BRPI0503727B1 - Sistemas para eletro-revestimento de um artigo e para revestimento, e, método para eletro-revestimento - Google Patents

Sistemas para eletro-revestimento de um artigo e para revestimento, e, método para eletro-revestimento Download PDF

Info

Publication number
BRPI0503727B1
BRPI0503727B1 BRPI0503727-1A BRPI0503727A BRPI0503727B1 BR PI0503727 B1 BRPI0503727 B1 BR PI0503727B1 BR PI0503727 A BRPI0503727 A BR PI0503727A BR PI0503727 B1 BRPI0503727 B1 BR PI0503727B1
Authority
BR
Brazil
Prior art keywords
process tank
tank
conveyor
article
coating
Prior art date
Application number
BRPI0503727-1A
Other languages
English (en)
Inventor
Brent Schwartz
Gary Chaffins
Dave Mcnamara
Kent Kahle
Original Assignee
Metokote Corp
Priority date (The priority date is an assumption and is not a legal conclusion. Google has not performed a legal analysis and makes no representation as to the accuracy of the date listed.)
Filing date
Publication date
Application filed by Metokote Corp filed Critical Metokote Corp
Publication of BRPI0503727A publication Critical patent/BRPI0503727A/pt
Publication of BRPI0503727B1 publication Critical patent/BRPI0503727B1/pt

Links

Classifications

    • CCHEMISTRY; METALLURGY
    • C25ELECTROLYTIC OR ELECTROPHORETIC PROCESSES; APPARATUS THEREFOR
    • C25DPROCESSES FOR THE ELECTROLYTIC OR ELECTROPHORETIC PRODUCTION OF COATINGS; ELECTROFORMING; APPARATUS THEREFOR
    • C25D17/00Constructional parts, or assemblies thereof, of cells for electrolytic coating
    • C25D17/16Apparatus for electrolytic coating of small objects in bulk
    • C25D17/28Apparatus for electrolytic coating of small objects in bulk with means for moving the objects individually through the apparatus during treatment
    • CCHEMISTRY; METALLURGY
    • C25ELECTROLYTIC OR ELECTROPHORETIC PROCESSES; APPARATUS THEREFOR
    • C25DPROCESSES FOR THE ELECTROLYTIC OR ELECTROPHORETIC PRODUCTION OF COATINGS; ELECTROFORMING; APPARATUS THEREFOR
    • C25D17/00Constructional parts, or assemblies thereof, of cells for electrolytic coating
    • CCHEMISTRY; METALLURGY
    • C25ELECTROLYTIC OR ELECTROPHORETIC PROCESSES; APPARATUS THEREFOR
    • C25DPROCESSES FOR THE ELECTROLYTIC OR ELECTROPHORETIC PRODUCTION OF COATINGS; ELECTROFORMING; APPARATUS THEREFOR
    • C25D17/00Constructional parts, or assemblies thereof, of cells for electrolytic coating
    • C25D17/02Tanks; Installations therefor
    • CCHEMISTRY; METALLURGY
    • C25ELECTROLYTIC OR ELECTROPHORETIC PROCESSES; APPARATUS THEREFOR
    • C25DPROCESSES FOR THE ELECTROLYTIC OR ELECTROPHORETIC PRODUCTION OF COATINGS; ELECTROFORMING; APPARATUS THEREFOR
    • C25D17/00Constructional parts, or assemblies thereof, of cells for electrolytic coating
    • C25D17/06Suspending or supporting devices for articles to be coated
    • C25D17/08Supporting racks, i.e. not for suspending

Landscapes

  • Chemical & Material Sciences (AREA)
  • Engineering & Computer Science (AREA)
  • Chemical Kinetics & Catalysis (AREA)
  • Electrochemistry (AREA)
  • Materials Engineering (AREA)
  • Metallurgy (AREA)
  • Organic Chemistry (AREA)
  • Coating Apparatus (AREA)

Description

“SISTEMAS PARA ELETRO-REVESTIMENTO DE UM ARTIGO E PARA REVESTIMENTO, E, MÉTODO PARA ELETRO-REVESTIMENTO” Fundamento da Invenção A presente invenção diz respeito a sistemas e a métodos para revestir artigos, e, mais particularmente, a esquemas para eletro-revestimento de artigos em um tanque de processo que contenha tinta ou um outro tipo de eletro-revestimento. Embora referência específica seja feita aqui a processo de eletro-revesti mento, considera-se que esta invenção também terá aplicabilidade em uma variedade de processos de revestimento.
Breve Sumário da Invenção Em conformidade com a presente invenção, um esquema de revestimento de artigo é fornecido, no qual um transportador de tanque de processo de extremidade aberta é configurado para transportar artigos a serem revestidos através do tanque de processo do sistema de revestimento.
De acordo com uma configuração da invenção, um sistema para eletro-revestimento de um artigo é fornecido, o qual compreende um tanque de processo,um suprimento de material de revestimento em comunicação de fluido com o tanque de processo e, ainda, um transportador de tanque de processo de extremidade aberta. O suprimento de material de revestimento compreende um tanque de extravasamento e no mínimo uma bomba de suprimento de material configurada para transferir material de eletro-revestimento a partir do tanque de extravasamento para o tanque de processo. A bomba de suprimento de material define uma taxa de suprimento de material volumétrica. A porta de entrada e a porta de saída do tanque de processo são configuradas para permitir que fluido contido dentro do tanque de processo escorra para fora do tanque de processo para o tanque de extravasamento a uma vazão volumétrica que é mais baixa do que aquela taxa de suprimento de material volumétrica definida pela bomba de suprimento de material. Trajeto do transportador do tanque e trajeto de processo são ambos definidos abaixo do nível de fluido de processo definido pelo tanque de processo. O transportador do tanque de processo define uma configuração de extremidade aberta na extremidade de recebimento do transportador do tanque e uma configuração de extremidade aberta na extremidade de distribuição do transportador do tanque.
De acordo com uma outra configuração da presente invenção, um sistema para revestir um artigo é fornecido, o qual compreende um tanque de processo, um transportador de tanque de processo de extremidade aberta e um suprimento de material de revestimento em comunicação com o tanque de processo. O tanque de processo compreende uma porta de entrada, uma porta de saída oposta à porta de entrada e um trajeto de processo que se estende desde a porta de entrada até a porta de saída. O transportador do tanque de processo de extremidade aberta define um trajeto de transportador do tanque que se estende desde uma extremidade de recebimento do transportador até uma extremidade de distribuição do transportador, ao longo de no mínimo uma porção do trajeto de processo. O transportador do tanque de processo define configurações de extremidade aberta nas extremidades de recebimento e de distribuição do transportador do tanque.
De acordo com outra configuração ainda da presente invenção, um método para eletro-revestimento de um artigo é fornecido. O dito método compreende as etapas de introduzir um artigo em uma porta de entrada de um tanque de processo, revestir o artigo quando o mesmo atravessa um tanque de processo em um transportador de tanque de processo de extremidade aberta, e dar saída ao artigo revestido do tanque de processo através de uma porta de saída no tanque de processo.
Consequentemente, o objetivo da presente invenção é fornecer melhoramentos a sistemas e a métodos para eletro-revestimento de um artigo. Outros objetivos da presente invenção serão evidentes à luz da descrição da invenção aqui configurada.
Breve Descrição dos Desenhos A descrição detalhada a seguir de configurações específicas da presente invenção pode melhor ser entendida quando lida em conjunto com os desenhos em seguida, onde estrutura semelhante é indicada com numerais de referência iguais, e nos quais: A Figura 1 é uma vista em elevação lateral de um tanque de extravasamento, tanque de processo e transportador do tanque de processo, de um sistema de revestimento de acordo com uma configuração da presente invenção. A Figura 2 é uma vista superior em planta de um tanque de extravasamento e de um tanque de processo de um sistema de revestimento de acordo com uma configuração da presente invenção. A Figura 3 é uma vista superior em planta de um sistema de revestimento de acordo com uma configuração da presente invenção. A Figura 4 é uma ilustração isométrica de um transportador de tanque de processo de acordo com uma configuração da presente invenção. A Figura 5 é uma vista em elevação lateral de um sistema de revestimento de acordo com uma configuração da presente invenção. Descrição Detalhada A presente invenção diz respeito a sistemas e a métodos para revestir artigos de comprimento variável. Ainda que a presente invenção seja descrita com referência específica a processos de eletro-revestimento, métodos de revestimento considerados pela presente invenção podem compreender uma série de métodos que incluem, mas não estão limitados a eletro-revestimento, eletro-deposição, revestimento por borrifo, revestimento com pó, e quaisquer outros métodos de revestimento adequados, conhecidos de alguém de talento na técnica ordinário na técnica.
Fazendo-se referência às Figuras 1 a 5, o sistema 1 da presente invenção compreende um tanque de processo 2 que ainda inclui uma porta de entrada 8 e uma porta de saída 9 oposta àquela porta de entrada 8. O tanque de processo 2 ainda compreende um trajeto de processo 30 que se estende da porta de entrada 8 para a porta de saída 9. Ademais, o sistema 1 compreende um transportador de tanque de processo de extremidade aberta 6 colocado no interior do tanque de processo 2. Para fins de definir e de descrever a presente invenção, uma configuração de extremidade aberta descreve um transportador que compreende uma extremidade de recebimento aberta 46 e uma extremidade de distribuição aberta 48, adaptado para acomodar um artigo 50 que penetra no tanque de processo 2 e distribuir um artigo revestido 50 que sai do tanque de processo 2. Extremidades de recebimento e de distribuição abertas 46 e 48 acomodam e distribuem artigos 50, sem olhar para a natureza do mecanismo usado para apresentar o artigo 50 ao transportador ou o dispositivo usado para acomodar o artigo 50 distribuído a partir do transportador. O transportador de tanque de processo de extremidade aberta 6 define um trajeto do transportador de tanque 32, o qual se estende a partir da extremidade de recebimento 46 do transportador de tanque de processo 6 até uma extremidade de distribuição 48 do transportador de tanque de projeto 6 ao longo de no mínimo uma porção do trajeto de processo 30.
As Figuras 2 e 5 ilustram, de maneira mais clara, o trajeto de processo 30 e o trajeto do transportador de tanque 32 de acordo com o sistema 1 da presente invenção. Como mostrado na Figura 2, o trajeto de processo 30 se estende da porta de entrada 8 do tanque de processo 2 até a porta de saída 9 do tanque de processo 2. Fazendo-se referência à Figura 5, o transportador do tanque de processo 6 é colocado inteiramente dentro do tanque de processo 2 e o trajeto de transportador de tanque 32 se estende ao longo daquele trajeto de processo 30. Considera-se que o trajeto do transportador de tanque 32 estende-se além de qualquer uma, ou de ambas as portas de entrada 8 e de saída 9 sem se afastar do escopo da presente invenção. Considera-se ainda que o trajeto de transportador de tanque 32 não precisa alcançar qualquer dentre as portas de entrada 8 ou de saída 9.
As Figuras 1 e 2 também ilustram o suprimento de material de revestimento 4 para o sistema 1 da presente invenção. Aquele suprimento de material de revestimento 4 compreende um tanque de extravasamento 5 em comunicação de fluido com o tanque de processo 2. O suprimento de material de revestimento 4 ainda compreende, no mínimo, uma bomba de suprimento de material 14. Tipicamente, diversas bombas de suprimento de material 14 são utilizadas conforme mostrado na Figura 2. As bombas de suprimento de material 14 distribuem material de revestimento para o tanque de processo 2 a ser utilizado no processo de revestimento. O material de revestimento pode compreender um revestimento liquido ou qualquer material fluido adequado conhecido de alguém de talento ordinário na técnica. Tipicamente, o sistema 1 utiliza eletro-revestimento líquido. As bombas de suprimento de material 14 fornecem material de revestimento para o tanque de processo 2 a uma vazão volumétrica de suprimento de material adequada. Para fins de exemplo, e não à guisa de limitação, numa configuração da presente invenção, as bombas de suprimento de material 14 alimentam o material de revestimento ao tanque de processo 2 a uma vazão de cerca de 3.000 galões por minuto (1.13401/min).
Uma parede de separação 16 fornece o limite entre o tanque de extravasamento 5 e o tanque de processo 2. O topo da parede de separação 16 define uma porção de extravasamento. Em uma configuração, a dita porção de extravasamento constitui uma área no topo da parede de separação que se estende pelo comprimento da parede de separação, na qual aquela porção de extravasamento é configurada para permitir que o material de revestimento no tanque de processo 2 escoe sobre a parede de separação 16 para o tanque de extravasamento 5. Altemativamente, a referida porção de extravasamento pode compreender qualquer estrutura adequada que permita material de revestimento a partir do tanque de processo 2 de escoar a partir do tanque de processo 2 para o interior do tanque de extravasamento 5. Por exemplo, a referida porção de extravasamento pode ser fornecida incluindo uma série de aberturas da parede de separação que permite que material de revestimento escoe sobre ou através da parede de separação 16 e para dentro do tanque de extravasamento 5. Além disso, a porção de extravasamento pode estar localizada em uma outra área do tanque de processo, o que é efetivo em permitir que material de revestimento escoe a partir do tanque de processo para o tanque de extravasamento.
Fazendo-se referência às Figuras 1 e 2, o tanque de processo 2 define o nível de fluido de processo 24. O nível de fluido de processo 24 é ditado pelas portas de entrada e de saída 8 e 9, e a porção de extravasamento da parede de separação 16. Ambas a porta de entrada 8 e a porta de saída 9 são configuradas para permitir que fluido contido dentro do tanque de processo 2 escoe para fora do tanque de processo 2 para o interior do referido tanque de extravasamento 5, a uma vazão volumétrica que é mais baixa do que a taxa de suprimento de material volumétrica. A referida taxa de suprimento de material volumétrica mais elevada assegura que a porta de entrada 8 e a porta de saída 9 são posicionadas abaixo do nível de fluido de processo o que irá ajudar no revestimento. A porção de extravasamento na parede de separação 16 permite que o material de revestimento escoe a partir do tanque de processo 2 para o tanque de extravasamento 5, para impedir o alagamento. A vazão volumétrica coletiva da porção de extravasamento e das portas de entrada 8 e de saída 9 é no mínimo tão grande quanto a taxa de suprimento de material volumétrica definida pela bomba de suprimento de material 14. Isto assegura que o nível de fluido de processo 24 não irá subir acima das porções de extravasamento. Como resultado, o tanque de processo 2 define o nível de fluido de processo 24 incluindo estas aberturas 18 que são configuradas para remover do tanque de processo 2 qualquer material de revestimento acima deste nível de fluido 24. A porta de entrada 8 e a porta de saída 9 podem compreender inúmeras configurações. Em uma configuração como mostrado na Figura 1, a porta de entrada 8 inclui duas aberturas para suportar a alimentação de dois artigos 50 de forma simultânea para o tanque de processo 2. Tipicamente, as aberturas nas portas podem acomodar o artigo 50 com uma altura de cerca de 2 1/2 até cerca de 4 polegadas (6,35 cm até 10,16 cm), uma largura de cerca de 6 até cerca de 12 polegadas (15,24 até 30,48 cm) e um comprimento ilimitado e/ou variável. Conforme mostrado na Figura 5, as comportas de interrupção 17 estão localizadas acima das portas de entrada 8 e de saída 9, e elas são abertas quando o sistema 1 está operando. Quando o sistema 1 não estiver em uso, as comportas de interrupção 17 são utilizadas para fechar as portas de entrada 8 e de saída 9.
Sob uma configuração da presente invenção, o transportador de tanque de processo 2 está posicionado no mínimo parcialmente abaixo do nível de fluido de processo 24 do tanque de processo 2. Como mostrado na Figura 2, o trajeto de processo 30 se estende desde a porta de entrada 8 do tanque de processo 2 até a porta de saída 9 do tanque de processo 2. O transportador de tanque de processo 2 define um trajeto de transportador de tanque 32 que se estende desde a extremidade de recebimento 46 do transportador de tanque de processo 2 até a extremidade de distribuição 48 do transportador de tanque de processo 6, e um trajeto de retomo 33 que se estende desde a extremidade de distribuição 48 do transportador de tanque de processo 6 até extremidade de recebimento 46 do transportador de tanque de processo 6. Tipicamente, o dito trajeto de transportador de tanque 32 e o trajeto de retomo 33, que são ambos abaixo do trajeto da transportador de tanque 32, são posicionados no mínimo parcialmente abaixo do nível de fluido de processo 24 do tanque de processo 2. Consequentemente, o transportador do tanque de processo 6 é submerso em um nível de material de revestimento igual ao nível de fluido de processo 24 dentro do tanque de processo quando o tanque de processo 2 está em operação. Como resultado, o artigo 50 que viaja no transportador do tanque de processo submerso 6 também será submerso em um nível de material de revestimento igual ao nível de fluido de processo 24, o que resulta no dito revestimento do artigo 50.
Segundo o sistema 1 da presente invenção, o transportador do tanque de processo 6 é configurado para transferir o artigo 50 através do dito tanque de processo. Fazendo-se referência às Figuras 1 e 4, uma configuração de um transportador de tanque de processo 6 é mostrada. O transportador de tanque de processo 6 compreende uma pluralidade de elementos suspensores 19, uma trilha de transportador de tanque de processo 28, e um hardware 26, caracterizado por movimento diferencial, isto é, partes que se movem uma em relação à outra. O hardware 26 conecta os elementos suspensores 19 à trilha de transportador de tanque de processo 28. Os elementos suspensores 19 são adaptados para acomodar e para suportar o artigo 50, enquanto que o artigo 50 é transferido através do tanque de processo 2. De acordo com uma configuração como mostrada na Figura 1, o elemento suspensor 19 compreende duas pernas inclinadas 20 conectadas a um elemento base 21 com uma borda com dente de serra 22 no lado interno do elemento base 21. Ao viajar através do tanque de processo 2 no transportador de tanque de processo 6, o artigo 50 repousa sobre a borda com dente de serra 22. Em adição, a aterrar eletricamente o artigo, a borda com dente de serra 22 reduz a quantidade de área superficial em contato com o artigo 50, em oposição a uma borda plana. Assim, a borda com dente de serra 22 fornece uma área superficial maior exposta ao material de revestimento dentro do tanque de processo 2. O elemento suspensor utiliza pernas inclinadas 20, uma vez que estas pernas inclinadas 20 fornecem folga melhorada ao viajar no trajeto de transportador de tanque 32. Em uma outra configuração, o transportador de tanque de processo 6 pode ser configurado de tal modo que o cabide 19 irá permanecer posicionado abaixo do nível de fluido de processo 24 enquanto o hardware 26 é localizado acima do nível de fluido de processo 24 para impedir mal funcionamento do hardware devido à acumulação ou corrosão do material de revestimento.
Além disto, o tanque de processo 2 compreende no mínimo um eletrodo 10 configurado para prover uma carga para o material de revestimento dentro do tanque de processo 2. Como exibido na Figura 2, o tanque de processo 2 pode compreender uma pluralidade de eletrodos 10. Os ditos eletrodos 10 são operáveis para o revestimento anódico ou catódico. O transportador de tanque de processo 6 retém o artigo 50, que, tipicamente, compreende um trilho ou outro artigo alongado num potencial elétrico. Sob o revestimento anódico, um artigo carregado de modo positivo 50 é passado através do tanque de processo 2 no referido transportador de tanque de processo 6. Para ligar o material de revestimento ao artigo 50, o eletrodo 10 deve prover o material de revestimento 22 com uma carga negativa, de tal maneira que o artigo carregado de maneira positiva 50 possa se ligar com o revestimento carregado de maneira negativa. Inversamente, sob o revestimento catódico, o tanque de processo 2 recebe um artigo carregado de maneira negativa 50; portanto, o eletrodo 10 deve prover uma carga positiva ao material de revestimento 22 para assegurar uma ligação entre o artigo 50 e um material de revestimento 22. A Figura 3 ilustra ainda o sistema 1 da presente invenção, no qual um transportador de entrada 42 e um transportador de saída 44 estão em comunicação com o tanque de processo 2. O transportador de entrada 42 está localizado adjacente à porta de entrada 8, e o transportador de saída 44 está localizado adjacente à porta de saída 9. Os transportadores de entrada 42 e de saída 44 definem trajetos de transporte de entrada/saída que são independentes do trajeto do transportador do tanque de processo. Dessa maneira, o referido transportador de entrada 42 e o referido transportador de saída 44 operam, de maneira independente, do tanque de processo 2 e do transportador do tanque de processo 6. O referido transportador de entrada 42 alimenta um artigo 50 na porta de entrada 8 do tanque de processo 6, no qual o artigo 50 será então acomodado pelo transportador de tanque de processo 6 para revestimento. Em seguida, o transportador de saída 44 recebe o artigo revestido 50 quando ele é saído do tanque de processo 6, através da porta de saída 9, por intermédio do transportador de tanque de processo 6. Esse sistema com três transportadores, constituído do transportador de entrada 42, transportador do tanque de processo 6, e do transportador de saída 44, possibilita que o sistema 1 opere de maneira contínua sem levar em conta o comprimento do artigo 50 sendo alimentado ao sistema 1, ou à natureza dos transportadores de entrada 42 e de saída 44 sendo utilizados.
Numa configuração preferencial, é fornecido um sistema 1 para eletro-revestimento de um artigo 50 de comprimento variável. O sistema 1 inclui um tanque de processo 2 que compreende uma porta de entrada 8, uma porta de saída 9 oposta à porta de entrada 8, e um trajeto de processo 30 que se estende desde a porta de entrada 8 até a porta de saída 9. O tanque de processo 2 ainda compreende um transportador de tanque de processo de extremidade aberta 6, no mínimo parcialmente, posicionado abaixo de um nível de fluido de processo 24 definido pelo tanque de processo 2. O transportador de tanque de processo de extremidade aberta 6, que está disposto inteiramente no interior do tanque de processo 2, define um trajeto de transportador de tanque 32 que se estende de uma extremidade de recebimento 46 do transportador de tanque de processo 6 até uma extremidade de distribuição 48 do transportador de tanque de processo 6 ao longo de no mínimo uma porção do trajeto de processo 30, no qual o dito transportador do tanque de processo 2 ainda compreende uma configuração de extremidade aberta na extremidade de recebimento 46 daquele transportador de tanque de processo 6 e uma configuração de extremidade aberta na extremidade de distribuição 48 do transportador de tanque de processo 6. Adicionalmente, o sistema 1 também compreende um suprimento de material de revestimento 4 em comunicação com o tanque de processo 2, um transportador de entrada 42 adaptado para alimentar o artigo 50 ao tanque de processo 2, e um transportador de saída 44 adaptado para acomodar um artigo revestido 50 a partir do tanque de processo 2.
Em uma outra configuração, o sistema de revestimento 1 pode compreender estações de processamento adicionais para o artigo 50 que está sendo revestido. O sistema pode incorporar trocadores de calor que são úteis no processo de eletro-revestimento, no qual temperaturas operacionais podem variar. O sistema também pode incluir estações de limpeza, estações de pré-tratamento para preparar a superfície de um artigo 50 para o revestimento. As estações de pré-tratamento incluem banhos de fosfato. Estações de lavagem podem ser incorporadas no sistema para retirar a tinta sólida do revestimento, o que pode afetar o rendimento e o apelo estético do revestimento. O sistema também pode compreender formas de cura que curam e fazem a reticulação do material de revestimento, depois de o revestimento ter sido aplicado, para assegurar propriedades de desempenho máximas do revestimento. O sistema também pode compreender estações de condicionamento de água, ou qualquer outra estação de processamento apropriada, conhecida por alguém versado na técnica. Todas as estações de processamento poderão ser usadas isoladamente ou em combinação com o sistema de revestimento da presente invenção.
Numa outra configuração da presente invenção, o método para eletro-revestimento é fornecido. O método de revestimento é aplicado para o revestimento anódico ou revestimento catódico. Método de eletro-revestimento compreende as etapas de fornecer e carregar o artigo 50, tal como um trilho sobre um transportador de entrada 42 e, em seguida, introduzir o artigo 50 em um tanque de processo 2 através de uma porta de entrada 8. A seguir, o artigo 50 é transferido através do tanque de processo 2 por meio de um transportador de tanque de processo 6, no qual o artigo 50 é revestido ao mesmo tempo em que ele se move através do tanque de processo 2. Depois do revestimento, o transportador de tanque de processo 6 dá saída ao artigo revestido 50, através de uma porta de saída 9 no tanque de processo 2, na qual o artigo revestido 50 é então recebido por um transportador de saída 44. O método ainda incorpora quaisquer etapas de processamento adicionais, tais como tratamento, limpeza, aquecimento, pré-aquecimento, lavagem, cura, e qualquer outra combinação deles.
Nota-se que termos como “preferencialmente”, “comumente”, “tipicamente”, e semelhantes, não são utilizados aqui para limitar o escopo da invenção reivindicada ou para sugerir que certas características sejam críticas, essenciais, ou mesmo importantes, para a estrutura ou função da invenção ora reivindicada. Em vez disto, esses termos são somente designados para ilustrar características de maneira alternativa ou adicional, que poderão ser utilizadas, ou não, em uma configuração particular da presente invenção.
Para fins de descrever e definir a presente invenção, observa-se que o termo “dispositivo” utilizado aqui para representar uma combinação de componentes e componentes individuais, a despeito de seus componentes serem combinados com outros componentes.
Tendo descrito a invenção em detalhe por meio de referência a suas configurações específicas, será evidente que modificações e variações são possíveis sem se afastar do escopo da invenção, definido nas reivindicações anexas. Mais especificamente, embora alguns aspectos da presente invenção sejam aqui identificados como preferenciais ou particularmente vantajosos, é considerado que a presente invenção não está necessariamente limitada a estes aspectos preferenciais da invenção.

Claims (22)

1. Sistema para eletro-revestimento de um artigo, o dito sistema compreendendo: um tanque de processo, tal tanque de processo compreendendo uma porta de entrada, uma porta de saída oposta à porta de entrada, e um trajeto de processo que se estende desde a porta de entrada até a porta de saída; um suprimento de material de revestimento em comunicação de fluido com o tanque de processo, em que o suprimento de material de revestimento compreende um tanque de extravasamento e no mínimo uma bomba de suprimento de material configurada para transferir material de eletro-revestimento a partir do tanque de extravasamento para o tanque de processo, dita bomba de suprimento de material define uma taxa de suprimento de material volumétrica, e a porta de entrada e a porta de saída do tanque de processo são configuradas para permitir que fluido contido dentro do tanque de processo escoe para fora do tanque de processo para o tanque de extravasamento a uma vazão volumétrica que é mais baixa do que a taxa de suprimento de material volumétrica definida pela bomba de suprimento de material; e um transportador de tanque de processo de extremidade aberta compreendendo uma trilha, e uma pluralidade de elementos de suporte acoplados à trilha e configurados para suportar um artigo no mesmo, em que a trilha e os elementos de suporte do transportador são configurados para mover num laço vertical, caracterizado por um trajeto de transportador de tanque verticalmente espaçado acima de um trajeto de retorno, em que os elementos de suporte estão dispostos abaixo de um nível de fluido de processo definido pelo dito tanque de processo.
2. Sistema para revestimento, o dito sistema compreendendo: um tanque de processo, tal tanque de processo compreendendo uma porta de entrada, uma porta de saída oposta à porta de entrada, e um trajeto de processo que se estende desde a porta de entrada até a porta de saída; um transportador de tanque de processo de extremidade aberta compreendendo uma trilha, e uma pluralidade de elementos de suporte acoplados à trilha e configurados para suportar um artigo no mesmo, em que a trilha e os elementos de suporte do transportador são configurados para mover num laço vertical, caracterizado por um trajeto de transportador de tanque verticalmente espaçado acima de um trajeto de retomo, em que os elementos de suporte estão dispostos abaixo de um nível de fluido de processo definido pelo dito tanque de processo; e um suprimento de material de revestimento em comunicação com o tanque de processo.
3. Sistema de acordo com a reivindicação 2, caracterizado pelo fato de que os elementos de suporte são elementos suspensores compreendendo no mínimo duas pernas e um elemento base que conecta as pernas, tal elemento base adaptado para reter um artigo.
4. Sistema de acordo com a reivindicação 2, caracterizado pelo fato de que a porta de entrada do tanque de processo e aporta de saída do tanque de processo estão posicionadas, no mínimo parcialmente, abaixo daquele nível de fluido de processo definido pelo dito tanque de processo.
5. Sistema de acordo com a reivindicação 2, caracterizado pelo fato de que o trajeto de retomo estende-se desde a extremidade de distribuição do transportador de tanque de processo para a extremidade de recebimento do transportador de tanque de processo.
6. Sistema de acordo com a reivindicação 5, caracterizado pelo fato de ambos o trajeto de transportador de tanque e o trajeto de retomo estarem posicionados, no mínimo parcialmente, abaixo de um nível de fluido de processo definido pelo dito tanque de processo.
7. Sistema de acordo com a reivindicação 2, caracterizado pelo fato de que o transportador de tanque de processo está disposto inteiramente no interior do tanque de processo.
8. Sistema de acordo com a reivindicação 2, caracterizado pelo fato de o tanque de processo compreender no mínimo um eletrodo configurado para fornecer uma carga elétrica a um material de revestimento no interior do tanque de processo, e de o transportador de tanque de processo ser configurado para reter um artigo num potencial elétrico predeterminado no interior do dito tanque de processo.
9. Sistema de acordo com a reivindicação 2, caracterizado pelo fato de que o transportador de tanque de processo compreende hardware que se caracteriza por movimento diferencial configurado para conectar os elementos suspensores à trilha.
10. Sistema de acordo com a reivindicação 9, caracterizado pelo fato de que o hardware de movimento diferencial está posicionado, no mínimo parcialmente, acima de um nível de fluido de processo definido pelo tanque de processo.
11. Sistema de acordo com a reivindicação 3, caracterizado pelo referido elemento base compreender uma borda com dente de serra configurada para suportar o artigo.
12. Sistema de acordo com a reivindicação 2, caracterizado pelo fato de que: o transportador de tanque de processo compreende hardware que se caracteriza por movimento diferencial, e hardware configurado para suportar um artigo ao longo do laço vertical; e dito hardware que se caracteriza por movimento diferencial está posicionado, no mínimo parcialmente, acima de um nível de fluido de processo definido pelo tanque de processo.
13. Sistema de acordo com a reivindicação 2, caracterizado por compreender, ainda, um transportador de entrada e um transportador de saída, em que: o transportador de entrada é configurado para transferir um artigo do transportador de entrada, através da porta de entrada do tanque de processo, para o transportador de tanque de processo; o transportador de saída é configurado para acomodar um artigo transferido do transportador de tanque de processo, através da porta de saída do tanque de processo, para o transportador de saída; o transportador de entrada define um trajeto de transportador de entrada que é independente do laço vertical daquele transportador de tanque de processo; e o transportador de saída define um trajeto de transportador de saída que é independente do laço vertical daquele transportador de tanque de processo.
14. Sistema de acordo com a reivindicação 2, caracterizado pelo fato de que: o suprimento de material de revestimento ainda compreende um tanque de extravasamento em comunicação de fluido com o tanque de processo; o tanque de extravasamento compreende no mínimo uma bomba de suprimento de material configurada para transferir fluido a partir do tanque de extravasamento para o tanque de processo; a bomba de suprimento de material define uma taxa volumétrica de suprimento de material; e ambas a porta de entrada e a porta de saída são configuradas para permitirem que fluido contido dentro do tanque de processo escoe para fora do tanque de processo para o tanque de extravasamento a uma vazão volumétrica que é mais baixa do que a taxa volumétrica de suprimento de material.
15. Sistema de acordo com a reivindicação 14, caracterizado pelo fato de que: o tanque de processo ainda compreende no mínimo uma porção de extravasamento configurada para permitir que fluido contido dentro do tanque de processo escoe para fora do tanque de processo para o interior do tanque de extravasamento; e as vazões volumétricas são definidas, de maneira coletiva, pela porção de extravasamento e pelas portas de entrada e de saída, as ditas vazões volumétricas são ao menos tão grandes quanto a taxa de suprimento de material volumétrica definida pela bomba de suprimento de material.
16. Sistema de acordo com a reivindicação 14, caracterizado pelo fato de que o tanque de processo compreende uma parede de separação entre o tanque de processo e o tanque de extravasamento.
17. Sistema de acordo com a reivindicação 16, caracterizado pelo fato de o tanque de processo compreender comportas de interrupção adaptadas para fechar a porta de entrada e a porta de saída, e impedir que um material de revestimento escoe para fora do tanque de processo para o interior do tanque de extravasamento.
18. Sistema de acordo com a reivindicação 14, caracterizado pelo fato de o suprimento de material de revestimento compreender um fluido para eletro-revestimento.
19. Sistema de acordo com a reivindicação 14, caracterizado pelo material de revestimento compreender uma tinta líquida, um pó fluidizado, ou qualquer combinação deles.
20. Sistema de acordo com a reivindicação 13, caracterizado pelo fato de o sistema ainda compreender no mínimo uma estação de processamento adicional, em comunicação direta ou indireta com o transportador de entrada ou de saída, a dita estação de processamento selecionada dentre trocadores de calor, estações de limpeza, estações de pré-tratamento, estações de lavagem, fomos de cura, estações de condicionamento de água, e suas combinações.
21. Método para eletro-revestimento, compreendendo as etapas de: fornecer um artigo com um comprimento que é maior do que a dimensão de comprimento máxima do tanque de processo; carregar o artigo sobre um transportador de entrada; introduzir o artigo num tanque de processo através de uma porta de entrada no tanque de processo; transferir o artigo através do tanque de processo por meio de um transportador de tanque de processo de extremidade aberta que move num laço vertical, em que tal transportador de tanque de processo de extremidade aberta compreende uma trilha, e uma pluralidade de elementos de suporte suportam o artigo no mesmo; revestir o artigo com um suprimento de material de revestimento em comunicação com o tanque de processo, à medida que o artigo é transferido através do tanque de processo num laço vertical, caracterizado por um trajeto de transportador de tanque verticalmente espaçado acima de um trajeto de retomo, em que os elementos de suporte e o artigo suportado no mesmo estão submersos abaixo do nível de material de revestimento no tanque de processo; dar saída ao artigo revestido para fora de dito tanque de processo através de uma porta de saída no tanque de processo; e receber o artigo revestido por meio de um transportador de saída adjacente à porta de saída do tanque de processo.
22. Método de acordo com a reivindicação 21, caracterizado pelo fato de que a porta de entrada do tanque de processo e a porta de saída do tanque de processo são configuradas para permitirem que fluido contido dentro do tanque de processo escoe para fora do tanque de processo para o interior de um tanque de extravasamento a uma vazão volumétrica que é mais baixa do que uma taxa volumétrica de suprimento de material fornecida pelo suprimento de material de revestimento.
BRPI0503727-1A 2004-11-30 2005-09-19 Sistemas para eletro-revestimento de um artigo e para revestimento, e, método para eletro-revestimento BRPI0503727B1 (pt)

Applications Claiming Priority (2)

Application Number Priority Date Filing Date Title
US63180504P 2004-11-30 2004-11-30
US11/158,221 US7241366B2 (en) 2004-11-30 2005-06-21 Continuous coating process

Publications (2)

Publication Number Publication Date
BRPI0503727A BRPI0503727A (pt) 2006-07-11
BRPI0503727B1 true BRPI0503727B1 (pt) 2015-06-30

Family

ID=36565477

Family Applications (1)

Application Number Title Priority Date Filing Date
BRPI0503727-1A BRPI0503727B1 (pt) 2004-11-30 2005-09-19 Sistemas para eletro-revestimento de um artigo e para revestimento, e, método para eletro-revestimento

Country Status (5)

Country Link
US (1) US7241366B2 (pt)
EP (1) EP1920085B1 (pt)
BR (1) BRPI0503727B1 (pt)
PL (1) PL1920085T3 (pt)
WO (1) WO2006060067A2 (pt)

Families Citing this family (3)

* Cited by examiner, † Cited by third party
Publication number Priority date Publication date Assignee Title
DE102008047704B4 (de) * 2008-09-18 2017-03-30 GM Global Technology Operations LLC (n. d. Ges. d. Staates Delaware) Vorrichtung zur Tauchlackierung eines Karosserieteils
US20120097101A1 (en) * 2010-04-23 2012-04-26 Metokote Corporation Modularly Integrated Coating Systems
KR102006845B1 (ko) * 2019-04-18 2019-08-05 주식회사 스틸티앤씨 산화방지용 전극봉 코팅시스템

Family Cites Families (16)

* Cited by examiner, † Cited by third party
Publication number Priority date Publication date Assignee Title
US2829762A (en) * 1956-01-16 1958-04-08 Alvey Conveyor Mfg Company Live conveyor
US3658677A (en) * 1969-12-22 1972-04-25 American Can Co Electroflow method of electrocoating
US4401522A (en) * 1980-09-29 1983-08-30 Micro-Plate, Inc. Plating method and apparatus
DE3230660C1 (de) * 1982-08-02 1984-01-26 Basf Farben + Fasern Ag, 2000 Hamburg Verfahren und Vorrichtung zur Durchfuehrung einer Elektrotauchlackierung sowie Anwendung
JPS5985897A (ja) * 1982-11-06 1984-05-17 Nippon Paint Co Ltd 電着塗料浴の調整方法および装置
US4663014A (en) * 1986-01-02 1987-05-05 I. Jay Bassett Electrodeposition coating apparatus
US6139708A (en) * 1987-08-08 2000-10-31 Nissan Motor Co., Ltd. Dip surface-treatment system and method of dip surface-treatment using same
EP0361029B1 (de) * 1988-09-01 1993-05-19 Siemens Nixdorf Informationssysteme Aktiengesellschaft Galvanisiereinrichtung für plattenförmige Werkstücke, insbesondere Leiterplatten
DE3836256A1 (de) * 1988-10-25 1990-04-26 Schering Ag Vorrichtung zum galvanisieren oder chemischen behandeln von metallischen teilen
US6342146B1 (en) * 1995-07-14 2002-01-29 Geronimo Z. Velasquez Lead-free alloy plating method
DE19713203C1 (de) * 1997-03-28 1998-11-12 Nuetro Maschinen & Anlagen Vorrichtung und Verfahren zum Oberflächenbehandeln durch Tauchen
US6223890B1 (en) * 1997-11-11 2001-05-01 Metokote Corporation Conveyor system
DE19834245B4 (de) * 1998-07-29 2007-05-03 Nütro Maschinen- und Anlagenbau GmbH & Co. KG Vorrichtung zum elektrolytischen Beschichten
US6153064A (en) * 1998-11-25 2000-11-28 Oliver Sales Company Apparatus for in line plating
US20030052009A1 (en) * 2001-09-14 2003-03-20 Case Leo L. Method and apparatus for the bulk coating of components
DE10153171B4 (de) * 2001-10-27 2004-09-16 Atotech Deutschland Gmbh Verfahren und Vorrichtung zum elektrolytischen Behandeln von Teilen in Durchlaufanlagen

Also Published As

Publication number Publication date
US7241366B2 (en) 2007-07-10
WO2006060067A3 (en) 2006-11-23
WO2006060067B1 (en) 2007-01-25
BRPI0503727A (pt) 2006-07-11
EP1920085A4 (en) 2010-10-06
EP1920085B1 (en) 2012-05-23
US20060113183A1 (en) 2006-06-01
WO2006060067A2 (en) 2006-06-08
EP1920085A2 (en) 2008-05-14
PL1920085T3 (pl) 2012-11-30

Similar Documents

Publication Publication Date Title
US3751297A (en) Method for simultaneous fluid processing and conveying
BRPI0503727B1 (pt) Sistemas para eletro-revestimento de um artigo e para revestimento, e, método para eletro-revestimento
CN206204466U (zh) 电镀处理器
US4164454A (en) Continuous line for plating on metal strip material
BRPI0918749B1 (pt) método e sistema de lavagem de eletrodo
CN104781452B (zh) 用于处理待处理的扁平材料的装置及方法
CN106637331A (zh) 一种带送板装置和喷流机构的pcb软板电镀铜缸
CN102143804A (zh) 用于分离涂料过喷的装置
BR102013026948A2 (pt) Dispositivo de tratamento térmico de produtos com limpeza do líquido de processo
KR101274083B1 (ko) 약액도포노즐 및 이를 이용한 약액도포장치
IE53960B1 (en) Apparatus and method of electroplating tabs of printed circuit boards and the like
FI84325C (fi) Saett och anordning foer isolering av sprutvaetskekaellan fraon hoegspaenningen i en elektrostatisk sprutpistol vid anvaendande av en elektriskt ledande sprutvaetska.
US20060011479A1 (en) Method and apparatus for the bulk coating of components
US6342146B1 (en) Lead-free alloy plating method
US4402799A (en) Apparatus and method of treating tabs of printed circuit boards and the like
US20060219562A1 (en) System and method of transporting and providing a cathode contact to articles in an electroplating system
CN109007905A (zh) 一种改进的高效蔬菜清洗装置
CN212310221U (zh) 一种雾化喷淋清洗通道
BRPI0807386A2 (pt) Sistema de vaporização, e, dispositivo de passar a ferro
HU188197B (en) Apparatus for galvanic separating alimunium
CN207574470U (zh) 一种果蔬自动清洁去皮装置
CN215906300U (zh) 一种垂直电镀生产线
NL2015747B1 (nl) Inrichting voor het galvaniseren van plaatvormige substraten.
JP2019519891A (ja) 静電気放電ユニット
KR20210016413A (ko) 물체를 처리하기 위한 방법 및 이 방법을 수행하기 위한 장치

Legal Events

Date Code Title Description
B07A Application suspended after technical examination (opinion) [chapter 7.1 patent gazette]
B09A Decision: intention to grant [chapter 9.1 patent gazette]
B16A Patent or certificate of addition of invention granted [chapter 16.1 patent gazette]

Free format text: PRAZO DE VALIDADE: 20 (VINTE) ANOS CONTADOS A PARTIR DE 19/09/2005, OBSERVADAS AS CONDICOES LEGAIS.