BRPI0600773B1 - Coffee machine - Google Patents

Coffee machine Download PDF

Info

Publication number
BRPI0600773B1
BRPI0600773B1 BRPI0600773B1 BR PI0600773 B1 BRPI0600773 B1 BR PI0600773B1 BR PI0600773 B1 BRPI0600773 B1 BR PI0600773B1
Authority
BR
Brazil
Prior art keywords
coffee
grinding
coffee machine
grinding mechanism
scalding
Prior art date
Application number
Other languages
English (en)
Publication date

Links

Description

MÁQUINA DE CAFÉ [0001] A invenção se refere a uma máquina de café de acordo com o preâmbulo da reivindicação 1.
[0002] Máquinas de café do tipo tratado aqui são empregadas, sobretudo, no uso doméstico, e servem para a preparação completamente automática de bebidas de café frescas. Para a preparação de uma bebida de café, uma quantidade definida de grãos de café é conduzida do recipiente de grãos para o mecanismo de moer e é moida ali dentro. Os grãos moidos ou o pó de café é conduzido à câmara de escaldar, onde ele é comprimido e em seguida ele é passado pela água escaldante sob pressão e é extraído. A fim de proporcionar ao usuário a possibilidade de produzir uma bebida de café de um outro tipo de café diferente daquele recebido no recipiente de grãos, são conhecidas máquinas de café, que estão dotadas de um duto de enchimento, através do qual o café moído pode ser conduzido diretamente à câmara de escaldar, isto é, mediante o desvio do mecanismo de moer.
[0003] Da patente US 5,193,438 é conhecida uma máquina de café que está dotada de dois recipientes de grãos e dois mecanismos de moer. Os eixos de rotação dos dois mecanismos de moer passam horizontais. As saídas dos dois mecanismos de moer estão ligadas com um tubo vertical, que apresenta uma abertura de entrega comum. Com o propósito de uma limpeza simples, o tubo vertical deve poder ser retirado facilmente. Abaixo da abertura de entrega do tubo está disposto um suporte giratório, que está dotado de duas câmaras de recebimento situadas diametralmente opostas em seqüência, para o café moído. O suporte está disposto podendo girar, de tal modo que, a respectiva câmara de recebimento pode ser girada de uma posição de enchimento para uma posição de escaldar, em cuja última o pó de café recebido na câmara de recebimento correspondente pode ser escaldado para a preparação de uma bebida de café. A previsão de dois recipientes de grãos independentes e dois mecanismos de moer deverá possibilitar a produção de duas bebidas de café diferentes.
[0004] Da patente EP-A-0 472 272 é conhecida uma máquina de café expresso completamente automática, que além dos componentes usuais apresenta uma unidade para espumar o leite, bem como, dois recipientes de grãos com dois mecanismos de moer. Enquanto que um dos recipientes de grãos está previsto para a recepção de grãos de café tradicionais, o outro recipiente de grãos é construído para a recepção de grãos de café descafeinados. Abaixo dos dois mecanismos de moer está disposta uma unidade de escaldar que está ligada, através de um canal de alimentação, diretamente com um dos recipientes de grãos. O outro recipiente de grãos pode estar ligado, através de um duto de alimentação acionado de modo eletromecânico, com a unidade de escaldar. Por meio desta construção é possibilitado que, opcionalmente, possam ser retirados grãos de café de um ou do outro recipiente de grãos e possam ser moídos, de tal modo que, a unidade de escaldar possa ser carregada ou com pó de café tradicional ou descafeinado, e que possa ser preparada uma correspondente bebida de café fresca.
[0005] Finalmente, da patente EP-A-766 943 é conhecida uma máquina de café equipada com uma unidade de comando eletrônica, que também apresenta dois recipientes de grãos e dois correspondentes mecanismos de moer. A unidade de comando eletrônica está prevista para o comando do mecanismo de moer. Neste caso, entre outros, o comando deve considerar o desgaste do respectivo mecanismo de moer, de tal modo que, possa ser assegurada uma constante qualidade da bebida de café preparada. Ao contrário das duas máquinas de café mencionadas anteriormente, no caso desta máquina estão previstas duas unidades de escaldar separadas, em forma de dois suportes de filtro manuais que podem ser fixados abaixo do respectivo mecanismo de moer.
[0006] Partindo do estado da técnica mencionado, a tarefa da invenção consiste em aperfeiçoar uma máquina de café de acordo com o preâmbulo da reivindicação 1, de tal modo que, o usuário tenha a possibilidade de produzir uma bebida de café, na qual, para preparação de uma bebida de café, seja empregado não apenas um tipo de grão.
[0007] Para isso, de acordo com a invenção é preparada uma máquina de café de acordo com a reivindicação 1.
[0008] Pelo fato de que a máquina de café está dotada de meios de seleção prévia, por meio dos quais pode ser alterada a quantidade de grãos de café na proporção exata, que é retirada do respectivo compartimento ou do recipiente de grãos, e por meio do mecanismo de moer coordenado é moido e empregado para escaldar uma bebida de café, o usuário pode utilizar os dois tipos de grãos para a preparação de uma bebida de café. Conforme o desejo, naturalmente também pode ser empregado somente um ou outro tipo de grão ou tipo de café para a preparação de uma bebida de café.
[0009] Execuções preferidas do dispositivo estão descritas em mais detalhes nas reivindicações subordinadas de 2 a 8.
[0010] Um exemplo de execução preferido da invenção será descrito em detalhes, a seguir, com o auxilio do único desenho, no qual uma máquina de café está representada esquematicamente. A máquina de café 1 apresenta um recipiente de grãos 2, que está dividido em dois compartimentos 2a, 2b por meio de uma alma de separação 3. Abaixo de cada compartimento 2a, 2b está disposto, respectivamente, um mecanismo de moer 4, 8. Ambos os mecanismos de moer 4, 8 estão dotados de dois discos de moer 6a, 6b; 10a, 10b cada, dos quais, respectivamente, o disco de moer inferior 6a, 10a é acionado por um motor elétrico 5, 9, enquanto que o disco de moer superior 6b, 10b está disposto fixo. Além disso, a máquina de café 1 abrange um módulo de escaldar 12 provido de uma câmara de escaldar 13, que serve para a extração dos grãos de café moidos por meio de água escaldante. O módulo de escaldar 12 está provido de uma saida 14 para a bebida de café preparada.
[0011] Um recipiente de grãos 2 dividido deste modo é apropriado, em particular, para a recepção de dois tipos distintos de grãos de café. Por exemplo, um dos compartimentos pode ser enchido com os grãos de café Arábica e o outro com grãos de café Colômbia. Uma outra variante pode consistir, por exemplo, no fato de que um dos compartimentos é enchido com grãos de café descafeinados, de tal modo que em caso de necessidade, a qualquer instante pode ser preparado um café com cafeína reduzida ou um café descafeinado.
[0012] Cada mecanismo de moer 4, 8 está dotado de uma saída 16, 17 para o café moído. Estas duas saídas 16, 17 convergem para um canal de alimentação 18 comum, que serve para o enchimento da câmara de escaldar 13 que se estende, em essência, na direção vertical para baixo, de tal modo que, o café moído, seguindo a força de gravidade, pode conseguir chegar na câmara de escaldar 13 através deste canal de alimentação 18. De preferência, o módulo de escaldar 12 pode ser girado entre uma posição de enchimento e a posição de escaldar mostrada aqui, na qual o café moido é recebido na câmara de escaldar 13 comprimido. Os elementos de deslocamento necessários para o giro do módulo de escaldar 12 não estão representados.
[0013] Além disso, a máquina de café dispõe de um elemento de seleção prévia 20, em forma de um regulador de deslocamento 22 provido de uma escala 21, que serve para a seleção prévia da quantidade de grãos de café na proporção exata, que é retirada do respectivo compartimento 2a, 2b e por meio do mecanismo de moer 4, 8 coordenado é moido e empregado para escaldar uma bebida de café. No presente caso o regulador de deslocamento 22 se encontra na posição 75/25, o que significa que, para escaldar uma bebida de café, 75% da quantidade de café é retirada do compartimento esquerdo 2b, enquanto que os restantes 25% são retirados do compartimento direito 2a. O regulador de deslocamento 22 está ligado com uma unidade de comando eletrônica (não representada), por meio da qual o respectivo mecanismo de moer 4, 8 é ativado, em função da quantidade de grãos de café na proporção exata, que deve ser retirada do respectivo compartimento 2a, 2b para a preparação de uma bebida de café. A correspondente regulagem de quantidade é feita, de preferência, através da medição do número de rotações do respectivo mecanismo de moer 4, 8. Para isto, os dois mecanismos de moer 4, 8 estão equipados com um sensor de número de rotações (não representado) . Com relação ao presente caso, isto significa que, o mecanismo de moer esquerdo 8 precisa executar no total três ve- zes mais rotações que o mecanismo de moer direito 4, a fim de que para o escaldar de um café, 75% da quantidade de café se origine do compartimento esquerdo 2b, enquanto que os restantes 25% são alimentados do compartimento direito 2a.
[0014] Se, para a preparação de um café tiver que ser usada uma mistura de pó de café que abranja os grãos de dois tipos, então os mecanismos de moer 4, 8 são operados, de preferência, ao mesmo tempo, pelo menos, parcialmente, para que os tipos de café já se misturem no canal de alimentação 18, e que seja conduzida uma mistura de pó de café homogênea à câmara de escaldar 13. A operação simultânea dos dois mecanismos de moer 4, 8 tem ainda a vantagem que, com isto, o processo de moagem se encurte temporalmente. Logicamente também é possível ativar os dois mecanismos de moer 4, 8 temporalmente um após o outro.
[0015] Através do deslocamento do regulador de deslocamento 22 para a direita ou para a esquerda pode ser alterada a quantidade de grãos de café na proporção exata, que é retirada do respectivo compartimento 2a, 2b para a preparação de uma bebida de café. É compreensível que, ao invés do regulador de deslocamento 22 mostrado, por meio do qual podem ser efetuadas, no total, cinco variações de quantidade, de 100% de grãos de um dos compartimentos até 100% de grãos do outro compartimento, também são possíveis, quaisquer outras graduações com relação à variação de quantidade até uma variação sem graduação. Ao invés de um regulador de deslocamento 22 também podem estar previstos, por exemplo, um botão de girar, um botão de pressão de girar ou uma infinidade de teclas individuais, eventualmente programáveis. Também é possível um comando através de um sensor de contato ou de aproximação, por exemplo, na forma de um monitor de toque na tela.
[0016] Uma grande vantagem de uma máquina de café 1 executada deste modo consiste no fato de que, através da coordenação direta de um mecanismo de moer 4, 8 ao respectivo compartimento 2a, 2b ou ao respectivo recipiente de grãos no respectivo mecanismo de moer, somente será moido um tipo de café, de tal modo que, pelo menos, até o enchimento completo do respectivo compartimento 2a, 2b será moido sempre o mesmo tipo de grão com o mecanismo de moer 4, 8 correspondente, e não ficam resíduos de um outro tipo de grão no mecanismo de moer 4, 8. Por outro lado, para o escaldar de uma bebida de café também podem ser empregados diferentes tipos de grãos, sendo que, também sua quantidade pode ser variada na proporção exata. Finalmente deve ser mencionado que, naturalmente também podem ser previstos três ou mais diferentes compartimentos ou recipientes de grãos, sendo que, também neste caso, a cada compartimento ou recipiente de grãos é coordenado um mecanismo de moer próprio.
REIVINDICAÇÕES

Claims (8)

1. Máquina de café (1) com, pelo menos, um recipiente de grãos (2), para a recepção de grãos de café, um mecanismo de moer para a moagem dos grãos de café, bem como, com um módulo de escaldar (12) dotado de uma câmara de escaldar (13), para a extração dos grãos de café moidos por meio de água escaldante, sendo que, o recipiente de grãos (2) está dividido em, pelo menos, dois compartimentos (2a, 2b) ou estão previstos, pelo menos, dois recipiente de grãos, e pelo fato de que a cada compartimento (2a, 2b) ou a cada recipiente de grãos está coordenado um mecanismo de moer (4, 8), caracterizado pela máquina de café apresentar, pelo menos, um meio de seleção prévia (20), por meio do qual uma mistura de pó de café, que é utilizada para escaldar uma bebida de café, pode ser variada por meio de variação proporcional na quantidade de grãos de café que são fornecidos pelo respectivo compartimento (2a, 2b) , ou pelo recipiente de grão, e são moidos pelo mecanismo de moer (4, 8) .
2. Máquina de café (1) de acordo com a reivindicação 1, caracterizada pelo fato de que o meio de seleção prévia (20) abrange um regulador de giro ou de deslocamento, um sensor de toque ou de aproximação, ou várias teclas de pressão.
3. Máquina de café (1) de acordo com a reivindicação 1 ou 2, caracterizada pelo fato de que o meio de seleção prévia (20) está ligado com uma unidade de comando eletrônica, para o comando do respectivo mecanismo de moer (4, 8) .
4. Máquina de café (1) de acordo com qualquer uma das reivindicações anteriores, caracterizada pelo fato de que o meio de seleção prévia (20) é construído, de tal modo que a quantidade de grãos de café na proporção exata, que é retirada do respectivo compartimento (2a, 2b) ou do recipiente de grãos, e por meio do mecanismo de moer (4, 8) coordenado é moída e empregada para escaldar uma bebida de café, pode ser alterada sem graduação ou com graduação entre 0 e 100% ou entre 100 e 0%.
5. Máquina de café (1) de acordo com qualquer uma das reivindicações anteriores, caracterizada pelo fato de que a unidade de comando eletrônica é construída, de tal modo que os dois mecanismos de moer (4, 8) podem ser operados ao mesmo tempo.
6. Máquina de café (1) de acordo com qualquer uma das reivindicações anteriores, caracterizada pelo fato de que cada mecanismo de moer (4, 8) está dotado de uma saída (16, 17) para o café moído, e que as saídas (16, 17) convergem para um canal de alimentação (18) comum, que serve para o enchimento da câmara de escaldar (13).
7. Máquina de café (1) de acordo com a reivindicação 5, caracterizada pelo fato de que o módulo de escaldar (12) pode ser deslocado ou girado entre uma posição de enchimento e uma posição de escaldar, sendo que, na posição de enchimento ele está em ligação com o canal de alimentação.
8. Máquina de café (1) de acordo com qualquer uma das reivindicações anteriores, caracterizada pelo fato de que o respectivo mecanismo de moer (4, 8) está dotado de, pelo menos, um disco de moer (6b, 10b), que gira durante o processo de moagem, e está previsto, respectivamente, um sensor para o registro do número de rotações do respectivo disco de moer (6b, 10b), sendo que, além disso, está prevista uma unidade de comando eletrônica, por meio da qual, o número de rotações do respectivo disco de moer (6a, 6b) pode ser alterado em função da quantidade de grãos de café selecionada previamente, no meio (20) para a seleção prévia da quantidade de grãos de café na proporção exata, que é empregada do respectivo compartimento (2a, 2b) ou do recipiente de grãos para escaldar uma bebida de café.

Family

ID=

Similar Documents

Publication Publication Date Title
ES2289736T3 (es) Cafetera.
AU2017269724B2 (en) Removal of a capsule from a capsule holder
KR101591771B1 (ko) 음료 추출 기기
CN102970906B (zh) 咖啡豆封装盒和包括它的咖啡饮料系统
CA2690323C (en) Coffee maker
BR112013015350B1 (pt) aparelho de bebida e método de preparação de café
JP2014509225A (ja) 調合飲料機器及び方法
PT2314188E (pt) Aparelho e método para reabastecer os porta-filtros de uma máquina de café expresso com doses seleccionadas de café moído no momento
CA3085105A1 (en) Unit of a coffee apparatus having a bean container, a portioning device and a grinder
KR20130019466A (ko) 핸드 드립 커피머신
CN107088462A (zh) 冲泡材料磨碎机
EP3457900B1 (en) Beverage preparation device
ES2746832T3 (es) Máquina automática de café para preparar café expreso
GB2435609A (en) Hand-held coffee grinder and infusion apparatus
BRPI0600773B1 (pt) Coffee machine
TWI743365B (zh) 用於義式咖啡機的過濾器支架的劑量裝置以及應用此一裝置之劑量方法
US20130022723A1 (en) Coffee making systems and associated methods
KR20160121202A (ko) 커피 드립 장치
TWM525705U (zh) 可調整出粉口位置之研磨機
DE102017003909B4 (de) Getränkezubereiter für Heißgetränke
JP7406554B2 (ja) コーヒーマシン、およびこのようなコーヒーマシンを動作させるための方法
HU181032B (hu) Kávéfőző készülék
KR101653147B1 (ko) 로스터기
KR20190080210A (ko) 커피 자동 추출 장치
CN112087966A (zh) 自动咖啡和茶冲泡设备