BRPI0507814B1 - Composição de tratamento dos cabelos, uso de uma composição e método de condicionamento dos cabelos - Google Patents

Composição de tratamento dos cabelos, uso de uma composição e método de condicionamento dos cabelos Download PDF

Info

Publication number
BRPI0507814B1
BRPI0507814B1 BRPI0507814-8A BRPI0507814A BRPI0507814B1 BR PI0507814 B1 BRPI0507814 B1 BR PI0507814B1 BR PI0507814 A BRPI0507814 A BR PI0507814A BR PI0507814 B1 BRPI0507814 B1 BR PI0507814B1
Authority
BR
Brazil
Prior art keywords
composition
hair
weight
composition according
clays
Prior art date
Application number
BRPI0507814-8A
Other languages
English (en)
Inventor
Artit Kijchotipaisarn
Colin Christopher David Giles
Anuchai Sinsawat
Original Assignee
Unilever Nv
Priority date (The priority date is an assumption and is not a legal conclusion. Google has not performed a legal analysis and makes no representation as to the accuracy of the date listed.)
Filing date
Publication date
Application filed by Unilever Nv filed Critical Unilever Nv
Publication of BRPI0507814A publication Critical patent/BRPI0507814A/pt
Publication of BRPI0507814B1 publication Critical patent/BRPI0507814B1/pt

Links

Classifications

    • AHUMAN NECESSITIES
    • A61MEDICAL OR VETERINARY SCIENCE; HYGIENE
    • A61KPREPARATIONS FOR MEDICAL, DENTAL OR TOILETRY PURPOSES
    • A61K8/00Cosmetics or similar toiletry preparations
    • A61K8/18Cosmetics or similar toiletry preparations characterised by the composition
    • A61K8/30Cosmetics or similar toiletry preparations characterised by the composition containing organic compounds
    • A61K8/40Cosmetics or similar toiletry preparations characterised by the composition containing organic compounds containing nitrogen
    • A61K8/41Amines
    • A61K8/416Quaternary ammonium compounds
    • AHUMAN NECESSITIES
    • A61MEDICAL OR VETERINARY SCIENCE; HYGIENE
    • A61KPREPARATIONS FOR MEDICAL, DENTAL OR TOILETRY PURPOSES
    • A61K8/00Cosmetics or similar toiletry preparations
    • A61K8/18Cosmetics or similar toiletry preparations characterised by the composition
    • A61K8/30Cosmetics or similar toiletry preparations characterised by the composition containing organic compounds
    • A61K8/49Cosmetics or similar toiletry preparations characterised by the composition containing organic compounds containing heterocyclic compounds
    • A61K8/494Cosmetics or similar toiletry preparations characterised by the composition containing organic compounds containing heterocyclic compounds with more than one nitrogen as the only hetero atom
    • A61K8/4946Imidazoles or their condensed derivatives, e.g. benzimidazoles
    • AHUMAN NECESSITIES
    • A61MEDICAL OR VETERINARY SCIENCE; HYGIENE
    • A61QSPECIFIC USE OF COSMETICS OR SIMILAR TOILETRY PREPARATIONS
    • A61Q5/00Preparations for care of the hair
    • A61Q5/12Preparations containing hair conditioners

Landscapes

  • Health & Medical Sciences (AREA)
  • Life Sciences & Earth Sciences (AREA)
  • Animal Behavior & Ethology (AREA)
  • General Health & Medical Sciences (AREA)
  • Public Health (AREA)
  • Veterinary Medicine (AREA)
  • Birds (AREA)
  • Epidemiology (AREA)
  • Dermatology (AREA)
  • Cosmetics (AREA)

Description

“COMPOSIÇÃO DE TRATAMENTO DOS CABELOS, USO DE UMA COMPOSIÇÃO E MÉTODO DE CONDICIONAMENTO DOS CABELOS” Campo da Invenção A invenção refere-se a composições de tratamento de cabelos, particularmente composições condicionadoras.
Antecedentes da Invenção A superfície da fibra dos cabelos é um atributo importante relativo à aparência geral e toque dos cabelos. A presente invenção refere-se a condicionadores de cabelos que são aplicados aos mesmos para melhorar as propriedades da superfície da fibra dos cabelos, tais como maciez, suavidade, capacidade de manejar, integridade de cutícula, antiestática e brilho. O documento WO 03/060046 revela composições que incluem misturas de compostos quaternários de dialquil imidazolina e compostos quaternários de amônio monoalquílico para cuidado pessoal e produtos cosméticos.
Os inventores descobriram que combinações específicas de tensoativos catiônicos podem fornecer as propriedades de condicionamento referidas acima. Além disso, estas propriedades são mantidas até mesmo com baixos níveis dos tensoativos catiônicos em questão: Descricão Resumida da Invenção Em um primeiro aspecto, a presente invenção fornece uma composição de tratamento de cabelos que compreende: a) de 0,2 a 5% em peso da composição total de um tensoativo catiônico de acordo com a fórmula: CN(CH3)3(Ri)]+ (X)- em que Ri é um grupo alquílico C14-C22 e X é um ânion formador de sal selecionado de radicais halogênio, acetato, citrato, lactato, giicolato, fosfato, nitrato, sulfato e metossulfato; b) de 0,01 a 1,0% em peso da composição total de um tensoativo quaternário di-(C20-C24) imidazolina; e c) de 0,0001 a 0,5% em peso da composição total de um tensoativo catiônico de acordo com a fórmula: [N(CH3)2(CH2CH2OH)R2]+(Y)- em que R2 é um grupo alquílico Ci2-C22 e Y é um ânion formador de sal selecionado de radicais halogênio, acetato, citrato, lactato, glicolato, fosfato, nitrato, sulfato e metossulfato. A presente invenção também compreende a aplicação de tais composições para os cabelos e/ou couro cabeludo e o uso das composições para melhorar a condição dos cabelos.
Descricão Detalhada da Invenção As composições de tratamento de cabelos de acordo com a invenção podem ter a forma de condicionadores sem enxágOe (leave on) ou com enxágüe (rínse ofl), sprays, mousses ou loções.
Composições Condicionadoras As composições de acordo com a invenção são preferenciaimente formuladas como condicionadores para o tratamento dos cabelos (tipicamente após lavagem com xampu) e enxágüe subseqüente.
Preferencialmente, as composições são aplicadas aos cabelos, que são então enxaguados com água (denominadas “composições com enxágüe”).
Tensoativo Catiônico de Alqüil Trimetilamònio As composições de acordo com a presente invenção contêm de 0,2 a 5% em peso da composição total, preferencialmente de 0,3 a 5%, mais preferencialmente de 0,5 a 2%, mais preferencialmente ainda de 0,6 a 1,5% em peso de um tensoativo catiônico de acordo com a fórmula: [N(CH3)3(Ri)]+(X)* em que Ri é um grupo alquílico Ci4-C22 e X é um ânion formador de sal selecionado de radicais halogênio, acetato, citrato, lactato, glicolato, fosfato, nitrato, sulfato e metossulfato. Preferencialmente o ânion é um radical metossulfato ou um halogênio, em particular, cloreto.
Ri é preferencialmente um grupo alquílico C16, Ci8 ou C22· Cloreto de cetrimônio e metossulfato de cetrimônio e em particular misturas destes dois tensoativos catiônicos são particularmente preferíveis.
Tensoativo Quaternário de Dialquil Imidazolina As composições da presente invenção contêm de 0,01 a 1,0% em peso da composição total, preferencialmente de 0,05 a 0,5%, preferencialmente de 0,1 a 0,4%, mais preferencialmente de 0,2 a 0,4% em peso de um tensoativo quaternário de dialquil imidazolina em que os grupos alquilicos são selecionados independentemente de cadeias alquílicas C20-C24-Preferencialmente, ambos os grupos alquilicos do tensoativo quaternário de dialquil imidazolina têm a mesma extensão de cadeia. Tensoativos quaternários de dialquil imidazolina e métodos satisfatórios sobre sua manufatura estão descritos no documento WO 03/060046 publicado. A parte de formação de ânion do tensoativo quaternário de dialquil imidazolina é um ânion formador de sal selecionado de radicais halogênio, acetato, citrato, lactato, glicolato, fosfato, nitrato, sulfato e metossulfato. O tensoativo quaternário de dibehenil imidazolina (com a designação CTFA de “Quatémio-9r) é particularmente preferível.
Tensoativo Alquil Hidroxietil Dimetilamônio As composições de acordo com a invenção também contêm de 0,0001 a 0,5% em peso da composição total, preferencialmente de 0,001 a 0,2%, mais preferencialmente de 0,01 a 0,1%, mais preferencialmente ainda de 0,015 a 0,05% em peso de um tensoativo catiônico alquil hidroxietil dimetilamônio de acordo com a fórmula: [N(CH3)2(CH2CH2OH)R2]+Y’ em que R2 é um grupo atquílico C12-C22 e Y é um âníon formador de sal selecionado de radicais de halogênio, acetato, citrato, lactato, glicolato, fosfato, nitrato, sulfato, e de metossulfato. Preferencialmente, Y é fosfato. Um tensoativo alquil hidroxietil dimetüamônio preferível é um fosfato de hidroxietil cetildimônio (disponível comercialmente como LUVIQUAT mono CP pela BASF).
Material Graxo As composições condicionadores da presente invenção incluem de 1 a 10% em peso de um material graxo. Acredita-se que o uso combinado de materiais graxos e tensoativos catiônicos em composições condicionadoras seja especialmente vantajoso, pois leva à formação de uma fase lamelar onde 0 tensoativo catiônico é disperso. “Material graxo” significa um álcool graxo, um álcool graxo alcoxilado, um ácido graxo ou uma mistura dos mesmos.
Preferencialmente, a cadeia alquílíca do material graxo é completamente saturada.
Materiais graxos representativos incluem de 8 a 22 átomos de carbono, mais preferencialmente 16 a 22. Exemplos de álcoois graxos apropriados incluem álcool cetílico, álcool estearílico e misturas dos mesmos. O uso destes materiais também é vantajoso, considerando que contribuem para as propriedades gerais de condicionamento das composições da presente invenção.
Alcoxilados, (por exemplo etoxilado ou propoxilado) álcoois graxos com aproximadamente 12 a 18 átomos de carbono na cadeia alquílica podem ser usados no lugar, ou em adição aos, próprios álcoois graxos. Exemplos apropriados incluem éter cetílico de etilenoglicol, éter estearílico de polioxietileno (2), éter cetílico de polioxietileno (4) e misturas dos mesmos. O nível de material de álcool graxo em condicionadores da presente invenção é adequadamente de 1 a 10, preferencialmente de 1,5 a 8 e, mais preferencialmente, de 2 a 6 % em peso da composição. A razão em peso de material graxo com o nível total de tensoativo catiônico quaternário é preferencialmente de 2:1 a 12:1, mais preferencialmente de 2,5:1 a 6:1, preferencialmente de 3:1 a 6:1.
Composição Aquosa As composições de acordo com a invenção são preferencialmente composições aquosas, significando que preferencialmente incluem mais do que 50% em peso de água, mais preferencialmente mais do que 60%, mais preferencialmente ainda, mais que 70%.
ÓLEO CONDICIONANTE
Um componente adicional preferido das composições de acordo com a invenção é o óleo condicionante hidrofóbico. Para que este óleo exista na forma preferida de gotas discretas nas composições de acordo com a presente invenção, deve ser insolúvel em água. “Insolúvel em água" significa que a solubilidade em água a 25°C é de 0,01% em peso ou menos. É preferível, se o óleo condicionante não for volátil, ou seja, a pressão de vapor do óleo a 25°C, seja inferior a 10 Pa.
Conforme disposto neste documento, o termo “óleo condicionante” inclui qualquer material que seja usado para fornecer um benefício condicionante específico aos cabelos. Por exemplo, materiais apropriados são aqueles que entregam um ou mais benefícios com relação ao brilho, suavidade, capacidade de pentear, capacidade de manuseio enquanto os cabelos estão úmidos, propriedades antiestáticas e proteção contra danos, corpo, volume, capacidade de modelagem e capacidade de manejar. Óleos condicionantes hidrofóbicos apropriados são selecionados a partir de óleos de hidrocarboneto, ésteres graxos, óleos de silicones e misturas dos mesmos. Óleos de hidrocarboneto incluem hidrocarbonetos cíclicos, hidrocarbonetos alifáticos de cadeia linear (saturados ou não saturados), e hidrocarbonetos alifáticos de cadeia ramificada (saturados ou não saturados). Óleos de hidrocarboneto de cadeia linear preferencialmente conterão aproximadamente 12 a 30 átomos de carbono, óleos de hidrocarboneto de cadeia linear preferencialmente conterão aproximadamente 12 a 30 átomos de carbono. Hidrocarbonetos poliméricos de monômeros alquenílicos também são apropriados, como monômeros alquenílicos C2-C6. Estes polímeros podem ser polímeros de cadeia linear ou ramificada. Os polímeros de cadeia linear serão tipicamente relativamente curtos em extensão, com um número total de átomos de carbono conforme descrito acima para hidrocarbonetos de cadeia linear em geral. Os polímeros de cadeia ramificada podem ter uma extensão de cadeia substancialmente maior. O peso molecular médio destes materiais pode variar amplamente, mas será tipicamente até aproximadamente 2000, preferencialmente de aproximadamente 200 a aproximadamente 1000, mais preferencialmente de aproximadamente 300 a aproximadamente 600.
Exemplos específicos de óleos de hidrocarboneto apropriados incluem óleo de parafina, óleo mineral, dodecano saturado e não saturado, tridecano saturado e não saturado, tetradecano saturado e não saturado, pentadecano saturado e não saturado, hexadecano saturado e não saturado, e misturas dos mesmos. Isômeros de cadeia ramificada destes compostos, bem como de hidrocarbonetos de extensão maior de cadeia, também podem ser usados. Isômeros exemplares de cadeia ramificada são alcanos saturados ou não saturados altamente ramificados, como isômeros substituídos de permetil, por exemplo, isômeros substituídos de permetil hexadecano e eicosano, como 2, 2, 4, 4, 6, 6, 8, 8-dimetil-10-metilundecano e 2, 2, 4, 4, 6, 6-dimetil-8-metilnonano, vendidos pela Permethyl Corporation. Um exemplo adicional de um polímero de hidrocarboneto é 0 polibuteno, como o copolímero de isobutileno e buteno. Um material comercialmente disponível deste tipo é 0 polibuteno L-14 da Amoco Chemical Co. (Chicago-lllinois, E.U.A.). Óleos de hidrocarboneto particularmente preferíveis são os diversos tipos de óleos minerais. Óleos minerais são líquidos oleosos claros obtidos de óleo de petróleo, do qual ceras foram removidas, e as frações mais voláteis foram removidas por destilação. A fração de destilação entre 150°C a 300°C é conhecida como óleo mineral, e consiste em uma mistura de hidrocarbonetos que variam de CeHie a C21H44. Materiais comercialmente disponíveis apropriados deste tipo incluem isoparafina C11-C13 e Sirius M85 e Sirius M125, todos disponibilizados pela Silkolene. Ésteres graxos apropriados são caracterizados por ter pelo menos 10 átomos de carbono, e incluem ésteres com cadeias hídrocarbíiicas derivadas de ácidos ou álcoois graxos, por exemplo, ésteres ácidos monocarboxílicos, ésteres álcoois poliidrícos, e ésteres ácidos dicarboxílicos e tricarboxílicos. Os radicais hidrocarbila dos ésteres graxos também podem incluir ou podem ter outras funcionalidades compativeis covalentemente ligadas, como porções alcóxi e amidos, como ligações de etóxi ou éter. Ésteres ácidos monocarboxilicos incluem ésteres de álcoois e/ou ácidos da fórmula R'COOR onde R’ e R denotam independentemente radicais alquílicos ou alquenílicos e a soma de átomos de carbono em R’ e R é de pelo menos 10, preferencialmente pelo menos 20.
Exemplos específicos incluem, por exemplo, ésteres alquílicos e alquenílicos de ácidos graxos com cadeias alifáticas com aproximadamente de 10 a aproximadamente 22 átomos de carbono, e ésteres ácidos alquílicos e/ou ésteres ácidos carboxilicos de álcool graxo alquenflico com uma cadeia alifática alquílica e/ou alquenílica derivada do álcool com aproximadamente 10 a aproximadamente 22 átomos de carbono, ésteres benzoatos de álcoois graxos com aproximadamente 12 a 20 átomos de carbono. O éster de ácido monocarboxílico não precisa conter necessariamente pelo menos uma cadeia com pelo menos 10 átomos de carbono, desde que o número total de átomos de carbono da cadeia alifática seja pelo menos 10. Exemplos incluem isoestearato de isopropila, miristato de isopropila, laurato de hexila, laurato de isohexila, palmitato de isohexila, palmitato isopropílico, oleato de decila, oleato de isodecila, estearato de hexadecila, estearato de decila, isoestearato de isopropila, adipato de dihexildecila, lactato de laurila, lactato de miristila, lactato de cetila, estearato de oleíla, oleato de olefla, miristato de oleíla, acetato de laurila, propionato de cetila e adipato de oleifa. Ésteres di- e tri- alquílicos e alquenílicos de ácidos carboxílicos também podem ser usados. Estes incluem, por exemplo, ésteres de ácidos dicarboxílicos C4-C8 como ésteres C1-C22 (preferencialmente CrC8) de ácido succínico, ácido glutárico, ácido adfpico, ácido hexanóico, ácido heptanóico, e ácido octanóico. Exemplos incluem adipato de diisopropila, adipato de diisohexila e sebacato de diisopropila. Outros exemplos específicos incluem estearato estearil-isocetila e citrato de triestearila. Ésteres de álcool polifdrícos ésteres glicol atquilenos, por exemplo, ésteres ácidos mono- e digraxos de glicol etileno, ésteres ácidos >: mono e di-graxos de glicol de dietileno, ésteres ácidos mono e digraxos de glicol polietileno, ésteres ácidos mono e digraxos propilenoglicol, monooleato de glicol polipropileno, monoestearato de glicol polipropileno, monoestearato de propilenoglicol etoxilado, ésteres ácidos poligraxos de poliglicerol, monoestearato de gliceril etoxilado, monoestearato 1,3-butileno glicol, diestearato 1,3-buti!eno glicol, éster ácido graxo poliol polioxietileno, ésteres de sorbitano de ácidos graxos, ésteres de sorbitano de ácidos graxos polioxietilenos e mono -, di- e triglicerídeos.
Os ésteres particularmente preferíveis são os mono-, di- e triglicerídeos, mais especificamente mono-, di- e triésteres de glicerol e ácidos carboxílicos de cadeia extensa, como ácidos carboxílicos C1-C22. Uma variedade destes tipos de materiais podem ser obtidos de gorduras e óleos vegetais e animais, como óleo de coco, óleo de rícino, óleo de açafrão, óleo de girassol, óleo de algodão, óleo de milho, óleo de oliva, óleo de fígado de bacalhau, óleo de amêndoa, óleo de abacate, óleo de palma, óleo de sésamo (gergelim), óleo de amendoim, óleo de lanolina e óleo de soja. Óleos sintéticos incluem dilaurato de glicerila de trioleína e triestearina.
Exemplos específicos de materiais preferíveis Incluem manteiga de cacau, estearína de palma, óleo de girassol, óleo de soja e óleo de coco. O óleo pode ser misturado com outros materiais nas gotas discretas presentes nas composições de acordo com a invenção. É preferível que o diâmetro mediano d (0,5) de partícula com base em volume das gotas de óleo condicionante hidrofóbico na composição seja inferior a 100 pm, mais preferencialmente menos de 40 pm, até mesmo mais preferencialmente menos de 12 pm e preferencialmente menos que 6 pm. Diâmetros de partícula maiores conduzem a problemas na estabilização da composição depois da separação de componentes. Dificuldades práticas em fazer gotas de emulsão com um diâmetro médio de 0,02 pm ou menos são conhecidas aos técnicos no assunto. Portanto, é preferível que o diâmetro mediano d (0,5) de partícula seja maior do que 0,02 pm, mais preferencialmente maior do que 0,03 pm, até mesmo mais preferencialmente maior que 0,1 pm. As faixas preferíveis de diâmetro mediano podem ser formadas combinando quaisquer dos diâmetros mínimos preferíveis com quaisquer dos diâmetros máximos preferíveis.
Diâmetro mediano de gota d (0,5) com base em volume pode ser medido usando uma técnica de difusão de luz a laser, por exemplo, usando um 2600D Particle Sizer da Malvern Instruments. A quantidade total de óleo condicionante hidrofóbico presente na composição é preferencialmente de 0,1% a 10% em peso da composição total, mais preferencialmente de 0,2% a 6%, mais preferencial mente de 0,5% a 4%.
ÓLEOS CONDICIONANTES DE SILICONE Óleos condicionantes hidrofóbicos preferíveis para uso em composições de acordo com a invenção são silicones.
Silicones apropriados para uso como óleos condicionantes incluem poliorganossiloxanos, em particular polidimetilsiloxanos, com designação CTFA “dimeticona”. Também adequado para uso em composições da presente invenção são siloxanos de grupos terminais polidimetil e hidroxila, com designação CTFA "dimeticonol”. É preferível se o óleo de silicone também incluir um silicone funcionalizado. Silicones funcionalizados apropriados incluem, por exemplo, silicones substituídos com amino, carbóxi, betaína, amônio quaternário, carboidrato, hidróxi e alcóxi. Preferencialmente, o silicone funcionalizado contém substituições múltiplas.
Para evitar dúvidas, com relação aos silicones hidroxil-substituídos, um polidimetilsiloxano somente com grupos terminais de hidroxila (com designação CTFA "dimeticonol") não é considerado um silicone funcionalizado dentro desta invenção. Entretanto, um polidimetilsiloxano com substituições de hidroxilas ao longo da cadeia de polímero é considerado um silicone funcionalizado.
Silicones funcionalizados preferíveis são os silicones amino-funcionalizados. Silicones amino-funcionalizados apropriados estão descritos na EP 0.455.185 (Helene Curtis) e incluem trimetilsililamodimeticona conforme descrito abaixo, e são suficientemente insolúveis em água de forma a serem úteis nas composições da presente invenção: Si(CH3)3-0-[Si(CH3)2-0-]x-[Si(CH3)(R-NH-CH2CH2NH2)-0-]y-Si(CH3)3 em que x + y é um número de cerca de 50 a cerca de 500, e a porcentagem em peso da funcionalidade amina está na faixa de cerca de 0,03% a cerca de 8% em peso da molécula, e onde R é um grupo alquileno com 2 a 5 átomos de carbono. Preferencialmente, o número x + y está na faixa de cerca de 100 a cerca de 300, e a porcentagem em peso da funcionalidade amina está na faixa de cerca de 0,03% a 8% em peso da molécula.
Conforme demonstrado neste documento, a porcentagem em peso da funcionalidade amina é medida através de titulação de uma amostra de silicone amino-funcionalizado contra ácido clorfdrico alcoólico para indicador verde de bromocresol. A amina % do peso é calculada usando um peso molecular de 45 (correspondendo a CH3-CH2-NH2).
Adequadamente, a porcentagem em peso da funcionalidade amina medida e calculada desta forma está na faixa de 0,03% a 8%, preferenciatmente de 0,5% a 4%.
Um exemplo de um silicone amino-funcionalizado comercialmente disponível útil no componente de silicone da composição da presente invenção é DC-8566 disponibilizado pela Dow Corning (nome INCI: siloxano dimetil, metil (aminoetilamlnoisobutil)). Tem uma porcentagem em peso da funcionalidade amina de cerca de 1,4%. “Silicone amino funcional” significa um silicone contendo pelo menos um grupo amino primário, secundário ou terciário, ou um grupo amônio quaternário. Exemplos de silicones amino funcionais apropriados incluem: polissiloxanos com designação CTFA “amodimeticone". Exemplos específicos de silicones amino funcionais apropriados para uso na invenção são óleos aminossilicone DC-8220, DC-8166, DC-8466, e DC-8950-114 (ex.: Dow Corning), e GE 1149-75, (ex.: General Electric Silicones). Polímeros de silicone quaternário apropriados estão descritos na EP-A-0 530 974. Um polímero de silicone quaternário preferível é K3474, ex.: Goldschmidt.
Outro silicone funcional preferível para uso como um componente no óleo condicionante hidrofóbico é um silicone alcóxi-substituído. Estas moléculas são conhecidas como copolióis (copoliálcoois) de silicone e possuem um ou mais grupos de óxido de polietileno ou óxido de polipropileno ligados à cadeia principal do polímero de silicone, opcionalmente por um grupo de ligação alquílica.
Um exemplo não-limitante de um tipo de copoliol de silicone útil nas composições da presente invenção possui uma estrutura molecular de acordo com a fórmula descrita abaixo: Si(CH3)3[0-Si(CH3)(A)]p.[0-Si(CH3)(B)]q-0-Si(CH3)3.
Nesta fórmula, A é uma cadeia alquilênica com 1 a 22 átomos de carbono, preferencialmente 4 a 18, mais preferencialmente 10 a 16. B é um grupo com a estrutura: -(R)-(EO)r(PO)s-OH onde R é um grupo de ligação, preferencialmente um grupo alquileno com 1 a 3 átomos de carbono. Preferencialmente R é -(CH2)2-. Os valores médios de r e s são 5 ou mais, preferencialmente 10 ou mais, mais preferencialmente 15 ou mais. É preferível que os valores médios de r e s sejam 100 ou menos. Na fórmula, o valor de p é, adequadamente, 10 ou mais, preferencialmente 20 ou mais, mais preferencialmente 50 ou mais, e mais preferencialmente 100 ou mais. O valor de q é, adequadamente, de 1 a 20, onde a relação p/q preferencialmente é 10 ou mais, mais preferencialmente 20 ou mais. O valor de p + q é um número de 11 a 500, preferencialmente 50 a 300.
Copolióis de silicone apropriados possuem um HLB de 10 ou menos, preferencialmente 7 ou menos, mais preferencialmente 4 ou menos. Um material co-poliol de silicone adequado é D, conhecido como lauril PEG/PPG -18/18 meticona (nome INCI), disponibilizado pela Dow Corning. É preferível usar uma combinação de silicones funcionais e não-funcionais como o óleo condicionante de silicone hidrofóbico. Preferenclaimente os silicones são misturados em gotas comuns antes de serem incorporados em composições de acordo com a invenção. A viscosidade do óleo condicionante de silicone hidrofóbico em gotas, medido isolada do resto da composição {i.e. não a viscosidade de qualquer emulsão pré-formada, mas do próprio óleo condicionante hidrofóbico) é tipicamente de 350 a 200.000.000 mm2 s'1 a 25°C.
Preferencialmente a viscosidade é de pelo menos 5.000 mm2 s'1 a 25°C, mais preferencialmente pelo menos 10.000 mm2 s"1. Preferencialmente a viscosidade não excede 20.000.000 mm2 s'1, mais preferencialmente 10.000.000 mm2 s‘\ o mais preferencialmente 5.000.000 mm2 s'1. Métodos apropriados para medir a viscosidade cínemática dos óleos de silicone são conhecidos por hábeis na arte, por exemplo, viscosímetros capilares. Para silicones de viscosidade elevada, um reômetro de torque constante também pode ser usado para medir a viscosidade dinâmica que está relacionada com a viscosidade cinemática pela densidade do silicone. A viscosidade deve ser medida a baixas velocidades de corte, menos de 10 s’1, de forma que o silicone exiba um comportamento Newtoniano (i.e. viscosidade independente da velocidade de corte). É preferível se os silicones forem adicionados nas composições da presente invenção como emulsões pré-formadas com diâmetros de partícula de silicone conforme descrito acima, geralmente para óleos condicionantes hidrofóbicos. Um diâmetro de 0,5 a 12 pm é particularmente preferível.
Os silicones podem ser usados em combinação com silicones voláteis. Silicones voláteis são síloxanos polidialquílicos cíclicos ou de cadeia curta, preferencialmente polidimetilsiloxanos, com uma pressão de vapor de 10 Pa ou mais, preferencialmente 100 Pa ou mais, mais preferencialmente 1000 Pa ou mais a 25°C.
Argila Hidrofobicamente Modificada As composições da presente invenção preferencialmente contêm argila hidrofobicamente modificada em uma quantidade de 0,01% a 5%, preferencialmente de 0,01% a 3% em peso, mais preferencialmente de 0,05% a 1% em peso com base no peso total da composição. Níveis mais altos de silicatos hidrofobicamente modificados podem fornecer propriedades táteis desagradáveis à composição para alguns consumidores.
Argilas hidrofobicamente modificadas podem ser usadas isoladamente nesta invenção ou em combinação com uma ou mais argilas hidrofobicamente modificadas diferentes.
Argilas adequadas incluem argilas naturais hidrofobicamente modificadas e argilas sintéticas. Geralmente, o termo silicato se refere a uma composição que inclui partículas que possuem um eletrostático líquido (i.e. carga positiva ou negativa) em pelo menos uma superfície.
Preferencialmente, a argila hidrofobicamente modificada possui uma estrutura em camadas. Nas composições da presente invenção, o silicato hidrofobicamente modificado é vantajosamente presente na forma de uma dispersão ou suspensão das partículas de argila.
Argilas hidrofobicamente modificadas da presente invenção podem ser aniônicas ou catiônicas, i.e., podem ter uma carga líquida na superfície da argila, negativa ou positiva, respectivamente. O termo argilas aniônicas e termos relacionados, conforme usados neste documento, se referem a argilas que são naturalmente aniônicas, i.e., as próprias argilas são negativamente carregadas na superfície e conseguem trocar cátions.
De mesma forma, o termo argilas catiônicas e termos relacionados, conforme usados neste documento, se referem a argilas que são naturalmente catiônicas, i.e., as próprias argilas são positivamente carregadas na superfície e conseguem trocar ânions.
Argilas hidrofobicamente modificadas são derivadas de argilas através da modificação da argila com um material hidrofóbico.
Argilas aniônicas preferíveis são argilas da classe esmectita de argilas. Tipicamente, argilas deste tipo são argilas cristalinas, expansíveis, de três camadas.
Argilas de esmectita são, por exemplo, divulgadas nas Patentes US 3.862.058, US 3.948.790, US 3.954.632 e US 4.062.647 e EP-A-299.575 e EP-A-313.146, todas da Procter & Gamble Company. O termo argilas de esmectita descrito neste documento inclui as argilas onde o óxido de alumínio está presente em uma gelosia (estrutura molecular) de silicato e argilas onde o óxido de magnésio está presente em uma gelosia de silicato. Compostos típicos de argila de esmectita incluem compostos com a fórmula geral A12(SÍ205)2(0H)2 . nh^O e os compostos com a fórmula geral Mg3(SÍ20s)2(0H)2. ηΗ2θ, e derivados dos mesmos, por exemplo, nos quais uma proporção dos lons de alumínio são substituídos com íons de magnésio ou uma proporção dos íons de magnésio são substituídos com íons de lítio e/ou alguns dos íons de hidroxila são substituídos por íons de fluoreto; os derivados podem incluir um íon de metal adicionai para equilibrar a carga geral. Argilas de esmectita tendem a adotar uma estrutura expansível de três camadas. A argila hidrofobicamente modificada é preferencialmente uma argila de três camadas expansíveis incluindo pelo menos 75% em peso da argila de átomos selecionados de oxigênio, silicone e magnésio e/ou alumínio. Mais preferencialmente, a argila hidrofobicamente modificada inclui átomos selecionados de oxigênio, silicone e magnésio e/ou alumínio em uma quantidade de pelo menos 5% em peso da argila, para cada um dos átomos.
Exemplos específicos de argilas de esmectita adequadas incluem os selecionados das classes de montmorilonitas, hectoritas, volconscoítas, nontronitas, saponitas, beidelitas e sauconitas, particularmente aqueles com um íon metálico alcalinotérreo ou álcali dentro da estrutura de gelosia cristalina. Particularmente preferíveis são as hectoritas, montmorilonitas, nontronitas, saponitas, beidelitas, sauconitas e misturas dos mesmos. Preferíveis são as montmorilonitas, por exemplo, bentonitas e hectoritas, com bentonitas particularmente preferíveis. A argila hidrofobicamente modificada é preferencialmente uma argila de bentonita hidrofobicamente tratada. É habitual medir a capacidade de troca de cátions (às vezes conhecida como "capacidade de troca de base”) em termos de miliequivalentes por 100g de argila (meq/100 g). A capacidade de troca de cátions das argilas pode ser medida de diversas formas, incluindo eletrodiálise, por troca com íon de amônio seguido por titulação, ou por um procedimento de azul de metileno, todos descritos em Grimshaw, “The Chemistry and Physics of Clays", páginas 264-265, Interscience (1971). A capacidade de troca de cátions de um mineral de argila está relacionada com fatores como as propriedades expansíveis da argila e a carga da argila que, em troca, é determinada pelo menos em parte pela estrutura de gelosia, e seus semelhantes.
Argilas aniônicas preferíveis para uso na presente invenção possuem uma capacidade de troca de íon de 0,7meq/100g a 150meq/100g. Argilas particularmente preferíveis são as argilas com uma capacidade de troca de íon de 30 meq/100g a 100 meq/100g.
As argilas preferencialmente possuem um tamanho médio de partícula na faixa de 0,0001 a 800 pm, mais preferencialmente de 0,01 a 400 pm, como, por exemplo, de 0,02 a 220 pm, até mesmo mais preferenciaimente 0,02 a 100 pm. Os tamanhos de partícula podem ser determinados usando um Malvern Mastersizer (Malvern Instruments, Reino Unido).
As argilas hidrofobicamente modificadas usadas nas composições da presente invenção preferencialmente têm íons orgânicos substituindo pelo menos uma proporção de íons metálicos por processos de troca de íons conhecidos na arte. Preferencialmente, a argila é hidrofobicamente modificada por troca em argila de cátions incluindo um ou mais grupos alquílicos contendo de 6 a 30 átomos de carbono. O grupo catiônico é preferencialmente um grupo amônio quaternário. Vantajosamente, os cátions têm a fórmula N+R1R2R3R4 onde R1, R2, R3 e R4 são independentemente alquila (C1-C30)· preferencialmente alquila (C6-C30) ou benzila. Preferencialmente, um, dois ou três de R1, R2, R3 e R4 são independentemente alquila (C6 a C30) e 0 outro grupo ou grupos de R1, R2, R3 e R4 são alquila (Ci-C6) ou benzila. Apropriadamente, dois de R1, R2, R3 e R4 são independentemente alquila (C6 a C30) e o outro grupo ou grupos de R1, R2, R3 e R4 são alquila (C1-C6) ou benzila. Opcionalmente, os grupos de alquila podem incluir um ou mais ligações de éster (-OCO- ou -COO-) e/ou éter (-0-) dentro da cadeia de alquila. Grupos de alquila podem ser de cadeia linear ou ramificada e, para grupos de alquila com 3 ou mais átomos de carbono, cíclica. Os grupos de alquila podem ser saturados ou podem conter uma ou mais ligação dupla carbono-carbono (por exemplo, oleíla). Os grupos de alquila são opcionalmente substituídos com um ou mais grupos de hidroxila. Grupos de alquila são opcionalmente etoxilados com um ou mais grupos de etilenóxi na cadeia alquílica. Preferencialmente, os grupos de alquila são grupos saturados de cadeia linear.
Compostos preferíveis da fórmula N+R1R2R3R4 com dois grupos alquílicos (C6-C30) incluem: cloreto cetílico, estearílico e dibehenil trimetiíamônio.
Compostos preferíveis da fórmula N+R1R2R3R4 com dois grupos alquílicos (C6 C30) incluem: Cloreto de diestearildimetilamônio (cloreto de diestearildiamônio);
Brometo de diestearildimetilamônio (brometo de diestearildiamônio);
Cloreto de dicetildimetilamônio (cloreto de dicetildiamônio);
Brometo de dicetildimetilamônio (brometo de dicetildiamônio);
Cloreto de dimetil(sebo hidrogenado)diamônio (Quatérnio-18);
Cloreto de dicetilmetilbenzilamônio;
Cloreto de dicocodimetilamônio (cloreto de dicoco diamônio);
Brometo de dicocodimetilamônio (brometo de dicoco diamônio);
Brometo de dibehenil/diaraquidildimetilamônio (brometo de dibehenil/diaraquidildiamônio);
Cloreto de dibehenil/diaraquidildimetilamônio (cloreto de dibehenil/diaraquidildiamônio);
Sulfato de dibehenil metildiamônio (sulfato de dibehenil metildiamônio);
Cloreto hidroxipropílico bis-estearil-amônio (cloreto hidroxjpropílico bis-estearildiamônio);
Cloreto de dibehenil dimetilamônio (cloreto de dibehenil diamônio);
Cloreto de dibehenil metil-benzilamônio;
Cloreto de dimiristildimetilamônio (cloreto de dimiristlldiamônio); e Brometo de dimiristildimetilamônio (brometo de dimiristlldiamônio).
Compostos preferíveis da fórmula N+R1R2R3R4 com três grupos alquílicos (C6 a C30) incluem compostos com três grupos alquílicos com 8 a 22 átomos de carbono e um grupo alquílico com 1 a 4 átomos de carbono, como, por exemplo: Cloreto de tricetilmetilamônio;
Brometo de tricetilmetilamônio;
Metilsulfato de tricetilmetilamônio;
Cloreto de tri((Ce-Cio) alquila)metilamônio;
Brometo de tri((Ce-Cio) alquila)metilamônio; e Metilsulfato de tri((Ce-Cio) alqui!a)metilamônio.
Um material particularmente preferível é bentonita modificada com Quatérnio-18 (i.e., cátions de amônio dimetil de sebo diidrogenado). Um exemplo deste produto é Tixogel MP 100™da Sud Chemie. Outras argilas hidrofobicamente modificadas adequadas incluem bentonita de benzaícônio Quatérnio, hectorita Quatérnio-18, bentonita de estearaícônio, hectorita de estearalcônio e hectorita de benzaícônio de sebo dihidrogenado.
Mousses As composições de tratamento capilar de acordo com a invenção também podem ter a forma de espumas de aerossol (mousses), e neste caso um propulsor deve ser incluso na composição. Este agente é responsável por expelir os outros materiais do recipiente e formar os atributos de mousse para cabelos. O gás propulsor pode ser qualquer gás liquidificável convencionalmente usado em recipientes de aerossol. Exemplos de propulsores apropriados incluem éter dimetílico, propano, n-butano e isobutano, usados isoladamente ou em combinação. A quantidade de gases propulsores é regulada por fatores normais bem conhecidos na arte do aerossol. Pana mousses de cabelos, o nível de propulsor é geralmente de 3 a 30%, preferencialmente de 5 a 15% em peso da composição total.
Ingredientes Opcionais Composições desta invenção podem conter qualquer outro ingrediente normalmente usado em formulações de tratamento capilar. Estes outros ingredientes podem incluir modificadores de viscosidade, preservativos, agentes de coloração, polióis (poliálcoois) como glicerina e polipropileno glicol, agentes quelantes como EDTA, antioxidantes, fragrâncias, antimicrobianos e protetores solares. Cada um destes ingredientes estará presente em uma quantidade efetiva para realizar sua finalidade. Geralmente estes ingredientes opcionais são inclusos individualmente em um nível de até 5% em peso da composição total.
Preferencialmente, composições desta invenção também contêm adjuvantes apropriados para cuidados capilares. Geralmente estes Ingredientes são inclusos individualmente em um nível de até 2, preferencialmente até 1 % em peso da composição total.
Entre adjuvantes apropriados para cuidados capilares, estão: (i) nutrientes naturais para as raízes dos cabelos, como aminoácidos e açúcares. Exemplos de aminoácidos apropriados incluem arginina, cistefna, glutamina, ácido glutamínico, isoleucina, leucina, metionina, serina e valina, e/ou precursores ou derivados dos mesmos. Os aminoácidos podem ser somados isoladamente, em misturas, ou na forma de peptídeos, por exemplo, di- e tri-peptídeos. Os aminoácidos também podem ser somados na forma de um hidrolisado de proteína, como uma queratina ou hidrotisado de colágeno. Açúcares apropriados são glicose, dextrose e frutose. Estes podem ser somados isoladamente ou na forma de, por exemplo, extratos de fruta. Uma combinação particularmente preferível de nutrientes naturais de raízes capilares para inclusão em composições da presente invenção é isoleucina e glicose. Um nutriente de aminoácido particularmente preferível é a arginina. (ii) agentes benéficos para fibras capilares. Exemplos são ceramidas, para umedecer a fibra e manter a integridade da cutfcula. Ceramidas estão disponíveis através da extração de fontes naturais, ou como ceramidas sintéticas e pseudo-ceramidas. Uma ceramida preferível é a Ceramida 11, ex.: Quest. Misturas de ceramidas também podem ser adequadas, como Ceramides LS, ex.: Laboratoires Serobiologiques. A invenção será ilustrada agora através dos Exemplos não-limitadores, onde os Exemplos da presente invenção estão indicados por um número e os Exemplos Comparativos estão indicados por uma letra. O Exemplo 1 forneceu melhor condicionamento e toque quando aplicado aos cabelos do que o Exemplo A comparativo.

Claims (11)

1, COMPOSIÇÃO DE TRATAMENTO DOS CABELOS, caracterizada pelo fato de que compreende: a) de 0,2 a 5% em peso da composição total de um tensoativo catiônico selecionado dentre cloreto de cetrimônio, metossulfato de cetrimônio ou misturas destes; b) de 0,01 a 1,0% em peso da composição total de um tensoativo quaternário de dibehenil imidazolina; e c) de 0,0001 a 0,5% em peso da composição total de um tensoativo catiônico fosfato de hidroxietil cetildímônío.
2, COMPOSIÇÃO, de acordo com reivindicação 1, caracterizada pelo fato de que o nível do tensoativo catiônico {a) é de 0,3 a 5% do peso da composição total.
3, COMPOSIÇÃO, de acordo com uma das reivindicações 1 ou 2, caracterizada pelo fato de que o nível do tensoativo (b) é de 0,05 a 0,5% em peso da composição total.
4, COMPOSIÇÃO, de acordo com uma das reivindicações 1 a 3, caracterizada pelo fato de que o nível do tensoativo catiônico (c) é de 0,001 a 0,2% em peso da composição total.
5, COMPOSIÇÃO, de acordo com uma das reivindicações 1 a 4, caracterizada pelo fato de que compreende ainda um material graxo de cadeia alquílica C16-C22 selecionado a partir do grupo compreendendo álcool graxo, álcool graxo alcoxilado, ácido graxo e misturas dos mesmos.
6, COMPOSIÇÃO, de acordo com uma das reivindicações 1 a 5, caracterizada pelo fato de que compreende 50% em peso ou mais da composição total de água.
7, COMPOSIÇÃO, de acordo com uma das reivindicações 1 a 6, caracterizada pelo fato de que compreende um silicone.
8. COMPOSIÇÃO, de acordo com uma das reivindicações 1 a 7, caracterizada pelo fato de que compreende uma argila hidrofobicamente modificada.
9. COMPOSIÇÃO, de acordo com uma das reivindicações 1 a 8, caracterizada pelo fato de que compreende um óleo de hidrocarboneto.
10. USO DE UMA COMPOSIÇÃO, conforme descrita em uma das reivindicações 1 a 9, caracterizado pelo fato de para aperfeiçoar a condição dos cabelos.
11. MÉTODO DE CONDICIONAMENTO DOS CABELOS, caracterizado pelo fato de que compreende a aplicação, aos cabelos e/ou ao couro cabeludo, de uma composição conforme descrita em uma das reivindicações 1 a 9.
BRPI0507814-8A 2004-03-17 2005-02-10 Composição de tratamento dos cabelos, uso de uma composição e método de condicionamento dos cabelos BRPI0507814B1 (pt)

Applications Claiming Priority (3)

Application Number Priority Date Filing Date Title
EP04251506.4 2004-03-17
EP04251506 2004-03-17
PCT/EP2005/001454 WO2005089702A1 (en) 2004-03-17 2005-02-10 Hair treatment compositions

Publications (2)

Publication Number Publication Date
BRPI0507814A BRPI0507814A (pt) 2007-07-10
BRPI0507814B1 true BRPI0507814B1 (pt) 2014-12-30

Family

ID=34930233

Family Applications (1)

Application Number Title Priority Date Filing Date
BRPI0507814-8A BRPI0507814B1 (pt) 2004-03-17 2005-02-10 Composição de tratamento dos cabelos, uso de uma composição e método de condicionamento dos cabelos

Country Status (10)

Country Link
US (1) US8409554B2 (pt)
EP (1) EP1725212B1 (pt)
CN (1) CN1933803A (pt)
AT (1) ATE365533T1 (pt)
BR (1) BRPI0507814B1 (pt)
CA (1) CA2558549C (pt)
DE (1) DE602005001504D1 (pt)
ES (1) ES2288738T3 (pt)
RU (1) RU2366407C2 (pt)
WO (1) WO2005089702A1 (pt)

Families Citing this family (5)

* Cited by examiner, † Cited by third party
Publication number Priority date Publication date Assignee Title
DE102007060528A1 (de) * 2007-12-13 2009-06-18 Henkel Ag & Co. Kgaa Haarkonditionierende Mittel mit Imidazolinen und ausgewählten Siliconen und/oder kosmetischen Ölen
DE102008031702A1 (de) * 2008-07-04 2010-01-07 Henkel Ag & Co. Kgaa Haarkonditionierende Mittel mit Imidazolinen
DE102008031749A1 (de) * 2008-07-04 2010-01-07 Henkel Ag & Co. Kgaa Haarkonditionierende Mittel mit Imidazolinen
DE102008060147A1 (de) * 2008-12-03 2010-06-10 Henkel Ag & Co. Kgaa Haarkonditionierende Mittel mit Imidazolinen und Esterölen
DE102010041496A1 (de) * 2010-09-28 2012-03-29 Beiersdorf Ag Haarnachbehandlungsmittel in Sprayform (leave-in) mit Imidazolinen

Family Cites Families (8)

* Cited by examiner, † Cited by third party
Publication number Priority date Publication date Assignee Title
JPS52134030A (en) * 1976-04-30 1977-11-09 Kao Corp Softening composition for fabrics and hairs
EP0234475A3 (en) 1986-02-24 1988-01-13 S.C. Johnson & Son, Inc. Non-corrosive hair conditioning foam compositions
US20020136771A1 (en) * 1998-12-31 2002-09-26 Amitee Cosmetics, Inc. Stabilized ascorbic acid composition
BR0215245A (pt) * 2001-12-21 2004-11-16 Rhodia Composição e método para fazer uma composição de alta fluidez aquosa de formulação estável, de múltiplas fases, para cuidado pessoal
US20030186834A1 (en) * 2002-01-09 2003-10-02 Croda, Inc. Immidazoline quats
JP4911877B2 (ja) 2002-01-09 2012-04-04 クローダ,インコーポレイテッド 第四級化合物の混合物
US20040115159A1 (en) * 2002-03-29 2004-06-17 Tadlock Charles C Novel nanoemulsions
AU2003302598B9 (en) * 2002-11-04 2006-11-23 The Procter & Gamble Company Striped liquid personal cleansing compositions containing a cleansing phase and a separate benefit phase with improved stability

Also Published As

Publication number Publication date
EP1725212B1 (en) 2007-06-27
US8409554B2 (en) 2013-04-02
RU2366407C2 (ru) 2009-09-10
BRPI0507814A (pt) 2007-07-10
US20080233070A1 (en) 2008-09-25
ES2288738T3 (es) 2008-01-16
DE602005001504D1 (de) 2007-08-09
RU2006136411A (ru) 2008-04-27
EP1725212A1 (en) 2006-11-29
CN1933803A (zh) 2007-03-21
WO2005089702A1 (en) 2005-09-29
CA2558549A1 (en) 2005-09-29
ATE365533T1 (de) 2007-07-15
CA2558549C (en) 2012-09-25

Similar Documents

Publication Publication Date Title
JP4108678B2 (ja) ヘアコンディショニング組成物
US6831046B2 (en) Hair conditioning compositions in stick or bar form containing cationic surfactant and fatty alcohol
JP4913033B2 (ja) ヘアトリートメント組成物
CZ80698A3 (cs) Nanoemulze založená na neiontových amfifilních lipidech a aminovaných silikonech a jejich použití
KR19980042397A (ko) 비이온성 및 양이온성 양친매성 지질 기재 나노에멀젼 및용도
BRPI0213595B1 (pt) composição aquosa para tratamento dos cabelos e método para fornecer forma aos cabelos
BR0016581B1 (pt) Composição aquosa estilizadora de cabelo.
ES2326216T3 (es) Composiciones acondicionadoras de cabello.
US20090041701A1 (en) Hair care composition
BRPI0507814B1 (pt) Composição de tratamento dos cabelos, uso de uma composição e método de condicionamento dos cabelos
US20040096416A1 (en) Cosmetic composition comprising a volatile silicone, a silicone surfactant and a cationic surfactant
EP2768470A2 (en) Hair styling composition
EP1725298B1 (en) Hair conditioning compositions
MXPA06010497A (en) Hair treatment compositions
JP6279218B2 (ja) 整髪剤
MXPA06009955A (en) Hair treatment composition

Legal Events

Date Code Title Description
B06F Objections, documents and/or translations needed after an examination request according [chapter 6.6 patent gazette]
B06A Patent application procedure suspended [chapter 6.1 patent gazette]
B09A Decision: intention to grant [chapter 9.1 patent gazette]
B16A Patent or certificate of addition of invention granted [chapter 16.1 patent gazette]

Free format text: PRAZO DE VALIDADE: 20 (VINTE) ANOS CONTADOS A PARTIR DE 10/02/2005, OBSERVADAS AS CONDICOES LEGAIS.

B15K Others concerning applications: alteration of classification

Ipc: A61K 8/41 (2006.01), A61K 8/49 (2006.01), A61Q 5/1

B21F Lapse acc. art. 78, item iv - on non-payment of the annual fees in time

Free format text: REFERENTE A 14A ANUIDADE.

B24J Lapse because of non-payment of annual fees (definitively: art 78 iv lpi, resolution 113/2013 art. 12)

Free format text: EM VIRTUDE DA EXTINCAO PUBLICADA NA RPI 2500 DE 04-12-2018 E CONSIDERANDO AUSENCIA DE MANIFESTACAO DENTRO DOS PRAZOS LEGAIS, INFORMO QUE CABE SER MANTIDA A EXTINCAO DA PATENTE E SEUS CERTIFICADOS, CONFORME O DISPOSTO NO ARTIGO 12, DA RESOLUCAO 113/2013.