BRPI0417711B1 - Método e sistema para controlar consumo de energia durante o processo de perfuração de rocha com um aparelho para perfuração de rocha, e, aparelho para perfuração de rocha - Google Patents

Método e sistema para controlar consumo de energia durante o processo de perfuração de rocha com um aparelho para perfuração de rocha, e, aparelho para perfuração de rocha Download PDF

Info

Publication number
BRPI0417711B1
BRPI0417711B1 BRPI0417711-8A BRPI0417711A BRPI0417711B1 BR PI0417711 B1 BRPI0417711 B1 BR PI0417711B1 BR PI0417711 A BRPI0417711 A BR PI0417711A BR PI0417711 B1 BRPI0417711 B1 BR PI0417711B1
Authority
BR
Brazil
Prior art keywords
energy
rock drilling
percussion
depth
drilling apparatus
Prior art date
Application number
BRPI0417711-8A
Other languages
English (en)
Inventor
Sverker Hartwig
Jonas Henrysson
Original Assignee
Atlas Copco Rock Drills Ab
Priority date (The priority date is an assumption and is not a legal conclusion. Google has not performed a legal analysis and makes no representation as to the accuracy of the date listed.)
Filing date
Publication date
Family has litigation
First worldwide family litigation filed litigation Critical https://patents.darts-ip.com/?family=30768861&utm_source=google_patent&utm_medium=platform_link&utm_campaign=public_patent_search&patent=BRPI0417711(B1) "Global patent litigation dataset” by Darts-ip is licensed under a Creative Commons Attribution 4.0 International License.
Application filed by Atlas Copco Rock Drills Ab filed Critical Atlas Copco Rock Drills Ab
Publication of BRPI0417711A publication Critical patent/BRPI0417711A/pt
Publication of BRPI0417711B1 publication Critical patent/BRPI0417711B1/pt

Links

Classifications

    • EFIXED CONSTRUCTIONS
    • E21EARTH OR ROCK DRILLING; MINING
    • E21BEARTH OR ROCK DRILLING; OBTAINING OIL, GAS, WATER, SOLUBLE OR MELTABLE MATERIALS OR A SLURRY OF MINERALS FROM WELLS
    • E21B44/00Automatic control systems specially adapted for drilling operations, i.e. self-operating systems which function to carry out or modify a drilling operation without intervention of a human operator, e.g. computer-controlled drilling systems; Systems specially adapted for monitoring a plurality of drilling variables or conditions

Landscapes

  • Life Sciences & Earth Sciences (AREA)
  • Engineering & Computer Science (AREA)
  • Geology (AREA)
  • Mining & Mineral Resources (AREA)
  • Physics & Mathematics (AREA)
  • Environmental & Geological Engineering (AREA)
  • Fluid Mechanics (AREA)
  • General Life Sciences & Earth Sciences (AREA)
  • Geochemistry & Mineralogy (AREA)
  • Earth Drilling (AREA)
  • Perforating, Stamping-Out Or Severing By Means Other Than Cutting (AREA)
  • Drilling And Exploitation, And Mining Machines And Methods (AREA)

Description

“MÉTODO E SISTEMA PARA CONTROLAR CONSUMO DE ENERGIA
DURANTE O PROCESSO DE PERFURAÇÃO DE ROCHA COM UM
APARELHO PARA PERFURAÇÃO DE ROCHA, E, APARELHO PARA PERFURAÇÃO DE ROCHA” Campo da invenção A invenção é relativa a um método para controlar consumo de energia durante o processo de perfuração de rocha, do tipo definido no preâmbulo de acordo com a reivindicação 1. A invenção ainda é relativa a um sistema e um aparelho para perfuração de rocha do tipo definido no preâmbulo das reivindicações 11 e 21, respectivamente.
Fundamento da invenção Aparelhos para perfuração de rocha podem ser utilizados em inúmeros campos. Por exemplo, aparelhos para perfuração de rocha podem ser utilizados em abertura de túneis, mineração subterrânea, reforço de rocha, perfuração, e para perfuração de furos para dinamitação, furos para argamassa e furos para instalar parafusos para rochas.
Perfuração de rocha é muitas vezes realizada por meio de perfuração de rocha por percussão, onde uma ferramenta de perfuração montada em uma extremidade de uma haste de perfuração é dotada de pulsos de impacto por meio de um pistão martelo arranjado no lado oposto da haste de perfuração, e arranjado para ser mecanizado para impactar de maneira repetitiva sobre a haste de perfuração. Na extremidade a mais externa da ferramenta de perfuração existem brocas de perfuração que penetram na rocha e a rompem quando dos impactos pelo pistão martelo. A ferramenta de perfuração também pode ser comprimida contra a rocha para manter contato entre a ferramenta e a rocha para assegurar que tanta energia de impacto quanto possível, a partir do pistão martelo, é transmitida para a rocha. Para tomar o processo de perfuração mais eficiente, a ferramenta de perfuração pode ainda ser de girada alguma coisa entre os impactos, de modo que as brocas de perfuração atingem uma nova localização a cada impacto. Os cortes da perfuração são lavados do furo com um meio adequado. Este meio usualmente é ar em aparelhos de perfuração superficial e água em aparelhos de operação subterrânea. Altemativamente, neblina de água, com ou sem um aditivo químico, pode ser utilizada em ambos os tipos de aparelhos. O aparelho para perfuração de rocha ainda compreende meio de fonte de alimentação principal tal como um motor diesel que é utilizado para produzir energia para funções que requerem energia do aparelho para perfuração de rocha. Estas funções podem incluir um compressor para produzir pressão/escoamento de lavagem, energia de percussão, energia de rotação, energia de alimentação, velocidade de alimentação, bombas hidráulicas, ventiladores de resfriamento. A perfuração de rocha pode ainda ser realizada por meio de aparelhos que utilizam somente rotação e pressão aplicada para romper a rocha, ou aparelhos que utilizam apenas rotação para romper a rocha. O meio de fonte de alimentação principal é dimensionado de tal modo que todas as funções possam ser utilizadas utilizando sua taxa de produção de energia máxima, simultaneamente em todos os momentos, para assegurar o funcionamento adequado.
Um problema com equipamentos existentes para perfuração de rocha contudo, é que eles muitas vezes consomem mais energia do que necessário durante um processo de perfuração, o que resulta em consumo excessivo de combustível, aquecimento e geração de calor e de ruído.
Consequentemente, existe uma necessidade por um método de perfuração de rocha melhorado, que solucione o problema mencionado acima.
Sumário da invenção É um objetivo da presente invenção fornecer um método para controlar consumo de energia durante o processo de perfuração de rocha, que solucione problema mencionado acima. Este objetivo é alcançado por meio de um método para controlar consumo de energia durante um processo de perfuração de rocha de acordo com a porção de caracterização de acordo com a reivindicação 1.
Um outro objetivo da presente invenção é fornecer um sistema para controlar consumo de energia durante o processo de perfuração de rocha, que solucione o problema mencionado acima. Este objetivo é alcançado por meio de. um sistema como definido na porção de caracterização de acordo com a reivindicação 11. É um outro objetivo da presente invenção fornecer um aparelho para perfuração de rocha que solucione o problema mencionado acima. Este objetivo é alcançado por meio de um aparelho para perfuração de rocha de acordo com a reivindicação 21. O método para controlar consumo de energia durante um processo de perfuração de rocha com um aparelho para perfuração de rocha, inclui ajustar a energia de lavagem no mínimo parcialmente como uma função da profundidade do furo e controlar, no mínimo, a energia de percussão e/ou energia de rotação e a energia de lavagem, de tal modo que o consumo total de energia de cada sub-processo seja controlado de tal modo que a produção de energia a partir do meio de fonte de alimentação principal seja mantido no ou abaixo de um nível predeterminado.
Isto tem a vantagem que apenas a quantidade requerida de energia em uma certa profundidade de furo é utilizada para lavagem, e que a energia restante pode ser utilizada para outras funções e/ou para economizar energia, o que resulta, por exemplo, em menos consumo de energia, menos ruído e menos calor. A energia de lavagem pode ainda ser ajustada, no mínimo parcialmente, como uma função do diâmetro do furo e/ou diâmetro da haste de perfuração. O escoamento do meio de lavagem pode ser mantido substancialmente constante através de todo o processo de perfuração, isto é, a energia de lavagem aumenta com a profundidade aumentada do furo. A profundidade do furo pode ainda ser medida de maneira contínua. Isto tem a vantagem que o escoamento pode ser mantido precisamente no nível de escoamento necessário para administrar a lavagem do furo de perfuração, e assim a energia de lavagem pode se manter no valor mínimo possível através de todo o processo de perfuração, em todos os momentos. O escoamento do meio de lavagem pode ser aumentado, no mínimo ligeiramente, com profundidade crescente do furo. Isto tem a vantagem que quando a profundidade do furo aumenta, o escoamento pode ser aumentado alguma coisa, para compensar ainda pela profundidade do foro e/ou juntas da haste de perfuração e/ou cortes de perfuração que tendem a prender o aparelho na parede do foro de perfuração. A energia de lavagem requerida pode ser determinada por meio de meio de computador. O meio de computador pode ser conectado a uma memória na qual está armazenada uma tabela que compreende uma ou mais das listas de tipos de ferramentas de perfuração e/ou tipos de hastes de perfuração, e preferivelmente, parâmetros de cálculo a serem utilizados com a combinação selecionada. A energia de lavagem pode ser determinada com base em dados armazenados relativos ao tipo de ferramenta de perfuração e/ou um tipo de haste de perfuração e/ou profundidade do foro. Isto tem a vantagem que o escoamento do meio de lavagem pode ser mantido em um valor desejado, independentemente de, por exemplo, que diâmetro de ferramenta de perfuração e/ou que diâmetro de haste de perfuração é utilizado. A invenção pode ser utilizada em aparelhos para perfuração de rocha convencionais, por exemplo, em aparelhos que utilizam percussão ou rotação ou uma combinação deles.
Breve descrição dos desenhos A Figura 1 mostra uma configuração tomada como exemplo de um aparelho para perfuração de rocha de acordo com a presente invenção. A Figura 2 mostra um diagrama de blocos que descreve uma configuração tomada como exemplo da presente invenção.
Descrição detalhada de configurações preferenciais A Figura 1 delineia um aparelho para perfuração de rocha tomado como exemplo de acordo com a presente invenção. Na Figura está mostrado um aparelho para perfuração de rocha 1, neste exemplo um equipamento de perfuração superficial. O equipamento de perfuração 1 está mostrado em utilização perfurando um furo 2, começando de um nível do terreno, no presente tendo alcançado uma profundidade a e destinado a resultar em um furo de profundidade β, por exemplo 30 m, o furo acabado sendo indicado pelas linhas interrompidas. A relação mostrada de altura de equipamentos de perfuração/profundidade do foro, não tem intenção de ser exata. A altura total 7 da perfuração podería por exemplo ser 10 m. O equipamento de perfuração 1 é fornecido com um martelo superior 11 montado por meio de uma sela de perfuração de rocha 13 em um alimentador 5. O alimentador 5 é ligado a uma lança 15 através de um suporte de alimentação 12. O martelo superior 11 fornece ação percussiva para uma ferramenta de perfuração 3 com uma ou mais brocas de perfuração 4 por meio de uma haste de perfuração 6 suportada por um suporte de haste 14. O martelo superior 11 é suprido de energia a partir de uma bomba hidráulica 10 acionada por um motor diesel 9, por meio de um conduto ligado ao alimentador 5 (0 alimentador hidráulico não está mostrado na Figura). Os cortes da perfuração são lavados para fora do furo 2 por meio de ar comprimido que é alimentado através de um tubo, preferivelmente no centro da haste de perfuração 6, e é descarregado junto à ferramenta de perfuração 3. 0 ar comprimido lava os cortes de perfuração para cima através de uma saída do furo 2, como indicado pelas setas direcionadas para cima na Figura 1. Ao invés de ar comprimido, outros meios de lavagem também podem ser utilizados, por exemplo, neblina de água com ou sem um aditivo químico. O ar comprimido é alimentado para a haste de perfuração 6 a partir de um compressor 8 através de um tubo 7. O compressor 8, por sua vez, é energizado pelo motor diesel 9.
Em equipamentos de perfuração correntes, o motor diesel 9 deve ser grande o suficiente para ser capaz de acionar simultaneamente ambos, o compressor e a bomba hidráulica na taxa completa, bem como os ventiladores de resfriamento e outros utensílios. O compressor é sempre acionado na, ou próximo da sua taxa máxima, durante a perfuração, e uma vez que o compressor pode consumir por exemplo 120 HP de uma saída total de diesel de por exemplo 300 HP, o compressor consome uma grande quantidade de combustível o que resulta na geração de grandes quantidades de gases de descarga e de mído e calor, o que ainda resulta em mesmo mais mído e consumo de combustível devido ao fato que ventiladores de resfriamento precisam ser acionados mais fortemente.
De acordo com a presente invenção, contudo, estas desvantagens podem ser reduzidas acionando o compressor no nível de energia que é requerido no momento. Por exemplo, no início da perfuração de um furo, a energia de lavagem que é requerida para produzir um esquema de escoamento do meio de lavagem que é suficiente para evacuar os cortes de perfuração, é relativamente pequeno, e assim o compressor não precisa distribuir mais do que esta energia requerida. Isto significa que o motor diesel, por sua vez, pode ser acionado com produção de energia reduzida, assim resultando em consumo reduzido de combustível, menos calor gerado e menos ruído gerado. Altemativamente, a energia economizada acionando assim o compressor com energia de entrada reduzida, pode ser utilizada para permitir que mais energia seja alocada ao martelo superior do que seria possível de outra forma, o que resulta em perfuração mais rápida na primeira e/ou maior parte do furo. A redução de energia do compressor pode ser realizada em diferentes maneiras dependendo do tipo de compressor. No caso de, por exemplo, um compressor de deslocamento, a energia pode ser reduzida ou reduzindo a RPM ou, descarregando o compressor fechando a admissão. O controle da energia do compressor será descrito agora com referência à Figura 2 que mostra um diagrama de blocos de um sistema de controle. A jFigura mostra um equipamento de perfuração 21 com motor diesel 22. O motor diesel é conectado diretamente ou indiretamente a um compressor 23, uma bomba hidráulica 29, ventiladores de resfriamento 24, outros utensílios 25, um martelo superior 26 e um controlador 27 tal como um computador. O controlador é ainda conectado ao compressor 23 e/ou à bomba hidráulica e/ou os ventiladores de resfriamento 24 e/ou os utensílios 25.
Para controlar a energia do compressor, um sensor 28, por exemplo montado na alimentação, fornece ao controlador 27 informação relativa à profundidade atual do furo e o controlador 27 então transmite, por exemplo, através de um condutor CAN sinais de controle para o compressor 23, que incluem informação a respeito de que energia/pressão ele deveria distribuir para produzir um escoamento desejado do meio de lavagem. O controlador pode ainda enviar sinais de controle para o motor diesel e/ou ventiladores de resfriamento e/ou outros utensílios como necessário, por exemplo, valores de energia desejados. O controlador 27 pode incluir uma memória 30 no ou conectada com ele, na qual estão armazenados valores desejados para os ajustes do compressor contra profundidades de furo, de modo que o compressor pode ser ajustado de maneira correta.
Altemativamente ou em adição, podem ser ainda armazenados parâmetros de cálculo a serem utilizados com a profundidade de furo para calcular uma energia desejada do compressor. Estes parâmetros de cálculo podem ser dependentes do tipo de ferramenta de perfuração e/ou tipo de haste de perfuração. Preferivelmente parâmetros de cálculo são armazenados para cada combinação possível de ferramenta de perfuração e/ou haste de perfuração.
Em uma configuração alternativa, existem listagens armazenadas na memória, nas quais cada listagem inclui ajustes de compressor contra profundidade para cada combinação. Por exemplo, podem haver valores armazenados para cada centímetro ou decímetro de profundidade aumentada de furo. Também é possível armazenar valores que resultam em um escoamento crescente quando a profundidade do furo aumenta, para compensar os fatores mencionados acima.
Em uma outra configuração tomada como exemplo (não mostrado), um sensor sensoria o escoamento real pode ser conectado ao controlador, o que possibilita ao controlador enviar, de maneira contínua, sinais de controle para o compressor com base nos valores de escoamento. O escoamento pode, por exemplo, ser calculado como litros por revolução do compressor * revoluções por minuto (RPM) * tempo de trabalho/tempo total. O escoamento desejado pode, em uma configuração alternativa tomada como exemplo, ser ajustado pelo operador, ajustando um valor em um controle, ou introduzindo um valor desejado no controlador através de uma interface homem - máquina, tal como um mostrador e/ou um teclado. A presente invenção tem, por exemplo, a vantagem que ao perfurar furos estreitos, o compressor não precisa estar trabalhando em energia total durante todo o processo de perfuração, resultando assim em uma economia de combustível e/ou energia extra para o martelo superior através de todo o processo de perfuração.
Na descrição acima a invenção foi descrita em conexão com um equipamento de perfuração superficial com um martelo superior hidráulico e equipamento de perfuração. A presente invenção pode, contudo, ser utilizada igualmente com qualquer outro tipo de aparelho de perfuração, com lavagem de perfuração, e energizado separadamente. Por exemplo, a invenção pode ser utilizada com aparelhos para perfuração de rocha que utilizam ambos, percussão e rotação para realizar a perfuração de rocha. A invenção também pode ser utilizado em equipamentos para perfuração de rocha onde apenas rotação e pressão aplicada são utilizados para romper a rocha, ou onde somente rotação é utilizada, o que por exemplo, podería ser o caso em perfuração de rocha macia tal como em minas de carvão. Nos casos onde rotação é utilizada para romper a rocha, a energia economizada da lavagem reduzida pode ser utilizada para rotação mais rápida, e com isto perfuração mais rápida.
Deveria ainda ser entendido que inúmeros outros sensores, por exemplo sensores de temperatura, podem ser conectados ao controlador para dotá-lo de informação útil ao controlar a operação do aparelho para perfuração de rocha.

Claims (21)

1. Método para controlar consumo de energia durante o processo de perfuração de rocha com um aparelho para perfuração de rocha, no qual o aparelho para perfuração de rocha inclui meio de fonte de alimentação principal para suprir energia para o processo de perfuração de rocha que inclui, no mínimo, os sub-processos de percussão e/ou rotação e lavagem, caracterizado pelo fato de compreender as etapas de; ajustar a energia de lavagem, no mínimo parcialmente, como uma função da profundidade do furo, e controlar no mínimo a energia de percussão e/ou energia de rotação e a energia de lavagem, de tal modo que o consumo de energia total de cada sub-processo seja controlado.
2. Método de acordo com a reivindicação 1, caracterizado pelo fato de a energia de lavagem ainda ser ajustada, no mínimo parcialmente, como uma função de diâmetro do furo e/ou diâmetro da haste de perfuração.
3. Método de acordo com a reivindicação 1 ou 2, caracterizado pelo fato de o consumo total de energia de cada sub-processo ser controlado de tal modo que a saída de energia a partir do meio de fonte de alimentação principal seja mantida no ou abaixo de um nível predeterminado.
4. Método de acordo com qualquer uma das reivindicações 1 a 3, caracterizado pelo fato de o escoamento do meio de lavagem ser mantido substancialmente constante durante todo o processo de perfuração.
5. Método de acordo com qualquer uma das reivindicações 1 a 3, caracterizado pelo fato de o escoamento do meio de lavagem ser aumentado com profundidade crescente do furo.
6. Método de acordo com qualquer uma das reivindicações 1 a 4, caracterizado pelo fato de a profundidade do furo ser medida de maneira contínua,
7. Método de acordo com qualquer uma das reivindicações 1 a 6, caracterizado pelo fato de o escoamento do meio de lavagem ser medido de maneira contínua.
8. Método de acordo com qualquer uma das reivindicações 1 a 7, caracterizado pelo fato de a energia de lavagem requerida ser determinada por meio de meio de computador.
9. Método de acordo com a reivindicação 8, caracterizado pelo fato de o meio de computador ser conectado a uma memória na qual está armazenada uma tabela que compreende uma ou mais listas que incluem, no mínimo parcialmente, o tipo de ferramenta de perfuração e/ou tipo de haste de perfuração e/ou profundidade de furo e por a energia de lavagem ser determinada com base nos valores armazenados.
10. Método de acordo com qualquer uma das reivindicações 1 a 9, caracterizado pelo fato de a percussão ser realizada por um martelo hidráulico superior.
11. Sistema para controlar consumo de energia durante o processo de perfuração de rocha com um aparelho para perfuração de rocha, caracterizado pelo fato de o aparelho para perfuração de rocha incluir meio de fonte de alimentação principal para suprir energia para o processo de perfuração de rocha que inclui no mínimo os sub-processos de percussão e/ou rotação e lavagem, caracterizado pelo fato de compreender: meio para ajustar a energia de lavagem, no mínimo parcialmente, como uma função de profundidade de furo, e meio para controlar, no mínimo, a energia de percussão e/ou energia de rotação e a energia de lavagem de tal modo que o consumo total de energia de cada sub-processo seja controlado.
12. Sistema de acordo com a reivindicação 11, caracterizado pelo fato de ainda incluir meio para ajustar a energia de lavagem, no mínimo parcialmente, como uma função do diâmetro de furo e/ou diâmetro da haste de perfuração.
13. Sistema de acordo com a reivindicação 11 ou 12, caracterizado pelo fato de o sistema ser arranjado para controlar o consumo total de energia de cada sub-processo, de tal modo que a saída de energia a partir do meio de fonte de alimentação principal seja mantida no ou abaixo de um nível predeterminado.
14. Sistema de acordo com qualquer uma das reivindicações 11 a 13, caracterizado pelo fato de o sistema ser arranjado para manter o escoamento do meio de lavagem substancialmente constante através de todo o processo de perfuração.
15. Sistema de acordo com qualquer uma das reivindicações 11 a 13, caracterizado pelo fato de o sistema ser arranjado para aumentar o escoamento do meio de lavagem com profundidade crescente do furo.
16. Sistema de acordo com qualquer uma das reivindicações 11 a 15, caracterizado pelo fato de o sistema ser arranjado para medir de maneira contínua a profundidade do furo.
17. Sistema de acordo com qualquer uma das reivindicações 11 a 16, caracterizado pelo fato de o sistema ser arranjado para medir de maneira contínua o escoamento do meio de lavagem.
18. Sistema de acordo com qualquer uma das reivindicações 11 a 17, caracterizado pelo fato de o sistema ser arranjado para determinar a energia de lavagem requerida por meio de meio de computador.
19. Sistema de acordo com a reivindicação 18, caracterizado pelo fato de o meio de computador ser conectado a uma memória arranjada para armazenar uma tabela que compreende uma ou mais listas que incluem, no mínimo parcialmente, o tipo de ferramenta de perfuração e/ou tipo de haste de perfuração e/ou profundidade de furo, e por a energia de lavagem ser arranjada para ser determinada com base em valores armazenados.
20. Sistema de acordo com qualquer uma das reivindicações 11 a 19, caracterizado pelo fato de a percussão ser arranjada para ser realizada por meio de um martelo hidráulico superior.
21. Aparelho para perfuração de rocha, caracterizado pelo fato de ser arranjado para incluir um sistema como definido em qualquer uma das reivindicações 11 a 20.
BRPI0417711-8A 2003-12-29 2004-11-29 Método e sistema para controlar consumo de energia durante o processo de perfuração de rocha com um aparelho para perfuração de rocha, e, aparelho para perfuração de rocha BRPI0417711B1 (pt)

Applications Claiming Priority (3)

Application Number Priority Date Filing Date Title
SE0303548A SE526923C2 (sv) 2003-12-29 2003-12-29 Metod, system och anordning för att styra effektförbrukningen under en bergborrningsprocess
SE0303548-2 2003-12-29
PCT/SE2004/001758 WO2005064111A1 (en) 2003-12-29 2004-11-29 Method and system for controlling power consumption during a rock drilling process and a rock drilling apparatus therefore

Publications (2)

Publication Number Publication Date
BRPI0417711A BRPI0417711A (pt) 2007-03-20
BRPI0417711B1 true BRPI0417711B1 (pt) 2015-08-04

Family

ID=30768861

Family Applications (1)

Application Number Title Priority Date Filing Date
BRPI0417711-8A BRPI0417711B1 (pt) 2003-12-29 2004-11-29 Método e sistema para controlar consumo de energia durante o processo de perfuração de rocha com um aparelho para perfuração de rocha, e, aparelho para perfuração de rocha

Country Status (15)

Country Link
US (1) US20070089907A1 (pt)
EP (1) EP1699999B2 (pt)
JP (1) JP4759520B2 (pt)
CN (1) CN1890452B (pt)
AT (1) ATE428044T1 (pt)
AU (1) AU2004309309B2 (pt)
BR (1) BRPI0417711B1 (pt)
CA (1) CA2546364C (pt)
DE (1) DE602004020511D1 (pt)
ES (1) ES2322367T3 (pt)
NO (1) NO336946B1 (pt)
RU (1) RU2367767C2 (pt)
SE (1) SE526923C2 (pt)
WO (1) WO2005064111A1 (pt)
ZA (1) ZA200604179B (pt)

Families Citing this family (26)

* Cited by examiner, † Cited by third party
Publication number Priority date Publication date Assignee Title
US7395788B2 (en) * 2005-03-22 2008-07-08 Atlas Copco Rock Drills Ab Drill rig and a method for controlling a fan therein
SE530829C2 (sv) * 2005-06-17 2008-09-23 Atlas Copco Rock Drills Ab Metod, system och bergborrningsanordning för styrning av effektförbrukning under en bergborrningsprocess
FI123636B (fi) 2006-04-21 2013-08-30 Sandvik Mining & Constr Oy Menetelmä kallionporauslaitteen toiminnan ohjaamiseksi ja kallionporauslaite
FI118778B (fi) * 2006-06-01 2008-03-14 Sandvik Mining & Constr Oy Menetelmä kallionporauslaitteen toiminnan ohjaamiseksi ja kallionporauslaite
US20080203734A1 (en) * 2007-02-22 2008-08-28 Mark Francis Grimes Wellbore rig generator engine power control
SE531521C2 (sv) * 2007-09-07 2009-05-05 Svenska Maskin Och Tryckluft I Anordning vid utförande av borrning i jordlager och berg
US20090312885A1 (en) * 2008-06-11 2009-12-17 Buiel Edward R Management system for drilling rig power supply and storage system
JP5396467B2 (ja) * 2009-04-29 2014-01-22 アトラス コプコ ロツク ドリルス アクチボラグ 削岩装置における空気流監視構造及び空気流監視方法
US8646549B2 (en) * 2009-10-08 2014-02-11 Atlas Copco Drilling Solutions Llc Drilling machine power pack which includes a clutch
US8443916B2 (en) * 2009-12-17 2013-05-21 Caterpillar Global Mining Equipment Llc Hose tensioner for a rock drill system
EP2369127A1 (en) * 2010-03-09 2011-09-28 Sandvik Intellectual Property AB A rock drill bit, a drilling assembly and a method for percussive rock drilling
NZ700785A (en) * 2010-04-20 2016-04-29 Sandvik Intellectual Property Air compressor system and method of operation
DE102011010675A1 (de) * 2010-05-21 2011-11-24 Max Wild Gmbh Bohranlage, insbesondere Horizontalbohranlage
SE535421C2 (sv) * 2010-08-26 2012-07-31 Atlas Copco Rock Drills Ab Förfarande och system för bestämning av en förändring av ett spolmediumflöde samt bergborrningsanordning
SE535418C2 (sv) * 2010-08-26 2012-07-31 Atlas Copco Rock Drills Ab Metod och system för styrning av en kompressor vid en bergborrningsanordning samt bergborrningsanordning
SE535475C2 (sv) * 2010-08-26 2012-08-21 Atlas Copco Rock Drills Ab Metod och system för styrning av en kraftkälla vid en bergborrningsanordning samt bergborrningsanordning
EP2572793B1 (en) 2011-09-23 2017-04-26 Sandvik Intellectual Property AB A wear tip holder for a VSI crusher, a kit comprising a wear tip holder, and a method of reducing the wear rate of a wear tip holder
MX2016002291A (es) * 2013-08-23 2017-01-20 Master Drilling South Africa (Pty) Ltd Metodo integrado de perforacion de chimeneas de inspeccion y mantenimiento y un acomodo de cadena de perforacion asociada.
CN103510847B (zh) * 2013-09-10 2016-03-30 安徽三山机械制造有限公司 一种可控压缩气体喷射速率的牙轮钻机
AU2016308852B2 (en) 2015-08-18 2022-06-16 Joy Global Surface Mining Inc Combustor for heating of airflow on a drill rig
CN106640390B (zh) * 2016-11-04 2022-10-18 中国石油大学(华东) 一种钻井用柴油机节能控制系统及方法
US10920540B2 (en) * 2016-12-02 2021-02-16 Halliburton Energy Services, Inc. Reducing noise produced by well operations
KR101932753B1 (ko) 2017-05-17 2019-03-20 주식회사수산중공업 시추굴착기의 에너지 절감방법
CN115066193A (zh) 2019-10-07 2022-09-16 迷尼美斯公司 具有重量分布系统的儿童承载设备
CN115135204A (zh) 2019-10-07 2022-09-30 迷尼美斯公司 具有重量分布支撑件的承载设备
RU2770472C1 (ru) * 2021-05-27 2022-04-18 федеральное государственное бюджетное образовательное учреждение высшего образования «Санкт-Петербургский горный университет» Система для разрушения горных пород

Family Cites Families (14)

* Cited by examiner, † Cited by third party
Publication number Priority date Publication date Assignee Title
US3550697A (en) * 1966-04-27 1970-12-29 Henry Hobhouse Drilling condition responsive drive control
US3550696A (en) * 1969-07-25 1970-12-29 Exxon Production Research Co Control of a well
US4793421A (en) * 1986-04-08 1988-12-27 Becor Western Inc. Programmed automatic drill control
FI86008C (fi) * 1989-04-06 1992-06-25 Tampella Oy Ab Foerfarande och anordning foer reglering av en bergborrningsmaskin.
FI90276C (fi) * 1991-01-03 1994-01-10 Tamrock Oy Menetelmä reiän poraamiseksi kallioon
FI87830C (fi) * 1991-05-23 1993-02-25 Tamrock Oy Foerfarande och anordning foer styrande av en bergborrmaskins luftmatning
SE508003C2 (sv) * 1992-04-09 1998-08-10 Atlas Copco Rock Drills Ab Bergborrningsanordning med uppslagarenhet
JPH06146254A (ja) * 1992-11-16 1994-05-27 Kawasaki Chishitsu Kk 地盤岩盤の乾式ボーリング工法及びその装置
US5358058A (en) * 1993-09-27 1994-10-25 Reedrill, Inc. Drill automation control system
US5704436A (en) * 1996-03-25 1998-01-06 Dresser Industries, Inc. Method of regulating drilling conditions applied to a well bit
US6637522B2 (en) * 1998-11-24 2003-10-28 J. H. Fletcher & Co., Inc. Enhanced computer control of in-situ drilling system
JP2000337074A (ja) * 1999-05-27 2000-12-05 Furukawa Co Ltd 自動穿孔装置
SE516730C2 (sv) * 2000-10-27 2002-02-19 Sandvik Ab Styrrör för mekanisk hantering i en rigg för bergborrning samt borrsträng för mekanisk hantering
FI115553B (fi) * 2001-05-15 2005-05-31 Sandvik Tamrock Oy Järjestely porauksen ohjaukseen

Also Published As

Publication number Publication date
JP2007517150A (ja) 2007-06-28
DE602004020511D1 (de) 2009-05-20
AU2004309309B2 (en) 2010-04-08
WO2005064111A1 (en) 2005-07-14
CN1890452B (zh) 2010-08-25
RU2367767C2 (ru) 2009-09-20
US20070089907A1 (en) 2007-04-26
JP4759520B2 (ja) 2011-08-31
EP1699999A1 (en) 2006-09-13
SE0303548L (sv) 2005-06-30
NO336946B1 (no) 2015-11-30
EP1699999B1 (en) 2009-04-08
EP1699999B2 (en) 2017-04-05
ATE428044T1 (de) 2009-04-15
ES2322367T3 (es) 2009-06-19
SE0303548D0 (sv) 2003-12-29
NO20063385L (no) 2006-09-21
RU2006123038A (ru) 2008-01-10
CN1890452A (zh) 2007-01-03
BRPI0417711A (pt) 2007-03-20
SE526923C2 (sv) 2005-11-22
AU2004309309A1 (en) 2005-07-14
CA2546364C (en) 2013-09-17
ZA200604179B (en) 2008-03-26
CA2546364A1 (en) 2005-07-14

Similar Documents

Publication Publication Date Title
BRPI0417711B1 (pt) Método e sistema para controlar consumo de energia durante o processo de perfuração de rocha com um aparelho para perfuração de rocha, e, aparelho para perfuração de rocha
JP5396267B2 (ja) ロックドリル装置の運転制御方法およびロックドリル装置
CN109891031B (zh) 用于进行土壤作业的方法和建筑设备
ZA200403798B (en) Method and equipment for controlling operation of rock drilling apparatus.
KR101642927B1 (ko) 천공기 원격 관리 시스템
SE9804462D0 (sv) Förfarande och anordning för styrning av bergborrning
AU2004258133B2 (en) Instrumented drill head, related drilling/bolting machines, and methods
US12006770B2 (en) Method and system for estimating wear of a drill bit
AU2006258280B2 (en) Method and system for controlling power consumption during rock drilling and rock drilling apparatus incorporating such a system
KR102324820B1 (ko) 시추기의 관리 및 운영 시스템
CN103256004A (zh) 一种正井无泥浆基岩机械钻进施工方法

Legal Events

Date Code Title Description
B09A Decision: intention to grant [chapter 9.1 patent gazette]
B16A Patent or certificate of addition of invention granted [chapter 16.1 patent gazette]

Free format text: PRAZO DE VALIDADE: 10 (DEZ) ANOS CONTADOS A PARTIR DE 04/08/2015, OBSERVADAS AS CONDICOES LEGAIS.

B25D Requested change of name of applicant approved
B21F Lapse acc. art. 78, item iv - on non-payment of the annual fees in time

Free format text: REFERENTE A 17A ANUIDADE.

B24J Lapse because of non-payment of annual fees (definitively: art 78 iv lpi, resolution 113/2013 art. 12)

Free format text: EM VIRTUDE DA EXTINCAO PUBLICADA NA RPI 2646 DE 21-09-2021 E CONSIDERANDO AUSENCIA DE MANIFESTACAO DENTRO DOS PRAZOS LEGAIS, INFORMO QUE CABE SER MANTIDA A EXTINCAO DA PATENTE E SEUS CERTIFICADOS, CONFORME O DISPOSTO NO ARTIGO 12, DA RESOLUCAO 113/2013.