camada de membrana hidrofóbica que épermeável a ácido levulínico.
16. Processo de acordo com a reivindicação 15 caracterizadopelo fato que a camada de membrana hidrofóbica é impermeável à água.
17. Processo de acordo com a reivindicação 15 ou 16,caracterizado pelo fato que a camada hidrofóbica da membrana é uma camadadensa que é suportada em uma camada de suporte hidrofílica porosa.
18. Processo de acordo com quaisquer das reivindicações 15 a-17, caracterizado pelo fato que o catalisador é um catalisador heterogêneo queé localizado na superfície da membrana do lado da fase alcoólica.
19. Processo de acordo com quaisquer das reivindicaçõesprecedentes, caracterizado pelo fato que a membrana inclui uma camada demembrana hidrofóbica e que a fase aquosa tem uma pressão que é de 1 a 10bar, preferivelmente de 1,5 a 3 bar, superior à pressão da fase alcoólica.
BRPI0608218-1A 2005-02-22 2006-02-20 processo para extração reativa melhorada com permeação de ácido levulìnico BRPI0608218A2 (pt)

Applications Claiming Priority (3)

Application Number Priority Date Filing Date Title
EP05101341.5 2005-02-22
EP05101341 2005-02-22
PCT/EP2006/060099 WO2006089873A1 (en) 2005-02-22 2006-02-20 A process for permeation enhanced reactive extraction of levulinic acid

Publications (1)

Publication Number Publication Date
BRPI0608218A2 true BRPI0608218A2 (pt) 2010-11-09

Family

ID=34938786

Family Applications (1)

Application Number Title Priority Date Filing Date
BRPI0608218-1A BRPI0608218A2 (pt) 2005-02-22 2006-02-20 processo para extração reativa melhorada com permeação de ácido levulìnico

Country Status (6)

Country Link
US (1) US7501062B2 (pt)
EP (1) EP1851186A1 (pt)
CN (1) CN101124193B (pt)
BR (1) BRPI0608218A2 (pt)
CA (1) CA2600043A1 (pt)
WO (1) WO2006089873A1 (pt)

Families Citing this family (41)

* Cited by examiner, † Cited by third party
Publication number Priority date Publication date Assignee Title
AUPR421501A0 (en) 2001-04-04 2001-05-03 U.S. Filter Wastewater Group, Inc. Potting method
AUPR692401A0 (en) 2001-08-09 2001-08-30 U.S. Filter Wastewater Group, Inc. Method of cleaning membrane modules
AUPS300602A0 (en) 2002-06-18 2002-07-11 U.S. Filter Wastewater Group, Inc. Methods of minimising the effect of integrity loss in hollow fibre membrane modules
JP4611982B2 (ja) 2003-08-29 2011-01-12 シーメンス・ウォーター・テクノロジーズ・コーポレーション 逆洗方法
EP1687078B1 (en) 2003-11-14 2012-03-14 Siemens Industry, Inc. Improved module cleaning method
US7378549B2 (en) * 2004-01-26 2008-05-27 Shell Oil Company Process for the reactive extractive extraction of levulinic acid
WO2005092799A1 (en) 2004-03-26 2005-10-06 U.S. Filter Wastewater Group, Inc. Process and apparatus for purifying impure water using microfiltration or ultrafiltration in combination with reverse osmosis
WO2006026814A1 (en) 2004-09-07 2006-03-16 Siemens Water Technologies Corp. Reduction of backwash liquid waste
EP1799334B1 (en) 2004-09-14 2013-12-11 Siemens Water Technologies LLC Methods and apparatus for removing solids from a membrane module
JP4954880B2 (ja) 2004-09-15 2012-06-20 シーメンス・ウォーター・テクノロジーズ・コーポレーション 連続的に変化する通気
SG150505A1 (en) 2004-12-24 2009-03-30 Siemens Water Tech Corp Cleaning in membrane filtration systems
NZ555987A (en) 2004-12-24 2009-08-28 Siemens Water Tech Corp Simple gas scouring method and apparatus
US7501062B2 (en) 2005-02-22 2009-03-10 Shell Oil Company Process for permeation enhanced reactive extraction of levulinic acid
WO2006116797A1 (en) 2005-04-29 2006-11-09 Siemens Water Technologies Corp. Chemical clean for membrane filter
CN101287538B (zh) 2005-08-22 2013-03-06 西门子工业公司 使用歧管以减少回洗的水过滤装置
US8053468B2 (en) 2005-11-22 2011-11-08 Segetis, Inc. Glycerol levulinate ketals and their use
US8293098B2 (en) 2006-10-24 2012-10-23 Siemens Industry, Inc. Infiltration/inflow control for membrane bioreactor
EP2129629A1 (en) 2007-04-02 2009-12-09 Siemens Water Technologies Corp. Improved infiltration/inflow control for membrane bioreactor
US9764288B2 (en) 2007-04-04 2017-09-19 Evoqua Water Technologies Llc Membrane module protection
ES2384694T3 (es) 2007-05-29 2012-07-11 Siemens Industry, Inc. Limpieza de membranas con bomba impulsada por aire
CN102112213B (zh) 2008-07-24 2016-08-03 伊沃夸水处理技术有限责任公司 用于膜过滤模块的框架系统
AU2009282912B2 (en) 2008-08-20 2014-11-27 Evoqua Water Technologies Llc Improved membrane system backwash energy efficiency
CA2736636A1 (en) 2008-09-25 2010-04-01 Segetis, Inc. Ketal ester derivatives
US8138371B2 (en) 2009-03-11 2012-03-20 Biofine Technologies Llc Production of formic acid
AU2010257526A1 (en) 2009-06-11 2012-01-12 Siemens Industry, Inc Methods for cleaning a porous polymeric membrane and a kit for cleaning a porous polymeric membrane
WO2011136888A1 (en) 2010-04-30 2011-11-03 Siemens Industry, Inc Fluid flow distribution device
BR112012028720A2 (pt) 2010-05-10 2016-07-19 Segetis Inc alquil cetal ésteres com dispersantes e agentes deslizantes para partículas sólidas, métodos de fabricação e suas utilizações
US9040263B2 (en) 2010-07-28 2015-05-26 Butamax Advanced Biofuels Llc Production of alcohol esters and in situ product removal during alcohol fermentation
US9175315B2 (en) 2010-06-18 2015-11-03 Butamax Advanced Biofuels Llc Production of alcohol esters and in situ product removal during alcohol fermentation
AU2011305377B2 (en) 2010-09-24 2014-11-20 Evoqua Water Technologies Llc Fluid control manifold for membrane filtration system
US8383710B2 (en) 2010-10-21 2013-02-26 Eastman Chemical Company Waterborne coating compositions containing low-VOC coalescents
US9034964B2 (en) * 2010-10-21 2015-05-19 Eastman Chemical Company Waterborne coating compositions containing low-VOC coalescents that are hydroxypivalyl hydroxypivalate esters
WO2013049109A1 (en) 2011-09-30 2013-04-04 Siemens Industry, Inc. Isolation valve
AU2013200833B2 (en) 2011-09-30 2015-09-17 Evoqua Water Technologies Llc Improved manifold arrangement
EP2866922B1 (en) 2012-06-28 2018-03-07 Evoqua Water Technologies LLC A potting method
AU2013231145B2 (en) 2012-09-26 2017-08-17 Evoqua Water Technologies Llc Membrane potting methods
WO2014052071A1 (en) 2012-09-26 2014-04-03 Evoqua Water Technologies Llc Membrane securement device
AU2013101765A4 (en) 2012-09-27 2016-10-13 Evoqua Water Technologies Llc Gas Scouring Apparatus for Immersed Membranes
US10427102B2 (en) 2013-10-02 2019-10-01 Evoqua Water Technologies Llc Method and device for repairing a membrane filtration module
WO2017011068A1 (en) 2015-07-14 2017-01-19 Evoqua Water Technologies Llc Aeration device for filtration system
IT202200007589A1 (it) 2022-04-15 2023-10-15 Pabif Srl Processo ed apparato per la produzione di acido levulinico da cellulosa ricavata da biomasse

Family Cites Families (14)

* Cited by examiner, † Cited by third party
Publication number Priority date Publication date Assignee Title
US2029412A (en) * 1934-12-19 1936-02-04 Niacet Chemicals Corp Manufacture of esters of levulinic acid
US4076948A (en) * 1968-10-10 1978-02-28 El Paso Products Company Process for treatment of adipic acid mother liquor
IE33399B1 (en) 1968-10-10 1974-06-12 El Paso Products Co Esterification and extraction process
US4442303A (en) * 1980-12-09 1984-04-10 El Paso Products Company Recovery of water miscible organic acids from aqueous solution as alkyl esters
US4476025A (en) * 1983-05-09 1984-10-09 The United States Of America As Represented By The United States Department Of Energy Separation of certain carboxylic acids utilizing cation exchange membranes
US4897497A (en) 1988-04-26 1990-01-30 Biofine Incorporated Lignocellulose degradation to furfural and levulinic acid
US5562777A (en) * 1993-03-26 1996-10-08 Arkenol, Inc. Method of producing sugars using strong acid hydrolysis of cellulosic and hemicellulosic materials
US5608105A (en) 1995-06-07 1997-03-04 Biofine Incorporated Production of levulinic acid from carbohydrate-containing materials
WO1997047579A1 (en) 1996-06-10 1997-12-18 Renewable Energy Development Corporation Methods for synthesis of high purity carboxylic and fatty acids
US5892107A (en) 1996-11-08 1999-04-06 Arkenol, Inc. Method for the production of levulinic acid
US6518454B1 (en) 2001-10-12 2003-02-11 Eastman Chemical Company Preparation of esters of carboxylic acids
AU2003224812A1 (en) * 2002-04-01 2003-10-20 E.I. Du Pont De Nemours And Company Preparation of levulinic acid esters and formic acid esters from biomass and olefins
US7378549B2 (en) 2004-01-26 2008-05-27 Shell Oil Company Process for the reactive extractive extraction of levulinic acid
US7501062B2 (en) 2005-02-22 2009-03-10 Shell Oil Company Process for permeation enhanced reactive extraction of levulinic acid

Also Published As

Publication number Publication date
WO2006089873A1 (en) 2006-08-31
CN101124193B (zh) 2011-06-08
CN101124193A (zh) 2008-02-13
US7501062B2 (en) 2009-03-10
CA2600043A1 (en) 2006-08-31
US20060201879A1 (en) 2006-09-14
EP1851186A1 (en) 2007-11-07

Similar Documents

Publication Publication Date Title
BRPI0608218A2 (pt) processo para extração reativa melhorada com permeação de ácido levulìnico
RU2391333C2 (ru) Способ реакционной экстракции левулиновой кислоты
CA2688691A1 (en) Plant-fiber-material transformation method
US10793927B2 (en) Separation of lignin and sugars from biomass pre-treatment liquors
BRPI0718997B1 (pt) processo para preparar ésteres de alquila de ácidos graxos e acroleína a partir de triglicerídeos.
RU2010108422A (ru) Способ осахаривания и сепарирования для растительных волокнистых материалов
KR950008276B1 (ko) 과불소화된 이오노머(ionomer)막을 사용한 알콜의 회수방법
BR112019027907B1 (pt) Processo para a purificação de etileno glicol
US5146009A (en) Process for the recovery of alcohols using an organic acid-modified polymer membrane
BR9909840A (pt) Processo para a fabricação de anidrido acético na fase lìquida sob condições substancialmente anidras
JP2008515837A (ja) 環状ホルマールの製造及び脱水法
Regna 5-Desoxy-L-sorbose1
CZ289853B6 (cs) Způsob výroby dialkylesterů kyseliny maleinové
WO2014087017A1 (en) Process for the preparation of levulinic acid esters
BR112012022330B1 (pt) processo de síntese de uma composição
US20160159762A1 (en) Process for producing furan from furfural from biomass
US9944584B2 (en) Method for removing mineral acid from levulinic acid
Roli et al. Separation of xylose from glucose using pilot scale spiral wound commercial membrane
CO5040111A1 (es) Proceso mejorado para separar acido tereftalico puro
Baker TWO SYNTHESES OF 1, 5: 3, 6-DIANHYDRO-2, 4-O-METHYLENE-d-GLUCITOL: STABILITY OF THE METHYLENE ACETAL BRIDGE TOWARD AQUEOUS ACID
BR0306043A (pt) Processo de remoção azeotrópica de água a partir de ésteres autogerados por esterificação de óleos fúseis de cana-de-açúcar e similares
Pereira Process intensification for the green solvent ethyl lactate production based on simulated moving bed and pervaporation membrane reactors
KR920021488A (ko) 메타크릴산 에스테르의 제조 방법
JPH0144082B2 (pt)
PT109467A (pt) Produção de monossacáridos provenientes da hemicelulose de biomassa lenhocelulósica usando um sistema aquoso com líquidos iónicos

Legal Events

Date Code Title Description
B06G Technical and formal requirements: other requirements [chapter 6.7 patent gazette]

Free format text: SOLICITA-SE A REGULARIZACAO DA PROCURACAO, UMA VEZ QUE BASEADO NO ARTIGO 216 1O DA LPI, O DOCUMENTO DE PROCURACAO DEVE SER APRESENTADO NO ORIGINAL, TRASLADO OU FOTOCOPIA AUTENTICADA.

B08F Application dismissed because of non-payment of annual fees [chapter 8.6 patent gazette]

Free format text: REFERENTE A 7A ANUI DADE.

B08K Patent lapsed as no evidence of payment of the annual fee has been furnished to inpi [chapter 8.11 patent gazette]

Free format text: REFERENTE AO DESPACHO 8.6 PUBLICADO NA RPI 2211 DE 21/05/2013.