DISPOSITIVO PARA UNIR ITENS DE VESTUÁRIO, TAIS COMO PEÇAS ÍNTIMAS, MEIAS, LUVAS E OUTROS DO GÊNERO E ITEM TÊXTIL DO TIPO CONSTITUÍDO POR UM JOGO DE UNIDADES
DESCRIÇÃO
OBJETIVO DA INVENÇÃO A presente invenção é aplicável no setor de indústria têxtil, especificamente na manufatura de complementos de vestuário do tipo normalmente formado por duas ou mais unidades equivalentes, tais como meias soquete, sapatinhos de tricô, meias compridas, aquecedores de perna, luvas, meia-luvas, mangas postiças, chinelos, etc., bem como os jogos completos de vestuário íntima que compreendem um sutiã e calcinhas, ou outros itens que combinam, tais como um calção com uma camiseta e meias, etc. A invenção descrita refere-se a um dispositivo que, concebido na forma e no tamanho a serem incorporados no tipo acima mencionado de itens de vestuário, permite unir um item com seu par correspondente e, de maneira geral, um item têxtil a um outro.
Um outro aspecto da invenção é um item têxtil, essencialmente um complemento de vestuário que consiste em um par de itens equivalentes, distinguível somente pelo fato que cada qual corresponde a um lado do corpo, da mão, do braço, do pé, etc., do usuário, ou totalmente intercambiável ao ser completamente idêntico, que inclui o dispositivo de união acima mencionado.
Analogamente, o item têxtil que incorpora o dispositivo de união da invenção também se refere a itens domésticos, tais como toalhas de mesa, jogos de toalhas, roupa de cama, etc.
Um objetivo principal da invenção consiste em facilitar a união de itens que formam pares ou jogos quando não estão sendo usados e devem ser lavados, secados ou armazenados, a fim de poupar tempo e problemas ao não ter que emparelhá-los novamente vez antes que eles sejam usados.
Um outro objetivo da invenção consiste em permitir uma identificação adicional dos itens, incluindo símbolos que identificam o seu usuário ou o fabricante ou o distribuidor, no dispositivo de união incorporado nos pares de itens de vestuário e itens têxteis.
ANTECEDENTES DA INVENÇÃO
Um problema diário sofrido pela maior parte das pessoas ao se vestirem á que determinados itens, tais como meias, luvas e outros itens usados em pares, devem ser colocados em pares corretamente a fim de evitar a correría da vida moderna ou do nosso desligamento que fazem com que usemos meias de colorações diferentes ou somente uma luva depois de não conseguir encontrar a outra.
Quando uma pessoa tira suas meias soquete, meias compridas, luvas, etc., com a intenção de lavar ou descartar as mesmas, cada item será separado, e a máquina de lavar irã separar os mesmos ainda mais. Portanto, é bastante incômodo encontrar o par de cada item antes de colocá-los na fila de roupas para secar ou, mais tarde ao armazená-los, para deixá-los de modo que eles possam ser usados imediatamente quando desejado. É ainda mais incômodo quando várias pessoas, tais como os vários membros de uma família, usam a mesma máquina de lavar simultaneamente e além disso possuem itens de vestuário muito semelhantes, especialmente meias compridas e meias soquete. No final, a sua confusão resulta em trocas indesejadas.
Para impedir que aconteçam estas situações potencialmente cômicas ou embaraçosas, há prendedores ou outros dispositivos no mercado que são utilizados para prender meias, luvas e outros do gênero juntos, principalmente aqueles que devem ser usados quando lavados e colocados para secar.
Um exemplo é o pino para prender meias soquete, meias compridas ou luvas do Modelo de Utilidade Espanhol ES 1051475 U, que nas suas extremidades tem um sistema de fechamento de prendedor e numerosas aberturas de ventilação para permitir a lavagem e a secagem dos itens.
Um outro dispositivo para pendurar itens em pares é descrito no modelo de serviço público espanhol ES 1052658 U, que adota uma configuração parecida com um eixo para formar um pino de plástico flexível que incorpora em um ou outro lado membranas obtidas por cortes radiais, em que os itens são introduzidos e unidos sem serem danificados devido à flexibilidade das membranas que retêm cada item têxtil do par. A desvantagem destes dispositivos é que eles são por sua vez soltos, independentemente dos itens de vestuário que eles prendem juntos, de modo que eles devem ser unidos quando da lavagem ou colocação das roupas para secar a fim de que os itens sejam colocados em pares, mas mais tarde eles devem ser removidos a fim de guardar ou usar o item. Isto economiza tempo quando da lavagem ou colocação para secar dos itens unidos em pares, mas é perdido um tempo pelo fato de ter que procurar pelo pino correto.
DESCRIÇÃO DA INVENÇÃO A presente invenção soluciona, entre outras, as desvantagens descritas acima de uma maneira totalmente satisfatória em cada aspecto discutido. A invenção aqui descrita refere-se a um dispositivo para unir itens de vestuário, o qual consiste em pelo menos dois componentes, cada um deles incorporado em um dos itens que formam um jogo, tal como um sutiã e calcinhas ou um calção, camiseta e meias, ou aqueles formados por pares tais como meias, luvas e outros do gênero.
Os componentes do dispositivo de união têm uma configuração idêntica, cada qual constituído por duas partes travantes, de modo que cada componente do dispositivo de união seja unido a um item do par, o qual é desse modo preso entre as duas partes correspondentes.
Para cada componente, uma das partes estará na parte externa da meia, da luva ou do item a ser unido, de modo que possa ser usado para incorporar uma marca ou um símbolo distintivo que ajude os usuários com seus itens, tal como contendo as suas iniciais. Analogamente, os fabricantes, os distribuidores ou os vendedores finais destes itens podem adicionar seu logotipo, nome de marca ou qualquer outra marca de publicidade.
Para esta finalidade, entre outras descritas mais abaixo, a parte externa de cada componente do dispositivo descrito tem uma face lisa, ao passo que a face oposta tem uma nervura contínua ou então formada por diversas nervuras com dentes externos para agarrar na outra parte, dentro do item que está sendo preso.
Estes dentes da nervura usados para acoplar a parte externa à outra parte do mesmo componente podem ter diversas configurações, com menos ou mais dentes, a fim de permitir a fixação a itens de uma espessura diferente, variando de meias de seda ou meias de náilon a luvas de lã grossas.
Para prender juntas as duas partes de um componente do dispositivo para unir meias e outros do gênero, a parte que fica dentro do item tem uma área oca, preferivelmente centrada, que define uma abertura com uma forma e dimensões adequadas para acoplar nas nervuras e nos dentes da parte externa. A parte externa tem as suas nervuras na posição apropriada da face que toca no item, a fim de prender este último no meio quando ela é acoplada na abertura da outra parte do componente que prende o dito item. Por sua vez, ela tem um outro par correspondente em que os outros componentes do dispositivo para unir os pares dos itens é identicamente encaixado.
Quando da lavagem, secagem ou armazenagem do par de itens unidos, os dois componentes do dispositivo da invenção são unidos, porque eles também podem ser acoplados um ao outro. 0 acoplamento dos dois componentes para unir um par de itens é obtido pela configuração das duas partes dos ditos componentes.
Preferivelmente, cada parte tem um formato de disco. A parte interna tem uma virola contínua ou descontínua em seu perímetro inteiro, na área oca interna, ou seja, a área oposta àquela em que a parte externa do mesmo componente é presa, que fica direta ou indiretamente em contato com a pele do usuário e fica exposta ao ar quando o item não está sendo usado. 0 contorno circular da parte externa de um componente é portanto preso no espaço oco da parte interna do outro componente do dispositivo de união, enquanto as virolas em forma de cunha da última parte prendem a primeira parte, de modo que os dois componentes do dispositivo sejam acoplados eficientemente para permitir que os dois itens sejam presos juntos quando forem lavados, secados ou até mesmo enquanto guardados em gavetas ou prateleiras, tanto no lar quanto em um estabelecimento de varejo.
Desse modo, as virolas em forma de cunha da parte interna, junto com a forma do contorno da parte externa, permitem que o usuário una os dois componentes e desse modo una os dois itens aos quais são unidos, de uma maneira conveniente ao aplicar uma ligeira pressão para inserir uma parte na outra, bem como para separa-las facilmente sem esforço, uma vez que a cunha e o disco são acoplados como um prendedor simples.
Um outro aspecto da invenção refere-se a um item têxtil que inclui um dispositivo de união, geralmente constituído por dois componentes, os quais podem ser idênticos ou diferentes, cada qual unido às unidades têxteis que formam o item completo, tal como um jogo de toalhas de mesa, toalhas, lençóis, roupas íntimas, etc. Os dois componentes do dispositivo são adaptados na forma e nas dimensões para serem encaixados um no outro. 0 item têxtil que incorpora um dispositivo de união tal como descrito acima se refere não somente aos itens de vestuário ou aos itens do tipo compreendido geralmente de um grupo de unidades equivalentes, distinguível somente pelo fato que cada unidade corresponde a um lado do corpo, da de mão, do braço, do pé, etc., do usuário, ou são totalmente intercambiáveis uma vez que são idênticos, mas também outros itens de artigos domésticos tais como roupas de cama, toalhas, toalhas de mesa, guardanapos, lençóis, capas de travesseiros, biquínis, etc. A este grupo, pertencem os exemplos acima mencionados, tais como meias soquete, meias compridas ou luvas, incluindo meia-luvas, aquecedores de perna e mangas postiças, atualmente na moda entre os jovens, ou sapatinhos de tricô usados principalmente por bebês e por pessoas idosas.
Além disso, o dispositivo de união concebido para solucionar o problema de coloca em pares os itens imediatamente pode ser aplicado a outros itens de vestuário tais como os chinelos de material têxtil usados na dança clássica ou aqueles usados para o conforto em casa, no campo, na praia, etc.
Outras aplicações da invenção consiste em unir os itens de um jogo de roupas íntimas ou de um biquíni, um sutiã às calcinhas, etc., ou as unidades têxteis de um jogo de toalhas de mesa, a toalha de mesa aos guardanapos, ou qualquer item têxtil compreendido por um grupo de duas ou mais unidades.
Portanto, uma melhoria em relação ao dispositivo conhecido para estas e as finalidades correlatas é que o dispositivo descrito não é separado do item, mas, pelo contrário, é incorporado de uma maneira simples mediante o acoplamento das duas partes de um dos componentes, de uma maneira de retenção, de modo que o item fique preso entre elas. A fixação do dispositivo de união aos itens pode ser opcionalmente presa por adesivos ou costura de pelo menos uma das partes, bem como por outras técnicas tradicionais.
Desta maneira, não há nenhum risco de perder as partes, e não é necessário unir as mesmas cada vez que os itens são lavados, nem é necessário remover as mesmas depois que elas são lavadas e secadas para serem guardadas; o usuário pode até mesmo usar os itens com as peças unidas apropriadamente, os itens incluindo separadamente um componente do dispositivo da invenção.
Uma outra vantagem com respeito à técnica conhecida é o valor adicionado fornecido ao objeto da invenção, porque uma marca comercial pode ser incluída em uma face da parte externa de cada componente. A sua superfície exterior lisa permite incorporar não somente os logotipos dos fabricantes ou dos vendedores, mas os símbolos para identificar também o proprietário dos itens a fim de distinguí-los de outros itens similares, ou tal como no caso de roupas para crianças para diferenciar os itens esquerdo e direito.
As partes usadas são pequenas e têm bordas arredondadas para evitar o incômodo ao usuário quando em contato com a pele, sendo agradável ao toque e agradando esteticamente como um acessório no item, com cores ou figuras apropriadas, principalmente marcas de publicidade.
Os componentes e as partes são feitos de materiais que irão sobreviver ao processo inteiro de lavagem e a secagem, suportando as altas temperaturas atingidas nas máquinas usadas para tal finalidade, assim como detergentes, amaciantes e a água sem serem prejudicados. A forma arredondada das nervuras, das virolas e dos dentes dos itens não irá danificar os itens aos quais são unidos, alguns dos quais podem ser delicados, tais como meias finas. Uma outra propriedade é que a face lisa das partes pode ser impressa por serigrafia ou conter marcas feitas por outros meios, tal como a gravação de letras ou outros sinais no material. 0 dispositivo é feito preferivelmente de plástico, embora outros materiais usados normalmente na indústria têxtil e na manufatura de ornamentos também possam ser utilizados, tais como metais inoxidáveis, para aumentar a robustez dos componentes, ou prata para adicionar valor econômico ao produto final para constituir um presente original junto com o item de vestuário.
DESCRIÇÃO DOS DESENHOS
Para completar a descrição que está sendo feita e a fim de ajudar a uma compreensão melhor das características da invenção, um jogo de desenhos é incorporado, o qual faz parte integrante da presente patente onde, para as finalidades de ilustração e em um sentido não-limitativo, várias realizações preferidas da invenção são mostradas tal como segue: A figura IA mostra uma vista em elevação dos dois componentes que formam o dispositivo, idênticos e fixáveis de acordo com o objetivo da invenção para unir pares de itens. A figura 1B mostra uma vista em perspectiva de baixo para cima dos dois ditos componentes da figura precedente, separados em suas duas partes, interna e exterior, de acordo com uma realização preferida do dispositivo da invenção. A figura 1C mostra uma vista em perspectiva de cima para baixo dos dois ditos componentes da figura precedente, separados em suas duas partes, interna e exterior, de acordo com uma realização preferida do dispositivo da invenção. A figura 2A mostra uma vista de planta da face interna de uma parte externa de um dos componentes do dispositivo para unir itens de vestuário, mostrando as nervuras com as quais são presos na parte interna do mesmo componente, de acordo com uma realização preferida da invenção. A figura 2B mostra uma vista em elevação da parte externa de um dos componentes do dispositivo para unir itens de vestuário, mostrando as nervuras e os dentes por meio dos quais prende o item de vestuário, de acordo com uma realização preferida da invenção. A figura 2C mostra uma vista em elevação e ampliada dos dentes que determina o contorno exterior das nervuras da dita parte externa da figura precedente, de acordo com uma realização preferida da invenção. A figura 3A mostra uma vista de planta da face superior da parte interna de um dos componentes do dispositivo para unir itens de vestuário, mostrando o orifício central em que são inseridas as nervuras da parte externa do mesmo componente, de acordo com uma realização preferida da invenção. A figura 3B mostra uma vista em elevação da parte interna de um dos componentes do dispositivo para unir itens de vestuário, mostrando as virolas em forma de cunha no fundo da dita parte externa da figura precedente, de acordo com uma realização preferida da invenção. A figura 3C mostra uma vista em elevação e ampliada da forma de cunha das virolas da dita parte interna da figura precedente, de acordo com uma realização preferida do dispositivo da invenção. A figura 4 mostra uma vista em perspectiva e secional das duas partes de cada componente inseridas uma na outra e os dois componentes do dispositivo unido. A figura 5 mostra uma vista em elevação das partes exterior e interna de um componente antes que eles sejam acoplados para serem unidos a um item de vestuário. A figura 6 mostra uma seção transversal de um componente com as duas partes interna e externa acopladas uma na outra, prendendo uma parte pequena do item de vestuário. A figura 7 mostra uma vista em perspectiva de um componente com as duas partes interna e externa acopladas uma na outra, prendendo uma parte pequena do item de vestuário. A figura 8 mostra complementos de vestuário tais como meias ou luvas incluindo os componentes do dispositivo para unir pares de itens de vestuário. A figura 9A mostra uma vista em perspective da face interna da parte externa de um dos componentes do dispositivo para unir itens de vestuário, mostrando a nervura contínua com a qual trava na parte interna do mesmo componente, de acordo com uma outra realização preferida da invenção. A figura 9B mostra uma vista em perspectiva da face interna da parte externa, de acordo com a realização representada na figura precedente. A figura 10A mostra uma vista em perspectiva da face superior da parte interna de um dos componentes do dispositivo para unir itens de vestuário, mostrando o orifício central em que é inserida a nervura da parte externa do mesmo componente, que corresponde à realização da invenção mostrada nas ampliações A e B da figura 9. A figura 10B mostra uma vista em perspectiva da face interna da parte interna, de acordo com a mesma realização representada na figura precedente.
REALIZAÇÃO PREFERIDA DA INVENÇÃO
Na vista dos desenhos descritos acima, pode ser descrita como uma realização possível da invenção um dispositivo para unir itens de vestuário que compreende pelo menos dois componentes idênticos (1, 1') que podem ser acoplados um ao outro, tal como mostrado na figura IA.
Cada componente (1, 1'), por sua vez, é dividido em uma parte externa (2, 2') e em uma parte interna (3, 3'), as quais também são acopladas uma â outra mediante a inserção das nervuras (5, 5') providas na face interna da parte externa (2, 2') tal como mostrado na figura 1B, em um orifício (4, 4') provido no centro da parte interna (3, 3'), de modo que elas são inseridas perfeitamente uma na outra tal como mostrado na figura IA. 0 dito orifício central (4, 4') de cada parte interna (3, 3') tem um flange periférico (6, 6') tal como mostrado na figura 1C, cuja forma é adaptada ao contorno das nervuras (5, 5'), preferivelmente circular e descontínua conforme representado na figura 2A, onde dentes são providos externamente configurados com pelo menos um dente inferior (7) para reter os itens finos e pelo menos um dente superior (8) para os itens grossos, mostrados na figura 2B e em maiores detalhes na figura 2C.
Na parte do fundo da dita parte interna (3, 3'), oposta àquela mostrada na figura 3A, para cada um dos componentes (1, 1') do dispositivo de união, são incorporadas virolas em forma de cunha (9, 9'), tal como mostrado na figura 3B e em detalhes na figura 3C.
As ditas nervuras (9, 9') da parte interna (3, 3') de acordo cora a forma do contorno da parte externa (2, 2') facilitam o acoplamento dos dois componentes (1; 1'). Para unir um componente {1) ao outro (1') componente do dispositivo da invenção, a face exterior e lisa da parte externa (2) do primeiro componente (1) é inserida por meio de pressão manual na parte inferior oca da parte interna (3') do segundo componente (l1), de modo que ficam acoplados perfeitamente conforme mostrado na figura 4.
Para unir um componente (1) a um item (P), a parte externa (2) e a parte interna (3) são acopladas conforme mostrado na figura 5 ao colocar o item (P) entre eles. 0 dito item é desse modo retido pelo par perfeito entre as nervuras (5) da parte externa (2) no orifício (4) da parte interna (3) do mesmo componente (1), tal como mostrado nas figuras 6 e 7. 0 componente (1) do dispositivo de união incorporado ao item (P), que pode ser uma meia soquete, meias compridas, uma luva, etc., em geral colocado formando um par com um outro item idêntico (P1), nesta realização preferida, tem a aparência de um minúsculo botão, tal como representado na figura 8. A parte externa (2) é configurada em uma forma de disco, com um diâmetro ligeiramente menor do que aquele da parte interna (3) em que é inserida, que tem uma configuração de botão circular similar. Na parte externa, a dita parte externa (2) tem uma superfície lisa onde é possível imprimir ou desenhar letras e símbolos de identificação, símbolos de publicidade ou símbolos que identificam o proprietário do item (P) . 0 componente (1), desse modo unido ao item (P), irã durar a sua vida inteira, bem como suportar os processos normais de lavagem e secagem aos quais o dito item (P) é sujeitado pelo usuário. Uma opção para assegurar uma fixação ainda mais segura do componente (1) ao item (P) consiste em costurar a sua parte interna (3) dentro do dito item (P) , Uma outra realização alternativa das partes (2, 3) é aquela representada respectivamente nas figuras 9 e 10. Conforme mostrado nas ampliações A e B da figura 9, a nervura (5) da parte externa (2) é contínua neste caso, formando um círculo completo. A esta parte externa (2) corresponde uma parte interna (3) obtida tal como mostrado na figura 10, a qual é dotada de um orifício (4) adaptado ao diâmetro da nervura (5) que deve ser acoplada dentro do mesmo. Esta outra parte interna (3) também tem uma virola contínua (9) em seu perímetro inteiro, de acordo com a forma do contorno da parte externa (2) para permitir o acoplamento como os componentes (1, 1')· Esta última configuração melhora consideravelmente a eficácia da invenção e simplifica o seu processo de manufatura.
As dimensões pequenas de todas as partes (2, 3) não interferem na lavagem ou na secagem do item (P) em que são incorporadas, e também não afetam a aparência ou o conforto do uso do item. O dispositivo de união é feito de plástico com uma estrutura que permite unir um par de itens de vestuário ou chinelos, não demasiadamente grossos, com grande eficácia, de uma maneira simples e sem a necessidade de o usuário procurar um dispositivo estranho aos itens, uma vez que cada componente que constitui o dispositivo proposto é incluído em ambos os itens ou as unidades do par a ser usado.
REIVINDICAÇÕES