BRPI0606598B1 - Conjunto de revestimento e sistema de revestimento para uso em um moinho de trituração - Google Patents

Conjunto de revestimento e sistema de revestimento para uso em um moinho de trituração Download PDF

Info

Publication number
BRPI0606598B1
BRPI0606598B1 BRPI0606598-8A BRPI0606598A BRPI0606598B1 BR PI0606598 B1 BRPI0606598 B1 BR PI0606598B1 BR PI0606598 A BRPI0606598 A BR PI0606598A BR PI0606598 B1 BRPI0606598 B1 BR PI0606598B1
Authority
BR
Brazil
Prior art keywords
wall
damping member
assembly
coating
coating assembly
Prior art date
Application number
BRPI0606598-8A
Other languages
English (en)
Inventor
Ricardo Abarca Melo
Ricardo Fernandez Doberti
Original Assignee
Vulco S.A.
Priority date (The priority date is an assumption and is not a legal conclusion. Google has not performed a legal analysis and makes no representation as to the accuracy of the date listed.)
Filing date
Publication date
Application filed by Vulco S.A. filed Critical Vulco S.A.
Priority claimed from PCT/AU2006/000049 external-priority patent/WO2006076764A1/en
Publication of BRPI0606598A2 publication Critical patent/BRPI0606598A2/pt
Publication of BRPI0606598B1 publication Critical patent/BRPI0606598B1/pt

Links

Abstract

CONJUNTO DE REVESTIMENTO E SISTEMA DE REVESTIMENTO PARA USO EM UM MOINHO DE TRITURAÇÃO. Um conjunto de revestimento para uso em um moinho de trituração, o moinho de trituração incluindo um corpo de revestimento que inclui um membro de montagem e um membro de amortecimento elastomérico operativamente conectado ao membro de montagem. O membro de amortecimento inclui uma pluralidade de cavidades de suporte ali, e uma pluralidade de elementos de desgaste montados nas cavidades de suporte.

Description

A presente invenção se refere, geralmente, ao esmagamento, à trituração, à cominuição ou ao processamento de forma similar de materiais, tais como minérios, rocha e outros materiais e, mais particularmente, a um aparelho para uso nesse processamento. Em uma aplicação de exemplo, minerais sulfurados são processados para a produção de matéria particulada de um tamanho entre 100 e 20 microns. Os moinhos de trituração são uma forma de aparelho usado para o processamento de materiais, conforme descrito acima. Os moinhos de trituração típicos geralmente compreendem uma carcaça em formato de tambor montada para rotação em torno de um eixo geométrico central. 0 eixo geométrico da carcaça é disposto em geral horizontalmente ou ligeiramente inclinado em direção a uma extremidade. 0 interior da carcaça forma uma câmara de tratamento na qual o material a ser processado é alimentado. Em uma forma de moinho conhecida como SAG (triturador semi-autógeno), um meio de trituração, tais como esferas ou hastes, é alimentado para a câmara de tratamento com o material ser processado. Durante uma rotação da carcaça, o meio de trituração atua sobre o material, para causar a ação de esmagamento ou de trituração. Em moinhos convencionais e moinhos SAG, a razão de aspecto do diâmetro de moinho para o comprimento de moinho é < 1 e > 1, respectivamente. O meio de trituração e o material a ser processado são levados para a lateral da carcaça, como resultado da força centrífuga criada por uma rotação da carcaça, após o que caem em direção ao fundo da carcaça, sob a influência da gravidade. Para aj udar na elevação do material até a lateral da carcaça, barras elevadoras são freqüentemente providas, as quais são presas à superfície interna da carcaça. As barras elevadoras se estendem em geral longitudinalmente em relação à carcaça e são circunferencialmente espaçadas em torno da superfície interna. Quanto mais alto o material viaj a para cima pela carcaça, melhor a trituração do material. Os exemplos desses moinhos são descritos nas patentes chilenas 39450 e 36411.
A Fig. 1 é uma ilustração esquemática parcial de um moinho de trituração típico tendo uma carcaça 10 com uma pluralidade de barras elevadoras 12 montadas na superfície interna da carcaça 10. As barras elevadoras 12 são circunferencialmente espaçadas em torno da superfície interna da carcaça 10 e se estendem na direção do eixo geométrico de rotação da carcaça. Os espaços entre as barras elevadoras adjacentes 12 formam canais 14 de largura J. O comprimento das barras 12 é mostrado como LM, o qual é o comprimento interno na direção de rotação das mesmas. Preferencialmente, o número de canais 14 é o mesmo que o número de barras elevadoras 12.
As Figuras 2 a 4 são ilustrações variadas de conjuntos de revestimento convencionais adaptados para serem instalados no moinho mostrado na Fig. 1.
Conforme mostrado na Fig. 2, cada canal 14 é adaptado para ter montado ali um conjunto de revestimento 20. O conjunto de revestimento convencional 20 inclui um membro de base de metal 22 o qual é adaptado para ser montado na superfície interna da carcaça por fixações adequadas, tais como parafusos (não mostrados) . 0 membro de base 22 inclui uma placa alongada que tem elementos de montagem 23 nele. 0 conjunto de revestimento ainda inclui um elemento de desgaste geralmente plano 24, o qual é montado no membro de base 22. 0 elemento de desgaste 24 pode ser formado de um material elastomérico ou metal, para a provisão de proteção contra abrasão e impacto. Devido às forças de impacto constantes aplicadas aos elementos de desgaste, quando o moinho está em operação, eles tenderão a romper após um período de tempo; quando uma ruptura ocorre, o moinho precisa ser parado, enquanto eles são substituídos. Isto pode consumir tempo e reduzir a produtividade geral do moinho.
É um objetivo da presente invenção prover um conjunto de revestimento de moinho melhorado, o qual alivia o problema mencionado anteriormente.
De acordo com um aspecto da presente invenção, é provido um conjunto de revestimento para uso em um moinho de trituração, o conjunto de revestimento incluindo um corpo de revestimento que inclui um membro de montagem, um membro de amortecimento elastomérico operativamente conectado ao membro de montagem, o referido membro de amortecimento incluindo uma pluralidade de cavidades de suporte ali, e uma pluralidade de elementos de desgaste montados nas cavidades de suporte.
O conjunto de revestimento de acordo com a presente invenção é adequado para uso em um moinho, o qual inclui uma carcaça rotativa que tem uma pluralidade de barras elevadoras uma superfície interna da mesma, as barras elevadoras se estendendo geralmente na mesma direção que o eixo geométrico de rotação da carcaça. As barras elevadoras são circunferencialmente espaçadas em torno da superfície interna da carcaça, de modo a formarem canais entre elas. Preferencialmente, os conjuntos de revestimento são dispostos nos canais com os membros de montagem presos à superfície interna da carcaça.
Em uma forma, o membro de amortecimento pode ser um corpo alongado tendo as cavidades dispostas em uma fileira que se estende na direção longitudinal do corpo alongado. Duas ou mais fileiras de cavidades podem ser dispostas lado a lado. Em uma forma, as cavidades em uma fileira podem ser deslocadas com respeito às cavidades em uma fileira adjacente. 0 comprimento do membro de amortecimento pode ser entre 2 e 12 vezes a largura do membro.
Em uma forma,o membro de amortecimento pode incluir uma parede de base, paredes laterais opostas que se estendem a partir da parede de base e que terminam em uma borda externa e uma parede externa que se estende a partir da borda externa das paredes laterais. A distância K a partir da parede de base até a borda externa das paredes laterais pode ser de em torno da largura da barra elevadora. A distância M a partir da borda externa das paredes laterais até uma região mais externa da parede externa pode ser de em torno de 1 a 40 cm.
As cavidades podem incluir uma parede inferior, e a distância S a partir da parede de base do corpo de revestimento até à parede inferior das cavidades pode ser de 0,1 K a 0,9 K, onde K é a distância a partir da parede de base até à borda externa das paredes laterais do corpo de revestimento. O amortecimento elastomérico pode ter uma dureza Shore entre 30 e 85 de dureza Shore A.
As cavidades adjacentes em uma fileira podem ser separadas por uma parede que tem uma espessura de em torno de 0,5 mm a 20 mm. Os elementos de desgaste podem ser geralmente de formato poliédrico. Os elementos de desgaste podem ter uma dureza Brinell entre 350 e 800 BHN. Preferencialmente, a superfície externa da parede externa do corpo de revestimento é substancialmente definida por uma superfície externa dos elementos de desgaste.
As paredes laterais do membro de amortecimento podem ser inclinadas ligeiramente uma em direção à outra.
As modalidades preferidas da invenção serão descritas, a partir deste ponto, com referência aos desenhos associados. A Fig. 1 é uma seção transversal parcial de uma vista axonométrica de um moinho com revestimentos de proteção; a Fig. 2 é uma vista parcial de uma seção transversal elevada perpendicular ao eixo geométrico do moinho com conjuntos de revestimento de proteção convencionais; a Fig. 3 é uma seção transversal parcial de uma visto axonométrica de um moinho com conjuntos de revestimento de proteção convencionais; a Fig. 4 ilustra os recursos de um conjunto de revestimento de proteção convencional; a Fig. 5 é uma seção transversal parcial de uma vista axonométrica de um moinho com conjuntos de revestimento de proteção de acordo com a presente invenção; a Fig. 6 é uma vista parcial de uma seção transversal elevada perpendicular ao eixo geométrico do moinho com conjuntos de revestimento de acordo com a presente invenção; a Fig. 7 é uma vista do conjunto de revestimento de proteção de acordo com a presente invenção; a Fig. 8 é uma vista plana de uma forma preferida de elemento de desgaste do conjunto de revestimento da presente invenção; a Fig. 9 é uma vista plana de uma outra forma preferida de elemento de desgaste do conjunto de revestimento da presente invenção; e as Fig. 10, 11, 12, 13, 14, 15 e 16 são configurações diferentes do elemento de desgaste e da superfície exposta ao impacto do aparelho de acordo com a presente invenção.
Uma vista parcial de um moinho de trituração típico é mostrada na Fig. 1, tendo conjuntos de revestimento convencionais, tendo sido descrita anteriormente com referência às Fig. 2 a 4.
A Fig. 5 é uma ilustração esquemática parcial de um moinho de trituração com conjuntos de revestimento de acordo com a presente invenção. O moinho tem uma carcaça 10 com uma pluralidade de barras elevadoras 12 montadas na superfície interna da carcaça 10. As barras elevadoras 12 são circunferencialmente espaçadas em torno da superfície interna da carcaça 10 e se estendem na direção do eixo geométrico de rotação da carcaça. Os espaços entre barras elevadoras adjacentes 12 formam canais 14 de largura J. O comprimento das barras 12 é mostrado como LM, o qual é o comprimento interno na direção de rotação das mesmas. Preferencialmente, o número de canais 14 é o mesmo que o número de barras elevadoras 12. Cada canal 14 é adaptado para ter montado nele um conjunto de revestimento 30 de acordo com a presente invenção. 0 conjunto de revestimento 30 inclui um membro de base 32, o qual é adaptado para ser montado na superfície interna da carcaça por fixações adequadas, tais como parafusos (não mostrados) . O membro de base 32 inclui uma placa alongada que tem elementos de montagem 33 nele. O conjunto de revestimento ainda inclui um membro de amortecimento elastomérico 34, o qual é preso ao membro de base 32. O membro de amortecimento 34 tem uma pluralidade de cavidades 3 6 ali, para o recebimento de elementos de desgaste 40. A largura do conjunto de revestimento é quase a mesma que a largura dos canais 14 entre barras elevadoras adjacentes 12 e o comprimento do conjunto de revestimento é de entre 2 e 12 vezes a largura do membro. 0 conjunto de revestimento tem uma parede de base que tem um lado inferior, o qual se conforma substancialmente ã curvatura da superfície interna da carcaça e paredes laterais que se estendem a partir da parede de base e sendo de uma altura K a qual é aproximadamente a mesma que a altura das paredes laterais das barras elevadoras 12. Conforme mostrado na Fig. 8, os elementos de desgaste são dispostos em duas fileiras 44 e 45 nas quais os elementos são deslocados uns dos outros. Na Fig. 9, três fileiras 44, 45 e 46 são mostradas com os elementos em fileiras adjacentes sendo deslocados uns dos outros. Os elementos de desgaste podem ser formados a partir de metal, de uma liga de metal, de cerâmica ou de qualquer outro material adequado. Os elementos de desgaste preferencialmente têm uma dureza Brinell entre 350 e 800 BHN. 0 membro de amortecimento pode ser um material natural ou sintético ou uma combinação de ambos com uma dureza Shore entre 30 e 85 de dureza Shore A. As Fig. 10 a 16 ilustram em seção transversal várias 5 configurações e formatos do membro de amortecimento e dos elementos de desgaste. As Fig. 10, 13, 14, 15 e 16 mostram uma fileira única de elementos de desgaste 40 de formatos diferentes de seção transversal. A Fig. 11 ilustra um arranjo com duas fileiras de elementos de desgaste 40 e a 10 Fig. 12 três fileiras de elementos de desgaste. Finalmente t é para ser compreendido que o conceito inventivo em qualquer um de seus aspectos pode ser incorporado em muitas construções diferentes, de modo que a generalidade da descrição precedente não seja substituída 15 pela particularidade dos desenhos anexados. Várias alterações, modificações e/ou adições podem ser incorporadas nas várias construções e arranjos de. partes, sem se desviar do espírito ou do âmbito da invenção.

Claims (14)

1. Conjunto de revestimento (30) para uso em um moinho de trituração compreendendo: um tambor rotativo (10) com uma superfície interna orientada em direção a um eixo geométrico de rotação em torno do qual um tambor rotativo (10) rotaciona; um membro de montagem (32) que é estruturado para ser operativamente preso à superfície interna do tambor rotativo (10); caracterizado pelo fato de compreender ainda: um membro de amortecimento elastomérico (34) que inclui uma parede de base (41) operativamente conectada ao membro de montagem (32); paredes laterais opostas (43) se estendem a partir da parede de base (41) que terminam em uma borda externa (48) e uma parede externa (47) que se estende entre a borda externa (48) de uma parede lateral (43) até a borda externa (48) da referida outra parede lateral (43) e posicionada para orientação em direção ao eixo geométrico de rotação do tambor rotativo (10); uma pluralidade de cavidades de suporte (36) formadas na parede externa (47) do membro de amortecimento elastomérico (34); e uma pluralidade de elementos de desgaste (40), em que cada cavidade de suporte (36) do membro de amortecimento elastomérico (34) compreende um dos referidos elementos de desgaste (40) montados ali, em que os elementos de desgaste (40) possuem uma dureza que é, de forma mensurável, mais dura que a dureza do membro de amortecimento elastomérico (34) e os elementos de desgaste (40) provêm uma superfície de desgaste sobre substancialmente a parede externa (47) inteira.
2. Conjunto de revestimento (30), de acordo com a reivindicação 1, caracterizado pelo fato do referido membro de amortecimento elastomérico (34) ser um corpo alongado e das referidas cavidades de suporte (36) serem dispostas em uma ou mais fileiras que se estendem na direção do eixo geométrico longitudinal do corpo alongado.
3. Conjunto de revestimento (30), de acordo com a reivindicação 1 ou 2, caracterizado pelo fato de serem providas duas ou mais das fileiras de cavidade de suporte (36) dispostas lado a lado.
4. Conjunto de revestimento (30), de acordo com a reivindicação 3, caracterizado pelo fato da referida pluralidade de cavidades de suporte (36) em uma fileira serem deslocadas com respeito às cavidades de suporte (36) em uma fileira adjacente.
5. Conjunto de revestimento (30), de acordo com qualquer uma das reivindicações 1 a 4, caracterizado pelo fato do comprimento do membro de amortecimento (34) ser entre 2 e 12 vezes a largura do membro de amortecimento (34).
6. Conjunto de revestimento (30), de acordo com qualquer uma das reivindicações 1 a 5, caracterizado pelo fato da distância K, medida a partir da parede de base (41) até a borda externa (48) das paredes laterais (43), ser em torno da largura da barra elevadora (12) que faz parte do moinho de trituração.
7. Conjunto de revestimento (30), de acordo com qualquer uma das reivindicações 1 a 6, caracterizado pelo fato da distância M, medida a partir da borda externa (48) das paredes laterais (43) até uma região mais externa da parede externa (47), ser em torno de 1 a 40 cm.
8. Conjunto de revestimento (30), de acordo com a reivindicação 6 ou 7, caracterizado pelo fato de cada cavidade de suporte (36) da pluralidade cavidades de suporte (36) compreender uma parede inferior, e em que a distância S, medida a partir da parede de base (41) do membro de amortecimento elastomérico (34) até a parede inferior de cada uma das referidas cavidades de suporte (36), é a partir de 0,1 K até 0,9 K.
9. Conjunto de revestimento (30), de acordo com qualquer uma das reivindicações 1 a 8, caracterizado pelo fato do membro de amortecimento elastomérico (34) ter uma dureza Shore entre 30 e 85 de dureza Shore A.
10. Conjunto de revestimento (30), de acordo com qualquer uma das reivindicações 3 a 9, caracterizado pelo fato das cavidades de suporte (36) adjacentes em uma fileira da pluralidade de cavidades de suporte (36) serem separadas por uma parede de material elastomérico que tem uma espessura em torno de 0,5 mm a 20 mm.
11. Conjunto de revestimento (30), de acordo com qualquer uma das reivindicações 1 a 10, caracterizado pelo fato dos elementos de desgaste (40) serem geralmente de formato poliédrico.
12. Conjunto de revestimento (30), de acordo com qualquer uma das reivindicações 1 a 11, caracterizado pelo fato dos elementos de desgaste (40) terem uma dureza Brinell entre 350 e 800 BHN.
13. Conjunto de revestimento (30), de acordo com qualquer uma das reivindicações 1 a 12, caracterizado pelo fato das paredes laterais opostas (43) serem ligeiramente inclinadas, uma em direção à outra, a partir da parede de base (41) até a parede externa (47).
14. Sistema de revestimento para uso em um moinho de trituração que compreende um tambor rotativo (10) que tem uma superfície interna, caracterizado por compreender: uma pluralidade de barras elevadoras (12) na superfície interna do mesmo, as barras elevadoras (12) se estendendo geralmente na mesma direção que o eixo geométrico de rotação do tambor rotativo (10), as barras elevadoras (12) sendo circunferencialmente espaçadas em torno da superfície interna da carcaça, de modo a formarem canais (14) entre elas, e uma pluralidade de conjuntos de revestimento (30), conforme definido em qualquer uma das reivindicações 1 a 13, os conjuntos de revestimento (30) sendo dispostos dentro dos respectivos canais (14) com os membros de montagem (32) presos à superfície interna da carcaça.
BRPI0606598-8A 2005-01-18 2006-01-16 Conjunto de revestimento e sistema de revestimento para uso em um moinho de trituração BRPI0606598B1 (pt)

Applications Claiming Priority (3)

Application Number Priority Date Filing Date Title
CL2005000102 2005-01-18
CL0102-2005 2005-01-18
PCT/AU2006/000049 WO2006076764A1 (en) 2005-01-18 2006-01-16 Mill liner assembly

Publications (2)

Publication Number Publication Date
BRPI0606598A2 BRPI0606598A2 (pt) 2009-07-07
BRPI0606598B1 true BRPI0606598B1 (pt) 2024-05-07

Family

ID=

Similar Documents

Publication Publication Date Title
AU2006207815B2 (en) Mill liner assembly
BR112012006755B1 (pt) Elemento de revestimento de moinho
BR112012026609B1 (pt) Placa de desgaste para uma cabeqa de descarga de moinho de trituraqao, moinho de trituraqao, metodo para fabricar uma placa de desgaste e metodo para ajustar uma placa de desgaste
EP1838447B1 (en) Cushioning element for mill liner
BRPI0618673A2 (pt) ponta de desgaste para o rotor de um triturador de mineral centrìfugo
ES2963332T3 (es) Conjunto de tapa de rotor segmentada
US20140252144A1 (en) Wear tip holder for a vsi crusher, a kit comprising a wear tip holder, and a method of reducing the wear rate of a wear tip holder
US10967385B2 (en) Method for making a shell plate
BR102018009469A2 (pt) segmento de lâmina, e, refinador
BR102016005762A2 (pt) revestimentos contra desgaste do triturador de cone de substituição
BRPI0606598B1 (pt) Conjunto de revestimento e sistema de revestimento para uso em um moinho de trituração
BR112014025992B1 (pt) triturador de rolos
BR102014006533B1 (pt) Carcaça de trituração externa de triturador giratório
EP2572791B1 (en) Wear tip holder for VSI crusher, and method of reducing wear of VSI crusher rotor
JP2008136939A (ja) ロッドミル
US20160250646A1 (en) Treaded lifter bar
EP2572792B1 (en) Wear tip holder for VSI crusher, and method of reducing wear of VSI crusher rotor
JP2008136938A (ja) 破砕機のライナの取り付け構造
US933582A (en) Pulp-refining engine.
EA032079B1 (ru) Лифтер, способ изготовления лифтера, способ установки лифтера и мельница
WO2024086953A1 (es) Tapón auto instalable contra el desgaste focalizado de los revestimientos antidesgaste
BR132021022232E2 (pt) Aperfeiçoamento em chute de transferência de minério
BRPI0501906B1 (pt) Revestimento interno para moinhos de moenda semi-autógena